Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Disciplina Saúde Coletiva II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Disciplina Saúde Coletiva II"

Transcrição

1 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Disciplina Saúde Coletiva II Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues Aula 3 e 4 Hanseníase e tuberculose.

2 Objetivos desta aula Discutir as doenças endêmicas em nosso meio. Apresentar as principais hepatites virais em nosso meio. Discutir a avaliação e tratamento das hepatites virais. Estabelecer o papel da atenção básica no diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

3 Hanseníase

4 Mas o Alaripe foi que me contou, uma coisa que todos sabiam e nela falavam. Que Só Candelário caçava era a morte. E bebia, quase constantemente, sua forte cachaça. Por quê? Digo ao senhor: ele tinha medo de estar com o mal-de-lázaro. Pai dele tinha adoecido disso, e os irmãos dele também, depois e depois, os que eram mais velhos. Lepra mais não se diz: ai é que o homem lambe a maldição de castigo. Castigo, de quê? Disso é que decerto sucedia um ódio em Só Candelário. Vivia em fogo de idéia. Lepra demora tempos, retardada no corpo, de repente é que se brota; em qualquer hora, aquilo podia variar de aparecer. Só Candelário tinha um sestro: não esbarrava de arregaçar a camisa, espiar seus braços, a ponta do cotovelo, coçava a pele, de em sangue se arranhar. E carregava espelhinho na algibeira, nele furtava sempre uma olhada. Danado de tudo. A gente sabia que ele tomava certos remédios acordava com o propor da aurora, o primeiro, bebia a triaga e saía para lavar o corpo, em poço, para a beira do córrego ia indo, nu, nu, feito perna de jaburu. Aos dava. Hoje, que penso, de todas as pessoas Só Candelário é o que mais entendo. As favas fora, ele perseguia o morrer, por conta futura da lepra; e, no mesmo do tempo, do mesmo jeito, forcejava por se sarar. Sendo que queria morrer, só dava resultado que mandava mortes, e matava. Doido, era? Quem não é, mesmo eu ou o senhor? Mas, aquele homem, eu estimava. Porque, ao menos, ele, possuía o sabido motivo.

5 História

6 História Até 1874 Doença hereditária. Descobrimento do Mycobacterium leprae, por Gerhard H. Amauer Hansen 1ª descrição na índia, 600 AC. Brasil Chegou com os portugueses e escravos africanos.

7 Definição Hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução cronica causada pelo Mycobacterium leprae, acometendo pele e nervos.

8 Definição Caso de hanseníase. Um caso de hanseníase é uma pessoa que apresenta uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural; baciloscopia positiva.

9 Microbiologia O Mycobacterium leprae é um bacilo álcoolácido resistente, com predileção pela célula de Schwann e pele. Não pode ser cultivado, mas existem modelos em animais de laboratório. Embora a infecção natural em animais tenha sido demonstrada, esta não parece ter importância epidemiológica, sendo o homem o único reservatório com relevância.

10 Transmissão

11 Microbiologia É um bacilo lento com tempo de multiplicação entre 11 e 16 dias, apresentando alta infectividade mas baixa patogenicidade. Mycobacterium leprae Mycobacterium tuberculosis Genes com proteínas codificicadas

12

13 Patogênese A transmissão acontece de pessoa a pessoa. A maioria dos indivíduos alcança a eliminação da bactéria por meio de uma resposta imune adequada. Por alguma razão ainda não completamente entendida porém relacionada a fatores genéticos (determinados locus do HLA), ambientais e sociais entre outros, algumas pessoas desenvolvem a doença hanseníase.

14

15

16

17

18 Epidemiologia

19 Epidemiologia O Brasil continua sendo o segundo país em número de casos no mundo, após a Índia. Aproximadamente 80%dos casos conhecidos nas Américas e 94% dos novos diagnosticados são notificados pelo Brasil.

20 Perfil epidemiológico por grupo de paises Brasil,Índia,Indonésia

21 Apresentação clínica A apresentação da doença vai depender do tipo de resposta imunológica que o paciente apresentar ao bacilo. De acordo com a Classificação de Ridley e Jopling formulada 1966, a hanseníase pode ser dividida em polos de manifestação clínica e perfis de imunidade

22

23 Hanseníase infecção 10-20% Hanseníase indeterminada Cura 50 a 70% 30-50% Forma TTp TT DT DD DV VV VVp Mitsuda Baciloscopia Transmissão Ausente Frequente

24

25

26 Forma Indeterminada Após um període de incubação de 2 a 5 anos surgem manchas hipocrômicas em pequeno número com discretas alterações de sensibilidade, sem acometimento de troncos nervosos. A pesquisa de BAAR é sempre negativa. Esta forma evolui para cura ou para a polarização entre uma das outras formas.

27 Forma Indeterminada

28

29

30 Forma Tuberculóide Forma com poucas lesões, geralmente representadas por placas com bordas elevadas e hiperemiadas com centro atrófico. A sensibilidade encontra-se prejudicada e pode ocorrer dano neural. Nesta forma predomina a imunidade celular.

31 Forma Tuberculóide

32

33

34 Forma Dimorfa Forma caracterizada pela grande variabilidade de manifestações clínicas e instabilidade imunológica. A lesão mais sugestiva é a lesão foveolar, caracterizada por placas violáceas ou hipermiadas com bordas internas nítidas e bordas externas imprecisas e aparência de cura central. Pode ocorrer infiltração de face em graus variáveis e lesões difusas hipocrômicas, bem como o precoce acomentimento neural. A baciloscopia pode ser positiva ou negativa.

35 Forma Dimorfa

36 Hanseníase Dimorfa

37 Hanseníase Dimorfa

38

39

40

41

42 Forma Virchowiana Padrão polar de resposta imune humoral, com baixa resistência ao bacilo, caracterizada clinicamente pela infiltração difusa e progressiva da face, testículos, mucosas de vias aéreas, olhos, linfonodos, fígado e baço. A face assume aspecto infiltrado chamado de Face leonina. Acompanha-se de sinais sistêmicos, como edema e artralgia severa, além de danos neurais, em geral tardios. A baciloscopia é fortemente positiva.

43

44

45

46

47

48

49 Classificação operacional Classificação prática para classificação rápida e tomada de conduta terapêutica. 1-Paucibacilar- Pacientes com até 5 lesões de pele e com baciloscopia (-). As formas Indeterminada e Tuberculóide são paucibacilares. 2-Multibacilar- Pacientes com mais de 5 lesões de pele ou baciloscopia (+). As formas Dimorfa e Virchowiana são multibacilares

50 Estados Reacionais São situações de resposta imune aos bacilos e que podem ocorrer antes, durante ou após o tratamento. São mais comuns e mais intensas nos pacientes portadores de formas multibacilares.

51 Estados Reacionais Reação tipo 1/Reação reversa. Caracteriza-se pelo súbito aparecimento de novas placas, em geral inflamadas, ou da piora das lesões pré existentes. Usualmente não está associado a comprometimento sistêmico de qualquer espécie. Usualmente neurites, com novas incapacidades. Reação tipo 2/ENL. Diferencia-se do eritema nodoso clássico por ser mais generalizado. Nódulos de subcutâneo novos sem piora das lesões anteriores. Acometimento sistêmico marcante.

52 Estados Reacionais - ENH

53 Estados Reacionais - ENH

54 Estados. Reacionais Reação Reversa

55 Estados Reacionais Reação Reversa

56 Estados Reacionais Reação Reversa.

57

58

59

60

61

62

63

64

65 Diagnóstico Baseia-se fundamentalmente na demonstração de lesões dermatológicas com hipoestesia ou anestesia, ou lesões neurais. Outros sintomas: Artralgia, mialgias, febre baixa (Virchowianos). A demonstração do bacilo não é obrigatória, sendo sempre negativa nas formas Indeterminada e Tuberculóide, bem como em alguns casos da forma Dimorfa. Apesar disto, quando disponível, a baciloscopia deve sempres ser realizada para adequada caracterização dos casos e controle das formas bacilíferas.

66

67

68 Diagnóstico Para o diagnóstico da hanseníase dispomos dos seguintes recursos: Exame Clínico: Teste de sensibilidade táctil; Teste de sensibilidade térmica; Teste de sensibilidade dolorosa; Palpação dos nervos periféricos; Exames subsidiários: Prova da histamina; Prova da pilocarpina; Pesquisa de BAAR na linfa; Biópsia.

69

70

71 Incapacidades A prevenção de incapacidades deve ser vista como parte fundamental do tratamento do paciente portador de hanseníase e incorporada às demais ações de controle. Não é aceitável que um paciente termine seu tratamento com um grau de incapacidade maior que aquele que tinha ao iniciar o tratamento.

72 Classificação atual.(1) Grau Olho Mão Pé Sinais e/ou D E Sinais e/ou D E Sinais e/ou sintomas sintomas sintomas Nenhum problema com as mãos devido à Hanseníase 0 Nenhum problema com os olhos devido à Hanseníase 1 Diminuição ou perda da sensibilidade 2 Lagoftalmo e/ou ectrópio Diminuição ou perda da sensibilidade Lesões tróficas e/ou lesões traumáticas Nenhum problema com os pés devido à Hanseníase Diminuição ou perda da sensibilidade Lesões tróficas e/ou lesões traumáticas Triquíase Garras Garras Opacidade corneana central Reabsorção Reabsorção Acuidade visual Mão Caída Pé caído menor que 0,1 ou não conta dedos a Contratura do 6 m tornozelo D E

73 Incapacidades determinadas pela Hanseníase

74 Incapacidades determinadas pela Hanseníase

75

76

77

78 Incapacidades determinadas pela Hanseníase

79

80

81

82 Definição de casos DEFINIÇÃO DE CASO: um caso de hanseníase, definido pela Organização Mundial de Saúde- OMS, é uma pessoa que apresenta um ou mais dos critérios listados a seguir, com ou sem história epidemiológica e que requer tratamento quimioterápico específico: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; espessamento de nervo(s) periférico(s), acompanhado de alteração de sensibilidade; e baciloscopia positiva para bacilo de Hansen. Obs: a baciloscopia negativa não afasta o diagnóstico de hanseníase.

83 TRATAMENTO O tratamento será orientado de acordo com a classificação operacional. Formas paucibacilares-pqt-pb-6 meses. Formas multibacilares-pqt-mb-12 a 24 meses. Critério de regularidade - Todos os tratamentos tem de ser completados em no máximo uma vez e meia o tempo mínimo, independentemente do número de faltas.

84 TRATAMENTO O tratamento será orientado de acordo com a classificação operacional. Formas paucibacilares-pqt-pb-6 meses. Formas multibacilares-pqt-mb-12 a 24 meses. Critério de regularidade - Todos os tratamentos tem de ser completados em no máximo uma vez e meia o tempo mínimo, independentemente do número de faltas. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

85 Blister Paucibacilar Adulto Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

86 Blister Multibacilar Adulto Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

87 Blister Paucibacilar Infantil Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

88 Blister Multibacilar Infantil Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

89 Reação tipo 1. TRATAMENTO Estados Reacionais 1. Leve (Sem neurite) - AAS ou paracetamol 500mg de 6/6 horas. 2. Grave (Com neurite) - Prednisona 1 a 2 mg/kg/dia. Fazendo retirada gradual.

90 TRATAMENTO Estados Reacionais Reação tipo 2. 1.AAS ou paracetamol 500mg de 6/6 horas. 2.Talidomida 100 a 500mg por dia em doses divididas. NÃO PODE SER UTILIZADA EM MULHERES EM IDADE FERTIL.- Nesta circunstância usar: 3.Prednisona 1 a 2 mg/kg/dia. 4.Pentoxifilina 400mg 3x/dia. 5.Clorazimina 100mg 3x/dia. Quando acompanhado de neurite, orquite ou iridociclite sempre associar a corticóide.

91 Atenção ao paciente portador de hanseníase 1. Diagnóstico adequado. 1. Classificação operacional. 2. Avaliação do grau de incapacidade. 3. Instituição de esquema de tratamento adequado. 4. Identificação e tratamento dos estados reacionais. 5. Prevenção de incapacidades.

92 Tuberculose

93 Caso. FCM, 61 anos, administrador, natural do Rio de Janeiro-RJ, procedente de Patos de Minas. QP Tosse produtiva há 3 meses. HMA Paciente tabagista por muitos anos, com diagnóstico de DPOC há cerca de 8 anos, evoluiu com piora da tosse, febre vespertina, emagrecimento de 5 kg e hemoptises ocasionais há 3 meses. Inicialmente fez tratamento com medicamentos que já havia utilizado sem melhora significativa. Hoje procura seu consultório para avaliação. Hábitos Tabagista de 2 maços por dia. Etilista social. AF / AP ndn. Ao EF: BEG, CHAAAE. PA=140x90mmHg. Tórax: Roncos e Estertores finos em ápice direito.

94 Diagnóstico?

95 EXAMES RX de tórax. BAAR e fungos no escarro 2 amostras: Fungos (-) BAAR: +++

96 Tratamento?

97 Objetivos Reconhecer a importância epidemiológica da tuberculose. Identificar os principais quadros clínicos e recursos diagnósticos para a tuberculose. Identificar os principais esquemas terapêuticos para a tuberculose pulmonar.

98 Fonte: Mandell, 2010 Incidência de Tuberculose em grupos selecionados

99 Numero de casos de Tuberculose nos países que detém 70% dos casos mundiais Fonte: Mandell, 2010

100 Epidemiologia. Nos últimos anos diminuição gradual. No período de 2000 a 2010, a taxa de incidência caiu 15,9% e a de mortalidade teve redução de 23,4% teve redução de 3,54% do número de casos em relação a 2010, totalizando casos. Apesar dos avanços, doença ainda é um importante problema de saúde pública. Aumento relativo da importância da coinfecção com o vírus HIV. Hoje 10% dos casos novos são coinfectados.

101 Metas do controle da tuberculose. Segundo a OMS, as metas para controle da tuberculose são : Detectar pelo menos 70% dos casos estimados. Curar pelo menos 85% dos casos detectados. No Brasil hoje. Detecção de 88% dos casos estimados. Cura de pouco mais de 70% dos casos identificados.

102 Fonte: MS, 2012 Tuberculose Epidemiologia Taxa de incidência por tuberculose (por 100 mil habitantes) Região taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa Norte 51, ,6 47,2 45,9 45,3 46,3 47,6 45,5 45,2 Nordeste 46 44,1 46,1 45,9 45,4 40,7 38,8 38,6 38,4 36,9 35,9 Sudeste 44,4 48,7 47,3 45,5 42,7 41,3 40,6 42,1 40,7 40,6 37,6 Sul 32,2 34,6 35,4 34,1 32,4 30,4 31,6 32, ,2 33 Centro- Oeste 28,7 26,3 27,1 24,7 25, , ,6 22 Brasil 42,8 44,4 44,4 43,4 41,5 38,7 37,9 38,8 38,2 37,6 36

103 Fonte: MS, 2012 Tuberculose - Epidemiologia Taxa de mortalidade por tuberculose (por 100 mil habitantes) Região taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa taxa Norte 2,9 2,3 2,5 2,4 2,3 2,3 2,3 2,4 2,4 2,2 Nordeste 3,1 3, ,1 3,1 3,1 3,1 3 2,8 Sudeste 3,7 3,4 3,2 3,1 2,7 2,7 2,6 2,7 2,6 2,6 Sul 2,3 2,2 2,1 2 1,8 1,7 1,7 1,8 1,7 1,6 Centro-Oeste 2 1,9 1,8 1,9 1,8 1,6 1,6 1,4 1,5 1,6 Brasil 3,1 3 2,8 2,8 2,6 2,6 2,5 2,6 2,5 2,4

104 Características do complexo Mycobacterium tuberculosis Bacilo imóvel que não esporula Capsula lipídica Ácido-álcool resistente Aeróbio (transmissão aerógena) Parasita celular facultativo Crescimento lento Dormência por longo tempo Resistente a agentes químicos Sensível aos físicos Crescimento lento

105 Características associadas à tuberculose. Pobreza. Aglomeração. Etilismo. Desnutrição. Educação e situação social precárias. Famílias numerosas.

106 Fonte: Fiúza, 2009 A transmissão aerógena da TB Partículas levitantes Partículas infectantes FOCO (+++) CONTATO Partículas maiores

107 Fonte: Fiúza, 2009 O processo de transmissão do bacilo Partículas: Levitantes com grumos de bacilos Ressecadas - Gotículas-núcleo Maiores se depositam no solo Foco ou Caso Index Raios solares infra-vermelhos e ultra-violetas matam os bacilos Contato

108 Fonte: Fiúza, 2009 Aspiração e eliminação de partículas grumosas Aspiração de partículas levitantes. Eliminação de grumos com muitos bacilos pelo sistema muco-ciliar.

109 Fonte: Fiúza, 2009 Implante alveolar de partículas infectantes Gotículas núcleo Nidação alveolar

110 Fonte: Fiúza, 2009 Imunidade na tuberculose Imunidade natural: - As barreiras físicas O sistema muco-ciliar A velocidade de desenvolver imunidade adquirida Imunidade adquirida: A humoral é inexpressiva Mediada por células - macrófagos/linfócitos T (CD4, CD8, gama-delta,nk) Interleucinas, citocinas ou linfocinas: IL2 - IL4 IL5 - IL6 - IL8 - IL10 - IL12 - TNF - IFN

111 Fonte: Fiúza, 2009 Infecção: uma transmissão bem sucedida Nidação do bacilo no alvéolo Crescimento livre Fagocitose pelo macrófago alveolar

112 Fonte: Fiúza, 2009 Patogenia da infecção tuberculosa: Disseminação hematogênica intra-celular Implante do bacilo Disseminação por contiguidade e linfo-hematogênica Ação do bacilo Processo Inflamatório Imunidade Adquirida Imunidade Hipersensibilidade Reação granulomatosa (organização) (ação bactericida) (liquefaçao do cáseo)

113 Infecção tuberculosa Nódulos de Simmons Linfonódio infartado Linfangite Disseminação linfohematogênica (via ducto, v.cava s. e câmaras direitas) Disseminação por contiguidade Infiltrado Inespecífico/ Cancro de inoculação Disseminação hematogênica intracelular Disseminação linfática Fonte: Fiúza, 2009 Pequeno derrame ou espessamento pleural

114

115 Tuberculose primária Cavitação primária TB primária gânglio-hilar ou gângliomediastinal Infiltrados primários TB miliar primária (granulia) TB pleural primária Epituberculose (Síndrome do Lobo Médio) Fonte: Fiúza, 2009

116 Fonte: Fiúza, 2009 Patogenia da tuberculose primária Disseminação hematogênica intra-celular Implante do bacilo Disseminação por contiguidade e linfo-hematogênica No Vi Im Reação granulomatosa Adoecimento / sintomas

117 Tuberculose primária Adenopatia hilar Infiltrado basal

118 Tuberculose primária Adenopatia hilar Infiltrado basal

119 Liquefação do cáseo e formação de cavidade (disseminação p/contiguidade, imagens filhas, cisurites e retrações) Tuberculose pós-primária Miliar pósprimária (nódulos grosseiros e coalescentes) Lesões nodulares exudativas (Disseminação canalicular) Processos retículonodulares (baixa imunidade) Pneumonia caseosa (disseminação gânglio-brônquica) TB pleural pós-primária (assoc. à forma pulmonar) Fonte: Fiúza, 2009

120 Fonte: Fiúza, 2009 Patogenia da tuberculose pós-primária Implante do bacilo Foco latente Reação granulomatosa Reinfecção enxógena Im Reativação endógena Adoecimento / sintomas

121 Prováveis situações que favorecem o aparecimento da TB pós-primária Via endógena: -Queda da imunidade local facilitando a multiplicação bacilar -Queda da imunidade sistêmica TB (disseminada ou -extrapulmonar) Via exógena: - Queda imunitária com nova exposição a bacilos -Exposição a uma carga excessiva de bacilo(contato íntimo e persistente) Fonte: Fiúza, 2009

122 Tuberculose pós-primária Infiltrado apical Cavitação

123 Tuberculose pós-primária Infiltrado apical Cavitação

124 Tuberculose pós-primária Lesões avançadas com destruição parenquimatosa, retração parenquimatosa pulmonar, deformação da caixa torácica.

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135 Outras formas de tuberculose Pleural. Ganglionar. Miliar. SNC. Òssea. Outras...

136 Tuberculose X HIV Pacientes soropositivos (não necessariamente com AIDS) com infecção latente, ainda que com reatividade mínima (PPD 5mm), tem risco de 10% ao ano de desenvolver tuberculose ativa. Manifestações clínicas dependem do estado imunológico do paciente.

137 Tuberculose miliar Características clínicas em vários estudos

138 TC Tuberculose Meningoencefalite

139 Tuberculose da colunar vertebral. Mal de Pott

140 Achados clínicos na tuberculose renal

141 Tuberculose ganglionar

142 Como diagnosticar a tuberculose Avaliar A possibilidade de sua ocorrência: (antecedentes epidemiológicos) Contato íntimo - Grupos de riscos Sintomáticos respiratórios (Rastreamento) Identificar O M. tuberculosis (diagnóstico etiológico) Baciloscopia - Cultura - Tipagem Biologia molecular Considerar A busca de rastros do bacilo Clínica - Radiologia - Teste tuberculínico Histopatologia - Exames imunológicos

143 Critérios práticos para diagnosticar a tuberculose Clínica Sintomas gerais e específicos da forma da doença Exames Simples Bacteriologia - RX T. tuberculínico Exames complexos Nos casos de difícil diagnóstico (encaminhar para referências)

144 Critérios clínicos no diagnóstico da tuberculose pulmonar: 1) Antecedentes epidemiológicos (contágio): Cerca de 20 a 40% dos doentes adultos (2a). 2) Sintomas Gerais: Febre vespertina, sudorese noturna, perda de apetite e de peso. 3) Sintomas respiratórios: Tosse inicial seca, depois produtiva, dispnéia, dor torácica, hemoptise e rouquidão.

145 Tuberculose Pleural Forma mais comum da Tb extrapulmonar ( + 40%). Ocorre em jovens, geralmente unilateral. Na era pré quimioterapia, + 60% evoluía para a cura mas + 60% reativavam na forma tísica Clínica: Dor torácica ventilodependente Tosse seca e dispnéia (dependendo do volume).. Diagnóstico: É fundamental a punção biópsia pleural. Biópsia do fragmento; citologia, bioquímica e bacteriologia do líquido coletado. O exame da ADA é um recurso valioso.

146 Tuberculose Ganglionar Mais freqüente em crianças e mulheres. Comum em imunodeprimidos (portadores do HIV). Cadeias ganglionares mais afetadas: Cervical (uni ou bilateral) Mediastinal. Clínica: Lifonodomegalia que evolui com aumento de volume, coalescente e com aderência aos planos profundos. Podem abrir com eliminação de cáseo (escrófulo). Diagnóstico: Histopatologia (biópsia). Citopatologia (do aspirado).

147 Tuberculose Miliar Depende da descarga bacilar hematogênica. Ocorre em crianças, idosos e imunodeprimidos. Clínica com duas apresentações - Pulmonar: tosse seca e dispnéia Sistêmica: quadro consuptivo, sendo o SNC comprometido em 30%. Diagnóstico: RX de tórax (granulia ou coalescência). Biópsia transbrônquica (AP de granuloma). Baciloscopia pobre, cultura com baixo rendimento. Hemocultura e PCR.

148 Tuberculose do Sistema Nervoso Central Forma mais grave. Duas apresentações: meningoencefalite e tuberculoma intracraneano. Clínica: Início insidioso (agudo em crianças de baixa idade). Sintomas de comprometimento meningeo. Diagnóstico: Liquor Linfomonocitário (evetualmente neutrofílico) Proteina alta. Glicose baixa. TC de crâneo com áreas de infarto ou tuberculoma. Baciloscopia direta e cultura raramente positivam. ADA usada porém não padronizada.

149 Tuberculose Renal Latência prolongada. Em geral acomete maiores de 45 anos. Clínica: Disúria e polaciúria, hematúria infreqüente ( < 25%). Dor lombar em fase avançada. Diagnóstico: Piúria assética. Urografia excretora - serrilhado do cálice, estenose ureteral e calcificações. Oclusão leva a hidronefrose. USG pode ser útil e mostrar cavitações renais. A cultura é bem melhor que o exame direto, sendo freqüente a ocorrência de atípicas. A citoscopia é útil quando a infecção atinge a bexiga.

150 Bacteriologia (rotina) Baciloscopia (Ziehl-Neelsen) Resultados - Negativa Positiva (+) < 1 bac/campo/100 campos (++) 1 a 10 bac/campo/100 campos (+++) > 10 bac/campo/100 campos Cultura (Lowenstein-Jensen) Resultados - Negativa ou Positiva Permite a partir dela > Tipificação do bacilo > Teste de sensibilidade

151 A importância da baciloscopia Efetiva e de baixo custo Método fácil, rápido e seguro Bom para o controle do tratamento Conhecimento epidemiológico: Controle dos contatos e planejamento

152 Cuidados na coleta do escarro 1) Assegurar-se que o material colhido seja das vias aéreas inferiores. 2) Coleta preferencialmente em jejum, ou em horário longe das refeições. 3) Examinar, pelo menos, duas amostras de escarro em dias sucessivos, com coleta adequada. 4) Onde for possível, proceder-se a centrifugação do escarro antes de realizar a baciloscopia. 5) Encaminhar ao laboratório no menor prazo de tempo, no caso de demora, conservar o frasco em geladeira e protegido da luz solar.

153

154 Prova Tuberculínica Aplicação A técnica de aplicação é a técnica de mantoux, e o material utilizado são padronizados pela OMS e tem especificações semelhantes às usadas para a vacinação BCG. A injeção do líquido faz aparecer uma pequena área de limites precisos, pálida e de aspecto pontilhado como casca de laranja. Injeção intradérmica da tuberculina. Formação de pápula de inoculação.

155 Prova Tuberculínica Leitura A leitura deve ser realizada 72 a 96 horas após a aplicação, medindo-se com régua milimetrada o maior diâmetro transverso da área de endurecimento palpável. Mensuração Correta

156 Exame radiológico

157 ELEMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR Exame Radiológico: O exame radiológico é auxiliar no diagnóstico da tuberculose. Em pacientes com baciloscopia positiva, tem como função principal a exclusão de outra doença pulmonar associada, que necessite de tratamento concomitante; Permiti avaliação da evolução radiológica dos pacientes, sobretudo naqueles que não responderam à quimioterapia.

158 ELEMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR Classificação do exame radiológico: Normal os que não apresentam imagens patológicas nos campos pleuro-pulmonares; Seqüela os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais; Suspeito os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose; Outras doenças os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatias não-tuberculosa (infecções bacterianas, micoses, abcessos ou neoplasias). Radiografia de tórax em um caso de tuberculose pulmonar

159 Tratamento da tuberculose Todas as formas, exceto meningoencefálica adultos e adolescentes

160 Tratamento da tuberculose Todas as formas, exceto meningoencefálica crianças

161 Tratamento da tuberculose Forma meningoencefálica adultos e adolescentes

162 Tratamento da tuberculose Todas as formas, exceto meningoencefálica crianças

163 Tratamento da tuberculose Reforçar adesão. Garante cura. Quebra do ciclo de transmissão. Tratamento diretamente observado. Controle. Baciloscopia de acompanhamento. Definição de cura. Fluxo de informações. Notificação. Investigação. Controle de contactantes.

164 Efeitos colaterais menores

165 Efeitos colaterais maiores

166 Complicações bola fúngica

167 Controle de Comunicantes Todos os comunicantes dos doentes de tuberculose devem comparecer à unidade de saúde para exame. Quando sintomático respiratório, aplica-se a rotina prevista para o diagnóstico de tuberculose. RX de tórax. Prova tuberculínica.

168

169

170 Diagnóstico de Tuberculose em crianças

171 Bibliografia Gusso. Tratado de Medicina de Família e Comunidade Mandell, Douglas, and Bennett's _Principles and Practice of Infectious Diseases, 7th ed Churchill Livingstosne, Editora Elsevier Manual do Ministério da Saúde Protocolo de manejo da Dengue Manual do Ministério da Saúde Protocolo de manejo da Influenza 2013.

História. Descobrimento do Micobacterium leprae, por Gerhard H. Amauer Hansen

História. Descobrimento do Micobacterium leprae, por Gerhard H. Amauer Hansen Hanseníase História História Até 1874 Doença hereditária. Descobrimento do Micobacterium leprae, por Gerhard H. Amauer Hansen 1ª descrição na índia, 600 AC. Brasil Chegou com os portugueses e escravos

Leia mais

Tuberculose. Tuberculose 23/10/2012. 1. Histórico Primeiros achados: 1882: identificação do bacilo por Robert Koch

Tuberculose. Tuberculose 23/10/2012. 1. Histórico Primeiros achados: 1882: identificação do bacilo por Robert Koch Tuberculose Tuberculose Complexo Mycobacterium tuberculosis M. bovis M. africanum M. microti M. tuberculosis Bacilo imóvel que não esporula Capsula lipídica Ácido-álcool resistente Aeróbio (transmissão

Leia mais

Conduta Frente a Casos de Tuberculose Eletânia Esteves de Almeida Infectologista

Conduta Frente a Casos de Tuberculose Eletânia Esteves de Almeida Infectologista Conduta Frente a Casos de Tuberculose Eletânia Esteves de Almeida Infectologista www.ccdionline.com Tuberculose Mycobacterium tuberculosis; Forma pulmonar: responsável pela manutenção da cadeia de transmissão.

Leia mais

Manejo da Coinfecção TB-HIV

Manejo da Coinfecção TB-HIV Transcrição da Videoaula Curso: Manejo da coinfecção TB-HIV Unidade: 2 - Manejo Clínico da Coinfecção TB-HIV Atividade: 2.3 - Diagnóstico da tuberculose extrapulmonar em PVHA Docente: Denise Arakaki-Sanchez

Leia mais

Raniê Ralph Pneumo. 23 de Agosto de 2008. Professor Valdério. Tuberculose. O problema da tuberculose

Raniê Ralph Pneumo. 23 de Agosto de 2008. Professor Valdério. Tuberculose. O problema da tuberculose 23 de Agosto de 2008. Professor Valdério. Tuberculose O problema da tuberculose Um grande problema social É uma doença muito antiga. Modelo de estudo epidemiológico e anátomo-patológico. A descoberta da

Leia mais

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde;

Leia mais

17º Imagem da Semana: Fotografia

17º Imagem da Semana: Fotografia 17º Imagem da Semana: Fotografia Enunciado Paciente de 61 anos, sexo masculino, natural e residente em Belo Horizonte, aposentado, apresentou, há cerca de 20 dias, lesões em membro superior esquerdo, com

Leia mais

Epidemiologia. Reservatório Modo de transmissão Contato domiciliar

Epidemiologia. Reservatório Modo de transmissão Contato domiciliar Epidemiologia Detecção alta pós MDT Eliminação < 1 / 10 000 Características especiais do bacilo Duplicação lenta / cresc entre 27 e 30º C Genoma do Mleprae pseudogenes Reservatório Modo de transmissão

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Brasil incidência 2005-2014 22 países com maior carga de doença 2013 88.000 casos notificados 72.000 novos Sudeste 1994-2014 Estado do RJ - TB e HIV (realizado

Leia mais

O que é. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui, tornando-se transmissível.

O que é. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui, tornando-se transmissível. HANSENÍASE? LEPRA? O que é Hanseníase ou lepra, é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, existe em 2 tipos. Ela afeta principalmente os nervos superficiais da pele e troncos

Leia mais

I ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÍNDICE DE ABANDONO DO TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE PULMONAR: AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA.

I ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÍNDICE DE ABANDONO DO TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE PULMONAR: AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA. I ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ÍNDICE DE ABANDONO DO TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE PULMONAR: AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA. ASSICLEI DO NASCIMENTO SILVA 1, Esp. CLEIDILENE LUIZA DOS

Leia mais

Tuberculose. Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS

Tuberculose. Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS Tuberculose Prof. Orlando A. Pereira Pediatria e Puericultura FCM - UNIFENAS I N D I C A D O R E S E P I D E M I O L Ó G I C O S AGENTE ETIOLÓGICO p Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch ou baar)

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose TB no mundo 2015 10 Milhões casos novos 1,4 Milhão mortes 1 Milhão casos crianças 11% HIV+ 500.000 casostb-mdr India, Indonesia, China, Nigeria, Paquistão, Africa

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Situação no mundo Países prioritários Situação no Brasil 24/3/2017 Desigualdade social Desigualdade social Populações vulneráveis *Fonte: Estimativa baseada nos

Leia mais

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C.

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. FEBRE TIFOIDE CID 10: A 01.0 DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. Marcon CARACTERÍSTICAS GERAIS DESCRIÇÃO É

Leia mais

TUBERCULOSE ELIANE FONSECA MÉDICA INFECTOLOGISTA PROFESSORA DO MÓDULO DE INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE-CESUPA

TUBERCULOSE ELIANE FONSECA MÉDICA INFECTOLOGISTA PROFESSORA DO MÓDULO DE INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE-CESUPA TUBERCULOSE * ELIANE FONSECA MÉDICA INFECTOLOGISTA PROFESSORA DO MÓDULO DE INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE-CESUPA DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSE Participação patrocinada em reunião de atualização

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Situação no mundo Tendência da incidência de TB no mundo 10 milhões casos 2017 1 milhão casos 2017 Mortes por TB, AIDS, e TB-HIV 1,3 milhão mortes 370 mil óbitos

Leia mais

Tuberculose Juliana Aquino

Tuberculose Juliana Aquino Tuberculose Juliana Aquino O que é? Sintomas Transmissão Contágio Fatores de Risco Diagnóstico Tratamento Tipos de Tuberculose Tuberculose O que é a Tuberculose? A tuberculose é uma doença infeciosa causada

Leia mais

Coordenação do Programa de Controle de Hanseníase CCD/COVISA/SMS

Coordenação do Programa de Controle de Hanseníase CCD/COVISA/SMS Coordenação do Programa de Controle de Hanseníase CCD/COVISA/SMS HANSENÍASE HISTÓRIA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA CLÍNICA HISTÓRICO LEPRA (hebráico, significa impureza): na bíblia encontram-se relatos de doenças

Leia mais

Relações Ambiente Microorganismos

Relações Ambiente Microorganismos Faculdade Pitágoras Curso: Enfermagem Mycobacterium Relações Ambiente Microorganismos Mycobacterium Prof a. Adriana Silva 1 MICOBACTÉRIAS Mycobacterium tuberculosis 1. Morfologia e Identificação 1.1.Microorganismos

Leia mais

Guia de Vigilância Epidemiológica

Guia de Vigilância Epidemiológica Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Guia de Vigilância Epidemiológica 6ª edição Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília - DF 2005 2005. Ministério

Leia mais

Nas pessoas com tuberculose ativa, os sintomas variam de acordo com o tipo de doença.

Nas pessoas com tuberculose ativa, os sintomas variam de acordo com o tipo de doença. TUBERCULOSE ATIVA A tuberculose é uma infeção bacteriana que mata mais de dois milhões de pessoas por ano. A maior parte destas mortes ocorre em países em vias de desenvolvimento. A bactéria que geralmente

Leia mais

Tuberculose. Autores Edimar Pedrosa Gomes 1 Erich Vidal Carvalho 2 Júlio César Abreu de Oliveira 3 Publicação: Set-2000 Revisão: Nov-2005

Tuberculose. Autores Edimar Pedrosa Gomes 1 Erich Vidal Carvalho 2 Júlio César Abreu de Oliveira 3 Publicação: Set-2000 Revisão: Nov-2005 Tuberculose Autores Edimar Pedrosa Gomes 1 Erich Vidal Carvalho 2 Júlio César Abreu de Oliveira 3 Publicação: Set-2000 Revisão: Nov-2005 1 - Qual o impacto epidemiológico da tuberculose? A Organização

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Situação no mundo Tendência da incidência de TB no mundo 10 milhões casos 2016 1 milhão casos Mortes por TB, AIDS, e TB-HIV 1,3 milhão mortes 370 mil óbitos por

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC PROFª. Ma. MÁRCIA SOUZA AMERICANO

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC PROFª. Ma. MÁRCIA SOUZA AMERICANO UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC PROFª. Ma. MÁRCIA SOUZA AMERICANO O QUE É A HANSENÍASE? A Hanseníase é uma doença transmissível causada por uma bactéria. Afeta principalmente a pele e os nervos. Ela progride

Leia mais

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity)

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TIPO IV (Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TARDIA

Leia mais

Bacterioses: Aula Programada Biologia. Prof. : Chico Pires

Bacterioses: Aula Programada Biologia. Prof. : Chico Pires : Aula Programada Biologia Prof. : Chico Pires Difteria (crupe) Agente Etiológico: Corynebacterium diphtheriae Forma de transmissão: Pelo ar contaminado e pela saliva Sintomas: Inflamação das tonsilas

Leia mais

Teste de Dosagem de Adenosina Deaminase (ADA) no Diagnóstico Precoce de Tuberculose Extrapulmonar

Teste de Dosagem de Adenosina Deaminase (ADA) no Diagnóstico Precoce de Tuberculose Extrapulmonar CONITEC Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde - DGITS Teste de Dosagem de Adenosina Deaminase (ADA)

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia e TC. Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior.

Imagem da Semana: Radiografia e TC. Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior. Imagem da Semana: Radiografia e TC Imagem 01. Radiografia simples do tórax em incidência póstero-anterior. Imagem 02: Radiografia simples do tórax em perfil direito. Imagem 03: Tomografia computadorizada

Leia mais

Setembro de 2015 TUBERCULOSE PULMONAR

Setembro de 2015 TUBERCULOSE PULMONAR Setembro de 2015 TUBERCULOSE PULMONAR DEFINIÇÕES Sintomático respiratório: a pessoa com tosse por período de três ou mais semanas na população em geral e de duas ou mais semanas na população de risco é

Leia mais

Avaliação do status de Tuberculose para pacientes portadores de Doença de Crohn e

Avaliação do status de Tuberculose para pacientes portadores de Doença de Crohn e Avaliação do status de Tuberculose para pacientes portadores de Doença de Crohn e candidatos a terapia de imunossupressora (incluindo os antagonistas de TNFα) 12,13 1. Paciente com Doença de Crohn, candidato

Leia mais

O que é a Tuberculose?

O que é a Tuberculose? O que é a Tuberculose? A tuberculose é uma doença a infecto- contagiosa causada por uma bactéria, visível vel apenas ao microscópio, chamada bacilo de Koch. Em geral a Tuberculose acomete os pulmões Mas

Leia mais

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose

Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Vigilância Epidemiológica da Tuberculose - 2019 Situação no mundo Tendência da incidência de TB no mundo 10 milhões casos 2017 1 milhão casos 2017 2016-2020 Situação no Brasil Incidência de TB Populações

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. TUBERCULOSE Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. TUBERCULOSE Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS TUBERCULOSE Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Baciloscopia direta do escarro - método prioritário (identifica o doente bacilífero); indicada para todos

Leia mais

PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA

PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA ADMISSÃO HOSPITALAR PARA PACIENTE COM SUSPEITA DE TUBERCULOSE PULMONAR A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente

Leia mais

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo 1

Faculdade JK Ediene Ramos Amadeu de Macedo 1 TUBERCULOSE 1- O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo microbacterium tuberculosis, que pode atingir os vários órgãos do corpo humano, principalmente os

Leia mais

TB na infância. Campanha CDC. Ministério da Saúde. Dr. Vinícius Moreira Gonçalves

TB na infância. Campanha CDC. Ministério da Saúde. Dr. Vinícius Moreira Gonçalves Dr. Vinícius Moreira Gonçalves Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) TB na infância Mestre em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE MARCONE MARIANO BEZERRA Sobre... A TB continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle,

Leia mais

IV Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana

IV Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana IV Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana Roberto da Justa Pires Neto Setembro, 2017 Histórico Epidemiologia Formas clínicas Diagnóstico Tratamento Multirresistência www.infectologianaufc.blog

Leia mais

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções

Dengue, Chikungunya, Zika. O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções Dengue, Chikungunya, Zika O que são Transmissão Sintomas Tratamentos Prevenções 1 DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva. Doenças transmitidas por via aérea

Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva. Doenças transmitidas por via aérea Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva Doenças transmitidas por via aérea Hanseníase Tuberculose Gripe Hanseníase Sobre a doença 1) Agente etiológico: bactéria Mycobacterium

Leia mais

HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV. Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia

HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV. Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO IV Professor: Drº Clayson Moura Gomes Curso: Fisioterapia Doenças de Hipersensibilidade Classificação de Gell e Coombs Diferentes mecanismos imunes envolvidos Diferentes manifestações

Leia mais

V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018

V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018 Divisão de Vigilância Epidemiológica Programa Municipal de Controle da Hanseníase Kety Resende Piccelli V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018 SÃO BERNARDO

Leia mais

Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia

Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia Tuberculose na infecção pelo VIH: O contributo da imagiologia A radiografia do tórax A radiografia do tórax, nos indivíduos com tuberculose pulmonar, constitui um elemento diagnóstico tão importante nos

Leia mais

TUBERCULOSE PULMONAR: SINTOMAS E TRATAMENTO

TUBERCULOSE PULMONAR: SINTOMAS E TRATAMENTO TUBERCULOSE PULMONAR: SINTOMAS E TRATAMENTO Rosangela Cardoso dos Santos (rosangelacdosantos@hotmail.com) Valeria Aparecida Natalício da Silva (valeriaap58@hotmail.com) Me. Andréa Mara de Oliveira (andreamara68@gmail.com)

Leia mais

26/08/2016. Clínica Médica em Exercícios para Concursos

26/08/2016. Clínica Médica em Exercícios para Concursos Clínica Médica em Exercícios para Concursos Clínica Médica em Exercícios para Concursos Elton Chaves Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia - Enfermeiro - Área Enfermagem do Trabalho De acordo com

Leia mais

CASO CLÍNICO 1 ABERTURA

CASO CLÍNICO 1 ABERTURA 1 CASO CLÍNICO 1 ABERTURA M.S.G. 33 anos, feminina, negra, solteira, natura e procedente de São Paulo, recepcionista em unidade de saúde, procura atendimento relatando que, há mais de um mês vem apresentando

Leia mais

HANSENÍASE. Prof. Natale Souza

HANSENÍASE. Prof. Natale Souza HANSENÍASE Prof. Natale Souza O QUE É UM CASO DE HANSENÍASE? Considera-se caso de hanseníase a pessoa que apresenta um ou mais dos seguintes sinais cardinais, a qual necessita de tratamento com poliquimioterapia

Leia mais

PROGRAMA DE HANSENÍASE (PROHANSEN): CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PERÍODO DE ABRIL DE 2007 A FEVEREIRO DE

PROGRAMA DE HANSENÍASE (PROHANSEN): CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PERÍODO DE ABRIL DE 2007 A FEVEREIRO DE 6CCSDFPEX03 PROGRAMA DE HANSENÍASE (PROHANSEN): CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PERÍODO DE ABRIL DE 2007 A FEVEREIRO DE 2008 Manoela Gomes Reis Lopes (1); Mariana Domingues

Leia mais

V Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana

V Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana V Curso de Atualização em Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana Roberto da Justa Pires Neto Outubro, 2018 Histórico Epidemiologia Formas clínicas Diagnóstico Tratamento Multirresistência www.infectologianaufc.blog

Leia mais

Simpósio sobre Tuberculose Coinfecção HIV/TB

Simpósio sobre Tuberculose Coinfecção HIV/TB Simpósio sobre Tuberculose Coinfecção HIV/TB Roberto da Justa Pires Neto 20 de março, 2018 Histórico Epidemiologia Formas clínicas Diagnóstico Tratamento Multirresistência www.infectologianaufc.blog TB

Leia mais

Associação TB e HIV III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE. Salvador, Bahia Junho de 2008. Associação TB e HIV

Associação TB e HIV III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE. Salvador, Bahia Junho de 2008. Associação TB e HIV CD4 (células/mm 3 ) III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador, Bahia Junho de 2008 Associação TB e HIV Aectos clínicos e radiológicos Co-infecção com Heatite B e C Pedro Picon Hosital Sanatório Partenon

Leia mais

SÍNDROME DE LADY WINDERMERE. Identificação: 45 anos, feminina, branca, natural e procedente de São Paulo, representante comercial.

SÍNDROME DE LADY WINDERMERE. Identificação: 45 anos, feminina, branca, natural e procedente de São Paulo, representante comercial. SÍNDROME DE LADY WINDERMERE Identificação: 45 anos, feminina, branca, natural e procedente de São Paulo, representante comercial. Novembro de 2012: Tosse persistente, dispnéia e cefaléia, quando suspeitaram

Leia mais

1. Introdução. 2. Objetivos do rastreio de contactos

1. Introdução. 2. Objetivos do rastreio de contactos Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA Fevereiro 2013 1. Introdução A identificação precoce e o adequado dos casos de tuberculose infecciosa é a estratégia mais adequada

Leia mais

Data da primeira consulta: 18/01/2013. Antonio da Silva, 36 anos, branco, natural e procedente de Ribeirão Preto(SP), solteiro, garçom.

Data da primeira consulta: 18/01/2013. Antonio da Silva, 36 anos, branco, natural e procedente de Ribeirão Preto(SP), solteiro, garçom. Caso 21, adaptado de: Relato de Caso Clínico com finalidade didática: ID: 001 Data: 20 de março de 2013 Autora do relato: Rafaela Neman Professor responsável: Valdes Roberto Bollela e Dra. Fernanda Guioti

Leia mais

A IMAGEM NA TUBERCULOSE PULMONAR E EXTRAPULMONAR

A IMAGEM NA TUBERCULOSE PULMONAR E EXTRAPULMONAR Sec.de Estado da Saúde A IMAGEM NA TUBERCULOSE PULMONAR E EXTRAPULMONAR Acervo de imagens em tuberculose do ICF-CCD/SES-SP Organizado por: Fernando Augusto Fiuza de Melo Luis Francisco Ribeiro Médici Nódulos

Leia mais

Bacterioses. Prof. Wbio

Bacterioses. Prof. Wbio Bacterioses Prof. Wbio Toxinas produzidas por cinaobactérias Microcistinas hepatotóxicas ( encontradas em várias espécies em todo o planeta); Nodularin - primeira toxina descoberta de cianobactéria causou

Leia mais

J. Health Biol Sci. 2017; 5(1):31-36 doi: / jhbs.v5i1.902.p

J. Health Biol Sci. 2017; 5(1):31-36 doi: / jhbs.v5i1.902.p J. Health Biol Sci. 2017; 5(1):31-36 doi:10.12662/2317-3076jhbs.v5i1.902.p.31-36.2017 ARTIGO ORIGINAL Jéssica Chaves 1, Betânia Andres Tomilin 1, Davi Brun 1 1 1, Karine Pilletti 1, Maria Luiza Krummenauer

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO TUBERCULOSE

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO TUBERCULOSE 22 de março de 2016 Página 1/6 DEFINIÇÃO DE CASO CONFIRMADO Todo indivíduo com diagnóstico bacteriológico (baciloscopia ou cultura para BK ou teste rápido molecular para tuberculose) E indivíduos com diagnóstico

Leia mais

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula.

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Duas pequenas placas, uma na região geniana e outra na mandibular, ambas bem delimitadas e de tonalidade eritêmato-pardacentas. Placa no dorso da

Leia mais

Tuberculose e lepra. A tuberculose (TB) é uma doença crónica causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch (BK).

Tuberculose e lepra. A tuberculose (TB) é uma doença crónica causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch (BK). CAPÍTULO 20 Tuberculose e lepra Tuberculose A tuberculose (TB) é uma doença crónica causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch (BK). A tuberculose transmite-se facilmente duma pessoa para outra atraés

Leia mais

É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um

É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um BRONQUIECTASIA DEFINIÇÃO É a resultante final de várias doenças caracterizadas por inflamação persistente que leva à dilatação irreversível de um ou mais brônquios. A condição geralmente se associa à

Leia mais

Fisioterapia aplicada a pneumologia e terapia intensiva DOENÇAS PULMONARES INFECCIOSAS

Fisioterapia aplicada a pneumologia e terapia intensiva DOENÇAS PULMONARES INFECCIOSAS Fisioterapia aplicada a pneumologia e terapia intensiva DOENÇAS PULMONARES INFECCIOSAS Pneumonia É uma inflamação ou infecção do parênquima pulmonar Agente etiológico: bactérias, vírus, fungos, helmintos,

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - ESP Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica ZENILDA SOARES SALES

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - ESP Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica ZENILDA SOARES SALES ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - ESP Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica ZENILDA SOARES SALES ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS E OUTROS MEDICAMENTOS NO TRATAMENTO

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] 2 cinomose A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os cães e todos os animais da família Canidae (Dingo, raposa, coiote, lobo), da família Mustelidae

Leia mais

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber!

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! 1 Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1, também conhecida como gripe A, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito,

Leia mais

TUBERCULOSE RESPONSÁVEIS: Leila Bernardez Del Nero de Freitas Luciene Guimarães de Souza Myria Coelho Adatti Guimarães Priscila Diniz B.

TUBERCULOSE RESPONSÁVEIS: Leila Bernardez Del Nero de Freitas Luciene Guimarães de Souza Myria Coelho Adatti Guimarães Priscila Diniz B. TUBERCULOSE CID 10: A15 a A19 RESPONSÁVEIS: Leila Bernardez Del Nero de Freitas Luciene Guimarães de Souza Myria Coelho Adatti Guimarães Priscila Diniz B. Silva CARACTERÍSTICAS GERAIS DESCRIÇÃO Destacada

Leia mais

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT. Tuberculose Bovina e Bubalina

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT. Tuberculose Bovina e Bubalina Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT Tuberculose Bovina e Bubalina Definição Enfermidade infecto-contagiosa de evolução crônica, caracterizada por lesões de aspecto

Leia mais

Aspectos gerais da hanseníase

Aspectos gerais da hanseníase Enfº. Cícero Fraga de Melo Programa de Controle da Hanseniase Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica Vigilância em Saúde Secretaria Estadual de Saúde MT Cuiabá,16 de março de 2016 UFMT Aspectos gerais

Leia mais

Or de Salvador, 14 de setembro de 2015 E V GABINETE DO GRÃO-MESTRE PR CIRC GM Nº 0042/2015 2015/2018. Ao Respeitabilíssimo Irmão.

Or de Salvador, 14 de setembro de 2015 E V GABINETE DO GRÃO-MESTRE PR CIRC GM Nº 0042/2015 2015/2018. Ao Respeitabilíssimo Irmão. Or de Salvador, 14 de setembro de 2015 E V GABINETE DO GRÃO-MESTRE PR CIRC GM Nº 0042/2015 2015/2018 Ao Respeitabilíssimo Irmão Venerável Mestre, No dia 09 de setembro de 2015, a Grande Loja Maçônica do

Leia mais

Resultados 33. IV. Resultados

Resultados 33. IV. Resultados Resultados 33 IV. Resultados Resultados 34 1. AMOSTRAS E PACIENTES No período de Março de 2000 a Julho de 2001, 58 amostras de 45 pacientes com suspeita de tuberculose pleural foram encaminhadas ao Laboratório

Leia mais

TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ELABORAÇÃO Daiane Marafon Extensionista - Comunicação Social Lauriane de Carvalho Souza Extensionista - Enfermagem Poliana Anelize Weisheimer

Leia mais

TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO TUBERCULOSE CADERNO INFORMATIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE 2 ELABORAÇÃO Daiane Marafon Extensionista - Comunicação Social Lauriane de Carvalho Souza Extensionista - Enfermagem Poliana Anelize Weisheimer

Leia mais

Com altos índices, Santarém está entre municípios prioritários no combate à tuberculose

Com altos índices, Santarém está entre municípios prioritários no combate à tuberculose Com altos índices, Santarém está entre municípios prioritários no combate à tuberculose Nos últimos cinco anos, o município teve mais de 600 registros, apontou a Sespa. No 1º semestre de 2017, 51 casos

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É TUBERCULOSE? TRANSMISSÃO PREVENÇÃO

VOCÊ SABE O QUE É TUBERCULOSE? TRANSMISSÃO PREVENÇÃO E-BOOK VOCÊ SABE O QUE É TUBERCULOSE? TRANSMISSÃO PREVENÇÃO & TUBERCULOSE é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros

Leia mais

Abordagem a Linfonodomegalia Periférica. Guilherme Medeiros Reunião Clínica Real Hospital Português

Abordagem a Linfonodomegalia Periférica. Guilherme Medeiros Reunião Clínica Real Hospital Português Abordagem a Linfonodomegalia Periférica. Guilherme Medeiros Reunião Clínica Real Hospital Português Caso Clínico: Masculino Diretor de escola. Proveniente de Garanhuns-PE Comorbidades: DM tipo 2. Caso

Leia mais

Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde.

Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde. Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde CRIE/IPEC Fiocruz Impacto dos programas de vacinação Fonte: CDC/James Hicks

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE HANSENÍASE NA CIDADE DE SOBRAL 2010

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE HANSENÍASE NA CIDADE DE SOBRAL 2010 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE HANSENÍASE NA CIDADE DE SOBRAL 2010 CIRLIANE DE ARAÚJO MORAIS 1 PATRÍCIA SILVA DE SOUSA 2 FRANCISCA MARIA ALEUDINELIA MONTE CUNHA 3 INTRODUÇÃO Segundo Hansen e Dintzis (2007),

Leia mais

Tuberculose. Agente Etiológico

Tuberculose. Agente Etiológico Tuberculose Agente Etiológico É uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em

Leia mais

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues ASMA FACIMED Curso de Medicina Disciplina Medicina de Família e Comunidade Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues Disciplina Medicina de Família e Comunidade 5º Período Objetivos Ao final desta aula o aluno

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg

03/04/2016. virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg virus\youtube - O VRUS DA IMUNODEFICINCIA HUMANA.mpeg 1 AIDS (SIDA) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Causador: HIV Vírus da Imunodeficiência Humana. Ataca os Linfócitos T CD4 Precursoras dos ANTICORPOS

Leia mais

Tuberculose pulmonar na Sala de Urgência

Tuberculose pulmonar na Sala de Urgência Tuberculose pulmonar na Sala de Urgência Autores e Afiliação: Paulo Cesar Dalto Filho. Ex- Médico residente de Clínica Médica do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP; José Maurício Segundo Correia

Leia mais

Programa Nacional de Hanseníase

Programa Nacional de Hanseníase Programa Nacional de Hanseníase Situação epidemiológica da Hanseníase no Brasil - 2010 Rosa Castália França Ribeiro Soares Coordenadora do Programa Nacional de Hanseníase e Doenças em Eliminação Secretaria

Leia mais

Veículo: Correio Braziliense Data: 19/01/2010 Seção: Saúde Pág.: 23 Assunto: Tuberculose

Veículo: Correio Braziliense Data: 19/01/2010 Seção: Saúde Pág.: 23 Assunto: Tuberculose Veículo: Correio Braziliense Data: 19/01/2010 Seção: Saúde Pág.: 23 Assunto: Tuberculose Mal esquecido Doença milenar, a tuberculose continua matando milhares de pessoas, principalmente por causa da falta

Leia mais

Hospital Universitário Julio Muller FCM UFMT Amtropica

Hospital Universitário Julio Muller FCM UFMT Amtropica MANEJO DA INFLUENZA A H1N1 Profª. Sandra Breder Assis Profª. MARCIA HUEB Hospital Universitário Julio Muller FCM UFMT Amtropica Introdução A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. Manual de Tuberculose Infantil

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. Manual de Tuberculose Infantil REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA I Manual de Tuberculose Infantil 1 2 FICHA TÉCNICA Título: Manual de Tuberculose infantil em Moçambique Autores: Dr. Egídio

Leia mais

Padrão intersticial. Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP.

Padrão intersticial. Gustavo de Souza Portes Meirelles 1. 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. Padrão intersticial Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Definição O interstício é uma rede de tecido conectivo que dá suporte aos pulmões

Leia mais

Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais

Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais Estudo do perfil clínico e epidemiológico da hanseníase no estado do Tocantins, no período de 2004 até os dias atuais Heryka Fernanda Silva Barbosa¹; Marcello Otake Sato² ¹Aluna do curso de Medicina; Campus

Leia mais

- Deficiência de Insulina X, excesso de hormônios contra-reguladores.

- Deficiência de Insulina X, excesso de hormônios contra-reguladores. 1 a Questão: (15 pontos) Criança de 4 anos, 16 kg, chega ao pronto socorro com quadro de náusea, vômito e dor abdominal. Apresenta-se torporosa, emagrecida, febril (TAX = 38 o C), com sinais de desidratação,

Leia mais

DESCENTRALIZAÇÃO DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL Elizabeth Aparecida de Souza 1 Maristela Salete Maraschin 2 Patrícia de Aguiar Dias 3

DESCENTRALIZAÇÃO DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL Elizabeth Aparecida de Souza 1 Maristela Salete Maraschin 2 Patrícia de Aguiar Dias 3 DESCENTRALIZAÇÃO DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL Elizabeth Aparecida de Souza 1 Maristela Salete Maraschin 2 Patrícia de Aguiar Dias 3 Resumo: A hanseníase é uma doença muito antiga, considerada

Leia mais

III - CASUÍSTICA E MÉTODOS

III - CASUÍSTICA E MÉTODOS III - CASUÍSTICA E MÉTODOS Foram selecionados e estudados 43 pacientes com hanseníase em estado reacional internados no Hospital Lauro de Souza Lima de Bauru, que apresentavam artropatia inflamatória.

Leia mais

Artrite Idiopática Juvenil

Artrite Idiopática Juvenil www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite Idiopática Juvenil Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE AIJ 2.1 Existem tipos diferentes da doença? Existem várias formas de AIJ. Distinguem-se principalmente

Leia mais

Hanseníase na Atenção Básica. Reações Hansênicas. Docente: Maria Angela Bianconcini Trindade

Hanseníase na Atenção Básica. Reações Hansênicas. Docente: Maria Angela Bianconcini Trindade Hanseníase na Atenção Básica Reações Hansênicas Docente: Maria Angela Bianconcini Trindade Reações Hansênicas Importantes causas de morbidade e incapacidade em hanseníase; Alterações inflamatórias abruptas

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS HIV/AIDS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Diagnóstico - investigação laboratorial após a suspeita de risco de infecção pelo HIV. janela imunológica é

Leia mais