PRINCIPAIS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS Jayme de Oliveira Filho Thaís Cruz Berti Franchin

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCIPAIS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS Jayme de Oliveira Filho Thaís Cruz Berti Franchin"

Transcrição

1 PRINCIPAIS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS Jayme de Oliveira Filho Thaís Cruz Berti Franchin A PELE DO RECÉM-NASCIDO A pele do neonato é 40 a 60% mais fina, menos pilosa e com menor coesão entre a epiderme e derme. A criança tem, portanto risco maior de sofrer lesões cutâneas, de absorção percutânea e infecções associadas à pele. A dermatologia neonatal envolve um espectro de doenças cutâneas que surgem nas primeiras 4 semanas vida. Muitas dessas condições são transitórias, manifestam-se nos primeiros dias ou semanas de vida e desaparecem logo em seguida. As principais lesões são: Alterações transitórias: 1. Descamação fisiológica: é a alteração mais comum do recém-nascido. Ocorre descamação fina e não aderente, principalmente nas mãos, pés e tornozelos nas primeiras semanas de vida. 2. Icterícia fisiológica: ocorre a partir do 2º dia de vida e involui espontaneamente em poucos dias. 3. Cutis marmorata: manchas produzidas pela dilatação de capilares e vênulas, conferindo uma coloração marmórea ou azulada à pele. Diferencia-se da cútis marmorata congênita, que persiste até o segundo ano de vida. 4. Hiperplasia sebácea: pápulas esbranquiçadas localizadas em dorso nasal, lábio superior, fronte e região malar. Representa hiperatividade sebácea por estímulo androgênico. 5. Mília: representa cistos de inclusão epidérmicos. Micropápulas esbranquiçadas, principalmente no nariz, fronte e regiões malares. Ocorre em 40% dos RN. 6. Manchas vasculares: a mais comum é a mancha salmão, que ocorre em mais de 50% dos RN. São máculas de coloração avermelhada que se localizam na nuca, glabela, região nasolabial ou pálpebras e que se acentuam quando a criança chora. Podem persistir até a idade adulta. 7. Manchas pigmentares: a mancha mongólica é a mais comum de todas. Localiza-se na região sacral e apresenta-se como mácula hiperpigmentada azulada que regride nos primeiros meses de vida. Dermatoses inflamatórias: 1. Miliária: dermatose neonatal comum causada pela retenção de suor. Caracteriza-se por erupção vesicular com maceração subsequente e obstrução dos ductos écrinos. A incidência é maior nas primeiras semanas de vida. A terapia consiste em evitar calor e a umidade em excesso. Roupas leves de algodão, banhos frios, talcos ajudam no tratamento.

2 Foto 1: miliária 2. Eritema tóxico neonatal: erupção cutânea autolimitada e benigna. As lesões consistem em máculas, pápulas e pústulas eritematosas e podem aparecer em qualquer parte do corpo. Inicialmente aparece eritema macular focal e em seguida desenvolve uma pápula de coloração esbranquiçada. Exacerbações e remissões podem ser observadas nas primeiras 2 semanas de vida. É assintomática e autolimitada. 3. Dermatite seborreica: quadro comum e autolimitado em couro cabeludo, face, orelhas e troncos, caracterizado por descamação gordurosa, vermelhidão, formação de crostas. Normalmente acomete lactentes em couro cabeludo, sendo chamada de crosta láctea. DOENÇAS EXANTEMÁTICAS DA INFÂNCIA Na maioria dos casos, os exantemas infantis são causados por vírus e, menos comumente por bactérias e riquetsias. Na avaliação de um paciente com exantema, várias características devem ser consideradas, incluindo morfologia das lesões, padrão de distribuição, sintomas prodrômicos e concomitantes, exposição conhecida, enantema associado e exame físico. 1. Varicela Resulta da infecção primária pelo Varicela zoster vírus. Transmitida por aerossol e pelo contato com as lesões cutâneas da doença. O período de incubação é de cerca de 15 dias e os pródromos incluem hiperemia da orofaringe, febre alta, astenia e tosse seca. As lesões cutâneas iniciam-se com máculas eritematosas, de distribuição craniocaudal, que evoluem num período de 8 a 12 horas para vesículas, pústulas e crostas, em um processo contínuo que gera polimorfismo regional. Localizam-se mais no eixo central do corpo e poupam parcialmente as extremidades. Algumas lesões evoluem com umbilicação central bastante

3 característica. O diagnóstico é clinico, mas podem ser utilizados: método citológico de Tzanc, sorologia ELISA, PCR para detecção de DNA viral. O tratamento é realizado apenas com sintomáticos. Não se recomenda utilizar antivirais para crianças menores de 12 anos, somente em casos de doença grave, está indicado a aciclovir na dose de 20mg/kg. A profilaxia pode ser feita utilizando vacinas específicas. O VZV permanece latente nos gânglios paravertebrais por muitas décadas, podendo reativar-se na vida adulta. É o herpes zoster. Foto 2: Varicela 2. Exantema súbito (roséola infantum) Conhecida também como sexta doença, pseudo-rubéola ou febre de 3 dias. É causada pelo herpes vírus tipo 6. A doença tem curso benigno e acomete crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Tem período de incubação de 3 a 7 dias. Inicia-se por febre alta por 3 a 5 dias, com estado geral bom, poucos sintomas respiratórios e ocasional adenopatia cervical. Na fase inicial os sintomas são inespecíficos, como pápulas eritematosas na mucosa do palato mole e úvula, tosse, inflamação do tímpano. A febre cessa em crise surgindo então uma erupção de lesões eritematopapulosas, algumas rodeadas por halo claro, podendo desaparecer à compressão. Inicia-se no tronco, extremidades proximais e eventualmente face. A involução dá-se após 2 a 3 dias, sem descamação. O exame de sangue periférico pode revelar uma linfocitose atípica e relativa neutropenia. O tratamento é sintomático. 3. Rubéola É uma doença exantemática causada por um togavírus que ocorre endemicamente durante todo o ano. A transmissão é pelas vias respiratórias superiores e o período de incubação é de 14 a 21 dias. Apresenta-se clinicamente com febre baixa ou moderada, aumento dos gânglios linfáticos pós-auriculares e suboccipitais e um rash maculopapuloso que inicia na cabeça e se generaliza para região cervical e tronco. Tem duração de 3 a 4 dias.

4 A principal complicação é a síndrome da rubéola congênita, que se caracteriza por surdez, catarata e retardo mental, microcefalia e cardiopatias congênitas. O tratamento é realizado com sintomáticos. 4. Sarampo Causada por um paramixovírus do gênero morbiliforme. Altamente contagiosa. Hoje erradicada no Brasil, devido à vacinação. A transmissão é por via respiratória e o período de incubação tem duração de 10 a 12 dias. A viremia se inicia na fase prodrômica, caracterizada por febre alta, tosse, coriza, e lacrimejamento. Na mucosa oral há o aparecimento do sinal de Koplic, 48 horas antes do exantema. Este se inicia com máculas e pápulas na cabeça e progride de maneira descendente, finalizando 3 a 5 dias após, com descamação fina. As complicações que podem ocorrer são encefalite, pneumonia, laringite, miocardite e gastroenterite. O tratamento é sintomático. 5. Eritema infeccioso Atinge crianças e jovens em especial do sexo feminino. É epidêmica, com manifestações sistêmicas leves ou ausentes. Inicia-se com lesões eritematosas ou eritematopapulosas na face, poupando quase sempre região de mento e perioral. Aspecto de face esbofeteada. Após 2 a 3 dias surge no tronco e nos membros um eritema reticulado, em geral não pruriginoso, que involui após 1 ou 2 semanas. Pode ocorrer enantema. Tratamento com sintomáticos. DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS 1. Verrugas São proliferações epidérmicas benignas causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Embora inofensivas e frequentemente autoinvolutivas, as verrugas ocasionalmente são dolorosas e podem acarretar um estigma social negativo. A maioria das lesões ocorre em mãos, dedos, cotovelos e plantas. Existem 4 tipos básicos de verrugas: verruga vulgar, verruga plana, verruga plantar e condiloma acuminado Verruga vulgar: ocorre predominantemente na superfície dorsal das mãos ou regiões periungueais, mas pode acometer qualquer parte do tegumento. As lesões podem ser isoladas ou múltiplas e apresentam-se clinicamente como pápulas verrucosas, com superfície rugosa, na cor da pele, que podem ser em forma de cúpula, exofítica ou filiformes. Lesões orais apresentam-se como pápulas e placas róseas ou brancas nas mucosas labial, lingual, bucal ou gengival.

5 Foto 3: Verruga vulgar em mão 1.2. Verruga plana: ocorre principalmente na face, pescoço, braços e pernas. São pápulas lisas, cor da pele ou rosadas, de topo plano, medindo de 2 a 5 mm de diâmetro. Verrugas contínuas tendem a coalescer formando placas. A disposição linear das pápulas nas áreas de coçadura (koebnerização) é característica Verruga plantar: ocorrem lesões nas superfícies plantares dos pés e tendem a ser o tipo mais sintomático de verrugas. Em virtude da pressão da marcha, as lesões muitas vezes desenvolvem um componente endofítico e são muito dolorosas Condiloma acuminado: são lesões induzidas pelo HPV na região anogenital e uma das mais comuns doenças sexualmente transmissíveis. O diagnóstico de condiloma acuminado em crianças é repleto de ansiedade para os pais e os clínicos igualmente, e as implicações a respeito de abuso sexual versus transmissão benigna são controversas e muitas vezes não claras. Embora condilomas muitas vezes ocorram após contato sexual, outros formas de adquirir a infecção são a por transmissão vertical, heteroinoculação benigna (não sexual) e autoinoculação. Além disso, a disseminação por fômites é outro modo potencial de transmissão. Clinicamente apresenta-se mais comumente na região perianal, como pápulas verrucosas moles da cor da pele, geralmente múltiplas. Ocasionalmente as lesões podem aumentar rapidamente e se apresentarem como grandes massas exofíticas com aspecto em couve-flor. O tratamento das verrugas comuns e condiloma acuminado consiste em crioterapia, curetagem e eletrocauterização, cáusticos como ácido salicílico, ácido lático, podofilina e combinações. 2. Molusco contagioso É uma infecção cutânea viral comum em crianças causada por um poxvírus. A contaminação se dá por contato direto de pele com pele e fômites, de maneira rápida e fácil. Autoinoculação do vírus é um modo comum de alastramento nos pacientes infectados.

6 Clinicamente se apresenta como pápulas cor da pele ou róseas que parecem translúcidas, de vários tamanhos (2 a 8 mm), com umbilicação central característica. Mais frequentemente se apresenta com numerosas pápulas aglomeradas e configurações lineares (koebnerização). Pode ocorrer em qualquer área da pele, sendo mais comum em áreas de atrito ou regiões úmidas, incluindo axilas, fossas poplíteas e virilhas. Lesões genitais e perianais também são comuns e é quase sempre transmitida de maneira benigna. O tratamento é realizado por curetagem das lesões com anestésico tópico local, crioterapia, imiquimod, hidróxido de potássio, lasers. Foto 4: pápula umbilicada característica do molusco contagioso 3. Herpes vírus 3.1 Herpes simples: o vírus do herpes simples determina quadros variáveis benignos ou graves. É doença universal. Há 2 tipos de vírus: o tipo 1 (HSV-1) responsável pela maioria das infecções na face e tronco e o tipo 2 (HSV-2), agente das infecções genitais e de transmissão geralmente sexual. Cerca de 80-90% de infecção não genital é pelo HSV-1 e 10-20% pelo HSV-2 e a porcentagem inversa com a infecção genital. A transmissão ocorre por contato pessoal. As partículas virais infectam pela mucosa ou por soluções de contiguidade da pele. A primoinfecção herpética é encontrada em indivíduos que nunca tiveram contato prévio com o vírus, sem proteção imunológica. Ocorre em 80-90% das crianças com menos de 10 anos de idade. O tempo de incubação entre exposição e o aparecimento dos sintomas é de 3 a 10 dias. Apresenta-se como gengivoestomatite herpética. Pode variar de um quadro discreto com algumas lesões vésico-erosivas e subfebril, até quadros graves como erupção vesiculosa com febre alta, adenopatias e comprometimento do estado geral. Com o rompimento das vesículas formam-se exulcerações, logo recobertas de placas esbranquiçadas. A gengiva fica edemaciada e a alimentação torna-se difícil. A faringe pode ser comprometida.

7 A primoinfecção pode ocorrer no globo ocular com vesículas e erosões na conjuntiva e córnea. A duração da primoinfecção é de 2-6 semanas, com tendência à cura sem deixar sequelas. Na fase inicial a presença de vesículas agrupadas possibilita o diagnóstico. Quando o quadro evolui, deve ser distinguido da candidose, aftose, síndrome de Stevens-Johnson e infecções bacterianas. Após a infecção primária, o vírus permanece em latência em gânglios de nervos cranianos ou espinhais. Quando reativado por várias causas (trauma, exposição solar, queda da imunidade, etc.) migra através de nervo periférico e retorna à pele ou mucosa. É o herpes simples recidivante. O quadro se apresenta com vesículas agrupadas sobre base eritematosa que evolui com crostas e resolução em aproximadamente 7 a 14 dias, mais frequentemente em lábios, nariz e tronco. O tratamento é com aciclovir e sintomáticos. Foto 5: exulcerações na mucosa oral - gengivoestomatite herpética PARASITOSES 1. Escabiose É uma infestação comum causada pelo Sarcoptes scabiei. Este é um parasita humano obrigatório que vive em túneis escavados entre a epiderme. A fêmea deposita os ovos nesses túneis, propagando a infestação. É transmitida frequentemente por contato direto e também por fômites como vestuário e roupas de cama. O período de incubação é de 3 semanas. O sintoma inicial é prurido que piora à noite. Os achados cutâneos incluem pápulas, nódulos, túneis e vesicopústulas localizadas mais comumente nos espaços interdigitais, punhos, tornozelos, axilas, abdome, palmas e plantas. Em lactentes, as lesões também podem ser vistas no couro cabeludo e comumente apresentam lesões em palmas, plantas e axilas. Escoriações comumente são evidenciadas. As complicações da escabiose geralmente são leves. Incluem infecção secundária e dor.

8 O diagnóstico de escabiose é sugestivo em crianças com prurido, erupção papulovesicular com presença de túneis e pelo padrão de distribuição característico. Pode ser confirmado com raspado de pele da lesão, onde pode ser encontrado o parasita. O diagnóstico diferencial inclui dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborreica, impetigo, urticária papular. O tratamento é feito com permetrina 5% loção no corpo, do pescoço para baixo, à noite, por 3 dias consecutivos. Repetir após 1 semana. Não usar em crianças abaixo de 2 anos. Enxofre 6% creme pode ser usado em lactentes e gestantes com segurança. A ivermectina é usada na dose de 200ug/kg/dose VO por 2 doses e não deve ser usada em crianças menores que 5 anos. Foto 6: escabiose em lactente 2. Pediculose A pediculose capitis afeta crianças entre 3 e 12 anos de idade. É transmitida por contato direto e por fômites (pentes, chapéus, toalhas). É uma infestação comum em crianças. O agente é um artrópode, o Pediculus humanus capitis. Os ovos dos piolhos são chamados de lêndeas e são firmemente aderidos aos fios de cabelo. Tem período de incubação de 1 semana e, depois disso, nascem os parasitas passando por vários estágios de ninfas, até atingirem a fase adulta, em 1 a 2 semanas. Os achados clínicos consistem primariamente em prurido e escoriações secundárias. Pode ocorrer infecção secundária. Podem ocorrer pápulas na região cervical. O diagnóstico é clínico. O tratamento é feito com permetrina 1% shampoo por 3 dias e repetir após 1 semana. Ivermectina oral 200mcg/kg/dose, dose única. INFECÇÕES FÚNGICAS 1. Dermatofitoses Os fungos dermatófitos vivem no solo, animais ou nos humanos. Eles digerem a queratina invadindo a pele, os cabelos e as unhas, produzindo lesões clínicas diversas.

9 Tinea capitis é a dermatofitose mais comum na infância, caracterizada por uma alopecia descamativa e distribuída em placas. Os cabelos são fraturados próximos à pele, produzindo as típicas áreas de tonsura, caracterizadas por pequenos cotos de cabelos implantados. Na tinha tricofítica, as áreas de deglabração são pequenas, ao contrário das microspóricas, cuja área em geral é única e grande. Nessas os cabelos voltam ao normal com o tratamento. É comum em crianças pré-puberes, especialmente entre 3 e 7 anos de idade. A causa da resistência à infecção após a puberdade não é conhecida, porém deve estar relacionada com um aumento da quantidade de ácidos fungicidas na secreção sebácea de indivíduos pós-púberes. Esses fungos podem ser antropofílicos (transmitidos por humanos), zoofílicos (transmitidos por animais) ou geofílicos (transmitidos pelo solo). O agente mais comum no Brasil é o Microsporum canis, um fungo zoofílico que se manifesta clinicamente como placa de alopecia única não cicatricial com eritema e descamação. Pode apresentar infecção secundária e evoluir como uma placa infiltrada com pústulas e secreção purulenta conhecida como kerion celsi. Esse quadro pode evoluir com uma alopecia cicatricial. Na variedade favosa ocorre atrofia com alopecia definitiva e é mais frequentemente causada pelo Trichophyton schoenlein. O diagnóstico é realizado através do exame micológico direto, onde em um raspado da lesão e KOH podem ser encontradas as hifas. A cultura em meio ágar também ajuda a identificar o agente. O tratamento para crianças é feito com griseofulvina na dose de 10 a 20 mg/kg/dia em 2 tomadas por dia logo após as refeições por 30 a 45 dias. Foto 7: Tinea capitis. Área de alopecia com tonsura Tinea corporis é representado por lesões eritematoescamosas circinadas, isoladas ou confluentes, com crescimento centrífugo, de modo que a parte externa é mais ativa. Pode ser acompanhada de prurido e a localização usual é nos braços, face e pescoço. O diagnóstico é feito pelo exame

10 micológico direto e cultura e o tratamento é feito com antifúngicos tópicos como terbinafina, derivados imidazólixos (cetoconazol, miconazol isoconazol). Onicomicose caracteriza-se por lesões destrutivas e esfarinhentas das unhas, iniciando-se pela borda livre, de cor branco-amarelada e geralmente há hiperceratose do leito ungueal. O tratamento é feito com antifúngicos sistêmicos por tempo prolongado. Tinea incógnita: o uso de corticoide tópico, ou mesmo sistêmico, pode mascarar o quadro clínico, devido à falta de características clínicas, porém por ser pruriginosa e pela história de recidivas quando da suspensão do mesmo, suspeita-se do diagnóstico, que é confirmado pelo exame micológico direto. É muito comum ocorrer na área das fraldas, sendo confundida com dermatite de contato. DERMATITES ECZEMATOSAS 1. Dermatite atópica Trata-se de doença genética, de herança poligênica, com evidentes alterações imunológicas, fortemente influenciada por fatores ambientais e, eventualmente emocionais. A prevalência da dermatite atópica entre crianças brasileiras encontra-se ao redor de 10-15%. As alterações fundamentais no eczema atópico permanecem desconhecidas. Até o momento, os conhecimentos indicam existir uma interação de fatores constitucionais e ambientais, onde as imunidades humoral e celular ocupam lugar de destaque. Clinicamente caracteriza-se como doença crônica de evoluçãp flutuante, podendo ocorrer em qualquer idade a partir do terceiro mês de vida. O prurido é intenso e está sempre presente. A morfologia e distribuição das lesões variam com a idade, tendendo a ser mais exudativa na primeira infância e liquenificada nas faixas etárias mais avançadas. A dermatite atópica infantil (até 2 anos) surge em geral entre os 3 e 6 meses como áreas eritematocrostosas, inicialmente nas regiões malares, disseminando-se principalmente para couro cabeludo, pescoço, fronte, punhos, face de extensão de membros e área de fraldas. Ao término do segundo ano de vida, observa-se resolução espontânea em menos da metade dos casos. Na maioria as lesões tornam-se menos exudativas, mais papulosas e com tendência à liquenificação, comprometendo principalmente as dobras antecubitais e poplíteas, punhos, pálpebras, face e pescoço. Com a chegada da adolescência, as lesões se tornam papulodescamativas e mais caracteristicamente liquenificadas, sujeitas a surtos de agudização. A doença tende a atenuar-se com a idade, sendo rara sua persistência após os 30 anos.

11 Foto 8: Dermatite atópica em lactente O diagnóstico é geralmente clínico e o tratamento é realizado com antihistamínicos anti-h1 para aliviar o prurido, antibióticos antiestafilocócico mesmo na ausência de infecção secundária, corticoides tópicos e hidratação intensa. Orientações como evitar banhos quentes e demorados, sabões, lã, roupas sintéticas ajudam no tratamento. Em casos extremos podem ser indicados corticoterapia sistêmica, PUVA, ciclosporina e interferon gama é bastante efetivo, sobretudo em crianças. 2. Dermatite seborreica infantil Dermatite seborreica na população pediátrica é mais comumente encontrada em lactentes e adolescentes. Inicia-se entre a primeira e a segunda semana de vida, desaparecendo em semanas ou meses. Compromete a área das fraldas, face e couro cabeludo, com lesões eritematodescamativas não pruriginosas, sem comprometimento do estado geral, podendo haver disseminação para outras áreas seborreicas. No lactente inicia no couro cabeludo (crosta láctea) ou na área da fralda e é manifestada por escamas finas e secas ou manchas ovais ou redondas bem definidas cobertas por crostas marrom amareladas untuosas ou espessas. O tratamento é realizado com corticoides tópicos e imunomoduladores tópicos como tacrolimus e pimecrolimus. Também shampoos à base de enxofre, ácido salicílico e cetoconazol são usados no couro cabeludo.

12 Foto 9: Crosta láctea 3. Dermatite de contato Dermatite das fraldas: reação inflamatória aguda, que acomete as regiões cobertas pelas fraldas, geralmente em crianças abaixo dos 2 anos de idade, com início frequente entre o primeiro e segundo mês de vida. A epiderme úmida é mais suscetível ao dano friccional ocasionado pela fralda, tornando-se mais permeável aos irritantes presentes na urina e nas fezes. Manifesta-se por lesões clínicas variadas, sendo mais intensa nas superfícies convexas, enquanto as dobras são tipicamente poupadas. Inicialmente a pele apresenta eritema de intensidade variável, com brilho e pregueamento característicos. Se houver agravamento do quadro, podem surgir edema, pápulas, vesiculações crostosas, vesiculações, erosões e ulcerações. Numa fase tarda, o eritema perde o brilho e ocorre descamação, que pode ser intensa. Às vezes surgem nódulos e pápulas simulando condiloma sifilítico ou erosões e ulcerações arredondadas, o que se denomina dermatite das fraldas erosiva de Jacquet. Quando ocorre infecção por cândida a pele torna-se brilhante com descamação fina e induto esbranquiçado, acometendo primordialmente as dobras e, frequentemente com lesões satélites papulosas ou vesicopustulosas características. O tratamento é baseado em emolientes espessos que agem como barreira protegendo da urina e das fezes à base de óxido de zinco, elemento que tem ação anti-inflamatória. Quando houver candidíase associada, cremes com nistatina ou cetoconazol devem ser aplicados. Nos casos mais intensos, hidrocortisona 1% pode ser usada por curto período de tempo. O uso de corticoides potentes não é recomendado.

13 Foto 10: Dermatite das fraldas 4. Pitiríase alba Caracteriza-se por manchas hipopigmentadas assintomáticas, geralmente em face e pescoço, porção superior do tronco e extremidades proximais. Acredita-se que essa disfunção represente uma dermatite não específica com hipopigmentação pós-inflamatória residual e ocorre mais frequentemente em indivíduos de pele escura. A aplicação de corticoides leves tópicos seguida de hidratação diminui a xerose e as escamas finas, permitindo a repigmentação das áreas acometidas. Bibliografia AZULAY DA, AZULAY DR, AZULAY ABULAFIA L. Dermatologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, SAMPAIO SAP, RIVITTI EA. Dermatologia. 3ª ed. São Paulo: Artes Médicas, PALLER AS, MANCINI AJ, et al. Hurwitz Dermatologia Pediátrica. Tratado de doenças da Pele na infância e na Adolescência. 3ª ed. Rio de Janeiro: Livraria e editora Revinter Ltda, 2009.

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório Orientações gerais para as famílias Ambulatório 2016 Orientações gerais para as famílias O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de duas enfermeiras e duas auxiliares de enfermagem, para oferecer

Leia mais

página: 204 Capítulo 10: Psoríase causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte

página: 204 Capítulo 10: Psoríase causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte Capítulo 10: Psoríase página: 204 Psoríase Aspectos clínicos página: 205 10.1 Aspectos clínicos Psoríase vulgar Forma eritematosa Psoríase muito extensa. Grandes placas confluentes, essencialmente eritematosas,

Leia mais

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções Dengue, Chikungunya, Zika O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções 1 DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Imagem 01. Lesões nas palmas das mãos. Imagem 02. Lesões na superfície extensora do antebraço Imagem 03. Lesão em lábio inferior. Paciente do sexo feminino, 35 anos, casada,

Leia mais

Doenças exantemáticas DIP II

Doenças exantemáticas DIP II Doenças exantemáticas DIP II Profª Christiane Rangel Doenças exantemáticas Em geral infecto-contagiosas Diagnóstico essencialmente clínico Exantema é variável, de acordo com tipo de afecção: Macular Papular

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

BIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS

BIOLOGIA ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS BIOLOGIA 2 ANO PROF ª. SARAH SANTOS ENSINO MÉDIO PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Vida e Ambiente 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.2 Conteúdo Doenças sexualmente transmissiveis

Leia mais

Agentes de viroses multissistêmicas

Agentes de viroses multissistêmicas Agentes de viroses multissistêmicas Sarampo, Caxumba e Rubéola São viroses de transmissão respiratória, doenças comuns da infância, porém podem ocorrer também em adultos não vacinados. As infecções produzem

Leia mais

Afecções Dermatológicas em Pediatria

Afecções Dermatológicas em Pediatria Afecções Dermatológicas em Pediatria As queixas dermatológicas são bastante frequentes no ambulatório de pediatria. A seguir, abordaremos as mais comuns. Escabiose Doença contagiosa, extremamente pruriginosa,

Leia mais

www.paulomargotto.com.br Introdução Micoses superficiais que se limitam às camadas queratinizadas ou semiqueratinizadas da epiderme, dos pêlos e das unhas. Embora não invadam a derme e epiderme, ocorre

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Figura 1: Fotografia da região extensora do cotovelo. Figura : Fotografia da região dorsal do tronco. Enunciado Paciente do sexo masculino, 55 anos, relata surgimento de lesões

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS AMBULATÓRIO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS AMBULATÓRIO ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS AMBULATÓRIO O Ambulatório do Colégio Vital Brazil dispõe de uma técnica de enfermagem, para oferecer o primeiro atendimento aos alunos e colaboradores. O primeiro atendimento

Leia mais

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO SESSÃO CLÍNICA CASO CLÍNICO DO SERVIÇO DE NEONATOLOGIA Luanda, Setembro de 2016 Anete Caetano Identificação Nome: J.A.M Idade: 13 dias (DN: 27/07/2016) Sexo: Masculino

Leia mais

Infecções da pele. A pele integra saudável protege os tecidos subjacentes e proporciona uma excelente defesa contra os micróbios invasores

Infecções da pele. A pele integra saudável protege os tecidos subjacentes e proporciona uma excelente defesa contra os micróbios invasores Infecções da pele Infecções da pele A pele integra saudável protege os tecidos subjacentes e proporciona uma excelente defesa contra os micróbios invasores Os patógenos em geral penetram nas camadas inferiores

Leia mais

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg 1 AIDS (SIDA) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Causador: HIV Vírus da Imunodeficiência Humana. Ataca os Linfócitos T CD4 Precursoras dos ANTICORPOS

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

página: 579 alfabético fotografia Índice etiológico causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte

página: 579 alfabético fotografia Índice etiológico causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte página: 579 alfabético Índice etiológico lesiones básicas fotografia causas Índice etiológico página: 580 Factores mecânicos Acantoma fissurado (spectacle frame acanthoma),378 Acantoma fissurado (spectacle

Leia mais

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C.

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. FEBRE TIFOIDE CID 10: A 01.0 DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. Marcon CARACTERÍSTICAS GERAIS DESCRIÇÃO É

Leia mais

Família Herpesviridae

Família Herpesviridae Herpesvírus Humanos Família Herpesviridae Vírus ubíquos Altamente espécie-específicos Causam Latência: Capacidade de manter conteúdo genético dentro da célula hospedeira, sem replicar ou causar doença.

Leia mais

Infecções Herpéticas. Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP

Infecções Herpéticas. Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP Benedito Antônio Lopes da Fonseca Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais Departamento de Clínica Médica FMRP - USP Transmissão HSV-1 secreções respiratórias HSV-2 contato sexual vertical 85%

Leia mais

ANOPLURA PIOLHO. LMBragazza. Aula Prática

ANOPLURA PIOLHO. LMBragazza. Aula Prática 1 ANOPLURA PIOLHO LMBragazza Aula Prática 2 Classe: Insecta Ordem: Anoplura Generalidades insetos pequenos (1 a 3 mm) ectoparasitas de mamíferos (vivem sobre a pele) hematófagos sofreram um achatamento

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] 2 cinomose A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os cães e todos os animais da família Canidae (Dingo, raposa, coiote, lobo), da família Mustelidae

Leia mais

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ald Mune imiquimode APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico. Embalagem contendo

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS DE DERMATOVIROSES VESICULARES EM ADULTOS

DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS DE DERMATOVIROSES VESICULARES EM ADULTOS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS DE DERMATOVIROSES VESICULARES EM ADULTOS Ana Eliza Teixeira Ribeiro Alice Cardoso Pellizzari Renato Teixeira de Campos Aline Cogo Furquim Luis Carlos Elejalde de Campos UNITERMOS

Leia mais

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole.

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e,

Leia mais

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral Disciplina: Semiologia Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral PARTE Parte 12 http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 2012 LESÕES E CONDIÇÕES CANCERIZÁVEIS DA

Leia mais

Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes

Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes Biologia 1ª série Profª Reisila Mendes Conceito e estrutura Os vírus são fragmentos não vivos de genoma, que evoluíram tanto a partir de bactérias como de eucariontes. Os vírus são os únicos organismos

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos Herpes Simples Lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial vírus tipo 1) e da genitália

Leia mais

Patologias Pediátricas Infeciosas Comuns Tratamento Antimicrobiano nos Cuidados de Saúde Primários

Patologias Pediátricas Infeciosas Comuns Tratamento Antimicrobiano nos Cuidados de Saúde Primários Patologias Pediátricas Infeciosas Comuns Tratamento Antimicrobiano nos Cuidados de Saúde Primários Patologia Infeciosa Antimicrobiano Dose; Via Freq. Tomas Duração tratamento Medidas adicionais Rinossinusite

Leia mais

vacina hepatite B (recombinante)

vacina hepatite B (recombinante) vacina hepatite B (recombinante) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 1 dose de 0,5mL; - Cartucho contendo 20 frascos-ampola com 1 dose de 0,5mL;

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Imagem 01. Fotografia de rosto em visão frontal Imagem 02. Fotografia de rosto em perfil Paciente do sexo feminino, 9 meses, foi trazida pela mãe à Unidade Básica de Saúde

Leia mais

Otimizar o manejo de pacientes com gengivoestomatite herpética..

Otimizar o manejo de pacientes com gengivoestomatite herpética.. TE-5e Suporte às Gengivoestomatite herpética em crianças INTRODUÇÃO A gengivoestomatite é a manifestação mais comum da primo infecção pelo vírus herpes simplex (HSV) na infância, ocorrendo em 13 a 30%

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré câncerigenas Os sinais de aviso de Câncer de Pele Câncer de Pele PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré-cancerosas, incluindo melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Estas lesões

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

Febre maculosa febre carrapato

Febre maculosa febre carrapato A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos HPV lesões múltiplas ou única, localizadas ou difusas, e de tamanho variável.

Leia mais

Virologia Doenças. Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016

Virologia Doenças. Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016 Virologia Doenças Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016 Existem vírus que infectam animais, plantas, protozoários, fungos e bactérias. Exigência viral - ligação específica à célula

Leia mais

Micoses. Cuidados e Tratamentos

Micoses. Cuidados e Tratamentos Micoses Cuidados e Tratamentos Micoses Superfi ciais As micoses superficiais da pele são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados

Leia mais

3. Como chegou ao Brasil?

3. Como chegou ao Brasil? 1. Que doença é Zika? É uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da mesma família que o da febre amarela e da dengue (família Flaviviridae), e é também uma arbovirose (doença viral transmitida

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS Descrição da Doença NOTA TÉCNICA SOBRE FEBRE DO ZIKA VÍRUS 15 de dezembro de 2015 Febre do Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada

Leia mais

Informe Epidemiológico Raiva 25/11/2014

Informe Epidemiológico Raiva 25/11/2014 Página 1 / 7 Aspectos Epidemiológicos A raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos e que apresenta dois ciclos de transmissão: urbano e silvestre. É de grande importância epidemiológica

Leia mais

DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!! Professor Sebástian Freire sebastian.nicsaude@gmail.com www.sebastianfreire.com.

DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!! Professor Sebástian Freire sebastian.nicsaude@gmail.com www.sebastianfreire.com. DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR!! Professor Sebástian Freire sebastian.nicsaude@gmail.com www.sebastianfreire.com.br Aedes aegypti O vírus Dengue é transmitido por fêmeas do mosquito

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório 2015 Orientações gerais para as famílias Ambulatório Orientações gerais para as famílias O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem, para oferecer

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho.

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 O eczema atópico (ou dermatite atópica) é uma doença inflamatória da pele cada vez mais frequente nas

Leia mais

TERBINAFINA HCL. Identificação: Propriedades:

TERBINAFINA HCL. Identificação: Propriedades: TERBINAFINA HCL Identificação: Fórmula Molecular: C 21H 2 5N. HCL PM: 327,9 DCB: 08410 CAS: 78628-80-5 Fator de correção: Aplicável Uso: Oral e Tópica Propriedades: O cloridrato de terbinafina pertence

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

Trok. Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica

Trok. Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica Trok Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica Formas farmacêuticas e apresentações - Trok Trok creme dermatológico. Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g Trok pomada

Leia mais

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode MODELO DE DIZERES DE BULA IMOXY imiquimode FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme dermatológico embalagem contendo 6 ou 12 sachês com 250 mg. USO ADULTO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO Cada g do creme dermatológico

Leia mais

Dr. Rodrigo Mainardi, médico veterinário, clínico de pequenos animais, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV-SP

Dr. Rodrigo Mainardi, médico veterinário, clínico de pequenos animais, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV-SP Escabiose Sarna Dr. Rodrigo Mainardi, médico veterinário, clínico de pequenos animais, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV-SP Fotos: Dr. Marcelo de Souza Medeiros, médico veterinário

Leia mais

Carteira de VETPRADO. Hospital Veterinário 24h.

Carteira de VETPRADO. Hospital Veterinário 24h. Carteira de Carteira de VETPRADO Hospital Veterinário 24h www.vetprado.com.br Esquema de VacinaçãoGatos V5 Panleucopenia - Rinotraqueíte - Calicivirose Clamidiose - Leucemia Felina 90Dias 111Dias Raiva

Leia mais

As lesões elementares

As lesões elementares Capítulo 2: As lesões elementares página: 8 As lesões elementares As máculas página: 9 2.1 As máculas Mácula eritematosa As máculas são manchas não infiltradas, que se diferenciam da pele adjacente pela

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Difteria amígdalas, faringe, laringe, nariz. Manifestação clínica típica: presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas

Leia mais

Softderm Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Pomada dermatológica 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona + 30 mg/g de ácido salicílico

Softderm Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Pomada dermatológica 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona + 30 mg/g de ácido salicílico Softderm Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Pomada dermatológica 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona + 30 mg/g de ácido salicílico I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Softderm dipropionato de betametasona

Leia mais

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus

VIROSES...as doenças causadas pelos vírus VIROSES..as doenças causadas pelos vírus VIROSES ASSOCIADAS À PELE ASSOCIADAS AO SISTEMA NERVOSO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO ASSOCIADAS AOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ASSOCIADAS AO SISTEMA

Leia mais

Otodetes cynotis ENFERMEDADES PARASITARIAS 1 / 5

Otodetes cynotis ENFERMEDADES PARASITARIAS 1 / 5 ENFERMEDADES PARASITARIAS Pablo Payo Puente Área de Animais de Companhia Departamento de Medicina Veterinária Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) Universidade de Porto Otodetes cynotis

Leia mais

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2 399 IMPLANTAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) NA POPULAÇÃO FEMININA EM IDADE FÉRTIL: PERSPECTIVAS DE DIMINUIÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO 1 Kelen Lopes Da Silva

Leia mais

Artrite Idiopática Juvenil

Artrite Idiopática Juvenil www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite Idiopática Juvenil Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE AIJ 2.1 Existem tipos diferentes da doença? Existem várias formas de AIJ. Distinguem-se principalmente

Leia mais

Infecções da pele. Profa. Claudia Vitral

Infecções da pele. Profa. Claudia Vitral Infecções da pele Profa. Claudia Vitral Infecções da pele A pele integra saudável protege os tecidos subjacentes e proporciona uma excelente defesa contra os micróbios invasores Os patógenos em geral penetram

Leia mais

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber!

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! 1 Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1, também conhecida como gripe A, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito,

Leia mais

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula.

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Duas pequenas placas, uma na região geniana e outra na mandibular, ambas bem delimitadas e de tonalidade eritêmato-pardacentas. Placa no dorso da

Leia mais

Infecção estreptocócica da pele, caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas com borda nitidamente demarcada.

Infecção estreptocócica da pele, caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas com borda nitidamente demarcada. P2 - DERMATOSES Conceito: DERMATOSES SÃO DOENÇAS DA PELE QUE PODEM SER: CONTAGIOSAS INFLAMATÓRIAS NÃO CONTAGIOSAS NEOPLASICAS DERMATOSES CONTAGIOSAS 1. ERISIPELA 2. FURUNCULOS 3. HERPES SIMPLES 4. IMPETIGO

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 2 Prof. Daniele Duó Preservativo masculino É o único método contraceptivo que evita o contágio das DST s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Doenças

Leia mais

AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS

AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS Curso: Odontologia 5º Período Disciplina: Patologia Oral e Maxilofacial DOENÇAS AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 DOENÇAS AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS

Leia mais

Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona

Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cortifar dipropionato de betametasona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

Síndromes clínicas ou condições que requerem precauções empíricas, associadas às Precauções Padrão.

Síndromes clínicas ou condições que requerem precauções empíricas, associadas às Precauções Padrão. 1 Síndromes clínicas ou condições que requerem precauções empíricas, associadas às Precauções Padrão. SÍNDROMES OU CONDIÇÃO CLÍNICA PATÓGENOS POTENCIAIS PRECAUÇÕES EMPIRICAS Diarréia: Aguda, por provável

Leia mais

cloridrato de tansulosina

cloridrato de tansulosina cloridrato de tansulosina Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Cápsula gelatinosa dura de liberação prolongada 0,4 mg 1 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de tansulosina Medicamento genérico Lei n

Leia mais

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante.

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. FERNANDO DA ROCHA CAMARA/prof.dr./MEDICO UROLOGISTA INTRODUÇÃO: Como prevenir? Camisinhas, seleção e restrição numérica e individual de parcerias;

Leia mais

Diagnósticos de Rua D A N N I W A N D E R S O N N O B R E C H A G A S

Diagnósticos de Rua D A N N I W A N D E R S O N N O B R E C H A G A S Diagnósticos de Rua D A N N I W A N D E R S O N N O B R E C H A G A S Homem 50 anos Febre Cefaléia e astenia HPP: Pequena úlcera cicatrizada no pé Linfadenopatia inguinal maciça bactéria Francisella tularensis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO DERMATOLOGISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO DERMATOLOGISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O sinal de Auspitz, ou sinal do orvalho sangrento, é encontrado na seguinte doença: a) psoríase b) líquen plano c) micose fungoide d) pitiríase rubra pilar 2) O quadro de

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 A varicela é a infecção que resulta do contacto pela primeira vez de um ser humano susceptível com o vírus

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório Ambulatório O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem para oferecer o primeiro atendimento aos alunos e funcionários. O primeiro atendimento

Leia mais

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda

Doenças causadas por vírus. Professora: Elyka Fernanda Doenças causadas por vírus Professora: Elyka Fernanda Herpes labial Transmissão Causador: HSV 1 (vírus do herpes simples tipo 1) Sintomas A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas

Leia mais

Azelan. Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g

Azelan. Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g Azelan Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g Azelan ácido azelaico APRESENTAÇÕES Creme dermatológico 200 mg/g: cartucho contendo bisnaga com 30 g de creme. Gel 150 mg/g: cartucho contendo

Leia mais

HERPESVÍRUS. Prof. Dr. Aripuanã Watanabe

HERPESVÍRUS. Prof. Dr. Aripuanã Watanabe HERPESVÍRUS Prof. Dr. Aripuanã Watanabe aripuana.watanabe@ufjf.edu.br Introdução Provavelmente vírus muito antigos Ancestral comum Aves e mamíferos Animais de sangue frio Introdução Família de vírus ubíquos,

Leia mais

O RECÉM-NASCIDO NORMAL A TERMO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM PROFª LETICIA PEDRSO

O RECÉM-NASCIDO NORMAL A TERMO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM PROFª LETICIA PEDRSO O RECÉM-NASCIDO NORMAL A TERMO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM PROFª LETICIA PEDRSO Cuidados com RN Recém-nato a termo é a criança nos 28 primeiros dias de vida, nascida de uma gestação de 38 a 42 semanas. Características

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. ZIKA VIRUS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS ZIKA VIRUS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos DEFINIÇÃO DE CASO SUSPEITO DE ZIKA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL Caso suspeito: - Pacientes que apresentem

Leia mais

Sarampo. O sarampo ocorre em todo o mundo. No entanto, a interrupção da transmissão autóctone do sarampo foi alcançada em vários países.

Sarampo. O sarampo ocorre em todo o mundo. No entanto, a interrupção da transmissão autóctone do sarampo foi alcançada em vários países. Sarampo Suely Kirzner O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus, que acomete apenas os seres humanos. O vírus do sarampo não é transmitido por nenhuma outra espécie animal. Referências

Leia mais

Material de Estudo. Prof. Dr. Marcello Sampaio - UNIRIO

Material de Estudo. Prof. Dr. Marcello Sampaio - UNIRIO Material de Estudo Reino Animalia Filo Arthropoda Classe Insecta (= Hexapoda) Ordem Anoplura Família Pediculidae Gênero Pediculus Linnaeus, 1758 P. capitis De Geer, 1778 P. humanus Linnaeus, 1758 Família

Leia mais

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015 NOTA TECNICA SAÚDE-N. 25-2015 Brasília, 30 de novembro de 2015. Área: Área Técnica em Saúde Título: Surto de Microcefalia- o que você precisa saber. Fonte: Dab/MS/SAS 1- Cenário atual O Ministério da Saúde

Leia mais

PORTADORESDO\ÚRUSDAUWUNODEFKHÊNCD\ HUMANA. Trabalho apresentado â Universidade Federal de. Santa Catarina, para a conclusão do Curso de

PORTADORESDO\ÚRUSDAUWUNODEFKHÊNCD\ HUMANA. Trabalho apresentado â Universidade Federal de. Santa Catarina, para a conclusão do Curso de E VANESSA SANTOS CUNHA CM 4611 NLANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM PACIENTES PORTADORESDO\ÚRUSDAUWUNODEFKHÊNCD\ HUMANA E * Trabalho apresentado â Universidade Federal de Santa Catarina, para a conclusão do

Leia mais

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados Com o inverno se aproximando o risco de transmissão de doenças respiratórias aumenta, por isso temos que dobrar os cuidados nessa época. Vejamos juntos

Leia mais

Graduação em Biologia (PUC/MG).

Graduação em Biologia (PUC/MG). Pós graduação em Ciências Ambientais (PUC/MG). Graduação em Biologia (PUC/MG). Professor de biologia, ambientalista e orientador de cursos no SENAC/MG DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DSTs. AGENDA 2

Leia mais

Manejo de casos suspeitos de Dengue no Estado de Santa Catarina.

Manejo de casos suspeitos de Dengue no Estado de Santa Catarina. S ESTADO DE SANTA CATARINA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E ENTOMOLOGIA

Leia mais

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA Nº 1.922, DE 22 DE OUTUBRO DE 2002

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA Nº 1.922, DE 22 DE OUTUBRO DE 2002 FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA Nº 1.922, DE 22 DE OUTUBRO DE 2002 O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições legais, e Considerando o Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto,

Leia mais

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO BAYER BAYCUTEN Creme clotrimazol + acetato de dexametasona Leia cuidadosamente este folheto antes de utilizar este medicamento. É importante que o leia mesmo que já tenha utilizado

Leia mais

Dermatoses Pre-cancerosas

Dermatoses Pre-cancerosas Capítulo 14: Dermatoses Pre-cancerosas página: 434 Dermatoses Pre-cancerosas página: 435 Ceratoses actínicas Placas em relevo, eritematosas e bem delimitadas, cuja superfície rugosa está coberta de escamas

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção Sarampo Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção O que é O Sarampo é uma doença grave, causada por vírus e extremamente contagiosa. Como ocorre a transmissão: De forma direta, de pessoa para

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Imagem: Conjuntiva bulbar do olho direito Paciente feminina, faioderma, 24 anos, residente em Belo Horizonte (MG), sem sintomas oculares prévios, queixa aparecimento de manchas

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 20. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 20. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 20 Profª. Lívia Bahia Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no âmbito da Atenção Básica As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os

Leia mais

Doenças Exantemáticas em Pediatria. Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de Pediatria Faculdade de Medicina - UNESP

Doenças Exantemáticas em Pediatria. Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de Pediatria Faculdade de Medicina - UNESP Doenças Exantemáticas em Pediatria Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de Pediatria Faculdade de Medicina - UNESP Doenças Exantemáticas São moléstias infecciosas nas quais a erupção cutânea é a característica

Leia mais

clotrimazol + acetato de dexametasona

clotrimazol + acetato de dexametasona clotrimazol + acetato de dexametasona EMS S/A. Creme Dermatológico 10MG/G + 0,4MG/G clotrimazol + acetato de dexametasona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999. I - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome

Leia mais

NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA cetoconazol Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA SHAMPOO 20 MG/ML cetoconazol Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forma Farmacêutica

Leia mais