Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre"

Transcrição

1 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre 2015

2 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS apresenta como objetivo promover práticas sustentáveis no que se refere às gestões de material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida, compras e contratações, bem como deslocamento de pessoal. O PLS é um instrumento de planejamento no qual são identificadas ações, metas, prazos de execução e formas de monitoramento e avaliação, que possibilitam à instituição estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Está em conformidade com o artigo 16 do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, referente à elaboração de Plano de Gestão de Logística Sustentável, seguindo as regras estabelecidas na Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Por meio da Portaria número 208/2014, de 25 de agosto de 2014, a Vice-Presidência de Administração (VIPAD) instituiu o Grupo de Trabalho - GT Sustentabilidade. Este GT, com duração de 01 (um) ano, deverá elaborar, implantar, monitorar e avaliar o PLS, de forma a garantir o alinhamento com o Plano Estratégico Correios 2020, no que se refere a desenvolver modelo empresarial que permita a sustentabilidade da Empresa. Esta ação busca o objetivo Alcançar o nível de maturidade de uma empresa de classe mundial e tem como estratégias desenvolver e implantar modelo de gestão socioambiental e dar preferência por processos que garantam a utilização de produções sustentáveis. Para apoiar os trabalhos desenvolvidos pelo GT, outras áreas parceiras tem se encarregado das ações de sensibilização dos empregados para a correta utilização dos recursos e para a execução da gestão de forma sustentável.

3 1. Avaliações Gerais O relatório do PLS corresponde aos meses de julho a setembro de Tem o objetivo de evidenciar o conteúdo das metas estabelecidas para o terceiro trimestre do corrente ano, apresentando as metas, aproveitamentos, dificuldades e resultados. O método utilizado no presente relatório, para assinalar os resultados obtidos até o momento, foi baseado no acompanhamento dos indicadores quantitativos obtidos pela ferramenta Geplanes e qualitativos em relatórios dos órgãos responsáveis. 2. Resultados No 3º trimestre de 2015 obteve-se o alcance de 91,28% da meta estabelecida. Como, já mencionado, estes três meses subsequentes são uma evolução das metas estabelecidas, não havendo entrada de novos indicadores.

4 2.1. Termos de Compromisso com Associações de Catadores de Materiais Meta: Implantar, até dezembro de 2015, a Coleta Seletiva Solidária em 100% de Unidades prediais localizadas nas cidades-sede das Diretorias Regionais (inclusive nos hall das Agências). Assinar Termos de Compromissos com Associações/Cooperativas vigentes na AC e nas 28 DRs. Esta ação tem meta de cumprimento de 62% para o primeiro trimestre sendo atingida a meta de 27,42%. Houve superação da meta instituída de 19%, sendo atingido 48% Coleta Seletiva Solidária Meta: Implantar, até dezembro de 2015, a Coleta Seletiva Solidária em 100% de Unidades prediais localizadas nas cidades-sede das Diretorias Regionais (inclusive nos hall das Agências). Disponibilizar coletores de acordo com o código de cores estabelecidas na Resolução CONAMA 275/2001. Esta ação tem meta de cumprimento de 52% para o primeiro trimestre sendo atingido 85,50% da meta instituída. No terceiro trimestre houve um superávit também. Fora instituída 24% e atingido 82%.

5 2.3. Eficiência Energética Meta: Adquirir apenas eletroeletrônicos que tenham eficiência energética comprovada. Verificar se os eletroeletrônicos adquiridos pelos Correios atendem aos critérios do Selo de Eficiência Energética do INMETRO. Esta ação não tem meta de cumprimento para o primeiro trimestre. Para o terceiro trimestre a meta é de 100% Descarte Ambientalmente Correto de Geladeiras Meta: Realizar Descarte Ambientalmente Correto de 80% das Geladeiras Antigas. Verificar o percentual de geladeiras antigas descartadas. Esta ação tem meta de cumprimento para os meses de novembro e dezembro de Status Atual: Foi realizada uma prospecção de mercado com identificação de empresas que realizem a desmontagem da geladeira para ser retirado o gás que é poluente. Encontrou-se empresas que realizam este serviço apenas na região Sul e Sudeste. Diante da pesquisa realizada elaborou-se um projeto básico para contratação da empresa. Já foi criado o contrato que está no DEJUR para chancela. Cabe observar que cada estado fará o seu descarte.

6 2.5. Distribuição de Papel Reciclado A4 Meta: Replicar a política atualmente utilizada pela CESUP na aquisição do papel A4 (20% reciclado) para a fase de distribuição desse item pelos Centros de Distribuição às Unidades dos Correios. Medir o percentual de papel reciclado distribuídos pelos CDs. Esta ação tem meta de cumprimento de 20% para julho e agosto respectivamente. Atingiuse em julho 8,72% e em agosto 10,72% Redução de Consumo de Papel A4 Meta: Reduzir 30% do Consumo médio Mensal de papel A4 até dezembro de Medir a redução obtida no consumo do papel A4.

7 2.7. Redução do Consumo de Toner Meta: Reduzir 30% do Consumo médio Mensal de toner até dezembro de Medir o percentual de Consumo médio de toner. Nos meses de maio a agosto houve superação da meta estabelecida. Status Atual: O MANDOC alterou a fonte tipográfica utilizada para os documentos oficiais da empresa (memorando, carta, ofício e comunicação interna. Espera-se com esta mudança uma economia de até 25% do toner.

8 2.8. Compra de Toner com Logística Reversa Meta: Descartar 100% dos toners para impressoras, em garantia, por meio de Logística Reversa. Mensurar a efetividade da compra de cartucho original com a Logística Reversa Esta ação tem meta de cumprimento para o quarto trimestre de Status Atual: O benchmarking realizado no Banco do Brasil foi útil, mas não se enquadra na modelagem que estamos pretendendo. O BB contrata uma empresa para remanufaturar os cartuchos utilizados, essa empresa que tem a obrigação de realizar a logística reversa dos cartuchos. Na Caixa Econômica não conseguiu-se os editais, a pessoa com quem falamos não os enviou, apesar das cobranças. No TCU não foi verificada a prática de incluir nos editais a logística reversa (verificado um edital de junho de 2015). O acordo setorial (Poder Público X fabricantes, representantes, comerciantes) para logística reversa de cartucho ainda não foi assinado. Com isso, ainda não há sistema estruturado para a logística reversa de cartuchos. E a Lei /10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não trata especificamente da inclusão de cláusulas nos editais para obrigar o fornecedor contratado a recolher os cartuchos para os procedimentos de logística reversa. No momento, não há subsídios suficientes para modelar um edital com obrigações para o fornecedor promover a logística reversa. Além disso, há de se verificar outras definições e procedimentos a serem adotados na coleta/entrega dos cartuchos, por exemplo: Além dos cartuchos fornecidos a empresa deverá recolher outros cartuchos usados? Quais os custos que os fornecedores terão para aplicar a logística reversa? Os cartuchos são distribuídos para todas as DRs, além dos cartuchos que as próprias DRs adquirem? Como operacionalizar o recolhimento dos cartuchos pelo fornecedor em todas as DRs? Qual o impacto desse recolhimento(frete) no custo do produto? Será que as empresas terão interesse em participar do pregão, se houver uma obrigação para recolhimento dos cartuchos? Se um fabricante ou representante vencer o pregão, ele será obrigado a recolher cartuchos de outra marca? Sem o Sistema de Logística Reversa estruturado, fica difícil a definição de procedimentos nas aquisições de cartucho, por isso entende-se que a aplicação restou prejudicada, até a implantação do acordo setorial. Outras opções de descarte dos cartuchos, seria a prática adotada por alguns fabricantes (HP e SamSung) de recolher os cartuchos por conta própria ou a formalização de um Termo com cooperativas habilitadas para recolhimento dos cartuchos.

9 2.9. Redução do Consumo do Copo Descartável Meta: Reduzir 50% do consumo médio mensal de copo descartável para café até dezembro/2015 no âmbito da Administração Central. Mensurar o índice de redução de consumo de copo descartável. Esta ação tem meta de cumprimento a partir de dezembro de Status Atual: Foi aprovado a troca de copos descartáveis por canecas de porcelana para todos os órgãos da Administração Central. Serão compradas canecas de porcelana. No momento o processo encontra-se em com o DEGSS/VIPAD para efetuar a compra das canecas Inclusão de Critérios de Sustentabilidade nas Especificações Técnicas de Produtos Tipo A Meta: Implantar 100% dos critérios de Sustentabilidade identificados nas Especificações Técnicas de Produtos tipo A. Medir a quantidade de atributos de Especificações Técnica ajustadas com critérios de sustentabilidade. Esta ação teve 70% de meta estabelecida e com implementação de 75% para o primeiro trimestre. Não houve meta estabelecida para o segundo e terceiro trimestre.

10 2.11. Especificação Técnica de Materiais de Consumo com Critérios de Sustentabilidade Meta: Implantar critérios de Sustentabilidade em 100% das Especificações Técnicas de Materiais de Consumos das Unidades de Atendimento e Operacional tipo A (Classificação ABC). Mensurar o índice de Especificações Técnicas ajustadas com critérios de sustentabilidade. Esta ação teve 50% de meta estabelecida e com implementação de 67%. Nesta meta foram criados 36 atributos para serem avaliados. Status Atual: Foram elaboradas especificações técnicas sustentáveis para compra de fecha-malas vermelho e unitizadores que tem como requisito a inclusão do símbolo de reciclagem do plástico. No momento é objeto de estudo o requisito ambiental para a fita adesiva plástica Especificação Técnica dos Itens de Uniforme com Critério de Sustentabilidade Meta: Aumentar o prazo de ressuprimento dos itens de uniforme. Medir o índice de Especificações Técnicas ajustadas com critérios de sustentabilidade. Esta ação cumpriu os 1000% da meta de 50% estabelecida para o primeiro trimestre. Não houve meta estabelecida para o segundo e terceiro trimestre.

11 Status Atual: No primeiro trimestre foram elaboradas as especificações técnicas sustentáveis para aquisição de tênis para carteiros que tem como requisito ambiental a adoção de microfibra em substituição ao couro. Para o quarto semestre será elaborada especificações técnicas sustentáveis para aquisição de calças para carteiros Taxa de Elaboração e Publicação da Norma de Água e Esgoto Meta: Reduzir em 10% o consumo e a despesa de água e esgoto nos Ed. Sede dos Correios. Medir a porcentagem de elaboração da Norma da área de engenharia, sendo que o 100% apenas é atingido após a publicação oficial e divulgação para as DRs. Esta ação teve 33% de meta estabelecida e com implementação de 50%. A meta estabelecida em agosto foi de 33% sendo ultrapassada e atingindo 50%.

12 2.14. Taxa de Elaboração e Publicação da Norma de Energia Elétrica Meta: Reduzir em 5% o consumo e a despesa de energia elétrica nos Ed. Sede dos Correios. Mede a porcentagem de elaboração da Norma da área de engenharia, sendo que o 100% apenas é atingido após a publicação oficial e divulgação para as DRs. Esta ação teve 33% de meta estabelecida e com implementação de 50% no primeiro e terceiro semestre Índice de Aumento do Número de Reuniões através de Videoconferência Meta: Ampliar em 10% o número de reuniões de Videoconferência realizadas no ano, em comparação com o total de reuniões de Avaliar o índice de aumento do número de reuniões através de Videoconferência (%). Status Atual: Esta em processo de aquisição as webcams para videoconferência. A abertura da DL Eletrônica ocorreu em 25/05/2014 e o processo encontra-se na CECOM em fase de análise das propostas dos licitantes. O atraso na aquisição das câmeras pode ocasionar o não cumprimento das metas para junho de Contudo, a meta final não está prejudicada.

13 2.16. Índice de Agências Centrais com Bicicletário Instalado Meta: Instalar bicicletários em cinco Agências Centrais. Medir o índice de agências centrais com bicicletário instalado. Esta ação tem meta a partir de setembro de Taxa de Processos Modelados com Sustentabilidade Meta: Incluir critérios de sustentabilidade nos processos modelados de serviços (serviços de limpeza, copeiragem, garçonaria, recepção e portaria) Esta ação tem meta a partir de junho de Status Atual: Devido a reestruturação da empresa alguns processos que estavam sendo modelados foram suspensos, a exemplo dos serviços de copeiragem e garçom. Desta forma, não houve atualização das metas.

14 3. Ações de Divulgação e Conscientização Iniciou-se em 03 de junho de 2015 a Campanha de Conscientização do PLS nos Correios. Seu objetivo é: a. Conscientizar quanto à inclusão de práticas de sustentabilidade aos processos de contratação de serviços gerais; b. Estimular a população e os clientes externos dos Correios a utilizar tipos de transporte ou meios de locomoção mais sustentáveis e menos poluentes. c. Desenvolver mudanças de hábitos, comportamento e padrões de consumo dos Correios em relação ao uso racional dos bens consumíveis. d. Viabilizar a criação de uma nova cultura institucional de sustentabilidade das atividades de Correios sejam essas relacionadas à área meio ou à finalística;

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 1º Trimestre

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 1º Trimestre EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 1º Trimestre 2015 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Produção e Consumo Sustentável DPCS Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística

Leia mais

COMITÊ ORIENTADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DELIBERAÇÃO Nº 11, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017

COMITÊ ORIENTADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DELIBERAÇÃO Nº 11, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017 COMITÊ ORIENTADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DELIBERAÇÃO Nº 11, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017 O COMITÊ ORIENTADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA, no uso de

Leia mais

"Estabelece que a implementação de sistemas de logística reversa deve buscar atender as diretrizes que especifica".

Estabelece que a implementação de sistemas de logística reversa deve buscar atender as diretrizes que especifica. DELIBERAÇÃO CORI Nº 11, de 25/09/2017 "Estabelece que a implementação de sistemas de logística reversa deve buscar atender as diretrizes que especifica". O COMITÊ ORIENTADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS

Leia mais

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Desafios da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Cláudia Lins Consultora Ambiental Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Página 1 de 12 1 ASPECTOS GERAIS DA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1.1 - Princípios da Relevância e da Proporcionalidade Para o estabelecimento

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA PÚBLICA

Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA PÚBLICA Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 106, de 25 de fevereiro de 2015. CONSULTA

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO RG ACG 01. Reunião nº Local/Data Horário 03/2013 Maringá, 09/04/2013 09h50

ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO RG ACG 01. Reunião nº Local/Data Horário 03/2013 Maringá, 09/04/2013 09h50 ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO RG ACG 01 Reunião nº Local/Data Horário 03/2013 Maringá, 09/04/2013 09h50 Participantes: Gerente Regional, Facilitar, Agente de Apoio a Facilitação

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa. 21 de Setembro de 2018 Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa 21 de Setembro de 2018 Objetivos da Logística A logística reversa tem 4 motivadores principais por parte do governo: 1. compatibilizar interesses

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO GESTÃO AMBIENTAL NO IFRN: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO PROJETO CAMPUS VERDE INTRODUÇÃO Atualmente a questão ambiental tem sido constantemente discutida em virtude do aumento da degradação do meio ambiente e

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração.

CARTA CONVITE Nº 012/2014. Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração. Santos, 17 de outubro de 2014. CARTA CONVITE Nº 012/2014 Confecção, aplicação e instalação de comunicação visual da nova exposição de média duração Museu do Café O Instituto de Preservação e Difusão da

Leia mais

Seção III. Do Saneamento Básico

Seção III. Do Saneamento Básico Seção III Do Saneamento Básico Art. 1º - Saneamento básico é o conjunto de serviços que compreende o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, drenagem

Leia mais

RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO PES 1ª ETAPA

RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO PES 1ª ETAPA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Geral de Administração Coordenação-Geral de Desenvolvimento Organizacional RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO PES 1ª ETAPA Fevereiro de 2013. 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO:...3 2.

Leia mais

DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Humano e financeiro DIEE/CEM/PROINFRA. DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Financeiro

DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Humano e financeiro DIEE/CEM/PROINFRA. DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Financeiro Macroárea: Energia Elétrica Meta estratégica: reduzir em 2% o consumo global (em Kwh) em relação a área construída Promover a eficiência das Instalações elétricas em geral Propor projeto de reformulação

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL. Programa de Responsabilidade Socioambiental

JUSTIÇA ELEITORAL. Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Comissão Socioambiental (2010) 15 membros 2 servidoras à disposição, a partir de março/2011. + 1 servidor (2012) e um estagiário Previsão: 4 servidores à disposição

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO CAMPUS SÃO VICENTE

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO CAMPUS SÃO VICENTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS SÃO VICENTE PLANO DE GESTÃO DE

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis OBJETIVO ESTRATÉGICO DO SGAC Alcançar o Nível de Maturidade de uma Empresa de Classe Mundial Evento com Fornecedores dos Correios AÇÃO ESTRATÉGICA Implantar o modelo de gestão ambiental da empresa de acordo

Leia mais

Compras Públicas Sustentáveis

Compras Públicas Sustentáveis Compras Públicas Sustentáveis Eixo Licitações Sustentáveis da A3P Responsabilidade Socioambiental 1960 - Movimentos pela Responsabilidade Social (EUA) 1972 -Singer publica o primeiro balanço social do

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Normativo Interno Nº Páginas 12 (Doze) Caráter Data da Aprovação Promotor: Aprovado por: Política de Responsabilidade Socioambiental 30/09/2.015 Departamento

Leia mais

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000.

Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000. Estabelece que as concessionárias de Serviços públicos de Distribuição, Transmissão ou Geração de energia elétrica, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO Renatto Marcello de Araujo Pinto Comitê Gestor da PNRSJT Comissão de Responsabilidade Socioambiental DILEMAS DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Em atendimento a Resolução nº 4.327 de 25 de abril de 2014, apresentamos a seguir a nossa: POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Em atendimento a Resolução nº 4.327 de 25 de abril de 2014, apresentamos a seguir a nossa: POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Em atendimento a Resolução nº 4.327 de 25 de abril de 2014, apresentamos a seguir a nossa: POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Apresentação Este documento atende à Resolução nº 4.327 do Banco

Leia mais

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016)

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016) Núcleo Socioambiental - NSA Objetivo Estratégico / Iniciativa Estratégica/ Meta Estratégica 1. Aumentar para 5% os resíduos sólidos reciclados do TST Ação 1. Recolher Resíduos. Reaproveitamento de resíduos

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Bagagem São Paulo / SP INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: Bagagem Cnpj: 07.125.666/0001-15 Cadastur: Ramo de Atividade: Restaurantes e Bares

Leia mais

389320.352014.4180.4672.2533163391.627

389320.352014.4180.4672.2533163391.627 389320.352014.4180.4672.2533163391.627 Conselho Federal de Enfermagem Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00035/2014 Às 09:00 horas do dia 05 de novembro de 2014, reuniram se o Pregoeiro Oficial

Leia mais

AMBIENTAL RESPONSABILIDADE

AMBIENTAL RESPONSABILIDADE A gestão responsável da Patrus Transportes inclui medidas e ações sustentáveis. São programas que garantem o uso inteligente dos recursos naturais, o descarte correto dos materiais e o monitoramento constante

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 PROGRAMA USP RECICLA/FSP - 2014 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP Janeiro a Dezembro de 2014 Divulgação do Programa USP Recicla Desde 2010, no início do ano letivo, ocorre a apresentação do programa,

Leia mais

Prof. Eugênio Batista Leite eugeniobl@pucminas.br 031 99735761

Prof. Eugênio Batista Leite eugeniobl@pucminas.br 031 99735761 XI Congresso de Ecologia do Brasil e IV Seminário de Sustentabilidade na Universidade - A incorporação da sustentabilidade socioambiental na gestão e planejamento territorial do campus universitário. PUC

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável

Plano de Gestão de Logística Sustentável Plano de Gestão de Logística Sustentável 2013 Sumário 1. Introdução 03 2. Objetivos 04 3. Anexo I Inventário de materiais 05 4. Anexo II - Planos de ação 07 4.1 Material de Consumo compreendendo, pelo

Leia mais

EDITAL Nº.146/VRG/2015 Programa Docência na Educação Básica/ UNIVALI

EDITAL Nº.146/VRG/2015 Programa Docência na Educação Básica/ UNIVALI EDITAL Nº.146/VRG/2015 Programa Docência na Educação Básica/ UNIVALI PIBID/CAPES A Vice-Reitora de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí, no uso de suas atribuições regimentais, torna públicos os

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento CASADAVILLAPOUSADA Cascavel / CE INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: CASADAVILLAPOUSADA Cnpj: 12.434.725/0001-77 Cadastur: 06.069894.20.0001-8

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU Prefeitura Municipal Consórcio: de Uruguaiana PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE URUGUAIANA PGIRSU A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 Marco histórico

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 52.567, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. (publicado no DOE n.º 183, de 24 de setembro de 2015) Dispõe sobre o

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2016 APROVADO EM REUNIÃO 01/2016 CONCAMP

PLANO DE AÇÃO 2016 APROVADO EM REUNIÃO 01/2016 CONCAMP PLANO DE AÇÃO 2016 APROVADO EM REUNIÃO 01/2016 CONCAMP Ação Valor Tipo orçamentário agenciamento de viagens e compra de passagens aéreas para serviços administrativos Contratação e manutenção dos serviços

Leia mais

DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE II Feira da Sustentabilidade - Compartilhando novas leituras e inspirações 14 a 16 de abril de 2016 Piracicaba/SP

DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE II Feira da Sustentabilidade - Compartilhando novas leituras e inspirações 14 a 16 de abril de 2016 Piracicaba/SP DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE II Feira da Sustentabilidade - Compartilhando novas leituras e inspirações 14 a 16 de abril de 2016 Piracicaba/SP A ideia de sustentabilidade que começou a se propagar após

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012. Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei /10 e Decreto 7404/10

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012. Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei /10 e Decreto 7404/10 EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012 Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei 12.305/10 e Decreto 7404/10 A SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

Leia mais

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CEPLS/UFPI

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CEPLS/UFPI COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CEPLS/UFPI Convocatória para Seminário de Discussão do Plano Aos estudantes dos cursos do Campus Ministro Petrônio

Leia mais

Carlos Alberto Alves Barreto- ITEP

Carlos Alberto Alves Barreto- ITEP LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS DOS EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS : ANÁLISE DO CONSUMO E PÓS-CONSUMO DOS COMPUTADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Carlos Alberto Alves Barreto- ITEP ROTEIRO 1.

Leia mais

QUESTIONAMENTOS PE 010/14. Hewlett Packard do Brasil Ltda.

QUESTIONAMENTOS PE 010/14. Hewlett Packard do Brasil Ltda. QUESTIONAMENTOS PE 010/14 Hewlett Packard do Brasil Ltda. 1) O Edital de Pregão Eletrônico n.º 10/2014 não contempla critérios de promoção do desenvolvimento nacional sustentável previsto no caput do artigo

Leia mais

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ANEXO VI DO PDTI-2016 - AÇÕES DE GOVERNANÇA DE TI Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ID- Demanda Status

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Metodologias Adotadas... 4 2.1. Metodologia para Estruturar o Processo... 4 2.2. Metodologia para Definir como Identificar os

Leia mais

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Instalado

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1 OBJETO Registrar preços de cartuchos de (toners) para atender à necessidade da sede da Procuradoria Regional do Trabalho PRT14 REGIÃO e Procuradorias do Trabalho Municipais

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos Acordo Setorial de Lâmpadas POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ACORDO SETORIAL DE LÂMPADAS 1 BASE LEGAL Lei Federal 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010 O QUE SÃO RESÍDUOS

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Propósito 2. Abrangência 3. Política 3.1 Princípios Fundamentais 3.2 Diretrizes Socioambientais

Leia mais

Exemplos de Excelência em PLS INT

Exemplos de Excelência em PLS INT Exemplos de Excelência em PLS INT Seminário A3P E PLS Agosto 2018 Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis Rede de Sustentabilidade ReciclaPortoRio Instituições Federais da Região Portuária do Rio de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico).

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico). 1. OBJETO E JUSTIFICATIVA. TERMO DE REFERÊNCIA Este termo de referência visa estabelecer os critérios mínimos para contratação de profissional e/ou empresa especializada e habilitada para apresentação

Leia mais

Política Institucional de Responsabilidade Socioambiental Mercantil do Brasil

Política Institucional de Responsabilidade Socioambiental Mercantil do Brasil Política Institucional de Responsabilidade Socioambiental Mercantil do Brasil versão 1.0 Belo Horizonte Julho - 2015 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA...

Leia mais

05/2016 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP

05/2016 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP Cotação Prévia de Preço Nº. 05/2016 Convênio Nº 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Centro de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária CFES Regional Sul. Critério: Menor Preço e Melhor

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA CNEN

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA CNEN PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA CNEN AVALIAÇÃO DO CICLO 2014 PLANEJAMENTO DO CICLO 2015 AVALIAÇÃOD DO PLS - PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL CICLO 2014 COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA

Leia mais

EDITAL 01/2013 COOPERCUC

EDITAL 01/2013 COOPERCUC EDITAL 01/2013 COOPERCUC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL O Presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá no uso de suas atribuições legais, com base

Leia mais

Agenda. O que motivou o Estado a implantar um programa como o Mais com Menos? Quais os objetivos do programa? Quais as diretrizes do programa?

Agenda. O que motivou o Estado a implantar um programa como o Mais com Menos? Quais os objetivos do programa? Quais as diretrizes do programa? Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público Agenda O que motivou o Estado a implantar um programa como o Mais com Menos? Quais os objetivos do programa? Quais as diretrizes do programa? Como foi

Leia mais

EDITAL DA SEGUNDA CHAMADA MULTISSETORIAL PARA A SELEÇÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

EDITAL DA SEGUNDA CHAMADA MULTISSETORIAL PARA A SELEÇÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EDITAL DA SEGUNDA CHAMADA MULTISSETORIAL PARA A SELEÇÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO 1. OBJETIVO A BNDES PARTICIPAÇÕES S.A. BNDESPAR, sociedade por ações constituída como subsidiária integral do BANCO NACIONAL

Leia mais

Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição

Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição Gestão de PCB: Visão do Setor de Distribuição Daniel Mendonça - Abradee Brasília, 28 de novembro de 2014. Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica QUEM SOMOS A Associação Brasileira

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.

TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34. TERMO ADITIVO A CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE Cuiabá PLANO COLETIVO EMPRESARIAL CONTRATADA EMPRESA: UNIMED CUIABÁ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO CLASSIFICAÇÃO: COOPERATIVA MÉDICA REG. ANS N 34.208-4 CGC:

Leia mais

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado*

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado* Planilha1 4. EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS EPT Indicador: Relação de ingressos X alunos Meta: 8% Ano: 215 Diretrizes para realização de Estudo de Demanda para epansão de oferta UG Responsável: PROEN

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, EM RÁDIOS TRANSCEPTORES DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR - DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.

Leia mais

Inovação no Processo de Distribuição de Peças para Manutenção e Logística Reversa

Inovação no Processo de Distribuição de Peças para Manutenção e Logística Reversa Como resultados, podemos auferir aumento do nível de serviço, redução de lead time, reconhecimento formal de performance (Best Supplier Award), confi ança de vendas e mudança cultural e de gestão. Crescimento

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Professor Fábio Alves da Silva Júnior, no uso de

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013

Relacionamento com Cliente. Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Relacionamento com Cliente Case Unimed VS ISABEL SCHARDONG CONSULTORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTUBRO/2013 Sobre a Unimed VS ÁREA DE AÇÃO: 984,6 KM² HABITANTES: 652.348 Nº CLIENTES: 70.000 (PP) COOPERADOS:

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Resolução CNJ nº 201/ Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Resolução CNJ nº 201/ Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade - Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS-PJ) PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS- PJ) Art. 10. O PLS-PJ é instrumento vinculado ao planejamento

Leia mais

São Paulo 20/09/18. Miguel Bahiense Comitê Executivo

São Paulo 20/09/18. Miguel Bahiense Comitê Executivo COALIZÃO: A REALIDADE DO ACORDO SETORIAL DE EMBALAGENS São Paulo 20/09/18 Miguel Bahiense Executivo 2012 2017 2010 2015 2018 LINHA DO TEMPO 5 PNRS (LEI 12.305/10 E DECRETO 7.404/10) ACORDO SETORIAL DE

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013

REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 REALIZAÇÕES DO PROGRAMA USP RECICLA/FSP 2012/2013 Atualização dos membros da Comissão (Portaria DIR/06/2013): Membros ingressantes: Profª Néia Meirezilda José Galdino Yago Adriano Júnior Carlos Alberto

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

SUSTENTÁVEL -PLS- 20ª SUPERINTENDÊNCIAS PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA REGIONAL SERGIPE

SUSTENTÁVEL -PLS- 20ª SUPERINTENDÊNCIAS PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA REGIONAL SERGIPE MINISTÉRIO DA JUSTIÇA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 20ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL - SERGIPE Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL -PLS- 20ª

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Zilda Maria Faria Veloso Diretora de Ambiente Urbano Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS

Leia mais

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil Aparecido Hojaij Presidente da Assemae XV Assembleia da Assemae Regional de Santa Catarina 25 de agosto de 2015 Sobre a Assemae

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Programa SOS Emergências Ministério da Saúde Brasil Ação Estratégica do Ministério da Saúde para as Portas de Entrada Hospitalares Prioritárias Lançamento Nacional

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFCA

RELATÓRIO SEMESTRAL PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFCA PROFª. INGRID MAZZA PROF. DIEGO COELHO DO NASCIMENTO PROFª. THÂMARA MARTINS ISMAEL DE SOUSA FRANCISCO ALEXSANDRO SOUZA CANUTO MONIQUE DA SILVA ALBUQUERQUE RELATÓRIO SEMESTRAL PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

Minuta Circular Normativa

Minuta Circular Normativa Minuta Circular Normativa 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo a) Estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de natureza socioambiental nos negócios da Desenbahia e no seu relacionamento com clientes

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento, baseado na Lei 12.868, de 15/10/2013 e no Decreto 8242, de 26/05/2014, disciplina o processo

Leia mais

1. DO OBJETO: Aquisição de Capachos Personalizados com ENTREGA ÚNICA conforme especificação abaixo para utilização no Prédio Sede da SEFAZ.

1. DO OBJETO: Aquisição de Capachos Personalizados com ENTREGA ÚNICA conforme especificação abaixo para utilização no Prédio Sede da SEFAZ. Código de Classificação: 13.02.01.15 TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO: Aquisição de Capachos Personalizados com ENTREGA ÚNICA conforme especificação abaixo para utilização no Prédio Sede da SEFAZ. 2. DA

Leia mais

Renata Burin. Departamento de Meio Ambiente

Renata Burin. Departamento de Meio Ambiente Renata Burin Departamento de Meio Ambiente Druck Chemie Ltda Multinacional alemã Produção de insumos químicos para o segmento gráfico Grande atuação no mercado europeu Druck Chemie Brasil Ltda Início das

Leia mais

Instrumentos e ações para as Compras públicas Sustentáveis no âmbito do governo Federal

Instrumentos e ações para as Compras públicas Sustentáveis no âmbito do governo Federal Instrumentos e ações para as Compras públicas Sustentáveis no âmbito do governo Federal Jhéssica Cardoso São Paulo, 9 de junho de 2015 Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Sustentabilidade

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 3.721/09, do Conselho Monetário Nacional, definiu Risco de Crédito como a possibilidade de ocorrência

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO / AJUSTE DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ATIVOS DE TI Versão 3 2.1. ESCOLHA DO POSICIONAMENTO ADEQUADO DA TECNOLOGIA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO / AJUSTE DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ATIVOS DE TI Versão 3 2.1. ESCOLHA DO POSICIONAMENTO ADEQUADO DA TECNOLOGIA MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Tecnologia da Informação Departamento de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO / AJUSTE DE ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Política Nacional de Resíduos Sólidos

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Política Nacional de Resíduos Sólidos MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS BASE LEGAL - AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AÇOES DE GESTÃO DE RESÍDUOS - BASE LEGAL Lei nº 11.107/2005 Consórcios Públicos Decreto nº 6017/2007

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Consumo Racional de Papel Sumário 1. Objetivo... 3 2. Meta desejada... 3 2.1. Metas Qualitativas... 3 2.2. Metas Quantitativas... 3 3. Características do programa...

Leia mais

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO

CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO RIO 92 CREA SP GT ENGENHARIA E ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA AUTO CONSTRUÇÃO O QUE É SUSTENTABILIDADE? TRATA-SE DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, QUE BUSCA COMPATIBILIZAR O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA 2015 Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA Julho/2015 NEGRESCO S/A Política de Responsabilidade Socioambiental A NEGRESCO S/A C.F.I apresenta a Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL

TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA - UGL/PDRS: 05/2014 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB PORTAL PARA RESERVA LEGAL 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONTRATANTE 1.1. Contratante: Projeto

Leia mais

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015.

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015. EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, informam, por meio do presente Edital, que estão abertas as

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012 Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei /10 e Decreto 7404/10

EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012 Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei /10 e Decreto 7404/10 EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012 Convoca os setores empresariais a apresentar propostas de LOGÍSTICA REVERSA conforme Lei 12.305/10 e Decreto 7404/10 EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 01/2012 Torna público que a

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental Recurso Economia de Recursos Etapas Consumo de Papel e Oriundos de Madeira Manter acompanhamento do consumo do papel utilizado durante o expediente. Reaproveitar papéis na confecção de blocos de rascunho.

Leia mais

EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015

EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015 1 EDITAL N. 03, DE 08 DE JULHO DE 2015 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no curso de Graduação em Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, no 2º semestre letivo de 2015, na condição de Transferido

Leia mais

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA)

EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) EQUIPE DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) - FEAM - QUADRO DE INDICADORES E METAS DA DIRETORIA DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL (DQGA) FEAM CÓD OBJETIVO

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados pelo INSTITUTO

Leia mais

Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Política Ambiental Funcional SISTEMA DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL *Todos os direitos são reservados a Funcional. PALAVRA DO PRESIDENTE A preservação dos recursos naturais vem sendo um tema amplamente

Leia mais

PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS

PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS Prefeitura do Município de Piracicaba Estado de São Paulo Brasil Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente PMGIRS Plano Municipal de Gestão Integrada de em Piracicaba HISTÓRICO E RESULTADOS Celise

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 4.557 de fevereiro de 2017 do Conselho Monetário Nacional, define Risco de Crédito como a possibilidade

Leia mais