Prova Objetiva de Português e Matemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova Objetiva de Português e Matemática"

Transcrição

1 Prova Objetiva de Português e Matemática Instituto Euvaldo Lodi/ Regional Paraíba Seleção para os Cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Habilitação Técnica do SENAI/PB LEIA COM ATENÇÃO: Antes de iniciar a prova, escreva o curso pretendido, seu nome em letra de forma, assine, preencha seu número de inscrição e turno nos locais indicados acima; Este caderno contém 40 questões de múltiplas escolhas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, que só apresentam uma resposta correta, logo não serão aceitas mais de uma resposta numa mesma questão; Não é permitido o uso de calculadora, celular ou qualquer objeto eletrônico; Não é permitido ausentar-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o caderno de prova; O tempo disponível para esta prova é de 3 (três) horas; Ao terminar entregue sua prova ao fiscal devidamente assinada; O término da prova antes do prazo estipulado não acrescentará nenhuma vantagem ao candidato; Quando terminar esta prova, entregue o caderno de prova ao fiscal e assine a lista de presença; Durante o momento da prova você só poderá estar de posse apenas de: caneta esferográfica azul ou preta e cartão de inscrição. Demais objetos como livros, bolsas, calculadora, celular entre outros deverão ficar com os fiscais e serão devolvidos após o término da prova; Não será aceito rasuras no quadrado correspondente a resposta.

2 DATA DA PROVA: 15/06/2014 ASSINATURA DO CANDIDATO(A): IDADE DO CANDIDATO(A): CURSO: CIDADE: 1 Nº DE INSCRIÇÃO: TURNO QUE IRÁ ESTUDAR: QUESTÕES DE LINGUA PORTUGUESA TECNOLOGIA Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz Errado. Não diz Burro, mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz bip. Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: Bip! Olha aqui, pessoal: ele errou. O burro errou! Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria bip em público. Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente. Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.

3 2 Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha. VERÍSSIMO, Luis Fernando. Pai não entende nada. Porto Alegre: L&PM, 1990, p Numa visão geral, a atitude do narrador diante do computador é de: a) Ódio b) Indiferença c) Orgulho d) Inferioridade e) Sabedoria 02. O narrador, várias vezes, humaniza o computador ao referir-se a ele. Esta afirmação está corretamente exemplificada no trecho: a) Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. b) A máquina de escrever faz tudo que você manda [...]. c) Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. d) Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. e) Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. 03. Em vários momentos do texto, o narrador compara o computador com a máquina de escrever. Assinale a comparação que aponta as características corretas de cada elemento: a) O computador é visto pelo homem de cima para baixo, ou seja, com superioridade, enquanto a máquina de escrever encara o homem, pois, com ela, é olho no olho. b) A máquina de escrever é obediente, enquanto o computador é quem manda. c) A máquina de escrever faz o usuário passar vexames, pois ela só faz o que quer, enquanto o computador faz bip e chama todos de burros. d) A máquina de escrever é mais inteligente que o usuário, enquanto o computador é cheio de empáfia. e) A máquina de escrever é impaciente, enquanto o computador jamais faria bip em público. 04. Releia o fragmento: Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos,

4 3 mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. O trecho em destaque, mas acho que estou sucumbindo, considerando-se o contexto, significa que o narrador: a) Está desistindo de tentar gostar do computador. b) Está morrendo de cansado de tanto ser massacrado pelo computador. c) Está se rendendo ao computador, admitindo qualidades nessa máquina. d) Está desesperado por ter que trabalhar com aquela máquina arrogante. e) Está desmotivado no trabalho porque não trabalha mais com a máquina de escrever. 05. Considere os termos em destaque nos trechos a seguir: I. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. II. Simplesmente ignora você. III. [...] quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina [...]. O processo de formação de cada termo em destaque é, respectivamente: a) composição por justaposição derivação regressiva derivação imprópria b) derivação parassintética derivação imprópria derivação prefixal c) derivação prefixal e sufixal derivação regressiva derivação sufixal d) derivação sufixal derivação sufixal derivação sufixal e) derivação parassintética composição por aglutinação derivação sufixal 06. Releia este fragmento e considere a comparação que o narrador constrói: Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. O trecho em destaque mostra a comparação: você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. Sendo coerente com o contexto, como deveria ter se sentido o cara que cantou a secretária eletrônica? a) Totalmente correspondido. b) Correspondido, mas não tanto quanto ele gostaria. c) Sem qualquer esperança de um amor possível. d) Desenganado por um amor sem promessas. e) Totalmente sem retorno.

5 4 07. O lido, Tecnologia, por ser uma crônica, pode apresentar uma linguagem mais coloquial, sem tanto compromisso com a norma culta da Língua Portuguesa. A presença dessa linguagem mais desvinculada da norma culta é evidente no trecho: a) Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. b) E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco [...]. c) Olha aqui, pessoal: ele errou. O burro errou! d) [...] jamais nos sujará os dedos [...]. e) [...] eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero. 08. Considere se cada análise a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F): I. O texto Tecnologia estrutura-se numa narrativa e tem narrador-personagem. II. O texto Tecnologia é argumentativo e tem narrador-observador, ou seja, o foco narrativo é em 1ª pessoa. III. Levando em conta a tipologia do texto em questão, é correto afirmar que se trata de um texto científico, com foco narrativo em 1ª pessoa. IV. O texto tem narrador-observador e é uma descrição argumentativa. Está (ão) correta(s) a(s) análise(s) em; a) Apenas IV b) III e IV c) Apenas III d) II e III e) Apenas I 09. Considere os termos em destaque quanto ao sentido: I. O burroerrou! II. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes [...]. III. Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador[...]. Os termos estão em sentido figurado em: a) I b) II c) IV d) II e IV e) I e III

6 5 10. De todos os termos em destaque a seguir, apenas um tem função de objeto direto. Aponte- o: a) Outra coisa: ele é mais inteligente que você. b) Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. c) [...] dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes[...]. d) Sinto falta do papel e da fiel Bic. e) Mas é fascinante. 11. Os conectivos em destaque nos fragmentos a seguir estabelecem, respectivamente, ideia de: I. Quando(1) saí da redação do jornal depois de usar o computador [...]. II. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas(2) não tinha a mesma empáfia [...]. III. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que(3) seja a tapa. a) (1) tempo / (2) adversidade / (3) condição b) (1) finalidade / (2) adversidade / (3) consequência c) (1) tempo / (2) concessão / (3) causa d) (1) tempo / (2) adversidade / (3) concessão e) (1) adição / (2) tempo / (3) concessão 12. Considere os fragmentos a seguir: I. Ele nosdesafia. II. [...] jamais nos sujará os dedos, [...]. Os termos em destaque têm, respectivamente, a função sintática de: a) Objeto direto / Complemento nominal b) Sujeito / Objeto direto c) Predicativo do objeto / Objeto direto d) Objeto direto / Adjunto adnominal e) Objeto indireto / Adjunto adverbial 13. Considere quanto à estrutura os termos em destaque nos trechos a seguir: I. O mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor [...]. aguent radical /a vogal temática /va desinência modo-temporal. II. [...] quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina [...]. volt radical /a vogal de ligação / rá desinência número-pessoal.

7 III. Seleção para os Cursos de Habilitação Técnica do SENAI/PB Sabendo que ela aguentaria sem reclamar [...]. aguent radical /a vogal temática /ria desinência modo-temporal. Ocorreu análise correta em: a) Todos os trechos b) Apenas I c) I e III d) I e II e) Apenas III 14. Releiao período: A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador, é diferente. 1ª oração2ª oração3ª oração A 2ª oração em relação à 1ª e a 3ª oração em relação à 2ª estabelecem, respectivamente, relações de: a) Explicação e Finalidade b) Concessão e consequência c) Adição e adição d) Adversidade e causa e) Concessão e adversidade 15. Releia os trechos do texto, observando se as análises dos tipos de predicado de cada oração são VERDADEIRAS ou FALSAS. ( ) [...] ele nos olha na cara. PREDICADO VERBAL. ( ) Com o computador é diferente. PREDICADO NOMINAL. ( ) Ele responde. PREDICADO VERBAL. ( ) O burro errou! PREDICADO NOMINAL. ( ) Comecei a usar o computador na redação do jornal [...]. PREDICADO VERBO- NOMINAL. A sequência correta é: a) V F F F V b) V F V F V c) V V V F F d) F V F V F e) V V V V V

8 7 16. Os adjuntos adverbiais em destaque denotam, respectivamente, circunstâncias de: I. Simplesmente ignora você. II. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor [...]. III. [...] cheguei em casa e bati na máquina.. IV. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente. V. Sei que nunca seremos íntimos [...]. a) Dúvida / tempo / modo / lugar / lugar b) Modo / negação / lugar / intensidade / tempo c) Negação / modo / modo / tempo / lugar d) Lugar / tempo / modo / negação / modo e) Tempo / tempo / modo / modo / intensidade 17. É possível identificar que o narrador sente-se realmente inferior ao computador no trecho: a) [...] a gente olha de cima, com superioridade. b) Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora [...]. c) Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo [...]. d) Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. e) [...] cheguei em casa e bati na minha máquina. 18. Releia o fragmento e considere a transitividade de cada verbo em destaque: Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora (1) você. Mas se apenas ignorasse ainda seria (2) suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou(3) a secretária eletrônica. [...] Os verbos em destaque são, respectivamente: a) (1) verbo transitivo direto / (2) verbo de ligação / (3) verbo transitivo direto b) (1) verbo intransitivo / (2) verbo transitivo indireto / (3) verbo transitivo direto c) (1) verbo intransitivo / (2) verbo transitivo direto / (3) verbo transitivo indireto d) (1) verbo de ligação / (2) verbo transitivo indireto / (3) verbo de ligação e) (1) verbo intransitivo / (2) verbo de ligação / (3) verbo transitivo direto

9 8 19. Releia: Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. É correto afirmar que a expressão em destaque na oração tem função sintática de: a) Agente da passiva b) Predicativo do objeto c) Adjunto adnominal d) Complemento nominal e) Objeto indireto 20. Ao mencionar uma Mercedes e uma carroça, o narrador refere-se, respectivamente: a) À caneta Bic e ao papel b) Ao computador a à máquina de escrever c) À máquina de escrever e ao computador d) À caneta Bic e aos aparelhos pré-eletrônicos e) Ao computador e à caneta Bic QUESTÕES DE MATEMÁTICA 01. As rodas dianteiras de um caminhão tem raio igual a 30 cm e dão 20 voltas completas, enquanto que as rodas traseiras dão 15 voltas completas. Qual o valor do raio das rodas traseiras desse caminhão? a) 35 cm b) 40 cm c) 45 cm d) 50 cm e) 55 cm 02. Um fazendeiro vai cercar um terreno retangular cujo perímetro é igual a 36 metros. Sabendo que o produto dos lados não paralelos desse terreno é igual a 80 metros, qual é a medida do comprimento e largura, respectivamente? (Dado: A medida do comprimento é maior do que a medida da largura). a) 10 m e 8 m. b) 8 m e 10 m. c) 20 m e 4 m. d) 4 m e 20 m. e) 16 m e 5 m.

10 9 03. Um polígono convexo que possui 275 diagonais tem a soma dos ângulos internos igual a? a) 4110º b) 4120º c) 4130º d) 4140º e) 4150º 04. Duas companhias de táxi possuem os seguintes planos de tarifação por corrida: Companhia 1: É cobrado uma taxa fixa (bandeira) de R$ 3,50 mais 0,20 centavos por quilômetros rodados; Companhia 2: É cobrado uma taxa fixa (bandeira) de R$ 4,50 mais 0,15 centavos por quilômetros rodados. Qual a menor quilometragem que torna a companhia 2 mais econômica do que a companhia 1? a) 18 km b) 19 km c) 20 km d) 21 km e) 22 km 05. Sejam os triângulos semelhantes a seguir: A razão de semelhança entre esses triângulos é, quanto vale a soma ++? a) 8 cm b) 10 cm c) 12 cm d) 14 cm e) 16 cm

11 Um triângulo ABC equilátero está inscrito em uma circunferência de raio 6 cm. Qual a área desse triângulo? a) 19 3 b) 21 3 c) 23 3 d) 25 3 e) Um funcionário de segunda à sexta almoça em um restaurante próximo ao seu trabalho e o gasto diário, em reais, está representado na tabela abaixo: SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 10,50 9,20 9,50 11,80 10,40 Qual o valor médio que esse funcionário gasta com essas refeições semanalmente? a) R$ 9,28 b) R$ 10,28 c) R$ 10,58 d) R$ 10,88 e) R$ 11, A tabela a seguir fornece o salário dos 30 funcionários de uma empresa de telecomunicações: Número de Funcionários Faixa Salarial (Em Reais) A média salarial dos funcionários dessa empresa é: a) R$ 568,00 b) R$ 670,00 c) R$ 674,00 d) R$ 676,00 e) R$ 620,00

12 Resolvendo a expressão abaixo, encontra-se a idade do filho de Maria: = Qual a idade encontrada? a) 3 anos. b) 4 anos. c) 5 anos. d) 6 anos. e) 7 anos. 10. José gasta 10% do seu salário com saúde, com alimentação e com a educação dos seus filhos e ainda sobra R$ 450,00 do salário de José. Quanto José recebe mensalmente? a) R$ 3.000,00 b) R$ 4.000,00 c) R$ 5.500,00 d) R$ 7.000,00 e) R$ 9.000, Um atleta percorre uma distância de metros em uma pista circular de raio igual a cm. Quantas voltas completas esse atleta dá nessa pista? (Dado: Use 3). a) 74 voltas. b) 76 voltas. c) 78 voltas. d) 81 voltas. e) 85 voltas. 12. Quando o filho de Mário nasceu, Mário tinha 30 anos. Após alguns anos, a idade do filho de Mario é igual a da idade do pai. Então, qual a idade do filho de Mário? a) 10 anos. b) 14 anos. c) 16 anos. d) 18 anos. e) 20 anos.

13 Uma sala retangular possui o comprimento igual a 2+1 e largura igual a +2, onde a sua área tem que ser maior ou igual a 20. Qual o valor do comprimento e da largura dessa sala respectivamente: a) 5 e 4. b) 10 e 2. c) 2 e 10. d) 4 e 5. e) 20 e Uma circunferência de raio igual a 2 3 possui um hexágono regular inscrito. Qual o valor do apótema desse hexágono? a) 2 m b) 3 m c) 4 m d) 5 m e) 6 m 15. A soma dos ângulos internos de um polígono regular é 1800º. O número de diagonais que não passam pelo centro desse polígono é? a) 40 b) 42 c) 46 d) 48 e) Os pontos, as retas e os planos são considerados como conceitos primitivos, ou seja, não possuem sem definição. Se duas retas distintas possuem um ponto em comum e formam um ângulo reto, então essas retas são? a) Perpendiculares. b) Paralelas. c) Concorrentes. d) Reversas. e) Coincidentes. 17. Fração é a representação da parte de um todo onde podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade. Assim, qual o valor da terça parte da quinta parte de? a) b) c) d) e)

14 O pêndulo de um relógio descreve um movimento oscilatório entre os pontos A e B, conforme mostra a figura abaixo: Considere que o comprimento do pêndulo é igual a 25 cm, e que 3,14. Qual o comprimento do arco formado por esse pêndulo? a) 12 cm b) 13,5 cm c) 14 cm d) 14,8 cm e) 15,7 cm 19. Os polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes variáveis. Os coeficientes multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a potências cujos expoentes são números inteiros não negativos. Considerando a definição de polinômios, qual a expressão algébrica que representa um polinômio? a) +3 4 b) c) 2 +4 d) 2+2 e) Um poste projeta sua sombra que mede 16 m sobre um chão plano e horizontal. Simultaneamente, a sombra projetada de um rapaz de 1,75 m de altura mede 0,8 m. Qual a altura do poste? a) 15 m b) 20 m c) 30 m d) 35 m e) 40 m

Botequim que se preza

Botequim que se preza Botequim que se preza Post (0254) Butiquim que se preza, ninguém sabe o endereço; só sabe chegar. Butiquim que se preza deve ter razão social e nome fantasia. Mas estes devem ser solenemente ignorados

Leia mais

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane 1) Um terreno quadrado tem 289m 2 de área. Parte desse terreno é ocupada por um galpão quadrado e outra, por uma calçada de 3m de

Leia mais

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é:

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: Lista de Exercícios: Geometria Plana Questão 1 Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: A( ) 20 cm 2. B( ) 10 cm 2. C( ) 24 cm 2. D( )

Leia mais

Conteúdos do Vestibulinho 2016

Conteúdos do Vestibulinho 2016 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Vogais e Consoantes; O Alfabeto incluindo as letras (K,W,Y); Sons nasais (o uso do til); Separação de Sílabas; Alfabeto maiúsculo e minúsculo; Substantivo próprio e comum; Interpretação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TECNOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA TECNOLOGIA Página 1 de 1 3 Página 2 de 1 3 LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I TECNOLOGIA Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CADERNO DE QUESTÕES 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOME DO CANDIDATO: NÚMERO DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 20 QUESTÕES de múltipla escolha referente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia BH

Colégio Santa Dorotéia BH Colégio Santa Dorotéia BH Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Série: 8 a - Ensino Fundamental Professoras: Mônica e Priscila Língua Portuguesa Atividades para Estudos Autônomos Data:

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 6º ANO Professora Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações (adição, subtração,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA PROVA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 2012/2013 11 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/1.ª Fase Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS:

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: 32 - Sabendo-se que um ângulo externo de um triângulo retângulo mede 287, quais os valores dos ângulos internos deste? 37 - Assinale qual dos polígonos abaixo possui todos

Leia mais

Esta folha deverá ser levada pelo candidato para casa.

Esta folha deverá ser levada pelo candidato para casa. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Especialização em Ensino de Matemática Seleção 2017 UFRJ - Instituto de Matemática Instruções leia com atenção: É obrigatória a apresentação de documento

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO - 2015

EXAME DE SELEÇÃO - 2015 CURSO NOTURNO EXAME DE SELEÇÃO - 2015 DATA: 06/12/2014 DISCIPLINA: MATEMÁTICA CADERNO DE QUESTÕES Nome do candidato: Nº de inscrição: Observações: 1. Duração da prova: 120 minutos. 2. Colocar nome e número

Leia mais

Os nomes usados nesta prova são de personagens da obra do grande escritor brasileiro Machado de Assis.

Os nomes usados nesta prova são de personagens da obra do grande escritor brasileiro Machado de Assis. Ensino MédioNível 3 2ª FASE - 8 de outubro de 2005 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nome do(a) aluno(a): Assinatura do(a) aluno(a): Parabéns pelo seu desempenho na 1 ª Fase da OBMEP. É com grande

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2017 Data / / Escola Aluno 22 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

TURMA: M. DATA DE ENTREGA: 01/set/2015 COMPONENTE CURRICULAR: Matemática I. PROFESSOR: Thiago Pardo Severiano

TURMA: M. DATA DE ENTREGA: 01/set/2015 COMPONENTE CURRICULAR: Matemática I. PROFESSOR: Thiago Pardo Severiano INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CIDADE ALTA CURSO: Técnico Integrado em Multimídia TURMA: 1.20151.12807. M DATA DE ENTREGA: 01/set/2015 COMPONENTE

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2016 07/12/2015 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES Nome Nº Turma 3 EJAS Data / / Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine e Naísa Valor 30 Instruções: TRABALHO DE

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2014 02/12/2013 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB MATEMÁTICA BRUNA PAULA 1 COLETÂNEA DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA EEAr (QUESTÕES RESOLVIDAS) QUESTÃO 1 (EEAr 2013) Se x é um arco do 1º quadrante, com sen x a e cosx b, então é RESPOSTA: d QUESTÃO 2 (EEAr

Leia mais

MATEMÁTICA. A é a matriz inversa de A.

MATEMÁTICA. A é a matriz inversa de A. MATEMÁTICA 41 - O estado do Paraná tem uma área de aproximadamente 200.000 km 2. Atualmente, em quatro milhões de hectares do estado se planta soja, sendo que um grão de soja ocupa um volume de 1 cm 3.

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaio. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

QUESTÃO 01. representa o número 01) 1 02) 2 03) 3 04) 4 05) 5 RESOLUÇÃO: RESPOSTA: Alternativa 02 QUESTÃO 02. O índice de massa corporal (IMC) é I =

QUESTÃO 01. representa o número 01) 1 02) 2 03) 3 04) 4 05) 5 RESOLUÇÃO: RESPOSTA: Alternativa 02 QUESTÃO 02. O índice de massa corporal (IMC) é I = RESOLUÇÃO DA 1 a AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA _ U II _ANO 007 a SÉRIE DO E.M. _ COLÉGIO ANCHIETA BA ELABORAÇÃO: PROF. OCTAMAR MARQUES. PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. QUESTÃO 01. 6 15 + representa o número 01)

Leia mais

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 16/novembro/2014

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 16/novembro/2014 CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 6/novembro/04 MATEMÁTICA. O valor da epressão + + para = 400 é igual a: 3. Se = 4, y = 3 e y = z, o valor de z é igual a: a) 0,05 b) 0,50 c) 0,0 d) 0,0

Leia mais

1. Encontre a equação das circunferências abaixo:

1. Encontre a equação das circunferências abaixo: Nome: nº Professor(a): Série: 2ª EM. Turma: Data: / /2013 Nota: Sem limite para crescer Exercícios de Matemática II 2º Ano 2º Trimestre 1. Encontre a equação das circunferências abaixo: 2. Determine o

Leia mais

Recuperação Final Matemática 9º ano do EF

Recuperação Final Matemática 9º ano do EF Página 1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Matemática 9º ano do EF Aluno: Série: 9º ano Turma: Data: 12 de dezembro de 2017 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1.

Leia mais

Prova de Habilitação

Prova de Habilitação Prova de Habilitação professor 13 de setembro de 2014 INStRUÇÕES 1. Verifi que se os seus dados informados no quadro abaixo estão corretos. Caso as informações não estejam corretas, comunique o erro ao

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

MATEMÁTICA. Conjunto dos números inteiros. Conjugado do número complexo z. Matriz transposta da matriz A. Matriz inversa da matriz A

MATEMÁTICA. Conjunto dos números inteiros. Conjugado do número complexo z. Matriz transposta da matriz A. Matriz inversa da matriz A MATEMÁTICA SÍMBOLO SIGNIFICAÇÃO Z Conjunto dos números inteiros z Conjugado do número complexo z A t Matriz transposta da matriz A A 1 Matriz inversa da matriz A u.c. unidade de comprimento u.a. unidade

Leia mais

Prova da segunda fase: Ensino Fundamental 16 de outubro de 2010

Prova da segunda fase: Ensino Fundamental 16 de outubro de 2010 Primeira Olimpíada Sul Fluminense de Ciências Prova da segunda fase: Ensino Fundamental 16 de outubro de 2010 Apoio: INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Prezado candidato, esta prova contém 18 (dezoito) questões,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Prova 3 Matemática QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 05 questões discursivas e/ou qualquer tipo de defeito.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática. Tempo (x) Vazão (y) EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática a série do Ensino Médio Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO o Bimestre de 6 Data / / Escola Aluno Questão A tabela a seguir informa

Leia mais

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA DATA: 21/08/2016 (Domingo) HORÁRIO: 9h às 12h (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES:

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA DATA: 21/08/2016 (Domingo) HORÁRIO: 9h às 12h (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES: RASCUNHO Universidade Estadual do Piauí PROVA ESCRITA OBJETIVA DATA: 21/08/2016 (Domingo) HORÁRIO: 9h às 12h (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES: 1. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a)

Leia mais

Campo de conhecimento: Matemática

Campo de conhecimento: Matemática PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Concurso Público Edital 058/2018/DDP PROVA DISSERTATIVA Campo de conhecimento: Matemática Atenção: NÃO ABRA

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS. Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta

QUESTÕES DISCURSIVAS. Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta QUESTÕES DISCURSIVAS Questão Um estudante tinha de calcular a área do triângulo ABC, mas um pedaço da folha do caderno rasgou-se. Ele, então, traçou o segmento A C paralelo a AC, a altura C H do triângulo

Leia mais

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 08 ª PROVA PARCIAL DE MATEMÁTIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 8/08/08 Nota: Professor(a): Gustavo e Claudia Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática Lista de exercícios 01 Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio É fundamental a apresentação de

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR UNIFICADO 2008

CONCURSO VESTIBULAR UNIFICADO 2008 QUESTÃO: 12 12. Um ônibus de 40 lugares foi fretado para uma excursão. A empresa exigiu de cada passageiro R$ 20,00 mais R$ 2,00 por lugar vago. Sobre esse contexto, analise as afirmações a se seguir:

Leia mais

Lista de exercícios do teorema de Tales

Lista de exercícios do teorema de Tales Componente Curricular: Professor(a): PAULO CEZAR Turno: Data: Matemática Matutino / /2014 Aluno(a): Nº do Aluno: Série: Turma: 8ª (81) (82) Sucesso! Lista de Exercícios Lista de exercícios do teorema de

Leia mais

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 60 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/2.ª Fase/2015 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação Assinatura do Aluno CC

Leia mais

UNICAMP ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UNICAMP ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UNICAMP - 2006 2ª Fase MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Matemática Questão 01 Um carro irá participar de uma corrida em que terá que percorrer 70 voltas, em uma pista com 4,4 km de extensão.

Leia mais

4. Considerando o triângulo retângulo ABC, determine as medidas a e b indicadas.

4. Considerando o triângulo retângulo ABC, determine as medidas a e b indicadas. LISTAS DE ATIVIDADE A SER REALIZADA ANO 018 LISTA UM 1. No triângulo retângulo determine as medidas x e y indicadas. (Use: sen 65º = 0,91; cos 65º = 0,4 e tg 65º =,14) 4. Considerando o triângulo retângulo

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2018

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2018 1º VESTIBULAR DE 2018 Horário: 14h às 17h CADERNO 03 MATEMÁTICA Este Caderno de Provas destina-se aos Candidatos dos cursos de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÓ ABRA ESTE

Leia mais

3 - Um objeto de 1,8 m de altura foi colocado diante de uma câmara escura de orifício conforme o esquema a seguir.

3 - Um objeto de 1,8 m de altura foi colocado diante de uma câmara escura de orifício conforme o esquema a seguir. 1 - Num dia ensolarado, um aluno de 1,8 m mede a sua sombra, encontrando 1,2 m. Se, naquele mesmo instante, a sombra de outra pessoa ao lado dele é de 1,0m então podemos concluir que a altura dessa pessoa

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta. a) calcule a área do triângulo OAB. b) determine OC e CD.

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta. a) calcule a área do triângulo OAB. b) determine OC e CD. Questão Se Amélia der R$,00 a Lúcia, então ambas ficarão com a mesma quantia. Se Maria der um terço do que tem a Lúcia, então esta ficará com R$ 6,00 a mais do que Amélia. Se Amélia perder a metade do

Leia mais

Ministério da SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. 6. Respostas sem justificativas não serão consideradas na correção.

Ministério da SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. 6. Respostas sem justificativas não serão consideradas na correção. Ensino Médio Nível a FASE 18 de novembro de 006 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Parabéns pelo seu desempenho na 1 a Fase da OBMEP. É com grande satisfação que contamos agora com sua participação

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 2. 2ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 11 de agosto de º e 9º Anos do Ensino Fundamental

CADERNO DE QUESTÕES. Nível 2. 2ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Segunda Fase - 11 de agosto de º e 9º Anos do Ensino Fundamental CADERNO DE QUESTÕES 2ª Olimpíada de Matemática do Distrito Federal Nível 2 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Nome completo Segunda Fase - 11 de agosto de 2018 Endereço completo Complemento (casa, apartamento,

Leia mais

Matemática 02/12/2012

Matemática 02/12/2012 02/12/2012 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

GGM /10/2010 Turma M2

GGM /10/2010 Turma M2 GGM00161-28/10/2010 Turma M2 Superfície retangular: Considere como unidade a superfície de um quadrado de lado u: E o retângulo de dimensão 5u e 3u: Superfície retangular: Considere como unidade a superfície

Leia mais

Q1. (OBM) Escreva um número em cada quadrado da fila abaixo (figura 1), de modo que a soma de três números quaisquer vizinhos (consecutivos) seja 12.

Q1. (OBM) Escreva um número em cada quadrado da fila abaixo (figura 1), de modo que a soma de três números quaisquer vizinhos (consecutivos) seja 12. Pré-F 2017 Simulado #4 24 de maio de 2017 Q1. (OM) Escreva um número em cada quadrado da fila abaixo (figura 1), de modo que a soma de três números quaisquer vizinhos (consecutivos) seja 12. 5 Figura 1

Leia mais

04) 4 05) 2. ˆ B determinam o arco, portanto são congruentes, 200π 04)

04) 4 05) 2. ˆ B determinam o arco, portanto são congruentes, 200π 04) RESOLUÇÃO DA PROVA FINAL DE MATEMÁTICA - ANO 007 a SÉRIE DO E.M. _ COLÉGIO ANCHIETA BA ELABORAÇÃO: PROF. OCTAMAR MARQUES. PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. QUESTÃO 0) Na figura, o raio do círculo é igual a

Leia mais

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio

LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio LISTA 2 GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio 11. Em cada uma das figuras, o centro da circunferência é O. Calcule o valor de x. (a) 35 b) 70 ) a) b) 01. Qual é o polígono cuja soma dos ângulos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE PORTUGUÊS 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PROVA DE PORTUGUÊS 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II DIREÇÃO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR PROVA DE PORTUGUÊS 2012 UNIDADE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2012

PROCESSO SELETIVO 2012 PROCESSO SELETIVO 2012 Anos 12/12/2011 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

Grupo de exercícios I - Geometria plana- Professor Xanchão

Grupo de exercícios I - Geometria plana- Professor Xanchão Grupo de exercícios I - Geometria plana- 1. (G1 - ifce 01) Na figura abaixo, R, S e T são pontos sobre a circunferência de centro O. Se x é o número real, tal que a = 5x e b = 3x + 4 são as medidas dos

Leia mais

Avaliação Teórica II Seleção Final 2015 Olimpíadas Internacionais de Física 16 de Abril 2015

Avaliação Teórica II Seleção Final 2015 Olimpíadas Internacionais de Física 16 de Abril 2015 Caderno de Questões Teoria II Instruções 1. Este caderno de questões contém NOVE folhas, incluindo esta com as instruções. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova é composta por QUATRO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2011

PROCESSO SELETIVO 2011 PROCESSO SELETIVO 2011 Anos 06/12/2010 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

2;5 é o ponto médio do segmento de extremos

2;5 é o ponto médio do segmento de extremos Professor: MARA BASTOS E CARLOS JR. Turma: 1 Nota: Obs.: Data: 4/11/014 ATENÇÃO Esta é uma avaliação individual e não são permitidas consultas a nenhum tipo de material didático. Utilize caneta azul ou

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 97 / 98 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 97 / 98 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA 1 1ª QUESTÃO MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES A ESQUERDA. Item 01. Dos conjuntos abaixo especificados, o conjunto unitário é o conjunto a. ( ) dos rios

Leia mais

1 Determine os valores de x e y, sabendo que os triângulos ABC e DEF são semelhantes:

1 Determine os valores de x e y, sabendo que os triângulos ABC e DEF são semelhantes: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª EM Data: / /2013 Turmas: 3101 / 3102 / 3103 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1 Determine os valores de x e y, sabendo que os triângulos ABC

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

Lista de exercícios do teorema de Tales &

Lista de exercícios do teorema de Tales & Valor 2,0 Componente Curricular: Professor(a): Turno: Data: Matemática Matutino / /2013 luno(a): Nº do luno: Série: Turma: 8ª (81)(82)(83) Sucesso! Lista de Exercícios Lista de exercícios do teorema de

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA D E M

Leia mais

Matemática e Redação. Setor de Educação Profissional Tecnológica Teste de Seleção Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio

Matemática e Redação. Setor de Educação Profissional Tecnológica Teste de Seleção Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio Setor de Educação Profissional Tecnológica Teste de Seleção 2012 Edital N 13/2011 NC Prova: 11/12/2011 Anos Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu

Leia mais

00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita

00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 004005 DE OUTUBRO DE 004 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 01. Duração da prova:

Leia mais

Faculdade Pitágoras Unidade Betim

Faculdade Pitágoras Unidade Betim Faculdade Pitágoras Unidade Betim Atividade de Aprendizagem Orientada Nº 4 Profª: Luciene Lopes Borges Miranda Nome/ Grupo: Disciplina: Cálculo III Tempo da atividade: h Curso: Engenharia Civil Data da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10. Texto I

LÍNGUA PORTUGUESA MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10. Texto I Texto I LÍNGUA PORTUGUESA MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA UTILIZE O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10. O Último Computador Luís Fernando Veríssimo Um dia, todos os computadores do mundo estarão

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Daniel/Rogério Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Matemática Resultado

Leia mais

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz )

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz ) NOME: ANO: º Nº: PROFESSOR(A): Ana Luiza Ozores DATA: Algumas definições (Nas fórmulas a seguir, vamos utilizar aqui REVISÃO Lista Geometria Espacial A B para área da base, para área lateral, total, V

Leia mais

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média Física II Professor Alexandre De Maria Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média COMPETÊNCIA 1 Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Leia mais

Equipe de Matemática

Equipe de Matemática Lista - O.M. I ( límpiada de Matemática do Integral )-015 Série: 1º ano Questões: Equipe de Matemática 1. Em um ginásio de esportes, uma quadra retangular está situada no interior de uma pista de corridas

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Matemática Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2012/2013 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 1º Ano / Ensino Médio

CONCURSO DE ADMISSÃO 2012/2013 PROVA DE MATEMÁTICA (Prova 1) 1º Ano / Ensino Médio Escolha a única resposta certa, assinalando-a com um X nos parênteses à esquerda. 01. Simplificando a expressão [ ], encontramos ( ) ( ) () 02. forma mais simples da expressão ( ) ( ), sendo um número

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou

Leia mais

Matemática (Prof. Lara) Lista de exercícios recuperação 2 semestre (1Ano) Fazer todos os exercícios e entregar no dia da prova (1 ponto)

Matemática (Prof. Lara) Lista de exercícios recuperação 2 semestre (1Ano) Fazer todos os exercícios e entregar no dia da prova (1 ponto) Matemática (Prof. Lara) Lista de exercícios recuperação 2 semestre (1Ano) Fazer todos os exercícios e entregar no dia da prova (1 ponto) 1-)(PUC RJ) A soma 1,3333... + 0,1666666... é igual a: a) 1 / 2

Leia mais

00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano?

00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/889) CONCURSO DE ADMISSÃO À ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 006/007 DE OUTUBRO DE 006 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 0. Duração da prova: 0

Leia mais

A 'BC' e, com uma régua, obteve estas medidas:

A 'BC' e, com uma régua, obteve estas medidas: 1 Um estudante tinha de calcular a área do triângulo ABC, mas um pedaço da folha do caderno rasgou-se. Ele, então, traçou o segmento A 'C' paralelo a AC, a altura C' H do triângulo A 'BC' e, com uma régua,

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Nível 3 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima segunda edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 23/04/12 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 23/04/12 PROFESSOR: MALTEZ RSOLUÇÃO VLIÇÃO MTMÁTI o NO O NSINO MÉIO T: /0/1 PROSSOR: MLTZ Um terreno será vendido através de um plano de pagamentos mensais em que o primeiro pagamento de R$ 500,00 será feito 1 mês após a compra,

Leia mais

Sistema de unidades: comprimento, massa, área, volume e capacidade

Sistema de unidades: comprimento, massa, área, volume e capacidade Disciplina: Matemática Ano / Série: 7 ano Professor (a): Rafael Machado Data: 02/ 2016 Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015

PROCESSO SELETIVO 2015 PROCESSO SELETIVO 2015 Anos 01/12/2014 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

1) (0,2) Observe a figura:

1) (0,2) Observe a figura: Prova Oficial de Geometria 9 º ano - 03/11/2016 3ª Unidade letiva Professor (a):jean Ricardo Nahas de Oliveira Valor da Prova: 2,5 pontos Aluno (a): Nº: Turma: Nota: Instruções: A duração desta prova é

Leia mais

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5.

Resposta: f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo 5, 5 5, 5 3, 3. f(g(x) = x 5. 1. (Espcex (Aman) 016) Considere as funções reais f e g, tais que f(x) = x + 4 e f(g(x)) = x 5, onde g(x) é não negativa para todo x real. Assinale a alternativa cujo conjunto contém todos os possíveis

Leia mais

Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Admissão. 2ª série ensino médio. Matemática

Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Admissão. 2ª série ensino médio. Matemática Colégio de Aplicação Universidade Federal do Rio de Janeiro Admissão 2011 2ª série ensino médio Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO ANO 2015 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 2º Ano do Ensino Médio

Leia mais

INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO!

INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO! MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 11 de novembro de 01 EXÉRCITO BRASILEIRO CONCURSO DE ADMISSÃO 01/013 D E C Ex D E P A COLÉGIO MILITAR DE MANAUS MATEMÁTICA 1º Ano Ensino Médio INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Ufscar 2001) Considere o triângulo de vértices A, B, C, representado a seguir. a) Dê a expressão da altura h em função de c (comprimento do lado AB) e do ângulo A (formado pelos

Leia mais

2ª série do Ensino Médio Turma. 1º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno

2ª série do Ensino Médio Turma. 1º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 2ª série do Ensino Médio Turma 1º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno 2 1 2 4 5 6 7 8 10 11 12 1 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova

Leia mais

FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ O Colégio que ensina o aluno a estudar. II Simulado de Matemática ITA. ALUNO(A): N o : TURMA:

FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ O Colégio que ensina o aluno a estudar. II Simulado de Matemática ITA. ALUNO(A): N o : TURMA: FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ O Colégio que ensina o aluno a estudar Central de Atendimento: 4006.7777 3 o Ensino Médio II Simulado de Matemática ITA ALUNO(A): N o : TURMA: TURNO: MANHÃ DATA: 1/04/007

Leia mais

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x?

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x? EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Equação do º grau.

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. (A) Ao próprio número (B) Ao dobro do número (C) Ao número mais 2 (D) A raiz quadrada do número (E) Ao número menos 2

QUESTÕES OBJETIVAS. (A) Ao próprio número (B) Ao dobro do número (C) Ao número mais 2 (D) A raiz quadrada do número (E) Ao número menos 2 QUESTÕES OBJETIVAS 1. Elevei um número positivo ao quadrado, subtrai do resultado o dobro do mesmo número e o que restou dividi ainda pelo mesmo número. O resultado que achei foi igual: (A) Ao próprio

Leia mais

Considerando x e y como fatores de proporcionalidade nas duas situações: 15x = 4000 l x = l 9x = 9 l =2400 l.

Considerando x e y como fatores de proporcionalidade nas duas situações: 15x = 4000 l x = l 9x = 9 l =2400 l. VESTIBULAR 00 da UNESP. PROVA DEMATEMÁTICA. Resolução pela Profa. Maria Antônia Gouveia. 01. Para manter funcionando um chuveiro elétrico durante um banho de 15 minutos e um forno de microondas durante

Leia mais

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 Disciplina: MATEMÁTICA

Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2018 Disciplina: MATEMÁTICA Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 08 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 6 Um empresário adquiriu um terreno retangular

Leia mais