Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br"

Transcrição

1 Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: Conceito final será constituído de duas avaliações: 1ª Conceito avaliação teórica 2ª Conceito dividido em duas partes - Desenvolvimento do projeto - Implementação do projeto No caso de não execução do projeto em tempo hábil, uma avaliação teórica/prática poderá ser feita para substituir o conceito 2ª. Projeto em equipe

2 Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: BIBLIOGRAFIA David José de Souza, Desbravando o PIC - Ampliado e Atualizado para PIC 16F628A. Erica. David José de Souza e Nicolás César Lavinia, Conectando o PIC - Recursos Avançados. Erica Fábio Pereira, Microcontroladores PIC - Técnicas Avançadas. Erica. Fábio Pereira, Microcontroladores PIC Programação em C. Erica. Wagner da Silva Zanco, Microcontroladores PIC - Técnicas de Software e Hardware para Projetos de Circuitos Eletrônicos. Erica.

3

4 Por que usar???? Onde usar???? Custo???? Tipo de programação???? Qual tipo de microcontrolador usar???? Tem material de consulta????

5 Exemplo Imagine em um sistema de controle de acesso de pessoas a uma área restrita. Para entrar no local a pessoa terá que digitar um senha. Se for usado um computador como seria o sistema???? Quais os problemas que poderiam acontecer????

6 Microcontroladores versus Microprocessadores Um microcontrolador difere de um microprocessador em vários aspectos. Para que um microprocessador possa ser usado, outros componentes devem ser adicionados, tais como memória, AD, componentes para receber e enviar dados, etc. Em resumo, isso significa que o microprocessador é o verdadeiro coração do computador gerenciando todos os periféricos. Por outro lado, o microcontrolador foi projetado para ter tudo num só. Nos microcontroladores, nenhum outro componente externo é necessário, porque os principais periféricos necessários já estão contidos nele. Assim, nós poupamos tempo e espaço na construção dos dispositivos.

7 Introdução: Um microcontrolador ( C) é um componente eletrônico que possui integrado na mesma pastilha um microprocessador mais uma série de periféricos que são úteis para o controle de um processo. Memória de programa Memória de dados Portas de entrada e saída Timers Conversor AD etc... Desta forma, conectando-se o mínimo de hardware ao dispositivo obtém-se o sistema microprocessado desejado.

8 Arquitetura Harvard x Von Neumann Os microcontroladores existentes no mercado usam em sua maioria o tipo de arquitetura de Von Neumann e os microcontroladores da microchip que será estudado, usam a arquitetura de Harvard.

9 Arquitetura Harvard Na arquitetura de Harvard, a memória de dados está separada da memória de programa. Assim, é possível uma maior fluência de dados através da unidade central de processamento e claro, uma maior velocidade de funcionamento do dispositivo. São designados por "microcontroladores RISC". RISC provém de Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (Reduced Instruction Set Computer)

10 Arquitetura Von Neumann Na arquitetura de Von Neumann, há um único barramento onde os dados e endereços são usados. Os microcontroladores com uma arquitetura von-neumann são designados por 'microcontroladores CISC'. O nome CISC deriva de Computador com um Conjunto Complexo de Instruções (Complex Instruction Set Computer)

11 Diagrama interno

12 Unidade de Memória A memória é a parte do microcontrolador cuja função é guardar dados. Para um determinado endereço, há um conteúdo desse endereço.

13 Unidade Central de Processamento CPU Bloco para executar operações aritmética e lógica. Desta maneira é possível multiplicar, dividir, subtrair e mover o seus conteúdos de um local de memória para outro. Os locais de memória da CPU chamam-se registros. Estes são, portanto, locais de memória cujo papel é ajudar a executar várias operações matemáticas ou quaisquer outras operações com dados, quaisquer que sejam os locais em que estes se encontrem.

14 Barramento Bus O barramento fisicamente falando corresponde a um grupo de 8, 16 ou mais fios. Existem dois tipos de barramento: Barramento de dados Barramento de endereço. O número de linhas do barramento de dados depende da quantidade de memória que se deseja endereçar e o número de linhas do barramento de endereço depende da largura da palavra de dados.

15 Unidade de entrada/saída As entradas e saídas são chamadas de portas I/O, que podem ser configuradas como entrada e saídas. I significa input ou seja entrada O significa output ou seja saída

16 Porta de comunicação serial

17 Unidade de temporização Bloco de temporização dar informação acerca da hora, duração, protocolo, etc. A unidade básica do temporizador é um contador, que é na realidade um registro cujo conteúdo aumenta de uma unidade num intervalo de tempo fixo. Desta forma o seu valor durante os instantes de tempo T1 e T2 se sabe a quantidade de tempo decorrida. Esta parte do microcontrolador, requer um domínio muito grande

18 Watchdog cão de guarda Não está acessível ao programador Este bloco de um contador continuo por um clock interno e que o programa põe a zero sempre que é executado corretamente. No caso de o programa travar, o zero não vai será escrito e o contador, por si só, se encarregar de fazer o reset do microcontrolador, quando o contador alcançar o seu valor máximo. Isto vai fazer com que o programa corra de novo e desta vez corretamente.

19 Conversor analógico - digital Como os sinais dos periféricos são substancialmente diferentes daqueles que o microcontrolador pode entender (zero e um), eles devem ser convertidos num formato que possa ser compreendido pelo microcontrolador. Esta tarefa é executada por intermédio de um bloco destinado à conversão analógica-digital (A/D). Este bloco vai ser responsável pela conversão de uma informação de valor analógico para um número binário e pelo seu trajeto através do bloco da CPU, de modo a que este o possa processar de imediato.

20 Diagrama interno de um microcontrolador

21 Microcontrolador PIC16F84 O PIC 16F84 pertence a uma classe de microcontroladores de 8 bits, com uma arquitetura RISC. O PIC é um circuito integrado produzido pela Microchip Technology Inc. O PIC esta disponível em uma ampla gama de modelos para melhor adaptar-se as exigências de projetos específicos, diferenciando-se pelo numero de linha de I/O e pelo conteúdo do dispositivo.

22 18 pinos; Microcontroladores 13 pinos de I/O configuráveis; 1 K de memória de programa; Características : 16F84 64 bytes de EEPROM para dados; 35 instruções; 4 interrupções Timer de 8 bits (TMR0) Externa Mudança de estado Finalização da EEPROM Stack com 8 níveis; Interrupções externas disponíveis; Memória de programa protegida contra cópias...

23 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 Memória de programa EEPROM (Electrical Erasable Programmable Read Only Memory) memória somente de leitura programável e apagável eletricamente. Esta é a memória de programa. Capacidade de memorização é de 1024 locações e que poderão conter somente um opcode de 14 bit. É onde se coloca o programa.

24 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 Mapa de Memória de programa Tipo : 14 bits Tamanho : 1024 palavras 1K x 14 Vetor de reset: 000h Vetor de interrupção: 004h

25 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 Memória de dados O REGISTER FILE é uma parte da locação de memória RAM denominada REGISTRO. Pode-se escrever, ler, ou modificar tranqüilamente qualquer endereço do REGISTER FILE no programa a qualquer momento em que for necessário. Tamanho de 68 x 8. EEPROM Memória de dados do sistema é uma RAM, ou seja a outra parte que juntamente com o REGISTER FILE completa uma RAM. É utilizada para guardar todas as variáveis e registradores utilizados pelo programa. É uma memória de 64 x 8 bits.

26 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 A memória EEPROM consiste em 64 posições para palavras de oito bits e cujos conteúdos não se perdem durante uma falha na alimentação. A memória EEPROM não faz parte diretamente do espaço de memória mas é acessada indiretamente através dos registros EEADR e EEDATA. Como a memória EEPROM serve usualmente para guardar parâmetros importantes (por exemplo, de uma dada temperatura em reguladores de temperatura), existe um procedimento estrito para escrever na EEPROM que tem que ser seguido de modo a evitar uma escrita acidental. Desta forma é possível gravar dados na EEPROM durante o processo.

27 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 Memória de Dados Register File Memória de dados Dividida em 2 bancos de memórias Dividido em: - register file (registradores especiais) - região de dados de uso geral. Tipo : 8 bits Tamanho : 68 bytes Início: 0Ch ou 8Ch Fim: 4Fh ou CFh Os endereços 50h a 7Fh e D0h a FFh são locais não implementados, se forem lidos retornam valor zero

28 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 Memória de Dados

29 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 A ALU (Arithmetic and Logic Unit) unidade aritmética e lógica) contém todos os circuitos destinados a desenvolver as funções de calculo e manipulação de dados durante a execução de um programa. A ALU do PIC16F84 esta preparada para operar com 8 bits, até 255. Registro W (Work) acumulador. Este registro consiste de uma locação de memória destinada a conter um só valor de 8 bits.

30 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 PC (Program Counter) contador de programa. É o registrador especial que guarda o endereço da instrução na memória de programa, que será executada. No reset o PC será sempre zerado, determinando o início da execução no endereço 0000h. Stack (cascata) de 8 níveis usada nas instruções de chamada de subrotinas (call). Esta subrotina desvia o programa para um local especificado e executará a mesma, e só retornara a execução da instrução imediatamente após a chamada call, o valor será armazenado em uma área particular da memória denominada Stack.

31 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 O PIC16F84 dispões de um total de 13 linhas de I/O digitais organizadas em duas portas denominadas de PORTA A e PORTA B. A PORTA A dispõe de 5 linhas configuráveis tanto em entrada como em saída identificadas pelas siglas RA0, RA1, RA2, RA3 e RA4. A PORTA B dispõe de 8 linhas também configuráveis seja em entrada ou em saída identificadas pelas siglas RB0, RB1, RB2, RB3, RB4, RB5, RB6 e RB7.

32 Diagrama de blocos do microcontrolador PIC16F84 O registro TMR0 é um contador, ou seja um registro particular, na qual, seu conteúdo é incrementado com cadencia regular e programada diretamente pelo hardware do PIC. Na pratica, a diferença de outro registro, é que o TMR0 não mantém inalterado o valor que é memorizado, mas o incrementa continuamente O registrador irá contar até 255, quando irá recomeçar a contagem no valor zero, se não for programado outro valor novamente

33 Diagrama de blocos geral do microcontrolador PIC16F84

34 Ciclos de máquina Clock interno é dividido por 4. Portanto, para um clock externo de 4MHz, temos um clock interno de 1MHz, logo um ciclo de maquina de 1us. A divisão é feita pelas fases Q1, Q2, Q3 e Q4. O contador de programa é incrementado automaticamente na fase Q1 do ciclo de maquina e a instrução seguinte é buscada da memória de programa e armazenada no registrador de instruções no ciclo Q4. ela é decodificada e executada no novo ciclo Q1 a Q4.

35 Pipeline Quando uma instrução está sendo executada em um ciclo de maquina, e uma outra instrução é buscada no mesmo ciclo de maquina e executa no próximo ciclo a chamamos de Pipeline. Desta maneira as instruções são executadas mais rapidamente e em maior quantidade. Pipeline é implementado na arquitetura Harvard

36 Pipeline OBS: nem todas as instruções podem ser realizadas usando a pipeline. As instruções de saltos no contador de programa, levam o contador de programa a ser zerado, pois estas instruções levam 2 ciclos de maquinas.

37 40 pinos; Microcontroladores 33 pinos de I/O configuráveis; 8 K de memória de programa; Características : 16F877A 256 bytes de EEPROM para dados; 368 bytes de Ram; 35 instruções; interrupções; Serial; 8 Canais analógicos de 10 bit; comparadores; Stack com 8 níveis; Interrupções externas disponíveis; Memória de programa protegida contra cópias...

38 Comparativo : 16F84 X 16F877A 18 pinos; 13 pinos de I/O configuráveis; 1 K de memória de programa; 64 bytes de EEPROM para dados; 35 instruções; 4 interrupções Timer de 8 bits (TMR0) Externa Mudança de estado Finalização da EEPROM Stack com 8 níveis; Interrupções externas disponíveis; Memória de programa protegida contra cópias pinos; 33 pinos de I/O configuráveis; 8 K de memória de programa; 256 bytes de EEPROM para dados; 368 bytes de Ram; 35 instruções; interrupções; Serial; 8 Canais analógicos de 10 bit; comparadores; Stack com 8 níveis; Interrupções externas disponíveis; Memória de programa protegida contra cópias...

39 Pinagem do 16F877

40 Pinagem do 16F877

41 16F877 RA0 a RA5 RB0 a RB7 RC0 a RC7 RD0 a RD7 RE0 a RE3 Memória de Programa EEPROM 8k x 14 Registros Especiais e memória de dados RAM 368 x 8 A B C D PORTAS DE E/S STACK PC Dec.Instrução Comparador CCP1 CCP2 USART E TIMER 0 P S P SSP TIMER 1 (16 bits) TIMER 2 (8 bits) Brown-out detect Power-up timer Memória de Dados EEPROM 256 x 8 Conv.A/D 10bits W ALU Timing Start-up timer Power on reset Watchdog Unid. Programação OSC2 / CLKOUT OSC1 / CLKIN MCLR Vdd Vss

42 16F877 Mapeamento da memória

43

44

45

46

47

48

49

50

51

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado Aplicações Avançadas de Microprocessadores Professor: Marco Shawn Meireles Machado Iniciação aos sistemas microcontrolados Objetivos da Aula: Descrever os itens que compõem uma CPU; Detalhar a estrutura

Leia mais

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão;

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; Microprocessadores São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) CPU (Central Processing

Leia mais

Microcontroladores PIC

Microcontroladores PIC Microcontroladores PIC Prof. Adilson Gonzaga 1 Arquitetura de Microcomputadores Arquitetura von Neumann: Há apenas um barramento (duto) de dados e um de endereço. As Instruções e os dados ocupam o mesmo

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11

Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11 Circuito Eletrônico Entendendo o circuito eletrônico na robótica Circuito Integrado Um circuito integrado híbrido é um circuito eletrônico miniaturizado constituído de dispositivos semicondutores individuais,

Leia mais

SISTEMAS MICROCONTROLADOS

SISTEMAS MICROCONTROLADOS SISTEMAS MICROCONTROLADOS UTFPR Código: EL54E Turma: N11/E11 Prof. Sérgio Moribe Colaboração: Prof. Heitor S. Lopes Prof. Rubens Alexandre de Faria Email: smoribe@utfpr.edu.br Site: pessoal.utfpr.edu.br/smoribe

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Sistemas Microcontrolados Uma Abordagem com o Microcontrolador PIC 16F84 Nardênio Almeida Martins Novatec Editora Capítulo 1 Introdução Os microcontroladores estão presentes em quase tudo o que envolve

Leia mais

Curso de Microcontroladores PIC 16F84A

Curso de Microcontroladores PIC 16F84A Curso de Microcontroladores PIC 16F84A João Neto Caetano Jnetcaetano@hotmail.com Marciel Gonçalves Azevedo Marcielgazevedo@hotmail.com Célio Rodrigues Pinto Treinamentos em geral, suporte a alunos universitários

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

MSP430 - Arquitertura

MSP430 - Arquitertura Curso Técnico de Nível Médio Integrado Eletrônica - 8o Período Disciplina de Microcontroladores 2 (EL08D) Professor Gabriel Kovalhuk Email: kovalhuk@utfpr.edu.br Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk

Leia mais

Unidade Central de Processamento UCP (CPU)

Unidade Central de Processamento UCP (CPU) Unidade Central de Processamento UCP (CPU)! Arquitetura Convencional (Von Neumann) UCP BARRAMENTO MEMÓRIA PRINCIPAL ENTRADA E SAÍDA ! Visão geral da CPU UC - UNIDADE DE CONTROLE REGISTRADORES A B C D ALU

Leia mais

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa 4. Memórias de Dados e de Programa Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP 4.1 Memórias Semicondutoras Algumas definições Célula: Dispositivo de armazenamento de 1 bit. Palavra:

Leia mais

Introdução à Organização de Computadores. Aula 8

Introdução à Organização de Computadores. Aula 8 SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Set de Instruções Modelos de Arquiteturas Aula 8 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INSTRUÇÕES n Padrão de código binário armazenado em um dispositivo

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Professor: Clayton Rodrigues da Siva

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Professor: Clayton Rodrigues da Siva ARQUITETURA DE COMPUTADORES Professor: Clayton Rodrigues da Siva OBJETIVO DA AULA Objetivo: Conhecer a estrutura da arquitetura da Máquina de Von Neumann. Saber quais as funcionalidades de cada componente

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro airton.ribeiros@gmail.com Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa

Leia mais

Placa McLab1 Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x

Placa McLab1 Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x Placa Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x Sumário 1. UTILIZANDO OS PICS 16F62X...3 1.1. INTRODUÇÃO...3 2. ATUALIZAÇÃO DO HARDWARE...4 2.1. UPGRADE DA PLACA MCLAB1 PARA TRABALHAR COM PIC16F627 / PIC16F628...4

Leia mais

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 CPU CPU Funções: Processamento; Controle Componentes: UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 Processador A função de um computador é executar tarefas

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Microcontroladores I Objetivos 2 Microcontroladores PIC Famílias PIC PIC 16F877A Tipos de Encapsulamentos Requisitos de Hardware Prof. Mauricio 1 Microcontroladores

Leia mais

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/ Microcontroladores Rafael Silva de Lima rafael_silvadelima@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/pensante91/ CETTPS Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Curso Técnico em Automação/ Eletrotécnica

Leia mais

Microprocessadores I. Aula 6 Arquitetura do Microprocessador Pinagem e Diagrama de Temporização

Microprocessadores I. Aula 6 Arquitetura do Microprocessador Pinagem e Diagrama de Temporização Microprocessadores I Aula 6 Arquitetura do Microprocessador 8085 - Pinagem e Diagrama de Temporização 1 O 8085 contém em seu CI circuitos para executar operações de cálculos e comunicação com periféricos.

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados

Projeto de Sistemas Embarcados Projeto de Sistemas Embarcados Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Dr. Joselito A. Heerdt Joselito.heerdt@.udesc.br PLANEJAMENTO 1. Introdução 2. O projeto de sistemas 3. Projeto de hardware 4.

Leia mais

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento Microprocessadores e Microcontroladores Professor Lucas Araujo do Nascimento REVISÃO Microprocessadores e Microcontroladores Microprocessadores e Microcontroladores COMPUTADOR Microprocessadores e Microcontroladores

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.1 CPU: Unidade de Processamento Central Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann Unidade de Processamento Central (CPU): Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga

SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I. Prof: Adilson Gonzaga SEL-433 Aplicação de Microprocessadores I Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO

ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO Os subsistemas digitais codificadores, decodificadores, multiplexadores, demultiplexadores, registradores e contadores, possibilitam a criação de um sistema digital mais complexo

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

Microcontroladores: Programação em C

Microcontroladores: Programação em C Aula 06 Microcontroladores: Programação em C Prof. Tecgº Flávio Murilo 02/04/2013 1 Microcontroladores PIC São fabricados pela Microchip Technology. PIC significa Programmabile Intelligent Computer, ou

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Estrutura do Computador Computador CPU (Central Processing Unit) Sistema de Armazenamento (Memórias) Sistema

Leia mais

Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial

Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial Arquitetura de Microcontroladores Microcontroladores e Microprocessadores Especialização em Automação Industrial 1 Componentes de um computador MEMÓRIA PROCESSADOR DISPOSITIVOS DE E/S BARRAMENTO 2 Memórias

Leia mais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM)

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais. Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Tópicos: Conceitos gerais Evolução dos Microprocessadores Arquiteturas Principais características

Leia mais

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

UCP 8051 (parte 02) Professor Adão de Melo Neto

UCP 8051 (parte 02) Professor Adão de Melo Neto UCP 85 (parte 2) Professor Adão de Melo Neto Barramento de endereços UCP 85 É unidirecional (6 BITS), porque a informação flui apenas em uma direção, da CPU para a memória ou para os elementos de E/S.

Leia mais

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Aula 02: Organização e Arquitetura de Computadores / Lógica Digital (Parte I) O conteúdo deste documento tem por objetivo

Leia mais

Capítulo 14. Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI Interface PPI 8255

Capítulo 14. Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI Interface PPI 8255 Capítulo 14 Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI 8255 Como discutido ao longo do livro, o 8031 deixa 8 bits para controle genérico de dispositivos. Em situações nas quais se necessita um

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR ELETRÔNICA DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br 1º SEMESTRE 2009 CONTEÚDO PROGRAMADO: 1 O que é um computador digital? 2 Como funcionam os computadores 3 O agente

Leia mais

Microcontrolador 8051:

Microcontrolador 8051: Microcontrolador 8051: Fonte: CORRADI 2009 O Microcontrolador 8051: Começou a ser produzido no início da década de 80, pela Intel; Hoje é fabricado por várias empresas e com muitas variações; Atualmente,

Leia mais

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga

SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES. Adilson Gonzaga SEL-614 MICROPROCESSADORES E APLICAÇÕES Prof: Adilson Gonzaga HISTÓRICO Microprocessador Circuito integrado ( chip ) capaz de executar instruções. 1971 Intel Corporation lançou no mercado o microprocessador

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa

Organização e Arquitetura de Computadores. Leslier S. Corrêa Organização e Arquitetura de Computadores Leslier S. Corrêa O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto,

Leia mais

Projeto de Processadores Programáveis

Projeto de Processadores Programáveis Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Projeto de Processadores Programáveis DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sumário Processadores

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Introdução aos Microcontroladores PIC Prof. Sergio F. Ribeiro Microprocessadores Os microprocessadores são circuitos integrados compostos por diversas portas

Leia mais

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA

ULA (ALU) - UNIDADE DE ARITMÉTICA E LÓGICA FATEC SP - Análise e Desenvolv. De Sistemas - Ambiente Operacional PÁG. 1 II) ELEMENTOS DE HARDWARE: DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM COMPUTADOR 1) CPU - UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO

Leia mais

Controlador de DMA. Gustavo G. Parma

Controlador de DMA. Gustavo G. Parma Controlador de DMA Gustavo G. Parma Controlador de DMA Transferência de um dado de um dispositivo I/O para a memória Iniciada pela CPU Transferência efetuada e terminada pelo controlador de DMA CPU pode

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados

PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados PSI31 Arquitetura de Sistemas Embarcados - Arquitetura do µprocessador Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof. Gustavo Rehder grehder@lme.usp.br Prof. Sergio Takeo kofuji@usp.br Prof. Antonio

Leia mais

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL 0629 Aplicação de Microprocessadores I Aula 5 Temporização e Interrupção Marcelo Andrade da Costa Vieira Contagem de Tempo Contando tempo Existem 3 maneiras de contarmos tempo com os microcontroladores

Leia mais

a) Obtenha a tabela verdade das operações com 01 bit

a) Obtenha a tabela verdade das operações com 01 bit 01. Deduza a obtenção de um circuito somador completo (FULL ADDER) e 01 bit seguindo os passos abaixo: a) Obtenha a tabela verdade das operações com 01 bit SOLUÇÃO NOS SLIDE b) Obtenha a expressão não

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

Jadsonlee da Silva Sá

Jadsonlee da Silva Sá Introdução aos Sistemas Microcontrolados Jadsonlee da Silva Sá Jadsonlee.sa@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jadsonlee.sa Introdução aos Sistemas Microcontrolados Assembly, C, java,... Circuito Reset

Leia mais

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique

Microprocessadores CPU. Unidade de Controle. Prof. Henrique Microprocessadores CPU Unidade de Controle Prof. Henrique Roteiro Registradores; Unidade de Controle Níveis de Complexidade Introdução Um sistema microprocessado conta com diversos dispositivos para um

Leia mais

EEC2104 Microprocessadores

EEC2104 Microprocessadores EEC2104 Microprocessadores Edição 2005/2006 Arquitectura de um microprocessador básico (Qual o hardware necessário para executar instruções e poder chamar subrotinas?) Uso da memória Guardar instruções

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES Prof. Juliana Santiago Teixeira julianasteixeira@hotmail.com INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável

Leia mais

SEL0338 Tópicos Especiais em Sistemas Digitais

SEL0338 Tópicos Especiais em Sistemas Digitais 1 Formato das Instruções Instruções Orientadas a Byte: instrução f,d Designador do Registrador do arquivo (endereço Hexa ou Label) a ser usado pela instrução Exemplo: MOVF f,d ; move o conteúdo do registrador

Leia mais

8051 Estudo de Caso. Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1

8051 Estudo de Caso. Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1 8051 Estudo de Caso Prof. Carlos E. Capovilla - CECS/UFABC 1 8051 - Características O 8051 é membro da família MCS-51, e constitui o núcleo de todos os dispositivos MCS-51. Diversos fabricantes produzem

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores.

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores. Palestra de Tecnologia Assunto: Microcontroladores www.cerne-tec.com.br Apresentação Apresentação Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia: Localização: Rio de Janeiro Áreas de atuação:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino As principais arquiteturas de processadores são: Von Neumann; Harvard. ARQUITETURAS AULA 06 28/10/2015

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores

Microcontroladores e Microprocessadores Microcontroladores e Microprocessadores Prof. Alison Lins Microcontrolador Agenda - Histórico da Evolução da Eletrônica - Microprocessadores - Memórias - Microcontroladores - Microcontrolador x Microprocessador

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr.

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr. Arquitetura de Computadores Prof. João Bosco Jr. (CPU) Modelo do Computador Von Neumann Processador Memórias E/S Barramentos Simulação Contador http://courses.cs.vt.edu/csonline/machinearchitecture/lessons/cpu/countprogram.html

Leia mais

Sistemas Microcontrolados. Período Aula Saulo O. D. Luiz

Sistemas Microcontrolados. Período Aula Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 10 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Conversor A/D 2 Saulo O. D. Luiz Introdução Símbolo do Conversor A/D Diagrama de blocos Fonte: ZANCO, Wagner da Silva. Microcontroladores

Leia mais

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores)

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) 1 - Fazendo uma comparação entre a arquitetura proposta por Von Neumann e a arquitetura de um microcomputador

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 3ª Aula Visão Geral e Conceitos Básicos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Copyright William Stallings & Adrian J Pullin Tradução, revisão e

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1 Computadores Computadores 1 Introdução Componentes: Processador; UC; Registradores; ALU s, FPU s, etc. Memória (Sistema de armazenamento de informações; Dispositivo de entrada e saída. Computadores 2 Introdução

Leia mais

Disciplina de Organização de Computadores I

Disciplina de Organização de Computadores I USP - ICMC - SSC SSC 0610 - Eng. Comp. - 2o. Semestre 2010 Disciplina de Prof. Fernando Santos Osório Email: fosorio [at] { icmc. usp. br, gmail. com } Página Pessoal: http://www.icmc.usp.br/~fosorio/

Leia mais

Arquitetura de Computadores Aula 10 - Processadores

Arquitetura de Computadores Aula 10 - Processadores Arquitetura de Computadores Aula 10 - Processadores Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1/21 TÓPICOS ORGANIZAÇÃO COMPONENTES BÁSICOS INSTRUÇÃO DE MÁQUINA CICLO DE INSTRUÇÃO

Leia mais

9/3/2009. Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Cenário: Sistema de Controle de LEDs

9/3/2009. Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Cenário: Sistema de Controle de LEDs Cenário: Sistema de Controle de LEDs Sistema Embarcado Aula 4 Sistema Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 851 Engenharia de Sistemas Embarcados

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 4. Pipelines

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 4. Pipelines Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aula 4 Pipelines 1. Introdução Objetivo: aumento de

Leia mais

Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051

Aula 4. Engenharia de Sistemas Embarcados. Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051 Aula 4 Engenharia de Sistemas Embarcados Prof. Abel Guilhermino Tópico: Arquitetura de um microcontrolador 8051 Cenário: Sistema de Controle de LEDs Sistema Embarcado Sistema Engenharia de Sistemas Embarcados

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann 1 Modelo de Von Neumann Memória UC ALU Entrada Saída ACC 2 Arquitetura de Von Neumann 3 O Computador 4 Processador Microprocessadores São processadores contidos em um único encapsulamento (CI). Microcontroladores

Leia mais

Hardware e Software. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Hardware e Software. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Hardware 2 Unidades Funcionais Processador / U C P Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Controle Registradores Memória Principal Dispositivos de

Leia mais

Solução Lista de Exercícios Processadores

Solução Lista de Exercícios Processadores Solução Lista de Exercícios Processadores Questão 1 A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como : Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento Decremento Operação lógica AND Operação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Conhecida como Processador ou é o cerebro do computador Unifica todo sistema e

Leia mais

Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do Pilha e instruções de Pilha. 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET

Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do Pilha e instruções de Pilha. 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET Tópicos: 1 - Modos de endereçamento do 8051 2 - Pilha e instruções de Pilha 3 - Instruções que usam pilha: - instrução CALL - instrução RET 4 - Interrupção 1 - Modos de Endereçamento do 8051 Os modos de

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de

Leia mais

Aula 17: Organização de Computadores

Aula 17: Organização de Computadores Aula 17: Organização de Computadores Introdução à Organização de Computadores Rodrigo Hausen hausen@usp.br 07 de outubro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 Rodrigo Hausen (hausen@usp.br) Aula 17: Organização

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

Conceitos Básicos Processador

Conceitos Básicos Processador Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Processador Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceitos básicos Organização da CPU Execução das Instruções RISC x CISC Paralelismo

Leia mais

Conceitos básicos de hardware, software e peopleware e modelo de Von Neumann

Conceitos básicos de hardware, software e peopleware e modelo de Von Neumann Conceitos básicos de hardware, software e peopleware e modelo de Von Neumann Professor Wagner Gadêa Lorenz wagnerglorenz@gmail.com Disciplina: Curso de Sistemas de Informação Cachoeira do Sul, 10 de Março

Leia mais

10. CPU (Central Processor Unit)... 10 2 10.1 Conjunto das instruções... 10 2 10.2 Estrutura interna... 10 4 10.3 Formato das instruções...

10. CPU (Central Processor Unit)... 10 2 10.1 Conjunto das instruções... 10 2 10.2 Estrutura interna... 10 4 10.3 Formato das instruções... 10. CPU (Central Processor Unit)... 10 2 10.1 Conjunto das instruções... 10 2 10.2 Estrutura interna... 10 4 10.3 Formato das instruções... 10 4 10. CPU (CENTRAL PROCESSOR UNIT) Como vimos no capítulo

Leia mais

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Sistemas Digitais Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti gustavooc@poli.br https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Conteúdo Programático (Organização e Arquitetura) Arquitetura e história dos

Leia mais

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto

COMPUTADOR 2. Professor Adão de Melo Neto COMPUTADOR 2 Professor Adão de Melo Neto Modelo Barramento de Sistema É uma evolução do Modelo de Von Newman. Os dispositivos (processador, memória e dispositivos de E/S) são interligados por barramentos.

Leia mais

Família 8051 (introdução) 2011/1

Família 8051 (introdução) 2011/1 Família 8051 (introdução) 2011/1 Refresh Microprocessador vs. microcontrolador. Periféricos built-in. Single-chip computer 2 Objetivos Histórico Modelos da família original Principais características Diagrama

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais