Cloud Computing, Big Data, Mobilidade e Social Business

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cloud Computing, Big Data, Mobilidade e Social Business"

Transcrição

1 Cloud Computing, Big Data, Mobilidade e Social Business Miguel Azevedo Nunes - Setembro 2013

2 Índice 1. Conceito de Coud Computing computação em nuvem 2. Modelos de serviços IaaS - PaaS - SaaS 3. Impactos nas empresas: vantagens e principais riscos 4. Oferta de Clouds em Portugal 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem - - Os 3 principais eixos da estratégia Europeia - Preocupações Regulatórias 6. Proteção de dados e privacidade na cloud 7. Big Data 8. Cloud Computing, Big Data, mobilidade e social business

3 1. Conceito de computação em nuvem A computação em nuvem consiste no armazenamento, tratamento e utilização de dados, tais como ficheiros de texto, imagem ou video, em computadores remotos que se podem aceder através da Internet. Atualmente os utilizadores acedem a serviços (e.g. webmail ou redes sociais) que se baseiam na computação em nuvem.

4 1. Conceito de computação em nuvem Computação em nuvem Acontece quando infraesturas de serviços, plataformas de serviços, e software, são centralizados e distribuídos ao utilizador final através da rede. A próxima grande evolução na internet será a cloud computing, onde pessoas, e empresas, grandes e pequenas, instituições, e até países, colocarão a sua informação e os seus dados em Data Centers remotos de grande capacidade gerando com isso economias de escala e redução de custos.

5 1. Conceito de computação em nuvem Outras definições de computação em nuvem (hard topic do defined) Wikipedia: ( ) cloud computing) refere-se à utilização da memoria e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internent seguindo o princípio da computação em nuvem. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. 3 Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet a "grande nuvem" de computadores sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse e saída (monitor).

6 1. Conceito de computação em nuvem Outras definições de computação em nuvem U.S Department (NIST) of Commerce - National Institute of Sandards and Technoloy Define cloud computing, como: a model for enabling ubiquitous, convenient, on-demand network access to a shared pool of configurable computing resources (e.g. networks, servers, stroage, applications, and services) that can be rapidly provisioned and released with minimal managemente effort or service provider interaction.

7 1. Conceito de computação em nuvem

8 1. Conceito de computação em nuvem

9 1. Conceito de Computação em nuvem

10 2. Modelos de Serviços Infrastructure as a Service (IaaS): Possibilita aos clientes o acesso à infraestrutura (hardware e software) de suporte a um serviço (ou conjunto de serviços). Platform as a Service (PaaS): Utilização pelo cliente através de uma plataforma de um conjunto de software e ferramentas para desenvolvimento das suas aplicações. Software as a Service (SaaS): O fornecedor do serviço disponibiliza o acesso ao software e bases de dados da aplicação ao cliente, que a irá correr a partir da nuvem.

11 2. Modelos de serviços

12 3. Impactos nas empresas: vantagens e riscos associados A colocação dos recursos de TI de uma determinada empresa na cloud pode na realidade tornar a empresa mais competitiva. Empresas com uma menor capacidade financeira para investir nos seus próprios recursos deverão através da computação em nuvem conseguir competir mais facilmente com empresas com recursos próprios. A decisão pela adopção de sistemas de computação em nuvem deve ter base os seguintes pressupostos: Redução de custos Maior rapidez para lançamento e descontinuidade de serviços Escalabilidade Desempenho

13 3. Impactos nas empresas: vantagens e riscos associados Apesar das vantagens que a computação em nuvem permite, existem também riscos de segurança na sua utilização. A avaliação e o conhecimento desses riscos deve ser tida em conta na decisão e contratação de sistemas de computação em nuvem. Alguns dos riscos de segurança mais relevantes: Perda de Controlo Adição/eliminação de informação de forma Falhas (isolamento) Interface de Gestão Privacidade e Segurança

14 3. Impactos nas empresas vantagens Redução de custos Poupança de custos de investimento em plataformas de hardware e software próprios e poupança de custos operacionais devido ao efeito de economia de escala e à utilização partilhada das infraestruturas na nuvem; Maior rapidez para lançamento e descontinuidade de serviços A não necessidade de aquisição de plataformas de hardware e software próprias torna mais rápida a disponibilidade de novos serviços ou a descontinuidade de serviços já existentes; Escalabilidade Como a capacidade das plataformas é gerida pelo fornecedor dos serviços na nuvem, o tempo e custos para satisfazer um requisito de expansão de um determinado cliente são mais reduzidos do que no cenário de uso de plataformas próprias; Desempenho Utilização de acessos que suportem elevados ritmos de transmissão de dados (ex. fibra óptica) para se obter um bom desempenho na cloud computing.

15 3. Riscos associados Perda de controlo Com a utilização de serviços de computação através da nuvem, o cliente cede a terceiros (fornecedor da nuvem) o controlo desses serviços; Adição//eliminação da informação de forma incompleta/insegura Privacidade e Segurança Isolamento de falhas A existência de mecanismos que efetuam a gestão de recursos partilhados (e.g. discos, processadores) entre vários clientes de serviços da nuvem, pode inviabilizar que uma falha nesses recursos não afete vários clientes; Interface de gestão Sendo a interface de gestão do serviço disponibilizada pelo fornecedor da nuvem ao cliente através da internet, a mesma pode representar um risco, nomeadamente quando associada a vulnerabilidades dos browsers ou ao mecanismo de transporte dos dados que deve recorrer à encriptação.

16 3. Riscos associados

17 3. Riscos associados

18 4. Oferta de clouds em Portugal Modelos de serviços através da cloud

19 4. Ofertas de Clouds em Portugal

20 4. Ofertas de Clouds em Portugal Armazenamento na cloud

21 4. Ofertas de Clouds em Portugal

22 4. Ofertas de Clouds em Portugal

23 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Unleashing the potencial of cloud computing in Europe Os principais eixos da estratégia são: 1. Existência de condições contratuais seguras e justas (development of model safe and fair contrat terms - Service Level Agreements) 2. Harmonização de normas (cutting through the jungle of standards) 3. Estabelecimento de uma Parceria Europeia (European cloud partnership to drive innovation and growth for the public sector)

24 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Estratégia:

25 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Principais eixos da estratégia (cont): 1. Existência de condições contratuais seguras e justas O obectivo é desenvolver um modelo contratual seguro e justo para os serviços de computação em nuvem (incluindo acordos sobre o nível de serviço (SLA), de modo a abranger questões como: - Preservação dos dados depois de terminado o contrato - Divulgação e integridade dos dados - Propriedade dos dados - Subcontratação por terceiros

26 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Principais eixos da estratégia (cont): 2. Harmonização de normas (cutting through the jungle of standards) Desfazer o emaranhado de normas técnicas, para que a interoperabilidade, portabilidade dos dados e a reversibilidade sejam possíveis para os utilizadores da nuvem, devendo ser identificadas as normas necessárias. Dar apoio à instauração de sistemas de certificação que vigorem em toda a UE para prestadores de serviços de computação em nuvem de confiança É indispensável criar um ambiente de confiança na computação em nuvem e incentivar a adoção dessa tecnologia.

27 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Principais eixos da estratégia (cont): 3. Estabelecimento de uma Parceria Europeia (European cloud partnership to drive innovation and growth for the public sector) Criar uma parceria europeia no domínio da computação em nuvem com os Estados-Membros e a indústria para tirar partido do poder de compra do sector público (que representa 20% de todos os gastos com TI), a fim de moldar o mercado europeu à utilização da cloud, e aumentar as hipóteses de os prestadores europeus de serviços em nuvem crescerem e atingirem uma escala competitiva Espera-se também conseguir uma redução nos custos da administração pública on-line.

28 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Preocupações regulatórias: Acesso A Cloud tem de estar acessível a todos - linhas de orientação para facilitar o esclarecimento e o fornecimento de serviços baseados na computação em nuvem aos clientes/empresas (sectores indústria, saúde e cuidados médicos e educação). Segurança assegurar a proteção contra cyberattacks, recuperação de desastres (disaster recovery), transferência de dados pessoais (comércio electrónico) entre países (e.g. Safe Harbour Policy).

29 5. Estratégia da CE para um mercado de serviços de computação em nuvem Preocupações regulatórias (cont): Privacidade e segurança da Informação necessário proteger os dados pessoais e das empresas, preservar o fluxo da informação (transmissão) de e para a Cloud. Interoperabilidade entre diferentes Clouds, diferentes localizações, etc. Sustentabilidade - ter em conta os aspectos ambientais e de redução do consumo energético. smart cloud strategy que vise assegurar a sustentabilidade ambiental da infraestrutura associada à computação em nuvem e diminuir os impactos ambientais da instalação de centros de dados (promovendo o chamado green by cloud ) redução das emissões carbónicas.

30 6. Protecção de dados e privacidade na cloud 1. A utilização da Cloud ou de serviços ligados à Cloud representa um desafio à segurança e privacidade. 2. Grande parte da regulação ligada à Cloud computing está ligada proteção de dados, como e onde serão os dados tratados. 3. Localização dos dados data is abstrated, held somewhere else transferência para fora da Zona Económica Europeia, lista de países ou territórios possíveis, Safe Harbor Agreement 4. Elementos necessários em matéria de proteção de Dados no caso de serem inseridos ou disponibilizados Dados na Cloud

31 6. Protecção de dados e privacidade na cloud Futuro 1. Revisão da Directiva proteção de dados (DPD) - Maior controlo sobre os direitos individuais - Fortalecimento do mercado interno - Protecção dos dados em várias áreas - Uniformização na aplicação da Lei 2. Na perspectiva do utilizador de serviços - Maior controlo dos dados pessoais - Facilidade no acesso aos dados - Maior proteção - Segurança jurídica no comercio electrónico e na partilha de informação

32 6. Protecção de dados e privacidade na cloud Principais mudanças right to be forgotten Consentimento explicito Notificação dentro de 24h Estabelecimento de regras comuns em matéria de proteção de dados em toda a UE Uma Autoridade Nacional em matéria de proteção de dados Aplicações das regras da EU a empresas que têm a sede fora da EU Eliminação de barreiras Administrativas Reforço dos poderes das Autoridades Nacionais de Proteção de Dados

33 6. Protecção de dados e privacidade na cloud Recomendações para melhores práticas (trends in telecommunication Reform UIT) Facilitar a literacia da cloud Desenvolvimento de expertise Criação de normas com utilidade e aplicação no contexto da cloud Revisão das actuais normas

34 7. Big Data Noção conceito Gigantescos conjuntos de dados digitais detidos por empresas, governos e outras grandes organizações, que se baseiam na crescente capacidade da tecnologia para suportar a recolha e armazenamento de grandes quantidades de dados, mas também para analisar, compreender e aproveitar o valor total dos dados. Termo popular usado para descrever o crescimento exponencial de dados disponíveis, de forma esctrutuada ou não estruturada Os 3 V s - Volume - Velocidade - Variedade

35 7. Big Data Comparação Data Warehouse com Big Data Um Data Warehouse (Armazém de dados) é um conjunto de dados baseado em assuntos integrados, não voláteis, variáveis em relação ao tempo, e destinado a auxiliar em decisões de negócios, diferente do big data que se baseia em grande volume de dados, voláteis ou não, com maior velocidade. E também em vez de criar um subconjunto limpo de dados do utilizador para os colocar numa data warehouse e serem consultados a partir de um número limitado de formas pré-determinadas, o software de big data recolhe todos os dados que uma organização gera e permite que os administradores e analistas se preocupem em como usá-los mais tarde.neste sentido são mais escaláveis do que os bancos de dados tradicionais e as datas warehouses.

36 7. Big Data Big Data Revolution A importância do Big Data Benefícios Económicos e Sociais (knowledge is the engine of our economy and Data is the fuel) No sectores tradicionais, no sector público, na ciência, para o cidadão comum

37 7. Big Data Desafios do Big Data - Saber o que guardar Como tirar melhor vantagens Usar as tecnologias e sistemas adequados - Privacidade e segurança Novos sistemas de encriptação e proteção Consentimento explicito

38 8. Cloud Computing, Big Data, mobilidade e Social Business

39 8. Cloud Computing, Big Data, mobilidade e Social Business O conceito dos novos sistemas provavelmente será : Everything as a service

40 Obrigado! Setembro de 2013

Cloud Computing Thomas Santana IBM Corporation

Cloud Computing Thomas Santana IBM Corporation Cloud Computing Thomas Santana 1 Definição de Cloud Computing NIST * (Technical Definition) Cloud computing is a model for enabling ubiquitous, convenient, on demand network access to a shared pool of

Leia mais

Computação em nuvem (Cloud Computing)

Computação em nuvem (Cloud Computing) Computação em nuvem (Cloud Computing) Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Computação em nuvem O termo computação em nuvem refere-se a modelo de capacitação na qual

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

TICE Telecomunicações: Tendências, Desafios e Oportunidades

TICE Telecomunicações: Tendências, Desafios e Oportunidades TICE Telecomunicações: Tendências, Desafios e Oportunidades Aveiro, 13.03.2015 Alcino Lavrador PT Inovação Um mundo conectado e digital mundo conectado mobilidade digitalização e virtualização big data

Leia mais

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS

INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS INTERNET DAS COISAS NAS NUVENS por Tito Ocampos Abner Carvalho Cleiton Amorim Hugo Brito Agenda Introdução Computação em nuvem + Internet das Coisas Infraestrutura como Serviço Plataforma como Serviço

Leia mais

Cloud Computing O papel da auditoria interna no equilíbrio entre o risco e a oportunidade 16 novembro 2017

Cloud Computing O papel da auditoria interna no equilíbrio entre o risco e a oportunidade 16 novembro 2017 www.pwc.com O papel da auditoria interna no equilíbrio entre o risco e a oportunidade 16 Agenda Tipos de Cloud e exemplos de utilização Principais benefícios e desafios Drivers de risco Principais Riscos

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Primavera SaaS v9.15 Guia operacional para o Parceiro V1.5 julho-2016

Primavera SaaS v9.15 Guia operacional para o Parceiro V1.5 julho-2016 Primavera SaaS v9.15 Guia operacional para o Parceiro V1.5 julho-2016 Conteúdos Introdução... 3 Sistemas Operativos Clientes suportados no SaaS... 4 Acesso... 4 Utilizador Final... 4 Parceiro... 5 Acesso

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Introdução à Cloud Computing Aula 26 A Internet se popularizou como uma fonte de acesso a recursos Se encontra de tudo (documentos, vídeos, acesso a serviços

Leia mais

Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional. DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP

Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional. DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP Oficina 3: Desmistificando a Adoção de Serviços em Nuvem Contratação de Serviços em Nuvem Computacional DANIEL TRONCOSO Professor - IBGP Computação em Nuvem National Institute of Standards and Technology

Leia mais

O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL

O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL Tecnologia de Informação O que é mais importante O principal objetivo dos departamentos de TI é proporcionar aos funcionários aplicações cruciais

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática 2017.1 Uma biblioteca Multi-Tenant para Flask Proposta de Trabalho de Graduação Aluno: Bruno Resende Pinheiro

Leia mais

MEIC Sistemas Distribuídos

MEIC Sistemas Distribuídos MEIC Sistemas Distribuídos 2 de março de 2017 Rodrigo Miragaia Rodrigues Baseado nos slides apresentados por Paulo Ferreira Departamento de Engenharia Informá3ca 2 Fonte: Malte Schwarzkopf. Operating system

Leia mais

Moving Business Forward

Moving Business Forward Moving Business Forward Apresentação eurotux.com/empresa/ Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Especializada em planeamento, integração e implementação de sistemas informáticos.

Leia mais

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud.

Conheça o Vivo Cloud. Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud. Vivo Cloud Conheça o Vivo Cloud Soluções avançadas com as melhores tecnologias do mercado para aprimorar seus negócios. Sua empresa precisa de Cloud Recursos de computação, armazenamento, redes, segurança,

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro Programa EaSI É um instrumento de financiamento, a nível europeu, gerido diretamente pela Comissão Europeia, para apoiar o emprego, a política social e a mobilidade profissional em toda a UE Visa contribuir

Leia mais

NOVAS ARQUITETURAS DE ARMAZENAMENTO PARA BROADCAST EM UM MUNDO INTERLIGADO

NOVAS ARQUITETURAS DE ARMAZENAMENTO PARA BROADCAST EM UM MUNDO INTERLIGADO Painel Armazenamento NOVAS ARQUITETURAS DE ARMAZENAMENTO PARA BROADCAST EM UM MUNDO INTERLIGADO Marcelo Blum Systems and Technology Manager Videodata marceloblum@videoata.com.br Videodata Pioneira em Media

Leia mais

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação

Cloud Computing. Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação Cloud Computing Prof. Marcio R. G. de Vazzi Analista De sistemas Especialista em Gestão Mestrando em Educação www.vazzi.com.br profmarcio@vazzi.com.br Your Logo Estrutura da palestra Estrutura da T.I.

Leia mais

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 3 Computação em Nuvem Bacharelado em Ciência da Computação Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU Computação em Nuvem Por que Nuvem? Um Pouco

Leia mais

O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO

O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO GERAÇÃO DE VALOR PARA O NEGÓCIO ATRAVÉS DA NUVEM CENÁRIO MACROECONÔMICO Cenário econômico desafiador... PIB: -1,01% Inflação: 8,26% Selic: 13,50% Dólar:

Leia mais

Isabel Reis. Diretora Geral EMC Portugal

Isabel Reis. Diretora Geral EMC Portugal Isabel Reis Diretora Geral EMC Portugal 1 O MUNDO COMO O CONHECEMOS, ESTÁ A MUDAR 2 ESTRATÉGIA / TI / PESSOAS 3 ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO vs TI Crescimento Exponencial, Insustentável Para TI Mainframe 1ª Plataforma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação DO QUE É COMPOSTO UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

DESAFIOS INSTITUCIONAIS DA TRIBUTAÇÃO DA NUVEM

DESAFIOS INSTITUCIONAIS DA TRIBUTAÇÃO DA NUVEM TATHIANE DOS SANTOS PISCITELLI PROFESSORA DA FGV DIREITO SP. DOUTORA EM DIREITO PELA USP ROBERTO FRANÇA DE VASCONCELLOS PROFESSOR DA FGV DIREITO SP. DOUTOR EM DIREITO PELA USP DESAFIOS INSTITUCIONAIS DA

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Computação e Armazenamento na Nuvem a) A Nuvem A nuvem é um dos apelidos aplicados a um determinado ambiente de rede. Existem nuvens com acesso restrito

Leia mais

Sumário Executivo. Fevereiro 18 2

Sumário Executivo. Fevereiro 18 2 CloudView in Portugal Executive Report 2018 Sumário Executivo Este estudo insere-se no trabalho sistemático de pesquisa IDC CloudView, o qual disponibiliza uma visão das oportunidades relacionadas com

Leia mais

Apresentação de Serviço

Apresentação de Serviço Apresentação de Serviço Índice Apresentação de Serviço... 2 Funcionalidades... 3 Tarifário..... 5 Serviços de Suporte à Instalação... 6 Suporte Remoto à Instalação... 6 Suporte Onsite à Instalação... 6

Leia mais

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes

Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem. Palestrante: Herlon Hernandes Arquitetura de Conectividade para Ambientes de Computação em Nuvem Palestrante: Herlon Hernandes Sumário Evolução dos Ambientes Computacionais Estrutura Tradicional Tecnologias Virtualização Requisitos

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações COMPUTAÇÃO EM NUVEM E PROCESSAMENTO MASSIVO DE DADOS Conceitos, tecnologias e aplicações Jaqueline Joice Brito Slides em colaboração com Lucas de Carvalho Scabora Sumário Computação em Nuvem Definição

Leia mais

Panagiotis V. Xylaras Alliances & Strategic Accounts

Panagiotis V. Xylaras Alliances & Strategic Accounts Quais são os principais desafios da Infraestrutura de TI no Brasil, oportunidades, desafios, mercado de Cloud, Equinix Cloud Exchange e Infra-estrutura. Panagiotis V. Xylaras Alliances & Strategic Accounts

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014 INFORMÁTICA 1 PHISHING / PHISHING SCAM Mensagens não solicitadas enviadas por e-mail de uma fonte aparentemente verdadeira (banco, empresa ou site popular); Procura induzir o acesso à páginas fraudulentaspara

Leia mais

Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem

Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem DEBATE 2 Pontos Críticos na Especificação de Serviços Computação em Nuvem MEDIADOR: Prof. Geraldo Loureiro - IBGP Debatedores Breno Gustavo da Costa TCU Iran Martins Porto Júnior Serpro Waldeck Araújo

Leia mais

Nuvem Computacional da UFABC

Nuvem Computacional da UFABC Nuvem Computacional da UFABC I Workshop @NUVEM Prof. Dr. Gustavo Sousa Pavani Universidade Federal do ABC (UFABC) 22 de Novembro de 2017 Gustavo S. Pavani (UFABC) Nuvem Computacional da UFABC 22 de Novembro

Leia mais

VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ

VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ 1 SUMÁRIO! O que é a Assessoria de Informática e sua missão.! O Registro Eletrônico de Eventos

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato:

Tópicos Especiais em Redes - TER. Cloud Computing. Prof. Dayvidson Bezerra Contato: Tópicos Especiais em Redes - TER Cloud Computing Prof. Dayvidson Bezerra Contato: dayvidsonbezerra@gmail.com O que é Computação na Nuvem? O que é Computação na Nuvem? Segundo o NIST, Cloud Computing é

Leia mais

Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua

Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua INF628 - Engenharia de Software para Sistemas Distribuídos Arquiteturas para Cloud Computing Sandro S. Andrade sandroandrade@ifba.edu.br Objetivos Apresentar

Leia mais

Addressing Cibersecurity in the Digital Transformation

Addressing Cibersecurity in the Digital Transformation Addressing Cibersecurity in the Digital Transformation 2 1. A Transformação Digital 2. O Mercado Único Digital 3. Estratégia UE para a Cibersegurança 4. A Evolução do Cibercrime 5. Os Desafios da Cibersegurança

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM Renato da Costa BB CESPE 2008 Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos,

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019 Aluno: Matrícula: 1º Bim Curso: Administração Data: 02/04/2019 Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 9 (nove) questões distribuídas entre

Leia mais

Proposta Comercial CloudFlex

Proposta Comercial CloudFlex Transformando o mundo através da TI como Serviço Proposta Comercial CloudFlex www.centralserver.com.br Cloud Servers Hospedagem de Sites Email Corporativo 0800 701 1993 +55 11 4063 6549 AFICIONADOS POR

Leia mais

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim

Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do Princípio ao fim Soluções para crescer, evoluir e inovar do princípio ao fim Colocamos ao serviço da sua empresa a tecnologia necessária para exponenciar o talento

Leia mais

abril 2018 veja como a BMS o pode ajudar.

abril 2018 veja como a BMS o pode ajudar. abril 2018 veja como a BMS o pode ajudar. Está em conformidade com o RGPD? Em maio de 2018, entra em vigor uma nova regulamentação Europeia relativa à Proteção de Dados. Se o afeta, necessita de começar

Leia mais

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS TYR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS AGOSTO 2016 1 O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios ( Plano ) tem como objetivo definir os procedimentos

Leia mais

Computação em Grid e em Nuvem

Computação em Grid e em Nuvem Computação em Grid e em Nuvem Grids Computacionais Características Infraestrutura Produtos Exemplos Computação em Nuvem Características Modelos Infraestrutura Exemplos 1 Grids Computacionais Definição

Leia mais

Transforme dados em conhecimento

Transforme dados em conhecimento Documento técnico de negócios Transforme dados em conhecimento A colaboração social fortalece um suporte técnico mais inteligente Índice 3 Permita que a TI explore o conhecimento social e gere percepções

Leia mais

Office 365. Uma nova forma de trabalhar

Office 365. Uma nova forma de trabalhar Office 365 Uma nova forma de trabalhar 3 mil milhões de pessoas com dispositivos conectados à Internet x Novas formas de trabalhar Cerca de 80% dos colaboradores passam parte do seu tempo de trabalho

Leia mais

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Data Mining: Introdução

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Lucas Zorzi Marcelo Augusto Gonçalves Bardi Universidade São Francisco lucas.zorzi@hotmail.com

Leia mais

Código dos Contratos Públicos. VORTAL Connecting business

Código dos Contratos Públicos. VORTAL Connecting business Código dos Contratos Públicos A experiência de contratação electrónica na Câmara Municipal de Águeda Jorge Macara jorge.macara@vortal.pt VORTAL Connecting business O Desafio A utilização de meios electrónicos

Leia mais

MOVING BUSINESS FORWARD

MOVING BUSINESS FORWARD www.eurotux.com MOVING BUSINESS FORWARD APRESENTAÇÃO eurotux.com/empresa Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Oferece soluções de TI construídas à medida das necessidades

Leia mais

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud)

ENGEMAN CLOUD. Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) ENGEMAN CLOUD Instalação Local (On Premise) versus Utilização na Nuvem (Cloud) INSTALAÇÃO LOCAL A instalação local do Engeman pode ser dispendiosa de gerenciar, por alguns motivos. Você precisará: fornecer

Leia mais

3 rd platform strategies: It s a Hybrid Cloud World. António Miguel Ferreira, Managing Director

3 rd platform strategies: It s a Hybrid Cloud World. António Miguel Ferreira, Managing Director 3 rd platform strategies: It s a Hybrid Cloud World António Miguel Ferreira, Managing Director Research Report 2016 Como é que as organizações usam o IT para se diferenciarem? 900 inquéritos a decisores

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

Futbolista FC FUTBOLISTA FC. Política de privacidade. Futbolista Todos os direitos reservados

Futbolista FC FUTBOLISTA FC. Política de privacidade. Futbolista Todos os direitos reservados FUTBOLISTA FC Política de privacidade Tipos de dados coletados Entre os tipos de dados pessoais que este aplicativo recolhe, por si só ou por meio de terceiros, estão: e-mail, nome, sobrenome, time do

Leia mais

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI

Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI Luciano Pasqualini Ger. de Desenv. Comercial - Soluções de TI O que é Cloud Computing? Cloud Computing Mas afinal, o que é Cloud? É só uma palavra da moda? ou um conceito Definição revolucionário do NIST

Leia mais

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Produtividade e colaboração no seu negócio. Índice 1 O que é o Office 365 Premium Páginas Amarelas? 2 O que torna este serviço único no mercado? 3 Vantagens

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas

Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas Segurança Kaspersky para pequenas e médias empresas 2018 As PMEs têm problemas e requisitos exclusivos Mudança para a TI na nuvem Solução multifuncional simples Pagamento por utilização Grande diversidade

Leia mais

Câmara. Câmara Bullet de Rede. Manual de utilização rápida---português

Câmara. Câmara Bullet de Rede. Manual de utilização rápida---português Câmara Câmara Bullet de Rede Manual de utilização rápida---português Este manual de utilização rápida aplica-se a: DS-2CD2012-I, DS-2CD2032-I UD.6L0201B1268A01EU 1 Informações regulamentares Declaração

Leia mais

Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual

Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual Política de Privacidade do mobile Cartão Virtual Este Aplicativo recolhe alguns Dados Pessoais dos Usuários. Resumo da Política de Privacidade Os Dados Pessoais são coletados para os seguintes propósitos

Leia mais

Livro Verde sobre regimes europeus de pensões adequados, sustentáveis e seguros

Livro Verde sobre regimes europeus de pensões adequados, sustentáveis e seguros Livro Verde sobre regimes europeus de pensões adequados, sustentáveis e seguros Useful links Download PDF version A Comissão convida todos os interessados a responder às questões enunciadas no Livro Verde,

Leia mais

Apresentação de Serviço

Apresentação de Serviço Apresentação de Serviço Índice Apresentação de Serviço...2 Funcionalidades...3 Tarifário...5 Suporte Técnico à Instalação...5 Suporte Geral...6 1 APRESENTAÇÃO DE SERVIÇO O seu escritório na nuvem - esteja

Leia mais

IoT Internet das Coisas

IoT Internet das Coisas Apresentação Benedito José Santos Mestre em Educação Matemática Especialista em Segurança da Informação Graduado em TI e Matemática Pesquisador e Desenvolvedor de Hardware e Software para Robótica e Automação.

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

Resumo. Palavras-Chave

Resumo. Palavras-Chave INFRAESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE PARA UM SERVIÇO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM DISPONIBILIZADO PARA O CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Wagner R. Weiner t1, Amanda M. T. da Silva

Leia mais

10. Política de Segurança de Terceiras Partes

10. Política de Segurança de Terceiras Partes 10. Política de Segurança de Terceiras Partes Versão: P10/01 Classificação: Pública Data: maio 2019 É obrigação legal e ética do Camões, I.P. garantir a todo o momento e a qualquer entidade com a qual

Leia mais

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros

Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros 34 Desmistificando a computação em nuvem para as empresas de seguros KELVIN CLETO GONÇALVES Atualmente, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de ter acesso à internet através de uma série de dispositivos,

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Strategic Portfolio

Leia mais

Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração

Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração Modernização Empresarial, Modernização na Nuvem e Migração Priscila Siqueira Applications Snr Director 12 de Novembro de 2014 Tendências Conduzindo à Computação na Nuvem GLOBALIZAÇÃO 9 Bilhões de dispositivos

Leia mais

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud.

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. VISÃO GERAL Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. Com o ESET Cloud Administrator, pode gerir a segurança da rede da sua empresa sem a necessidade de

Leia mais

Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada?

Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada? Uma Viagem para a Nuvem: A Missão Crítica está Preparada para essa Jornada? Nuvem & Missão Crítica A TI centrada nas estratégias de negócio é cada dia mais desafiada Aumenta a pressão por: Manter ou melhorar

Leia mais

CURTA DURAÇÃO ANÁLISE DE BIG DATA. CARGA HORÁRIA: 80 horas COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Adolpho Pimazoni Canton Prof.ª Drª Alessandra de Ávila Montini

CURTA DURAÇÃO ANÁLISE DE BIG DATA. CARGA HORÁRIA: 80 horas COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Adolpho Pimazoni Canton Prof.ª Drª Alessandra de Ávila Montini CURTA DURAÇÃO ANÁLISE DE BIG DATA CARGA HORÁRIA: 80 horas COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Adolpho Pimazoni Canton Prof.ª Drª Alessandra de Ávila Montini OBJETIVO O volume crescente de informação disponível nas

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

A implantação de Computação em Nuvem na Administração Pública Federal - APF

A implantação de Computação em Nuvem na Administração Pública Federal - APF A implantação de Computação em Nuvem na Administração Pública Federal - APF STI-MP Porto Alegre, 07 de julho de 2016 Computação em Nuvem Um modelo que permite acesso pela rede de forma onipresente, conveniente

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL

INCLUSÃO DIGITAL. instrumento de INCLUSÃO SOCIAL INCLUSÃO DIGITAL instrumento de INCLUSÃO SOCIAL Brasil Telecom Área territorial: 2,6 milhões de km² (33% do território nacional) 25% do PIB (R$ 276 bilhões em 2001) 23% da População (40 milhões) 10.548

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados Página 1 de 12 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 4 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS 7 PRAZOS

Leia mais

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud O que é o Vodafone Business Cloud? O Vodafone Business Cloud é uma solução integrada de comunicação que reúne

Leia mais

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas

Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Guia Combina sobre Computação na Nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas Introdução 3 Afinal, o que é a Computação na Nuvem? 5 Quais são as vantagens da computação na nuvem para empresas? 9 Como funciona

Leia mais

Para o Percurso de Formação e Certificação Técnico de Redes e Sistemas foram definidos os seguintes objetivos:

Para o Percurso de Formação e Certificação Técnico de Redes e Sistemas foram definidos os seguintes objetivos: Técnico de Redes e Sistemas Redes e Sistemas - Sistemas Operativos Com certificação Nível: Iniciado Duração: 133h Sobre o curso Para o Percurso de Formação e Certificação Técnico de Redes e Sistemas foram

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Uma nova abordagem onde as Tecnologias de Informação desempenham um papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura e processos de uma empresa utilizando o alcance

Leia mais

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA

LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryid=115179 LISTA DE NORMAS E/OU ESPECIFICAÇÕES PARA REDES E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS E RECURSOS E SERVIÇOS CONEXOS DOCUMENTO PARA CONSULTA Documento

Leia mais

MOVING BUSINESS FORWARD

MOVING BUSINESS FORWARD www.eurotux.com MOVING BUSINESS FORWARD APRESENTAÇÃO eurotux.com/empresa Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Especializada em planeamento, integração e implementação de

Leia mais