DA CONCORRENCIA D E S L E A L

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA CONCORRENCIA D E S L E A L"

Transcrição

1 DA CONCORRENCIA D E S L E A L

2 José Lobo d'avila Lima Doutor em Direito COIMBRA IMPRENSA DA UNIVERSIDADE 1910

3 Ao Illustríssimo e Excellentissimo Senhor Homenagem de muito respeitoso affecto e indelevel reconhecimento do AUCTOR

4 Dissertação para o concurso ao magisterio na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

5 INTRODUCÇÃO A orientação livre dos factores economicos das sociedades modernas gerou este assumpto de ambito tão impreciso e tão rude açambarcamenlo: a concorrencia desleal. Melhor deduzido e mais salientemente revelado no embate das forças de producção economica, o problema da concorrencia desleal denuncia-se outrosim em outros aspectos da actividade social, onde quer que o pleno e concorrente exercício das faculdades humanas, seja na estricta area das puras utilidades materiacs ou na elevada esphera das artes e letras, dêem margem á insidia, ao sophisma, a quaesquer perfidos manejos de sempre desleal adulteração... Assim, pois, a liberdade degenerou em licença, á medida que taes factos foram assumindo, por seu numero e importancia, uma feição claramente altentatoria das garantias individuaes. El desde esse momento e se bem que, na expressão pittorescamenle grave de EECKHOUT (1), a liberdade continuasse e continue a ser (i) EECKHOUT, La répression de la concurrence déloyale en Allemagne, 1905, pag. 1-2.

6 VIII «a base official da legislação economica moderna», surgiu a necessidade duma nova disciplina jurídica, chamada a compellir os abusos, os ímprobos e multiplicados artifícios da concorrencia desleal. Tal a apresentação do problema, cuja analyse nos propuzemos em um dos seus mais melindrosos e vastos capítulos: a propriedade industrial. Por nossa parte não alimentamos duvidas ácerca da temeridade do emprehendimento: este trabalho modestíssimo pretende ter tão sómente o benefico intuito de appellidar a allenção de outrem mais esclarecido para um ramo do saber jurídico, tão clamoroso quanto inexplorado. E já agora valha-nos, á guiza de attenuante a declaração de VIDAM (1) de que «questo delia concorrenza sleale è uno dei temi piú difficile di diritto industriale. Criteri sicuri e generali non vi sono affato, a meno di contentara di vaghe generalilà che conchiudono assai poco e nulla insegnano alla stregua dei fatti». (1) VIDARI, Corso di diritto commerciale, XIV, cot. 29.

7 IX * * * Não queremos terminar estas breves linhas sem confessar que um sincero empenho patriotico nos attrahiu á analyse do presente assumpto. Portugal, dés que perfilhou moldes ultra-proteccionistas para estimulo e defesa de suas energias industriaes, complementarmente organisou e applaudiu aquellas medidas que, nos domínios do Estado português ou no mais amplo perímetro da sociedade internacional, successivamente teem sido votadas para segurança da propriedade industrial e repressão dos expedientes da desleal-concorrencia. Desses expedientes, um particularmente nos importa: as indicações de falsa proveniencia, atlentá a sua intima e frequente incorporação com os productos vinícolas. Os vinhos são a nossa maior riqueza, o mais poderoso factor do nosso activo mercantil. A sua pro-ducção, distribuída pelas treze regiões vinícolas do continente e ilhas e que actualmente se póde compu- B

8 lar sem exaggero em 8 milhões de hectolitros, assignala-nos, no mappa da producção mundial, o sexto logar em quantidade, e em valor (24:000 contos) o quinto ou facilmente o quarto, uma vez que as cotações se mantenham no seu nivel normal(1). Os productos vinícolas constituem, pois, o artigo primeiro da nossa exportação, (1) No que toca á producção vinícola, a galhardia do solo português é immensa, opulentamente attestada por cêrca de 300 castas de videira ou postos, originando a mais exhuberante variedade de vinhos, desde as castas fidalgas e de eleição, os vinhos generosos e licorosos vinhos príncipes e os vinhos communs, genuínos, de pasto ou de consumo directo até aos de lote, com que por largos annos o commercio de Bordéus preparou os seus vinhos de exportarão, e os vinhos de caldeira, de queima ou proprios para distillação (Cf. sohre o problema vinícola: SB. CINCINNATO DA COSTA, Producção e commercio dos principaes generos agrícolas de Portugal, 11)08, pag. 7 e seg.; Sn. SERTORIO DO MONTE PEREIRA, A producção vinícola, apud Notas sobre Portugal, vol. 1, pag. 331 e seg.; SR. D. Luiz DE CASTRO, Semente lançada á terra, 1909, pag. 69 o seg.; idem La crise viticole en Portugal, separata da Recue d'économie politique, 1908; idem, Aspectos economicos do projecto vinícola, conferencia realisada a 27 de janeiro de 1907 na Sociedade de sciencias agronomicas de Portugal).

9 XI a plataforma do nosso commercio externo, merecendo como taes a attenção de todos aquelles que pretendam trazer a lume aspectos oteis da vitalidade econoomica da nossa terra. Demais, as ameaças são frequentes (1), reclamando uma constante e energica vigilancia: é ver o zelo e sobre-aviso, com que a França acompanha e assegura a marcha mercantil dos seus vinhos (2). Identico procedimento se nos impõe tanto mais que, consoante a conclusão numericamente documentada do SR. CINCINNATO DA COSTA, as quantidades ex- (1) Adiante teremos ensejo de nos referir mais largamente á importante questão do vinho da Madeira (Cf. Usage illicite du nom de Madère procédure, plaidoiries, jugements, arrêts et documents 1900), que constituiu uma das mais importantes ameaças contra o nosso patrimonio vinícola. Já, após tal litigio, houve a chancella-ria portuguesa de occupar-se de uma nova e importante tentativa de concorrencia-desleal, uma falsificação das nossas marcas vinícolas por parte de negociantes hespanhoes (Cf. Livro branco, de 1905, parte III, «apprehensão no Rio de Janeiro de vinhos hespanhoes falsamente denominados portugueses», pag. 5 e.seg.). (2) MAURICE LAIR, Le problème viticole français, apud Revue économ. int., vol. II, n. 1, pag. 34 e seg.

10 XII portadas de vinhos do Porto diminuíram no período , decrescendo bem assim os valores totaes da exportação para esta classe de vinhos generosos, sendo a causa de tal facto «a concorrencia illicita que, nos mercados de consumo, estão fazendo as imitações aos verdadeiros vinhos do Porto e da Madeira, sendo sobretudo para notar-se que é nos mercados do Brazil e da Inglaterra, que os vinhos de imitação teem tomado boa parte do logar que de direito só pertence aos vinhos genuínos de Portugal, com prejuízo dos produclores, do commercio sério, e dos consumidores» (1). Só o vinho do Porto conhece estas curiosas modalidades : Porto-Tarragona, Porto-Hamburgo, Australian- Port e Palestina-Port! Até os Logares Santos rivalisam com os maravilhosos amphithealros durienses... No dia em que os nossos agentes commerciaes lograrem exterminar, com o apoio insophismavel dos (i) SR. CINCINNATO DA COSTA, obr. cit., pag. 17; e artigo Vinhos, no Portugal Agrícola, de fevereiro de 1909, pag. 39 e seg.

11 XIII accordos internacionalistas e a resolução energica da chancellaria portuguesa, as variadas mixordias, que correm por esse mundo apregoando descaradas adulterações das mais preciosas marcas vinícolas da nossa terra, ler-se-ha marcado um grande e fecundo triumpho para a economia nacional.

12 INDICE PARTE I THEORIA DA CONCORRENCIA DESLEAL CAPITULO I Deducção e critica da livre-concorrencia Pag. 1. A evolução da troca e a livre-concorrencia. 2. Apreciação do phenomeno da livre-concorrencia: o optimismo individualista. 3. A critica socialista CAPITULO II A concorrencia desleal: essenoia e fórmas 4. A livre-concorrencia e a concorrencia desleal. Como definir aconcorrencia desleal? Opiniões de EECKHOUT, GIANNINI e POUILLET. 5. Classificação das fórmas de concorrencia desleal. O seu enunciado jurídico, consoante a opinião de LAURENT e GIANNINI. 6. So luções apresentadas sobre a natureza do direito de propriedade industrial: a) representa um elemento constitutivo da individualidade de seu sujeito; b) deve ser equiparado ao direito de auctor; c) é de natureza especial, constituindo uma creação jurí dica moderna

13 XVI CAPITULO III O instituto da propriedade e a propriedade industrial Pag. 7. omportancia sociologica do instituto da propriedade. Elle acompanha e integra-se na evolução de toda a phenomenalidade social, diz CARLE : é a lei de orien tação mental de suas transformações. 8. As theorias sobre a origem da propriedade: concepções aprioristicas de GUMPLOWICZ, Grocio, BURLAMAQUI, PUFFENDORFF e ROUSSEAU; o racionalismo de KANT, LOCKE e AHRENS. 9. Systemas negativos: «a propriedade é um roubo» clama PROUDHON. 10. As ideias collectivistas e a reforma da proprie dade privada, segundo ANTON MENGER. 11. A propriedade é uma instituição existente e como tal deve ser apreciada. A evolução da propriedade e as suas raizes sociologicas: a necessidade, o trabalho e o interesse. 12. Estes mesmos elementos justi ficam a propriedade industrial. Caracter relativo das garantias jurídicas deste instituto CAPITULO IV A concorrenoia desleal e o abuso do direito 13. O direito de livre-concorrencia e suas limitações. 14. A theoria do abuso do direito: essencia e razões de sua acceitacão. 15. Criterio regulador da mesma theoria. 16 Integração da concorrencia desleal na theoria do abuso do direito

14 PARTE II MOVIMENTO HISTORICO-LEGISLATIVO CAPITULO V Legislações estrangeiras 17. Os mais recuados vestígios historicos da propriedade industrial: As investigações de MAILLARD DE MA- BAFY, BRAUN e KOHLER. 18. A propriedade industrial na Edade-Média: o regimen terrorista dos edictos. 19. A Revolução FrancÊsa e as suas consequencias economicas e sociaes. A physiocracia: laissez-faire e... era a plena liberdade de fraude. A moderna elaboração legislativa em França. 20. Allemanba. 21. Austria-Hungria. 22. Inglaterra. 23. Italia. 24. Belgica. Estados-Unidos. 26. Hespanha. Outros países. CAPITULO VI Legislação portuguêsa 27. Traços historicos da legislação portuguêsa sobre pro priedade industrial. 28. O codigo civil: deducção do nosso direito commum sobre concorrencia desleal: 29. Legislação especial. 30. Ministerio das Obras Publicas, Commercio e Industria: organisação actual... CAPITULO VII Propriedade industrial internacionalista 31. A sociedade dos Estados c a propriedade industrial. 32. A mais recuada elaboração: as convenções sobre propriedade industrial accessorias dos tra-

15 XVIII Pag. tados de commercio. 33. O Regimen das Uniões: os congressos de Vienna (1873) de Paris (1878, 1880 e 1883). A convenção de 30 de março de 1883: importancia e fins. 34. A conferencia de Roma de A conferencia de Madrid de Suas resoluções: a) convenio concernente á repressão das indicações de falsa proveniencia; b) idem registo internacional de marcas; c) protocollo respeitante á dotação da repartição interna cional da união protectora da propriedade indus trial. 30. As conferencias de Bruxellas de 1897 e Actos addicionaes: resolução concernente á concorrencia desleal PARTE III LEGISLAÇÃO ESPECIAL CAPITULO VIII Objecto da concorrencia desleal 37. Enumeração legal dos casos de concorrencia desleal º Semelhança de aspecto. 38. Classificação dos casos de concorrencia desleal: as marcas SECÇÃO I Das marcas de fabrica e de commercio em geral 39. Conceito e objectivo das marcas. 40. Seus caracteres fundamentaes. 41. Collocação das marcas. 42. Especies de marcas. 43. Propriedade da marca: systemas declarativo c altributivo. 44. Ca tegorias do marcas

16 SECÇÃO II XIX Denominações e nomes Pag. 45. Denominações: conceito e especies. 46. Nomes. 47. Homonymia SECÇÃO III Emblemas, envolucros, recipientes, etc. 48. Emblemas, envolucros, recipientes, etc SECÇÃO IV Fórmas do producto 49. Fórmas do produeto º Indicações de falsa proveniencia 50. Natureza e fundamento da indicação do logar de proveniencia. 51. Alcance de tal designação. 52. Restricções ao direito de indicação do logar de proveniencia. 53. Nomes ou denominações gene ricas. 54. As indicações do logar de proveniencia e os produetos vinícolas. 55. Poder-se-ha usar, indifferentemente e com identica protecção legal, das indicações dos legares de producção ou fabrico dos produetos vinícolas? Usurpação de formulas, modelos e segredos de fabrica 56. Segredos de fabrica Formulas e modelos CAPITULO IX Procedimento judicial e penalidades 58. Competencia. 59. Processo Penalidades

17 PARTE I THEORIA DA CONCORRENCIA DESLEAL

18 CAPITULO I Deducção e critica da livre-concorrencia 1. A evolução da troca e a livre-concorrencia. 2. Apreciação do phenomeno da livre-concorrencia: o optimismo individualista. 3. A critica socialista. 1. O culminante aspecto do viver economico das sociedades modernas a concorrencia tem desafiado a analyse dos representantes do pensamento sociologico por forma tão abundante e alcance tão recuado, que facil tarefa é hoje ao estudioso reconstituir seus antecedentes. Perante o deficit natural das aptidões humanas em confronto com as suas necessidades, o individuo, ao qual exclusivamente anima o movei sociologico de interesse, começa de praticar uma rudimentar permuta (i), (1) DE GREEF, Lois sociologiques, pag. 153 e seg.; MIRAGLIA,

19 4 sob cuja inspiração egoisla (1) cada qual combate, na medida de seus recursos, a soffreguidão das exigencias economicas, gerando-se, presupposla a utilidade differencial dos produclos, a troca ou seja a presiação e conlra-prestação de utilidades ou mercadorias, incluindo a mercadoria-trabalho (2). A troca, localisada com penosa investigação nos tempos primitivos (3), assume uma significação diversa nos differentes períodos da evolução economica. Acompanhando a classificação de KARL BÜCHER, modificada por EUGEN VON Philippovich (4), patenteiam-se racio- Filosofia del Diriytto, pag. 322 e seg.; FONTANA-RUSSO, Traité de Politique Commerciale, (trad. de FÉLIX POLI), 1908, pag. 1 e seg. (1) CHARLES GIDE, Cours d'êconomie Politique, 1909, pag. 37 e seg.; YVES GUYOT, La Science Économique, 1907, pag. 74. GUYOT formula um conceito altruísta da troca, em virtude do qual cada um produz não o que lhe é precizo mas aquillo de que os outros têm necessidade. (2) SR. DR. MARNOCO E SOUZA, A troca e o seu mecanismo, pag. 98 e 99; MAHAIM, Économie politique, (prelecções, Liège, 1907), pag. 7 e seg. (3) LEROY-BEAULIEU, Traité théorique et pratique d'économie politique, tomo III, pag. 3 e seg.; BROCA, MORTILLET, QUATREFAGES E JOHN EVANS concluem da exhumação de fragmentos de remota proveniencia, coevos, em sua simples factura, das mais longinquas manifestações do engenho industrial dos homens, a existencia da troca nos tempos prehistoricos. Seja assim. (Cf. SR. DR. MARNOCO E SOUSA, ob. cit., pag ). (4) EUGEN VON PHILIPPUVICH, Grundriss der Politischen Ocko

20 5 nalmenle as phases de tal evolução, trazida desde a inicial economia domestica (Antiguidade e Edade-Média até seculo XI), caracterisada fundamentalmente pelo facto de todo o processo economico se realizar no circulo da familia, percorrendo cada producto todo o cyclo da extracção da materia prima até ao seu acabamento, e passando ao consumo sem intervenção de qualquer intermediario; seguindo-se a economia urbana, typicamente desenvolvida nas cidades da Edade-Media, e na qual a producção, accenluada a divisão do trabalho, se realiza directamente para o consumidor, apresentando o consumo dos productos um caracter local, visto não passar geralmente da cidade e immediações; e succedendo-lhe, como effeito das tendencias de concentração politica manifestadas nos fins da Edade-Media, a economia nacional, politica economica esta que encontra uma affirmação plena na pratica das ideias mercantilistas, adquirindo a troca, neste período, um caracter geral, breve, porém, suffocado pela multiplicidade de prescripções regulamentares derivadas da intervenção exaggeradamente minuciosa dum regimen cada vez mais absoluto e centralisado. Mas a tal regimen, posto á prova durante largos annos, impossível se tornava conter a expansão do nomie, pag. 22 e seg., (apud SB. DR. MARNOCO E SOUSA, ob. ctí., pag. 174 e seg.).

21 6 progresso industrial e commercial das sociedades. Um generoso individualismo doutrinario, apregoando as beneficencias dum regimen natural e livre, acalentava uma forte reacção na ordem economica e politica, pela acceitação dos postulados francamente naturalistas da physiocracia. A liberdade economica, consagrada na orientação doutrinal, obtem seu complemento pratico; a troca revigora-se pelo desapparecimento de todos os obstaculos que se oppunham ao seu desenvolvimento, bem como o credito, a industria, o commercio e os mercados, que assumem definitivamente um caracter internacionalista, pelo nivelamento da producção e do consumo nos diversos paizes (1); e, na verdade, desde então se regista na historia economica da humanidade um novo e rasgadissimo período de evolução a troca mundial em que a troca Iransmille ao phenomeno da concorrencia a sua maxima intensidade e a sua expressão mais ampla e verdadeiramente moderna. 2. Assim claramente deduzida duma transformação livre da estructura economica e social, a concorrencia é originariamente a grande lei sob a qual se realiza a producção e a troca ou seja, no melhor con- (1) Sr. DR. MARNOCO E SOUSA, ob. cit., pag. 177 e seg., e 186 e seg.; GHINO VALENTI, Principii di Scienza Economica, pag. 224 e seg.; Loria, La Sintesi Economica, 1909, pag. 1 a 3.

22 7 ceito de MOLINARI, BULLOCK, BEAUREGARD, RAYNAUD E SR. DR. MARNOCO E SOUSA, a competencia que se estabelece entre os indivíduos, que aspiram ás mesmas vantagens e porfiam em as obter. Como resultante, pois, do livre estadio do commercio e da industria, a concorrencia, com um caracter de necessidade que levou o individualista LEROY-BEAU- LIEU a dizer que ella representa para o mundo organico o que a gravitação é para o mundo inorganico, seguiu seu curso natural, garantido e ampliado pela proclamação da liberdade dogmatica do trabalho, pelos progressos incessantes da grande industria e pelas conquistas do engenho do homem em lodos os ramos da actividade economica. As consequencias da applicação natural da livreconcorrencia, a cuja sombra se têm suscitado os mais clamorosos conflictos que agitam o capital e o trabalho, têm desafiado apaixonadamente a apreciação de todos as escolas economicas. Merece as hosannas e a calorosa defeza dos individualistas, desde a feição moderada dos eclecticos-liberaes até as radicaes exigencias de ÀMMON, HAEKEL e SPENCER unanime e fervorosamente convictos da efficaz constituição dum meio livre, como diz MOLINARI (1), em que as leis naturaes da (i) MOLINARI, ob. cif., pag. 23 e seg., e Journal des Économistes

23 8 concorrencia, poderoso fermento social, prestigiosa e fecunda força do mundo economico, cuja descoberta, na opinião de LEROY-BEAULIEU (1) foi a suprema gloria da escola scientifica do seculo XIX exerçam seguramente e sem sophismas as beneficas consequencias da sua acção reguladora. D'onde, taes considerarem o regimen da concorrencia como o mais perfeito de lodos os que se podem conceber, assegurando a cada productor a melhor remuneração do seu trabalho, garantindo aos consumidores o justo preço do producto, estabelecendo o equilíbrio constante entre a producção e o consumo, constituindo o estimulo mais energico que pode existir na humanidade, tornando possível a applicação á industria da lei do mínimo esforço e promovendo no mais alto grau o progresso technico da producção (2). Assim faliam os individualistas, cujos mais avançados espíritos emittem sobre a concorrencia uma extranha apreciação: o darwinismo social. A analyse biologica (novembro de 1907), artigo Le monopole-la concurrence productive et économique. (1) LEROY-BEAULIEU, ob. cit., pag. 624 e seg.; LÉON SAY e Chailley, Nouveau Dictionnaire d'economie Politique, tomo II, artigo Liberté Economique de ANDRÉ LIESSE, pag. 166 e seg. (2) SR. DR. MARNOCO E SOUSA, ob. cit., 193 e seg.; GIDE, Cours d'economie Politique, cit., pag. 146 e seg.; SUPUNO, Economia Politica, pag. 159 e seg.

24 9 denunciou a constante porfia das especies, debatendose em sua diversa vitalidade, no triumpho das unidades mais fortes, adaptaveis e uteis. E, transpostos os limites do mundo sociologico, as preoccupações naturalistas atlenlam na mesma selecção, apontando no viver social uma identica conflagração de elementos existentes, qual o mais forte, mais bem dotado ou mais são, animados das mesmas tendencias selectoras, traduzindo-se desta forma e desapiedadamente as sociedades numa formula de destruição sob a regencia imperiosa duma lei negativa. A concorrencia, encarada pelos naturalistas sob uma forma optimista, será o pleno triumpho dos melhor adaptados, o rigido preceito á sombra do qual não terá medida nem termo a onda da desgraça, da anniquilação e da dôr! (1). (i) GRAZIANI, Istituzioni di Economia Politica, 1908, pag. 526 e seg.; VARRI, Lezioni de Filosofia del Diritto, pag. 390 e seg.; VAC- CARO, La lotta per 1'esistenza, pag. 30 e seg.; ALFRED FOUILLBE, Le socialisme et la sociologie réformiste, 1909, pag. 283 e seg.; HERBERT SPENCER, Príncipes de Sociologie, tomo II, pag. 261 e seg.; SCHATZ, L'individualisme économique et social, pag. 7 e seg.; La Grande Encyclopédie, vbo concurrence, tomo XII, pag. 324; FELIX LE DANTEC, La lutte universelle, pag. 282 e seg.; PIETRO CHIMIENTI, II diritto di proprietá, pag. 19 e seg.; CESAREO CONSOLO, Lavoro e Capitale, Socialismo e Democrazia, pag. 423 e seg., e 494 e seg.; G. SERGI, La Sociologia di Herbert Spencer, apud Rivista Italiana di Sociologia de setembro - dezembro de 1903, pag. 479 e seg.

25 10 3. Mas a livre-concorrencia tem sido, por egual, o alvo de todos os ataques socialistas, que nella apontam um dos mais nefastos vehiculos da oppressão das classes proletarias, flagelladas pelo triumpho da grande industria, pelo exito crescente das mais fortes e exclusivistas formulas monopolisadoras do capitalismo, pela diminuição uniforme do custo da producção, pela baixa progressiva dos salarios e consequente depreciação da mercadoria-trabalho. E estas palavras de dura accusação repetem-se pertinazmente no texto dos generosos theoricos collectivistas, num supremo appello á pratica da funcção regulamentadora do Estado, escorrendo sinceramente e com límpida fluencia da bocca dos tribunos da plebe, a quem compele a missão prestigiosa de conduzir as legiões do trabalho por essa larga estrada da vicloria, na esperança remota duma egualitaria e bem remunerada democracia... Para esses a concorrencia apresenta (1) não menos inconvenientes que vantagens, attento que ella exige um (1) SUPINO, ob. ct., pag. 165 e seg.; SR. DR. MARNOCO E SOUSA, ob. cit., pag. 195 e seg.; GIDE, ob. cit., pag. 147 e seg. Em nossos dias a concorrencia atravessa uma interessantissima phase negativa, denominada pelos economistas o suicidio da concorrencia, visto que tal elemento do dynamismo economico se

26 11 perfeito conhecimento do estado do mercado, o que é quasi impossivel; suppõe nos concorrentes um proce estagna e condensa nas mais exorbitantes e accrescidas formulas do monopolio e da socialisação. A concorrencia, cuja essencia a alguns economistas se affigurava de perenne combatividade eterna conservação de deseguaes energias, diz GIDDINGS provoca nos limites da producção um verdadeiro estado de equilíbrio pela confluencia das forças productoras, polarisadas em colligações de producção trusts, carteis, pools e comptoirs ; colligações de especulação corners; e ainda syndicatos financeiros de maior ou menor extensão e varia organisação interna. A concorrencia determinando o armistício da producção, a sua propria paralysia-eis um extranho phenomeno, mas em summa, pbenomeno claramente incluído nos tramites da evolução economica, originado na grande empreza e na consequente concentração capitalista, perante a qual e Estado deve desempenhar um papel de preventiva e rigorosa vigilancia. A monopolisação das industrias, na sua feição característica e norte-americana do trust, seguirá seu curso; e, a não ser que novas e repetidas borrascas financeiras as ameacem subverter num formidavel crak, as grandes potencias argentarias continuarão seu prestigioso mando, e já agora ROCKEFELLER, se Deus lhe dér vida e saude, não terá de alterar o seu primeiro cuidado matutino de fixar o preço do petroleo em toda a parte do mundo.... (Cf. SR. Da. MARNOCO E SOUSA, ob. cit., pag. 202 e seg.; GIDE, ob. cit., pag. 200 e seg.; RIPLEY, Trusts, pools and corporations, pag. 21 e seg.; MONTEMARTINI, Municipalizzazione dei publici servigi, pag. 172 e seg.; MARTIN SAINT-LÉON, Cartells et trusts, pag. 14 e seg.; MAU-RICE BOURGUIN, La concentration industrielle et commerciale, apud Révue Économique Internationale, anno 1, vol. I, n. 2., pag. 404 e seg.).

27 12 dimento leal e correclamente moralista, bem como a eguialdade de condições entre os mesmos; estabelece feroz contenda entre as grandes e pequenas emprezas, nem sempre assegura o melhor preço dos productos, inconvenientes estes que se aggravam com o progresso industrial.

28 desleal: essencia e fórmas CAPITULO II A concorrencia 4. A livre-concorrencia e a concorrencia desleal. Como definir a concorrençia desleal? Opiniões de EECKHOUT, GIANNINI E Pouillet. 5. Classificação das fórmas de concorrencia desleal. O seu enun ciado juridico, consoante a opinião de LAURENT e GIANNINI. 6. Soluções apresentadas sobre a natureza do direito de proprie dade industrial: a) representa um elemento constitutivo da individuali dade de seu sujeito; b) deve ser equiparado ao direito de auctor; c) é de natureza especial, constituindo uma creação jurídica moderna. 4. As transformações do regimen da troca até ao esladio contemporaneo da livre-concorrencia melhor, porém, se comprehendcm pela evolução dos factores commercio e industria, sem que tal implique a confusão dum e outro phenomeno (1). (1) Tal confusão existia manifesta no animo e nos escriptos da economia classica, dos plhysiocratas, emquanto consideravam a concorrencia como a liberdade do trabalho e do commercio, a ausencia

29 14 O absorvente rigorismo, que foi a essencia das condições do trabalho no período da meia-edade e nos primeiros seculos da epoca moderna, eslava naturalmente condemnado, pela força de factores historicos de varia monta, cujo impulso demolidor successivamenle se patentearia na esphera economica como no mundo politico, mercê da intensa propaganda individualista. Ensejo teremos de apreciar mais documentadamente 'as vastas transformações, que o ultimo quartel do seculo XVIII assignalou na historia do trabalho e da pessoa humana. Para a apresentação sociologico-juridica do phenomeno da concorrencia desleal, basta-nos por ora e tão sómente registar que essa evolução se realisou num sentido plenamente livre, provocando os largos limites adentro dos quaes se agita a concorrencia desleal em seus multiplos aspectos (1). de restricções e a suppressão do toda e qualquer regulamentação imposta á livre actividade do homem. «A liberdade do commercio c da industria, conclue o SR. Dr. MARNOCO E SOUSA, é uma condição para que se possa dar este phenomeno na ordem economica, mas o phenomeno não se póde confundir com ella. Ainda assim, Schmoller na Allemanha, MARSHALL na Inglaterra e LEROY-BEAULIEU em França continuam a considerar a concorrencia como a liberdade economica, em harmonia com o criterio da theoria classica» (Cf. SR. DR. MARNOCO E SOUSA, A troca e o seu mecanismo, pag. 191 e segg.). (1) «Qu'est-ce que la concurrence déloyale? pergunta EECKHOUT. II est assez témeraire d'en hasarder une définition. Affranchie des

30 15 Defini-la com rigor, confessam-no os tratadistas, é uma verdadeira e temeraria dificuldade. Dados os numerosíssimos alvitres (1) a que recorre em sua colos- règies que trace la probité, ia concurrenee a suscité une variété iufinie de procédés indélicats; elle recourt aux artífices les plus divers, et couvre la fraude d'apparences toujours changeantes. Tantôt le concurrent peu scrupuleux attribuc à ses produits des qualités purement imaginaires. tantôt it trompe le consommaleur sur la quantité des marchandises vendues, ou bien il sollicite l'acheleur par 1'apparence avantageuse de prix artificieux; un tel offre des produits frclatés; un autre denigre perfidement son rival; tons, pour s'attirer la faveur du public, suscitem les confnsions et provoquent les méprises» (EECKHOUT, La répression de la concurrence déloyale en Allemagne, pag. 2). (1) Taes alvitres assim os expõe GIANNINI: «Industriali e commercianti corrono il palio per allargare la cerchia dei committenti o dei compratori, e si afffretano a cogliere ogni occasione e a profittare di ogni mezzo per attirare gli aguardi del pubblico sovra se stessi e i loro prodotti e per alletarlo aaa'aquisto. Le Esposizioni diventate ogni di piú frequenti e speciali, offrono modo per mettersi in evidenza; i commessi viaggiatori percorrono le Pro-vincie e gli Stati, e battono a tutte le porte; i negozi, le succursale degli. stabilimenti o degli empori si aprono com vere solemnità inaugurali. Non anno altro scopo che quello di cattivari l'attenzione e la benevolenza del pubblico, le elargizioni benefiche e le somministrazione gratuite fatte dei commercianti. Nessun mezzo rimane intentato; dagli annunzi e dagli articoli abilmente laudativi sopra i giornali, ai manifesti grandi e piccoli distribuiti per le vie e portati in giro per la città, affissi al impalcature deite costruzioni, ai muri, alle vetture pubbiche, alle tele dei teatri, dalle circolari, dà cataloghi disseminati ai migliaia, ai regali di oggetti di uso quotidiano,

31 16 sal expansão o industrialismo moderno, claramente se comprehende uma larga area de deslealdade commercial, feita das praticas e artifícios mais ou menos adulterados, de que a má fé dura concorrente lança mão, já para lesar o patrimonio industrial doutrem já para illudir e mystificar o consumidor o publico. Por isso observa com justiça EECKHOUT que a concorrencia desleal é essencialmente movele variavel, emquanto o seu exilo está na razão directa da multiplicidade e rapidez de suas transformações. Os vícios da concorrencia são, pois, innumeros; tão bastos que o jurisconsulto POUILLET se permittiu um elegante arrojo litterario, denominando-a ura Proteu de fórmas illimitadamente variaveis (1), phrase que GIAN- che sotto variatissime forme, rammentano il nome di un fabbricanto, dei suo prodotto o del suo stabilimento. Questa invazione dei giornali, del pareti cittadine, delle orecchie del pubblico constituisce quello che con parola espressiva, e senza equivalente in italiano, si dice réclame «la tromba di raimé che senza cessa soffia ai quattro venti per attirare 1'attenzione universale». Questi mezzi, accanto al credito, al buon nome, alla modicità relativa dei costo, sono i fattori odierni della prosperità commerciale: essi constituiscono da ieri le armi e gli strumenti di una lotta ignota ad epoche, nelle quali neppure essi erano conosciuti» (Cf. GIANNINI, Concorrenza Sleale, pag ). (1) «La concurrence déloyale, escreve POUILLBT, esl un véritable Protée. Ses armos sont innombrables, souvent ingénieuses, toujours

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CONSUMIDORES, FCRL COMENTÁRIOS DA FENACOOP PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR As cooperativas de consumo são, nos termos da Constituição e da Lei, entidades legítimas de representação dos interesses e direitos dos

Leia mais

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL O Livro dos Espíritos, qq. 1 e 27 Obra codificada por Allan Kardec Figuras: Elio Mollo Deus é a inteligência s uprema, causa primária de todas as coisas. Resposta dada pelos Espíritos

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

A configuração da relação de consumo

A configuração da relação de consumo BuscaLegis.ccj.ufsc.br A configuração da relação de consumo Samuel Borges Gomes 1. Introdução O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi sem dúvida um marco na legislação brasileira no sentido de legitimação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro) PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro) Obriga as pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda - CNPJ/M.F à contratação de seguro de vida

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural Perguntas e respostas frequentes Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural 1. O que significa a extinção das tarifas reguladas? A extinção de tarifas reguladas significa que os preços de

Leia mais

A organização dos meios humanos na empresa

A organização dos meios humanos na empresa António Malta A organização dos meios humanos na empresa 1. Para poder desempenhar a sua função económica geral produção de bens ou prestação de serviços a empresa tem necessariamente que contar com uma

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado

Por despacho do Presidente da Assembleia da República de 26 de Julho de 2004, foi aprovado Regulamento dos Estágios da Assembleia da República para Ingresso nas Carreiras Técnica Superior Parlamentar, Técnica Parlamentar, de Programador Parlamentar e de Operador de Sistemas Parlamentar Despacho

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos Convenção nº 146 Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo conselho administração da Repartição Internacional

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO 1 FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL Lucas Hage Chahine Assumpção 1 RESUMO Esse trabalho foi elaborado a partir de uma problemática levantada no livro Curso de Direito Internacional Público, de autoria

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET

Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET De harmonia com o disposto no artº 36º. dos Estatutos da APIFARMA é elaborado o presente Regulamento interno que tem por objectivo regulamentar

Leia mais

Marxismo e Ideologia

Marxismo e Ideologia Rita Vaz Afonso 1 FBAUL, 2010 Marxismo e Ideologia 1 rita.v.afonso@gmail.com. O trabalho responde à disciplina semestral de Cultura Visual I do primeiro ano da Faculdade de Belas Artes da Universidade

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO

ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO 18 de Novembro de 2010 Teatro Municipal de Almada Senhora Presidente da Associação dos Profissionais de Serviços Social, Dr.ª Fernanda Rodrigues Senhoras e Senhores

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS 1. BREVE HISTÓRICO O cooperativismo objetiva difundir os ideais em que se baseia, para atingir o pleno desenvolvimento financeiro, econômico e social de todas

Leia mais

Legislação Farmacêutica Compilada. Portaria n.º 377/2005, de 4 de Abril. B, de 20 de Maio de 2005. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 59-C

Legislação Farmacêutica Compilada. Portaria n.º 377/2005, de 4 de Abril. B, de 20 de Maio de 2005. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 59-C 1 Estabelece que o custo dos actos relativos aos pedidos previstos no Decreto- Lei n.º 72/91, de 8 de Fevereiro, bem como dos exames laboratoriais e dos demais actos e serviços prestados pelo INFARMED,

Leia mais

ASSEMBLÉIA NACIONAL CAPÍTULO I

ASSEMBLÉIA NACIONAL CAPÍTULO I ASSEMBLÉIA NACIONAL Lei n.º 3/94 de 21 de Janeiro O Regime Jurídico dos Estrangeiros na República de Angola é parcialmente regulado pela Lei n.º 4/93, de 26 de Maio e pelo Decreto n.º 13/78, de 1º de Fevereiro.

Leia mais

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção IP/03/716 Bruxelas, 21 de Maio de 2003 Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção O reforço dos direitos dos accionistas e da protecção dos trabalhadores e

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais

Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais Orientações sobre o tratamento de dados dos documentos de identificação dos titulares de cartão de pagamento por parte das firmas comerciais Muitas firmas comerciais de Macau solicitam o fornecimento de

Leia mais

CONTABILIDADE NACIONAL 1

CONTABILIDADE NACIONAL 1 CONTABILIDADE NACIONAL 1 Ópticas de cálculo do valor da produção O produto de um país pode ser obtido por três ópticas equivalentes: Óptica do Produto permite-nos conhecer o valor do produto por sector

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

CCV Correios de Cabo Verde, SA. Decreto Lei nº 9-A/95:

CCV Correios de Cabo Verde, SA. Decreto Lei nº 9-A/95: CCV Correios de Cabo Verde, SA Decreto Lei nº 9-A/95: Transforma a empresa Pública dos Correios e Telecomunicações CTT, em duas sociedades anónimas de capitais públicos. ESTATUTOS CAPÍTULO I Denominação,

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 Cidadania Europeia Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 O que é a cidadania? Vínculo jurídico entre o indivíduo e o respectivo Estado, traduz-se num conjunto de direitos e deveres O relacionamento

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana Comissão Vitivinícola Regional Alentejana Regulamento Interno da Rotulagem da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana 21 de Janeiro de 2013 (Revisto a 2 de Maio de 2013) O presente Regulamento estabelece

Leia mais

Direito do Trabalho no Tempo

Direito do Trabalho no Tempo Direito do Trabalho no Tempo Mario Paiva DIREITO DO TRABALHO NO TEMPO Art. 2. A lei só dispõe para o futuro, não tem efeitos retroativos Código Civil Francês de 1804 A norma jurídica tem eficácia limitada

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates 11.02.2009 1. A execução da Iniciativa para o Investimento e o Emprego A resposta do Governo à crise económica segue uma linha de

Leia mais

7. PROTOCOLO RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA

7. PROTOCOLO RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA 16.12.2004 PT Jornal Oficial da União Europeia C 310/261 7. PROTOCOLO RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, CONSIDERANDO QUE, ao abrigo do artigo III 434.

Leia mais

Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL

Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL Ano Lectivo 2010/2011 ÁREA DE INTEGRAÇÃO Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 10º Ano Apresentação nº 2 Tema-Problema: A CONSTRUÇÃO DO SOCIAL Pedro Bandeira Simões

Leia mais

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 01 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Leia mais

Bernardino Duarte e Associados SOCIEDADE DE ADVOGADOS, RL

Bernardino Duarte e Associados SOCIEDADE DE ADVOGADOS, RL Exmos Senhores Juizes do Tribunal Administrativo e Fiscal de Proc. Nº 747/13.1BELLE LOULÉ Associação dos Investidores do Hotel Apartamento Neptuno, pessoa colectiva nº 507788648, com sede no Centro de

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

Unidade 1.1 Teorias de Comércio Internacional Baseado Livro: Manual de Comércio Exterior (Cap. 2) Causas do Comércio Internacional Os países comerciam por que? São diferentes uns dos outros, isto é apresentam

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESPÍRITA E ESPIRITISMO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESPÍRITA E ESPIRITISMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA 1 ESPÍRITA E ESPIRITISMO Para designar coisas novas, são necessárias palavras novas. A clareza de uma língua assim exige, a fim de evitar que uma mesma palavra

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 254/IX CONTRA AS PATENTES DE SOFTWARE NA UNIÃO EUROPEIA EM DEFESA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 254/IX CONTRA AS PATENTES DE SOFTWARE NA UNIÃO EUROPEIA EM DEFESA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 254/IX CONTRA AS PATENTES DE SOFTWARE NA UNIÃO EUROPEIA EM DEFESA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 1 Está actualmente em curso na União Europeia o procedimento de co-decisão

Leia mais

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP As eleições do passado dia 4 de Outubro deram à coligação integrada pelo PSD e pelo CDS/PP uma vitória clara, embora sem maioria

Leia mais

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A ÉTICA NA POLÍTICA Palestrante: Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A origem da palavra ÉTICA Ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram

Leia mais

Decreto n.º 118/80 Acordo Económico e Comercial entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos

Decreto n.º 118/80 Acordo Económico e Comercial entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos Decreto n.º 118/80 Acordo Económico e Comercial entre o Governo da República Portuguesa e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 200.º da Constituição,

Leia mais

Processos apensos T-6/92 e T-52/92. Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias

Processos apensos T-6/92 e T-52/92. Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias Processos apensos T-6/92 e T-52/92 Andreas Hans Reinarz contra Comissão das Comunidades Europeias «Funcionários Acto que causa prejuízo Reembolso das despesas com auxiliares médicos e enfermagem Redução

Leia mais

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação 14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação Nesta primeira parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, quais sejam: a) título e subtítulo (se houver);

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL 1891

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL 1891 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL 1891 Nós, os Representantes do Povo Brazileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regimen livre e democratico, estabelecemos,

Leia mais

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira Regulamento do inventa rio Junta de freguesia da Carapinheira 24-11-2014 Índice Página CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1º - Objecto 3 Artigo 2º - Âmbito 4 CAPÍTULO II Inventário e cadastro Artigo 3º

Leia mais

Parecer. Conselheiro/Relator: Maria da Conceição Castro Ramos

Parecer. Conselheiro/Relator: Maria da Conceição Castro Ramos Parecer Projeto de Decreto-Lei que procede à revisão do regime jurídico da habilitação profissional para a docência dos educadores e professores dos ensinos básico e secundário Conselheiro/Relator: Maria

Leia mais

A crítica à razão especulativa

A crítica à razão especulativa O PENSAMENTO DE MARX A crítica à razão especulativa Crítica a todas as formas de idealismo Filósofo, economista, homem de ação, foi o criador do socialismo científico e o inspirador da ideologia comunista,

Leia mais

Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948)

Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) Resolução XXX, Ata Final, aprovada na IX Conferência Internacional Americana, em Bogotá, em abril de 1948 A IX Conferência Internacional Americana,

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 3.847, DE 2012 (Apensados os PLs nº 5.158, de 2013, e nº 6.925, de 2013) Institui a obrigatoriedade de as montadoras de veículos,

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 30.4.2009 C(2009) 3177 RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO que complementa as Recomendações 2004/913/CE e 2005/162/CE no que respeita ao regime de remuneração

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 19 de Abril de 2011. Publicado pelo Edital n.º 73/2011. Em vigor desde 27

Leia mais

ORGANIZAR. Fernando Pessoa ORGANIZAR

ORGANIZAR. Fernando Pessoa ORGANIZAR Fernando Pessoa ORGANIZAR ORGANIZAR As palavras organizar, organização e organizador pode dizer-se que constituem o estribilho teórico da nossa época. E, se o são em quase todas as matérias, sobretudo

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO APROVADO PELO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA DA ORDEM DOS ADVOGADOS NO ÂMBITO DO REGULAMENTO N.º 52-A/2005 DO CONSELHO GERAL A formação e avaliação têm

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 Índice Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 860 Dezembro de 2008 Relatório Sobre o Sistema de Controlo Interno das Instituições de Crédito e Sociedades

Leia mais

Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição

Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição Orientações para o tratamento de dados pessoais com finalidade da propaganda na eleição As presentes orientações aplicam-se ao tratamento de dados pessoais pelos candidatos a deputado da Assembleia Legislativa

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL:

PROPRIEDADE INTELECTUAL: PROPRIEDADE INTELECTUAL: LEGISLAÇÃO - 2 Profa. Dra. Suzana Leitão Russo Prof. Gabriel Francisco Silva Profa. Dra. Ana Eleonora Almeida Paixão Art. 1º Esta Lei regula direitos e obrigações relativos à propriedade

Leia mais

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva

A visão Social da Previdência Complementar. Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva A visão Social da Previdência Complementar Palestrante: Henda Mondlane F. da Silva Protecção Social Obrigatória vs Protecção Social Complementar As alterações efectuadas nos últimos anos ao Regime da Segurança

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905)

Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Textos / Seminário de Orientação - 12 de Março de 2005 - Fernando Janeiro Algumas vantagens da Teoria das Descrições Definidas (Russel 1905) Assume-se que o objecto de uma teoria semântica é constituído

Leia mais

Outubro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS UNIPESSOAIS LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 4

Outubro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS UNIPESSOAIS LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 4 LEGAL FLASH I ANGOLA Outubro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS UNIPESSOAIS 2 LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 4 I. REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS DO REGISTO DA MARCA EM MOÇAMBIQUE.

PROCEDIMENTOS DO REGISTO DA MARCA EM MOÇAMBIQUE. PROCEDIMENTOS DO REGISTO DA MARCA EM MOÇAMBIQUE. Os procedimentos do registo da marca encontram-se dispostos no Código da Propriedade Industrial adiante (CPI), artigos 110 à 135; o registo é igualmente

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana DIREITOS HUMANOS Noções Gerais Evolução Histórica i Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana Positivismo e Jusnaturalismo Universalismo

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Programa de Formação para Profissionais

Programa de Formação para Profissionais Programa de Formação para Profissionais 1 O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE DIREITOS, PROCEDIMENTOS E GARANTIAS Sérgio Pratas smpratas@gmail.com Maio e Junho 2015 2 Programa: 1. O acesso à informação de saúde

Leia mais

A ESCOLA DO SERVIÇO PÚBLICO

A ESCOLA DO SERVIÇO PÚBLICO Número 11 fevereiro de 2002 Salvador Bahia Brasil A ESCOLA DO SERVIÇO PÚBLICO Prof. Marcelo Pereira Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A) FUNDAMENTO

Leia mais

Émile Durkheim 1858-1917

Émile Durkheim 1858-1917 Émile Durkheim 1858-1917 Epistemologia Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: 1. Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado A Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresenta um conjunto de respostas às perguntas suscitadas com maior frequência. Em caso de dúvida,

Leia mais

Exercícios Classe Social x Estratificação Social

Exercícios Classe Social x Estratificação Social Exercícios Classe Social x Estratificação Social 1. Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é correto afirmar que : a) As classes

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO CIENTÍFICO DO INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL. Artigo 1. Composição

REGULAMENTO DO CONSELHO CIENTÍFICO DO INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL. Artigo 1. Composição REGULAMENTO DO CONSELHO CIENTÍFICO DO INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL Artigo 1. Composição A composição do conselho científico do Instituto de Investigação Científica Tropical, I.P., abreviadamente

Leia mais

Financiamento do Desporto

Financiamento do Desporto Financiamento do Desporto Para abordar o tema do financiamento do desporto no momento actual e suas prospectivas é conveniente recordarmos as Opções do Plano e o Programa do Governo. De igual modo, consubstanciando

Leia mais

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO

SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO SEMINÁRIO A EMERGÊNCIA O PAPEL DA PREVENÇÃO As coisas importantes nunca devem ficar à mercê das coisas menos importantes Goethe Breve Evolução Histórica e Legislativa da Segurança e Saúde no Trabalho No

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2004R0639 PT 05.12.2008 002.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B REGULAMENTO (CE) N. o 639/2004 DO CONSELHO de30 de Março de 2004 relativo à gestão

Leia mais

GUIA PRÁTICO APADRINHAMENTO CIVIL CRIANÇAS E JOVENS

GUIA PRÁTICO APADRINHAMENTO CIVIL CRIANÇAS E JOVENS Manual de GUIA PRÁTICO APADRINHAMENTO CIVIL CRIANÇAS E JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Apadrinhamento Civil Crianças

Leia mais

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ).

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ). Filosofia 3ª série E C O M O D A N T E D I Z QUE N Ã O SE FA Z C I Ê N C I A S E M R E G I S T R A R O QUE SE A P R E N D E, EU T E N H O A N O TA D O T U D O N A S C O N V E R S A S QUE ME P A R E

Leia mais

Lei de 11 de Agosto de 1827 - Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda.

Lei de 11 de Agosto de 1827 - Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. Lei de 11 de Agosto de 1827 - Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. Decreto de 9 de Janeiro de 1825 - Crêa provisoriamente um Curso Jurídico

Leia mais

O relacionamento amoroso em «ARRET»

O relacionamento amoroso em «ARRET» O relacionamento amoroso em «ARRET» ARRET - O Diário da Viagem (2009) de J. A. Dal Col J. A. Dal Col ganhou motivação e inspiração para escrever a sua visão utópica do mundo (ARRET nome do nosso planeta

Leia mais

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS 1 1. CONCEITO BÁSICO DE DIREITO Somente podemos compreender o Direito, em função da sociedade. Se fosse possível ao indivíduo

Leia mais

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 174 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA KATYLENE COLLYER PIRES DE FIGUEIREDO¹ Inspirada na Palestra dos Professores Leonardo Marques e Monica Gusmão. Está em vigor desde janeiro a Lei nº 12.441,

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais