PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 FACULDADE CNEC DE VILA VELHA - FACEVV VERSÃO 04 - ATUALIZADA EM: 01/04/ COORDENADOR DE ESTÁGIOS DA FACEVV PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CARACTERIZAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) é componente da estrutura curricular do curso superior de graduação em Administração e objetiva a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso. 2 ORGANIZAÇÃO E VALIDAÇÃO O Programa de Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) do curso de Administração será organizado pelo Coordenador de Estágios e validado pela Coordenação do Curso, que fará cumprir todas as determinações decorrentes da legislação em vigor. 3 EXIGÊNCIAS Considerando que o Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) objetiva o contato direto do estudante com ambientes e práticas da profissão, exigindo conhecimentos prévios, fica definido que o aluno do curso de Administração deve requerer a aprovação nesta atividade a partir do 2º período, ao Coordenador de Estágios da FACEVV. Só será computado o estágio e as atividades profissionais realizadas a partir do 2º período. O aluno deve entregar a documentação de Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) durante o estágio, ou durante o desenvolvimento das atividades aceitas como estágio, não sendo válidas as atividades com contratos rescindidos (estágio, vínculo empregatício ou participação em empresas). O cumprimento total da carga horária, com aproveitamento satisfatório, é condição para a integralização curricular, conseqüentemente, para a conclusão do curso.

2 Toda documentação referente à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) deve ser providenciada pelo aluno e entregue no Coordenador de Estágios da FACEVV até as datas estabelecidas abaixo: Data limite para entrega da documentação para aprovação do Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório): Alunos Formandos (concluintes) do primeiro semestre do ano: Até 30/06 Alunos Formandos (concluintes) do segundo semestre do ano: Até 20/12 O aluno deve observar o calendário de férias coletivas adotado pela Instituição de Ensino e se antecipar na entrega da documentação. O Formando (concluinte) que requerer aprovação do Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) após as datas estabelecidas como limite, deve proceder da seguinte forma: 1) solicitar informações ao Coordenador de Estágios, sobre as formalidades para o cumprimento do Estágio Curricular Supervisionado após vencimento das datas limites impostas neste plano; 2) preencher o Kit rematrícula na Secretaria Acadêmica; 3) efetuar a matrícula, 4) Preencher a documentação exigida para aprovação do Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) e entregar no Coordenador de Estágios para análise. 4 CARGA HORÁRIA A carga horária estabelecida para o Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) na estrutura curricular dos alunos matriculados a partir de 2011:300 horas de Estágio Curricular Supervisionado. 5 MODALIDADES Para requerer a aprovação no Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório) o aluno deve estar atuando em uma das modalidades abaixo: - Aluno Estagiário (estagiando com contrato de estágio em vigor) - Aluno Empregado (vínculo comprovado na Carteira de Trabalho) - Aluno Empresário (participação comprovada por Contrato Social)

3 6 PROCEDIMENTOS 6.1 ALUNO ESTAGIÁRIO Estar em situação de estágio no dia da entrega do relatório específico do Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório). Possuir Termo de Compromisso de Estágio vigente, assinado e arquivado no Coordenador de Estágios da FACEVV. Estar estagiando na empresa há pelo menos 150 horas, conforme a carga horária estabelecida no currículo do aluno. Apresentar o Relatório da Atividade Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório), digitado, letra Arial 12, seguindo rigorosamente o modelo abaixo. MODELO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO ALUNO ESTAGIÁRIO PERÍODO ESTAGIADO: / / A / / CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO Nome: Matrícula: Carga Horária: Curso: Período: Telefone: CAPÍTULO II - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE DO ESTÁGIO Nome da Unidade Concedente do estágio: CAPÍTULO III - SUPERVISÃO DO ESTÁGIÁRIO NA UNIDADE CONCEDENTE Nome do supervisor do estágio: Cargo do supervisor do estágio: Formação acadêmica do supervisor do estágio:

4 CAPÍTULO IV DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - Descrever detalhadamente (no mínimo) DEZ atividades diferentes desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório). - Correlacionar as atividades desenvolvidas com as disciplinas estudadas no decorrer do curso. - Utilizar, no mínimo, cinco disciplinas cursadas/cursando. Explicação detalhada da 1ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 2ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 3ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 4ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 5ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 6ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 7ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 8ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 9ª Atividade desenvolvida no estágio: Explicação detalhada da 10ª Atividade desenvolvida no estágio:

5 CAPÍTULO V AUTO-AVALIAÇÃO 1) Qual foi o principal aprendizado adquirido no decorrer do estágio? 2) Quais foram os elementos facilitadores e dificultadores percebidos durante o estágio? 3) Comente sobre a importância da prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação: Assinatura do Aluno Estagiário CAPÍTULO VI AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR DO ESTÁGIO Avaliação do Supervisor sobre o desempenho do estagiário: ( ) INSUFICIENTE ( ) REGULAR ( ) BOM ( ) ÓTIMO - Justifique: Assinatura do Supervisor e Carimbo de CNPJ/MF da Empresa CAPÍTULO VII PARECER DO COORDENADOR DE ESTÁGIOS E COORDENAÇÃO ( ) Atende ( ) Não atende, melhorar os seguintes itens:

6 6 PROCEDIMENTOS 6.2 ALUNO EMPREGADO E ALUNO EMPRESÁRIO Estar trabalhando no mínimo 200 horas no dia da entrega do relatório específico de Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório). Para o Aluno Empregado: Apresentar cópia da Carteira Profissional (páginas de identificação pessoal frente e verso- do contrato de trabalho e anotações gerais). Para o Aluno Empresário: Apresentar cópia do estatuto social e ata da empresa, ou do contrato social. Apresentar o Relatório da Atividade Estágio Curricular Supervisionado (Estágio Obrigatório), digitado, letra Arial 12, seguindo rigorosamente o modelo abaixo. MODELO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO ALUNO EMPREGADO / EMPRESÁRIO CAPÍTULO I IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO EMPREGADO/EMPRESÁRIO Nome: Matrícula: Carga Horária: Curso: Período: Telefone: CAPÍTULO II IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Nome da Empresa: CAPÍTULO III RESPONSÁVEL PELO ALUNO Nome do responsável pelo aluno empregado/empresário: Cargo do responsável:

7 CAPÍTULO IV DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DO ALUNO EMPREGADO/EMPRESÁRIO Descrever detalhadamente as atividades diárias desenvolvidas pelo aluno: CAPÍTULO V DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA - O aluno deve fazer uma pesquisa na organização, observando problemas existentes ligados à sua área de formação. - O aluno apresenta o levantamento de um problema observado, respondendo ao questionário abaixo: 1) Apresente de forma detalhada o problema ou as situações problemas observadas na organização: (utilizar no mínimo 10 linhas) 2) Quais são as perdas da empresa e as consequências negativas resultantes deste problema? 3) Quais são os setores envolvidos e prejudicados por este problema?

8 CAPÍTULO VI DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO - O aluno deve apresentar sua contribuição técnica a fim de resolver os problemas detectados. - A solução deve estar embasada em conhecimentos adquiridos, em pelo menos, cinco disciplinas cursadas. 1) Apresentar as propostas de soluções, a fim de resolver os problemas detectados: (utilizar no mínimo 10 linhas) 2) Descrever como as propostas apresentadas podem melhorar o desempenho da empresa, das pessoas e dos setores envolvidos: 3) Correlacionar as propostas apresentadas com pelo menos cinco disciplinas estudadas no decorrer do curso: 1ª Disciplina cursada utilizada: 2ª Disciplina cursada utilizada: 3ª Disciplina cursada utilizada: 4ª Disciplina cursada utilizada: 5ª Disciplina cursada utilizada: Outras disciplinas utilizadas:

9 CAPÍTULO VII AUTO-AVALIAÇÃO 1) Qual foi o principal aprendizado adquirido no desenvolvimento desta atividade? 2) Quais foram os elementos facilitadores e dificultadores percebidos? 3) Comente sobre a importância da prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação: Assinatura do Aluno Empregado/Empresário CAPÍTULO VIII AVALIAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO ALUNO Avaliação das propostas apresentadas pelo aluno: ( ) REGULAR ( ) BOM ( ) ÓTIMO - Justifique: Assinatura do Responsável e Carimbo de CNPJ/MF da Empresa CAPÍTULO IX PARECER DO COORDENADOR DE ESTÁGIOS E COORDENAÇÃO ( ) Atende ( ) Não atende, melhorar os seguintes itens:

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 24 de abril de 2014.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 24 de abril de 2014. RESOLUÇÃO CAS Nº 04/2014 DISPÕE A CRIAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS VINCULADO AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005.

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. Aprova o Regulamento de Estágio dos Cursos do Centro Federal de

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Psicologia é uma atividade obrigatória, em consonância

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO JULHO 2015 abatista@fatecbt.edu.br 03 a 14/08/2015 Matrícula de Estágio Supervisionado para os alunos que não constam no SIGA. 03 a 14/08/2015 Confirmação da

Leia mais

Faculdade Monteiro Lobato

Faculdade Monteiro Lobato REGULAMENTO N º 04/2015 Dispõe sobre a forma e o prazo de integralização das atividades complementares e seminários na Faculdade Monteiro Lobato. Art. 1º - A integralização das atividades complementares/seminários,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA ESCOLA DE GOVERNO DO PARANÁ CENTRAL DE ESTÁGIO

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA ESCOLA DE GOVERNO DO PARANÁ CENTRAL DE ESTÁGIO A Lei Federal Nº 11.788/2008 em seu Art. 2 1º, determina que Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER - 2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER - 2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER - 2012 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor José Augusto Alves Ottaiano, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª MS. ELAINE CRISTINA SIMOES BRAGANÇA PAULISTA 2013 O estágio é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

Estágio supervisionado

Estágio supervisionado Estágio supervisionado - O QUE É? - COMO FUNCIONA? - CARACTERÍSTICAS - OBJETIVO - CONTEÚDO É uma atividade de complementação acadêmica nos moldes estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares fixadas pelo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter orientam-se

Leia mais

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração

Faculdades Ibmec-RJ. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração Faculdades Ibmec-RJ Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Administração I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art.1 O presente regulamento tem por finalidade estatuir e normatizar

Leia mais

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. Aprova o PROGRAMA DE BOLSA-AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia PASSO A PASSO PARA O ESTÁGIO O estágio no curso da gastronomia da FCSAC

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF 2010 SUMÁRIO TITULO I... 3 DA CONCEITUAÇÃO DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA... 3

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia RESOLUÇÃO - FACE Nº 23R/2016 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração,

Leia mais

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro Tecnológico Colegiado do Curso de Ciência da Computação RESOLUÇÃO Nº 1/ CCCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro Tecnológico Colegiado do Curso de Ciência da Computação RESOLUÇÃO Nº 1/ CCCC RESOLUÇÃO Nº 1/2012 - CCCC REQUISITOS E ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO em reunião do dia 13 de Dezembro de 2012, considerando o disposto

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 REGULAMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DEPARTAMENTO DE ARTES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DEPARTAMENTO DE ARTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DEPARTAMENTO DE ARTES Coordenação do Curso de Artes Visuais REGULAMENTO 2016 Estágio Obrigatório

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE

FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE CURSO DE ADMINISTRAÇAO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇAO (ESA) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O Estágio Supervisionado do Curso

Leia mais

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Capítulo I - Da caracterização Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS) é atividade individual obrigatória do Currículo

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I Das Definições sobre a disciplina Estágio Curricular Supervisionado e suas Finalidades Art. 1º - Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de

Leia mais

Cronograma de Estágio

Cronograma de Estágio Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Estágio curricular Supervisionado Método de Avaliação A aprovação no estágio será atribuída através de requisitos mínimos: NP = notas de participação NR = notas

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado, previsto

Leia mais

Regulamento para a Operacionalização do Estágio Curricular

Regulamento para a Operacionalização do Estágio Curricular Regulamento para a Operacionalização do Estágio Curricular Cursos de Graduação Tecnológica (Radiologia e Sistemas Biomédicos) ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. NORMAS PARA O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR...

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 177/2017 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013.

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013. COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº. 01, 23 DE AGOSTO DE 2013. Institui as normas e as atividades de visitas técnicas aprovadas para o aproveitamento

Leia mais

Manuais e Cadernos Diversos. Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127

Manuais e Cadernos Diversos. Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127 115 Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são atividades extracurriculares

Leia mais

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método 1. Súmula Realização de estágio curricular supervisionado, atuando na área da Engenharia de Produção. Eperiência prática junto ao meio profissional e entrega de relatório final de estágio. Orientação por

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 010/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 010/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 010/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE EaD. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

MANUAL DE ESTÁGIO TÉCNICO EM RADIOLOGIA MANUAL DE ESTÁGIO TÉCNICO EM RADIOLOGIA Aluno (a): Módulo: RM: Telefones: Residencial Celular E-mail: 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Profissional supervisionado constitui um dos requisitos mínimos obrigatórios

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

Estágio Curricular Obrigatório

Estágio Curricular Obrigatório Estágio Curricular Obrigatório IFRS Câmpus Farroupilha Art. 1 - O estágio curricular constitui-se na interface entre a vida escolar e a vida profissional e integra o processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica

Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica 167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica Prof. Eduardo Stockler Tognetti (coordenador de estágio) Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 2

Leia mais

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1 Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1) O que é estágio curricular e extracurricular? O estágio curricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, configurado para ser um componente

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS Art. 1º. Este Regulamento dos Estágios Supervisionados e das disciplinas Eletivas rege as atividades relativas aos estágios supervisionados

Leia mais

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES CAMPO LIMPO PAULISTA 2014 Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE RESOLVE:

RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE Fixa o currículo do Curso de Informática e Cidadania- Bacharelado, do setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, para funcionamento no período noturno, com duração de 4 anos.

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Estágio Segundo Obrigatório nível Terceiro nível Quarto nível Setor de Estágios Quinto nível estagios@restinga.ifrs.edu.br

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16 Conselho Universitário - CONSUNI RESOLUÇÃO CONSUNI nº 54/16 Aprova o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica. O Vice-Reitor, no exercício da Presidência do Conselho

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM STRICTO SENSU BIOLOGIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Os alunos e docentes do Programa devem ter conhecimento do Estatuto e Regimento da Universidade (http://www.unifesp.br/reitoria/orgaos/conselhos/consu/documentos/estatuto_geral.pdf)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPUS IV DO LITORAL NORTE COLEGIADO DE CURSO DE ECOLOGIA RESOLUÇÃO Colegiado de Curso de Ecologia No. 1/ 09 Normatiza o sistema

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização Art. 1º Estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no projeto

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO DO BCC

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO DO BCC MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO DO BCC Local de Atendimento: Secretaria do CMCC Bloco B 8º andar Sala R803 Falar com Thereza 4996-0094 thereza.silva@ufabc.edu.br secretariacmcc@ufabc.edu.br Leia a Resolução

Leia mais

Cronograma de Estágio

Cronograma de Estágio Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Estágio curricular Supervisionado Método de Avaliação A média geral MN será atribuída através do cálculo de uma média ponderada, conforme descrito abaixo: NP=

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1 Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1. O que é estágio curricular e extracurricular? O estágio curricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, configurado para ser um componente

Leia mais

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013.

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. Regulamenta a realização de estágios dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva. O Vice-Coordenador

Leia mais

RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE Aprova Normas de Atividades Complementares para o Curso de Graduação em Ecologia Bacharelado. O da no uso de suas atribuições legais e, CONSIDERANDO a

Leia mais

RESOLUÇÃO - FACE Nº 13

RESOLUÇÃO - FACE Nº 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS RESOLUÇÃO - FACE Nº 13 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPITULO II DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPITULO II DAS FINALIDADES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Este regulamento fixa as normas para o estágio do Curso de Biblioteconomia do, de acordo com as disposições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco. RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2007 APROVA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE BACHARELADO DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO ENGENHARIA CIVIL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO ENGENHARIA CIVIL O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), no uso de suas prerrogativas legais, aprovou as alterações do Regulamento de Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta o Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Ciências Sociais Bacharelado, em conformidade

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE

RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012. Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº05/2012 Regulamenta os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, no

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ORIENTAÇOES PARA PREENCHIMENTO DOS DOCUMENTOS Cursos: Administração / TADS ORIENTAÇÕES:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ORIENTAÇOES PARA PREENCHIMENTO DOS DOCUMENTOS Cursos: Administração / TADS ORIENTAÇÕES: ESTÁGIO SUPERVISIONADO ORIENTAÇOES PARA PREENCHIMENTO DOS DOCUMENTOS Cursos: Administração / TADS ORIENTAÇÕES: As matrizes destes documentos estão disponíveis no site FAINAM / Central do Aluno / Estágio

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA Cascavel 2015 2 APRESENTAÇÃO Este trabalho foi elaborado a partir da solicitação da Coordenação do Curso de Farmácia da Faculdade

Leia mais

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 FACULDADE UNA DE CONTAGEM Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 A Diretora da Faculdade UNA de Contagem, Profª Tatiane Cristina Franco Puiati, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade

Leia mais

EDITAL UFU/DRII /18/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A)

EDITAL UFU/DRII /18/2011 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA D I R E T O R I A D E R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S E I N T E R I N S T I T U C I O N A I S Av. João Naves de Ávila, 22 CEP 38.408-00 Uberlândia-MG Campus

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO O presente regulamento tem a finalidade de normatizar os estágios do curso de Terapia Ocupacional de acordo com a legislação vigente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE ESTUDANTES DO PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO-PEC-G PARA A UFRGS.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE ESTUDANTES DO PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO-PEC-G PARA A UFRGS. EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE ESTUDANTES DO PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO-PEC-G PARA A UFRGS. A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, no uso de suas

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL)

EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) EDITAL Nº 16/2015 INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR (MATRÍCULA ESPECIAL) A Direção Acadêmica e Administrativada Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições legais, em atendimento ao

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de 2015

Edital do Processo Seletivo de 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA EEAAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE Edital do

Leia mais

Numero do Documento: 1037522

Numero do Documento: 1037522 Numero do Documento: 1037522 EDITAL N.º 19/2011 A Escola de Saúde Pública do Ceará, Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, criada pela Lei Estadual nº 12.140, de 22 de julho de 1993,

Leia mais

Senhor Diretor da Faculdade de Tecnologia SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão

Senhor Diretor da Faculdade de Tecnologia SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão Senhor Diretor da Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão Eu RG nº:, aluno regularmente matriculado no semestre do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica de Precisão, venho requerer a V.Sª,

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza o aproveitamento das 120 horas do Estágio do Curso de Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DELIBERAÇÃO DA COC-I NORMAS DE ESTÁGIO CURRICULAR Dispõe sobre a regulamentação da atividade

Leia mais

Edital N 05/2016 - SRI

Edital N 05/2016 - SRI Edital N 05/2016 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades 2016.2 e 2017.1 A Superintendência

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

COMUNICADO 055/2017 CRA

COMUNICADO 055/2017 CRA COMUNICADO 055/2017 CRA ALTERAÇÃO NO PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE DISCIPLINAS CURSADAS ANTERIORMENTE, EXCLUSIVAMENTE, PARA OS ALUNOS INGRESSANTES DOS CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais