RANCHO FOLCLÓRICO DE SÃO TIAGO DE LOBÃO SANTA MARIA DA FEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RANCHO FOLCLÓRICO DE SÃO TIAGO DE LOBÃO SANTA MARIA DA FEIRA"

Transcrição

1 Queima do Velho. Regulamento Interno do Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão Capítulo I Denominação, Sede, Fins da Associação, Princípios e Receitas Artigo 1.º Denominação 1. A associação adopta a denominação de Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão. Artigo 2.º Sede 1. O Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão, tem a sua sede actualmente, na rua das três fontes, 67 freguesia de Lobão, Concelho de Santa Maria da Feira. Artigo 3.º Fins da Associação 1. A Associação tem por fins, a promoção cultural e recreativa, em geral e em especial, a divulgação do Folclore da freguesia de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira. Artigo 4.º Princípios 1. O Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão, é uma Associação cultural, independente de quaisquer organizações religiosas, ou económicas, não tem caracter político, nem desenvolverá actividades que possam revestir aspecto partidário, propondo-se agir sem fins lucrativos, com acatamento dos princípios fundamentais da Constituição Política da República Portuguesa e de acordo com as leis vigentes. 2. Princípio da Democraticidade: obriga ao respeito pelas decisões maioritariamente tomadas de acordo com os respectivos Estatutos e presente Regulamento Interno, e à eleição dos seus orgãos através de sufrágio directo, secreto e universal, nas condições estatutárias e regulamentares definidas. Artigo 5.º Receitas 1. São fontes principais de financiamento da associação Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão :

2 Queima do Velho. a) Receitas das cotas dos associados. b) Receitas provenientes das actividades. c) Subsídios concedidos pelo estado, ou outras instituições públicas ou privadas. d) Donativos. e) Produto da venda de artigos ou publicações próprias. f) Outras não especificadas. Capitulo II Associados Artigo 6.º Sócios 1. Os sócios podem ser em número ilimitado. 2. Podem ser associados todos os indivíduos, sem distinção alguma de sexo, raça, cor, religião ou ideologia política, que requeiram a sua admissão, sujeitando-se a este regulamento interno e aos estatutos da associação. 3. O documento de identificação do sócio será um modelo próprio adoptado pela Direcção, preenchido, numerado e validado. Artigo 7.º Admissão ou rejeição de sócios 1. A admissão ou rejeição de sócios, far-se-á por deliberação da Direcção. 2. A rejeição poderá ser deliberada por manifesta inconveniência para os interesses ou prestigio da associação, devendo ser devidamente fundamentada por escrito e comunicada ao interessado, também por escrito, até 30 dias após recepção da inscrição. 3. Da deliberação da rejeição poderá haver recurso a interpor pelo candidato a sócio para a assembleia geral no prazo de 15 dias após a recepção da comunicação referida no numero anterior. Artigo 8.º Categorias de sócios 1. Existem as seguintes categorias de sócios. a) Sócios Efectivos. b) Sócios Beneméritos Artigo 9.º Sócios Efectivos 1. São sócios efectivos, todos os indivíduos a que o artigo 6.º Ponto 2 do capitulo II fazem referencia, que sejam admitidos pela Direcção, mediante proposta feita por um sócio, ou pelo próprio. Artigo 10.º Sócios Beneméritos 1. São sócios beneméritos as pessoas individuais ou colectivas que por motivo de algum relevante serviço prestado à associação, venham a ser agraciados com tal distinção honorífica atribuída pela Direcção.

3 Queima do Velho. Capitulo III Direitos e deveres dos associados Artigo 11.º Direitos dos sócios efectivos 1. São direitos dos sócios efectivos : a) Eleger e serem eleitos para os corpo sociais e quaisquer outras funções dentro da orgânica da associação, se tiverem atingido a maioridade. b) Exercer as funções para que foram eleitos nos orgãos associativos. c) Frequentar as instalações da associação e usufruir dos seus benefícios e suas regalias. d) Tomar parte activa na Assembleia Geral, se tiverem atingido a maioridade e tiverem regularizada a sua inscrição. e) Em Assembleia Geral têm direito a um numero de votos, que varia conforme o numero de anos como sócio ininterrupto, da seguinte forma: e.) 1 a 3 anos como sócio - 1 Voto ee.) mais de 3 anos e menos 5 anos como sócio - 3 Votos eee.) mais de 5 anos e menos de 10 como sócio - 5 Votos iv. mais de 10 anos como sócio - 10 Votos f) Apresentar sugestões de interesse colectivo. g) Assistir e participar nos eventos organizados da Associação. h) Propor a admissão de novos sócios. i) Receber cartão de identificação onde conste o seu nome e número do associado. j) Recorrerem para a Assembleia Geral das deliberações tomadas contra si pela Direcção. k) Desistir da sua qualidade de sócio. l) Isenção do pagamento das cotas quando menores de idade. m) Elo de ligação ao Inatel. mm) Só os sócios efectivos que tenham condições para se inscrever no Inatel e que sejam moradores no concelho de Santa Maria da Feira, gozam dos direitos e regalias dos CCDs, nos termos do Artigo 5.º do Regulamento dos Centros de Cultura e Desporto. Artigo 12.º Deveres dos sócios efectivos 1. São deveres dos sócios efectivos : a) Honrar a associação em todas as circunstâncias contribuindo para o seu prestigio. b) Tomar parte nas Assembleias Gerais. c) Defender o património da associação. d) Desempenhar com aprumo e eficiência os cargos para os quais foram eleitos. e) Participar no desempenho de funções e tarefas para o bom funcionamento da associação. f) Cumprir e fazer cumprir os estatutos, regulamento interno e demais disposições. g) Satisfazer o pagamento das cotas. Artigo 13.º Direitos dos sócios beneméritos 1. São direitos dos sócios beneméritos:

4 Queima do Velho. a) Frequentar as instalações da associação e usufruir dos seus benefícios e suas regalias. b) Participar na Assembleia Geral, podendo pronunciar-se sobre qualquer assunto, mas sem direito de voto. c) Apresentar sugestões de interesse colectivo. d) Assistir e participar nos eventos organizados da associação. e) Propor a admissão de novos sócios. f) Não pagamento de cotas. Artigo 14.º Deveres dos sócios beneméritos 1. São deveres dos sócios beneméritos a) Honrar a associação em todas as circunstâncias, contribuindo para o seu prestigio. Capitulo IV Órgãos Sociais Artigo 15.º Designação dos Órgãos 1. São órgãos sociais a) A Assembleia Geral b) A Direcção c) O Conselho Fiscal Artigo 16.º Mandato 1. O mandato nos órgãos sociais da associação é de dois anos. Podendo ser reconduzido por acto eleitoral., sendo a reeleição válida em uma ou mais vezes. Artigo 17.º Assembleia Geral 1. A Assembleia Geral, é o órgão deliberativo máximo da associação Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão. Artigo 18.º Composição da Assembleia Geral 1. A Assembleia Geral é composta por: a) Todos os sócios efectivos maiores de idade, sejam eles estudantes ou trabalhadores, sem distinção de raça, sexo, filiação política ou convicção religiosa, que tenham a sua inscrição regularizada. b) Associados com a distinção de Beneméritos, vinculados aos direitos e deveres, estatutáriamente, aprovados e especificados no presente regulamento interno da associação. Artigo 19.º Composição da mesa da Assembleia Geral

5 Queima do Velho. 1. A mesa da Assembleia Geral da associação, é composta por um Presidente e dois secretários, associados eleitos por voto secreto em lista maioritária. Artigo 20.º Competências da Assembleia Geral 1. Compete á Assembleia Geral: a) Reunir ordinariamente uma vez por ano, na segunda quinzena de Setembro em data a escolher, e extraordinariamente por convocação de um décimo dos seus sócios, por solicitação fundamentada pela Direcção. Em ano de eleições reunir ordinariamente duas vezes no ano, reunindo a Assembleia Geral para eleições na primeira quinzena de Outubro em data a escolher. b) Definir as linhas de orientação da associação. c) Aprovar o plano de actividade e orçamento conjuntamente, na sessão ordinária de Setembro, podendo introduzir as alterações que achar conveniente. d) Alterar e reformular os estatutos e regulamento interno. e) Pronunciar-se sobre o regulamento interno dos diversos órgãos ou secções, que sejam submetidos à sua apreciação. f) Aprovar o relatório e contas da Direcção na sessão ordinária de Setembro. g) Observar os relatórios das iniciativas promovidas pela associação. h) Apreciar e votar os recursos que lhe sejam presentes. i) Eleger e destituir os titulares dos corpos sociais. j) Decidir dos conflitos surgidos entre os diversos órgãos e respectivos corpos sociais. k) Deliberar sobre as propostas da Direcção para a aquisição ou alienação de património imobiliário. l) Apreciar e deliberar sobre quaisquer outros assuntos relativos à associação para que tenha sido convocada. Artigo 21.º Composição da Direcção 1. A Direcção da associação é composta por cinco ou sete associados eleitos em lista maioritária, sendo: a) Um Presidente e um Vice b) Um Secretário e 2.º Secretário c) Um Tesoureiro e 2.º Tesoureiro d) Um Vogal Artigo 22.º Competências da Direcção 1. A Direcção é o órgão executivo da associação, competindo-lhe a prática de todos os actos administrativos, nomeadamente: a) Administrar o património da associação, executar as deliberações tomadas pela Assembleia Geral e cumprir o programa com que se apresentou às eleições. b) Assegurar a representação permanente da associação. c) Assegurar e impulsionar a actividade tendente à prossecução dos objectivos da associação e exercer as demais competências previstas na lei, ou decorrentes da aplicação dos estatutos ou presente regulamento interno da associação. d) Requerer à Assembleia Geral, sessões extraordinárias, sempre que necessário.

6 Queima do Velho. e) Propor à Assembleia Geral as alterações estatutárias e regulamentares. f) Submeter à apreciação e votação da Assembleia Geral, todos os assuntos, que nela será importância aconselhar uma tomada de posição de todos os sócios. g) Elaborar o plano e o orçamento e apresenta-los em Assembleia Geral ordinária. h) Elaborar o relatório e contas de cada ano transacto, até 31 de Maio do ano actual, a submeter à apreciação do Conselho Fiscal para que dê parecer sobre o mesmo, para que ambos sejam votados em Assembleia Geral. i) Deliberar sobre a admissão ou rejeição de sócios. j) Adoptar os modelos dos impressos a usar na admissão dos sócios. k) Emitir os documentos ou cartões de sócios. l) Elaborar o caderno eleitoral e propor a data das eleições à Assembleia Geral. m) Dar a publicidade possível às actividades da associação, aproveitando as facilidades que proporcionem os meios de comunicação social, designadamente os locais. n) Aceitar subsídios, doações, heranças ou legados. o) Exercer o poder disciplinar. p) Movimentar a conta bancária da associação, pela assinatura de dois sócios efectivos, sendo um deles o Tesoureiro, e o outro um dos membros dos corpos sociais. q) Fornecer as informações requeridas pelo Conselho Fiscal. r) Nomear e apresentar à Assembleia Geral, no inicio do seu mandato, os directores das várias secções da associação. s) Reunir regularmente com os directores das secções criadas, analisando e debatendo, em comum, as actividades e respectivos orçamentos necessários ao funcionamento das secções. t) Autorizar as comissões organizativas necessárias para atingir os objectivos da associação. u) Atribuir títulos honoríficos da associação. v) Celebrar acordos e protocolos com particulares ou entidades, que não contrariem os objectivos e princípios da associação. w) Definir a quota mínima a pagar pelos sócios no ano seguinte. x) Receber a quota anual dos sócios. y) A associação obriga-se pela assinatura de dois directores excepto, para os assuntos do expediente da direcção que requer apenas uma assinatura. Artigo 22.º Composição do Conselho Fiscal 1. O Conselho Fiscal da associação é composto por três associados, eleitos em lista maioritária, sendo: a) Um Presidente b) Um Secretário c) Um 2º Secretário Artigo 23.º Competência do Conselho Fiscal 1. Compete ao Conselho Fiscal: a) Fiscalizar a administração realizada pela Direcção. b) Dar parecer fundamentado sobre o plano de actividades, orçamento, relatório de actividades, e contas apresentadas por aquele órgão. c) Solicitar à Direcção todas as informações consideradas úteis ao normal funcionamento da associação.

7 Queima do Velho. d) Examinar os livros de escrita, documentos de receitas e despesas, sempre que os julgar conveniente e fiscalizar os actos da administração financeira. e) Requerer a convocação da Assembleia Geral extraordinária sempre que o julgar necessária. f) Velar pelo cumprimento dos Estatutos, Regulamento Interno e demais disposições. Artigo 24.º Gratuitidade dos órgãos sociais 1. O exercício de qualquer dos órgãos sociais da associação é grato, mas pode justificar o pagamento de despesas com derivados. 2. Excepcionalmente quando o exercício do cargo pela complexidade das funções exija a presença prolongada do seu titular pode esta ser remunerada competindo à Assembleia Geral a fixação do montante da retribuição mediante proposta da Direcção. Artigo 25.º Não acumulação de cargos 1. Nenhum sócio pode ser eleito para mais do que um cargo nos órgãos sociais no mesmo mandato. 2. Existe a excepção dos cargos de Directores de Secção que podem ser acumulados com quaisquer outros na associação. Capitulo V Orgânica Artigo 26.º Funcionamento 1. A fim de atingir os seus objectivos, a associação O Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão, estará estruturada em núcleos e secções.cada Secção terá um responsável, denominado Director de Secção, nomeado pela Direcção eleita. Este é um cargo acumulativo com qualquer outro. Artigo 27.º Comissões Organizadoras 1. As actividades da associação serão organizadas por Comissões Organizadoras, constituídas por um ou mais associados, que podem acumular este cargo com quaisquer outros. 2. As Comissões Organizadoras são autorizadas pela Direcção. 3. Depois do final de cada actividade as Comissões Organizadoras devem preparar e apresentar um relatório da actividade em Assembleia Geral, que deve ser entregue para o arquivo da associação. Isto é importante e destina-se, entre outros, a garantir o registo histórico da associação. Capitulo VI

8 Queima do Velho. Sistema Eleitoral Artigo 28.º Eleições 1. As eleições para os corpos sociais da associação têm lugar de dois em dois anos e processar-se-ão por sufrágio directo, secreto e universal. 2. O escrutínio dos votos é feito pela mesa da Assembleia Geral. 3. Para prosseguir com a eleição devem estar reunidos em Assembleia Geral, pelo menos 30% dos sócios efectivos. Se este numero não for atingido em uma hora após a data e hora prevista, o Presidente da Assembleia Geral, pode deliberar o adiamento ou prosseguir das eleições com os sócios presentes. 4. As candidaturas aos corpos da Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal deverão ser apresentadas em lista conjunta. 5. Será eleita para a Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, a lista que obtiver a maioria relativa dos votos entrados nas urnas. 6. A data da Assembleia Geral ordinária para eleições, no ano de término do mandato, será definida pelo Presidente da Assembleia Geral, ou no caso de demissão de membro dos corpos sociais no prazo de 30 dias a contar da mesma. 7. Realizar-se-ão eleições para completar o mandato, para qualquer um dos membros dos corpos sociais, se verificar a demissão ou impossibilidade de manter o cargo até ao fim do mandato e não existirem suplentes para ocupar esse cargo. Neste caso a lista candidata não terá que preencher todos os cargos, mas apenas aqueles em defeito. Artigo 29.º Elegibilidade 1. São elegíveis os sócios efectivos, maiores de 18 anos no pleno gozo dos seus direitos civis e associativos. Artigo 30.º Listas eleitorais 1. Das listas deve constar: a) O nome e numero de sócio do candidato a cada cargo. b) Os suplentes, opcionalmente, e em numero que não ultrapasse o dos efectivos. c) Programa de actividades. d) Assinatura de cada candidato. 2. As listas candidatas serão comunicadas, por documento escrito e assinado por todos os candidatos, ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral com antecedência mínima de quinze dias, em relação à data do acto eleitoral. 3. As listas candidatas serão identificadas por uma letra ordenada alfabeticamente atribuída por ordem de recepção. 4. No caso de não haver qualquer lista apresentada dentro do prazo determinado, esta pode ser apresentada ainda até à data das eleições. 5. É competência do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, afixar em local próprio as listas candidatas, para conhecimento dos sócios. 6. A Direcção deve procurar apresentar uma lista da sua responsabilidade. Artigo 31.º Numero de Votos

9 Queima do Velho. 1. Os sócios efectivos têm direito ao numero de votos definidos na alínea e do artigo 11.º Capítulo III.Os sócios beneméritos não têm direito de voto definidos na alínea b do artigo 13.º Capítulo III. Artigo 32.º Rejeição das listas 1. As listas eleitorais serão rejeitadas pelo Presidente da mesa da Assembleia Geral, caso estas não obedeçam às alíneas a/b/c/d do artigo 30.º do capitulo VI. 2. As listas eleitorais serão ainda rejeitadas, caso existam membros repetidos em duas ou mais listas diferentes. Artigo 33.º Tomada de Posse 1. Tendo-se realizado as eleições, a mesa da Assembleia Geral marca uma data para tomada de posse dos novos corpos sociais, numa data não superior a trinta dias das eleições. 2. A posse é dada pelo Presidente da mesa da Assembleia Geral cessante. Artigo 34.º Entrega de valores e documentos 1. Os corpos sociais cessantes, devem fazer a entrega de todos os valores, documentos, inventários, e arquivos da associação aos membros eleitos para o novo mandato, no acto da posse destes. Capitulo VII Disciplina Artigo 35.º Execução disciplinar 1. A competência da execução disciplinar pode ser exercida pela Direcção ou Assembleia Geral, em relação a qualquer membro da associação que tenha cometido infracção punível. Artigo 36.º Sanções 1. A infracção aos estatutos e demais regulamentos em vigor, deliberações da Assembleia Geral, Corpos Sociais e Direcção, ou desonra da associação, ficam sujeitas às seguintes penalidades: a) Advertência. b) Censura. c) Suspensão até noventa dias. d) Suspensão até à próxima Assembleia Geral. e) Expulsão. 2. As sanções são sempre notificadas por escrito e entregues em mão ou via postal ao infractor. Artigo 37.º Advertência e Censura

10 Queima do Velho. 1. A advertência e Censura são aplicáveis a infracções leves. 2. O não pagamento das quotas estabelecidas no primeiro ano, pode levar a uma destas sanções. Artigo 38.º Suspensão 1. A suspensão de direitos e regalias até 90 dias é aplicável no caso de violação grave dos estatutos e regulamento das quais resultam consequências graves para a associação, reincidência dos sócios na repetição de faltas pelas quais já tenham sido advertidos ou censurados, desobediência às deliberações tomadas pelos órgãos sociais do grupo, e em geral, aos casos que poderiam ser punidos com expulsão se verifiquem circunstâncias atenuantes de relevo especial. 2. A suspensão até à próxima Assembleia Geral pode ser aplicada pela Direcção nos casos que possam levar a expulsão. 3. A suspensão implica a perda do gozo dos direitos dos sócios, mas não exonera o infractor do pagamento das quotas. Artigo 39.º Expulsão 1. A expulsão implica a perda da qualidade de sócio e será aplicável a infracções de tal modo graves que ponham em causa o património, a honra e o bom nome do grupo. 2. Esta penalidade será sempre aplicada nos casos comprovados de agressão, injurias e difamação a qualquer dos membros dos corpos sociais da associação e por motivos relacionados com o exercício dos respectivos cargos. 3. A penalidade da expulsão só pode ser aplicada pela Assembleia Geral. Artigo 40.º Demissões 1. Um sócio pode perder essa qualidade por demissão. 2. A demissão pode ser própria, como direito de demissão estabelecido. 3. Pode ser aplicada pela direcção nos casos referentes a: a) Não pagamento das quotas por dois anos seguidos. b) Saída honrosa da associação por parte do sócio infractor, nos casos de infracção punível com expulsão. Artigo 41.º Recursos 1. Das sanções previstas, cabe recurso para a Assembleia Geral, que deverá ser interposta no prazo de trinta dias após a data da notificação feita ao infractor, por carta a descrever a razão porque recorre. 2. O recurso deverá ser apreciado em Assembleia Geral extraordinária no prazo de sessenta dias seguintes à sua interposição. 3. Quando o recurso se interpõe por sanção de expulsão, esta sanção passa a ter efeito de suspensão até apreciação pela Assembleia Geral. 4. Todavia enquanto não for apreciado e decidido o recurso interposto, o recorrente não poderá gozar dos direitos e regalias que lhe foram retirados.

11 Queima do Velho. Artigo 42.º Readmissões 1. Podem ser readmitidos como sócios os que tenham sido demitidos a seu pedido ou por falta de pagamento das quotas. 2. Para serem readmitidos os sócios que tenham sido demitidos por falta de pagamento das quotas, estes deverão primeiro regularizar a falta, pagando todas as quotas em atraso. 3. Os sócios que tenham perdido essa qualidade por motivo de expulsão ou demissão honrosa, só poderão ser readmitidos por deliberação da Assembleia Geral com votação por escrutínio secreto e com a maioria de quatro quintos dos sócios presentes. Capitulo VIII Louvores Artigo 43.º Louvores 1. Aos sócios que prestaram relevantes serviços à associação, merecedores de especial reconhecimento, nomeadamente que tenham exercido cargos nos órgãos sociais da associação, por mais de cinco anos seguidos ou interpolados, poderão ser atribuídas as seguintes distinções: a) Concessão de diploma de louvor. b) Concessão de titulo de sócio benemérito. Capitulo IX Disposições finais Artigo 44.º Duração 1. A associação O Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão durará por tempo indeterminado. Artigo 45.º Casos Omissos 1. Os casos omissos, devem ser interpretados de acordo com os princípios gerais do Direito e do bom senso no associativismo. Aprovado em AG n.º 68 de 26 de julho de 2013

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014)

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO DOS LIONS DE PORTUGAL (Despacho da Presidência Conselho de Ministros de 23.10.2014) CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo Primeiro A Fundação dos Lions de Portugal é uma

Leia mais

FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ

FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ ESTATUTOS: DA FUNDAÇÃO DE AURÉLIO AMARO DINIZ Da Denominação, Natureza e Fins CAPITULO I Artigo 1º - 1 A Fundação Aurélio Amaro Diniz é uma Fundação de Solidariedade Social,

Leia mais

Esta Associação de desenvolvimento rege-se pelos presentes estatutos e pela legislação em vigor.

Esta Associação de desenvolvimento rege-se pelos presentes estatutos e pela legislação em vigor. ESTATUTOS CAPÍTULO I Artigo 1.º Sob a designação de "Associação de Desenvolvimento das Encostas da Fonte Santa" é constituída uma Associação para o desenvolvimento local e regional, por tempo indeterminado.

Leia mais

Estatutos da Associação HighScope Portugal CAPÍTULO I. Da denominação, sede, âmbito, duração, objecto e princípios ARTIGO 1.º

Estatutos da Associação HighScope Portugal CAPÍTULO I. Da denominação, sede, âmbito, duração, objecto e princípios ARTIGO 1.º Estatutos da Associação HighScope Portugal CAPÍTULO I Da denominação, sede, âmbito, duração, objecto e princípios ARTIGO 1.º 1 - A Associação adopta a denominação de HighScope Portugal. 2 - A sede da Associação

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA DE BRANCA

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA DE BRANCA ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA DE BRANCA CAPÍTULO I Artigo 1º Princípios Gerais 1. A Associação de estudantes adiante designada por associação, é a organização representativa dos

Leia mais

Estatutos da Associação de Estudantes da ETPZP

Estatutos da Associação de Estudantes da ETPZP CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1º Denominação, âmbito e sede 1. A Associação de Estudantes adiante designada por Associação, é a organização representativa dos alunos da (ETPZP). 2. A presente Associação,

Leia mais

ESTATUTOS. (Nova redação dos artigos 9º, 10º, 11º, 12º e 16º)

ESTATUTOS. (Nova redação dos artigos 9º, 10º, 11º, 12º e 16º) ESTATUTOS (Nova redação dos artigos 9º, 10º, 11º, 12º e 16º) Artigo 1.º A Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud (Fundação), criada por António de Sommer Champalimaud

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA UM DE CAMPO. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA UM DE CAMPO. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA UM DE CAMPO Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola

Leia mais

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO MUSEU DACIÊNCIA

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO MUSEU DACIÊNCIA ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO MUSEU DACIÊNCIA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Denominação e natureza A Fundação Museu da Ciência, adiante designada por Fundação, é uma pessoa colectiva de direito privado,

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA JARDIM INFÂNCIA DA MALVA ROSA

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA JARDIM INFÂNCIA DA MALVA ROSA ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA JARDIM INFÂNCIA DA MALVA ROSA Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Malva Rosa, congrega e representa Pais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ESTATUTOS Capítulo 1 ARTIGO 2º Princípios Gerais Denominação, âmbito e sede 1. A Associação de Estudantes, adiante designada por AE, e a organização representativa dos alunos do

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DOS CORREIOS DE VILA DO CONDE. Capítulo I.

REGULAMENTO INTERNO 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DOS CORREIOS DE VILA DO CONDE. Capítulo I. REGULAMENTO INTERNO 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DOS CORREIOS DE VILA DO CONDE Capítulo I Dos sócios Art.º 1º - São direitos dos sócios: a) Participar nas Assembleias

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EB1 O LEÃO DE ARROIOS

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EB1 O LEÃO DE ARROIOS ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EB1 O LEÃO DE ARROIOS CAPÍTULO PRIMEIRO DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados de Educação da

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MÉDICOS AUDITORES E CODIFICADORES CLINICOS ESTATUTOS

ASSOCIAÇÃO DOS MÉDICOS AUDITORES E CODIFICADORES CLINICOS ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DOS MÉDICOS AUDITORES E CODIFICADORES CLINICOS ESTATUTOS CAPÍTULO PRIMEIRO Âmbito e Objectivos Artigo 1º A Associação dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos, designada abreviadamente

Leia mais

MOTOR CLUBE DO ESTORIL ESTATUTOS

MOTOR CLUBE DO ESTORIL ESTATUTOS MOTOR CLUBE DO ESTORIL ESTATUTOS Artigo 1.º (Designação e Objectivos) 1- O MOTOR CLUBE DO ESTORIL, adiante designado abreviadamente por MCE, é uma associação cultural, desportiva e recreativa, de direito

Leia mais

Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I

Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º-Designação O Clube Bonsai do Algarve, é um clube sem fins lucrativos, de duração ilimitada, e que se rege pelos presentes estatutos.

Leia mais

Estatutos da Associação Portuguesa de Avaliação 2009

Estatutos da Associação Portuguesa de Avaliação 2009 ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO ARTIGO 1º Denominação É constituída, por tempo indeterminado, uma associação de direito privado sem fins lucrativos denominada, Associação Portuguesa de

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVENIL

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVENIL ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVENIL CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1º - Natureza e Sede A Associação adopta a designação de (nome da Associação), e tem a sua sede provisória no Concelho de (designação

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2,3 de Corroios

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2,3 de Corroios da Escola Básica 2,3 de Corroios ESTATUTOS (Aprovados por unanimidade na Assembleia Geral Extraordinária de 21 de Janeiro de 2009) Capítulo I Denominação, natureza e fins Artigo 1 (Denominação e sede)

Leia mais

Estatutos do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional ESTATUTOS

Estatutos do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional ESTATUTOS ESTATUTOS CAPÍTULO I Parte geral ARTIGO 1 Denominação A Associação tem a denominação de Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, poderá usar a sigla C.P.S.N. e que se regerá pelo disposto nos presentes

Leia mais

Regulamento Interno da Sociedade de Emergência e Urgência Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria EuSPP

Regulamento Interno da Sociedade de Emergência e Urgência Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria EuSPP Regulamento Interno da Sociedade de Emergência e Urgência Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria EuSPP Artigo 1.º (Designação e sede) A Secção de Emergência e Urgência Pediátrica da Sociedade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO LEVANTE DA MAIA ESTATUTOS

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO LEVANTE DA MAIA ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO LEVANTE DA MAIA ESTATUTOS CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1.º Denominação, âmbito e sede 1. A Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária

Leia mais

ESTATUTOS. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins. Artigo lº. (Natureza)

ESTATUTOS. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins. Artigo lº. (Natureza) ESTATUTOS Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº (Natureza) A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes, também designada abreviadamente

Leia mais

Estatutos. Estatutos da Associação JADRC Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro

Estatutos. Estatutos da Associação JADRC Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro Estatutos Estatutos da Associação JADRC Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro CAPÍTULO 1 DA DENOMINAÇÃO, SEDE, NATUREZA E FINS ARTIGO 1º A Associação adopta a denominação de JOVENS

Leia mais

APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA

APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA APH ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HARPA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I (OBJETIVOS) Artigo 1º São objetivos deste Regulamento, complementar e completar os Estatutos da Associação. CAPÍTULO II (DOS ASSOCIADOS)

Leia mais

Proposta de alteração aos Estatutos

Proposta de alteração aos Estatutos Proposta de alteração aos Estatutos Exma. Sra. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rúben Miguel da Costa Rodrigues, na qualidade de Presidente da Direção da Associação de Estudantes do Externato Frei

Leia mais

CAPÍTULO I Princípios Gerais. ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede

CAPÍTULO I Princípios Gerais. ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR FRANCISCO FERNANDES LOPES ESTATUTOS CAPÍTULO I Princípios Gerais ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede 1 - A Associação de Estudantes do Agrupamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA APCTA

REGULAMENTO INTERNO DA APCTA REGULAMENTO INTERNO DA APCTA (Aprovado em Assembleia Geral de 16 a 19 de Dezembro de 1986) CAPÍTULO I DA ASSEMBLEIA GERAL Artº 1º 1. A assembleia geral é constituida por todos os sócios individuais no

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Moncorvo, APEEM. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Moncorvo, APEEM. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Associação de Pais e Encarregados de Educação de Moncorvo, APEEM Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados de Educação de Moncorvo, também designada

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR DECO

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR DECO ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR DECO 9 de outubro de 2014 ESTATUTOS CAPITULO I Nome, sede, âmbito e objeto Artigo 1º. A Associação, denominada Associação Portuguesa para

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL ESTATUTOS. Estatutos aprovados a 18 de Março de 2015.

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL ESTATUTOS. Estatutos aprovados a 18 de Março de 2015. ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL ESTATUTOS Estatutos aprovados a 18 de Março de 2015 Página 1 de 15 CAPÍTULO I Princípios Gerais ARTIGO 1.º (Denominação, âmbito, sede, sigla

Leia mais

GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS

GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS (De acordo com as alterações aprovadas pela Assembleia Geral nas reuniões de 13 de março de 2007, de 12 de agosto de 2008, de 14 de

Leia mais

Estatutos APM. Associação Portugal Moçambique CAPITULO I. Da denominação, sede, fins, âmbito de acção. Artigo 1o

Estatutos APM. Associação Portugal Moçambique CAPITULO I. Da denominação, sede, fins, âmbito de acção. Artigo 1o Estatutos APM Associação Portugal Moçambique CAPITULO I Da denominação, sede, fins, âmbito de acção Artigo 1o A Associação Portugal-Moçambique é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVEMEDIA

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVEMEDIA ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO JUVEMEDIA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º. Denominação, sede, duração e objetivos 1. Fica constituída a Associação denominada de Juvemedia. 2. A Associação sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTOS. 1º Denominação, Natureza e princípios

ESTATUTOS. 1º Denominação, Natureza e princípios U.P.A. - UNIÃO PORTUGUESA DE AIKIDO ESTATUTOS 1º Denominação, Natureza e princípios A U.P.A. - UNIÃO PORTUGUESA DE AIKIDO, doravante designada por U.P.A., é uma associação de direito privado de fim não

Leia mais

Estatutos CISCO - Associação Cultural Juvenil CAPÍTULO PRIMEIRO DA ASSOCIAÇÃO E DOS SEUS FINS. Artigo Primeiro

Estatutos CISCO - Associação Cultural Juvenil CAPÍTULO PRIMEIRO DA ASSOCIAÇÃO E DOS SEUS FINS. Artigo Primeiro Estatutos CISCO - Associação Cultural Juvenil CAPÍTULO PRIMEIRO DA ASSOCIAÇÃO E DOS SEUS FINS Artigo Primeiro UM Com a denominação de CISCO Associação Cultural Juvenil, é constituída uma associação cultural,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO. (Documento complementar elaborado nos termos do nº 2 do artigo 64º do Código do Notariado)

ASSOCIAÇÃO. (Documento complementar elaborado nos termos do nº 2 do artigo 64º do Código do Notariado) ASSOCIAÇÃO ESTATUTOS (Documento complementar elaborado nos termos do nº 2 do artigo 64º do Código do Notariado) SOCIEDADE PORTUGUESA DE VIDA SELVAGEM CAPÍTULO PRIMEIRO Denominação, Duração, Sede e Objecto

Leia mais

Estatutos da Musikarisma Associaça o

Estatutos da Musikarisma Associaça o Estatutos da Musikarisma Associaça o SECÇÃO I DA ASSOCIAÇÃO Artigo 1º A Musikarisma é uma Associação Cultural, Sem Fins Lucrativos, tendo a sua sede na Rua José Estêvão, com o número cento e treze, na

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSOCIAÇÃO BIODIVERSIDADE PARA TODOS

REGULAMENTO DA ASSOCIAÇÃO BIODIVERSIDADE PARA TODOS REGULAMENTO DA ASSOCIAÇÃO BIODIVERSIDADE PARA TODOS O presente Regulamento desta Associação destina-se a complementar os Estatutos, definindo e concretizando alguns preceitos ali contidos e outros não

Leia mais

Estatutos da Associação Portuguesa de Antropologia

Estatutos da Associação Portuguesa de Antropologia Estatutos da Associação Portuguesa de Antropologia Versão actualizada na Assembleia Geral de 13 de Março de 2014. Art.º 1 Denominação e Sede Social A Associação Portuguesa de Antropologia, resumidamente

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO MATOSO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO MATOSO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO MATOSO CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo 1º A associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento

Leia mais

Portal da Justiça A Justiça ao serviço do cidadão e das empresas

Portal da Justiça A Justiça ao serviço do cidadão e das empresas Página 1 de 5 Portal da Justiça A Justiça ao serviço do cidadão e das empresas Publicação On- Line de Acto Societário e de outras entidades Imprimir Ajuda Fechar Publicação NIF/NIPC 502687789 Entidade

Leia mais

RESAPES Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior Associação Profissional ESTATUTOS

RESAPES Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior Associação Profissional ESTATUTOS RESAPES Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior Associação Profissional ESTATUTOS Capítulo Primeiro (Constituição, denominação e sede) Artigo 1º A RESAPES - Rede de Serviços de Apoio Psicológico

Leia mais

Da Atividade da Associação. Dos Sócios

Da Atividade da Associação. Dos Sócios REGULAMENTO GERAL INTERNO Associação Trilhos da Boa Viagem (ATBV) Artigo 1º Da Atividade da Associação Objetivos e Atividades 1 A ATBV é uma associação de carácter desportivo, recreativo, cultural e educativo,

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS, DURAÇÃO E SEDE

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS, DURAÇÃO E SEDE CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS, DURAÇÃO E SEDE Artigo 1º Denominação e sede 1. É constituída uma associação denominada Associação Nacional de Direito ao Crédito, sem fins lucrativos. 2. A Associação tem

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA (Aprovados em Assembleia Geral de 21 de Setembro de 2012) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Denominação, Natureza Jurídica e Sede 1- A Associação

Leia mais

Núcleo de Engenharia Mecânica. Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Núcleo de Engenharia Mecânica. Escola Superior de Tecnologia de Abrantes Núcleo de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes -Estatutos- (regulamentação do funcionamento do núcleo) CAPÍTULO PRIMEIRO Artigo Primeiro Natureza e Sede Artigo Segundo Objectivos

Leia mais

CAPÍTULO PRIMEIRO DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO, NATUREZA E FINS

CAPÍTULO PRIMEIRO DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO, NATUREZA E FINS ESTATUTOS 2001 ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE CAPÍTULO PRIMEIRO DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO, NATUREZA E FINS ARTIGO PRIMEIRO Os presentes

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DOS LOUROS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCAREGADOS DE EDUCAÇÃO

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DOS LOUROS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCAREGADOS DE EDUCAÇÃO CAPITULO I ARTIGO 1.º (Denominação, natureza, sede e âmbito) 1. A Associação adopta a designação de Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. 2. É uma

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDIÇÃO

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDIÇÃO ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDIÇÃO Aprovados em Assembleia Geral Extraordinária de 9 de Novembro de 2015 1 CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1º - A Associação Portuguesa de Fundição

Leia mais

Estatutos. Capítulo 1 Princípios. Artigo 1º. Constituição, denominação e natureza

Estatutos. Capítulo 1 Princípios. Artigo 1º. Constituição, denominação e natureza Estatutos Capítulo 1 Princípios Artigo 1º Constituição, denominação e natureza É constituído por tempo indeterminado o Clube de Rugby da Universidade do Algarve, pessoa colectiva de direito privado, sob

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATLETISMO VETERANO (ANAV) ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATLETISMO VETERANO (ANAV) ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATLETISMO VETERANO (ANAV) ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Denominação e Sede 1- A Associação Nacional de Atletismo Veterano, adiante designada por ANAV é uma pessoa

Leia mais

Associação Miacis Protecção e Integração Animal. Estatutos. CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins)

Associação Miacis Protecção e Integração Animal. Estatutos. CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins) CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins) Artigo primeiro (Denominação e natureza da Associação) 1. A é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e duração

Leia mais

Estatutos da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina. Capítulo Primeiro. (Designação, sede e afins)

Estatutos da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina. Capítulo Primeiro. (Designação, sede e afins) Estatutos da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina Capítulo Primeiro (Designação, sede e afins) Artigo Primeiro - É constituída por tempo indeterminado a partir de trinta de Maio de

Leia mais

Estatutos do Núcleo de Estudantes de Criminologia do ISMAI. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo 1º Denominação, Sede, Sigla e Logótipo

Estatutos do Núcleo de Estudantes de Criminologia do ISMAI. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo 1º Denominação, Sede, Sigla e Logótipo 1 Estatutos do Núcleo de Estudantes de Criminologia do ISMAI Capítulo I Princípios Gerais Artigo 1º Denominação, Sede, Sigla e Logótipo 1 - É constituída por tempo indeterminado, nos termos previstos no

Leia mais

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados

Leia mais

Estatutos para associações, clubes e colectividades

Estatutos para associações, clubes e colectividades Estatutos para associações, clubes e colectividades Artigo 1.º Designação e Objectivos O/A (nome da colectividade ou associação), adiante designada por (sigla) é uma associação de fins (concretização dos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO AGRUPAMENTO DA ESCOLA DR. JÚLIO MARTINS. Estatutos. Capitulo I Da natureza e fins

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO AGRUPAMENTO DA ESCOLA DR. JÚLIO MARTINS. Estatutos. Capitulo I Da natureza e fins ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO AGRUPAMENTO DA ESCOLA DR. JÚLIO MARTINS Estatutos Capitulo I Da natureza e fins Artigo 1º Denominação, sede e duração Associação de Pais e Encarregados

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS ALUMNI CLUB ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS. Artigo 1.º Constituição

INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS ALUMNI CLUB ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS. Artigo 1.º Constituição INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS ALUMNI CLUB ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA E FINS Artigo 1.º Constituição O IEP ALUMNI CLUB (IEPAC), adiante designado por Club, congrega actuais e antigos alunos

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS DA - APIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA INDUSTRIA DE OURIVESARIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS DA - APIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA INDUSTRIA DE OURIVESARIA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS DA - APIO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DA INDUSTRIA DE OURIVESARIA APROVADOS EM ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2009 Publicados no Boletim de Trabalho e Emprego Nº

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências Médicas Conselho Executivo

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências Médicas Conselho Executivo Conselho de Faculdade da da Universidade Nova de Lisboa REGIMENTO Artigo 1º Composição 1. O Conselho de Faculdade da FCM é constituído por treze membros, sendo oito docentes e investigadores, um estudante,

Leia mais

c) Organização de festas tradicionais e outras manifestações Artigo 5º O CCD cooperará com todos os organismos públicos e

c) Organização de festas tradicionais e outras manifestações Artigo 5º O CCD cooperará com todos os organismos públicos e ESTATUTOS DO CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DOS TRABALHADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA CAPÍTULO I (DENOMINAÇÃO, SEDE, CONSTITUIÇÃO OBJECTIVOS) excursões e viagens. c) Organização de festas tradicionais

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA DIDÁXIS RIBA DE AVE ESTATUTOS CAPÍTULO I Princípios Gerais ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede 1 - A Associação de Estudantes

Leia mais

ESTATUTOS DA SPG. Capítulo I - Constituição e Fins

ESTATUTOS DA SPG. Capítulo I - Constituição e Fins ESTATUTOS DA SPG Capítulo I - Constituição e Fins Artigo 1º A Sociedade Portuguesa de Geotecnia é uma associação científica de pessoas individuais e coletivas, designada seguidamente por Sociedade, com

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO JARDIM FLORI EXTERNATO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, FINS E DURAÇÃO

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO JARDIM FLORI EXTERNATO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, FINS E DURAÇÃO ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO JARDIM FLORI EXTERNATO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, FINS E DURAÇÃO ARTIGO 1.º 1. A APIFLORl Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

Artigo 2.º. Artigo 5.º

Artigo 2.º. Artigo 5.º DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO Artigo 1.º 1. A associação, sem fins lucrativos, adopta a denominação de Associação Centro Nacional de Observação em Dor - OBSERVDOR, tem a sede na Faculdade de Medicina da

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MAIS CIDADANIA ESTATUTOS CAPÍTULO PRIMEIRO. (Da denominação, sede, objecto e fins) ARTIGO PRIMEIRO

ASSOCIAÇÃO MAIS CIDADANIA ESTATUTOS CAPÍTULO PRIMEIRO. (Da denominação, sede, objecto e fins) ARTIGO PRIMEIRO ASSOCIAÇÃO MAIS CIDADANIA ESTATUTOS CAPÍTULO PRIMEIRO (Da denominação, sede, objecto e fins) ARTIGO PRIMEIRO (Da denominação, natureza jurídica, lei aplicável e duração) UM- A Associação adopta a designação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO CONCELHO DE MORTÁGUA REGULAMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO CONCELHO DE MORTÁGUA REGULAMENTO INTERNO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO CONCELHO DE MORTÁGUA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I Objeto e âmbito de aplicação 1- O presente Regulamento tem por objetivo regulamentar as questões internas

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Salesianos do Porto ESTATUTOS. CAPÍTULO I Da denominação, natureza e fins

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Salesianos do Porto ESTATUTOS. CAPÍTULO I Da denominação, natureza e fins CAPÍTULO I Da denominação, natureza e fins Artigo 1.º A, (adiante designada por Associação), congrega e representa Pais e Encarregados de Educação do Colégio Salesianos do Porto, abaixo designado por Colégio.

Leia mais

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE E FINS

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE E FINS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO PRIMEIRO:- A Federação Portuguesa dos Antigos Alunos D. Bosco é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado e tem

Leia mais

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Capitulo I Denominação, Duração, Sede, Objecto e Missão da Associação Artigo 1º Denominação 1. Associação

Leia mais

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa ESTATUTOS

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa ESTATUTOS Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa ESTATUTOS Artigo 1.º Denominação A Associação denominar-se-á A.F.P.L.P., Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, adiante

Leia mais

Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos

Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos Estatutos Capítulo I (Princípios Gerais) Art.º1 (Denominação, Natureza e Duração) É constituída por tempo indeterminado,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E ARTES DE LISBOA. Estatutos. Capítulo I. Artigo 1º. Artigo 2º. Artigo 3º. Capítulo II. (Objectivos) Artigo 4º

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E ARTES DE LISBOA. Estatutos. Capítulo I. Artigo 1º. Artigo 2º. Artigo 3º. Capítulo II. (Objectivos) Artigo 4º ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E ARTES DE LISBOA Estatutos Capítulo I (CONSTITUIÇÃO, DENOMINAÇÃO, SEDE) Artigo 1º 1. É constituída por tempo indeterminado e de harmonia com a lei e os presentes estatutos, a STIMULI-

Leia mais

Capítulo I Natureza e fins. Artigo 1.º Denominação e duração

Capítulo I Natureza e fins. Artigo 1.º Denominação e duração Capítulo I Natureza e fins Artigo 1.º Denominação e duração A Associação, sem fins lucrativos, denominada INTERVIVER ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, DO BEM-ESTAR E DA PAZ é constituída por tempo indeterminado.

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DENOMINADA CNIG CONSELHO NACIONAL DA INDUSTRIA DO GOLFE

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DENOMINADA CNIG CONSELHO NACIONAL DA INDUSTRIA DO GOLFE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DENOMINADA CNIG CONSELHO NACIONAL DA INDUSTRIA DO GOLFE CAPÍTULO PRIMEIRO (Denominação, natureza, sede e objectivos) Artigo Primeiro A presente Associação denomina-se "CNIG CONSELHO

Leia mais

SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES ESTATUTOS

SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES ESTATUTOS SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES ESTATUTOS ARTIGO 1º (Constituição, designação e sede) 1. É constituída a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, adiante designada abreviadamente apenas

Leia mais

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E OBJECTO

CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E OBJECTO ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E OBJECTO ARTIGO 1º É constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos uma Associação denominada Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais,

Leia mais

Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins. Artigo lº

Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins. Artigo lº Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Guia, Pombal, também designada abreviadamente por APAEG, é uma associação

Leia mais

SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES

SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES ESTATUTOS ARTIGO 1º (Constituição, designação e sede) 1. É constituída a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, adiante designada abreviadamente apenas

Leia mais

ESTATUTOS ESPAÇO E MEMÓRIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL OEIRAS

ESTATUTOS ESPAÇO E MEMÓRIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL OEIRAS ESTATUTOS ESPAÇO E MEMÓRIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL OEIRAS Aprovado por unanimidade na AG Extraordinária de 14 de Abril de 2012 Artigo 1.º (Denominação e natureza jurídica) A Espaço e Memória Associação Cultual

Leia mais

GRUPO PORTUGUÊS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL GRUPO PORTUGUÊS DA A.I.P.P.I. ESTATUTOS

GRUPO PORTUGUÊS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL GRUPO PORTUGUÊS DA A.I.P.P.I. ESTATUTOS PORTUGAL GRUPO PORTUGUÊS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL GRUPO PORTUGUÊS DA A.I.P.P.I. ESTATUTOS CAPITULO I Denominação, sede e afins Artigo 1.º O Grupo Português

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DE ENTRE DOURO E TÂMEGA (Escritura Notarial no Porto a 13 de Setembro de 1996)

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DE ENTRE DOURO E TÂMEGA (Escritura Notarial no Porto a 13 de Setembro de 1996) ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DE ENTRE DOURO E TÂMEGA (Escritura Notarial no Porto a 13 de Setembro de 1996) Capítulo I Denominação, sede, objecto e duração Artigo 1º A Associação Florestal de Entre

Leia mais

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do. Agrupamento de Escolas Maria Keil. Capítulo Primeiro. Da denominação, natureza e fins

Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do. Agrupamento de Escolas Maria Keil. Capítulo Primeiro. Da denominação, natureza e fins Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Maria Keil Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EBS LEVANTE DA MAIA.

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EBS LEVANTE DA MAIA. ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA EBS LEVANTE DA MAIA. Capítulo Primeiro Da denominação, natureza e fins Artigo lº Denominação A Associação de Pais e Encarregados de

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO E.A.B. - ESCOLA DE ARTES DA BARRADA - ASSOCIAÇÃO DE ENSINO ARTÍSTICO : PARTE I. Artigo 1.º. Denominação. Artigo 2.º.

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO E.A.B. - ESCOLA DE ARTES DA BARRADA - ASSOCIAÇÃO DE ENSINO ARTÍSTICO : PARTE I. Artigo 1.º. Denominação. Artigo 2.º. ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO E.A.B. - ESCOLA DE ARTES DA BARRADA - ASSOCIAÇÃO DE ENSINO ARTÍSTICO : PARTE I Denominação, Sede, Natureza Jurídica Objetivos e Órgãos Artigo 1.º Denominação A Associação EAB -

Leia mais

ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PRIMATOLOGIA OBJECTIVOS E SEDE ARTIGO 1

ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PRIMATOLOGIA OBJECTIVOS E SEDE ARTIGO 1 ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PRIMATOLOGIA OBJECTIVOS E SEDE ARTIGO 1 Parágrafo 1. A Associação Portuguesa de Primatologia, adiante designada por A.P.P., tem por objectivo a promoção, desenvolvimento

Leia mais

FPDA-FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTISMO ESTATUTOS. Artigo 1.º (Natureza e origem)

FPDA-FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTISMO ESTATUTOS. Artigo 1.º (Natureza e origem) FPDA-FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AUTISMO ESTATUTOS Capítulo I DA FEDERAÇÃO Artigo 1.º (Natureza e origem) 1. A FPDA - Federação Portuguesa de Autismo, adiante designada por Federação, é uma instituição particular

Leia mais

ESTATUTOS DO CORAL INFANTIL DE SETÚBAL CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA JURÍDICA E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

ESTATUTOS DO CORAL INFANTIL DE SETÚBAL CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA JURÍDICA E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ESTATUTOS DO CORAL INFANTIL DE SETÚBAL CAPITULO I DENOMINAÇÃO, NATUREZA JURÍDICA E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Artº 1º 1. O Coral Infantil de Setúbal, adiante apenas designado por Coral, é uma associação sem

Leia mais

ESTATUTOS SPPB. CAPÍTULO PRIMEIRO. Denominação, Sede, Natureza e Objectivos.

ESTATUTOS SPPB. CAPÍTULO PRIMEIRO. Denominação, Sede, Natureza e Objectivos. ESTATUTOS SPPB CAPÍTULO PRIMEIRO. Denominação, Sede, Natureza e Objectivos. ARTIGO PRIMEIRO Denominação SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOTERAPIAS BREVES, adiante designada por Sociedade, associação sem fins

Leia mais

Estatutos do Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Estatutos do Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Estatutos do Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Denominação) O Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a

Leia mais

Estatutos da Associação de Estudantes

Estatutos da Associação de Estudantes Estatutos da Associação de Estudantes Escola Básica e Secundária de Melgaço A.E.E.B.S.M. CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Designação 1 A associação denomina-se A.E.E.B.S.M. e é uma coletividade

Leia mais

Autoria JMGA. Estatutos aprovados em Assembleia de Fundadores, 12 de Dezembro de 2001: CAPÍTULO PRIMEIRO. (Da denominação, sede, objecto e fins)

Autoria JMGA. Estatutos aprovados em Assembleia de Fundadores, 12 de Dezembro de 2001: CAPÍTULO PRIMEIRO. (Da denominação, sede, objecto e fins) L N 1 de 9 Estatutos aprovados em Assembleia de Fundadores, 12 de Dezembro de 2001: CAPÍTULO PRIMEIRO (Da denominação, sede, objecto e fins) ARTIGO PRIMEIRO (Da denominação, natureza jurídica, lei aplicável

Leia mais

FASES DO PROCESSO ELEITORAL 1. ORGANIZAÇÃO PROCESSO ELEITORAL 2. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS; 3. CAMPANHA ELEITORAL; 4. ELEIÇÕES GERAIS.

FASES DO PROCESSO ELEITORAL 1. ORGANIZAÇÃO PROCESSO ELEITORAL 2. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS; 3. CAMPANHA ELEITORAL; 4. ELEIÇÕES GERAIS. FASES DO PROCESSO ELEITORAL 1. ORGANIZAÇÃO PROCESSO ELEITORAL 2. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS; 3. CAMPANHA ELEITORAL; 4. ELEIÇÕES GERAIS. ÓRGÃOS DA ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES ASSEMBLEIA GERAL (Todos os alunos

Leia mais

ESTATUTOS -- ANEL. Capítulo I Nome, Sede, Âmbito e Projecto

ESTATUTOS -- ANEL. Capítulo I Nome, Sede, Âmbito e Projecto Capítulo I Nome, Sede, Âmbito e Projecto Artigo 1º 1 - A Associação denomina-se Associação Nacional de Empresas Lutuosas ANEL e tem a sua sede em Lisboa na Rua Cidade Quelimane, nº 3-A. 2 - Por deliberação

Leia mais

100 TRILHOS Rua Bento Jesus Caraça, nº 36, Castro Verde //

100 TRILHOS Rua Bento Jesus Caraça, nº 36, Castro Verde // REGULAMENTO INTERNO Castro Verde, 15 de Janeiro de 2011 Indice CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS... 3 Artigo 1º - Denominação e Sede... 3 Artigo 2º - Objectivos... 3 CAPÍTULO II DOS ASSOCIADOS... 4 Artigo 3º

Leia mais

ESTATUTO AIL - ASSOCIAZIONE ITALIANI A LISBONA

ESTATUTO AIL - ASSOCIAZIONE ITALIANI A LISBONA ESTATUTO AIL - ASSOCIAZIONE ITALIANI A LISBONA DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Associação AIL ASSOCIAZIONE ITALIANI A LISBONA, também designada apenas como.associação, é uma pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais