UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PIANI 2006/2007 UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE Danielle Cristine Diniz da Rosa Local de Intercâmbio: Compiègne, France Duração do Intercâmbio: Agosto de 2006 Julho de 2007 Curso: Arquitetura e Urbanismo

2 Índice 1. Introdução 2. Historia de Compiègne 3. A passagem 4. O passaporte 5. O visto 6. O titre de séjour 7. O seguro saúde 8. Documentos extras 9. Arrumando as malas 10. A universidade 11. As residências 12. Transporte 13. Alimentação 14. Clima 15. Roupas 16. Viagens 17. Conclusão

3 1. Introdução Relatório destinado aos futuros Compiegnois, com algumas informações sobre a cidade, a universidade e a vida na cidade de Compiègne, França. As informações dadas nas paginas seguintes são frutos de um período de 11 meses, sendo 6 meses de estudo na UTC Université de Technologie de Compiègne e 5 meses de estagio em Pierrefonds, em um escritório de Arquitetura, Cabinet Belliere- Maniere.

4 2. Historia de Compiègne Compiègne nasceu no final do século IX, foi uma vila real mérovingienne, fundada pelo Imperador Carlos le Chauve. Chamada durante a idade média de Compenduim, que quer dizer raccourci, em português atalho, ou seja, um lugar de passagem. Cidade que seguiu um papel estratégico e militar muito importante e foi palco de grandes acontecimentos da historia da França, devido à sua posição geográfica privilegiada, entre os rios Aisne e Oise, próxima à floresta e localizada à 65 km de Paris. Grande hospital de tropas aliadas durante a Primeira Guerra Mundial e local que acolheu o grande quartel general entre abril de 1917 e março de E foi na Floresta de Compiègne que foi assinado o Armisticio de 11 de novembro de 1918 da Primeira Guerra Mundial e posteriormente da Segunda Guerra Mundial. Compiègne é uma cidade de cerca de 50 mil habitantes, e, considerando o padrão das cidades francesas é considerada como uma cidade de médio porte. Está localizada na Região da Picardia, no departamento Oise.

5 Mapa da França, destaque para a região da Picardia. Fonte: Mapa da Picardia, destaque para a cidade de Compiègne. Fonte:

6 Pontos turísticos: Hotel de Ville, Mairie de Compiègne Fonte: DA ROSA, 2007 Hotel de Ville ou Mairie de Compiègne: exemplo de arquitetura civil gótico "flamboyante" das primeiras décadas do século XVI, é onde se localiza a Office de Turisme. Esta localizada no centro da Cidade. Interior da Igreja de Saint Jacques Fonte: DAROSA, 2006

7 Igreja Saint-Jacques ou São Tiago: construída entre os séculos XIII e XVI, uma das rotas do caminho de compostela. Foi, por muito tempo, ocupada por um cemitério ate Ela guarda características de Louis XV, uma rica decoração em madeira e mármore e vários quadros. Foi la que Joana D'Arc fez sua ultima comunhão em 23 de Maio de 1430 antes de ser capturada e queimada. Chateau de Compiègne, fachada frontal e posterior, respectivamente Fonte: DA ROSA, 2007 Chateau de Compiègne: Desde Clovis a Napoleão, quase todos os soberanos passaram por Compiègne. Ate Louis XIV, o chateau foi um agregado de prédios pitorescos, dos quais so existe uma parte da capela. O chateau atual é obra dos arquitetos de Louis XV e particularmente de Jacques Ange Grabriel, cujo grande projeto foi realizado de 1751 até a revolução, o que impediu a finalização do pátio de entrada. O prédio tem, uma grande unidade de estilo, visa uma simplicidade e voltase para a floresta. Uma curiosidade é ser o único chateau que possui apenas 3 fachadas devido à sua forma triangular. Clarière de l armistice, museu e local onde o vagão estacionou Fonte: DA ROSA, 2007

8 Clariere de L'armistice: situado na floresta de compiègne, uma pequena estação que é situada em compiègne, mas sobre uma via que leva a Soissons, levando o nome de um vilarejo vizinho - Rethondes. Local onde foi assinado o armistício que pôs fim a Guerra de Lá se encontram uma pedra tumular que porta as inscrições de Jean Binet-Valmer, escritor franco-suíço e os "ladrilhos" que marcam o lugar dos vagões e o monumento à armada francesa. Local também da assinatura do armistício de Hitler de 22 de junho de 1940.

9 3. A passagem A passagem eu comprei na Internacional Turismo, passagem de estudante, 2 meses antes da viagem, se você já sabe que foi aceito e está só esperando a carta, já pode ir procurando ver as passagens, para ver disponibilidade de data e os preços. Para comprar a passagem de estudante é preciso a carta de aceitação de universidade, mas com uma declaração da universidade, dizendo que você é estudante, pode-se comprar a passagem e entregar a xérox da carta quando você a receber. O preço da passagem para o dia 1 de agosto foi de aproximadamente 900 dólares, preço de baixa estação. Existem passagens para 1 ano ou para 6 meses, ouvi falar que existem também passagens que você pode comprar só com a data de ida definida e você tem até uma certa data para marcar a data de volta que não pode ultrapassar 1 ano (se você não sabe a data precisa da data pode se informar em relação a isso).

10 4. O passaporte O passaporte foi o primeiro documento que eu tirei, se o seu passaporte ainda esta em prazo de validade, poderá utilizar o mesmo, mas ele deve ter duração para o tempo que você ficara por lá. Documentos para tirar o passaporte: 02 (duas) fotografias 5x7 datadas; Formulário de Requerimento impresso e preenchido; Carteira de Identidade Civil (RG) ou Militar, para os maiores de 18 anos; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral; Certificado de Reservista, para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, ou declaração da Junta Militar de que está quite com o Serviço Militar; Certificado de Naturalização, para os Naturalizados; Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia; Obs: antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Não é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU; Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.

11 5. O visto Essa é uma das etapas que mais estressa, mas no fim da certo. Para quem vai ficar apenas 6 meses não é necessário tirar o visto. Mas aconselho que mesmo que você tenha a intenção de ficar apenas 6 meses é melhor garantir e tirar o visto de 1 ano, pois tenho certeza que com o passar dos dias, você mudara de idéia e já terá toda a documentação para ficar sem precisar ter dor de cabeça. A documentação necessária você encontra no site: Passaporte; 1 Formulário (retirar no Consulado ou no site); 2 Fotos 3,5 x 4,5 fundo branco, sem data, idênticas e recentes; Reserva de passagem aérea ida e volta marcada (p/ estadas inferiores a 6 meses); Carta de aceitação da Universidade para onde você esta indo; Cópia do histórico (não precisa ser traduzido); Declaração de financiamento do pai ou da mãe comprometendo-se em enviar 500 euros mensais, com firma reconhecida em cartório; Última declaração de imposto de Renda; Carteira de trabalho; 3 últimos holleriths ou Prolabore, ou Contrato Social; Taxa em dinheiro paga em Reais (1 ano = 99 euros, 6 meses = 99 euros). Com toda a papelada a papelada reunida, você precisa ir ao consulado de Recife. Chegando lá, ele vai carimbar todos os papéis (é importante levar xérox e

12 originais) e dar as coordenadas para você enviar para Brasília. Caso você já estiver com um certo tempo de atraso, você pode ligar para a Embaixada e pedir com urgência que eles estarão entregando em mais ou menos 1 semana e meia.

13 6. O titre de sejour Para os estudantes da UTC, não será tão complicado a papelada para receber o titre de séjour, porque eles têm um grupo de pessoas que trabalham para ajudar os estrangeiros. As vezes o processo é lento, mas ele chega, mesmo com 6 meses de atraso ele chega. Antes do prazo de validade do seu visto de estudante expirar, você vai receber um titre de séjour provisório e, após um tempo, você vai receber uma carta da prefeitura pedindo para você se apresentar em Beauvais (uma cidade próxima à Compiègne) para fazer o exame médico. Você também vai ter que pagar 50 euros por um selo, mas tudo isso será informado na carta que você vai receber. Parece complicado, mas eles mandam inúmeras cartas e é tudo bem explicado. E, após tudo feito e pago, se você preferir, pode reunir toda a papelada e deixar na secretaria para assuntos internacionais que eles vão entregar tudo à prefeitura e depois você recebe outra carta, informando que seu titre de sejour esta pronto e você pode ir buscá-lo.

14 7. O seguro saúde Algumas vezes quando você vai comprar a passagem, a agencia pede para você fazer um seguro saúde que é bem caro, mas não é necessário fazer porque ao chegar lá, o grupo que se ocupa dos estrangeiros vai resolver toda a papelada para a retirada do seguro saúde. Você vai ter a opção para escolher entre dois tipos de seguro o SMENO ou LMDE, geralmente a maioria das pessoas faz com o SMENO, porque é o primeiro grupo que vai apresentar suas vantagens e todo mudo se inscreve logo nesse. Mas na verdade os dois são iguais. Esse seguro é feito em Setembro, na primeira semana de setembro, uma semana antes do inicio das aulas. Para quem vai na época de agosto é melhor, porque vai pagar logo o ano inteiro que começa em setembro. A quantia que eu paguei foi 233,57 euros.

15 8. Documentos extras E importante que quem vai para a França leve alguns documentos: Certidão de nascimento traduzida e xérox autenticada; Declaração de que os pais vão enviar 500 euros por mês (a mesma que foi entregue ao consulado); Varias fotos 3,5 x 4,5; Xérox de identidade, CPF, carteira de motorista e passaporte. Importante falar que é necessário ativar a opção internacional do seu cartão brasileiro para que você possa realizar saques dos bancos brasileiros em qualquer caixa da Europa.

16 9. Arrumando as malas O estudante que vai passar 1 ano tem direito a duas malas de 32kg. Parece muito, mas não é. Aconselho a dividir as roupas por igual nas duas malas, para que, se por um acaso uma das malas ficar perdida você ter tudo o que você precisa na outra, por exemplo, calças jeans, camisetas e sapatos nas duas malas; roupas de dormir, toalha, lençol nas duas malas; produtos de higiene, nas duas malas e também alguns biscoitos, nas duas malas, para garantir uma refeição no dia da sua chegada, pois a pessoa chega um pouco perdida e não sabe muito bem onde comprar as coisas. Não é necessário levar panelas, pratos, talheres ou coisas desse tipo, muitos brasileiros ou até mesmo estrangeiros ficam por lá, você acaba ganhando alguma coisa, ou, caso você não ganhe, existem lojas que vendem esses materiais bem baratos.

17 10. A universidade A UTC pertence a um grupo de três universidades bem conceituadas na França. A UTC recebeu o premio da melhor escola de engenharia pos-bac da França, ficando em segundo lugar a INSA de Lyon. Ela oferece os cursos de: Génie Informatique; Génie Mechanique; Génie de Systèmes Mechaniques; Génie Biologique; Génie Chimique; Génie de Systèmes Urbains. O curso é totalmente flexível, você escolhe as disciplinas que vai cursar. A maioria das disciplinas são divididas em: - Cursos: são os aulas. Onde é vista toda a teoria necessária. São ministradas em anfiteatros com um grande numero de alunos, muitas vezes pessoas de cursos misturados; - TD: são os travaux dirigés (trabalhos dirigidos), aula praticas. Muitas vezes ministrados por outros professores e numa sala com um menor numero de alunos, pois eles dividem a grande sala em vários subgrupos. - TP: são os travaux pratiques, eu não tive nenhum. Isse depende das disciplinas que você escolher.

18 UTC Bloco BF Fonte: DA ROSA, 2006 UTC Bloco PG Fonte: DA ROSA, 2007 UTC Bloco GSU Fonte: DA ROSA, 2007

19 A acolhida O estudante que vai para a UTC tem muita sorte. Se você chegar no mesmo dia que outro estrangeiro, você terá um táxi te esperando no aeroporto para te levar para Compiègne, de graça. Caso isso não aconteça, você terá que pegar um trem para Compiègne, mas eles te dão todas as informações necessárias e, assim que você chegar em Compiègne, eles estarão te esperando na Gare. No meu caso, teve uma pessoa de recife que chegou no mesmo dia que eu, então Celine (da associação internacional) me enviou s com todas as informações necessárias e quando eu cheguei em Paris, tinha um táxi nos esperando e nos levou para Compiègne, chegando lá, tinha um estudante da UTC que nos levou para nossa residência e nos ajudou com malas e nos deu informações em relação a comida e aos primeiros dias na UTC. Aconselho que você marque sua passagem para chegar um dia antes do dia previsto por eles para o inicio das atividades. Os primeiros dias na UTC Os primeiros dias que antecedem o curso de francês intensivo são destinados à papelada da SMENO, do titre de séjour, do banco, da residência. Você também faz uma prova oral para saber em qual nível de francês você vai cursar esse primeiro mês de curso intensivo. Os níveis variam de 0 a 3. Embora exista o nível 0, é importante que a pessoa tenha uma noção de francês, para ficar em um nível mais avançado e conseguir seguir os cursos desde inicio. O curso de férias da UTC Esse curso, eu aconselho até para os que já têm um bom nível de francês. Pois é um dos melhores períodos da estadia lá. E uma oportunidade para fazer amigos de outros paises, fazer viagens, conhecer a cidade e começar a ter um maior contato com o idioma, pois por mais que você tenha um bom nível de francês é preciso se acostumar um pouco para começar a entender melhor e também falar

20 sem tanta timidez e quando começar a primeira semana de aula você já vai estar familiarizado com o estilo de vida francês. Durante o mês do curso, eles sempre organizam uma viagem para algum ponto turístico perto de Compiègne, no meu caso fomos para Versailles. Eles realizam também pequenas festinhas no jardim da UTC e jogos de vôlei, futebol, basket; tudo isso para integração dos estrangeiros. A semana antes das aulas A semana antes das aulas é quase uma repetição de tudo que foi falado nos primeiros dias de UTC, mas você não pode perder, pode ser uma repetição, mas existirão muitas outras novidades e é preciso que você esteja la. E a época que você preenche novamente um monte de papelada, SMENO novamente, certificado de escolaridade, paga a associação de esportes, preenche a papelada do estagio e se inscreve nas disciplinas que você escolher, podem ser as mesmas disciplinas que você marcou no plano de curso que você entregou à AAI ou outras diferentes; sempre existira alguém para ajudar. Você também conhece o ESPERANTO, grupo de estudantes que vai passar o ano inteiro se ocupando dos estrangeiros, realizando festinhas, viagens, barbecues, passeios e etc. Primeira semana de aula De inicio é meio estressante, porque todos os franceses que estavam de férias voltam para a cidade e você se sente um pouco perdido, porque antes eram so os estrangeiros e depois os estrangeiros passam a ser minoria. As aulas de inicio são um pouco difíceis, pois os professores não vão falar tão devagar como os professores de frances falavam durante o curso intensivo, mas, aos poucos, vai melhorando. Uma boa opção é você falar com seu professor, apresentar-se e dizer que é estudante estrangeiro e que gostaria de seguir o curso. Alguns são simpáticos e vão entender, outros não vão ligar muito, mas, no final, eles sempre ajudam os estrangeiros, quando eles se mostram interessados. O período começou no dia 11 de Setembro e terminou no dia 20 de Janeiro. Durante esse período, tivemos uma semana de férias, antes das provas de meio de

21 ano, semana que é chamada de Férias de Todos os Santos, para o dia de finados. As provas de meio de ano, são marcadas pelos professores e são realizadas nas salas habituais. Uma outra semana de férias, são as férias de Natal e Ano Novo, após esse período uma semana de aula e ai, as provas finais, que são marcadas pela coordenação do curso e são realizadas em grandes salas, misturado com vários outros cursos de engenharia. E depois disso você recebe as notas no seu e- mail e começam suas férias ou sua mudança para fazer o estágio. Os esportes A UTC oferece inúmeros esportes, no bde (bureau de sports). Você paga uma taxa de 17 euros pelo ano inteiro e pode escolher entre um grande numero de opções. Existem outros esportes que você precisa pagar uma outra taxa, mas são os esportes mais radicais. Entre os esportes não pagos estão: futebol, futsal, tênis, squash, badminton, escalada, judô, aeróbica... Para o lazer, existe a piscina e a pationoire (onde você pode patinar no gelo no inverno) e também a borda do Rio Oise, onde você pode andar de bicicleta e de patins. Existem bicicletas para alugar nos fins de semana e você pode fazer passeios pela floresta e conhecer novas vilas que oferecem varias belezas naturais. O estágio A papelada do estágio é preenchida logo em Setembro, na semana que antecede o inicio das aulas. E a partir daí, você tem datas fixas para entregar, currículo traduzido, opções de empresas ou escritórios e toda a papelada que a coordenadora vai pedir. Tudo é bem organizado e se você seguir todas as regras o seu estágio aparece rápido. Eu fiz meu estagio em um escritório de arquitetura em uma cidade vizinha à Compiègne, mas o meu caso foi bem complicado, pois eu tinha desistido do estagio e depois voltei atrás, então tive apenas uma semana para conseguir o estagio, para preencher a papelada e me organizar. Foi bem estressante, pois levei vários nãos da coordenadora, mas quando eu apareci com toda a papelada pronta ela aceitou, então aconselho a quem quer realmente fazer o estagio a procurar desde o inicio,

22 pois é muito importante. Um período totalmente diferente da vida na universidade, onde você aprofunda seus conhecimentos no seu curso, aprofunda os conhecimentos na língua e também adquire mais responsabilidades. Durante o período do estágio, a coordenadora manda s e pede que você preencha algumas fichas para ela saber como está o desempenho no estágio. Todos os alunos têm um tutor, que também entra em contato conosco. E, no fim, todos são obrigados a fazer um relatório de estagio e apresentar ao tutor e a um professor do curso.

23 11. As residências Existem varias residências de estudantes em Compiègne, mas as mais conhecidas são: Residence Universitaire, mais conhecida como Roberval: é uma residência que não tem luxo nenhum, é um bloco de apartamentos de 9m², onde so cabe uma cama, uma mesa e um frigobar. Em cada quarto existe uma pia, com espelho e você divide uma ducha com o quarto vizinho. Os banheiros e cozinha são no corredor. Mas é a residência mais barata, conheci varias pessoas que moraram la, apesar de muitas vezes reclamarem, gostavam muito. E ficava a 5 minutos da UTC, pertíssimo do ATAC, supermercado. Uma desvantagem para quem vai a partir de Agosto é que ela fecha durante as férias, então se você quer se alojar nessa residência é preciso se organizar para conseguir um outro lugar durante o primeiro mês. Residence de la Mare-Gaudry: essa é uma residencia que fica perto do Roberval, é um das mais caras, mas é bem agradável, os apartamentos são grandes e com banheiro. Existem três tipos de apartamentos: para uma pessoa, para duas pessoas e para três pessoas, a única desvantagem é que não tem muitos estrangeiros e durante o mês de agosto é praticamente vazia e muito, muito tranqüila. Eu morei nessa residência durante os 6 primeiros meses, com mais 2 francesas, mas confesso que não tive uma boa experiência, elas eram muito fechadas e não tão organizadas. Então apesar de estar morando com mais duas pessoas, morava sozinha. O preço do apartamento para 3 pessoas era 240 euros, com luz inclusa. Nesse apartamento, você tem direito a uma cama, armário e mesa. Na cozinha um placa de 2 bocas e não tem geladeira, so se você tiver sorte de sua vizinha ter comprado uma.

24 Residence de la Mare-Gaudry Fonte: DA ROSA, 2006 Residence de la Mare-Gaudry, quarto Fonte: DA ROSA, 2006 Residence de la Mare-Gaudry, sala de banho Fonte: DA ROSA, 2006

25 Residence Clos de Roses: apesar de estar localizado num bairro não muito favorecido da cidade é o melhor lugar para se morar. Não tem luxo, mas é onde fica a maior parte dos estrangeiros, não so brasileiros, todos os estrangeiros. Morei la com uma brasileira nos outros 5 meses, e foi muito bom. Era um apartamento com dois quartos, uma cozinha e uma sala de banho com wc. Os quartos são grandes, com cama, mesa, armário e prateleiras. Na cozinha tem 2 placas e frigobar. E você terá maior contato com as pessoas. O preço era 200 euros, com água inclusa. Existem também outras residências: Residence Internationale e Maison d Europe. Mas essas são bem mais distantes da UTC e os ônibus que saem de la de perto, não passam na frente da UTC e fora que la não fica ninguém conhecido. Depois que você obtém o titre de séjour, você passa a receber ajuda da CAF, e os preços dos alojamentos diminuem bastante. E mesmo que você receba a CAF muito tempo depois, você recebe a ajuda dos meses que pagou o aluguel inteiro.

26 12. O transporte Os ônibus são gratuitos. Existem 6 linhas de ônibus que circulam na cidade: a linha 1, linha 2, linha ¾, linha 5 ( a mais utilizada, pois passa por todas as residências e para em frente a UTC), linha 6 (que circula apenas pelo centro comercial), linha 7 (que também vai para o centro comercial). Ao chegar la, você recebe na universidade todos os horários dos ônibus e onde eles param. E um ponto interessante é que você não precisa fazer sinal para ele parar, se você esta na parada de ônibus ele vai ver e vai parar para você subir. Mas todas as distancias que você vai precisar são pequenas e pode-se fazer tudo a pé.

27 13. Alimentação Durante o mês de agosto não existe o restaurante universitário. Mas após o mês de agosto, ele reabre e você abastece seu cartão da UTC e pode fazer refeições de 2,75 euros por dia. A comida não é das melhores, mas é bem balanceada e quase todos os estudantes almoçam la. E bem legal o clima! Para as compras semanais existem vários supermercados, mas os mais pertos e mais baratos são o ATAC e o ED. E em todos eles existe a marca, moins chers (mais barato).

28 14. Clima O mês de Agosto é igual a João Pessoa, muito quente mesmo, embora chova muito também, mas passa rápido, tem dias que ta um pouco frio, mas outros muito quente, então sempre é bom estar com um casaquinho leve dentro da bolsa para caso o frio comece de repente. Nessa época, o dia dura até as 9h30 da noite. No mês de setembro a chuva diminui um pouco e no fim do mês o frio começa a chegar. A partir de outubro o frio já é suficiente para não tirar o casaco. E começa a pedir um casaco um pouco mais grosso. A partir dessa época, o frio chega mesmo. No meu caso o maximo que peguei foi -5, mas dizem que em Compiègne faz muito frio, podendo chegar a -15 e neva forte. Com a primavera começa a esquentar, ai saem os casacos grossos e novamente, frio e calor, alternados.

29 15. Roupas Para quem não quer gastar muito com roupa, existem lojas super baratas que vendem roupas de frio. Mas para a pessoa que vai passar o ano, é bom levar balanceado, tanto roupas de frio, quanto roupas de verão. Os casacos grossos você pode comprar la por 20 euros, não são casacos de marca, mas são bem quentes e você pode deixar por la sem pena, porque com certeza eles não vão conseguir entrar na sua mala de volta.

30 16. Viagens Para quem tem menos de 25 anos, o ideal é fazer a carte (50 euros) que oferece descontos de até 50% nas viagens de trem. Compiègne fica pertíssimo de Paris, então é ótimo para fazer viagens para grandes distancias com um preço mais reduzido. O preço da passagem de Compiègne-Paris é 6,30 com 50% de desconto. Existem também empresas que alugam carro mais barato, como a UCAR, é sempre bom se programar para as férias mais longas e juntar 5 pessoas para alugar um carro, muitas vezes, dependendo do lugar, vale mais a pena viajar de carro a viajar de trem. Outra opção são as empresas de avião, como Ryanair, Easyjet e outras que oferecem passagens super baratas, muitas vezes de 1 euro + a taxa de embarque, então é se programar com antecedência. As viagens organizadas pelo ESPERANTO são viagens pela França, durante um fim de semana, onde você paga 50 euros em média, com tudo incluso, alimentação, hospedagem e ônibus. Além disso, são as mais divertidas, todos os estrangeiros estão presentes e eles nos levam para atrações especificas.

31 17. Conclusão Participar do PIANI é uma experiência única e indescritível. Uma oportunidade de trocar conhecimentos relacionados ao seu curso, de trabalhar com pessoas que pensam diferente, de conhecer uma nova cultura, de adquirir uma independência, de conhecer pessoas com hábitos diferentes, enfim é um período mágico que, apesar de em alguns momentos ser um período difícil, é essencial na vida de um estudante. Desejo a todos que estão dispostos a vivenciar uma experiência como esta, boa sorte e aproveitem as oportunidades ao maximo, esse é um período da vida que você aprende muito, aprende com os seus erros e acertos, com os erros e acertos dos outros, aprende a ser uma pessoa mais independente, faz amizades, conhece pessoas que você nunca pensou em conhecer e esse tempo muda um pouco sua forma de pensar e agir e com certeza vai deixar saudades.

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO SOBRE INTERCÂMBIO ACADÊMICO REALIZADO NA UNIVERSIDADE DO MINHO, GUIMARÃES - PORTUGAL NOME:

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Daniel Monteiro Santa Cruz No. USP 6440451 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad Carlos III de Madrid Curso: Comunicação

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia e Centro de Energias Alternativas e Renováveis Intercâmbio Acadêmico BRAFITEC Grenoble INP, França 2011/2012 Nadja Trigueiro de Carvalho Zariff Meira

Leia mais

Manual de apoio ao Aluno Estrangeiro

Manual de apoio ao Aluno Estrangeiro Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama, s/nº 1º andar Canela Salvador Bahia - Brasil CEP 40110-040 Telefone: (71) 32837410 Caro Aluno estrangeiro: Manual de apoio

Leia mais

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização;

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização; PASSAPORTE O interessado na obtenção do Passaporte deve procurar quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal, ou os postos de atendimento da Empresa

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Nahia Nader Mendes Rosa No. USP 7166634 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade: Universität Potsdam Curso: Ciência Política e alemão como

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): St. Gallen, Suíça Nome: Luciana Akemi Wada Kobayashi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno X Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história

paraíso Novo rumo no Inspiração one experience Relatos de quem tem história Novo rumo no paraíso Como uma viagem para a ilha de Saint Barths fez a mercadóloga Jordana Gheler trocar a carreira que tinha no Brasil por outra muito mais ensolarada [ depoimento concedido a Ana Luiza

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Péricles Santos Matos No. USP 5200617 Curso ECA: Turismo Dados do Intercâmbio Universidade:_Universidade de Coimbra Curso: Turismo, Lazer e Patrimônio Período:

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNOS ESTRANGEIROS (FAVOR UTILIZAR LETRA DE FORMA) Foto 3x4 ( ) Aluno Intercambista ( ) Aluno Transferência 1. DADOS PESSOAIS Nome Completo: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA): /

Leia mais

Intercâmbio Internacional de Equipe de Serviço 2016

Intercâmbio Internacional de Equipe de Serviço 2016 Intercâmbio Internacional de Equipe de Serviço 2016 Informações gerais e regras para participação 1. Objetivos da atividade O programa de Intercâmbio Internacional para Equipe de Serviço dos Campos Escoteiros

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

Ir para elections.ca/register agora para verificar, atualizar ou completar seu registro. É fácil e poupará tempo quando você for votar.

Ir para elections.ca/register agora para verificar, atualizar ou completar seu registro. É fácil e poupará tempo quando você for votar. Guia do Meu Eleitor Sobre o guia Este guia responde a perguntas sobre o processo de votação federal e permite que você saiba o que esperar quando você vai para votar. O que são eleições sobre? Quando uma

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Filippe de Camargo Cordeiro Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Dados de identificação: Informações pessoais e acadêmicas: Aline Vieira de Lima +55 83 9986 1705 aline.vieira@gmail.com Programa: PIANI Universidade anfitriã: Instituto Superior

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Mariana Grazini Ferreira Rocha No. USP 7586806 Curso ECA: Comunicação Social - Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade:Université Lumière Lyon 2 Curso: Cinema,

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses após a data de entrada em território americano. Visto

Leia mais

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os O que me levou a participar no programa de mobilidade foi a vontade de sair do país, aproveitando as oportunidades daí decorrentes, para ver como é lá fora, poder ter um termo de comparação, além da oportunidade

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo;

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo; HOTEL 787 SURF CAMP O hotel oferece a você, quartos espaçosos com camas confortáveis, Ar-condicionado, ventilador de teto, agua quente no chuveiro, TV a cabo, DVD, e frigobar. Hotel 787 Surf Camp também

Leia mais

2015 INTERNATIONAL CAMP STAFF PROGRAM

2015 INTERNATIONAL CAMP STAFF PROGRAM 2015 INTERNATIONAL CAMP STAFF PROGRAM INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO 1. Objetivos da Atividade O Programa Internacional de Intercâmbio para Equipe de Serviço dos Campos Escoteiros da Boy

Leia mais

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 Uma das provas mais charmosas tem o seu percurso pelos principais pontos turísticos de Paris, atraí cerca de 40.000 corredores por ano de diversas nacionalidades. A largada

Leia mais

08 DE SETEMBRO DE 2013

08 DE SETEMBRO DE 2013 08 DE SETEMBRO DE 2013 A Meia Maratona de Buenos Aires é uma das mais charmosas provas realizadas na América do Sul. Possui grande procura pelos brasileiros pelo fato do percurso plano e distância de 21

Leia mais

A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS.

A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS. A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS. SOMENTE para brasileiros, de qualquer idade e que resida na área de jurisdição do Consulado. A Matrícula Consular NÃO substitui

Leia mais

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA Informações Super Rally 2012 Phoenix/Arizona EUA 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses

Leia mais

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas.

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Abra sua Conta CAIXA Fácil caixa.gov.br CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Este guia vai ajudar você a entender os termos mais usados no dia-a-dia dos bancos, além de mostrar como é fácil e seguro

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar.

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar. 01 DE ABRIL DE 2012 A Maratona de Santiago é o evento esportivo mais importante da cidade. Além da Maratona possui o percurso da Meia Maratona (21km) e 10km. Será a 6ªedição da prova, que atraí a cada

Leia mais

ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais.

ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais. ESTUDANTE, BEM VINDO A VIÇOSA, BEM VINDO A UFV! Esse é um guia básico para você não se sentir perdido nos procedimentos iniciais. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Brasil: 26 estados 5 regiões administrativas

Leia mais

Como tirar passaporte: passo a passo

Como tirar passaporte: passo a passo Passaportes 13/01/2014 Debora Garcia Como tirar passaporte: passo a passo Se você pretende fazer sua primeira viagem internacional esse ano, então veio ao lugar certo. Hoje nós vamos aprender como tirar

Leia mais

13 DE OUTUBRO DE 2013

13 DE OUTUBRO DE 2013 13 DE OUTUBRO DE 2013 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona, porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Southampton, Inglaterra Nome: Elton Oliveira Silva Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Rafael Silva Cruz Martins Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

09 DE OUTUBRO DE 2011

09 DE OUTUBRO DE 2011 09 DE OUTUBRO DE 2011 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2:

*Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Email: *Nome (para ser impresso em etiqueta): *Sobrenome (para ser impresso em etiqueta): Posição na Jocum/UofN: *País: *Endereço 1: Endereço 2: *Cidade: US State/Canadian Provence: CEP: Celular (com

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Buenos Aires, Argentina Nome: André de Azevedo Amedomar Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Madrid, Espanha Nome: Alessandro Pedreira Crestani Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Gustavo Araujo Costa No. USP 6806191 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade:Universidad Carlos III de Madrid Curso: Doble grado Comunicación

Leia mais

Conveniente : Seguro : De preço acessível : Convidativo :

Conveniente : Seguro : De preço acessível : Convidativo : Apartamentos totalmente mobiliados para estudantes uma vizinhança vibrante e histórica. Ideal para estudantes locais e internacionais da Spokane Falls Community College (SFCC), Spokane Community College,

Leia mais

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban.

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban. 01 DE JUNHO DE 2014 A Comrades Marathon é uma Ultramaratona de 89km (individual) realizada todos os anos na África do Sul. Internacionalmente reconhecida pelo desafio ao corpo e a mente humana. A corrida

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

07 DE OUTUBRO DE 2012

07 DE OUTUBRO DE 2012 07 DE OUTUBRO DE 2012 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas.

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. Desenvolvimento de habilidades de liderança, cooperação, auto-desenvolvimento

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA

CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA VISTO PARA TRABALHAR EM PORTUGAL Actividade profissional subordinado ( Artº 30) OU Actividade profissional independente ( Artº 31) Os pedidos de visto devem ser apresentados pelo requerente com uma antecedência

Leia mais

Roteiro para Relatório de Intercâmbio

Roteiro para Relatório de Intercâmbio Roteiro para Relatório de Intercâmbio O relatório de intercâmbio deve conter os itens abaixo 1. Dados de identificação Nome Adriana Galvao Mckinney Telefone 83 88050171 E-mail adriana.mckinney@terra.com.br

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DA PROVA

INFORMAÇÕES GERAIS DA PROVA 7 DE OUTUBRO DE 2012 A Maratona de Chicago é uma das provas mais famosas e atrai aproximadamente 40.000 corredores por ano. Pertence ao grupo das World Marathon Majors (maiores maratonas do mundo junto

Leia mais

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a

6 Dica c s a p s a p r a a r c a omp mp a r r a pa pa ag a e g n e s n a r é e r a e s a mu m ito t m o a m i a s bar a a r t a a t s a 6 Dicas para comprar passagens aéreas muito mais baratas Viajar de avião sai mais em conta, já que a viagem fica mais rápida e um pouco mais confortável. Se os preços das passagens aéreas variam muito

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

Relatório sobre a minha experiência no Brasil

Relatório sobre a minha experiência no Brasil Relatório sobre a minha experiência no Brasil Oi pessoal! Sou Lucrecia Hang, tenho 24 anos e nasci numa cidade chamada Rosário, localizado no litoral de Argentina. Aqui moro com meus pais e minha irmã

Leia mais

C Por que é preciso fazer rápido o produto web?

C Por que é preciso fazer rápido o produto web? C Por que é preciso fazer rápido o produto web? Já falamos sobre algumas denições e requisitos para se ter uma startup. Depois falamos sobre como ter ideias de produtos para a startup e que essas ideias

Leia mais

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC Queridos jovens, Pelotas, 1ºJulhode 2012. É chegada a hora em que a Palavra de Deus se cumprirá em nossa vida na passagem que diz: Em

Leia mais

CARTA CONVITE CONFERÊNCIA REGIONAL EM BELO HORIZONTE COM O IRMÃO DONG YU LAN 21 e 22 de Março de 2015

CARTA CONVITE CONFERÊNCIA REGIONAL EM BELO HORIZONTE COM O IRMÃO DONG YU LAN 21 e 22 de Março de 2015 CARTA CONVITE CONFERÊNCIA REGIONAL EM BELO HORIZONTE COM O IRMÃO DONG YU LAN 21 e 22 de Março de 2015 I. LOCAL E HORÁRIO: A. LOCAL: SESC VENDA NOVA GINÁSIO POLIESPORTIVO Ginásio Poliesportivo - Sesc Venda

Leia mais

SERVIÇOS. Serviços Relacionados à Pessoa Física

SERVIÇOS. Serviços Relacionados à Pessoa Física SERVIÇOS Serviços Relacionados à Pessoa Física Atenção: Documentos apresentados em fotocópia devem ser autenticados em cartório ou acompanhados dos originais para receberem autenticação do CREA. Documentos

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIANA TEODOLINO DE ANDRADE

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ETUDANTE ERAMU OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERAMU versão OUT. Com este inquérito, pretendemos dar

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Maastricht, Holanda Nome: Livia Miyabara Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio 1. Devo matricular-me na UAc mesmo indo para o estrangeiro? 2. Tenho de pagar propinas na UAc? 3. Tenho que pagar propinas na Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Juliana Malacarne de Pinho No. USP 7166759 Curso ECA: Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade: Universidade NOVA de Lisboa Curso: Comunicação Social Período:

Leia mais

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não -

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não - Prezados Senhores, Ref. Explicativo Processo Oferta Reservada A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino

atividades fora da escola escolaridade obrigatória inscrição agenda escolar escola gratuita dificuldades escola maternal associações de pais Ensino escolaridade obrigatória agenda escolar escola gratuita dificuldades atividades fora da escola inscrição escola maternal associações de pais Ensino Na Bélgica, as crianças entre 6 a 18 anos tem a obrigação

Leia mais

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve

Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve Semester Abroad 2014.2 A reunião vai começar em breve O que é Semester Abroad? Estudar um semestre na DeVry University, campus Fremont, Califórnia Por quê vale a pena participar? Bagagem acadêmica, profissional

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio alemanha Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen.

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen. Caros Passageiros e Pais, SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2013! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos a certeza de que todos estão vivendo momentos de muitos sonhos,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Victoria, Canadá Nome: Vivian Borges Scalfi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais