MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão 001.01"

Transcrição

1 1 MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão

2 2 Conteúdo Como se logar... 5 Usuários... 6 Criar um usuário... 6 Editar um usuário... 9 Alterar Foto Meu Perfil Ouvir Mensagens Alterar Senha Permissões Criar um novo perfil Atribuir permissões ao perfil Propriedades Funcionalidades Adicionar usuários ao perfil Excluir usuário de um perfil Excluir e renomear perfil Perfil Administrador Perfil PowerUser Perfil Visualizador Banco de dados Criar conexão com banco de dados MySQL / Oracle / SQL Server Editar uma conexão Engenharia reversa Excluir uma conexão Cubos Definição de cubo Criar um cubo a partir de uma conexão com banco de dados Editar ou excluir pastas Atribuir um cubo a uma pasta Utilização de arquivos Excel... 31

3 3 Criar um cubo a partir de um arquivo Excel Modelagem do cubo Barra de Ferramentas Barra de Tabelas Barra de funções Área de Modelagem Manipulação de Tabelas Relacionamentos de tabelas Editar e excluir relacionamentos Tabela Nomeada Gerar cubo Editar informações do cubo Na aba Informações Na aba Pastas Na aba campos Na aba campos calculados Criar um campo calculado Agendamento Dashboard Organização de pastas Manipulação de pastas Criar Dashboard Barra de ferramentas Completa Componentes Configurações Template Barra de ferramentas rápida Caixa organizadora Rótulo de texto (Label) Gráfico (Dash) Selecionar o tipo de gráfico (dash)... 58

4 4 Tipos de gráficos Gráfico de barra Gráfico de área básica Sugestões para gráficos de Área Básica Gráfico de combinação Gráfico de Pizza ou Rosca Gráfico de Funil Gráfico de medidor radial (Gauges) Gráfico de pirâmide Dados do gráfico Opções dos campos Drill Down Excluir gráfico Propriedades do gráfico Paleta de cores Título Subtítulo Cor da fonte Borda Cor de fundo Imagem de fundo Inserir Imagem Inserir Filtros Inserir tabela ou tabela dinâmica Inserir um KPI (Key Performance Indicator)... 82

5 5 Como se logar P ara se logar no Datalike acesse o seguinte link ( e a tela a seguir será exibida: Nesta tela inserimos o Login e a Senha para termos acesso ao Datalike. Obs.: Login e Senha são fornecidas pelo administrador do sistema, para mais informações consulte Criar um usuário. Após realizar o Login no sistema a seguinte tela será exibida:

6 6 Usuários Criar um usuário P ara criar um usuário é necessário acessar o sistema como Administrador. É possível criar usuários clicando em Datalike e depois no botão Usuários. Após clicar neste botão a seguinte tela será exibida: Nesta tela temos acesso a todos os usuários que estão cadastrados no sistema. Para criar um Novo Usuário devemos clicar no botão Novo Usuário na parte inferior da tela.

7 7 Após clicar neste botão o seguinte formulário será exibido: Neste formulário será permitido preencher os seguintes campos: Nome:insira o nome completo do usuário; Nome Reduzido:insira o nome de uma forma reduzida ou apelido do usuário; Login:insira o login que o usuário usará para acessar o sistema, caso seja preenchido um login já existente o sistema não permitirá o cadastro e solicitará a substituição do login; insira o corporativo; Pessoal:insira o pessoal (opcional); Celular:insira o numero do celular (opcional); Sexo:escolha entre Masculino e Feminino ; Status:escolha entre Ativo ou Inativo ; CEP:insira o CEP, ao preencher este campo o sistema irá consultar o CEP e preencherá os campos automaticamente, com exceção de cidades onde tem somente um CEP para a cidade toda onde será preenchido somente o campo Cidade (opcional);

8 8 Estado:selecione o Estado (opcional); Cidade:insira o nome da cidade (opcional); Bairro:insira o nome do bairro (opcional); Número:insira o número da residência (opcional); Logradouro:insira o nome da rua (opcional); CPF:insira o número do CPF (opcional); Agência:insira o número da agência (opcional); Conta:insira o número da conta (opcional). Depois de se certificar que preencheu a todos os campos corretamente clique no botão Salvar para concluir o processo de criação de usuário. Veja o exemplo: Após salvar podemos visualizar o perfil do usuário.

9 9 Editar um usuário Para editar os dados de um usuário precisamos primeiramente clicar sobre o perfil do mesmo que se encontra em usuários. Será exibida em seguida a tela com todos os usuários cadastrados no sistema, clique em cima do usuário que você deseja editar. Após clicar sobre o usuário aparecerá a seguinte tela:

10 Para fazer a edição clique no botão Alterar usuário. A seguinte tela será exibida: 10

11 11 Todos os campos são exibidos com a possibilidade de alteração. Após se certificar que alterou os dados corretamente clique no botão Salvar para concluir a edição do usuário. Alterar Foto Cada usuário pode definir uma foto para identificação no sistema. Para Alterar a foto siga o procedimento para editar o usuário e na seguinte tela clique no símbolo da câmera, conforme exemplificado abaixo: Após clicar será exibida uma caixa para a procura do arquivo com a foto em sua máquina. Selecione e depois clique em Abrir. Após selecionar a seguinte tela será exibida:

12 12 Para finalizar clique no botão Alterar e sua imagem será alterada. Meu Perfil Cada usuário pode ter acesso ao seu próprio perfil. Isto é importante pois possibilita o mesmo a realizar atualizações em seu cadastro. Para acessar o perfil clique no nome do seu usuário que fica ao lado direito do sistema: Após clicar em Meu Perfil a seguinte tela será apresentada:

13 13 Ouvir Mensagens Habilitando esta função que esta em Meu Perfil você receberá as mensagens do sistema tanto visivelmente como também em forma de narração. Alterar Senha Para alterar sua senha acesse o Meu Perfil e depois clique em Alterar senha. A seguinte tela será exibida. Após preencher todos os campos corretamente clique no botão Alterar para salvar sua nova senha.

14 14 Permissões Podemos atribuir permissões aos usuários do sistema. Para realizarmos isso temos que dar um clique no botão Datalike e depois em Acessos. Após clicar em Acessos a seguinte tela será exibida: Neste exemplo acima temos apenas dois perfis cadastrados, são eles: Administrador e Datalike. Criar um novo perfil Para criar um novo perfil clique no botão Gerenciar que está do lado direito da tela, a seguir a seguinte tela será exibida:

15 15 Na janela que aparece clique em cadastrar. Nesta janela temos os seguintes campos a serem preenchidos: Nome: insira o nome do perfil; Status: selecione entre Ativo ou Inativo. Após preencher todos os campos corretamente clique em Salvar. Atribuir permissões ao perfil Para atribuir permissões ao perfil clique no ícone superior direito em formato de cadeado conforme a foto abaixo: Após clicar aparecerá a seguinte tela:

16 16 Só lembrando que para poder criar ou editar perfis é necessário estar logado como administrador do sistema. Nesta tela podemos atribuir às permissões que os usuários que farão parte do perfil.

17 17 Propriedades Funcionalidades Nas propriedades das funcionalidades temos os seguintes campos a serem ou não habilitados: Configuração: habilitando esta função um botão chamado Configuração será adicionado ao sistema em cima do botão Datalike, este botão habilita as propriedades da função segurança; Segurança: habilitando esta função os usuários terão permissão para Gerenciar Perfis, Acessos, Redefinir Senha e Gerenciar Usuários; Gerenciar Perfis: habilitando esta função os usuários terão permissão para adicionar, editar e remover os perfis do sistema; Acessos: habilitando essa função os usuários terão permissão para atribuir acessos aos perfis do sistema;

18 18 Redefinir Senha: habilitando essa função os usuários terão permissão para redefinir a senha de outros usuários; Editar Usuário: habilitando esta função os usuários terão permissão para editar todos os usuários que estão cadastrados no sistema; Datalike: habilitando essa função os usuários terão acesso ao botão Datalike, é altamente recomendável que esta função permaneça habilitada; Dashboards: habilitando essa função os usuários terão acesso ao botão Dashboard; Criar Pasta: habilitando essa função os usuários terão permissão para criar pastas dentro de Cubos e Dashboards; Criar Dashboard: habilitando essa função os usuários terão permissão para criar dashboards no sistema; Conexões: habilitando essa função os usuários terão permissão para ciar conexões tanto com banco de dados como com Excel; Agendamentos: habilitando essa função os usuários terão permissão para criar agendamentos de execução dos cubos; Cubos: habilitando essa função os usuários terão permissão para criar e gerenciar cubos no sistema; Usuários: habilitando essa função os usuários terão permissão para gerenciar os usuários do sistema. Adicionar usuários ao perfil Para adicionar um usuário a um perfil clique no botão Novo usuário. Selecione o usuário e depois clique em adicionar.

19 19 O usuário será adicionado ao perfil. Excluir usuário de um perfil Para excluir um usuário de um perfil clique no x ao lado do nome do usuário, conforme a imagem abaixo: Excluir e renomear perfil Para excluir um perfil clique em Gerenciar. Abrirá a seguinte tela:

20 20 Nesta janela, clique em visualizar. Escolha qual perfil será excluído e depois clique no botão Excluir. Para renomear um perfil, usamos esta mesma tela e após clicarmos fora o nome será salvo automaticamente. Apesar de poder criar perfis com as mais diversas permissões iremos mostrar abaixo 3 exemplos de como podemos atribuir permissões aos perfis. Iremos criar 3 perfis: Administrador, PowerUser e Visualizador. Perfil Administrador O Administrador é o único perfil que não pode ser excluído do sistema. Pois é através dele que serão realizadas todas as funções do Datalike. Sugerimos que sejam adicionados a este perfil somente pessoas capacitadas para administrar o sistema. O Administrador tem acesso total ao sistema configurando então os acessos dessa forma:

21 21 Perfil PowerUser O perfil PowerUser tem acesso a criação e visualização de cubos e dashboards porém não tem permissões administrativas do sistema. Sugerimos que sejam adicionados a este perfil somente pessoas que irão criar os acessos, cubos e dashs. Sua configuração ficaria assim:

22 22 Perfil Visualizador O perfil Visualizadores tem acesso somente aos dash quando os mesmos já estão prontos. Sugerimos que sejam adicionados a este perfil os usuários finais, que não necessitam realizar nenhum tipo de edição. Neste caso a configuração das permissões ficaria assim: Só relembrando que esses perfis são apenas sugestões de como podemos configurar, mas além desses após a criação dos cubos e dashs os mesmos são adicionados também a gestão das permissões, ou seja, podemos permitir acesso aos usuários somente ao cubo/dash que desejarmos. Exemplo: O setor de vendas não tem necessidade de visualizar informações referentes ao setor financeiro. Desta forma então podemos limitar os acessos conforme a imagem abaixo:

23 23 Banco de dados Criar conexão com banco de dados O sistema Datalike permite que o usuário se conecte a vários bancos de dados. A partir de agora vamos analisar detalhadamente qual o procedimento para criar uma conexão com banco de dados. MySQL / Oracle / SQL Server Para criar uma conexão temos que clicar em DATALIKE> CONEXÕES. A seguinte tela será exibida: Neste exemplo já temos uma conexão cadastrada, mas para cadastrar uma nova conexão clicamos no botão Criar Conexão. O seguinte formulário será exibido:

24 24 Neste formulário temos os seguintes campos para serem preenchidos: Banco de Dados:selecione com qual banco de dados você irá se conectar MySQL, Oracle e SQL Server; Nome Conexão:escolha um nome para identificar sua conexão; Banco:preencha o nome do seu banco; Host:insira o numero do host; Porta:insira o numero da porta; Usuário:insira o nome do usuário; Senha:insira a senha; Durante o preenchimento da senha os caracteres serão apresentados pelo asterisco (*) para visualizar a senha clique no ícone:. Após preencher todos os campos podemos realizar um teste clicando em Testar Conexão. Caso passe no teste podemos concluir clicando no botão Salvar. Após salvar a seguinte tela será exibida:

25 25 Editar uma conexão Para editar uma conexão clique no ícone e a seguinte tela será exibida: Após realizar a edição clique no botão Salvar. Engenharia reversa Engenharia reversa é o processo de obtenção das estruturas das tabelas sem os seus dados. Este processo é necessário para poder gerar o cubo. Para ativar este processo clique no seguinte ícone: finalizado aparecerá à informação: conectado na cor verde, conforme a imagem abaixo:. Após o processo ser Excluir uma conexão Para excluir uma conexão acesse DATALIKE > Conexões e depois escolha a conexão que você deseja remover e clique no botão indicado na imagem abaixo:

26 26

27 27 Cubos Definição de cubo O cubo é a seleção dos dados para a exibição no dashboard. Este processo é extremamente importante, pois sem um cubo é impossível criar um dashboard. Para criar um cubo é necessário antes ter criado uma conexão com banco de dados. Para mais informações consulte o capítulo anterior. O Datalike pode gerar cubo através de arquivos do Microsoft Office Excel, mais detalhes ainda neste capítulo. Primeiramente vamos ver qual é o processo para a criação de um cubo. Criar um cubo a partir de uma conexão com banco de dados Para criar um cubo a partir de uma conexão com banco de dados acessamos DATALIKE > Cubos e a seguinte tela será exibida: Esta tela é dividida em duas partes. A do lado esquerdo é a organização das pastas e a do lado direito é onde será exibido o conteúdo da pasta. Para organizar melhor seus cubos podemos criar pastas de trabalho. Só ressaltando que não podemos criar subpastas, o sistema permite somente a criação de uma pasta. Porém dentro de cada pasta podemos criar um número indefinido de cubos. Neste exemplo vamos criar uma pasta chamada Venda. Para isso clicamos em Nova Pasta do lado esquerdo.

28 28 Neste formulário que se abre preenchemos os seguintes campos: Nome:insira o nome da pasta; Nome Reduzido:insira o nome reduzido da pasta; Após se certificar que preencheu todos os campos corretamente clique no botão Salvar. Sua nova pasta será exibida. Após a criação da pasta note que no canto superior direito o contador já atualiza o numero de pastas que temos no sistema, no nosso caso 1.

29 29 Editar ou excluir pastas Para editar (renomear) ou excluir uma pasta clicamos no botão Gerenciar Pastas que fica localizado no canto superior direito conforme podemos ver no exemplo abaixo: A seguinte tela de edição será exibida: Nesta tela serão exibidas todas as pastas que foram criadas contidas no sistema. Para renomeá-las basta alterarmos o campo Nome da Pasta e depois clicar no botão Salvar. Para excluir a pasta primeiramente temos que excluir seu conteúdo, ou seja, todos os cubos existentes dentro dela. Por questão de segurança pastas que não estiverem vazias não poderão ser excluídas. Depois de certificar que a pasta esta realmente vazia clique no botão Excluir confirme sua operação e após isso sua pasta será removida do sistema permanentemente. Atribuir um cubo a uma pasta Para atribuir um cubo a uma pasta primeiro selecione a pasta ao qual o cubo será atribuído e depois clique no botão Novo Cubo do lado direito da tela conforme o exemplo abaixo:

30 30 Após clicar no botão Novo Cubo um formulário será exibido. Neste formulário temos os seguintes campos a serem preenchidos: Nome Cubo:insira o nome do cubo que será criado; Tipo Conexão:escolha entre Banco de Dados, Arquivo ou Outros Cubos. Após se certificar que todos os campos foram preenchidos corretamente clique no botão Salvar. No nosso exemplo iremos criar um cubo a partir de uma conexão com banco de dados criada anteriormente, para mais informações sobre a criação de conexões com banco de dados veja o capítulo Conexões. Após selecionar Banco de Dados em Tipo Conexão um novo campo selecionável fica disponível para podermos escolher entre as conexões que já foram criadas no sistema anteriormente. Após selecionar a conexão correta clique no botão Salvar. Ao lado direito da tela será adicionado um ícone com o nome do seu cubo, conforme exemplo abaixo:

31 31 Utilização de arquivos Excel O Datalike está preparado para ler seus dados em arquivos de planilhas do arquivo Microsoft Office Excel com as seguintes extensões: XLS e XLSX. Porém para um melhor uso aconselhamos realizar uma boa organização de suas planilhas. No exemplo a seguir iremos usar uma planilha de vendas de produtos eletrônicos. Note a forma como os dados foram organizados na planilha: Note que a planilha não ficou visualmente fácil de fazer uma leitura dos dados, porém este formato é o ideal para ser usado no Datalike. No geral esta planilha ficaria assim: ITEM JAN FEV MAR ABR MAI JUN CELULAR TABLET Neste exemplo acima a visualização fica realmente mais fácil, porém após realizar o upload do arquivo para o Datalike será mais difícil obter um bom dash a partir destes dados. Aconselhamos então usar o exemplo anterior.

32 32 Criar um cubo a partir de um arquivo Excel O Datalike permite a criação de cubos a partir de uma planilha do Microsoft Office Excel. Para criar o cubo selecione em tipo de conexão Arquivo. Após fazer isso o sistema irá abrir uma janela para você selecionar o arquivo do Excel. Após selecionar o arquivo será inserido o seguinte ícone na área de cubos: Nota: neste momento ainda não geramos o cubo, por isso ele é representado pela cor amarela. Para editar qual planilha do arquivo Excel, iremos usar clique no ícone em forma de nuvem que esta no canto superior esquerdo. Feito isso abrirá a seguinte janela: Nesta janela podemos Escolher o arquivo e atribuir um nome amigável para podermos identificá-lo no sistema. Também podemos escolher qual planilha queremos habilitar e podemos atribuir um nome amigável para elas também. Além disso, podemos adicionar outros arquivos de Excel no mesmo cubo e assim trabalhar com múltiplos arquivos. Para isso clique no botão +, conforme demonstrado na imagem abaixo: Após nos certificarmos que preenchemos todos os campos corretamente clique no botão Salvar. Ao clicar os arquivos Excel serão carregados para o sistema e a seguinte tela será exibida:

33 33 Após realizar o upload quando clicar no ícone aparecerá à seguinte imagem: As tabelas geradas a partir de um arquivo Excel seguem este padrão: Nome_do_arquivo_Nome_da_planilha. Para inseri-la na área de modelagem de um duplo-clique ou arraste a tabela para a área de modelagem, conforme o exemplo abaixo:

34 34 Modelagem do cubo Este processo é extremamente importante para o sucesso do seu dashboard. Aqui podemos modelar os dados e as informações que serão essenciais para nosso dashboard. Para acessar esta área de modelagem clique no ícone do seu dashboard e a tela seguinte será exibida com as definições: Barra de ferramentas Barra de Tabelas Área de modelagem Barra de Funções Barra de Ferramentas Nesta barra encontramos as seguintes ferramentas: Gerar Cubo:após modelar todas as tabelas e atribuições clique neste botão para gerar o cubo; Ligações:use esta ferramenta para criar e editar os relacionamentos das tabelas; Ver Select:use esta ferramenta para verificar o código em linguagem SQL; Executar Prévia:durante a modelagem realize pequenos testes usando esta ferramenta; Cubo Manual:para criação de um cubo a partir de um código em linguagem SQL, utilize esta ferramenta; Tabela Nomeada:para a criação de uma nova tabela a partir de um comando em SQL, utilize esta ferramenta; Funções:utilize esta ferramenta para abrir o painel com as funções e propriedades das tabelas; Excluir Cubo:utilize esta ferramenta para excluir o cubo.

35 35 Barra de Tabelas Nesta barra temos acesso a todas as tabelas que estão no banco de dados. Elas ficam listadas em ordem alfabética e também podemos localizá-las através de uma pesquisa no campo de procura. Barra de funções Nesta barra são exibidas todas as propriedades referentes às tabelas disponíveis no cubo. Área de Modelagem Use este local para ter uma visualização de suas tabelas e seus relacionamentos. Manipulação de Tabelas Dando um duplo clique na tabela selecionada na barra de tabelas ela será adicionada a área de modelagem. Neste objeto que representa a tabela podemos selecionar os campos que queremos usar em nosso cubo. Clicando no círculo que fica na barra superior do lado direito podemos selecionar todos os campos. E no ícone com o X ao lado podemos excluir o objeto da tabela. Relacionamentos de tabelas Para configurar os relacionamentos das tabelas primeiramente temos que inserir as tabelas que iremos atribuir os relacionamentos. Depois de inserir as tabelas clicamos na ferramenta Ligações que está na barra de ferramentas.

36 36 Após clicar em Ligações a seguinte tela será exibida: Como não temos nenhum relacionamento ainda em nosso cubo somente a opção Nova Ligação está disponível. Clicando nesta opção a seguinte tela será exibida: Neste formulário temos que preencher com as seguintes opções: Tabela Pai:selecione a tabela pai; Tipo de Relacionamento:selecione entre: LEFT JOIN A cláusula LEFT JOIN ou LEFT OUTER JOIN permite obter não apenas os dados relacionados de duas tabelas, mais também os dados não relacionados encontrados na tabela à esquerda da cláusula JOIN. Caso não existam dados relacionados entre as tabelas à esquerda e a direita do JOIN, os valores resultantes de todas as colunas da lista de seleção da tabela à direita serão nulos. RIGHT JOIN Ao contrário do LEFT JOIN, a cláusula RIGHT JOIN ou RIGHT OUTER JOIN retorna todos os dados encontrados na tabela à direita de JOIN. Caso não existam dados associados entre as tabelas à esquerda e à direita de JOIN, serão retornados valores nulos. INNER JOIN A cláusula INNER JOIN permite usar um operador de comparação para comparar os valores de colunas provenientes de tabelas associadas. Por meio desta cláusula, os registros de duas tabelas são usados para que sejam gerados os dados relacionados de ambas. Tabela Filho: selecione a tabela filho. No momento em que for preenchendo os campos outras opções serão abertas conforme o exemplo abaixo:

37 37 Campo da tabela Pai:escolha qual o campo que será atribuído o relacionamento; Tipo Comparação:escolha entre as opções alistadas conforme o exemplo abaixo: Campo da tabela Filho:escolha qual o campo que será atribuído o relacionamento. Depois de se certificar que preencheu todos os campos corretamente clique no botão Salvar.

38 38 Feito isso clique no botão voltar e na próxima tela já podemos observar nosso relacionamento lá. Depois clique no ícone X para fechar esta janela e ter acesso à área de modelagem novamente. Observe que o relacionamento foi criado com sucesso.

39 39 Editar e excluir relacionamentos O sistema oferece duas formas de editarmos os relacionamentos. A primeira é clicando na opção Ligações que está na barra de ferramentas. Após clicar nesta opção a seguinte tela será exibida: Clique em cima do relacionamento que você deseja editar. Abrirá o mesmo formulário de criação de relacionamentos. Na primeira linha podemos mudar as tabelas e na linha inferior podemos incluir um novo relacionamento. Não é possível editar um relacionamento criado anteriormente, neste caso temos que excluir o relacionamento antigo e criar um novo relacionamento. Para fazer isso basta clicar no botão Excluir. Depois de preencher s campos da linha Novo clique em Salvar. Outra forma de editar os relacionamentos é dar um duplo clique sobre a linha do relacionamento na área de modelagem.

40 40 Então será aberto o formulário de edição dos relacionamentos. Para excluir o relacionamento pela área de modelagem também podemos dar um clique em cima do relacionamento e depois apertamos a tecla DELETE. A mensagem abaixo será exibida: Após clicar em OK seu relacionamento será excluído. Tabela Nomeada Podemos criar uma nova tabela nomeada através de um comando em linguagem SQL. Para isso basta clicar no botão Tabela Nomeada que esta na barra de ferramentas. A seguinte tela será aberta:

41 41 Neste formulário temos os seguintes campos a serem preenchidos: Nome da Tabela:insira o nome da tabela; Comando Select:insira o comando em SQL. Após se certificar que preencheu tudo corretamente, clique no botão Salvar e o seguinte objeto será adicionado a área de modelagem: Neste caso, criamos uma tabela chamada Clientes. Para editar a Query basta dar um duplo clique na barra de títulos da tabela. As tabelas nomeadas são representadas pela cor amarela. Esta tabela pode ser manipulada como qualquer outra tabela contendo relacionamentos e etc. Gerar cubo Após modelar tudo referente ao cubo podemos clicar no botão Gerar Cubo que está na barra de ferramentas. Lembrando que dependendo do tamanho do banco de dados e da velocidade de sua conexão este processo pode demorar um pouco. Porém o sistema tem um tempo estimado para que seja calculado de acordo que o processo vai sendo executado.

42 42 Após concluir o carregamento do cubo clique no botão Confirmar. Pronto seu cubo foi criado e gerado com sucesso! Para confirmar, o ícone do cubo irá mudar de cor ficando assim: Podemos clicar no canto superior do lado direito do ícone para poder editá-lo. Editar informações do cubo Para editar as informações do cubo clique no ícone superior direito, conforme a imagem abaixo: Após clicar, a seguinte tela será exibida:

43 43 Nesta tela temos os seguintes campos a serem preenchidos: Na aba Informações Nome:insira o nome do cubo; Grupo:selecione o grupo ao qual o cubo pertence; Descrição:insira em poucas palavras a descrição do cubo; Na aba Pastas Organize por pastas as propriedades do seu cubo. Clique no botão, Nova Pasta. A seguinte tela será exibida:

44 44 Nesta janela atribua um nome para a pasta e depois clique no botão Salvar. Na aba campos Podemos editar os campos do cubo escolhendo entre texto, números e outros. Em números especialmente podemos escolher entre Moeda, Numeração ou Números com casas decimais. Aqui selecionamos os campos que desejamos organizar por pastas, conforme o exemplo abaixo:

45 45 Após atribuir os campos a pasta criada no desenvolvimento do dashboard eles serão representados da seguinte forma: Na aba campos calculados Nesta tela serão exibidos todos os campos calculados que temos em nosso cubo.

46 46 Criar um campo calculado Os campos calculados são utilizados para cálculos matemáticos ou cálculos dinâmicos entre campos do cubo. São utilizados nesta função fórmulas para apresentação de valores em momento de consulta nos dashboards. Os valores apresentados nos campos calculados não são armazenados previamente nos cubos, eles serão calculados diretamente em tempo de execução. Nesta janela temos os seguintes campos a serem preenchidos: Nome:insira o nome do campo calculado; Descrição:insira a descrição do campo calculado, utilize esta função para descrever as fórmulas, regras de negócio etc; Fórmula:insira a fórmula do campo calculado; Formatação:escolha entre as opções abaixo: Após preencher todos os campos corretamente clique no botão Salvar. Exemplo: Para calcularmos o percentual de atingimento de meta usamos a seguinte fórmula: ([VENDA] / [META])

47 47 Neste exemplo usamos uma fórmula para calcular o valor de Venda dividido pelo valor da meta e selecionamos como formatação a opção Percentual % para sabermos quantos por cento da meta foi atingida. Agendamento Podemos configurar o agendamento para a execução do cubo. Para isso clique no botão agendamento: Após clicar a seguinte tela será exibida:

48 48 Nesta tela serão alistados todos os agendamentos que temos em nosso sistema. Para criar um novo agendamento clique no botão Novo Agendamento. Nesta janela temos os seguintes campos a serem preenchidos: Nome:insira um nome para o agendamento; Descrição:insira uma breve descrição sobre o agendamento que será criado; Tipo:escolha o período que será executado o agendamento, poderá escolher semanal ou mensal dando a opção de selecionar o(s) mês(es) desejado; Período De/Até (horas):selecione o período de horas que será executado o agendamento; Intervalo (horas):selecione o intervalo que será executado o agendamento; Dias:selecione os dias que serão executados o agendamento; Cubos:aqui se encontram os cubos que estão disponíveis para incluirmos no agendamento; Cubos selecionados:arraste os cubos que serão selecionados para ser incluídos no agendamento, só relembrando que os cubos serão executados na ordem que aqui forem alistados, do primeiro até o último. Após se certificar que preencheu todos os campos corretamente clique no botão Salvar.

49 49 Exemplo: Suponhamos que gostaríamos que um cubo fosse executado semanalmente das 8:00 hs às 18:00 de segunda a sexta-feira. Neste caso a configuração ficaria conforme o exemplo abaixo: Dashboard Organização de pastas O s dashboards estão organizados em pastas iguais ao sistema de cubos. Da mesma forma, não podemos criar subpastas, mas podemos adicionar vários dashboards a uma pasta. Para acessarmos a área de criação de dashboards clicamos em DATALIKE >Dashboard. Quando acessar esse link a seguinte tela será exibida.

50 50 Manipulação de pastas O procedimento de manipulação de pastas é idêntico ao usado na seção Cubos. Para mais detalhes verifique a seção editar ou excluir pastas. Criar Dashboard Para criar um dashboard clique no botão Novo dashboard. Aparecerá uma tela para adicionar o nome do dashboard. Insira o nome do dashboard e depois clique em Salvar.

51 51 Após atribuir um nome ao dashboard aparecerá o seguinte ícone. Clicando no ícone do dashboard a seguinte tela será exibida: Barra de Ferramentas Rápida Barra de Ferramentas Completa Área de Modelagem

52 52 Barra de ferramentas Completa Componentes Insere uma caixa para organizar os objetos do dashboard; Insere um rótulo de texto; (Label) Insere um gráfico; (dashboard) Insere uma imagem;

53 53 Insere um filtro; Insere uma tabela; Insere uma tabela dinâmica; Insere um KPI. Configurações Nesta seção encontramos as seguintes opções:

54 54 Nome Dashboard:permite renomear o dashboard; Dimensões Dashboard:permite alterarmos as dimensões do dashboards; Mudar de Pasta:permite alterar a pasta onde foi salvo o dashboard; Atualização (minutos):permite estabelecer um tempo em minutos para atualização do dashboard. Template Nesta seção podemos alterar o Template do dashboard usando os seguintes componentes: Alterar cor de fundo:permite alterar a cor do fundo do dashboard; Inserir imagem:permite inserir uma imagem de fundo do dashboard (background); Duplicar Dashboard:permite duplicar o dashboard selecionado; Agrupar Filtros:permite agrupar os filtros. Barra de ferramentas rápida Insere uma caixa para organizar os objetos do dashboard;

55 55 Insere um rótulo de texto; (Label) Insere um gráfico; (dashboard) Insere uma imagem; Insere um filtro; Insere uma tabela; Insere uma tabela dinâmica; Insere um KPI; Exibe ou oculta as linhas na área de modelagem; Visualiza o dashboard com os dados do cubo Caixa organizadora A caixa organizadora serve para agrupar por grupos, gráficos, textos, imagens e etc. Quando inserimos uma em nosso dashboard o seguinte objeto é adicionado:

56 56 Clique no ícone do lápis no canto superior do objeto e abrirá as seguintes opções: Neste formulário temos os seguintes campos a serem preenchidos: Moldura:selecione entre sim ou não para mostrar ou não a moldura do objeto; Título:insira um título para o objeto; Cor de Fundo:selecione uma cor para o fundo do objeto. Após preencher todos os campos corretamente, clique no botão Alterar para salvar suas alterações. Rótulo de texto (Label) Podemos adicionar rótulos adicionais para um melhor entendimento de nossos dashboards. Quando inserimos este objeto ele será representado da seguinte forma:

57 57 Para editar o objeto, clique no ícone do lápis no canto superior direito e a seguinte tela será exibido: Neste formulário temos os seguintes campos a serem preenchidos: Conteúdo:insira o conteúdo do rótulo (Label); Fonte:selecione a fonte que será usada para o rótulo; Tamanho:selecione o tamanho da fonte; Alterar Cor:selecione a cor da fonte. Após se certificar que todos os campos foram preenchidos corretamente, clique no botão Alterar para salvar suas alterações. Gráfico (Dash) O objeto gráfico pode ser totalmente editado. Após clicarmos no botão para inserir o objeto, ele será adicionado à área de modelagem:

58 58 Para editar o gráfico, clique no ícone superior direito e a seguinte tela abrirá: Selecionar o tipo de gráfico (dash) Para selecionar o tipo de gráfico após inserir o objeto gráfico na área de modelagem, clique em editar no canto superior direito e depois na janela que se abre clique no ícone. A seguinte tela será aberta:

59 59 Nesta tela podemos escolher entre os tipos de gráficos disponíveis para usarmos em nosso dashboard. Todos estão organizados por tipos facilitando assim a localização do mesmo. Clicando em cima do dash escolhido uma imagem ampliada será mostrada para dar mais detalhes sobre o dash escolhido. Após selecionar o gráfico desejado, clique no botão Salvar para adicioná-lo à área de modelagem.

60 60 Tipos de gráficos Gráfico de barra O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. As barras podem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente. O gráfico de barras vertical às vezes é chamado de gráfico de colunas. Este tipo de representação utiliza barras tanto verticais quanto horizontais para ilustrar comparações (sendo este último mais conhecido como gráfico de colunas. Um eixo do gráfico mostra especificamente o que está sendo comparado enquanto o outro eixo representa valores discretos. Alguns gráficos de barra apresentam barras agrupadas em grupos (gráficos de barras agrupadas) e outros mostram as barras divididas em sub-partes para mostrar efeito acumulativo (gráficos de barras empilhadas). Gráfico de área básica O gráfico de área básica (também conhecido como área em camadas do gráfico.) baseia-se no gráfico de linhas. A área entre o eixo e a linha é preenchida com cores para indicar o volume. Os gráficos de área dão ênfase à alteração ao longo do tempo e chamam a atenção para um valor total entre uma tendência. Por exemplo, os dados que representam o lucro ao longo do tempo podem ser desenhados em um gráfico de área para dar ênfase ao lucro total. Os gráficos de área básica são uma ótima opção para:

61 61 Para ver e comparar as tendências de volume em série de tempo; Para as séries individuais representando conjunto contável fisicamente. Sugestões para gráficos de Área Básica Gráficos de área básica não são eficazes para comparar os valores devido à sobreposição nas áreas em camadas. No entanto, ele só funciona bem com duas ou três áreas diferentes. Quando você precisa comparar volume para mais de três medidas, tente usar os gráficos de linhas. Gráfico de combinação O gráfico de combinação é o gráfico que combina barras com linhas. Essa combinação dos dois gráficos possibilita uma rápida visualização dos dados. Os gráficos de combinação podem ter um ou dois eixos Y. Os gráficos de combinação são uma ótima opção para: Quando temos um gráfico de linhas e um gráfico de colunas com o mesmo eixo X; Para comparar várias medidas com intervalos de valores diferentes; Para ilustrar a correlação entre duas medidas em uma visualização; Para verificar se uma medida atende o destino definido pela outra medida; Para ganhar mais espaço na tela. Nas propriedades deste tipo de gráfico podemos escolher qual a série que iremos atribuir para cada campo que temos em nossa base. Podemos escolher entre Linha, Barra e área. Para isso clique no botão Alterar tipo de série.

62 62 Após clicar a seguinte tela será exibida: Após selecionar onde serão exibidos os valores clique em Voltar para voltar a tela anterior ou Fechar para fechar as propriedades. Gráfico de Pizza ou Rosca O gráfico de pizza não tem eixos, por isso ele é usado para comparar em escala de 0 a 100% dividindo entre as categorias. Os gráficos de rosca são bem semelhantes ao gráfico de pizza com a diferença de ter um espaço ao centro do gráfico permitindo a inserção de dados ou de ícones.

63 63 Sugestões para o uso do gráfico de pizza: A soma dos valores do gráfico deve somar até 100%; Muitas categorias são difíceis de visualizar e interpretar; Os gráficos de rosca são uma ótima opção para comparar uma determinada seção como um todo. Ao invés de comparar seções individuais entre si. Gráfico de Funil Um gráfico de é usado para visualizar um processo linear com estágios conectados em seqüência. Por exemplo, um funil de vendas que controla os clientes por fases: Cliente potencial > Cliente potencial qualificado > Prospecto > Contrato > Fechar. Em uma forma prática de visualização, a forma do funil transmite a integridade do processo que estamos controlando. Cada estágio de funil é representado por um percentual do total. Portanto, na maioria dos casos, um gráfico de funil tem a forma de um funil com o primeiro estágio, sendo o maior e cada estágio posterior menor do que seu antecessor. Um funil em forma de pêra também é útil, pois ele pode identificar um problema no processo. Mas, em geral, o primeiro estágio, o estágio de "entrada", é o maior.

64 64 Gráfico de medidor radial (Gauges) Um gráfico de medidor radial (Gauges) tem um arco circular e exibe um único valor que acompanha o progresso em relação a um objetivo KPI. A meta, ou valor de destino é representado por uma linha (agulha). O progresso em relação a este objetivo é representado pelo sombreamento. Todos os valores possíveis são distribuídos uniformemente ao longo do arco, do mínimo (valor mais à esquerda) para o máximo (valor mais à direita). Os medidores radiais são uma ótima opção para: Mostrar o progresso para atingir uma meta. Representar uma medida percentual, como um KPI. Mostrar a integridade de uma única medida. Exibir informações que podem ser examinadas e compreendidas rapidamente. Ao selecionar este tipo de gráfico podemos selecionar manualmente os valores clicando em Novo Parametro e preenchendo os campos conforme mostra a imagem abaixo:

65 65 Gráfico de pirâmide O gráfico de pirâmides é bastante utilizado para visualizar faixas etárias de alguma região geográfica, mas outras aplicações também podem ser beneficiadas com esse tipo de gráfico. Dados do gráfico Após inserir um gráfico, temos que determinar quais os dados que alimentarão esse gráfico. Para alterar, clique no botão e a seguinte tela será exibida:

66 66 Neste formulário temos os seguintes campos a serem preenchidos: Pasta:selecione a pasta onde se encontra o cubo que alimentará seu gráfico; Cubo:selecione o cubo; Mostrar Filtros Interativos:habilita ou desabilita os filtros interativos. Após preencher tudo corretamente, clique no botão Confirmar para salvar suas alterações. Após clicar, a seguinte tela será exibida:

67 67 Do lado esquerdo da janela temos os campos e do lado direito temos os itens do gráfico. Usando o botão podemos alterar a visualização desta tela. Podemos selecionar entre Empilhar, Lado a lado, Somente Campos, Somente Itens e Somente Itens Empilhados. Aqui podemos definir onde será alocado cada campo conforme o exemplo abaixo:

68 68 Opções dos campos Utilizando a seta que fica ao lado direito do campo podemos ter acesso a mais opções relacionadas aquele campo. Ao clicar a seguinte tela será exibida: Nesta janela podemos preencher os seguintes campos: Nome Personalizado:insira um nome personalizado para o campo; Cálculo:escolha entre soma, contagem, contagem distinta, média, mínimo e máximo;

69 69 Filtro:selecione qual filtro será atribuído a este campo; Critérios:selecione qual critério será atribuído ao campo; Ordenar:selecione de A a Z ou de Z a A. Após preencher todos os campos corretamente clique no botão Confirmar e depois clique em fechar no canto superior direito. Drill Down Drill Down é um processo onde estamos olhando a informação sumarizada e decidimos que queremos ver os detalhes por trás destas informações. Caso seu gráfico tenha vários níveis, use esta ferramenta para adicionar outros gráficos. Para adicionar um Drill Down, clique no ícone. A seguinte tela será aberta:

70 70 Para adicionar o gráfico, clique no botão Adicionar gráfico. A seguinte tela será aberta: O procedimento nesta tela é igual ao adicionar um gráfico. O gráfico adicionado terá o nome de gráfico filho 1. Excluir gráfico Para excluir um gráfico, clique no ícone superior direito no objeto gráfico conforme a imagem abaixo:

71 71 Propriedades do gráfico Em todos os gráficos podemos alterar as propriedades clicando no ícone superior direito. Será aberta a seguinte janela: Nesta janela temos as seguintes opções Mostrar rótulo:selecionamos entre on/off; Mostrar valores:selecionamos entre on/off; Mostrar valores em %:selecionamos entre on/off; Mostrar valores do eixo Y:selecionamos entre on/off;

72 72 Limite eixo Y:inserimos o valor do limite do eixo y; Posição da legenda:selecione entre baixo ou direita. Paleta de cores Podemos escolher entre os padrões de cores disponíveis nesta seção, conforme a imagem abaixo: As cores serão aplicadas em todos os elementos do gráfico, tais como barras, linhas e etc.

73 73 Título Nesta seção temos os seguintes campos a serem preenchidos: Título:insira o título para seu gráfico (para que esta função funcione não se esqueça de habilitar o botão Mostrar títulos ); Tamanho:insira o tamanho da fonte do título; Cor:selecione a cor do título.

74 74 Subtítulo Subtítulo:insira o subtítulo para seu gráfico (para que esta função funcione não esqueça de habilitar o botão Mostrar títulos ); Tamanho:insira o tamanho da fonte do subtítulo; Cor:selecione a cor do subtítulo.

75 75 Cor da fonte Nesta seção podemos definir a cor da fonte e o tamanho para todos os textos que aparecem no gráfico com exceção do título e subtítulo que são definidos em seções diferentes. Borda

76 76 Nesta seção temos os seguintes itens a serem preenchidos: Mostrar borda:selecione entre on/off; Cor:selecione a cor da borda do gráfico; Espessura:selecione a espessura da borda do gráfico. Cor de fundo Nesta seção podemos selecionar uma cor para o fundo do gráfico.

77 77 Imagem de fundo Nesta seção podemos definir uma imagem para fundo do gráfico através de um link (URL). Inserir Imagem Para inserir uma imagem na área de modelagem do dashboard clique no ícone inserido na área de modelagem:. Após clicar o seguinte objeto será Após clicar no ícone superior direito, o sistema pedirá para você localizar o arquivo da imagem em seu computador conforme o exemplo abaixo:

78 78 Após selecionar a imagem aparecerá uma tela de carregando. Logo após, a imagem será carregada na área de modelagem do dashboard. Inserir Filtros Para inserir um filtro na área de modelagem do dashboard clique no ícone inserido ao dashboard:. Após clicar, o seguinte objeto será

79 79 Para editar este objeto clique no ícone superior direito e a seguinte janela será exibida: Nesta janela temos as seguintes opções: Tipo:selecione entre Lista, Texto ou Data ; Múltiplos valores:selecione entre sim ou não ; Usar cubo:selecione entre sim ou não ; Pasta:escolha a pasta onde está seu cubo; Cubo:escolha o cubo que alimentará o filtro. Depois de se certificar que todos os campos foram preenchidos corretamente, clique no botão Confirmar. Após clicar, a seguinte janela será exibida: Quando você clicar em um dos campos aparecerá à seguinte tela para a configuração do campo do filtro:

80 80 Nesta janela podemos editar o filtro usando os seguintes campos: Nome Personalizado:insira um nome personalizado para seu filtro; Filtro:selecione o campo que será inserido no filtro; Critérios:selecione o critério a ser aplicado no filtro, conforme a imagem abaixo: Ordenar:selecione como será ordenado o resultado de seu filtro, conforme a imagem abaixo:

81 81 Após concluir a edição, clique no botão Fechar para voltar à área de modelagem do dashboard. Inserir tabela ou tabela dinâmica Quanto maior for tamanho dos seus dados e a quantidade de informações contidas, mais difícil será para gerenciá-lo e até mesmo para realizar buscas por esses dados. Neste caso, você poderá criar tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados de suas planilhas. Além disso, com ela ficará mais fácil também a reordenação de linhas e colunas em suas tabelas. Para inserir uma tabela clique no ícone. Para inserir uma tabela dinâmica clique no ícone. Após clicar, o seguinte objeto será inserido no dashboard (procedimento abaixo é utilizado tanto para a tabela como para a tabela dinâmica): Para editar a tabela clique no ícone no canto superior direito e a seguinte janela será exibida: Nesta janela temos os seguintes campos a serem preenchidos:

82 82 Pasta:selecione a pasta que está seu cubo; Cubo:selecione o cubo que servirá de base para a tabela; Mostrar filtros interativos:selecione entre sim ou não ; Após preencher todos os campos corretamente clique no botão Confirmar. A seguinte janela será exibida: Nesta janela selecionamos os campos que serão exibidos na tabela. Inserir um KPI (Key Performance Indicator) Um KPI (Indicador Chave de Desempenho) é uma indicação visual que comunica a quantidade de progresso feito em relação a uma meta mensurável. O uso do KPI é aplicável quando queremos medir o progresso ou quando queremos medir a distancia para uma meta. Um KPI se baseia em uma medida específica e é projetado para ajudá-lo a avaliar o status e o valor atual de uma métrica em relação a uma meta definida. Portanto, um visual do KPI requer uma medida base que é avaliada como um valor e um valor ou medida de destino e um limite ou meta. Para inserir um indicador KPI clique no ícone do dashboard:. Após clicar, o seguinte objeto será adicionado à área de modelagem Para editar o objeto KPI clique no ícone no canto superior direito e a seguinte janela será aberta:

83 83 Nesta janela temos os seguintes campos a serem preenchidos: Pasta:selecione a pasta que contem o seu cubo; Cubo:selecione o cubo que alimentará seu objeto KPI; Mostrar filtros interativos:selecione entre sim e não ; Tamanho:selecione o tamanho do seu KPI, escolha entre pequeno, médio e grande ; Cor 1:selecione a cor que você deseja para o indicador principal; Cor 2:selecione a cor que você deseja para o indicador secundário. Após se certificar que todos os campos foram preenchidos corretamente clique no botão Confirmar. Após clicar, a seguinte janela será exibida: Nesta janela podemos escolher quais campos usaremos para o indicador KPI.

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão 1 MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão 001.01 2 Conteúdo Recomendações... 7 Como se logar... 7 Usuários... 8 Criar um usuário... 8 Editar um usuário... 12 Alterar Foto... 14 Meu Perfil... 15 Ouvir

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão 1 MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão 001.02 2 Conteúdo Recomendações... 8 Como se logar... 8 Usuários... 9 Criar um usuário... 9 Editar um usuário... 12 Alterar Foto... 14 Meu Perfil... 15 Ouvir

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão

MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE. Versão 1 MANUAL TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DATALIKE Versão 001.03 2 Sumário Recomendações... 9 Como se logar... 9 Usuários... 10 Criar um usuário... 10 Editar um usuário... 13 Alterar Foto... 15 Meu Perfil... 17 Ouvir

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 17/01/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

RPPA. Coordenador. (51)

RPPA. Coordenador. (51) RPPA Coordenador (51) 3330 7771 suporte@qualitin.com 1 Capítulo Página 0 Fazendo seu login 4 0.1 Menu de navegação 9 1 Dashboard 12 2 Monitores 18 3 Agenda 24 4 Histórico 28 5- Análise 37 6 Pendências

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas.

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas. Módulo Agenda Neste tutorial, irei mostrar todos os passos possíveis diante do Módulo Agenda. E para isso, dividimos em 3 tópicos este assunto para que tenha melhor entendimento. Então, iremos começar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 1 Acesso ao Sistema SA Para acessar o sistema, clique no link da área de trabalho do sistema SA Strategic Adviser. Na tela de acesso inicial

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 5 6 - Editar perfil do usuário... 9 7 - Definir permissões

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S

SUBIR LISTAS DE  S SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5.

GABARITO AULA 01. a-4; b-1; c-2; d-3; e-5. GABARITO AULA 01 Exercício Nº 1 Tipo avaliação Alternativa certa. Questão O Microsoft Publisher tem a função de: Alternativas a) criar slides. b) editar apresentações. c) desenvolver publicações com aparência

Leia mais

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro

ForPDI. 1. Cadastro. Completar cadastro ua an M ld o io ár su U I D rp Fo Sumário 1 - Cadastro... 3 2 - Login no sistema... 4 3 Recuperação de senha... 5 4 - Configurações do Sistema... 9 5 Pré-cadastro de usuários... 10 6 - Editar perfil do

Leia mais

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Para incluir Equipe

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESEMVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito por

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS...

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS... Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃWLSRÃGHÃJUiILFR $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃ'DGRVÃGHÃ2ULJHPÃGRÃ*UiILFR 2XWUDVÃDOWHUDo}HVÃQRÃJUiILFR *UiILFRVÃGHÃ7RUWD *UiILFRVÃGHÃ/LQKDÃHÃ*UiILFRVÃGHÃ'LVSHUVmRÃÃ;

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH

Avaliação de Desempenho. (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho (Modelo de Avaliação e Criação de Evento) Fortes RH Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que facilita e organiza a apreciação do valor, analisando

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

Boletins Informativos

Boletins Informativos Boletins Informativos Esta documentação irá explicar-lhe, passo a passo, como criar e enviar sua primeira Newsletter. Criar um boletim informativo Entrar no back-end e clique no menu Componentes -> AcyMailing

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema:

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: CRIAÇÃO DE OBRAS 1 - Criando uma Obra / Orçamento Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: Orçamento Calculado Levanta-se o peso, aplica-se uma fórmula que fornecerá o preço final do orçamento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180 Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração 1 de 180 ACESSO..3 INTERFACE ÁREA 1..11 INTERFACE ÁREA 2..35 INTERFACE ÁREA 3..37 INTERFACE ÁREA 4..39 CAIXAS ORGANIZADORAS...49 GRID DE DADOS...101 DETALHAMENTO DO

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais