Apostila. Confecção de Instrumentos Musicais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila. Confecção de Instrumentos Musicais"

Transcrição

1 Apostila Confecção de Instrumentos Musicais

2 Introdução bambu O bambu é planta da família das gramíneas, que tem inúmeras utilidades, desde artesanatos, instrumentos musicais, móveis, construção civil e é também usado na culinária. Para a fabricação dos tambores utilizamos o bambu gigante (dendrocalamus giganteus), para flautas bambu comum e berimbau cana da índia.

3 Colheita Para colheita é necessário o uso de ferramentas adequadas, (serrote de poda, motosserra e facão), para fazer uma colheita segura é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), luva, butina, capacete, e protetor auricular quando utilizado a motoserra. Na seleção dos bambus é importante sempre escolher os bambus maduros, com o comprimento dos adequados para cada finalidade. Para que não acumule água e apodreça a raiz do bambuzal é feito um corte na posição horizontal deixando o nó fechado na parte inferior do bambu não o deixando aberto em forma de um copo. É recomendado colher os bambus no período de lua minguante e meses sem R (maio, junho, julho e agosto), onde os bambus se encontram com pouca quantidade de água.

4 Tratamento A espécie do bambu (dendrocalamus giganteus) é muito suscetível ao ataque de insetos, dentre eles a broca é o principal. Existem várias formas de tratamento, o que utilizaremos é por emersão dos bambus em água corrente durante 40 dias após a colheita. Logo após esse processo os bambus são colocados para secar na sombra em posição vertical, em seguida inicia a preparação das peças para a confecção dos tambores. Lixamos os bambus usando um smeril para retirar toda casca e com um pincel passamos óleo diesel queimado e com um maçarico é feito a queima das peças até que absorva o óleo, esse método dificulta a ação dos insetos.

5 Confecção de Flautas: São instrumentos feitos com um gomo de bambu. Podem ser classificadas como: Quenas e Quenachoos de origem Andina são feitos com7 furos e as flautas transversais com seis furos. Quena É originária da América Latina e representa um papel central na música do Peru. Possui furos permite a execução de todas as notas. Quenacho É originária da América Latina e representa um papel central na música do Peru. Instrumento grave da Quena.

6 Ferramentas e materiais: Furadeira, Broca, Ferro pontiagudo, arco serra, maçarico, botijão de gás, trena, moto esmeril, lixa. Procedimento: Quenas e Quenatios: para elaboração é realizado a queima do bambu e definição da cor e modelo da flauta de acordo com o gosto de cada oficineiro, são feitos sete furos que definem o som, o sétimo furo é um diferencial nesse tipo de flauta. Flautas Transversais: para elaboração são seis furos, a bitola e comprimento do bambu diferenciam a sonoridade do instrumento.

7 Confecção de atabaques: É um instrumento musical de percussão onde uma pele de couro recobre uma estrutura oca. Ao ser percutido, a pele produz ondas que passam pela estrutura do bambu, amplificando o som. Ferramentas e materiais: Arco e Serra, moto esmeril, furadeira, brocas, vergalhão para arco, lixa, couro, cordas, furador de couro, linha encerada, agulhas, maçarico, selador, pincel, verniz, pano para limpeza do bambu, lápis, cola. Procedimento: Mini atabaques: Inicialmente é realizado corte e queima do bambu. Depois são feitos furos vertical numa distância de sete cm e na horizontal aproximadamente cinco cm. O couro deverá ficar em repouso na água, deverá ser costurado e furado para o dimensionamento no fechamento no bambu. Os vergalhões para arco são usados para colocar o couro, que será firmado no bambu. Logo após é feito uma trançagem da corda para fixação do couro no bambu.

8 Djembês É um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental, é um instrumento musical de percussão que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga. O som é obtido pelo toque da palma das mãos, é possível obter diversos sons. Próximo ao centro o som é grave e vibrante próximo ao aro é mais agudo. Podem-se obter sons diferentes ao tocar com a palma da mão ou a ponta dos dedos. Ferramentas e materiais: Arco e Serra, moto esmeril, furadeira, brocas, vergalhão para arco, lixa, couro, cordas, furador de couro, linha encerada, agulhas, maçarico, selador, pincel, verniz, pano para limpeza do bambu, lápis, cola.

9 Procedimento: A confecção da base é feito o mesmo procedimento do atabaque o que diferencia é colocação da cabaça na parte superior do tambor, dando uma forma cônica e alterando sua sonoridade. para a elaboração inicialmente é realizado corte e queima do bambu. Depois são feitos furos verticais numa distância de sete cm e na horizontal cinco cm aproximadamente. O couro deverá ficar em repouso na água, deverá ser costurado e furado para o dimensionamento no fechamento no bambu. Os vergalhões para arco são usados para colocar o couro, que será firmado no bambu. Logo após é feito uma trançagem da corda para fixação do couro no bambu. Bambu e cabaça: O processo de elaboração divide-se em vários passos: 1º passo: umedecer e raspar a cabaça para tirar as cascas de dentro e de fora, 2º passo: mede-se a cabaça para corte, e é feito um traçado na parte mais larga da cabaça de acordo com o tamanho da pele e do aro que será utilizado. 3º passo: corta-se o bambu gigante em tamanho de acordo com o interesse (recomenda-se 25 cm) medem-se dois cm de altura na base, logo após é feito um traçado para efetuar os furos. Os furos são medidos no espaçamento de cinco em cinco cm. Na parte superior é medido um traço de dois cm na horizontal, onde será feito um corte para diminuir o diâmetro para afixar a cabaça no bambu.

10 4º passo: coloca-se a parte mais fina da cabaça dentro do bambu gigante e traça para ser feito o corte da parte menor da cabaça. 5º passo: É feito um dimensionamento, retirando com a lixa aos poucos medindo a todo o tempo para afixar a cabaça no bambu. Ela deve ser penetrada na pressão de forma que fique firme. OBS.: Ao lixar a cabaça deve-se tomar cuidado na afinação para não quebrá-la na hora da penetração. 6º passo: após fixar o bambu na cabaça, mede-se a altura e é efetuado traços (pontos) para traçar todo o diâmetro para depois cortar neste traçado. 7º passo: cortar a cabaça com a serra, abrir a cabaça, limpar por dentro e deixar sua abertura plana. 8º passo: Afixar o couro no aro - Costurar o couro e afixar o aro de forma que fique esticado. - Furar o couro e costurar a linha preta (4 metros), 2 metros com a costura indo e 2 metros com a costura voltando. - Medir o tamanho da linha branca (30 metros). Trançar com intervalo na ida e preencher na volta de acordo com o numero de furos. - Trançar as amarrações. Confecção de Berimbau: Instrumento de origem africana é um elemento fundamental na capoeira. Ele comanda a roda de capoeira e dita o ritmo. Sua confecção é simples onde pode ser usado como matéria prima cabaça, bambu e arame.

11 Ferramentas e matérias: Arame, couro, alicate, maçarico, arco serra, trena, canivete, pedra de afinação, corda. Procedimento: Corta-se o bambu do tamanho desejável, logo após queima o bambu e faz um corte na extremidade inferior para prender o arame, dobra-se o bambu e prende o arame bem esticado para produzir uma boa sonoridade. Em seguida é colocada a cabaça. Reco-reco Reco-reco é um instrumento de percussão que produz um som provocado por atrito, é muito usado na música popular brasileira, entre tribos indígenas, africanos e em músicas latino- americanas. Ferramentas e matérias: Serra, formão, trena e maçarico.

12 Procedimento: Corta-se um pedaço de bambu de aproximadamente 25 cm, fazemos as marcações para os sulcos ficarem bem uniformes. Em seguida com o formão em V fazemos os sulcos onde produzirá o som em atrito com a vareta de toque.

13 Momento Iamana Momento Iamana / conhecimento que emana Arte e movimento / Iamana fermento Mudança que chama / criação e talento Trazendo bons ventos de vontade humana Iamana que busca / e por isso encontra Elo, extensão, cai em frente desponta Projeta, constrói / Iamana geral Decente, discente, comunidade / Iamana plural Ajuda o gênero humano a se reerguer De dentro para fora / é massa a crescer Iamana, eu vou junto com você Início, meio e fim / ciclo total / despertar de uma estrada Recomeçamos hoje nesta jornada humana Que não é o fim, mas a caminhada / salve Iamana! Marihus Altoé Baldoto 22/03/2013

14 Arte gráfica: Diogo Pires/Demian Santiago Revisão gráfica: Jéssica Wrarne Editoração Gráfica UFV- Florestal Apoio Cultural: Diretoria de Extensão e Cultura UFV-Florestal Realização: Fundação Nacional de Arte - FUNARTE

MEDIÇÃO. Modelo 130. Veda Porta Automático. A medição deverá ser realizada no lado oposto à parede. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelo 130. Veda Porta Automático. A medição deverá ser realizada no lado oposto à parede. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Veda Porta Automático Modelo X A medição deverá ser realizada no lado oposto à parede. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO VEDA PORTA AUTOMÁTICO MODELO Portas de correr de

Leia mais

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Pendurador 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Materiais 2 Tinta esmalte verde ou na cor desejada à base de água Pincel de cerdas série 815 n 18 1 prego grande

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de

Leia mais

Artesanato com BAMBU Passo a passo

Artesanato com BAMBU Passo a passo Artesanato com BAMBU Passo a passo Nesta apostila você encontrará o conteúdo necessário para dar início ao trabalho de artesanatos com bambu com um detalhado passo a passo ilustrado com fotos acompanhadas

Leia mais

MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO

MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO

Leia mais

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE Esse projeto é essencial para impressão na serigrafia em superfícies planas. Essa mesa simples ou berço é muito comum no uso de impressões de camisetas já costuradas. Vamos criar uma mesa com uma estrutura

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelos Max Veda Porta. A medição será sempre realizada no lado oposto à abertura da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelos Max Veda Porta. A medição será sempre realizada no lado oposto à abertura da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Max Veda Porta Modelos 320 340 320 340 X A medição será sempre realizada no lado oposto à abertura da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO MAX VEDA PORTA MODELOS 320

Leia mais

Cadeira de Rodas para Cachorro (feita com material leve e barato)

Cadeira de Rodas para Cachorro (feita com material leve e barato) Cadeira de Rodas para Cachorro (feita com material leve e barato) 9 6 5 5 3 2 7 8 LISTA DE MATERIAIS - Partes de um carrinho para malas comprado na 25 de Março (R$25,00) 2- Tubo de aspirador comprado em

Leia mais

Ficha Técnica Perfis em Poliestireno Acabamento Tinta Acrílica e Hot Stamping

Ficha Técnica Perfis em Poliestireno Acabamento Tinta Acrílica e Hot Stamping Ficha Técnica Perfis em Poliestireno Acabamento Tinta Acrílica e Hot Stamping 1. Identificação do Produto e da Empresa Produto: Tipo de produto: Acabamento: Empresa: Endereço: Perfis de Poliestireno 96

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelo 220. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelo 220. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Veda Porta Automático Modelo 220 X A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO VEDA PORTA AUTOMÁTICO MODELO 220 Portas

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

Montagem de TEDs Cobertura Dupla e Simples

Montagem de TEDs Cobertura Dupla e Simples Montagem de TEDs Cobertura Dupla e Simples CURSO PRÁTICO SOBRE MONTAGEM, INSTALAÇÃO E USO DO TED Realização: Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI Instrutor: Jack Forrester(NOAA

Leia mais

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Cachepô 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

ROTEIRO DE EXPERIMENTO ELETROSCÓPIO

ROTEIRO DE EXPERIMENTO ELETROSCÓPIO ROTEIRO DE EXPERIMENTO ELETROSCÓPIO MATERIAS UTILIZADOS (Ver figura 1) 1 pote de vidro com tampa (pote de conserva); 40 cm de fio de cobre (1,5mm de diâmetro); 1 alicate; 1 pistola de cola quente; 1 bastão

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os forros Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação

Leia mais

Ficha Técnica. Embalados individualmente em embalagem transparente e acondicionados em caixa máster em quantidades conforme tabela 01.

Ficha Técnica. Embalados individualmente em embalagem transparente e acondicionados em caixa máster em quantidades conforme tabela 01. Ficha Técnica SÓCALOS E ROSETAS 1. INFORMAÇÕES GERAIS Função Proporcionar acabamentos a instalação de pisos, porcelanatos, laminados, batentes de portas, paredes e guarnições, podendo ser uma continuidade

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelo 110. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura total da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelo 110. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura total da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Veda Porta Automático Modelo 110 X A medição será sempre realizada na largura total da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO VEDA PORTA AUTOMÁTICO MODELO 110 Portas de

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

SISTEMA DE POLIAS. Autores: Ana Carolina Panegassi Barezi; Lucas Tadeu Pinheiro; Mariana Neves Ferrarini; Marieli Shievano Granato; Marina Costa Patz

SISTEMA DE POLIAS. Autores: Ana Carolina Panegassi Barezi; Lucas Tadeu Pinheiro; Mariana Neves Ferrarini; Marieli Shievano Granato; Marina Costa Patz SISTEMA DE POLIAS Autores: Ana Carolina Panegassi Barezi; Lucas Tadeu Pinheiro; Mariana Neves Ferrarini; Marieli Shievano Granato; Marina Costa Patz 1. Objetivo Demonstrar que é possível fazer com que

Leia mais

Características: 100 fotos meramente ilustrativas. Conserve este Manual - Fev/2016. AAS quinta-feira, 17 de agosto de :23:56

Características: 100 fotos meramente ilustrativas. Conserve este Manual - Fev/2016. AAS quinta-feira, 17 de agosto de :23:56 MULTI FUNÇÃO Características: AAS1321 quinta-feira, 17 de agosto de 217 9:23:6 1 fotos meramente ilustrativas Motor: 2cv (1W) Tensão Nominal: 127V OU 22V Rotação do motor: 9 rpm/ 36 rpm Dimensões da mesa:

Leia mais

QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR?

QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR? QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR? Edição 01/2018 SERRA TÁBUA MASTER (UNIVERSAL) FAÇA VOCÊ MESMO! A serra tábua Lenhador Master é um dispositivo para acoplagem para motosserra que permite a produção

Leia mais

Morlan. Manual de Aplicação

Morlan. Manual de Aplicação Morlan Manual de Aplicação Morlan Definição Arame de concertina é uma barreira de segurança laminada de forma espiralada que possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A Concertina Morlan é utilizada

Leia mais

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos)

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável

Leia mais

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS.

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. QUANDO FECHAR A JANELA COLOQUE SEMPRE O MANÍPULO NA POSIÇÃO 3. A GRAVURA JUNTA MOSTRA O COMANDO,

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelo 210. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelo 210. Veda Porta Automático. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Veda Porta Automático Modelo 210 X A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO VEDA PORTA AUTOMÁTICO MODELO 210 Portas

Leia mais

Carrinho de dar cordas usando carretel

Carrinho de dar cordas usando carretel ENGENHARIA AMBIENTAL Carrinho de dar cordas usando carretel Discentes Marcela K. Santos Talita R. Carvalhaes Thayla N. Oliveira Vitória C. Oliveira Sorocaba 2018 Marcela K. Santos Talita R. Carvalhaes

Leia mais

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelos Max Veda Porta. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelos Max Veda Porta. A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Max Veda Porta Modelos 310 330 310 330 X A medição será sempre realizada na largura da folha da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO MAX VEDA PORTA MODELOS 310 330 Portas

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo 18 enfrechates 6 mm 35mm 15 enfrechates 6 mm 32mm Com linha fina serão confeccionados 18 enfrechates para o mastaréu do mastro real. O primeiro será fixado 35 mm do piso do cesto de gávea. O intervalo

Leia mais

Emissão : Dez/2006 Nº.: INFO- 002/06

Emissão : Dez/2006 Nº.: INFO- 002/06 Página 1 de 7 Prezado Concessionário Estamos informando com o presente boletim, os procedimentos para substituição da tela frontal do capuz dos tratores 1155 pela grade perfurada que pode ser aplicada

Leia mais

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br Por Eduardo Dias Nunes O conjunto da estrutura é formado por uma quilha, 4 balizas, dois espelhos e três vaus. Identificados por números, coloque cada baliza em seu devido local encaixando e colando as

Leia mais

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura pelo comprimento dos pés)

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura pelo comprimento dos pés) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável

Leia mais

Formulário 01 - Roteiro para Elaboração de Projeto de Extensão e Cultura

Formulário 01 - Roteiro para Elaboração de Projeto de Extensão e Cultura Formulário 01 - Roteiro para Elaboração de Projeto de Extensão e Cultura Título do projeto: IAMANA Coordenador do projeto: POLLYANA CARDOSO PEREIRA Colaboradores: GOVERNO FEDERAL-FUNARTE-MINISTERIO DA

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

Apostila de Fabricação de Instrumentos Musicais

Apostila de Fabricação de Instrumentos Musicais Apostila de Fabricação de Instrumentos Musicais Instituto do Bambu Grupo Bambuzal Carlos Melo O BAMBUZAL - ONDE TUDO COMEÇA Foto 1 Bambuzal em Alagoas Existem mais de mil espécies de bambu, espalhadas

Leia mais

Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo. Ficha de inscrição

Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo. Ficha de inscrição Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo Ficha de inscrição Título da TA proposta: ERG - Apoio para o movimento de se levantar Componente 1 Nome: Roberto Gutierrez Beraldo

Leia mais

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1 1 Estação de Trabalho Montagem Passo a Passo Editora Profissionalizante Editora Profissionalizante Página 1 ESTAÇÃO DE TRABALHO Siga as instruções a seguir para montar essa versátil estação de trabalho.

Leia mais

Manual de Instalação da FachaForte

Manual de Instalação da FachaForte Manual de Instalação da FachaForte Introdução Com o objetivo de prevenir o aparecimento de fissuras no revestimento de argamassa das fachadas, a Morlan desenvolveu a tela metálica eletrossoldada Fachaforte,

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar Crie uma divertida cozinha de brincar para os pequerruchos da casa, com a ajuda da BLACK+DECKER TM. Esta cozinha colorida é ideal para fazer voar a imaginação dos

Leia mais

INSTALLATION GUIDE 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA MANUAL DE INSTALAÇÃO. MANUAL DE INSTALACIÓN. Versão em PORTUGUÊS

INSTALLATION GUIDE 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA MANUAL DE INSTALAÇÃO.   MANUAL DE INSTALACIÓN. Versão em PORTUGUÊS 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA ANTI A 10 AÑOS DE GARANTÍA Versão em PORTUGUÊS INSTALLATION GUIDE Fita ITEM Métrica / Trena AVISO DE SEGURANÇA Por questões de segurança, recomenda-se que o produto

Leia mais

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS:

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: FRESHFOIL: PROTEÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA; MAIOR CONFORTO TÉRMICO; REDUZ O USO DE AR CONDICIONADO; RESISTENTE AO CALOR, UMIDADE E FUNGOS; SEGURANÇA ADICIONAL CONTRA VAZAMENTO NO

Leia mais

MEDIÇÃO. Modelo 140. Veda Porta Automático. A medição deverá ser realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis

MEDIÇÃO. Modelo 140. Veda Porta Automático. A medição deverá ser realizada na largura da folha da porta. Materiais necessários: Trena Lápis MEDIÇÃO Veda Porta Automático Modelo 140 X A medição deverá ser realizada na largura da folha da porta. a b Materiais necessários: Trena Lápis X1 X2 a b MEDIÇÃO VEDA PORTA AUTOMÁTICO MODELO 140 Portas

Leia mais

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES LUVA DE PROTEÇÃO DE ALGODÃO PIGMENTADA CONTRA ABRASIVOS LUV1 Proteção das mãos do usuário contra agentes perfurocortantes. Material: Par de luvas com punho, tricotada 4

Leia mais

www.htgbrasil.com.br atendimento@htgbrasil.com.br

www.htgbrasil.com.br atendimento@htgbrasil.com.br SECCIONADORA HORIZONTAL A TECNOLOGIA QUE TRANSFORMA * Imagem meramente ilustrativa * Imagem meramente ilustrativa Hitech Group do Brasil Ltda. Rua Alfredo Jorge Rueckl, 585 - Serra Alta CEP: 89291-795

Leia mais

CÂMERA EMPRESA 1 INSTALAÇÃO FÍSICA V: 001

CÂMERA EMPRESA 1 INSTALAÇÃO FÍSICA V: 001 OBJETIVO Este documento visa fornecer subsídios técnicos para instalação adequada de Câmera SIGOM PASS CAM, equipamento da Empresa 1 para captura de imagens, ao Validador Prodata. As informações contidas

Leia mais

Como Pintar as Paredes de uma Casa

Como Pintar as Paredes de uma Casa Como Pintar as Paredes de uma Casa 1. Lixar a superfície Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM E CONFECÇÃO DE CAMISARIA MASCULINA - ESPECIAL CLÁSSICAS DA EDUK (WWW.EDUK.COM.

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE MODELAGEM E CONFECÇÃO DE CAMISARIA MASCULINA - ESPECIAL CLÁSSICAS DA EDUK (WWW.EDUK.COM. Modelagem e Confecção de Camisas Masculinas Especial Clássica Você fará camisas masculinas de alta qualidade a partir das medidas do corpo do seu cliente. Camisas impecáveis. E, para isso, você vai aprender

Leia mais

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro Carteiras de Couro Carteira I Este modelo corresponde a carteira de formato retangular, dobrável e com divisões internas, para cédulas, cartões e documentos. Seus moldes são: Algumas indicações sobre os

Leia mais

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado.

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado. Por Tatiane Coutinho Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado. - Cano de PVC de 100mm com 50 cm;

Leia mais

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada.

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. Por Tatiane Coutinho Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que iremos utilizar. - Cano de PVC de 100mm com 50 cm;

Leia mais

QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR?

QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR? QUE TAL PRODUZIR TÁBUAS EM QUALQUER LUGAR? Edição 02/2017 SERRA TÁBUA MASTER (UNIVERSAL) FAÇA VOCÊ MESMO! A serra tábua Lenhador Master é um dispositivo para acoplagem para motosserra que permite a produção

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10 DATA: Agosto/2010 MOTOR: ACTEON 4.12 e 6.12 OBJETIVO: CORREÇÃO DE OCORRÊNCIAS DE VAZAMENTO DE ÁGUA NO CAMPO INTRODUÇÃO: Os seguintes procedimentos serão apresentados neste boletim: A) Desmontagem dos componentes

Leia mais

Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais

Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais Edição Abril/2017 Comissão de Louvor Vale do Aço - MG A história da flauta A flauta é um instrumento da família das madeiras que o candidato encontra

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Licitação. Relação de Itens da Licitação

Licitação. Relação de Itens da Licitação PREFEITURA MICIPAL DE Relação de Itens da CGCICM : INSCR M : 0000 001 10,00 VERNIZ SUBMARINO - LATA DE 900 ML 0000 002 5,00 kg COLA PARA MADEIRA A BASE DE POLÍMERO VINÍLICO 0000 003 4,00 kg PREGO 9X12

Leia mais

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Turmas: 61 e 62. Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Conteúdo Relacionado: Apostila 4, capítulo: O Ar. Objetivo: Complemento de estudo aos conteúdos trabalhados

Leia mais

IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal

IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal Anuncie o menu que servirá ao almoço ou ao jantar com um quadro de ardósia artesanal. Emoldurado, este quadro inclui uma pequena prateleira para colocar objetos

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 1 (Semana de 22 a 26 de Setembro de 2008) EXERCÍCIO 1 Em Mecânica dos Fluidos é muito frequente que interesse medir a diferença entre duas pressões. Os manómetros de

Leia mais

O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada.

O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada. VIOLÃO 1. Introdução O violão é um dos instrumentos dos mais populares do mundo e estou disposto a lhe oferecer algumas ferramentas para que você o use de forma adequada. 2. Anatomia do Violão Boca Braço

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO, MANUSEIO E MANUTENÇÃO LEIA ANTES DE INSTALAR CONFORTO SEGURANÇA DURABILIDADE PORTÃO DESLIZANTE Parabéns! Você acaba de adquirir um dos produtos da linha Celbra. A Celbra

Leia mais

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais.

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais. www.tessela.com.br Materiais Necessários Nível, régua, prumo, trena e esquadro Reconhecimento e adequação da superfície, controle do assentamento. Serra mármores munida de disco de diamante Efetuar recortes

Leia mais

MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO

MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

SISTEMA DE VENTILAÇÃO MÍNIMA (INLET TETO)

SISTEMA DE VENTILAÇÃO MÍNIMA (INLET TETO) MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE VENTILAÇÃO MÍNIMA (INLET TETO) REV.01-01/2015-MI0100P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 JANELA VENTILAÇÃO DE TETO... 4 Instruções de instalação...

Leia mais

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros personalizados para viagens, com Daniele

Leia mais

Manual de Instalação da FachaForte

Manual de Instalação da FachaForte TESTADA E Manual de Instalação da FachaForte APROVADA Introdução Com o objetivo de prevenir o aparecimento de fissuras no revestimento de argamassa das fachadas, a Morlan desenvolveu a tela metálica eletrossoldada

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Plante Árvores O

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

Como fazer uma faca tanto.

Como fazer uma faca tanto. Como fazer uma faca tanto. Fotos passo a passo por André Sato O manual foi dividido em quatro partes. Lâmina. Bainha. Cabo. Habaki. Para fazer o desbaste irei usar um caibro de madeira com dois parafusos

Leia mais

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Sousplat 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

Instruções para Instalação

Instruções para Instalação Instruções para Instalação 1- PARA MARCAR A POSIÇÃO DE COLOCAÇÃO DA FECHADURA NA PORTA: Marque uma linha horizontal na altura que será colocada a fechadura, sugerimos que a maçaneta fique a 1,10m de altura

Leia mais

MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONSERVAÇÃO LINHA TÉCNICA CAJURU MADEPLAST MUROS E CERCAS

MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONSERVAÇÃO LINHA TÉCNICA CAJURU MADEPLAST MUROS E CERCAS MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONSERVAÇÃO LINHA TÉCNICA CAJURU MADEPLAST MUROS E CERCAS 1. Introdução 2. Instruções de Instalação - MURO 3. Instruções de Instalação - CERCA 4. Conservação e Cuidados

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

DIY: Como construir um minibar

DIY: Como construir um minibar DIY: Como construir um minibar Impressione os seus convidados com a construção de um versátil minibar. Faça cocktails para a happy hour ou sirva a sobremesa no seu minibar! Este bar sobre rodas é simultaneamente

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Tubos Metálicos Isolados F 1 and 2 horas (veja o item 1) T 0 horas L Temperatura Ambiente 0,30 m³/m² ( 2 CFM/sq ft)

Leia mais

PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA

PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA ABRIL DE 2014 PLANO DE CORTE PARA A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO EXÓTICA FASE 1 Para a implantação e desenvolvimento do Sapiens Parque é necessária a realização

Leia mais

Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo. Ficha de inscrição

Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo. Ficha de inscrição Concurso de tecnologia assistiva de baixo custo do tipo faça você mesmo Ficha de inscrição Título da TA proposta: Suporte Multi Uso com Abotoador Componente 1 Nome: Débora Santos de Oliveira E mail: debora.ufabc@gmail.com

Leia mais

ROSA DE CORTE. É determinado pelo tamanho da haste desde a sua base até a ponta do botão, obedecendo à tabela abaixo.

ROSA DE CORTE. É determinado pelo tamanho da haste desde a sua base até a ponta do botão, obedecendo à tabela abaixo. ROSA DE CORTE Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento que unifica a comunicação entre

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA:

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: Para fazer o alojamento da Máquina da Fechadura em uma porta, é necessário deixar 1,10m do centro do furo quadrado da maçaneta

Leia mais

Amarração de alvenaria em pilar

Amarração de alvenaria em pilar Página 1 de 10 Amarração de alvenaria em pilar Confira as etapas para fazer a ligação de alvenaria e pilar Reportagem: Juliana Nakamura Fissuras e outros problemas nas alvenarias de paredes costumam gerar

Leia mais

Placas de circuito impresso

Placas de circuito impresso Placas de circuito impresso Métodos de produção Vitor Yano Terminologia Layer (camada) Via/blind via/buried via Pad (ilha) Drill/hole (furo) Wire (trilha/pista) Mask (máscara de soldagem) Silk screen (serigrafia)

Leia mais

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL 1. Fazer a colecta do barro na fonte e molhar; 2. Guardar em buracos feitos na terra e forrados com plástico do fundo ao topo

Leia mais

Aula Prática 6 Testes ao papel - I 27 de Outubro de 2008 Processos de Impressão com Prata

Aula Prática 6 Testes ao papel - I 27 de Outubro de 2008 Processos de Impressão com Prata Aula Prática 6 Testes ao papel - I 27 de Outubro de 2008 Processos de Impressão com Prata Licenciatura em Fotografia, 2º ano, 2008-2009 Departamento de Fotografia Luis Pavão, Paula Lourenço Escola Superior

Leia mais

Manual de como eu fiz (Passo a passo)

Manual de como eu fiz (Passo a passo) Manual de como eu fiz (Passo a passo) 2015 - Ano II - Manual - I Deixo um exemplo de como fazer. Assim como eu fiz, Façam vocês também Editorial Presados companheiros de hobby, Com estes manuais com pequenas

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

LISTA DE PREÇOS. FOTO DESCRIÇÃO MERCADORIA \ COMP. \ CODIGO UN Unitário IPI Total ALICATE UNIVERSAL 8" UN 5,97 CX C/60 PÇS F-01-01

LISTA DE PREÇOS. FOTO DESCRIÇÃO MERCADORIA \ COMP. \ CODIGO UN Unitário IPI Total ALICATE UNIVERSAL 8 UN 5,97 CX C/60 PÇS F-01-01 INGA IMPORT LTDA RUA GIOVANNE DEMETRIO CAPRISTO, 250 - (44 ) 3225-2507 inga@ingaimport.com.br Emissão: 26/02/2018 08:21:48 LISTA DE PREÇOS Pág.: 1 ALICATE UNIVERSAL 8" UN 5,97 11801 F-01-01 ALICATE UNIVERSAL

Leia mais

Esteiras Série E38C. Esteiras: Série E38C - Página 1 de 11

Esteiras Série E38C. Esteiras: Série E38C - Página 1 de 11 Esteiras Série E38C Série E38C: As esteiras da série E38C foram desenvolvidas para aplicações em percursos curvos ou retos. Seus módulos com aberturas lado a lado facilitam a limpeza. Suas dimensões robustas

Leia mais

Componentes do kit 07

Componentes do kit 07 Componentes do kit 07 1201SG - Bucha para pivô de dobradiça = 2 1231G - Suporte para Basculante = 2 1523G - Trinco Central para Basculante = 1 1801 - Chapinha para Trinco Basculante = 1 1003 - Corrente

Leia mais

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Alvenaria de Vedação Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Considerações Gerais Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta

Leia mais

UNIRONS. Esteiras Série E38C

UNIRONS. Esteiras Série E38C UNIRONS Esteiras Série E38C Série E38C: As esteiras da série E38C foram desenvolvidas para aplicações em percursos curvos ou retos. Seus módulos com aberturas lado a lado facilitam a limpeza. Suas dimensões

Leia mais

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) 3- Travessa (x) 4- Traseiro (x) 5- Fechamento

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA DE FARINHA

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA DE FARINHA PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA DE FARINHA PROGRAMA DE AÇÕES À JUSANTE 02 SUMÁRIO RECEPÇÃO DAS RAIZES ÁGUA DA LAVAGEM CASCAS MANIPUEIRA CRUEIRA CRUEIRA PARTICULADOS EMBALAGENS, INUTILIZADOS

Leia mais

Apostila Matemática dos Balões

Apostila Matemática dos Balões SEMINARIO DE ARTE COM BALÕES CURITIBA MAIO 2011 INSTRUTOR Luciano Mancuso Apostila Matemática dos Balões Essa apostila foi desenvolvida a partir de um material do instrutor Ricardo Rodrigues e informações

Leia mais

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos)

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável

Leia mais