4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL"

Transcrição

1 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

2

3 Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades de Língua Portuguesa e Matemática que o(a) ajudará na consolidação dos conhecimentos necessários ao seu bom desempenho escolar e à sua vida. Terá também a possibilidade de produzir textos usando a sua criatividade e verá que, quando juntamos esta experiência com o hábito da leitura, tudo fica mais fácil e vem a sensação gratificante de perceber que suas ideias foram passadas para o papel, de forma compreensiva. Esperamos que você o utilize de forma responsável e prazerosa, pois, somente assim, ele atingirá os objetivos aos quais se propõe. Bom proveito!

4 Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Secretário Adjunto Maurício Holanda Maia Coordenadora de Cooperação com os Municípios Márcia Oliveira Cavalcante Campos Orientadora da Célula de Programas e Projetos Estaduais Lucidalva Pereira Bacelar Equipe Eixo Alfabetização Aparecida Tavares de Figueirêdo (coordenadora) Rosalynny da Cruz Mesquita Maria Valdenice de Sousa Maria Esmelinda Capistrano de Sousa Mirtes Moreira da Costa Gleisiane Ferreira de Oliveira Instituição Parceira: Escola de Formação Permanente do Magistério ESFAPEM Ana Rosa de Andrade Parente Direção Cristiane Coelho Ferreira Gomes Coordenação dos Programas de Formação Artais Pinheiro de Andrade Cunha Acompanhamento dos Programas de Formação Samara Mesquita Lucas Acompanhamento dos Programas de Formação Maria Wanderliza Dias Angelim Assistente Técnica Wilson Linhares Assistente Técnico Colaboradores: Professores formadores de Língua Portuguesa: - Ana Fábia Cruz Barbosa - Francisca Elizabeth de Andrade Lima - Francisco Jackson Moreira de Sampaio - Francisca Lucélia Pereira Saldanha - Iana Mamede Accioly - Kátia Cristina Gomes Lino - Luidmila Tomaz de Sá - Marieta Parente Sobreira Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz Diagramacão Jozias Rodrigues Revisão Escola de Formação Permanente do Magistério ESFAPEM

5 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE

6 SUMÁRIO 3 o Bimestre Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto

7 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 7 PRODUÇÃO DE TEXTO 01 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. O roteiro nos ajuda a organizar melhor as ideias. - Quem eram? Como eles eram? O que eles faziam? - O que vai acontecer? - Como a história vai terminar?

8 8 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

9 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 9 PRODUÇÃO DE TEXTO 02 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. O roteiro nos ajuda a organizar melhor as ideias. - Quem eram? Como eles eram? O que eles faziam? - O que vai acontecer? - Como a história vai terminar?

10 10 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

11 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 11 PRODUÇÃO DE TEXTO 03 DATA: / / Escreva uma história bem engraçada. Não esqueça o título

12 12 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

13 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 13 PRODUÇÃO DE TEXTO 04 DATA: / / Escreva uma história bem engraçada. Não esqueça o título

14 14 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

15 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 15 PRODUÇÃO DE TEXTO 05 DATA: / /

16 16 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

17 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 17 PRODUÇÃO DE TEXTO 06 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? Como ele era? Quando e onde? - O que aconteceu? Quem aparece na história? - O que aconteceu depois?

18 18 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

19 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 19 PRODUÇÃO DE TEXTO 07 DATA: / /

20 20 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

21 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 21 PRODUÇÃO DE TEXTO 08 DATA: / / Vamos contar esta história. Toda história tem um começo, um meio e um final

22 22 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

23 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 23 PRODUÇÃO DE TEXTO 09 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Onde a cena acontece? - O que aconteceu? - O que aparece na história? - O que aconteceu depois?

24 24 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

25 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 25 PRODUÇÃO DE TEXTO 10 DATA: / / Vamos contar esta história. Toda história tem um começo, um meio e um final

26 26 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

27 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 27 PRODUÇÃO DE TEXTO 11 DATA: / /

28 28 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

29 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 29 PRODUÇÃO DE TEXTO 12 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que o menino estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

30 30 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

31 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 31 PRODUÇÃO DE TEXTO 13 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. -Quem eram? O que os meninos estavam fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

32 32 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

33 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 33 PRODUÇÃO DE TEXTO 14 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que a menina estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que aconteceu depois?

34 34 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

35 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 35 PRODUÇÃO DE TEXTO 15 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? O que estava fazendo? Quando e onde? - Quem aparece na história? O que aconteceu? - O que vai aconteceu depois?

36 36 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

37 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 37 PRODUÇÃO DE TEXTO 16 DATA: / /

38 38 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

39 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 39 PRODUÇÃO DE TEXTO 17 DATA: / /

40 40 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

41 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 41 PRODUÇÃO DE TEXTO 18 DATA: / /

42 42 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

43 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 43 PRODUÇÃO DE TEXTO 19 DATA: / /

44 44 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

45 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 45 PRODUÇÃO DE TEXTO 20 DATA: / / Vamos contar uma história seguindo um roteiro. - Quem era? Quando e onde? - O que aconteceu? - Como terminou?

46 46 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

47 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 47 4 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o BIMESTRE

48 48 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO SUMÁRIO 4 o Bimestre Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto Produção de Texto

49 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 49 PRODUÇÃO DE TEXTO 01 DATA: / / Biografia O texto que você leu na atividade 01 do seu caderno de atividades é uma biografia. A biografia é um texto que conta a história de vida de uma pessoa. Que tal escrever a biografia de um amigo seu? Lembre-se que na biografia temos: * Nome completo * Nome dos pais * Local e data de nascimento * O que gosta de fazer, dentre outras informações. TÍTULO:

50 50 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 02 DATA: / / Tirinha Você conhece a Mafalda? A Mafalda é esta menininha que foi criada por um escritor argentino. Ela é engraçada, mas também fala de assuntos interessantes. Leia a tirinha da Mafalda e crie outras. Ah! Pode ter mais de um personagem. OLHA, ESTE É O MUNDO. ESTÁ VENDO? SABE POR QUE ESTE MUNDO É BONITO? PORQUE É UM MODELO REDUZIDO O ORIGINAL É UM DESASTE!

51 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 51 TÍTULO TÍTULO

52 52 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 03 DATA: / / Poema Vamos produzir um poema? O poema tem palavras que rimam. Observe este trecho da música O caderno, que é um poema musicado. As palavras em negrito são as que rimam. Inspire-se na gravura e produza seu poema. Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel.

53 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 53 TÍTULO:

54 54 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 04 DATA: / / Charge

55 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 55 Você lembra o que é uma charge? É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual, com uma ou mais personagem. Use sua imaginação e crie uma charge sobre o cuidado que devemos ter com o lixo.

56 56 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 05 DATA: / / Fábula Você lembra o que é uma fábula? É uma história que no final tem uma moral. Que tal criar uma fábula com a seguinte moral: QUEM MUITO QUER, COM POUCO FICA. Ah! Desta vez você será o autor e ilustrador da história.

57 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 57 TÍTULO:

58 58 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 06 DATA: / / Poema No caderno de atividades você leu o poema sobre o JORNAL, que é um meio de comunicação. Escolha um dos meios de comunicação abaixo, inspire-se e crie um poema sobre ele.

59 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 59 PRODUÇÃO DE TEXTO 07 DATA: / / História em quadrinhos Luluzinha e Bolinha são personagens de histórias em quadrinho. Nas histórias a Luluzinha criou o clube das meninas e o Bolinha o clube dos meninos. Use sua imaginação e crie uma história em quadrinhos onde acontece um campeonato de bola de gude entre os dois clubes.

60 60 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO Lembre-se que os quadrinhos tem desenhos e o texto fica nos balões.

61 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 61 PRODUÇÃO DE TEXTO 08 DATA: / / Piada O texto da atividade 8 de seu caderno é chamado de piada. A piada tem como principal função divertir as pessoas, isto é, fazê-las rir. Você conhece alguma piada? Escreva-a abaixo. TÍTULO:

62 62 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 09 DATA: / / Livro infantil Observe as capas dos livros infantis, escolha a que você mais gosta e escreva a história. TÍTULO:

63 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO

64 64 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 10 DATA: / / Tirinha Você lembra da Mafalda? Observe a tirinha e crie o texto para ela. Leia a tirinha abaixo e escreva o que você compreendeu. MÃE, PRA QUE A GENTE ESTÁ NO MUNDO? MÃE, PRA QUE A GENTE ESTÁ NO MUNDO? PARA TRABALHAR, PARA NOS AMAR, PARA FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO MELHOR PARA TRABALHAR, PARA NOS AMAR, PARA FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO MELHOR SUA DANADA! VOCÊ NUNCA DISSE QUE TINHA TANTO SENSO DE HUMOR! SUA DANADA! VOCÊ NUNCA DISSE QUE TINHA TANTO SENSO DE HUMOR!

65 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 65 PRODUÇÃO DE TEXTO 11 DATA: / / Poema O texto 11 do caderno de atividades é um poema musicado. Uma das características do poema é a rima. Seja o autor ou autora de um belo poema sobre a imagem abaixo.

66 66 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 12 DATA: / / História Você já ouviu falar no Pequeno Príncipe? Era um menino de outro planeta que visitou a Terra e fez amizade com uma raposa. Leia a frase do livro O Pequeno Príncipe e escreva o que você compreendeu sobre ela. SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS

67 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 67

68 68 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 13 DATA: / / Poema Você leu no caderno de atividade o poema BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO. Você tem um bichinho de estimação? Imagine que o animalzinho abaixo é seu bichinho de estimação e crie um poema para ele.

69 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 69

70 70 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 14 DATA: / / Informativo Imagine que na sua cidade está chegando um grande circo para fazer uma temporada de apresentações. Imagine que você é um jornalista e escreva um texto informativo sobre o circo que está chegando. Lembre-se de criar um nome para o circo, dizer quem são os profissionais, como serão os espetáculos. Ah! Nesse circo não tem animais.

71 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 71 TÍTULO:

72 72 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 15 DATA: / / Bula No caderno de atividades você viu uma bula de remédio. Você já tomou algum remédio? Use a sua imaginação! Crie um nome para o remédio abaixo e complete a bula.

73 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 73 NOME DO REMÉDIO COMPOSIÇÃO (vitaminas, cálcio,etc e lembre-se de colocar as miligramas) INFORMAÇÕES AO PACIENTE INDICAÇÕES CONTRAINDICAÇÕES EFEITOS COLATERAIS POSOLOGIA LABORATÓRIO FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL

74 74 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 16 DATA: / / Informativo Na atividade 16 de seu caderno, você leu um texto informativo sobre o planeta Vênus. Que informações você tem sobre o nosso planeta Terra? Escreva um texto informativo sobre ele.

75 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 75

76 76 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 17 DATA: / / Fábula Você conhece a fábula da Cigarra e da Formiga? Caso não conheça, sua professora vai ler. Depois você reescreve a fábula. Use a imaginação!

77 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 77 TÍTULO:

78 78 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO PRODUÇÃO DE TEXTO 18 DATA: / / Carta Você já recebeu ou mandou alguma carta? Releia a carta da atividade 18 de seu caderno. Agora, escreva uma carta para um amigo ou uma amiga contando como são as aulas na sua escola.

79 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 79 PRODUÇÃO DE TEXTO 19 DATA: / / Conto Você conhece algum conto de fadas? Observe as gravuras abaixo e, na página seguinte, crie uma história com as personagens.

80 80 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO TÍTULO:

81 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO 81 PRODUÇÃO DE TEXTO 20 DATA: / / Fábula Você lembra da fábula A raposa e as uvas? Lembra qual a característica de uma fábula? Veja os animais abaixo e invente uma fábula com eles.

82 82 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO A TARTARUGA E A ONÇA PINTADA

83

84 84 CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 4 o ANO Apoio Realização

Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz. Esta história vem do mar...

Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz. Esta história vem do mar... Texto: Dione Morais Ilustrações: Daniel Diaz Esta história vem do mar... Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Dione Morais Ilustrador: Daniel Diaz Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos

Leia mais

5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II

5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME II 5 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista:

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Consciência Negra Proclamação da República Desenhos brasileiros Semana de Arte Moderna Simbolismo na

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO

Sete pintos pintados. Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes Volume I - 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados (Artes) Volume I 1º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes (Caderno do aluno) Volume I 1º ano Projeto editorial,

Leia mais

Caderno de atividades

Caderno de atividades Caderno de atividades Cad Atividades_4 Ano.indd 1 23/05/2012 17:19:03 Olinda Evangelista Capítulo 1 A infância no Brasil Página 09 EU DESENHO NO MEU CADERNO A história da minha infância sob a forma de

Leia mais

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto?

O que é esse produto? Qual é a marca do produto? Que quantidade de produto há na embalagem? Em que país foi feito o produto? RÓTULOS Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações

Leia mais

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a)

Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Amália Simonetti Registro do(a) professor(a) Copyright 2012 by Secretaria da Educação do Estado do Ceará Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Presidente do Conselho

Leia mais

Coordenação Editorial Kelsen Bravos da Silva Preparação de Originais e Revisão Kelsen Bravos Túlio Monteiro Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz

Coordenação Editorial Kelsen Bravos da Silva Preparação de Originais e Revisão Kelsen Bravos Túlio Monteiro Projeto e Coordenação Gráfica Daniel Diaz Texto: Luciano Sousa Ilustrações: Guabiras O calango Lango Tango queria ser jacaré Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Luciano Sousa Ilustrador: Guabiras Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Odete De Bona Giacomelli NOME DO LIVRO: CHAPEUZINHO VERMELHO AUTOR: JÚLIO EMÍLIO BRAZ Ler, compreender, reproduzir, relacionar e sintetizar a história. Competências

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

Antes de você iniciar a leitura do livro

Antes de você iniciar a leitura do livro PROJETO DE LEITURA PARTE 1 PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE A HISTÓRIA, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO. Antes de você iniciar a leitura

Leia mais

Quem tem boca vai a Roma

Quem tem boca vai a Roma Quem tem boca vai a Roma AUUL AL A MÓDULO 14 Na aula passada, nós vimos como as informações constituem mapas que nos ajudam no dia-a-dia. É só saber buscá-las, isto é, quem tem boca vai a Roma. Hoje, nós

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura História de um primeiro amor Sugestão de Leitura Convidamos você e seus alunos adolescentes a conhecerem mais uma história de amor comovente: História de um primeiro amor, do escritor Drummond Amorim.

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre.

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 3ª ETAPA 4º ANO EFI PROFESSORA : FLÁVIA LETÍCIA ALUNO(A): 1) Leias as frases a seguir.

Leia mais

Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina. Lancelote e Canarinho

Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina. Lancelote e Canarinho Texto: Katiana Queiroz Ilustrações: Sara Nina Lancelote e Canarinho Fortaleza - Ceará -2012 Copyright 2012 Katiana Queiroz Ilustrador: Sara Nina Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

MATEMÁTICA. 1. Recorte e cole o anexo 1 em seu caderno de Matemática, em seguida, faça as operações com capricho e atenção. Não se esqueça do Q.V.L.

MATEMÁTICA. 1. Recorte e cole o anexo 1 em seu caderno de Matemática, em seguida, faça as operações com capricho e atenção. Não se esqueça do Q.V.L. 10- Roteiro de tarefas- semana de 11 a 22 de abril -4º ANO COLÉGIO EXTERNATO SÃO JOSÉ Goiânia, de de 2016. Nome: nº: Turma: Professor (a): ROTEIRO DE TAREFAS SEMANA DE 11 A 22 DE ABRIL ACESSO AO ROTEIRO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 23 Leitura e Mediação Pedagógica S. Pesquisador: Helen Danyane Soares Caetano de Souza 04-set-10 Dentro de casa tem Transcrição (1) P: Bom dia S.? (2) C: Bom dia. (3) P: Tudo bem?

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

PLANEJAMENTO (Parlenda)

PLANEJAMENTO (Parlenda) PLANEJAMENTO (Parlenda) Professora: Denise Pfeiffer Nome da Parlenda: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística)

Leia mais

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013

Disciplina: Português Data da realização: 30/09/2013 FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Sumário 1 VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Para ler e conversar... 8 Texto 1 Problemas com o português, Mauricio de Sousa... 9 Pensando sobre o gênero: história em quadrinhos... 14 Língua: reflexão

Leia mais

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca

Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 1 Frase construídas pelos alunos com: senhor Empreendedorismo, escola, biblioteca 4.ºA, prof. Ana Paula 1. - O senhor Empreendedorismo visita muitas vezes a biblioteca da escola para arranjar ferramentas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA MATEMÁTICA 4.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Bichos, bichinhos e bicharocos. Sidónio Muralha. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho

Bichos, bichinhos e bicharocos. Sidónio Muralha. Fichas de leitura. Criação intelectual: Fátima Patronilho Bichos, bichinhos e bicharocos Sidónio Muralha Fichas de leitura Criação intelectual: Fátima Patronilho Fichas de leitura Ficha 1 1. De acordo com as diferenças que achas que podem existir entre bichos,

Leia mais

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos:

Módulo 1 Apresentação da música por meio de Slides. Explorar a música com questionamentos: Sequências Didáticas Tema: O PATO PATETA Poesia de Vinicius de Moraes 1. Objetivos: Oportunizar situações de aprendizagem para que o aluno desenvolva os seguintes direitos de aprendizagem: Ler texto com

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais

PLANEJAMENTO COM LIVRO INFANTIL

PLANEJAMENTO COM LIVRO INFANTIL PLANEJAMENTO COM LIVRO INFANTIL Professor (a): JANAÍNA CIQUELERO BELÉ NOME DO LIVRO: OS OLHOS MÁGICOS DE JOÃO AUTOR: MARÔ BARBIERI Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

3 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II

3 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL LÍNGUA PORTUGUESA VOLUME II 3 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL VOLUME II 3 o ANO CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL 3 o BIMESTRE Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Secretária da Educação Maria

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS. ESTUDAR A TABUADA DO 2 ao 9.

TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro DISCIPLINA CONTEÚDO DATA. TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS. ESTUDAR A TABUADA DO 2 ao 9. TAREFAS ANTECIPADAS 6ºA - 10 a 12 de fevereiro Ciências Trazer jaleco para irmos ao laboratório Matemática pg 15 ( exercício 1), pg 17( exercícios 5 e 6). TRAZER O LIVRO E O CADERNO EM TODAS AS AULAS.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANÚNCIO

PLANEJAMENTO ANÚNCIO Professora: Raquel Maria Radaelli Rossi TÍTULO DO ANÚNCIO: O CIRCO PLANEJAMENTO ANÚNCIO Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa Estratégias de outras áreas do conhecimento. Ler e produzir

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO. Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística.

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO. Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística. PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Carina Robetti Canei NOME DO LIVRO: AS AVENTURAS DO BONEQUINHO DO BANHEIRO AUTOR: ZIRALDO Competências Leitura; produção textual; oralidade e análise lingüística.

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA

CHICO COCHICHO MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, VOCÊ NUNCA VAI ACHAR COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA CHICO COCHICHO ESTE É O CHICO COCHICHO, COM CARA DE LUA CHEIA, COM COVINHA NA BOCHECHA E UM SORRISO QUE NÃO FECHA... MAS NA CHÁCARA DO CHICO COCHICHO VOCÊ NUNCA VAI ACHAR (NÃO ADIANTA PROCURAR...) ESTAS

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões:

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: ANEXOS ANEXO I ii Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho EB1 nº 1 do Cacém Nome: Data: / / ANEXO II Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: 1. O que te sugere o título

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com muita atenção. Avião de Papel De dobra Em dobra.

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

01- A partir do texto, responda: a) Como eram os brinquedos no tempo em que Rachel de Queiroz era criança? R.:

01- A partir do texto, responda: a) Como eram os brinquedos no tempo em que Rachel de Queiroz era criança? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== No texto a seguir,

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS IVINHEMA/MS

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS IVINHEMA/MS 1 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS IVINHEMA/MS 2014 2 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS Projeto realizado

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, RESPONDA: A) QUANTOS DIAS TÊM NO MÊS? B) QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS? C) QUE DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS?

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora:

R E C E I T A. d e F É R I A S. Nome: Ano/Turma: Professora: R E C E I T A d e F É R I A S Nome: Ano/Turma: Professora: Página 2 Querido (a) aluno (a), Saúde e Paz! As férias são merecidas por todos. Precisamos de um período de descanso da rotina escolar e de um

Leia mais

Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê?

Caderno 2. b. Observe as fotos 1 e 2 abaixo. Qual delas sugere que o curso d água foi preservado. Por quê? Caderno 2 Texto 1 - Mata ciliar é a vegetação localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Uma maneira de se preservar os cursos d água é não permitir a destruição da mata ciliar.

Leia mais

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde Use-se Post (0043) No que se referem os adultos, todo mundo sabe mais ou menos onde está se metendo, ninguém é totalmente inocente. Se nos usam, algum consentimento a gente deu, mesmo sem termos assinado

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

3. Pesquise em livros ou internet, procurando identificar em mapas onde está localizado o estado de Goiás. CIÊNCIAS ATIVIDADE 1

3. Pesquise em livros ou internet, procurando identificar em mapas onde está localizado o estado de Goiás. CIÊNCIAS ATIVIDADE 1 02- Roteiro de tarefas semana de 01 a 12 de fevereiro COLÉGIO EXTERNATO SÃO JOSÉ Goiânia, de de 2016. Nome: nº: Turma: Professor (a): 4º Ano ROTEIRO DE TAREFAS SEMANA DE 01 A 12 DE FEVEREIRO ACESSO AO

Leia mais

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual.

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual. Planejamento (Poesia) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Poesia: Leilão de Jardim Competências Objetivo Geral Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013

Disciplina: Língua Portuguesa Data da Realização: 05/08/2013 Ficha da semana 4º Ano A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a Professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

5 o ANO CADERNO DE ATIVIDADES MATEMÁTICA

5 o ANO CADERNO DE ATIVIDADES MATEMÁTICA 5 o ANO CADERNO DE ATIVIDADES Apresentação Caro(a) educando(a), Este material didático foi elaborado para contribuir com a sua aprendizagem. Nele você encontrará uma diversidade de textos e de atividades

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. Esconde-esconde Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Eixo temático - Tempos e ritmos. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA EJA 4ª PROF. JOSÉ FRANCISCO PROF.ª RISONILDE ARAÚJO

LÍNGUA PORTUGUESA EJA 4ª PROF. JOSÉ FRANCISCO PROF.ª RISONILDE ARAÚJO LÍNGUA PORTUGUESA EJA 4ª PROF. JOSÉ FRANCISCO PROF.ª RISONILDE ARAÚJO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: corpo, movimento, linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 8.1 Conteúdo

Leia mais

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Público alvo: O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 1 1º e 2º ano. Disciplina: Língua Portuguesa Justificativa: À medida que as crianças crescem, um

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

1. Abra sua Apostila 02, nas páginas 90 e 91, e também o Resumo da Apostila 02 (PowerPoint).

1. Abra sua Apostila 02, nas páginas 90 e 91, e também o Resumo da Apostila 02 (PowerPoint). Valor: 3,0 16 REDAÇÃO CLAUDIO JÚNIOR TRABALHO DE RECUPERAÇÃO (2º TR) - Para realizar este Trabalho de Recuperação, você deverá seguir as instruções presentes no cabeçalho de cada questão. Atente-se ao

Leia mais

4ºano B SISTEMÁTICA DE. ProfªCleide. 2º BIMESTRE 4º ano A AVALIAÇÕES E TRABALHOS

4ºano B SISTEMÁTICA DE. ProfªCleide. 2º BIMESTRE 4º ano A AVALIAÇÕES E TRABALHOS 4ºano B SISTEMÁTICA DE ProfªCleide AVALIAÇÕES E TRABALHOS 2º BIMESTRE 4º ano A ProfªCleide Colégio Adventista de Cruzeiro Data Disciplina Conteúdo - TRABALHOS MENSAIS 28/04 História 29/04 Arte 04/05 Geografia

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde. AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE DE HORA EM HORA...

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde. AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE DE HORA EM HORA... Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto a seguir. Disciplina/Valor Português

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 11/5/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 11/5/2015 Ficha da semana 4º ano A, B e C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa. OFICINA SOBRE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS Caro aluno, Esta oficina tem como objetivo geral criar oportunidades para que você amplie a sua competência leitora de textos em língua inglesa.

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO... SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...7 BULA DO MEDICAMENTO...8 COMO TOMAR O MEDICAMENTO...8 QUANDO

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Tema: Matemática e Desenho Animado. Título: Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos Com Desenho Animado

Tema: Matemática e Desenho Animado. Título: Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos Com Desenho Animado PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO PROJETO: Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões Entre Escola e Universidade. COORDENADORA: Professora Drª

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas:

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas: NOME DA HISTÓRIA: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando PLANEJAMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS PROFESSORA: Iracema Pavão Vida de passarinho Leitura; produção textual; oralidade;

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados Aluno (a): Nº TRABALHO - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 27/03/2017 Turma: Vertebrados e Invertebrados Existe uma grande variedade de características

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências;

Leia mais