DESCRITIVO DOS PAÍSES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESCRITIVO DOS PAÍSES"

Transcrição

1 DESCRITIVO DOS PAÍSES Localização: Localizado no extremo sul da África População: 42,7 milhões Idioma: 11 línguas oficiais, incluindo Afrikaans, Inglês, Ndebele, Pedi, Sotho, Swazi, Tsonga, Tswana, Venda, Xhosa, Zulu Moeda: Rand ÁFRICA DO SUL Capital: Pretória Atividade econômica: A África do Sul é um mercado emergente com abundantes recursos naturais. Os setores financeiros, de comunicações, de energia e transporte são bastante desenvolvidos. Religião: Maioria Cristã (68%) e seguidores das crenças nativas (28.5%). O estágio na Daimler Chrysler foi um ótimo desafio! E o país era muito além de minhas expectativas. Caio Langsch realizou estágio em Engenharia Industrial em Pretória, África do Sul. Localização: Situada no centro da Europa, limitando com nove países: ao norte com a Dinamarca, a oeste com a Holanda, a Bélgica, Luxemburgo e a França, ao sul com a Suíça e a Áustria e a leste com a República Tcheca e a Polônia. População: 82,4 milhões Idioma: Alemão Moeda: Euro ALEMANHA República Federal da Alemanha Capital: Berlim Atividade econômica: A espinha dorsal da economia alemã é a indústria. Ela participa do grupo dos sete maiores países industrializados do Ocidente (o chamado G7), que se reúne todos os anos para coordenar internacionalmente a sua política econômica-financeira no alto nível dos chefes de Estado e de governo. Religião: Protestante 34% e Católicos Romanos 34%. Esta foi a melhor experiência da minha vida. Eu pude aprender muito sobre minha profissão e sobre culturas estrangeiras. O comitê local providenciou a todos estudantes IAESTE diversas atividades sociais e culturais, o que me possibilitou conhecer pessoas de diferentes países e aprender sobre a cultura deles. O comitê também organizou várias viagens nos finais de semana, não apenas para cidades alemãs, como também para países vizinhos. Vanessa Quentel Melo realizou estágio em Farmácia - Bioquímica em Freising, Alemanha. A experiência foi muito útil no aprendizado de novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas na Alemanha e na Europa. Eu trabalhei em uma área muito especifica e inovadora, ao menos para mim e para as universidades do Brasil. O período que eu estive na Alemanha foi maravilhoso e eu recomendo a todos estudantes. Foi uma experiência inesquecível, em que pude conhecer diferentes culturas, pessoas e estilos de vida. Francisco Fernando Maciel Filho realizou estágio em engenharia em Hamburgo, Alemanha.

2 Localização: Situada no sul da América do Sul, entre os países Chile e Uruguai. População: 38,7 milhões Idioma: Espanhol Moeda: Peso Argentino ARGENTINA República Argentina Capital: Buenos Aires Atividade econômica: A Argentina beneficia-se de ricos recursos naturais, do setor agrícola voltado à exportação e da diversidade de indústrias de base. Religião: Maioria Católica Romana 92%, embora menos de 20% seja praticante. O programa de estágio foi ótimo! Eu tive uma experiência maravilhosa, conhecendo novas culturas e pessoas. E, claro, esta experiência também foi muito importante na minha vida acadêmica e profissional. Rodrigo Corbari realizou estágio em engenharia em San Martin, Argentina. Foi uma experiência muito importante viver em outro país: conheci diferentes culturas, aprendi e aperfeiçoei idiomas, além de obter importantes informações sobre minha profissão e sobre a vida de outros estudantes de Engenharia de Alimentos e o mercado de trabalho argentino. Luiz Guilherme Mizutani realizou estágio em Engenharia em Lujan, Argentina. Localização: Situada na Ásia, faz fronteira com o Azerbaijão, Geórgia, Irã e Turquia. População: 3, 326, 448 Idioma: Armênio e Russo Moeda: Dram ARMÊNIA República da Armênia Capital: Yerevan Atividade econômica: indústrias e agricultura. Religião: Armênico Apostólico

3 Localização: Situa-se na Oceania, continente entre os oceanos Índico e Pacífico Sul. População: 19,7 milhões Idioma: Inglês e dialetos Moeda: Dólar Australiano AUSTRÁLIA Capital: Canberra Atividade econômica: Atualmente a indústria de alimentos é um componente vital para a economia australiana. Os produtos alimentícios são responsáveis por 45% do total das movimentações comerciais na Austrália. Religião: Anglicana 26,1%, Católicos Romanos 26% e outros Cristãos 24,3%. Eu fiz pesquisas bibliográficas e trabalhos em laboratório relacionados à bioquímica, microbiologia e tecnologia da fermentação. Ao final, fiz apresentação dos resultados obtidos e redigi o projeto final. Eu realmente aproveitei esta experiência! Austrália é um ótimo país para realizar estágio e a CSIRO, uma excelente empresa para se trabalhar. André Bernard Vincent realizou estágio em Farmácia em Melbourne, Austrália. ÁUSTRIA República da Áustria Localização: Situada na Europa, faz fronteira com a República Tcheca, Alemanha, Hungria, Itália, Eslováquia, Eslovênia e Suíça. População: 8, 188, 207 Idioma: Alemão Moeda: Euro Atividade econômica: Equipamentos automobilísticos, papel, metal. Religião:Católica Romana. Capital: Viena Este estágio foi a melhor experiência da minha vida! Eu conheci estudantes IAESTE do mundo inteiro, aprimorei meus conhecimentos de inglês, aprendi um pouco de alemão, conheci a cultura austríaca, além de ter a ótima oportunidade de estagiar em uma empresa líder de mercado na área de sistemas de controle de tráfego aéreo. Jair Cassoli Junior realizou estágio em engenharia em Viena, Áustria. Obrigado pessoal da IAESTE Áustria, principalmente de Viena! A organização foi perfeita. Eu realmente aproveitei minha estada no país. Foi ótimo, uma das melhores experiências da minha vida. Anderson Luis Weiss realizou estágio em Engenharia de Minas em Viena, Áustria.

4 Localização: Situada na Europa, fronteiras com a França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda. População: 10, 289, 088 Idioma: Holandês, Francês e Alemão Moeda: Euro BÉLGICA Reino da Bélgica Atividade econômica: transportes, indústria e comércio. Religião: Católica Romana. Capital: Bruxelas Morar em outro país foi uma ótima experiência de vida. A IAESTE organizou visitas a Gent, Brugges e Bruxelas, além de encontros em pubs e jantares. Alfredo Estevão de Leite realizou estágio em Engenharia Sanitária em Gent, Bélgica Localização: Situa-se na Europa e faz fronteira com a Croácia e Sérvia e Montenegro População: 3, 989, 018 Idioma: Croata, Sérvio Moeda: Marka BÓSNIA Bósnia Hezergovina Atividade econômica: produção de combustíveis [óleo e hidrogênio] Religião: Muçulmana e Ortodoxa Capital: Sarajevo O estágio consistia em realizar testes de qualidade no laboratório, mas visitamos todas as outras áreas da empresa, para conhecer todas as etapas do processo de produção. Nos finais de semana, fizemos viagens a cachoeiras e ao litoral da Croácia e também fomos a festas, concertos e festas tradicionais da cidade. Ronaldo Cetrulo Pontes realizou estágio em Engenharia de Alimentos em Banjaluka, Bósnia & Hezergovina.

5 Localização: Situa-se no norte da América do Norte e faz fronteira com os Estados Unidos. População: 32, 207, 113 Idioma: Inglês e Francês Moeda: Dólar Canadense CANADÁ Canadá Capital: Ottawa Atividade econômica: tecnologia, mineração e setores de serviços. Religião: Protestante 36% e Católicos Romanos 46%. A experiência obtida foi satisfatória. O estágio foi bastante teórico e pude aprender muitas coisas interessantes para o meu futuro. Marcius Henrique de Oliveira realizou estágio em Engenharia Química em Montreal, Canadá. CHINA República do Povo da China Localização: Situada no leste asiático, faz fronteira com Afeganistão, Butão, Burma, Hong Kong, Índia, Cazaquistão, Coréia do Norte, Quirguistão, Laos, Macau, Mongólia, Nepal, Paquistão, Rússia, Tajiquistão, Vietnã. População: Idioma: Chinês, mandarim e dialetos Moeda: : Yuan Atividade econômica: indústrias de ferro e aço, maquinários e agricultura. Religião: Daoísmo, Budismo e Cristianismo. Capital: Beijing O estágio, com duração de 09 semanas, foi realizado em uma empresa que produz elevadores e escadas rolantes, localizada na área rural da China, próximo a Xangai. Eu aprendi bastante sobre a cultura chinesa e a maneira como uma empresa chinesa é administrada. Certamente, esta foi uma das mais importantes experiências que tive. Stefan Schmidlkofer realizou estágio em Engenharia Elétrica em Xangai, China.

6 Localização: Situada na América do Sul, faz fronteira com 5 países: Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. População: Idioma: Espanhol Moeda: Peso Colombiano COLÔMBIA República da Colômbia Atividade econômica: Indústrias têxteis e de alimentos, petróleo. Religião: Maioria Católica Romana 90%. Capital: Bogotá Tive uma ótima experiência, pois aprendi como funciona o Sistema Jurídico Colombiano e suas várias instituições. O estágio foi muito bom e eu recomendo a IAESTE a todos. Danilo Garbim Machado realizou estágio em Direito em Ibague, Colômbia. A empresa tem uma boa estrutura para receber estudantes, proporciona a oportunidade de fazer amigos e oferece diversas opções de estudo e pesquisa. Adquiri fluência no idioma, conheci uma nova cultura, aprendi mais sobre administração e troca de informações. Edson Pinzegher realizou estágio em Administração de Empresas em Bogotá, Colômbia. Localização: Situada no sudeste europeu, faz fronteira com Bósnia, Hungria, Sérvia e Montenegro e Eslovênia. População: Idioma: Croata Moeda: Kuna CROÁCIA República da Croácia Atividade econômica: Indústrias químicas, maquinário, turismo e petróleo. Capital: Zagreb Religião: Maioria Católica Romana 87.8%. Boa experiência para minha vida, nova e diferente cultura, diferentes locais e métodos de trabalho. Bom para praticar o inglês. O comitê local organizou atividades sociais com os estudantes, além de viagens de final de semana ao litoral e a parques ecológicos. Vitor Wuo realizou estágio em engenharia civil em Osijek, Croácia. A Croácia é um excelente país para realizar estágios, já que as pessoas são muito amigáveis e receptivas, o clima é agradável e a IAESTE local, muito organizada. Fábio Gomes de Castro realizou estágio em Engenharia Elétrica em Vinkovci, Croácia.

7 DINAMARCA Reino da Dinamarca Localização: Situada no centro da Europa, limitando com nove países: ao norte com a Dinamarca, a oeste com a Holanda, a Bélgica, Luxemburgo e a França, ao sul com a Suíça e a Áustria e a leste com a República Tcheca e a Polônia População: 82,4 milhões Idioma: Alemão Moeda: Euro Atividade econômica: Indústrias de alimentos, de produtos químicos, têxteis além de eletrônicos e tecnologias. Religião: Maioria Evangélica Luterana 95%. Capital: Copenhagen Durante minha estada na Dinamarca, estive envolvido em diversos tipos de trabalho como: estudo de campo relacionado à contaminação de lençóis freáticos, operacionalização de equipamentos de medição, etc... Conheci diversas pessoas na Dinamarca e eu estou sempre em contato com elas. Samuel Ricardo Carvalho Carneiro realizou estágio em Engenharia Geológica em Copenhagen, Dinamarca. Localização: Situada no oeste da América do Sul, faz fronteira com o Peru e Colômbia. População: Idioma: espanhol Moeda: Dólar Americano EQUADOR República do Equador Atividade econômica: Agricultura, petróleo, minério, produtos de celulose e madeira. Religião: Maioria Católica Romana 95%. Capital: Quito A experiência foi perfeita, já que convivi com diferentes pessoas, pude aprender muito sobre Recursos Humanos, aprimorei o idioma e conheci a cultura local. Filipe de Souza Rodrigues realizou estágio em Administração de Empresas em Quito, Equador.

8 ESLOVÁQUIA República Eslováquia Localização: Situada no na Europa Central, faz fronteira com Áustria, República Tcheca, Hungria, Polônia e Ucrânia. População: Idioma: Eslovaco Moeda: Koruna eslováquia Atividade econômica: Produção de metais, materiais elétricos, maquinaria, papel e borracha. Religião: Maioria Católica Romana 60.3%. Capital: Bratislava Tive a oportunidade de praticar e aprimorar meus conhecimentos em Matlab e lidar com simulação de problemas em testes de física. Durante todo o estágio, tive suporte da IAESTE Equador e do comitê local. Paula Elisianne Campos Drummond realizou estágio em engenharia em Bratislava, Eslováquia Localização: Situada no centro da Europa, limitando com quatro países: Áustria, Croácia, Itália e Hungria. População: Idioma: Esloveno e servo-croata Moeda: Tolar ESLOVÊNIA República da Eslovênia Atividade econômica: Metalurgia, eletrônicos, produtos de madeira e têxteis. Capital: Ljubljana Religião: Maioria Católica Romana 70.8 %. Eslovênia é a melhor opção para intercâmbio, porque é um país bonito, a maioria da população fala inglês, é um país seguro e próximo a diversos países, além de que, o custo de vida é similar ao do Brasil e eles oferecem algumas facilidades aos estudantes. Kelleen Grace Fache realizou estágio em Engenharia Civil em Maribor, Eslovênia Além da experiência social e cultural (fiz muitos amigos!), obtive também conhecimentos na área de engenharia, que me ajudarão com meus propósitos no futuro. Tive ótimos momentos neste país e com certeza, desejo voltar. Robson Luis Marini realizou estágio em Engenharia Elétrica em Ljubljana, Eslovênia.

9 ESPANHA Reino da Espanha Localização: Situada no sudoeste europeu, faz fronteira com França, Portugal e Marrocos. População: Idioma: Espanhol Castelhano + dialetos Moeda: Euro Atividade econômica: Turismo, indústria têxtil, metais, automobilística. Religião: Maioria Católica Romana - 94%. Capital: Madri Eu pude participar em algumas atividades da empresa, aplicando meus conhecimentos e experiência em desenhos em AUTOCAD. Foi uma incrível experiência de vida, que nunca esquecerei. Maria Emilene Barata de Menezes realizou estágio em Arquitetura em Barcelona, Espanha. Foi uma ótima experiência! O mais importante foi a troca de informações com a empresa e novos conhecimentos adquiridos. Em julho, havia mais de 200 estudantes IAESTE do mundo inteiro na Espanha e fizemos vários encontros. Eu recomendo a todos! Fernanda Moraes Tasim realizou estágio em Arquitetura em Sevilha, Espanha. ESTADOS UNIDOS Estados Unidos da América Localização: Situado na América do Norte, vizinho ao Canadá e ao México. População: milhões Idioma: Inglês Moeda: Dólar Americano Atividade econômica: Os EUA representam, tecnologicamente, a maior e mais poderosa economia do mundo. Religião: Protestante 56% e Católicos Romanos 28%. Capital: Washington, DC Uma grande experiência, tanto profissional como pessoal. Acomodação muito boa e várias atividades sociais e culturais: viagem a Chicago, a praia, ida a concertos... Romulo Cesar de Paula realizou estágio em Processamento de Dados em Raleigh, EUA.

10 FINLÂNDIA República da Finlândia Localização: Situada no norte europeu, fazendo fronteira com a Suécia, Rússia e Noruega. População: Idioma: Finlandês e Sueco Moeda: Euro Atividade econômica: Produção de metais, eletrônicos, têxtil e de alimentos. Capital: Helsinque Religião: Maioria Evangélica Luterana 93.4%. Eu trabalhei com simulação de computadores em sistemas contínuos, usando o software Matlab. Lá, eu fiz um curso para aprender como usar o software e depois, desenvolvi alguns modelos. A programação cultural e social era ótima! Visitamos museus, pontos turísticos e também fizemos viagens de final de semana a outras cidades finlandesas e também em outros países, como Rússia, Estônia e Suécia. Tatiana Chaves Fontes Lima realizou estágio em engenharia em Helsinki, Finlândia. HOLANDA Reino da Holanda Localização: Situada no oeste da Europa, fazendo fronteira com a Bélgica e Alemanha. População: Idioma: Holandês (Dutsch) Moeda: Euro Atividade econômica: Agroindústrias, produção de engenharia, materiais elétricos e químicos, petróleo e pesca. Capital: Amsterdã Religião: Protestantes 21% e Católicos Romanos 31%. Foi uma experiência maravilhosa, pois eu realmente aprendi muito sobre a arquitetura holandesa! O estágio foi simplesmente como uma segunda faculdade para mim, não apenas referente aos novos conhecimentos em arquitetura, mas também em relação às diversas culturas que pude conhecer, através dos novos amigos que fiz. Miriam Cristina Mendes Dall Igna realizou estágio em Arquitetura em Bergen, Holanda.

11 HUNGRIA República da Hungria Localização: Situada no centro da Europa, faz fronteira com Áustria, Croácia, Romênia, Sérvia e Montenegro, Eslováquia, Eslovênia e Ucrânia. População: Idioma: Húngaro Moeda: Forint Atividade econômica: Mineração, metalurgia, produção de alimentos, veículos e produtos farmacêuticos. Religião: Maioria Católica Romana 67.5%. Capital: Budapeste Durante meu estágio, tive contato com novos equipamentos, materiais e tecnologia de construção. Eu gostaria de agradecer pela ótima experiência profissional e pessoal que eu tive na Hungria. Luiz Afonso Giglio realizou estágio em Engenharia civil em Daróczi, Hungria. A experiência adquirida neste estágio é recomendável a todo estudante que tenha interesse em aprimorar conhecimentos em sua área profissional específica, em outro idioma e também conhecer novas culturas. Simone Proner realizou estágio em Engenharia de Produção em Miskolc, Hungria. Localização: Localiza-se no Oriente Médio, fazendo fronteira com Egito, Faixa de Gaza e Jordânia. População: Idioma: Hebreu ISRAEL Estado de Israel Moeda: Israeli Shekel Atividade econômica: Projetos de alta tecnologia, produtos de papel e madeira, tabaco, minério de diamantes. Capital: Jerusalém Religião: Maioria Judaica 80%, Muçulmanos 14% A experiência obtida foi excelente! Trabalhar com profissionais da mesma área em outro país realmente foi muito proveitoso. O país é muito bonito, diferente do que havia imaginado. As cidades tem áreas modernas mescladas a lugares históricos. Tatiane Pardo de Souza realizou estágio em Arquitetura em Jerusalém, Israel. Estagiei em um laticínio, conheci novos produtos e métodos de análise, tive contato com outros funcionários, aperfeiçoei meu inglês, conheci estudantes de diversos países e realizei viagens. Beatriz Akemi Monteiro realizou estágio em Engenharia de Alimentos em Haifa, Israel.

12 ITÁLIA República Italiana Localização: Situada no sul da Europa, limita com Áustria, França, San Marino, Eslovênia e Suíça. População: Idioma: Italiano Moeda: Euro Atividade econômica: Turismo, maquinarias, ferro e aço, alimentos, automóveis e cerâmica. Capital: Roma Religião: Maioria Católica Romana Trabalhei com engenharia de software e banco de dados associados a cartografia de municípios. A viagem foi excelente, pois contribuiu para meu crescimento e aprimorei o idioma. A Itália é um ótimo país para morar e trabalhar. Virginia Silva Araújo Monteiro realizou estágio em Engenharia Civil em Torino, Itália. Localização: Situado no oriente médio, fazendo fronteira com o Golfo de Omã e com o Paquistão. População: Idioma: Dialetos persas e turcos Moeda: Rial Iraniano IRÃ República Islâmica do Irã Atividade econômica: Petróleo, petroquímicas, têxtil, cimento e material de construção, processamento de alimentos (principalmente açúcar refinado e produção de óleo vegetal). Fabricação de metal e armamentos. Religião: Maioria Muçulmana - 99%. Capital: Teerã Meu estágio foi diferente do que eu esperava, e foi justamente por isso que eu quis vir ao Irã adquirir novas experiências e descobrir um mundo que eu não conhecia antes. Algumas coisas são diferentes aqui, mas, acima de tudo, as pessoas aqui têm os mesmos sonhos e medos do que no meu país. Martin Gohl realizou estágio em Tecnologia da Informação em Teerã, Irã.

13 JAPÃO Localização: Situado no leste asiático. População: Idioma: Japonês Moeda: Iene Atividade econômica: Alta tecnologia, produtos automotivos, eletrônicos, máquinas, têxteis e processamento de alimentos. Religião: Maioria Xintoísta e Budista - 84%. Capital: Tóquio O meu estagio foi maravilhoso, cresci muito, profissionalmente e culturalmente! Aprendi novas tecnologias lá no Japão. Meu estágio foi maravilhoso, o Japão é maravilhoso! Recomendo a todos! Frank Marcos fez estágio Japão em Engenharia Civil. LÍBANO República Libanesa Localização: Situado no Oriente Médio, faz fronteira com Israel e Síria. População: Idioma: Árabe Moeda: Libra Libanesa Atividade econômica: Áreas financeiras, jóias, produtos têxteis, mineração, petróleo e madeira. Religião: Maioria Muçulmana 70%, Cristãos 30%. Capital: Beirute Meu estágio foi na área de projetos de abastecimento de água e topografia e vou ganhar créditos na universidade por esta experiência. Eu recomendo este estágio a bons estudantes. Hermann Greb Neto realizou estágio em Engenharia Civil em Beirute, Líbano.

14 Localização: Situa-se no sudeste europeu, fazendo fronteira com Albânia, Bulgária, Grécia e Sérvia e Montenegro. População: Idioma: Macedônio, Albanês, Turco, Servo-croata. MACEDÔNIA A Formada República Iugoslava da Macedônia Moeda: Dinar Atividade econômica: Metais, produtos de madeira, tabaco e agricultura. Capital: Skopje Religião: Macedônicos Ortodoxos - 67%. O estágio foi útil em vários aspectos, principalmente na área profissional e para conhecimentos pessoais.todos finais de semana a IAESTE Macedônia organizava excursões ou encontros sociais e culturais. Adriana Fornazari realizou estágio em Arquitetura em Skopje, Macedônia. O estágio foi no departamento de engenharia e incluiu viagens a trabalho pelo país, juntamente com outros engenheiros. Ao final, redigi relatório sobre o trabalho. Eu adorei este programa! Nadja Mench Bressan realizou estágio em Engenharia Mecânica em Skopje, Macedônia. MÉXICO Estados Unidos Mexicanos Localização: Situado na América Central, faz fronteira com Belize e Guatemala. População: Idioma: Espanhol Moeda: Peso Mexicano Atividade econômica: Turismo, alimentos, tabaco, ferro e aço, petróleo e minérios. Religião: Católicos Romanos - 89%. Protestantes - 06% Capital: Cidade do México Durante os 03 meses de estágio, aprendi muito! A empresa onde estagiei era pequena, então tive a oportunidade de analisar todos os processos, o que me possibilitou implementar um ótimo controle de qualidade. Eu gostaria de agradecer a IAESTE e parabenizá-los pelo excelente programa. Andrea Mari Kyono realizou estágio em Engenharia de Produção em Moroleon, México. Eu tive uma ótima experiência nesta viagem: adquiri conhecimentos técnicos e aprendi o idioma e cultura local. Rodrigo Pires Demo realizou estágio em Engenharia em Villahermosa, México.

15 NORUEGA Reino da Noruega Localização: Situa-se ao norte da Europa, fazendo fronteira com Finlândia, Suécia e Rússia. População: Idioma: Norueguês Moeda: Crone Norueguês Atividade econômica: Petróleo e gás, produtos de papel e celulose, metais, químicos, mineração e pesca. Religião: Maioria Evangélica Luterana - 86%. Capital: Oslo Experiência incrível e chance única de estar em contato com diferentes culturas, ser parte de uma equipe e trabalhar em um novo ambiente. Tivemos diversos encontros sociais e em alguns finais de semanas fizemos rafting, caminhadas e outras atividades ao ar livre. Rodrigo Gonzalez Modugno realizou estágio em Engenharia Elétrica em Trondheim, Noruega. Minha experiência de trabalho foi a melhor possível, especialmente quando fizemos visitas a várias indústrias. Mas o ponto principal foi a superação das dificuldades do idioma e das diferenças culturais. A IAESTE Noruega me sempre me ajudou e agora só tenho a agradecê-los. Fernando de Oliveira Silveira realizou estágio em Engenharia Elétrica em Stavanger, Noruega. POLÔNIA República da Polônia Localização: Situada no centro da Europa, limitando com seis países: República Tcheca, Alemanha, Lituânia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia. População: Idioma: Polonês Moeda: Zloty Atividade econômica: maquinaria, ferro e aço, minérios, vidro e agricultura. Religião: Maioria Católica Romana 95%. Capital: Varsóvia Para minha vida profissional, a experiência de vivenciar outra cultura é essencial. Estar em contato com outro conceito em arquitetura muito acrescentou a meus conhecimentos anteriores e estou certa que isto irá refletir na vida carreira futura. Marina Javaroni Otaviano realizou estágio em Arquitetura em Katowice, Polônia. Eu desenvolvi dois programas de computador utilizando o software Labview. Através deste intercâmbio, adquiri muitos conhecimentos interessantes e úteis, além de aproveitar as atividades sociais e culturais oferecidas. Ernesto Souza Volpe realizou estágio em Engenharia Mecânica em Krakow, Polônia.

16 PORTUGAL República Portuguesa Localização: Situa-se no sudoeste da Europa e faz fronteira com a Espanha, formando a Península Ibérica. População: Idioma: Português Moeda: Euro Atividade econômica: Turismo, indústrias têxteis e de papel, agricultura. Religião: Maioria Católica Romana - 94%. Capital: Lisboa A experiência de trabalho foi ótima. A empresa é realmente séria e me deu oportunidade de aprender na prática o que já havia estudado na universidade. Eu conheci muitos estudantes do mundo todo, que também estavam realizando estágio IAESTE. Ana Paula Corbari realizou estágio em Marketing em Lisboa, Portugal. Eu realmente aproveitei esta oportunidade e acredito que todo universitário deva ter uma experiência como esta. Eu não esquecerei dos conhecimentos adquiridos e lugares e pessoas que conheci. Rafael Martins Barragan Loy realizou estágio em Engenharia Mecânica em Lisboa, Portugal. Localização: Situa-se no oeste da Europa e abrange os países Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. População: Idioma: Inglês Moeda: Libra Esterlina REINO UNIDO Reino Unido da Grã-Bretanha e Norte da Irlanda Atividade econômica: Materiais elétricos, motores, equipamentos, petróleo, bens de consumo e agricultura. Religião: Maioria Anglicana. Capital: Londres A experiência profissional que obtive foi muito satisfatória, principalmente referente à forma que os projetos de pesquisa são realizados nas universidades do Reino Unido, assim despertando meu interesse em seguir carreira nesta área. Daniel Peixoto Barbosa realizou estágio em Engenharia Química em Newcastle, Inglaterra. O Programa de Estágio da IAESTE é excelente. Foi uma experiência incrível! Fiz amigos de todos lugares do mundo e conheci diversas culturas. Era um sonho que se tornou realidade. André Breviglieri Almeida realizou estágio em Engenharia de Produção em Londres, Inglaterra. A Irlanda do Norte é um país muito bonito e com muita história. A IAESTE aqui realizou muitas atividades, o que contribuiu na integração dos estudantes, proporcionando uma mistura cultural, momentos agradáveis e muitos amigos. Foi uma grande oportunidade!. Maíra Jordon realizou estágio em Engenharia de Alimentos em Belfast, Irlanda do Norte. Eu tive a experiência mais enriquecedora de toda minha vida obrigada IAESTE! Aprendi não apenas sobre outro país e o modo de vida dessas pessoas, mas também sobre meu próprio país. O intercâmbio me permitiu aprimorar minha habilidade de comunicação e aplicar conceitos teóricos aprendidos durante meu curso de graduação. Oscar Rueda realizou estágio em Engenharia Mecânica na Irlanda.

17 REPÚBLICA TCHECA República Tcheca Localização: Situada no centro da Europa, limitando com Áustria, Alemanha, Polônia e Eslováquia. População: Idioma: Tcheco Moeda: Koruna Tcheca Atividade econômica: Metalurgia, maquinaria e equipamentos, indústria armamentista. Religião: Maioria Católica Romana - 39%. Capital: Praga Minha experiência de estágio foi boa. Meu trabalho consistia em testar a performance de algoritmos, usando a linguagem de programa C++. O comitê local organizou diversas programações sociais e culturais, o que me possibilitou aprender sobre a vida de um estudante local de Brno. Renata Sanchez de Andrade realizou estágio em Engenharia Elétrica em Brno, República Tcheca. Foi uma experiência emocionante, pois nunca tinha estagiado nesta área anteriormente foi um desafio para mim e tive todo suporte necessário. Tive a oportunidade de conhecer pesquisadores de outros países nos seminários que participei. Agnaldo Arroio realizou estágio em Química em Praga, República Tcheca. ROMÊNIA Romênia Localização: Situada no sudeste da Europa, limitando com cinco países: Bulgária, Hungria, Moldávia, Sérvia e Montenegro e Ucrânia. População: Idioma: Romeno Moeda: Leu Atividade econômica: Agricultura, mineração, metalurgia e refino de petróleo. Religião: Maioria Ortodoxa - 87%. Capital: Bucareste Eu trabalhei em um grande escritório e auxiliei meus colegas em vários projetos interessantes. A arquitetura romena é totalmente diferente de tudo que eu já havia estudado até hoje. Visitei a museus e exposições interessantes. Alencar Massulo de Oliveira realizou estágio em Arquitetura em Bucareste, Romênia

18 RÚSSIA Federação Russa Localização: Situada na Ásia, limitando com onze países: China, Estônia, Finlândia, Coréia do Norte, Noruega, Ucrânia, Polônia, Latvia, Lituânia, Belarus e Cazaquistão. População: Idioma: Russo Moeda: Rúbia Russa Atividade econômica: Mineração extrativista, petróleo, metais, tecnologia espacial, máquinas de agricultura, produtos médicos e científicos. Religião: Maioria Ortodoxos e Muçulmanos. Capital: Moscou Ótima experiência! Eu retornei com muitas informações e conhecimentos sobre construção de helicópteros. Moscou é uma cidade muito especial, com muitas atividades culturais e população receptiva. Leandro Colen Rocha realizou estágio em Engenharia Mecatrônica em Moscou, Rússia. Localização: Situada no Oriente Médio, faz fronteira com Israel, Jordânia, Líbano e Turquia. População: Idioma: Árabe Moeda: Libra Síria SÍRIA República Árabe Síria Atividade econômica: Petróleo, indústria Têxtil, tabaco e mineração de pedras. Capital: Damasco Religião: Maioria Muçulmana - 74%. Trabalhei com supervisão de processos nos departamentos alimentícios e farmacêuticos e também nos laboratórios de físico-química e farmacologia. Fiquei hospedada no campus da Universidade de Damasco, que era bastante confortável. Visitei museus históricos e diversas cidades próximas. Carolina Branco da Silva realizou estágio em Engenharia Química em Damasco, Síria.

19 SUÍÇA Confederação Suíça Localização: Situada no centro da Europa, limitando Áustria, França, Itália, Alemanha e Liechtenstein. População: Idioma: Alemão, Italiano e Francês. Moeda: Franco Suíço Atividade econômica: Maquinaria, relógios, bens de consumo, instrumentos de precisão. Religião: Católica Romana 46%, Protestantes 40%. Capital: Berna A experiência foi ótima. Todos deveriam realizar estágio no exterior, como complemento aos estudos. A IAESTE Suíça organizou eventos sociais e culturais quase todos finais de semana. Luis Claudio Del Cistia realizou estágio em Arquitetura em Lucerna, Suíça. O estágio foi muito interessante, principalmente do ponto de vista de estar em contato com alta tecnologia, que ainda não é utilizada no Brasil. O estágio com duração de 01 ano foi apropriado para aprender mais sobre a área que eu estava trabalhando, o que me permitiu aprimorar a qualidade do meu trabalho, além de poder aprender um pouco do idioma local. Claudio Lima Botelho realizou estágio em Engenharia Elétrica em Zurique, Suíça. TAILÂNDIA Reino da Tailândia Localização: Situada no sudeste asiático, fazendo fronteira com Burma, Cambodja, Laos e Malaísia. População: Idioma: Tailandês e Inglês. Moeda: Baht Atividade econômica: Turismo, agricultura e manufaturas. Capital: Bangkok Religião:Maioria Budista 95%. Durante 03 meses de estágio, pude aprender muitas coisas relacionadas a engenharia civil e, principalmente, sobre outras culturas. Várias atividades sociais e culturais: Bamboo rafting, visita a lugares históricos, shows de cobras e elefantes, bares e restaurantes, visita a outras cidades... Flávio Henrique de Paula Luz realizou estágio em Engenharia Civil em Chiangmai, Tailândia

20 Localização: Situada na Ásia central, faz fronteira com o Afeganistão, China, Quirguistão e Usbequistão. População: Idioma: Tajik Moeda: Somoni TAJIQUISTÃO República do Tajiquistão Atividade econômica: Minérios, vegetais, ferramentas, geladeiras. Religião: Maioria Muçulmana - 85%. Capital: Dushande Eu estudei toda a estrutura da empresa e estive envolvido com as áreas administrativas. Visitei várias regiões do país muito interessante! Alexandre Rocha Freitag Filho realizou estágio em Administração de Empresas em Tursunzade, Tajiquistão Localização: Sudeste europeu/ Fronteira com Armênia/ Azerbaijão/ Bulgária/ Grécia/ Irã/ Iraque/ Síria. População: Idioma: Turco Moeda: Lira Turca TURQUIA República da Turquia Capital: Ankara Palavra de quem já foi Atividade econômica Têxtil, mineração, petróleo Religião: Muçulmana 99% A experiência foi muito importante para a minha vida profissional. Todos finais de semana havia alguma atividade social e cultural programada. Moema Guimarães Pereira realizou estágio em Engenharia de Produção em Istambul, Turquia. Eu trabalhei no projeto arquitetônico de um condomínio. Eu gostei do estágio, pois adquiri novos conhecimentos e também pude apresentar meus conhecimentos anteriores. O comitê local era perfeito: eles nos convidavam para festas, organizavam viagens e sempre estavam prontos a nos ajudar. Clarissa Raquel de Souza realizou estágio em Arquitetura em Istambul, Turquia.

MANUAL PROGRAMA DE ESTÁGIO IAESTE 2009/2010

MANUAL PROGRAMA DE ESTÁGIO IAESTE 2009/2010 MANUAL PROGRAMA DE ESTÁGIO IAESTE 2009/2010 Caro Participante, Seja bem-vindo ao Programa de intercâmbio de estágio oferecido mundialmente pela IAESTE! Leia atentamente este manual. Ele contém todas as

Leia mais

MINIGUIA DA EUROPA 2011 Comunicar com os Europeus Línguas Na Europa fala-se muitas línguas, cujas principais famílias são a germânica, a românica, a eslava, a báltica e a céltica. As instituições da União

Leia mais

Necessidade de visto para. Não

Necessidade de visto para. Não País Necessidade de visto para Turismo Negócios Afeganistão África do Sul Albânia, Alemanha Andorra Angola Antígua e Barbuda Arábia Saudita Argélia. Argentina Ingresso permitido com Cédula de Identidade

Leia mais

Portugal Leaping forward

Portugal Leaping forward Portugal Leaping forward Dr. Pedro Reis Presidente da AICEP Lisboa, 16 de Março 2012 Enquadramento internacional Fonte: EIU (Fev 2012) Nota: PIB a preços de mercado Variação (%) Enquadramento internacional

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Comércio Exterior Intercâmbio comercial com o Brasil

UNIÃO EUROPEIA Comércio Exterior Intercâmbio comercial com o Brasil Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC UNIÃO EUROPEIA Comércio Exterior Intercâmbio comercial com o Brasil

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2015

Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Volume 42 Ano base 2014 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2013-2014

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes.

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes. 3. Geografia Turística 3.1 Geografia Turística: Brasil de Ponta a Ponta Proporcionar ao participante melhor compreensão geográfica do país; Apresentar as principais especificidades existentes nos continentes

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil País Afeganistão África do Sul Albânia Alemanha Andorra Angola Antígua e Barbuda Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Austrália

Leia mais

www.aprendereuropa.pt / www.eurocid.pt União Europeia Estados-Membros: 28 População: 507 milhões de habitantes Superfície: + de 4 milhões km2

www.aprendereuropa.pt / www.eurocid.pt União Europeia Estados-Membros: 28 População: 507 milhões de habitantes Superfície: + de 4 milhões km2 União Europeia Estados-Membros: 28 População: 507 milhões de habitantes Superfície: + de 4 milhões km2 Bélgica (Belgique) Capital: Bruxelas (Bruxelles Brussel) População: 11.094,8 milhões de habitantes*

Leia mais

Preçário dos Cartões Telefónicos PT

Preçário dos Cartões Telefónicos PT Preçário dos Cartões Telefónicos PT Cartão Telefónico PT 5 e (Continente)... 2 Cartão Telefónico PT 5 e (Região Autónoma dos Açores)... 6 Cartão Telefónico PT 5 e (Região Autónoma da Madeira)... 10 Cartão

Leia mais

Es t i m a t i v a s

Es t i m a t i v a s Brasileiros no Mundo Es t i m a t i v a s Ministério das Relações Exteriores - MRE Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior - SGEB Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior

Leia mais

Náutica. Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012

Náutica. Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012 Náutica Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012 Aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial, cuja missão é: Atrair investimento estrangeiro para

Leia mais

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP)

Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) Parceria para Governo Aberto Open Government Partnership (OGP) 1ª Conferência Anual de Alto-Nível da Parceria para Governo Aberto - OGP Roberta Solis Ribeiro Assessoria Internacional - CGU Conselho da

Leia mais

Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida

Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida Cap.12 Questões políticas e populacionais na Europa Desenvolvida EDUCADORA: BIANCA CORREA AGOSTO DE 2015 ASPECTOS GERAIS 1 - Europa desenvolvida países com renda per capita superior a US$ 15 MIL, altamente

Leia mais

PT PRIME PREÇÁRIOS DE VOZ EMPRESARIAL 2006. PT Prime Preçário Voz Empresarial 2006

PT PRIME PREÇÁRIOS DE VOZ EMPRESARIAL 2006. PT Prime Preçário Voz Empresarial 2006 PT PRIME PREÇÁRIOS DE VOZ EMPRESARIAL 2006 Versão: 1.0 Pág.: 1/7 1. ACESSO DIRECTO Chamadas DENTRO DO PAÍS Não Corp Corp Local 0,0201 0,0079 Local Alargado 0,0287 0,0105 Nacional 0,0287 0,0105 FIXO MÓVEL

Leia mais

Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades

Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades Vendas Novas - 02 de julho de 2013 aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial, cuja missão é: Atrair investimento estrangeiro

Leia mais

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial

ARGÉLIA ALEMANHA ARGENTINA AUSTRÁLIA. África. Europa. Capital. Argel. Berlim. Capital. árabe. Idioma. Idioma. alemão. Extensão territorial ALEMANHA ARGÉLIA Berlim Argel alemão árabe cerca de 8 milhões de habitantes cerca de 6 milhões de habitantes 17 Curiosidade: Existem mais de 1.5 Curiosidade: A seleção de futebol da Argélia é conhecida

Leia mais

Argentina Dispensa de visto, por até 90 dias Dispensa de visto, por até 90 dias. Entrada permitida com Cédula de Identidade Civil

Argentina Dispensa de visto, por até 90 dias Dispensa de visto, por até 90 dias. Entrada permitida com Cédula de Identidade Civil PAÍS Visto de Turismo Visto de Negócios Observação Afeganistão Visto exigido Visto exigido África do Sul Dispensa de visto, por até 90 dias Dispensa de visto, por até 90 dias Albânia Dispensa de visto,

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

o Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento - FAPED, no uso de suas atribuições legais,

o Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento - FAPED, no uso de suas atribuições legais, Deliberação 01 de 23 de fevereiro de 2015. o Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento - FAPED, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO o que dispõe a Lei n." 8.958, de

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios

Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios Brasil como maior exportador mundial de carne bovina: conquistas e desafios João Ricardo Albanez Superintendente de Política e Economia Agrícola, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2011 - Indicadores DSPDCE - 2012

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2011 - Indicadores DSPDCE - 2012 Ação Cultural Externa Relatório Anual 0 Indicadores DSPDCE 0 .Iniciativas apoiadas pelo IC a) Número (total): 0 b) Montante global:.0,0,* Áreas Geográficas África América Ásia Europa Médio Oriente e Magrebe

Leia mais

PERFIL DE MERCADO PRODUCTO: SISTEMAS DE INSPECCION POR VIDEO N.C.M.: 9031.80.99

PERFIL DE MERCADO PRODUCTO: SISTEMAS DE INSPECCION POR VIDEO N.C.M.: 9031.80.99 PERFIL DE MERCADO PRODUCTO: SISTEMAS DE INSPECCION POR VIDEO N.C.M.: 9031.80.99 Perfil elaborado en octubre de 2008 TRATAMIENTO ARANCELARIO E IMPOSITIVO 1) IMPUESTOS Y TASAS: 1.1) ARANCELES DE IMPORTACIÓN

Leia mais

"Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade." (Adaptado livremente de A. Einstein)

Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade. (Adaptado livremente de A. Einstein) Fácil assim. 12345 "Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade." (Adaptado livremente de A. Einstein) 12345 Tudo é mais fácil com Lenze. O forte dinamismo dos tempos atuais o coloca em confronto

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO:

PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO: CONSTITUIÇÃO: PARLAMENTO EUROPEU É a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de 5 anos por sufrágio universal directo pelos cidadãos dos estados-membros Presidente do Parlamento

Leia mais

Suécia. Finlândia Polônia. Dinamarca Noruega. Estônia Látvia Alemanha Lituânia Islândia Belarus Holanda. Rússia República da Moldávia Irlanda Canadá

Suécia. Finlândia Polônia. Dinamarca Noruega. Estônia Látvia Alemanha Lituânia Islândia Belarus Holanda. Rússia República da Moldávia Irlanda Canadá Herbalife no Mundo Fundada nos Estados Unidos, em 1980, a Herbalife é uma das maiores empresas de nutrição do mundo, atuando pelo modelo de vendas diretas. Está presente em mais de 90 países e é registrada

Leia mais

Perfil dos Turistas estrangeiros para São Paulo: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM

Perfil dos Turistas estrangeiros para São Paulo: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM Perfil dos Turistas estrangeiros para São Paulo: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO Baseando-se em consultas realizadas nos bancos de

Leia mais

Data: GEOGRAFIA TUTORIAL 5B. Aluno (a): Equipe de Geografia IMAGENS BASE. Fonte: IBGE, 2009.

Data: GEOGRAFIA TUTORIAL 5B. Aluno (a): Equipe de Geografia IMAGENS BASE. Fonte: IBGE, 2009. Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5B Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA IMAGENS BASE Fonte: IBGE, 2009. Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 1 - NANDA/MAIO/2014-488 TEXTO BASE Os blocos

Leia mais

SWAZILÂNDIA E TANZÂNIA. Across Mundovip Quadrante Soltrópico TUNÍSIA. Club Med Grantur Mundovip Soltrópico. Travelers Travelplan U GANDA.

SWAZILÂNDIA E TANZÂNIA. Across Mundovip Quadrante Soltrópico TUNÍSIA. Club Med Grantur Mundovip Soltrópico. Travelers Travelplan U GANDA. Quem programa o quê? ÁFRICA ÁFRICA DO SUL ANGOLA BOTSWANA CABO VERDE EGIPTO GUINÉ-BISSAU LÍBIA MARROCOS MAURÍCIAS MOÇAMBIQUE NAMÍBIA QUÉNIA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE SENEGAL SEYCHELLES SWAZILÂNDIA E TANZÂNIA

Leia mais

Introdução... 14. 1. Brasões de Armas da África... 16 1.1. África do Sul... 16

Introdução... 14. 1. Brasões de Armas da África... 16 1.1. África do Sul... 16 Sumário Introdução... 14 1. Brasões de Armas da África... 16 1.1. África do Sul... 16 1.1.1. Brasões de Armas da África do Sul... 18 1.1.2. Brasão de armas e Botswana... 23 1.1.3. Brasão de armas do Lesoto...

Leia mais

1.a. Atividades principais concepção, produção, desenvolvimento e distribuição de bens duráveis e produtos profissionais. São três as suas divisões:

1.a. Atividades principais concepção, produção, desenvolvimento e distribuição de bens duráveis e produtos profissionais. São três as suas divisões: Electrolux AB 1. Principais Características Matriz: Electrolux AB Localização: Estocolmo, Suécia Ano de fundação: 1901 Internet: www.electrolux.com Faturamento (2000): US$ 11.537 mi Empregados (2000):

Leia mais

LISTA DE REPRESENTAÇÕES SOI 2012 AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA AIEA PAÍSES MEMBROS

LISTA DE REPRESENTAÇÕES SOI 2012 AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA AIEA PAÍSES MEMBROS 1 LISTA DE REPRESENTAÇÕES SOI 2012 AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA AIEA ÁFRICA DO SUL ARÁBIA SAUDITA BRASIL CANADÁ COREIA DO SUL EGITO EQUADOR HOLANDA ITÁLIA JORDÂNIA NÍGER SUÉCIA ALEMANHA ARGENTINA

Leia mais

Redes de apoio às empresas portuguesas no estrangeiro

Redes de apoio às empresas portuguesas no estrangeiro SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ECONÓMICA Documento de Inteligência Económica TEMA: Redes de apoio às empresas portuguesas no estrangeiro 1. Importância para as empresas em processo de internacionalização A ação

Leia mais

A formação da União Europeia

A formação da União Europeia A formação da União Europeia A EUROPA DOS 28 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O

Leia mais

RPM International Inc. Instruções da linha direta

RPM International Inc. Instruções da linha direta RPM International Inc. Instruções da linha direta Embora, em geral, os problemas de conformidade possam ser solucionados a nível local, a linha direta da RPM International Inc. ( RPM ) oferece outro modo

Leia mais

L A E R T E J. S I L V A

L A E R T E J. S I L V A MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

IX. Dispensa de Visto de Entrada para Portadores de Passaporte e de Título de Viagem da RAEM

IX. Dispensa de Visto de Entrada para Portadores de Passaporte e de Título de Viagem da RAEM IX. Dispensa de Visto de Entrada para Portadores de Passaporte e de (países ordenados por continente) Ásia Brunei 14 dias --- Camboja 30 dias c) --- Coreia do Sul 90 dias --- Filipinas 14 dias --- Indonésia

Leia mais

TLC 60 TORRE LUMINOSA COMPACTA

TLC 60 TORRE LUMINOSA COMPACTA TLC 60 TORRE LUMINOSA COMPACTA TLC-60 Torre Luminosa Compacta Desenvolvida para ser a melhor opção em custo/benefício, a Torre Luminosa Compacta - TLC-60 combina tecnologia e performance na medida ideal

Leia mais

mídiakit www.tvgazeta.com.br

mídiakit www.tvgazeta.com.br mídiakit www.tvgazeta.com.br JUNHO / 2015 #HISTÓRIA Fundada no aniversário da cidade de São Paulo, a TV Gazeta fala com uma metrópole globalizada com a intimidade de quem esteve presente na vida e no coração

Leia mais

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PORTARIA Nº 174, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2012

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PORTARIA Nº 174, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2012 Nº 238 terça-feira, 11 de dezembro de 2012 ISSN 1677-7042 página 11. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PORTARIA Nº 174, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o pagamento de bolsas

Leia mais

Serviços Adicionais. 12400 - Portal de Voz

Serviços Adicionais. 12400 - Portal de Voz Serviços Adicionais 12400 - Portal de Voz Descrição Totoloto, Totobola, Lotarias e Euro Milhões Pode conhecer os números do Euro Milhões meia hora antes do sorteio na TV. Saiba os resultados e o valor

Leia mais

PORTUGAL. A recente performance de Portugal enquanto destino turístico Mitos e realidades. João Cotrim de Figueiredo 05 dezembro 2015

PORTUGAL. A recente performance de Portugal enquanto destino turístico Mitos e realidades. João Cotrim de Figueiredo 05 dezembro 2015 PORTUGAL A recente performance de Portugal enquanto destino turístico Mitos e realidades João Cotrim de Figueiredo 05 dezembro 2015 Um ciclo de crescimento longo e a acelerar 12 000 000 10 000 000 Receitas

Leia mais

Entrance Visas in Brazil ( Updating on 01/11/2013 )

Entrance Visas in Brazil ( Updating on 01/11/2013 ) Entrance Visas in Brazil ( Updating on 01/11/2013 ) Legend # Entrance allowed by presenting Civil Identity Card * - Maximum stay of 90 days every 180 days For more informations: Phone: +55 11 2090-0970

Leia mais

Exportações Brasileiras de Carne Bovina Brazilian Beef Exports. Fonte / Source: SECEX-MDIC

Exportações Brasileiras de Carne Bovina Brazilian Beef Exports. Fonte / Source: SECEX-MDIC Categorias / Products:, INDUSTRIALIZADA / PROCESSED,,, 1 de 16 2000 1999 %(2000x1999) Janeiro / January US$ (000) US$/Ton 25.537 9.793 2.608 15.392 4.375 3.518 66% 124% -26% INDUSTRIALIZADA / PROCESSED

Leia mais

Comércio (Países Centrais e Periféricos)

Comércio (Países Centrais e Periféricos) Comércio (Países Centrais e Periféricos) Considera-se a atividade comercial, uma atividade de alto grau de importância para o desenvolver de uma nação, isso se dá pela desigualdade entre o nível de desenvolvimento

Leia mais

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES 05/11/10 05/12/10 05/01/11 05/02/11 05/03/11 05/04/11 05/05/11 05/06/11 05/07/11 05/08/11 05/09/11 05/10/11 05/11/11 05/12/11 05/01/12 05/02/12 05/03/12

Leia mais

Index de Brochuras e Operadores. Index de Brochuras e Operadores

Index de Brochuras e Operadores. Index de Brochuras e Operadores ÁFRICA DO SUL BOTSWANA CABO VERDE Club 1840 Cabo Verde 30/04/05 Mundo Vip Cabo Verde Inverno 30/04/05 TerraÁfrica Ilhas de Cabo Verde 15/01/05 EGIPTO MALAUI MALDIVAS Quadrante Maldivas 21/12/04 MARROCOS

Leia mais

DIPLOMAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (DELE) Convocatórias 2008. Descrição Geral

DIPLOMAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (DELE) Convocatórias 2008. Descrição Geral Descrição Geral Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são títulos oficiais, que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol, que outorga o Instituto Cervantes em nome

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 07/02/2013) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 07/02/2013) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

Exportação Brasileira de Tangerinas por País de Destino 2010

Exportação Brasileira de Tangerinas por País de Destino 2010 Exportação Brasileira de Laranjas por País de Destino 2010 ESPANHA 5.293.450 12.795.098 PAISES BAIXOS (HOLANDA) 4.669.412 10.464.800 REINO UNIDO 2.015.486 5.479.520 PORTUGAL 1.723.603 3.763.800 ARABIA

Leia mais

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES 05/07/11 02/08/11 30/08/11 27/09/11 25/10/11 22/11/11 20/12/11 17/01/12 14/02/12 13/03/12 10/04/12 08/05/12 05/06/12 03/07/12 31/07/12 28/08/12 25/09/12

Leia mais

Tributação Internacional Junho 2014

Tributação Internacional Junho 2014 www.pwc.pt/tax Tributação Internacional Junho 2014 Perante a aldeia global em que vivemos, atuar apenas no mercado doméstico não é suficiente. De facto, a internacionalização é um requisito obrigatório

Leia mais

CARTA-CIRCULAR N 2.070. Aos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, Bancos Comerciais e Caixas Econômicas.

CARTA-CIRCULAR N 2.070. Aos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, Bancos Comerciais e Caixas Econômicas. CARTA-CIRCULAR N 2.070 Aos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, Bancos Comerciais e Caixas Econômicas. Divulga relação das missões diplomáticas, repartições consulares de carreira e representações

Leia mais

2003-2005. www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt

2003-2005. www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Primeiros resultados do projecto desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Ministério da

Leia mais

O programa de Instaladores Qualificados da PROINSO ultrapassa as 2.000 empresas integradas em todo o mundo

O programa de Instaladores Qualificados da PROINSO ultrapassa as 2.000 empresas integradas em todo o mundo O programa de Instaladores Qualificados da PROINSO ultrapassa as 2.000 empresas integradas em todo o mundo PROINSO consolida assim a sua liderança internacional Desde a sua colocação em marcha, em 2010,

Leia mais

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS www.prochile.gob.cl O Chile surpreende pela sua variada geografia. Suas montanhas, vales, desertos, florestas e milhares de quilômetros de costa, o beneficiam

Leia mais

Relação Econômica Bilateral Japão e Brasil

Relação Econômica Bilateral Japão e Brasil Relação Econômica Bilateral e Ⅰ.Comércio Exterior e Os principais parceiros de intercâmbio comercial brasileiro são os, a e a. A presença do não é significativa comparando a esses países. As exportações

Leia mais

CHAVES DE FIM DE CURSO. Linha Pesada 441, 461 e 500 Linha à Prova de Explosão

CHAVES DE FIM DE CURSO. Linha Pesada 441, 461 e 500 Linha à Prova de Explosão CHAVES DE FIM DE CURSO Linha Pesada 441, 461 e 500 Linha à Prova de Explosão Índice Importância das Normas Técnicas página 3 Produtos Especiais página 4 Chaves de Emergência Linha 500 página 5 Chaves de

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 14/05/2014) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 14/05/2014) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

PAÍSES AIEA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

PAÍSES AIEA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA PAÍSES AIEA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA 1. Canadá 2. Comunidade da Austrália 3. Estado da Líbia 4. Estados Unidos da América 5. Federação Russa 6. Japão 7. Reino da Arábia Saudita 8. Reino

Leia mais

Cisco Systems Incorporation

Cisco Systems Incorporation Cisco Systems Incorporation 1. Principais Características Matriz: Cisco Systems Inc. Localização: São José, Califórnia, Estados Unidos Ano de fundação: 1984 Internet: www.cisco.com Faturamento (2000):

Leia mais

CONSULADOS (011) 285.0433 - FAX (11) 284.4862 ( 011) 3814.6644 - FAX (11) 3815.7538 (011) 284.1355-288.5857 FAX (11) 285.0748

CONSULADOS (011) 285.0433 - FAX (11) 284.4862 ( 011) 3814.6644 - FAX (11) 3815.7538 (011) 284.1355-288.5857 FAX (11) 285.0748 CONSULADOS NOME ENDEREÇO FONE E-MAIL ÁFRICA DO SUL Avenida Paulista, 1754-12º andar - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01310-200 (011) 285.0433 - FAX (11) 284.4862 ALEMANHA Avenida Brigadeiro Faria

Leia mais

SEMINÁRIO EXPORTAR, EXPORTAR, EXPORTAR. Viana do Castelo, 11de Fevereiro

SEMINÁRIO EXPORTAR, EXPORTAR, EXPORTAR. Viana do Castelo, 11de Fevereiro SEMINÁRIO EXPORTAR, EXPORTAR, EXPORTAR Viana do Castelo, 11de Fevereiro www.cosec.pt COSEC Companhia de Seguro de Créditos, S.A. 2014 Índice Sobre a COSEC Seguro de Créditos Soluções à medida em resumo

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Portugal Acordos Bilaterais Celebrados

Mercados. informação regulamentar. Portugal Acordos Bilaterais Celebrados Mercados informação regulamentar Portugal Acordos Bilaterais Celebrados Janeiro 2013 Índice 5 NOTA DE PRÉVIA 6 ENQUADRAMENTO GERAL A 7 ÁFRICA DO SUL 7 ALBÂNIA 7 ALEMANHA 8 ANDORRA 8 ANGOLA 9 ANGUILLA 10

Leia mais

Despesas em Propaganda no Brasil e sua Interligação com a Economia Internacional. Fábio Pesavento ESPM/SUL André M. Marques UFPB

Despesas em Propaganda no Brasil e sua Interligação com a Economia Internacional. Fábio Pesavento ESPM/SUL André M. Marques UFPB Despesas em Propaganda no Brasil e sua Interligação com a Economia Internacional Fábio Pesavento ESPM/SUL André M. Marques UFPB O NÚCLEO DE ECONOMIA EMPRESARIAL ESPM-SUL PESQUISA E APOIO 1. Despesas em

Leia mais

CATEGORIA: POPULAÇÃO PRISIONAL CATEGORIA: PERFIL DO PRESO

CATEGORIA: POPULAÇÃO PRISIONAL CATEGORIA: PERFIL DO PRESO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL DIRETORIA DE POLÍTICAS PENITENCIÁRIAS SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES PENITENCIÁRIAS ESTÁTÍSTICA SUSEPE - SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS

Leia mais

Missão Empresarial EUA Flórida. 21 a 26 de Março 2015

Missão Empresarial EUA Flórida. 21 a 26 de Março 2015 Missão Empresarial EUA Flórida 21 a 26 de Março 2015 Apoiamos empresas a ter sucesso nos mercados internacionais Sobre nós Na Market Access prestamos serviços de apoio à exportação e internacionalização.

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 Dezembro 2011 1- Introdução A metodologia do SRM estabelece que o modelo seja revisto no final de cada ano. As alterações resultantes

Leia mais

PROFILE. langleyholdings.com

PROFILE. langleyholdings.com PROFILE 2013 langleyholdings.com Conteúdo Seção 1 Perfil do Grupo Grupo... 3 Manroland Sheetfed... 4 Piller... 7 Claudius Peters... 8 ARO... 11 Outros Negócios... 12 Locais Globais... 14 Seção 2 Balanço

Leia mais

Seu guia completo para nossos serviços móveis

Seu guia completo para nossos serviços móveis Seu guia completo para nossos serviços móveis Entre na maior comunidade de serviços móveis das Ilhas do Canal Guernsey GRÁTIS www.jtglobal.com Pesquise por Jtsocial A JT oferece mais Custo/benefício A

Leia mais

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidade:

Leia mais

TABELA GEOGRAFICA. Atualizada em Agosto 2006. ACESITA BT Minas Gerais. ACRE BT Brasil

TABELA GEOGRAFICA. Atualizada em Agosto 2006. ACESITA BT Minas Gerais. ACRE BT Brasil TABELA GEOGRAFICA Atualizada em Agosto 2006 ACESITA BT Minas Gerais ACRE AFRICA NT Africa Central NT Africa Meridional NT Africa Ocidental NT Africa Setentrional AFRICA CENTRAL BT Africa AFRICA DO SUL

Leia mais

Geografia 03 Tabata Sato

Geografia 03 Tabata Sato Geografia 03 Tabata Sato IDH Varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1 maior o IDH de um país. Blocos Econômicos Economia Globalizada Processo de Regionalização Tendência à formação de blocos econômicos

Leia mais

15 Impostos ぜ い き ん 1 Impostos Nacionais Residentes e Não residentes

15 Impostos ぜ い き ん 1 Impostos Nacionais Residentes e Não residentes 15.Impostos ぜい きん 税 金 Os residentes no Japão por período superior a 1 ano, mesmo os de nacionalidade estrangeira, são obrigados a recolher impostos da mesma forma que os cidadãos japoneses caso recebam

Leia mais

4Pro. Telemóvel Telefone Internet Televisão

4Pro. Telemóvel Telefone Internet Televisão 4Pro A oferta mais competitiva, desenhada para empresas e profissionais que lhe garante os melhores resultados 2 cartões de telemóvel com comunicações ilimitadas para todas as redes nacionais, para uma

Leia mais

ACESSOS À BVS-PSI MEDIDOS PELO GOOGLE ANALYTICS

ACESSOS À BVS-PSI MEDIDOS PELO GOOGLE ANALYTICS ACESSOS À BVS-PSI MEDIDOS PELO GOOGLE ANALYTICS 1º. Semestre 2013 O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google que permite analisar as estatísticas de visitação de um site. Este é o primeiro

Leia mais

Cafés e Restaurantes. Telefone Internet Televisão

Cafés e Restaurantes. Telefone Internet Televisão Cafés e Internet A solução HORECA que lhe dá tudo O pacote é a solução para o segmento HORECA que conjuga os melhores conteúdos de desporto nacional e internacional, com telefone e internet. Chamadas ilimitadas

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14

Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14 Ranking Mundial de Juros Reais Jan/14 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL

CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL CENTRAIS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARANAGUÁ / ILHA DO MEL Observatório do Turismo de Paranaguá Destino Indutor do Paraná ATENDIMENTOS POR CENTRAIS DE INFORMAÇÕES JANEIRO A DEZEMBRO 2014 RODOVIÁRIA - PRAÇA

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13

Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13 Ranking Mundial de Juros Reais Mar/13 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial

As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial As instituições internacionais e a reorganização do espaço geográfico mundial ONU A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos. O encontro

Leia mais

Expectativas para 2015

Expectativas para 2015 Crise Economia Pessimismo Política Otimismo Segurança Saúde Prosperidade Expectativas para 2015 OBJETIVO Medir a expectativa da população mundial para o ano seguinte, por meio de índices de esperança e

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas sobre a União Soviética. a) Os russos representavam a maioria no

Leia mais

DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL (vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça)

DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL (vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça) DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL (vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça) Em continuidade ao Cronograma Geral, apresentamos a via original do Form 0 e instruções de preenchimento dos

Leia mais

Preçário AGENCIA DE CAMBIOS CENTRAL, LDA AGÊNCIAS DE CÂMBIOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 27-Abr-2015

Preçário AGENCIA DE CAMBIOS CENTRAL, LDA AGÊNCIAS DE CÂMBIOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS. Data de Entrada em vigor: 27-Abr-2015 Preçário AGENCIA DE CAMBIOS CENTRAL, LDA AGÊNCIAS DE CÂMBIOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS O Preçário completo da Agência de Câmbios Central, Lda., contém o Folheto de e Despesas (que incorpora

Leia mais

A aceleração da inflação de alimentos é resultado da combinação de fatores:

A aceleração da inflação de alimentos é resultado da combinação de fatores: SEGURIDADE ALIMENTARIA: apuesta por la agricultura familiar Seminario: Crisis alimentaria y energética: oportunidades y desafios para América Latina e el Caribe O cenário mundial coloca os preços agrícolas

Leia mais

Desses países, Portugal, Angola e Filipinas estabeleceram consulados-gerais na RAEM.

Desses países, Portugal, Angola e Filipinas estabeleceram consulados-gerais na RAEM. Relações Externas Como entidade não soberana, a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) mantém contactos e relações estreitas com os países e regiões de todo o mundo. Desde sempre mantém relações

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE

ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE 1 ORGANIZAÇÃO PARA SEGURANÇA E COOPERAÇÃO NA EUROPA - OSCE INTRODUÇÃO 2 Prezados Ministros, Este material auxiliar foi pensado no intuito de situar cada nação que será representada em nosso comitê dentro

Leia mais

Compliance e o Desenvolvimento empresarial Marina Araújo 2013

Compliance e o Desenvolvimento empresarial Marina Araújo 2013 Compliance e o Desenvolvimento empresarial Marina Araújo 2013 Qual o impacto do Compliance para o desenvolvimento? Qual o impacto do Compliance para o desenvolvimento? Econômico Como o Compliance das empresas

Leia mais

Brasil 2012 SERVIÇOS E TARIFAS

Brasil 2012 SERVIÇOS E TARIFAS SERVIÇOS E TARIFAS Soluções FedEx para o seu negócio Caso você tenha necessidade de enviar documentos urgentes, economizar em remessas regulares ou enviar cargas pesadas, a FedEx tem uma solução de transporte

Leia mais

200 4 Anuário Estatístico

200 4 Anuário Estatístico 2004 Anuário Estatístico REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Presidente MINISTÉRIO DO TURISMO WALFRIDO SILVINO DOS MARES GUIA Ministro INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO EMBRATUR EDUARDO

Leia mais

NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME

NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME 15.06.2010 Institucional \ Breve Introdução A NEWVISION é uma empresa Portuguesa de base tecnológica, que tem como objectivo

Leia mais

O valor da certificação acreditada

O valor da certificação acreditada Certificado uma vez, aceito em toda parte O valor da certificação acreditada Relatório de Pesquisa Publicado em maio de 212 Em 21/11, o IAF realizou uma pesquisa mundial para capturar o feedback de mercado

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO 2012 (JANEIRO)

COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO 2012 (JANEIRO) Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO 2012 (JANEIRO) MRE-DPR JANEIRO/2012

Leia mais

1.a. Atividades principais processamento de alimentos. São cinco as suas divisões, com seus respectivos produtos:

1.a. Atividades principais processamento de alimentos. São cinco as suas divisões, com seus respectivos produtos: Nestlé S.A. 1. Principais Características Matriz: Nestlé S.A. Localização: Vevey, Suíça Ano de fundação: 1866 Internet: www.nestle.com Faturamento (2000): US$ 47.092 mi Empregados (1999): 230.929 1.a.

Leia mais

O CONTINENTE EUROPEU

O CONTINENTE EUROPEU O CONTINENTE EUROPEU 12. Europa: Divisão Política Referências: Geografia em Mapas (pgs. 42 e 43) Geoatlas 9º ANO 1º BIMESTRE - TU 902 AULA 6 INTRODUÇÃO Recordando Aula 05 - Fluxos Financeiros Centros de

Leia mais