Logotipos e Marcas Parte II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Logotipos e Marcas Parte II"

Transcrição

1 Logotipos e Marcas Parte II

2 Logotipos e Marcas O que é um logotipo; O que é um símbolo; O que é marca; O que é logomarca; O que é logo; Desenvolvimento de um logotipo ou marca; O valor de uma marca

3 1. O que é logotipo É a representação gráfica tipológica de uma empresa, ou a marca nominativa e que se utiliza de caracteres tipográficos. É o nome da empresa grafado em letras. Refere-se a forma particular de como o nome da marca é representada graficamente através de uma tipografia específica.

4 1. O que é logotipo A expressão Logotipo costuma ser confundida com o neologismo Logomarca ; O logotipo é uma assinatura institucional; Assim como toda assinatura, o logotipo deve seguir um padrão visual; É comum as pessoas confundirem os três elementos que compõem uma marca: Logotipo, símbolo e logomarca.

5 1. O que é logotipo É importante considerar, em uma criação de uma logomarca, fontes catalogadas pela Adobe Systems ou desenvolver uma fonte completa. A Adobe disponibiliza um programa chamado Fontographer para criação de fontes.

6 1. O que é logotipo Figura 1: Fontographer Adobe

7 1. O que é logotipo Um marco no trabalho voltado a tipologia, foi o desenvolvimento tipográfico realizado em 1985 por Eduardo Bacigalupo, ao criar o logotipo com tipologia da extinta VASP.

8 1. O que é logotipo Figura 02: Tipologia da VASP Fonte:

9 1.1 Exemplos de Logotipos

10 1.1 Exemplos de Logotipos

11 1.1 Exemplos de Logotipos

12 2.0 O que é Símbolo O símbolo é a representação gráfica que pode ser abstrata ou figurativa. Representa o conceito sobre o que é a empresa, quais são suas atividades e benefícios;

13 2.0 O que é Símbolo

14 2.0 O que é Símbolo Um exemplo seria o símbolo utilizado pela Bradesco S/A. Os desenhos geométricos dão forma ao tronco e à copa da arvore, simbolizando vida, crescimento, abrigo e suporte. Para cada elemento gráfico da nova marca tem um significado em especial:

15 2.0 O que é Símbolo - Este traço é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira; - Este traço sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema Ordem e Progresso ; - A interseção destes traços, é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os clientes; - Juntos, os traços rápidos, distintos e dinâmicos simbolizam inovação e tecnologia de ponta;

16 2.0 O que é Símbolo - Os traços da base, um maior e outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos clientes, independentemente do porte. Sugerem, ainda, uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo da empresa sobre o futuro da economia brasileira.

17 2.0 O que é Símbolo Todas as áreas do símbolo têm uma representação definida, algumas bem convincentes, porém outras não; O símbolo, muitas vezes, é de fácil memorização e pode ser aplicado sozinho ou com o logotipo. Isto vai depender da penetração no mercado desse símbolo, porém, para reforçar o nome da empresa, é bem mais interessante aplicar a marca em conjunto ao logotipo.

18 2.0 O que é Símbolo Ser original; Ter beleza; Ser moderno; Ter personalidade; Ser pertinente; Ter versatilidade; Ser adequado; Síntese da filosofia da empresa; Que tenha durabilidade; Que demonstre segurança; Que seja mítica...

19 2.0 O que é Símbolo Principais cuidados: Espessura do traço; Uso do gradiente; Uso do 3D; Usar as cores corretas com relação ao ramo de atividade da empresa;

20 2.0 O que é Símbolo Exemplos de Símbolos:

21 3.0 O que é Marca Marca é o nome dado a um produto, sendo muitas vezes o nome da própria empresa. A Varig é uma empresa que possui um logotipo e uma representação gráfica, mas o nome Varig é a marca de um serviço que durante anos foi símbolo de credibilidade.

22 3.0 O que é Marca A empresa Coca-Cola, possui uma grande variedade de produtos, como a Fanta a Sprite e até mesmo a Coca-cola. Cada um destes, têm um logotipo próprio que é também a própria marca do produto que pertence à empresa Coca-cola.

23 4.0 O que é Logomarca Tecnicamente, na linguagem do Design essa denominação não existe, é utilizada pelos profissionais de Marketing. Alguns profissionais denominam como logomarca a aplicação do símbolo juntamente com o logotipo.

24 4.0 O que é Logomarca

25 4.0 O que é Logomarca

26 5.0 O que é Logo Trata-se de uma abreviatura de logotipo. É preciso estabelecer claramente o que se deseja com a palavra logo, pois em várias situações, o cliente espera um símbolo e oferecemos um logotipo, em situação oposta o cliente espera o logotipo e apresentamos o símbolo, em outras situações ainda o cliente espera as duas coisas.

27 6. Desenvolvimento de um logotipo ou marca O desenvolvimento de um logotipo com ou sem símbolo não é uma tarefa fácil. O logotipo deve ser grafado de forma legível, daí a necessidade de escolher uma fonte consolidada, e possuir as cores que representam o que a empresa quer transmitir aos seus consumidores.

28 6.1 Planejamento Coletar informações importantes referente a empresa, seus objetivos, filosofia, público-alvo e etc. É importante a elaboração de um Briefing. Outro trabalho que exige um planejamento adequado é a reformulação de uma marca ou de um logotipo. Para que o resultado seja satisfatório, deve-se procurar as respostas para as seguintes perguntas:

29 6.1 Planejamento Quem é o cliente? Deve informar o ramo de atividade da empresa; Há quanto tempo está inserida no mercado; Qual a filosofia; Quais objetivos; Qual a visão da empresa; Qual o tipo predominante de clientes e etc.

30 6.1 Planejamento O que produz/distribui/atende? Caso seja indústria, qual o produto que fabrica? Se for comércio, qual o ramo? Se for serviço, qual o tipo do serviço prestado? Quantos produtos ou serviços a empresa oferece? Quais são os concorrentes?

31 6.1 Planejamento Para quem produz/distribui/atende? Qual o perfil do consumidor, do público-alvo? Essas são informações fundamentais, pois podem abrir o leque do atendimento ou restringi-lo. É importante focar diretamente (target). Exemplo: Uma indústria de calçados para deficientes físicos.

32 6.1 Planejamento Como querem que a empresa seja vista? Tradicional, dinâmica, moderna, ecológica, tecnológica? Essa cara é fundamental para a identificação com o público-alvo; As questões anteriores auxiliam na composição de um Briefing. Quanto maior o número de questões, maiores serão os dados. Deve-se ter cuidados no levantamento das informações, pois as perguntas devem ser pertinentes.

33 6.1 Planejamento Quanto a mudança ou reestruturação de uma marca: Verificar quais as razões da mudança? A marca ficou obsoleta? O design não se enquadra aos pontos de venda? Conflitos com outras marcas ou produtos? As cores atendem as expectativas? Ou simplesmente o cliente não gosta mais da marca?

34 6.2 Dicas de criação Evitar linhas finas: Podem desaparecer quando a imagem for aplicada em formatos menores, ou ainda, podem não sair quando envolver serigrafia. Não usar gradientes: Também conhecidos como dégradés, pode comprometer a reprodução em algumas situações.

35 6.2 Dicas de criação Não usar 3D: A utilização de softwares de 3D define passagens tonais suaves, análogo ao gradiente. Caso seja necessário a utilização de objetos 3D, deve-se utilizar objetos sólidos. Primeira letra: Deve-se evitar a primeira letra do nome da empresa, pois é óbvio demais. Caso não encontre um símbolo adequado, neste caso vale a pena apelar para a primeira letra.

36 6.2 Dicas de criação Fechamento: Deve-se evitar fechar o logotipo, pois alocar um logotipo dentro de uma área pode passar a sensação de prisão,de bloqueio da entrada e saída de energia. Embora alguns logotipos tenham seus símbolos fechados, é importante avaliar se está dentro do contexto, se realmente é necessário esse bloqueio.

37 6.2 Dicas de criação Exemplos de Logotipos fechados

38 6.2 Dicas de criação Ser positivo: Deve-se tomar cuidado com o direcionamento dos símbolos.

39 6.2 Dicas de criação

40 6.2 Dicas de criação Durabilidade: Um logotipo, marca ou logomarca se preferir, deve ser durável tanto na representação quanto em sua forma. A imagem deve resistir às transformações culturais, tecnológicas e mesmo assim permanecer sólida. Pode-se perceber na evolução do símbolo da empresa abaixo que mesmo passando por diversas alterações (redefinição) a essência foi mantida.

41 6.2 Dicas de criação

42 6.2 Dicas de criação Pesquisar: Antes de criar a arte, é aconselhável pesquisar na internet o nome da empresa, pois podem haver mais de uma e é importante conhecer o sitio dessas empresas para verificar se a arte que está sendo criada é igual ou parecida. Utilize como referência o sitio:

43 7. O valor de uma marca A marca é valorizada de acordo com a memorização, o reconhecimento e crescimento da empresa. Usabilidade: Marca de Produto ou Serviço: É usada para distinguir um produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de forma a individualizá-lo, como:

44 7. O valor de uma marca Marca de Certificação: É empregada para atestar a conformidade de um determinado produto ou serviço, dentro das normas de especificação técnica, qualidade, natureza, metodologia entre outros.

45 7. O valor de uma marca Marca coletiva: É utilizada para identificar produto ou serviço provindos de membros de uma determinada entidade representativa, a qual poderá ser uma associação ou cooperativa, como:

46 7. O valor de uma marca Apresentação Marca Nominativa: É composta por palavras, ou por combinações de palavras e/ou números e/ou letras do alfabeto romano. Marca figurativa: É composta por figura isoladamente, sem qualquer palavra, letra ou número, ou conjunto destes. Também constituem marcas figurativas os ideogramas de línguas, tais como japonês, chinês e hebraico.

47 7. O valor de uma marca Hieroglifo

48 7. O valor de uma marca Formação do silabário Katakana

49 7. O valor de uma marca Formação do silabário Hiragana

50 7. O valor de uma marca Marca mista: É constituida pela combinação de elementos nominativos e elementos figurativos ou ainda de elementos nominativos apresentados com grafia estilizada.

51 7. O valor de uma marca Marca tridimensional: Representa a forma de um produto, recipiente ou embalagem, que tenha capacidade distintiva em si mesma, como a garrafa de Coca-Cola ou a embalagem de chocolate Toblerone.

52 8. As marcas mais valiosas do mundo Uma renomada empresa britânica chamada Interbrand é líder mundial na elaboração de ranking de marcas. Veja a seguir as mais reconhecidas:

53 8. As marcas mais valiosas do mundo

54 8. As marcas mais valiosas do Brasil

55 Exercícios O que é um logotipo? a) Nome da empresa grafado com letras. b) Nome da empresa grafado com uma letra invertida na hora. c) Nome de um serviço. d) Todas estão corretas. e) N.D.A.

56 Exercícios O que é o símbolo de um logotipo? a) Representação gráfica que pode ser abstrata. b) Representação gráfica que pode ser figurativa. c) As respostas A e B se completam. d) É qualquer tipo de desenho. e) N.D.A.

57 Exercícios Qual das empresas abaixo, solicitou a criação de uma tipologia exclusiva para o desenvolvimento de seu logotipo? a) Varig b) TAM c) GOL d) Vasp e) N.D.A.

58 Exercícios Qual o software utilizado para a criação de letras? a) Fontfolio. b) Fontografia. c) Fontographer. d) Fontographier e) N.D.A

59 Exercícios Cite 5 marcas mais valiosas do Brasil? Cite 5 marcas mais valiosas do mundo?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA? E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento

Leia mais

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual.

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual. REGISTRO DE MARCAS INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de Propriedade Intelectual

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA INTRODUÇÃO IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. À

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 14)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 14) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 14) 1 Roteiro Introdução Webdesing Marca Símbolo Logotipo Logomarca ou Assinatura Visual

Leia mais

06/03/2016 DESIGN. Prof. Fabiano Taguchi IDENTIDADE VISUAL

06/03/2016 DESIGN. Prof. Fabiano Taguchi  IDENTIDADE VISUAL DESIGN Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com IDENTIDADE VISUAL 1 IDENTIDADE VISUAL É um conjunto de elementos gráficos que compõem as características visuais

Leia mais

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. desenvolvimento da marca

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. desenvolvimento da marca Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia desenvolvimento da marca O trabalho de criação da marca iniciou-se com o levantamento de um briefing, realizado em reunião entre representantes da FMVZ e a

Leia mais

Desenho de Símbolos, Logotipos e Logomarcas com Software Livre. Introdução ao curso

Desenho de Símbolos, Logotipos e Logomarcas com Software Livre. Introdução ao curso Desenho de Símbolos, Logotipos e Logomarcas com Software Livre Introdução ao curso Sobre este curso Objetivo principal Difundir o uso de software livre na área de design Objetivos secundários Discutir

Leia mais

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado

Leia mais

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

Módulo 6: Desenho Industrial

Módulo 6: Desenho Industrial Nota: Este módulo requer cerca de 2 horas de estudo. Você encontrará espaços convenientes para fazer os intervalos de estudo após cada seção principal. Módulo 6: Desenho Industrial Objetivos Ao final deste

Leia mais

GÊNERO: RÓTULO 4º ANO / TRABALHAR

GÊNERO: RÓTULO 4º ANO / TRABALHAR GÊNERO: RÓTULO 4º ANO / TRABALHAR NATH -BRAGA, Margarete Apª. FOLLMANN,Ligiane LEMOS, Marisa F. Lira MACHADO,Carmen Silvia MACHADO,Rosangela Maria de O. Professor(a): Para iniciar o trabalho com o gênero

Leia mais

MANUAL DA MARCA Julho 2011

MANUAL DA MARCA Julho 2011 MANUAL DA MARCA Julho 2011 INTRODUÇÃO Esta é a nossa marca. É por meio dela que nos relacionamos com colaboradores, fornecedores, parceiros, consumidores e o mercado. O objetivo deste manual é oferecer

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04

DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04 CURSO ONLINE REFORÇO ACADÊMICO DIREITO EMPRESARIAL PROF. ROBERTA MAROPO AULA 04 CONCEITO DE MARCA Art. 123. Para os efeitos desta Lei, considerase: I - marca de produto ou serviço: aquela usada para distinguir

Leia mais

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas. 1.1. Completa. 1.2. Completa em português. 1.3. Completa sem endosso. 1.4. Simples. 1.5. Simples com descritivo Manual de aplicação Sumário Apresentação 1. Assinaturas 1.1. Completa 1.2. Completa em português 1.3. Completa sem endosso 1.4. Simples 1.5. Simples com descritivo 1.6. Produto 1.7. Produto mínima 1.8.

Leia mais

Carlos Delmondes. Plano Marketing

Carlos Delmondes. Plano Marketing Plano Marketing O que é Plano de Marketing? Analisando o mercado e o ambiente; Análise de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas; Estudo do concorrente; Definindo o público alvo; Criando a marca da

Leia mais

Da onde vem o nome MARCA?.

Da onde vem o nome MARCA?. Da onde vem o nome MARCA?. Segundo Khauaja e Prado, Ninguém sabe ao certo quando surgiu, de fato, a primeira marca (KHAUAJA & PRADO, 2008, p. 12). Sinais sonoros (sinos), selos, siglas e símbolos sempre

Leia mais

Manual de Identidade Visual. da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná

Manual de Identidade Visual. da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná Manual de Identidade Visual da SUMÁRIO O LOGOTIPO VERSÃO PRINCIPAL O logotipo da (Unespar) foi escolhido por meio da realização de um concurso com a participação da comunidade acadêmica: agentes universitários,

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 07 Marca: Nome empresarial, nome de fantasia e marca são formas de distinção do empresário, mas distintos entre

Leia mais

GUIA DE USO DA MARCA APAE. APAE-ES Comunicação

GUIA DE USO DA MARCA APAE. APAE-ES Comunicação GUIA DE USO DA MARCA APAE APAE-ES Comunicação IMPORTÂNCIA DA MARCA Uma marca é uma representação simbólica de uma série de informações sobre um produto, um serviço, um grupo de produtos/serviços, ou uma

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual conselho federal de odontologia brasília 2014 1 apresentação manual de identidade visual // conselho federal de odontologia CFO 3 //apresentação A concepção da nova marca do

Leia mais

Marcas: a criação das identidades visuais

Marcas: a criação das identidades visuais Marcas: a criação das identidades visuais marca A natureza das marcas e o papel que desempenham atualmente nas organizações comerciais podem ser melhor compreendidos pela análise das suas origens. origem

Leia mais

Di Prada 1. Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC

Di Prada 1. Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC Di Prada 1 Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO Ao tratar-se de embalagens, em específico de rótulos,

Leia mais

APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL

APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL Este ebook foi feito com o intuito de ensinar o processo de criação de um logo, são aqui apresentadas técnicas básicas que um profissional da área utiliza para

Leia mais

manual de normas da identidade visual

manual de normas da identidade visual manual de normas da identidade visual Introdução Este manual de normas integra os elementos básicos que constituem a identidade visual de Penacova by Heart. Apresenta as regras que determinam a sua correcta

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 1 COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 2 Todo sinal distintivo, usualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos NATUREZA DAS MARCAS

Leia mais

Proposta de Criação. atelier de ideias

Proposta de Criação. atelier de ideias Proposta de Criação atelier de ideias Proposta de Criação Para você que busca criação ou atualização de campanhas e peças publicitárias diversas. Dispomos de pacotes de serviços de criação publicitária

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Identidade Visual Desdobramentos Aplicações MMP CONSULTORIA E TREINAMENTO

APRESENTAÇÃO. Identidade Visual Desdobramentos Aplicações MMP CONSULTORIA E TREINAMENTO APRESENTAÇÃO Identidade Visual Desdobramentos Aplicações MMP CONSULTORIA E TREINAMENTO Desenvolvido por Fabricio M. Sacramento (Spoonful Design & Film) a/c Marilena Martins (MMP Consultoria e Treinamento)

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA PUBLICIDADE CAMPINAS Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Campinas e Região e oferecendo soluções em publicidade, propaganda, design (criação de sites) e produção de imagem (arte gráfica). Nossas soluções

Leia mais

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda.

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018 Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Quem somos: A JR Consultoria e Treinamento Ltda. é uma organização

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria. elisapivetta@hotmail.com

Universidade Federal de Santa Maria. elisapivetta@hotmail.com Universidade Federal de Santa Maria Colégio agrícola de Frederico Westphalen Elisa Maria Pivetta Cantarelli elisapivetta@hotmail.com Refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente,

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Apresentação A Fundep - Fundação de Desenvolvimento da pesquisa, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição

Leia mais

Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual A Propriedade Intelectual é uma parte do Direito que proteja as criações humanas. Assim, tudo que é criado por alguém e que possa ser explorado comercialmente, pode ser protegido.

Leia mais

As cores falam. Composição e Projeto Gráfico - UNIP

As cores falam. Composição e Projeto Gráfico - UNIP As cores falam O uso das cores pode transformar uma página. Cores transmitem sensações e podem tanto aperfeiçoar quanto confundir uma mensagem. A cor certa pode transmitir alegria, autoridade, segurança

Leia mais

16º Etransport e 10ª FetransRio serão em novembro

16º Etransport e 10ª FetransRio serão em novembro RJ 29/01/2014 Nº 1059 16º Etransport e 10ª FetransRio serão em novembro Consolidado como um dos mais importantes eventos do setor de transportes no Brasil, o Etransport (Congresso sobre Transporte de Passageiros),

Leia mais

Natureza do projeto e contexto

Natureza do projeto e contexto Briefing 0 formato de cada briefing vai depender de muitos fatores, como a natureza do projeto (embalagem, gráfico, produto, web e outros) e as características da empresa. Tópicos básicos Natureza do projeto

Leia mais

Grupo Fragnani. Manual de Identidade Visual

Grupo Fragnani. Manual de Identidade Visual Grupo Fragnani Manual de Identidade Visual 4 história 5 conceito 6 tipografia 8 logotipo 10 marca 16 cores 18 aplicações 19 24 27 variações cartões de visita papel timbrado 30 índice de marcas História

Leia mais

Palestra. Dicas para apresentação de projetos ao Hotel Tecnológico. Professora Rosângela Borges Pimenta

Palestra. Dicas para apresentação de projetos ao Hotel Tecnológico. Professora Rosângela Borges Pimenta Palestra Dicas para apresentação de projetos ao Hotel Tecnológico Professora Rosângela Borges Pimenta Dia 24 de maio de 2013 Câmpus Cornélio Procópio Roteiro para apresentação dos slides Estrutura da Apresentação

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

Design Gráfico Tecnologia Gráfica

Design Gráfico Tecnologia Gráfica Design Gráfico Tecnologia Gráfica Os quatro princípios Básicos Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Proximidade Se os ítens estiverem relacionados entre si, agrupeos em proximidade. Separe-os, se

Leia mais

e tecnologia de ciência V semana logotipo Concurso e tecnologia de ciência V semana Concurso logotipo V semana logotipo e tecnologia de ciência

e tecnologia de ciência V semana logotipo Concurso e tecnologia de ciência V semana Concurso logotipo V semana logotipo e tecnologia de ciência Concurso Concurso Concurso Concurso TEMA: A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL PREMIAÇÃO: 1o. Lugar R$ 700,00 2o. Lugar R$ 300,00 INSCRIÇÕES E ENTREGA DA PROPOSTA ATÉ 20 DE JUNHO NA SECRETARIA

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL PONTO 5 O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO CONSIDERA-SE ESTABELECIMENTO TODO COMPLEXO DE BENS ORGANIZADO, PARA EXERCÍCIO DA EMPRESA, POR EMPRESÁRIO, OU POR SOCIEDADE EMPRESÁRIA. (art. 1.142 do Código

Leia mais

TRANSFORMANDO REALIDADES

TRANSFORMANDO REALIDADES TRANSFORMANDO REALIDADES Lá onde a identidade individual se apaga, não há nem punição nem recompensa. Ernst Junger 2 Sumário APRESENTAÇÃO OBJETIVOS E BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO A Logomarca O Símbolo Padrão

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa StarSoft

Manual de Identidade Corporativa StarSoft StarSoft Manual de Identidade Corporativa 2 Manual de Identidade Corporativa StarSoft Introdução Este manual tem como objetivo instruir todos os profissionais, unidades de atendimento e demais relações

Leia mais

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design Studio Design Studio Design MAIS QUE UMA SIMPLES FÁBRICA DE SÍMBOLOS GRÁFICOS Após anos de vivência em agências de publicidade percebemos que os valores para o desenvolvimento de campanhas, peças,

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

Gimp Criando Logotipo

Gimp Criando Logotipo Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL Gimp Criando Logotipo Oficina de produção

Leia mais

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de

Leia mais

PERFIL CORPORATIVO CTIS

PERFIL CORPORATIVO CTIS PERFIL CORPORATIVO CTIS PERFIL CORPORATIVO Sobre a CTIS Iniciou sua trajetória com dois sócios, um office- boy e uma secretária, ocupando uma área de apenas 27m². Hoje, é uma das maiores do mercado brasileiro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

Conheça a. rede de franquia em faturamento

Conheça a. rede de franquia em faturamento Conheça a 1 rede de franquia em faturamento 2 Sumário O setor supermercadista e o mercado de franquia 5 A Rede DIA no mundo 7 DIA no Brasil 9 Marca própria fidelizando clientes 10 Líder em marca própria

Leia mais

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon 2018 Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon O cliente só vê o topo do iceberg. Por mais que sua marca seja diferente, se por fora ela parece

Leia mais

Glossário básico para

Glossário básico para Glossário básico para eventos e mini-glossário de termos de design e de processos gráficos COORDENADORIA DE GESTÃO DE EVENTOS Glossário básico para eventos Colóquio: é a exposição de um tema em reunião

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2014 Manual de Identidade Visual Dealernet Automotive Ecosystem Identidade Visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa. TK ATHAYDE DEALERNET Automotive Ecosystem 08/04/2014 Uma marca é

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução - 09 2. Justificativa do Logotipo e Elementos Estruturais - 12 3. A Marca. Tagline, Símbolo e Tipograma- 15. Assinaturas - 17. Assinatura Complementar

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Política de Sustentabilidade SICOOB SANTA CATARINA / RIO GRANDE DO SUL

Política de Sustentabilidade SICOOB SANTA CATARINA / RIO GRANDE DO SUL Política de Sustentabilidade SICOOB SANTA CATARINA / RIO GRANDE DO SUL Expediente PUBLICAÇÃO Julho de 2013 PRESIDENTE Rui Schneider da Silva COORDENAÇÃO GERAL DA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE Muriel Guitel

Leia mais

Conteúdo 7 - Escolha e Combinação de Tipos

Conteúdo 7 - Escolha e Combinação de Tipos Conteúdo 7 - Escolha e Combinação de Tipos professor Rafael Hoffmann Escolha de tipos Escolher a tipografia exige levantar o máximo de informações sobre um projeto para tomar a decisão mais adequada. Conhecer

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA A Fundep - Fundação de Desenvolvimento da pesquisa, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Através da utilização

Leia mais

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 AUTOR: MAGOGA, Bernardo CURSO: Comunicação Social Publicidade e Propaganda/Unifra, Santa Maria, RS OBRA: MARTINS, Jorge S. Redação publicitária Teoria

Leia mais

Adobe Illustrator Iniciado E-Learning. Sobre o curso. Objetivos. Criatividade - Design Gráfico. Nível: Duração: apróx. 5h

Adobe Illustrator Iniciado E-Learning. Sobre o curso. Objetivos. Criatividade - Design Gráfico. Nível: Duração: apróx. 5h Adobe Illustrator Iniciado E-Learning Criatividade - Design Gráfico Nível: Duração: apróx. 5h Sobre o curso O Illustrator é um programa da Adobe dedicado à edição de imagens vetoriais. O Adobe Illustrator

Leia mais

Incorporação no mundo das empresas

Incorporação no mundo das empresas Gestão de Des & Empresa Compreensão e contribuição Compatibilidade d do Des e as outras áreas Incorporação no mundo das empresas Possibilida do Des como ferramenta de Gestão Empresarial e como fator de

Leia mais

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial Nível Básico 1º semestre de 2017 Alexandre Fragoso Machado API 1762 1 LEGITIMIDADE PARA OBTENÇÃO DE REGISTRO DE MARCA Legitimidade ativa Art. 128 LPI

Leia mais

Manual de Identidade MANUAL DA MARCA

Manual de Identidade MANUAL DA MARCA Manual de Identidade Para padronizar o uso da marca YORZ, desenvolvemos este Manual de Identidade, onde colocaremos instruções do uso e exemplos básicos em aplicações. Leia atentamente o documento e Good

Leia mais

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação

Leia mais

Elaboração de relatório técnico e/ou científico, segundo a ABNT

Elaboração de relatório técnico e/ou científico, segundo a ABNT FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Sistema de Bibliotecas - SiB Elaboração de relatório técnico e/ou científico, segundo a ABNT Clériston Ramos Bibliotecário

Leia mais

sumário assinaturas histórico redesign área de proteção padrões cromáticos redução mínima considerações finais

sumário assinaturas histórico redesign área de proteção padrões cromáticos redução mínima considerações finais sumário 04 05 06 07 08 09 10 11 12 histórico redesign assinaturas área de proteção redução mínima padrões cromáticos versões [grayscale e P&B] aplicações [fundos e imagens] considerações finais A LS carregou

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

Rede NAMOR Sistema de Identidade Visual Abril - 2011

Rede NAMOR Sistema de Identidade Visual Abril - 2011 Rede NAMOR Sistema de Identidade Visual Abril - 2011 Apresentação 02 Conceitos Básicos 03 Conceitos da marca 04 Conceitos da marca Átomo:...constituem toda e qualquer matéria Conceito de: Crescimento,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente Curso: TECNÓLOGO EM DESIGN GRÁFICO Módulo/Semestre: 03 Unidade curricular: DESIGN EDITORIAL Carga Horária: 40 HORAS Instrutor: SERGIO XAVIER Período: 2015.1 1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Ano de Elaboração 2014 Apresentação A empresa E. Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter:

Leia mais

Componente Curricular: Aplicativos Informatizados em Design Gráfico 2 - AIDGII Módulo: 2º

Componente Curricular: Aplicativos Informatizados em Design Gráfico 2 - AIDGII Módulo: 2º Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 05/01/2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: PRODUÇÃO CULTURAL

Leia mais

O que você precisa saber sobre. IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança

O que você precisa saber sobre. IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança O que você precisa saber sobre IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança Sumário 1. O que é identidade visual? 2. Por que identidade visual é importante? 3. Conceitos 4. Definindo seu posicionamento

Leia mais

Apresentação. Além disso, o guia dá exemplos de aplicação para orientar todos aqueles envolvidos em sua gestão.

Apresentação. Além disso, o guia dá exemplos de aplicação para orientar todos aqueles envolvidos em sua gestão. Apresentação Este guia apresenta os elementos da identidade do Movimento CJC: logotipo, elementos básicos, estilo fotográfico, grafismos, ícones, peças rápidas, entre outros. Além disso, o guia dá exemplos

Leia mais

CONCURSO PARA CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CONCURSO PARA CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CONCURSO PARA CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 1. A Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo torna público

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

Manual de Identidade Visual >

Manual de Identidade Visual > Manual de Identidade Visual São Paulo 2011 Introdução A manutenção da Identidade Visual depende da aplicação. correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias. Este manual contém todas as

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL. Disciplina: Oficina de Direção de Arte. Professor: WANDERLEI PARÉ

IDENTIDADE VISUAL. Disciplina: Oficina de Direção de Arte. Professor: WANDERLEI PARÉ IDENTIDADE VISUAL Disciplina: Oficina de Direção de Arte Professor: WANDERLEI PARÉ Trata-se do conjunto de elementos visuais da empresa: a logomarca, papelaria empresarial (papel de carta, cartões de visita,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 ÍNDICE 01 01. Índice 02. Introdução 03. 04. 05. 06. Logotipo Logotipo + Slogan Logotipo - Versões Cromáticas Logotipo - Versões Monocromáticas 07. Logotipo - Fundos Constantes

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação Ferramentas Digitais/Gráficas II Área Científica Design Gráfico e Multimédia Ciclo de Estudos Obrigatório Carácter: Obrigatório Semestre

Leia mais

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES Verônica Fortuna Santos 1 Soleide Silva Ferreira 2 RESUMO O presente estudo aborda a importância das questões

Leia mais

EDITAL - CONCURSO DE LOGOTIPO XII EXPOTEC, que tem como tema Luz, ciência e vida".

EDITAL - CONCURSO DE LOGOTIPO XII EXPOTEC, que tem como tema Luz, ciência e vida. EDITAL - CONCURSO DE LOGOTIPO XII EXPOTEC, que tem como tema Luz, ciência e vida". 1. APRESENTAÇÃO O Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí, através da Coordenação de Extensão e da Comissão de Eventos,

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

Índice Remissivo. MARCA - Registrar ou não. Roteiro INPI - emarcas. Domínio.com.br

Índice Remissivo. MARCA - Registrar ou não. Roteiro INPI - emarcas. Domínio.com.br Índice Remissivo MARCA - Registrar ou não Roteiro INPI - emarcas Domínio.com.br 3 7 14 2 MARCA - Registrar ou não O que é marca? Definição Marca é um sinal aplicado a produtos ou serviços, cujas funções

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Educação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Técnica

Leia mais

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL uma questão de nomenclatura CONCEITO DE PROPRIEDADE Código Civil - Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS INDÍCE Butter Cookies 1 Tortas 21 Bolachas e Biscoitos 2 Croissant 22 Single Serve 9 Queques e Madalenas 23 Especialidades 17 Tostas 24 Bolos Familiares 19 BUTTER COOKIES Gift Box

Leia mais

O QUE É TERESINA AGENDA

O QUE É TERESINA AGENDA O QUE É TERESINA AGENDA 2015 (Observação: neste capítulo colocar fotos de reuniões de especialistas e do Conselho estratégico) A Agenda 21 O Desenvolvimento Sustentável do planeta é um compromisso assumido

Leia mais

MANUAL DE MARCA SARAIVA

MANUAL DE MARCA SARAIVA MANUAL DE MARCA SARAIVA VERSÃO AGOSTO 2015 1 LOGOMARCA Esta é a logomarca oficial da Saraiva, ela deve ser sempre utilizada em toda a comunicação institucional. É a única logomarca permitida. LOGOMARCA

Leia mais

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Exercício Prático Modelagem UML Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais