VI Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VI Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária"

Transcrição

1 Newsletter Dezembro 2007 VI Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária A APNCF realizou no dia 28 de Novembro de 2007, no Monte de Caparica (auditório do Instituto Português da Qualidade), o VI Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária. O seminário abordou temas de eminente actualidade para o sector ferroviário, nomeadamente sobre organização, normalização, certificação, regulamentação e I&D+I, contando com vários oradores nacionais e estrangeiros de reconhecido relevo, tendo o número de participantes ultrapassado as duas centenas. O programa do evento e as comunicações encontram-se disponíveis em: Patrocinadores OURO Patrocinadores PRATA Patrocinadores BRONZE Apoios

2 Assembleia Geral da APNCF Realizou-se no dia 29 de Novembro de 2007, em Lisboa (auditório da FERNAVE), a Assembleia Geral da APNCF para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para No decurso da Assembleia Geral foram ainda admitidos como Associados as seguintes entidades: DIMETRONIC, S.A. FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF) Foi publicado o Decreto-Lei n.º 394/2007, de , o qual, no uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 44/2007, de 24 de Agosto, transpõe parcialmente para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/49/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, relativa à segurança dos caminhos de ferro da Comunidade, regulando as competências e metodologias a aplicar pelo Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF), organismo nacional responsável pela investigação de acidentes e incidentes ferroviários. Este diploma vem consagrar o princípio da independência do organismo responsável pela investigação de acidentes e incidentes ferroviários, em relação aos outros intervenientes no sector ferroviário, nomeadamente entidades reguladoras ferroviárias, entidades responsáveis pela segurança, operadores e gestores da infra-estrutura ferroviária. Este diploma aplica-se à investigação técnica de acidentes e incidentes ferroviários que ocorram em território nacional, cuja competência passa a ser do GISAF, sem prejuízo das atribuições próprias das forças e serviços de segurança, no âmbito das suas competências. A Lei Orgânica do GISAF foi aprovada pelo Decreto-Lei n.º 395/2007, de Regulamentação do betão com vista à sua colocação no mercado Foi publicada a Declaração de Rectificação n.º 97/2007, de , a qual rectifica o Decreto-Lei n.º 301/2007, de 23 de Agosto, que estabelece as condições a que deve obedecer a especificação e produção dos betões de ligantes hidráulicos, assim como as disposições relativas à execução de estruturas de betão, de forma a contribuir para garantir a segurança destas estruturas, das pessoas e seus bens, e revoga o Decreto-Lei n.º 330/95, de 14 de Dezembro. Tal como se deu devida conta na edição da enews@apncf de Setembro de 2007, volta a destacar-se os requisitos de qualidade e durabilidade das estruturas de betão, nomeadamente no que respeita ao sector ferroviário em termos de interoperabilidade dos componentes e sistemas na construção das infra-estruturas.

3 Regulamentação do aço para utilização em armaduras para betão armado Foi publicado o Decreto-Lei n.º 390/2007, de 10 de Dezembro, o qual estabelece as condições a que deve obedecer a colocação no mercado ou a importação de aço para utilização em armaduras para betão armado de modo a garantir a segurança e a satisfação das exigências essenciais dos edifícios e empreendimentos em que venham a ser aplicadas. A certificação do aço é obrigatória e fica restrita às entidades devidamente acreditadas no âmbito do Sistema Português da Qualidade. Regulamento das Cisternas de Transporte Rodoviário e Ferroviário Foi publicada a Portaria n.º 1543/2007, de 6 de Dezembro, a qual aprovou o Regulamento das Cisternas de Transporte Rodoviário e Ferroviário, revogando a Portaria n.º 954/92, de 3 de Outubro. Transporte Ferroviário de Mercadorias Perigosas Foi publicado o Decreto-Lei n.º 391-B/2007, de 24 de Dezembro, o qual transpõe para a ordem jurídica interna as Directivas 2004/89/CE e 2004/110/CE, da Comissão, de 13 de Setembro e de 9 de Dezembro, respectivamente, que adaptam ao progresso técnico a Directiva 96/49/CE, do Conselho, de 23 de Julho, relativa à aproximação das legislações dos Estados membros respeitantes ao transporte ferroviário de mercadorias perigosas. Nesta medida, são alterados alguns artigos do Decreto-Lei n.º 124-A/2004, de 26 de Maio, sendo ainda estabelecido o Regulamento Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas por Caminho de Ferro (RPF). Pacote Ferroviário III A legislação comunitária relativa ao Pacote Ferroviário III está disponível no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) em: A Directiva 2007/59/EC prevê a criação de uma licença europeia para os maquinistas, a qual lhes permitirá actuar em toda a rede europeia e não apenas nas linhas nacionais como acontece agora. A formação e certificação europeia dos maquinistas é uma condição essencial para eliminar as fronteiras no transporte ferroviário, seja de mercadorias, seja de passageiros. A Directiva 2007/58/EC liberaliza o acesso ao transporte internacional ferroviário de passageiros, incluindo serviços de cabotagem, a partir de O Regulamento (EC) 1371/2007 fixa os direitos e obrigações dos passageiros do transporte ferroviário e estabelece os níveis mínimos de qualidade dos serviços (mais exigentes, como seria de esperar, nos serviços de longo curso).

4 Sistemas de Incentivos QREN Encontra-se disponível o site específico dos Sistemas de Incentivos QREN: Neste site pode encontrar-se informação acerca dos três Sistemas de Incentivos, assim como os textos finais dos Programas Operacionais da Agenda da Competitividade. No site do QREN ( encontram informação e texto dos regulamentos que não Sistemas de Incentivos. Notícias dos Associados Conselho de Gerência da CP O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) decidiu manter Francisco Cardoso dos Reis à frente dos destinos da CP, reconduzindo-o no cargo de Presidente do Conselho de Gerência. Foram ainda reconduzidos nos seus cargos os vogais Nuno Moreira e Paulo Magina, saindo Leiria Pinto e Adriano Moreira, tendo entrado para o seu lugar José Benoliel e Ricardo Bexiga. FERNAVE acreditada nos domínios "Diagnóstico de Necessidades de Formação" e "Acompanhamento e Avaliação das Intervenções ou Actividades Formativas" Pretendendo alargar a sua oferta de serviços no âmbito da Formação, a FERNAVE apresentou recentemente um pedido de actualização do seu perfil de acreditação para os domínios "Diagnóstico de Necessidades de Formação" e "Acompanhamento e Avaliação das Intervenções ou Actividades Formativas". Por despacho do Director-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, datado de 26 de Outubro de 2007, a FERNAVE foi acreditada nestes dois domínios, estando, assim, credenciada para poder passar a prestar também este tipo de serviços aos seus actuais e futuros clientes. Cursos de Formação a Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças Pró despacho do Subdirector-Geral de Transportes Terrestres e Fluviais, datado de 27 de Junho de 2007, a FERNAVE foi reconhecida como Entidade Formadora habilitada para ministrar Cursos de Formação a Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças, tendo sido também reconhecidos os seus Cursos de Formação Inicial e de Formação Complementar. O Curso de Formação Inicial tem uma duração de 35 horas e o Curso de Formação Complementar der 20 horas. A frequência destes cursos na FERNAVE permite aos motoristas que reúnam as restantes condições legalmente previstas a obtenção da Certificação para o Transporte Colectivo de Crianças que passou a ter carácter obrigatório.

5 Projectos de normas em inquérito público/votação Estão em fase de inquérito público ou votação os seguintes projectos de normas do Comité Europeu de Normalização (CEN): pren REVIEW Railway applications Structural requirements of railway vehicle bodies Part 2: Freight wagons (data limite para comentários: ) pren Railway applications Track Test methods for fastening systems Part 9: Determination of stiffness (data limite para comentários: ) pren Railway applications Wheelsets and bogies Monobloc wheels Technical approval procedure Part 2: Cast wheels (data limite para comentários: ) pren Railway applications Track Railbound construction and maintenance machines Part 1: Technical requirements for running (data limite para votação: ) pren Railway applications Methods for calculation of stopping and slowing distances and immobilisation braking Part 6: High Speed Trains (data limite para comentários: ) pren Railway applications Brake discs for railway rolling stock Part 2: Brake discs mounted onto the wheel rim, wheel web or wheel hub, dimensions and quality requirements (data limite para comentários: ) pren Railway applications Monoblock wheel products Cast wheels (data limite para comentários: ) pren Railway applications Closing and locking devices for payload protecting devices against environmental influences Requirements for durability, operation, indication, maintenance, recycling (data limite para comentários: ) pren Railway applications Braking systems of high speed trains Part 1: Requirements and definitions (data limite para comentários: ) pren Railway applications Braking systems of high speed trains Part 2: Test methods (data limite para comentários: ) pren Railway applications Track Road-rail machines and associated equipment Part 1: Technical requirements for running and working (data limite para comentários: ) pren Railway applications Track Road-rail machines and associated equipment Part 2: General safety requirements (data limite para comentários: )

6 Estão em fase de inquérito público ou votação os seguintes projectos de normas do Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC): pren 50345:2007 Railway applications Fixed installations Electric traction Insulating synthetic rope assemblies for support of overhead contact lines (data limite para comentários: ) CLC/prTS 50467:2007 Railway applications Rolling stock Electrical connectors, requirements and test methods (data limite para votação: ) Estão em fase de inquérito público ou votação os seguintes projectos de normas da Comissão Electrotécnica Internacional (IEC): Lista vazia Para cada referência menciona-se a designação codificada, o título e a data limite para a apresentação de comentários/proposta de sentido de voto. Os projectos de normas podem ser solicitados à APNCF, devendo quaisquer comentários ser enviados para apncf@org.apncf.pt até 5 dias úteis de antecedência relativamente às datas limite indicadas. Normas Europeias e/ou internacionais publicadas recentemente EN 12080:2007 Railway applications Axelboxes Rolling bearings EN 12081:2007 Railway applications Axelboxes Lubricating greases EN 12082:2007 Railway applications Axelboxes Performance testing EN 50463:2007 Railway applications Energy measurement on board trains EN :2007 Railway applications Fixed installations Particular requirements for a.c. switchgear Part 1: Single-phase circuit-breakers with U n above 1 kv EN :2007 Railway applications Fixed installations Particular requirements for a.c. switchgear Part 2: Single-phase disconnectors, earthing switches and switches with U n above 1 kv Reuniões de normalização Estão agendadas as seguintes reuniões de normalização com participação directa da APNCF: Nível nacional CTE 9 Aplicações eléctricas e electrónicas no domínio ferroviário, Lisboa, CT 143 Aplicações ferroviárias, Lisboa,

7 Nível Europeu CEN/TC 256/SC 1 CRM pren Railway applications / Track, Berna, CEN/TC 256/SC 1/WG 21 Railway applications / Track / Acceptance of trackwork after renewal and/or maintenance work, Roma, /24 CEN/TC 256/SC 1/WG 5 Track construction and maintenance machines, Kassel, /20 CLC/SC 9XA Communication, signalling and processing systems, Bruxelas, CEN/TC 256/SC 1/WG 21 Railway applications / Track / Acceptance of trackwork after renewal and/or maintenance work, Lisboa, /27 CEN/TC 256/SC 1 Railway applications / Track, Bruxelas, CEN/TC 256/SC 2 Railway applications / Wheelsets and bogies, Bruxelas, CEN/TC 256/SC 3 Railway applications / Braking, Bruxelas, CEN/TC 256 TM Railway applications, Bruxelas, CEN/UIC European Committee for Standardization / International Railways Union, Bruxelas, CLC/SC 9XC Electric supply and earthing systems for public transport equipment and ancillary apparatus (Fixed installations), Metz, /24 CEN/TC 256 Railway applications, Bruxelas, /15 CLC/SC 9XB Electromechanical material on board rolling stock, Bruxelas, CEN/ERA Coordination Committee, Bruxelas, CLC/TC 9X Electrical and electronic applications for railways, Porto, /26 CEN/TC 256 Railway applications, local a definir, /30 CLC/SC 9XB Electromechanical material on board rolling stock, Bruxelas, CLC/TC 9X Electrical and electronic applications for railways, Bruxelas, /11 Sites com interesse CEN - European Committee for Standardisation CENELEC - European Committee for Electrotechnical Standardisation CER - Community of European Railway and Infrastructure Companies EIM - European Rail Infrastructure Managers ERA - European Railway Agency ERRAC - European Rail Research Advisory Council ERTMS - European Rail Traffic Management System ETSI - European Telecommunications Standards Institute EURNEX - European Rail Research Network of Excellence IEC - International Electrotechnical Commission IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres ISO - International Standardisation Organization UIC - International Union of Railways UIP - International Union of Private Wagons UIRR - International Union of combined Road-Rail transport companies UITP - International Association of Public Transport UNIFE - Union of the European Railway Industries APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária Edifício da Estação de Alcântara-Terra Av. de Ceuta LISBOA Tel.: (+351) Fax: (+351) apncf@org.apncf.pt

www.apncf.pt 1ª fase de candidaturas alargada até final de Abril de 2008

www.apncf.pt 1ª fase de candidaturas alargada até final de Abril de 2008 enews@apncf Newsletter Março 2008 www.apncf.pt Projecto APNCF Organismo Notificado (ON) Candidaturas para constituição da Bolsa de Avaliadores 1ª fase de candidaturas alargada até final de Abril de 2008

Leia mais

Concurso para Consultor do CEN no domínio da interoperabilidade do sistema ferroviário trans-europeu

Concurso para Consultor do CEN no domínio da interoperabilidade do sistema ferroviário trans-europeu enews@apncf Newsletter Agosto 2007 Concurso para Consultor do CEN no domínio da interoperabilidade do sistema ferroviário trans-europeu O Comité Europeu de Normalização (CEN) abriu concurso para a selecção

Leia mais

APNCF Parceiro estratégico no Sector Ferroviário Nacional

APNCF Parceiro estratégico no Sector Ferroviário Nacional enews@apncf Newsletter Julho 2007 APNCF Parceiro estratégico no Sector Ferroviário Nacional A Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária (APNCF) tem duas vertentes estratégicas

Leia mais

P l a n o d e A c t i v i d a d e s e O r ç a m e n t o p a r a

P l a n o d e A c t i v i d a d e s e O r ç a m e n t o p a r a PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2008 Página 2 de 9 1. Introdução A APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária conta com os seguintes Associados: ALSTOM Portugal, S.A. CATIM

Leia mais

Instituto Português da

Instituto Português da Lista de documentos normativos* (Normas Europeias e Relatórios Técnicos) elaborados pelo CLC/TC 9X Electrical and electronic applications for railways, pelo CLC/SC 9XA Communication, signalling and processing

Leia mais

APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária Portuguese Association for Railway Standardization and Certification

APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária Portuguese Association for Railway Standardization and Certification APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária Portuguese Association for Railway Standardization and Certification PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2007 APROVADO EM ASSEMBLEIA

Leia mais

Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção

Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção Conferência Construção 4.0 O IPQ como dinamizador da normalização na indústria 4.0 e o caso da Construção Jorge Marques dos Santos, Presidente IPQ Lisboa, 22 de março 2017 IPQ- Instituto Português da Qualidade

Leia mais

ADR. BASE e CISTERNAS. Matérias Perigosas. Página1

ADR. BASE e CISTERNAS. Matérias Perigosas. Página1 Página1 ADR Matérias Perigosas BASE e CISTERNAS Página2 I. A LOGISFORMAÇÃO A Logisformação Formação Profissional, Lda. é o resultado de 20 anos de experiência da Logistema Consultores de Logística S.A.

Leia mais

Normas e Regulação. Luis M. Correia. Portfólio

Normas e Regulação. Luis M. Correia. Portfólio Normas e Regulação Luis M. Correia 1 Necessidade de Normas? [Fonte: Cisco, 2011] [Fonte: Nokia, 2011] 2 [Fonte: Broadbandforum, 2011] O que é uma Norma? (1) Uma norma, de acordo com a ISO (International

Leia mais

Mercadorias. 1 e 2 de Abril de 2009

Mercadorias. 1 e 2 de Abril de 2009 Liberalização do Transporte de Mercadorias Impacto e Soluções 1 e 2 de Abril de 2009 Liberalização do Transporte de Mercadorias Impactos e Soluções O ambiente competitivo: Globalização pré Macro-Crise

Leia mais

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal

4 de Setembro 2012 Direito Fiscal Orçamento Rectificativo Lei n.º 20/2012, DE 14 DE MAIO No âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira foi publicada, no passado dia 14 de Maio a Lei n.º 20/2012 (Lei 20/2012) que entrou

Leia mais

Rails and accessories

Rails and accessories Rails and accessories Generell Informasjon Versjon 1 Url http://com.mercell.com/permalink/44012529.aspx Ekstern anbuds ID 106212-2014 Konkurranse type: Anbudskonkurranse Dokument type Anbudsinnbydelse

Leia mais

Normalização e Sustentabilidade Sustentabilidade na Construção

Normalização e Sustentabilidade Sustentabilidade na Construção Normalização e Sustentabilidade Sustentabilidade na Construção Baio Dias Diretor Técnico CTCV Tektónica 2015 06.05.2015 1 Sumário A normalização A sustentabilidade As normas da sustentabilidade na construção

Leia mais

SEMINÁRIO O ESTADO ACTUAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO MODELO INSTITUCIONAL PARA O SECTOR FERROVIÁRIO DECRETO PRESIDENCIAL 195/10

SEMINÁRIO O ESTADO ACTUAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO MODELO INSTITUCIONAL PARA O SECTOR FERROVIÁRIO DECRETO PRESIDENCIAL 195/10 O ESTADO ACTUAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO MODELO INSTITUCIONAL PARA O SECTOR FERROVIÁRIO DECRETO PRESIDENCIAL 195/10 DECRETO PRESIDENCIAL 195/10 SEMINÁRIO O TRANSPORTE FERROVIÁRIO EM ANGOLA - SITUAÇÃO ACTUAL

Leia mais

A Normalização de Métodos de Avaliação da Sustentabilidade da Construção

A Normalização de Métodos de Avaliação da Sustentabilidade da Construção A Normalização de Métodos de Avaliação da Sustentabilidade da Construção A. Baio Dias 12.05.2011 Avaliação do Ciclo de Vida na Construção Universidade 1 do Minho, Guimarães Sumário 1. Introdução 2. Organização

Leia mais

Luvas de protecção contra produtos químicos e microorganismos Parte 3: Determinação da resistência à permeação por produtos químicos

Luvas de protecção contra produtos químicos e microorganismos Parte 3: Determinação da resistência à permeação por produtos químicos Norma Portuguesa Tipo Ano Número NP Luvas de protecção contra produtos químicos e microorganismos Parte 3: Determinação da resistência à permeação por produtos químicos Título em português Gants de protection

Leia mais

AUDIÊNCIA COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS

AUDIÊNCIA COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS AUDIÊNCIA COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS Assembleia da República, 29 de Maio de 2012 Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 148 Transportes, Logística e Serviços 1 «A União Europeia deverá

Leia mais

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Railroute 2050: Para um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente XI Congresso ADFERSIT 17-18 outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Agenda

Leia mais

Segurança e Interoperabilidade Ferroviária

Segurança e Interoperabilidade Ferroviária VIII Seminário sobre Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio ferroviário Segurança e Interoperabilidade Ferroviária Situação actual e perspectivas futuras Paulo Taveira 16/11/2009

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.2.2016 COM(2016) 89 final 2016/0053 (NLE) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que estabelece a posição a adotar pela União na 54.ª sessão do comité de peritos da OTIF para o

Leia mais

Artigo 1. o O anexo 1 do acordo é substituído pelo texto que consta do anexo da presente decisão.

Artigo 1. o O anexo 1 do acordo é substituído pelo texto que consta do anexo da presente decisão. Decisão n.º 1/2009 Do Comité Dos Transportes Terrestres Comunidade/Suíça de 16 de Junho de 2009 que altera o anexo 1 do Acordo entre a Comunidade Europeia e a Confederação Suíça relativo ao transporte

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE MATERIAL DE IRRIGAÇÃO (LEMI) Antonio Pires de Camargo Quality Manager LEMI Associated Researcher INCT-EI

LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE MATERIAL DE IRRIGAÇÃO (LEMI) Antonio Pires de Camargo Quality Manager LEMI Associated Researcher INCT-EI LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE MATERIAL DE IRRIGAÇÃO (LEMI) Antonio Pires de Camargo Quality Manager LEMI Associated Researcher INCT-EI Organization Infrastructure of Labs Universidade de São Paulo (USP) Escola

Leia mais

DO SGA À CERTIFICAÇÃO

DO SGA À CERTIFICAÇÃO por DO À CERTIFICAÇÃO Planeamento do à Certificação por 1. Acreditação e Entidades Acreditadas 2. Auditoria de Certificação 3. Certificações 4. Planear 1 por IPQ O Instituto Português da (IPQ) é a entidade

Leia mais

Enquadramento Legal da Segurança a no

Enquadramento Legal da Segurança a no Enquadramento Legal da Segurança a no Transporte Ferroviário rio Pesado Emídio Cândido 28.10.2009 1 SISTEMA FERROVIÁRIO AUTO-REGULADO (CP) Dec-lei 252/95 1991 1992 1993 1994 1995 Directiva 91/440 Directivas

Leia mais

Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016

Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016 SEGURANÇA SOCIAL Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016 Esta informação destina-se a Estabelecimentos e Apoio Social que queiram exercer atividade. O que é Os estabelecimentos de apoio social

Leia mais

DECRETO N.º 238/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 238/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 238/XII Estabelece o regime de acesso e de exercício da profissão de auditor de segurança rodoviária, de emissão dos respetivos títulos profissionais e de acesso e exercício da atividade de

Leia mais

Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um sistema de digestão por micro-ondas de alta pressão e alta temperatura 2013/S 141-244766

Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um sistema de digestão por micro-ondas de alta pressão e alta temperatura 2013/S 141-244766 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:244766-2013:text:pt:html Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um sistema de digestão por micro-ondas

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 Por alteração da Orientação de Gestão n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA A APLICAR PELA AUTORIDADE

Leia mais

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE13255 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: (251-11) 5182402 Fax: (251-11) 5182400 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA CUA/AFCAC/AFRAA DE TRANSPORTES

Leia mais

Serviços de Transportes Inteligentes nas infraestruturas rodoviárias

Serviços de Transportes Inteligentes nas infraestruturas rodoviárias no âmbito do Seminário T&N - Transporte Rodoviário Porto, 18 de junho Serviços de Transportes Inteligentes nas infraestruturas rodoviárias pedro.barradas@inir.pt conteúdos Enquadramento Melhor mobilidade

Leia mais

NEWSLETTER nº1 FEVEREIRO 2008. PROPOSTA REGIME JURÍDICO DA PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA Novas Regras em 2008

NEWSLETTER nº1 FEVEREIRO 2008. PROPOSTA REGIME JURÍDICO DA PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA Novas Regras em 2008 VEJA NESTA EDIÇÃO: NEWSLETTER nº1 FEVEREIRO 2008 www.haag.pt pág. 01 EDITORIAL A nova HAAG-NEWS pág. 01 PROPOSTA REGIME JURÍDICO DA PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA Novas Regras em 2008 pág. 03 EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE

Leia mais

ANEXO 00- PERSPECTIVAS DE ENERGIA NA EUROPA

ANEXO 00- PERSPECTIVAS DE ENERGIA NA EUROPA ANEXO 00- PERSPECTIVAS DE ENERGIA NA EUROPA 113 Conteúdo Perspectivas de energia na Europa... 114 1 Obras Citadas... 118 1. Prof. P. Capros, Dr. L. Mantzos, V. Papandreou, N. Tasios. TRENDS TO 2030 UPDATE

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Auditoria financeira e de conformidade de partidos políticos e fundações políticas ao nível europeu 2016/S 114-202107

Bélgica-Bruxelas: Auditoria financeira e de conformidade de partidos políticos e fundações políticas ao nível europeu 2016/S 114-202107 1 / 7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:202107-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Auditoria financeira e de conformidade de partidos políticos e fundações

Leia mais

Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 45 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede

Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 45 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 45 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede MEO Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. 30 de dezembro de 2014 Data: 2014-12-30 Página

Leia mais

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Coleção Normas Fevereiro 2014

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Coleção Normas Fevereiro 2014 IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Coleção Normas Fevereiro 2014 ABNT ISO GUIA 35 Materiais de referência: princípios gerais e estatísticos para certificação 73p. ABNT NBR 10271 Conjunto de

Leia mais

45º CONGRESO ESPAÑOL DE ACÚSTICA 8º CONGRESO IBÉRICO DE ACÚSTICA EUROPEAN SYMPOSIUM ON SMART CITIES AND ENVIRONMENTAL ACOUSTICS

45º CONGRESO ESPAÑOL DE ACÚSTICA 8º CONGRESO IBÉRICO DE ACÚSTICA EUROPEAN SYMPOSIUM ON SMART CITIES AND ENVIRONMENTAL ACOUSTICS MODELAÇÃO DE RUÍDO DE TRÁFEGO FERROVIÁRIO - CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL CIRCULANTE EM PORTUGAL PACS: 43.28.Js Gonçalves D. 1,2 ; Lopes S.M. 1,2 ; Pinho P.G. 1,2 1 Instituto Politécnico de Viseu, Escola

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:50737-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737

Leia mais

Legislação Transportes

Legislação Transportes Legislação Transportes Benefícios Fiscais Decreto-Lei n.º 38/2016 - Diário da República n.º 135/2016, Série I de 2016-07-15 O artigo 172.º da Lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê uma majoração da

Leia mais

Proteção contra descargas atmosféricas Sistemas com dispositivo de ionização não radioativo

Proteção contra descargas atmosféricas Sistemas com dispositivo de ionização não radioativo Norma Portuguesa NP 4426 Proteção contra descargas atmosféricas Sistemas com dispositivo de ionização não radioativo Protection contre la foudre Systèmes de protection contre la foudre à dispositif d amorçage

Leia mais

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Transportes e do Turismo 17.12.2010 2009/0018(NLE) *** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO sobre a proposta de decisão do Conselho relativa à celebração do Acordo de transporte

Leia mais

PROELEVA. proeleva.com. Soluções em peças de reposição que produzem RESULTADOS positivos

PROELEVA. proeleva.com. Soluções em peças de reposição que produzem RESULTADOS positivos PRINCIPAIS NORMAS APLICÁVEIS PARA EQUIPAMENTOS DE LEVANTAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS ABNT NBR ISO 3108: Cabos de aço para uso geral - Determinação da carga de ruptura real ABNT NBR-10070: Ganchos -

Leia mais

10115/17 ADD 1 1 GIP 1B

10115/17 ADD 1 1 GIP 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 21 de junho de 2017 (OR. en) 10115/17 ADD 1 PROJETO DE ATA Assunto: PV/CONS 32 TRANS 259 TELECOM 157 ENER 279 3545.ª reunião do Conselho da União Europeia (Transportes,

Leia mais

9715/17 fc/hs/fc 1 GIP 1B

9715/17 fc/hs/fc 1 GIP 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 2 de junho de 2017 (OR. en) 9715/17 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA Assunto: OJ CONS 32 TRANS 221 TELECOM 147 ENER 254 3545.ª reunião do CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA (Transportes,

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS PARECER COM(201 2)56 1 Proposta de REGULAMENTO DO CONSELHO que institui um sistema comunitário de registo dos transportadores de materiais radioativos

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado Abril 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2016 SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT Secretarial & Management Support Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt Estudo de 2016 Apresentamos-lhe

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÕES APOIO À REDUÇÃO DA PRECARIEDADE NO EMPREGO DOS JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL,

Leia mais

Norma Portuguesa. Medicina dentária Dispositivos médicos para medicina dentária Implantes dentários NP EN

Norma Portuguesa. Medicina dentária Dispositivos médicos para medicina dentária Implantes dentários NP EN Norma Portuguesa NP 2015 Medicina dentária Dispositivos médicos para medicina dentária Implantes dentários Médicine bucco-dentaire Dispositifs médicaux pour la médicine bucco-dentaire Implants dentaires

Leia mais

Switchgear. Info. Buyer. Description. Publish date 1/4/2014 4:12 AM. Version 1. Change date 1/4/2014 4:12 AM

Switchgear. Info. Buyer. Description. Publish date 1/4/2014 4:12 AM. Version 1. Change date 1/4/2014 4:12 AM Switchgear Info Version 1 Url http://com.mercell.com/permalink/42597863.aspx External tender id 2573-2014 Tender type Contract Award Document type Contract award Procurement procedure Award of a contract

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Regulamento do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Engenharia Química Artigo 1º - Âmbito --------------------------------------- 1) O presente Regulamento

Leia mais

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryid=115179 LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA Documento

Leia mais

ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES GERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E NUMERAÇÃO www.anatel.gov.br Visão geral do processo de certificação e homologação de produtos para telecomunicações no Brasil Lei

Leia mais

Seminário. Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/2008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno

Seminário. Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/2008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno Seminário Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno IPQ, 30 de outubro de 013 EUROPEAN COMMISSION ENTERPRISE AND INDUSTRY DIRECTORATE-GENERAL

Leia mais

Acidentes Industriais Graves: Planear por necessidade vs necessidade de planear

Acidentes Industriais Graves: Planear por necessidade vs necessidade de planear Acidentes Industriais Graves: Planear por necessidade vs necessidade de planear Carlos Mendes, 24 MAI 2010 Planear por Necessidade vs Necessidade de Planear 1 - Planeamento de Soluções de Emergência Planeamento

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:91078-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e instalação de uma máquina de cortar, misturar, cozinhar e emulsionar para

Leia mais

Normas em Iluminação Pública

Normas em Iluminação Pública Normas em Iluminação Pública NBR 5101, NBR 15129 e outras Juiz de Fora, 31 de agosto de 2011 Normas técnicas Estabelecem um modelo ou padrão; Resultado da experiência acumulada por diversos profissionais;

Leia mais

Investimento para a Melhoria da Segurança

Investimento para a Melhoria da Segurança Investimento para a Melhoria da Segurança A SNEL Estado de implementação na Europa. Melhoria da Segurança: Medidas a adoptar em Portugal. 2 3 Norma Europeia EN 81-80: Regras para a melhoria da de elevadores

Leia mais

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I INTRODUÇÃO 1. O Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro e republicado

Leia mais

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - T141 Plataformas de elevação 2014/S 173-305766. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - T141 Plataformas de elevação 2014/S 173-305766. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:305766-2014:text:pt:html Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - T141 Plataformas de elevação 2014/S 173-305766 Anúncio de

Leia mais

Eurocódigos Estruturais Ponto da situação

Eurocódigos Estruturais Ponto da situação Eurocódigos Estruturais Ponto da situação Carlos Pina CT 115 - ONS/LNEC ct115@lnec.pt ESTRUTURAS 2008 Encontro Nacional de Engenharia de Estruturas Lisboa 26 de Novembro de 2008 TIPOS DE ACTOS DAS INSTITUIÇÕES

Leia mais

O PAPEL DA CT 37 INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS. Ilídia Felgueiras. 27 de junho de 2017

O PAPEL DA CT 37 INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS. Ilídia Felgueiras. 27 de junho de 2017 O PAPEL DA CT 37 INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS Ilídia Felgueiras 27 de junho de 2017 Comissão Técnica de Normalização CT 37-Alimentos para animais PRINCIPAIS ATIVIDADES Elaboração de documentos normativos

Leia mais

REGULAMENTO PARA APROVAÇÃO DE PLANOS DE EMERGÊNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto

REGULAMENTO PARA APROVAÇÃO DE PLANOS DE EMERGÊNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto REGULAMENTO PARA APROVAÇÃO DE PLANOS DE EMERGÊNCIA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento estabelece, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 66.º do Decretolei n.º 270/2003,

Leia mais

As escolas de condução e a formação de profissionais de condução José Santos Pedro

As escolas de condução e a formação de profissionais de condução José Santos Pedro As escolas de condução e a formação de profissionais de condução José Santos Pedro 01-07-2009 1 Lisboa, 30 de Junho de 2009 Sumário da Apresentação Implantação geográfica e caracterização das escolas de

Leia mais

Portal Mobilidade e Transportes

Portal Mobilidade e Transportes ART L A R V I R ARTICU TER Ações para o desenvolvimento regional http://mt.ccdr-alg.pt ARTICU TER Ações para o desenvolvimento regional Início: 2009 Objectivo genérico: No âmbito dos trabalhos do Boletim

Leia mais

75, 8.º DTO LISBOA

75, 8.º DTO LISBOA EAbrief: Alterações à lei do tratamento de dados pessoais EAbrief: Ammendments to the legal regime concerning the protection of personal data Lei n.º 46/2012, de 29 de Agosto A presente Lei transpõe a

Leia mais

2014 Plano de Formação

2014 Plano de Formação 2014 Plano de Formação Escola de Condução Alto Minho Lda. A Escola de Condução Alto Minho Lda. é neste momento uma empresa certificada pela DGERT de que muito se orgulha a sua direcção. No seguimento deste

Leia mais

COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS COMITÉ DAS COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Decisão ECC de 5 de Julho de 2002 que designa e disponibiliza faixas de frequências para aplicações de caminhos de ferro nos 876 880 MHz e 921 925 MHz ECC/DEC/(02)05

Leia mais

(1) O primeiro travessão do artigo 52.o, n.o 4, do Acordo atribui ao Comité Misto a competência para adoptar as decisões de revisão do anexo 1.

(1) O primeiro travessão do artigo 52.o, n.o 4, do Acordo atribui ao Comité Misto a competência para adoptar as decisões de revisão do anexo 1. Decisão n.o 1/2010 do Comité dos Transportes Terrestres Comunidade/Suíça de 22 de Dezembro de 2010 que altera o anexo 1 do Acordo entre a Comunidade Europeia e a Confederação Suíça relativo ao transporte

Leia mais

Os Eurocódigos Estruturais: Estado da sua implementação em Portugal

Os Eurocódigos Estruturais: Estado da sua implementação em Portugal Os Eurocódigos Estruturais: Estado da sua implementação em Portugal Carlos Pina CT 115 - ONS/LNEC ct115@lnec.pt Seminário Comportamento ao fogo de estruturas mistas aço-betão: nova metodologia de cálculo

Leia mais

Workshop Field Operation Tests

Workshop Field Operation Tests Workshop Field Operation Tests Implementação do processo de certificação em PSAP ecall VIP Executive Zurique Hotel Lisboa Portugal 23 de março de 2017 Agenda Tema Certificação do ecall em Portugal 11:20-11:30

Leia mais

Respostas a questões das IC s sobre a Linha de Crédito PME Investe II / QREN

Respostas a questões das IC s sobre a Linha de Crédito PME Investe II / QREN Respostas a questões das IC s sobre a Linha de Crédito PME Investe II / QREN 1. Beneficiários 1.1. As regras de enquadramento que se aplicam às empresas são as correspondentes à da região onde se localiza

Leia mais

Segurança. Homem-Máquina

Segurança. Homem-Máquina Segurança Homem-Máquina segurança das pessoas é um aspecto fundamental na nossa sociedade. Todos os dias, há milhares de pessoas que operam máquinas na sua actividade profissional. É nossa obrigação, enquanto

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.019.02 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

Medidas legislativas para protecção da cadeia alimentar O âmbito da importação e da admissão DECRETOS-LEI

Medidas legislativas para protecção da cadeia alimentar O âmbito da importação e da admissão DECRETOS-LEI DECRETOS-LEI 174 148/99 560/99 Decreto Lei n.º 4/2003 4 de Maio de 1999 18 de Dezembro de 1999 10 de Janeiro de 2003 Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 96/23/CE, do, de 29 de Abril,

Leia mais

ISO Produção e Preparo de Meios de Cultura ABRAPA. Jorge Salim Conrado Nascimento Microbiologia, Higiene e Microscopia Merck Brasil

ISO Produção e Preparo de Meios de Cultura ABRAPA. Jorge Salim Conrado Nascimento Microbiologia, Higiene e Microscopia Merck Brasil ISO 11.133 - Produção e Preparo de Meios de Cultura ABRAPA Jorge Salim Conrado Nascimento Microbiologia, Higiene e Microscopia Merck Brasil PROGRAMA Definições Preliminares CONCEITOS, TENDÊNCIAS E NOVA

Leia mais

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto:

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto: Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 21/2002-R Data: 28/11/2002 Assunto: POLÍTICA DE INVESTIMENTO DOS FUNDOS DE PENSÕES - REGRAS DE COMPOSIÇÃO DO PATRIMÓNIO E MECANISMOS DE DEFINIÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

PROJECTO DE DIPLOMA DE TRANSPOSIÇÃO DO ADR 2007

PROJECTO DE DIPLOMA DE TRANSPOSIÇÃO DO ADR 2007 COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CNTMP/2007/22 3.7.2007 PROJECTO DE DIPLOMA DE TRANSPOSIÇÃO DO ADR 2007 (apresentado pela representante da DGTT) O Decreto-Lei nº.170-a/2007, de

Leia mais

Pós Graduação em Nefrologia (Domingo, 03 de Agosto de 2008) -

Pós Graduação em Nefrologia (Domingo, 03 de Agosto de 2008) - Pós Graduação em Nefrologia (Domingo, 03 de Agosto de 2008) - 2º Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Nefrológica Acreditado pela EDTNA/ERCA (European Dialysis & Transplant Nurse Association / European

Leia mais

Situação dos Eurocódigos Estruturais a nível nacional

Situação dos Eurocódigos Estruturais a nível nacional Situação dos Eurocódigos Estruturais a nível nacional Carlos Pina Pedro Pontífice CT 115 - ONS/LNEC ct115@lnec.pt DIFISEK Seminário Aplicação da Engenharia de segurança contra incêndios no projecto de

Leia mais

Workshop da CT 150. SC7 Gestão de gases com efeito de estufa e atividades relacionadas

Workshop da CT 150. SC7 Gestão de gases com efeito de estufa e atividades relacionadas Workshop da CT 150 SC7 Gestão de gases com efeito de estufa e atividades relacionadas CT 150 e subcomissões SC 1 Sistemas de gestão ambiental SC 2 Auditorias ambientais SC 3 Rotulagem ambiental SC 4 Avaliação

Leia mais

A perspectiva do IMTT sobre a Regulamentação Ferroviária de Segurança. Emídio Cândido

A perspectiva do IMTT sobre a Regulamentação Ferroviária de Segurança. Emídio Cândido A perspectiva do IMTT sobre a Regulamentação Ferroviária de Segurança Emídio Cândido 1 Sumário 1. Enquadramento institucional 2. Enquadramento legal 3. Cenários de evolução 2 1. Enquadramento institucional

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1

INTRODUÇÃO. 1 INDICE INTRODUÇÃO...2 IMPORTÂNCIA DA NORMALIZAÇÃO...3 ORGANISMOS DE NORMALIZAÇÃO SECTORIAL (ONS)...4 COMISSÕES TÉCNICAS PORTUGUESAS DE NORMALIZAÇÃO (CT)...4 NORMAS PORTUGUESAS (NP)...6 ELABORAÇÃO DE UMA

Leia mais

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa Anual de Normalização - PNS 2017

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa Anual de Normalização - PNS 2017 ABNT/CB 26 ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa Anual de Normalização - PNS 2017 TÍTULO DO PROJETO ABNT NBR IEC 62353 Equipamento Eletromédico Ensaios recorrentes

Leia mais

SME Instrument Perspectivas de um Avaliador

SME Instrument Perspectivas de um Avaliador SME Instrument Perspectivas de um Avaliador Pedro Portela Seminário Horizonte 2020 :Oportunidades para a Indústria, AIMMAP, 14/10/2014 Conteúdo Nota biográfica O que é SME Instrument SME Instrument é para

Leia mais

Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 155 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede

Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 155 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede Interface de Acesso a Circuitos Dedicados Digitais a 155 Mbit/s Especificação Técnica do interface Cliente-Rede PT Comunicações Data: 2013-05-13 Página 1 / 10 Versão: 2.0 Conteúdo 1. Âmbito... 3 2. Definições...

Leia mais

FORMAÇÃO SOBRE NORMAS E A NORMALIZAÇÃO

FORMAÇÃO SOBRE NORMAS E A NORMALIZAÇÃO FORMAÇÃO SOBRE NORMAS E A NORMALIZAÇÃO PROFESSORES outubro 2017 1 ENSINO DAS NORMAS E DA NORMALIZAÇÃO NAS ESCOLAS INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE METROLOGIA Científica (Fundamental) Aplicada Legal QUALIFICAÇÃO

Leia mais

Código dos Contratos Públicos e Acreditação

Código dos Contratos Públicos e Acreditação Diretivas Europeias, Código dos Contratos Públicos e Acreditação MARIA JOÃO ESTORNINHO CATEDRÁTICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 9 DE MAIO DE 2016 Por ocasião dos 25 anos da RELACRE

Leia mais

Síntese de Legislação Nacional e Comunitária 19 a 24 de novembro de 2012

Síntese de Legislação Nacional e Comunitária 19 a 24 de novembro de 2012 Síntese de Legislação Nacional e Comunitária 19 a 24 de novembro de 2012 Legislação Nacional Privatização da ANA Despacho n.º 14800-D/2012 II Série Parte C n.º 223, de 19/11 (3.º Suplemento) Estabelece

Leia mais

A Certificação da Segurança. Normas Internacionais. com base nas. CERTIFER América Latina & RINA Brasil

A Certificação da Segurança. Normas Internacionais. com base nas. CERTIFER América Latina & RINA Brasil A Certificação da Segurança com base nas Normas Internacionais José Orbino Luigi Lauro CERTIFER América Latina & RINA Brasil Pontos fortes CERTIFER Acreditação: Certificação Ferroviária ISO 17020 e 17065

Leia mais

( ) E-ail: sandidzadeh@iust.ac.ir DC. ( )....... :. DC. DC. 73 85/09/3 : 85/03/08 : :[].. -. (). (DAVIS) :[] ( c ) () R a M a b 0 : (N) ( ) = R a (kg) = M (k/h) = V =b a = c a () c b 0.. "Secheron" "Enotrac"

Leia mais

Normas e Organismos Normativos

Normas e Organismos Normativos Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas e Organismos Normativos Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br http://olaria.ucpel.tche.br/venecian

Leia mais

Portaria n.º 1458/2009. de 31 de Dezembro

Portaria n.º 1458/2009. de 31 de Dezembro Portaria n.º 1458/2009 de 31 de Dezembro O Governo suspendeu, durante o ano de 2010, o mecanismo de actualização do indexante dos apoios sociais (IAS), das prestações sociais e da revalorização das remunerações

Leia mais

Como surgem as normas internacionais para a mobilidade elétrica?

Como surgem as normas internacionais para a mobilidade elétrica? Como surgem as normas internacionais para a mobilidade elétrica? Paulo G. Pereirinha ppereiri@isec.pt Instituto Politécnico de Coimbra (IPC-ISEC), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de

Leia mais

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS 2008/2009 1º SEMESTRE GUIÃO DA DISCIPLINA Docentes: Anabela Mendes Moreira, Professora Adjunta NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais

ENGENHARIA ENGINEERING

ENGENHARIA ENGINEERING ENGENHARIA ENGINEERING ASSIM SE DEFINE A STCP A STCP Engenharia de Projetos é uma empresa brasileira com atuação em Consultoria, Engenharia e Gerenciamento. São mais de 35 anos de atuação, tendo realizado

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 16 de Julho de 2007 (OR. en) 2006/0193 (COD) PE-CONS 3629/07 DENLEG 48 CODEC 641

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 16 de Julho de 2007 (OR. en) 2006/0193 (COD) PE-CONS 3629/07 DENLEG 48 CODEC 641 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO Bruxelas, 16 de Julho de 2007 (OR. en) 2006/0193 (COD) PE-CONS 3629/07 DENLEG 48 CODEC 641 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Regulamento do Parlamento

Leia mais