REVISÃO CONSULTEC ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO CONSULTEC 2016.1 ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO"

Transcrição

1 REVISÃO CONSULTEC ACESSO VESTIBULAR BIO - MOISÉS CITOLOGIA 01 EVOLUÇÃO CELULAR GABARITO COMENTADO 01. Acredita-se que as células Eucarióticas evoluíram a partir de células ancestrais Procarióticas, a partir de processos de invaginações e evaginações da membrana plasmática que teriam resultado na compartimentação celular, como demonstra o esquema abaixo do cientista James D. Robertson. Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos acerca da evolução celular, assinale alternativa correta. A) o processo de compartimentação reduziu a eficiência metabólica da célula, pois proporcionou uma divisão do trabalho celular; B) a formação de organelas celulares membranosas resultantes das invaginações e evaginações da membrana plasmática, facilitou a circulação de nutrientes e a divisão do trabalho celular, reduzindo assim, maior necessidade de energia; C) as células Eucarióticas, passaram a ter, com o surgimento da carioteca ou envoltório nuclear uma maior proteção do material genético, formado por um número de cromossomos lineares que varia de uma espécie para outra; D) as células procarióticas, apesar da simplicidade estrutural apresentam metabolismo complexo, devido principalmente ao maior número de cromossomos adquiridos ao longo de sua evolução. E) a presença de ribossomos nas células Eucarióticas, aquisição evolutiva não encontradas nas células Procarióticas, promoveu grande aumento da taxa metabólica dessas células devido à possibilidade de síntese de enzimas e proteínas reguladoras do metabolismo, ausentes nas Procarióticas. GABARITO COMENTADO A) a compartimentação aumentou a eficiência metabólica da célula, justamente por proporcionar a divisão de trabalho; B) com a compartimentação celular houve aumento da taxa metabólica, requerendo assim maior aporte energético, proveniente do próprio aumento metabólico e, posteriormente das endossimbioses; C) a carioteca protege química e fisicamente o material genético celular, fenômeno importante, principalmente pelo maior número de cromossomos / DNA S dos eucariontes) D) o metabolismo variado dos procariontes está mais relacionado à sua versatilidade genética, resultante principalmente da elevada taxa de mutações; cada procarionte

2 possui um cromossomo circular ou nucleóide e, às vezes um ou mais plasmídios, DNA S circulares pequenos, eucariontes é que possuem múltiplos cromossomos; E) ribossomos são organelas celulares universais, presentes portanto em ambos os padrões de organização celular. 02. Segundo a hipótese do cientista norte-americano James D. Robertson, a célula Eucariótica teria surgido, ao longo de milhares de anos, a partir da célula Procariótica, resultando de um gradual processo de dobramentos da membrana plasmática, que teria culminado no surgimento de compartimentos celulares, conforme esquematizado na figura. De acordo com a figura, baseada nos conhecimentos sobre a evolução da estrutura celular e suas repercussões, pode-se afirmar corretamente: A) a organização de colônias bacterianas, estruturas com muitas células na maioria dos casos, pode ser considerada evidência de uma tendência para a pluricelularidade, a despeito do fato de não existir compartimentação neste padrão celular. B) a formação de um complexo e dinâmico sistema de endomembranas, que resultou na formação do padrão procariótico, promoveu um maior rendimento metabólico impulsionado mais ainda pelas mitocôndrias primitivas das bactérias ancestrais. C) a compartimentação celular resultante dos dobramentos membranosos tornou prescindível um maior aporte energético, já que a divisão de trabalho promoveu também divisão do rendimento energético aos novos compartimentos celulares, em níveis satisfatórios. D) algumas evidências bioquímicas e estruturais da evolução da célula eucariótica a partir da procariótica reforçam essa hipótese, como a similaridade do material genético e dos ribossomos nos dois padrões celulares atuais. E) a presença de um sistema de endomembranas no padrão eucariótico de organização celular, evidencia um grau de desenvolvimento das funções metabólicas que, aliado às associações simbióticas posteriores, proporcionaram o surgimento dos seres pluricelulares. GABARITO COMENTADO A) só são considerados pluricelulares, organismos que possuem tecidos, ou seja divisão de trabalho celular e organização eucariótica B) As endomembranas surgiram durante a evolução das células eucarióticas. Células procarióticas não apresentam esse sistema; além do que bactérias não possuíam mitocôndrias, algumas delas originaram essas organelas nos eucariontes.

3 C) A divisão de trabalho celular resultante da compartimentação do citoplasma, aumentou a eficiência metabólica mas aumentou também o gasto energético do novo padrão celular. D) Os ribossomos realizam a mesma função, síntese protéica, entretanto possuem RNAr quimicamente diverso, possibilitando inclusive a classificação dos seres vivos em Domínios distintos, entre pro e eucariontes. Cromossomos procarióticos são circulares e únicos enquanto nos eucariontes são múltiplos e lineares. E) Além da compartimentação celular, geradora da divisão de trabalho e, portanto especialização celular, as simbioses com procariotos que originaram as mitocôndrias e os cloroplastos, impulsionaram a evolução dos eucariontes. 03. Observe o esquema, que representa algumas das etapas das hipóteses de que as células eucarióticas surgiram, em parte, como resultado evolutivo de compartimentação e, em parte, de um processo gradual de endossimbioses. Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa correta. A) A endossimbiose de um procariota fotossintético VI com um proeucariota originou as células eucarióticas autotróficas fotossintetizantes, como algas e vegetais. B) As invaginações da membrana plasmática aumentaram a superfície de contato, proporcionaram a divisão de trabalho no padrão procariótico, proporcionando o surgimento de eucariontes autótrofos. C) Uma célula procariótica aeróbia I associou-se a uma procariótica anaeróbica II, aumentando o potencial energético na síntese de moléculas orgânicas. D) Como resultado das endossimbioses com orgânulos membranosos, tornou-se possível a evolução dos grupos de eucariontes como protistas, fungos, vegetais e animais, todos possuidores de orgânulos de origem bacteriana universais. E) As aquisições simbióticas do procarionte ancestral, além de sua posterior compartimentação, possibilitaram o surgimento simultâneo dos fenômenos de respiração aeróbica e fotossíntese nos eucariontes recém estabelecidos. GABARITO COMENTADO: A) o procariota fotossintético, tipo de cianobactéria, originou, por endossimbiose nos eucariontes primitivos, o orgânulo denominado de Cloroplasto, atualmente presente nas algas e vegetais.

4 B) o surgimento de eucariontes autotróficos ocorreu a partir da simbiose com procariontes autotróficos primitivos. C) a célula procariótica aeróbica I, realiza respiração celular, ou seja, oxidação completa de moléculas orgânicas (tipicamente carboidratos) para a geração de energia. Oxidação=degradação e não síntese. D) inicialmente, os orgânulos membranosos são provenientes das invaginações e evaginações da membrana plasmática, não de endossimbioses. Alguns fungos e protistas, geralmente parasitas, são anaeróbios estritos, não possuindo mitocôndrias. E) as simbioses ocorreram com um eucarionte primitivo ou proeucarionte englobando procariontes primitivos. Procariontes não se compartimentaram após simbioses, fenômenos nunca verificados ou ocorridos. A fotossíntese surgiu anteriormente no mundo vivo. Nos eucariontes a respiração surgiu antes da fotossíntese. 04. A figura a seguir representa, de forma esquemática, padrões diferenciados de estruturas celulares. Uma característica que pode ser considerada comum aos dois padrões celulares apresentados é a: A) capacidade de organização tissular, mesmo que primitiva nas colônias bacterianas, como evidência da universalização da estrutura pluricelular como atributo dos seres vivos. B) expressão da informação genética a partir dos processos de replicação, transcrição e tradução, que ocorrem simultaneamente nos dois padrões celulares, resultando na especialização de cada célula. C) existência inevitável de múltiplos cromossomos que regulam a informação genética presente na célula, diferenciando-se estruturalmente pelo fato de serem lineares nos procariontes e circulares nos eucariontes. D) decodificação da informação genética de modo semelhante, resultando na síntese de proteínas pelos ribossomos, fenômeno preservado ao longo da história da vida. E) capacidade autotrófica restrita à fotossíntese, presente nos dois padrões de organização celulares distintos. GABARITO COMENTADO: A) A pluricelularidade é um atributo de eucariontes pluricelulares, pois o nível tissular / tecidual resultou, primordialmente, da divisão de trabalho interno de cada célula, logo, bactérias coloniais ou não, não possuem tecidos.

5 B) Os fenômenos envolvendo o fluxo da informação genética são, de fato, universais no mundo vivo, entretanto, a compartimentação celular dos eucariontes promoveu a separação espacial da replicação (processos nucleares) e transcrição (processo citoplasmático). A especialização celular, ocorre em eucariontes pluricelulares. C) Nos procariontes normalmente existe UM cromossomo CIRCULAR principal, às vezes outros menores chamados de plasmídeos, com informação extra. Nos eucariontes são MÚLTIPLOS CROMOSSOMOS LINEARES. D) O fluxo da informação genética obedece aos mesmos estágios básicos nos seres vivos, evidência direta de ancestralidade comum no mundo vivo e, culmina, com a síntese protéica dos ribossomos. E) Nos procariotos, ainda ocorre fotorredução ou fotossíntese bacteriana e quimiossíntese. QUESTÕES 05, 06 e 07. A figura representa, de forma esquemática, processos coevolutivos existentes entre diferentes seres ao longo da evolução da célula eucariótica. AMABIS, J.L.; MARTHO, G.R., Biologia da célula. 2. ed. São Paulo: Moderna v. 1, p A respeito desse tema, é correto afirmar: A) Relações de endossimbiose deram origem a toda diversidade de organelas existente no ambiente citoplasmático da célula eucariótica. B) A primeira endossimbiose representada, que ocorreu com bactérias aeróbicas, foi responsável pelo aumento da eficiência da célula de padrão eucarionte, na obtenção de energia, a partir da oxidação de compostos orgânicos. C) As relações de endossimbiose aumentaram o nível de dependência parasitária dos seres fagocitados e não digeridos pelos seres de padrão eucarionte. D) O advento da fotossíntese no mundo vivo ocorreu a partir da união de uma cianobactéria ancestral com uma célula eucariótica aeróbia primitiva. E) Fragmentos de membrana presentes no citoplasma estabeleceram as condições adequadas para a formação dos primeiros cloroplastos e mitocôndrias. GABARITO COMENTADO A) mitocôndrias e cloroplastos, apenas.

6 B) a combustão ou oxidação completa proporcionada pelas atuais mitocôndrias, oriundas da referida simbiose, impulsionaram substancialmente o rendimento energético dos eucariontes. C) SIMBIOSE: associação entre seres; benéfica ou não; obrigatória ou não; inter ou intraespecífica. No caso, mutualismo e não parasitismo. D) isto ocorreu no surgimento da fotossíntese nos EUCARIONTES. No mundo vivo, a fotossíntese surgiu mesmo antes da respiração aeróbia. E) fragmentos de membrana citoplasmáticos podem ter originado orgânulos membranosos, como retículo, lisossomos e aparelho golgiense. Mitocôndrias e plastos, surgiram de endossimbioses. 06. O esquema evidencia alguns dos prováveis fenômenos que propiciaram a evolução dos seres vivos a partir de um ancestral comum e que apesar da multiplicidade de formas e níveis de organização, tem-se a preservação de fenômenos e vias metabólicas, sobre os quais pode-se afirmar corretamente: A) a universalidade do DNA como molécula informacional e hereditária em todos os grupos celulares; B) presença de um núcleo celular como componente essencial da vida; C) ocorrência universal de organelas com seu próprio material genético com poder de replicação; (apenas mitocôndrias e cloroplastos, que não são universais) D) existência de um elaborado e dinâmico sistema de endomembranas que possibilitou a compartimentação celular e consequente divisão de trabalho; E) presença de pares de cromossomos em todas as células dos eucariontes pluricelulares. (existem eucariontes haploides, como abelhas e pólipos de corais, dentre outros, além de triploides, tetraploides, como milho e soja) 07. A respeito desse tema, é correto afirmar: A) Relações de endossimbiose deram origem a toda diversidade de organelas membranosas existentes no ambiente citoplasmático da célula eucariótica. (apenas mitocôndrias e cloroplastos) B) A primeira endossimbiose representada foi responsável pelo aumento da eficiência da célula de padrão eucarionte, na obtenção de energia, a partir da degradação anaeróbica de compostos orgânicos. (Primeira simbiose com bactéria AERÓBICA, promovendo a oxidação total de moléculas orgânicas) C) As relações de endossimbiose aumentaram o nível de dependência parasitária dos seres mutualistas fagocitados e não digeridos pelos seres de padrão eucarionte. (mutualismo) D) O advento da fotossíntese no mundo vivo ocorreu anteriormente ao surgimento dos eucariontes primitivos, mas partir da união de uma cianobactéria ancestral com uma célula eucariótica aeróbia primitiva, estabeleceu-se um padrão eucariótico autotrófico fotossintetizante. E) Fragmentos de membrana presentes no citoplasma estabeleceram as condições adequadas para a formação dos primeiros cloroplastos e mitocôndrias, que apresentam

7 portanto duas membranas: uma própria da bactéria ancestral e outra do eucarionte que os englobou. (apesar das mitocôndrias e cloroplastos possuírem de fato uma membrana externa de origem eucariótica, fagossomo, ambas as organelas têm origem bacteriana e não por organização de membrana do próprio eucarionte primitivo) 08. A noção de que as células de animais e plantas tiveram origem por meio da simbiose não é mais motivo de controvérsia. A biologia molecular, incluindo o sequenciamento gênico, reivindicou esse aspecto de minha teoria da simbiose celular. Mas o verdadeiro impacto da visão simbiótica da evolução ainda está para ser sentido. E a ideia de que novas espécies surgem de fusões entre membros de espécies antigas ainda não é sequer debatida na sociedade científica respeitável. MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: Uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, pg.14. A respeito dos processos endossimbióticos propostos pela pesquisadora Lynn Margulis que hoje são amplamente aceitos pela ciência, é possível afirmar: A) Relações de fusões citoplasmáticas entre seres eucariontes ancestrais teriam aperfeiçoado a capacidade dos seres atuais na realização de suas funções metabólicas. (EUCARIONTES teriam englobado PROCARIONTES) B) A capacidade fotoautotrófica presente em alguns eucariontes atuais é necessariamente depende de uma relação simbiótica anterior que englobou, a esse padrão de organização, determinadas cianobactérias ancestrais. ( a fotossíntese nos EUCARIONTES surgiu com a simbiose destes com cianobactérias primitivas) C) A presença da mitocôndria é considerada como resultado de uma relação endossimbiótica por apresentar no seu interior todas as informações genéticas presentes no DNA das atuais bactérias anaeróbias. (apesar da origem bacteriana, mitocôndrias derivam de bactérias aeróbicas e não anaeróbicas, logo, PARTE da sua informação genética é distinta destes outros seres) D) A formação dos cloroplastos nas células eucarióticas primitivas precedeu a formação das mitocôndrias já que para ocorrer a respiração celular é necessário a presença do O 2 produzido pela fotossíntese. (de fato a fotossíntese surgiu anteriormente à respiração aeróbica, entretanto, a simbiose com bactérias aeróbicas que originaram as mitocôndrias, precedeu a simbiose com as cianobactérias) E) Englobamentos primitivos entre seres unicelulares distintos geraram relações parasitárias que interferiram de forma significativa na história da vida no planeta. (o parasitismo, assim como o mutualismo e demais simbioses, impulsionaram diversos ramos da evolução biológica, mas a teoria em questão, depende de simbiose mutualista) 09. O longo processo evolutivo da célula procariótica ancestral resultou na formação da grande diversidade de formas de vida atuais, procarióticas e eucarióticas.

8 No esquema ao lado são evidenciadas simultaneamente duas das mais importantes teorias evolutivas para os padrões celulares: a teoria da formação da célula eucariótica a partir de invaginações da membrana da célula procariótica proposta por James D. Robertson e, a teoria endossimbiótica proposta pela cientista Lynn Margulis. Sobre os temas abordados no esquema, podemos afirmar corretamente: A) o advento da fotossíntese no mundo vivo foi posterior ao surgimento da respiração aeróbica, já que a fotossíntese depende da liberação do dióxido de carbono proveniente da oxidação total de moléculas orgânicas, o que só ocorre na respiração aeróbica. ( a respiração aeróbica depende do oxigênio desprendido na fotossíntese aeróbica. O dióxido de carbono, inicialmente foi fornecido por processos fermentativos. Outra fonte seria a respiração anaeróbica de algumas bactérias) B) a evolução do padrão eucarionte primitivo foi consequência direta das simbioses com organismos de padrão celular procariótico, que aumentaram a atividade metabólica da célula, independentemente da compartimentação celular. (os eucariontes primitivos surgiram a partir da compartimentação citoplasmática e sua consequente elevação metabólica e divisão do trabalho celular, com posterior associação a procariontes ) C) a obtenção de energia de forma mais eficiente a partir da oxidação mais completa da matéria orgânica nos eucariontes, resultou da simbiose com bactérias aeróbicas, hoje representadas pelas mitocôndrias. (bactérias aeróbica antigas e atuais, promovem a degradação completa das biomoléculas, com grande rendimento energético) D) a fotossíntese aeróbica, com liberação de oxigênio molecular, provavelmente foi o primeiro processo bioenergético autotrófico, que garantiu condições para o surgimento dos seres aeróbicos mas promoveu também grande extinção de procariontes anaeróbicos. (antes mesmo da fotossíntese, quimiossíntese em bactérias primitivas e mesmo a fotorredução já existiam. A fotossíntese anaeróbica, usando gás sulfídrico como doadora de hidrogênios para a glicose, precedeu imediatamente a fotossíntese utilizando água, para a mesma finalidade) E) o surgimento de mecanismos aeróbicos de obtenção mais eficiente de energia impactou de forma exclusivamente positiva a evolução da organização celular, tanto procariótica como eucariótica. ( para o surgimento de mecanismos aeróbicos de liberação de energia, foi necessário a disponibilidade atmosférica de oxigênio molecular, que provocou uma das maiores extinções em massa do planeta: holocausto do oxigênio ) 10. Como a simbiose, o sexo é uma questão de incorporação. O sexo pode ser compreendido como um acaso especial de simbiose cíclica: tanto o sexo (óvulos fecundados, os zigotos) como a simbiose, surgindo a partir de parceiros simbióticos, geram novos seres. O ato de acasalamento em geral é breve. Em incorporações de plantas e de animais, o novo ser é relativamente duradouro em relação ao próprio

9 momento de acasalamento. Mas a simbiose celular é um nível de fusão mais profundo, mais permanente e singular. Nas grandes simbioses celulares, aquelas do momento evolutivo que gerou as organelas, o ato de acasalamento é, em termos práticos, eterno. (MARGULIS, 2001, p. 100). A ciência perdeu nesta semana a mulher que ajudou a mostrar como pessoas, árvores e outros seres vivos complexos são criaturas híbridas, tão improváveis quanto centauros ou sereias. Durante toda a sua carreira científica, Lynn Margulis foi a principal defensora da teoria da simbiogênese, a ideia de que grandes transições da evolução envolveram a fusão de dois ou mais seres vivos completamente diferentes daí a analogia com centauros. (LOPES, 2011). LOPES, Reinaldo José. Folha de S. Paulo. Ciência e Saúde. Disponível em: < anos.shtml>. Acesso em: 24 nov Em relação à hipótese de endossimbiose sequencial (SET), proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, é correto afirmar: A) A relação de endossimbiose que deu origem ao cloroplasto deve ter se estabelecido primeiro na história da vida preparando um ambiente oxidativo que permitisse o estabelecimento da respiração aeróbia realizado pelas mitocôndrias geradas em uma endossimbiose posterior. (mitocôndrias são praticamente universais nos eucariontes, cloroplastos são restritos a algas e vegetais, que também possuem mitocôndrias, evidência da primazia desta simbiose) B) Apesar de as relações de simbiose serem prejudiciais aos seus hospedeiros, as vantagens do estabelecimento da respiração celular e da fotossíntese no grupo dos eucariontes pelos procariontes parasitas favoreceram a evolução do grupo. C) O sucesso evolutivo do grupo dos eucariontes está intimamente ligado à evolução endossimbiótica de uma estrutura que aumentou a eficiência na obtenção de energia a partir de processos oxidativos. (mitocôndrias, derivadas de bactérias aeróbicas) D) O advento da endossimbiose com cianobactérias ancestrais estabeleceu um novo grupo dentro do padrão eucarionte detentor da capacidade quimioautótrofa de fixação de energia em compostos orgânicos. (fotoautotrófica) E) A fusão de dois ou mais seres vivos com o mesmo padrão de organização celular impulsionou a evolução da vida para uma hibridização favorável a uma melhor adaptação às exigências do ambiente. (seres eucarióticos fizeram simbioses com procarióticos englobados)

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos. EXERCÍCIO 1. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos.

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 47 Citologia PROCARIONTES Todos são classificados dentro do Reino Monera ser vivo com núcleo primitivo e unicelulares. Não formam tecidos e nem órgãos. Formados

Leia mais

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE Constituição bioquímica Código genético Processos básicos da vida Procariontes e Eucariontes Cada indivíduo provêm dos seus progenitores, todos provimos

Leia mais

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA O QUE É BIOLOGIA Bio = Vida / Logos = estudo A biologia divide-se em diversas áreas para a fundamentação do estudo da vida. Zoologia Embriologia Ecologia Bioquímica

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1º - Ensino Médio Professores: Raquel Lara e Cláudio Mendes Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. CITOLOGIA A CÉLULA é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos

Leia mais

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células;

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células; Todos os seres vivos são formados por células; A origem da célula Prof. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Engenheiro Agrônomo, D. Sc. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT O animismo abrange a crença de que não há separação entre o mundo espiritual e físico (ou material); Esses povos antigos, acreditavam que existem(iam)

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Introdução à Célula robsonbarbieri.blogspot.com O que é CÉLULA? Célula é a

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células Profª Larissa dos Santos Evolução do conceito celular 1663 célula seria pequena cela (físico inglês

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo

Leia mais

Gabi Rabelo facebook whatsapp

Gabi Rabelo facebook whatsapp Gabi Rabelo facebook whatsapp 35 9 99087226 e-mail: s.gabiv@hotmail.com Organismos vivos Células Formas: simples unicelulares (se multiplicam por bipartição) e complexas pluricelulares (grupo de células

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Origem das células eucarióticas

Origem das células eucarióticas Origem das células eucarióticas As primeiras formas de vida foram os seres unicelulares procariontes. O registo fóssil indica-nos que as primeiras formas de vida terão surgido há cerca de 4 000 Ma. No

Leia mais

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício LISTA 01 01. As células apresentam estruturas e funções diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. a) Desenhe uma célula que contenha

Leia mais

ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS. Prof a Cristiane Oliveira

ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS. Prof a Cristiane Oliveira ORIGEM EVOLUTIVA DAS CÉLULAS Prof a Cristiane Oliveira COMO SURGIU A VIDA NA TERRA? Idade da Terra: 4,6 bilhões de anos. COMO SURGIU A VIDA NA TERRA? Primeiras evidências de vida: 3,5 bilhões de anos atrás.

Leia mais

Organização Geral das Células

Organização Geral das Células Faculdade Vértice Univértix Cursos: Medicina Veterinária Organização Geral das Células Aula Revisão Professor, Enfº. Laudineide de Carvalho Gomes Matipó, fevereiro de 2015. e-mail: laudineic.gomes@hotmail.com

Leia mais

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º Período

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º Período Licenciatura em Biologia Biologia Celular 2º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) ..\Material\Videos\A Vida no interior da célula.mp4

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 27 REINO MONERA Enzimas relacionadas à respiração e que estão ligadas à face interna da membrana plasmática Como pode cair no enem? (ENEM) O uso prolongado de lentes de contato,

Leia mais

Origem e Evolução dos Vegetais. 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos

Origem e Evolução dos Vegetais. 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos Origem e Evolução dos Vegetais 1 Introdução: A origem da vida e os primeiros seres autótrofos A origem dos vegetais é muito complexa e relacionada com muitos táxons. Seu estudo se inicia com as primeiras

Leia mais

BIOLOGIA PROFº. PANDA 21/03/2015

BIOLOGIA PROFº. PANDA 21/03/2015 BIOLOGIA PROFº. PANDA 21/03/2015 (Ufpi) Associe a coluna do nome dos cientistas com a coluna da área de suas contribuições e assinale a alternativa que mostra a sequência correta. (1) Linnaeus (2) Mendel

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha BIOLOGIA CELULAR Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha MEMBRANA PLASMÁTICA Estrutura que limita a célula; É fronteira entre o meio externo do meio interno; Tem papel fundamental

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele:

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1: Antibióticos do grupo das penicilinas têm sido usados no combate às doenças bacterianas. Sobre as bactérias, é CORRETO afirmar que são classificadas como: a) procariontes,

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração

Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração Cada indivíduo provém dos seus progenitores que, por sua vez, provieram de outros progenitores, e o processo repete-se através dos tempos, de geração em geração. Neste regresso ao passado somos conduzidos,

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica. DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª série Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1º Ensino Médio Professores: Raquel Lara e Cláudio Mendes Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados

Leia mais

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote

Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Prof. João Leite Prof. Edson Chiote Tipos de células Comparação Células eucariontes VEGETAL e ANIMAL 1. As algas azuis ou cianobactérias são procariontes; portanto, a) têm citoplasma dividido em compartimentos

Leia mais

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto FEV/2011 Atmosfera Terrestre Primitiva Processo evolutivo Origem: 4 Bilhões de anos atrás Composição

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Respiração e Fermentação 1ª Série do Ensino Médio 1. Assinale a alternativa que faz a relação correta entre a organela celular e a sua função. a) Mitocôndria

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrómetros e formas variadas De acordo com a estrutura

Leia mais

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos;

identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; Roteiro de Ação 2 Duração prevista: 100 minutos Roteiro de Ação Assunto: Evolução Objetivos: identificar características da espécie humana comuns aos demais seres vivos; compreender que a presença dessas

Leia mais

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva Princípio da Fisiologia Animal Profª Talita Silva O que é Fisiologia A fisiologia (do grego physis = fundamento da natureza, e logos = estudo) O que a Fisiologia estuda: As múltiplas funções mecânicas,

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

Biologia Celular e Molecular. O que é CÉLULA? Introdução à Biologia celular e molecular. Professora - Joana da Mata

Biologia Celular e Molecular. O que é CÉLULA? Introdução à Biologia celular e molecular. Professora - Joana da Mata Biologia Celular e Molecular Professora - Joana da Mata Introdução à Biologia celular e molecular O que é CÉLULA? 1 COMO CONSEGUIMOS OBSERVAR AS CÉLULAS? Desenvolvimento da Microscopia Para que se descobrisse

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M.

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. Aluno: Ano: 7º Turma: ntrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. G Chiarello Ass. Resp./Aluno: TARFA D RCUPRAÇÃO 1) Complete

Leia mais

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas.

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas. A CÉLULA A célula é a menor parte funcional dos seres vivos multicelulares e ainda pode ser um ser vivo como um todo, por exemplo, uma bactéria, que é uma única célula (ser vivo unicelular). As células

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS PROF. PANTHERA COMPOSIÇÃO QUÍMICA COMPLEXA Está representada por: Substâncias inorgânicas: água e sais minerais. Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento

Leia mais

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci

Bio. Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Bio. Professor: Rubens Oda e Alexandre Bandeira Monitor: Carolina Matucci Tipos de células e membrana plasmática 16/20 abr RESUMO TIPOS DE CÉLULAS As células, estudadas no campo da Citologia, são a unidade

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

AGRONOMIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

AGRONOMIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz AGRONOMIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA Introdução à citologia. Membrana Plasmática. Bases Moleculares da Constituição Celular. O Citoesqueleto e os Sistemas Contráteis

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

Descoberta da célula

Descoberta da célula A Célula Definição A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. A célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o

Leia mais

Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011. Profº Skiba all rights reserved

Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011. Profº Skiba all rights reserved Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011 Prokariotic Cell Model Prokariotic Cell Micrograph - MEV Eukariotic Cell Micrograph Eukariotic Cell Model Tipos de Cortes:

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria

Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria Texto Base: Aula 11 Evolução dos eucariontes e estudo dos Amebozoa e Rhizaria Sônia Lopes 1. Procariontes na árvore da vida No final da década de 1970, o pesquisador Carl Woese foi um dos pioneiros nos

Leia mais

8º Ano/Turma: Data / /2014

8º Ano/Turma: Data / /2014 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2014 C.Curricular: Ciências Naturais 1. Abaixo está esquematizada uma célula vegetal. Sabendo-se que a estrutura 1 corresponde ao cloroplasto e

Leia mais

Introdução à Bioquímica Celular

Introdução à Bioquímica Celular Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Introdução à Bioquímica Celular Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswendhell@gmail.com O que é Biologia Celular? É o ramo da ciência

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

Dannubia Bastos. Acadêmica de Medicina / UECE

Dannubia Bastos. Acadêmica de Medicina / UECE Reino Monera Dannubia Bastos Acadêmica de Medicina / UECE Reino Monera Estrutura celular simples Procariontes Unicelulares Ex: Bactérias e cianobactérias (algas azuis) Variedade de ambientes Não possuem

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes. Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes. Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA 2018 Avaliação de Estudos Independentes Nome Nº Turma 1º ano Data / / Nota Disciplina Biologia Prof. Duillio Alves Caixeta Valor Questão 1: A origem da vida

Leia mais

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Fonte: (modificado). A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa

Leia mais

Reino Monera. Telmo Giani- Fonte: Internet

Reino Monera. Telmo Giani- Fonte: Internet Reino Monera Telmo Giani- Fonte: Internet Célula bacteriana Membrana plasmática Citoplasma Mesossomo Ribossomos Parede celular Cápsula Fímbrias Enzimas relacionadas com a respiração, ligadas à face interna

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Citohistologia Animal

Citohistologia Animal Citohistologia Animal Aula 1 Introdução Profa. Melissa Kayser Visão Geral Corpo humano organizado em 4 básicos: tecidos Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem em celúlas

Leia mais

Disciplina: Biologia Educacional. Curso: Pedagogia 2 Semestre

Disciplina: Biologia Educacional. Curso: Pedagogia 2 Semestre Disciplina: Biologia Educacional Curso: Pedagogia 2 Semestre Texto1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os organismos com exceção dos vírus são formados por células. Célula é

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan Iniciando a Biologia Profº Fernando Belan Vídeo Biologia Bios = Vida; logos = estudo; É a ciência que estuda a vida em seus diversos aspectos; A Biologia é subdividida em áreas: Citologia; Histologia;

Leia mais

A célula e seus Constituintes Moleculares

A célula e seus Constituintes Moleculares Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular A célula e seus Constituintes Moleculares Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

Histofisiologia Animal

Histofisiologia Animal Histofisiologia Animal Aula 1 Introdução à Histologia Prof. Leandro Parussolo Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais