Para tanto, tomaremos como base o texto constante em Atos 2.38:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para tanto, tomaremos como base o texto constante em Atos 2.38:"

Transcrição

1 Enchei-vos do Espírito! este é o título da série de mensagens que começamos a expor neste mês de maio. Para tanto, tomaremos como base o texto constante em Atos 2.38: Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Iniciamos dizendo que há diferença entre Dom do Espírito Santo e Dons Espirituais. Sendo assim, nesse primeiro momento vamos falar sobre o Dom do Espírito Santo. A expressão Dom do Espírito Santo significa que o próprio Espírito Santo é concedido ao cristão. Por isto na versão da Bíblia NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), consta, no texto de Atos 2:38, que os cristãos recebem de Deus o Espírito Santo. Ou seja, receber o Dom do Espírito significa receber o próprio Espírito Santo. A palavra dom aparece no Novo Testamento, sob várias formas, conforme podemos inferir da leitura do magistério do Dr. Billy Grahan 1 : O Novo Testamento usa a palavra grega cárisma (plural carísmata) para designar os diversos dons que Deus deu aos cristãos através do Espírito Santo. A palavra cárisma entrou na língua portuguesa para descrever alguém que tem uma certa qualidade indefinível que atrai as pessoas à sua personalidade. Nós dizemos que algumas pessoas famosas têm carisma. Uma ilustração bíblica pode ser Apolo (Atos 18:24-28). Este evangelista e ensinador neotestamentário parece que tinha carisma nesse sentido atual. O apóstolo Paulo não tinha. Mas ambos tinham dons espirituais definidos carísmata que Deus lhes tinha dado de maneira sobrenatural. No sentido secular carisma é uma influência que ninguém pode alterar. Mas a palavra cárisma, em seu sentido bíblico, significa dom da graça. Por isso a palavra cárisma na Bíblia tem um sentido diferente daquilo que o mundo imagina quando diz que alguém tem carisma. A palavra carísmata, plural de cárisma, acha-se somente nos escritos de Paulo, a não ser uma vez em 1 Pedro. Uma definição precisa seria manifestações da graça, que traduzido é dons. A palavra é usada para identificar os 1 P. 129/130.

2 diversos dons espirituais que os cristãos recebem para o benefício da Igreja. (...) Em Efésios 4 Paulo usa duas outras palavras traduzidas por dons ou dádivas, dõrea e doma. São semelhantes a carísmata e ainda a uma quarta palavra para dons, pneumática, que significa as coisas do Espírito. Todas estas palavras gregas são traduzidas por dons, e significam mais ou menos a mesma coisa. Segundo o texto em disceptação (Atos 2:38), recebem o Dom do Espírito Santo aqueles que recebem a Jesus, pois Pedro, ao se dirigir àqueles que o ouviam, afirmou que as pessoas devem se arrepender e serem batizadas em Nome de Jesus Cristo, para que seus pecados sejam perdoadas e possam receber o Espírito Santo Na seqüência de seu discurso o Apóstolo Pedro afirmou que a promessa seria para os seus ouvintes (...pois essa promessa é para vocês... ) Atos 2:39. Observem: Pedro se refere, neste texto, à Promessa, e, sendo assim, é de se perguntar: que Promessa é essa? A resposta está no livro de Joel 2:28-29, assim como em Atos 2: Joel 2:28-29 O Senhor diz ao seu povo: Depois disso, derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões. Até sobre os escravos e as escravas eu derramarei o meu Espírito naqueles dias. Atos 2:16-18 O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: É isto o que vou fazer nos últimos dias diz Deus : Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. A Profecia tratava de um momento futuro, na história, em que o Espírito Santo seria derramado sobre toda a carne. Tal promessa se cumpriu no dia de Pentecostes 2 (Atos 2:1-4): Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam 2 Dia de Pentecostes cinqüenta dias após a Páscoa Festa das Semanas, comemorada no dia seguinte ao sétimo sábado depois da Páscoa (uma semana de semanas 50 dias), palavra grega para qüinquagésimo.

3 sentados. Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada um. Quem é o Espírito Santo? Antes de respondermos a essa pergunta, recorreremos, uma vez mais, ao Dr. Billy Grahan 3, pedindo venia para transcrever um relato pitoresco extraído de seus ensinos: Alguns anos atrás um professor de quinto ano perguntou aos alunos de sua classe se akguém poderia explicar a eletricidade. Um rapaz levantou a mão. O professor perguntou: - Como você poderia explicar, Jimmy? Jimmy coçou a cabeça, pensou e respondeu: - Ontem à noite eu ainda sabia, mas agora esqueci! O professor sacudiu tristemente a cabeça e disse para a classe: - Que tragédia! A única pessoa no mundo que já entendeu a eletricidade, e ele esqueceu! Este professor está na mesma situação que você e eu quando estudamos a doutrina da trindade. Aceitamos o fato de que o Espírito Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho são Deus. Mas quando temos de explicar, estamos num beco sem saída. É óbvio que o presente estudo não trata da doutrina da trindade, mas, do Espírito Santo que é uma das pessoas da trindade. Entretanto, assim como ocorre com a referida doutrina, tem se ouvido muitas explicações erradas sobre o Espírito Santo, pois as pessoas tentam explicá-lo com base em conjecturas ou conclusões pessoais. É necessário que se diga que o que se deve saber sobre o Espírito Santo está revelado na Bíblia Sagrada e isto basta: É do próprio Billy Grahan 4 as definições que se seguem: a) O Espírito Santo é uma pessoa: 3 P P. 17/20.

4 Jesus nunca chamou o Espírito Santo de isto, quando falava Dele. Em João 14, 15 e 16, por exemplo, Jesus falou do Espírito Santo como sendo Ele, porque ele não é uma força ou uma coisa, mas uma pessoa. Falta instrução ou mesmo discernimento a alguém que trata o Espírito Santo como isto. Na Bíblia vemos que o Espírito Santo tem intelecto, emoções e vontade. Além disto, a Bíblia diz que ele faz coisas que uma força não faria, mas somente uma pessoa real, como por exemplo: Ele fala (Apocalipse 2:7 e Atos 13:2); Ele intercede (Romanos 8:26); Ele testifica (João 15:26); Ele guia (Atos 8:29 e Romanos 8:14); Ele ordena (Atos 16:6-7); Ele conduz (João 16:13); É possível mentir para Ele (Atos 5:3-4); É possível insultá-lo (Hebreus 10:29); É possível blasfemar contra Ele (Mateus 12:31-32); É possível entristecê-lo (Efésios 4:30). Estas atitudes e emoções são características de uma pessoa. O Espírito Santo não é uma força impessoal, como a gravidade e o magnetismo. b) O Espírito Santo é uma pessoa Divina. Ele é Deus! Ele é uma pessoa, com todos os atributos de uma personalidade. Mas não é só pessoa; também é divino. Ele possui atributos que são do próprio Deus, a saber: Ele é eterno (Hebreus 9:14); Ele é todo poderoso Onipotente (Lucas 1:35); Ele é Onipresente (Salmo 139:7); Ele sabe tudo Onisciente (1ª Coríntios 2:10-11); Ele é chamado Deus (Atos 5:34); Ele é o Criador (Gênesis 1:1-2); Concluindo: O Espírito Santo é Deus! Quando o Espírito Santo veio O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes 5 (Atos 2:1-4), de forma incontestável, para nos assegurar que a Sua vinda teve o objetivo de realizar seus propósitos no mundo, na igreja e no 5 Pentecostes ficou conhecida como a festa das semanas, porque era comemorada no dia seguinte ao sétimo sábado depois da páscoa uma semana de semanas. Como isto perfaz 50 dias, o nome passou a ser

5 cristão individual. Isto não quer dizer que o Espírito Santo não tenha atuado em todo o tempo, pois a Bíblia enfatiza que em determinadas passagens da história, houve uma participação principal da Trindade Divina, como por exemplo: Ao estudarmos a Bíblia as palavras são do já citado Dr. Billy Grahan 6, constatamos que o Antigo Testamento enfatiza a atuação de Deus-Pai. Os Evangelhos enfatizam a obra de Deus-Filho. E do dia de Pentecostes até hoje, a ênfase é na atuação de Deus-Espírito Santo. A Bíblia nos apresenta o Espírito Santo atuando em três momentos, e, em cada um desses momentos, de maneira diferente: Ab initio, constatamos que o Espírito Santo atua desde a criação (e esta atuação vai até Belém), como, por exemplo, vemos em Gênesis 1:1-2 e Jó 33:4; Constatamos, ainda, que, de tempo em tempo o Espírito Santo tomou posse de diversas pessoas para libertar o povo de Deus. Por exemplo somente no livro de Juízes Ele veio sobre Otniel (3:10), Gideão (6:34), Jefté (11:29) e Sansão (13:25). 7 Há, no AT, três expressões principais para a atuação do ES nas pessoas: 1ª) Ele vinha sobre alguém (por exemplo: 2º Crônicas 24:20); 2ª) Ele repousava sobre alguém (Números 11:25) em algumas versões, como a NTLH, o verbo repousar, neste versículo, também é traduzido por vir ; 3ª) Ele enchia alguém (Êxodo 31:3). Podemos arrematar esse primeiro momento do Espírito Santo, transcrevendo as palavras de ERICKSON 8 : Outra área geral de atuação do Espírito Santo é a transmissão das profecias e da Escritura. Os profetas do Antigo Testamento testificavam que seus pronunciamentos e escritos provinham do fato de o Espírito Santo ter vindo sobre eles. Ezequiel oferece o exemplo mais claro: Então, entrou em mim o Espírito quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava (2:2; cf. 8:3; 11:1, 24; veja tb. 2Pe 1:21). Pentecostes, a palavra grega para qüinquagésimo. A festa de Pentecostes era celebrada no início da colheita; Em Números 28:26 é chamada de dia das primícias (primeiros frutos). 6 P Iden, Ibdem, p ERICSON, Millard J., Introdução à teologia sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2005, p. 352/353.

6 Ainda outra obra do Espírito de Deus no Antigo Testamento era a transmissão de certas habilidades necessárias para várias tarefas. Por exemplo, lemos que ao apontar Bezalel para construir e mobiliar o tabernáculo, Deus disse: o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores (Ex 31:3-5). A administração também parece ter sido um dom do Espírito. Até o Faraó reconheceu a presença do Espírito em José: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? (Gn 41:38).... Num segundo momento, o Espírito Santo atua de Belém até o dia de Pentecostes. No período de tempo abrangido pelos quatro evangelhos, a atuação do Espírito Santo estava centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Jesus foi: 1º) Concebido pelo Espírito (Lucas 1:35); 2º) Batizado pelo Espírito (João 1:32-33); 3º) Guiado pelo Espírito (Lucas 4:1); 4º) Ungido pelo Espírito (Lucas 4:18 e Atos 10:38); 5º) Revestido com pode pelo Espírito (Mateus 12:27-28); 6º) Foi ressuscitado pelo Espírito (Romanos 8:11); 7º) Deu ordens pelo poder do Espírito (Atos 1:2). O Espírito Santo também agiu nos discípulos de Jesus antes do dia de Pentecostes, pois Jesus afirmou, em João 14:17: Mas vocês O conhecem (o Espírito Santo) porque Ele está com vocês.... O terceiro momento, que é o momento atual, começou no dia de Pentecostes, permanecendo até os dias de hoje. No capítulo 2 de Atos, Lucas destaca a descida do Espírito Santo à Terra (conforme lemos em Atos 2:1-4), cumprindo assim a promessa feita por Jesus em João 16:7: se Eu não for, o auxiliador na virá; mas, se eu for, Eu O enviarei a vocês. A vinda do Espírito Santo naquele dia marcou uma mudança crucial na maneira de Deus se relacionar com a raça humana. O Espírito Santo veio porque tinha uma obra a fazer no: MUNDO, NA IGREJA E NO CRISTÃO INDIVIDUALMENTE. No MUNDO, a obra do Espírito Santo é dupla:

7 1º) Convencer o Mundo do Pecado, da Justiça e do Juízo (João 16:7-11). 2º) Impedir o crescimento da Iniqüidade, ou seja, engajar-se no processo de preservação (2ª Tes 2:7). A Bíblia deixa claro que este planeta já seria literalmente um inferno na terra se o Espírito Santo não estivesse presente no mundo. O mundo descrente mal sabe o quanto deve ao poder controlador do Espírito Santo. Na IGREJA (os que foram salvos), o papel do Espírito Santo se manifesta sobre três aspectos: 1º) Ele deu unidade à Igreja (1ª Cor. 12:13-14); 2º) Pelo Espírito, Deus vive na Igreja (Efésios 2:22); 3º) Ele concede Dons a pessoas específicas na Igreja (1ª Cor. 12:1, 4, 7-11). Ainda segundo o Magistério de Billy Grahan 9, depois de considerar a atuação do Espírito Santo no mundo e na igreja, temos que considerar agora cada crente. Na vida do Crente, a atuação do Espírito Santo, se apresenta de duas maneiras: 1º) Ele ilumina a mente do Cristão (1ª Cor. 2:10); 2º) Ele mora no corpo do Cristão (1ª Cor 6:19). Sendo assim o Espírito Santo age na vida do cristão de várias formas, como por exemplo: Confortando Ele dá paz (Atos 9:31); Guiando Ele é o professor (João 16:13); Santificando Ele nos torna aceitáveis a Deus (Romanos 15:16); Dizendo o que deve ser pregado (1ª Cor. 2:13); Dizendo aos missionários para onde devem ir (Atos 13:2-4); Ajudando em meio às fraquezas (Romanos 8:26). Resumindo, a atuação do Espírito Santo entre os homens, nos três períodos da história humana, pode ser definida, como ensina o já citado Billy Grahan, com três palavras: SOBRE, COM e EM. No Antigo Testamento Ele veio sobre algumas pessoas à Sua escolha, permanecendo por um tempo determinado (Juízes 14:19). Os Evangelhos mostram como Ele mora com os discípulos, na pessoa de Cristo (João 14:17). Do segundo capítulo de Atos em diante a Bíblia diz que Ele está no povo de Deus (1ª Cor. 6:19). Sejam abençoados. 9 P. 37.

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo Pneumatologia Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo 1 / 6 Atos 2.1 ao 8 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

ODEUS QUE V VE EMNÓS

ODEUS QUE V VE EMNÓS ODEUS QUE V VE EMNÓS A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. 2 Coríntios 13.14 O ERRO COMETIDO O ERRO COMETIDO REVESTIMENTO a representação

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 Introdução: Uma das doutrinas bíblicas que os cristãos precisam compreender com clareza, é a doutrina relacionada a pessoa do Espírito Santo.

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Organização da Aula. Teologia Sistemática II. Aula 4 Paracletologia. Contextualização

Organização da Aula. Teologia Sistemática II. Aula 4 Paracletologia. Contextualização Teologia Sistemática II Aula 4 Paracletologia Prof. Me. Angela Natel Organização da Aula Contextualização Histórico Conceitualização Batismo com o Espírito Santo Terminologia O Movimento Pentecostal Protestantismo

Leia mais

Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas

Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas Eu coloquei A Força no filme por uma razão: despertar um certo tipo de espiritualidade nos jovens. ~ George Lucas A Força nem se compara com o que a Bíblia revela a respeito do Espírito Santo ATOS ESSENCIAIS

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 -

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 14/04/08 ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS DONS ESPIRITUAIS PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO Atos, 05 : 03 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER?

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? Vez ou outra escuto algum cristão mencionar algo como:

Leia mais

1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente

1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente 1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente absurdos. 2. Homens e mulheres são capazes de morrer por aquilo

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Pentecostes: Sinais especiais da presença do Espírito Santo - Pr. Abram de Graaf. Domingo 20 CdH

Pentecostes: Sinais especiais da presença do Espírito Santo - Pr. Abram de Graaf. Domingo 20 CdH Domingo 20 CdH P. 53. O que você crê sobre o Espírito Santo? R. Primeiro: creio que ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e o Filho. Segundo: que ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, ele

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Cada Pessoa é plenamente Deus. Pai Filho Espírito Santo

Cada Pessoa é plenamente Deus. Pai Filho Espírito Santo Cada Pessoa é plenamente Deus Pai Filho Espírito Santo 1 Ele Deus Pai revela a nós, serem finitos e limitados, o essencial relativo a Sua perfeição e natureza através das Escrituras sagradas. Com essa

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos Recebereis poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio Aulas sobre o Espírito Santo e você. EBD ADU 2011 Prefácio 1. Quem é o Espírito Santo? 2. Os símbolos do Espírito Santo 3. O Espírito Santo e as Escrituras 4. Da criação até o nascimento de Jesus 5. Do

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

Ministério Avivamento Já

Ministério Avivamento Já Ministério Avivamento Já www.avivamentoja.com Seminário O Espírito Santo 3. A Promessa do Espírito Santo Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: Não saiam de Jerusalém, mas esperem

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3.

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3. PROVAI OS ESPÍRITOS Steve H. Montgomery Ourinhos, São Paulo, Brasil I João 4:1-6; Mateus 24:4-5; Marcos 13:4-5; Atos 17:11 I. NÃO SEJAIS ENGANADOS A. A OBRA DE SATANÁS É DE ENGANAR. II Tes. 2:9-10. 1.

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2

Poder para testemunhar e sonhar. Série: 2000 anos depois Atos 2 Poder para testemunhar e sonhar Série: 2000 anos depois Atos 2 Entendendo Pentecoste Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO. PAULO E A CARTA AOS romanos

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO. PAULO E A CARTA AOS romanos IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XVIII O fim do PROGRAMA DE PAULO E A CARTA AOS romanos A SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS Conteúdo A segunda carta

Leia mais

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS ATROFIA SINTOMAS DE ATROFIA CAUSAS DE ATROFIA 1. ATROFIA POR IGNORÂNCIA Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

EU INVOCO O ESPÍRITO SANTO

EU INVOCO O ESPÍRITO SANTO VIGÍLIA DE ORAÇÃO EU INVOCO O ESPÍRITO SANTO Cântico inicial Introdução: Falar do Espírito Santo, não é coisa fácil. E isto porque ele não se deixa definir com muitas ou poucas palavras. Ele não se deixa

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA 7 - PENECOSES E NOSS VID I. COLHID mbiente: Vela acesa com uma fita em volta na base da vela, para destacar. Um livro grande simbolizando o conhecimento e a sabedoria. Bíblia,. Recepção pela Família família

Leia mais

Nicodemos. Sob o manto da escuridão. João 3, 7 e 19

Nicodemos. Sob o manto da escuridão. João 3, 7 e 19 Nicodemos João 3, 7 e 19 Sob o manto da escuridão Nicodemos era um judeu cujo nome em grego significa conquistador do povo. Talvez ele tenha nascido em alguma parte de um país ao longo do Mar Mediterrâneo

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. Um crente cresce em maturidade cristã mesmo que este não queira. 2. Deus tem um plano

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo

Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo Provações - O Privilégio de Sofrer por Cristo Zacarias 13:9 E estes que sobrarem eu farei passar pelo fogo. Eu os purificarei como se purifica a prata e os refinarei como se refina o ouro. Aí eles orarão

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO D Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

O que realmente significa. ser cristão?

O que realmente significa. ser cristão? O que realmente significa ser cristão? CRER PLENAMENTE EM QUEM JESUS É O que realmente significa ser cristão? o que dizem? os cristãos Há duas razões principais pelas quais nossa inquietação com respeito

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON

19 DE MARÇO 119 A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». Palavra do Senhor. SALMO RESPON 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ http://cachorritosdelsenor.blogspot.com/ A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES Volume 33 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 6) Colorir: E foram vistas por

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Romanos 14:17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Atos 2:38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada

Leia mais

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja. 19 de Março S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA 118 MARÇO 18 de Março S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja Comum dos Pastores da Igreja: pp. 486 ss. ou Comum dos Doutores da Igreja: pp. 527 ss. LEITURA I 1 Jo 5, 1-5: p. 606 SALMO RESPONSORIAL

Leia mais

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman.

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. VERDADE QUE REVELA MODERNIDADE LÍQUIDA Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade João 16.12

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO

O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO O BAPTISMO NO ESPIRITO SANTO I. Introdução Ele vos batizará no Espírito Santo Mt. 3: 11b Jesus veio ao mundo, não como Deus, mas como homem. Em tudo Jesus foi igual a nós, teve frio, calor, sentiu fome,

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO "O que é o batismo com o Espírito Santo?" "Eu deveria buscar esta experiência?" Estas perguntas tornam-se cada vez mais comuns ao passo que muitas igrejas modernas

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério Dons Espirituais: Chaves Para o Ministério I. Por que devemos aprender sobre os

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento

Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento O NOVO TESTAMENTO SE REFERE AO ANTIGO TESTAMENTO COMO UM TODO O Novo Testamento tem descrições variadas do Antigo Testamento como um todo. Cada

Leia mais

Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo

Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo Uma adoração consistente I. Adoração que nasce de um coração transformado II. Adoração na integridade do ensino da Palavra

Leia mais

Nº 27 - B - Pentecostes

Nº 27 - B - Pentecostes Nº 27 - B - Pentecostes 24.5.2015 Hoje celebramos a festa de Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora. Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu aos Apóstolos que

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da Semana Santa 1) Oração Ó Deus, que fizestes

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

Igreja - Uma face em construção Parte I: Lançando os fundamentos

Igreja - Uma face em construção Parte I: Lançando os fundamentos Parte I: Lançando os fundamentos 1. Obediência - mesmo em contexto de perigo 2. Nada há a fazer sem serem cheios do Espírito 3. Nem tudo entendemos - Nem tudo saberemos 4. Uma visão local precisa dar lugar

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus, pela

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

Um exame das Doutrinas da Bíblia

Um exame das Doutrinas da Bíblia Um exame das Doutrinas da Bíblia III- A Doutrina de Cristo 1-A Deidade de Cristo João 5:18 2-A Humanidade de Cristo Lucas 2:52 3- O Filho de Deus Mat. 16:16 4-O Único Unigênito João 3:16 5-A Generação

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44

Escrito por Hélio Clemente Sex, 09 de Dezembro de :53 - Última atualização Qui, 22 de Dezembro de :44 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Por: Helio Clemente DA SAGRADA ESCRITURA 5 - Capítulo I, ÍTEM I DA ESCRITURA SAGRADA Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem

Leia mais

Tema: O Vento Poderoso

Tema: O Vento Poderoso Tema: O Vento Poderoso Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Tachinha fina para o cata-vento Texto Bíblico: Atos 2.1-13 Versículo para memorizar: Mas receberão poder

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das

Leia mais

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 Mantendo-vos, portanto, firmes, tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestindo a couraça da justiça e calçando os pés

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais