A INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NOS MOVIMENTOS FUNCIONAIS: A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE PRATICANTES REGULARES. Resumo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NOS MOVIMENTOS FUNCIONAIS: A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE PRATICANTES REGULARES. Resumo"

Transcrição

1 A INFLUENCIA DA FLEXIBILIDADE NOS MOVIMENTOS FUNCIONAIS: A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE PRATICANTES REGULARES. Resumo Este estudo teve como objetivo avaliar como a flexibilidade pode auxiliar no dia-dia das pessoas, procurou-se verificar se alunos praticantes regulares de atividade de alongamento e flexibilidade obtiveram melhoras em suas funcionalidades e em seus afazeres diários. Pois consideramos que a flexibilidade é uma capacidade importante na manutenção da força muscular, mobilidade articular, elasticidade articular, funcionalmente esses fatores promove para o individuo uma melhora significativa na consciência corporal, correção da postura e melhora respiratória. É relevante salientar também que a manutenção de um equilíbrio harmônico entre a força e flexibilidade é fundamental para o bom desenvolvimento funcional do corpo humano e principal capacidade fisiológica. Muito se discute hoje acerca da funcionalidade e flexibilidade e assim foi realizada uma revisão da literatura acerca do tema alongamento e flexibilidade bem como uma pesquisa exploratória com coleta de dados em um grupo de praticantes de alongamento, com perguntas objetivas sobre a percepção dos indivíduos em relação ao resultado da pratica de exercícios de flexibilidade. A análise dos resultados permitiu verificar que houve uma melhora na realização das funções, seja ela domésticas, laboral, no lazer, em repouso e até mesmo a diminuição do stress, verificou-se também a eficácia da Flexibilidade no tratamento parcial ou total de patologias relacionadas a dores articulares. Palavras-chave: Flexibilidade; Funcionalidade; Benefícios.

2 Abstract This study aimed to evaluate how flexibility can help in the daily lives of people, we tried to verify whether students practicing regular activity stretching and flexibility achieved improvements in their functionality and in their daily business. Because we believe that flexibility is an important capability in maintaining muscle strength, joint mobility, joint elasticity, functionally these factors promote the individual to a significant improvement in body awareness, posture correction and improves breathing. It is also important to note that the maintenance of a harmonious balance between strength and flexibility is essential for the proper development and functioning of the human body main physiological capacity. There is debate today about the functionality and flexibility and so we conducted a literature review on the topic stretching and flexibility as well as an exploratory research with data collection in a group of practitioners of stretching, objective questions about the perception of individuals in relation the result of the practice of flexibility exercises. The results led to consider that an improvement in the performance of functions, whether domestic, work, leisure, at rest and even diminution of stress, it has also flexibility in the efficacy of treatment of pathologies partial or total related to joint pain. Keywords: Flexibility, Functionality, Benefits.

3 Introdução O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma relação entre desenvolvimento da flexibilidade e desempenho de movimentos funcionais, a partir da percepção subjetiva de praticantes regulares de aulas de alongamento. O objetivo do trabalho foi analisar e compreender os benefícios da flexibilidade para indivíduos praticantes regulares de atividades de alongamentos e exercícios de flexibilidade que visam melhorar e desenvolver as capacidades funcionais relacionadas ao cotidiano das pessoas, como por exemplo, a realização de tarefas domésticas Como metodologia para desenvolver o estudo, foi realizada uma revisão da literatura acerca do tema alongamento e flexibilidade bem como uma pesquisa exploratória com coleta de dados em um grupo de praticantes de alongamento. A revisão de literatura foi feita baseada em livros, dissertações e teses, sites e periódico acadêmicos. Como ferramenta para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, com perguntas objetivas sobre a percepção dos indivíduos em relação ao resultado da pratica de exercícios de flexibilidade. A pesquisa foi aplicada em um grupo heterogêneo onde a idade varia de 40 até aproximadamente 60 anos, onde este grupo participa pelo menos duas vezes por semana de aulas de alongamento e flexibilidade. A pesquisa foi aplicada em 50 pessoas. Pretende-se com a pesquisa analisar as dificuldades encontradas pelas pessoas em realizar atividades corriqueiras do dia a dia e como a flexibilidade pode ajudar e trazer benefícios para o individuo, e ainda mostrar que existe uma relação psicológica e emocional desenvolvida com a pratica desses exercícios, assim iremos dar uma introdução de como a flexibilidade atua e se desenvolve no corpo humano.

4 Entendendo a Flexibilidade Por volta da metade do século XX começaram a observar e estudar melhor a flexibilidade como um componente importante para a saúde e ao desempenho. (FARINATTI, 2000), tem como opinião que com melhores níveis de amplitude articular podem trazer benefícios para uma boa qualidade de vida. Estudos demonstram que a Flexibilidade tem muito haver com a nossa capacidade de realização de movimento, pois é ela a responsável pela nossa mobilidade articular e de elasticidade articular, funcionalmente isso traz para nós uma melhora significativa na consciência corporal, correção postural e respiratória. É importante dizer também que ter um equilíbrio harmônico entre a força e flexibilidade é importante para o bom desenvolvimento funcional do corpo humano. Como todo indivíduo, seja ele atleta ou um trabalhador estamos em constante movimento em nossas atividades, umas mais perigosas para nossas estruturas corporais como trabalhos musculares exaustivos de atletas ou de indivíduos de vidas tradicionais sem grandes exigências musculares, todos nós precisamos de uma boa flexibilidade para que não sejamos surpreendidos por algum imprevisto como uma lesão, assim ter uma grande mobilidade em nossas articulações nos ajuda a melhorar nossa realização de força, contribui para a melhora na velocidade de reação do movimento, aumenta nossa resistência, ajuda a diminuir os nossos gastos de energia e a evitar ocorrências de lesões em músculos e ligamentos. Considerando assim a flexibilidade um dos fatores essenciais da aptidão física, traz uma melhora na postura corporal e benefícios nos esportes (HAMIL e KNUTZEN, 2000). A flexibilidade traz vários benefícios para que nós tenhamos uma boa qualidade de vida, mas ela depende de fatores para que isso ocorra da melhor forma possível como a constituição das articulações, do potencial elástico dos ligamentos, dos músculos e da ocorrência nervosa do tônus muscular (GOMES E FRANCISCON, 1996). Temos também que citar o alongamento, que segundo Souza (1998) é ele que através de estímulos sistematizados trazem maiores níveis de flexibilidade, assim com estes estímulos e a ajuda da extensibilidade muscular em conjunto com outras estruturas trazem maiores níveis de Mobilidade, em

5 contra partida, para Dantas (1999) o alongamento é um auxiliar na manutenção dos níveis de flexibilidade adquiridos. A realização dos movimentos não passou a amplitude normal das articulações e também não ultrapassando as restrições físicas corporais de um ser humano. A influencia de alongamento e Flexibilidade no dia-dia A flexibilidade é uma das mais importantes capacidades em nosso diadia, pois esta com uma limitação ira diminuir o rendimento do indivíduo de suportar esforços, tendo uma maior dificuldade em movimentos preparatórios relacionados ao tronco, aos membros superiores ou inferiores, assim não podendo realizar os movimentos em sua totalidade chegando a comprometer o desenvolvimento de força em suas funções. A rigidez muscular é um dos problemas de pessoas que não praticam nenhuma atividade física, isso trás uma resistência para a realização de todos os nossos movimentos funcionais para cada trabalho realizado pelo nosso corpo tem uma musculatura sendo utilizada e esta tendo que vencer a resistência dos músculos antagonistas, isso nos mostra que a realização de movimentos com a musculatura mais rígida terá um gasto energético muito maior do que se esta estivesse mais flexível, dai a importância de melhorar as amplitudes de movimento, sendo ele articulares ou musculares (WEINNECK, 2003). É importante observar também que a falta de flexibilidade pode atrapalhar até no processo de aprendizagem motora, trará dificuldades em realizações de movimentos ou até os torna-los impossíveis. Como dissemos a todo o momento a vários tipos de benefícios da flexibilidade no cotidiano das pessoas, mas não se pode esquecer-se do alongamento que é um ótimo aliado para o relaxamento e recuperação muscular, podendo preparar nosso corpo mais rapidamente para novos tipos de esforços físicos. Isso mostra como é importante para uma boa qualidade de vida a pratica regular de trabalhos de alongamento e flexibilidade em indivíduos normais, pois auxiliam num bom desenvolver do cotidiano em todas as suas funções, melhorando o desempenho no trabalho, em atividades de lazer, em movimentos funcionais.

6 Os benefícios que serão alcançados são muitos, como diminuição do stress, menos dores musculares e articulares, mais disposição, melhora no sono, melhoras posturais e na locomoção, teremos abaixo a comprovação de como o alongamento e a flexibilidade ajudam em praticamente regulares auxiliando em todas as funções do dia-dia (BARBANTI, 2003; WEINECK, 2003). Porem deve-se atentar ao excesso de alongamento dos músculos, pois, este excesso pode gerar um desequilíbrio dos músculos agonistas e antagonistas podendo causar problemas na postura do indivíduo, a flexibilidade tem que ser trabalhada em harmonia com o trabalho de fortalecimento da musculatura com o objetivo de prevenir o desequilíbrio muscular (ACHOUR JUNIOR, 1994). A flexibilidade esta diretamente ligada à composição das articulações, que envolvem as propriedades elásticas dos ligamentos, músculos e regulação nervosa dos tônus musculares, quanto maior essa composição nas superfícies articulares, menor a flexibilidade (GOMES e FRACISCON, 1996). A Flexibilidade tem vários fatores exógenos como o horário do dia, temperatura ambiente, intensidade do exercício, presença de fadiga e realização de aquecimento, que pode influenciar na capacidade de mobilidade do indivíduo. No período da manhã a flexibilidade é diminuída, já em ambiente frio a flexibilidade é diminuída devido a redução elasticidade muscular e a vaso constrição, a realização de aquecimento influencia na flexibilidade, pois eleva 2 a 3 C a temperatura corporal, a intensidade do exercício contribui com a melhora ou diminuição da flexibilidade, pois exercícios de baixa intensidade aumentam a flexibilidade enquanto os exercícios mais intensos provocam um efeito contrário e a presença de fadiga diminui esta devido ao aumento da sensibilidade dos fusos musculares. Existem também os fatores endógenos: a idade, pois quanto mais velha o indivíduo menos a sua flexibilidade, o sexo devido as diferenças hormonais que permitem que as mulheres possuam maior flexibilidade do que os homens, o somatotipo é quando o individuo possui um maior acumulo de gordura e quanto este acumulo menor a sua flexibilidade, individualidade biológica tem fatores como estrutura óssea, elasticidade dos músculos e acumulo de tecido circunvizinho são determinantes para a maior amplitude dos movimentos e estado de condicionamento físico, pois a

7 elasticidade muscular e do tecido conjuntivo é prejudicada pela inatividade (DANTAS e OLIVEIRA, 2003). Os fusos musculares são proprioceptores que se localizam mais nas fibras oxidativas, tem a função de proteger a musculatura durante a contração, através do reflexo miotático ou reflexo de estiramento (ESNAOLA, 2011). O órgão Tendinoso de Golgi tem ação inverso a do fuso muscular é um proprioceptor que se encontra entre as fibras do tendão e são estimuladas por altas tensões nas estruturas, pois quando ocorre a tensão do músculo por contração isométrica, ocorre também uma estimulação que resulta no relaxamento da musculatura inibindo a contração muscular (ESNAOLA, 2011). Desta forma o conhecimento dos fatores endógenos e exógenos colabora para a elaboração e realização de programas de treinamento de flexibilidade ajudando a alcançar um resultado mais eficiente para o propósito de cada indivíduo (DANTAS e OLIVEIRA, 2003). Com a idade a flexibilidade se modifica, com o decorrer dos anos a mobilidade dos elos maiores tem sua capacidade aumentada até a idade de 13 a 14 anos e se estabilizando normalmente por volta dos 16 a 17 anos, em seguida apresenta uma tendência a diminuir. Porém com a ausência de um trabalho de alongamento e flexibilidade essa diminuição pode acontecer ainda na juventude, já em pessoas com idade mais avançadas a um aumento da flexibilidade com praticas regulares de diferentes métodos, assim aumentando a flexibilidade (ZAKHAROV, 1994). Métodos de Treinamento da Flexibilidade A metodologia de treinamento da flexibilidade é baseada na execução de vários exercícios: flexão, extensão, inclinação e rotação, podem ser praticadas em duplas ou individualmente, com pesos ou com simples aparelhos do próprio treinamento, esses exercícios devem ser dirigidos com o objetivo de melhorar a execução da mobilidade de todas as articulações, provoca a facilitação neuromuscular proprioceptiva e melhora da flexibilidade em geral, sem se preocupar especificidade das atividades de movimento lógica de cada articulação (GOMES e FRANCISCON, 1996).

8 Os exercícios de flexibilidade são caracterizados em ativo, passivo, estática, balística, dinâmica e o método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo. Ativo possui o menor ganho de flexibilidade devido o fato de utilizar uma solicitação voluntária, pois é incapaz de exceder os limites fisiológicos individuais. O passivo consegue alcançar maior amplitude no alongamento, porque ultrapassa os níveis de extensibilidade do músculo. A flexibilidade estática é quando mantém uma postura com tensão muscular, basicamente é a técnica onde você irá sustentar o músculo alongado por aproximadamente de 15 a 30 segundos. A balística se caracteriza por movimentos rítmicos ou uma série de alongamentos ríspidos e rápidos dos músculos e visa aumentar a amplitude de movimento em uma articulação. Na dinâmica a amplitude do movimento articular é utilizada para a efetivação de uma atividade em velocidade normal e promove a máxima amplitude de movimentos dos músculos motores. Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo baseia-se em um estimulo de alongamento do músculo para posteriormente realizar um novo estimulo e assim alcançar uma maior amplitude de movimento na articulação, desta forma ativa de maneira mais eficaz os Órgãos Tendinosos de Golgi na fase de alongamento, sendo este método o mais eficaz para o treinamento da capacidade de flexibilidade.

9 Metodologia A metodologia utilizada foi o questionário fechado, com perguntas objetivas sobre a percepção dos indivíduos em relação ao resultado da pratica de exercícios de flexibilidade. A pesquisa foi aplicada em um grupo heterogêneo onde a idade varia de 40 até aproximadamente 60 anos, tendo deste grupo 30% com média de idade de 40 à 45 anos, 20% entre 46 à 50 anos, 10% de 51 à 55 anos e 40% com idades de 56 à 60 anos, este grupo participa pelo menos duas vezes por semana de aulas de alongamento e flexibilidade, onde 45% pratica à 6 meses, 15% à 1 anos e 60% já vem realizando a aula a 2 anos. A pesquisa foi aplicada em 20 pessoas, com 8 perguntas objetivas nas dependências do Clube Mogiano. A pesquisa tem como objetivo analisar percepção das pessoas a cerca da melhora funcional, benefícios motores, sociais e psicológicos que a Atividade de flexibilidade e alongamento pode trazer no dia a dia dos Praticantes. Resultado Foi observado nos resultados à baixo como a flexibilidade no dia a dia das pessoas é importante, mostrando que realizar atividades que a trabalhem ajudou em sua mobilidade, assim trazendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas praticantes regulares de flexibilidade. Nos praticantes regulares de alongamento e flexibilidade cerca de 90% destes já praticam a mais de 6 meses e cerca de 10% realizam essa atividade de 2 meses à 6 meses a- até 2 meses b- de 2 à 6 meses c- mais de 6 meses 0 1- A quanto tempo está praticando atividades de alongamento e flexibilidade?

10 Em relação à frequência nas aulas de alongamento e flexibilidade a participação dos alunos é bem regular, na alternativa de 2 vezes e de 3 à 5 vezes por semana 45% a assinalaram e com mais de 5 vezes por semana de pratica das aulas de alongamento e flexibilidade somente 10% das pessoas que participaram responderam essa alternativa Com que frequência realiza atividades físicas semanalmente? a- até 2 vezes b- de 3 à 5 vezes c- mais de 5 vezes Nos benefícios que a flexibilidade pode trazer para os praticantes 100% deles assinalaram que sim, que realizar esse tipo de atividade lhes trouxe uma melhora significativa nos seus afazeres do dia a dia a- sim b- não 0 3- Você acha que os exercícios de alongamento e flexibilidade trouxeram benefícios para suas atividades do dia a dia? Os benefícios que a flexibilidade pode trazer são vários como foi mostrado na revisão bibliográfica, aqui será colocado os resultados colhidos dos praticantes desta. Em relação à diminuição do stress do dia a dia 85% assinalaram relatando que a diminuição dele é muito evidente, 60% disseram

11 que a uma melhora no humor, 65% que obtêm uma melhora na disposição para a vida, 45% uma melhora na qualidade do sono e 40% relataram outros tipos de benefícios que não tinham na alternativa Na sua opinião os exercícios de alongamento e flexibilidade podem trazer benefícios como: a- diminuição do stress b- melhora do humor c- melhor disposição para vida d- melhorou a qualidade de seu sono e- outros Na alternativa que trazia alternativas sobre os benefícios nas funções funcionais correlação a melhora nas tarefas do cotidiano 45% assinalaram que obtêm uma melhora nas tarefas do trabalho, 70% nas atividades domésticas, 65% em outros tipos de atividade física e 60% em seu lazer, mostrando que o ganho de amplitude através do trabalho de flexibilidade trás melhoras em praticamente todas as funções das pessoas pesquisadas a- Tarefas no trabalho b- Atividades domésticas c- E outros tipos de atividades físicas d- Em seu lazer 0 5- Em relação as funções funcionais, à melhora em tarefas do cotidiano em: A flexibilidade se demonstrou muito útil em relação às patologias e dores articulares, pois dentre as 20 pessoas entrevistadas 55% responderam que as atividades de alongamento e flexibilidade trataram parcialmente, 45%

12 que tratou totalmente o que sentiam antes de começarem a pratica dessa atividade e correlação a não haver melhora nenhuma das pessoas que responderam o questionário a assinalou a- tratar parcialmente: b- tratar totalmente: c- não houve melhora: Em relação a patologia e dores articulares, os exercícios ajudaram à: Logo após os trabalhos de alongamento e flexibilidade 75% relataram uma melhora postural significativa, também 75% apontaram que obtém um relaxamento muscular e 55% assinalaram que percebem uma diminuição até no stress. Nesta questão foi permitido responder mais que uma alternativa Com as aulas de alongamento e flexibilidade realizadas logo após sente melhoras: a- Posturais: b- Obtêm um relaxamento muscular: c- Diminuição do stress: Em longo prazo a flexibilidade trouxe uma melhora muito importante na locomoção das pessoas entrevistadas, onde 85% assinalaram essa alternativa, 70% relatam melhoras no trabalho e 90% nas tarefas domésticas.

13 a- Em sua locomoção: b- Tarefas no trabalho: c- Tarefas domésticas: 0 8- Em relação a longo prazo as aulas de alongamento e flexibilidade trouxeram melhoras:

14 Considerações finais A análise dos resultados levou a considerarmos através de uma pesquisa onde avaliamos a percepção subjetiva dos indivíduos, por meio de um programa de alongamento e flexibilidade houve uma melhora na realização das funções, seja ela domésticas, laboral, no lazer, em repouso e até mesmo a diminuição do stress. Analisou também a eficácia da Flexibilidade no tratamento parcial ou total de patologias relacionadas a dores articulares, resultando numa melhora através da pratica regular desta atividade. Como uma das características mais importante para o bom desenvolvimento da flexibilidade é necessário um grande conhecimento das posturas corporais para que o trabalho feito seja absorvido com mais eficácia ao praticante, ou seja, com um grau de conhecimento maior sobre o que significa o tema flexibilidade isso será transpassado mais facilmente aos alunos, tendo estes vistos na pesquisa com um desenvolvimento perceptível em várias funções funcionais. Verificou também que as aulas podem auxiliar na melhora postural, mas a ausência de flexibilidade em alguns grupos musculares auxilia em uma postural inadequada, assim diante dos resultados é correto afirmar que o programa de alongamento e flexibilidade trás diversos benefícios para o cotidiano de cada pessoa. A melhora da mobilidade foi evidente, mas também se observou melhoras em outros tipos de funções como a diminuição do stress. Podemos concluir que a melhora da flexibilidade tem vários tipos de benefícios, sejam eles articulares, musculares e até psicológicos, que para uma boa funcionalidade do corpo humano praticas regulares deste tipo de trabalho iram auxiliar no cotidiano das pessoas.

15 Referencias bibliográficas ACHOUR, Abdallah Junior. Flexibilidade f. (Pós-graduação) Universidade Estadual de Londrina, Paraná, ACHOUR, Abdallah Junior. Definição: alongamento e flexibilidade f. (Mestrado) Universidade Estadual de Londrina, Paraná, ARAUJO, Claudio Gil Soares. Avaliação da flexibilidade: valores normativos do flexiteste dos 5 aos 91 anos de idade f. (Pósgraduação) Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, BAGRICHEVSKY, Marcos. O desenvolvimento da flexibilidade: uma analise teórica de mecanismos neurais intervenientes f. (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, BARBANTINI, Valdir Junior. Teoria e pratica do treinamento esportivo. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, p. DANTAS, Estélio Henrique Martin; OLIVEIRA, Ricardo Jacó. Exercício, maturidade e qualidade de vida. 1. Ed. Rio de Janeiro: Shape, p. FARINATTI, Paulo de Tarso Varas. Flexibilidade e esporte: uma revisão da literatura f. (pós-graduação) Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, GOMES, Antonio Carlos; FRANCISCON, Clovis Aberto. Treinamento de flexibilidade nos desportos f. (Mestrado) Universidade Estadual de Londrina, Paraná, PROTAS, Elizabeth J. manual de pesquisa das diretrizes da ACSM para o teste de esforço e sua prescrição. 4. Ed. Guanabara, RJ: Sprint, p.

16 SOUZA, Israel; SILVA, Vladimir Schuindt; CAMÕES, José Camilo. Flexibilidade toraco-lombar e de quadril em atletas de jiu-jítsu f. (Mestrado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, THEODORO, Patrícia Franco Rabello. Avaliação de um programa de treinamento da flexibilidade utilizado para compensação de esforços f. (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, WEINECK, Jurgen. Atividade física e esporte - para que? 1. Ed. Barueri, SP: Manole, p.

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO

FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO FLEXIBILIDADE É A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DISPONÍVEL AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO OU DE UMA SÉRIE DE ARTICULAÇÕES. A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NÃO APENAS PARA O SUCESSO NO DESEMPENHO FÍSICO, MAS TAMBÉM

Leia mais

TÍTULO: O CONHECIMENTO DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DO ALONGAMENTO E DO RELAXAMENTO

TÍTULO: O CONHECIMENTO DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DO ALONGAMENTO E DO RELAXAMENTO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: O CONHECIMENTO DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DO ALONGAMENTO E DO RELAXAMENTO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE POPULACIONAL

UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE POPULACIONAL ANAIS ELETRÔNICOS DA I CIEGESI / I ENCONTRO CIENTÍFICO DO PNAP/UEG 22-23 de Junho de 2012 - Goiânia, Goiás. UTILIZAÇÃO DE ACADEMIAS A CÉU ABERTO COMO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS?

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS? EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO: HÁBITO OU NEGLIGÊNCIA ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE INHUMAS? MÁXIMO, Jefferson Jorcelino 1 Introdução: A realização dos exercícios de alongamento é uma

Leia mais

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Princípios científicos do treinamento Princípio da Individualidade biológica cada pessoa nasce com uma

Leia mais

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL 196 GINÁSTICA LABORAL COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA: UMA VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL Amália Raquel Cavalcante Esprenger Andressa Giovana Romão Jimenes Soler Silene Alves

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A FLEXIBILIDADE DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS A 1. Contributo Para a Definição da Capacidade - Flexibilidade 2. Factores Condicionantes do Desenvolvimento da Flexibilidade 3. Conclusões Metodológicas 1 1. Contributo

Leia mais

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE

MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE MÉTODOS DE TREINO FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE REVISÕES Formas de manifestação da flexibilidade: CONCEITO: Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos

Leia mais

METODOLOGIA DO TREINO DA FLEXIBILIDADE

METODOLOGIA DO TREINO DA FLEXIBILIDADE METODOLOGIA DO TREINO DA Indíce de Flexibilidade Métodos de Treino Para o Desenvolvimento da Flexibilidade Vantagens e Desvantagens da Utilização dos Diferentes Tipos de Métodos Características da Dinâmica

Leia mais

23/3/2008. Planejar, organizar, aplicar e avaliar aulas coletivas de flexibilidade e hidroginástica. Unidade I FLEXIBILIDADE E ALONGAMENTO.

23/3/2008. Planejar, organizar, aplicar e avaliar aulas coletivas de flexibilidade e hidroginástica. Unidade I FLEXIBILIDADE E ALONGAMENTO. FITNESS 2 OBJETIVOS Conhecer, compreender e praticar os fundamentos pedagógicos e técnico-científicos das atividades físicas coletivas relacionadas à flexibilidade e hidroginástica. Discutir, refletir

Leia mais

Biomecânica dos Músculos Esquelético. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.

Biomecânica dos Músculos Esquelético. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail. Biomecânica dos Músculos Esquelético Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.com O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO Propriedades dos músculos: Elasticidade

Leia mais

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO MÓDULO : Flexibilidade Formador: Tiago Vaz Novembro de 2015 Síntese 1. Definição e formas de manifestação; 2. Fatores condicionantes; 3.

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE TEÓRICA: Conceitos importantes; Tipos de flexibilidade; Fatores que influenciam a flexibilidade; Importância da flexibilidade; Como avaliar a flexibilidade.

Leia mais

A motivação para a prática de alongamento por mulheres em academias de ginástica na cidade do Rio de Janeiro

A motivação para a prática de alongamento por mulheres em academias de ginástica na cidade do Rio de Janeiro Artigo Original 72 A motivação para a prática de alongamento por mulheres em academias de ginástica na cidade do Rio de Janeiro Josiele Corim de Oliveira Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro,

Leia mais

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento)

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento) BASES BIOMECÂNICAS DO ALONGAMENTO Conceitos Técnicas de alongamento Características dos tecidos biológicos Fundamentos mecânicos Resposta e adaptação dos tecidos Objetivos do alongamento Prevenção de lesões

Leia mais

Depto de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Resumo

Depto de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Resumo 116 ARTIGO Análise da flexibilidade em mulheres trabalhadoras Patrícia Franco Rabello Theodoro Mestranda paty@theodorojunior.com.br Profª Drª Mariângela Gagliardi Caro Salve gagliardi@fef.unicamp.br Depto

Leia mais

ALONGAMENTO MUSCULAR

ALONGAMENTO MUSCULAR MOVIMENTOS PASSIVOS E ATIVOS ALONGAMENTO MUSCULAR Prof. Ma. Ana Júlia Brito Belém/PA Aula 03 AMPLITUDE DE MOVIMENTO E a medida de um movimento articular, que pode ser expressa em graus. Quanto maior a

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE.

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. RESUMO O envelhecimento é um processo biológico que acarreta alterações e mudanças estruturais no corpo. Por ser um processo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

Ginástica de Academia

Ginástica de Academia Ginástica de Academia Unidade II Alongamentos Prof. Esp. Jorge Duarte Conceitos Importantes Para Dantas (2005), o alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos

Leia mais

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS

3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS ALONGAMENTO X FLEXIONAMENTO 3. DIFERENÇAS METODOLÓGICAS Características Utilização no aquecimento antes de treinamento ou ensaio Utilização no aquecimento antes da competição ou apresentação Execução após

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso 7 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL REAL E EXPECTATIVA DE FLEXIBILIDADE DE QUADRIL DE ALUNAS DE GINÁSTICA RÍTMICA DE BRASÍLIA COM ATÉ

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

IMPACTOS DA GINÁSTICA FUNCIONAL NA AUTOESTIMA DE IDOSOS NA MAIOR IDADE

IMPACTOS DA GINÁSTICA FUNCIONAL NA AUTOESTIMA DE IDOSOS NA MAIOR IDADE IMPACTOS DA GINÁSTICA FUNCIONAL NA AUTOESTIMA DE IDOSOS NA MAIOR IDADE RESUMO Esterfania Silva Lucena; Manoel Freire de Oliveira Neto Universidade Estadual da Paraíba, Email: estherlucenaal@gmail.com Com

Leia mais

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Efeito de Diferentes Estímulos de Alongamento

Efeito de Diferentes Estímulos de Alongamento Efeito de Diferentes Estímulos de Alongamento Monique Opuszcka Campos Quais os diferentes estímulos de alongamento? Quais os efeitos agudos e crônicos dos exercícios de alongamento na amplitude de movimento

Leia mais

Alongamento muscular. Prof. Henry Dan Kiyomoto

Alongamento muscular. Prof. Henry Dan Kiyomoto Alongamento muscular Prof. Henry Dan Kiyomoto Termos a serem definidos Flexibilidade É a habilidade para mover uma araculação ou araculações através de uma ADM livre de dor Alongamento Alongamento seleavo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE DE MEMBROS INFERIORES NA EXECUÇÃO DE GUARDA ABERTA

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP

ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP ESTUDO EXPERIMENTAL DE GRUPO ÚNICO COM AVALIAÇÃO PRÉ E PÓS: ATRAVÉS DA PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FEF/UNICAMP Gláucia Regina Falsarella Marcy Garcia Ramos Mauro Alexandre Páscoa Fabrício

Leia mais

Inervação sensitiva do músculo esquelético e regulação medular do movimento

Inervação sensitiva do músculo esquelético e regulação medular do movimento CINESIOLOGIA Jan Cabri / Raul Oliveira 2º ano 2008/2009 Inervação sensitiva do músculo esquelético e regulação medular do movimento Estímulo sensitivo Medula Resposta Aula 4 1 ESTRUTURA FUNCIONAL DO SISTEMA

Leia mais

Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol

Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol Resumo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Características, importância e treinamento da flexibilidade no futebol Este estudo procurou

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Introdução as doenças Ortopédicas

Introdução as doenças Ortopédicas Introdução as doenças Ortopédicas 1 Estrutura Neuromuscular Fuso: É o principal órgão sensitivo exitatório do músculo e é composto de fibras intrafusais microscópicas, que ficam paralelas as fibras extrafusais

Leia mais

1 - Parte Introdutória A Parte Introdutória prepara cognitiva e animicamente o praticante para a realização da sessão e para o esforço físico e de con

1 - Parte Introdutória A Parte Introdutória prepara cognitiva e animicamente o praticante para a realização da sessão e para o esforço físico e de con SESSÃO DE TREINO 1 - Parte Introdutória A Parte Introdutória prepara cognitiva e animicamente o praticante para a realização da sessão e para o esforço físico e de concentração nela envolvidos. Pode ser

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE FLEXIBILIDADE DA EQUIPE DE BASQUETE MASCULINA DA FACISA Marina Gonçalves Assis 1 ; Daniele Gonçalves Guedes Alves 2 ; Gilberto Batista dos Santos 3 ; Isabela Tatiana Sales de

Leia mais

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA

PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA PROGRAMA DE ALONGAMENTO PARA CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS ESTUDANTES DE DANÇA CLÁSSICA Introdução: Este estudo de caso seleciou 21 meninos, com idades entre 9 e 12 anos de uma turma do 2º ano da Escola do

Leia mais

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA.

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. INTRODUÇÃO CHAIANE DE FACI VANZETO MARCELO TAGLIETTI FAG FACULDADE ASSSIS GURGACZ, CASCAVEL, PARANÁ,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

Proprioceptores. Proprioceptores

Proprioceptores. Proprioceptores Proprioceptores São órgãos sensoriais encontrados nos músculos e articulações. Sua função é conduzir informações sensoriais para o SNC a partir dos músculos, tendões,articulações e ligamentos. Estão relacionados

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018.

CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018. CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018. Michele Santos da Rosa Basso¹ Andreza Ferretti Gelatti² Franciele de Oliveira da Silva³

Leia mais

Propriocetividade e Treino Propriocetivo

Propriocetividade e Treino Propriocetivo Núcleo de Estudantes de Desporto Vila Real, 15 de Dezembro de 2015 Propriocetividade e Treino Propriocetivo José Ferreirinha / UTAD O que é Propriocetividade? Quais os recetores propriocetivos? Qual a

Leia mais

FLEXIBILIDADE CONCEITO

FLEXIBILIDADE CONCEITO FLEXIBILIDADE Capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM MUSCULAÇÃO E PERSONAL TRAINER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM MUSCULAÇÃO E PERSONAL TRAINER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM MUSCULAÇÃO E PERSONAL TRAINER IPORÊ JOSÉ DOS SANTOS FILHO INFLUENCIA DO ALONGAMENTO ANTES TREINAMENTO

Leia mais

Aula 5 Análise da Flexibilidade

Aula 5 Análise da Flexibilidade Aula 5 Análise da Flexibilidade Conceito: Qualidade Física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos

Leia mais

A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA Caroline Oliveira Educação Física carolinetaavares@hotmail.com, Wagner Okano Educação Física Wagner_nl1@hotmail.com,

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA OBJETIVOS: Aumentar a mobilidade torácica Melhorar a mecânica respirátoria Reduzir o gasto energético da respiração Prevenir

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - ISSN: 2178-7514 v.1, n. 1, 2009 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE

A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO BASQUETE RESUMO ESTELA KAMILA LORENZETTI LEMKE ELIZANGELA REGINA REIS FACULDADE CENTRO MATOGROSSENSE FACEM RUA RUI BARBOSA Nº 380 estela.personal@hotmail.com elizreis82@hotmail.com

Leia mais

Estabilidade Dinâmica / Gesto Desportivo

Estabilidade Dinâmica / Gesto Desportivo Estabilidade Dinâmica / Gesto Desportivo Estabilidade Dinâmica Williams et al.(2001): - Geometria articular; - Restrições dos tecidos moles; - Cargas aplicadas na articulação; - Atividade muscular. Estabilidade

Leia mais

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO NO DESEMPENHO DE FORCWA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA DA AÇÃO MUSCULAR EXCÊNTRICA NO ESPORTE Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Considerações iniciais EXCÊNTRICA CONCÊNTRICA ISOMÉTRICA F m F m F m P V P V P V = 0 Potência < 0 Potência >

Leia mais

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Acácio Lustosa Dantas Graduanda em Educação Física pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI Acácio Lustosa Dantas E-mail: acaciodantas@hotmail.com

Leia mais

SISTEMA NEUROMUSCULAR. Prof.ª Ana Laura A. Dias

SISTEMA NEUROMUSCULAR. Prof.ª Ana Laura A. Dias SISTEMA NEUROMUSCULAR Prof.ª Ana Laura A. Dias Composição Química Água 75% Proteína 20% Sais, fosfatos de alta energia, uréia, lactato, minerais, aminoácidos, gorduras e carboidratos 5% Tipos de proteínas:

Leia mais

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016

ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES. Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Turma 13 Módulo III 17/06/2016 ANÁLISE FUNCIONAL DO PILATES Paulo Leal Fisioterapeuta e Prof. de Educação Física Mestre em Educação Física Especialista em Educação física e

Leia mais

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição

Leia mais

Para citar esse documento:

Para citar esse documento: Para citar esse documento: MENDONÇA, Meg; SILVA, Emerson Euzébio da. O método rp2 e sua intervenção na flexibilidade dos bailarinos. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Manaus: ANDA,

Leia mais

Treinamento: Controle Postural e Locomoção em Idosos. Prof. Dr. Matheus M. Gomes

Treinamento: Controle Postural e Locomoção em Idosos. Prof. Dr. Matheus M. Gomes Treinamento: Controle Postural e Locomoção em Idosos Prof. Dr. Matheus M. Gomes 1 Queda Principal causa de morte acidental de idosos 2/3 Deandrea et al. 2010 5 Quedas 30% idosos caem pelo menos uma

Leia mais

Um dos principais objetivos com o desenvolvimento do programa de

Um dos principais objetivos com o desenvolvimento do programa de 6 Avaliação da Qualidade de Vida dos Participantes do Grupo de Alimentação Saudável da FUNCAMP Ricardo Martineli Massola Especialista em Gestão da Qualidade de Vida nas Empresas Roberto Vilarta Prof. Titular

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani Modalidades fisioterapêuticas Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani - Analgesia - Diminuir rigidez matinal Fisioterapia OBJETIVOS - Aumentar

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM DUAS ACADEMIAS

INCORPORAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM DUAS ACADEMIAS INCORPORAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM DUAS ACADEMIAS RESUMO SCREMIN, Izabel CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. O presente artigo tem como objetivo

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3 FÍSICA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 UNIDADE II - CULTURA: A pluralidade na expressão humana Aula 4.1 Lazer: conceitos Aula 4.2 Atividade física e exercício físico: uma questão cultural? Aula 5.1 Doenças

Leia mais

Biomecânica do Tecido Muscular

Biomecânica do Tecido Muscular Biomecânica do Tecido Muscular Ricardo Martins de Souza 2013 Biomecânica do Tecido Muscular 1 Unidade Motora Na coordenação da contração de todas as fibras é feita através de um subdivisão em unidades

Leia mais

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO Favato, A. C.; Bernini, G.; Andolfato, K. R. Resumo: O estresse no ambiente de trabalho (EAT) pode ter consequências

Leia mais

Aplicação do Flexiteste em idosos com comparação entre dois grupos em uma região de Belo Horizonte

Aplicação do Flexiteste em idosos com comparação entre dois grupos em uma região de Belo Horizonte doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.199208 Aplicação do Flexiteste em idosos com comparação entre dois grupos em uma região de Belo Horizonte Enio Sant Anna HUBER 1 Sergio Ricardo MAGALHÃES 2

Leia mais

Revista Iniciação Científica, v. 8, n. 1, 2010, Criciúma, Santa Catarina. ISSN

Revista Iniciação Científica, v. 8, n. 1, 2010, Criciúma, Santa Catarina. ISSN IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE STRETCHING GLOBAL ATIVO NAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA UNESC Beatriz Naspolini Silvestri 1 Adriano Borges Polizelli 2 RESUMO O futsal é um esporte muito popular no Brasil

Leia mais

Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte

Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte sandrosargentim@gmail.com Sandro Sargentim Entendendo a modalidade 1.Qual a característica da modalidade? 2.A modalidade é individual ou

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE EM LAGOA SÊCA/PB

EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE EM LAGOA SÊCA/PB EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE EM LAGOA SÊCA/PB Alfredo Rosas de Lima Júnior (1); Kátia Ramalho Bento Souza

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR A HIDROGINASTICA PARA IDOSOS E SEUS BENEFICIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR MOURA, Camila Rodrigues 1 VESPASIANO, Bruno de Souza 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPACIDADES FÍSICAS. Prof. Drd. Daniel Bocchini UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA * CAPACIDADES FÍSICAS Prof. Drd. Daniel Bocchini Definições: É uma característica humana com a qual move-se uma MASSA (seu próprio corpo ou um implemento

Leia mais

SISTEMA MUSCULAR TIPOS DE MÚSCULOS (~ 40 % DA MASSA CORPORAL) CARACTERÍSTICAS BIOMECÂNICAS

SISTEMA MUSCULAR TIPOS DE MÚSCULOS (~ 40 % DA MASSA CORPORAL) CARACTERÍSTICAS BIOMECÂNICAS Apostila didática / Sistema Muscular Profa. Isabel de C. N. Sacco / 2001 1 SISTEMA MUSCULAR O músculo é o único tecido do corpo humano capaz de produzir FORÇA, i.e.; BIOMECÂNICAMENTE, O MÚSCULO É A ÚNICA

Leia mais

NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho e a modalidade. RESUMO

NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho e a modalidade. RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG NATAÇÃO: Uma relação entre os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS-Câmpus

Leia mais

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014 TIPOS DE ELAINE DALMAN MILAGRE Parcela da Musculatura envolvida -Geral -Local Formas de Exigência Motora Envolvida -Força Máxima -Força Rápida -Resistência de Força Tipo de Trabalho do Músculo -Dinâmico

Leia mais

os 10 mandamentos do corredor

os 10 mandamentos do corredor os 10 mandamentos do corredor Todo atleta de rotina ou de final de semana tem uma lista de mandamentos que devem ser seguidos para garantir a prática do exercício com tranquilidade. Os corredores são os

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS- PR

QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS- PR QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS- PR SANCHES, D. F. 1 ; MÔNACO, A. P. do A. 2 ; QUINTILHANO. D. L. 1 1 Discentes do curso de Ciências Biológicas

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL PERFIL DE FLEXIBILIDADE DAS ATLETAS DE CORRIDA DE RUA DO ESTADO DE SERGIPE

ARTIGO ORIGINAL PERFIL DE FLEXIBILIDADE DAS ATLETAS DE CORRIDA DE RUA DO ESTADO DE SERGIPE ARTIGO ORIGINAL PERFIL DE FLEXIBILIDADE DAS ATLETAS DE CORRIDA DE RUA DO ESTADO DE SERGIPE Profile of flexibility of the street runners of the state Sergipe MARIA DO CARMO SOARES GUEDES EDNALVA JESUS DE

Leia mais

ALONGAMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO

ALONGAMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA E DA SAÚDE - CCBS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA WANDICLEI DA SILVA ALONGAMENTO E EXERCÍCIO

Leia mais

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Nesta aula iremos aprender sobre o conceito, as causas e as consequências da obesidade e a importância da atividade física para a prevenção e controle desta

Leia mais

Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação E Saúde FACES. Samuel Diniz Neves

Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação E Saúde FACES. Samuel Diniz Neves Centro Universitário de Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências da Educação E Saúde FACES Samuel Diniz Neves ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO E DA FLEXIBILIDADE NO EXERCÍCIO FÍSICO Brasília 2016 Samuel

Leia mais

Planificação Anual PAFD 10º D Ano Letivo Plano de Turma Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Planificação Anual PAFD 10º D Ano Letivo Plano de Turma Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Calendarização Objetivos Conteúdos Avaliação PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS Módulo: Fisiologia do Esforço 1º, 2º e 3º períodos 1. Reconhecer o papel da fisiologia do esforço quando aplicada

Leia mais

A Prática do Parkour como Meio de Desenvolvimento de Força em Membros Inferiores e Superiores no Âmbito Escolar

A Prática do Parkour como Meio de Desenvolvimento de Força em Membros Inferiores e Superiores no Âmbito Escolar A Prática do Parkour como Meio de Desenvolvimento de Força em Membros Inferiores e Superiores no Âmbito Escolar ALVES, Mateus Augusto Correia [1] ALVES, Mateus Augusto Correia. A Prática do Parkour como

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda

Associação de Futebol da Guarda Cronograma: Curso de Treinadores de Futsal 1º Nível Aulas Teóricas Dezembro/08 Janeiro/09 As Capacidades Motoras 17 / Janeiro 19 / Janeiro 21 / Janeiro Avaliação Teórica Avaliação Prática 04 / Fevereiro

Leia mais

RESISTÊNCIA AERÓBICA: UM CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

RESISTÊNCIA AERÓBICA: UM CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RESISTÊNCIA AERÓBICA: UM CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Felipe Casonato Lourenço1 Caroline de Souza Vieira2 Diana Caroline Ferreira Castilho3 Pamela Suelen Dalago4 Orlando Mendes Fogaça Junior5

Leia mais

Prática de Actividade Física Desportiva Prof. Alexandra Lopes 2013/2014

Prática de Actividade Física Desportiva Prof. Alexandra Lopes 2013/2014 Prática de Actividade Física Desportiva Prof. Alexandra Lopes 2013/2014 Trabalho elaborado por: Diana Oliveira nº2 Marina Gomes nº10 Pedro Pires nº11 Índice: 2 Introdução 3 Educação Física.4 Fenómenos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

Idosos Ativos, Idosos Saudáveis

Idosos Ativos, Idosos Saudáveis INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA Idosos Ativos, Idosos Saudáveis nº693206/10 Orientador: Profª. Doutora Luísa Pedro Prof.ª Adjunta da Escola Superior de

Leia mais

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade.

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade. SPEED, QUICKNESS, AGILITY and PLYOMETRICS EDUARDO ABADE Março 2014 O treino de potência nos JDC O que é Potência? 1 VELOCIDADE POTÊNCIA FORÇA FORÇA F.Res Hip. Neural Potência F.Rápida Reativa 2 FORÇA Força

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE MARCOS ALICRIM DE SOUZA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE MARCOS ALICRIM DE SOUZA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE MARCOS ALICRIM DE SOUZA A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO FÍSICO ARIQUEMES - RO 2016 Marcos Alicrim de Souza A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO FÍSICO Monografia apresentada

Leia mais