Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados das organizações:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados das organizações:"

Transcrição

1 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados das organizações: Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. B Brasília DF Site: Telefone: (61) Tipo de organização: Pública, de âmbito federal. Características da organização: Órgão da administração pública federal responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para o setor cultural. Nome: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Endereços: Brasília: SBS Quadra 1/Bl. J - Ed. BNDES Brasília DF Rio de Janeiro: Av. Presidente Antônio Carlos, RJ Site: faleconosco@ipea.gov.br Tipo de organização: Fundação pública federal Características da organização: Vinculada ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, a fundação realiza estudos e pesquisas que fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. O Emprego Formal em Atividades Culturais em 2002 Nome do programa ou pesquisa: O Emprego Formal em Atividades Culturais em 2002 Referência bibliográfica: BARBOSA, Frederico. O Emprego Formal em Atividades Culturais em In: BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto de Pesquisas Econômicas. Economia e política cultural: acesso, emprego e financiamento. Brasília: Ministério da Cultura, 2007, p (Cadernos de Políticas Culturais, v. 3). Local(is) para consulta:

2 2 Publicação impressa disponível para consulta no Itaú Cultural. Disponível no Portal do IPEA - Palavras-chave: Sinopse: Economia da cultura <emprego cultural> O estudo faz parte de um conjunto de análises empreendidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com a UNESCO e o Ministério da Cultura (MinC). Traz uma análise das características do emprego formal cultural a partir de dados dos Registros Administrativos de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, proporcionando uma idéia das dimensões e potenciais das práticas de produção e circulação cultural, sobretudo sob a ótica de sua importância econômica. A análise permite apontar e dimensionar algumas características do setor, como a de que a cultura tem peso importante na geração de empregos e renda. Outro ponto é que o setor é mal distribuído no espaço, ou seja, é marcado por profundas desigualdades regionais. Concepção de cultura: O setor cultural é entendido como aquele formado por atividades relevantes para a produção e circulação de bens simbólicos. As atividades culturais são constituídas por atividades especificamente culturais (preservação, patrimônio, circo, teatro, música, escritores, bibliotecas etc.) e por outras, não culturais (funcionários, secretários, motoristas etc.), mas necessárias para o funcionamento das instituições envolvidas com a economia da cultura. Atividades classificadas como culturais: 1. Edição de livros e leitura (edição de jornais, revistas e livros; outras atividades de edição; comércio varejista de livros, jornais revistas e papelaria) 2. Fonografia (edição de discos, fitas e outros materiais gravados; reprodução de discos e fitas) 3. Publicidade 4. Atividades fotográficas 5. Atividades de cinema e vídeo (reprodução de filmes e fitas de vídeos; produção de filmes cinematográficos e fitas de vídeo; distribuição de filmes e de vídeos) 6. Atividades de rádio e televisão (atividades de rádio, televisão e de agências de notícias)

3 3 7. Teatro, música e espetáculos (atividades de teatro, música e outras atividades artísticas e literárias; gestão de salas de espetáculos; outras atividades de espetáculos) 8. Conservação do patrimônio (atividades de bibliotecas, arquivos e museus; conservação do patrimônio histórico) 9. Entretenimento e outras atividades ligadas à cultura Objetivos: Contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre os empregos formais na cultura. Metodologia: Análise das características do emprego formal cultural a partir de dados dos Registros Administrativos de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho. Problemas e limites ao estudo: a natureza das atividades culturais, sua informalidade e o fato de que a base de informações não foi construída para dimensionar o setor cultural em específico gera problemas de classificação, agregação e definições conceituais mais apropriadas. Áreas de cobertura: Atividades de rádio, televisão e telecomunicações Outras atividades relacionadas à cultura Arquitetura Livro e leitura Publicidade Espetáculo vivo Atividades de cinema e vídeo Atividades fotográficas Fabricação de computadores Indústria fonográfica Bibliotecas, museus, arquivos, patrimônio histórico, artístico e ambiental Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de: Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Unidade de investigação: Registros Administrativos de Informações Sociais (RAIS). Abrangência temporal:

4 o Ano-base: 2002 o Ano de publicação:

5 5 Instrumentos de coleta e processamento de informações: o Fonte de dados: Registros Administrativos de Informações Sociais (RAIS Disseminação das informações: Site do IPEA - Detalhamento das informações sobre cultura: Proporção de trabalhadores formais no setor cultural Em 2002, os trabalhadores do setor cultural representavam 2,14% dos trabalhadores formais (o que corresponde a vínculos formais no setor) e estavam assim distribuídos: Atividades de rádio, televisão e telecomunicações = 33,2% Outras atividades relacionadas à cultura = 20,6% Arquitetura = 18,8% Livro e leitura = 13,7% Publicidade = 5,2% Espetáculo vivo = 2,6% Atividades de cinema e vídeo = 2,3% Atividades fotográficas = 1,6% Fabricação de computadores = 0,8% Indústria fonográfica = 0,6% Bibliotecas, museus, arquivos, patrimônio histórico, artístico e ambiental = 0,4% O segmento de espetáculo vivo apresentou no conjunto um número maior do que as atividades de cinema e vídeo, sendo que ambos são objeto de financiamento por meio das leis de incentivos fiscais. Gênero e empregos formais na cultura Em 2002, o emprego formal cultural era formado por 63% de homens, mas a distribuição entre homens e mulheres nos segmentos é variável: Atividades com predominância masculina: o Arquitetura = 82% o Fabricação de computadores = 70% o Atividades de rádio, televisão e telecomunicações = 66% o Indústria fonográfica = 62% o Outras atividades relacionadas à cultura = 60% o Espetáculo vivo = 56% o Bibliotecas, museus, arquivos, patrimônio histórico, artístico e ambiental = 54% o Atividades de cinema e vídeo = 53% o Publicidade = 52%

6 6 Atividades com predominância feminina: o Livro e leitura = 54% o Atividades fotográficas = 53% Idade e empregos formais na cultura 65,3% dos vínculos do setor cultural eram de pessoas entre 25 e 49 anos, o que indica a renovação do setor e seu dinamismo. O segmento que mais concentra essa faixa etária é o de indústria fonográfica (75,4%), seguido pela fabricação de computadores (71,7%), atividades de rádio, televisão e telecomunicações (71,2%), arquitetura (69,6%) e nas atividades patrimoniais (66,6%). Escolaridade e empregos formais na cultura 20% dos empregos formais culturais era composto por pessoas que passaram pelo ensino superior, enquanto que 62,1% das pessoas tinham de 8 a 11 anos de estudo. O grau de escolarização no setor cultural é, em geral, um pouco maior do que nos demais setores do mercado de trabalho. Regiões metropolitanas 1 e empregos formais na cultura O emprego formal cultural se caracterizou pela concentração na distribuição geográfica dos empregos, sendo que as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo representaram 36,4% dos empregos formais do setor em São Paulo e Rio de Janeiro concentraram empregos em praticamente todos os segmentos, mas destacaram-se a indústria fonográfica (55,6%), a publicidade (55,2%), a fabricação de computadores (51,5%) e as atividades de cinema (50,4%). Salário médio e empregos formais na cultura Os empregos formais culturais eram remunerados, em média, por 5,5 salários mínimos (SM), enquanto que a média de outras atividades do mercado de trabalho formal brasileiro era de 4,2 SM. Conclusão 1 As regiões metropolitanas consideradas foram: Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

7 7 Os empregos formais da cultura possuem características peculiares e desigualdades na distribuição e desenvolvimento regionais. Isso porque a produção cultural brasileira entrou já na fase de produção industrial e, no país, a indústria e as atividades econômicas em geral são extremamente concentradas. A distribuição de renda pessoal e regional também é muito concentrada e desigual. Essas características, que pouco mudaram nos últimos anos, refletem-se nas atividades culturais e influenciam seu perfil e dinamismo. 98% dos empregos formais analisados nesse trabalho se referem à indústria cultural e concentra-se nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Mas as outras regiões possuem alguma infraestrutura em termos de indústria cultural e potencial para futuros desenvolvimentos....vários segmentos da produção cultural não integraram consumidores nem desenvolveram mecanismos e infra-estrutura necessária para proporcionar acesso aos produtos culturais a um maior número de pessoas. Isso significa que permanecem as lacunas na formação de um sistema de produção nacional que integre consumidores, mas que também permita um desenvolvimento orgânico das atividades entre as regiões e entre as instituições culturais. (p. 127)

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização:

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização: 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Dados da organização: Nome: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Endereços: Brasília:

Leia mais

Distribuição regional dos equipamentos culturais municipais no Brasil em 2001

Distribuição regional dos equipamentos culturais municipais no Brasil em 2001 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Dados da organização: Nome: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Endereços: Brasília:

Leia mais

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização:

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização: Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Dados da organização: Nome: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Endereços: Brasília:

Leia mais

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização:

Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Dados da organização: 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Dados da organização: Nome: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Endereços: Brasília:

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Nome do programa, pesquisa ou produto: Economia da Cultura

Nome do programa, pesquisa ou produto: Economia da Cultura Ministério da Cultura / Fundação João Pinheiro Data de elaboração da ficha: Jun 2007 Dados das organizações Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. B - 70068-900 Brasília

Leia mais

IPCA - variação nacional

IPCA - variação nacional IPCA - Análise comparativa do DF com o índice nacional no período jan-set/ 2013 Analice Erthal Corrêa de Sá * O Índice de Preços ao Consumidor Amplo IPCA é um indicador medido pelo Instituto Brasileiro

Leia mais

Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC. Dados da organização

Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC. Dados da organização Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC Data de elaboração da ficha: Jun 2007 Dados da organização Nome: Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) Endereço: diversos Site: www.fiocruz/omcc

Leia mais

Além da diversão e arte, o pão: o mercado de trabalho da cultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Além da diversão e arte, o pão: o mercado de trabalho da cultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte Data de elaboração da ficha: Jul 2007 Fundação João Pinheiro Dados da organização Nome: Fundação João Pinheiro (FJP) Endereço: Alameda das Acácias 70, São Luiz Cep: 31.275-150 Belo Horizonte, MG Site:

Leia mais

Emprego formal de nível superior Região Metropolitana de Curitiba. Lenina Formaggi

Emprego formal de nível superior Região Metropolitana de Curitiba. Lenina Formaggi Emprego formal de nível superior Região Metropolitana de Curitiba Lenina Formaggi Percurso da apresentação Justificativa do tema; Fontes de informações; Perfil do emprego: Evolução do número de trabalhadores

Leia mais

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br

Leia mais

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação Informações Gerenciais de Contratações Públicas de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação janeiro a junho de 2013 Sumário Executivo MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO AS informações descritas a seguir comparam

Leia mais

Ind020212RM - Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind020212RM - Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind020212RM Proporção de óbitos de causas mal definidas na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção de óbitos de causas mal definidas na população

Leia mais

O que é economia criativa?

O que é economia criativa? O que é economia criativa? 15 A 20 SETORES DA ECONOMIA QUE MAIS CRESCEM, MAIS GERAM EMPREGOS E MELHOR PAGAM NO MUNDO ATUAL. JOHN HOWKINS NÚCLEO DAS ARTES MÚSICA, ARTES CÊNICAS, LITERATURA, ARTES VISUAIS,

Leia mais

1. As proporções são calculadas desconsiderando os casos sem declaração e os não aplicáveis.

1. As proporções são calculadas desconsiderando os casos sem declaração e os não aplicáveis. Ind030202RM Distribuição de mulheres de 50 a 69 segundo tempo de realização da última mamografia, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Distribuição de mulheres de 50 a 69 segundo

Leia mais

Ind030101RM - Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind030101RM - Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind030101RM Cobertura de planos de saúde na população de 14 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção (%) da população de 14 anos e mais coberta por planos e

Leia mais

Taxa de mortalidade específica por infecções respiratórias agudas na população de 60 anos e mais Descrição

Taxa de mortalidade específica por infecções respiratórias agudas na população de 60 anos e mais Descrição Ind020213RM Taxa de mortalidade específica por infecções respiratórias agudas na população de 60 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Taxa de mortalidade específica

Leia mais

O uso do tempo livre e as práticas culturais na região metropolitana de São Paulo - Relatório da primeira etapa da pesquisa

O uso do tempo livre e as práticas culturais na região metropolitana de São Paulo - Relatório da primeira etapa da pesquisa Data da elaboração da ficha: Abr 2007 Cebrap Centro Brasileiro de Análise e Planejamento CEM Centro de Estudos da Metrópole Dados da organização Nome: Cebrap Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

Trabalhadoras no setor bancário do Rio Grande do Sul Análise da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego

Trabalhadoras no setor bancário do Rio Grande do Sul Análise da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 24.463 29.516 27.117 26.060 26.449 26.649 26.644 27.168 27.795 26.419 36.136 33.628 36.014 35.267 34.362

Leia mais

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/2014 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 AS PERGUNTAS Qual é o DÉFICIT de Infraestrutura de Mobilidade Urbana do BRASIL?

Leia mais

Data de elaboração 31/03/2013 CEPI-DSS/ ENSP/FIOCRUZ

Data de elaboração 31/03/2013 CEPI-DSS/ ENSP/FIOCRUZ Ind020208RM Taxa de mortalidade específica por diabete melito na população de 15 anos e mais, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Taxa de mortalidade específica por diabete melito

Leia mais

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA DEZEMBRO/2010

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (INPC) E A CESTA BÁSICA DEZEMBRO/2010 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) apresenta os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor e a Cesta Básica para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Leia mais

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação Informações Gerenciais de Contratações Públicas de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação janeiro a dezembro de 2012 Sumário Executivo MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Em 2012, os órgãos da administração

Leia mais

Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Cenário Macroeconômico Global e Brasileiro

Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Cenário Macroeconômico Global e Brasileiro Economia Criativa, Inovação e Competitividade: Cenário Macroeconômico Global e Brasileiro Lídia Goldenstein Davi Nakano Engenharia de Produção Escola Politécnica Economia Criativa... Mudanças internacionais:

Leia mais

Ind010309RM - Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind010309RM - Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind09RM Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população servida por água Descrição Proporção (%) da população residente servida

Leia mais

Data de elaboração 30/04/2013 CEPI-DSS/ ENSP/FIOCRUZ

Data de elaboração 30/04/2013 CEPI-DSS/ ENSP/FIOCRUZ Ind020201RNE Razão de mortalidade materna, por ano, segundo Brasil, Região Nordeste, regiões metropolitanas do Nordeste e escolaridade Indicador Razão de mortalidade materna Descrição Número de óbitos

Leia mais

INE divulga dados da Cultura 2010

INE divulga dados da Cultura 2010 Estatísticas da Cultura 2010 29 de dezembro de 2011 INE divulga dados da Cultura 2010 A publicação Estatísticas da Cultura 2010 disponibiliza a informação estatística mais atual sobre os diversos domínios

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

FIRJAN Federação das Indústrias do Rio de Janeiro

FIRJAN Federação das Indústrias do Rio de Janeiro Data de elaboração da ficha: Jul2008 FIRJAN Federação das Indústrias do Rio de Janeiro Dados da organização: Nome: Firjan Federação das Indústrias do Rio de Janeiro Endereço: Site: www.firjan.org.br Telefone:

Leia mais

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Indicador Proporção de idosos na população Descrição Percentual de pessoas com 60 e mais anos de idade, na população total residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Fonte Pesquisa

Leia mais

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990 Isabel Caldas Borges Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Marconi Gomes da Silva Professor Doutor do Departamento de Economia da Universidade

Leia mais

Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012

Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012 Bolsão Curso Clio (2012.2) Edital nº 01 1º de agosto de 2012 1. Das disposições preliminares 1.1 O Concurso de Bolsas do Curso Clio será organizado por esta mesma instituição, e o presente edital estará

Leia mais

Power Point com dados da pesquisa realizada pela empresa A Franceschini Análises de Mercado

Power Point com dados da pesquisa realizada pela empresa A Franceschini Análises de Mercado Data de elaboração da ficha: Fev 2008 Câmara Brasileira do Livro (CBL) Dados da organização: Nome: Câmara Brasileira do Livro (CBL) Endereços: Rua Cristiano Viana, 91 Pinheiros São Paulo SP Cep. 05411-000

Leia mais

Indicadores e resultados

Indicadores e resultados Indicadores e resultados Economia da Cultura: análise pelo lado da oferta Introdução A caracterização da economia da cultura pelo lado da oferta permite apresentar a configuração do setor cultural para

Leia mais

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012.

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012. PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012 Design D Kebrada 2. Dados do projeto 2.1 Nome do projeto Design D Kebrada 2.2 Data e

Leia mais

Q1 Qual o nome desta instituição?

Q1 Qual o nome desta instituição? Q1 Qual o nome desta instituição? # Data 1 Escola de Administração do Exército - Biblioteca Olavo Bilac 27/10/2014 19:15 2 Escola de Administração do Exército - Biblioteca Olavo Bilac 27/10/2014 19:14

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC EDUACAÇÃO

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC EDUACAÇÃO JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC EDUACAÇÃO APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores

Leia mais

Detalhamento da Pesquisa

Detalhamento da Pesquisa Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/0274 09/12/2011 Detalhamento da Pesquisa Contexto: Estudo geral: Estudo específico: Contribuir com a produção de conhecimento em 2001+10, marcando os 10 anos do

Leia mais

Distribuição de Renda

Distribuição de Renda Distribuição de Renda Renda Per Capita do Trabalho Principais Regiões Metropolitanas 15 a 60 anos de idade Inclui zeros www.fgv.br/cps/ms Índice de Gini Desigualdade Níveis Renda domiciliar per capita

Leia mais

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e Ind0311RM Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população servida por coleta de lixo. Descrição Proporção (%) da

Leia mais

Proporção de nascidos vivos em partos hospitalares Descrição

Proporção de nascidos vivos em partos hospitalares Descrição Ind030402RNE - Proporção (%) de nascidos vivos em partos hospitalares, por ano, segundo Brasil, Região Nordeste, regiões metropolitanas do Nordeste Indicador Proporção de nascidos vivos em partos hospitalares

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

TRABALHOS PUBLICADOS

TRABALHOS PUBLICADOS TRABALHOS PUBLICADOS LIVROS DO AUTOR NA ÁREA JURÍDICA 1. O promotor de Justiça e o atendimento ao público. São Paulo, Saraiva, 1985, 176 p. 2. Manual do promotor de Justiça. 1. ed. 1987, 408 p.; 2. ed.

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL instrumento de INCLUSÃO SOCIAL Brasil Telecom Área territorial: 2,6 milhões de km² (33% do território nacional) 25% do PIB (R$ 276 bilhões em 2001) 23% da População (40 milhões) 10.548

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

Seminário Espaços Urbanos Seguros

Seminário Espaços Urbanos Seguros Seminário Espaços Urbanos Seguros A atuação da CAIXA e seu impacto no desenvolvimento de cidades sustentáveis Vice-Presidência de Governo Superintendência Nac de Ass Técnica e Desenv Sustentável Jean R.

Leia mais

A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTADO BRASILEIRO A ESTRUTURA DA BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Leia mais

Lançamento: 4 de Março

Lançamento: 4 de Março Lançamento: 4 de Março PROMOÇÃO DE BILHETERIA Esta segunda oportunidade pode nos ajudar a maximizar a exposição do filme e alavancar as vendas no final de semana de abertura junto a Cinemark. A mecânica

Leia mais

DE 01/06/2017 A 30/06/ S OUTROS TERCEIRO SETOR. izmarketing.com.br

DE 01/06/2017 A 30/06/ S OUTROS TERCEIRO SETOR. izmarketing.com.br DE 01/06/2017 A 30/06/2017 ÍNDICE Visão Geral da Campanha... 3 Histórico de Disparos por Dia... 4 Ocorrências de Entrega... 4 Taxa de Eficiência izmta... 5 Domínios - Top 20... 6 Distribuição por Gênero...

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 NOVEMBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais

POPULARIDADE DA INTERNET

POPULARIDADE DA INTERNET POPULARIDADE DA INTERNET Inayara Soares da Silva Atualmente, a população encontra grande facilidade no acesso à internet. Tal facilidade e popularização da rede vem atraindo de jovens a idosos, que não

Leia mais

A Inserção da População do Rio de Janeiro no Mundo do Trabalho

A Inserção da População do Rio de Janeiro no Mundo do Trabalho A Inserção da População do Rio de Janeiro no Mundo do Trabalho Adriana Fontes Andréia Arpon Os efeitos da desaceleração da atividade econômica resultante da instabilidade internacional, elevação dos juros

Leia mais

Mídia Kit 2016

Mídia Kit 2016 - - - - - - - - - - - - - - - - - Mídia Kit 2016 - - - - - - - - - - - - - - - - - Quem somos ACREDITE: Essa é uma livraria que proporciona experiências, sensações e CULTURA! RS PE CE BA SP DF Nossas lojas

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2012 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

racismo, a fato é que a pesquisa que ora publicamos revela que o quadro apenas se agravou.

racismo, a fato é que a pesquisa que ora publicamos revela que o quadro apenas se agravou. Página 1 de 15 Apresentação Com o objetivo de examinar o quadro atual da discriminação racial nas relações de trabalho, o INSPIR - Instituto Sindical lnteramericano pela Igualdade Racial, encomendou ao

Leia mais

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RORAIMA Janeiro, Fevereiro e Março de François E. J. de Bremaeker Salvador, janeiro de Transparência Municipal 2 A ONG TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma

Leia mais

A RNP e a Educação no Brasil

A RNP e a Educação no Brasil A RNP e a Educação no Brasil SBC 99 - Educação e Aprendizagem na Sociedade da Educação - Rio de Janeiro (RJ) 21 de julho 1999 José Luiz Ribeiro Filho Sumário: A história da Internet e seu uso na educação

Leia mais

Ind010211RM - Taxa de analfabetismo, por ano, segundo região metropolitana e faixa de renda domiciliar per capita

Ind010211RM - Taxa de analfabetismo, por ano, segundo região metropolitana e faixa de renda domiciliar per capita Ind010211RM Taxa de analfabetismo, por ano, segundo região metropolitana e faixa de renda domiciliar per capita Indicador Taxa de analfabetismo (15 anos e mais) Descrição Proporção (%) de pessoas com 15

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

POLÍTICA PÚBLICA AUDIOVISUAL

POLÍTICA PÚBLICA AUDIOVISUAL POLÍTICA PÚBLICA AUDIOVISUAL OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO REGIONAL ROSANA ALCÂNTARA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA MERCADO AUDIOVISUAL CEARENSE 2015 AGENDA Panorama do Audiovisual no Brasil Contribuição

Leia mais

I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano

I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano Introdução I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano II. III. A pesquisa Governança Metropolitana no Brasil a. Arranjos institucionais (volume I) b. Análise das FPICs selecionadas (volume

Leia mais

Salário Mínimo: trajetória recente

Salário Mínimo: trajetória recente Salário Mínimo: trajetória recente Elevação do SM: conquista das Centrais Sindicais aumentos expressivos em 2005, 2006 e 2007 e política de valorização a partir de 2008 (lei em 2011) Contrariamente à visão

Leia mais

Code-P0. Copa 2014. Situação das ações do Governo Brasileiro. Brasília, 2 de junho de 2011

Code-P0. Copa 2014. Situação das ações do Governo Brasileiro. Brasília, 2 de junho de 2011 Code-P0 Copa 2014 Situação das ações do Governo Brasileiro Brasília, 2 de junho de 2011 Code-P1 O que o Brasil quer com a Copa do Mundo FIFA Mobilizar o país Promover o país no mundo Constituir arenas

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

O BANCO DE DADOS. QUADRO I- Formas de acesso às informações disponíveis no Banco de Dados

O BANCO DE DADOS. QUADRO I- Formas de acesso às informações disponíveis no Banco de Dados Esta publicação é um produto do Banco de Dados que o Programa Gestão Pública e Cidadania vem construindo desde 1996 a fim de reunir informações sobre os programas inscritos em todos os ciclos de premiação.

Leia mais

Tabelas do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis

Tabelas do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis Tabelas do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis Brasil, 17 capitais e Distrito Federal 2002-2005 Tabela 4.1. Distribuição da população

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO 2013 OBJETIVO E PÚBLICO ALVO O objetivo principal deste estudo é investigar a utilização dos Meios Eletrônicos de pagamento e as percepções

Leia mais

A CIDADE NOS TRILHOS uma campanha para o setor metroferroviário

A CIDADE NOS TRILHOS uma campanha para o setor metroferroviário 12ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA - FÓRUM TÉCNICO A CIDADE NOS TRILHOS uma campanha para o setor metroferroviário Bernardo Galvão Medeiros e Bianca Kwiatkowski Ribeiro Uma Campanha para o Setor

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO - MERCADO

BOLETIM ECONÔMICO - MERCADO BOLETIM ECONÔMICO - EDIÇÃO Nº 21 OUTUBRO 2017 1 ÍNDICE 1 INDICADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL... 2 1.1 CUB m² PARÁ OUTUBRO 2017... 2 1.1.1 VARIAÇÃO ANUAL ACUMULADA CUB ONERADO E DESONERADO... 3 1.1.2 VARIAÇÃO

Leia mais

Boletim de Inflação da Região Metropolitana de Curitiba nº 07, ano 01, julho 2013

Boletim de Inflação da Região Metropolitana de Curitiba nº 07, ano 01, julho 2013 A INFLAÇÃO MEDIDA PELO IPCA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA EM JULHO É PRESSIONADA POR QUATRO GRUPOS: HABITAÇÃO; DESPESAS PESSOAIS; SAÚDE E CUIDADOS PESSOAIS E VESTUÁRIO. Tabela 1: Variações percentuais

Leia mais

Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e os Registros de Câncer. Deborah Carvalho Malta CGDANT/DASIS/SVS/MS

Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e os Registros de Câncer. Deborah Carvalho Malta CGDANT/DASIS/SVS/MS Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e os Registros de Câncer Deborah Carvalho Malta CGDANT/DASIS/SVS/MS RCBP e Vigilância de DCNT Ferramenta para vigilância e monitoramento das neoplasias

Leia mais

Natália de Oliveira Fontoura. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, março de 2014

Natália de Oliveira Fontoura. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, março de 2014 Natália de Oliveira Fontoura Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Brasília, março de 2014 Apesar das conquistas das mulheres, são ainda observadas muitas desigualdades

Leia mais

Maio 2004. Belo Horizonte. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Maio 2004. Belo Horizonte. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Pesquisa Mensal de Emprego Maio 2004 Região Metropolitana de Belo Horizonte Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 1 PESQUISA MENSAL DE EMPREGO ESTIMATIVAS PARA O MÊS DE MAIO DE 2004 REGIÃO

Leia mais

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo

apresentam Guia Completo do que jáfaz parte Economia Criativa Brasileira há muito tempo apresentam Guia Completo do Vocêsabia que jáfaz parte da Economia Criativa Brasileira há muito tempo? 1 Economia o quê? Criativa! Sim! A criatividade, ao contrário da matéria prima em outros setores da

Leia mais

4. Os interessados poderão encaminhar sugestões e comentários até 29 de março de 2018, por meio:

4. Os interessados poderão encaminhar sugestões e comentários até 29 de março de 2018, por meio: EDITAL DE CONSULTA PÚBLICA 58/2018 BCB, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2018 Divulga minuta de circular que disciplina a constituição de ônus e gravames sobre ativos financeiros registrados em entidades registradoras.

Leia mais

FOGO DE CHÃO PROMOVE A EXPEDIÇÃO AMÉRICA E LEVA CLIENTES PARA CONHECER OS ESTADOS UNIDOS

FOGO DE CHÃO PROMOVE A EXPEDIÇÃO AMÉRICA E LEVA CLIENTES PARA CONHECER OS ESTADOS UNIDOS FOGO DE CHÃO PROMOVE A EXPEDIÇÃO AMÉRICA E LEVA CLIENTES PARA CONHECER OS ESTADOS UNIDOS Enviado por KOMUNIC COMUNICAÇÃO INTEGRADA 24-Set-2015 PQN - O Portal da Comunicação KOMUNIC COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Leia mais

Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas. Salário médio. Empregos Var. (%)

Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas. Salário médio. Empregos Var. (%) Tabela 1 - Empregos formais e salário médio (dez) na Comércio por divisão de atividade da CNAE, no Brasil, Paraná e RMC - 2006 a 2015 Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas Comércio

Leia mais

Imagem Institucional Setembro/2003

Imagem Institucional Setembro/2003 Imagem Institucional Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa Ranking "Exame 100 Melhores para Você Trabalhar" é um dos destaques do mês Oretorno de imagem da Unimed do Brasil, medido com

Leia mais

Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos

Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos Porto Alegre, 30 de janeiro 2013 Projeto Jogos Limpos Objetivos Transparência Integridade

Leia mais

MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016

MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016 MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-IBGE) indicou que, em

Leia mais

COMPRAS DE PRODUTOS DE LUXO NO EXTERIOR

COMPRAS DE PRODUTOS DE LUXO NO EXTERIOR COMPRAS DE PRODUTOS DE LUXO NO EXTERIOR Março de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Entender como funciona o consumo de produtos de luxo no exterior; Identificar que produtos de luxo são comprados nas viagens;

Leia mais

Pesquisa de impacto. Evolução das startups aceleradas. pesquisa quantitativa dezembro de 2016

Pesquisa de impacto. Evolução das startups aceleradas. pesquisa quantitativa dezembro de 2016 Pesquisa de impacto Evolução das startups aceleradas pesquisa quantitativa dezembro de 2016 1 introdução objetivo Levantar os principais resultados do InovAtiva Brasil e crescimento das startups após o

Leia mais

João Saboia Instituto de Economia UFRJ

João Saboia Instituto de Economia UFRJ João Saboia Instituto de Economia UFRJ saboia@ie.ufrj.br CODE, 20 de Março de 2013 Observações Iniciais O período de 2003/2012 representou uma fase de melhoria na maioria dos indicadores econômicos no

Leia mais

Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000

Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000 Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000 Marcelo Gurgel Carlos da Silva; Sílvia Morgana Araújo de Oliveira; Juliana Lucena de Miranda Cavalcante

Leia mais

CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS. A Geografia Levada a Sério

CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS.  A Geografia Levada a Sério CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS CIDADES MELHORES, MAS AINDA DESIGUAIS A qualidade de vida nas metrópoles brasileiras melhorou, no séc. XXI, entre os anos de 2000 a 2010, com base no Censo; É o que

Leia mais

Filiação Compartilhada FNQ/IQM

Filiação Compartilhada FNQ/IQM Filiação Compartilhada FNQ/IQM Filiação Compartilhada - parceria FNQ/IQM. A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi instituída, em 1991, com a missão de criar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Nestes

Leia mais

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind03RM Proporção (%) da população com RDPC menor que meio saláriomínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população com RDPC menor que meio saláriomínimo Descrição

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

IPTU, Política Tributária e Desenvolvimento das Cidades

IPTU, Política Tributária e Desenvolvimento das Cidades IPTU, Política Tributária e Desenvolvimento das Cidades José Roberto R. Afonso Congreso Internacional sobre Periodismo Investigativo ABRAJI, Lincoln Institute São Paulo, 24/7/2014 Desafios IPTU é tributo

Leia mais

CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. CARTA ESPECIAL MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO (edição 2014) A Carta Especial Mulheres no Mercado de Trabalho é produzida pelo Observatório

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO

CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - COMAD REGULAMENTO EDITAL Nº 01 / 2014 - DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA DO. REGULAMENTO O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do município de Santos convida os universitários

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2011 Ano 4 Número Especial MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 Os resultados apresentados referem-se aos

Leia mais

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%,

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, abaixo dos 0,19% de agosto. No ano, o índice acumula 1,78%, bem abaixo dos 5,51% registrados em igual período do ano passado,

Leia mais

Texto escrito por Liliana Sousa e Silva e Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, pesquisadoras do Observatório Itaú Cultural, em maio de 2007.

Texto escrito por Liliana Sousa e Silva e Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, pesquisadoras do Observatório Itaú Cultural, em maio de 2007. Atividades Econômicas Relacionadas ao Setor Cultural: Indústria, Comércio e Serviços Impressões Baseadas no Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2003, IBGE 1 O Sistema de Informações e Indicadores

Leia mais

www.prefeitosonline.com.br

www.prefeitosonline.com.br www.prefeitosonline.com.br A REVISTA P&G BRASIL A revista Prefeitos & Gestões Brasil chega aos 11.130 gestores (prefeitos + vices) eleitos nos 5.570 municípios do Brasil, fornecendo a este público alvo

Leia mais

METALÚRGICAS DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS PARA IGUALDADE DE GÊNERO

METALÚRGICAS DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS PARA IGUALDADE DE GÊNERO METALÚRGICAS DO RIO GRANDE DO SUL DESAFIOS PARA IGUALDADE DE GÊNERO No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta por igualdade de direitos e oportunidades na sociedade.

Leia mais

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 1 3.2. Bibliotecas Contam as Faculdades UPIS com a Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço e a Biblioteca do Campus II, que atuam como centros dinâmicos de informação, atendendo o corpo docente e

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO QUALIDADE INICIAL. CAQi DO CUSTO ALUNO EM MINAS GERAIS. CAQi em 2012. www.sindutemg.org.br NTO: PISO SALARIAL NAL: RICARDO SÁ

ESTUDO COMPARATIVO QUALIDADE INICIAL. CAQi DO CUSTO ALUNO EM MINAS GERAIS. CAQi em 2012. www.sindutemg.org.br NTO: PISO SALARIAL NAL: RICARDO SÁ RAÇÕES: NTO: PISO SALARIAL 30/09/2013 NAL: RICARDO SÁ CAQi em 2012 ESTUDO COMPARATIVO DO CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL EM MINAS GERAIS 1 Caderno CUSTO de Debates ALUNO CUT/MG - 1 CAQi FILIADO À www.sindutemg.org.br

Leia mais