ÍNDICES MÉDIOS DE CONSUMO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM CONCRETO ARMADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICES MÉDIOS DE CONSUMO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM CONCRETO ARMADO"

Transcrição

1 ÍNDICES MÉDIOS DE CONSUMO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM CONCRETO ARMADO Disciplina: TCC-Monografia Orientador: Gilberto Carbonari Discente : Edson de Souza Turma : 2000 Londrina, 20 Novembro de 2003

2 PREFÁCIO Esta pesquisa fundamenta-se em experiências de profissionais da área de estruturas, porém, não houve condições de obter parâmetros médios dos índices de consumo de cada escritório, ficando esta revisão baseada apenas no sistema de indicadores de qualidade e produtividade para a construção civil: manual de utilização. Os indicadores que comporão este sistema de dados serão selecionados a partir de uma pesquisa em escritório de projeto estrutural, para tanto, servirão apenas residências com os mesmos sistemas estruturais, conforme será descrito mais adiante. Baseado na experiência e em relatos de engenheiros da área de projetos foi possível observar que o cliente tem sempre a necessidade de saber um valor aproximado com relação a custos de projetos e consumo de materiais. Este trabalho está motivado por esta necessidade demonstrada pelos clientes, em saber qual o custo estimado da sua estrutura e sua execução (área de forma, volume de concreto e quantitativo de aço), o que segundo os autores do sistema de indicadores de qualidade e produtividade para a construção civil: manual de utilização, a estrutura é responsável por 21% do custo da construção. Para tal, faz-se necessário o levantamento dos Índices Médios de Consumo para Elaboração de Projetos em Concreto Armado, IMCEPCA. Outra finalidade também é nortear o profissional de forma a conduzi-lo a um melhor lançamento da estrutura, pretendendo-se que os valores dos índices encontrados na estrutural final, sejam próximos aos que serão obtidos deste trabalho, com conseqüente economia para os clientes com relação a custos de materiais. Esta pesquisa será baseada em estudos de casos, tratando-se desta forma, um trabalho pioneiro e sem qualquer bibliografia específica precedente encontrada.

3 OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é o levantamento dos Índices Médios de Consumo para Elaboração de Projetos em Concreto Armado, IMCEPCA. O objetivo será a tentativa de fornecer um valor muito aproximado do que será utilizado na construção da estrutura, apesar de não ser um valor exato, pois outros fatores que influenciam diretamente no processo construção, como o fator humano, por exemplo, não é levado em consideração (pois mesmo que quiséssemos obter um valor exato não seria possível devido à enorme gama de combinações de todos os fatores envolvidos no processo). Paralelo a este estudo, será possível que os profissionais da área possam fazer uma melhor avaliação técnica da estrutura esboçada, identificando quais as possíveis causas e justificativas, caso os valores diferenciem muito das que serão apresentadas, com uma conseqüente economia e racionalização com relação a utilização dos materiais. Será de grande ajuda para os clientes, que poderão obter a noção do custo em função do consumo, com uma conseqüente economia e racionalização com relação a utilização dos materiais. Esta pesquisa possuirá dois índices que serão representados através de curvas, conforme definidos abaixo: a) Índice Geral: Obter índices médios de consumo para elaboração de projetos em concreto armado em função da metragem das obras: i) Determinar índices que relacionem volume de concreto/área da obra; ii) Determinar índices que relacionem área de aço/área de obra; iii) Determinar índices que relacionem área de forma/área de obra; b) Índices Específicos: Obter índices médios de consumo por peças estruturais, estes são para uso técnico: i) Determinar índices que relacionem área de aço/volume de concreto; ii) Determinar índices que relacionem área de forma/volume de concreto.

4 PROCEDIMENTO: Determinação dos Indicadores: Relação entre o peso de aço e a área construída: Este indicador tem como objetivo detectar o super-dimensionamento da armadura de concreto armado ou a má distribuição de cargas no projeto arquitetônico, também pode ser utilizado para gerar informações para estimativas de custo. Quanto menor for o resultado do indicador, maior o grau de otimização do projeto. Entretanto, é necessário analisar-se o tipo de estrutura utilizada, a modulação estrutural proposta, a carga resultante de elementos de vedação vertical utilizados, entre outros fatores, que podem exercer influências sobre a quantidade de aço necessária a estrutura. Roteiro para o cálculo: Fórmula: I aço /I Areal Variáveis: Peso do (P aço ): peso da armadura, obtido no projeto estrutural, não inclui a armadura das fundações. Área real global(a real ): área de toda edificação, obtida segundo os critérios da NBR Periodicidade: calculado por projeto construído.

5 Relação entre o volume de concreto e a área construída: Este indicador tem como objetivo detectar o super-dimensionamento das lajes, vigas e pilares quanto ao volume de concreto, ou a má distribuição de cargas no projeto arquitetônico. É calculado e analisado pelo projetista estrutural, que pode propor reformulações de projeto, também pode ser utilizado para gerar informações para estimativas de custo. Quanto menor for o resultado do indicador, maior o grau de otimização do projeto. Entretanto, é necessário analisar-se o tipo de estrutura utilizada, a modulação estrutural proposta, a carga resultante de elementos de vedação vertical utilizados, entre outros fatores, que podem exercer influências sobre o volume de concreto necessário. Roteiro para o cálculo: Fórmula: I conc /I Areal Variáveis: Volume de concreto(i conc ): volume de concreto, obtido no projeto estrutural, não inclui as fundações. Área real global(a real ): área de toda edificação, obtida segundo os critérios da NBR Periodicidade: calculado por projeto construído.

6 Relação entre a área de fôrmas e a área construída: Este indicador mede a racionalidade da escolha do sistema estrutural e do dimensionamento da estrutura quanto a área de fôrmas, também pode ser utilizado para gerar informações para estimativas de custo. Quanto menor for o resultado do indicador, maior o grau de otimização do projeto. Entretanto, é necessário analisar-se o tipo de estrutura utilizada, a modulação estrutural proposta, entre outros fatores, que podem exercer influências sobre a área de fôrmas necessária. Roteiro para o cálculo: Fórmula: I AF /I Areal Variáveis: Área das formas(i AF ): área das formas, medida no projeto estrutural pela face de contato com as peças de concreto armado, não inclui as fôrmas das fundações. Área real global(a real ): área de toda edificação, obtida segundo os critérios da NBR Periodicidade: calculado por projeto construído.

7 Relação entre a área de fôrmas e o volume de concreto: Este indicador mede a racionalidade da escolha do sistema estrutural e do dimensionamento da estrutura quanto a área de fôrmas, também pode ser utilizado para gerar informações para estimativas de custo. Quanto menor for o resultado do indicador, maior o grau de otimização do projeto. Entretanto, é necessário analisar-se o tipo de estrutura utilizada, a modulação estrutural proposta, entre outros fatores, que podem exercer influências sobre a área de fôrmas necessária. Roteiro para o cálculo: Fórmula: I AF /I conc Variáveis: Área das formas(i AF ): área das formas, medida no projeto estrutural pela face de contato com as peças de concreto armado, não inclui as fôrmas das fundações. Volume de concreto(i conc ): volume de concreto, obtido no projeto estrutural, não inclui as fundações. Periodicidade: calculado por projeto construído.

8 Relação entre a área de aço e o volume de concreto: Este indicador mede a racionalidade da escolha do sistema estrutural e do dimensionamento da estrutura quanto a área de fôrmas, também pode ser utilizado para gerar informações para estimativas de custo. Quanto menor for o resultado do indicador, maior o grau de otimização do projeto. Entretanto, é necessário analisar-se o tipo de estrutura utilizada, a modulação estrutural proposta, entre outros fatores, que podem exercer influências sobre a área de fôrmas necessária. Roteiro para o cálculo: Fórmula: I aço /I conc Variáveis: Peso do (P aço ): peso da armadura, obtido no projeto estrutural, não inclui a armadura das fundações. Volume de concreto(i conc ): volume de concreto, obtido no projeto estrutural, não inclui as fundações. Periodicidade: calculado por projeto construído.

9 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A determinação dos Índices Médios de Consumo para Elaboração de Projetos em Concreto Armado, IMCEPCA, é baseado em estudos de casos, para tanto, foram selecionados um total de 10 residências, com as mesmas características abaixo relacionadas: Resistência característica do concreto, fck, de 15MPa; Vãos entre apoios da ordem de l 5,50m; Dois pavimentos; Pé-direito com h 2,90m; Estruturadas em lajes pré-moldadas; Paredes de alvenaria de tijolos; CA50A e CA60B; Outro fator relevante neste estudo de casos é que todas as residências foram projetadas pelo mesmo Engenheiro Estrutural. Não são consideradas as fundações para a determinação do IMCEPCA, pois o tipo de solução adotada para a fundação leva em consideração outros itens que fogem ao escopo deste estudo. Outra consideração a ser observada é que no sistema de indicadores de qualidade e produtividade para a construção civil: manual de utilização, os autores não consideram também as vigas baldrames no cálculo dos índices específicos, mas conforme discutido em Banca Parcial fica decidido que para este estudo de casos, serão adotados os índices levantados referentes às vigas baldrames e estes terão efeito para a determinação dos Índices Médios de Consumo para Elaboração de Projetos em Concreto Armado, IMCEPCA. Os índices indicados abaixo de cada caso correspondem aos índices totais dos projetos. Para determinação dos índices e posterior análise, serão considerados os índices sem as respectivas peças estruturais, conforme indicado no procedimento para determinação dos índices específicos. Para melhor visualização, serão apresentadas novas planilhas que conterão apenas os índices que serão utilizados, após a caracterização das residências.

10 CARACTERIZAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS: Caso 01: O terreno possui pequena declividade até o fundo do terreno, porém não se faz necessário o uso de muro de arrimo. O tipo de fundação utilizado é de estacas, com altura de blocos variando entre 35cm e 45cm, mas estes não são considerados para o cálculo dos IMCEPCA. Apesar de a declividade do terreno ser baixa, em alguns pontos da obra, devido ao corte do terreno, algumas das vigas baldrames tiveram suas alturas estimadas em função do desnível gerado pelo corte, ocasionando vigas com alturas de 75cm, embora as demais vigas tenham sido executadas com 30cm. A residência é estruturada em laje pré-moldada, com altura h=11cm e capa de 4cm, possuindo os beirais em laje maciça. A residência possui escada em concreto armado, no entanto, para efeito do IMCEPCA, as lajes maciças e a escada não são consideradas. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,25m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 39,57 5,53 480,00 0,00 86,799 0,000 7,156 Vigas Baldrame 88,62 6,60 536,00 118,00 81,212 17,879 13,427 Escadas 11,25 1,31 43,66 3,36 33,328 2,565 8,588 Pilares 156,41 6,31 961,00 268,00 152,298 42,472 24,788 Lajes Maciças 64,99 6,77 570,34 192,64 84,245 28,455 9,600 Vigas sup. e cob. 253,80 13,47 876,00 281,00 65,033 20,861 18,842 Somatória 614,64 39, ,00 863,00 Área (m2) 221,05 If=Af/área 2,78 Ic=Vol.conc/area 0,18 Ia=/Area (CA 50) 15,68 Ia=/Area (CA 60) 3,90

11 Caso 02: Neste projeto, a declividade do terreno é grande, aproximadamente de 3,15m, no entanto, o arrimo é realizado com o auxílio da própria estrutura da residência, não caracterizado uma obra de contenção à parte, que caso contrário, deveria fazer parte do IMCEPCA. O tipo de fundação adotada foi de sapatas, com altura entre 30cm e 45cm, que não estão consideradas nos IMCEPCA, bem como os quantitativos levantados dos colarinhos. A residência é estruturada em lajes pré-moldada, com h=11cm e h=15cm, com capas de 4cm e 5cm, respectivamente. Nesta residência a escada é de concreto armado, alguns pilares sofrem redução de dimensão. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,52m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 42,68 6,04 541,68 0,00 89,682 0,000 7,066 Vigas Baldrame 115,74 7,61 389,00 124,00 51,117 16,294 15,209 Escadas 13,76 1,10 289,32 11,00 263,019 10,000 12,509 Pilares 169,49 7,09 936,00 278,00 132,017 39,210 23,906 Vigas sup. e cob. 252,44 13,87 990,00 286,00 71,377 20,620 18,200 Somatória 594,11 35, ,00 699,00 Área (m2) 230,89 If=Af/área 2,57 Ic=Vol.conc/area 0,15 Ia=/Area (CA 50) 13,63 Ia=/Area (CA 60) 3,03

12 Caso 03: Nesta obra, o terreno não possui qualquer desnível. A fundação de estacas possui blocos com alturas de 35cm e 40cm. Também estrutura em laje pré-moldada, com h=11cm com capa de 4cm e apenas uma laje de h=15cm com capa de 5cm. Possui ainda lajes maciças nas floreiras que circunda quase toda residência em seu pav. superior. Nesta residência a escada é de concreto armado com três lances tipo U, alguns pilares sofrem redução de dimensão, mas a maioria segue até o próximo pavimento (cobertura). Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=4,50m. Discriminação Af Vc Af/Vc CA50 CA60 (CA50A)/Vc (CA60A)/Vc (1/m) Sapatas 55,46 9,89 349,24 2,43 35,313 0,246 5,608 Colarinho 32,52 1,31 Vigas Baldrame 79,36 5,31 304,00 123,00 57,250 23,164 14,945 Escadas 14,36 1,35 74,76 9,57 55,376 7,090 10,637 Pilares 168,84 6, ,65 319,64 163,004 47,425 25,050 Lajes Maciças 6,90 0,71 39,14 4,36 55,120 6,139 9,718 Vigas sup. e cob. 287,13 15, ,00 423,00 71,484 27,539 18,693 Somatória 644,57 40, ,78 882,00 Área (m2) 247,02 If=Af/área 2,61 Ic=Vol.conc/area 0,16 Ia=/Area (CA 50) 12,00 Ia=/Area (CA 60) 3,57

13 Caso 04: Neste caso ocorre um desnível no perfil do terreno de 53cm, causado pôr uma pequena declividade, no entanto, não se faz necessário a utilização de muro de arrimo, pois foi possível contornar a situação com uma viga baldrame mais alta que as demais. A fundação utilizada é de estacas e os blocos possuem alturas que variam de h=35cm para 01 estaca e h=40cm para os demais blocos. Esta residência é estruturada em laje pré-moldada, com h=11cm e apenas uma com h=15cm, possuindo capa de 4cm e 5cm, respectivamente. Possui ainda, uma grande extensão de laje maciça que compõe o quadro de beiral que circunda toda a casa, com alguns desníveis. Excetuando-se dois pilares, nenhum outro sofre redução, porém, apenas metade dos pilares chega até a cobertura. Há algumas lajes com paredes apoiadas sobre as mesmas. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,35m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 34,49 4,50 321,00 0,00 71,333 0,000 7,664 Vigas Baldrame 90,95 5,74 276,00 139,00 48,084 24,216 15,845 Escadas 14,34 1,07 79,00 8,00 73,832 7,477 13,402 Pilares 136,01 5,49 735,12 215,45 133,902 39,244 24,774 Lajes Maciças 35,40 2,14 244,88 151,52 114,430 70,805 16,542 Vigas sup. e cob. 227,76 12,43 677,00 249,00 54,465 20,032 18,323 Somatória 538,95 31, ,00 762,97 Área (m2) 248,00 If=Af/área 2,17 Ic=Vol.conc/area 0,13 Ia=/Area (CA 50) 9,41 Ia=/Area (CA 60) 3,08

14 Caso 05: Há um desnível de 20cm no perfil do terreno e a solução é semelhante ao caso anterior, ou seja, com uma viga baldrame maior foi possível resolver este problema. A fundação é de estacas e possui blocos com alturas variando entre 35cm e 45cm. Nesta residência a opção foi por uma escada metálica, no entanto, há certo destaque para o grande número de pérgolas como fachada da residência, além de um enorme comprimento de beiral, plano e inclinado, todo em concreto armado. A residência é toda estruturada em laje pré-moldada, h=11cm e capa de 4cm, a maioria rebaixada devido ao grande número de área molhada. Poucos pilares morrem no pav. superior, há pilares circulares e muitos pilaretes que nascem na cobertura para sustentar as vigas curvas a algumas lajes maciças em balanço. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,10m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 41,99 5,54 392,86 0,00 70,913 0,000 7,579 Vigas 99,24 6,06 432,00 160,00 71,287 26,403 16,376 Baldrame Escadas 10,08 1,19 57,14 3,00 48,018 2,521 8,471 Pilares 136,60 5, ,25 330,51 212,407 60,979 25,203 Lajes Maciças 69,19 6,92 278,75 150,49 40,282 21,747 9,999 Vigas sup. e cob. 161,52 11,85 736,00 270,00 62,110 22,785 13,630 Somatória 518,62 36, ,00 914,00 Área (m2) 250,34 If=Af/área 2,07 Ic=Vol.conc/area 0,15 Ia=/Area (CA 50) 12,18 Ia=/Area (CA 60) 3,65

15 Caso 06: O desnível total do terreno nesta residência é de 2,50m da frente do terreno até o fundo, no entanto, a residência possui dois níveis de baldrame. Com o aterro realizado, o desnível dentro da residência passou a ser de apenas 1,55m, o qual foi arrimado com o próprio quadro de vigas do baldrame; a fundação desta obra é de estacas, a altura dos blocos varia de h=35cm ou h=40cm. A residência é toda estruturada em laje pré-moldada, todas de altura h=11cm e capa de 4cm. Possui beirais em lajes maciças, com alturas h=8cm inclinados, bem como algumas lajes pré-moldadas inclinadas também. Dos pilares que chegam até a cobertura, a maioria são pilaretes nascidos no pav. superior, devido à complexidade do projeto arquitetônico em deixar passar pilares ao longo de toda a altura; aqui a caixa d água é totalmente apoiada diretamente na laje da cobertura, aumento desta forma a sobrecarga da laje pré-moldada que sustenta a caixa, desprezando-se desta forma o uso do barrilete, nesta residência a escada é de concreto armado. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,90m, fugindo um pouco das características padrões pré-estabelecidas, como se trata de uma viga situada na entrada da garagem, pouco se pode fazer para resolver a questão, porém, este não será um fator que possa distorcer a análise ou prejudicar a elaboração dos índices. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 29,47 3,67 286,86 0,00 78,163 0,000 8,030 Vigas Baldrame 85,05 5,13 386,00 143,00 75,244 27,875 16,579 Escadas 14,21 1,37 93,14 6,00 67,986 4,380 10,372 Pilares 113,19 4,46 743,31 191,75 166,662 42,994 25,379 Lajes Maciças 75,40 7,59 353,69 352,25 46,599 46,409 9,934 Vigas sup. e cob. 191,18 9,93 808,00 229,00 81,370 23,061 19,253 Somatória 508,50 32, ,00 922,00 Área (m2) 251,10 If=Af/área 2,03 Ic=Vol.conc/area 0,13 Ia=/Area (CA 50) 10,64 Ia=/Area (CA 60) 3,67

16 Caso 07: Nesta obra, o desnível encontrado é muito suave que se pode considerar que o terreno não possui qualquer desnível. A fundação de estacas possui blocos com alturas de entre h=35cm e h=40cm. Esta residência também é estruturada em laje pré-moldada, com h=11cm com capa de 4cm, os beirais são em lajes maciças inclinadas com h=10cm e apenas uma laje treliçada de h=16cm inclinada, com capa de 5cm, situada na cobertura. A escada é de concreto armado com três lances tipo U, a maior parte dos pilares seguem com as mesmas dimensões desde o baldrame até a cobertura. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,65m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 23,90 3,46 248,65 0,00 71,865 0,000 6,908 Vigas Baldrame 34,09 2,39 143,00 68,00 59,833 28,452 14,264 Escadas 12,15 1,18 72,71 8,22 61,620 6,969 10,297 Pilares 78,82 3,34 390,35 147,00 116,870 44,012 23,599 Lajes Maciças 23,40 2,11 204,29 43,78 96,819 20,747 11,090 Vigas sup. e cob. 85,06 5,76 354,00 120,00 61,458 20,833 14,767 Somatória 257,42 18, ,00 387,00 Área (m2) 191,44 If=Af/área 1,34 Ic=Vol.conc/area 0,10 Ia=/Area (CA 50) 7,38 Ia=/Area (CA 60) 2,02

17 Caso 08: Neste caso ocorre um desnível no perfil do terreno de 90cm, causado por uma declividade, no entanto, não se faz necessário a utilização de muro de arrimo, pois foi possível contornar a situação com a utilização de duas vigas baldrames. A fundação utilizada é de estacas e os blocos possuem alturas de h=35cm e h=40cm. Esta residência é toda estruturada em laje pré-moldada, com h=11cm e capa de 4cm, algumas lajes possuem paredes apoiadas sobre laje, o que aumenta sua sobrecarga. Na cobertura há uma laje treliçada de h=16cm e capa de 5cm, as demais lajes são todas pré-moldadas com h=11cm e capa de 4cm. Possui ainda, a ocorrência de vigas-cintas inclinadas para o fechamento dos oitões do telhado e todos os pilares chegam até a cobertura. Aqui a caixa d água é totalmente apoiada diretamente na laje da cobertura, aumento desta forma a sobrecarga da laje pré-moldada que sustenta a caixa, desprezando-se desta forma o uso do barrilete. Nesta residência a escada é de concreto armado, porém do tipo plissada (dentada), as vigas tem largura de 15cm. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,68m, fugindo um pouco das características padrões pré-estabelecidas, é válido ressaltar que este não será um fator que possa distorcer a análise ou prejudicar a elaboração dos índices. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 43,88 6,03 543,77 0,00 90,178 0,000 7,277 Vigas Baldrame 72,12 4,33 290,00 112,00 66,975 25,866 16,656 Escadas 13,38 1,61 74,78 4,00 46,445 2,484 8,311 Pilares 199,93 8, ,89 345,97 283,060 41,533 24,001 Lajes Maciças 62,70 6,34 505,11 163,03 79,670 25,715 9,890 Vigas sup. e cob. 301,12 15, ,00 358,00 72,513 22,832 19,204 Somatória 693,13 42, ,55 983,00 Área (m2) 270,72 If=Af/área 2,56 Ic=Vol.conc/area 0,16 Ia=/Area (CA 50) 18,13 Ia=/Area (CA 60) 3,63

18 Caso 09: Terreno com aclive de 10cm e sem muro de arrimo. A fundação é de estacas e possui blocos com alturas variando entre 35cm e 45cm. A residência é toda estruturada em laje pré-moldada, h=11cm e capa de 4cm, com beirais em lajes maciças de h=10cm inclinadas, algumas lajes possuem paredes apoiadas sobre laje, o que aumenta sua sobrecarga. Na cobertura há uma laje pré-moldada de h=15cm e capa de 5cm inclinada, sendo as demais lajes todas pré-moldadas com h=11cm e capa de 4cm. A escada é de concreto armado com três lances tipo U, com patamares curvos nos cantos, a maior parte dos pilares seguem com as mesmas dimensões desde o baldrame até a cobertura. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água, com cobertura de policarbonato e vigas de concreto curvas, situado a uma altura total de 11,52m. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=5,64m. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 38,44 5,03 439,43 0,00 87,362 0,000 7,642 Vigas Baldrame 69,29 4,46 227,00 112,00 50,897 25,112 15,536 Escadas 10,53 1,12 68,57 6,00 61,222 5,357 9,402 Pilares 162,53 7, ,56 254,89 144,245 35,401 22,574 Lajes Maciças 56,51 5,36 562,65 54,11 104,972 10,096 10,543 Vigas sup. e cob. 274,14 16, ,00 347,00 72,064 21,446 16,943 Somatória 611,44 39, ,22 774,00 Área (m2) 271,50 If=Af/área 2,25 Ic=Vol.conc/area 0,14 Ia=/Area (CA 50) 12,90 Ia=/Area (CA 60) 2,85

19 Caso 10: Nesta obra, o terreno não possui qualquer desnível. A fundação de estacas possui blocos com alturas de 35cm e 40cm. Também estrutura em laje pré-moldada, com h=11cm com capa de 4cm e não possui lajes maciças. A escada é do tipo espiral em estrutura metálica, poucos pilares chegam a cobertura, por haver pouca área de utilização. Ocorre também a presença de barrilete para a sustentação da caixa d água. O maior vão encontrado nesta residência é da ordem de l=4,55m. Faz-se aqui uma observação curiosa, pois das 10 residências que estão sendo avaliadas nesta pesquisa, apenas 4 delas não possuem beirais em lajes maciças, mas se levarmos em conta um número maior, ficará bem caracterizado o uso comumente deste tipo de detalhe construtivo na região. Discriminação Af Vc CA50 CA60 CA50/Vc CA60/Vc Af/Vc (1/m) Blocos 45,87 6,17 565,00 0,00 91,572 0,000 7,434 Vigas Baldrame 67,04 4,08 299,00 103,00 73,284 25,245 16,431 Pilares 197,25 8, ,49 326,40 170,478 39,090 23,623 Lajes Maciças 96,74 9,67 524,51 262,60 54,241 27,156 10,004 Vigas pav. 240,70 12, ,00 279,00 103,798 21,628 18,659 superior Vigas cobertura 184,86 9, ,00 173,00 103,655 17,563 18,768 Somatória 832,46 51, , ,00 Área (m2) 296,55 If=Af/área 2,81 Ic=Vol.conc/area 0,17 Ia=/Area (CA 50) 17,44 Ia=/Area (CA 60) 3,86

20 Planilhas para elaboração dos Índices: A determinação dos Índices possuirá a seguinte legenda: a) Ia : índice de aço total pela área construída; b) Ic : índice de volume de concreto total pela área construída; c) If : índice de área de forma total pela área construída; d) Iavb : índice de aço de viga baldrame pelo seu volume de concreto; e) Iapil : índice de aço de pilar pelo seu volume de concreto; f) Iavig : índice de aço de vigas do pav. superior e cobertura pelo seu volume de concreto; g) Ifvb : índice de área de forma de viga baldrame pelo seu volume de concreto; h) Ifpil : índice de área de forma de pilar pelo seu volume de concreto; i) Ifvig : índice de área de forma de vigas do pav. superior e cobertura pelo seu volume de concreto; Os índices indicados em d, e, f, g, h, i, serão obtidos diretamente da planilha, associando-se a coluna do índice (Ia) com a respectiva linha do elemento estrutural (vb, pil, vig), conforme representado no exemplo abaixo. Exemplo: Discriminação Af Vc CA50 CA60 Ia CA50 Ia CA60 If (1/m) Vigas Baldrame 81,25 5,69 356,00 153,00 62,57 26,89 14,28 Pilares 122,85 5,31 714,97 201,00 134,65 37,85 23,14 Vigas sup. e cob. 171,81 10,32 583,00 174,00 56,49 16,86 16,65 Somatória 375,91 21, ,97 528,00 Área 264,07 Índices gerais: Ia CA50 = 6,26 kg/m 2 Ia CA60 =2,00 kg/m 2 Ic=0,08m If=1,42 Índices específicos: Iavb CA50 = 62,57 kg/m 3 Iavb CA60 =26,89 kg/m 3 Ifvb=14,28/m Iapil CA50 = 134,65 kg/m 3 Iapil CA60 =37,85 kg/m 3 Ifpil=23,14/m Iavig CA50 = 56,49 kg/m 3 Iavig CA60 =16,86 kg/m 3 Ifvig=16,65/m

21 Caso 01: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 88,62 6,60 536,00 118,00 81,21 17,88 13,43 Pilares 156,41 6,31 961,00 268,00 152,30 42,47 24,79 Vigas sup. e cob. 253,80 13,47 876,00 281,00 65,03 20,86 18,84 Somatória 498,83 26, ,00 667,00 Área 221,05 If= 2,26 Ic= 0,12 Ia(CA 50)= 10,74 Ia(CA 60)= 3,02 Caso 02: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 115,74 7,61 389,00 124,00 51,12 16,29 15,21 Pilares 169,49 7,09 936,00 278,00 132,02 39,21 23,91 Vigas sup. e cob. 252,44 13,87 990,00 286,00 71,38 20,62 18,20 Somatória 537,67 28, ,00 688,00 Área 230,89 If= 2,33 Ic= 0,12 Ia(CA 50)= 10,03 Ia(CA 60)= 2,98

22 Caso 03: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 79,36 5,31 304,00 123,00 57,25 23,16 14,95 Pilares 168,84 6, ,65 319,64 163,00 47,42 25,05 Vigas sup. e cob. 287,13 15, ,00 423,00 71,48 27,54 18,69 Somatória 535,33 27, ,65 865,64 Área 247,02 If= 2,17 Ic= 0,11 Ia(CA 50)= 10,12 Ia(CA 60)= 3,50 Caso 04: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 90,95 5,74 276,00 139,00 48,08 24,22 15,84 Pilares 136,01 5,49 735,12 215,45 133,90 39,24 24,77 Vigas sup. e cob. 227,76 12,43 677,00 249,00 54,47 20,03 18,32 Somatória 454,72 23, ,12 603,45 Área 248,00 If= 1,83 Ic= 0,10 Ia(CA 50)= 6,81 Ia(CA 60)= 2,43

23 Caso 05: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 99,24 6,06 432,00 160,00 71,29 26,40 16,38 Pilares 136,60 5, ,25 330,51 212,41 60,98 25,20 Vigas sup. e cob. 161,52 11,85 736,00 270,00 62,11 22,78 13,63 Somatória 397,36 23, ,25 760,51 Área 250,34 If= 1,59 Ic= 0,09 Ia(CA 50)= 9,26 Ia(CA 60)= 3,04 Caso 06: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 85,05 5,13 386,00 143,00 75,24 27,88 16,58 Pilares 113,19 4,46 743,31 191,75 166,66 42,99 25,38 Vigas sup. e cob. 191,18 9,93 808,00 229,00 81,37 23,06 19,25 Somatória 389,42 19, ,31 563,75 Área 251,10 If= 1,55 Ic= 0,08 Ia(CA 50)= 7,72 Ia(CA 60)= 2,25

24 Caso 07: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 81,25 5,69 356,00 153,00 62,57 26,89 14,28 Pilares 122,85 5,31 714,97 201,00 134,65 37,85 23,14 Vigas sup. e cob. 171,81 10,32 583,00 174,00 56,49 16,86 16,65 Somatória 375,91 21, ,97 528,00 Área 264,07 If= 1,42 Ic= 0,08 Ia(CA 50)= 6,26 Ia(CA 60)= 2,00 Caso 08: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 72,12 4,33 290,00 112,00 66,97 25,87 16,66 Pilares 199,93 8, ,89 345,97 283,06 41,53 24,00 Vigas sup. e cob. 301,12 15, ,00 358,00 72,51 22,83 19,20 Somatória 573,17 28, ,89 815,97 Área 270,72 If= 2,12 Ic= 0,10 Ia(CA 50)= 13,98 Ia(CA 60)= 3,01

25 Caso 09: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 69,29 4,46 227,00 112,00 50,90 25,11 15,54 Pilares 162,53 7, ,56 254,89 144,25 35,40 22,57 Vigas sup. e cob. 274,14 16, ,00 347,00 72,06 21,45 16,94 Somatória 505,96 27, ,56 713,89 Área 271,50 If= 1,86 Ic= 0,10 Ia(CA 50)= 8,96 Ia(CA 60)= 2,63 Caso 10: Discriminação Af Vc Ia-CA50 Ia-CA60 If (1/m) CA50 CA60 Vigas Baldrame 67,04 4,08 299,00 103,00 73,28 25,25 16,43 Pilares 197,25 8, ,49 326,40 170,48 39,09 23,62 Vigas pav. 240,70 12, ,00 279,00 103,80 21,63 18,66 superior Vigas cobertura 184,86 9, ,00 173,00 103,65 17,56 18,77 Somatória 689,85 35, ,49 881,40 Área 296,55 If= 2,33 Ic= 0,12 Ia(CA 50)= 13,77 Ia(CA 60)= 2,97

26 RESULTADOS: Visualização Gráfica dos Índices: Índices Gerais 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0-0, ,0-1,5-2,0 Área (m2 ) Af (m2 ) Vc (m3 ) CA50 (Kg) CA60 (Kg) O gráfico acima representa a disposição dos índices principais decorrentes dos casos apresentados, para que houvesse certa proporção entre as funções que representam os índices, foram encontradas as médias de cada índice e subtraídas dos mesmos, em seguida determinou-se o desvio padrão que passou a dividir a diferença encontrada anteriormente, desta forma foram retiradas as unidades dos valores. O desvio padrão é uma medida do grau de dispersão dos valores em relação ao valor médio (a média). Da análise realizada em cima dos dados obtidos e a partir do gráfico, é possível perceber que não existe uma relação linear direta da Área Construída com os demais Índices, como já era de se esperar, visto que existem inúmeros fatores que interferem na elaboração de um projeto estrutural, tanto de ordem pessoal como técnica. Por outro lado, ficou evidenciado através da construção do gráfico que para os demais índices houve certa relação, porém não linear e nem direta, mas dentro de um determinado limite elas são muito parecidas.

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim PARTES CONSTITUINTES DE UMA COBERTURA Pode-se dizer que a cobertura é subdividida em cinco principais partes: 1. Pelo telhado, composto por vários tipos de telhas;

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

Capítulo 7 Medidas de dispersão

Capítulo 7 Medidas de dispersão Capítulo 7 Medidas de dispersão Introdução Para a compreensão deste capítulo, é necessário que você tenha entendido os conceitos apresentados nos capítulos 4 (ponto médio, classes e frequência) e 6 (média).

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

SAPATAS ARMADAS Fundações rasas Solos arenosos

SAPATAS ARMADAS Fundações rasas Solos arenosos SAPATAS ARMADAS Fundações rasas Solos arenosos Prof. Marco Pádua Se a superestrutura do edifício for definida por um conjunto de elementos estruturais formados por lajes, vigas e pilares caracterizando

Leia mais

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA (Aulas 9-12) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva Algumas perguntas para reflexão... É possível obter esforços (dimensionamento) sem conhecer

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

TRAÇO Proporções e consumo de materiais

TRAÇO Proporções e consumo de materiais TRAÇO Proporções e consumo de materiais Prof. Marco Pádua Em cada fase da obra usamos diferentes proporções de aglomerantes (cimento e cal), e agregados (areia e pedra) cujo objetivo pode visar: resistência,

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo Disciplina: EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO professor: Manuel Vitor critério de avaliação: (P1 + P2)/2 + 0,2xSemin. Programa: - leitura, interpretação

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Dosar um concreto é compor os materiais constituintes em proporções convenientemente

Leia mais

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin.

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin. Software PumaWin principais alterações O Software PumaWin está na versão 8.2, as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo estão relacionadas a inclusão de novos recursos ou ferramentas, correção

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

SisDEA Home Windows Versão 1

SisDEA Home Windows Versão 1 ROTEIRO PARA CRIAÇÃO E ANÁLISE MODELO REGRESSÃO 1. COMO CRIAR UM MODELO NO SISDEA Ao iniciar o SisDEA Home, será apresentada a tela inicial de Bem Vindo ao SisDEA Windows. Selecione a opção Criar Novo

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1

DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1 DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1 1 DESCRITIVO TÉCNICO 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Todos os cálculos e detalhamentos estão de acordo com o prescrito nas normas NBR 6118:2014 Projeto de Estruturas de Concreto -

Leia mais

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco Depto. Eng. Construção Civil da EPUSP ARCO Assessoria em Racionalização Construtiva S/C ltda. arco@uol.com.br A busca de soluções para o aumento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL ESTIMAÇÃO AUT 516 Estatística Aplicada a Arquitetura e Urbanismo 2 DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL Na aula anterior analisamos

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP MUROS Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

3 Medidas, Proporções e Cortes

3 Medidas, Proporções e Cortes 3 Medidas, Proporções e Cortes 3.1 Garagens A Figura 3.1 apresenta algumas dimensões que podem ser usadas para projetos de garagens. Em geral, para projetos residenciais, podem-se usar as dimensões de

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural.

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural. Alvenaria Estrutural Introdução CONCEITO ESTRUTURAL BÁSICO Tensões de compressão Alternativas para execução de vãos Peças em madeira ou pedra Arcos Arco simples Arco contraventado ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Fundações Diretas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Introdução: Todo peso de uma obra é transferido para o terreno em que a mesma é apoiada. Os esforços produzidos

Leia mais

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação.

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. ESCADAS Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. Componentes da escada: Degraus: São os múltiplos níveis

Leia mais

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento CONTROLE DE PROJETO PR.00 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer as condições, características e responsabilidades para o desenvolvimento de projetos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos. PRÉ-DIMENSIONAMENTO CAPÍTULO 5 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 3 abr 2003 PRÉ-DIMENSIONAMENTO O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI DIAMANTINA MG ESTUDO DIRIGIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI DIAMANTINA MG ESTUDO DIRIGIDO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI DIAMANTINA MG ESTUDO DIRIGIDO Disciplina: Construções Rurais 2011/1 Código: AGR006/AGR007 Curso (s): Agronomia e Zootecnia

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

Relatório: Ambientes de permanência prolongada com piscina sobre cobertura

Relatório: Ambientes de permanência prolongada com piscina sobre cobertura Relatório: Ambientes de permanência prolongada com piscina sobre cobertura Equipe Núcleo de Edificações Residenciais CB3E Florianópolis, setembro de 2012 CB3E - Centro Brasileiro de Eficiência Energética

Leia mais

CÁLCULOS TELHADO. Prof. Eliseu Figueiredo Neto

CÁLCULOS TELHADO. Prof. Eliseu Figueiredo Neto CÁLCULOS TELHADO Prof. Eliseu Figueiredo Neto TELHADO 1) Conhecer o peso de cada telha; 2) Calcular quantas telhas vão. Telhado de meia água de 50 m2, quantas telhas de cerâmica eu usarei e qual o peso

Leia mais

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes SUPRSTRUTUR s estruturas dos edifícios, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade é suportar e distribuir as cargas, permanentes e acidentais, atuantes

Leia mais

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural Universidade Estadual de Maringá - Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Disciplina: Estruturas em Concreto I Professor: Rafael Alves de Souza Recomendações para a Elaboração do Projeto

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA COBERTURA E NOÇÕES DE ESTRUTURA

DESENHO E ARQUITETURA COBERTURA E NOÇÕES DE ESTRUTURA CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA COBERTURA E NOÇÕES DE ESTRUTURA Elisa Furian elisafurian@outlook.com COBERTURAS Constituem estruturas de múltipla função que tem por objetivo:

Leia mais

Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade

Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade Nesta Unidade de estudo, até este ponto você aprendeu definições de probabilidade e viu como os conceitos se aplicam a várias situações. Observe agora

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área

Leia mais

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis

Leia mais

Etapas e Serviços da Construção

Etapas e Serviços da Construção Especificação da Construção Capítulo 2 Etapas e Serviços da Construção 2.1 Introdução Antes de qualquer outra coisa, e dispondo basicamente do conjunto de documentos contendo a especificação da obra, um

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]:

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: 4 Tornado de Projeto O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: Tornado do tipo F3-médio; Velocidade máxima de 233km/h = 64,72m/s; Velocidade translacional

Leia mais

CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos

CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 9 Exercícios Resolvidos R9.1) Diâmetro de esferas de rolamento Os dados a seguir correspondem ao diâmetro, em mm, de 30 esferas de rolamento produzidas por uma máquina. 137 154 159 155 167 159

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

Atividade 4 - Acerte no alvo

Atividade 4 - Acerte no alvo Atividade 4 - Acerte no alvo 1. Justificativa Para entender um processo estatístico, é possível criar um experimento em que os alunos possam vivenciá-lo, organizando, selecionando, interpretando e criticando

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados

Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados e tilt-up Vitor Faustino Pereira Engenheiro Civil Professor Adjunto UEL Sócio Diretor:

Leia mais

Tal questão apresenta resposta que deve abranger pelo menos três aspectos distintos, a saber:

Tal questão apresenta resposta que deve abranger pelo menos três aspectos distintos, a saber: Procedimento Proposta ABECE ESTRUTURAS DE CONCRETO CONFORMIDADE DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO Atualmente, pode-se afirmar que no Brasil, na grande maioria das obras com estruturas de concreto, adota-se como

Leia mais

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ Objetivo do projeto. Neste projeto, você irá construir um modelo de ponte treliçada que já estará previamente projetada. Quando terminada a etapa construção,

Leia mais

Cláudio Tadeu Cristino 1. Julho, 2014

Cláudio Tadeu Cristino 1. Julho, 2014 Inferência Estatística Estimação Cláudio Tadeu Cristino 1 1 Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica Julho, 2014 C.T.Cristino

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Araçatuba / SP

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Araçatuba / SP CONCURSO PONTE DE MACARRÃO Objetivo Geral O objetivo geral do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam: Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica e Resistência

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

TRAÇO Exercício (I) 1 Módulo

TRAÇO Exercício (I) 1 Módulo TRAÇO Exercício (I) 1 Módulo Prof. Marco Pádua Calculo das quantidades de materiais necessários para executar um cômodo considerando uma estrutura modular de 5.00 X 5.00 m, segundo as dimensões abaixo

Leia mais

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Contribuição técnica nº 19 EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Autor: ROSANE BEVILAQUA Eng. Consultora Gerdau SA São Paulo, 01 de setembro de 2010. PROGRAMA Introdução Vantagens da utilização de Edifícios

Leia mais

3) Calcule o alongamento elástico da peça do esquema abaixo. Seu material tem módulo de elasticidade de 2x10 5 N/mm 2.

3) Calcule o alongamento elástico da peça do esquema abaixo. Seu material tem módulo de elasticidade de 2x10 5 N/mm 2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CÂMPUS DE CHAPADÃO DO SUL DISCIPLINA: CONSTRUÇÕES RURAIS LISTA DE EXERCICIOS I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS PROFESSOR: PAULO CARTERI CORADI 1) Calcule a deformação

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A UUL AL A A casa Nesta aula vamos examinar a planta de uma casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Introdução terreno 20 m rua 30

Leia mais

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I! A utilização de escores na avaliação de crédito! Como montar um plano de amostragem para o credit scoring?! Como escolher as variáveis no modelo de credit

Leia mais

2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 2012 Duração prevista: até 4 horas.

2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 2012 Duração prevista: até 4 horas. 2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 212 Duração prevista: até 4 horas. Esta prova tem oito (8) questões e três (3) laudas. Consulta permitida somente ao formulário básico.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE FUNDAÇÕES Todo projeto de fundações

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento

TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento TOMADA DE PREÇOS 01/2011. Resposta questionamento Em atendimento à clausula 20 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS e sub item 21.5 do edital, apresentamos abaixo resposta aos questionamentos formulados: INFORMAÇÕES

Leia mais

5. EXPERIÊNCIAS E ANÁLISE DOS RESULTADOS. 5.1 - Os Programas de Avaliação

5. EXPERIÊNCIAS E ANÁLISE DOS RESULTADOS. 5.1 - Os Programas de Avaliação 36 5. EXPERIÊNCIAS E ANÁLISE DOS RESULTADOS 5.1 - Os Programas de Avaliação Programas de avaliação convencionais foram utilizados para análise de diversas configurações da arquitetura. Estes programas

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES LAJES Serão o piso ou a cobertura dos pavimentos. As lajes poderão ser: Maciças - moldadas in loco, economicamente viável para h 15 cm. Nervurada

Leia mais

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno

Introdução a Química Analítica. Professora Mirian Maya Sakuno Introdução a Química Analítica Professora Mirian Maya Sakuno Química Analítica ou Química Quantitativa QUÍMICA ANALÍTICA: É a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica Primeira edição válida a partir

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

PASTA DO ENGENHEIRO 2009 VOLUME I

PASTA DO ENGENHEIRO 2009 VOLUME I PASTA DO ENGENHEIRO 2009 VOLUME I Nota: dependendo da definição de vídeo do usuário, as telas poderão se apresentar ligeiramente diferentes (altura e largura) das aqui apresentadas que foram capturadas

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Risco e Retorno dos Investimentos. Paulo Pereira Ferreira Miba 507

Risco e Retorno dos Investimentos. Paulo Pereira Ferreira Miba 507 Risco e Retorno dos Investimentos Paulo Pereira Ferreira Miba 507 Risco e Retorno Esperados Linha Característica Linha do Mercado de Títulos Linha de Combinação Realidade Brasileira genda Risco e Retorno

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

O concreto armado tem inúmeras aplicações: estruturas, pavimentos, paredes, fundações, barragens, reservatórios.

O concreto armado tem inúmeras aplicações: estruturas, pavimentos, paredes, fundações, barragens, reservatórios. AS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO. Concreto armado - é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios.

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS

CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS CONTROLE DA QUALIDADE EM PREMOLDADOS Fonte: Reprodução A EMPRESA Fonte: Reprodução Somos uma Empresa de Representação de ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS (Galpões e outros mais ) e ESTRUTURAS METÁLICAS (Galpões,

Leia mais

INE 5111 Gabarito da Lista de Exercícios de Probabilidade INE 5111 LISTA DE EXERCÍCIOS DE PROBABILIDADE

INE 5111 Gabarito da Lista de Exercícios de Probabilidade INE 5111 LISTA DE EXERCÍCIOS DE PROBABILIDADE INE 5 LISTA DE EERCÍCIOS DE PROBABILIDADE INE 5 Gabarito da Lista de Exercícios de Probabilidade ) Em um sistema de transmissão de dados existe uma probabilidade igual a 5 de um dado ser transmitido erroneamente.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Hipótese Estatística:

Hipótese Estatística: 1 PUCRS FAMAT DEPTº DE ESTATÍSTICA TESTE DE HIPÓTESE SÉRGIO KATO Trata-se de uma técnica para se fazer inferência estatística. Ou seja, a partir de um teste de hipóteses, realizado com os dados amostrais,

Leia mais

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos

Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Segurança Operacional em Máquinas e Equipamentos Manfred Peter Johann Gerente de Vendas da WEG Automação A crescente conscientização da necessidade de avaliação dos riscos na operação de uma máquina ou

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES Caríssimos. Recebi muitos e-mails pedindo ajuda com eventuais recursos para as provas do BACEN. Em raciocínio lógico, eu não vi possibilidade de recursos, apesar de achar que algumas questões tiveram o

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com Estruturas de Concreto Armado Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com 1 CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL EA 851J TEORIA EC6P30/EC7P30

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Ao: Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional ANTÔNIO A. RAITANI JÚNIOR Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense Assunto:

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ANÁLISE DO DIMENSIONAMENTO DE PILARES DE CONCRETO ARMADO PELO MÉTODO DO PILAR PADRÃO COM RIGIDEZ κ APROXIMADA E PELO MÉTODO DO PILAR PADRÃO COM CURVATURA APROXIMADA PARA EFEITOS DE 2º ORDEM Augusto Figueredo

Leia mais

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos

Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Práticas de Marketing relacionadas com o sucesso no lançamento de novos produtos Revista de Administração, v. 18, n. 1, Janeiro/Março 1983, p. 44 a 51 Fauze Najib Mattar Entre os vários fatores internos

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

CAPÍTULO 9 RISCO E INCERTEZA

CAPÍTULO 9 RISCO E INCERTEZA CAPÍTULO 9 9 RISCO E INCERTEZA 9.1 Conceito de Risco Um fator que pode complicar bastante a solução de um problema de pesquisa operacional é a incerteza. Grande parte das decisões são tomadas baseando-se

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DE VIGAS DE CONCRETO ARMADAS COM BARRAS DE FIBRA DE VIDRO (GFRP) E AÇO. Rafael dos Santos Lima 1 ; Fábio Selleio Prado 2

ANÁLISE NUMÉRICA DE VIGAS DE CONCRETO ARMADAS COM BARRAS DE FIBRA DE VIDRO (GFRP) E AÇO. Rafael dos Santos Lima 1 ; Fábio Selleio Prado 2 ANÁLISE NUMÉRICA DE VIGAS DE CONCRETO ARMADAS COM BARRAS DE FIBRA DE VIDRO (GFRP) E AÇO Rafael dos Santos Lima 1 ; Fábio Selleio Prado 2 1 Aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais