III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS."

Transcrição

1 III SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS. 6 a 9 DE DEZEMBRO DE LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA- UFC. FORTALEZA-CE GT: 08 ECONOMIA, PRÁTICAS SOLIDÁRIAS E SEGURANÇA. TURISMO SOLIDÁRIO: DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA PRAINHA DO CANTO VERDE. AUTORAS: ANTONIA CLEIDIANE ROCHA LIMA HELENIR CRISPIM MENDES LEIDIANE FREIRE DA HORA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC).

2 RESUMO O Turismo Solidário, também chamado de Comunitário, Social e de Conservação, ganha, cada vez mais, notoriedade tanto na academia, sendo objeto de pesquisa das Ciências Humanas, como no setor público, sendo base para a formulação de Políticas Públicas que auxiliem os novos empreendimentos desse ramo a alcançarem progresso e respaldo. Sendo assim, ele tinha de ser visto pelo Poder Público como um movimento social de resistência à tradicional forma de expansão econômica, mas que também é capaz de potencializar e complementar a ordem econômica tradicional. Nesse contexto, a proposta desse trabalho é realizar um estudo de caso, a partir da origem e do funcionamento da atividade turística solidária na Prainha do Canto Verde, Município de Beberibe CE. Tendo por objetivo analisar as determinações físicas e socioeconômicas que condicionaram o surgimento do Turismo Comunitário na região, bem como identificar suas possibilidades e limites, nos propomos a lançar alguns argumentos e propostas no sentido de viabilizar uma melhoria na infraestrutura local e, por conseqüência, na própria atividade como um todo. Palavras-Chave: Turismo Comunitário, Desenvolvimento Local e Autogestão.

3 1. INTRODUÇÃO O turismo é um dos setores de maior destaque no Ceará, responsável pela geração de 2,49 mil ocupações formais só nos primeiros cinco meses desse ano, proporcionando R$ 1,8 bilhões em receita para o estado, o que representa 10,4% do PIB cearense. O gráfico abaixo ilustra a elevação percentual da demanda turística no Estado do Ceará: Gráfico 1: Participação percentual do VA de Alojamento e Alimentação no Setor Serviços, Estado do Ceará 2007/2010 Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (SETUR). Diante desse fato, é válido questionarmos qual o papel do turismo de base comunitária para o desenvolvimento local e a inserção socioeconômica de segmentos marginalizados da economia de mercado.

4 2. O TURISMO SOLIDÁRIO E SUAS PECULIARIDADES O Turismo Solidário é uma expressão da essencial participação comunitária, a qual agrega valor à oferta de bens e serviços de cunho turístico, mas emoldurados por uma nova roupagem: a de um desenvolvimento local centrado na valorização e na promoção humana, bem como na preservação cultural, artística e ambiental. Ele também propicia novas formas de gerar emprego e renda sem suplantar as outras atividades econômicas, ou seja, essa nova concepção de Turismo vem auxiliar e complementar a pesca, o artesanato e o comercio, atividades já existentes na região antes da implantação da atividade supracitada. Sendo assim, o objetivo do turismo comunitário deve ser o de promover segurança local, trabalho, renda e divisas, bem como a redução das desigualdades regionais. Apesar de existirem diversas definições do que seja Turismo Comunitário, podem-se identificar algumas características comuns a essas denominações. São elas: cooperativismo e associativismo; autogestão; centralidade da participação, parceria e participação; democratização de oportunidades e benefícios; valorização da cultura local e, principalmente; protagonismo das comunidades locais na gestão das atividades e na oferta de bens e serviços turísticos, visando à apropriação dos benefícios advindos da atividade turística.

5 As primeiras experiências de Turismo Comunitário datam de meados de Sendo assim, é importante citarmos alguns exemplos dessa inovadora atividade econômica, como o caso da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. Localizada em um pequeno município na região do Cariri Cearense, chamado Nova Olinda, o qual conta com uma população de 13 mil habitantes, a iniciativa teve fundação em 2007 e, hoje, recebe uma média de 33 mil visitantes por ano. Criaram-se pousadas domiciliares, oficinas caseiras de artesanato e restaurantes de comidas típicas. Com a renda gerada a partir desse fluxo turístico, criou-se um fundo de Educação usado para dar a oportunidade de uma formação universitária aos jovens da comunidade A VALORIZAÇÃO CULTURAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL Uma cultura autêntica nasce a partir da interação do povo com o meio ambiente e independe das influências de outros povos no seu processo de desenvolvimento. Uma comunidade tem de encontrar sua forma de sustento no uso apropriado dos recursos naturais. A partir disso, nascem as atividades produtivas, as quais são os fundamentos da sobrevivência e do desenvolvimento local. Essas atividades devem ser realizadas dentro da própria comunidade, possibilitando, assim, a organização da cadeia produtiva, isso com recursos que permitam o crescimento comprovado com benefícios originados internamente, evitando a dependência externa. É sabido que o processo de globalização destrói a autenticidade das culturas, forçando uma uniformidade a qualquer custo. A partir do desenvolvimento desse processo, o lazer natural vai se tornando desinteressante, indesejável, destrutivo e aculturado. Pode se perceber que isso é observado em praias e em locais onde há um forte turismo de massa. Um fator que contribui para o fortalecimento da comunidade é o conhecimento da sua cultura, o que pode representar a sua sobrevivência com qualidade e equilíbrio. O resultado desse autoconhecimento leva a comunidade

6 a desenvolver um turismo que atraia outras culturas, de forma sustentável, simples, social, legítimo e pacífico. Dessa forma, conclui-se que uma cultura fortalecida pode viabilizar mudanças sociais, um possível crescimento, através de formas organizadas de sobrevivência, e um lazer e uma inclusão de atividades complementares, como o turismo, firmadas na essência do local, geridas e mantidas pela população. A integração de atividades econômicas próprias promove formas de sobrevivência diferenciadas, pois estão enraizadas nas características locais. Então, desenvolvimento local no Turismo significa a ação de atores sociais e econômicos que assumem o papel essencial na organização da oferta de serviços e produtos nos destinos turísticos O APOIO DO MINISTÉRIO DO TURISMO E DE OUTRAS ENTIDADADES O fomento ao Turismo de Base Comunitária, como uma atividade econômica, com potencial de geração de trabalho e renda e de diversificação da oferta turística dos destinos, requer do poder público uma nova perspectiva de planejamento e promoção, que considere as especificidades e peculiaridades desta oferta, em particular no que se refere à sua divulgação para o mercado (MINISTÉRIO DO TURISMO, p. 31, 2010). O Ministério do Turismo (MTur) está apoiando as práticas do Turismo Comunitário para perceber e analisar os desafios e as potencialidades dessa forma de turismo de contribuir para a diversificação da oferta turística brasileira, bem como de promover um desenvolvimento local e geração de emprego e renda. Não só o Ministério do Turismo, mas também outras entidades, como ONGs (Organizações Não Governamentais), dão suporte às comunidades que desenvolvem essas atividades turísticas, auxiliando na melhoria da infraestrura e do capital humano. 3. METODOLOGIA UTILIZADA

7 A pesquisa utilizou as seguintes técnicas e métodos de investigação: 1. Pesquisa teórica sobre os postulados que fundamentam o Turismo Comunitário; 2. Pesquisa empírica, a qual foi desenvolvida nas seguintes etapas: I) estudo de caso; II) elaboração de um roteiro de entrevista semiaberta; III) observação participativa in loco. 4. RESULTADOS/DISCUSSÃO 4. 1 A EXPERIÊNCIA DA PRAINHA DO CANTO VERDE A Comunidade da Prainha do Canto Verde fica localizada a 126 km de Fortaleza. Possui uma população de aproximadamente 1100 habitantes e está situada no litoral leste do Ceará, distrito de Paripueira, Município de Beberibe e tem como atividades econômicas a pesca marítima, o artesanato e as atividades relacionadas ao turismo. O turismo comunitário da Prainha do Canto Verde é uma das primeiras experiências de turismo comunitário no Brasil e se destaca por ser um exemplo de resistência, luta e participação comunitária. A comunidade recebeu apoio do Ministério do Turismo para articular a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (TURISOL) e aperfeiçoar a Rede Cearense de Turismo Comunitário (TUCUM), da qual fazem parte 12 comunidades do litoral cearense ATIVIDADES ANTERIORES AO TURISMO COMUNITÁRIO: A pesca e as culturas de subsistência eram as atividades que existiam antes do desenvolvimento do projeto turístico.

8 4.3. ORIGENS DO ASSOCIATIVISMO: Em 1976, o associativismo se deu como forma de resistência ao processo de grilagem. Sendo uma região de grande potencial turístico, a Prainha do Canto Verde despertou o interesse de empresários comprometidos em criar na comunidade um turismo tradicional OBJETIVOS INICIAIS DO ASSOCIATIVISMO: Os primeiros focos do associativismo eram resistir às pressões externas, promover melhorias comunitárias, pautadas nos valores locais e discutir como implementar e atender à demanda turística, com a participação de toda a comunidade REALIZAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA: Em 1998, a comunidade realizou um seminário de Ecoturismo. Na ocasião, foi elaborado um Projeto de Turismo Comunitário, pautado na autogestão, bem como no respeito à cultura local. A partir de então, os empreendimentos turísticos foram surgindo, os quais têm como proprietários os moradores da comunidade. Quanto aos recursos utilizados, pode-se afirmar que todos os meios de produção foram locais. O Apoio Financeiro, Técnico e em infraestrutura foi realizado por Instituições nacionais e internacionais, de caráter público, como o Ministério do Turismo (Mtur) e ONGs (Organizações Não-Governamentais). 5. CONCLUSÕES/PROSPOSTAS O turismo comunitário da Prainha do Canto Verde utilizou recursos naturais privilegiados para estimular o desenvolvimento local e assegurar uma sobrevivência digna para sua população.

9 A Comunidade organizou toda a cadeia produtiva turística com recursos locais, desenvolvidos com o trabalho digno de seus habitantes evitando, assim, a dependência externa. Como proposta, é importante, com o intuito de oferecer serviços de melhor qualidade e uma melhor infraestrutura local, que o turismo solidário na Prainha do Canto Verde busque mecanismos de promoção do progresso dessa atividade, melhorando o capital humano empregado nas atividades, tudo isso de forma centrada no aproveitamento das potencialidades locais. 6. REFERÊNCIA MINISTÉRIO DO TURISMO, Dinâmica e diversidade do turismo de base comunitária: desafio para a formulação de política pública. Ed.Nacional Soluções Gráfica Ltda, BARTHOLO, Roberto (Org.).; SANSOLO, Davis Gruber (Org.).; BURSZTYN, Ivan (Org.). Turismo de Base Comunitária Diversidade de Olhares e Experiências Brasileiras. Ed. Nova Letra Gráfica e Editora, PIMENTA, Solange Maria; CORRÊA, Maria Laetitia. Turismo Sustentabilidade e Meio Ambiente. Ed. Autentica, VIEIRA, Lorena Cláudia. A Comunidade, a Cultura e o Turismo. Premius Editora, CARVALHO, Vininha F. O Turismo Comunitário como instrumento de desenvolvimento sustentável. Disponível em: <

10 9>. Último acesso em: 07/09/2011 às 10:54:30. Disponível em: < >. Último acesso em: 08/06/11 às 18: 30:00. RIBEIRO, Gleiciane, Turismo de base comunitário. Disponível em: < Último acesso em: 29/11/11 às 20: 40: 40.

O QUE ORIENTA O PROGRAMA

O QUE ORIENTA O PROGRAMA O QUE ORIENTA O PROGRAMA A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres estabeleceu um diálogo permanente com as mulheres brasileiras por meio de conferências nacionais que constituíram um marco na

Leia mais

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1083 TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Taís da Silva Garcia¹ ¹ Turismóloga e aluna do curso de Especialização em Educação Ambiental da UFSM (tatasg@gmail.com

Leia mais

CADERNO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: EXPERIÊNCIA DA REDE TUCUM

CADERNO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: EXPERIÊNCIA DA REDE TUCUM CADERNO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: EXPERIÊNCIA DA REDE TUCUM Sulamita Lino Freire 1, Izaura Lila Lima Ribeiro 2, Karoline Lucas de Oliveira 3 1 Graduanda em

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Código: CDH -EC- 009 A presente Consultoria visa contratar serviços profissionais especializados

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO

PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO PROPOSTA DE GOVERNO DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO PSB. VAMOS MUDAR JAMBEIRO A Gestão Participativa, com a construção de múltiplos canais de consulta, com a participação em decisões, com o controle Social,

Leia mais

O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA O PROTAGONISMO NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Thaís do Nascimento Silva 1 ; Carla Regina Pasa Gomez 2 1 Estudante do Curso de Turismo - CCSA UFPE; E-mail: thaisnascimentox@gmail.com, 2 Docente/pesquisador

Leia mais

Estratégias Estratégias de de ação ação para o o fortalecimento fortalecimento da Gestão Territorial: ativid ida id des e pesqu pesqu sa e

Estratégias Estratégias de de ação ação para o o fortalecimento fortalecimento da Gestão Territorial: ativid ida id des e pesqu pesqu sa e Estratégias de ação para o fortalecimento da Gestão Territorial: atividades de pesquisa e ações territoriais do projeto DTS-IC na Zona Costeira de SC, Brasil Claire Cerdan (Cirad/UFSC), Sergio L. G. Pinheiro

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA. Experiências e Conexões

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA. Experiências e Conexões SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Experiências e Conexões Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos forjar soluções

Leia mais

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educação Integral dos Trabalhadores

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educação Integral dos Trabalhadores Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Educação Integral dos Trabalhadores ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA - CUT Projeto Político Pedagógico da Escola de Turismo

Leia mais

CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE

CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE FORUM DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE Recife,

Leia mais

Adequação da Infra-Estrutura do Patrimônio Histórico e Cultural para Utilização Turística

Adequação da Infra-Estrutura do Patrimônio Histórico e Cultural para Utilização Turística Programa 1166 Turismo Social no Brasil: Uma Viagem de Inclusão Ações Orçamentárias Número de Ações 41 10V00000 Apoio a Projetos de Infra-Estrutura Turística Produto: Projeto realizado Unidade de Medida:

Leia mais

Ampliar e fortalecer as iniciativas de Segurança Alimentar e Economia Solidária, assegurando o direito de todos ao acesso regular e permanente a

Ampliar e fortalecer as iniciativas de Segurança Alimentar e Economia Solidária, assegurando o direito de todos ao acesso regular e permanente a 2017 SESAES A Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária SESAES é fruto da proposição da sociedade civil que vem pautando junto ao governo estadual a organização e implementação de

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

Fórum Agenda Bahia 02/12/2014 Marianne Costa. TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Oportunidades e Desafios

Fórum Agenda Bahia 02/12/2014 Marianne Costa. TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Oportunidades e Desafios Fórum Agenda Bahia 02/12/2014 Marianne Costa TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA Oportunidades e Desafios Quem Sou Eu Mãe da Maria Luiza Mineira de Sete Lagoas M.G. Turismóloga / UFMG Especialista em Gestão de

Leia mais

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas Resultados da Analise de, e Participantes e entidades representadas: GRUPO: ALOJAMENTO Nome Emanuel Rego Ricardo Oliveira Cristina Céu Célia Fernandes Carlos Rodrigues Entidade Casas da Madrinha Tradicampo

Leia mais

TURISMO COMUNITÁRIO NO CEARÁ: ANÁLISE DA ATIVIDADE TURÍSTICA NAS COMUNIDADES DE BATOQUE E PRAINHA DO CANTO VERDE.

TURISMO COMUNITÁRIO NO CEARÁ: ANÁLISE DA ATIVIDADE TURÍSTICA NAS COMUNIDADES DE BATOQUE E PRAINHA DO CANTO VERDE. TURISMO COMUNITÁRIO NO CEARÁ: ANÁLISE DA ATIVIDADE TURÍSTICA NAS COMUNIDADES DE BATOQUE E PRAINHA DO CANTO VERDE. RESUMO Autores INÁCIO SILEIKIS DE BARCELLOS LUZIMARA SILVA DE SOUSA MARCIELE BERNARDO RAFAELA

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 Líderes : Autores do Futuro Ser líder de um movimento de transformação organizacional é um projeto pessoal. Cada um de nós pode escolher ser... Espectador,

Leia mais

Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável

Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável Breve Histórico Projeto Litoral Sustentável 2011 início do Projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social. Convênio entre Instituto Pólis e Petrobras. 2011 e 2012 - Elaboração de diagnósticos

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

O QUE É TERESINA AGENDA

O QUE É TERESINA AGENDA O QUE É TERESINA AGENDA 2015 (Observação: neste capítulo colocar fotos de reuniões de especialistas e do Conselho estratégico) A Agenda 21 O Desenvolvimento Sustentável do planeta é um compromisso assumido

Leia mais

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Enquadramento geral: Passados mais de uma década desde criação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), considerando

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR TÉCNICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 03/2016 -

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR TÉCNICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 03/2016 - EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR TÉCNICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 03/2016 - A UNICAFES torna pública a realização de Cotação Eletrônica nº 03/2016 - do Tipo Melhor Técnica para contratação

Leia mais

CRIAÇÃO DE ROTEIROS E FORTALECIMENTO DE ROTEIROS TURISTICOS RURAIS CASO DE SUCESSO NA IBIAPABA

CRIAÇÃO DE ROTEIROS E FORTALECIMENTO DE ROTEIROS TURISTICOS RURAIS CASO DE SUCESSO NA IBIAPABA CRIAÇÃO DE ROTEIROS E FORTALECIMENTO DE ROTEIROS TURISTICOS RURAIS CASO DE SUCESSO NA IBIAPABA ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES ESTRATÉGIAS Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável PDTIS, em

Leia mais

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Elzira Leão Trabalho Social/DHAB/DUAP/SNH Ministério

Leia mais

Questão Urbana e Serviço Social - Teresa Hilda Costa

Questão Urbana e Serviço Social - Teresa Hilda Costa Questão Urbana e Serviço Social - Teresa Hilda Costa Teresa Hilda Costa Assistente Social e diretora técnica do CEARAH Periferia Este artigo compõe a Revista Conexão Geraes do CRESS-MG nº 5/2014. A compreensão

Leia mais

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ

Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos. Bacias PCJ Consórcio PCJ - Projeto Espaços Eco Hídricos Bacias PCJ - CONCEPÇÃO: O Projeto Espaços Eco Hídricos Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos

Leia mais

O CEARÁ EM REDE: ARTICULAÇÃO DE TERRITORIOS E TURISMO EM COMUNIDADES

O CEARÁ EM REDE: ARTICULAÇÃO DE TERRITORIOS E TURISMO EM COMUNIDADES Luciana Maciel Barbosa Universidade Estadual do Ceará-UECE luciana1712@yahoo.com.br Dra. Luzia Neide M.T.Coriolano Universidade Estadual do Ceará-UECE luzianeidecoriolano@gmail.com O CEARÁ EM REDE: ARTICULAÇÃO

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

Índice. 1. Apresentação do Protocolo... 1. 2. Processo de construção do Protocolo... 1. 3. Quem somos... 1. 4. Nossa Relação com a Floresta...

Índice. 1. Apresentação do Protocolo... 1. 2. Processo de construção do Protocolo... 1. 3. Quem somos... 1. 4. Nossa Relação com a Floresta... Índice 1. Apresentação do Protocolo... 1 2. Processo de construção do Protocolo... 1 3. Quem somos... 1 4. Nossa Relação com a Floresta... 2 5. Onde estamos... 2 6. Aproveitamento e conservação de recursos...

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB)

TURISMO RURAL. Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) TURISMO RURAL Helga Andrade Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Turismóloga (UFMG) Barista (certificada ACBB) Plano de Curso Conceitos Caracterização do Turismo Rural Agroturismo Turismo Rural na

Leia mais

UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO (EMAU) NO BRASIL

UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO (EMAU) NO BRASIL UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO (EMAU) NO BRASIL Alessandra Almeida Magalhães Alice Pinheiro Corrêa Juliana Barbosa de Lima Luziane Mendes Gadelha Resumo Este trabalho

Leia mais

Relatório Investimento Social - 2013

Relatório Investimento Social - 2013 Relatório Investimento Social - 2013 Divisão de Promoção da Cidadania Empresarial e Projetos com a Sociedade - PCSC Departamento de Responsabilidade Social e Projetos com a Sociedade PCS Sumário Projetos

Leia mais

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Serra da Ibiapaba

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Serra da Ibiapaba CEARÁ 2050: Diagnóstico Dados e Informações Regionalizados Serra da Ibiapaba Dados Básicos da Serra da Ibiapaba Número de municípios: 09 Municípios componentes: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte,

Leia mais

CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA DA NATUREZA NO ESTADO DE SÃO PAULO

CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA DA NATUREZA NO ESTADO DE SÃO PAULO Conservação Voluntária da Natureza BR 2018 PUBLICAÇÃO FOI ESTE PRODUZI DOCUMENTO DA PELA FOI PARCERIA PRODUZIDO EM COLABORAÇÃO WWF-BRASIL COM E FREPESP Adriano Gambarini/ WWF-Brasil CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA

Leia mais

PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR

PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR PROJETO DE PARCERIA EXPOSITOR Realização: Amda Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadista Amasp Associação Maranhense de Supermercados Fiema Federação das Indústrias do Estado do MA 1 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO.

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. Lucineide Machado Pinheiro Universidade Federal de São Paulo / Campus Guarulhos Eixo Temático: Formação

Leia mais

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO Ana Cláudia Santana de Andrade Tavares 1 Ana Luisa Costa de Melo 2 Carla Raquel Carmélio

Leia mais

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Região Vale do Jaguaribe

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Região Vale do Jaguaribe CEARÁ 2050: Diagnóstico Dados e Informações Regionalizados Região Vale do Jaguaribe Dados Básicos da Região Vale do Jaguaribe Número de municípios: 15 Municípios componentes: Alto Santo, Ererê, Iracema,

Leia mais

Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Henrique Cesar Nanni (UNIP Santos)

Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Henrique Cesar Nanni (UNIP Santos) Desenvolvimento Sustentável e Governança Participativa: Arranjo Produtivo Local e Parque Tecnológico de Santos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro (UNIP Santos) Prof. Ms. Edison da Silva Monteiro (UNIP

Leia mais

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Região Sertão dos Inhamuns

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Região Sertão dos Inhamuns CEARÁ 2050: Diagnóstico Dados e Informações Regionalizados Região Sertão dos Inhamuns Dados Básicos da Região do Sertão dos Inhamuns Número de municípios: 05 Municípios componentes: Aiuaba, Arneiroz,

Leia mais

ENEEL Engenharia do Futuro Reinventando a energia para um mundo sustentável 1

ENEEL Engenharia do Futuro Reinventando a energia para um mundo sustentável 1 ENEEL Engenharia do Futuro Reinventando a energia para um mundo sustentável 1 RESUMO Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 3 Bybyanne Adienev Matias Lopes LEMOS 4 Alessandra

Leia mais

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER, Ana Karina - Universidade Federal Fluminense GT: Movimentos Sociais e Educação / n.03 Agência Financiadora: FAPERJ Este trabalho relata resultados

Leia mais

Plano Nacional de Turismo

Plano Nacional de Turismo Plano Nacional de Turismo 2011-2015 Conceito Conjunto de diretrizes, metas e programas que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública nas três esferas

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul TURISMO E COMUNIDADE: UMA AÇÃO PARA TODOS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul TURISMO E COMUNIDADE: UMA AÇÃO PARA TODOS TURISMO E COMUNIDADE: UMA AÇÃO PARA TODOS Área temática: Turismo Carlos Alberto Maio (Coordenador da ação de Extensão) Autores: Carlos Alberto Maio 1, Luiz Fernando de Souza 2, Márcia Maria Dropa 3, Luciana

Leia mais

Agregados do Turismo no Ceará via Fortaleza. no Período do Carnaval de Agregados Turísticos. Feriadão do Carnaval movimenta a economia cearense

Agregados do Turismo no Ceará via Fortaleza. no Período do Carnaval de Agregados Turísticos. Feriadão do Carnaval movimenta a economia cearense Cerca de 99 mil turistas visitaram o Ceará - via Fortaleza - no feriado de carnaval, com taxa de ocupação da rede hoteleira estimada em 92,1%. O número de visitantes que entrou no Ceará para o feriadão

Leia mais

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO CEARÁ EM NÚMEROS DIRETORIA DA FETAMCE Enedina Soares da Silva, presidente; José

Leia mais

ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBJETIVO DA CHAMADA ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL Financiar projetos inovadores que promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação ESEC Caetés, PE Mata da Pimenteira,

Leia mais

Seminário. do Xingu SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,

Seminário. do Xingu SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, Seminário do Xingu SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, MINERAÇÃO E ENERGIA presentes. Objetivo Reunir os principais atores interessados no setor produtivo da Região do Xingu, visando estabelecer

Leia mais

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Construído sob os princípios da educação ambiental e de educomunicação, o Plano de Ação Socioambiental PAS é fruto de um trabalho coletivo, onde

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2ª CNDRSS ROTEIRO ORIENTADOR

Leia mais

Qualidade Social na Educação Básica e Diversidade: os desafios para enfrentar as desigualdades

Qualidade Social na Educação Básica e Diversidade: os desafios para enfrentar as desigualdades Qualidade Social na Educação Básica e Diversidade: os desafios para enfrentar as desigualdades Elizabete Ramos Centro de Cultura Luiz Freire Recife, maio 2008 1- Qualidade: um conceito em disputa Históricamente...

Leia mais

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes.

políticas institucionais macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas que seus interesses sejam comuns e pertinentes. PROGRAMA DE IDENTIFICACAO DE OPORTUNIDADES TÉCNICAS COM OS PAÍSES DO MERCOSUL NA ÁREA DE INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1. INTRODUCAO A Argentina, o Brasil, o Paraguai

Leia mais

Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social

Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social Eixo 3 Democratização do território e Inclusão Social 1 OBJETIVOS DA OFICINA-EIXO 1. Estrutura da Agenda Regionais e das Agendas Municipais 2. Objetivo geral do Eixo 3. Diretrizes (o que fazer) definidas

Leia mais

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade Programa Territórios Sustentáveis Uma nova abordagem sobre sustentabilidade CONTEXTO E DESAFIOS Contexto e Desafios Contexto e Desafios Município Área (km 2 ) População Densidade demográfica Oriximiná

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE Fórum de Educação Integral, 2013 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Prefeito Márcio Lacerda Secretária Municipal de Educação

Leia mais

Regionalização e Segmentação do Turismo. Natal, 23 de março de 2010

Regionalização e Segmentação do Turismo. Natal, 23 de março de 2010 Regionalização e Segmentação do Turismo Natal, 23 de março de 2010 Núcleo Estratégico do Turismo Nacional Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo Ministério do Turismo MTur Conselho

Leia mais

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte CEARÁ 2050: Diagnóstico Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte Dados Básicos da Região Litoral Norte Número de municípios: 13 Municípios componentes: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim,

Leia mais

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem PARQUES NACIONAIS NO DOMÍNIO DO BIOMA CERRADO GOIANO Ana Beatriz Teixeira 1 Dr. Roberto Prado de Morais 2 RESUMO: Este trabalho apresenta uma discussão voltada para o uso turístico de Parques Nacionais

Leia mais

Report DGBZ. Zona Norte: Interesse em imóveis. São Paulo. Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi

Report DGBZ. Zona Norte: Interesse em imóveis. São Paulo. Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi Report São Paulo Zona Norte: Interesse em imóveis Perfil de público em Pirituba, Santana e Tucuruvi Junho/2017 02 Qual é o perfil do comprador de imóveis em bairros da Zona Norte de São Paulo? Panorama

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Programas 2014. Março de 2014

Programas 2014. Março de 2014 Programas 2014 Março de 2014 RoteirodestaApresentação 1.Informações gerais sobre a SUDENE 2.Ações da Sudene disponíveis em 2014 para recebimento de propostas 3.Informações para apresentação de propostas

Leia mais

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão Integração Indústria Universidade para a Sustentabilidade: Ações do IEL/Sistema FIRJAN 8 de junho de 2012 Alberto Besser Superintendente IEL-RJ Quem Somos

Leia mais

Conselhode Turismoe Hospitalidade CETUR. PECNORDESTE O Momento Atual do Turismo Rural no Ceará. Marcos Pompeu.

Conselhode Turismoe Hospitalidade CETUR. PECNORDESTE O Momento Atual do Turismo Rural no Ceará. Marcos Pompeu. Conselhode Turismoe Hospitalidade CETUR. PECNORDESTE 2018 O Momento Atual do Turismo Rural no Ceará Conselho Empresarialde Turismoe Hospitalidade CETUR. TURISMO RURAL. o Turismo Rural e o conjunto de atividades

Leia mais

Resumo da ONG. Foco de Atuacão. Público que Atende. Missão. Instituto Ilhas do Brasil. Governança - Diretoria. Relatório Anual

Resumo da ONG. Foco de Atuacão. Público que Atende. Missão. Instituto Ilhas do Brasil. Governança - Diretoria. Relatório Anual Resumo da ONG Somos uma ONG sem fins lucrativos nascida na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul, Florianópolis (SC) que busca estimular o envolvimento de comunidades ilhéus e costeiras em ações

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

Inovação substantiva na Administração Pública

Inovação substantiva na Administração Pública Inovação substantiva na Administração Pública XI Encontro Nacional de Escolas de Governo 10 e 11 de dezembro de 2015 Rosana Aparecida Martinez Kanufre Superintendência Instituto Municipal de Administração

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OURILÂNDIA DO NORTE

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OURILÂNDIA DO NORTE OBJETO: O OBJETO DA CONTRATAÇÃO É A CONTRATAÇÃO DE INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE OURILÂNDIA DO NORTE: CONSEQÜÊNCIAS

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO 1.1 Área temática (ver Anexo 1.1) 1.2 Linha de extensão (informar em qual (is) linha(s) se enquadra

Leia mais

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Luciana Tuszel luciana.tuszel@onuhabitat.org 1. A AGENDA 2030 2. O PROJETO DO

Leia mais

Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro. Processo de construção coletiva

Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro. Processo de construção coletiva Programa Estadual de Educação ambiental do Rio de Janeiro Processo de construção coletiva ProEEA A presente versão foi objeto de Consulta Pública que envolveu educadores ambientais dos 92 municípios fluminenses,

Leia mais

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. REQUISITOS... 5 4.2. PREMISSAS... 5 4.3. RESTRIÇÕES...

Leia mais

MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS. As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo das Américas nos comprometemos a:

MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS. As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo das Américas nos comprometemos a: SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS OEA/Ser.E 14 a 15 de abril de 2012 CA-VI/doc.6/12 Rev.2 Cartagena das Índias, Colômbia 23 maio 2012 Original: espanhol MANDATOS DECORRENTES DA SEXTA CÚPULA DAS AMÉRICAS As Chefes

Leia mais

E AUTONOMIA DAS MULHERES

E AUTONOMIA DAS MULHERES E AUTONOMIA DAS Faz-se necessário identificar as organizações de mulheres artesãs e possibilitar a articulação das cadeias produtivas de artesanatos geridas por mulheres. o que orienta o Programa O desafio

Leia mais

1. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: J.I. Serviços de Agronomia e de Consultoria as Atividades Agrícolas e Pecuárias LTDA.

1. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: J.I. Serviços de Agronomia e de Consultoria as Atividades Agrícolas e Pecuárias LTDA. 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: J.I. Serviços de Agronomia e de Consultoria as Atividades Agrícolas e Pecuárias LTDA. Endereço: Rua das Mangueiras, Qd. 03 Lote 12 Bairro Amapá Agrópolis do INCRA Marabá Pará.

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS ELISETE BEATRIZ BENKE Orientador: Prof. Dr. Marcelino de Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt Dolci INTRODUÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública Anexos FUNDAÇÃO GUAIRÁ A Fundação Guairá é uma das pioneiras no contexto brasileiro, atuando desde a década de 80 pautada pelos ideais de valorização da vida e de sustentabilidade a partir da preservação

Leia mais

Caderno de Normas e Procedimentos Internos

Caderno de Normas e Procedimentos Internos Caderno de Normas e Procedimentos Internos Rede Tucum Fortaleza, 2013 Caderno de Normas e procedimentos Internos da Rede Tucum - Rede Cearense de Turismo Comunitário. Organização Rosa Martins Texto Construído

Leia mais

Lei Nº , de 26 de junho de 2009

Lei Nº , de 26 de junho de 2009 Lei Nº 11.958, de 26 de junho de 2009 Altera as Leis nos 7.853, de 24 de outubro de 1989, e 10.683, de 28 de maio de 2003; dispõe sobre a transformação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da

Leia mais

Quem Somos A MINEIRARIA

Quem Somos A MINEIRARIA BOOK DE PATROCÍNIO 2 Quem Somos A MINEIRARIA A Mineiraria celebra a gastronomia mineira, sua diversidade, produtos e modos de fazer, instrumentos e utensílios, bem como profissionais, produtores, pesquisadores

Leia mais

O PLANO BRASIL SEM MISÉRIA

O PLANO BRASIL SEM MISÉRIA O PLANO BRASIL SEM MISÉRIA A adoção de uma estratégia multidimensional coordenada, com objetivos e metas claros e mensuráveis, é uma das iniciativas mais importantes dos países que buscam reduzir seus

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Segurança Alimentar e Nutricional. Oficina Regional da Baixada Santista Unesp São Vicente 29/06/2016

Segurança Alimentar e Nutricional. Oficina Regional da Baixada Santista Unesp São Vicente 29/06/2016 Segurança Alimentar e Nutricional Oficina Regional da Baixada Santista Unesp São Vicente 29/06/2016 Segurança Alimentar e Nutricional Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente

Leia mais

DIRETRIZES PARA O PROGRAMA DE GOVERNO

DIRETRIZES PARA O PROGRAMA DE GOVERNO DIRETRIZES PARA O PROGRAMA DE GOVERNO Formular e implementar estratégias de gestão com participação, transparência, compromisso, responsabilidade e efetividade, potencializando a administração pública

Leia mais

CEARÁ: CIDADANIA E PATRIMÔNIO

CEARÁ: CIDADANIA E PATRIMÔNIO CEARÁ: CIDADANIA E PATRIMÔNIO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECIFICAÇÃO... 5 4.1 Requisitos... 5 4.2 Premissas... 5 4.3 Restrições... 6 5. MAPEAMENTO

Leia mais

PARCEIRO INSTITUCIONAL

PARCEIRO INSTITUCIONAL I - Ficha de Projecto PROJECTO: Feira dos 3Es - Empresas, Emprego e Empreendedorismo PROMOTOR: ADEI - Agência para Desenvolvimento Empresarial e Inovação PARCEIRO INSTITUCIONAL: IEFP - Instituto de Emprego

Leia mais

Política Brasileira para APLs

Política Brasileira para APLs Política Brasileira para APLs XI CONGRESS PROSPECTIVE AND STUDIES OF THE FUTURE Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Coordenação-Geral de APLs Fabiany Made e Vellasco Lima, 30/10/2014

Leia mais

Energias Renováveis BIODIESEL

Energias Renováveis BIODIESEL Energias Renováveis BIODIESEL Profª Elisa Helena Siegel Moecke UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina Apresentação Com o Protocolo de Kyoto (1997) muitos países se comprometeram com a redução da

Leia mais

O CEARÁ E SUA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO * Lúcio Alcântara

O CEARÁ E SUA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO * Lúcio Alcântara O CEARÁ E SUA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO * Lúcio Alcântara Foram significativos os avanços obtidos pelo Ceará nos últimos anos, e nós podemos enumerar uma série de facilidades que incentivam novos investimentos

Leia mais

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 Reflexões sobre uma nova Governança da CTI diante dos Atuais Paradigmas da Inovação e Empreendedorismo de Alto Impacto: Oportunidades para a Construção de um Novo Futuro Rodrigo

Leia mais

Construindo a Sustentabilidade: Lições na gestão do Programa Piloto e desafios para o futuro

Construindo a Sustentabilidade: Lições na gestão do Programa Piloto e desafios para o futuro Construindo a Sustentabilidade: Lições na gestão do Programa Piloto e desafios para o futuro Seminário Nacional: O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil: Resultados, Lições

Leia mais

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Banco do Nordeste do Brasil S.A. Banco do Nordeste do Brasil S.A. POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA O NORDESTE Novembro 2003 Banco do Nordeste do Brasil S.A. Instituição financeira pública, de caráter regional, criado pela Lei

Leia mais

Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife

Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife Secretaria de Turismo e Lazer da Cidade do Recife Revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2014-2017 Este relatório apresenta os resultados da revisão do Planejamento Estratégico utilizando

Leia mais

Estamos vivendo um tempo de rupturas, de grandes transformações, um tempo de transito... PROJETO REDES SOLIDÁRIAS

Estamos vivendo um tempo de rupturas, de grandes transformações, um tempo de transito... PROJETO REDES SOLIDÁRIAS Estamos vivendo um tempo de rupturas, de grandes transformações, um tempo de transito... PROJETO REDES SOLIDÁRIAS Nova fase de expansão do capital Reestruturação produtiva, tecnificação e rede Competitividade,

Leia mais

PROJETO GERAL. 22 A 25 / MAIO / 2014 9h ÀS 20h - PARQUE DA EFAPI CHAPECÓ - SC - BRASIL

PROJETO GERAL. 22 A 25 / MAIO / 2014 9h ÀS 20h - PARQUE DA EFAPI CHAPECÓ - SC - BRASIL PROJETO GERAL 22 A 25 / MAIO / 2014 9h ÀS 20h - PARQUE DA EFAPI CHAPECÓ - SC - BRASIL Promoção: Associação Catarinense de Criadores de Bovinos Organização: Montadora Oficial: zoom FEIRAS&EVENTOS Apoio

Leia mais

Recursos Humanos para Inovação

Recursos Humanos para Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Brasília, DF Outubro, 2007 Centro

Leia mais

Políticas territoriais e desenvolvimento econômico local

Políticas territoriais e desenvolvimento econômico local Políticas territoriais e desenvolvimento econômico local José Carlos Vaz Instituto Pólis 19 de maio de 2004 A partir de resultados da pesquisa Aspectos Econômicos das Experiências de Desenvolvimento Local

Leia mais

Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste

Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS Papel das micro e pequenas empresas no Desenvolvimento do Nordeste As micro e pequenas empresas na economia A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS Fonte: Elaboração

Leia mais