NOME DA INSTITUIÇÃO: ABRADEE Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME DA INSTITUIÇÃO: ABRADEE Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica"

Transcrição

1 MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 041/2012 NOME DA INSTITUIÇÃO: ABRADEE Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 041/2012 OBJETIVO da Audiência Pública: obter subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da atualização da disciplina de anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL aos atos e negócios jurídicos realizados entre as concessionárias, permissionárias e autorizadas e suas partes relacionadas. CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS IMPORTANTE: Os comentários e sugestões referentes às contribuições deverão ser fundamentados e justificados, mencionando-se os artigos, parágrafos e incisos a que se referem, devendo ser acompanhados de textos alternativos e substitutivos quando envolverem sugestões de inclusão ou alteração, parcial ou total, de qualquer dispositivo.

2 TEXTO/ANEEL TEXTO/INSTITUIÇÃO JUSTIFICATIVA/INSTITUIÇÃO Art. 1º º -... III - pessoas jurídicas que possuam diretores ou administradores em comum. Art. 4º Na hipótese de o Agente do Setor Elétrico figurar como contratado e a obrigação pecuniária que lhe é devida resultar vencida e não for liquidada, o Agente deverá tomar, imediatamente, todas as medidas cabíveis para reaver seu crédito. Art. 1º º -... III - pessoas jurídicas que possuam diretores ou administradores em comum, indicados pelos acionistas controladores, quando estes representam a maioria do capital votante em cada empresa. Art. 4º Na hipótese de o Agente do Setor Elétrico com tarifas ou receitas reguladas figurar como contratado e a obrigação pecuniária que lhe é devida resultar vencida e não for liquidada, o Agente deverá tomar, imediatamente, todas as medidas cabíveis para reaver seu crédito. Ao entender como contratação entre partes relacionadas os atos ou negócios jurídicos celebrados entre empresas que tenham diretor ou administrador comum a ANEEL abrange exponencialmente o número de operações que serão submetidas à verificação. Dessa forma, é certo que aumentará em demasia a complexidade dos negócios jurídicos entre agentes do setor elétrico. No mais, as operações entre sociedades coligadas, em observância ao artigo 243 da Lei 6404/76, é objeto de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, o que dispensaria acúmulo de trabalho aos já atarefados servidores da ANEEL. A redação proposta limita o universo das análises a serem realizadas a cada contratação, tendo em vista que existem várias pessoas físicas que participam de vários Conselhos de Administração. Se o agente não opera com tarifas ou com receitas reguladas, a não adoção imediata de todas as medidas cabíveis não provoca nenhum risco aos consumidores e aos usuários. Art. 4º -... Art. 4º -... Considerando que a obtenção de solução extrajudicial a

3 Parágrafo único. Caso as medidas negociais não surtam efeito, o agente deverá, em até 90 (noventa) dias a contar do vencimento da obrigação, tomar as medidas judiciais cabíveis para reaver seu crédito, sob pena de responsabilização por má gestão de seus recursos, nos termos do art. 6º, XI da Resolução Normativa nº 63, de 12 de maio de Art. 5º Os contratos entre Agentes do Setor Elétrico e suas Partes Relacionadas cujo objeto compreenda aquisição de tecnologia, prestação de serviços, mútuo pecuniário e compartilhamento de infraestrutura ou de recursos humanos devem observar, em complemento às Regras Gerais, as Regras previstas neste Capítulo. Parágrafo único. Caso as medidas negociais não surtam efeito, o agente deverá, em No prazo de 90 (noventa) dias contados do vencimento da obrigação, o agente deverá comunicar a ANEEL as medidas adotadas para reaver seu crédito, informando sobre eventuais medidas judiciais cabíveis a serem posteriormente adotadas quando oportuno sob pena de responsabilização por má gestão de seus recursos, nos termos do art. 6º, XI da Resolução Normativa nº 63, de 12 de maio de Art. 5º -... Parágrafo único. Os demais atos e negócios jurídicos não listados no caput desse artigo serão regidos pelas Regras Gerais. liquidação de obrigações vencidas é mais benéfica do que aquela que enseja a participação do Judiciário (agregando despesas custas, honorários advocatícios, etc.) não se mostrando adequado compelir os agentes ao litígio judicial. Há que se registrar que os Agentes não podem ser compelidos pela agência a ingressarem com demandas judiciais de forma genérica e sem a pertinente análise casuística. A opção de determinar o ingresso de demandas judiciais para a liquidação de obrigações quaisquer com partes relacionadas, quando a própria agência em sua Nota técnica informa que há contratos de valor irrisório, demonstra que a imposição de ingresso de demandas judiciais pode gerar custos desnecessários. Se a intenção da Agência é impedir que os agentes do setor sejam lenientes quando seus devedores são partes relacionadas, basta o acompanhamento das medidas adotadas, com as devidas justificativas para essa ou aquela opção, não se cometendo o equívoco da generalização. A inclusão do parágrafo único ao artigo quinto deixa claro a possibilidade de celebração de contratos entre partes relacionadas além dos que estão tipificados na norma, que deverá seguir observância às regras gerais.

4 Art. 6º Os negócios jurídicos que tenham por objeto a aquisição de tecnologia só serão admitidos se tiverem como objeto tecnologia nova que propicie a melhoria funcional dos serviços prestados pelo Agente do Setor Elétrico. 1º O respectivo instrumento contratual deve ser registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI, devendo tal documentação ficar à disposição da fiscalização da ANEEL. Art. 9º O prazo máximo para o contrato de prestação de serviços fica estabelecido em 4 (quatro) anos. Art. 12. Os contratos de compartilhamento de gastos administrativos deverão respeitar a individualidade de cada outorga e os seus custos deverão ser proporcionalmente distribuídos entre os participantes de acordo com a fruição de cada um. Art. 6º Os negócios jurídicos que tenham por objeto a aquisição de tecnologia só serão admitidos se tiverem como objeto tecnologia nova que propicie a melhoria funcional dos serviços prestados pelo Agente do Setor Elétrico. 1º O respectivo instrumento contratual, que tratar de tecnologia nova,, deverá ser registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI, devendo tal documentação ficar à disposição da fiscalização da ANEEL. Art. 9º O prazo máximo para o contrato de prestação de serviços fica estabelecido em 4 (quatro) anos, podendo ser prorrogado desde que a solicitação seja submetida a apreciação da Agência. Art. 12. Os contratos de compartilhamento de infraestrutura e de recursos humanos deverão respeitar a individualidade de cada outorga e os seus custos deverão ser proporcionalmente distribuídos entre os participantes, do Grupo Econômico, conforme critérios propostos pelos agentes e aprovados pela ANEEL de acordo com a fruição de cada um. Ocorrem vários casos em que pode ser conveniente a realização de negócio jurídico de aquisição de tecnologia, ainda que a mesma não se enquadre no conceito de nova. A proposta de prorrogação mediante solicitação busca simplificar o processo, uma vez que, mantidas as condições contratuais, torna-se desnecessário sobrecarregar a Agência com o início de uma análise de um novo processo de anuência, sem alterações em relação ao processo anteriormente avaliado e anuído. Utilizar nomenclatura uniformizada ao longo do texto. Enquanto o art. 1º trata dos Agentes do Setor e das Partes Relacionadas, este art. restringe o compartilhamento somente aos Agentes do Setor (...individualidade de cada outorga). Neste sentido, para não deixar margem à dúvida, a proposta é dar mais transparência à intenção do regulador.

5 Art º Se o compartilhamento de recursos humanos envolver ao menos uma distribuidora de energia elétrica, o rateio de custos deverá compreender uma parcela rateada igualmente entre todos contratantes e outra rateada proporcionalmente à Receita Operacional Líquida (ROL) de cada contratante, sendo que a proporção de cada uma dessas duas parcelas será fixada com objetivo de que os preços finais pagos por cada contratante guardem uma relação semelhante àquela que seria verificada entre os preços unitários que seriam pagos por cada participante, isoladamente, no mercado. Art. 13. Os contratos de compartilhamento de recursos humanos celebrados por delegatários do serviço público de distribuição de energia elétrica deverão, ainda, assegurar a estrita Art º Se o compartilhamento de recursos humanos envolver ao menos uma distribuidora de energia elétrica, o rateio de custos deverá compreender uma parcela rateada igualmente entre todos contratantes e outra rateada proporcionalmente conforme critério proposto pelos agentes e aprovado pela ANEEL, que guarde relação ao porte das contratantes igualmente entre todos contratantes e outra rateada proporcionalmente à Receita Operacional Líquida (ROL) de cada contratante, sendo que a proporção de cada uma dessas duas parcelas será fixada com objetivo de que os preços finais pagos por cada contratante guardem uma relação semelhante àquela que seria verificada entre os preços unitários que seriam pagos por cada participante, isoladamente, no mercado. Art. 13. Os contratos de compartilhamento de recursos humanos celebrados por delegatários do serviço público de distribuição de energia elétrica deverão, ainda, assegurar a estrita individualidade da A ROL não é necessariamente a melhor variável para definição da parcela proporcional do rateio, haja vista que ela pode não guarda relação com o grau de compartilhamento das contratantes. Outras variáveis podem ser mais representativas para o desenho de um rateio mais adequado, como por exemplo a participação no uso dos processos. Como esses contratos serão analisados por essa Agência antes de sua aprovação, a proposta em tela permitiria que a fiscalização verificasse o índice mais aderente à realidade do compartilhamento. Além disso, pode ocorrer de que uma das contratantes não apure ROL, o que poderia criar distorção no rateio. O texto proposto por essa Agência torna o compartilhamento restritivo, haja vista que o limita à figura de um individuo alocado em cargo de gestão. A redação proposta visa garantir o compartilhamento dos processos corporativos, ou seja, aqueles ligados ao suporte das

6 individualidade da sua outorga e somente poderão compreender gestores corporativos e gestores operacionais. Art º -... II - o total de despesas com recursos humanos compartilhados pela distribuidora não ultrapassar o limite correspondente a 6% (seis por cento) do montante de despesa da rubrica Pessoal, registrada no seu Balancete Mensal Padronizado (BMP) referente ao mês de dezembro do ano anterior ao do pedido de anuência. sua outorga e somente poderão compreender processos corporativos gestores e gestores operacionais. Art º -... II - o total de despesas com recursos humanos compartilhados pela distribuidora não ultrapassar o limite correspondente a 6% (seis por cento) 20% (vinte por cento) do montante de despesa da rubrica Pessoal, registrada no seu Balancete Mensal Padronizado (BMP) referente ao mês de dezembro do ano anterior ao do pedido de anuência. atividades inerentes ao serviço de energia, tais como RH, TI, jurídico, planejamento estratégico etc. Os ganhos inerentes ao compartilhamento só existirão caso o gestor corporativo conte com uma equipe habilitada para execução desses processos. Além disso, o inc. I, do 1º desse mesmo artigo garantirá que a distribuidora possuirá recursos próprios, mesmo que compartilhados, suficientes para garantir sua individualidade. Conforme NT quem vem subsidiando o processo de atualização da Resolução Normativa nº 334/2008, o limite de 6% proposto foi criado com base em estudos que consideravam o compartilhamento dos gestores corporativos. Como o entendimento é de que o compartilhamento deve ser aplicado ao processo corporativo, a revisão desse percentual faz-se necessária para adequação à nova proposta de compartilhamento de processos corporativos, que são aqueles relacionados às atividades de suporte dos agentes econômicos, referentes a gestão e administração das empresas. Analisando os valores utilizados nas definições da Empresa de Referência, identificamos que estes percentuais são bastante superiores, podendo atingir até 45% dependendo do porte da empresa. Desta forma, concluímos que a proposta de 20%, valendo-se das premissas ora estabelecidas por essa Agência, como a individualidade da concessão, é um número adequado a diversos agentes econômicos que necessitam do compartilhamento dos recursos corporativos

7 Art º São considerados gestores corporativos os empregados, em nível de gestão, alocados em uma holding que controle um Agente do Setor Elétrico, que formulam políticas e diretrizes a serem seguidas pelas demais empresas pertencentes ao grupo econômico com objetivo de promover a melhoria no processo de gestão das empresas, por meio de transferência de conhecimento, padronização de processos e utilização das melhores práticas administrativas. Art º São considerados processos corporativos aqueles relacionados às atividades de suporte dos agentes econômicos, referentes à gestão e administração das empresas gestores corporativos os empregados, em nível de gestão, alocados em uma holding que controle um Agente do Setor Elétrico, que formulam políticas e diretrizes a serem seguidas pelas demais empresas pertencentes ao grupo econômico com objetivo de promover a melhoria no processo de gestão das empresas, por meio de transferência de conhecimento, de suas distribuidoras. Em consonância com esse novo entendimento, o limite proposto é adequado para a manutenção das premissas indicadas no inciso I do 1º deste artigo, o qual prevê que o quadro próprio da distribuidora, técnico e administrativo, deva ser suficiente e apropriado para o desempenho de suas atividades, sem prejuízo da prestação de serviço adequado, haja vista que o limite percentual proposto não representa montante que possa implicar na inexistência de quadro próprio técnico e administrativo adequado para o desempenho das atividades da distribuidora ou prejuízo à prestação do serviço adequado. Processos corporativos são aqueles não relacionados diretamente às atividades dos agentes, e sim responsáveis pelo apoio das suas operações, tais como RH, TI, jurídico, materiais, planejamento estratégico, regulatórios etc, sendo passíveis de compartilhamento. Adicionalmente, haja vista a dificuldade de alguns agentes para que esses processos sejam alocados em uma holding, além do risco de oneração dessas, o ideal é que o recurso seja mantido nas contratantes. Essa posição garantiria ainda a maior individualidade dessas empresas, uma vez que elas não cederão seu pessoal para um terceiro. A Agência tem mecanismos eficientes para fiscalizar a adequação dos recursos compartilhados dos diversos contratantes, uma vez que sua gestão, a princípio, será compartilhada, sendo feita de forma centralizada.

8 Art º São considerados gestores operacionais os empregados, em nível de gestão, alocados em um Agente do Setor Elétrico, que formulam metodologias de característica operacional a serem seguidas pelos demais delegatários de distribuição de energia elétrica pertencentes ao mesmo grupo econômico, com objetivo de promover a melhoria na qualidade dos serviços outorgados, por meio de transferência de conhecimento, padronização de processos e utilização das melhores práticas produtivas. Art. 14. O prazo dos contratos de compartilhamento de recursos humanos não poderá ser superior a 48 (quarenta e oito) meses. Art IV - contratos relativos a execução dos padronização de processos e utilização das melhores práticas administrativas. Art º São considerados gestores operacionais os empregados, em nível de gestão, alocados em um Agente do Setor Elétrico, que formulam metodologias de característica operacional a serem seguidas pelos demais Agentes de um delegatários de distribuição de energia elétrica pertencentes ao mesmo grupo econômico, com objetivo de promover a melhoria na qualidade dos serviços outorgados, por meio de transferência de conhecimento, padronização de processos e utilização das melhores práticas produtivas. Art. 14. O prazo dos contratos de compartilhamento de recursos humanos não poderá ser superior a 48 (quarenta e oito) meses, podendo ser prorrogado desde que a solicitação seja submetida à anuência da ANEEL. Art IV - contratos relativos a execução dos Relembre-se que existem grupos econômicos que não operam com uma empresa com funções efetivamente de holding. Essa sugestão visa adequar o texto ao já proposto e analisado no item 148 da NT que subsidia esse processo. A própria Agência já verificou que o compartilhamento dos gestores operacionais nos diversos agentes, sem limita-los às distribuidoras, permitiria ganhos tais como transferência de conhecimento, padronização de processos e a utilização das melhores práticas produtivas, sem colocar em risco as concessões. A proposta de prorrogação mediante solicitação busca simplificar o processo, uma vez que, mantidas as condições contratuais, torna-se desnecessário sobrecarregar a Agência com o início de uma análise de um novo processo de anuência, sem alterações em relação ao processo anteriormente avaliado e anuído. O texto, como é proposto, não engloba os projetos de P&D referentes a resoluções passadas. O atual manual de P&D da

9 programas de Eficiência Energética (EE) e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) regulamentados, respectivamente, pelas Resoluções Normativas nº 300, de 12 de fevereiro de 2008, e nº 316, de 13 de maio de Art XIII - contratos cujo desembolso ou recebimento anual do Agente do Setor Elétrico participante seja inferior a R$ ,00 (oitenta mil reais) ou inferior a 0,005% (cinco milésimos por cento) da Receita Operacional Líquida (ROL) do agente do setor elétrico participante, desde que: b) sejam comunicados à ANEEL no prazo de até 15 (quinze) dias da celebração do ato ou negócio jurídico, via duto, por meio do formulário Comunicação de contratação com Partes relacionadas dispensada de controle prévio, constante no Anexo I; e Art º O requerimento inicial que não estiver instruído com as informações e programas de Eficiência Energética (EE) e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) regulamentados pela ANEEL, respectivamente, pelas Resoluções Normativas nº 300, de 12 de fevereiro de 2008, e nº 316, de 13 de maio de 2008; Art XIII - contratos cujo desembolso ou recebimento anual do Agente do Setor Elétrico participante seja inferior a R$ ,00 (oitenta mil reais) ,00 (cento e cinquenta mil reais) ou inferior a 0,005% (cinco milésimos por cento) 0,01% (um centésimo por cento) da Receita Operacional Líquida (ROL) do agente do setor elétrico participante, o que for maior, desde que: Art º O requerimento inicial que não estiver instruído com as informações e Aneel, também, se encontra em processo de revisão e quando aprovado o será feito através da edição de outra resolução o que faria que o texto original já se tornasse obsoleto. Considerando que a dispensa se destina tanto aos contratos de serviços quanto aos de engenharia, sugere-se que seja utilizado como valor de referência o valor mínimo para as contratações na modalidade convite destinado as obras de engenharia, baseado na Lei 8.666/93, não se limitando ao valor das contratações de serviços, conforme Nota Técnica. Em atendimento à informalidade que rege o processo administrativo, ao princípio da eficiência (art. 29, 2º da lei 9784/99),e ao dever da Administração de orientação dos

10 documentos previstos neste artigo poderá ser desde logo indeferido e arquivado. Art. 24. A comprovação das Regras Específicas relativas aos contratos de Aquisição de Tecnologia deve compreender, ao menos, o seguinte:... II - prova de registro no INPI, nos termos do art. 6º, 2º e 3º; Art IV na hipótese de contratos envolvendo compartilhamento de recursos humanos celebrados por delegatários do serviço público de distribuição de energia elétrica: a) justificativa detalhada quanto ao não comprometimento da estrita individualidade da concessão do serviço documentos previstos neste artigo poderá ser desde logo indeferido e arquivado. deverá ser retificado no prazo de 15 dias, contados da data do recebimento do Ofício da Aneel pela requerente, sob pena de indeferimento e arquivamento. Art. 24. A comprovação das Regras Específicas relativas aos contratos de Aquisição de nova Tecnologia deve compreender, ao menos, o seguinte:... Parágrafo único Desde que as demais condições previstas no caput tenham sido plenamente satisfeitas, a prova de registro prevista no inciso II pode ser substituída, provisoriamente, pelo protocolo de solicitação do registro, emitido há mais de 60 (sessenta) dias. Art IV na hipótese de contratos envolvendo compartilhamento de recursos humanos celebrados por delegatários do serviço público de distribuição de energia elétrica, a) justificativa detalhada quanto ao não comprometimento da estrita individualidade da concessão do serviço público de distribuição de energia elétrica, administrados (art. 6, p.u. da lei 9784/99), faz-se necessária a mudança desse dispositivo legal. Conforme proposta de alteração do art. 6º, existem vários casos em que pode ser conveniente a realização de negócio jurídico de aquisição de tecnologia, ainda que a mesma não se enquadre no conceito de nova. Desta forma, as exigências do art. 24 devem ser aplicadas apenas quando se tratar de NOVA tecnologia. A redação do parágrafo permite que o processo seja encaminhado à ANEEL e apreciado pela Agência sem o condicionante do registro no INPI, cujo prazo de emissão é incerto. Compatibilização do texto com a sugestão de alteração do art. 13. A vedação de compartilhamento entre funcionários que não gestores coorporativos ou operacionais ocasiona a perda de sinergias importantes para a elevação da qualidade do serviço prestado ao consumidor. Ademais, o mecanismo presente no item a) do atual inciso IV e no Art. 27 da norma proposta são suficientes para prover à fiscalização da ANEEL todas as informações

11 público de distribuição de energia elétrica, nos termos do parágrafo 1º do art. 13; b) justificativa detalhada quanto ao enquadramento dos cargos cujo compartilhamento é pretendido na definição de gestor coorporativo ou gestor operacional, conforme 2º e 3º do art. 13; Art. 32. Os contratos de compartilhamento envolvendo gastos administrativos, anuídos em caráter excepcional em razão da segregação de atividades estabelecida pela Lei nº , de 2004, admitidos pela Resolução Normativa nº 489, de 22 de maio de 2012, serão admitidos por mais 120 (cento e vinte) dias a contar da entrada em vigor desta Norma. nos termos do parágrafo 1º do art. 13; b) justificativa detalhada quanto ao enquadramento dos cargos cujo compartilhamento é pretendido na definição de gestor coorporativo ou gestor operacional, conforme 2º e 3º do art. 13; Art. 32. Os contratos de compartilhamento envolvendo gastos administrativos, anuídos em caráter excepcional em razão da segregação de atividades estabelecida pela Lei nº , de 2004, admitidos pela Resolução Normativa nº 489, de 22 de maio de 2012, serão admitidos por mais 120 (cento e vinte) dias a contar da entrada em vigor desta Norma, ressalvados os casos do 1º. 1º Em havendo manifestação do interessado acerca da celebração de novo contrato de compartilhamento após publicação desta norma, fica estendida a vigência determinada no Caput até a anuência da ANEEL. 2º No ato de anuência ao novo acordo, será fixado prazo não superior a 180 necessárias quanto à manutenção da capacidade de manutenção de serviço adequado, da individualidade e independência da concessão. A redação do art. 32 admite, em caráter excepcional, vigência por mais 120 dias dos acordos anuídos em razão da segregação prevista na lei /2004. Entretanto, a norma nada define em relação ao prazo para apresentação de solicitação de anuência para os novos convênios a serem implantados após este período de 120 dias. De acordo com a leitura da redação do art. 30, com a cominação da leitura do art. 32, para que não haja descasamento entre o término da vigência dos acordos anteriores e o início da vigência dos novos contratos. Ademais, caso o pedido seja anuído pela ANEEL, faz-se necessário estabelecer um prazo para que o agente realize os ajustes necessários. Sugere-se, conforme 2º, que essa Agência fixe prazo não superior a 180 dias para implantação dos ajustes.

12 (cento e oitenta) dias para que sejam implementados os ajustes necessários. -x-

Companhia Energética de Minas Gerais

Companhia Energética de Minas Gerais CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 41/2012 Companhia Energética de Minas Gerais AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: Resolução Normativa nº 334/2008 NOTA TÉCNICA /2012

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 As importações de vegetais, seus produtos, derivados e partes, subprodutos,

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados pelo INSTITUTO

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO

REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO Artigo 1º - O FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS, doravante designado, abreviadamente,

Leia mais

DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998

DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998 DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998 Regulamenta o Mercado Atacadista de Energia Elétrica, define as regras de organização do Operador Nacional do Sistema Elétrico, de que trata a Lei n o 9.648, de

Leia mais

5. Relações Interfinanceiras e Interdependências. 1. Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis. 2. Créditos Vinculados/Obrigações Vinculadas

5. Relações Interfinanceiras e Interdependências. 1. Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis. 2. Créditos Vinculados/Obrigações Vinculadas TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 5 Relações Interfinanceiras e Interdependências 1 Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis 1- Compensação de

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE OS ARTIGOS ALTERADOS

COMPARATIVO ENTRE OS ARTIGOS ALTERADOS COMPARATIVO ENTRE OS ARTIGOS ALTERADOS PORTARIA RFB Nº 3.518 DE 30 DE SETEMBRO DE 2011 (DOU 03/10/2011) Art. 1º - Os procedimentos para o alfandegamento de locais e recintos devem observar o disposto nesta

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações:

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI Nº Altera, revoga e acrescenta dispositivos das Leis nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a estrutura do Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica MAG e instituiu

Leia mais

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009 ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009 Dispõe sobre a regulamentação do processamento das consignações em folha de pagamento no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Elaboração de Folha de Pagamento

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO Por este instrumento e na melhor forma de direito, a COOPERATIVA, doravante designada simplesmente COOPERATIVA, neste ato devidamente representada na forma de seu

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php Page 1 of 5 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA CONSÓRCIO DE EMPRESAS Considerações Gerais 1. INTRODUÇÃO 2. PROIBIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS 3. PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA

Leia mais

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA DECRETO Nº 43, de 23 de fevereiro de 2001 DOE 01.03.2001 Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 35.245, de 26 de dezembro de 1991, implementando

Leia mais

CLASSE 12: PLANOS DE SEGUROS DAS CONCESSIONÁRIAS DO STFC

CLASSE 12: PLANOS DE SEGUROS DAS CONCESSIONÁRIAS DO STFC TÍTULO DO DOCUMENTO Nº DO DOCUMENTO METODOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DAS OBRIGAÇÕES DAS SRF.MT. 012 PRESTADORAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO VERSÃO VIGÊNCIA FIXO COMUTADO - STFC 1 17/04/2006 CLASSE

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 528, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016.

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 528, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 528, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece procedimentos relacionados com a instrução de processos de autorização para funcionamento, alterações

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS Contrato que entre si fazem, na melhor forma de direito, de um lado (nome da operadora), com sede na rua..., nº..., bairro..., em (nome da cidade), (Estado), inscrita

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 (REVOGADA PELA RN Nº 159, DE 03/06/2007) Dispõe sobre a diversificação dos ativos das Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde para aceitação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO CREA-SP ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO CREA-SP ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE. ATO NORMATIVO Nº, DE DE DE. Dispõe sobre celebração de convênios com entidades de classe para maior eficiência da fiscalização profissional, através da expansão das Anotações de Responsabilidade Técnica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 15/98 EMENTA: Revoga a Resolução Nº 71/89 deste Conselho e estabelece normas sobre afastamento para Pós-Graduação no Brasil e no Exterior dos servidores da UFRPE. O Presidente do Conselho

Leia mais

Pode-se dizer, relacionamento próximo e consolidado da empresa com seus clientes, representa um diferencial de competividade e eficiência.

Pode-se dizer, relacionamento próximo e consolidado da empresa com seus clientes, representa um diferencial de competividade e eficiência. Exposição de motivos referente à proposta de resolução normativa que dispõe sobre a obrigatoriedade de instituição de unidade organizacional específica de ouvidoria por parte das operadoras de planos de

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori)

PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori) *C0057198A* C0057198A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.354, DE 2015 (Do Sr. Luiz Nishimori) Dispõe sobre a concessão de visto permanente ao estrangeiro que invista e pretenda fixar-se no Brasil.

Leia mais

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, e dá outras providências. Faço saber que o presidente da República adotou a Medida Provisória

Leia mais

Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas.

Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas. PORTARIA MF Nº 160, DE 6 DE MAIO DE 2016 DOU de 09.05.2016 Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas. O MINISTRO DE

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 271, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014 A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI COMPLEMENTAR:

LEI COMPLEMENTAR Nº 271, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014 A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI COMPLEMENTAR: 1 Gabinete do Prefeito LEI COMPLEMENTAR Nº 271, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014 Institui o Sistema Financeiro de Conta Única do Poder Executivo no Município de Goiânia e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. Aprova o PROGRAMA DE BOLSA-AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2.878. a) cláusulas e condições contratuais; c) divergências na execução dos serviços;

RESOLUÇÃO Nº 2.878. a) cláusulas e condições contratuais; c) divergências na execução dos serviços; RESOLUÇÃO Nº 2.878 Documento normativo revogado pela Resolução nº 3.694, de 26/3/2009. Dispõe sobre procedimentos a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 732, DE 2011 Altera o 2º do art. 4º da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, que dispõe sobre o cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades

Leia mais

PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002

PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002 PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002 Dispõe sobre a regulamentação da Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão - GCG. O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA A C Ó R D Ã O (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) CSCB/ac PEDIDO DE ESCLARECIMENTO. CONSULTA. PAGAMENTO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS. APLICABILIDADE DOS VALORES PREVISTOS NA RESOLUÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 01/1997, de 22 de maio de 1997 D.O.E. de 09 de fevereiro de 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 01/1997, de 22 de maio de 1997 D.O.E. de 09 de fevereiro de 1999 181 INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 01/1997, de 22 de maio de 1997 D.O.E. de 09 de fevereiro de 1999 O, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XII do Art. 78 da Constituição Estadual, bem como o inciso

Leia mais

Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998

Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 Institui a Política Nacional de Capacitação dos Servidores para a Administração Pública Federal direta, autárquica

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010.

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece e regulamenta a atribuição de adicionais e a concessão de gratificações gerais aos servidores públicos da Administração Direta, Autárquica

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: CE001009/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 21/07/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR034284/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46205.010483/2015-40 DATA DO

Leia mais

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado.

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado. I Locação em geral 10 anos Contratos com tal prazo dependem da vênia conjugal, sob pena do período excedente não ser respeitado pelo cônjuge não anuente 30 dias Antecedência mínima necessária para que

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 14, DE 2014 (Senador Alfredo Nascimento - PR/AM)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 14, DE 2014 (Senador Alfredo Nascimento - PR/AM) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 14, DE 2014 (Senador Alfredo Nascimento - PR/AM) Altera o art. 5º da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do

Leia mais

RESOLUGÃO CFP N 002/98 de 19 de abril de 1998. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUGÃO CFP N 002/98 de 19 de abril de 1998. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUGÃO CFP N 002/98 de 19 de abril de 1998 "Altera a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, aprovada pela Resolução CFP N 004/86, de 19 de outubro de 1986." O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA À INSTRUÇÃO CVM Nº 489, DE 14 DE JANEIRO DE 2011

NOTA EXPLICATIVA À INSTRUÇÃO CVM Nº 489, DE 14 DE JANEIRO DE 2011 Ref: Instrução CVM Nº 489, DE 14 DE JANEIRO DE 2011, que dispõe sobre a elaboração e divulgação das Demonstrações Financeiras dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios FIDC e dos Fundos de Investimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1113/2014 - CONSU, de 06 de outubro de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 1113/2014 - CONSU, de 06 de outubro de 2014. Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará - UECE Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva - SODC RESOLUÇÃO Nº 1113/2014 - CONSU,

Leia mais

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 Estabelece os critérios relativos à Autorização de Funcionamento (AFE) e de Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas CHECK LIST DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA REITORIA Este documento visa orientar a formalização dos processos licitatórios para contratação de obras e serviços de engenharia,

Leia mais

RESOLUÇÃO CREDUNI 004/2015

RESOLUÇÃO CREDUNI 004/2015 RESOLUÇÃO CREDUNI 004/2015 Atualiza a Resolução CREDUNI 003/2015 de 8/09/2015 sobre critérios e taxas de juros de empréstimos e financiamentos de acordo com as condições oferecidas pelo cooperado modificando

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012

CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 CONVÊNIO ICMS 108, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012 Autoriza o Estado de São Paulo a dispensar ou reduzir multas e demais acréscimos legais mediante parcelamento de débitos fiscais relacionados com o ICM e o

Leia mais

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. CAMPO GRANDE-MS, 6 DE MAIO DE 2015.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. CAMPO GRANDE-MS, 6 DE MAIO DE 2015. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA- SEJUSP/MS AGÊNCIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO-AGEPEN/MS PORTARIA AGEPEN Nº 4, DE 6 DE

Leia mais

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada.

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada. Curitiba, 15 de janeiro de 2008 Sr. José Augusto da Silva Superintendente de Mediação Administrativa Setorial Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL SGAN - Quadra 603 - Módulo I 70830-030 Brasília

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS. Resolução nº 314/2001*

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS. Resolução nº 314/2001* Resolução nº 314/2001* Consolida a regulamentação existente do PLANO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA COMPLEMENTAR PAC, introduz novas classes de usuários e revoga as disposições em contrário. O Presidente do Instituto

Leia mais

MAGAZINE LUIZA S.A. CNPJ/MF N.º 47.960.950/0001-21 NIRE 35.300.104.811 Capital Aberto

MAGAZINE LUIZA S.A. CNPJ/MF N.º 47.960.950/0001-21 NIRE 35.300.104.811 Capital Aberto MAGAZINE LUIZA S.A. CNPJ/MF N.º 47.960.950/0001-21 NIRE 35.300.104.811 Capital Aberto ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 4 DE OUTUBRO DE 2012 1. DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

3.1. Para execução dos SERVIÇOS objeto do presente CONTRATO, o CLIENTE deverá pagar à LIGHT o montante de R$ [XXXX] (xxxx por extenso xxxx).

3.1. Para execução dos SERVIÇOS objeto do presente CONTRATO, o CLIENTE deverá pagar à LIGHT o montante de R$ [XXXX] (xxxx por extenso xxxx). CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM, LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S/A, DE UM LADO, E XXXXXXXXXXX, DE OUTRO LADO. LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S/A, com sede na Av. Marechal Floriano

Leia mais

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo.

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo. TERMO DE CONTRATAÇÃO E MATRÍCULA CURSO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA-SOCESC, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Albano Schmidt nº 3333, Bairro

Leia mais

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Novo Mercado de Renda Fixa CAPÍTULO I PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O objetivo deste Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Novo Mercado

Leia mais

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza jurídica, objetivos, área de competência e instrumentos

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Roberto Trípoli - PV

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Roberto Trípoli - PV PROJETO DE LEI Nº 133/09 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE BEM-ESTAR ANIMAL E SAÚDE PÚBLICA - FAN A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta: Capítulo I Da Finalidade ART. 1º - Fica criado no Município

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. 4050

PROJETO DE LEI Nº. 4050 PROJETO DE LEI Nº. 4050 Institui o Centro de Especialidades Odontológicas CEO Tipo 2, dispõe sobre a contratação temporária de pessoal, nos termos da Lei Municipal nº. 2.854/2011 e do art. 37, IX, da Constituição

Leia mais

CALHETA D ESPERANÇAS

CALHETA D ESPERANÇAS CÂMARA MUNICIPAL DA CALHETA MADEIRA REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FAMILIA E INCENTIVO À NATALIDADE CALHETA D ESPERANÇAS Página 1 de 5 Nota Justificativa Considerando a crescente intervenção deste Município

Leia mais

DECRETO RIO Nº 40285 DE 24 DE JUNHO DE 2015

DECRETO RIO Nº 40285 DE 24 DE JUNHO DE 2015 DECRETO RIO Nº 40285 DE 24 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre a consolidação da legislação que versa sobre o Sistema Municipal de Transportes Oficiais no âmbito do Poder executivo e dá outras providências.

Leia mais

Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP

Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP Domingos Ferreira Curcino Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP 1ª edição Palmas-Tocantins 2015 Sumário Apresentação... 9 I. Órgãos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa RESOLUÇÃO DE MESA Nº 973/2010. (publicada no DOAL nº 9757, de 14 de maio de 2010) Dispõe sobre a concessão e pagamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral.

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral. Publicada no DJE/TSE nº 142, de 27/7/2012, p. 9/11 RESOLUÇÃO Nº 23.380 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 19.823 (29839-23.2007.6.00.0000) CLASSE 19 BRASÍLIA DF Relatora: Ministra Cármen Lúcia Interessado: Tribunal

Leia mais

A República Federativa do Brasil

A República Federativa do Brasil AJUSTE COMPLEMENTAR AO ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A ORGANIZACÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O FUNCIONAMENTO NO BRASIL DO ESCRITÓRIO DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE,

Leia mais

Normas Sistema Gestão da Informação

Normas Sistema Gestão da Informação Normas Sistema Gestão da Informação Visão Anotada INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1571, DE 02 DE JULHO DE 2015 (Publicado(a) no DOU de 03/07/2015, seção 1, pág. 32) Dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação

Leia mais

Regulamento de Compras e Contratações de Serviços

Regulamento de Compras e Contratações de Serviços Regulamento de Compras e Contratações de Serviços Capítulo I INTRODUÇÃO Dos Princípios Art.1º- Este regulamento estabelece normas para a aquisição e alienação de bens e para a contratação de obras e serviços

Leia mais

CAPÍTULO II DA INCORPORAÇÃO

CAPÍTULO II DA INCORPORAÇÃO DECRETO Nº 972, EM 20 DE OUTUBRO DE 2008. Normatiza o controle da movimentação dos bens patrimoniais móveis da administração direta do Município. LUIZ CARLOS FRANKLIN DA SILVA, Prefeito Municipal de Charrua,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VINCULADO À DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 071/2010 FUNDAMENTO LEGAL: Lei Federal 8.666/93, Art. 24 - Inciso II CONTRATANTE CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO, Autarquia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 6.233, DE 11 DE OUTUBRO DE 2007. Estabelece critérios para efeito de habilitação ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.444, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 4.444, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 4.444, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas técnicas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades

Leia mais

DECRETO ADMINISTRATIVO N. 388, DE 31 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário da Assembléia nº 1.543

DECRETO ADMINISTRATIVO N. 388, DE 31 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário da Assembléia nº 1.543 DECRETO ADMINISTRATIVO N. 388, DE 31 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário da Assembléia nº 1.543 O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, no uso de suas atribuições constitucionais,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Votorantim

Prefeitura Municipal de Votorantim PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N.º 013/2016 PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N.º 006/2016 Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017 e dá outras providências. ERINALDO ALVES DA SILVA, PREFEITO

Leia mais

ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS

ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS ANEXO DE RISCOS FISCAIS ENFOQUE NOS RISCOS ORÇAMENTÁRIOS ANEXO DE RISCOS FISCAIS-PREVISÃO LEGAL O Anexo de Riscos Fiscais está previsto na LRF, em seu art. 4º, 3º, conforme transcrito a seguir: Art. 4º...

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO ANTT 3.694/2011 Alterada pela Resolução 4.792/2015

PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO ANTT 3.694/2011 Alterada pela Resolução 4.792/2015 USUÁRIO DEPENDENTE DA FERROVIA PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO ANTT 3.694/2011 Alterada pela Resolução 4.792/2015 OUTUBRO DE 2015 Luis Henrique T. Baldez Presidente Executivo OBJETIVOS DA PROPOSIÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 DO OBJETO 1.1 Aquisição de umidificadores de ar destinados a atender às demandas

Leia mais

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a

I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a I IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, excetuados os recolhimentos vinculados às operações de comércio exterior, a parcelamentos ordinários ou especiais e a tributos exigidos em lançamentos de ofício; ou II Contribuição

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Em reunião de 05 de setembro de 2014, o Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC), autorizado pelo disposto no inciso

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 4.105, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. ALTERA O REGULAMENTO DO ICMS, APROVADO PELO DECRETO Nº 35.245, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1991, PARA IMPLEMENTAR DISPOSIÇÕES DOS PROTOCOLOS ICMS 107, DE 16 DE NOVEMBRO

Leia mais

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa PPGA nº 05 de 05/04/2016 Aprova as Normas para Apresentação da Dissertação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A, DE 2016, DO SENADO FEDERAL, QUE ACRESCENTA ART. 101 AO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA

Leia mais

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00

02. (FCC MPE-RN/2012). A receita extraorçamentária em 31.12.2011, em reais, era: (A) 50.000,00 (B) 60.000,00 (C) 100.000,00 SEMANA 10 - Despesa Pública: Dispêndios orçamentários (Despesa orçamentária) e Extra- Orçamentários; 01. (ESTILO-ESAF/2012) Os dispêndios públicos podem ser de natureza orçamentária ou extraorçamentária.

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002

CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 CIRCULAR Nº 3.082, DE 30 DE JANEIRO DE 2002 Estabelece e consolida critérios para registro e avaliação contábil de instrumentos financeiros derivativos. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil,

Leia mais

COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DO CONSELHO DIRETOR E CNSP

COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DO CONSELHO DIRETOR E CNSP Nasce, oficialmente, o Seguro Popular de Automóvel SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS S E C R E TA R I A - G E R A L COORDENAÇÃO DA SECRETARIA DO CONSELHO DIRETOR E CNSP RESOLUÇÃO No-336, DE 31 DE MARÇO

Leia mais

M O D E L O 12 CONTRATO DE LOCAÇÃO QUADRO RESUMO

M O D E L O 12 CONTRATO DE LOCAÇÃO QUADRO RESUMO M O D E L O 12 CONTRATO DE LOCAÇÃO QUADRO RESUMO LOCADOR: Nome, qualificação e endereço completo. LOCATÁRIO: Nome, qualificação e endereço completo IMÓVEL OBJETO DESTA LOCAÇÃO: Tipo (casa, apartamento,

Leia mais

LEGISLAÇÃO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS - SCDP

LEGISLAÇÃO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS - SCDP LEGISLAÇÃO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS - SCDP Art. 58ª LEI 8.112, 11 DEZEMBRO DE 1990 O Servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº /2010

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº /2010 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº /2010 CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE ESTANTES E ARMÁRIOS DE AÇO ATRAVÉS DE REGISTRO DE PREÇOS, QUE ENTRE SI FAZEM A DE PRIMEIRO GRAU E A EMPRESA PROCESSO Nº /2010-EOF A DE PRIMEIRO

Leia mais

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO COTAÇÃO DE PREÇOS: Nº 352/2016/300 OBJETO: MATERIAIS P/ FILTRAÇÃO MILLIPORE VENCIMENTO: 18/05/2016 CONDIÇÕES GERAIS Condição de Pagamento: 30 DDL. Os pagamentos serão efetuados por meio de crédito em conta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) Regulamenta o art. 52, inciso I da Lei 9.394, de 1996, e dispõe sobre normas e

Leia mais

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT)

Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) Ref.: nº 23/2017 1. Programa Especial de De acordo com a Medida Provisória n 783/2017, fica aberto, até 31 de agosto de 2017, o prazo para adesão ao Programa de. O Programa tem por objetivo regularizar

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião

REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições. Câmara Técnica 3ª reunião REGULAMENTAÇÃO DO PEDIDO DE CANCELAMENTO OU EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Principais Contribuições Câmara Técnica 3ª reunião PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES Entidades que enviaram contribuições

Leia mais

Minuta de Instrução Normativa

Minuta de Instrução Normativa Minuta de Instrução Normativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº [NÚMERO], DE Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint), os aspectos relativos aos trabalhos de auditoria e o Relatório Anual

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 Pelo presente instrumento, por um lado a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pessoa jurídica de direito público, autarquia especial vinculada ao

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CÉU AZUL

CÂMARA MUNICIPAL DE CÉU AZUL SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL Céu Azul, 25 de novembro de 2015. Memorando Interno para Dispensa de Licitação por Inexigibilidade N.º 002/2015 Ao Excelentíssimo Senhor MARIO MITTMANN DIGNO

Leia mais

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ ~ s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ SECRETARIA DA CULTURA ~ Gabinete do Secretário ~ ~fl~4f t~ Processo SC no 146223/2014 Contrato de Gestão n 0112014 3 TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE GESTÃO N

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 Regulamenta as disposições da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), da Lei

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos relativos à concessão das licenças para tratamento da própria saúde, por motivo de doença em pessoa da família, à gestante, e por

Leia mais

DECRETO Nº 11.103 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2.009

DECRETO Nº 11.103 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2.009 DECRETO Nº 11.103 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2.009 Regulamenta a Lei Municipal n 5.767, de 30 de julho de 2.009 e complementa as Resoluções n 303 e 304, ambas de 18 de dezembro de 2.008 do CONTRAN, dispondo

Leia mais