Where else? A Irlanda está aberta a negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Where else? A Irlanda está aberta a negócios"

Transcrição

1 Irlanda Onde mais? PENSAMENTO INTELIGENTE ECOLÓGICO LUGARES PARA IR FAVORÁVEL PARA NEGÓCIOS PRODUTIVO GLOBAL INOVADOR CRIATIVO CONVERGENTE VENCEDOR VIBRANTE ACOLHEDOR IRLANDA, ONDE MAIS?

2 Where else? A Irlanda está aberta a negócios

3 Na medida em que os paradigmas econômicos, financeiros e sociais se desenvolvem, a Irlanda criativa se prepara para novos desafios e oferece possibilidades vibrantes para crescimento. A IDA Ireland, agência de promoção de investimento da Irlanda, convida você para compartilhar dos benefícios de uma economia inteligente, de um povo que se adapta a novas situações e que tem uma visão otimista do mundo. Irlanda Onde mais? Onde você encontrará a combinação ideal entre as suas ambições corporativas e o desejo e capacidade para fazer as coisas acontecerem.

4 Localização 53 N 08 W Território 70,273 sq km População 4,4 milhões População com menos de 25 anos 34% Moeda Euro De onde a Irlanda está vindo A Irlanda começa a partir de uma posição de solidez. A posição estratégica da Irlanda, no eixo central entre os continentes americano e europeu, coloca-a bem no coração do comércio mundial. A experiência da IDA Ireland em atrair e desenvolver relacionamentos com as principais empresas do mundo não tem precedente. Atualmente, a Irlanda é um dos países mais globais do mundo em termos de integração política, econômica e tecnológica. Durante a última década, a economia irlandesa cresceu mais rapidamente do que qualquer outra na Europa. É desse ponto que a Irlanda está vindo. Você vem conosco?

5 Capital Dublin Outros Centros Urbanos Cork, Galway, Kilkenny, Limerick, Waterford, Athlone, Letterkenny, Dundalk, Sligo Principais Parceiros Comerciais Reino Unido, Estados Unidos, a zona do euro, Austrália, Ásia Principais Setores Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Ciências Biológicas, Serviços Financeiros e GTB (Globally Traded Business) incluindo Mídia digital, Engenharia, Marcas de Consumo e Serviços internacionais Produto Interno Bruto (PIB) 184 bilhões (2008) A Irlanda é, provavelmente, a economia mais aberta no mundo desenvolvido. Ser uma economia aberta significa que a Irlanda se beneficia do crescimento do comércio mundial, e também significa que ela tem que se adaptar rapidamente às mudanças nas condições de mercado. A IDA Ireland oferece uma resposta criativa com o objetivo de fomentar a Irlanda como local preferido para uma base global para negócios internacionais. Os fundamentos da economia são sólidos. A inventividade e a vibração do povo irlandês são incomparáveis. A Irlanda tem como objetivo atrair projetos para fabricação de produtos com alto valor agregado, prestação de serviços globais e pesquisa, desenvolvimento e inovação. A Irlanda está também desenvolvendo as áreas emergentes, como tecnologias limpas, inovação de serviços e convergência. Em resumo, é uma economia inteligente para um povo inteligente Irlanda, onde mais? Onde está a Irlanda IDA Global Office Network

6 47% 43% EUA Europa 5% 5% 89% Ásia-Pacífico Resto do mundo Fonte de investimento estrangeiro direto na Irlanda 2008 Onde a Irlanda está mudando A população é de 4,4 milhões e continua crescendo. 60% moram em centros urbanos e cidades e 40% nas zonas rurais. O inglês é o idioma universal falado. Os irlandeses aprendem rapidamente e vivem por muito tempo: os níveis de alfabetização e expectativa de vida estão entre os mais altos do mundo. A Irlanda é um membro antigo da Comunidade Européia, o Euro é a moeda utilizada no país. Hoje a Irlanda exporta para o mundo. O PIB (Produto Interno Bruto) é superior a 184 bilhões por ano (2008) 68% vêm do setor de serviços, 30% da indústria e 2% da agricultura, silvicultura e pesca. A capacidade de transformação é a base da economia da Irlanda. A história de sucesso da Irlanda continua evoluindo, de uma simples base para manufatura para o modelo atual chamado de economia inteligente construído a partir de duas forças: inovação e empreendedorismo A Irlanda contemporânea é multicultural e multilingue, uma sociedade vigorosa vivendo em um ambiente de beleza e segurança.

7 A política do governo irlandês é decididamente positiva e pró-negócios; assim também são seus parceiros no setor, os trabalhadores e o povo em geral. A Irlanda dá boas-vindas para novos negócios inteligentes numa nova economia inteligente, que combina os elementos de sucesso empresarial com idéias emergentes ou com uma economia inovadora, promovendo um ambiente de alta qualidade, garantindo energia e criando coesão social. A economia inteligente da Irlanda está baseada num ecosistema de pesquisa, inovação e comercialização. O objetivo é tornar a Irlanda no principal centro de inovação e comercialização na Europa. A Economia Inteligente também é uma Economia Ecológica, em que o enfrentamento dos desafios ambientais e a criação de oportunidades de emprego de alta tecnologia andam de mãos dadas. Onde se associam o pensamento inteligente e o pensamento positivo Fundamental para a estratégia de economia inteligente foi a criação de Centros de Competência nos quais, a princípio, sete grupos do setor estão se unindo para dar início a projetos de pesquisa. Os centros constituem iniciativas conjuntas entre IDA Ireland e Enterprise Ireland e se beneficiarão com o apoio do governo de até D1 milhão pela iniciativa na fase inicial. Os Centros de Competência terão foco em pesquisa, com um impacto direto na indústria, e incluirão os setores de TIC (Tecnologias de Informação e Computação), eficiência energética, processo de fabricação e tecnologias de ponta em bioenergia e bio-refino. Uma outra parte da infraestrutura de apoio são os CSETs (Centros de Ciência, Engenharia e Tecnologia), que reúnem cientistas e engenheiros de universidades e de empresas para trabalhar em pesquisa aplicada. Os CSETs são projetos de colaboração pioneiros, cujos resultados serão disponibilizados e beneficiarão o mundo. O pensamento inteligente precisa de dinheiro inteligente, no entanto, e ao reconhecer este fato, o investimento total da Irlanda em conhecimento, incluindo o ensino superior, tem aumentado a uma taxa média anual de mais de 10% nos últimos dez anos - em comparação com as médias da UE e da OCDE, de cerca de 3%. Todo o investimento da nossa economia em PD&I triplicou durante este período e agora está em torno D2,5 bilhões, dois terços provenientes do setor empresarial. A criação de emprego através do conhecimento e da inovação em um ambiente pró-negócios é fundamental para o futuro da Irlanda. Ao se tornar parte desse futuro, você se torna parte de um movimento global crescente e emocionante. Bem-vindo à Irlanda; inteligente, ecológica e pró-negócios.

8 Aeroportos internacionais em Dublin, Cork e Shannon Aeroportos regionais em Waterford, Kerry, Knock, Sligo, Galway e Donegal Vôos regulares diretos para Reino Unido, EUA, Europa e Oriente Médio Serviços mundiais de transporte marítimo Onde se aprende cada vez mais Em toda a Irlanda, você encontrará uma paixão verdadeira pelo aprendizado. Uma população jovem mostra um desejo distinto de aprender e de se adaptar a novas maneiras de pensar. Empregadores que procuram uma força de trabalho altamente qualificada e educada, com habilidades modernas e atitudes contemporâneas de posso fazer encontrarão exatamente o que precisam. A Irlanda é uma potência educacional. De acordo com o IMD (Anuário de Competitividade Mundial), a Irlanda oferece um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Mais de 40% das pessoas com idade entre 25 e 36 foram beneficiados com o nível superior. Seis em cada dez estudantes se formam, na Irlanda, com licenciatura em engenharia, ciências ou negócios, e um número significativo são proficientes em mais de um idioma. Mais recentemente, a força de trabalho da Irlanda vem sendo enriquecida com as habilidades dos europeus e de trabalhadores de outros países que escolheram viver lá. As instituições de ensino irlandesas desenvolveram uma forte consciência da importância do estabelecimento de laços sólidos com a indústria, principalmente nos campos da pesquisa científica e tecnológica. Muitas instituições de ensino superior irlandesas são reconhecidas como líderes mundiais no desenvolvimento de relações com a indústria e com outras instituições educacionais. A capacidade de adaptação da equipe é um fator igualmente importante para os empregadores - os trabalhadores irlandeses ultrapassam de modo significativo seus colegas americanos, japoneses e europeus com relação à flexibilidade quando enfrentam novos desafios.

9 Membro da União Europeia desde 1973 A Irlanda oferece acesso ao mercado europeu de 500 milhões de pessoas Onde as empresas encontram um ambiente acolhedor O IED - Investimento Estrangeiro Direto não é uma novidade na Irlanda. O movimento nacional para incentivar as empresas do exterior a se estabelecerem aqui começou em meados do século 20. A IDA Ireland foi constituída pelo governo irlandês em 1969 para formalizar a promoção e o desenvolvimento do investimento interno. da região Ásia-Pacífico demonstram segurança crescente na localização de seus negócios estrangeiros por aqui. Quase empresas, incluindo muitas das marcas mais conhecidas do mundo, colocaram a Irlanda no centro das suas redes européias em razão da combinação de fatores de ganho que a Irlanda oferece. Atualmente, o sucesso é medido pela capacidade da As empresas e empresários estrangeiros encontram Irlanda em continuar a atrair IED de ponta, e na um ambiente acolhedor na Irlanda. medida em que os Estados Unidos, Europa e países

10 A Irlanda está bem posicionada como um centro de criação e exploração de Propriedade Intelectual A alíquota de imposto de 12,5% se aplica a todos os lucros comerciais corporativos Crédito fiscal de 25% pode ser reivindicado contra despesas de PD&I Deduções fiscais para gastos de capital sobre aquisições de ativos de qualificação de Propriedade Intelectual Onde os negócios encontram seu lugar O IED Investimento Estrangeiro Direto é fundamental para a prosperidade futura da Irlanda. O forte ambiente pró-negócios da Irlanda fez com que o país fosse classificado em primeiro lugar no Global Innovation Survey na categoria IED; e no 7º. lugar no Doing Business 2010 Report como o melhor lugar no mundo para fazer negócios. Atualmente, as tecnologias avançadas de produção da Irlanda geram inovação contínua e sucesso sustentável na fabricação de produtos de alto valor agregado. O foco está nas operações de energia limpa prosperando numa economia inteligente. Há um ótimo lugar para sua empresa prosperar. Esse lugar é aqui, na Irlanda. O regime fiscal favorável da Irlanda e os sistemas de apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento destacam a determinação do governo em melhorar continuamente a atratividade do país para empresas estrangeiras. Há um reconhecimento de que os ambiciosos objetivos nacionais de criação de emprego só podem ser alcançados com a cooperação ativa de uma força de trabalho altamente qualificada, aliada a centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de nível internacional.

11 Abbott Accenture Airtricity Alps Amazon.com Analog Devices Astellas Axa Big Fish Games Boston Scientific Business Objects Cameron Citi Crompton Greaves DePuy Liebherr Medtronic Merck Microsoft Mitsui Nivalis Novartis PayPal Pfizer Prudential Financial Ranbaxy Roche Sage SAP Satir Onde grandes marcas se reúnem Um país é conhecido pelas empresas que ele mantém. A Irlanda é o lugar das melhores. Veja alguns exemplos de empresas mundiais operando de maneira bem-sucedida na Irlanda. dts Facebook Fujitsu Genzyme Google GlaxoSmithKline Helsinn HSBC IBM Ingersoll Rand Intel Kellogg s Shimadzu Siemens Solaris Mobile Sophis Synopsys Takeda Tata Consultancy Services Trend Micro Vodafone Wockhardt Wyeth Zimmer

12 Onde as empresas se sentem em casa

13 Onde as pessoas encontram um novo sentido

14 Onde as tecnologias inovadoras prosperam

15

16 Onde você encontra atitudes positivas para os negócios

17 Onde você encontra o sentido real para a vida

18 Existe um bom lugar para sua empresa na Irlanda? O objetivo da IDA Ireland é atrair, de modo contínuo, o Investimento Estrangeiro Direto de alto valor agregado, que exige talentos de alto nível e que prospera em um ambiente de negócios sofisticado. Como é que a Irlanda consegue implementar com sucesso suas estratégias comerciais? A combinação do sucesso garantido da Irlanda é um ambiente pró-negócios, tecnologicamente avançado, uma alíquota de imposto corporativo atraente, uma força de trabalho qualificada e competente e uma experiência de sucesso aliadas à atitude correta e à ambição do seu povo. É uma mistura inteligente do comercial com o criativo. Na Irlanda, você encontrará flexibilidade e determinação para ser o melhor do mercado em todos os aspectos da vida empresarial contemporânea. A nossa experiência fala por si só e acena para um futuro brilhante. Onde os setores empresariais são bem-sucedidos Na Irlanda. Onde mais? O Ambiente Pró-Negócios: Especialistas em negócios estrangeiros destacam constantemente a forma como a Irlanda é decididamente pró-negócios e como as estruturas legislativa e tributária promovem um dos ambientes de negócios mais abertos e competitivos no mundo desenvolvido. A Irlanda ocupa o 4º lugar na OCDE e 2º lugar na Europa na proporção de empreendedores iniciantes. As Atitudes Positivas: O povo irlandês tem um conceito decididamente alto em relação aos empreendedores e inovadores. Mais de 85% de nossa população concorda que as pessoas que desenvolvem um negócio bem-sucedido merecem uma alta posição na comunidade (comparada a uma média de 69% da UE); enquanto a Irlanda supera consideravelmente a média da UE nas áreas de competências e de inovação. A flexibilidade e a capacidade da Irlanda em reagir de maneira rápida e decisiva ao enfrentar novos desafios são reconhecidas mundialmente. O Investimento Em PD&I: Durante a última década, o investimento da Irlanda em pesquisa, desenvolvimento e inovação triplicou. Cerca de 2,5 bilhões foram investidos durante esse período com dois terços desse investimento provenientes do setor empresarial. A Confiança Nos Negócios: O desenvolvimento econômico orientado pelo estado, os investimentos significativos em educação superior, o foco no IED, impostos baixos, uma força de trabalho que fala inglês e uma grande proximidade e facilidade de acesso aos mercados da UE tudo isto combinado reforça a capacidade da Irlanda para superar as adversidades econômicas e se posicionar para o desafio de oferecer um futuro positivo e oportunidades rentáveis.

19 A IDA Ireland está na vanguarda da determinação da Irlanda em continuar a ser um líder global na promoção e atração de IED. Especificamente, a IDA se concentra em empresas envolvidas com: Tecnologias de informação e comunicação Ciências biológicas - Tecnologias médicas Ciências biológicas - Farmacologia e biotecnologia Serviços financeiros e administrativos internacionais Bens de consumo de alto valor agregado com ênfase em PD&I Tecnologias ecológicas limpas Entretenimento e mídia digital Em resumo, o país está aberto a novos empreendimentos, inovações, novas formas de pensar e de fazer negócios. Tudo para você. Um Esboço De TIC O setor de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Irlanda atrai investimento mundial, com sete das dez principais empresas do mundo operando aqui. O setor de TIC da Irlanda incorpora uma grande variedade de atividades de alta tecnologia, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento, Fabricação de Produtos de Alto Valor Agregado, Serviços Compartilhados, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Suporte Técnico e Desenvolvimento de Software. O setor opera nas áreas de chip para computadores, de software para telecomunicações e componentes para copiadoras, e se beneficia da oferta de um grande número de diplomados em ciências de qualquer país-membro da UE. O setor de TIC é responsável por 50 bilhões em exportações irlandesas e esse número tende a crescer na medida em que as empresas se beneficiam das oportunidades competitivas e de uma economia baseada no conhecimento. A Irlanda tem uma das maiores concentrações de atividade em TIC em países da OCDE. Um Instantâneo Das Ciências Biológicas As ciências biológicas formam o componente básico da estratégia de transformação da IDA Ireland, voltada para atrair operações de alto valor agregado e colocar a Irlanda mais acima na cadeia de valor.as empresas de ciências biológicas operam em áreas de farmacologia, biotecnologia, equipamentos médicos e diagnósticos. O setor emprega aproximadamente dezessete mil pessoas em uma variedade de atividades. Desde a década de sessenta, a Irlanda vem desenvolvendo um setor de ciências biológicas mundialmente significativo através do IED. A Irlanda se orgulha de reunir o grupo líder no setor de tecnologia médica com maior número de equipes na Europa. Quinze das vinte e cinco maiores empresas globais têm uma base de produção aqui. Mais de quarenta anos de experiência resultaram em um setor dinâmico, bem atendido e um centro de excelência mundialmente reconhecido. Nove das dez maiores companhias farmacêuticas mundiais já estão localizadas aqui, e sete das dez líderes do setor farmacêutico de sucesso iniciaram na Irlanda. O futuro sucesso do setor de biotecnologia da Irlanda é reforçado pelo investimento contínuo em PD&I e pelo número cada ver maior de pós-graduados provenientes das instituições educacionais. Serviços Financeiros Internacionais Mais de 250 instituições financeiras mundiais estabeleceram operações na Irlanda, com muitas delas localizadas no IFSC (Centro de Serviços Financeiros Internacionais) de Dublin. O IFSC foi criado pelo governo irlandês em 1987 para promover o desenvolvimento desse setor. O IFSC, agora, abriga muitas das instituições financeiras líderes mundiais junto com uma rede de suporte sofisticada, incluindo serviços jurídicos, atuariais, tributários, normativos, de contabilidade e de telecomunicações, além de outros prestadores de serviços. Iniciativas estimulantes em e-banking estão sendo ativamente desenvolvidas conforme o setor se prepara para uma nova era de desafios e mudanças. O Futuro É A Tecnologia Limpa A Irlanda é uma ilha moderna do século 21, cercada pelo poder milenar do vento e da maré. Como tal, a Irlanda é um ambiente natural no qual novas tecnologias limpas podem ser desenvolvidas e a busca de energias renováveis poderá ser recompensada. O potencial da Irlanda em Tecnologia Limpa é enorme e o governo está muito empenhado em criar condições para que a Irlanda possa se tornar líder mundial. As duas principais áreas de foco são a energia marinha e a energia eólica, que aliadas a uma série de medidas de apoio, resultarão num forte impulso no crescimento. Metas claras foram definidas e o trabalho em grandes iniciativas de infra-estrutura já está em andamento. Ênfase Em Entretenimento E Mídia A reputação mundial da Irlanda em criatividade e habilidades de comunicação encontra mercados contemporâneos nos campos de desenvolvimento de mídia e entretenimento. O setor dispõe de um número de sub-setores em rápido crescimento, incluindo: Mídia Digital, Redes Sociais, Mecanismos de Busca, Telecomunicações Integradas, Jogos Eletrônicos, Filmes e TV e Gerenciamento e, Distribuição de Propriedade Intelectual. A IDA Ireland atraiu uma grande variedade de empresas que operam com esses setores e conseguiu convencê-las a concentrar suas operações européias e mundiais na Irlanda. O NDRC (National Digital Research Centre) está localizado no centro digital de Dublin e proporciona acesso aos setores criativos, tecnológicos, de pesquisa e de educação para o desenvolvimento de produtos de mídia digital. A Convergência Esperada A convergência está no coração da Economia Inteligente da Irlanda. Em um mundo em mudança, a necessidade de flexibilidade e adaptabilidade não se limita à força de trabalho. As empresas também precisam demonstrar criatividade e disposição para colaborar com outros setores empresariais e criar novas oportunidades de lucro. Convergência refere-se aos mundos da ciência, engenharia, mídia, assistência médica e outros campos de estudo em que diferentes tecnologias convergem para criar instituições novas e benéficas. Em razão das nossas principais indústrias estratégicas, a Irlanda é particularmente bem posicionada para aproveitar as oportunidades que a convergência oferece. Os setores farmacêutico, biofarmacêutico, de tecnologia médica, de TIC e de alimentos são setores que já adotaram as estratégias de convergência e podem se beneficiar ainda mais dela.

20 Vibrante investimento em PD&I A Irlanda assinou acordos de bitributação com 51 países Setores Farmacêutico, Biofarmacêutico, Tecnologia Médica, TIC e Alimentos representam os setores mais importantes da Irlanda responsáveis por 100 bilhões de exportações ao ano Onde as habilidades especiais são aplicadas Produção de Alto Valor Agregado (PAVA) Subir na cadeia de valor é vital para o futuro da produção na Irlanda. Muitas empresas já fizeram a mudança. A IDA Ireland se comprometeu a conseguir um crescimento no PAVA e agora está concentrando em manter o IED nos quatro setores distintos de produção de alto valor agregado: operações intensivas em capital e capacitações; fabricação de produtos de alto valor agregado; produção piloto ou reduzida e operações para atendimento de demanda. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) O vigoroso setor de PD&I da Irlanda experimentou um aumento de 22% no IED em O crescimento do setor está sendo orientado pelos esforços cooperativos excepcionais da indústria, de universidades, de órgãos do governo e de entidades reguladoras; todos apoiados por uma política governamental pró-negócios consistente. Serviços de Negócios Globais As empresas de serviços de negócios mundiais, que são globais por natureza, precisam de um centro que possam considerar como sendo sua matriz e a Irlanda está em uma posição única para atender as suas necessidades. A Irlanda de hoje já é um próspero centro para a prestação de serviços às empresas através de redes de negócios globais, uma vez que as principais companhias implantam seus Centros de Prestação de Serviços Irlandeses como uma ferramenta estratégica principal, influenciando pessoas e recursos em todo o mundo para maximizar a vantagem competitiva. A Equipe da Irlanda já está funcionando e agora está pronta para trabalhar com você.

21 Até hoje nossas operações irlandesas provaram sua capacidade de implementar investimentos adicionais e novas atividades com grande sucesso e sem demora. Isso nos dá a certeza de que a nova instalação será construída e estará funcionando em conformidade com nossos prazos e padrões exigentes Dr John T McCubbins Vice-Presidente Mundial de Produção de Vacinas da Merck & Co. Inc. Onde há histórias para serem contadas Big Fish Tudo mundo quer jogar. Esse é o modus operandi da Big Fish Games, principal destino online mundial de entretenimento interativo, inclusive para download, comunidade e jogos multijogadores online. Em 2009, essa empresa progressista escolheu a Irlanda como seu Centro Europeu, estabelecendo-se em Cork, onde o novo escritório se concentrará no suporte multilingue ao cliente europeu, em testes e em localização de jogos. Atualmente a empresa distribui mais de 1,5 milhões de jogos por dia para clientes em todo o mundo através dos seus portais em inglês, alemão, francês, espanhol e japonês. A Big Fish escolheu a Irlanda como sede basicamente devido à disponibilidade da força de trabalho multilingue altamente capacitada e necessária para o desenvolvimento dos seus negócios mundiais. Citi O Citi não é recém-chegado à Irlanda; o conglomerado internacional global tem operado com sucesso aqui desde Na verdade, a operação de Dublin localizada no International Financial Services Centre representa a terceira maior instalação do CitiGroup na Europa, atuando como um pólo importante para a operação dos negócios dos GTS (Global Transactions Services) do GCIB (Global Corporate and Investment Bank). As funções diversas do Citi incorporam serviços bancários, fundos de assistência e uma grande variedade de outros serviços financeiros, incluindo operações sobre títulos mundiais. Em 2005, o Citi Dublin tornou-se um Centro Mundial de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento com o desafio de desenvolver novas iniciativas para o crescimento dos negócios EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da empresa. Atualmente, o Citi está trabalhando em colaboração com universidades e pequenas e médias empresas irlandesas e está investindo de maneira significativa na sua próxima geração de ofertas para o cliente de e-banking. Facebook O surgimento de sites de redes sociais transformou totalmente o mundo da comunicação interpessoal. O Facebook é, sem dúvida, uma das marcas símbolo dessa revolução, com mais 175 milhões de defensores em todo o mundo. Em 2008, o Facebook estabeleceu seu Centro Europeu em Dublin, onde planeja gerenciar operações online, vendas e divulgar campanhas publicitárias online. Dublin também será o centro das operações internacionais do Facebook e fornecerá uma grande variedade de suporte técnico online, vendas e operações virtuais aos clientes do Facebook em toda a Europa, Oriente Médio e África. A chegada do Facebook é uma validação clara das vantagens que a Irlanda continua a oferecer às empresas multinacionais globais e é um endosso das habilidades e competências do povo irlandês em proporcionar vantagens competitivas de maneiras criativas.

22 O pool de talentos em Dublin é de primeiro mundo e o recrutamento de talentos locais nos ajudará a entender melhor as necessidades dos usuários locais e as dinâmicas regionais que, por sua vez, podem nos oferecer uma visão melhor das características mais relevantes Sheryl Sandberg Encarregado Chefe de Operações do Facebook Onde há histórias para serem contadas Crompton Greaves A Crompton Greaves é uma das maiores empresas privadas da Índia. A empresa é dona da CG Power Systems Ireland Ltd. (antes conhecida como Pauwels Trafo Ireland) em Cavan e da Microsol Ltd. em Dublin. A CG Power Systems Ireland Ltd foi estabelecida por um fabricante de pequenos transformadores, principalmente para empresas de eletricidade na Irlanda, no Reino Unido e nos mercados EMEA (Europa, Oriente Médio e África), para oferecer uma grande variedade de transformadores na distribuição para os setores industriais e para o mercado eólico. A CG Power Systems Ireland Ltd. tem uma linha de produção totalmente integrada com sua própria produção de chapa metálica, de enrolamento, de pintura, de montagem final e de operações de teste. Alinhada com a expansão da fábrica para o setor de transformadores maiores e de maior valor agregado, a empresa expandiu suas áreas de negócios para incluir design e P&D, logística e gerenciamento de Propriedade Intelectual. A Microsol Ltd. fornece informações de alto nível de qualidade e tecnologia de controle e serviços para empresas de geração de energia, de modo a gerenciar e otimizar suas redes de transmissão e distribuição de eletricidade. A Microsol Ltd realiza PD&I de instrumentos de controle eletrônico e monitoramento para uso nas subestações de eletricidade. GSK A GlaxoSmithKline (GSK) é uma das maiores empresas farmacêuticas no mundo. Na Irlanda, desde 1974, a GSK realiza operações de produção, de PD&I e de comércio europeu em Cork, operações de produção em Waterford e Sligo e funções de vendas e marketing em Dublin. A fábrica em Cork é um novo local de produção estratégico dentro da rede mundial da GSK. As atividades de PD&I incluem o estabelecimento de um projeto inovador contra doenças gastrointestinais, em colaboração com o APC (Alimentary Pharmabiotic Centre), na University College Cork, co-financiado pela IDA Ireland e pela Science Foundation Ireland e um programa de PD&I para combater a doença de Alzheimer com o Instituto de Neurociências Trinity e com a National University Galway. Helsinn A Helsinn é uma empresa farmacêutica privada, com sede na Suíça, que se concentra no desenvolvimento de compostos altamente potentes com um investimento significativo de PD&I e com a grande capacidade de produção. Sua principal atividade é a concessão de licenças de compostos farmacêuticos em estágio final, em áreas de nicho terapêutico, para desenvolvimento e posterior produção e distribuição comercial. A empresa opera essencialmente no apoio clínico para tratamento de câncer e nos tratamentos anti-inflamatórios e gastrointestinais. Recentemente, a Helsinn estabeleceu em Dublin um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de OSD (Solid Oral Dosage) [dosagem sólida oral] como parte de sua decisão estratégica de fortalecer sua capacidade de desenvolvimento local. Esse investimento consolidará a operação irlandesa como centro de conhecimento e aprendizagem para os produtos de OSD do Grupo Helsinn, e passará a ser

23 o local de lançamento de novos produtos, colocando-a no centro das atenções dos processos contínuos de PD&I da empresa. IBM A IBM desfruta de uma excelente reputação na Irlanda, depois de ter se estabelecido originalmente aqui em 1956 como uma das primeiras grandes multinacionais. Classificada entre os principais fornecedores de tecnologia da informação e de serviços avançados do mundo, a IBM na Irlanda evoluiu para se tornar um pólo estratégico nas operações mundiais da companhia. Entre as ofertas de serviço da IBM Irlanda estão várias missões estratégicas de alto valor agregado, incluindo pesquisa fundamental, engenharia de software, gerenciamento da cadeia de suprimentos, televendas pan-européias, serviços de suporte técnico pan-europeus, um centro de dados internacional e um centro de tesouraria internacional. Iniciativas recentes incluem o estabelecimento de um Centro Europeu de Computação em Nuvem e projetos de pesquisa em colaboração com as universidades irlandesas. Atualmente, a IBM Irlanda emprega mais de pessoas. Intel A Intel é a maior fabricante mundial de chips semicondutores e tem uma participação de 75% no mercado de microprocessadores. O lema principal da empresa é inovar ou morrer, e ela sempre põe em prática esta declaração da sua missão. Na Irlanda, a inovação mais recente da Intel foi o estabelecimento da sede da Innovation Labs Europa, sede de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos em uma ampla variedade de tecnologias de ponta, incluindo redes ponto a ponto, saúde digital, soluções de mobilidade e de sistemas de implantação educacionais. A Intel Irlanda tem crescido em grandes proporções desde a sua criação em É uma grande empregadora e usuária substancial de serviços e produtos gerados por irlandeses. É também uma das primeiras empresas exportadoras da Irlanda com vendas internacionais superiores a $2 bilhões anualmente. Merck A Merck & Co. Inc. é uma empresa de medicamentos, 8ª na classificação mundial de vendas farmacêuticas. A ambição que impulsiona a Merck é continuamente descobrir, desenvolver e comercializar vacinas e medicamentos para tratar as necessidades médicas não atendidas. A Merck Irlanda foi fundada em 1976, no condado de Tipperary, onde tem uma fábrica de grande escala produzindo princípios ativos para uso em outras fábricas da Merck no mundo todo, exceto nos Estados Unidos. Além disso, a fábrica, recém-criada com base em PD&I e lançada no mercado, desenvolverá e produzirá novos medicamentos aprovados em comprimido de dosagem sólida e em formato de cápsula. A nova instalação, em construção em Carlow, desenvolverá e fabricará vacinas novas e existentes para os mercados mundiais. Microsoft A Microsoft Corporation é a maior empresa de software do mundo. A Microsoft começou a investir na Irlanda em 1985, criando 100 postos de trabalho em uma fábrica. Desde então, a Microsoft Irlanda tornou-se um dos maiores centros operacionais da empresa em todo o mundo, empregando pessoas em suas instalações de Dublin. A Microsoft tem três divisões locais: Microsoft EMEA Operations Centre (EOC), Microsoft European Development Centre (EDC), Microsoft Sales e o Marketing & Services Group (SMG), que dão suporte aos negócios da Microsoft na Europa, Oriente Médio e África. Em 2007, a Microsoft Corporation escolheu a Irlanda como o local para seu novo Centro de Dados EMEA de 500 milhões. Esse centro receberá a sua nova plataforma para estratégia de software e serviços da Microsoft e seu primeiro Centro de Serviços de Computação em Nuvem para clientes na Europa e no Oriente Médio. Os níveis de habilidade e a visão de negócios da equipe local de gerenciamento e operações foram fundamentais na conquista deste investimento significativo para a Irlanda. Prudential Financial A Prudential Financial é uma das maiores empresas de serviços financeiros nos Estados Unidos e é um fornecedor de longa data de seguros de vida e serviços de gerenciamento de ativos. A sua operação irlandesa, a Pramerica Systems Ireland Limited, é um centro de soluções de software e de negócios, com sede em Letterkenny, Co. Donegal. A parceira mundial da empresa é a Prudential, um provedor especializado em seguros de vida e serviços de gerenciamento de ativos. A operação irlandesa da Pramerica dedica-se basicamente à reengenharia, ao desenvolvimento e à manutenção de soluções baseadas em tecnologia de última geração para dar suporte administrativo e de marketing aos produtos de serviços financeiros. O Pramerica Call Centre, também com sede em Donegal, desenvolveu de maneira significativa uma operação multicliente e de multicapacidade adotando mecanismos dedicados de resposta política e um sofisticado serviço de atendimento ao cliente. Rottapharm O grupo Rottapharm/Madaus descobre, desenvolve e comercializa produtos para o tratamento de doenças anti-inflamatórias, anti-reumáticas, de metabolismo ósseo, de disfunções gastrointestinais e de menopausa. O empreendimento irlandês da Rottapharm em Mulhuddart, em Dublin, foi criado em Aqui, a empresa fabrica essencialmente uma variedade de cápsulas, saches e comprimidos do produto DONA (sulfato de glucosamina original), carro-chefe da empresa, que é o medicamento para ser administrado no tratamento da osteoartrite. A Rottapharm também fabrica princípios ativos farmacêuticos (API) para o DONA e para os comprimidos de bromelina, um produto anti-inflamatório. A operação irlandesa também é responsável por algumas atividades logísticas e regulatórias mundiais. Em uma recente expansão significativa da sua operação irlandesa, a Rottapharm anunciou um grande investimento na capacidade operacional e um consequente aumento de emprego. Satir Satir é o nome operacional da Guangzhou SAT Infrared Technology Company, que é a fabricante líder do sistema de imagens térmicas na China. A Satir tem como foco o desenvolvimento, a produção e a comercialização de câmeras infravermelhas para indústria. Em 2008, a Satir escolheu a Irlanda como sua base operacional na Europa, estabelecendo-se em Dundalk, onde seu objetivo principal é a montagem e o teste da série SAT de câmeras de imagens térmicas. Há uma previsão de produção potencial de até câmeras por ano. A operação irlandesa é a maior da Satir fora da China e será o principal pólo de negócios da Satir EMEA, bem como se tornará seu centro de compras internacional. Siemens A Siemens é uma empresa mundial de fornecimento de produtos, sistemas, serviços e soluções para os setores da indústria, energia e cuidados com a saúde. Na Irlanda há mais de oitenta anos, a Siemens se empenhou em muitos projetos-chave de infraestrutura, começando com o esquema de energia hidroelétrica de Shannon, em Os principais projetos incluíram a construção de muitas das usinas elétricas da Irlanda, soluções de transporte em grande escala e a introdução da maioria dos sistemas de obtenção de imagens atualizados na área médica para os hospitais da Irlanda. A empresa emprega mais de pessoas altamente capacitadas na Irlanda. A Siemens, com sua carteira que abrange todos os setores, com sua liderança tecnológica e sua forte presença local, está bem posicionada para oferecer as soluções necessárias para atender aos requisitos futuros da Irlanda. As soluções inovadoras e preparadas para o futuro da empresa geram vantagens competitivas para seus clientes e formam a base para o crescimento rentável. Takeda A Takeda Irlanda é uma subsidiária integral da Takeda Pharmaceutical Company Limited, a maior empresa farmacêutica do Japão. A Takeda Irlanda foi criada em 1997 como uma base de produção abastecendo os mercados em todo o mundo com os produtos de ponta da Takeda. A primeira fábrica foi concluída, a produção dos produtos recém-lançados começou em 1999, e expansões sucessivas foram introduzidas desde então. Em 2009, a Takeda Irlanda abriu sua fábrica ultramoderna de API (Active Pharmaceuticals Ingredient), em Grange Castle, Clondalkin, Dublin. Esta nova instalação multiproduto combinada com a operação de produtos acabados existentes, em Bray, Co. Wicklow, formará a base de produção no exterior para produtos estratégicos da Takeda, com estruturas integradas abrangendo todo o processo do princípio ativo ao produto final de dosagem oral sólida.

Irlanda Onde mais? Irlanda Onde mais? www.idaireland.com

Irlanda Onde mais? Irlanda Onde mais? www.idaireland.com Irlanda Onde mais? www.idaireland.com PENSAMENTO INTELIGENTE ECOLÓGICO LUGARES PARA IR FAVORÁVEL PARA NEGÓCIOS PRODUTIVO GLOBAL INOVADOR CRIATIVO CONVERGENTE VENCEDOR VIBRANTE ACOLHEDOR IRLANDA, ONDE MAIS?

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

cargas tributárias para empresas no mundou

cargas tributárias para empresas no mundou Cliente: UHY Moreira Data: 04/10/2011 Veículo: Site Sped Contábil - Porto Alegre Seção/ Pág. : Impostos e Tributos HUhttp://spedcontabilspedfiscal.com.br/impostos-tributacao-arrecadacao/carga-tributaria-brasil-temuma-das-maiores-cargas-tributarias-para-empresas-no-mundo/U

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015 INSERIR IMAGEM ESPECÍFICA 1 I. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) Missão: Apoiar os nossos clientes na gestão de projetos que fomentem a inovação e promovam oportunidades

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade

O caminho para o sucesso. Promovendo o desenvolvimento para além da universidade O caminho para o sucesso Promovendo o desenvolvimento para além da universidade Visão geral Há mais de 40 anos, a Unigranrio investe em ensino diferenciado no Brasil para cumprir com seu principal objetivo

Leia mais

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson.

EXPLORE SEUS POTENCIAIS. Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros da FG Wilson. Expanda seu portfólio de produtos e aumente o seu negócio com a marca líder GLOBAL na indústria. EXPLORE SEUS NEGÓCIOS POTENCIAIS Junte-se aos 128 concessionários mundiais que escolheram ser parceiros

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics

Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Apresentação por Leonardo Melo melo.leonardo@ieee.org Universidade Federal de Juiz de Fora PET Elétrica IEEE Institute Of Electrical and Electronics Engineers Prefácio O Engenheiro 2020 Como será ou deveria

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020 COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA 2014-2020 18-11-2015 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM MISSÃO Promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Da conformidade regulatória ao compromisso

Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso A cada ano, as empresas investem milhões para gerir cursos de capacitação e sistemas que estejam em conformidade com

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

A Telefónica é assim. Uma empresa na vanguarda. Relatório Anual 2002

A Telefónica é assim. Uma empresa na vanguarda. Relatório Anual 2002 A Telefónica é assim A Telefónica é a operadora de referência nos mercados de língua espanhola e portuguesa com quase 90 milhões de clientes. Além disso, é a sétima companhia mundial do setor em termos

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Agenda Cadeia de valor e inovação em saúde Desafios e oportunidades Investimentos em P &

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação Daniel Bio SAP Brasil Atuação e presença em +120 países, 37 idiomas Cerca de 54.000 funcionários 7 Centros Globais de Suporte, oferecendo

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica Boletim Benchmarking Internacional Extensão Tecnológica Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10

Press Release. Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Press Release Voith promove constantes mudanças 2014-12-10 Reversão da tendência em pedidos recebidos se estabiliza: volume de pedidos aumenta em 7% no ano fiscal de 2013/14 Vendas consolidadas e lucro

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center O GrupoM8 utiliza o formato Norte-americano na administração e comercialização de sua

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação

EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação COMUNICADO À IMPRENSA De Sylke Becker Telefone +49 69 756081-33 Fax +49 69 756081-11 E-mail s.becker@vdw.de EMO Hannover 2013 Eventos de acompanhamento tratam de tendências da tecnologia de fabricação

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES NOTAS INTRODUTÓRIAS As cidades - espaços de oportunidades, desafios e problemas Diagnóstico dos espaços urbanos: Transformação demográfica

Leia mais

Estratégia Internacional

Estratégia Internacional Estratégia Internacional Professor: Claudemir Vasconcelos Aluno: Sergio Abreu Estratégia Internacional A internacionalização não se limita somente ao Comércio exterior (importação & exportação); é operar

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento

Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Caloi: SAP Business All-in-One permite suporte ao crescimento Geral Executiva Nome da Caloi Indústria Equipamentos esportivos Produtos

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

SECRETARIA DE INOVAÇÃO

SECRETARIA DE INOVAÇÃO SECRETARIA DE INOVAÇÃO EDITAL Nº 01, DE 30 DE JANEIRO DE 2013 SEGUNDA CHAMADA PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE BRASIL E ISRAEL O SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DO

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Thayne Garcia, Assessora-Chefe de Comércio e Investimentos (tgarcia@casacivil.rj.gov.br) Luciana Benamor, Assessora de Comércio e Investimentos

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza EMPREENDEDORISMO Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza ORGANIZAÇÃO CONCEITO: A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Apresentação ao Shopping

Apresentação ao Shopping Apresentação ao Shopping O GrupoM8 utiliza o formato Norte-americano na administração e comercialização de sua rede de franquias Você Sabia? Há trinta anos os Estados Unidos adotaram um modelo inovador

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Full Time Soluções em Serviços Financeiros Full Time

Full Time Soluções em Serviços Financeiros Full Time A Full Time Soluções em Serviços Financeiros nasceu da iniciativa de seus sócios em preencherem uma lacuna no segmento de prestação de serviços, atuando de forma eficiente e criativa. A Full Time conta

Leia mais

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e.

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. Apresentação A d v a n c e d I n f o r m á t i c a L t d a. w w w. a d v a n c e d i n f o. c o m. b r ( 1 1 ) 2 9 7 6-7044 Quem Somos? A

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais