CURSO LIVRE DE ECONOMIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO LIVRE DE ECONOMIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA A actividade económica e a Ciência Económica Exercícios

2 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em que as considere falsas. a) Os fenómenos sociais são totais, porque são estudados por várias ciências sociais. b) Quando falamos em fenómenos sociais queremos referir-nos aos acontecimentos resultantes da vida em sociedade. c) Cada ciência social estuda um conjunto de fenómenos específicos e distintos. d) Quando falamos de desemprego estamos a falar de um fenómeno económico. e) As questões económicas afectam a vida de todas as pessoas. f) A Economia é uma ciência social, porque estuda a vertente económica dos fenómenos sociais. g) O economista deve completar a sua análise da realidade social com os conhecimentos produzidos por outras Ciências Sociais. h) A Economia estuda uma parte distinta da realidade social. i) A Economia não é um saber científico autónomo, dado que está numa situação de interdependência com outras ciências sociais. j) A Economia estuda como recursos abundantes são empregues para satisfazer necessidades humanas limitadas. k) O problema económico resulta da necessidade de adequar às necessidades a multiplicidade de recursos existentes. l) Se não houvesse escassez, a Ciência Económica não existia. m) A escassez só existe porque as necessidades são ilimitadas e os recursos são insuficientes para as satisfazer. n) O princípio da racionalidade económica consiste na máxima satisfação ao máximo custo. o) O custo de oportunidade corresponde a uma necessidade satisfeita. p) O custo de oportunidade resulta sempre de uma escolha. q) O custo de oportunidade corresponde ao valor que se paga pela utilização de um bem. r) A escolha implica a selecção das necessidades que vão ser satisfeitas em relação ás que vão ser preteridas. s) Em Economia, uma escolha está associada a uma opção de produção ou de consumo, isto é, a um custo. t) Três dos problemas fundamentais da economia são a produção, a repartição e a despesa. u) Às empresas cabe a tarefa de produzir os bens que as famílias consomem. v) A redistribuição dos rendimentos consiste na tarefa de repartir os rendimentos gerados durante o processo produtivo pelos seus diversos intervenientes. w) Fazem parte do Resto do Mundo todos os agentes económicos enquanto consumidores, desde que não sejam residentes no território nacional.

3 2. Indique qual das hipóteses de resposta é correcta face a cada uma das questões formuladas A Economia ocupa-se dos processos que: A. resultam da interacção entre os indivíduos e a natureza que os rodeia. B. ocorrem na sociedade e estão relacionados com a actividade económica. C. resultam do jogo de interacções que se estabelecem entre os actores sociais. D. ocorrem na realidade económica e resultam das crises económicas O objecto da Economia corresponde ao estudo: A. da aplicação eficiente dos recursos escassos para satisfazer necessidades virtualmente ilimitadas. B. dos problemas económicos que resultam do facto da maior parte dos bens serem livres. C. da adequação de necessidades humanas limitadas a recursos naturais escassos. D. da combinação eficiente de recursos ilimitados para satisfazer um número cada vez maior de necessidades O desemprego é um fenómeno estudado pela Economia porque: A. resulta das características biológicas dos actores sociais. B. corresponde a uma etapa da vida dos indivíduos. C. resulta do processo de crescimentos dos indivíduos. D. decorre da vida do Homem em sociedade A Ciência Económica só se justifica porque há escassez. A. Quando falamos em escassez, queremos dizer que os recursos são raros. B. As necessidades humanas são múltiplas, mas são susceptíveis de serem integralmente satisfeitas. C. À Economia cabe a tarefa de gerir da melhor forma possível as necessidades humanas, por forma a limitá-las. D. A escassez implica sempre uma escolha É errado falar-se em custo de oportunidade quando: A. não compro um par de sapatos porque não existe o meu número. B. não adquiro um livro para ter recursos suficientes para ir ao cinema. C. sacrifico uma ida ao cinema para estudar para um teste. D. entre ler e dançar, sacrifico a leitura A sociedade é constituída por uma multiplicidade de agentes económicos. A. Chamamos agentes económicos aos intervenientes na produção. B. As famílias têm como principais funções económicas consumir e repartir rendimentos. C. Ao Estado cabe, entre outras funções, a redistribuição do rendimento. D. As empresas têm como principais atribuições a produção de bens e serviços e a poupança.

4 3. Explique o conceito de fenómeno social total. 4. Identifique as frases que se referem a fenómenos sociais: a) A seca atingiu algumas zonas africanas. b) Os hábitos alimentares dos portugueses estão a modificar-se. c) O clima mundial tem-se alterado. d) As empresas da nova economia estão a despedir trabalhadores. e) A taxa de divórcio está a aumentar em Portugal. 5. ( ) As divisões das ciências sociais são apenas relativas: elas dividem algo que é, na realidade, contínuo, apenas por conveniência de análise, permitindo o estudo especializado, de forma a que, sempre que observamos os comportamentos das pessoas, possamos classificar as suas diferentes acções como económicas, religiosas, etc. ( ) (Peter Worsley) 5.1. Explicite o conteúdo da afirmação destacada Apresente uma noção de fenómeno económico, tendo em conta o conteúdo do texto. 6. Não existe uma parte da realidade que é económica e que é o objectivo da Economia. O que existe é uma forma económica de olhar para a realidade, toda a realidade. (César das Neves) 6.1. Identifique a atitude metodológica necessária à explicitação da realidade social Indique a importância da Matemática e da Estatística para a Ciência Económica. 7. Na esmagadora maioria dos casos que envolvem o trabalho infantil, as crianças ficam expostas a materiais perigosos, que podem deixar mazelas irreversíveis, para além dos efeitos psicológicos, emocionais e intelectuais no desenvolvimento de menores. (jornal Público) 7.1. Explicite a componente económica deste fenómeno social Justifique a razão pela qual o economista, ao estudar os fenómenos económicos, não pode perder a perspectiva da totalidade que o fenómeno social apresenta, tendo em conta o texto. 8. A natureza da privação dos desempregados inclui a perda de liberdade. Uma pessoa presa no desemprego, mesmo quando financeiramente apoiada pela segurança social, não pode ter muita liberdade de decisão. O desemprego pode ser a maior causa de predisposição das pessoas à exclusão social. (Amartya Sen) O estudo do fenómeno social total desemprego exige o recurso a uma pluralidade de ciências Justifique a que ciências recorreria para estudar o fenómeno do desemprego.

5 8.2. Explicite a perspectiva económica do desemprego Explique, a partir do texto, em que consiste a interdisciplinaridade. 9. A emigração é um fenómeno social com enorme relevo económico. Todavia, existem outras perspectivas susceptíveis de aprofundar o estudo deste fenómeno Explique por que é que a emigração é um fenómeno social Refira três aspectos económicos relacionados com a emigração Indique outras perspectivas de abordagem deste fenómeno, para além da económica Explique o contributo de uma das perspectivas que indicou. 10. O economista inglês Alfred Marshall afirmou na sua obra Princípios de Economia que a Economia é o estudo da Humanidade nos assuntos corrente da vida Apresente o objecto de estudo da Economia, a partir da afirmação de Alfred Marshall Enumere as condições para que uma disciplina possa ser considerada uma ciência. 11. Leia a seguinte definição de Economia: a Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos são utilizados para a satisfação das necessidades humanas Apresente uma noção de escassez Delimite o objecto da Economia Explicite em que consiste o problema económico. 12. O que é a Economia? É o estudo da forma como as sociedade decidem a utilização de recursos escassos passíveis de usos alternativos, para produzir bens de índole variada e reparti-los entre os diferentes grupos. Estuda-se a Economia por variadas razões: para compreender os problemas que afectam os cidadãos e as famílias; para ajudar os governos a promover o crescimento e a melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo que evitam a depressão e a inflação, e para analisar os fascinantes padrões de comportamento social. Porque as questões económicas se colocam tanto na vida diária como a nível nacional, um conhecimento básico é imprescindível para a tomada de decisões acertadas, tanto pelos indivíduos como pelos países. (Samuelson e Nordhaus) Explique em que consiste o objecto de estudo da Economia, tendo em atenção o texto. 13. A Economia é a ciência da escolha, estudando a decisão das pessoas sobre a utilização de recursos produtivos escassos ou limitados (terra, trabalho, equipamentos ou conhecimentos técnicos) para produzir bens variados (como trigo, carne de vaca, sobretudos, concertos, estradas, mísseis) e para os distribuir pelos vários membros da sociedade, para consumo. (Samuelson e Nordhaus)

6 Se os recursos não fossem escassos não havia problema económico, pois praticamente não haveria custos. Ora, os recursos económicos utilizáveis são escassos. Quanto mais não seja é limitado o tempo de que dispomos para os utilizar. E as necessidades estão sempre a crescer: basta satisfazer uma para que outra surja, porque além das necessidades fisiológicas básicas (alimentação, abrigo, agasalho), há as necessidades adquiridas (educação básica, higiene, transportes). (Alfredo Sousa) Elabore um comentário aos textos, tendo em atenção os seguintes aspectos: o problema económico e a importância da escolha na Economia. 14. Comente a afirmação de Amartya Sen: a Economia é uma ciência moral que deve estar ao serviço do bem-estar de todos. 15. A Economia é a ciência que estuda o comportamento humano enquanto relação entre fins e meios escassos susceptíveis de usos alternativos. (Lionel Robbins) Caracterize os fins e os meios escassos referidos na definição anterior Relacione os usos alternativos referidos com a noção de custo de oportunidades Mostre que o conceito de escassez se define por uma desproporção ou desequilíbrio entre duas realidades. 16. Quando um agente económico efectua uma escolha tem de renunciar a bens, serviços ou a actividades que lhe teriam proporcionado satisfação. Esta escolha apresenta, pois, um custo igual ao valor da satisfação a que ele renuncia em virtude da própria escolha. (Dicionário das Ciências Económicas) Explicite o sentido do texto, utilizando o conceito de custo de oportunidade. 17. Só a percepção do comportamento de todos os indivíduos que realizam uma função análoga permite obter uma visão global da realidade económica Apresente uma noção de agente económico, a partir da afirmação Enumere os agentes económicos e explicite as respectivas funções. 18. Complete o quadro que se segue: Agentes económicos Famílias Estado Função principal Produção de bens e de serviços Realizar trocas com os agentes económicos nacionais 19. Todos nós somos agentes económicos Justifique a frase anterior Identifique as principais funções das famílias enquanto agentes económicos.

7 20. O consumo é, muitas vezes, referido como um indicador de bem-estar de uma população Indique o agente económico cuja principal função é consumir Mencione as restantes actividades económicas. 21. Uma das funções do Estado é a redistribuição de rendimentos Diga o que entende por redistribuição de rendimentos Distinga repartição de rendimentos da sua redistribuição quanto aos objectivos e às entidades que as efectuam Justifique a necessidade do estado proceder à redistribuição dos rendimentos. 22. Complete o quadro que se segue: Exemplo Agente económico Função principal Família Silva Câmara Municipal de Coimbra Caixa Geral de Depósitos Metropolitano de Lisboa, EP Hipermercado Continente Empresa de Seguros Mundial Confiança Espanha 23. Assinale com uma cruz a classificação correcta das actividades que se seguem: Recebimento do ordenado Produção Distribuição Repartição dos rendimentos Utilização dos rendimentos Compra de uma televisão Fabrico de automóveis Ida a um concerto de rock Transporte e venda de computadores Distribuição de dividendos Criação de gado Venda de livros

ECONOMIA A TESTE DE AVALIAÇÃO ACTIVIDADE ECONOMICA / NECESSIDADES E CONSUMO

ECONOMIA A TESTE DE AVALIAÇÃO ACTIVIDADE ECONOMICA / NECESSIDADES E CONSUMO ECONOMIA A TESTE DE AVALIAÇÃO ACTIVIDADE ECONOMICA / NECESSIDADES E CONSUMO Ano lectivo Outubro 2008 I Neste grupo, em cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. É atribuída a cotação zero pontos

Leia mais

PROVA DE IGRESSO ESPECÍFICA DA ESCE/IPS PROVA TIPO ECONOMIA

PROVA DE IGRESSO ESPECÍFICA DA ESCE/IPS PROVA TIPO ECONOMIA PROVA DE IGRESSO ESPECÍFICA DA ESCE/IPS PROVA TIPO ECONOMIA Tema I Introdução: a atividade económica e a Ciência Económica (Envolva com um círculo a sua opção. Para cada pergunta, apenas uma resposta está

Leia mais

A ATIVIDADE ECONÓMICA E A CIÊNCIA ECONÓMICA

A ATIVIDADE ECONÓMICA E A CIÊNCIA ECONÓMICA A ATIVIDADE ECONÓMICA E A CIÊNCIA ECONÓMICA 1-Todas as ciências sociais estudam o consumo porque este constitui um (A) fenómeno económico. (B) Fenómeno sociológico. (C) Fenómeno social. (D) Fenómeno natural.

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA A produção de bens e serviços Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Preços e Mercados Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa 3ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 1.1. Introdução 1.2. Escassez e o problema da escolha desejos > bens económicos Escassez - Conceito

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Contabilidade Nacional Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos

Leia mais

Alguns tipos de Exames com Tópicos de Resposta

Alguns tipos de Exames com Tópicos de Resposta Alguns tipos de Exames com Tópicos de Resposta Grupo I " A Economia observa o crescimento nos países em desenvolvimento e propõe medidas para melhorar o uso eficiente de recursos - Samuelson e Nordhaus.

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 712/13 Págs. Duração

Leia mais

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME:

DOS MAIORES DE 23 ANOS NOME: Notas: Apresente o seu documento de identificação. Coloque o nome em todas as folhas. Leia atentamente cada questão antes de iniciar a sua resposta. Grupo 1 [10 VALORES] Relativamente a cada questão, assinale

Leia mais

Módulo 1 (5 valores)

Módulo 1 (5 valores) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS (Dec.Lei nº 64/2006, de 21 de março) Licenciatura em Gestão de

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2003-2004 24 Janeiro, OGE e GEI Tempo de duração: 2h30m Nome: Nº Turma PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) 1.

Leia mais

Escola Secundária Gama Barros

Escola Secundária Gama Barros Escola Secundária Gama Barros Exame de Economia Prova Modelo do Módulo 2 Ano Lectivo 2009/10 Selecciona a alínea mais adequada. I Parte 1. A actividade económica: a) Engloba o conjunto de actividades realizadas

Leia mais

Economia Florestal. Problemas económicos fundamentais

Economia Florestal. Problemas económicos fundamentais Economia Florestal Problemas económicos fundamentais O que é a economia? É o estudo da forma como as sociedades afectam os recursos escassos para produzirem bens com valor e a forma como os distribuem

Leia mais

VISITA VIRTUAL.

VISITA VIRTUAL. PLANTA DA ESCOLA VISITA VIRTUAL http://www.eseqlx.net/queirosbeta/index.php/eseq-informacoes/multimedia/79-visita-virtual MESTRADO EM ENSINO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA MACROECONOMIA I Licenciaturas: Economia, Gestão 1º A/1º S CADERNO 1 * Princípios de Economia: a

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2002-2003 PARTE I: Teoria do Consumidor (0,5 V) 1. (0,5 V) A análise microeconómica do consumidor permite estudar

Leia mais

ECONOMIA 10º ANO. Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários.

ECONOMIA 10º ANO. Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários. ECONOMIA 10º ANO Os agentes económicos. Fluxos reais e fluxos monetários. O circuito económico como representação das relações entre os agentes económicos A atividade económica é todo o esforço desenvolvido

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS Prova Específica de Economia Nome: BI: Classificação:

Leia mais

A Economia e o problema económico. A Economia no contexto das ciências sociais

A Economia e o problema económico. A Economia no contexto das ciências sociais A Economia no contexto das ciências sociais Realidade social Objeto de estudo das ciências sociais Conjunto dos seres humanos e das relações que resultam da vida em grupo. O estudo da realidade social

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2015 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário º Ano de Escolaridade

Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 Época Especial Ensino Secundário 2018 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Microcrédito e Comércio Justo

Microcrédito e Comércio Justo Microcrédito e Comércio Justo Antiga DIT Antiga DIT A Antiga DIT A Antiga DIT baseava-se no princípio da especialização. Os países do Sul especializavam-se em produtos de baixo valor acrescentado. Quando

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA712/C/11 Págs. Duração

Leia mais

PROVA-MODELO DE EXAME 1

PROVA-MODELO DE EXAME 1 18 ECONOMIA A PROVA-MODELO DE EXAME 1 I As questões que se seguem são de escolha múltipla. Das quatro respostas (A a D), apenas uma está correta. Assinale-a com uma cruz sobre a letra correspondente à

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados Exercícios de exames 1. Na tabela seguinte, estão registados, para cada um dos filmes, A, B, C, D, E, F e G, o custo de produção,

Leia mais

[RESOLUÇÃO] Economia I; 2012/2013 (2º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013

[RESOLUÇÃO] Economia I; 2012/2013 (2º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Economia I; 01/013 (º semestre) Prova da Época Recurso 3 de Julho de 013 [RESOLUÇÃO] Distribuição das respostas correctas às perguntas da Parte A (6 valores) nas suas três variantes: ER A B C P1 P P3 P4

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/1.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/1.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos:

Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: Economia I; 2012/2013; 2º sem. Prova da Época Recurso 3 de Julho de 2013 Antes de iniciar a sua prova tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos (2h 30m).

Leia mais

Município da Samba - Província de Luanda

Município da Samba - Província de Luanda Ficha de Projecto Dezembro/2006 Designação Projecto Integrado para o Desenvolvimento Sociocomunitário na Missão da Corimba - Município da Samba (Província de Luanda) Missão da Corimba - Sede Localização

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 2.ª Fase Ensino Secundário 2019 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho Duração da Prova: 120

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. Exame Final Nacional de Economia A Prova 712 2.ª Fase Ensino Secundário 2019 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho Duração da Prova: 120

Leia mais

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA

CONTRIBUTO E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO À LEI DO CINEMA PELA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CINEMA NOTA PRÉVIA ESTE CONTRIBUTO DA APC É COMPLEMENTAR DO QUE ESTA ASSOCIAÇÃO SUBSCREVEU EM CONJUNTO COM OUTRAS ASSOCIAÇÕES E NÃO SE TRATA DE UMA PROPOSTA DE LEI NOVA MAS SIM UMA ANÁLISE À PROPOSTA DE LEI DA

Leia mais

Licenciatura em GRH Tratamento de informação

Licenciatura em GRH Tratamento de informação Licenciatura em GRH Tratamento de informação 2010-2011 TI-GRH : Exercícios Docente: Margarida Cardoso NÚMEROS ÍNDICES 1. (ex. 4, pág. 298) Considerando a evolução dos efectivos totais da Caixa Geral de

Leia mais

Economia da Educação 2014/2015 Pedro Telhado Pereira Frequência 8/6/2015 (Duração minutos)

Economia da Educação 2014/2015 Pedro Telhado Pereira Frequência 8/6/2015 (Duração minutos) Economia da Educação 2014/2015 Pedro Telhado Pereira Frequência 8/6/2015 (Duração - 120 minutos) Nome: Nº: As respostas devem ser dadas na folha de enunciado I Estudos têm mostrado que a educação pré-primária

Leia mais

PROVA-MODELO DE EXAME 2

PROVA-MODELO DE EXAME 2 Prova-modelo de Exame 191 PROVA-MODELO DE EXAME I As questões que se seguem são de escolha múltipla. Das quatro respostas (A a D), apenas uma está correta. Assinale -a com uma cruz sobre a letra correspondente

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 712/12 Págs. Duração

Leia mais

Tema: Saúde Individual e Comunitária

Tema: Saúde Individual e Comunitária Ficha de Trabalho de Ciências Naturais 9º Ano Tema: Saúde Individual e Comunitária 1- Observa a imagem seguinte: 1.1- Indica porque está a saúde representada por um triângulo? 1.2- Dá 2 exemplos da vida

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º/11.º ou 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 712/12 Págs. Duração

Leia mais

ECONOMIA A PROVA DE EXAME FINAL DE ÂMBITO NACIONAL DE. Data: 31.05.05 Número do Processo: SE.04.05(II)/2005. 11.º Ano de Escolaridade

ECONOMIA A PROVA DE EXAME FINAL DE ÂMBITO NACIONAL DE. Data: 31.05.05 Número do Processo: SE.04.05(II)/2005. 11.º Ano de Escolaridade gabinete de avaliação educacional INFORMAÇÃO N.º 05(II)/05 Data: 31.05.05 Número do Processo: SE.04.05(II)/2005 Para: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspecção Geral de Educação

Leia mais

ª Fase AECVEXE10_04

ª Fase AECVEXE10_04 AECVEXE10_04 20 pontos 15 pontos 15 pontos 10 pontos 20 pontos 20 pontos 15 pontos 15 pontos 10 pontos TOTAL 200 pontos Exame Nacional de Economia A 10.º/11.º Anos, 2007, 2.ª fase in www.gave.min-edu.pt

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA

ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA ISCTE- INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA MICROECONOMIA Exame 2ª Época, 1º Semestre 2012-2013 Tempo de duração: 2h30 Nome: Nº Turma PARTE I: Fundamentos de Economia (2,5) 1. (1,5 v) Na atual conjuntura

Leia mais

Introdução a Economia

Introdução a Economia Introdução a Economia FACULDADE VALÉ DO CRICARÉ 2015/1 Parte 01 1.0 CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS A disciplina Economia, que estamos estudando, se interessa por coisas ditas comuns. No Século XIX,

Leia mais

Avaliação Ciências 6º ano Unidade 7

Avaliação Ciências 6º ano Unidade 7 1. A ilustração abaixo representa um ecossistema. Com relação a esse ecossistema responda: a) O que é um ecossistema? b) Quais são os componentes vivos representados? c) Cite alguns dos elementos não vivos

Leia mais

Economia da Educação 2011/2012 Pedro Telhado Pereira 31 de Maio de 2012 (Duração minutos) (Tópicos de resolução são apresentados exemplos)

Economia da Educação 2011/2012 Pedro Telhado Pereira 31 de Maio de 2012 (Duração minutos) (Tópicos de resolução são apresentados exemplos) Economia da Educação 2011/2012 Pedro Telhado Pereira 1 de Maio de 2012 (Duração - 120 minutos) (Tópicos de resolução são apresentados exemplos) Nome: Nº: As respostas devem ser dadas na folha de enunciado

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/2.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

MICROECONOMIA /ECONOMIA

MICROECONOMIA /ECONOMIA MICROECONOMIA /ECONOMIA 1ª Época, 1º Semestre 2014-2015 Tempo de duração: 2h (avaliação contínua em frequência) 2h30m (avaliação única por exame final) Nome: Nº Turma LEIA CUIDADOSAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES:

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas PROVA 712/12 Págs. Duração da prova: 120

Leia mais

Escola Secundária Fernão de Magalhães

Escola Secundária Fernão de Magalhães Escola Secundária Fernão de Magalhães Teste de Avaliação - Economia A 11º ANO - TURMA A teste nº 03 Nome: Class: Grupo I Relativamente às questões apresentadas, assinale com (X) a resposta correcta. 1.

Leia mais

GRUPO I (Responda em folhas separadas)

GRUPO I (Responda em folhas separadas) LICENCIATURA EM ECONOMIA 2006/2007 CONTABILIDADE II LCE110 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. EXAME FINAL - 4 Julho 2007 Não é permitida a consulta de elementos de estudo,

Leia mais

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS CONTATO PROF. SERGIO A CENTA. DISCIPLINA; ECONOMIA. MICROECONOMIA. MACRO ECONOMIA. Endereço email prof.centa@gmail.com ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS O primeiro deles é o conceito de economia; segundo Tebechirani,

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

Prova de Ingresso Específica de acordo com os artigos 8.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16 de julho.

Prova de Ingresso Específica de acordo com os artigos 8.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16 de julho. Prova de Ingresso Específica de acordo com os artigos 8.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 113/2014 de 16 de julho. Prova de Economia Prova Modelo Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos. 8 Páginas

Leia mais

1) (1 valor) Indique um recurso escasso que você tem que afetar entre estudar ou ir à praia.

1) (1 valor) Indique um recurso escasso que você tem que afetar entre estudar ou ir à praia. Economia da Educação 2011/2012 Pedro Telhado Pereira Frequência 21/4/2012 (Duração - 120 minutos) (Tópicos de resolução. Na resolução são dados exemplos) Nome: Nº: As respostas devem ser dadas na folha

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2016 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico:

Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico: Perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico: 1. Porquê fazer um Acordo Ortográfico? Porque o Português é língua oficial em oito Estados soberanos mas tem duas ortografias, ambas correctas, a de Portugal

Leia mais

Prova Escrita de Economia A

Prova Escrita de Economia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 712/Época Especial 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos.

Leia mais

CAPITULO 1. A Actividade Económica e o Circuito Económico

CAPITULO 1. A Actividade Económica e o Circuito Económico CAPITULO 1 A Actividade Económica e o Circuito Económico Realidade Social e Ciências Sociais Fenómenos sociais e fenómenos económicos A economia como ciência obejcto de estudo A actividade económica e

Leia mais

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores)

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa. MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08. Nome n.º. Grupo I (14 valores) Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa MACROECONOMIA Teste intermédio 11/4/08 Nome n.º Duração: 1 hora e 30 minutos Responda a todas as perguntas no enunciado de exame. Use as costas como folha

Leia mais

Introdução à Economia Sociologia e Relações Internacionais Caderno Prático - I Adelaide Duarte/Marta Simões 2006/2007

Introdução à Economia Sociologia e Relações Internacionais Caderno Prático - I Adelaide Duarte/Marta Simões 2006/2007 Introdução à Economia Sociologia e Relações Internacionais Caderno Prático - I Adelaide Duarte/Marta Simões 2006/2007 Exercícios sobre: I - Conceitos Elementares I - Grupo 1. Suponha a evolução da seguinte

Leia mais

Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos

Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES Seminário Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos Lisboa Vice presidente Conselho Executivo Rui Santos Silva ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2013/2014 (Realizada em 2013)

Leia mais

DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012. Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado

DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012. Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado DIREITO FISCAL 4.º ANO EXAME DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Regente: Prof. Doutora Ana Paula Dourado Colaboradores: Prof.ª Doutora Paula Rosado Pereira, Mestres Gustavo Courinha e João Pateira Ferreira I. Considere

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES»

RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» RESULTADOS RELATIVOS A GONDOMAR INDICADORES DO «CIDADES» INDICADOR TOTAL QUE ASSINALA O ITEM (N) % NO TOTAL DE INQUIRIDOS Os espaços públicos estão limpos? 28 46% Os espaços públicos são agradáveis? 31

Leia mais

Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva. Economia e Mercado

Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva. Economia e Mercado Unidade 1 Aula 3 Profª. Mariana Cristina Silva Economia e Mercado Conceitos Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como: -Aumentos

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia

Prova escrita de conhecimentos específicos de Economia Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2018 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

Componente Específica de Economia

Componente Específica de Economia PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Licenciaturas em Gestão, Gestão Hoteleira e Marketing

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto)

EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto) EXERCICIOS SOBRE: TEORIA DO PRODUTOR VIII Teoria da produção (analise em período curto) Exercício Nº 1 Defina e caracterize os seguintes conceitos: a) Função produção É uma relação técnica entre os factores

Leia mais

MACROECONOMIA I. Licenciatura em Economia 2005/2006. Exame - 11 Janeiro Normas e Indicações:

MACROECONOMIA I. Licenciatura em Economia 2005/2006. Exame - 11 Janeiro Normas e Indicações: MACROECONOMIA I LEC201 Licenciatura em Economia 2005/2006 Exame - 11 Janeiro 2006 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos, antecedidos de 15 minutos para leitura do enunciado.

Leia mais

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade

Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade RESUMINDO: Escassez: problema econômico central de QUALQUER sociedade Necessidades humanas ilimitadas X Recursos produtivos escassos escassez escolha o que e quanto produzir como produzir para quem produzir

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1594/XIII/3ª LIMITAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1594/XIII/3ª LIMITAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1594/XIII/3ª LIMITAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS A defesa do consumo e da produção alimentar local é uma máxima ecologista que nos orienta para uma sociedade onde

Leia mais

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO Notas: Nas respostas deve fazer sempre referência à legislação aplicável, indicando, se for caso disso, os pressupostos que entenda necessários I

Leia mais

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos CAPITULO 6 Rendimentos e repartição dos rendimentos A actividade produtiva e a formação de rendimentos A repartição funcional dos rendimentos A repartição pessoal dos rendimentos A redistribuição dos rendimentos

Leia mais

Necessidades. Conceito e classificação

Necessidades. Conceito e classificação Necessidades Conceito e classificação Conceito de necessidade Uma necessidade resulta sempre ou de uma sensação desagradável ou de um estado em que se pretende manter ou aumentar uma sensação agradável.

Leia mais

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos.

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos. Escassez e Curvas de Produção Como visto anteriormente, a economia é uma ciência social uma vez que objetiva atender às necessidade humanas: como o indivíduo e a sociedade utilizam os recursos, na produção

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓICA PORTUGUESA aculdade de Ciências Económicas e Empresariais Microeconomia icenciatura em Administração e Gestão de Empresas de Novembro de 000 ernando Branco º Teste Gabinete 50 O eame

Leia mais

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens.

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens. 1) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão bom pra burro é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. a) Qual é essa representação? Ela é adequada? Justifique. b) Explique como

Leia mais

Tipo de Prova: Frequência / Exame Data de realização: 7 de Janeiro de 2013 Duração: 2 horas. Selecione o tipo de prova que realiza: Frequência.

Tipo de Prova: Frequência / Exame Data de realização: 7 de Janeiro de 2013 Duração: 2 horas. Selecione o tipo de prova que realiza: Frequência. CONTABILIDADE FINANCEIRA I Tipo de Prova: Frequência / Exame Data de realização: 7 de Janeiro de 2013 Duração: 2 horas NOME (completo) Nº de aluno(a) Turma Docente Nº da Prova Classificação Selecione o

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2007-2013

Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2007-2013 Programa de para a Região Autónoma dos Açores 2007-2013 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 2007-2013 CCI: 2007PT06RPO001 Terceira Alteração Junho 2010 ESTADO MEMBRO Portugal

Leia mais

Nº Nome: Relação de aspecto é o quociente entre a altura e a largura de uma janela ou um viewport.

Nº Nome: Relação de aspecto é o quociente entre a altura e a largura de uma janela ou um viewport. 1º Teste Computação Gráfica LEIC/LERCI/LCI Prof. João Brisson Lopes Eng. Carlos Martinho 8 de Abril de 26 Nº Nome: Antes de começar: Identifique todas as folhas com o seu número. Responda às questões seguintes

Leia mais

a crescer com os nossos clientes QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE O MERCADO PROCURA?

a crescer com os nossos clientes QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE O MERCADO PROCURA? a crescer com os nossos clientes QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE O MERCADO PROCURA? FÓRUMDERECRUTAMENTOEEMPREGABILIDADE UniversidadeLusíadadeVilaNovadeFamalicão/2006 PORTUGAL / 2006 Trabalhadores com

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico

Novo Programa de Português do Ensino Básico Etapa 4 Agora, que já foste introduzido no fascinante mundo das viagens marítimas e quase estiveste a bordo do Navio-Escola Sagres, vais conhecer melhor as aventuras dos portugueses na época dos Descobrimentos.

Leia mais

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo

INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo INSS Economia Conceitos Básicos Fabio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Economia Conceitos Básicos CONCEITOS BÁSICOS Etimologicamente, a palavra economia

Leia mais

2.ª Chamada de Gestão da Informação

2.ª Chamada de Gestão da Informação Classificação I II III IV V NOME: Prova cotada para 20,00 valores Exame Teste A 2.ª Chamada de N.º: Declaro que desisto. GRUPO I Tempo máximo recomendado: 20 minutos; Cotação: 2,0 valores (10 x 0,2 valores)

Leia mais

!"# $% A pressão para o Estado mínimo e direitos mínimos estão a marcar, na Europa e em Portugal, os caminhos sobre o futuro do modelo social.

!# $% A pressão para o Estado mínimo e direitos mínimos estão a marcar, na Europa e em Portugal, os caminhos sobre o futuro do modelo social. Grupo Parlamentar!"# $% O sistema público de segurança social, universal e solidário, está a ser fortemente questionado, pelas condições da intensa globalização neoliberal, das transformações operadas

Leia mais

Definições: Material 1. Problema Econômico Fundamental

Definições: Material 1. Problema Econômico Fundamental Material 1 Microeconomia Gilmar Ferreira Abril 2010 Escassez Eficiência produtiva e alocativa Curva de possibilidades de produção Eficiência (ótimo) de Pareto Custo de oportunidade Racionalidade econômica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 8 Compromisso Cidadão/Estado Tema Liberdade e OBJECTIVO: Reconhecer as responsabilidades inerentes à Liberdade pessoal em democracia A palavra cidadão começou por significar habitante de uma cidade.

Leia mais

Actividades Económicas. A Agricultura. Trabalho realizado por: Ana Marques nº4 9ºA Ana Vitorino nº3 9ºA Patrícia Nunes nº 19 9º A

Actividades Económicas. A Agricultura. Trabalho realizado por: Ana Marques nº4 9ºA Ana Vitorino nº3 9ºA Patrícia Nunes nº 19 9º A Actividades Económicas A Agricultura Trabalho realizado por: Ana Marques nº4 9ºA Ana Vitorino nº3 9ºA Patrícia Nunes nº 19 9º A Sumário: O que é a Agricultura; Agricultura Tradicional; Evolução da Agricultura

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 7 ano Recuperação de Geografia Roteiro 7 ano A SOLUÇÃO NÃO É CONCENTRAR, É DIVIDIR. Divida bem o seu tempo e aproveite o tempo que estiver livre. LOCAL DE ESTUDO Escolha um local que tenha o menor número possível

Leia mais

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1 INTRODUÇÃO A ECONOMIA espartanos.economia@gmail.com AULA 1 Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro/ Francisco Carlos B. dos Santos Adaptado por: Andréa de Souza, MS.c 1 A concepção A economia

Leia mais

Prova Escrita de Economia A VERSÃO º e 11.º Anos de Escolaridade. Prova 712/2.ª Fase. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Prova Escrita de Economia A VERSÃO º e 11.º Anos de Escolaridade. Prova 712/2.ª Fase. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Escrita de Economia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 712/2.ª Fase 11 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

ECONOMIA SOCIAL ano lectivo

ECONOMIA SOCIAL ano lectivo ECONOMIA SOCIAL ano lectivo 2008 2009 2º ano da Licenciatura em Sociologia Código da disciplina: 4504N4 Equipa docente: Marieta Valente mvalente@eeg.uminho.pt (Gab 2.33 da EEG) Horário de atendimento:

Leia mais

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano:

A Pegada de Carbono do Vinho Alentejano: : Exemplo de valorização da sustentabilidade Colóquio A Sustentabilidade do setor vitivínicola: Que desafios? @ Lisboa Instituto da Vinha e do Vinho 31-01-2012 bcaldeira@consulai.com TEMAS A ABORDAR ENQUADRAMENTO

Leia mais