NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Os alunos e docentes do Programa devem ter conhecimento do Estatuto e Regimento da Universidade ( Regimento Geral da Pós-Graduação ( Regimento do Programa de Pós Graduação em Biologia Química ( 1. Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Biologia Química (CEPGBQ) da UNIFESP - Campus Diadema As reuniões ordinárias da CEPGBQ deverão acontecer mensalmente, devendo ser agendadas com prazo mínimo de 5 (cinco) dias úteis, e contarão com a presença dos membros da CEPGBQ e da secretária, que deverá lavrar a ata e transmitir os informes gerais para os demais orientadores credenciados no PPGBQ. Os assuntos a serem inseridos nas pautas deverão ser informados à secretaria do Programa com até, no máximo, 5 dias antes de cada reunião. As reuniões extraordinárias deverão ser agendadas com período mínimo de 2 (dois) dias úteis 2. Orientadores e Co-orientadores Todos os docentes credenciados deverão encaminhar, quando solicitado pelo Coordenador do Programa, todas as informações relacionadas ao PPGBQ para serem incluídas no relatório anual enviado a CAPES. A CEPGBQ poderá indeferir o credenciamento e recredenciamento de novos docentes, desde que justifique claramente sua decisão, baseado nos critérios pré-estabelecidos. Segundo regulamento da CAPES, o número máximo de orientandos por docente credenciado será de 8 (oito) estudantes. CREDENCIAMENTO DE ORIENTADORES O pedido de credenciamento deve ser encaminhado, pelo docente, ao CEPGBQ do PPGBQ, acompanhado de cópia atualizada do curriculum lattes, um projeto de pesquisa, que se

2 insira em uma das linhas de pesquisa do programa. O credenciamento de novos docentes terá fluxo contínuo. Segundo regulamento da CAPES, os orientadores poderão ser credenciados como permanente em, no máximo, 2 programas de pós-graduação da mesma Instituição ou de Instituições diferentes. Os critérios mínimos para credenciamento de orientadores são os mesmos regulamentados na Câmara Técnica Ciências da Vida da UNIFESP, que são: 1) Linha de pesquisa definida, com 3 artigos em periódicos ISI nos últimos 5 anos, dos quais seja autor principal (em primeiro ou último lugar na ordem de autoria, ou autor correspondente). Além destes critérios, a Programa exige: a) Projeto de Pesquisa que se insira em uma das linhas de pesquisa do programa. b) Demonstrar efetiva captação de recursos para financiamento de projetos de pesquisa que permita custear a realização o projeto proposto no programa c) Comprovar através de documentos o local para realizar o projeto de pesquisa d) Recomenda-se ter pelo menos um aluno para ser matriculado. OFICIALIZAÇÃO DE CO-ORIENTADORES Poderão ser Co-orientadores Docentes e/ou Pesquisadores com titulação de Doutor, a convite e sob responsabilidade do Orientador. O Orientador deverá justificar a participação do Coorientador perante a CEPBQ. Essa condição deve ser oficializada por carta encaminhada à CEPBQ juntamente ao link do curriculum lattes do candidato. Será emitido certificado de coorientação pela CEPGBQ. O Programa não considera a figura de orientador pontual, exceto nas condições do parágrafo único do artigo 68 do Regimento Interno da Pós graduação da UNIFESP. RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES Os critérios mínimos para recredenciamento de orientadores são os mesmos regulamentados na Câmara Técnica Ciências da Vida da UNIFESP, que são: 1) Linha de pesquisa definida, com 4 artigos (vinculados à linha de pesquisa) em periódicos ISI, publicados nos últimos 5 anos (sendo ao menos 1 classificado no Qualis como A2 da área); 2) Comprovação de ao menos 1 financiamento (público ou privado) sob sua responsabilidade, obtido nos últimos 5 anos; 3) Ter orientado pelo menos 2 teses ou dissertações nos últimos 5 anos.

3 3. Disciplinas Serão disciplinas eletivas do Programa aquelas que tiverem sua ementa e planos de ensinos aprovados pela CEPGBQ, que apresentarem conteúdos em nível de pós-graduação atualizados e serem oferecidas por um corpo docente com título de doutor e experiência nas áreas de pesquisa relacionadas às linhas do PPGBQ. A disciplina obrigatória será oferecida anualmente. De acordo com o regimento geral, o aluno que, com a anuência do Orientador, solicitar cancelamento de matrícula em uma disciplina, não a terá incluída em seu histórico escolar desde que efetivado o cancelamento no prazo máximo menor ou igual a 1/3 (um terço) da duração do curso em horas. Se o cancelamento de matrícula em uma disciplina ocorrer num prazo maior que 1/3 (terço) da duração do curso em horas, será atribuído ao aluno o conceito D que será enviado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para constar em seu histórico escolar. Em situações excepcionais em que o aluno requeira cancelamento de matrícula, em uma disciplina, no prazo maior de 1/3 (um terço) da duração do curso em horas, deverá ser enviado ofício circunstanciado, com a chancela do Orientador, apresentando os motivos da desistência que serão analisados e julgados pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação que decidirá pela atribuição ou não de conceito e consequentemente pelo envio ou não à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para constar em seu histórico escolar. 4. Alunos - Curso de Mestrado CRITÉRIO DE SELEÇÃO Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado os portadores de diploma universitário reconhecido pelo Ministério da Educação, ou revalidado na forma da lei. Para a inscrição, o candidato será avaliado pelo projeto de pesquisa. Para tanto deverá entregar na secretaria do Programa a seguinte documentação: I. Projeto de pesquisa acompanhado da aprovação do projeto junto à Comissão de Ética em Pesquisa desta Universidade II. Carta do orientador, responsabilizando-se pelo aluno. III. Histórico escolar da graduação IV. Certificado de conclusão de curso de graduação e/ou diploma V. Currículo Lattes.

4 Em casos excepcionais, o prazo para a entrega da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética é de 6 (seis) meses, a contar da matrícula inicial. O ingresso dos candidatos será realizado em fluxo contínuo. Para obtenção de bolsa, se disponível, os candidatos serão classificados de acordo com as notas obtidas em prova escrita, abordando conteúdos gerais nas áreas de Ciências Biológicas e Química. Em caso de empate, serão submetidos à análise do histórico escolar e do currículo Lattes. A CEPGBQ designará uma Comissão de Docentes, representantes de cada área do Programa, responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas. MATRÍCULA Para matrícula o candidato deverá apresentar: I. Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo aluno, orientador e coordenador do programa com identificação (nome completo); II. Cópia do diploma de graduação; III. Histórico escolar da graduação; IV. Certidão de nascimento ou casamento; V. Cópia do CPF, RG, Título de Eleitor e Certificado Militar (quando o ingressante for do sexo masculino); VI. Cópia do Currículo Lattes; VII. Três Fotos - 3 x 4 coloridas; VIII. Projeto de pesquisa a ser desenvolvido ix. Carta de aceite do orientador Em caráter excepcional, será permitido ao aluno regularmente matriculado em Programas de Pós-Graduação o trancamento de matrícula com interrupção plena das atividades escolares por período global não superior a 12 (doze) meses, sendo o aluno automaticamente desligado após este período. A solicitação de trancamento deverá ser encaminhada à Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa em forma de ofício devidamente justificada, com a aprovação do Orientador e da CEPGBQ. A qualquer momento poderá ser solicitado o desligamento do aluno do PPGBQ, seguindo os critérios dispostos no artigo 76 do Regimento Interno da PGPq da UNIFESP. O desligamento deverá ser solicitado à Pró-Reitoria em forma de ofício devidamente justificado, com a aprovação do Orientador e da CEPGBQ.

5 O aluno deverá efetuar re-matrículas anuais, com a anuência do Orientador, até a obtenção do título de Mestre. A re-matrícula deverá ser realizada anualmente nos prazos estipulados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. No caso do aluno não efetuar sua re-matrícula na época determinada, terá 2 (dois) meses de prazo para efetuar o trancamento da matrícula. No caso do aluno não efetuar trancamento de sua matrícula, será automaticamente desligado. 5. Prazos O Curso de Mestrado terá a duração mínima de um (1) ano e máxima de dois (2) anos. O prazo para encaminhamento da composição da banca a ser aprovada pela coordenação do CEPGBQ e informação da data da defesa é de 22 meses após a matrícula no mestrado. 6. Exame de Proficiência O aluno deverá comprovar proficiência na língua inglesa, através de prova específica, no prazo de 12 meses após a matrícula no mestrado. 7. Créditos A integralização das atividades para obtenção do grau de Mestre será expressa em Unidade de Crédito, sendo cada Unidade de Crédito corresponde a 15 horas de atividade programada ou supervisionada. O pós-graduando deve completar pelo menos 25 (vinte e cinco) Unidades de Crédito, em período mínimo equivalente à dois semestres, distribuídas da seguinte maneira: I. Dez (10) créditos nas disciplinas obrigatórias, que serão divididas em módulos, sendo cada módulo ministrado em um semestre (5 créditos/módulo). II. Mínimo de 30% dos créditos em disciplinas eletivas cursadas nesta ou em outra Instituição, desde que em um Programa credenciado pela CAPES. Os créditos obtidos em disciplinas eletivas em outra Instituição poderão ser convalidados a critério da CEPGBQ, desde que com a anuência do orientador e documentação do curso, onde conste ementa, freqüência, carga horária e conceito. O número de créditos atribuídos será decidido pela CEPGBQ e não necessariamente corresponderá ao número de créditos atribuídos na instituição de origem. III. Programa de Aperfeiçoamento Docente: 3 créditos, com carga horária mínima de 36 horas, independentemente da carga horária total adotada. Para tanto o aluno deve fazer o curso de preparação pedagógica e, após isso, deve participar das atividades acadêmicas vinculadas a

6 uma UC de graduação, obrigatoriamente na UNIFESP, em programas previamente aprovados pela comissão coordenadora do PAD, com um docente responsável que será seu supervisor. Esta atividade é obrigatória a alunos bolsistas REUNI e Demanda Social /CAPES. O total de créditos adquiridos através do estágio não poderá exceder 20% do total mínimo exigido pela pósgraduação da UNIFESP IV. Máximo de 30% créditos adquiridos através de atividades programadas ou supervisionadas listadas abaixo. Essas atividades têm caráter opcional. a. Autoria de trabalho completo publicado em periódico de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, sistema referencial adequado, seletiva política editorial e que evidencie comprovada relação com o projeto de dissertação do aluno: 4 como primeiro autor e 2 como co-autor; b. Autoria de capítulo de livro ou manual tecnológico de reconhecido mérito na área do conhecimento e que tenha comprovada relação com o projeto de dissertação ou tese do aluno ou capítulo de livro em manuais tecnológicos reconhecidos por órgãos oficiais nacionais e internacionais: 4 como primeiro autor e 2 como co-autor; c. Resumo publicado em anais de congressos de relevância para a área de formação do aluno: 1 crédito para evento nacional e 2 créditos para evento internacional como primeiro autor e 0,5 crédito para evento nacional e 1 crédito para evento internacional como co-autor; d. Atividade de tutoria realizada junto a alunos de graduação: 2 créditos por aluno, sendo limitado a dois alunos no máximo; e. Participação em estágios, cursos de extensão ou aperfeiçoamento que, pelo seu conteúdo programático, se relacione às atividades de pesquisa do aluno interessado: 1 crédito para cada 15 horas de atividade, totalizando no máximo 7 créditos; f. Atividade de Monitoria: 1 crédito para cada 15 horas de atividade, totalizando no máximo 7 créditos; g. Patentes depositadas ou outorgadas: 4 créditos O aluno que for reprovado em uma disciplina poderá repeti-la uma única vez e, em seu histórico escolar constará somente o segundo conceito obtido. Conforme estabelecido pelo regimento interno da pós graduação, as disciplinas que o aluno realizar, e que não sejam consideradas válidas como Unidades de Crédito pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação, constarão em seu histórico escolar de pós-graduação como cursos ou atividades de formação geral.

7 8. Exame de Qualificação O exame de qualificação deverá ocorrer entre 12 e 15 meses após a data de matrícula do pós-graduando no PPGBQ. O exame de qualificação consistirá na entrega de relatório em formato de pré-dissertação, apresentação oral e defesa do trabalho para uma banca examinadora em sessão pública. O relatório deverá apresentar os seguintes tópicos: Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Bibliografia que deverá ser entregue com pelo menos 20 dias de antecedência para a secretaria do PPGBQ. A Comissão Julgadora será indicada, em conjunto, pelo aluno e orientador, devendo ser sugeridos 4 nomes. A Comissão Julgadora deverá ser composta por dois (2) doutores, internos ou externos ao Programa, e o orientador, que presidirá os trabalhos. Deverá ser indicado um (1) membro suplente. O formulário próprio, disponível no site do PPGBQ, deverá ser entregue na secretaria com pelo menos um (1) mês de antecedência para aprovação pela coordenação da CEPGBQ. A defesa da qualificação perante a Comissão Julgadora será realizada em sessão pública, com exposição oral em aula pública de 20 a 30 minutos de duração, perante os membros da Comissão Julgadora, seguida de 30 minutos de argüição do candidato por cada examinador, com igual tempo para as repostas do candidato, também em sessão pública. Imediatamente após a fase de argüição, cada examinador da Comissão Julgadora emitirá seu parecer, em sessão secreta, considerando o candidato Aprovado ou Reprovado. A conclusão da Comissão Julgadora será formalizada por escrito. O trabalho apresentado deverá ser aprovado por pelo menos dois (2) membros da banca examinadora. A Comissão Julgadora deverá redigir um parecer para avaliação do candidato conforme formulário próprio que será fornecido pela secretaria do PPGBQ. Em caso de reprovação o aluno poderá submeter-se a novo exame no prazo máximo de três (3) meses. Em caso de nova reprovação, o aluno será desligado do Programa. 9. Procedimentos Para Depósito Da Dissertação/Tese Deverá ser encaminhada a relação da sugestão de composição da Comissão Julgadora da defesa para aprovação pela coordenação da CEPGBQ até a data da reunião ordinária da Comissão. Após a aprovação da Comissão Julgadora, deverão ser encaminhados via secretaria do programa de pós graduação do campus, os seguintes documentos para a Pró-Reitoria: - Protocolo com a relação dos componentes da Comissão Julgadora assinado pelo coordenador do programa (gerado pelo site pro-reitoria);

8 - Folha de rosto da dissertação; - Comprovante da proficiência em inglês ; - Declaração do cumprimento dos créditos e - Aprovação do comitê de ética. Essa documentação deverá ser encaminhada 2 meses antes do prazo final da defesa à secretaria do Programa, considerando-se que as reuniões da Pró-Reitoria ocorrem na última semana de cada mês. Após a aprovação da composição da Comissão Julgadora na Pró-Reitoria, a secretaria da CEPGBQ fará a Ata da Defesa que deverá ser entregue assinada pelos componentes da Comissão Julgadora para a homologação (pelo menos 3 dias antes da reunião do Conselho de Pós-Graduação-UNIFESP). Sete (7) exemplares da dissertação deverão ser entregues na secretaria do Programa 30 dias antes da data de defesa, já com o endereço completo de cada membro da banca, para que seja enviado via protocolo pela Universidade. 10. Comissão Julgadora da Dissertação Na Comissão Julgadora os nomes serão sugeridos pelo orientador, indicados pelo CEPGBQ e homologados pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa. A Comissão Julgadora deverá ser composta por 3 membros titulares e 1 membro suplente Entre titulares e suplente, deverão figurar pelo menos dois elementos alheios à Instituição, não podendo constar mais do que dois elementos da UNIFESP de departamentos distintos e não pertencente ao corpo de orientadores do PPGBQ.. O orientador será o presidente da Comissão Julgadora de Mestrado.. A defesa da dissertação perante a Comissão Julgadora será realizada em sessão pública, com exposição oral da dissertação em aula pública de 20 a 30 minutos de duração, perante os membros da Comissão Julgadora, seguida de 30 minutos de argüição do candidato por cada examinador, com igual tempo para as repostas do candidato, também em sessão pública. Imediatamente após a fase de argüição, cada examinador da Comissão Julgadora emitirá seu parecer, em sessão secreta, considerando o candidato Aprovado ou Reprovado. A conclusão da Comissão Julgadora será formalizada por escrito, o resultado proclamado ao candidato e o documento encaminhado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para homologação pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa.

9 Aprovada a dissertação pela maioria simples de votos e satisfeita às demais exigências do Programa, o candidato, mediante requerimento à CPG, receberá o Título de Mestre em Ciências, na referida área, nos termos da legislação em vigor. 11. Obtenção do Grau de Mestre Para a homologação do título de Mestre pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa, o aluno deverá obrigatoriamente: I. Totalizar as Unidades de Crédito em atividades programadas ou supervisionadas, conforme estabelecido pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação e obedecido o mínimo definido neste Regimento; II. Cursar as disciplinas obrigatórias, caso sejam exigidas pelo Programa, e ser aprovado; III. Comprovar proficiência em língua estrangeira, de acordo com o Regulamento do Programa; V. Depositar a dissertação ou trabalho equivalente na secretaria do Programa, mediante documento de anuência do Orientador; VI. Entregar ao orientador da Unifesp todos os dados originais resultantes do trabalho de pesquisa; VII. Ter aprovada a dissertação, ou trabalho equivalente, pela Comissão Julgadora. VIII. Depositar na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa a dissertação ou trabalho equivalente, acompanhada da ata da sessão de julgamento, assinada pela Comissão Julgadora, e de documentação evidenciando o cumprimento de todos os requisitos específicos do programa, Todos os trabalhos científicos resultantes das Teses de Mestrado deverão submeter-se à publicação. Somente serão emitidos os certificados de conclusão acompanhados da carta de recebimento pelo Editor da Revista. Na dependência da respectiva CEPG, este trabalho de conclusão poderá adquirir a forma de patente e/ou registro de softwares ou invenções correspondentes. Em casos excepcionais o trabalho a ser submetido poderá ser postergado, por solicitação justificada do orientador com o aceite da CEPG. Os trabalhos apresentados em nível de Mestrado devem ser no mínimo submetidos a Revistas credenciadas no Scielo/Medline. Caso a submissão do trabalho científico do aluno como primeiro autor não seja realizada até 6 meses após a data da defesa, o orientador ficará impedido de realizar matrícula de outros alunos, até que a pendência seja resolvida.

10 GRUPO DE TRABALHO DAS NORMAS E DO REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA QUÍMICA ( ) Profa Carla Prado Profa Fabíola Freitas Profa Luciana Caperuto Profa Nilana Barros Profa Suzete Cerutti Coordenação do Programa de Pós Graduação em Biologia Química Profa Débora Hipolide Vice-coordenação do Programa de Pós Graduação em Biologia Química Profa Liliam Fernandes

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP Universidade de São Paulo Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A

Leia mais

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos Normas do Doutorado 1. Matrícula: A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Engenharia de Transportes da Escola Politécnica

Leia mais

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO Regulamento aprovado pelo Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIFESP (24 de junho de 2015) e pela Congregação da EFLCH (06 de agosto de 2015). CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Aprovado em Reunião ordinária da CEPG em 03 de setembro de 2013 Capítulo I Disposição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Maio/2011 1

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MEDICINA TRANSLACIONAL DISPOSIÇÕES GERAIS COORDENADOR

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MEDICINA TRANSLACIONAL DISPOSIÇÕES GERAIS COORDENADOR REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MEDICINA TRANSLACIONAL DISPOSIÇÕES GERAIS O Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional (PG-MT) da UNIFESP é stricto sensu e oferece os títulos de Mestre

Leia mais

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa PPGA nº 05 de 05/04/2016 Aprova as Normas para Apresentação da Dissertação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

NORMAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS-CBPF/MCTI

NORMAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS-CBPF/MCTI NORMAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS-CBPF/MCTI ELABORADAS PELO COMITÊ SUPERVISOR DA COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA E APROVADAS NA REUNIÃO DO CONSELHO TÉCNICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) 1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) A Comissão Coordenadora

Leia mais

CAPÍTULO I: DOS OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

CAPÍTULO I: DOS OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Regimento Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia, complementares à Resolução 65/09 do CEPE, que estabelece as normas gerais dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL PRODIR / POSGRAP N 02/2016 Programa de Pós-Graduação em Direito Aprovado em reunião do Colegiado, em 8 de maio de 2016 Disciplinas Especiais O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP

NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP NORMAS DA CPG-FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FMRP-USP I.1. A CPG DA FMRP-USP SERÁ CONSTITUÍDA POR: A) NOVE DOCENTES TITULARES, SENDO SETE COORDENADORES E DOIS NÃO- COORDENADORES DE

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Praia Grande São Paulo Outubro de 2009 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina a organização e as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA QUÍMICA, UNIFESP, Campus Diadema.

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA QUÍMICA, UNIFESP, Campus Diadema. REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA QUÍMICA, UNIFESP, Campus Diadema. Coordenação do Programa: 2012-atual Prof a Dr a Carla Máximo Prado / Prof. Dr. João Henrique G. Lago 2010-2012 Profa

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do (Mestrado e Doutorado) 25 de maio de 2009 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP), DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS:

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

EDITAL Nº 16, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2013

EDITAL Nº 16, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC O curso de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UFABC) é credenciado pelo Ministério da Educação/Coordenação

Leia mais

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

EDITAL N. 06/PROPP, DE 06 DE MAIO DE 2015.

EDITAL N. 06/PROPP, DE 06 DE MAIO DE 2015. EDITAL N. 06/PROPP, DE 06 DE MAIO DE 2015. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2015/PEQ Dispõe sobre os procedimentos para seleção

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) I.1 Por se tratar de Programa único a Comissão Coordenadora do Programa é a própria CPG. II - CRITÉRIOS DE

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU IFCE

REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU IFCE REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU IFCE TÍTULO I - DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II - DA IMPLANTAÇÃO E DO OFERECIMENTO TITULO II - DA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 37, APROVADA PELO CONSEPE, EM 19 DE OUTUBRO DE 2012.

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 37, APROVADA PELO CONSEPE, EM 19 DE OUTUBRO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão(CONSEPE) ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 37, APROVADA PELO CONSEPE, EM 19 DE OUTUBRO DE 2012.

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede PROFLETRAS/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. PREÂMBULO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa é constituída da seguinte forma: Coordenador do Programa; Suplente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA.

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA Campus Samambaia, Cx. Postal 131, CEP: 74001-970 - Fone/Fax (62) 3521-1203/1190

Leia mais

Normas do Programa Biotecnologia Industrial

Normas do Programa Biotecnologia Industrial Normas do Programa Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A coordenadora do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Universidade

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP 1 Normas do Programa de Economia da FEARP - USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão Coordenadora de Programa será composta da seguinte forma: Coordenador do Programa;

Leia mais

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 As Normas e procedimentos a seguir visam complementar o Regulamento interno do programa em vigor a partir de 2017. Omissões e alterações serão

Leia mais

Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída por 4 membros titulares

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012 Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, no

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter orientam-se

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS EDITAL Nº 01 LETRAS/ICHS/CUA/UFMT/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS (ESTÁCIO FLORIANÓPOLIS) E O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA (ESTÁCIO SANTA CATARINA) divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS

PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS PROPOSTA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTERUNIDADES FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE NORMAS PROPOSTAS I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por ser tratar de Programa único, a CCP do Programa

Leia mais

l. Credenciamento de Docentes

l. Credenciamento de Docentes NORMA COMPLEMENTAR 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2014, ATUALIZADA EM 09/05/2019. l. Credenciamento de Docentes DISPÕE NORMAS PARA O CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES e ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO e

Leia mais

Chamada de Seleção Pública de Mestrado Acadêmico 2016 1

Chamada de Seleção Pública de Mestrado Acadêmico 2016 1 SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE CURSO DE O Diretor do da, no uso de suas atribuições, torna pública a Chamada de Seleção Pública, contendo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

3.4.2 As inscrições realizadas por via postal terão homologação condicionada ao recebimento e verificação da documentação pela comissão de seleção.

3.4.2 As inscrições realizadas por via postal terão homologação condicionada ao recebimento e verificação da documentação pela comissão de seleção. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2016 CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

INSTITUTO DE PSICOLOGIA 1 INSTITUTO DE PSICOLOGIA NORMAS DO PROGRAMA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Psicologia Experimental é constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

Capítulo IV Da Entrega da Versão Final

Capítulo IV Da Entrega da Versão Final UNIVERSIDADEFEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP DEPARTAMENTO DE ARTES, LETRAS E COMUNICAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA REGIMENTO DE TCC DO CURSO CAPÍTULO I Do Trabalho Art. 1. O Trabalho de conclusão

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CARDIOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa em Lingüística será constituída de 05 membros docentes titulares

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Doutorado-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Doutorado- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Doutorado- URCA UEPB MANUAL DO DOUTORANDO Recife, 2012 1 O que é o PPGEtno? O Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação

Leia mais

DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007

DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007 DELIBERAÇÃ0 CONSEP Nº 116/2007 (Republicação aprovada pela Del. CONSEP Nº 098/2008, de 14/8/2008) Regulamenta os Cursos de Pósgraduação lato sensu na Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Artigo 1º O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia do câmpus de Bauru, será estruturado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO MEPAREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS E ATENCÃO À SAÚDE

REGIMENTO INTERNO MEPAREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS E ATENCÃO À SAÚDE REGIMENTO INTERNO MEPAREM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS E ATENCÃO À SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL ASSOCIADO À RESIDÊNCIA MÉDICA São Paulo 2017 1 Programa de Pós-graduação em Tecnologias e Atenção

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA 1.1. Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada

Leia mais

REGULAMENTO. MESTRADO e DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO (ORGANIZAÇÕES E MERCADO)

REGULAMENTO. MESTRADO e DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO (ORGANIZAÇÕES E MERCADO) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Bloco C-23 - Jardim Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) Resolução UNESP nº 49 de 05 de setembro 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), Cursos:

Leia mais

Pós-Graduação HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ONCOLOGIA

Pós-Graduação HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ONCOLOGIA HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ONCOLOGIA 1 REGIMENTO TÍTULO I Dos Objetivos Art. 1 As atividades dos Cursos de

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais