DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ROQUE PAPELARIA E INFORMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ROQUE PAPELARIA E INFORMÁTICA"

Transcrição

1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ROQUE PAPELARIA E INFORMÁTICA RESUMO CAVESSA, Jéssica 1 CONCEIÇÃO, Marluz Aparecida Tavares da 2 Universidade Estadual do Paraná Campus de Paranavaí Área e Sub-área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas / Administração. Este trabalho busca diagnosticar nas diversas áreas da administração através da análise SOWT identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças da empresa Roque Papelaria e Informática localizada no município de Paranavaí. Trata-se de uma pesquisa-ação, mediante a utilização de diagnóstico, observação e entrevista. A empresa estudada fornecer produtos e serviços de ótima qualidade que supram as necessidades dos clientes mantendo sempre o menor preço e condições acessíveis que facilitam e proporcione comodidade para seus clientes, porém constata-se que a mesma apresenta problemas no atendimento, tendo funcionários despreparados, o que resulta em um atendimento não satisfatório. Os resultados parciais mostram a necessidade de a empresa verificar a possibilidade de implantar um treinamento que aumenta a eficiência e a eficácia dos vendedores, favorecendo assim a empresa na maior satisfação de seus clientes. Palavras-chave: Análise SWOT. Atendimento. Satisfação. Treinamento. ABSTRACT This paper seeks to diagnose the different areas of administration through SOWT analysis to identify strengths and weaknesses and the opportunities and threats of Roque Stationery and Computer company located in the city of Paranavaí. This is an action research, using diagnostic, observation and interview. The company studied provide products and high quality services to meet customer needs while maintaining the lowest price and accessible conditions that facilitate and provide convenience for their customers, but it appears that it presents problems in attendance, having untrained employees, resulting in an unsatisfactory service. Partial results show the need for the company to verify the possibility of implementing a training that increases efficiency and effective of vendors, thus favoring the company in greater customer satisfaction. Keywords: SWOT analysis. Attendance. Satisfaction. Training. 1 INTRODUÇÃO O trabalho foi realizado na empresa, Roque Papelaria e Informática situada na Rua Senador Souza Naves N 1900, Centro na cidade de Paranavaí- Paraná. A empresa foi fundada em 15 1 Aluna do 3º T1 do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. 2 Professora do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná Campus Paranavaí.

2 de setembro de 2003, pelos sócios proprietários senhor Júlio César de Moura Leal e Roque Pereira Leal, a empresa trabalha com o comercio varejista de artigo de papelaria e informática em geral. O objetivo desse trabalho foi realizar o diagnóstico organizacional nas áreas de Administração de Produção e Operações, Materiais, Mercadológica, Recursos Humanos e Administração Financeira. Após o diagnóstico das áreas foi realizada a análise dos pontos fortes e fracos da organização e posteriormente a análise do ambiente externo oportunidades e ameaças. Quanto à sua tipologia trata-se de uma pesquisa-ação, mediante a utilização de diagnóstico, observação e entrevista. Também, como aspectos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental. Atualmente, as empresas encontram-se em um ambiente altamente competitivo devido a globalização e a facilidade de adquirir um produto ou serviço, esses fatores só fazem com que a concorrência aumente cada vez mais, desta forma, cabe as organizações fornecer um atendimento de qualidade para assim se diferenciarem das demais e adquirirem vantagens competitivas. Com o rápido avanço das tecnologias, as estratégias organizacionais modificam-se na mesma proporção, o administrador e o gestor deve acompanhar todas essas mudanças a fim de utilizalas no ambiente interno de sua organização. Porém, essas mudanças faz com o que o cliente fique mais exigente, por ter maior alcance de compra, o administrador deve ter conhecimento destes fatores a fim de atrair os clientes e fideliza lós através de ideias inovadoras. Diante das informações expostas, a busca por um melhor atendimento e por uma melhor gestão tem sido fator importante no ambiente organizacional. Uma vez que, o diagnóstico da organização é de suma importância para o administrador, pois a empresa tem o conhecimento de suas forças e fraquezas como também saberá suas oportunidades e ameaças quando comparada aos de seus concorrentes. O presente estudo tem como objetivo o de diagnosticar as diversas áreas da empresa, ressaltando a importância da empresa aumentando suas forças e conhecer suas fraquezas para que assim possa aplicar suas estratégias da melhor maneira possível. Portanto, a empresa deve conhecer suas forças e limitações para melhorar a gestão empresarial e obter resultados positivos na atual gestão. 2 MATERIAIS E MÉTODOS O trabalho será uma pesquisa ação, onde o pesquisador busca solucionar um problema, a partir do diagnóstico organizacional e análise SWOT, tornando o objeto de estudo. A pesquisa-ação pode ser definida como uma estratégia de condução de pesquisa qualitativa voltada para a busca de solução coletiva a determinada situaçãoproblema, dentro de um processo de mudança planejada. Esta estratégia contempla, simultaneamente, processos de pesquisa e de intervenção (ação), os quais emergem da participação efetiva dos atores envolvidos e do pesquisador (MACKE, 2006, p ).

3 Quanto à natureza da pesquisa, esta se apresenta predominantemente qualitativa, de forma que não utilizará instrumentos estatísticos para coleta e análise dos dados. Dessa forma, serão utilizados instrumentos como entrevista onde o entrevistador criou um roteiro de perguntas para diagnosticar o ambiente interno e externo. Também será utilizada a análise documental, formulários, relatórios e fotos. Segundo Richardson (2011, p. 90), a pesquisa qualitativa [...] tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. A coleta de dados primários se dará por meio de entrevista semiaberta utilizando o roteiro e a segunda por meio de análise documental. O roteiro de entrevistas seguiu aspectos procedimentais, com conhecimento prévio das áreas da administração e também será usada a análise documental. As entrevistas serão realizadas em local e horário previamente agendado que permitiram o sigilo e condições para que a mesma se realize. Para a coleta de dados secundários serão utilizados: livros, revistas científicas, sites, relatórios e documentos utilizados pela empresa. Após a coleta de dados haverá a análise de conteúdo dos respectivos resultados. Segundo Richardson (2011, p. 224): Análise de conteúdo é, particularmente, utilizada para estudar material do tipo qualitativo (aos quais não se podem aplicar técnicas aritméticas). Portanto, deve-se fazer uma primeira leitura para organizar as ideias incluídas para, posteriormente, analisar os elementos e as regras que as determinam. As principais categorias utilizadas para a análise de conteúdo se referem às forças e fraquezas do ambiente interno, oportunidades e ameaças do ambiente externo, visando posteriormente o plano de ação. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES É possível observar de modo parcial que no desenvolvimento do diagnóstico organizacional e análise SWOT que, a área que necessita de atenção é administração de marketing da empresa estudada, pois ocorrem algumas deficiências, quanto ao seu processo de atendimento aos clientes. Sabe-se que o atendimento relacionado à venda e de suma importância para qualquer organização, Carvalho (1999, p. 233) define que o atendimento estabelece dessa forma uma relação de dependência entre o atendente, a organização e o cliente. De acordo com Kotler (1998, p.36) o conceito de vendas assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente dos produtos da organização. Neste sentindo, Kotler (1998, p.38), também afirma que alguns consumidores têm necessidades que nem mesmo eles estão plenamente conscientes de sua existência ou podem expressá-las. Sendo assim Chiavenato (2007, p.216) afirma que o atendimento ao cliente é um dos aspectos de maior importância do negocio. O cliente representa o principal objetivo do negócio [...] Todo negócio deve estar voltado para o cliente.

4 A atividade de gestão de Marketing, conforme apresentando por Kotler (1998, p. 33) tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos. De acordo com Tschohl (1996), para os clientes, todo e qualquer funcionário é a empresa. E o desempenho do mesmo, no contato com o cliente que determina uma relação de fidelidade e confiança ou não. Constata-se na empresa estudada que o departamento de vendas não passa por um treinamento para exercer suas funções, os métodos utilizados por eles são através das experiências adquiridas no dia a dia. Dessa forma, observa-se que os funcionários não estão devidamente capacitados para exercer tal função, pois não são preparados para identificar as necessidades especificas de cada cliente. Além disso, a empresa não tem uma avaliação de desempenho para os vendedores, o empresário apenas analisa os resultados das vendas e quando acha necessário realiza uma conversa individual. Diante do diagnóstico e análise das informações levantadas na empresa, é valido salientar que um treinamento para a área de vendas ajudaria em um melhor atendimento, proporcionando maior satisfação aos clientes, pois a empresa teria funcionários capacitados a atender as necessidades e desejos dos clientes, evitando clientes insatisfeitos ou até mesmo a perda desses clientes. 4 CONCLUSÕES O presente resumo tem como objetivo de realizar o diagnóstico do ambiente e interno e externo, obtendo as informações relacionadas ao ponto forte e fraco da Roque Papelaria e Informática, como também as oportunidades e as ameaças da mesma. Sendo que no decorrer do estudo foram identificadas as forças e a fraquezas da organização e foi sugerido melhorias para os gestores. Ao analisar o processo de atendimento do setor de vendas da empresa, nota-se certa deficiência nesse setor. Kotler (2000) salienta que o atendimento ao cliente está relacionado às todas as atividades que de certa forma tende a ajudar e facilitar os clientes que forem na empresa a ter acesso às pessoas certas dentro da mesma, para que esses tenha uma resposta ao seu problema de maneira satisfatória. Assim um bom atendimento com as técnicas certas proporcionará benefícios para a organização. Em seguida, por não ter um gerente ou um funcionário que supervisione os vendedores, os mesmo sentem-se livre para atender do jeito que julgam ser correto, e com isso o atendimento muitas vezes acaba não sendo satisfatório para o cliente. Observa-se que empresa deixa seus vendedores livre para realizar o atendimento, mas para que tenha um diferencial competitivo, seria interessante a empresa promover treinamento e técnicas de vendas, incentivar os funcionários a atender da melhor maneira possível entendendo a importância do cliente para a empresa. Criar também, o desenvolvimento de um site, onde os clientes pudessem realizar a compra sem ter a necessidade de ir até a empresa. Assim, a empresa teria outro diferencial e consequentemente evitaria problemas com o atendimento. Entretanto, o presente estudo mostra que a avaliação constante das estratégias mercadológicas e o ajuste as mudanças ambientais fortalece o processo de tomada de decisão em qualquer tipo de organização.

5 REFERÊNCIAS CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. Campinas: Alínea, CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip. Administração e Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5ª ed. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Tradução Bazán Tecnologia e Linguística. 10º edição. São Paulo: Prentice Hall, MACKE, J. A pesquisa-ação como estratégia da pesquisa participativa. In: GODOI, Christiane K.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson B. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. São Paulo: Saraiva, RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, TSCHOHL, John. Encantando totalmente o cliente. São Paulo: Makron Books, 1996.

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Vendas Subseqüente ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( )integrado ( X)subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT

ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT 1 ESTUDO DE CASO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA: Diagnóstico Empresarial, utilizando-se da ferramenta SWOT O objetivo deste Estudo de Caso é elaborar um Diagnóstico Político-Empresarial,

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS

QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS QUALIFICATION OF VENDORS: TOOLS REQUIRED TO MEET WITH QUALITY AND INCREASE SALES Tiago Roberto Alves

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 Aline Guarda 2, Ana Paula De Moura Da Silva 3, Giana Luiza Parnoff 4, Blener Vitório De Oliveira Rígoli 5, Marisandra Da Silva Casali

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Objetivos gerais. Através das estratégias de trabalho e de avaliações, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências:

Objetivos gerais. Através das estratégias de trabalho e de avaliações, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências: Aula introdutória Objetivos gerais Permitir que os alunos possam adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da gestão e do empreendedorismo e permitir o conhecimento das principais práticas de gestão

Leia mais

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe Guilherme Mendonça MENDONÇA 1 Jair Junior Pinheiro NATEL 2 Priscila silva DORNELAS Andrea Marcia Pennacchi MARCONDES 3 RESUMO: Este artigo analisa algumas

Leia mais

Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues². Introdução

Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues². Introdução 99 BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues² Resumo: O planejamento estratégico é o processo administrativo que estabelece a melhor direção

Leia mais

Unidade: Planejamento de Marketing. Unidade I:

Unidade: Planejamento de Marketing. Unidade I: Unidade: Planejamento de Marketing Unidade I: 0 Unidade: Planejamento de Marketing Planejar é definir procedimentos de atuação com o objetivo de atingir determinada situação. No caso de um planejamento

Leia mais

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação CEA439 - Gestão da Janniele Aparecida Posicionamento Estratégico Segundo Michael Porter Uma empresa precisa seguir seis princípios fundamentais para estabelecer e manter um posicionamento estratégico diferenciado.

Leia mais

Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo

Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo Ampla Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento dos funcionários no turismo Caio Vinicius de Oliveira Cristina Aparecida de Oliveira Ferreira Liana Knackfuss Severo Mirian Marta Fabres Rafael Gonçalves

Leia mais

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de Ensino - Campus Feliz) Cláudia Lorenzon (RH-Reitoria)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE?

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? 2 O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? Adriana Amadeu Garcia Luis César G. de Araujo A gestão pela qualidade total é uma tecnologia conhecida pela constante preocupação com o cliente, o consumidor.

Leia mais

Estudo do Ambiente Mercadológico

Estudo do Ambiente Mercadológico Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Estudo do Ambiente Mercadológico MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra

Leia mais

Capítulo 13 - A Análise SWOT

Capítulo 13 - A Análise SWOT Capítulo 13 - A Análise SWOT O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.(vana, Monteiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS ANEXO I

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS ANEXO I ANEXO I PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X ] Optativa

Leia mais

O USO DA CADEIA DE VALOR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO SERTOR DE SERVIÇOS

O USO DA CADEIA DE VALOR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO SERTOR DE SERVIÇOS O USO DA CADEIA DE VALOR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO SERTOR DE SERVIÇOS Heitor Braz Borges Agente Local de Inovação da região do Entorno do Distrito Federal, formado em Administração atuante em Gestão

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO

ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO ANÁLISE DO AMBIENTE: METODOLOGIA DE FORMULAÇÃO Nesta ambiente em que mudanças ocorrem com altíssima velocidade, perceber tendências, visualizando as mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um valor

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO

GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO ISSN 1984-9354 GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO Luciana Costa da Silva Alves (LATEC/UFF) Resumo As organizações modernas precisam estar preparadas para lidar com

Leia mais

Bruna Szulczewski Dos Santos 2, Nairana Soares Ecker 3, Mariana Da Silva 4, Vivian Andréia Krummenauer 5 RESUMO EXPANDIDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2

Bruna Szulczewski Dos Santos 2, Nairana Soares Ecker 3, Mariana Da Silva 4, Vivian Andréia Krummenauer 5 RESUMO EXPANDIDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO DE OFICINA MECÂNICA 1 STRATEGIC PLANNING IN MANAGEMENT OFF PEOPLE IN A COMPANY OF THE MECHANICAL OFFICE BRANCH Bruna Szulczewski Dos

Leia mais

Estudo do Ambiente Mercadológico

Estudo do Ambiente Mercadológico Gestão de Marketing Estudo do Ambiente Mercadológico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Estudo do Ambiente

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas

Leia mais

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO 16 TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

ANÁLISE SWOT NO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR RURAL 1 SWOT ANALYSIS IN THE STRATEGIC DIAGNOSIS OF A RURAL FAMILY AGROINDUSTRY

ANÁLISE SWOT NO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR RURAL 1 SWOT ANALYSIS IN THE STRATEGIC DIAGNOSIS OF A RURAL FAMILY AGROINDUSTRY ANÁLISE SWOT NO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR RURAL 1 SWOT ANALYSIS IN THE STRATEGIC DIAGNOSIS OF A RURAL FAMILY AGROINDUSTRY Felipe Cavalheiro Zaluski 2, Claudio Rodrigo Machado

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE GUARULHOS COMO PREPARAÇÃO PARA OS FUTUROS EVENTOS ESPORTIVOS.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE GUARULHOS COMO PREPARAÇÃO PARA OS FUTUROS EVENTOS ESPORTIVOS. Anais do IV Seminário Eniac 2012 IV Encontro Da Engenharia Do Conhecimento Eniac IV Encontro De Iniciação Científica Eniac PROJETO DE PESQUISA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO COMÉRCIO

Leia mais

LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS

LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS LETRAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AÇÃO 4E REDUZIR RISCOS apresentação SWOT Você já deve ter ouvido falar em SWOT (Strengths,

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1 PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: O CASO DO POSTO ANDRIOLLI 1 Fernanda Henke Gianluppi 2, Alinne Scheer Da Luz 3, Daniele Macena Dos Santos 4, Ana Paula Martins 5, Diovane Hagge 6, Roselí Lima

Leia mais

DIÁLOGOS EM SALA DE AULA

DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DIÁLOGOS EM SALA DE AULA Dinâmica da Macroeconomia Nacional como Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão Marco Antônio F. Quadros * Prof. Orientador: José Alexandre Menezes ** "Labour was the first price,

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADE323 Administração Mercadológica para Administradores II Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba

Programa Analítico de Disciplina ADE323 Administração Mercadológica para Administradores II Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1 Carga horária semanal 4 0 4 Períodos - oferecimento: Carga

Leia mais

PROCESSOS LOGÍSTICOS NA CONTEPORANEIDADE: um estudo de caso na Loja de Móveis e Eletrodomésticos Fonseca Ltda.

PROCESSOS LOGÍSTICOS NA CONTEPORANEIDADE: um estudo de caso na Loja de Móveis e Eletrodomésticos Fonseca Ltda. PROCESSOS LOGÍSTICOS NA CONTEPORANEIDADE: um estudo de caso na Loja de Móveis e Eletrodomésticos Fonseca Ltda. Heloisa Santos Almeida Graduada em Administração de Empresas da Faculdade José Augusto Vieira

Leia mais

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Por Flávia Ribeiro e David Kallás, especialistas em estratégia, Sócios da KC&D (flavia@kcd.com.br e david@kcd.com.br) A SWOT foi criada na década 60 por Kenneth

Leia mais

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES Gabriel Viana Carlos 1, Eduardo Alves da Silva 1, Juliana Paz Gonçalves 1, Lanessa Lopes Lima 2 1 Discente de graduação em Agronegócio

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho COMO A LIDERANÇA PODE INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DOS EMPREGADOS DENTRO DAS EMPRESAS: PRODUTIVIDADE, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE de São Luís-MA

A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE de São Luís-MA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JOSILENE ROMEIRO NOGUEIRA A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

TÍTULO: ROTEIRO DE GAME - INCLUSÃO SOCIAL APAE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL

TÍTULO: ROTEIRO DE GAME - INCLUSÃO SOCIAL APAE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL TÍTULO: ROTEIRO DE GAME - INCLUSÃO SOCIAL APAE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA AUTOR(ES): EDINELSON

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina ADM33 Administração Mercadológica para Administradores Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU514 DISCIPLINA: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: Abordagens sobre o contexto

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA

3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA 3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA A pesquisa é do tipo descritiva, pois tem como função principal a análise do objeto, buscando descrever a situação, sem realizar qualquer tipo de influência. Segundo

Leia mais

TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres

TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres TRABALHO INTERDISCIPLINAR Análise SWOT - Ranking Base para desenvolvimento cap. 6.4 do Relatório Elaborado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento T & D

Treinamento e Desenvolvimento T & D Treinamento e Desenvolvimento 1 RH Mecanicista Nível operacional burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna a empresa Reativo/ lento e controlador. Visão de emprego a curto prazo.

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 PROJETO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL CendyVenancio de Resende¹; Fabiana Roberta Santos²; Isabelle Bisinoto Alves da Silva³, Roberto Saito 4 ; Yago Vieira Castanheira 5 ; Wagner Cardoso 6 ; 1,2,3,4,5,6 Universidade

Leia mais

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA EMPRESA CÓDIGO GOURMET NA CIDADE DE CRICIÚMA-SC

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA EMPRESA CÓDIGO GOURMET NA CIDADE DE CRICIÚMA-SC UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA - ProPPEC GERÊNCIA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR PETERSON

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091-01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO VAREJO 1

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO VAREJO 1 A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO VAREJO 1 Lucas Schallenberger 2, Gabriela Cappellari 3, Darles Assmann 4, Charles Schmidt 5, Luciano Zamberlan 6. 1 Pesquisa realizada no curso curso de Administração da Unijuí

Leia mais

Definição de Metas. Princípios Fundamentais

Definição de Metas. Princípios Fundamentais Definição de Metas Princípios Fundamentais Nos patamares mais elevados de liderança na organização, as metas tendem a se aproximar da visão com um foco estratégico e direcional, (missões, estratégias e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. ÍNDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação

Leia mais

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS);

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); Pós-graduação Gestão Empresarial

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO BANCO DO BRASIL S/A AGÊNCIA BEBEDOURO-SP

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO BANCO DO BRASIL S/A AGÊNCIA BEBEDOURO-SP ANÁLISE DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO BANCO DO BRASIL S/A AGÊNCIA BEBEDOURO-SP Susânia Turati Aveiro (Faculdades Integradas FAFIBE) Mariângela Vilckas (Faculdades Integradas FAFIBE) Resumo:

Leia mais

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Sistema Aberto DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S. SNELL, Scott A. Administração Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo, 1998. IA_02_CONCEITO

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

USO DA INTRANET COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ALFA

USO DA INTRANET COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ALFA Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas USO DA INTRANET COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ALFA USE OF INTRANET AS A STRATEGIC INFORMATION

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

EMENTAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

EMENTAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR EMENTAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento

Leia mais

Comitê Científico do Enangrad

Comitê Científico do Enangrad Comitê Científico do Enangrad Administração Pública Empreendedorismo e Governança Corporativa Ensino, Pesquisa e Formação Docente em Administração Finanças Gestão da Sustentabilidade Gestão de Informações

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO O guia para as tomadas de decisões

PESQUISA DE MERCADO O guia para as tomadas de decisões PESQUISA DE MERCADO O guia para as tomadas de decisões Nossa ideia com esse ebook é mostrar como a pesquisa de mercado pode auxiliar você, de modo estratégico, a tomar decisões corretas dentro da empresa,

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista.

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista. PESQUISA DE MERCADO DO SETOR CALÇADISTA DE SÃO BORJA-RS Joao Antonio Gomes Pereira 1 Paloma Sousa 2 Robson José da Silva Junior 3 Maiara Rodrigues da Silveira 4 Gabriele Merlo de Oliveira 5 Willian Ribeiro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: SANTA ISABEL Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Sem certificação técnica Qualificação:

Leia mais

A importância da internet como ferramenta estratégica para o negócio da empresa.

A importância da internet como ferramenta estratégica para o negócio da empresa. A importância da internet como ferramenta estratégica para o negócio da empresa. GABRIELA MASSA BEZERRA DA SILVA (1), RAQUEL PINTON GERALDINO DAOLIO (2). 1 - Aluno do 8º semestre do Curso Superior de Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-960 ES Brasil Tel.

Leia mais

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Vantagem competitiva. Análise ambiental.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Vantagem competitiva. Análise ambiental. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DECCORY COM. E SERV. DE PINTURA LTDA Ana Paula Schneider 1 Mirian Magnus Machado 2 RESUMO Pelo fato da empresa Deccory Com. e Serv. de Pintura Ltda. não estar atenta ao que estava

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa. Objetivos. Conteúdo Programático

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa. Objetivos. Conteúdo Programático Disciplina: Administração Período Letivo: 1 sem/2014 C.H. Teórica: 40 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia da Computação Série: 1ª Série Periodo: Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso:

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando 1 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre o processo de recrutamento e seleção Autora: Vanusa Schiavini Grando RESUMO O objetivo desta pesquisa é apresentar e compreender a manifestação do processo

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição 2010 0 A Intenção Estratégica consiste na alavancagem dos recursos internos, capacidades e competências essenciais

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Disciplina: Comunicação e Expressão Carga horária: 4 horas ( X ) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: Formação Básica ENEC00192 Etapa: 1 Aplicação prática da expressividade ao falar em público, com direcionamento

Leia mais

Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos

Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos Planejamento Estratégico Prático e Eficaz para Prestadores de Serviços Jurídicos Sérgio Fadel sfadel@maxpromo.com.br Blog: administracaonaadvocacia.wordpress.com Onde estão as oportunidades? Quem deve

Leia mais

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio.

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 1 O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. 2 VÁRIOS NEGÓCIOS SE UTILIZAM DO FRANCHISING 3 EVOLUÇÃO DO FRANCHISING

Leia mais

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º sem. Danieli Rodrigues Ximenes Pavão EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º sem. Danieli Rodrigues Ximenes Pavão EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão em Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FORMA/GRAU:( )integrado ()subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DO SETOR DE ABAS CAMPOS,J.P; OSTI. O.

RELATÓRIO TÉCNICO: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DO SETOR DE ABAS CAMPOS,J.P; OSTI. O. RELATÓRIO TÉCNICO: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL DO SETOR DE ABAS CAMPOS,J.P; OSTI. O. RESUMO Este trabalho teve por objetivo de levantar dados na indústria de Abas para uma analise financeira, setorial, mercado

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus dezesseis anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA Elizângela M. Bonfim BERTOLDI; Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Instituto Federal Catarinense- Campus São Francisco do Sul

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 13/3/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS PEQUENAS EMPRESAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS EMENTA O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente das pequenas empresas na

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais