ESCOLA DE GUERRA NAVAL. Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. Ensaio. : A estratégia de Atenas na Guerra do Peloponeso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DE GUERRA NAVAL. Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. Ensaio. : A estratégia de Atenas na Guerra do Peloponeso."

Transcrição

1 ESCOLA DE GUERRA NAVAL Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores Ensaio Área de Estudo Disciplina Tema Título : III Política e Estratégia : III-C-2 Estratégia : A estratégia de Atenas na Guerra do Peloponeso. : O fim do breve império ateniense. Apresentado por : Marcos Valle Machado da Silva Capitão-de-Corveta (CA) RIO DE JANEIRO 2003

2 ESCOLA DE GUERRA NAVAL Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores Ensaio Área de Estudo Disciplina Tema Título : III Política e Estratégia : III-C-2 Estratégia : A estratégia de Atenas na Guerra do Peloponeso. : O fim do breve império ateniense. Apresentado por : ENSAIO/2003 RIO DE JANEIRO 2003

3 MARINHA DO BRASIL ESCOLA DE GUERRA NAVAL - O FIM DO BREVE IMPÉRIO ATENIENSE - ENSAIO/ ii

4 MARINHA DO BRASIL ESCOLA DE GUERRA NAVAL - O FIM DO BREVE IMPÉRIO ATENIENSE - Marcos Valle Machado da Silva Capitão-de-Corveta (CA) 2003 ii

5 O FIM DO BREVE IMPÉRIO ATENIENSE Não há, na história, notícia de um país que se tenha beneficiado com uma guerra prolongada. (Sun Tzu in A arte da guerra ) INTRODUÇÃO A Guerra do Peloponeso, cuja história Tucídides 1 escreveu, durou vinte e sete anos ( a.c.) e envolveu, direta ou indiretamente, todo o mundo helênico. Teve características distintas das anteriores guerras entre os gregos, por sua duração inaudita, pelo número de cidades envolvidas e pelo papel decisivo desempenhado pelo poder naval ao longo de toda a guerra. Foi uma guerra entre duas coalizões. De um lado, os atenienses, há várias décadas controlando a Liga de Delos, uma confederação marítima que reunia cerca de uma centena e meia de cidades, do outro lado Esparta e seus aliados, reunidos na chamada Liga do Peloponeso, uma aliança de cunho estritamente militar 2 (6:64). O propósito deste ensaio é abordar de forma sucinta a estratégia 3 de Atenas na Guerra do Peloponeso, à luz do confronto entre a maritimidade e a continentalidade, naquele contexto histórico. 1 Historiador ateniense famoso por sua obra A História da Guerra do Peloponeso. Inovou o método histórico pela objetividade e o cuidado na aferição da realidade. Qualifica-se como fonte histórica por ter participado e vivido durante o conflito. A morte o impediu de concluir a obra, cujo relato sobre a guerra termina em 411 a.c. (9:40). 2 O anexo A apresenta um mapa com a extensão das respectivas alianças, em 435 a.c. 3 A palavra estratégia usada pelo autor deste ensaio refere-se à grande estratégia, conceituada por Liddell Hart como aquela que tem o papel de coordenar e dirigir todos os recursos de uma nação, para consecução do objeto político, visado com a guerra, que é definido pela política (4:406).

6 PROTAGONISTAS Atenas e a Liga de Delos Situada na Ática, em uma região de possibilidades agrícolas limitadas, Atenas fez do comércio marítimo sua principal fonte de recursos econômicos. Ao longo do desenvolvimento das suas atividades marítimas, os atenienses fundaram numerosas colônias no Mediterrâneo, que atuavam como válvulas de escape para as tensões sociais existentes, relacionadas à posse da terra e ao crescimento da população. Eram estabelecimentos agrícolas independentes, mas que mantinham laços culturais e econômicos com Atenas (6:81). No século V a.c., os persas atuaram como catalisadores do desenvolvimento do poder naval ateniense 4. Em 480 a.c., tentaram, pela segunda vez, invadir a Grécia. Os navios gregos, na maioria atenienses, derrotaram os invasores na batalha de Salamina, contribuindo, decisivamente, para o fracasso da invasão persa. Assim, consolidando-se como a maior potência naval grega, Atenas procurou formar uma confederação de estados marítimos. Na ilha de Delos, em 477 a.c., aliou-se às cidades-estado da Jônia 5 e das ilhas do Egeu, com o objetivo de manter os persas distantes. Com esse propósito foi criada a Liga de Delos. Nos primeiros doze anos de existência, suas forças travaram vários e bem sucedidos combates contra os persas ao longo do litoral da Ásia Menor, proporcionando aos seus membros o controle marítimo do Egeu (3:73). Com o desaparecimento da ameaça persa, os membros da Liga passaram a questionar a necessidade da sua existência, uma vez que as contribuições monetárias eram elevadas e o domínio ateniense tornava-se incômodo. Entretanto, as defecções não eram aceitas 4 Em 490 a.c., o rei Dario foi derrotado pelos atenienses em Maratona. Após essa vitória terrestre, Atenas utilizou os recursos das minas de prata de Laurium, para construir uma forte esquadra, a fim de fazer frente, no mar, a futuras invasões persas (5:54). 5 Colônias gregas na Ásia Menor (6:49).

7 por Atenas, sendo duramente reprimidas. A Liga de Delos, inicialmente uma confederação de iguais, tornava-se gradativamente um império marítimo ateniense (3:76). Esparta O Mito da Sociedade Guerreira Localizada na Lacônia, uma região do Peloponeso, Esparta monopolizava as melhores terras daquela região. No século VII a.c., os espartanos iniciaram a conquista da vizinha planície da Messênia, anexando essa região aos seus domínios e reduzindo seus habitantes à condição de hilotas 6. A partir desta conquista, a sociedade espartana fechou-se progressivamente ao exterior e implantou um rígido sistema de educação militar. A estrutura social espartana foi moldada para a formação de um exército indiscutivelmente superior, uma vez que a população de hilotas superava em muito a de seus conquistadores. Contudo, Esparta tinha um grave problema social traduzido pelo reduzido crescimento demográfico. A taxa de natalidade era baixa, por ser o casamento um vínculo social secundário 7. Paralelamente, a taxa de mortalidade era alta, principalmente durante a Guerra do Peloponeso (6:40-42). A partir do fim do século VI a.c., Esparta empenhou-se em formar alianças de cunho militar com outras cidades gregas, dando origem à Liga do Peloponeso. O propósito da política externa espartana era evitar que o seu precioso exército fosse utilizado desnecessariamente, uma vez que a sua maior preocupação militar era relacionada a possíveis revoltas dos hilotas. O militarismo de Esparta visava, prioritariamente, a segurança interna e não os empreendimentos de conquista (6:47). 6 Escravos pertencentes ao Estado que cultivavam a terra para alimentar os cidadãos de Esparta. Eram tratados duramente e, com freqüência, revoltavam-se tentando libertar-se do jugo espartano (6:40). 7 Aos sete anos de idade as crianças passavam a ser educadas pelo Estado, iniciando sua formação militar. O casamento só era permitido após os vinte anos, sendo que somente depois dos trinta anos de idade os homens casados poderiam deixar o aquartelamento, para viver com suas esposas (6:42).

8 AS TRÊS FASES DA GUERRA A desconfiança espartana em relação à crescente expansão ateniense, associada ao envolvimento direto de Atenas em incidentes militares com cidades pertencentes à Liga do Peloponeso, desencadeou o conflito (8:29). Para melhor identificação da estratégia ateniense, será feita uma divisão da guerra em três fases e uma análise sucinta de cada uma delas. Primeira Fase A liderança de Péricles Iniciado o conflito, Péricles 8 concebeu um plano em que a batalha terrestre seria evitada, enquanto a vontade de lutar de Esparta e seus aliados seria desgastada, por meio de incursões contra o litoral do Peloponeso, realizadas pelos navios atenienses. Foi um planejamento estratégico coerente tanto com seu fator de força - a esquadra ateniense 9 quanto com seu fator de fraqueza traduzido pela inferioridade do exército ateniense frente ao espartano. Liddell Hart considera o plano de Péricles como de grande estratégia, visto que procurava desgastar gradualmente a resistência do inimigo, a fim de convencê-lo de que lhe seria impossível uma decisão favorável (4:34). Péricles supunha que os espartanos fossem devastar os campos agrícolas atenienses. No entanto, os cereais vindos das cidades da Trácia e do Ponto (mar Negro) garantiriam os víveres necessários à cidade durante a guerra. Assim, os habitantes do campo foram levados para dentro de Atenas, que em breve ficou superlotada (3:82). Conforme esperado, os espartanos invadiram a Ática e iniciaram a devastação dos campos agrícolas atenienses, esperando atraí-los para uma batalha terrestre entre 8 Estadista ateniense eleito estratego, repetidas vezes, pela Assembléia de cidadãos. Na prática, os estrategos, em número de dez, exerciam grande influência no governo da cidade, uma vez que não só comandavam as forças militares, como também interferiam na economia e na política externa (6:81-82). 9 Para compreensão da superioridade naval ateniense foi elaborado o anexo B, que apresenta as principais táticas navais empregadas pelos beligerantes, durante o conflito.

9 hoplitas 10. Paralelamente, as trirremes atenienses atacavam os aliados de Esparta ao longo do litoral do Peloponeso. Os eventos sucediam-se conforme esperado pelos atenienses. Contudo, em 430 a.c., Atenas foi assolada por uma terrível epidemia que vitimou parte da sua população. Os espartanos e seus aliados abandonaram a Ática com medo da praga, proporcionando, assim, uma oportunidade para os atenienses se recuperarem. Seguiu-se um impasse, com Atenas mantendo o controle marítimo e Esparta, o terrestre (3:83). A estratégia de Péricles, vitimado pela peste, deu lugar à ação direta defendida pelos membros da Assembléia Cleon e Demóstenes que estavam convictos de que os espartanos poderiam ser derrotados em um combate terrestre entre hoplitas. Surpreendentemente, em Esfactéria 11, Atenas obteve uma vitória terrestre sobre os espartanos, a qual reforçou o moral da população para a continuidade da guerra (4:34). No entanto, esse êxito tático foi efêmero, uma vez que em 424 a.c., o general espartano Brásidas anulou toda a vantagem conquistada por Atenas até aquele momento. Os espartanos atravessaram a Grécia, em direção ao norte, para atacar a Calcídia - região da Trácia de onde provinha parte do trigo necessário à Atenas. Nesta área de operações, os atenienses foram derrotados em Anfípolis, 421 a.c., em um confronto direto com os hoplitas espartanos, perdendo assim uma importante fonte de alimentos. A ação direta revelou-se desfavorável para Atenas que vendo-se em nítida desvantagem, celebrou um tratado de paz com Esparta, válido por 50 anos e que previa a reversão à situação anterior ao início do conflito (4:34-35). 10 Infantaria que consistia na força principal dos exércitos gregos. Combatiam em formações denominadas falanges, buscando o choque direto. Devem seu nome ao Hoplon escudo grande e circular, feito de madeira e bronze (6:30). 11 Em 425 a.c., as forças atenienses bloquearam a ilha de Pilos e invadiram a ilha de Esfactéria, onde os espartanos possuíam uma forte guarnição. Cleon afirmou na Assembléia que se estivesse em Esfactéria, tomaria a posição inimiga em vinte dias. Recebeu o comando das forças atenienses e obteve uma vitória inusitada, uma vez que os hoplitas espartanos se renderam, fato sem precedentes na história grega (9:53).

10 Segunda Fase Siracusa, o declínio de Atenas Em 419 a.c., sob o pretexto de que Esparta não havia cumprido o previsto no tratado de paz, Atenas empreendeu uma ofensiva contra os peloponésios. O ápice dessa campanha ocorreu em 418 a.c. Neste ano, o apoio ateniense às cidades que se rebelavam contra Esparta, levou-os a um confronto de hoplitas em Mantinéia. O resultado foi a derrota ateniense, confirmando a superioridade terrestre espartana (1:129). Convencendo-se de que Esparta não poderia ser derrotada em um confronto terrestre direto, a liderança ateniense concebeu uma ação indireta, cujo objetivo seria Siracusa, na Sicília, principal fonte de alimentos do Peloponeso. Em 415 a.c, uma expedição foi cuidadosamente preparada e enviada contra esse objetivo. Como deixa claro Liddell Hart, os atenienses cometeram um erro na ação indireta da grande estratégia, ao investir não contra os verdadeiros aliados do inimigo, mas sim contra seus parceiros comerciais, atraindo novos beligerantes para o lado espartano (4:35). Em 413 a.c., após dois anos de campanha na Sicília, os atenienses e seus aliados foram vencidos no mar e posteriormente em terra. O empreendimento revelou as limitações do poder naval ateniense, centrado nas trirremes que não eram apropriadas para expedições longínquas, sem muitas bases de apoio entre o ponto de origem e a área de operações. Acima de tudo, enfraqueceu decisivamente os atenienses, uma vez que resultou na morte ou captura da quase totalidade dos seus soldados envolvidos na expedição (6:66). Ainda em 413 a.c., os espartanos conquistaram uma posição fortificada em Decéleia, uma pequena aldeia da Ática, a somente vinte e três quilômetros de Atenas. Isto

11 permitiu aos lacedemônios assolar, ininterruptamente, os campos da Ática e não só no verão, como antes (6:66). Entretanto, Atenas ainda possuía um sólido poder marítimo. Navios novos foram construídos e suas tripulações adestradas, assegurando a chegada dos cereais provenientes dos portos do mar Negro. Porém, três fatores selaram o destino ateniense. O primeiro, no período de a.c., foi a defecção para o lado espartano de muitos membros da Liga de Delos. O segundo foi a aliança entre Esparta e a Pérsia, o que proporcionou amplos recursos financeiros aos lacedemônios. O terceiro foi a decisão espartana de construir, com os recursos persas, uma esquadra capaz de se opor decisivamente aos atenienses (1:130). Esparta foi a primeira potência nitidamente terrestre que percebeu a importância de desenvolver uma forte marinha para derrotar um inimigo, cuja principal fonte de poder estava no mar. Os espartanos haviam identificado o Centro de Gravidade ateniense, traduzido pelo seu poder naval. Contudo, até que Esparta, juntamente com seus aliados, pudesse formar uma esquadra capaz de enfrentar os atenienses, o equilíbrio seria mantido. Terceira fase - Egos Potamos, ocaso ateniense A terceira e decisiva fase da guerra consistiu na tentativa ateniense de obter uma paz vantajosa e a restauração do seu império. Em 406 a.c., Atenas obteve uma significativa vitória, contra Esparta, na batalha naval de Arginussae. Após esta derrota no mar, os espartanos só poderiam continuar a guerra com maciça ajuda financeira dos persas. Além disso, as perdas humanas ao longo do conflito abalavam sua frágil estrutura demográfica. Assim, ofereceram a paz aos atenienses, propondo que ambos os lados mantivessem o que possuíam naquele

12 momento. Como atrativo, ofereceram Decéleia, seu estratégico posto fortificado na Ática. Atenas também precisava da paz, uma vez que muitos de seus aliados rebelavamse e os meios para conter essa onda de rebeliões escasseavam. Atenas e Esparta, assim como seus respectivos aliados, estavam exauridos pela longa duração do conflito. Mas, a contra oferta ateniense exigia a restituição de todas as cidades capturadas pelos espartanos. Não se chegou a um acordo e Esparta renovou seu tratado com os persas, obtendo recursos financeiros para a construção de novos navios (5:190). Em 405 a.c., Esparta posicionou sua nova esquadra no Helesponto de onde passou a atacar os navios provenientes do mar Negro, que transportavam alimentos para Atenas. Os atenienses enviaram todos os seus meios navais disponíveis para enfrentar essa ameaça. Os beligerantes desejavam um combate decisivo e as condições para isso estavam presentes. O confronto ocorreu em Egos Potamos, onde os espartanos e seus aliados conseguiram capturar a esquadra ateniense 12, passando a controlar o Egeu (4:36). Para Atenas, a perda do seu centro de gravidade teve como conseqüência direta a interrupção do suprimento de trigo, vital para que a cidade pudesse continuar a lutar. A ameaça da fome e a escassez de meios para prosseguir com a guerra fizeram com que os atenienses se rendessem em 404 a.c. Pelas condições impostas, Atenas perdeu todas as suas possessões, entregou seus navios remanescentes aos espartanos e demoliu suas muralhas. Desta vez não havia recursos oriundos da Liga de Delos para reconstruir o poderio ateniense. Seu breve império chegava ao fim (1:130). 12 O anexo C apresenta uma sinopse da batalha, mostrando a singular circunstância em que a esquadra ateniense foi capturada.

13 CONCLUSÃO Nos estágios iniciais da guerra o plano de Péricles, concebido em consonância com a grande estratégia era coerente com os fatores de força e fraqueza atenienses. A mudança para a ação direta contra os hoplitas espartanos revelou-se desfavorável para Atenas. A ação indireta, traduzida pela expedição contra a Sicília, foi conceitualmente errônea em termos da grande estratégia, uma vez que atraiu novos contingentes à aliança espartana. A derrota naval e terrestre em Siracusa enfraqueceu decisivamente os atenienses. A recusa da oferta de paz, em 406 a.c., conduziu ao desastre em Egos Potamos. A maritimidade representada por Atenas foi derrotada porque, não conseguindo igualar-se a Esparta em termos de poder terrestre, passou a ser confrontada por um poder naval equivalente e habilmente empregado pelos espartanos e seus aliados. A destruição do centro de gravidade ateniense em Egos Potamos, com a conseqüente interrupção dos alimentos provenientes das cidades do Ponto, juntamente com a exaustão econômica, levaram à derrota total frente aos espartanos.

14 ANEXO A MAPAS A LIGA DE DELOS E A LIGA DO PELOPONESO O mapa abaixo apresenta a extensão das duas alianças, em 435 a.c., quatro anos antes do início da Guerra do Peloponeso (7)..

15 ANEXO B TÁTICAS NAVAIS No século V a.c., duas táticas básicas influenciaram, decisivamente, o desenho dos navios de guerra. A primeira estava associada ao uso do esporão, que implicava em um navio construído para levar o maior número possível de remadores. A segunda era a abordagem que redundava em transportar o maior número de soldados. Os atenienses por não possuírem soldados suficientes para equipar sua crescente marinha, dedicaram-se ao uso do esporão. O seu uso ofensivo era implementado por duas manobras táticas o diekplus e o periplus. A defensiva consistia no posicionamento circular denominado Kyklos (9:30-31). Será efetuada uma breve descrição dessas três manobras táticas, empregadas durante a Guerra do Peloponeso. O Kyclos Era a tática adotada pela força que se encontrava em desvantagem numérica. Os navios eram posicionados em círculo, com os esporões apontando para fora, ameaçando qualquer navio inimigo que se aproximasse (8:30).

16 O Diekplus Esta manobra era adotada pela força que dispunha de maior velocidade, exigindo grande habilidade para a sua execução. As ilustrações a seguir ajudam a compreender o procedimento adotado. 1. Os navios vermelhos aproximam-se, em coluna, da força inimiga azul, na maior velocidade possível. 2. Quando próximo do navio azul escolhido, o navio testa vermelho guina para cima do alvo. O impacto inicial incide sobre os remos do adversário, avariando-o e restringindo sua capacidade de manobra. 3. O navio líder dirige-se para o próximo alvo, deixando sua vítima inicial para o navio seguinte da coluna vermelha. Qualquer navio azul que guinasse para socorrer o alvo, exibiria seu costado para o navio seguinte da coluna vermelha.

17 A defesa contra o diekplus era o emprego de duas linhas de frente, o que fazia esta manobra tornar-se uma desvantagem para o atacante. Porém, isto deixava a força defensora susceptível ao envolvimento pela próxima manobra a ser descrita, o periplus (8:31). O periplus Esta manobra era adotada, basicamente, quanto se dispunha de superioridade numérica, envolvendo o inimigo pelos flancos. A figura a seguir, elucida o procedimento adotado. A esquadra vermelha rema para ré, mantendo seus esporões aproados ao inimigo, ao passo que seus alas executam o ataque sobre os flancos de azul. Em seguida os demais navios vermelhos passam a remar para vante, em direção aos oponentes, atingindo aqueles que tentam socorrer os navios atacados (8:31).

18 Durante anos os atenienses foram hegemônicos no emprego das duas manobras ofensivas acima descritas, mantendo-se como primeira potência naval grega até a perda da sua esquadra em Egos Potamos, 405 a.c. ANEXO C SINOPSE DA BATALHA DE EGOS POTAMOS Em 405 A.C., Esparta enviou seu competente almirante, Lisandro, ao Egeu para comandar a nova esquadra construída com os recursos provenientes do império persa. Os navios peloponésios foram posicionados Helesponto 13, ameaçando os navios atenienses que transportavam alimentos dos portos do mar Negro para Atenas. 13 O mapa deste anexo, apresenta a área de operações onde atuaram as duas esquadras (5:178).

19 Ao tomar conhecimento desta ameaça, Atenas enviou todos os seu navios disponíveis para aquela região. Posicionaram-se na região da foz do rio Egos Potamos, na margem oposta à Lampsacus, recém capturada pelos espartanos. Um detalhe, em Lampsacus os espartanos desfrutavam de facilidades logísticas para abastecimento de víveres, ao passo que na margem oposta os atenienses não dispunham de igual vantagem, uma vez que a sua base mais próxima situava-se em Sestos, milhas ao sul. Durante cinco dias, os navios de ambos os lados foram guarnecidos para o combate, sem que houvesse uma batalha. Ao final do quinto dia, após as esquadras retornarem aos seus respectivos pontos de apoio logístico, Lisandro enviou navios que certificaram que os atenienses estavam com os navios abicados 14 e as tripulações em terra, recolhendo víveres. Nesse momento Lisandro ordenou o ataque, pois seus navios ainda estavam guarnecidos e prontos para a ação. Os atenienses foram completamente surpreendidos, e exceto nove navios, todos os demais foram capturados. Além disso, foram desembarcados hoplitas que arrasaram o acampamento ateniense (5:191). Egos Potamos, dada à singular circunstância em que ocorreu, é conhecida como uma das batalhas navais travadas em terra. De qualquer forma, foi um batalha decisiva. O poder naval ateniense foi destruído e Esparta passou a ter o domínio do mar Egeu. 14 Por causa do seu fundo chato e de sua pouca resistência aos temporais os navios de guerra não fundeavam como os mercantes; eram puxados para terra, ficando em seco (1:13).

20 ANEXO D BIBLIOGRAFIA 1. BOWRA, C. M. Grécia clássica. Rio de Janeiro: José Olympio, BRASIL. Diretoria de Portos e costas. Fatos da história naval. Rio de Janeiro, A ELEVAÇÃO do espírito: a.c. Rio de Janeiro: Cidade Cultural, LIDDELL HART, B. H. As grandes guerras da história. 4. ed. São Paulo: Instituição Brasileira de Difusão Cultural, RODGERS, Willian Ledyard. Greek and roman naval warfare. Annapolis: Naval Institute Press, SOUZA, Marcos Alvito Pereira de. A guerra na Grécia antiga. São Paulo: Ática, THE UNIVERSITY OF OREGON. Osshe Historical & Cultural Atlas Resource. Europe Map Archive. Athenian League & Peloponnesian War. Disponível em: < Acesso em: 3 ago TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Brasília: Universidade de Brasília, WARRY, John. Warfare in the classical world. London: University of Oklahoma Press, 1995.

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS HEGEMÔNICAS Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS MÉDICAS GUERRA DO PELOPONESO Externa = gregos e persas Interna = Esparta X Atenas GUERRAS MÉDICAS Chamam-se

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Período clássico (V a.c. e IV a.c.) Marcado por violentas lutas dos gregos contra povos invasores (persas) e entre si. Apogeu da civilização grega

Leia mais

História do Fenômeno Bélico Grécia Antiga Discussão de alguns aspectos da guerra do Dark Age ao Império de Alexandre

História do Fenômeno Bélico Grécia Antiga Discussão de alguns aspectos da guerra do Dark Age ao Império de Alexandre Grécia Antiga Discussão de alguns aspectos da guerra do Dark Age ao Império de Alexandre Baseado nos textos de McNeill Pursuit of Power e Archer Jones The Art of War in the Werstern World. Organizado por

Leia mais

Contextualização histórica Grécia antiga

Contextualização histórica Grécia antiga Contextualização histórica Grécia antiga Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO OU MICÊNICO PERIODIZAÇÃO Período

Leia mais

Mundo Grego Resumo de Aula

Mundo Grego Resumo de Aula Mundo Grego Resumo de Aula De acordo com a historiografia, a história da Grécia pode ser dividida nos seguintes períodos: Pré-Homérico Homérico Arcaico Clássico. Helenístico. Período Pré-Homérico: Na visão

Leia mais

MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. http://historiaonline.com.br

MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. http://historiaonline.com.br MUNDO GREGO MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGUIDADE CLÁSSICA CARACTERÍSTICAS GERAIS (Modo de Produção Escravista) a) Propriedade privada (fim do coletivismo primitivo e da servidão coletiva). b) Cidades

Leia mais

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia)

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia) GRÉCIA ANTIGA Localizada na Grécia Continental ou Peninsular está no sul da Europa na Península Balcânica, também era formada por outras porções de terra: Insular ilhasgregasnomaregeu. MagnaGrécia colôniasnosuldaitália.

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos (séc. VII a.c.);

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Grécia. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Grécia www.historiaemfoco.com.br Antiguidade Clássica Modo de Produção Escravista Propriedade Privada da Terra Crescimento das Comunidades Familiares Genos Propriedade

Leia mais

"As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos...

As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... A Grécia Antiga "As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... " (Péricles, século V a.c.). De fato, a Grécia está

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Atenas & Esparta INIMIGAS ÍNTIMAS AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Introdução: As civilizações Greco-romanas são consideradas clássicas por terem sido adotadas como modelo

Leia mais

Grécia (Hélade) Localização

Grécia (Hélade) Localização Grécia (Hélade) Primeira civilização ocidental Localização 1 Grécia Continental e Insular Relevo escarpado e isolamento natural das cidades 2 PERÍODOS Pré-homérico(séc. XX a XII ac) Homérico(séc. XII a

Leia mais

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso

Localização. P Ática. P. Peloponeso. Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos. Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso O MUNDO GREGO Localização P Ática Migrações de povos indo-europeus Aqueus Eólicos Jônicos P. Peloponeso Península Balcânica: Litoral Recortado relevo Montanhoso PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO: Séc. XX XII a.c.

Leia mais

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo

A GRÉCIA ANTIGA passo a passo A GRÉCIA ANTIGA passo a passo ÉRIC DARS e ÉRIC TEYSSIER Ilustrações de Vincent Caut Tradução de Julia da Rosa Simões Copyright do texto 2011 by Éric Dars e Éric Teyssier Copyright das ilustrações 2011

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

O Mundo Grego - II. História Prof. Thiago

O Mundo Grego - II. História Prof. Thiago O Mundo Grego - II História Prof. Thiago Atenas A Ática Península Montanhosa com três Planícies: Maratona Elêusis Atenas Livre de invasões Afastada do Peloponeso e Grécia Central Povoadores de origem ariana

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS UNIÃO DA VITÓRIA 2010 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

Antiguidade Clássica: Grécia

Antiguidade Clássica: Grécia Antiguidade Clássica: Grécia Localização Localização Localização Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Pinturas no palácio de Cnossos em Micenas Período Creto-Micênico (XX a. C. XII a. C) Escrita

Leia mais

Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO

Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO Guilherme Sanchez Josué Pavan Newton Paulo Sandro Severo Professor Tutor: Alexander Magnus Porto Alegre 11 de Dezembro de 2014 Introdução: Através do artigo

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar

Leia mais

RELAÇÃO DA HISTÓRIA E INSTITUTOS JURÍDICOS COM O FILME 300

RELAÇÃO DA HISTÓRIA E INSTITUTOS JURÍDICOS COM O FILME 300 CURSO DE DIREITO: 1º A Diogo Levi D Ávila Suellem Belo Vaz Carvalho Thalles Renato de Freitas Walles Almeida Amorim RELAÇÃO DA HISTÓRIA E INSTITUTOS JURÍDICOS COM O FILME 300 LINHARES/ES 2011 Introdução

Leia mais

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007)

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) História no Cinema para Vestibulandos Ano 10 (2013) Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) Odir Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

Principais causas para revolução francesa

Principais causas para revolução francesa Revolução Francesa Principais causas para revolução francesa -Empobrecimento do povo francês guerras, luxo, empréstimos. -Cerca de 80% do povo viviam no campo em situação precária. -Os anos que antecederam

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

ESCOLA MAGNUS DOMINI

ESCOLA MAGNUS DOMINI ESCOLA MAGNUS DOMINI ESTRATÉGIA DO EXÉRCITO GREGO: REVELANDO A FORMAÇÃO FALANGE Amanda Belão Cordioli Ana Clara de Arruda Gonçalves Leonardo Serra e Costa Nicolas Aquoti Gouveia Moreira MARINGÁ 2016 1.

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Primeira Fase Campanhas sob o Diretório (1796-1799) Enquanto a França organizava-se sob o regime do Diretório (3ª fase da Revolução

Leia mais

Esparta aspectos políticos

Esparta aspectos políticos Esparta Módulo 8 Esparta aspectos políticos Localizava-se na Península do Peloponeso, sul da Grécia, na planície da Lacônia, às margens do rio Eurotas. Os dórios foram seus fundadores depois de destruir

Leia mais

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais

Atenas e Esparta. Prof. Filipe Carota

Atenas e Esparta. Prof. Filipe Carota Atenas e Esparta Prof. Filipe Carota 1)Respeitar Regras de Sala 2) Pedir 3) Cumprir Objetivos para aula 1 Exposição do conteúdo pelo professor e realizar as atividades pelos alunos. 2 Identificar o papel

Leia mais

Antiguidade Clássica Grécia Antiga

Antiguidade Clássica Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estado independentes e com diferentes organizações

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

Esparta: A Sociedade da Guerra

Esparta: A Sociedade da Guerra Esparta: A Sociedade da Guerra Esparta se constituiu como uma pólis guerreira. Seu exército foi um dos mais eficientes do mundo grego 1 Localização» Lendas do século V a.c. relatam que descendentes de

Leia mais

GUERREIRA Aulas: 35 PÁGS. 19. PROFª CLEIDIVAINE Disc. História / 6º ano

GUERREIRA Aulas: 35 PÁGS. 19. PROFª CLEIDIVAINE Disc. História / 6º ano ESPARTA: UMA PÓLIS GUERREIRA Aulas: 35 PÁGS. 19 PROFª CLEIDIVAINE Disc. História / 6º ano Principal cidade na Grécia continental: Esparta organização militar único exército no mar Egeu. Lendas relatam

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

DÉBORA Lição 50. 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados.

DÉBORA Lição 50. 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados. DÉBORA Lição 50 1 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados. 2. Lição Bíblica: Juízes 4 a 5 (Base bíblica para a história

Leia mais

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c.

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c. A civilização grega Capítulo 13: Como a história da Europa começou? Capítulo 14 Quem era cidadão em Atenas? Avaliação Bimestral: capítulos 13, 14 e 15. Civilização cretense A civilização grega teve como

Leia mais

Localização Geográfica. -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo.

Localização Geográfica. -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo. O Mundo Grego - I Localização Geográfica -Sul da Europa, na Península Balcânica, junto ao mar Mediterrâneo. Povoamento -Arianos ou indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). -Invasão dos Dórios (armas

Leia mais

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 PERIODIZAÇÃO Formação da cultura creto-micênica. Primeira Diáspora grega

Leia mais

A Civilização Grega. Grécia. Partenon, dedicado à deusa Atena, desde o século V a.c.

A Civilização Grega. Grécia. Partenon, dedicado à deusa Atena, desde o século V a.c. A Civilização Grega Grécia Localizada numa península rochosa, desértica, no mar Egeu. Uma das contribuições dos gregos foi governamental: a cidade-estado. Duas das mais importantes cidades-estados da Grécia

Leia mais

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Grécia Antiga Base da civilização ocidental Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Periodização Período pré-homérico Período homérico Período arcaico Período clássico Período helenístico pré-homérico

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fonte: http: //www.buscatematica.net/historia.htm

INTRODUÇÃO. Fonte: http: //www.buscatematica.net/historia.htm 3 INTRODUÇÃO A Formação do Grande Exército Napoleônico, a primeira força militar multinacional deu-se com Napoleão Bonaparte, general e imperador dos Franceses, que após derrubar o governo do Diretório

Leia mais

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento JOGO DE PERGUNTAS 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento Regras Cada equipe responde na sua vez. Se não souber passa. Se a segunda equipe também não souber passa para a terceira. E assim sucessivamente. Nesse

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos:

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos: Prefácio 1. Este curso foi preparado pelo Seminário por Extensão às Nações (SEAN). Para que se obtenha o máximo benefício de um seminário por extensão, é recomendável estudar sob a direção de um orientador,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA IETAV System www.concursosecursos.com.br HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA História É um conceito que geralmente comporta múltiplos significados, referindo-se geralmente ou aos processos de formação das

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

CURSINHO PRÓ-ENEM 2015. E-mail: lucianojunior06@hotmail.com Telefone: 9250-8766

CURSINHO PRÓ-ENEM 2015. E-mail: lucianojunior06@hotmail.com Telefone: 9250-8766 CURSINHO PRÓ-ENEM 2015 E-mail: lucianojunior06@hotmail.com Telefone: 9250-8766 Origens A história grega pode ser dividida em quatro grandes períodos: Homérico (séculos XII a VIII a.c.), Arcaico (séculos

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA INTRODUÇÃO Período: 2000 a.c. 146 a.c. Região: Península Balcânica: Solo pobre e montanhoso. Várias ilhas. Uso da navegação. ORIGENS Ilha de Creta. Vida

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS IV. GRÉCIA: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 42 à 54. Formação do mundo grego Berço da civilização ocidental; Formou-se na região sul da Península Balcânica; Receberam muitas influências

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F CADERNO DE EXERCÍCIOS 1F Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Senso comum e método científico 2 População 3 Grécia Antiga 4 Organização política do Estado brasileiro

Leia mais

ÍNDICE. Compêndio da Arte da Guerra. Da política e da guerra. Estudo Introdutório

ÍNDICE. Compêndio da Arte da Guerra. Da política e da guerra. Estudo Introdutório ÍNDICE Estudo Introdutório Notas biográficas 15 A obra e o seu estilo 18 A questão dos princípios 20 Jomini e Clausewitz 23 Repercussões 28 Tradução e terminologia 31 Compêndio da Arte da Guerra Advertência

Leia mais

Os famosos elefantes de Aníbal a atravessar os Alpes não passam de uma lenda d.r.

Os famosos elefantes de Aníbal a atravessar os Alpes não passam de uma lenda d.r. 13.04.2018 às 8h00 Os famosos elefantes de Aníbal a atravessar os Alpes não passam de uma lenda Ao cercar e conquistar Sagunto, na atual província espanhola de Valência, Aníbal Barca obteve uma base decisiva

Leia mais

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO.

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. OBJETIVO da aula: - EXPOR CARACTERÍSTICAS DA CIVILIZAÇÃO GREGA.

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Natureza-Sociedade: questões ambientais. 2 A A Aula 9.2 Conteúdo As Grandes Civilizações Ocidentais Grécia II 3 A A Habilidade Conhecer a respeito

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 30/04/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira As Cidades-Estado na Grécia Antiga Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A cultura grega floresceu na península Balcânica; Cultura grega base da cultura européia; A sociedade grega diferente dos reinos do

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República.

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Habilidades: Compreender o surgimento, fortalecimento e as causas da posterior decadência do Império Romano. GLADIADOR

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política Oliveira Viana chegou a afirmar que nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO

GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO A CIVILIZAÇÃO GREGA Localização: Península Balcânica Condições geográficas: relevo acidentado, montanhoso e solo pouco fértil, isolava os vários grupos humanos

Leia mais

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes franquiaempresa.com 13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes Postado por: Derleit O livro A Arte da Guerra se resume em 13 capítulos e foi escrito pelo líder chinês Sun Tzu, ele descreve

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: Professor: Fernanda/ Iuri 2º semestre Nota: (valor: 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

Grécia. PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) HOMÉRICO (SÉC. XII VIII a.c.) ARCAICO. Esparta

Grécia. PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) HOMÉRICO (SÉC. XII VIII a.c.) ARCAICO. Esparta PRÉ-HOMÉRICO (SÉC. XX-XII a.c.) Grécia Formação do povo grego Invasões dos povos indo-europeus: Aqueus, Eólios, Jônios. Séc. XII a.c. Invasão dos Dórios o Efeito: Diásporas: Ilhas do Mar Egeu e Ásia Menor

Leia mais

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções 1º EM História Rauni Aval. Trimestral 25/03/11 1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções Identifique a localização das cidades de Atenas e Esparta no mapa acima. Você deve circular a região, enumerá-la

Leia mais

Manual de táticas de guerra em favelas

Manual de táticas de guerra em favelas Manual de táticas de guerra em favelas 1. Barreiras Físicas: Trincheira Em engenharia militar, é considerado um tipo de fortificação de campanha. Constituise em um abrigo elaborado mediante trabalhos de

Leia mais

O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar

O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar Análise Ásia Segurança Daniel Poltronieri 25 de Setembro de 2010 O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar

Leia mais

Sociedade Grega Na Antiguidade

Sociedade Grega Na Antiguidade Sociedade Grega Na Antiguidade LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se ao sul da Península Balcânica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da Ásia Menor. O relevo montanhoso e o consequente isolamento das localidades

Leia mais

exercícios: espelhos esféricos Prof. Chaban

exercícios: espelhos esféricos Prof. Chaban exercícios: espelhos esféricos Prof. Chaban 46.1) (UFRGS) Na figura abaixo estão representados cinco raios luminosos, refletidos por um espelho esférico convexo, e um raio incidente; indicado pela linha

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

Leia mais

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Hospital de Clínicas de Porto Alegre Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente Endereço: Ramiro Barcelos,

Leia mais

A difícil arte de crescer

A difícil arte de crescer 1 A difícil arte de crescer Autoria: Profª Ana Maria Santiago Jorge de Melo Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie Rafael Machado Caetano Graduando em Administração de

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

ESPARTA UMA CIDADE-ESTADO FECHADA, AGRÁRIA E OLIGÁRQUICA

ESPARTA UMA CIDADE-ESTADO FECHADA, AGRÁRIA E OLIGÁRQUICA ESPARTA UMA CIDADE-ESTADO FECHADA, AGRÁRIA E OLIGÁRQUICA ARES ARES Ares era filho de Zeus e de Hera, e seu caráter intratável segundo o deus dos deuses, teria sido herdado de sua mãe. O nascimento de Ares

Leia mais

Professor Otto Barreto

Professor Otto Barreto Professor Otto Barreto Características geográficas: Pouca fertilidade do solo; Região litorânea com boa possibilidade na construção de portos; Solo acidentado e relevo montanhoso. Resultado: isolamento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Gabriela Galvão História Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 10 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos Reno Schmidt junho 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da China e da Índia - China: dinastias;

Leia mais

Orientação de estudo

Orientação de estudo Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 6 sobre O mundo grego com o capítulo Atenas

Leia mais

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico Aula 06 História 01 Prof. Thiago Características físicas e povoamento da Grécia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales

Leia mais

Grécia Antiga - Questões de Vestibulares Gabarito *

Grécia Antiga - Questões de Vestibulares Gabarito * Grécia Antiga - Questões de Vestibulares Gabarito * 1. (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana,

Leia mais

Clima equatorial quente e úmido o ano todo com baixa variação térmica ( 24e 26 graus). Vegetação composta principalmente da floresta Amazônica e

Clima equatorial quente e úmido o ano todo com baixa variação térmica ( 24e 26 graus). Vegetação composta principalmente da floresta Amazônica e Clima equatorial quente e úmido o ano todo com baixa variação térmica ( 24e 26 graus). Vegetação composta principalmente da floresta Amazônica e alguns trechos de cerrado. O relevo nortista constitui-se

Leia mais

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra

GRÉCIA ANTIGA. 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra GRÉCIA ANTIGA 6 ano CENSA 2009 PROF.: Aparecida Pedra LOCALIZAÇÃO LOCALIZA-SE EM SUA MAIOR PARTE NO SUDESTE DA EUROPA. Abrangia três importantes regiões: na Grécia Continental: situada ao sul da península

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES

AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES JOSÉ CUSTÓDIO MADALENO GERALDO SUB Hamburg A/561137 AS INVASÕES NAPOLEONICAS DESDE A IDA DA FAMÍLIA REAL PARA 0 BRASIL ÀS LINHAS DE TORRES 1807-1811 e d i t o r a ÍNDICE AGRADECIMENTOS 17 PRINCIPAIS SIGLAS

Leia mais

A arte. da sun tzu. guerra

A arte. da sun tzu. guerra A arte da sun tzu guerra 2 3 4 5 2018 Buzz Editora Publisher anderson cavalcante Editora simone paulino Assistente editorial sheyla smanioto Projeto gráfico estúdio grifo Assistentes de design Lais Ikoma,

Leia mais

Nº: Atividade Avaliativa P2 Matutino

Nº: Atividade Avaliativa P2 Matutino Centro Educacional La Salle Av. Dom Pedro I, 151 Bairro Dom Pedro Manaus/AM Fone: (92) 3655-1200 E-mail: lasalle.manaus@lasalle.org.br ALUNO (A): DISCIPLINA: HISTÓRIA Nº: TURMA: TRIMESTRE: 3º 16 VALOR:

Leia mais

Henrique Modanez de Sant Anna **

Henrique Modanez de Sant Anna ** COMUNICAÇÕES Dispositivos táticos na Segunda Guerra Púnica e a questão do militarismo cívico na obra de Políbio: uma reflexão acerca do limite normativo do modelo ocidental de guerra * Henrique Modanez

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais