Where else? A Irlanda está aberta a negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Where else? A Irlanda está aberta a negócios"

Transcrição

1 Irlanda Onde mais? PENSAMENTO INTELIGENTE ECOLÓGICO LUGARES PARA IR FAVORÁVEL PARA NEGÓCIOS PRODUTIVO GLOBAL INOVADOR CRIATIVO CONVERGENTE VENCEDOR VIBRANTE ACOLHEDOR IRLANDA, ONDE MAIS?

2 Where else? A Irlanda está aberta a negócios

3 Na medida em que os paradigmas econômicos, financeiros e sociais se desenvolvem, a Irlanda criativa se prepara para novos desafios e oferece possibilidades vibrantes para crescimento. A IDA Ireland, agência de promoção de investimento da Irlanda, convida você para compartilhar dos benefícios de uma economia inteligente, de um povo que se adapta a novas situações e que tem uma visão otimista do mundo. Irlanda Onde mais? Onde você encontrará a combinação ideal entre as suas ambições corporativas e o desejo e capacidade para fazer as coisas acontecerem.

4 Localização 53 N 08 W Território 70,273 sq km População 4,4 milhões População com menos de 25 anos 34% Moeda Euro De onde a Irlanda está vindo A Irlanda começa a partir de uma posição de solidez. A posição estratégica da Irlanda, no eixo central entre os continentes americano e europeu, coloca-a bem no coração do comércio mundial. A experiência da IDA Ireland em atrair e desenvolver relacionamentos com as principais empresas do mundo não tem precedente. Atualmente, a Irlanda é um dos países mais globais do mundo em termos de integração política, econômica e tecnológica. Durante a última década, a economia irlandesa cresceu mais rapidamente do que qualquer outra na Europa. É desse ponto que a Irlanda está vindo. Você vem conosco?

5 Capital Dublin Outros Centros Urbanos Cork, Galway, Kilkenny, Limerick, Waterford, Athlone, Letterkenny, Dundalk, Sligo Principais Parceiros Comerciais Reino Unido, Estados Unidos, a zona do euro, Austrália, Ásia Principais Setores Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Ciências Biológicas, Serviços Financeiros e GTB (Globally Traded Business) incluindo Mídia digital, Engenharia, Marcas de Consumo e Serviços internacionais Produto Interno Bruto (PIB) 184 bilhões (2008) A Irlanda é, provavelmente, a economia mais aberta no mundo desenvolvido. Ser uma economia aberta significa que a Irlanda se beneficia do crescimento do comércio mundial, e também significa que ela tem que se adaptar rapidamente às mudanças nas condições de mercado. A IDA Ireland oferece uma resposta criativa com o objetivo de fomentar a Irlanda como local preferido para uma base global para negócios internacionais. Os fundamentos da economia são sólidos. A inventividade e a vibração do povo irlandês são incomparáveis. A Irlanda tem como objetivo atrair projetos para fabricação de produtos com alto valor agregado, prestação de serviços globais e pesquisa, desenvolvimento e inovação. A Irlanda está também desenvolvendo as áreas emergentes, como tecnologias limpas, inovação de serviços e convergência. Em resumo, é uma economia inteligente para um povo inteligente Irlanda, onde mais? Onde está a Irlanda IDA Global Office Network

6 47% 43% EUA Europa 5% 5% 89% Ásia-Pacífico Resto do mundo Fonte de investimento estrangeiro direto na Irlanda 2008 Onde a Irlanda está mudando A população é de 4,4 milhões e continua crescendo. 60% moram em centros urbanos e cidades e 40% nas zonas rurais. O inglês é o idioma universal falado. Os irlandeses aprendem rapidamente e vivem por muito tempo: os níveis de alfabetização e expectativa de vida estão entre os mais altos do mundo. A Irlanda é um membro antigo da Comunidade Européia, o Euro é a moeda utilizada no país. Hoje a Irlanda exporta para o mundo. O PIB (Produto Interno Bruto) é superior a 184 bilhões por ano (2008) 68% vêm do setor de serviços, 30% da indústria e 2% da agricultura, silvicultura e pesca. A capacidade de transformação é a base da economia da Irlanda. A história de sucesso da Irlanda continua evoluindo, de uma simples base para manufatura para o modelo atual chamado de economia inteligente construído a partir de duas forças: inovação e empreendedorismo A Irlanda contemporânea é multicultural e multilingue, uma sociedade vigorosa vivendo em um ambiente de beleza e segurança.

7 A política do governo irlandês é decididamente positiva e pró-negócios; assim também são seus parceiros no setor, os trabalhadores e o povo em geral. A Irlanda dá boas-vindas para novos negócios inteligentes numa nova economia inteligente, que combina os elementos de sucesso empresarial com idéias emergentes ou com uma economia inovadora, promovendo um ambiente de alta qualidade, garantindo energia e criando coesão social. A economia inteligente da Irlanda está baseada num ecosistema de pesquisa, inovação e comercialização. O objetivo é tornar a Irlanda no principal centro de inovação e comercialização na Europa. A Economia Inteligente também é uma Economia Ecológica, em que o enfrentamento dos desafios ambientais e a criação de oportunidades de emprego de alta tecnologia andam de mãos dadas. Onde se associam o pensamento inteligente e o pensamento positivo Fundamental para a estratégia de economia inteligente foi a criação de Centros de Competência nos quais, a princípio, sete grupos do setor estão se unindo para dar início a projetos de pesquisa. Os centros constituem iniciativas conjuntas entre IDA Ireland e Enterprise Ireland e se beneficiarão com o apoio do governo de até D1 milhão pela iniciativa na fase inicial. Os Centros de Competência terão foco em pesquisa, com um impacto direto na indústria, e incluirão os setores de TIC (Tecnologias de Informação e Computação), eficiência energética, processo de fabricação e tecnologias de ponta em bioenergia e bio-refino. Uma outra parte da infraestrutura de apoio são os CSETs (Centros de Ciência, Engenharia e Tecnologia), que reúnem cientistas e engenheiros de universidades e de empresas para trabalhar em pesquisa aplicada. Os CSETs são projetos de colaboração pioneiros, cujos resultados serão disponibilizados e beneficiarão o mundo. O pensamento inteligente precisa de dinheiro inteligente, no entanto, e ao reconhecer este fato, o investimento total da Irlanda em conhecimento, incluindo o ensino superior, tem aumentado a uma taxa média anual de mais de 10% nos últimos dez anos - em comparação com as médias da UE e da OCDE, de cerca de 3%. Todo o investimento da nossa economia em PD&I triplicou durante este período e agora está em torno D2,5 bilhões, dois terços provenientes do setor empresarial. A criação de emprego através do conhecimento e da inovação em um ambiente pró-negócios é fundamental para o futuro da Irlanda. Ao se tornar parte desse futuro, você se torna parte de um movimento global crescente e emocionante. Bem-vindo à Irlanda; inteligente, ecológica e pró-negócios.

8 Aeroportos internacionais em Dublin, Cork e Shannon Aeroportos regionais em Waterford, Kerry, Knock, Sligo, Galway e Donegal Vôos regulares diretos para Reino Unido, EUA, Europa e Oriente Médio Serviços mundiais de transporte marítimo Onde se aprende cada vez mais Em toda a Irlanda, você encontrará uma paixão verdadeira pelo aprendizado. Uma população jovem mostra um desejo distinto de aprender e de se adaptar a novas maneiras de pensar. Empregadores que procuram uma força de trabalho altamente qualificada e educada, com habilidades modernas e atitudes contemporâneas de posso fazer encontrarão exatamente o que precisam. A Irlanda é uma potência educacional. De acordo com o IMD (Anuário de Competitividade Mundial), a Irlanda oferece um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Mais de 40% das pessoas com idade entre 25 e 36 foram beneficiados com o nível superior. Seis em cada dez estudantes se formam, na Irlanda, com licenciatura em engenharia, ciências ou negócios, e um número significativo são proficientes em mais de um idioma. Mais recentemente, a força de trabalho da Irlanda vem sendo enriquecida com as habilidades dos europeus e de trabalhadores de outros países que escolheram viver lá. As instituições de ensino irlandesas desenvolveram uma forte consciência da importância do estabelecimento de laços sólidos com a indústria, principalmente nos campos da pesquisa científica e tecnológica. Muitas instituições de ensino superior irlandesas são reconhecidas como líderes mundiais no desenvolvimento de relações com a indústria e com outras instituições educacionais. A capacidade de adaptação da equipe é um fator igualmente importante para os empregadores - os trabalhadores irlandeses ultrapassam de modo significativo seus colegas americanos, japoneses e europeus com relação à flexibilidade quando enfrentam novos desafios.

9 Membro da União Europeia desde 1973 A Irlanda oferece acesso ao mercado europeu de 500 milhões de pessoas Onde as empresas encontram um ambiente acolhedor O IED - Investimento Estrangeiro Direto não é uma novidade na Irlanda. O movimento nacional para incentivar as empresas do exterior a se estabelecerem aqui começou em meados do século 20. A IDA Ireland foi constituída pelo governo irlandês em 1969 para formalizar a promoção e o desenvolvimento do investimento interno. da região Ásia-Pacífico demonstram segurança crescente na localização de seus negócios estrangeiros por aqui. Quase empresas, incluindo muitas das marcas mais conhecidas do mundo, colocaram a Irlanda no centro das suas redes européias em razão da combinação de fatores de ganho que a Irlanda oferece. Atualmente, o sucesso é medido pela capacidade da As empresas e empresários estrangeiros encontram Irlanda em continuar a atrair IED de ponta, e na um ambiente acolhedor na Irlanda. medida em que os Estados Unidos, Europa e países

10 A Irlanda está bem posicionada como um centro de criação e exploração de Propriedade Intelectual A alíquota de imposto de 12,5% se aplica a todos os lucros comerciais corporativos Crédito fiscal de 25% pode ser reivindicado contra despesas de PD&I Deduções fiscais para gastos de capital sobre aquisições de ativos de qualificação de Propriedade Intelectual Onde os negócios encontram seu lugar O IED Investimento Estrangeiro Direto é fundamental para a prosperidade futura da Irlanda. O forte ambiente pró-negócios da Irlanda fez com que o país fosse classificado em primeiro lugar no Global Innovation Survey na categoria IED; e no 7º. lugar no Doing Business 2010 Report como o melhor lugar no mundo para fazer negócios. Atualmente, as tecnologias avançadas de produção da Irlanda geram inovação contínua e sucesso sustentável na fabricação de produtos de alto valor agregado. O foco está nas operações de energia limpa prosperando numa economia inteligente. Há um ótimo lugar para sua empresa prosperar. Esse lugar é aqui, na Irlanda. O regime fiscal favorável da Irlanda e os sistemas de apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento destacam a determinação do governo em melhorar continuamente a atratividade do país para empresas estrangeiras. Há um reconhecimento de que os ambiciosos objetivos nacionais de criação de emprego só podem ser alcançados com a cooperação ativa de uma força de trabalho altamente qualificada, aliada a centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de nível internacional.

11 Abbott Accenture Airtricity Alps Amazon.com Analog Devices Astellas Axa Big Fish Games Boston Scientific Business Objects Cameron Citi Crompton Greaves DePuy Liebherr Medtronic Merck Microsoft Mitsui Nivalis Novartis PayPal Pfizer Prudential Financial Ranbaxy Roche Sage SAP Satir Onde grandes marcas se reúnem Um país é conhecido pelas empresas que ele mantém. A Irlanda é o lugar das melhores. Veja alguns exemplos de empresas mundiais operando de maneira bem-sucedida na Irlanda. dts Facebook Fujitsu Genzyme Google GlaxoSmithKline Helsinn HSBC IBM Ingersoll Rand Intel Kellogg s Shimadzu Siemens Solaris Mobile Sophis Synopsys Takeda Tata Consultancy Services Trend Micro Vodafone Wockhardt Wyeth Zimmer

12 Onde as empresas se sentem em casa

13 Onde as pessoas encontram um novo sentido

14 Onde as tecnologias inovadoras prosperam

15

16 Onde você encontra atitudes positivas para os negócios

17 Onde você encontra o sentido real para a vida

18 Existe um bom lugar para sua empresa na Irlanda? O objetivo da IDA Ireland é atrair, de modo contínuo, o Investimento Estrangeiro Direto de alto valor agregado, que exige talentos de alto nível e que prospera em um ambiente de negócios sofisticado. Como é que a Irlanda consegue implementar com sucesso suas estratégias comerciais? A combinação do sucesso garantido da Irlanda é um ambiente pró-negócios, tecnologicamente avançado, uma alíquota de imposto corporativo atraente, uma força de trabalho qualificada e competente e uma experiência de sucesso aliadas à atitude correta e à ambição do seu povo. É uma mistura inteligente do comercial com o criativo. Na Irlanda, você encontrará flexibilidade e determinação para ser o melhor do mercado em todos os aspectos da vida empresarial contemporânea. A nossa experiência fala por si só e acena para um futuro brilhante. Onde os setores empresariais são bem-sucedidos Na Irlanda. Onde mais? O Ambiente Pró-Negócios: Especialistas em negócios estrangeiros destacam constantemente a forma como a Irlanda é decididamente pró-negócios e como as estruturas legislativa e tributária promovem um dos ambientes de negócios mais abertos e competitivos no mundo desenvolvido. A Irlanda ocupa o 4º lugar na OCDE e 2º lugar na Europa na proporção de empreendedores iniciantes. As Atitudes Positivas: O povo irlandês tem um conceito decididamente alto em relação aos empreendedores e inovadores. Mais de 85% de nossa população concorda que as pessoas que desenvolvem um negócio bem-sucedido merecem uma alta posição na comunidade (comparada a uma média de 69% da UE); enquanto a Irlanda supera consideravelmente a média da UE nas áreas de competências e de inovação. A flexibilidade e a capacidade da Irlanda em reagir de maneira rápida e decisiva ao enfrentar novos desafios são reconhecidas mundialmente. O Investimento Em PD&I: Durante a última década, o investimento da Irlanda em pesquisa, desenvolvimento e inovação triplicou. Cerca de 2,5 bilhões foram investidos durante esse período com dois terços desse investimento provenientes do setor empresarial. A Confiança Nos Negócios: O desenvolvimento econômico orientado pelo estado, os investimentos significativos em educação superior, o foco no IED, impostos baixos, uma força de trabalho que fala inglês e uma grande proximidade e facilidade de acesso aos mercados da UE tudo isto combinado reforça a capacidade da Irlanda para superar as adversidades econômicas e se posicionar para o desafio de oferecer um futuro positivo e oportunidades rentáveis.

19 A IDA Ireland está na vanguarda da determinação da Irlanda em continuar a ser um líder global na promoção e atração de IED. Especificamente, a IDA se concentra em empresas envolvidas com: Tecnologias de informação e comunicação Ciências biológicas - Tecnologias médicas Ciências biológicas - Farmacologia e biotecnologia Serviços financeiros e administrativos internacionais Bens de consumo de alto valor agregado com ênfase em PD&I Tecnologias ecológicas limpas Entretenimento e mídia digital Em resumo, o país está aberto a novos empreendimentos, inovações, novas formas de pensar e de fazer negócios. Tudo para você. Um Esboço De TIC O setor de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Irlanda atrai investimento mundial, com sete das dez principais empresas do mundo operando aqui. O setor de TIC da Irlanda incorpora uma grande variedade de atividades de alta tecnologia, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento, Fabricação de Produtos de Alto Valor Agregado, Serviços Compartilhados, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Suporte Técnico e Desenvolvimento de Software. O setor opera nas áreas de chip para computadores, de software para telecomunicações e componentes para copiadoras, e se beneficia da oferta de um grande número de diplomados em ciências de qualquer país-membro da UE. O setor de TIC é responsável por 50 bilhões em exportações irlandesas e esse número tende a crescer na medida em que as empresas se beneficiam das oportunidades competitivas e de uma economia baseada no conhecimento. A Irlanda tem uma das maiores concentrações de atividade em TIC em países da OCDE. Um Instantâneo Das Ciências Biológicas As ciências biológicas formam o componente básico da estratégia de transformação da IDA Ireland, voltada para atrair operações de alto valor agregado e colocar a Irlanda mais acima na cadeia de valor.as empresas de ciências biológicas operam em áreas de farmacologia, biotecnologia, equipamentos médicos e diagnósticos. O setor emprega aproximadamente dezessete mil pessoas em uma variedade de atividades. Desde a década de sessenta, a Irlanda vem desenvolvendo um setor de ciências biológicas mundialmente significativo através do IED. A Irlanda se orgulha de reunir o grupo líder no setor de tecnologia médica com maior número de equipes na Europa. Quinze das vinte e cinco maiores empresas globais têm uma base de produção aqui. Mais de quarenta anos de experiência resultaram em um setor dinâmico, bem atendido e um centro de excelência mundialmente reconhecido. Nove das dez maiores companhias farmacêuticas mundiais já estão localizadas aqui, e sete das dez líderes do setor farmacêutico de sucesso iniciaram na Irlanda. O futuro sucesso do setor de biotecnologia da Irlanda é reforçado pelo investimento contínuo em PD&I e pelo número cada ver maior de pós-graduados provenientes das instituições educacionais. Serviços Financeiros Internacionais Mais de 250 instituições financeiras mundiais estabeleceram operações na Irlanda, com muitas delas localizadas no IFSC (Centro de Serviços Financeiros Internacionais) de Dublin. O IFSC foi criado pelo governo irlandês em 1987 para promover o desenvolvimento desse setor. O IFSC, agora, abriga muitas das instituições financeiras líderes mundiais junto com uma rede de suporte sofisticada, incluindo serviços jurídicos, atuariais, tributários, normativos, de contabilidade e de telecomunicações, além de outros prestadores de serviços. Iniciativas estimulantes em e-banking estão sendo ativamente desenvolvidas conforme o setor se prepara para uma nova era de desafios e mudanças. O Futuro É A Tecnologia Limpa A Irlanda é uma ilha moderna do século 21, cercada pelo poder milenar do vento e da maré. Como tal, a Irlanda é um ambiente natural no qual novas tecnologias limpas podem ser desenvolvidas e a busca de energias renováveis poderá ser recompensada. O potencial da Irlanda em Tecnologia Limpa é enorme e o governo está muito empenhado em criar condições para que a Irlanda possa se tornar líder mundial. As duas principais áreas de foco são a energia marinha e a energia eólica, que aliadas a uma série de medidas de apoio, resultarão num forte impulso no crescimento. Metas claras foram definidas e o trabalho em grandes iniciativas de infra-estrutura já está em andamento. Ênfase Em Entretenimento E Mídia A reputação mundial da Irlanda em criatividade e habilidades de comunicação encontra mercados contemporâneos nos campos de desenvolvimento de mídia e entretenimento. O setor dispõe de um número de sub-setores em rápido crescimento, incluindo: Mídia Digital, Redes Sociais, Mecanismos de Busca, Telecomunicações Integradas, Jogos Eletrônicos, Filmes e TV e Gerenciamento e, Distribuição de Propriedade Intelectual. A IDA Ireland atraiu uma grande variedade de empresas que operam com esses setores e conseguiu convencê-las a concentrar suas operações européias e mundiais na Irlanda. O NDRC (National Digital Research Centre) está localizado no centro digital de Dublin e proporciona acesso aos setores criativos, tecnológicos, de pesquisa e de educação para o desenvolvimento de produtos de mídia digital. A Convergência Esperada A convergência está no coração da Economia Inteligente da Irlanda. Em um mundo em mudança, a necessidade de flexibilidade e adaptabilidade não se limita à força de trabalho. As empresas também precisam demonstrar criatividade e disposição para colaborar com outros setores empresariais e criar novas oportunidades de lucro. Convergência refere-se aos mundos da ciência, engenharia, mídia, assistência médica e outros campos de estudo em que diferentes tecnologias convergem para criar instituições novas e benéficas. Em razão das nossas principais indústrias estratégicas, a Irlanda é particularmente bem posicionada para aproveitar as oportunidades que a convergência oferece. Os setores farmacêutico, biofarmacêutico, de tecnologia médica, de TIC e de alimentos são setores que já adotaram as estratégias de convergência e podem se beneficiar ainda mais dela.

20 Vibrante investimento em PD&I A Irlanda assinou acordos de bitributação com 51 países Setores Farmacêutico, Biofarmacêutico, Tecnologia Médica, TIC e Alimentos representam os setores mais importantes da Irlanda responsáveis por 100 bilhões de exportações ao ano Onde as habilidades especiais são aplicadas Produção de Alto Valor Agregado (PAVA) Subir na cadeia de valor é vital para o futuro da produção na Irlanda. Muitas empresas já fizeram a mudança. A IDA Ireland se comprometeu a conseguir um crescimento no PAVA e agora está concentrando em manter o IED nos quatro setores distintos de produção de alto valor agregado: operações intensivas em capital e capacitações; fabricação de produtos de alto valor agregado; produção piloto ou reduzida e operações para atendimento de demanda. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) O vigoroso setor de PD&I da Irlanda experimentou um aumento de 22% no IED em O crescimento do setor está sendo orientado pelos esforços cooperativos excepcionais da indústria, de universidades, de órgãos do governo e de entidades reguladoras; todos apoiados por uma política governamental pró-negócios consistente. Serviços de Negócios Globais As empresas de serviços de negócios mundiais, que são globais por natureza, precisam de um centro que possam considerar como sendo sua matriz e a Irlanda está em uma posição única para atender as suas necessidades. A Irlanda de hoje já é um próspero centro para a prestação de serviços às empresas através de redes de negócios globais, uma vez que as principais companhias implantam seus Centros de Prestação de Serviços Irlandeses como uma ferramenta estratégica principal, influenciando pessoas e recursos em todo o mundo para maximizar a vantagem competitiva. A Equipe da Irlanda já está funcionando e agora está pronta para trabalhar com você.

21 Até hoje nossas operações irlandesas provaram sua capacidade de implementar investimentos adicionais e novas atividades com grande sucesso e sem demora. Isso nos dá a certeza de que a nova instalação será construída e estará funcionando em conformidade com nossos prazos e padrões exigentes Dr John T McCubbins Vice-Presidente Mundial de Produção de Vacinas da Merck & Co. Inc. Onde há histórias para serem contadas Big Fish Tudo mundo quer jogar. Esse é o modus operandi da Big Fish Games, principal destino online mundial de entretenimento interativo, inclusive para download, comunidade e jogos multijogadores online. Em 2009, essa empresa progressista escolheu a Irlanda como seu Centro Europeu, estabelecendo-se em Cork, onde o novo escritório se concentrará no suporte multilingue ao cliente europeu, em testes e em localização de jogos. Atualmente a empresa distribui mais de 1,5 milhões de jogos por dia para clientes em todo o mundo através dos seus portais em inglês, alemão, francês, espanhol e japonês. A Big Fish escolheu a Irlanda como sede basicamente devido à disponibilidade da força de trabalho multilingue altamente capacitada e necessária para o desenvolvimento dos seus negócios mundiais. Citi O Citi não é recém-chegado à Irlanda; o conglomerado internacional global tem operado com sucesso aqui desde Na verdade, a operação de Dublin localizada no International Financial Services Centre representa a terceira maior instalação do CitiGroup na Europa, atuando como um pólo importante para a operação dos negócios dos GTS (Global Transactions Services) do GCIB (Global Corporate and Investment Bank). As funções diversas do Citi incorporam serviços bancários, fundos de assistência e uma grande variedade de outros serviços financeiros, incluindo operações sobre títulos mundiais. Em 2005, o Citi Dublin tornou-se um Centro Mundial de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento com o desafio de desenvolver novas iniciativas para o crescimento dos negócios EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da empresa. Atualmente, o Citi está trabalhando em colaboração com universidades e pequenas e médias empresas irlandesas e está investindo de maneira significativa na sua próxima geração de ofertas para o cliente de e-banking. Facebook O surgimento de sites de redes sociais transformou totalmente o mundo da comunicação interpessoal. O Facebook é, sem dúvida, uma das marcas símbolo dessa revolução, com mais 175 milhões de defensores em todo o mundo. Em 2008, o Facebook estabeleceu seu Centro Europeu em Dublin, onde planeja gerenciar operações online, vendas e divulgar campanhas publicitárias online. Dublin também será o centro das operações internacionais do Facebook e fornecerá uma grande variedade de suporte técnico online, vendas e operações virtuais aos clientes do Facebook em toda a Europa, Oriente Médio e África. A chegada do Facebook é uma validação clara das vantagens que a Irlanda continua a oferecer às empresas multinacionais globais e é um endosso das habilidades e competências do povo irlandês em proporcionar vantagens competitivas de maneiras criativas.

22 O pool de talentos em Dublin é de primeiro mundo e o recrutamento de talentos locais nos ajudará a entender melhor as necessidades dos usuários locais e as dinâmicas regionais que, por sua vez, podem nos oferecer uma visão melhor das características mais relevantes Sheryl Sandberg Encarregado Chefe de Operações do Facebook Onde há histórias para serem contadas Crompton Greaves A Crompton Greaves é uma das maiores empresas privadas da Índia. A empresa é dona da CG Power Systems Ireland Ltd. (antes conhecida como Pauwels Trafo Ireland) em Cavan e da Microsol Ltd. em Dublin. A CG Power Systems Ireland Ltd foi estabelecida por um fabricante de pequenos transformadores, principalmente para empresas de eletricidade na Irlanda, no Reino Unido e nos mercados EMEA (Europa, Oriente Médio e África), para oferecer uma grande variedade de transformadores na distribuição para os setores industriais e para o mercado eólico. A CG Power Systems Ireland Ltd. tem uma linha de produção totalmente integrada com sua própria produção de chapa metálica, de enrolamento, de pintura, de montagem final e de operações de teste. Alinhada com a expansão da fábrica para o setor de transformadores maiores e de maior valor agregado, a empresa expandiu suas áreas de negócios para incluir design e P&D, logística e gerenciamento de Propriedade Intelectual. A Microsol Ltd. fornece informações de alto nível de qualidade e tecnologia de controle e serviços para empresas de geração de energia, de modo a gerenciar e otimizar suas redes de transmissão e distribuição de eletricidade. A Microsol Ltd realiza PD&I de instrumentos de controle eletrônico e monitoramento para uso nas subestações de eletricidade. GSK A GlaxoSmithKline (GSK) é uma das maiores empresas farmacêuticas no mundo. Na Irlanda, desde 1974, a GSK realiza operações de produção, de PD&I e de comércio europeu em Cork, operações de produção em Waterford e Sligo e funções de vendas e marketing em Dublin. A fábrica em Cork é um novo local de produção estratégico dentro da rede mundial da GSK. As atividades de PD&I incluem o estabelecimento de um projeto inovador contra doenças gastrointestinais, em colaboração com o APC (Alimentary Pharmabiotic Centre), na University College Cork, co-financiado pela IDA Ireland e pela Science Foundation Ireland e um programa de PD&I para combater a doença de Alzheimer com o Instituto de Neurociências Trinity e com a National University Galway. Helsinn A Helsinn é uma empresa farmacêutica privada, com sede na Suíça, que se concentra no desenvolvimento de compostos altamente potentes com um investimento significativo de PD&I e com a grande capacidade de produção. Sua principal atividade é a concessão de licenças de compostos farmacêuticos em estágio final, em áreas de nicho terapêutico, para desenvolvimento e posterior produção e distribuição comercial. A empresa opera essencialmente no apoio clínico para tratamento de câncer e nos tratamentos anti-inflamatórios e gastrointestinais. Recentemente, a Helsinn estabeleceu em Dublin um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de OSD (Solid Oral Dosage) [dosagem sólida oral] como parte de sua decisão estratégica de fortalecer sua capacidade de desenvolvimento local. Esse investimento consolidará a operação irlandesa como centro de conhecimento e aprendizagem para os produtos de OSD do Grupo Helsinn, e passará a ser

23 o local de lançamento de novos produtos, colocando-a no centro das atenções dos processos contínuos de PD&I da empresa. IBM A IBM desfruta de uma excelente reputação na Irlanda, depois de ter se estabelecido originalmente aqui em 1956 como uma das primeiras grandes multinacionais. Classificada entre os principais fornecedores de tecnologia da informação e de serviços avançados do mundo, a IBM na Irlanda evoluiu para se tornar um pólo estratégico nas operações mundiais da companhia. Entre as ofertas de serviço da IBM Irlanda estão várias missões estratégicas de alto valor agregado, incluindo pesquisa fundamental, engenharia de software, gerenciamento da cadeia de suprimentos, televendas pan-européias, serviços de suporte técnico pan-europeus, um centro de dados internacional e um centro de tesouraria internacional. Iniciativas recentes incluem o estabelecimento de um Centro Europeu de Computação em Nuvem e projetos de pesquisa em colaboração com as universidades irlandesas. Atualmente, a IBM Irlanda emprega mais de pessoas. Intel A Intel é a maior fabricante mundial de chips semicondutores e tem uma participação de 75% no mercado de microprocessadores. O lema principal da empresa é inovar ou morrer, e ela sempre põe em prática esta declaração da sua missão. Na Irlanda, a inovação mais recente da Intel foi o estabelecimento da sede da Innovation Labs Europa, sede de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos em uma ampla variedade de tecnologias de ponta, incluindo redes ponto a ponto, saúde digital, soluções de mobilidade e de sistemas de implantação educacionais. A Intel Irlanda tem crescido em grandes proporções desde a sua criação em É uma grande empregadora e usuária substancial de serviços e produtos gerados por irlandeses. É também uma das primeiras empresas exportadoras da Irlanda com vendas internacionais superiores a $2 bilhões anualmente. Merck A Merck & Co. Inc. é uma empresa de medicamentos, 8ª na classificação mundial de vendas farmacêuticas. A ambição que impulsiona a Merck é continuamente descobrir, desenvolver e comercializar vacinas e medicamentos para tratar as necessidades médicas não atendidas. A Merck Irlanda foi fundada em 1976, no condado de Tipperary, onde tem uma fábrica de grande escala produzindo princípios ativos para uso em outras fábricas da Merck no mundo todo, exceto nos Estados Unidos. Além disso, a fábrica, recém-criada com base em PD&I e lançada no mercado, desenvolverá e produzirá novos medicamentos aprovados em comprimido de dosagem sólida e em formato de cápsula. A nova instalação, em construção em Carlow, desenvolverá e fabricará vacinas novas e existentes para os mercados mundiais. Microsoft A Microsoft Corporation é a maior empresa de software do mundo. A Microsoft começou a investir na Irlanda em 1985, criando 100 postos de trabalho em uma fábrica. Desde então, a Microsoft Irlanda tornou-se um dos maiores centros operacionais da empresa em todo o mundo, empregando pessoas em suas instalações de Dublin. A Microsoft tem três divisões locais: Microsoft EMEA Operations Centre (EOC), Microsoft European Development Centre (EDC), Microsoft Sales e o Marketing & Services Group (SMG), que dão suporte aos negócios da Microsoft na Europa, Oriente Médio e África. Em 2007, a Microsoft Corporation escolheu a Irlanda como o local para seu novo Centro de Dados EMEA de 500 milhões. Esse centro receberá a sua nova plataforma para estratégia de software e serviços da Microsoft e seu primeiro Centro de Serviços de Computação em Nuvem para clientes na Europa e no Oriente Médio. Os níveis de habilidade e a visão de negócios da equipe local de gerenciamento e operações foram fundamentais na conquista deste investimento significativo para a Irlanda. Prudential Financial A Prudential Financial é uma das maiores empresas de serviços financeiros nos Estados Unidos e é um fornecedor de longa data de seguros de vida e serviços de gerenciamento de ativos. A sua operação irlandesa, a Pramerica Systems Ireland Limited, é um centro de soluções de software e de negócios, com sede em Letterkenny, Co. Donegal. A parceira mundial da empresa é a Prudential, um provedor especializado em seguros de vida e serviços de gerenciamento de ativos. A operação irlandesa da Pramerica dedica-se basicamente à reengenharia, ao desenvolvimento e à manutenção de soluções baseadas em tecnologia de última geração para dar suporte administrativo e de marketing aos produtos de serviços financeiros. O Pramerica Call Centre, também com sede em Donegal, desenvolveu de maneira significativa uma operação multicliente e de multicapacidade adotando mecanismos dedicados de resposta política e um sofisticado serviço de atendimento ao cliente. Rottapharm O grupo Rottapharm/Madaus descobre, desenvolve e comercializa produtos para o tratamento de doenças anti-inflamatórias, anti-reumáticas, de metabolismo ósseo, de disfunções gastrointestinais e de menopausa. O empreendimento irlandês da Rottapharm em Mulhuddart, em Dublin, foi criado em Aqui, a empresa fabrica essencialmente uma variedade de cápsulas, saches e comprimidos do produto DONA (sulfato de glucosamina original), carro-chefe da empresa, que é o medicamento para ser administrado no tratamento da osteoartrite. A Rottapharm também fabrica princípios ativos farmacêuticos (API) para o DONA e para os comprimidos de bromelina, um produto anti-inflamatório. A operação irlandesa também é responsável por algumas atividades logísticas e regulatórias mundiais. Em uma recente expansão significativa da sua operação irlandesa, a Rottapharm anunciou um grande investimento na capacidade operacional e um consequente aumento de emprego. Satir Satir é o nome operacional da Guangzhou SAT Infrared Technology Company, que é a fabricante líder do sistema de imagens térmicas na China. A Satir tem como foco o desenvolvimento, a produção e a comercialização de câmeras infravermelhas para indústria. Em 2008, a Satir escolheu a Irlanda como sua base operacional na Europa, estabelecendo-se em Dundalk, onde seu objetivo principal é a montagem e o teste da série SAT de câmeras de imagens térmicas. Há uma previsão de produção potencial de até câmeras por ano. A operação irlandesa é a maior da Satir fora da China e será o principal pólo de negócios da Satir EMEA, bem como se tornará seu centro de compras internacional. Siemens A Siemens é uma empresa mundial de fornecimento de produtos, sistemas, serviços e soluções para os setores da indústria, energia e cuidados com a saúde. Na Irlanda há mais de oitenta anos, a Siemens se empenhou em muitos projetos-chave de infraestrutura, começando com o esquema de energia hidroelétrica de Shannon, em Os principais projetos incluíram a construção de muitas das usinas elétricas da Irlanda, soluções de transporte em grande escala e a introdução da maioria dos sistemas de obtenção de imagens atualizados na área médica para os hospitais da Irlanda. A empresa emprega mais de pessoas altamente capacitadas na Irlanda. A Siemens, com sua carteira que abrange todos os setores, com sua liderança tecnológica e sua forte presença local, está bem posicionada para oferecer as soluções necessárias para atender aos requisitos futuros da Irlanda. As soluções inovadoras e preparadas para o futuro da empresa geram vantagens competitivas para seus clientes e formam a base para o crescimento rentável. Takeda A Takeda Irlanda é uma subsidiária integral da Takeda Pharmaceutical Company Limited, a maior empresa farmacêutica do Japão. A Takeda Irlanda foi criada em 1997 como uma base de produção abastecendo os mercados em todo o mundo com os produtos de ponta da Takeda. A primeira fábrica foi concluída, a produção dos produtos recém-lançados começou em 1999, e expansões sucessivas foram introduzidas desde então. Em 2009, a Takeda Irlanda abriu sua fábrica ultramoderna de API (Active Pharmaceuticals Ingredient), em Grange Castle, Clondalkin, Dublin. Esta nova instalação multiproduto combinada com a operação de produtos acabados existentes, em Bray, Co. Wicklow, formará a base de produção no exterior para produtos estratégicos da Takeda, com estruturas integradas abrangendo todo o processo do princípio ativo ao produto final de dosagem oral sólida.

Irlanda Onde mais? Irlanda Onde mais? www.idaireland.com

Irlanda Onde mais? Irlanda Onde mais? www.idaireland.com Irlanda Onde mais? www.idaireland.com PENSAMENTO INTELIGENTE ECOLÓGICO LUGARES PARA IR FAVORÁVEL PARA NEGÓCIOS PRODUTIVO GLOBAL INOVADOR CRIATIVO CONVERGENTE VENCEDOR VIBRANTE ACOLHEDOR IRLANDA, ONDE MAIS?

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Thayne Garcia, Assessora-Chefe de Comércio e Investimentos (tgarcia@casacivil.rj.gov.br) Luciana Benamor, Assessora de Comércio e Investimentos

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação

EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação COMUNICADO À IMPRENSA De Sylke Becker Telefone +49 69 756081-33 Fax +49 69 756081-11 E-mail s.becker@vdw.de EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 3 } 1. INTRODUÇÃO: PARQUE TECNOLÓGICO CAPITAL DIGITAL - PTCD Principal polo de desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Distrito Federal, o PTCD

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Educação além dos limites da sala de aula

Educação além dos limites da sala de aula Educação além dos limites da sala de aula Como a Brightspace passou a fazer parte da vida de 20.000 alunos da Universidade Tiradentes Visão Geral Com mais de 50 anos de tradição e reconhecido pioneirismo

Leia mais

MACRO-OBJETIVOS DO PROGRAMA MACRO-METAS DO PROGRAMA LINHA DO TEMPO

MACRO-OBJETIVOS DO PROGRAMA MACRO-METAS DO PROGRAMA LINHA DO TEMPO MACRO-OBJETIVOS DO PROGRAMA 1- FORTALECER O SETOR DE SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI, NA CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS; 2- CRIAR EMPREGOS QUALIFICADOS NO PAÍS; 3- CRIAR E FORTALECER EMPRESAS

Leia mais

O ECOSSISTEMA DA INDÚSTRIA SUÍÇA UMA PLATAFORMA DE NEGOCIOS

O ECOSSISTEMA DA INDÚSTRIA SUÍÇA UMA PLATAFORMA DE NEGOCIOS O ECOSSISTEMA DA INDÚSTRIA SUÍÇA UMA PLATAFORMA DE NEGOCIOS O que você sabe sobre a Suíça? Roger Federer Chocolates Relógios de luxo 2 O que você também deve saber Hotspot para Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais

Resolver os principais desafios de engenharia do mundo.

Resolver os principais desafios de engenharia do mundo. 10% Sede global Parker Hannifin Corporation 6035 Parkland Boulevard Cleveland, Ohio 44124-4141 216 896 3000 Sede na EMEA Parker Hannifin Europe Sàrl La Tuilière 6 - CH-1163 Etoy, Suíça 41 0 21 821 85 00

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais.

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais. Professional Profissional Tomada de decisão Gestão do Desempenho Forecasting Previsão A qualificação de negócios profissionais globais O CIMA é a escolha dos empregadores no recrutamento de líderes de

Leia mais

cargas tributárias para empresas no mundou

cargas tributárias para empresas no mundou Cliente: UHY Moreira Data: 04/10/2011 Veículo: Site Sped Contábil - Porto Alegre Seção/ Pág. : Impostos e Tributos HUhttp://spedcontabilspedfiscal.com.br/impostos-tributacao-arrecadacao/carga-tributaria-brasil-temuma-das-maiores-cargas-tributarias-para-empresas-no-mundo/U

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Grupo PTV em expansão internacional - também na América do Sul PTV inaugura sua própria filial no Brasil Karlsruhe/São Paulo, 15/10/2015. Os especialistas em transportes do Grupo PTV estão expandindo ainda

Leia mais

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos

BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos BPO para Empresas de Energia e Concessionárias de Serviços Públicos Terceirização de Processos Empresariais da Capgemini Um componente da área de Serviços Públicos da Capgemini As concessionárias de serviços

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson.

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson. Expanda seu portfólio de produtos e aumente o seu negócio com a marca líder GLOBAL na indústria. EXPLORE SEUS NEGÓCIOS POTENCIAIS Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros

Leia mais

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos.

2015 Manual de Parceiro de Educação. Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. 2015 Manual de Parceiro de Educação Suas soluções. Nossa tecnologia. Mais inteligentes juntos. Prêmios Reais, a Partir de Agora Bem-vindo ao Intel Technology Provider O Intel Technology Provider é um programa

Leia mais

Sul da Flórida: Sua conexão Global de negócios

Sul da Flórida: Sua conexão Global de negócios Sul da Flórida: Sua conexão Global de negócios (Please note: The English to Portuguese translation feature on this document is from a free online service that translates text into different languages and

Leia mais

CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL

CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL DAS AMÉRICAS Washington D. C - março 2014 NOME CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA TEMA PALAVRAS-CHAVE REDE SOCIAL EMPRESARIAL : CONNECT AMERICAS PRÁTICA INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013.

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013. Internet de Todas as Coisas (IoE). 10 principais descobertas da Pesquisa Índice de valor da IoE da Cisco com 7.500 responsáveis pela tomada de decisão em 12 países Joseph Bradley Jeff Loucks Andy Noronha

Leia mais

BLOOMBERG PARA UNIVERSIDADES

BLOOMBERG PARA UNIVERSIDADES / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / BLOOMBERG PARA UNIVERSIDADES

Leia mais

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral Imprensa São Paulo, 16 de junho de 2015 Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral O estudo foi baseado em uma pesquisa realizada

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

Nossa atuação no setor financeiro

Nossa atuação no setor financeiro Nossa atuação no setor financeiro No mundo No Brasil O porte da equipe de Global Financial Services Industry (GFSI) da Deloitte A força da equipe do GFSI da Deloitte no Brasil 9.300 profissionais;.850

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS

RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS PT COMO UM FORNECEDOR GLOBAL DE SOLUÇÕES PARA A PRODUÇÃO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE REDE ELÉTRICA, CONTRIBUÍMOS PARA UMA UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL DE

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Viena Uma cidade onde pode desfrutar o sucesso Seminário no Brasil BRASÍLIA 26.10.2015 SÃO PAULO 27.10. 2015 BELO HORIZONTE 29.10.2015 RIO DE JANEIRO

Viena Uma cidade onde pode desfrutar o sucesso Seminário no Brasil BRASÍLIA 26.10.2015 SÃO PAULO 27.10. 2015 BELO HORIZONTE 29.10.2015 RIO DE JANEIRO Viena Uma cidade onde pode desfrutar o sucesso Seminário no Brasil BRASÍLIA 26.10.2015 SÃO PAULO 27.10. 2015 BELO HORIZONTE 29.10.2015 RIO DE JANEIRO 30.10.2015 Isto é o que talvez já saiba sobre Viena

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010 Metodologia Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Através de e-survey - via web Público Alvo: Executivos de empresas associadas e não associadas à AMCHAM Amostra: 500 entrevistas realizadas Campo: 16

Leia mais

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global Exportações de açúcar da empresa devem aumentar 86% na safra 2009/2010 A Copersucar completa

Leia mais

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades Criando Oportunidades Clima, Energia & Recursos Naturais Agricultura & Desenvolvimento Rural Mercados de Trabalho & Sector Privado e Desenvolvimento Sistemas Financeiros Comércio & Integração Regional

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

Programa de Gestão Técnica de Contas

Programa de Gestão Técnica de Contas Programa de Gestão Técnica de Contas Para ajudar os clientes da D2L a maximizar seu investimento na plataforma Brightspace, oferecemos uma experiência de suporte avançada que ultrapassa os benefícios

Leia mais

Apresentação Institucional. Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida

Apresentação Institucional. Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida Apresentação Institucional Metodologia com alta tecnologia para soluções sob medida A empresa que evolui para o seu crescimento A VCN Virtual Communication Network, é uma integradora de Soluções Convergentes

Leia mais

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015 INSERIR IMAGEM ESPECÍFICA 1 I. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) Missão: Apoiar os nossos clientes na gestão de projetos que fomentem a inovação e promovam oportunidades

Leia mais

Seja um Profissional em Energia Solar

Seja um Profissional em Energia Solar Seja um Profissional em Energia Solar Nós, da Blue Sol, acreditamos no empoderamento de todos os consumidores de energia elétrica no Brasil através da possibilidade de geração própria da energia consumida.

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Mensagens ambientais da HP

Mensagens ambientais da HP Mensagens ambientais da HP Definição da promessa Projeto para o meio ambiente Por ser líder ambiental há décadas no setor tecnológico, a HP faz a diferença com um projeto abrangente de estratégia ambiental,

Leia mais

LIT. Guia para. estudantes Internacionais. Limerick - Tipperary - Clare IRELAND www.lit.ie/international

LIT. Guia para. estudantes Internacionais. Limerick - Tipperary - Clare IRELAND www.lit.ie/international LIT LIDERANÇA ATIVA NA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL E ENGAJAMENTO PROFISSIONAL Guia para estudantes Internacionais Limerick - Tipperary - Clare IRELAND www.lit.ie/international BOAS-VINDAS DA PRESIDENTE O Instituto

Leia mais

Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes

Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 1 SYMANTEC UNIVERSITY PARA PARCEIROS... 1 TREINAMENTO... 2 SERVIÇO DE INFORMAÇÕES... 4 COLABORAÇÃO... 5 Informações

Leia mais

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil Sistema produtivo

Leia mais

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 1 A Situação Industrial A etapa muito negativa que a indústria brasileira está atravessando vem desde a crise mundial. A produção

Leia mais

Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello

Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello Unidade II GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Roberto Marcello SI Sistemas de gestão A Gestão dos Sistemas Integrados é uma forma organizada e sistemática de buscar a melhoria de resultados.

Leia mais

Perspectivas para o setor de TI. BM&F Bovespa. 26 de junho de 2013 BRASSCOM

Perspectivas para o setor de TI. BM&F Bovespa. 26 de junho de 2013 BRASSCOM Perspectivas para o setor de TI BM&F Bovespa 26 de junho de 2013 BRASSCOM Associados BRASSCOM 1 Mercado Mundial de TI Crescimento Mercado TI BRASIL (2012/2011) 10,8% Crescimento Mercado TI Mundo (2012/2011)

Leia mais

Full Time Soluções em Serviços Financeiros Full Time

Full Time Soluções em Serviços Financeiros Full Time A Full Time Soluções em Serviços Financeiros nasceu da iniciativa de seus sócios em preencherem uma lacuna no segmento de prestação de serviços, atuando de forma eficiente e criativa. A Full Time conta

Leia mais

Contribuição da TIA/TEC-LA para a ANATEL sobre o gerenciamento do espectro de rádio-frequência

Contribuição da TIA/TEC-LA para a ANATEL sobre o gerenciamento do espectro de rádio-frequência Contribuição da TIA/TEC-LA para a ANATEL sobre o gerenciamento do espectro de rádio-frequência Sendo uma organização que representa os interesses de fabricantes e fornecdores de produtos e sistemas para

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Programa de Serviços

Programa de Serviços Programa de Serviços Um Parceiro da Heidelberg Sucesso e segurança para o convertedor de rótulos A maior diversidade de substrato. Um marca de qualidade emerge: um sistema de máquina Gallus garante a mais

Leia mais

BAXTER ANUNCIA PLANOS PARA CRIAR DUAS EMPRESAS MUNDIAIS SEPARADAS LÍDERES DE SAÚDE

BAXTER ANUNCIA PLANOS PARA CRIAR DUAS EMPRESAS MUNDIAIS SEPARADAS LÍDERES DE SAÚDE PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA Contatos da mídia Brian Kyhos Deborah Spak (224) 948-5353 media@baxter.com Contatos com investidores Mary Kay Ladone, (224) 948-3371 Clare Trachtman, (224) 948-3085 BAXTER ANUNCIA

Leia mais

Estudo de Remuneração

Estudo de Remuneração 2012 2013 Estudo de Remuneração Cenário atual e perspectivas para 2013 Uma onda positiva atingiu o mercado de trabalho brasileiro até o início de 2012, que apresentou taxas de desemprego baixíssimas e

Leia mais

Inscrições abertas. Programa Essencial de Desenvolvimento Fundamentos de Liderança

Inscrições abertas. Programa Essencial de Desenvolvimento Fundamentos de Liderança Inscrições abertas Programa Essencial de Desenvolvimento Fundamentos de Liderança Fundamentos de Liderança O Programa Fundamentos de Liderança foi especialmente desenhado para quem pretende iniciar uma

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

MARCA BRADESCO RECURSOS HUMANOS

MARCA BRADESCO RECURSOS HUMANOS ATIVOS INTANGÍVEIS Embora a Organização não registre seus ativos intangíveis, há evidências da percepção de sua magnitude pelos investidores e que pode ser encontrada na expressiva diferença entre o Valor

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL MBA e Pós-Graduação Cursos inovadores e alinhados às tendências globais Nossos cursos seguem modelos globais e inovadores de educação. Os professores

Leia mais

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER A WIPRO NO BRASIL O Brasil esteve sob o foco da Wipro desde 2006, quando a companhia iniciou as suas

Leia mais

Da conformidade regulatória ao compromisso

Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso A cada ano, as empresas investem milhões para gerir cursos de capacitação e sistemas que estejam em conformidade com

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE AUMENTAR O INVESTIMENTO PRIVADO EM P&D ------------------------------------------------------- 3 1. O QUE É A PDP? ----------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

CURSOS DE IDIOMA NA EUROPA

CURSOS DE IDIOMA NA EUROPA CURSOS DE IDIOMA NA EUROPA Sediada em Dublin e com unidade de apoio no Brasil, a agência EUROPA INTERCAMBIO oferece os melhores cursos para quem quer aprender Inglês com eficiência e qualidade. Empregadores

Leia mais

O papel do CFO na estratégia corporativa

O papel do CFO na estratégia corporativa O papel do CFO na estratégia corporativa Paola Sardi Madueño, Diretora de Estratégia da Monitor Deloitte Dezembro 2014 Tendências globais (1/2) Embora com pesos diferentes, existem algumas tendências globais

Leia mais

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração.

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração. . Quem somos //Sobre A Oficina1 é uma consultoria direcionada à tecnologia da informação, com foco na implementação dos ERPs Protheus e OpenBravo, além do aplicativo de Service Desk SysAid, abrangendo

Leia mais

Receita do Network PwC cresce 6% e atinge US$ 34 bilhões no ano fiscal encerrado em junho

Receita do Network PwC cresce 6% e atinge US$ 34 bilhões no ano fiscal encerrado em junho Press release Data Contato EMBARGO 00h01min (horário Brasília) Terça-feira, 7 de outubro de 2014 Márcia Avruch Tel: +55 11 3674 3760 Email: marcia.avruch@br.pwc.com Pages 4 Receita do Network PwC cresce

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Engenharia. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Engenharia de Produção. PERFIL PROFISSIONAL: Este

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas AGENDA Como Surgiu Situação Atual Variáveis Importantes Governança Conquistas Impacto na Região Linhas Estratégicas Rodrigo Fernandes Coordenador Executivo da COMTEC Como Surgiu A T.I. surgiu para prover

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Guatemala. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas na Guatemala. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas na Guatemala Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Na Guatemala, existem várias definições fornecidas por diferentes instituições

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020 COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA 2014-2020 18-11-2015 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM MISSÃO Promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Capítulo 12. Dimensão 7: Aprendizado com o Ambiente. Acadêmica: Talita Pires Inácio

Capítulo 12. Dimensão 7: Aprendizado com o Ambiente. Acadêmica: Talita Pires Inácio Capítulo 12 Dimensão 7: Aprendizado com o Ambiente Acadêmica: Talita Pires Inácio Empresa ABC Crescimento atribuído a aquisições de empresas de menor porte; Esforços de alianças estratégicas e joint-ventures

Leia mais

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Agenda Cadeia de valor e inovação em saúde Desafios e oportunidades Investimentos em P &

Leia mais

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação Daniel Bio SAP Brasil Atuação e presença em +120 países, 37 idiomas Cerca de 54.000 funcionários 7 Centros Globais de Suporte, oferecendo

Leia mais

ROSETTA STONE LANGUAGE LEARNING SUITE PARA O SETOR PÚBLICO

ROSETTA STONE LANGUAGE LEARNING SUITE PARA O SETOR PÚBLICO ROSETTA STONE LANGUAGE LEARNING SUITE PARA O SETOR PÚBLICO Garanta o sucesso da missão. Garanta o sucesso da missão. A Rosetta Stone ajuda organizações governamentais e sem fins lucrativos a capacitar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

CLUSTER DE LOGÍSTICA URBANA DE LISBOA E VALE DO TEJO

CLUSTER DE LOGÍSTICA URBANA DE LISBOA E VALE DO TEJO CONVÉNIO CLUSTER DE LOGÍSTICA URBANA DE LISBOA E VALE DO TEJO ÍNDICE FINALIDADE... 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 CONSTITUIÇÃO E GOVERNÂNCIA... 4 FINANCIAMENTO... 5 RELATÓRIOS... 5 Ficha de Adesão ao CLUSTER

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

1 Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista. Guia de Profissões - Tecnologia. Prof. Dr. Marcelo Pereira Bergamaschi

1 Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista. Guia de Profissões - Tecnologia. Prof. Dr. Marcelo Pereira Bergamaschi 1 Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista Guia de Profissões - Tecnologia Prof. Dr. Marcelo Pereira Bergamaschi Breve Currículo Marcelo Pereira Bergamaschi -> Bergamaschi Bacharelado em

Leia mais