3º. Encontro de Maio Tema Nossa Senhora e sua humildade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º. Encontro de Maio Tema Nossa Senhora e sua humildade"

Transcrição

1 3º. Encontro de Maio Tema Nossa Senhora e sua humildade I. ACOLHIDA Ambiente: Bíblia vela acesa, flores, Imagem de Nossa Senhora em destaque, rodeada pelo terço. Recepção pela Família: A família recebe cada pessoa que chega. II. TEMA A (Animador) - Bem-vindos a este encontro do nosso Grupo de Reflexão. Agradecemos a acolhida que tivemos pela família (citar nome). Iniciemos este nosso encontro (Sinal da Cruz): T (Todos) - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. A. Hoje vamos refletir sobre nossa devoção a Nossa Senhora. Observemos sobre a mesa a imagem de Nossa Senhora. Maria é nossa mãe Essa imagem a representa. Quem não gosta de ter consigo uma foto ou algo que lembre sua mãe! Aqui, a imagem de Nossa Senhora nos lembra que nossa Mãe Maria Santíssima está conosco. Ela nos acompanha, nos protege, é a nossa Mãe querida. Invoquemos a presença de nossa Mãe do céu neste encontro com o canto. III - CANTO INICIAL Ensina teu povo a rezar. IV - ORAÇÃO A. Rezemos agora como filhos devotos: Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e nossa mãe, admiramos vossa lição de humildade, apesar do lugar especial que ocupáveis na vida do Messias. Defendei-nos do orgulho, de pensar que somos os melhores, da agressividade. Ajudai-nos para que possamos ser humildes, como vós fostes, deixando que apenas o vosso Filho aparecesse. Perdoai-nos por nossa falta de amor a vós, por não sabemos seguir vosso Filho como vós seguistes e amastes. Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora Rosário, que o nosso coração se comova com o mistério da redenção, rezada no terço, como vós vos comovestes com a paixão vosso Filho. Dai-nos a humildade suficiente, para que possamos manifestar Cristo ao mundo, como vós o fizestes. Santa Mãe de Deus e nossa mãe, rogai por nós.

2 V - RECORDANDO O ENCONTRO ANTERIOR A. Procuremos agora recordar o que refletimos em nosso encontro anterior. Tentemos relembrar o tema, o texto bíblico, os fatos discutidos, o que ficou em nosso coração... (deixar falar). VI - REALIDADE DA VIDA A. Como você percebe a humildade na vida de Maria? (deixar falar) Há casos de pessoas que são orgulhosas até em relação a Deus? (deixar falar) VII - ILUMINANDO A VIDA COM A PALAVRA A. O Evangelho nos fala hoje sobre atitudes de orgulho e de humildade. Ouçamos a boa-nova de Jesus Cristo segundo São Lucas. L4. (Ler na própria Bíblia) Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, capítulo 18, versículos 1 a 18: 1.Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: 2. Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: Faze-me justiça contra o meu adversário! 4. Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: Não temo a Deus e não respeito ninguém. 5. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir! 6. E o Senhor acrescentou: Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! 7. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8. Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra? 9. Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10. Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. 11. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. 12. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda. 13. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador! 14. Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. 15. Algumas pessoas trouxeram criancinhas para que Jesus as tocasse. Vendo isso, os discípulos começaram a repreendê-las.

3 16. Jesus, no entanto, as chamou para perto de si, dizendo: Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, pois a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus. 17. Eu vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele. 18. Um homem de alta posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna? Palavra da salvação. VIII - REFLEXÃO PARTILHADA A. 1- O que a atitude da viúva nos ensina? (deixar falar) 2- Qual atitude é mais comum nos dias de hoje: a do fariseu orgulhoso ou do publicano humilde? 3- Que relação existe entre a reza do terço, Maria e Jesus? VII - A IGREJA NOS ENSINA L1. No dia 5 de maio de 1917, durante a primeira guerra mundial, o papa da época, Bento XV, convidou os católicos do mundo inteiro para se unirem em uma cruzada de orações para obter a paz, com a intercessão de Nossa Senhora. L2. Oito dias depois a Beatíssima Virgem dava aos homens a sua resposta, aparecendo a três pastorinhos portugueses, no dia 13 de maio. Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 anos e Jacinta de 7 anos. T. A Senhora marcou com eles encontro num lugar específico, para o dia 13 de todo mês. L3. Era um lugar espaçoso e descampado, denominado Cova da Íria. L4. Lúcia, a maiorizinha, recomendou aos priminhos para não contarem nada em casa. Mas Jacinta não soube guardar o segredo e no dia 13 de junho, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro. L1. No dia 13 de julho Lúcia hesitou em ir ao encontro porque os pais a haviam maltratado, mas depois se deixou convencer por Jacinta e foi. T. Durante a terceira aparição, Nossa Senhora prometeu um milagre, para que o povo acreditasse na história das três crianças. L2. No dia 13 agosto os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir à Cova a Íria. L3. Em 13 de outubro, último encontro, setenta mil pessoas lotavam o lugar das aparições e foram testemunhas do milagre: o sol parecia mover-se medrosamente, como se estivesse para destacar-se do firmamento, crescendo entre as chamas multicores. L4. Nossa Senhora, em momentos sucessivos, ia aumentando os sinais para convencer os cristãos a darem sua resposta à sua mensagem: T. Rezem o terço todos os dias. Rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores. São muitos os que vão se perder, por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles. L1. Comunicou às crianças um segredo que deveria ser guardado por elas. Prometeulhes o céu, para o qual Francisco e Jacinta foram em tenra idade: T. A guerra logo vai acabar, mas se não pararem de ofender ao Senhor, não passará muito tempo para vir outra pior. Abandonem o pecado de suas próprias

4 vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Salvação de Jesus. L2. Ao constatar-se o fim da segunda guerra mundial, os cristãos lembraram-se da mensagem de Fátima. Em 1946, na presença do cardeal legado, no meio de uma multidão de oitocentas mil pessoas, houve a coroação da estátua de Nossa Senhora de Fátima. L3. Em 1951, Pio XII estabeleceu que o encerramento do Ano santo fosse celebrado no santuário de Fátima. T. Maria é a presença de Mãe para todos os cristãos. L4. No dia 13 de maio de 1967, pelos 50 anos do aniversário das aparições de Nossa Senhora, o papa Paulo VI chegou a Fátima, onde o aguardava um milhão de peregrinos, que haviam passado a noite ao relento. L1. Como a mãe que acolhe, corrige e consola seus filhos, principalmente os que em determinado momento mais necessitam, assim sempre foi Nossa Senhora em suas aparições. T. Através de Maria, Deus intervém com sua presença materna. L2. Podemos constatar isso em Lourdes, na França, em Guadalupe, no México, em Aparecida, no Brasil, como em Fátima, Portugal. T. Como uma mãe consola os filhos, assim em Jerusalém vou consolar-vos (Is 66,13). L3. A aparição de Fátima nos recorda o essencial da mensagem evangélica: T. Tomar a sério o amor de Deus, como um gesto carinhoso de sua fidelidade na aliança que fez com Abraão, e todos nossos pais na fé. L4. No mundo inteiro foram criadas fortes raízes de devoção a Nossa Senhora. T. Que Maria nos proteja sempre com seu amor materno. IX. MOMENTO DE PRECE COMUNITÁRIA A. Rezemos agora a Nossa Senhora, pedindo que ela interceda por nós junto a Jesus, pedindo por todas as nossas necessidades. (orações espontâneas) X. COMPROMISSO ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO A. Que compromissos concretos podemos assumir, com base nas reflexões que fizemos sobre o Sacramento do matrimônio, até o próximo encontro? (deixar citar exemplos).

5 XI - ENCERRAMENTO A. Antes de encerrarmos este encontro, invoquemos a proteção de Maria: T. Ó Maria, que nos montes de Fátima revelastes aos três humildes pastores, o valor da reza do terço. Ajudai-nos a ser vossos devotos. Aumentai em nós a disposição para rezar o terço, e que nosso exemplo estimule nossos familiares a fazerem o mesmo. Através da meditação dos mistérios, refletimos sobre nossa redenção, relembramos o sofrimento de Cristo, sua paixão, morte e ressurreição. Querida Mãe, ajudai-nos a ser imitadores vossos, e verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Contamos com vossa proteção e com vossa força. Amém. A. Como filhos da mesma Mãe, abracemos nosso irmão, nossa irmã aqui presente, e transmitamos a cada um o abraço da paz. Deseje que Maria o proteja sempre como nossa Mãe e exemplo a seguimento a Jesus Cristo. Saudemo-nos uns aos outros. (Os presentes se saúdam). A. Rezemos agora a Ave Maria, recordando a disponibilidade de Maria em nos dar o Salvador: T. Ave Maria, cheia de graça... Terminemos este encontro pedindo que Maria nos acompanhe sempre, em cada dia de nossa vida. Canto: Santa Mãe Maria nessa travessia.

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sábado da 3ª Semana da Quaresma Ó Deus, alegrando

Leia mais

Parábola: Fariseu Publicano. e o. Lucas

Parábola: Fariseu Publicano. e o. Lucas Parábola: e o Fariseu Publicano Lucas 18.9-14 O FARISEU E O COBRADOR DE IMPOSTOS 9 Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: 10 Dois homens foram

Leia mais

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «A oração do humilde penetra as nuvens» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 35, 15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18) O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas.

Leia mais

O fariseu e o publicano Lc18,9-14

O fariseu e o publicano Lc18,9-14 O fariseu e o publicano Lc18,9-14 Jesus caminhava e multidões o acompanhavam. Pessoas com personalidades, objetivos e ideais diferentes. Conhecendo o coração de cada um, Jesus lhes propunha parábolas sobre

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

PARÁBOLA DO fariseu e do publicano

PARÁBOLA DO fariseu e do publicano Fevereiro 2014 QUO VADIS? Para onde vais? Tema EJNS 14 PARÁBOLA DO fariseu e do publicano lc 18, 9-14 FEVEREIRO 2014 lc 18, 9-14 Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito

Leia mais

2ª FEIRA 1 de outubro

2ª FEIRA 1 de outubro 2ª FEIRA 1 de outubro NA ESCOLA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje estamos perante uma dupla comemoração: o dia mundial da música e dia de Santa Teresa do Menino Jesus. Vamos aproveitar para

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 11 O SIGNIFICADO DA LEI DE ADORAÇÃO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DA PRECE EM NOSSAS VIDAS 2º. ENCONTRO

Leia mais

Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum

Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum Nº 35 C Domingo XXX do Tempo Comum-27.10.13 Se eu for como o fariseu, rezo só a falar em mim: EU...EU...EU... Eu, Senhor, sou o melhor de todos. Eu não sou mentiroso, como os meus colegas. Eu digo bom-dia

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Tríduo Vocacional Concepcionista

Tríduo Vocacional Concepcionista Tríduo Vocacional Concepcionista em preparação aos Primeiros Votos de Domingas Cícera Jesus dos Santos Dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2014 Missa e profissão Religiosa Dia 16.02.2014 Igreja São João Batista

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA 7 - PENECOSES E NOSS VID I. COLHID mbiente: Vela acesa com uma fita em volta na base da vela, para destacar. Um livro grande simbolizando o conhecimento e a sabedoria. Bíblia,. Recepção pela Família família

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

29º Domingo do Tempo Comum - ano C

29º Domingo do Tempo Comum - ano C Uma andorinha, não faz verão, já diz o velho ditado. É o que vemos na primeira leitura, foi no conjunto de ações e cada um assumindo seu papel para que a vitória se realizasse. Importante vermos que: Josué

Leia mais

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID 2ª FEIRA 1 de outubro NA ESCOLA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje estamos perante uma dupla comemoração: o dia mundial da música e dia de Santa Teresa do Menino Jesus. Vamos aproveitar para

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum

Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum Nº 33B 27º Domingo do Tempo Comum-4.10.2015 Deixai vir a mim as criancinhas Cá estamos nós, de volta depois das férias!!! A escola já começou, e agora recomeçam a catequese e os Xavierinhos. E, por acaso,

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Primeiro dia Sinal-da-cruz; Oração preparatória para todos os dias; Ler e meditar Mt 2,1-2.

Primeiro dia Sinal-da-cruz; Oração preparatória para todos os dias; Ler e meditar Mt 2,1-2. Oração Inicial Novena a N. Srª do Desterro Meu Deus e meu Senhor, eis-me aqui, humildemente prostrado diante de Vossa majestade! Agradeço-Vos a inspiração que me destes, de vir, confiante, aos pés da Virgem

Leia mais

2ª Feira, 22 de novembro Oração dos 5 dedos - Polegar

2ª Feira, 22 de novembro Oração dos 5 dedos - Polegar 2ª Feira, 22 de novembro Oração dos 5 dedos - Polegar Terminamos esta semana o 10-a-fio proposto para o mês de novembro de rezar. E para acabar em cheio, nada como acabar rezando como o Papa Francisco.

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum

Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum Nº 32 B-Domingo XXVII Tempo Comum-7.10.2012 Deixai vir a mim as criancinhas Cá estamos nós, de volta depois das férias!!! A escola já começou, e agora recomeça a Missa das crianças em conjunto com a Missa

Leia mais

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 4 de fevereiro 2ª FEIRA 4 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

as orações de Jesus durante a pascoa introdução

as orações de Jesus durante a pascoa introdução 1 as orações de Jesus durante a pascoa introdução i. 1 a oração graças pelo pão e vinho do memorial da ceia 15 Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! 16 Pois

Leia mais

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai o que os outros têm para dizer; com a vossa boca, sorri

Leia mais

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola.

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Lucas 12, 32-34 Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Façam para vocês bolsas que não gastam com

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro NA GENEROSIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Nos próximos dias seguiremos o tema da generosidade. Podemos dizer que a generosidade é a qualidade de quem gosta de dar

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia

Leia mais

Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo,

Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, Jesus contou outra parábola: Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: -"Venha depressa e sente-se

Leia mais

7 DOMINGOS NO MONTE COM JESUS Parte 01

7 DOMINGOS NO MONTE COM JESUS Parte 01 7 DOMINGOS NO MONTE COM JESUS Parte 01 Tema da semana: Por que o Sermão do Monte? Para entendemos com absoluta clareza o significado do sermão da montanha e seu propósito em nossa vida, a saída dos israelitas

Leia mais

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Louvar a Deus 1. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César Tu és Amor. Tu és Trindade. Tu és Sabedoria. Tu és segurança. Tu és alegria e paz.

Leia mais

# Não temas! Transforma o mundo!

# Não temas! Transforma o mundo! 09 de outubro SIM, QUERO, POR TODA A VIDA Bom dia! Hoje, partilhamos contigo algumas fotos da Profissão perpétua da Ir. Linda, realizada na paróquia de Ferreiras, no dia 7 de outubro. (Powerpoint em anexo)

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1

SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 SANTA MISSA DAS ALMAS SANTA MISSA DAS ALMAS MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA 1 MESTRE RAIMUNDO IRINEU

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 DE NOVEMBRO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana iremos falar de generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a bondade e a partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

Tema encontro : Quaresma

Tema encontro : Quaresma Tema encontro : Quaresma A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 1 de Outubro

2ª FEIRA 1 de Outubro 2ª FEIRA 1 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje lembramos Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha descobriu que o que a fazia verdadeiramente feliz era o amor. Para amar e rezar por todos foi para

Leia mais

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância do apoio da nossa família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles. Hoje vamos ver um anúncio

Leia mais

Sendo Como Crianças. Paulo, em Efésios 4:31 a 5:2 mostra o que é de ser crianças, filhos amados de Deus:

Sendo Como Crianças. Paulo, em Efésios 4:31 a 5:2 mostra o que é de ser crianças, filhos amados de Deus: Sendo Como Crianças Mateus 18:3: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Neste capítulo Jesus está falando com Seus

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum-17.1.2016 Bodas de Caná Do Evangelho de hoje, retiramos vários ensinamentos para a nossa vida. Naquele casamento, onde estava Jesus, ia haver uma grande tristeza, porque

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

A Virgem Peregrina levou a luz de Fátima ao mundo e agora acende-a em Portugal para todo o mundo, afirma Arcebispo do Panamá

A Virgem Peregrina levou a luz de Fátima ao mundo e agora acende-a em Portugal para todo o mundo, afirma Arcebispo do Panamá 30 de março, 2019 A Virgem Peregrina levou a luz de Fátima ao mundo e agora acende-a em Portugal para todo o mundo, afirma Arcebispo do Panamá A Virgem Peregrina levou a luz de Fátima ao mundo e agora

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO DE 2018 Caseta de D. Bosco Bom Dia! Durante este mês de Janeiro, dedicado especialmente a São João Bosco, vamos viajar pelos sítios onde este santo, fundador dos salesianos, viveu,

Leia mais

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID 2ª FEIRA 1 de outubro NA ESCOLA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje estamos perante uma dupla comemoração: o dia mundial da música e dia de Santa Teresa do Menino Jesus. Vamos aproveitar para

Leia mais

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO 1. UM POUCO ALÉM DO PRESENTE (10º DOMINGO) 1. Um pouco além do presente, Alegre, o futuro anuncia A fuga das sombras da noite, A luz de um bem novo dia. REFRÃO: Venha teu reino,

Leia mais

Campinas do Sul 12 de março de 2016

Campinas do Sul 12 de março de 2016 Informativo Paroquial A BOA NOTÍCIA Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes Campinas do Sul 12 de março de 2016 PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA: Sábado, 12 de março, às 14h, missa na comunidade Na. Sra.

Leia mais

Nº19A Domingo IV da Quaresma

Nº19A Domingo IV da Quaresma Nº19A Domingo IV da Quaresma-30.3.2014 Viver na luz! Abri os olhos! Imagina alguém a viver sempre numa casa de janelas fechadas: sem ar, sem luz, sem ver ninguém, fechado em si próprio, impermeável a tudo.

Leia mais

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Paróquia do Candal Um jugo suave 8.º encontro 8 de janeiro de 2014-21:30 horas - Cripta da igreja Que procuramos neste encontro? ü Hoje, escutaremos o convite que

Leia mais

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum-3.11.13 Como Zaqueu, quero acolher-te e mudar, Senhor Escuta-me, Senhor. Como Zaqueu, quero procurar-te, nem que seja preciso deixar coisas que me enchem a casa e a

Leia mais

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO PRIMÁRIOS 4 a 8 ANOS ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO 3.1-36 A BÍBLIA DIZ:...Nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com

Leia mais

NOVENA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOVENA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NOVENA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA IGREJA NOSSA SENHORA 1 DAS GRAÇAS 1º Dia (04/05) ORAÇÃO CONSTANTE LEVA A SALVAÇÃO Dirigente: Oh! Santíssima Virgem Maria, vaso insigne de devoção! Que vos apareceste em

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro Bom dia a todos e boa semana! Nos próximos dias seguiremos o tema da generosidade. Podemos dizer que a generosidade é a qualidade de quem gosta de dar ao outro. Deve ser portanto

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor. Hino do Centenário das Aparições de Fátima

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor. Hino do Centenário das Aparições de Fátima Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Hino do Centenário das Aparições de Fátima Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Seguindo a secular convicção da Igreja coincidente, aliás, com a realidade antropológica

Leia mais

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA!

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA! 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO A FAMÍLIA APOIA-SE Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância que tem o apoio da família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles.

Leia mais

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO anuncie a Boa Nova não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus (EG 259). O tema da nova evangelização aparece com freqüência

Leia mais

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC

ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC ITINERÁRIO JUBILAR VERSÃO SPC FICHA TÉCNICA VERSÃO SPC Título Itinerário Jubilar Autor Santuário de Fátima Tradução e adaptação para pictogramas (SPC) Autoria Célia Sousa- CRID/ iact/politécnico de Leiria

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 21 DE MAIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO Bom dia! Hoje iremos escutar o Evangelho de ontem, do Domingo de Pentecostes. Foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para continuar a obra iniciada por Jesus. VÍDEO

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

PASTORAL DA JUVENTUDE - DIOCESE DE SANTOS Roteiro de Encontro

PASTORAL DA JUVENTUDE - DIOCESE DE SANTOS Roteiro de Encontro TEMA: Conversão DIMENSÕES: Dimensão Teologal, Personalização e Integração. Etapa recomendada: Iniciação. AMBIENTAÇÃO: Preparar as cadeiras em círculo, conforme a metodologia da PJ pede. Ambientar o centro

Leia mais

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site:

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site: As crianças têm maior facilidade em falar com Deus, pois as crianças não conhecem o pecado e são inocentes e puras de coração. Ensinar as crianças a orar para Deus é uma missão muito importante para os

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

2ª FEIRA 13 de Maio. REFLEXÃO - Que intenção quero apresentar a Nossa Senhora? O que lhe vou pedir? (pensemos nestas perguntas em silêncio)

2ª FEIRA 13 de Maio. REFLEXÃO - Que intenção quero apresentar a Nossa Senhora? O que lhe vou pedir? (pensemos nestas perguntas em silêncio) 2ª FEIRA 13 de Maio Bom dia! Hoje, 13 de Maio, celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima. Há 102 anos, Nossa Senhora aparecia pela primeira vez aos 3 pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. 3 crianças

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Nº 5 C Natal e Sagrada Família

Nº 5 C Natal e Sagrada Família Nº 5 C Natal e Sagrada Família Esta semana celebramos nascimento de Jesus, no dia de Natal e depois a festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é composta por Maria, José e o Menino Jesus. A Sagrada

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

«E os dois serão uma só carne»

«E os dois serão uma só carne» Perdão Senhor «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

A vida de Débora Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

A vida de Débora Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira A vida de Débora Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na escola e na igreja.

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS! 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Depois de, na semana passada, a escola ter dado um sinal muito bonito da sua generosidade com o povo de Moçambique,

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA SOLENIAE E NOSSA SENHORA APARECIA CANTO E ENTRAA: Caminhando Com Maria G E7 Am7 Santa Mãe Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil C/ G Guarda nossa vida, mãe Aparecida, Santa padroeira

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

NÃO TEMAS NAS DIFICULDADES 2º CICLO

NÃO TEMAS NAS DIFICULDADES 2º CICLO 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO Bom Dia! Hoje é o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. Infelizmente, há no mundo crianças que passam por muitas dificuldades e que não têm as mesmas condições de vida que

Leia mais

HINOS DE CONCENTRAÇÃO

HINOS DE CONCENTRAÇÃO HINOS DE CONCENTRAÇÃO 73 1. FIRMEZA (Padrinho Sebastião - 03) Firmeza firmeza no amor Firmeza firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou firme nesta luz Aonde estou Firmeza firmeza no amor

Leia mais

1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos

1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos NOVENA À NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO 1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos Vós que consolastes a pobre Joaneta em meio à sua aflição familiar, concedei a graça que tanto necessito, intercedendo junto a Jesus

Leia mais