MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS"

Transcrição

1 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: * ÓDULO 13: GERENCAENTO DE COPETÊNCAS E RESULTADOS CAPTULO 1: APRESENTAÇÃO 1 FNALDADE Estabelecer normas e critérios a serem observados na operacionalização do Sistema de Gerenciamento de Competência e Resultados GCR, modelo de avaliação de desempenho adotado pelos Correios. 2 ELABORAÇÃO DOS CAPÍTULOS O órgão responsável pela elaboração e atualização dos capítulos deste módulo e pela coordenação de todo Sistema de Gerenciamento de Competência e Resultados GCR é a Universidade Corporativa dos Correios. 3 OBJETVOS Os objetivos do Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR estão assim definidos: a) Geral: Dotar os Correios de um instrumento de gestão de RH que possibilite a análise dos resultados do desempenho com diferenciações individuais, de forma a subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional, por meio da implementação do gerenciamento de conseqüências. b) Específicos: permitir ao empregado conhecer os resultados esperados do seu trabalho; permitir ao empregado conhecer o perfil de competências profissionais do seu cargo/função; permitir a avaliação das competências e dos perfis de profissionais como complementação do processo de avaliação do desempenho; V identificar as competências profissionais mais representativas dos diversos níveis ocupacionais da ECT, em consonância com as competências essenciais aos Negócios Correios; V ampliar as possibilidades de classificação de desempenhos permitindo uma graduação de padrões desde desempenho insatisfatório até excepcional;

2 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: * V comparar desempenho organizacional com resultados individuas e regionais; V subsidiar os sistemas de promoção, recompensas, remuneração, PLR, planos de desenvolvimento incluindo ações de educação e participação em projetos e processos de seleção interna, dentre outras práticas decorrentes da implantação de uma política de gerenciamento de conseqüências; V contribuir para o desenvolvimento do papel do colaborador no que se refere à realização plena de suas próprias potencialidades e da gestão de autodesenvolvimento; X contribuir para o desenvolvimento do papel do gestor como Líder Educador; X implantar e consolidar o processo de auto-avaliação para os níveis de Alta Gestão, com validação pelo gestor superior. 4 CONCETOS E DEFNÇÕES 4.1 Acompanhamento do desempenho: É a etapa na qual são feitas revisões periódicas do Plano de Trabalho ndividual, visando um desempenho pleno ou superior. 4.2 Administração do Desempenho: É uma metodologia gerencial que visa promover a consecução das metas organizacionais e o desenvolvimento dos recursos humanos, por meio de um processo participativo, dinâmico, contínuo e sistematizado de planejamento, acompanhamento, avaliação e melhoria do desempenho. 4.3 Avaliação de Desempenho: Processo contínuo de observação sistemática que resulta no diagnóstico do desempenho profissional do empregado, face ao cargo que ocupa e às rotinas que executa frente ao seu grupo de trabalho. É o resultado da análise comparativa entre o desempenho esperado (indicadores de resultado) e o desempenho realizado (resultado efetivo). 4.4 Avaliador: Superior hierárquico imediato do empregado, responsável pelo acompanhamento da execução das tarefas sob sua responsabilidade, a quem caberá a avaliação do seu desempenho. 4.5 Avaliado: Todo empregado ocupante de cargo permanente e de função na Empresa. 4.6 Bloco de Competência: O bloco está relacionado com as competências e indicadores comportamentais definidos por grupo de Cargo e Função. 4.7 Competências Profissionais: É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes individuais necessárias para a prática do negócio da Empresa Habilidades (fazer): Representam as aptidões e a capacidade de realizar algo e são desenvolvidas gradativamente, com o tempo e a experiência. É o conjunto de informações necessárias à realização do trabalho.

3 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: * Conhecimentos (saber): Representam todas as informações referentes aos conceitos e técnica necessárias à realização do trabalho. São adquiridos por meio de diferentes recursos, desde a observação até o treinamento teórico específico. São as aptidões facilitadoras para o exercício do trabalho Atitudes (querer): Atuação profissional frente á exigências de um cargo ou função. São as atitudes praticadas e observadas no desenvolvimento de atividades, projetos e tarefas. É o conjunto de valores, crenças, interesses, motivações que interferem no exercício do trabalho. 4.8 Comportamento: É a atuação profissional resultante da prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes. São as características individuais que podem ser observadas por terceiros. 4.9 Desempenho: É o processo de atuação do profissional e os resultados gerados frente às responsabilidades que lhe forem atribuídas. É uma ação que pode ser verificada e mensurada. O que pode ser comparado com um padrão estabelecido por negociação Feedback: É a apresentação que o gestor faz ao colaborador da análise e da avaliação de seus resultados, como forma de reforçar ou de corrigir desempenhos Gestão do Desempenho: Ato de planejar, controlar e melhorar orientando-se para o produto de um trabalho realizado e avaliado Gestão do Trabalho Rotineiro: Ato de planejar, controlar e melhorar, orientando-se pelas ações e pelos procedimentos de execução definidos. O ato de planejar, controlar e melhorar o que as pessoas e os times fazem no dia-a-dia de uma organização para produzir bens e serviços para a sociedade Gestor: Profissional responsável por outro profissional, que a ele se reporta; dessa forma, incluem-se os chefes, gestor, gerentes e outros responsáveis por equipe e/ou grupos de trabalho. Aquele que recebe recursos da organização para utilizá-los na busca de resultados planejados ndicador de Desempenho: O que permite afirmar que uma dimensão crítica de um desempenho pretendido foi alcançada como planejado. Função matemática que indica o comportamento dos valores obtidos de produtos ou processo permitindo avaliar e comparar em relação às metas, resultados passados, referenciais de excelência e outros ndicador Comportamental: É a prática do comportamento observável de cada competência que leva ao resultado esperado. Os indicadores comportamentais são aferidos pela indicação de um dos Graus de Competência ndicador Organizacional Os indicadores estão sempre associados ao projeto/ação e devem permitir a mensuração dos resultados alcançados. Os indicadores são definidos pelo gestor.

4 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: * ndicador: É a forma de mensuração da realização da atividade. Geralmente é composto por uma relação matemática. É fundamental que o indicador comunique a intenção do objetivo No GCR: É um referencial para identificar onde está inserida cada meta do Plano de Trabalho. Exemplos: ndicador: % de objetivos extraviados. ndicador: % de clientes atendidos em até 20 minutos tem de Controle Para cada meta, são estabelecidos indicadores de resultado esperado que vão orientar o desempenho do colaborador ao longo do período avaliativo, permitir o acompanhamento por parte do gestor e, ao final, medir o desempenho (resultados esperados versus resultados realizados). Referência utilizada para permitir que o produto de um trabalho possa ser rastreado. Foco determinado para resultado planejado de um conjunto integrado de atividades Os itens de controle devem ser quantificados, de preferência com números absolutos e, usualmente, deve referenciar a situação atual para se definir o que se espera alcançar É um dado ou uma informação numérica que monitora, quantifica e norteia o desempenho de processos organizacionais É a forma de medida que vai definir os rumos do desempenho e servir de parâmetro para sua avaliação É o percentual ideal e preestabelecido a ser alcançado em um determinado período de tempo tem de Verificação ou nstrumento de Controle É o registro sistemático dos resultados do colaborador, para servir de base de comparação com os itens de controle estabelecidos. Foco determinado para resultado de uma atividade, considerada dentro de um resultado maior que se pretenda alcançar São os resultados acompanhados ao longo do período que permitem a comparação entre o realizado e o previsto com vistas ao atingimento da meta. Exemplo: eta: Reduzir a perda de estoque perecível de 10% para 2%. tem de Controle: Redução de 10% para 2%: câmaras frias reguladas: expedição antes do vencimento.

5 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: F Freqüência: mensal. tem de verificação/instrumento de controle: Fichário de estoque: relatório mensal de estoque elhoria de Desempenho: O que se obtém quando se melhora o resultado planejado para o trabalho. Tudo o que deve ser feito para atingir níveis de desempenho superior eta: É a quantificação do objetivo. São níveis de desempenho pretendidos para um determinado período de tempo. Definem os resultados esperados para que os objetivos do projeto/ação possam ser atingidos. A meta deve ser sucinta e sempre deve apresentar as seguintes características: a) estar relacionada claramente ao que se quer resolver; b) atender às necessidades; expectativas dos beneficiários; c) ser específica (sem ambigüidade); d) ser mensurável (possível de ser quantificada); e) ter um prazo de execução As metas devem ser expressas com o verbo no infinitivo nformar a freqüência de acompanhamento do indicador São os resultados desejados, quantificados e fixados dentro de um período de tempo preestabelecido, considerando os padrões definidos (de qualidade, prazo, quantidade e custo): a) Qualidade: princípios científicos, especificações técnicas, normas administrativas, diretrizes e políticas da empresa, índices diversos, legislação...; b) Prazo: datas, períodos...; c) Quantidade: unidades, percentuais...; d) Custo: orçamento prévio, relação custo-benefício, eliminação de ociosidade, desperdício, perdas... Exemplo 1: eta: Preencher os formulários que derem entrada na área, durante o mês, com 100% de acerto. ndicador: % de acerto no preenchimento dos formulários.

6 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: Freqüência: mensal Exemplo 2: eta: Reduzir o número de objetos extraviados em 10% até dezembro 2005, em relação ao número verificado em ndicador: % de objetos extraviados. Freqüência: mensal. Exemplo 3: eta: Atender 100% dos clientes, em até 20 minutos, a partir de janeiro de ndicador: % de clientes atendidos em até 20 minutos. Freqüência: mensal acro-indicador: São os referenciais norteadores dos indicadores organizacionais, estabelecidos no âmbito corporativo e/ou regional, definidos a partir das perspectivas estabelecidas no Plano Estratégico da Empresa. As perspectivas são: Responsabilidade Social, Processos nternos Operacionais, Processos nternos Administrativos, Econômico- Financeiro, Cliente e ercado, Pessoas e Ambiente Organizacional Nível de Desempenho: Resultado alcançado pela força de trabalho em relação a um padrão, previamente estabelecido Padrão: Conjunto de requisitos de um produto especificados como consenso sobre aquilo que deve ser seguindo e considerado por seus usuários Perfil: É o conjunto de competências necessárias para o desenvolvimento das atividades definidas para os diferentes cargos ou funções da Empresa Período avaliativo: Período que corresponde a seis meses e neste tempo é desenvolvido o processo de avaliação de desempenho. Durante o período avaliativo gestor e colaborador desenvolvem uma relação de cooperação mútua efetuando o planejamento, o acompanhamento, a avaliação do resultado das metas da Área e do Perfil do profissional Peso: Valor atribuído a cada meta e que influencia no cálculo do resultado final. Exemplo 1: eta A Peso 1 Percentual atingido 60% eta B Peso 2 Percentual atingido 75% eta C Peso 3 Percentual atingido 100% Cálculo do Resultado de etas: (60x1) + (75x2) + (100x3) = 510 = 85%

7 ÓD: 13 CAP : 1 E: VG: F Exemplo 2: eta A Peso 1 Percentual atingido 70% eta B Peso 2 Percentual atingido 80% eta C Peso 3 Percentual 100% Cálculo do Resultado de etas: (70x1) + (80x2) + (100x3) = 530 =88,33% Plano de Trabalho ndividual: É a descrição das metas associadas ao perfil de competências estabelecidas para cada colaborador segundo seu cargo/função e conforme as atividades desenvolvidas pela área. É o resultado da negociação feita entre gestor e colaborador durante a etapa de planejamento. Deve ser registrado em formulário próprio ou em meio eletrônico, para orientar o desempenho do colaborador e permitir o acompanhamento e a avaliação, por parte do gestor Resultado: São produções reais do trabalho contáveis, realizações, resultados mensuráveis, considerando os padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, prazo e custo Validação: É o ato de tornar legítimo ou legal. No sistema de avaliação de desempenho é a confirmação ou não dos resultados de altos e baixos desempenhos, visando garantir a coerência entre atribuições do empregado, com as metas negociadas e as alcançadas, os macro-indicadores, indicadores organizacionais, Perfil e competências, indicados no Plano e Trabalho. 5 GENERALDADES 5.1 A ECT adotou, a partir de 1º de janeiro de 2002, o Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR, como metodologia de avaliação de desempenho de seus colaboradores. O Gerenciamento de Competências e Resultados objetiva identificar o padrão de desempenho dos empregados, com vistas aos resultados esperados pela Empresa. 5.2 A metodologia do GCR integra as duas dimensões do desempenho, compostas pelos resultados obtidos no atingimento das metas e pela análise do perfil profissional, com relação à prática das competências profissionais requeridas para o exercício do cargo/função. * * * * *

8 ÓD: 13 CAP : 1 E: ª ROD VG: RT ÓDULO 13: GERENCAENTO DE COPETÊNCAS E RESULTADOS CAPTULO 1: APRESENTAÇÃO 1 FNALDADE Estabelecer normas e critérios que nortearão o processo de avaliação de desempenho no âmbito da Empresa, a partir da aplicação e operacionalização do Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR. 2 ELABORAÇÃO DOS CAPÍTULOS O órgão responsável pela elaboração e atualização dos capítulos deste módulo e pela coordenação de todo Sistema de Gerenciamento de Competência e Resultados GCR é o Departamento de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas DESEN. 3 OBJETVOS Os objetivos do Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR estão assim definidos: a) Geral: Dotar os Correios de um instrumento de gestão de Pessoas que possibilite a análise dos desempenhos individuais e dos resultados das práticas gerenciais, de forma a estimular o desenvolvimento do capital intelectual da ECT e subsidiar a aplicação das políticas de educação, valorização e reconhecimento funcional e de gerenciamento de conseqüências. b) Específicos: permitir ao empregado conhecer os resultados esperados do seu trabalho; permitir ao empregado conhecer as competências profissionais requeridas ao desempenho de suas atividades; permitir a avaliação dos resultados e das competências como base para os processos de desenvolvimento, seleção interna, treinamento, recompensas, remuneração e Participação nos Lucros e Resultados; V identificar as competências profissionais mais representativas das áreas funcionais da ECT, em consonância com as competências essenciais aos Negócios Correios; V ampliar as possibilidades de classificação de desempenhos permitindo uma graduação de padrões desde desempenho não alinhado até referencial; V comparar desempenho organizacional com resultados individuais e regionais;

9 ÓD: 13 CAP : 1 RT E: ª ROD VG: V subsidiar os sistemas de promoção, recompensas, remuneração, PLR, planos de desenvolvimento incluindo ações de educação e participação em projetos e processos de seleção interna, dentre outras práticas decorrentes da implantação de uma política de gerenciamento de conseqüências; V contribuir para o desenvolvimento do papel do colaborador no que se refere à realização plena de suas próprias potencialidades e da gestão de autodesenvolvimento; X contribuir para o desenvolvimento do papel do gestor como Líder Educador; E X REVOGADO X efetuar análises comparativas que permitam a identificação das lacunas entre o real e o esperado; 4 CONCETOS E DEFNÇÕES E E 4.1 Acompanhamento do desempenho: É a etapa na qual são apurados e registrados os resultados parciais, feitas atualizações/revisões do Plano de Trabalho ndividual, identificadas ações de melhoria com vistas ao atingimento do esperado ao final do período avaliativo. 4.2 REVOGADO 4.3 Acompanhamento de novo empregado: É a fase de elaboração do plano de trabalho individual e da verificação/avaliação do desempenho do empregado ao cargo/atividade durante o período de experiência. A avaliação do empregado com menos de 90 dias trabalhados, não compõe o banco de dados da avaliação semestral do GCR. 4.4 Avaliação de Desempenho: Processo contínuo de observação sistemática que resulta no diagnóstico do desempenho profissional do empregado, face ao cargo que ocupa e às atividades que executa. 4.5 Avaliadores: Superior hierárquico imediato do empregado, responsável pelo acompanhamento da execução das tarefas sob sua responsabilidade, a quem caberá a avaliação do seu desempenho. 4.6 Avaliado: Todo empregado ocupante de cargo permanente e de função na Empresa e que tem realizada a avaliação do seu desempenho. 4.7 Competência Crítica da ECT: São as competências essenciais requeridas para que os Correios consolidem e elevem cada vez mais sua atuação de excelência a REVOGADOS 4.8 Competência Funcional: São competências aplicadas a Áreas/processos específicos dos Correios, para que a Empresa tenha sucesso em seus objetivos estratégicos.

10 ÓD: 13 CAP : 1 RT E: ª ROD VG: E E E E 4.9 Competências Profissionais: O saber agir de forma a transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados para a organização Habilidades (fazer): Representam as aptidões e a capacidade de realizar algo e são desenvolvidas gradativamente, com o tempo e a experiência. É o conjunto de informações necessárias à realização do trabalho Conhecimentos (saber): Representam todas as informações referentes aos conceitos e técnica necessárias à realização do trabalho. São adquiridos por meio de diferentes recursos, desde a observação até o treinamento teórico específico. São as aptidões facilitadoras para o exercício do trabalho Atitudes (querer): Atuação profissional frente às exigências de um cargo ou função. São as atitudes praticadas e observadas no desenvolvimento de atividades, projetos e tarefas. É o conjunto de valores, crenças, interesses, motivações que interferem no exercício do trabalho Comportamento: É a atuação profissional resultante da prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes. São as características individuais que podem ser observadas por terceiros Desempenho: É o processo de atuação do profissional e os resultados gerados frente às responsabilidades que lhe forem atribuídas. É uma ação que pode ser verificada, mensurada e que pode ser comparada com um padrão estabelecido Feedback: É a apresentação que o gestor faz ao colaborador da análise e da avaliação de seus resultados, como forma de reforçar ou de corrigir desempenhos Gestão do Desempenho: Ato de planejar, controlar, avaliar, monitorar e melhorar o produto de um trabalho realizado e as competências requeridas dos colaboradores Gestão do Trabalho Rotineiro: E o ato de planejar, controlar e melhorar, o que as pessoas e os times fazem no dia-a-dia de uma organização para produzir bens e serviços para a sociedade, orientando-se pelas ações e pelos procedimentos de execução definidos Gestor: É o profissional responsável pelo planejamento, aplicação, controle, acompanhamento e avaliação dos recursos humanos, financeiros e materiais da Organização; incluem-se os chefes, gestores e gerentes Grupo de Atividade: Forma de segmentação das áreas da Empresa, criada para o sistema GCR para agrupar avaliados cujas tarefas demandam competências e metaspadrão semelhantes REVOGADO REVOGADO REVOGADO 4.17 REVOGADO a REVOGADOS

11 ÓD: 13 CAP : 1 E: ª ROD VG: RT E E E E E E E E E 4.18 ndicador de Desempenho: É o que permite afirmar que uma dimensão crítica de um desempenho pretendido foi alcançada como planejado. ndica o comportamento dos valores obtidos de produtos ou processo, permitindo avaliar e comparar em relação às metas, resultados passados, referenciais de excelência e outros REVOGADO REVOGADO 4.19 ndicador Comportamental: É a prática do comportamento observável de cada competência que leva ao resultado esperado ndicador Organizacional: Os indicadores estão sempre associados ao projeto / ação e devem permitir a mensuração dos resultados alcançados. Os indicadores organizacionais são alinhados com o Plano Estratégico da Empresa e selecionados pelo gestor para cada cargo, atividade ou função, com base em cada meta do Plano de Trabalho REVOGADO REVOGADO REVOGADO 4.21 REVOGADO REVOGADO 4.23 REVOGADO 4.24 REVOGADO 4.25 tem de Verificação ou nstrumento de Controle: É o registro sistemático dos resultados do colaborador, para servir de base de comparação com os itens de controle estabelecidos. Consiste no foco determinado para resultado de uma atividade, considerada dentro de um resultado maior que se pretenda alcançar elhoria de Desempenho: É o resultado do processo de desenvolvimento que se obtém quando se atinge níveis de desempenho superior ao resultado planejado para o trabalho ou comparativamente ao resultado apresentado no período anterior eta: É a quantificação do objetivo. São níveis de desempenho pretendidos para um determinado período de tempo e estão associadas aos objetivos estratégicos. Definem os resultados esperados para que os objetivos do projeto / ação possam ser atingidos. A meta deve ser sucinta, realista, específica, mensurável e ter um prazo para execução eta Padrão: É uma ação voltada para o alcance de um determinado indicador, idêntica para todos os empregados de grupo de atividade cujas atividades são similares, num determinado período de tempo.

12 ÓD: 13 CAP : 1 E: ª ROD VG: RT 4.28 Objetivo Organizacional: Representa o rol de grandes direcionadores que orientarão os esforços da organização durante o período de abrangência do Plano Estratégico Período avaliativo: Período que corresponde a um ano e neste tempo é desenvolvido o processo de avaliação de desempenho. Durante o período avaliativo, gestor e colaborador desenvolvem uma relação de cooperação mútua efetuando o planejamento, o acompanhamento, a avaliação do resultado das metas da Área e das competências do profissional. O período avaliativo corresponde a 1º de janeiro a 31 de dezembro Peso: Pontuação atribuída a cada meta e que influencia no cálculo do resultado final Plano de Desenvolvimento ndividual: É a definição das competências conhecimentos, habilidades e atitudes que deverão ser desenvolvidas para que o empregado desempenhe suas atividades e alcance os resultados esperados. Serve de subsídio para ações de treinamento e desenvolvimento Plano de Trabalho ndividual: É a descrição das metas associadas às competências estabelecidas para cada colaborador segundo seu grupo de atividade. É o resultado da negociação feita entre gestor e colaborador durante a etapa de planejamento. Deve ser registrado em meio eletrônico, no início de cada período avaliativo, para orientar o desempenho do colaborador e permitir o acompanhamento e a avaliação, por parte do gestor Perspectiva: Abordagem que enfoca a Empresa, de forma balanceada, nas dimensões: Acionistas, Cliente e ercado e Processos nternos, por exemplo Resultado: São produções reais do trabalho - resultados mensuráveis, considerando os padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, prazo e custo Validação: É o ato de tornar legítimo ou legal. No sistema de avaliação de desempenho é a confirmação ou não dos resultados de altos e baixos desempenhos, visando garantir a coerência entre as atribuições do empregado, com as metas negociadas e as alcançadas, as competências e os resultados indicados no Plano e Trabalho Valor da eta: São indicadores numéricos ou percentuais que servem de parâmetro para a avaliação do resultado esperado para cada meta e que orientam o desempenho do colaborador ao longo do período avaliativo. Permitem o acompanhamento por parte do gestor e, ao final do período pré-estabelecido, a mensuração do desempenho, comparandose os resultados esperados versus os resultados realizados. 5 GENERALDADES 5.1 A ECT adota o Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR, desde 1º de janeiro de 2002, como metodologia de avaliação de desempenho de seus colaboradores.

13 ÓD: 13 CAP : 1 E: ª ROD VG: A metodologia do GCR integra as duas dimensões do desempenho, compostas pelos resultados obtidos no atingimento das metas e pela análise da prática das competências profissionais requeridas para o exercício de atividades. 5.3 A metodologia de aferição de metas e competências foi atualizada para o 1º período avaliativo de * * * * *

14 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: * ÓDULO 13: GERENCAENTO DE COPETÊNCAS E RESULTADOS CAPÍTULO 2: ETODOLOGA 1 CARACTERZAÇÃO DA ETODOLOGA O sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR é um instrumento de gestão que possibilita o gerenciamento dos desempenhos alcançados pelos empregados da ECT. O GCR tem como finalidade planejar, acompanhar e avaliar o atingimento de metas e competências estabelecidas no Plano de Trabalho. É um processo a ser conduzido de forma transparente por meio de três fases dinamicamente interligadas: a) Planejamento; b) Acompanhamento; c) Avaliação de Resultados. O gerenciamento de competências e resultados ocorre em períodos avaliativos, assim considerados: de 01/01 a 30/06 e de 01/07 a 31/12 de cada ano. 1.1 Planejamento A fase de Planejamento consiste no estabelecimento das metas individuais associadas a um perfil de competências, a serem atingidas pelo colaborador em cada período avaliativo Orientações para a elaboração do Plano de Trabalho ndividual: a) o estabelecimento de etas deverá ter como base as diretrizes estabelecidas no Plano de Negócio, no Plano estratégico da ECT e demais instrumentos norteadores da gestão empresarial; b) as metas deverão ser elaboradas, preferencialmente, para o período de um ano e atualizadas a cada semestre (caso necessário, esta atualização poderá ocorrer em período menor); c) caso ocorram alterações no decorrer do período avaliativo, que interfiram nos resultados, as metas deverão ser ajustadas; d) as metas devem ser realizadas, exeqüíveis e enunciadas de forma clara e objetiva, incluindo os indicadores de quantidade, qualidade, prazo e custo; e) considerando o grau de impacto dos resultados para a empresa, poderão ser atribuídos pesos diferenciados às metas. A responsabilidade de atribuir ponderação às metas, bem como a especificação destes pesos cabe: na Diretoria Regional ao Diretor

15 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: * Regional e aos Gerentes e na Administração Central ao Chefe de Departamento e Órgão de mesmo nível e ao Chefe de Divisão; f) as metas e competências devem constar do Relatório etas e Competências. O gestor deverá mostrar e esclarecer as Competências pelas quais o colaborador será acompanhado e avaliado, explicando e exemplificando a ligação das competências e indicadores comportamentais com as atividades que o profissional executa; g) o Relatório etas e Competências deverá ser disponibilizado para o colaborador. 1.2 Acompanhamento As reuniões formais entre o gestor e colaborador para planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados deverão ser no início, mensalmente e ao término de cada semestre avaliativo oficializado Nesta fase deverão ser registrados, no aplicativo os seguintes dados: a) resultados da análise das qualidades e dos requisitos a desenvolver; b) síntese das orientações e comunicação dos resultados parciais quando relevantes; c) observação periódica pelo gestor durante o desenvolvimento dos trabalhos; d) identificação e solução dos problemas que possam estar interferindo na consecução das metas previstas, sejam eles relacionadas à situação ou ao desempenho do colaborador; e) outras informações julgadas relevantes, tanto pelo gestor como pelo colaborador e que possuem relacionamento direto com o desempenho apresentado Os registros efetuados serão utilizados como subsídio na etapa de formalização dos resultados. 1.3 Avaliação de Resultados A metodologia adotada pelo Gerenciamento de Competência e Resultados GCR possibilita efetuar a avaliação dos empregados em duas dimensões: a) resultados de desempenho das metas; b) prática das competências profissionais Avaliação de Resultados de etas A cada meta deverá ser atribuído um valor percentual de atingimento em função do resultado alcançado. Este valor percentual poderá ultrapassar 100%, quando os indicadores de Resultados indicarem a superação dos índices previstos, quanto à

16 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: * quantidade, qualidade, prazo e custo, dentre outras especificações, tanto para as metas Operacionais quanto Administrativas O Percentual de atingimento de metas do Plano de Trabalho, estabelecidos como resultado considerado dentro do padrão: a) mínimo: 80% b) máximo: 110% Para que se atribua o percentual de 100% de resultado a uma meta, é necessário que todos os índices definidos pelo padrão de resultados tenham sido atingidos O resultado das etas será obtido pela média aritmética do percentual de atingimento de cada um, que será correlacionado a um determinado grau, de acordo com a tabela a seguir: RESULTADOS DAS ETAS GRAU Abaixo de 60% 1 >= 60% e < 70% 2 >= 70% e < 80% 3 >= 80% e < 90% 4 >= 90% e <= 100% 5 Acima de 100% Avaliação das Competências Profissionais A análise das Competências Profissionais fundamenta-se na premissa de que o desempenho é influenciado por variáveis que interferem positiva ou negativamente no alcance dos resultados, a saber: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. a) análise e aferição das Competências Profissionais: As Competências ndividuais do Sistema GCR estratificam-se segundo o cargo ou função exercidos pelo avaliado. As Competências Profissionais são avaliadas separadamente, atribuindo-se um dos quatro conceitos compreendidos numa escala de 1 a 4, significando quatro graus diferenciados de performance quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais demonstrados no desenvolvimento do trabalho. b) definição dos Graus de Competência: GRAU 1: Necessita desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam a prática desta competência; GRAU 2: Apresenta conhecimentos, habilidades e atitudes, mas necessita de maior aprimoramento, para que esta competência seja melhor praticada; GRAU 3: Apresenta conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis para a prática desta competência, na execução de suas atividades;

17 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: * V GRAU 4: Apresenta alto nível de conhecimento, habilidades e atitudes, destacando-se na prática desta competência. c) identificação do perfil: O perfil individual do colaborador será identificado, a partir do resultado médio dos graus atribuídos a cada uma das competências analisadas. O sistema de avaliação possibilita a classificação em quatro níveis, conforme demonstrado a seguir: RESULTADO ÉDO DAS COPETÊNCAS 1 a 1,4 NÍVEL 1,5 a 2,4 2 2,5 a 3,4 3 3,5 a 4,0 4 1 CONCETO Necessita adquirir e desenvolver suas competências de forma a adequar-se ao Perfil Esperado pela ECT. Pratica as Competências exigidas pelo seu cargo/função, mas necessita de maior aprimoramento para atingir o Nível de Perfil esperado. Demonstra perfil adequado para o desempenho de suas atividades. Demonstra perfil de Alta Performance, no desempenho de suas atividades Avaliação Final dos Resultados de Desempenho O resultado final do desempenho de cada colaborador será obtido a partir da combinação dos resultados das avaliações das etas e das Competências Profissionais, por meio de uma matriz que permitirá a identificação das seis possibilidades de Classificação Final de Desempenho a serem adotadas pelo Sistema GCR, conforme a seguir: NÍVEL DE PERFL RESULTADO DE ETA F F E E D D 2 F F E D D C 3 F E D D C B 4 F E D C B A A informação encontrada na matriz, a partir da combinação do resultado de meta com o nível de perfil, indica o resultado final da avaliação de desempenho de cada colaborador. Desta forma, o registro final do sistema GCR será representado pelas seguintes classificações de desempenho: A, B, C, D, E e F.

18 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: RT No quadro a seguir, estão descritas todas as classificações de desempenho, decorrentes da composição dos resultados das etas e identificações do Nível de Perfil: GRAU A CLASSFCAÇÃO DOS DESEPENHOS Desempenho excepcional: - Supera o resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 4. Desempenho de nível destacado: B - Atinge percentual > 100% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 3; - Atinge percentual de 90 a 100% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 4; Desempenho satisfatório atende ao Padrão Esperado: C - Atinge percentual >100% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 2; - Atinge percentual de 90 a 100% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 3; - Atinge percentual de 80 a < 90% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 4. Desempenho aproxima-se do Padrão Esperado: D - Atinge um percentual de 70 a < 80% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 3 ou 4; - Atinge um percentual de 80 a < 90% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 3 ou 2; - Atinge um percentual de 90 a 100% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 1 ou 2; - Supera o esperado (> 100%) no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 1. Desempenho com tendências a Não atender ao Padrão Esperado: E F - Atinge um percentual de 60 < 70% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 3 ou 4; - Atinge um percentual de 70 a < 80% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 1 ou 2; - Atinge um percentual de 80 a < 90% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 1; Desempenho Não Atende ao Padrão Esperado: Apresenta um percentual inferior a 60% no resultado das ETAS; Apresenta um percentual de 60 a < 70% no resultado das ETAS + PERFL de NÍVEL 1 ou 2.

19 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: F Descrição da qualidade do desempenho Classificação A Desempenho Excepcional o desempenho superou as expectativas. Pouquíssimas pessoas geraram os resultados que este empregado alcançou. Os outros comentam a alta qualidade do seu trabalho. Alcançou sucesso notável tanto ao gerar resultados impressionantes quanto ao desenvolver relações de trabalho excepcionalmente bem sucedidas. A qualidade do seu trabalho é tão elevada que esta é a única classificação que poderia ser considerada. Ninguém contestaria que este empregado é um dos profissionais mais talentosos em nossa organização Classificação B Desempenho de Nível Destacado o desempenho excedeu às expectativas. O desempenho no trabalho é significativo e notavelmente melhor do que o de outros. A alta qualidade do trabalho proporciona um modelo aos outros da organização, tanto em termos de resultados obtidos quanto em interações com outros para obtê-los. A qualidade do desempenho é um exemplo para os outros. O empregado é um grande recurso para a organização Classificação C Desempenho Satisfatório, atende ao Padrão Esperado o desempenho atendeu às expectativas. O trabalho é satisfatório e respeitável. O desempenho é competente, eficiente e construtivo. Tanto os resultados que o empregado obtém quanto a maneira pela qual realiza seu trabalho são bons exemplos para os outros, e está muito bem qualificado para o cargo/função. O empregado deve se orgulhar da qualidade de seu trabalho Classificação D Desempenho aproxima-se do Padrão Esperado o desempenho atendeu a algumas expectativas. Embora o empregado faça algumas partes de seu trabalho muito bem, há outras que não desempenha em nível totalmente aceitável. Apresenta bom desempenho, sobretudo se não ocupa este cargo/função há muito tempo, mas ainda não atingiu um nível e competências totais. Na maioria das vezes é capaz de agir sozinho, mas seu trabalho requer mais supervisão do que deveria. O desempenho do empregado é bom, mas precisa melhorar Classificação E Desempenho com tendências a não atender ao Padrão Esperado o desempenho deixou de atender a maioria das expectativas. Embora o empregado faça algumas coisas bem, na maioria das vezes precisa de supervisão e orientação. Precisa melhorar os resultados obtidos e a maneira como realiza seu trabalho Classificação F Desempenho não atende ao Padrão Esperado o desempenho não atendeu às expectativas.

20 ÓD: 13 CAP : 2 E: VG: F Tanto os resultados que o empregado apresenta e a maneira como realiza seu trabalho precisam de correções imediatas e radicais. * * * * *

21 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT ÓDULO 13: GERENCAENTO DE COPETÊNCAS E RESULTADOS CAPÍTULO 2: PROCESSO DE GESTÂO DE COPETÊNCAS E RESULTADOS 1 NTRODUÇÃO Este módulo estabelece o processo a ser observado na operacionalização do Sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados adotado pela Empresa. E 1.1 a REVOGADOS 2 OBJETVOS: a) Geral: Orientar os gestores sobre os procedimentos a serem adotados durante a condução do Gerenciamento de Competências e Resultados. b) Específicos: padronizar os procedimentos relativos ao gerenciamento das competências e resultados dos empregados da Empresa, evitando erros de avaliação e reduzindo a subjetividade na condução do processo; contribuir para o desenvolvimento do papel do gestor como co-responsável pelo desempenho de seus subordinados; fornecer transparência na operacionalização do Gerenciamento de Competências e Resultados. 3 RESPONSABLDADES 3.1 Cabe ao empregado: a) Responsabilizar-se por tomar conhecimento do seu Plano de Trabalho; b) Responsabilizar-se pelo seu desempenho, buscando o alcance das metas negociadas e o seu autodesenvolvimento; c) Responsabilizar-se por conhecer os resultados obtidos pelo seu trabalho durante e ao final do período avaliativo; d) Responsabilizar-se pela efetivação de sua avaliação, contatando o seu gestor. 3.2 Cabe ao Gestor:

22 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT a) Elaborar o Plano de Trabalho dos profissionais que compõem a sua equipe, apresentando as metas e competências a alcançar, realizando ajustes juntamente com o empregado, se for o caso, orientando-os e conscientizando-os da importância da sua contribuição para a obtenção dos resultados; b) Acompanhar o desempenho e o desenvolvimento dos subordinados, por meio de reuniões periódicas, orientando-os quanto ao andamento dos trabalhos, comunicando os resultados parciais e finais obtidos, registrando as informações no sistema; c) Acompanhar o trabalho executado pelos subordinados para identificar e melhor aproveitar as suas qualificações (competências), planejando ações para o desenvolvimento dos requisitos necessários para melhoria dos resultados e metas; d) dentificar as variáveis do ambiente que vêm interferindo no desempenho desejado ou que venha a interferir, adotando ações para a melhoria do ambiente e dos resultados esperados; e) Registrar no sistema GCR os dados observados nos itens b, c e d, de forma que esses registros possam fundamentar a avaliação final do desempenho do empregado; f) Realizar a avaliação do desempenho, dando retorno ao empregado quanto aos resultados alcançados, ao final de cada período avaliativo, com base nas metas e nos registros efetuados na fase de Acompanhamento do desempenho; g) Elaborar, junto com os subordinados, o Plano de Desenvolvimento ndividual, conscientizando-os sobre a importância da busca do seu autodesenvolvimento e na disposição e empenho para acompanhar as ações de treinamento e educação, ou qualquer outra ação a ser efetivada com vistas a melhoria da sua performance profissional; h) Proceder à revisão dos Planos de Trabalho e dos Planos de Desenvolvimento ndividuais, integrando as metas individuais às metas do Plano de Trabalho da Área após cada período avaliativo; i) Em caso de transferência do empregado para outra área, após mais de 90 dias em sua subordinação, concluir a avaliação relativa ao período. Com menos de 90 dias em sua subordinação, realizar a troca do avaliador no sistema GCRWEB com plano de trabalho com os registros de acompanhamentos atualizados, permitindo ao novo avaliador dar seqüência ao processo se no mesmo grupo de atividades ou iniciar um novo Plano de trabalho se em um grupo de atividades diferente; j) Emitir o Relatório de etas e Competências de cada membro de sua equipe para assinatura do avaliador e avaliado; k) Arquivar na Área Administrativa da Unidade o Relatório de etas e Competências. 3.3 Cabe ao Gestor hierarquicamente superior:

23 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT a) Verificar se os planos de trabalho dos profissionais das equipes dos seus gestores subordinados foram realizados dentro do prazo previsto; b) Verificar se os profissionais das equipes dos seus gestores subordinados estão sendo acompanhados pelo menos uma vez por trimestre; c) Analisar o conjunto das avaliações de desempenho das equipes dos seus gestores subordinados; d) Verificar ao final do período avaliativo se todos os empregados foram avaliados; e) Verificar a existência de justificativa para a não avaliação de empregados que não devem ser avaliados; f) Verificar a existência de registro de Plano de Desenvolvimento; 3.4 Cabe ao Órgão Gestor do Sistema GCR em âmbito regional: a) Analisar a situação de sua Diretoria Regional com relação: - à elaboração do Plano de Trabalho dentro do prazo pelos gestores da DR; - à realização de pelo menos um acompanhamento durante o período avaliativo; - à realização da avaliação final dentro do prazo; V - aos resultados finais de desempenho; V - ao histórico de desempenho e de avaliação dos gestores de sua DR; V - aos baixos desempenhos; V - às informações gerenciais para as demais áreas de Gestão de Pessoas e a outras áreas da empresa se for o caso. b) Efetuar o acompanhamento das situações de não conformidade dos problemas detectados, com relação à operacionalização do Sistema GCR; c) inistrar programa de capacitação aos gestores e colaboradores sobre o sistema GCR; d) nformar aos diferentes níveis de gestores da DR sobre o desempenho de sua equipe; e) Propor ao gestor nacional do Sistema GCR melhorias no processo e no aplicativo; f) Promover ações para divulgação e utilização efetiva das ferramentas de gestão de desempenho em sua Diretoria Regional;

24 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT g) Atualizar-se, permanentemente, a respeito dos conceitos e metodologia de avaliação do GCR. 3.5 Cabe ao Órgão Gestor do Sistema GCR em âmbito nacional: a) Analisar e avaliar as informações recebidas de todas as áreas da ECT; b) Emitir relatório periódico de consolidação dos resultados de desempenho da Administração Central e em âmbito nacional; c) Emitir relatórios que servirão de indicadores gerenciais para as demais áreas de Gestão de Pessoas; d) Propor e/ou elaborar programas de desenvolvimento para os gestores e empregados da ECT sobre o sistema de Avaliação de Desempenho adotado pela Empresa; e) Promover a capacitação dos gestores da Administração Central; f) Promover a revisão periódica da metodologia e do sistema de suporte ao processo de avaliação de desempenho da ECT; g) Analisar e dar parecer conclusivo de deferimento/indeferimento referentes às solicitações das Diretorias Regionais de alterações, exclusão e inclusão de resultados. 3.6 Os Diretores de área e Diretores Regionais serão avaliados pelo Presidente da ECT. 3.7 A avaliação dos Chefes de Departamento da administração Central deve ser realizada pelo Superintendente Executivo de cada Diretoria. 4 FASES O sistema de Gerenciamento de Competências e Resultados GCR é um processo a ser conduzido de forma transparente por meio de três fases dinamicamente interligadas: a) Planejamento; b) Acompanhamento; c) Avaliação de Resultados. 4.1 O gerenciamento de competências e resultados ocorre no período avaliativo, estipulado pela área gestora do GCR, podendo ser semestral ou anual. 4.2 Planejamento A fase de Planejamento consiste no estabelecimento das metas individuais a serem atingidas pelo empregado no período avaliativo, e na seleção de competências definidas

25 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT para o Grupo de Atividades ao qual o empregado será associado, visando à formalização do Plano de Trabalho para o período avaliativo Orientações para a elaboração do Plano de Trabalho ndividual: nclusão de avaliado: a) A inclusão de avaliado deverá ser feita, pelo Gestor, quando da utilização pela primeira vez do aplicativo do GCR/WEB ou quando do recebimento de um novo empregado em sua equipe de trabalho; b) O gestor deverá definir o Grupo de Atividade ao qual o empregado estará vinculado, dentre aqueles previamente estabelecidos para a Área Funcional e Subárea de atuação do gestor, de acordo com as atividades que o empregado irá desenvolver Estabelecimento das metas: a) O estabelecimento de etas deverá ter como base os objetivos do Plano Estratégico da ECT e demais instrumentos norteadores da gestão empresarial; b) As metas devem ser elaboradas, para o período de um ano e atualizadas, se for o caso, podendo ocorrer em menor período se necessário; c) Caso ocorram alterações no decorrer do período avaliativo, que interfiram nos resultados, as metas deverão ser ajustadas; d) As metas devem ser realizáveis, exeqüíveis e enunciadas de forma clara e objetiva, com a definição da ação (verbo no infinitivo) do indicador (informação que permite o acompanhamento do resultado ao longo do tempo), do índice (valor da meta) e do prazo ( período de tempo definido); e) Considerando o grau de impacto dos resultados para a empresa, poderão ser atribuídos pesos diferenciados às metas, que poderão variar de 1 a 5. A responsabilidade de atribuir a ponderação às metas é do gestor e/ou definido pela área; f) Um Plano de Trabalho pode ter metas-padrão e/ou metas específicas em número mínimo de 4 e máximo de 15; g) Após a elaboração da meta é necessário definir no Sistema GCR/WEB a forma de aferição do resultado das metas quantitativas: - etas de Resultado médio: o valor da meta é definido de acordo com o cálculo médio percentual de atingimento da mesma ao longo dos meses. Exemplo: etas de receita, qualidade, satisfação do cliente; - etas Redutoras: o valor da meta é definido de forma precisa, mas, quanto menor o resultado atingido, melhor. Exemplo: Índice de Absenteísmo, Resto;

26 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT - etas cumulativas: o valor da meta é definido de acordo com o somatório alcançado no período. Exemplo: Certificar 10 Unidades de Atendimento na Norma SO até 31/12/ etas Padrão: a) As etas-padrão serão definidas pelas respectivas Diretorias de Área para os grupos de atividade que tenham como objetivo o alcance de determinadas etas em nível nacional, idênticas para todos os empregados de Unidades cujas atividades são similares num determinado período de tempo; b) As Diretorias Regionais podem criar e cadastrar metas-padrão regionais para utilização no âmbito da DR etas Específicas: a) Deverão ser criadas pelo gestor antes da elaboração do Plano de Trabalho de cada empregado e devem ter como base as metas e projetos da área e serem vinculadas aos objetivos estratégicos da ECT; b) As metas específicas criadas por um gestor ficarão sempre vinculadas à sua matrícula e comporão o conjunto de metas dentre as quais o gestor irá selecionar e atribuir a um componente de sua equipe Definição das Competências Profissionais: a) As Competências Profissionais são identificadas por Grupo de Atividade e expressam o que é esperado dos profissionais que atuam nesse grupo de atividades, de forma a traduzir o desempenho profissional esperado em determinada atividade; b) Um Grupo de Atividade pode ter diversas competências descritas, cabendo ao gestor selecionar as que serão requeridas do empregado, em um número mínimo de 4(quatro) e um máximo de 8(oito) Formalização do Plano de Trabalho: a) O Plano de Trabalho definido deve ser apresentado ao colaborador no início do período avaliativo; b) O Plano de Trabalho deverá ser impresso e assinado pelo gestor e pelo colaborador. 4.3 Acompanhamento Resultados parciais: a) De acordo com a periodicidade de acompanhamento da meta, o resultado parcial (mensal, bimensal, trimestral ou semestral) deve ser registrado no sistema GCR/WEB;

27 ÓD : 13 CAP : 2 E: ª ROD VG: RT b) As competências serão avaliadas ao final do período avaliativo, entretanto, o gestor deverá fazer acompanhamentos, registros e dar retorno ao empregado sobre o seu desempenho quanto às competências registrando no histórico de desempenho do empregado para subsidiar a avaliação final; c) O gestor deverá realizar reuniões de acompanhamento com seus colaboradores, individualmente, quando serão apresentados e discutidos os resultados parciais de desempenho, renegociadas as metas, se for o caso, e fornecidas informações sobre a prática das competências pelo empregado Histórico de Desempenho: a) O gestor deverá anotar as situações de desempenho que mereçam registro, como comportamentos e resultados de destaque, necessidades de melhorias ou outras informações relevantes que tenham impactado o desempenho do empregado; b) Os registros efetuados serão utilizados como subsídio na etapa de formalização dos resultados finais. 4.4 Avaliação de Resultados A metodologia adotada pelo Gerenciamento de Competência e Resultados GCR possibilita efetuar a avaliação dos empregados em duas dimensões resultados de desempenho das metas e prática das competências profissionais Avaliação de Resultados de etas: A cada meta deverá ser atribuído o valor alcançado. O sistema GCR/WEB calculará o percentual alcançado com relação ao valor da meta estabelecido, considerando a forma de aferição definida. Este valor percentual pode ultrapassar 125% nos acompanhamentos parciais, mas no resultado final da meta será limitado a este percentual; O resultado final das etas será obtido pela média aritmética do percentual de alcance de cada uma delas Avaliação das Competências Profissionais: a) A análise das Competências Profissionais fundamenta-se na premissa de que o desempenho é influenciado por variáveis que interferem positiva ou negativamente no alcance dos resultados, a saber: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes; b) A avaliação das Competências Profissionais será realizada ao final do período avaliativo. A avaliação será de no mínimo 4 competências e no máximo 8. O gestor deverá considerar as observações sobre o desempenho do colaborador registradas durante o período;

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS CAPÍTULO 2: PROCESSO DE GESTÂO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS CAPÍTULO 2: PROCESSO DE GESTÂO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS 1 RT MÓDULO 13: GERENCAMENTO DE COMPETÊNCAS E RESULTADOS M CAPÍTULO 2: PROCESSO DE GESTÂO DE COMPETÊNCAS E RESULTADOS M 1 NTRODUÇÃO Este módulo estabelece o processo a ser observado na operacionalização

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Metodologias Adotadas... 4 2.1. Metodologia para Estruturar o Processo... 4 2.2. Metodologia para Definir como Identificar os

Leia mais

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101 ASSUNTO: Elaboração de Instrumentos Normativos MANUAL DE ORGANIZAÇÃO APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 25, de 12/05/2016 COD. VIGÊNCIA: 100 12/05/2016 NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS 1/10 SUMÁRIO 1 FINALIDADE...

Leia mais

MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS - GCR

MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS - GCR VIG: 17.10.2014 1/6 MÓDULO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS - GCR CAPÍTULO 5: ADEQUAR AS SITUAÇÕES ESPECIAIS QUE IMPACTAM NA FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (GCR) ANEXO:

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL ANEXO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS GCR

MANUAL DE PESSOAL ANEXO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS GCR MÓD: 1 MÓD: CAP: 21 VIG: 17.01.2013 CAP: Anexo 213 1 VIG: 17.01.2013 1 ANEXO 13: GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E RESULTADOS GCR 1 A ECT aplica o Gerenciamento das Competências e Resultados - GCR aos empregados,

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy

P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy P24 Criar Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2011/2012 Líder: Maria Cecília Badauy Brasília, 13 de Julho de 2011 Perspectiva: Aprendizado e Crescimento Planejamento Estratégico Objetivo

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS Slide 1 BALANCED SCORECARD PRODUTIVIDADE CRESCIMENTO MAIS RESULTADOS Ms. RICARDO RESENDE DIAS BALANCED SCORECARD Slide 2 BSC CONCEITO FINALIDADE APLICAÇÃO PRÁTICA ESTRATÉGIA - BSC Slide 3 Ativos Tangíveis

Leia mais

Vídeo 24/9/2012. Curso: Logística. Organizar Processos. Organizações e métodos Processos e planejamento de benchmarking. Profa. Ms.

Vídeo 24/9/2012. Curso: Logística. Organizar Processos. Organizações e métodos Processos e planejamento de benchmarking. Profa. Ms. Curso: Logística Profa. Ms. Edilene Garcia Organizações e métodos Processos e planejamento de benchmarking Vídeo O desorganizado. Duração: 2 30 http://www.youtube.com/watch?v= PMoINjIgE3o&feature=related

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015 Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público Florianópolis 17 de Abril 2015 1 Qualidade do Gasto Público Conceito visualiza duas Dimensões : (em construção *) Macro (Estratégico)

Leia mais

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AÇÕES ESTRATÉGICAS Ações que objetivam, basicamente, o aproveitamento das oportunidades, e potencialidades, bem como a minimização do impacto das ameaças e fragilidades.

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS 1 PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS Missão Visão Valores Políticas Competências Estratégicas Gestores Contribuidores Individuais Competências Técnicas/funcionais Estratégia (Princípios

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1. A presente Política de Gestão de Pessoas da Companhia de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se PLANEJAMENTO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se dos profissionais

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 03 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS OEI/BRA 09/005 - Desenvolvimento da Gestão Estratégica do

Leia mais

2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO 9 2 - DEZESSEIS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto 1 - Para construir o é preciso que direção, professores, funcionários, alunos e pais saibam o que ele significa.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU APRESENTAÇÃO Este manual busca orientar os funcionários do quadro da FAEPU sobre a Avaliação de Desempenho que será realizada.

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do risco de mercado

Estrutura de gerenciamento do risco de mercado 1. Sistema Sicoob Estrutura de gerenciamento do risco de mercado A estrutura de gerenciamento do risco de mercado das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 2. Principais competências dos

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores Atividade de Perfuração Marítima no Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4 Pág. 1 / 10 II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4.1 - Introdução e Justificativa A atividade

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas às áreas: Financeira

Planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas às áreas: Financeira Diretoria Administrativo-Financeira Planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas às áreas: Administrativa Gestão de pessoas Financeira Planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas

Leia mais

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores.

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O que é o novo modelo de Gestão do Desempenho por Competências?

Leia mais

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia

Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ANEXO VI DO PDTI-2016 - AÇÕES DE GOVERNANÇA DE TI Objetivos Estratégicos: 02- Aprimorar a Gestão de Serviços de TI 07 Desenvolver competências Gerenciais e Técnicas com Foco na Estratégia ID- Demanda Status

Leia mais

Exercícios 2ª Avaliação

Exercícios 2ª Avaliação Exercícios 2ª Avaliação Resposta dos exercícios realizados em sala 1 O gerenciamento moderno da qualidade e o gerenciamento moderno de projetos estão alinhados em relação a: A. Satisfação do cliente B.

Leia mais

Programa de Remuneração Variável 2011

Programa de Remuneração Variável 2011 Programa de Remuneração Variável 2011 Sistema de Gestão É o conjunto de processos que permite traduzir as estratégias em ações alinhadas em todos os níveis de forma a garantir o alcance da Missão e Visão,

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: ACOMPANHAR O NOVO EMPREGADO DURANTE O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: ACOMPANHAR O NOVO EMPREGADO DURANTE O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA 1 MÓDULO 3: ADMISSÃO DE PESSOAL CAPÍTULO 4: ACOMPANHAR O NOVO EMPREGADO DURANTE O PERÍODO DE EXPERIÊNCIA ANEXO: 1 Fluxo do Subprocesso de Acompanhar o Novo Empregado durante o período de experiência. ATRIBUTOS

Leia mais

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) 20 de julho de 2015 Ref: Resolução BC nº 4327/14 1. ABRANGÊNCIA Esta política orienta o comportamento da Tática S/A D.T.V.M., que pautado

Leia mais

GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Versão 01 - Página 1/24 PROCESSO: Acompanhamento e controle das obras nas sedes do MP-GO PROCEDIMENTO: Acompanhamento e controle das obras nas sedes do MP- GO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Objetivo estratégico:

Leia mais

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de equipes do SIBiUSP Premissas Em sua trajetória, as atividades de capacitação desenvolvidas para o Sistema promoveram um

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO

GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO ISSN 1984-9354 GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APOIO PORTUÁRIO Luciana Costa da Silva Alves (LATEC/UFF) Resumo As organizações modernas precisam estar preparadas para lidar com

Leia mais

e-book 6 PASSOS PARA IMPLANTAR GESTÃO POR RESULTADOS E COMPROMETER SUA EQUIPE www.smartleader.com.br

e-book 6 PASSOS PARA IMPLANTAR GESTÃO POR RESULTADOS E COMPROMETER SUA EQUIPE www.smartleader.com.br e-book ÍNDICE SEU CONTEÚDO PRIMEIRO PASSO SENSIBILIZAR As principais técnicas para sensibilizar sua equipe 03 SEGUNDO PASSO CRIAR OBJETIVOS A importância de definir objetivos para a empresa 06 TERCEIRO

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Nossa diferença são nossos consultores!

Nossa diferença são nossos consultores! Nossa diferença são nossos consultores! 11 Treinamento/capacitação dos empregados e divulgação/apresentações finais 1 Análise do material atual do PCCS e Avaliação de Desempenho / Planejamento das atividades

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Normativo Interno Nº Páginas 12 (Doze) Caráter Data da Aprovação Promotor: Aprovado por: Política de Responsabilidade Socioambiental 30/09/2.015 Departamento

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

Fase. Almoxarife. Entregador. Comprar. material. Verificar se está. estoque. Pedido Negado. Pedido de material recebido

Fase. Almoxarife. Entregador. Comprar. material. Verificar se está. estoque. Pedido Negado. Pedido de material recebido Procedimento: Entregar material requisitado Participantes: Roquemar, De Lourdes, Luciene Líder de processo: Cleide Revisão:00 - As Is - Data: 25/06/2015 Fase Almoxarife Pedido de material recebido Verificar

Leia mais

Minuta de Instrução Normativa

Minuta de Instrução Normativa Minuta de Instrução Normativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº [NÚMERO], DE Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint), os aspectos relativos aos trabalhos de auditoria e o Relatório Anual

Leia mais

Programa de Excelência em Gestão para Empresas Parceiras

Programa de Excelência em Gestão para Empresas Parceiras Programa de Excelência em Gestão para Empresas Parceiras Edição 2012 3 Caros Fornecedores, O Programa de Excelência em Gestão para Empresas Parceiras, Edição 2012, permanece conservando e mantendo o seu

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre 2015 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios

Leia mais

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1 INTRODUÇÃO O documento apresenta de forma objetiva

Leia mais

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de

SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de SEMINÁRIO Planejamento Estratégico Elaborado por: Jesus Borges (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional) Fabrício Sobrosa Affeldt (Coordenador de Ensino - Campus Feliz) Cláudia Lorenzon (RH-Reitoria)

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009. POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011 Vitória, 26 de agosto de 2009. ÍNDICE 1. OBJETIVO.... 3 2. ORIENTAÇÃO DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA....

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Objetivo do Portal da Gestão Escolar

Objetivo do Portal da Gestão Escolar Antes de Iniciar Ambiente de Produção: É o sistema que contem os dados reais e atuais, é nele que se trabalha no dia a dia. Neste ambiente deve-se evitar fazer testes e alterações de dados sem a certeza

Leia mais

Manual do Plano de Ação

Manual do Plano de Ação Manual do Plano de Ação Ref. Plano de Ação 2016 Instruções para a elaboração do Plano de Ação. A UNILA percebeu a necessidade de normatizar o processo de planejamento visando à sua consolidação. Nesse

Leia mais

Avaliação de Desenvolvimento e Performance

Avaliação de Desenvolvimento e Performance Avaliação de Desenvolvimento e Performance - 2017 Metas Composição de Metas 2017 (Exceto Executivos de Vendas) Metas x PLR Diretores Gerentes Coordenadores Placar de metas individuais * e corporativas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Psicologia é uma atividade obrigatória, em consonância

Leia mais

Desdobramento de Metas

Desdobramento de Metas Desdobramento de Metas Objetivos Estratégicos e Metas Objetivos Estratégicos e Metas Objetivos Estratégicos Objetivos indicam a direção estratégica da organização. O objetivo orienta e esclarece, estimula,

Leia mais

Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998

Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 Senado Federal Subsecretaria de Informações DECRETO Nº 2.794, DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 Institui a Política Nacional de Capacitação dos Servidores para a Administração Pública Federal direta, autárquica

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 1 OBJETIVO Este procedimento estabelece os critérios básicos de suprimento e logística de materiais assim como as diretrizes para a armazenagem, preservação e manuseio de materiais

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO

POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO 1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

01 - Manual de Políticas e Procedimentos 01.01 Processo aquisitivo 01.01.02 Requisição para contratação de serviços Atualizado em 16/01/2015

01 - Manual de Políticas e Procedimentos 01.01 Processo aquisitivo 01.01.02 Requisição para contratação de serviços Atualizado em 16/01/2015 Dispõe sobre as políticas, fluxos e procedimentos do processo de contração de serviços da UFAL para o ano de 2015. 1 DA POLÍTICA 1.1 Objetivos da política de compras 1.1.1 Tornar os processos de compras

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DE MONITORIA Dispõe sobre a regulamentação da Monitoria Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1 O presente regulamento estabelece normas para o processo seletivo de monitoria da Faculdade

Leia mais

RESOLUÇÃO INEA Nº 45, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO INEA Nº 45, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011 RESOLUÇÃO INEA Nº 45, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011 ESTABELECE O MANUAL OPERATIVO DE PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PROGRAMA DE TRABALHO DOS CONTRATOS DE GESTÃO ENTRE O INEA E AS

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental

POLÍTICA CORPORATIVA Responsabilidade Socioambiental POLÍTICA - Versão: 1.0 POLÍTICA CORPORATIVA Área Reponsável: DIRETORIA DE CONTROLADORIA E COMPLIANCE 1. OBJETIVO A Política Corporativa de ( Política ) define um conjunto de princípios, diretrizes e responsabilidades

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa.

MANUAL DE PESSOAL. Estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal no âmbito da Empresa. ANUAL D PSSOAL ÓD : 5 RT : 09.07.2010 ÓDULO 5: RCRUTANTO SLÇÃO VG: 09.07.2010 1 CAPÍTULO 1: APRSNTAÇÃO 1 FNALDAD stabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades de recrutamento e seleção de pessoal

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

passos para o planejamento financeiro de uma empresa

passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de UMA empresa Organizar diretrizes e projeções, minimizar riscos, analisar os resultados e reconhecer oportunidades

Leia mais

MANUAL Avaliação de Indicadores

MANUAL Avaliação de Indicadores MANUAL Avaliação de Indicadores Revisão do Planejamento Estratégico e desdobramentos Sumário Apresentação Etapas de revisão do Planejamento Conceitos e desafios 03 04 Revisão/avaliação de Indicadores Metodologia

Leia mais

Processo de planejamento participativo do Plano Diretor Aspectos metodológicos

Processo de planejamento participativo do Plano Diretor Aspectos metodológicos Processo de planejamento participativo do Plano Diretor Aspectos metodológicos Não existe no Estatuto das Cidades uma discrição minuciosa de um procedimento a ser seguido para elaboração dos Planos Diretores,

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 52.567, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. (publicado no DOE n.º 183, de 24 de setembro de 2015) Dispõe sobre o

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Biotecnologia PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2016 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO: 2016 COORDENADOR: Odir Antônio Dellagostin COORDENADORA

Leia mais

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1 Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IVB-2012 Página 1 CONTEÚDO 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 6.1 Monitoramento e avaliação anual da implementação do Plano 6.2 Monitoramento e avaliação da efetividade do

Leia mais

Política de investimentos sociais 3M

Política de investimentos sociais 3M Política de investimentos sociais 3M 1. Objetivos A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos sociais com recursos próprios visando: Estabelecer os princípios

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 SP Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 4º andar Itaim Bibi São Paulo SP CEP: 04542000 Tel: (11) 30737400 Fax: (11) 30737404

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

O Comitê Financeiro será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, e, no máximo, 5 (cinco) membros.

O Comitê Financeiro será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, e, no máximo, 5 (cinco) membros. POLÍTICA DE INDICAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, SEUS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO, DIRETORIA ESTATUTÁRIA E CONSELHO FISCAL DA VIA VAREJO S.A. Aprovada em Reunião do Conselho

Leia mais

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO 4 Os Diferentes Tipos e Padrões de Fluxogramas Há muitos tipos diferentes de fluxograma, cada um com sua aplicação específica. A seguir apresentaremos os

Leia mais