Tema encontro : Quaresma

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tema encontro : Quaresma"

Transcrição

1 Tema encontro : Quaresma A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. 40 dias A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão

2 Por que fazemos abstinência de carne? A abstinência de carne e o jejum são orientados pela Igreja que sejam feitos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para recordar o amor de Cristo, que morre na Cruz por nós. É um sacrifício em memória da Paixão de Cristo, que entregou a sua carne para nos reconciliar. É um pequeno sacrifício em comparação ao que Cristo fez por nós. Quaresma se inicia com a Quarta- feira de cinzas. Por que? A Bíblia nos conta que, certa vez, o general Holofernes, com um grande exército, marchou contra a cidade de Betúlia. O povo da cidade, aterrorizado, reuniu-se para rezar a Deus. E todos cobriram de cinzas as suas cabeças, pedindo o perdão e a misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo pelas mãos de Judite. A cinza, por sua leveza, é figura das coisas que se acabam e desaparecem. É usada como um sinal de penitência e de luto. Nós a usamos hoje, neste Quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma, reconhecendo que somos pecadores e pedindo perdão de Deus, desejosos de mudarmos de vida. Etimologia Quaresmal (significado dos símbolos da Quaresma) Leia os outros artigos Conheça o signifícado dos símbolos da Quaresma. INCENSO O incenso é encontrado principalmente no Oriente, e desde antigamente no Egito, antes de os israelitas chegarem era usado em cerimônias religiosas, por seu fácil simbolismo de perfume e festa, de sinal de honra e respeito ou de sacrifício aos deuses. Atualmente, o incenso é usado na missa, quando se quer ressaltar a festividade do dia, o altar, as imagens da Cruz ou da Virgem, o livro do evangelho, as oferendas sobre o altar, os ministros e o povo cristão no ofertório, o Santíssimo depois da consagração ou nas celebrações de culto eucarístico. Com isso quer significar às vezes um gesto de honra (ao Santíssimo, ao corpo do defunto nas exéquias), ou símbolo de oferenda sacrificial (no ofertório, tanto o pão e o vinho como as pessoas). JEJUM Chamamos "jejum" (latim "ieunium") à privação voluntária de comida durante algum tempo por motivo religioso, como ato de culto perante Deus.

3 O jejum junto com a oração e a caridade, tem sido desde muito tempo uma "prática quaresmal" como sinal de conversão interior aos valores fundamentais do evangelho de Cristo. Atualmente nos abstemos de carne todas as sextas-feiras de Quaresma que não coincidem com alguma solenidade; fazemos abstinência e além do jejum (uma só refeição ao dia) na quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. CÍRIO PASCAL O círio mais importante é o que se acende na Vigília Pascal como símbolo de Cristo - Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro adornado. O Círio Pascal é já desde os primeiros séculos um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita à noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, para indicar que a posição de Cristo, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio estará aceso em todas as celebrações durante cinqüenta dias, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o Tempo Pascal, convém que o Círio seja conservado dignamente no batistério, e não no presbitério. QUINTA - FEIRA SANTA A quinta - feira santa é o último dia da Quaresma e por sua vez, a partir da missa vespertina, a inauguração do Tríduo Pascal. Em latim seu nome clássico é "feria V in Coena Domini". É um dia íntimo para o povo cristão, certamente a quinta - feira mais importante do ano, principamente desde que a da Ascensão e do Corpus Christi são celebrados no domingo. É o dia em que Cristo, em sua ceia de despedida antes da morte, instituiu a Eucaristia, deu a grande lição de humilde serviço lavando os pés dos seus apóstolos, e os constituiu sacerdotes mediadores de sua Palavra, de seus sacramentos e de sua salvação.

4 Terço sobre a Quaresma Leia os outros artigos Todos: Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Rezam-se as orações tradicionais. Quaresma é um tempo de especial graça, é tempo favorável para nos convertermos. Nós, como Igreja, nos preparamos para viver e celebrar o Mistério da Renconciliação, cada vez com um coração mais convertido. Este é o sentido: converter nosso coração ao Senhor. Meditemos neste terço sobre alguns meios que a Igreja nos propõe para poder nos prepararmos adequadamente para a celebração dos mistérios centrais da nossa fé. PRIMEIRA MEDITAÇÃO: A iniciativa sempre é de Deus Há dois meios que a Igreja nos propõe para este tempo litúrgico da Quaresma, que nos manifestam claramente que a ininciativa parte de Deus-Amor. Por um lado, nos propõe a ter uma escuta atenta e reverente da Palabra de Deus. Devemos ter durante esta Quaresma um constante contato com a Palavra Divina. Deus mesmo sai a nosso encontro e nos convida a nos preparar nutrindo-nos de sua própria Palavra. Esta leitura da Palavra de Deus, nos leva a uma oração mais intensa, e este é o segundo meio. Devemos nos nutrir da oração durante esta Quaresma, para não sucumbir e sair fortalecidos diante das tentações de Satanás. Esta oração deve mostrar nossa reconciliação com Deus que nos convida ao amor. SEGUNDA MEDITAÇÃO: Cooperar com a graça de Deus Outro meio que nos é proposto durante a Quaresma é receber os sacramenteos da reconciliação e da Eucaristia. É necessário recorrer à misericórdia do Senhor. Para nos convertermos devemos deixar todo pecado. Mas sozinhos não podemos. Confiemos no perdão que o Senhor nos oferece. Não há pecado que Ele não possa nos perdoar. E vamos também ao encontro do Filho de Santa Maria, realmente presente na Eucaristia. Ele mesmo se oferece por nós e se entrega no altar da reconciliação. TERCEIRA MEDITAÇÃO: O jejum e a abstinência Dois meios que nos ajudam a ir preparando melhor nosso coração. Devemos tomar consciência da bênção que o Senhor nos dá. Muitos não se dão contam da importância disto. Quantos de nós sabemos do jejum e abstinência de todas as sexta-feira de Quaresma, como preparação. E quantos de nós realmente o vivemos?

5 Muito importante é também a mortificação e a renúncia em algumas circunstâncias ordinárias de nossa vida, ocasiões para nos aproximarmos da luz do Senhor e conformarmos com Ele, purificando nossos corações. Nesta meditação vamos cantar o primeoiro Ave Maria. QUARTA MEDITAÇÃO: Chamado à conversão O Senhor nos convida a nos convertermos a Ele. Devemos chegar ao fundo de nós mesmos, pois se trata de morrer a todo o que é morte para ressuscitar a uma vida nova no Senhor. Confiemos na misericórdia de Deus. Escutemos o que Ele mesmo nos diz na Escritura: (fazer uma pausa) «E vos darei um coração novo, infundirei em vossos corações um espírito novo, tirarei de vossa carne o o coração de pedra e vos darei um coração de carne» QUINTA MEDITAÇÃO: Em companhia de Maria E todo este caminho que empreendemos, o fazemos na companhia terna e amorosa de nossa Santa Mãe. Ela é guia segura em nosso peregrinar à plena configuração com seu Filho, o Senhor Jesus. É Ela quem com sua intercessão nos ajuda a trocar nosso coração de pedra por um coração de carne. Acolhamos a sua intercessão e confiemos a ela nosso esforços para viver intensamente este tempo de conversão. Convertamos nosso coração, trabalhemos por nossa própria reconciliação pessoal, sempre guiados pela mão amorosa de nossa Mãe. Terminemos nossa oração com SALVE RAINHA. Em nome Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS ESQUEMA DO ANO LITÚRGICO

FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS ESQUEMA DO ANO LITÚRGICO CEP 12.209621 FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS ESQUEMA DO ANO LITÚRGICO O ano litúrgico, o que é? Qual a diferença do ano civil para o ano litúrgico? A importância do ano litúrgico na vida do cristão. É o tempo

Leia mais

+ + + Crianças e o culto Crianças e o culto O que é mesmo Quarta-Feira de Cinzas? O que é mesmo Quarta-Feira de Cinzas?

+ + + Crianças e o culto Crianças e o culto O que é mesmo Quarta-Feira de Cinzas? O que é mesmo Quarta-Feira de Cinzas? O que é mesmo Quarta-Feira de Cinzas? Talvez você veja uma coisa estranha acontecendo na Quarta-Feira de Cinzas. Você verá sua família e amigos irem para a frente do altar para receber o sinal da cruz

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

Campinas do Sul 12 de março de 2016

Campinas do Sul 12 de março de 2016 Informativo Paroquial A BOA NOTÍCIA Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes Campinas do Sul 12 de março de 2016 PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA: Sábado, 12 de março, às 14h, missa na comunidade Na. Sra.

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília

Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília Calendário Paróquia São Mateus 2015 - Arquidiocese de Brasília JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ Dia Dia da Semana 01 Quinta SOLENIDADE DA SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. 04 Domingo SOLENIDADE DA EPIFANIA DO

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

E o que podemos fazer durante a Quaresma para que esta preparação seja eficaz?

E o que podemos fazer durante a Quaresma para que esta preparação seja eficaz? Estamos mais uma vez no período da Quaresma, em que somos chamados pela Igreja a fazer uma caminhada de quarenta dias em preparação para o maior acontecimento do cristianismo: a Páscoa do Senhor, Jesus

Leia mais

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz Obrigatório! Iniciamos uma nova semana. E na nossa caminhada com Jesus acrescentamos mais um sinal que nos quer ajudar a viver bem

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Finados

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Finados CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro 2015 - Finados 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 21 22 CRISTO REI 23 24 25 26 27 28 29 1º. D. Advento 30 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - dezembro 2015 6 13 20 14 15 16

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Paróquia São Judas Tadeu

Paróquia São Judas Tadeu Paróquia São Judas Tadeu Diocese de Piracicaba - SP COMUNICANDO A LUZ DA PALAVRA DE DEUS FEVEREIRO de 2015 100 anos da atuação dos Cônegos Premonstratenses na cidade de Jaú-SP pág 02 Confira o tema e o

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

1º CICLO. Não temas Receber Jesus!

1º CICLO. Não temas Receber Jesus! 2ª feira 12 de março Jesus que é a Luz Guia: Bom dia! Se tens estado atento à nossa escada da Quaresma, então lembras-te que já foste desafiado a: Arrepender-te; Escutar Jesus; Acreditar em Jesus e por

Leia mais

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal proposta quaresmal para a Paróquia do Candal Conhecer para viver, HOJE, as Obras de Misericórdia «As obras de misericórdia são acções caridosas em ajuda do próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017

DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017 DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Crianças- 2017/2018 O CAMINHO 1ª ETAPA NOVEMBRO DE 2017 1 2 3 4 - Organização, visitas e encontro com os pais ( ser realizado até o dia 24)

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO

QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO Disponível em: www.seminariomaiordebrasilia.com.br Acesso em 13/03/2014 A palavra Quaresma surge no século IV e tem um significado profundo e simbólico para os cristãos

Leia mais

Primeiro dia Sinal-da-cruz; Oração preparatória para todos os dias; Ler e meditar Mt 2,1-2.

Primeiro dia Sinal-da-cruz; Oração preparatória para todos os dias; Ler e meditar Mt 2,1-2. Oração Inicial Novena a N. Srª do Desterro Meu Deus e meu Senhor, eis-me aqui, humildemente prostrado diante de Vossa majestade! Agradeço-Vos a inspiração que me destes, de vir, confiante, aos pés da Virgem

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Nesse dia foi feita a

Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Nesse dia foi feita a Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Nesse dia foi feita a imposição das cinzas na testa, como está explicado nos Xavierinhos

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio Bom dia a todos! Hoje é dia 13 de maio e recordamos de forma especial Nossa Senhora de Fátima. Toda a escola é convidada a começar o dia a rezar uma dezena. (Com o sinal da cruz) Deus

Leia mais

I DOMINGO DA QUARESMA C 2016

I DOMINGO DA QUARESMA C 2016 I DOMINGO DA QUARESMA C 2016 P - A graça libertadora de Nosso Senhor Jesus Cristo, a misericórdia infinita de Deus nosso Pai e a consolação do Espírito Santo, estejam sempre convosco! MONIÇÃO INICIAL:

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor» 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 10 de dezembro 2018 ADVENTO 2ª SEMANA Encontro com João Batista Foi dirigida a palavra de Deus a João, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

Penitência e conversão

Penitência e conversão Penitência e conversão Ao iniciar a Quaresma, a liturgia da Quarta-Feira de Cinzas nos coloca diante de uma caminhada a ser trilhada a da conversão: convertei-vos e crede no Evangelho porque és pó e ao

Leia mais

QUARESMA. A caminho da PÁSCOA

QUARESMA. A caminho da PÁSCOA A caminho da PÁSCOA QUARESMA Neste domingo começamos a nossa caminhada de preparação para a Páscoa. Este tempo de preparação para a Páscoa chama-se Quaresma, e dura quarenta dias, tantos quantos os dias

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS Iniciamos a segunda semana de Advento. Após uma mensagem de e-mail que nos convidava a cuidar do nosso coração através da vigilância e da oração, esta semana temos

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

O TEMPO DA QUARESMA E DA PÁSCOA

O TEMPO DA QUARESMA E DA PÁSCOA O TEMPO DA QUARESMA E DA PÁSCOA No Tempo da Quaresma e da Páscoa, também chamado de Ciclo Pascal, celebramos o grande mistério de nossa fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

FEVEREIRO 1 Quarta - Início das inscrições para o mutirão de casamentos (encerra-se em maio) 2 Quinta 3 Sexta

FEVEREIRO 1 Quarta - Início das inscrições para o mutirão de casamentos (encerra-se em maio) 2 Quinta 3 Sexta CALENDÁRIO ANUAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA ANO 2012 JANEIRO 1 Domingo - Do dia 1 a 31 inscrição para coroinhas - Missa em ação de graças pelas famílias 2 Segunda 3 Terça - Reunião do Conselho Pastoral

Leia mais

Comemoração dos Fiéis Defuntos. 02 de novembro de 2015

Comemoração dos Fiéis Defuntos. 02 de novembro de 2015 Comemoração dos Fiéis Defuntos 02 de novembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Recordar e rezar por aqueles que adormeceram no sono da morte foi sempre uma atividade da Igreja desde o seu início. Em

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

Nº 18 C - Domingo de Páscoa

Nº 18 C - Domingo de Páscoa Nº 18 C - Domingo de Páscoa-27.3.2016 Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

DIOCESE DE ITAGUAÍ RJ PARÓQUIA MARIA MÃE DA IGREJA

DIOCESE DE ITAGUAÍ RJ PARÓQUIA MARIA MÃE DA IGREJA Dezembro 2016 01 Regional PAR 03 Padroeiro Diocesano S. Francisco Xavier 03 Reunião Mensal Catequistas 04 Festival de Sorvete São Jorge após a missa 06 a 08 Tríduo da Imaculada Conceição; 09 Regional SIM

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL E-mail: geral.pqconde@gmail.com Site: http://paroquiaquintadoconde.com Facebook: Paróquia de Quinta do Conde HORÁRIOS EUCARISTIAS Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa

Leia mais

Tradição do Sagrado. Programação Data Solenidade Local Hora. 01 Março Bênção e Imposição das Cinzas Fundão 19h15

Tradição do Sagrado. Programação Data Solenidade Local Hora. 01 Março Bênção e Imposição das Cinzas Fundão 19h15 Data Solenidade Local Hora 01 Março Bênção e Imposição das Cinzas Fundão 19h15 Quarta-feira (Capela do Espirito Santo) 03 Março 04 Março Soalheira (Igreja Matriz) 23h00 05 Março 10 Fevereiro 11 Março 12

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR VI Domingo do Tempo Comum Ano B n.º 263 11/02/2018 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA 1ª Leitura: Lev 13, 44-46 «O leproso deverá morar

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

REFRÃO ORANTE. facebook.com/santuariosaosebastiao

REFRÃO ORANTE.  facebook.com/santuariosaosebastiao REFRÃO ORANTE G Em Am D 7 D/F # G Nos fizeste para vós E o nosso coração inquieto está Em Am D 7 G Enquanto em Ti, ó Senhor, Só em Ti repouso encontrar D 7 G D 7 G D 7 G Repouso encontrar, repouso encontrar

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos Oração Inicial Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos

Leia mais

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO Síntese elaborada por Ir. Jeane B. Aguiar, SJBP. É preciso contemplar o mistério da misericórdia! Contemplar

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ANO 2014 DATA ATIVIDADES HORÃRIO

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ANO 2014 DATA ATIVIDADES HORÃRIO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ANO 2014 DATA ATIVIDADES HORÃRIO FEVEREIRO 02 Domingo Batizado 10:00 hs 05 Quarta-feira Missa dos Enfermos 15:00 hs 07 Sexta-feira Adoração ao Santíssimo 15:00 hs 12 e 13 Quarta

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

Março de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão

Março de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA 2007 Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes Rede Nacional de Intercessão Março de 2007 O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate

Leia mais

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador.

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. Esta prática do Jejum e Abstinência, normalmente é um técnica temporária com

Leia mais

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01.

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01. 1 DIOCESE DE BLUMENAU Paróquia São Paulo Apóstolo Iniciação à Vida Cristã Inspiração Catecumenal C A L E N D Á R I O 2018 JANEIRO 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da

Leia mais

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus O melhor Natal Preparando-se para a chegada de Jesus Finalmente chegou dezembro! Mês de preparativos e de celebração do Natal! O Natal é motivo de muita alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus

Leia mais

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé.

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. 08/05/2010 Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Pentecostes O Significado de Pentecostes O surgimento da festa de Pentecostes

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

2ª FEIRA 07 DE MAIO VÍDEO ORAÇÃO. [incluída no vídeo] Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 07 DE MAIO VÍDEO ORAÇÃO. [incluída no vídeo] Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 07 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom dia. Este fim de semana foi muito especial para alguns meninos e meninas da nossa escola. Receberam para primeira vez a Comunhão, o Corpo de Jesus. Conhecemos santos

Leia mais

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA SOLENIAE E NOSSA SENHORA APARECIA CANTO E ENTRAA: Caminhando Com Maria G E7 Am7 Santa Mãe Maria, nesta travessia, cubra-nos teu manto cor de anil C/ G Guarda nossa vida, mãe Aparecida, Santa padroeira

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

setembro 2016 a agosto 2017

setembro 2016 a agosto 2017 Notas Pastorais Calendário para o Ano Pastoral setembro 2016 a agosto 2017 setembro 2016 1 outubro 2016 2 novembro 2016 3 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO FEVEREIRO

Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO FEVEREIRO Calendário Paroquial de 2015 JANEIRO 1 qui Solenidade de Maria Mãe de Deus - Missas : 9h30 / 18h30 2 sex Apostolado da Oração - Missa - 15h - Catedral 3 sab Setor Família - Missa - 19h30 - Catedral 5 seg

Leia mais

CALENDARIO 2014/2015

CALENDARIO 2014/2015 / MENSAGEM DO ASSISTENTE Caros Acólitos Depois das férias, vem mais um Ano Escolar e Pastoral. Também os trabalhadores, por conta própria ou de outrem, retomam os seus trabalhos. É para nós o Ano Pastoral

Leia mais

Hinário Todos os Anjos

Hinário Todos os Anjos Hinário Todos os Anjos Madrinha Gisele Gracie Imperial Caderno Rainha do Mar 2013 Direção: Marco G. Imperial Partituras: Gisele G. Imperial www.ceflupedramar.org 01 Vamos mudar daqui Vamos mudar daqui,

Leia mais

Objetos e Paramentos Litúrgicos

Objetos e Paramentos Litúrgicos 1 Objetos e Paramentos Litúrgicos Objetos Litúrgicos: não são apenas coisas concretas, são sinais, por isso transmitem mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados ou conservados.

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

MARÇO ABRIL SEMANA SANTA:

MARÇO ABRIL SEMANA SANTA: MARÇO 01 Quarta-Feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade: Missa na Matriz: 9h 19h30 Missa na Comunidade São Sebastião: Fátima: 18h Confissão na Matriz: 15h 03 Inicio da Via Sacra 03 Reunião

Leia mais

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A Semana Santa comemora e revive todo o Mistério Pascal, isto é, o mistério da redenção

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA

www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA www.gruporuah.com LETRAS E CIFRAS DO CD VAI COMEÇAR A MISSA 2010 1 1 VAI COMEÇAR A MISSA (Entrada) Intr.: F#7 D B7 E A B7 E Vai começar a missa e o amor de Deus está A E F#7 B7 Bem junto a nós, inundando

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

Grupo de Acólitos. São João da Madeira

Grupo de Acólitos. São João da Madeira Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente perceber como

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2015 2016 Paróquia Nossa Senhora da Boavista ORAÇÃO INICIAL Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, benditasoisvósentreasmulheresebenditoéo fruto do Vosso ventre,

Leia mais

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

A Santa Sé. do pão e nas orações» (Act 2, 42). 1. «Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir

A Santa Sé. do pão e nas orações» (Act 2, 42). 1. «Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA JOÃO PAULO II À POLÓNIA (5-17 DE JUNHO DE 1999)CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NA CATEDRAL DOS SANTOS MIGUEL E FLORIANOHOMILIA DO SANTO PADREVarsóvia, 13 de Junho de 1999 1.

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

A Quaresma é uma caminhada para a Páscoa em três tempos, fases ou momentos:

A Quaresma é uma caminhada para a Páscoa em três tempos, fases ou momentos: O tempo da Quaresma A Quaresma é uma caminhada para a Páscoa em três tempos, fases ou momentos:.: O primeiro tempo vai da Quarta-feira de Cinzas até ao fim da segunda semana e expõe o sentido global da

Leia mais