Notas sobre o celular: Comunicação, cultura e contemporaneidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas sobre o celular: Comunicação, cultura e contemporaneidade"

Transcrição

1 Notas sobre o celular: Comunicação, cultura e contemporaneidade Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca 1 Juliana Abonizio 2 Resumo Através da análise da presença do telefone celular na mídia é possível perceber os usos e significados representados acerca do aparelho e suas funcionalidades, o que auxilia na compreensão das diversas nuances da comunicação contemporânea, especificamente, sua conectividade e nomadismo. Como material empírico para a reflexão, observamos alguns discursos sobre celular nas publicações impressas e digitais e, dada a presença extensiva de aparelhos celulares, foram selecionados três anúncios veiculados em revistas, um material gráfico institucional e alguns discursos presentes nas publicações e na internet. O que se vê é uma sociedade permeada por celulares, nos mundos que são representados e apresentados dentro dos meios de comunicação e da publicidade, pautados em sua grande maioria por temas como: conectividade, mobilidade, multifuncionalidade, acoplagem, hibridismo, entre outros. Palavras-Chave: Celular, Nomadismo, Conectividade. Abstract Through the analysis of the cell phone presence in the media, it is possible to perceive the uses and meanings represented over the machine set and its functionalities, that helps toward the comprehension of the various nuances of contemporary communications, specifically its connectivity and nomadism. As empirical material for reflection, we observed some speeches about the cellular and digital print publications and, given the extensive presence of mobile devices, we selected three ads running in magazines, graphic material and institutional discourses present in some publications and the Internet. What you see is a society permeated by cell phones, in worlds that are represented and presented in the media and advertising, lined mostly by themes such as connectivity, mobility, multifunctionality, coupling, hybridity, and others. Keywords: Cell phone, Nomadism, Connectivity. 1 Comunicóloga, Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Bolsista Capes. ana_gcos@hotmail.com. 2 Socióloga, Doutora em Sociologia pela UNESP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. E- mail: j_abonizio@yahoo.com.br.

2 2 1 Deambulando O objeto social telefone celular está em toda parte e, por tal extensão de presença, torna-se difícil estranhá-lo e transformá-lo em objeto de reflexão social. Dessa forma, analisá-lo, portanto, trata-se de um exercício a ser feito nos moldes antropológicos, transformando o familiar no exótico, devido à inserção do celular no cotidiano nos parecer algo tão comum, porém há muitos aspectos para se pensar e discutir. O celular está no supermercado, no cinema, no carro, na igreja, na bolsa, no bolso, nas rotas noturnas, na sala de aula, em reuniões e até ao lado do travesseiro na hora de dormir. Por estar em vários lugares e presente em diversos momentos, é considerado ubíquo, também por isso, contribui na confusão e na dificuldade em se separar o público do privado. Seu uso é disseminado, sendo flagrante mesmo onde e quando se tem restrições, o que faz as pessoas criarem regras de etiqueta para o uso. Embora o telefone celular seja um aparelho individual, o compartilhamento existe, estimulando a comunicação e intensificando a troca de informações. Boa parte das pessoas possui um ou até mais. Em um exercício simples, de deambular pela cidade, vaguear por locais públicos e privados, ao estilo de autores como Michel Maffesoli e José Machado Pais 3, é suficiente para se ter noção da difusão dos celulares, tanto de modelo de aparelho, bem como do uso. Basta lançar o olhar sobre o cotidiano, para perceber a presença do celular, sempre a mão, com uma gama de opções, do telefone ao smartphone 4, do ato de ligar a tirar foto, que variam de acordo com as funcionalidades e criatividade. A própria proposta de deambular colocada como título deste tópico, remete a andar, ao ambulante, ao nômade, usada 3 Ambos os autores trabalham com a perspectiva da chamada Sociologia do Cotidiano, uma corrente teórico-metodológica onde o cotidiano configura-se como revelador do funcionamento e das transformações da sociedade, por isso um local privilegiado para análise sociológica, lugar onde as coisas acontecem, que precisa ser levado em consideração e não descartado. Uma tarefa de captar as coisas mesmas, tal como elas aparentam ser, embora possam ser vistas de formas diferentes, dependendo da luz (Pais, 2002). Celular presente nas relações do cotidiano. 4 Significa Telefone Inteligente, uma espécie de computador portátil.

3 3 propositalmente, vem para destacar essa relação intensificada na contemporaneidade com uso de aparelhos móveis. Os usos e significados ultrapassam o de um simples telefone (ouvir e falar), na medida em que novas funções e serviços são agregados. Desde que a primeira ligação foi feita, em 1973, até hoje, o aparelho transformou-se em mais que um telefone, é também: despertador, agenda, calculadora, jogo, gravador, rádio, câmera fotográfica e de vídeo, televisão, computador portátil através do acesso a internet e uso de softwares, entre outros aplicativos e funcionalidades. Além do ganho de novas funções e a implantação de novos serviços, o celular passou por transformações no seu design. O primeiro aparelho era pesado, nenhum um pouco portátil 5, o que caracterizou esse modelo e os seus sucessores como tijolão, e que em nada lembram os atuais, pequenos e leves. Através desses fatores e dos números, que apontam que de cada dez brasileiros, oito tem celular 6, é possível perceber a acessibilidade e o interesse dos indivíduos pela comunicação móvel e de acordo com o aparelho que tem em mãos, outras possibilidades de interação e formas de representar a si próprio e o cotidiano. Através de um contato via celular, situações diversas são trazidas para o contexto de quem recebe o chamado e vice-e-versa, conectando o espaço físico e o virtual. Pelo fato de não possuir fios, o celular adquire mobilidade e portabilidade, o que reconfigura processos de interação e comunicação, tornando-se elemento presente e extensamente visível nas paisagens urbanas. Neste artigo, apresentamos alguns pontos sobre a trajetória desse meio de comunicação, do telefone celular ao celular, destacando, a partir disso, aspectos comunicacionais e culturais bons para pensar (usando a expressão de Lévi-Strauss) a contemporaneidade, através da análise da presença do telefone celular em revistas, anúncios e peças publicitárias específicas, coletados entre julho de 2009 a fevereiro de Foram utilizados para fins de apreciação neste trabalho: quatro 5 O primeiro telefone celular tinha 25 cm de comprimento, 7 cm de largura e pesava cerca de 1 quilo, o seu inventor, o americano Martin Cooper tinha que segurá-lo com as duas mãos, o que implicava um grande esforço nas primeiras ligações. A Nova Era dos Nômades Digitais, Revista Época, junho de Brasil tem 8 celulares para cada 10 habitantes. Disponível em: < Brasil+tem+celulares+para+cada+habitantes.html>. Acesso em: 14 abr.2010

4 4 revistas, sendo três marcas, três anúncios, um material institucional e alguns discursos presentes nas publicações e na internet, instrumentos que possibilitaram a discussão acerca da temática. 2 Do telefone celular ao celular Três fatores despertam a atenção para o objeto em questão. Primeiro, o aumento considerável de usuários de telefonia móvel, em 2007 tínhamos 121 milhões, de acordo com matéria publicada em um portal de notícias, em janeiro de 2010 chegamos a 175,6 milhões 7, para um país com pouco mais de 190 milhões de habitantes. Em segundo, o que contribuiu diretamente para aumento desses números foi o fator preço, houve uma popularização, deixando aparelhos e planos mais baratos, o que ampliou o acesso. Por último, a gama de funcionalidades e serviços (foto, vídeo, jogos, acesso à internet, interação com outros meios) apresentados atualmente pelos aparelhos e operadoras, tornou o celular um objeto multifuncional, substituindo outros aparelhos. A primeira ligação de um telefone celular foi realizada em abril de 1973, na cidade de Nova York. Foram necessários 10 anos após a primeira ligação, para o lançamento do primeiro modelo, o Motorola DynaTAC 8000X, um grande avanço comparado aos únicos meios de comunicação móveis de então, os rádios de carro, que existiam desde 1940 (de Souza e Silva, 2004, p.201). No Brasil o celular começou a aparecer partir da década de 90, conforme descreve Kröner: O sistema de telefonia móvel chega em 1990 ao Rio de Janeiro e a seguir a outras cidades brasileiras. Somente em agosto de 1993 ele chega a São Paulo, época do boom de celulares nos Estados Unidos. E somente em 1997 são anunciados os vencedores da Banda B, que populariza o telefone celular no Brasil. Imediatamente, o aparelho torna-se um sonho de consumo e um 7 Base de celulares do Brasil avança a 175,6 milhões em janeiro. Disponível em: < BASE+DE+CELULARES+DO+BRASIL+AVANCA+A+MILHOES+EM+JANEIRO.html> Acesso em: 22 fev.2010.

5 5 relevante fator de transformação de comportamentos, tanto públicos quanto privados (2008, p.63-4). Os celulares atuais são bastante diferentes dos seus precussores, principalmente no design, pois são concebidos para serem cada vez mais leves e portáteis. De acordo com previsão de Jan Chipchase, da Nokia Design, em entrevista a Revista Época, em junho de 2008, a tendência é justamente a miniaturização do celular em contraponto com a ampliação da capacidade de transmissão de dados. De acordo com informações da Apostila da Oficina de Vídeo de Bolso 2008, do Ponto de Cultura Vila Buarque, a classificação dos telefones é por geração, sendo: 1G, 2G, 2.5G, 3G e 4G. A primeira geração é analógica e as demais são digitais, sendo 2.5G e 3G as mais utilizadas no país. A partir da segunda geração, através da introdução digital, houve uma melhora no sistema de telefonia e a possibilidade de inserção de serviços multimídia. Nas duas últimas décadas o mundo contemporâneo assistiu a disseminação e popularização do telefone celular no cotidiano da sociedade. O uso do telefone móvel passou de algo elitizado, como era no princípio, a um acessório comum em todas as camadas sociais (Monteiro, 2007). A inserção do aparelho modifica hábitos e propicia outras formas de interação e comunicação, principalmente a partir de novas tecnologias e funcionalidades agregadas ao mesmo. Bauman considera o telefone celular como um dos artefatos símbolo da contemporaneidade, para ele (...) telefones celulares inventados para o uso dos nômades que têm que estar constantemente em contato (...) pertences portáteis são os principais objetos culturais da era da instantaneidade (apud Silva, 2008, p.149). Outras funções e comunicações, para além da utilização como telefone, estão sendo proporcionadas a partir do uso do celular (ver figura 1): ouvir música, a interação via torpedos e promoções, votação em programas de rádio e TV, conferir e receber s, atualização de redes sociais, como o Twitter, chats de bate-papo, Messenger, processos colaborativos, através da gravação de vídeos e imagens de acontecimentos cotidianos, realização de serviços, como compras e pagamentos, câmera fotográfica, entre outras possibilidades.

6 6 Figura 1 Vivo Fonte: Revista Isto É, N 2088, Ano 32, 2009 De acordo com Monteiro (2007) por tratar-se de um aparelho convergente, móvel e ao alcance das mãos, que agrega tecnologias de computação e comunicação, o celular possibilita ações em locais e tempos distintos, possibilitando ao indivíduo tornar-se um produtor de conteúdo. Atualmente, o celular é considerado um aparelho convergente e multifuncional, em relação a isso: Em fusão com a Internet, o celular adquire características multifuncionais como a de um computador, armazenando jogos, agenda eletrônica, arquivos digitais de texto, sons e imagens, capturando e encaminhando fotografias e vídeos e recebendo conteúdos televisivos. Aos poucos, este aparelho está sendo acoplado não somente ao corpo de seu usuário (figura 2), mas a seu dia-a-dia e ao seu modo de vida, carregando dentro de si impressões, informações, interesses e características de seu proprietário (Kröner, 2008, p.21-2). Figura 2 - Claro/Modu Fonte: Revista Isto É, N 2088, Ano 32, 2009

7 7 Nesse sentido, vale comentar a Teoria dos 8 Cs do celular formulada por Tomi Ahonen 8, que em uma ordem cronológica destaca a evolução do aparelho, sob 8 aspectos. De acordo com Ahonen, em 11 anos, o celular passou por 8 processos que tornou-o multifuncional, transcendendo o seu uso primordial, a fala. Os 8 Cs na sequência: 1 - Comunicação, 2 - Consumo, 3 - Conta Bancária, 4 - Comerciais, 5 - Criação, 6 - Comunidade, 7 Cool e 8 - Controle. 3 Celular visto, publicizado, representado e utilizado Sendo evidente a presença extensiva do celular nos espaços urbanos da vida cotidiana, cabe agora atentarmos a sua presença nos espaços de mídia impressa e digital, publicitários ou não, direta ou indiretamente, representados aqui por algumas revistas, anúncios, peças publicitárias e matérias veiculadas. Diante dos números, que reforçam a difusão do celular na sociedade, da possibilidade de usos variados, de acordo com os aparelhos disponíveis e da mobilidade, que permite o uso e facilita o acesso em qualquer lugar, é possível tecer análises e questões que possibilitam uma reflexão da comunicação e interação mediadas na contemporaneidade. Sendo assim, a visão proposta por McLuhan (1971) dos meios como extensões do homem, cabe para explicar o celular, na medida em que se encontra difundido no dia-a-dia da sociedade, uma espécie de prótese. Nesse sentido, o aspecto design contribui para essa colocação de prótese, por meio da mobilidade (sem fios), fácil de ser levado a qualquer lugar devido à portabilidade, à leveza e mais recentemente â questão da miniaturização e da hibridação com outras mídias (Kröner, 2008). Esses fatores apontam para uma discussão que relaciona a tecnologia e a corporalidade (ver figura 3). Aspectos como a miniaturização e a portabilidade permitem que o celular possa estar sempre próximo ao corpo, acoplado, seja no 8 Fonte: HSM Management (edição set out 09).

8 8 bolso da calça, na bolsa, na mão. Além disso, grande parte dos aparelhos atualmente são touch screen, tela sensível ao toque, ou os que funcionam através do comando de voz, entre outras ferramentas que requerem usos e sensibilidades do corpo e o desenvolvimento de técnicas corporais. A proposta é uma proximidade com o indivíduo, estimulada pelos sentidos e movimentos do corpo, uma tecnologia sensível. Figura 3 - LG Cookie Fonte: Material Publicitário Impresso (Folder) A utilização do celular redesenha o convívio social, confunde a distinção entre espaço público e privado, devido as suas características ubíquas. Para Maffesoli (apud Kröner, 2008, p. 39), a cidade pós-moderna não obedece mais a um ritmo noturno-diurno de funções bem delimitadas, o celular fácil de ser transportado se encaixa a qualquer espaço-tempo, não mais delimitado e marcado. Esse deslocamento na visão espaço-tempo ocorre, pela mobilidade do celular, e devido aos avanços da tecnologia, que possibilitaram agregar novas funções e serviços aos aparelhos, destacando a conectividade, o estabelecimento de uma comunicação e obtenção de informações em qualquer lugar (ver figura 4),

9 9 sempre disponível e acessível, desde que de posse de um celular, devidamente conectado, carregado e com créditos. Figura 4 - Anúncio Banco do Brasil Fonte: Revista Gloss, Fevereiro n 29 Ainda sobre a questão espaço-tempo, reforçada pela figura 4: Em termos práticos, o poder se tornou verdadeiramente extraterritorial, não mais limitado, nem mesmo desacelerado, pela resistência do espaço (o advento do telefone celular serve bem como golpe de misericórdia simbólico na dependência em relação ao espaço: o próprio acesso a um ponto telefônico não é mais necessário para que uma ordem seja dada e cumprida. Não importa mais onde está quem dá a ordem a diferença entre próximo e distante, ou entre o espaço selvagem e o civilizado e ordenado, está a ponto de desaparecer (Bauman, 2001, p.18). Em relação ao espaço urbano, os dispositivos móveis, neste caso os celulares, o reconfiguram, fazendo das cidades um organismo-rede, cibercidades, usando o termo de André Lemos (2007a), conecta o físico e o virtual, por meio de infra-estruturas de comunicação e informação, aliada a mobilidade que o celular proporciona e pela sua portabilidade, por não estar ligado a fios. Permite aos

10 10 indivíduos realizar uma gestão móvel do cotidiano, desplugados. Sobre esse aspecto Valetim coloca que: Nossas cidades se tornam, cada vez mais, ambientes onde os cidadãos se livram dos dispositivos eletrônicos com fios e cabos. Através de celulares e dispositivos sem-fios, agora eles se comunicam uns com os outros e se conectam à Internet e outras redes ad-hoc de qualquer lugar onde haja cobertura. Emerge uma era da portabilidade, da mobilidade e da conexão generalizada dentro e fora dos ambientes domésticos, de trabalho, consumo e lazer (2005, p.115). De acordo com matérias publicadas recentemente, percebe-se a interferência do celular em diversas situações e como a inserção e utilização modifica a condução do cotidiano pelos indivíduos, reconfigurando hábitos e relações: Prática da 'cola' entre os jovens mudou com as novas tecnologias, diz pesquisa 9, O projeto Celulares Indígenas (...) começou a capacitar 60 indígenas que utilizam o celular para promover a diversidade cultural, a justiça social e a cultura da paz (...) os índios publicam e partilham opiniões, através de vídeos, fotos e textos em um portal 10, Adolescentes usam celular para conversar, estudar e até colar 11, Controle de dieta por mensagem SMS aumenta chance de sucesso, diz estudo 12, Pesquisa mostra que 60% das pessoas não desligam celulares 13, Novos artistas pintam na tela do iphone 14, Já é possível usar o celular como cartão de crédito 15, Crianças não querem mais brinquedo de presente. Brincar de casinha, de boneca, 9 Matéria Portal G1. Disponível em: < PRATICA+DA+COLA+ENTRE+OS+JOVENS+MUDOU+COM+AS+NOVAS+TECNOLOGIAS+DIZ+PESQ UISA.html>. Acesso em 19 jun Matéria Cultura Viva. Disponível em: < 11 Matéria Fantástico. Disponível em: < ADOLESCENTES+USAM+CELULAR+PARA+CONVERSAR+ESTUDAR+E+ATE+COLAR.html>. Acesso em 20 set Matéria Folha Online. Disponível em: < Acesso em: 13 nov Matéria Folha Online. Disponível em: < Acesso em: 04 set Matéria Folha Online. Disponível em: < Acesso em: 11 set Matéria Portal G1. Disponível em: < Acesso em: 01 dez

11 11 está fora de moda. Agora, os pequenos querem computador, celular 16, Brasil tem quase um celular para cada habitante 17, Toda a sua vida cabe aqui 18, A era mobile 19. Esses títulos são exemplos do que vem acontecendo e sendo noticiado sobre celular, uma amostra da representação dos usos e significações. Uma matéria publicada pela Revista Gloss, da editora Abril, edição janeiro , trouxe na sessão comportamento um apanhado de acontecimentos dos últimos 10 anos, para ilustrar a virada da década. Sob os ícones cultura pop, comportamento, moda, beleza, tecnologia e política, a matéria apontou fatos, objetos e pessoas símbolos dos anos 2000 a Na parte que coube a tecnologia, as redes sociais, como: Twitter, Orkut e Facebook, a facilidade em se produzir e publicar conteúdo, através da popularização de câmeras fotográficas, a busca de informações por meio do Google, a proliferação dos blogs e a multifuncionalidade do celular, serviram para exemplificar mudanças de comportamento e novas formas de interação mediadas por essas ferramentas. No que tange ao celular, o destaque ficou para as suas funções que vão além do telefone O mundo em um telefone. Sobre o tópico que destaca a difusão de fotografias e vídeos, processo impulsionado e facilitado pelas câmeras digitais e celulares com câmeras e ferramentas como You Tube e Flickr que possibilita a qualquer pessoa publicar conteúdo, a moda de fotografar e filmar tudo o que se vê pela frente, percebe-se a predominância dos registros do cotidiano, do momento vivido, vídeos e fotos feitos por pessoas comuns em DHMCM 21 servem como testemunho de eventos cotidianos, desde pessoas falando sobre suas vidas até usos mais importantes em momentos de catástrofes ecológicas, atentados ou guerrilhas urbanas (Lemos, 2007b, p.31). 16 Matéria Portal G1. Disponível em:< Acesso em: 09 out Matéria Jornal da Globo. Disponível em: < Acesso em: 19 jan Especial Tecnologia. Revista Época, n 528, 30 junho de Dossiê A Era Mobile. Revista HSM Management, setembro/outubro Sessão comportamento Parte Tecnologia, Revista Gloss, Janeiro n Lemos utiliza o termo para designar algumas características dos telefones celulares, definidos como DHMCM: Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirrede.

12 12 Principalmente os celulares com câmera favorecem essa prática, por estarem sempre à mão. Outra questão é a facilidade em descartar o conteúdo, se não gostou apaga e faz de novo, diferente das câmeras com filme, onde não se podia desperdiçar poses. A produção de fotos e vídeos por esses meios configura-se em outra maneira de se comunicar, de compartilhar experiências. Para Lemos: Talvez estejamos vendo emergir, pela primeira vez, funções verdadeiramente comunicacionais e dialógicas dos produtos fotográficos e videográficos. Esses produtos passam a funcionar, efetivamente, como mídia de comunicação, já que me colocam em contato com o outro, já que permitem diretamente a troca entre consciências, e não a função de fruição estética em uma galeria ou na sala escura do cinema. Mais do que exposição, busca-se o que é vivido junto, a cumplicidade. Não mais sociedade do espetáculo, mas o espetáculo da vida banal do dia-a-dia compartilhado (2007b, p.35). Se por um lado prolifera a liberdade de produção e publicação de conteúdo, o registro de situações rotineiras, possibilita também o controle das mesmas e sobretudo dos outros. A gravação e localização com objetivo de controlar, o controle móvel, que registra tudo. O controle é exercido através das ligações, fotos, localizador (GPS) 22, o simples fato de ter um celular já se configura como uma forma de controle, para sermos achados em qualquer lugar, enquanto estamos em movimento. O poder atual passa a estar conectado aos processos de mobilidade, constatação feita por Gilles Deleuze, estaríamos passando de sociedades disciplinares para sociedades de controle (apud Valentim, 2005, p.117). Mas não são somente os ambientes que exercem controle sobre os indivíduos, através dos aparelhos multifuncionais, os urbanitas também adquirem condições de controlar o ambiente. O multifuncional é um dispositivo portátil que une, entre várias funções, computação, telefonia e navegação pela Internet (Valentim, 2005, p.119). Se por um lado podemos ser controlados, por outro podemos controlar também. Nas relações de trabalho, pode tanto liberar o indivíduo a não necessidade de ficar preso em um local, quanto possibilitar o monitoramento e controle do chefe 22 Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS, em inglês Global Positioning System.

13 13 (Valentim, 2005). O mesmo acontece com adolescentes, que se libertam da vigilância dos pais, ao poderem realizar e receber ligações em qualquer lugar, com mais liberdade, por ser um aparelho pessoal, diferente do telefone fixo, como estarem sujeitos ao controle constante para saberem dos seus passos. Dentre os pontos destacados nesse tópico, a proposta foi através dele pensar o tempo presente, sob a ótica do uso do celular, apontado através de matérias publicadas, anúncios e peças publicitárias, que reforçam características e mostram tendências, tanto para aspectos culturais como comunicacionais. Conectividade, corporalidade, ubiquidade, controle e mobilidade aparecem imbricadas aos usos e aparições do celular na contemporaneidade. 4 Considerações adicionais Neste artigo, foi possível, através de materiais veiculados na mídia impressa e internet, expor aspectos que permitem refletir sobre algumas características do tempo presente, a partir da difusão do celular. Essas características configuram-se em pistas que podem vir a contribuir na compreensão da contemporaneidade. Mobilidade, conectividade, controle, multifuncionalidade, acoplagem, miniaturização, hibridação, cotidiano e compartilhamento são questões que aparecem atreladas a propagação, ao uso e a comunicação dos celulares na sociedade na última década. A partir das várias representações e discursos veiculados sobre o celular nos meios de comunicação de massa, publicitários ou não, foi possível perceber que, além da extensão de seu uso, há mudanças na forma e no jeito de nos comunicarmos. O celular, além de um meio de comunicação, torna-se meio de outros meios, sendo produto e auxiliar na utilização de outros tantos produtos que passam por seu filtro, como as notícias do seu banco, as notas das novelas, as enquetes de programas de televisão, os acompanhamentos de dietas além da possibilidade de mediar relações pessoais em chats. Para além de suas funções comunicacionais e tecnológicas, o celular ainda pode ser analisado do ponto de vista simbólico, pois, mesmo desligado, ele é

14 14 passível de atribuição de significados partilhados socialmente, de demarcações de status sociais aos seus proprietários, dessa forma, o celular constitui-se em um foro privilegiado para o estudo e discussão do contemporâneo, na busca pela compreensão e caracterização das relações no tempo presente. Independente do celular ser um produto, ele auxilia na venda ou aquisição de demais produtos e serviços, graças ás suas funcionalidades e, é de tal modo extensa a sua posse, que, clientes de um banco tem, na propaganda, com certeza, um aparelho, por exemplo. Aplicando o que propõe Everardo Rocha, não se pensa em um cliente ou um leitor que não possua um celular, no mundo de dentro dos Meios de Comunicação. Referências bibliográficas BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, DE SOUZA E SILVA, Adriana Araújo. Interfaces móveis de comunicação e subjetividade contemporânea: de ambientes de multiusuários como espaços (virtuais) a espaços (híbridos) como ambientes de multiusuários. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 2004, 371 p. Tese (Doutorado). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Reportagem HSM Management. Dossiê A Era Mobile, São Paulo, v.5, n.76, p , set/out KRÖNER, Svea. Mídia portátil: expressão da convergência do celular na comunicação contemporânea. São Paulo: UNIP, p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista, São Paulo, LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pósmassivas e territórios informacionais. MATRIZes. São Paulo, n. 1, p , out. 2007a. Disponível em: < Acesso em: 16 jun Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, v.4, n. 10, p , jul. 2007b. Disponível em:

15 15 < /viewarticle/5016>. Acesso em: 21 abr MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, MONTEIRO, Marko. Reféns da Tecnologia, Disponível em: < Acesso em: 08 abr PAIS, José Machado. Sociologia da Vida Cotidiana. Teorias, métodos e estudos de caso. Lisboa. Imprensa de Ciências Sociais ICS: RILLO, Mariana; DURAN, Nacho. Apostila Oficina Vídeo de Bolso. Ponto de Cultura Vila Buarque Disponível em: < Acesso em: 17 abr ROCHA, Everardo P. Guimarães. A sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. 4ª edição (2005), Rio de Janeiro. Mauad, SILVA, Sandra Rúbia da. Vivendo com celulares: identidade, corpo e sociabilidade nas culturas urbanas. In: BORELLI, Silvia H. S; FILHO, João Freire (orgs.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: Educ, P VALENTIM, Júlio. A mobilidade das multidões. Comunicação sem-fio, smart mobs e resistência nas cibercidades. Revista Fronteira - estudos midiáticos, Universidade do Vale do Rio Sinos, v.7, n. 2, p , maio/ago VICÁRIA Luciana, FERREIRA, Thaís. A Nova Era dos Nômades Digitais: Como a tecnologia da mobilidade está mudando nossos hábitos e nosso estilo de vida. Revista Época, Especial Tecnologia. Como o iphone e os novos celulares vão transformar o nosso dia-a-dia. Revista Época, São Paulo, n. 528, p , jun

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES

CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES Alguns dados Utilização de wifi nas escolas Disponibilidade de wifi na escola Perto de três quartos

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil Empresas investem na integração das suas redes e lançam a mais completa oferta convergente de serviços

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO INTEGRADO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Sérgio Abranches

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO INTEGRADO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Sérgio Abranches PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO INTEGRADO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Sérgio Abranches A presença de tecnologias digitais no campo educacional já é facilmente percebida, seja pela introdução de equipamentos diversos,

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

Internet e Adolescência - Pontos Positivos

Internet e Adolescência - Pontos Positivos Internet e Adolescência - Pontos Positivos Computadores e Sociedade I Edson A. Storolli F. Gláucia Campiche Bressan Rafael Prandi Guedes Moreira Vitor Manha Utino Introdução Como é o acesso à Internet

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou Módulo 6 Usando a Internet Internet 3.1 Como tudo começou A internet começou a se desenvolver no ano de 1969 onde era chamada de ARPANET, criada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com o propósito

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

Android. Escolhe o dispositivo Android certo!

Android. Escolhe o dispositivo Android certo! Android O Android é a plataforma mais popular do mundo das telecomunicações. Podemos usar todos os aplicativos do Google, existem mais de 600.000 aplicativos e jogos disponíveis no Google Play para nos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE)

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA COLETA E DISSEMINAÇÃO DE DADOS (VERSÃO CLIENTE- SERVIDOR) RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Victor Araújo

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1. Evanir Siqueira Lopes 2

Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1. Evanir Siqueira Lopes 2 Resumo Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1 Evanir Siqueira Lopes 2 Franciele Dorneles Filippin 3 Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha Este relato de experiências

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos White Paper 24 de Setembro de 2014 Rede IPTV DX - Clubes Desportivos Alcançando e realizando o potencial do torcedor móvel IPTV Móvel para Clubes Desportivos - DX - 1 O negócio de mídia e venda para torcedores

Leia mais

Quanto. custa. não. fazer?

Quanto. custa. não. fazer? Quanto custa não fazer? Recrie o ambiente de trabalho através de ferramentas de colaboração Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o ambiente de trabalho na sua empresa?

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/ Mobile Marketing Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1

UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1 UFRN PS 2015.2 Letras Libras/Língua Portuguesa THE 1 QUESTÃO 1 Os classificadores são recursos da Libras representados por configurações de mãos usadas para expressar formas de objetos, pessoas e animais,

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Uso de celular: mais informação ou cola fácil?

Uso de celular: mais informação ou cola fácil? Uso de celular: mais informação ou cola fácil? O celular já se tornou uma extensão do corpo dos adolescentes. É muito difícil vê-los saírem de casa sem o seu aparelho, mas este, que também é de grande

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

Como organizar o seu Concurso de Fotografia

Como organizar o seu Concurso de Fotografia Livro branco Como organizar o seu Concurso de Fotografia 07/ 2014 www.kontestapp.com Introdução Seja você um Community Manager zelando pela atividade da sua página Facebook ou um chefe de empresa que deseja

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Segurança em Dispositivos Móveis. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Dispositivos Móveis. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Dispositivos Móveis Agenda Dispositivos móveis Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Dispositivos móveis (1/2) Tablets, smartphones, celulares,

Leia mais

Web. Professor André Martins

Web. Professor André Martins Web Professor André Martins Internet é agora A internet é a promessa de sermos todos um. Aldeia Global*, não com a Tv, mas com a internet. Teoria do caos (Edward Lorenz)- o bater de asas de uma simples

Leia mais

Como usar o Portal Hydros

Como usar o Portal Hydros Como usar o Portal Hydros na Escola www.projetohydros.com Caro profissional da área da Educação, Há urgência em realizarmos ações concretas e cotidianas para preservar a água do planeta. E, sem dúvida,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Redes Sociais na Era da Conectividade ( The good, the bad and the ugly )

Redes Sociais na Era da Conectividade ( The good, the bad and the ugly ) Redes Sociais na Era da Conectividade ( The good, the bad and the ugly ) Antonio Mendes da Silva Filho * Resumo O mundo caminha para uma população que deverá atingir a população de 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

ANEXO III. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO

ANEXO III. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-767 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu:

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu: Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu: ATIVIDADE 1: REALIZAR PESQUISA A RESPEITO DO SEGUINTE

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Nesta pesquisa buscamos entender mais sobre a relação dos usuários com seus Iphones.

Nesta pesquisa buscamos entender mais sobre a relação dos usuários com seus Iphones. PESQUISA: SMARTPHONES AMOSTRA: 4345 pessoas usuárias de Iphone. Brasil via PiniOn Nesta pesquisa buscamos entender mais sobre a relação dos usuários com seus Iphones. RAIO X 64% se consideram um usuário

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Google Hangouts Google Hangouts

Google Hangouts Google Hangouts República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético.

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético. Mídia kit Mídia CanaOnline 2014 2015 revista digital AA revista digital do setor sucroenergético sucroenergético. O jornalismo mais premiado do setor sucroenergético Clivonei Roberto e Luciana Paiva recebem

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES Parte I Dinamize Primeira edição - 2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 VOCÊ DIGITAL... 4 TEMPO E ESPAÇO NO ONLINE... 6 O MUNDO MUDOU... 9 PRIMEIROS PASSOS...

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

O jovem digital brasileiro

O jovem digital brasileiro O jovem digital brasileiro Representatividade 17% da população das principais regiões metropolitanas são jovens entre 18 e 25 anos 12 milhões de brasileiros Fonte: Target Group Index BrY13w1+w2 (Jul11-Ago12),

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

O desafio do choque de gerações dentro das empresas

O desafio do choque de gerações dentro das empresas O desafio do choque de gerações dentro das empresas Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MATERIAL DIDÁTICO- ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES Deficiência auditiva parcial Annyelle Santos Franca Andreza Aparecida Polia Halessandra

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Fenômeno da Internet quando o assunto é Biologia. Do YouTube para a TV aberta, do site às telas de todo o Brasil

Fenômeno da Internet quando o assunto é Biologia. Do YouTube para a TV aberta, do site às telas de todo o Brasil Fenômeno da Internet quando o assunto é Biologia. Do YouTube para a TV aberta, do site às telas de todo o Brasil Olá! Eu sou professor Paulo Jubilut e este é o Biologia Total, meu projeto para um ensino

Leia mais

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET 13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET AGENDA METODOLOGIA PANORAMA GERAL GRANDES APRENDIZADOS F/RADAR METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo

Leia mais

Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo. Por Mcgill Dias

Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo. Por Mcgill Dias Como Localizar Uma Pessoa Da Sua Família Em Qualquer Lugar do Mundo Por Mcgill Dias Entendendo como tudo isso funciona No momento em que vivemos, a informação é o diferencial para termos uma vida mais

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais