UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PIANI 2006/2007 UNIVERSITE DE TECNOLOGIE DE COMPIEGNE Danielle Cristine Diniz da Rosa Local de Intercâmbio: Compiègne, France Duração do Intercâmbio: Agosto de 2006 Julho de 2007 Curso: Arquitetura e Urbanismo

2 Índice 1. Introdução 2. Historia de Compiègne 3. A passagem 4. O passaporte 5. O visto 6. O titre de séjour 7. O seguro saúde 8. Documentos extras 9. Arrumando as malas 10. A universidade 11. As residências 12. Transporte 13. Alimentação 14. Clima 15. Roupas 16. Viagens 17. Conclusão

3 1. Introdução Relatório destinado aos futuros Compiegnois, com algumas informações sobre a cidade, a universidade e a vida na cidade de Compiègne, França. As informações dadas nas paginas seguintes são frutos de um período de 11 meses, sendo 6 meses de estudo na UTC Université de Technologie de Compiègne e 5 meses de estagio em Pierrefonds, em um escritório de Arquitetura, Cabinet Belliere- Maniere.

4 2. Historia de Compiègne Compiègne nasceu no final do século IX, foi uma vila real mérovingienne, fundada pelo Imperador Carlos le Chauve. Chamada durante a idade média de Compenduim, que quer dizer raccourci, em português atalho, ou seja, um lugar de passagem. Cidade que seguiu um papel estratégico e militar muito importante e foi palco de grandes acontecimentos da historia da França, devido à sua posição geográfica privilegiada, entre os rios Aisne e Oise, próxima à floresta e localizada à 65 km de Paris. Grande hospital de tropas aliadas durante a Primeira Guerra Mundial e local que acolheu o grande quartel general entre abril de 1917 e março de E foi na Floresta de Compiègne que foi assinado o Armisticio de 11 de novembro de 1918 da Primeira Guerra Mundial e posteriormente da Segunda Guerra Mundial. Compiègne é uma cidade de cerca de 50 mil habitantes, e, considerando o padrão das cidades francesas é considerada como uma cidade de médio porte. Está localizada na Região da Picardia, no departamento Oise.

5 Mapa da França, destaque para a região da Picardia. Fonte: Mapa da Picardia, destaque para a cidade de Compiègne. Fonte:

6 Pontos turísticos: Hotel de Ville, Mairie de Compiègne Fonte: DA ROSA, 2007 Hotel de Ville ou Mairie de Compiègne: exemplo de arquitetura civil gótico "flamboyante" das primeiras décadas do século XVI, é onde se localiza a Office de Turisme. Esta localizada no centro da Cidade. Interior da Igreja de Saint Jacques Fonte: DAROSA, 2006

7 Igreja Saint-Jacques ou São Tiago: construída entre os séculos XIII e XVI, uma das rotas do caminho de compostela. Foi, por muito tempo, ocupada por um cemitério ate Ela guarda características de Louis XV, uma rica decoração em madeira e mármore e vários quadros. Foi la que Joana D'Arc fez sua ultima comunhão em 23 de Maio de 1430 antes de ser capturada e queimada. Chateau de Compiègne, fachada frontal e posterior, respectivamente Fonte: DA ROSA, 2007 Chateau de Compiègne: Desde Clovis a Napoleão, quase todos os soberanos passaram por Compiègne. Ate Louis XIV, o chateau foi um agregado de prédios pitorescos, dos quais so existe uma parte da capela. O chateau atual é obra dos arquitetos de Louis XV e particularmente de Jacques Ange Grabriel, cujo grande projeto foi realizado de 1751 até a revolução, o que impediu a finalização do pátio de entrada. O prédio tem, uma grande unidade de estilo, visa uma simplicidade e voltase para a floresta. Uma curiosidade é ser o único chateau que possui apenas 3 fachadas devido à sua forma triangular. Clarière de l armistice, museu e local onde o vagão estacionou Fonte: DA ROSA, 2007

8 Clariere de L'armistice: situado na floresta de compiègne, uma pequena estação que é situada em compiègne, mas sobre uma via que leva a Soissons, levando o nome de um vilarejo vizinho - Rethondes. Local onde foi assinado o armistício que pôs fim a Guerra de Lá se encontram uma pedra tumular que porta as inscrições de Jean Binet-Valmer, escritor franco-suíço e os "ladrilhos" que marcam o lugar dos vagões e o monumento à armada francesa. Local também da assinatura do armistício de Hitler de 22 de junho de 1940.

9 3. A passagem A passagem eu comprei na Internacional Turismo, passagem de estudante, 2 meses antes da viagem, se você já sabe que foi aceito e está só esperando a carta, já pode ir procurando ver as passagens, para ver disponibilidade de data e os preços. Para comprar a passagem de estudante é preciso a carta de aceitação de universidade, mas com uma declaração da universidade, dizendo que você é estudante, pode-se comprar a passagem e entregar a xérox da carta quando você a receber. O preço da passagem para o dia 1 de agosto foi de aproximadamente 900 dólares, preço de baixa estação. Existem passagens para 1 ano ou para 6 meses, ouvi falar que existem também passagens que você pode comprar só com a data de ida definida e você tem até uma certa data para marcar a data de volta que não pode ultrapassar 1 ano (se você não sabe a data precisa da data pode se informar em relação a isso).

10 4. O passaporte O passaporte foi o primeiro documento que eu tirei, se o seu passaporte ainda esta em prazo de validade, poderá utilizar o mesmo, mas ele deve ter duração para o tempo que você ficara por lá. Documentos para tirar o passaporte: 02 (duas) fotografias 5x7 datadas; Formulário de Requerimento impresso e preenchido; Carteira de Identidade Civil (RG) ou Militar, para os maiores de 18 anos; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral; Certificado de Reservista, para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, ou declaração da Junta Militar de que está quite com o Serviço Militar; Certificado de Naturalização, para os Naturalizados; Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia; Obs: antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Não é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU; Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.

11 5. O visto Essa é uma das etapas que mais estressa, mas no fim da certo. Para quem vai ficar apenas 6 meses não é necessário tirar o visto. Mas aconselho que mesmo que você tenha a intenção de ficar apenas 6 meses é melhor garantir e tirar o visto de 1 ano, pois tenho certeza que com o passar dos dias, você mudara de idéia e já terá toda a documentação para ficar sem precisar ter dor de cabeça. A documentação necessária você encontra no site: Passaporte; 1 Formulário (retirar no Consulado ou no site); 2 Fotos 3,5 x 4,5 fundo branco, sem data, idênticas e recentes; Reserva de passagem aérea ida e volta marcada (p/ estadas inferiores a 6 meses); Carta de aceitação da Universidade para onde você esta indo; Cópia do histórico (não precisa ser traduzido); Declaração de financiamento do pai ou da mãe comprometendo-se em enviar 500 euros mensais, com firma reconhecida em cartório; Última declaração de imposto de Renda; Carteira de trabalho; 3 últimos holleriths ou Prolabore, ou Contrato Social; Taxa em dinheiro paga em Reais (1 ano = 99 euros, 6 meses = 99 euros). Com toda a papelada a papelada reunida, você precisa ir ao consulado de Recife. Chegando lá, ele vai carimbar todos os papéis (é importante levar xérox e

12 originais) e dar as coordenadas para você enviar para Brasília. Caso você já estiver com um certo tempo de atraso, você pode ligar para a Embaixada e pedir com urgência que eles estarão entregando em mais ou menos 1 semana e meia.

13 6. O titre de sejour Para os estudantes da UTC, não será tão complicado a papelada para receber o titre de séjour, porque eles têm um grupo de pessoas que trabalham para ajudar os estrangeiros. As vezes o processo é lento, mas ele chega, mesmo com 6 meses de atraso ele chega. Antes do prazo de validade do seu visto de estudante expirar, você vai receber um titre de séjour provisório e, após um tempo, você vai receber uma carta da prefeitura pedindo para você se apresentar em Beauvais (uma cidade próxima à Compiègne) para fazer o exame médico. Você também vai ter que pagar 50 euros por um selo, mas tudo isso será informado na carta que você vai receber. Parece complicado, mas eles mandam inúmeras cartas e é tudo bem explicado. E, após tudo feito e pago, se você preferir, pode reunir toda a papelada e deixar na secretaria para assuntos internacionais que eles vão entregar tudo à prefeitura e depois você recebe outra carta, informando que seu titre de sejour esta pronto e você pode ir buscá-lo.

14 7. O seguro saúde Algumas vezes quando você vai comprar a passagem, a agencia pede para você fazer um seguro saúde que é bem caro, mas não é necessário fazer porque ao chegar lá, o grupo que se ocupa dos estrangeiros vai resolver toda a papelada para a retirada do seguro saúde. Você vai ter a opção para escolher entre dois tipos de seguro o SMENO ou LMDE, geralmente a maioria das pessoas faz com o SMENO, porque é o primeiro grupo que vai apresentar suas vantagens e todo mudo se inscreve logo nesse. Mas na verdade os dois são iguais. Esse seguro é feito em Setembro, na primeira semana de setembro, uma semana antes do inicio das aulas. Para quem vai na época de agosto é melhor, porque vai pagar logo o ano inteiro que começa em setembro. A quantia que eu paguei foi 233,57 euros.

15 8. Documentos extras E importante que quem vai para a França leve alguns documentos: Certidão de nascimento traduzida e xérox autenticada; Declaração de que os pais vão enviar 500 euros por mês (a mesma que foi entregue ao consulado); Varias fotos 3,5 x 4,5; Xérox de identidade, CPF, carteira de motorista e passaporte. Importante falar que é necessário ativar a opção internacional do seu cartão brasileiro para que você possa realizar saques dos bancos brasileiros em qualquer caixa da Europa.

16 9. Arrumando as malas O estudante que vai passar 1 ano tem direito a duas malas de 32kg. Parece muito, mas não é. Aconselho a dividir as roupas por igual nas duas malas, para que, se por um acaso uma das malas ficar perdida você ter tudo o que você precisa na outra, por exemplo, calças jeans, camisetas e sapatos nas duas malas; roupas de dormir, toalha, lençol nas duas malas; produtos de higiene, nas duas malas e também alguns biscoitos, nas duas malas, para garantir uma refeição no dia da sua chegada, pois a pessoa chega um pouco perdida e não sabe muito bem onde comprar as coisas. Não é necessário levar panelas, pratos, talheres ou coisas desse tipo, muitos brasileiros ou até mesmo estrangeiros ficam por lá, você acaba ganhando alguma coisa, ou, caso você não ganhe, existem lojas que vendem esses materiais bem baratos.

17 10. A universidade A UTC pertence a um grupo de três universidades bem conceituadas na França. A UTC recebeu o premio da melhor escola de engenharia pos-bac da França, ficando em segundo lugar a INSA de Lyon. Ela oferece os cursos de: Génie Informatique; Génie Mechanique; Génie de Systèmes Mechaniques; Génie Biologique; Génie Chimique; Génie de Systèmes Urbains. O curso é totalmente flexível, você escolhe as disciplinas que vai cursar. A maioria das disciplinas são divididas em: - Cursos: são os aulas. Onde é vista toda a teoria necessária. São ministradas em anfiteatros com um grande numero de alunos, muitas vezes pessoas de cursos misturados; - TD: são os travaux dirigés (trabalhos dirigidos), aula praticas. Muitas vezes ministrados por outros professores e numa sala com um menor numero de alunos, pois eles dividem a grande sala em vários subgrupos. - TP: são os travaux pratiques, eu não tive nenhum. Isse depende das disciplinas que você escolher.

18 UTC Bloco BF Fonte: DA ROSA, 2006 UTC Bloco PG Fonte: DA ROSA, 2007 UTC Bloco GSU Fonte: DA ROSA, 2007

19 A acolhida O estudante que vai para a UTC tem muita sorte. Se você chegar no mesmo dia que outro estrangeiro, você terá um táxi te esperando no aeroporto para te levar para Compiègne, de graça. Caso isso não aconteça, você terá que pegar um trem para Compiègne, mas eles te dão todas as informações necessárias e, assim que você chegar em Compiègne, eles estarão te esperando na Gare. No meu caso, teve uma pessoa de recife que chegou no mesmo dia que eu, então Celine (da associação internacional) me enviou s com todas as informações necessárias e quando eu cheguei em Paris, tinha um táxi nos esperando e nos levou para Compiègne, chegando lá, tinha um estudante da UTC que nos levou para nossa residência e nos ajudou com malas e nos deu informações em relação a comida e aos primeiros dias na UTC. Aconselho que você marque sua passagem para chegar um dia antes do dia previsto por eles para o inicio das atividades. Os primeiros dias na UTC Os primeiros dias que antecedem o curso de francês intensivo são destinados à papelada da SMENO, do titre de séjour, do banco, da residência. Você também faz uma prova oral para saber em qual nível de francês você vai cursar esse primeiro mês de curso intensivo. Os níveis variam de 0 a 3. Embora exista o nível 0, é importante que a pessoa tenha uma noção de francês, para ficar em um nível mais avançado e conseguir seguir os cursos desde inicio. O curso de férias da UTC Esse curso, eu aconselho até para os que já têm um bom nível de francês. Pois é um dos melhores períodos da estadia lá. E uma oportunidade para fazer amigos de outros paises, fazer viagens, conhecer a cidade e começar a ter um maior contato com o idioma, pois por mais que você tenha um bom nível de francês é preciso se acostumar um pouco para começar a entender melhor e também falar

20 sem tanta timidez e quando começar a primeira semana de aula você já vai estar familiarizado com o estilo de vida francês. Durante o mês do curso, eles sempre organizam uma viagem para algum ponto turístico perto de Compiègne, no meu caso fomos para Versailles. Eles realizam também pequenas festinhas no jardim da UTC e jogos de vôlei, futebol, basket; tudo isso para integração dos estrangeiros. A semana antes das aulas A semana antes das aulas é quase uma repetição de tudo que foi falado nos primeiros dias de UTC, mas você não pode perder, pode ser uma repetição, mas existirão muitas outras novidades e é preciso que você esteja la. E a época que você preenche novamente um monte de papelada, SMENO novamente, certificado de escolaridade, paga a associação de esportes, preenche a papelada do estagio e se inscreve nas disciplinas que você escolher, podem ser as mesmas disciplinas que você marcou no plano de curso que você entregou à AAI ou outras diferentes; sempre existira alguém para ajudar. Você também conhece o ESPERANTO, grupo de estudantes que vai passar o ano inteiro se ocupando dos estrangeiros, realizando festinhas, viagens, barbecues, passeios e etc. Primeira semana de aula De inicio é meio estressante, porque todos os franceses que estavam de férias voltam para a cidade e você se sente um pouco perdido, porque antes eram so os estrangeiros e depois os estrangeiros passam a ser minoria. As aulas de inicio são um pouco difíceis, pois os professores não vão falar tão devagar como os professores de frances falavam durante o curso intensivo, mas, aos poucos, vai melhorando. Uma boa opção é você falar com seu professor, apresentar-se e dizer que é estudante estrangeiro e que gostaria de seguir o curso. Alguns são simpáticos e vão entender, outros não vão ligar muito, mas, no final, eles sempre ajudam os estrangeiros, quando eles se mostram interessados. O período começou no dia 11 de Setembro e terminou no dia 20 de Janeiro. Durante esse período, tivemos uma semana de férias, antes das provas de meio de

21 ano, semana que é chamada de Férias de Todos os Santos, para o dia de finados. As provas de meio de ano, são marcadas pelos professores e são realizadas nas salas habituais. Uma outra semana de férias, são as férias de Natal e Ano Novo, após esse período uma semana de aula e ai, as provas finais, que são marcadas pela coordenação do curso e são realizadas em grandes salas, misturado com vários outros cursos de engenharia. E depois disso você recebe as notas no seu e- mail e começam suas férias ou sua mudança para fazer o estágio. Os esportes A UTC oferece inúmeros esportes, no bde (bureau de sports). Você paga uma taxa de 17 euros pelo ano inteiro e pode escolher entre um grande numero de opções. Existem outros esportes que você precisa pagar uma outra taxa, mas são os esportes mais radicais. Entre os esportes não pagos estão: futebol, futsal, tênis, squash, badminton, escalada, judô, aeróbica... Para o lazer, existe a piscina e a pationoire (onde você pode patinar no gelo no inverno) e também a borda do Rio Oise, onde você pode andar de bicicleta e de patins. Existem bicicletas para alugar nos fins de semana e você pode fazer passeios pela floresta e conhecer novas vilas que oferecem varias belezas naturais. O estágio A papelada do estágio é preenchida logo em Setembro, na semana que antecede o inicio das aulas. E a partir daí, você tem datas fixas para entregar, currículo traduzido, opções de empresas ou escritórios e toda a papelada que a coordenadora vai pedir. Tudo é bem organizado e se você seguir todas as regras o seu estágio aparece rápido. Eu fiz meu estagio em um escritório de arquitetura em uma cidade vizinha à Compiègne, mas o meu caso foi bem complicado, pois eu tinha desistido do estagio e depois voltei atrás, então tive apenas uma semana para conseguir o estagio, para preencher a papelada e me organizar. Foi bem estressante, pois levei vários nãos da coordenadora, mas quando eu apareci com toda a papelada pronta ela aceitou, então aconselho a quem quer realmente fazer o estagio a procurar desde o inicio,

22 pois é muito importante. Um período totalmente diferente da vida na universidade, onde você aprofunda seus conhecimentos no seu curso, aprofunda os conhecimentos na língua e também adquire mais responsabilidades. Durante o período do estágio, a coordenadora manda s e pede que você preencha algumas fichas para ela saber como está o desempenho no estágio. Todos os alunos têm um tutor, que também entra em contato conosco. E, no fim, todos são obrigados a fazer um relatório de estagio e apresentar ao tutor e a um professor do curso.

23 11. As residências Existem varias residências de estudantes em Compiègne, mas as mais conhecidas são: Residence Universitaire, mais conhecida como Roberval: é uma residência que não tem luxo nenhum, é um bloco de apartamentos de 9m², onde so cabe uma cama, uma mesa e um frigobar. Em cada quarto existe uma pia, com espelho e você divide uma ducha com o quarto vizinho. Os banheiros e cozinha são no corredor. Mas é a residência mais barata, conheci varias pessoas que moraram la, apesar de muitas vezes reclamarem, gostavam muito. E ficava a 5 minutos da UTC, pertíssimo do ATAC, supermercado. Uma desvantagem para quem vai a partir de Agosto é que ela fecha durante as férias, então se você quer se alojar nessa residência é preciso se organizar para conseguir um outro lugar durante o primeiro mês. Residence de la Mare-Gaudry: essa é uma residencia que fica perto do Roberval, é um das mais caras, mas é bem agradável, os apartamentos são grandes e com banheiro. Existem três tipos de apartamentos: para uma pessoa, para duas pessoas e para três pessoas, a única desvantagem é que não tem muitos estrangeiros e durante o mês de agosto é praticamente vazia e muito, muito tranqüila. Eu morei nessa residência durante os 6 primeiros meses, com mais 2 francesas, mas confesso que não tive uma boa experiência, elas eram muito fechadas e não tão organizadas. Então apesar de estar morando com mais duas pessoas, morava sozinha. O preço do apartamento para 3 pessoas era 240 euros, com luz inclusa. Nesse apartamento, você tem direito a uma cama, armário e mesa. Na cozinha um placa de 2 bocas e não tem geladeira, so se você tiver sorte de sua vizinha ter comprado uma.

24 Residence de la Mare-Gaudry Fonte: DA ROSA, 2006 Residence de la Mare-Gaudry, quarto Fonte: DA ROSA, 2006 Residence de la Mare-Gaudry, sala de banho Fonte: DA ROSA, 2006

25 Residence Clos de Roses: apesar de estar localizado num bairro não muito favorecido da cidade é o melhor lugar para se morar. Não tem luxo, mas é onde fica a maior parte dos estrangeiros, não so brasileiros, todos os estrangeiros. Morei la com uma brasileira nos outros 5 meses, e foi muito bom. Era um apartamento com dois quartos, uma cozinha e uma sala de banho com wc. Os quartos são grandes, com cama, mesa, armário e prateleiras. Na cozinha tem 2 placas e frigobar. E você terá maior contato com as pessoas. O preço era 200 euros, com água inclusa. Existem também outras residências: Residence Internationale e Maison d Europe. Mas essas são bem mais distantes da UTC e os ônibus que saem de la de perto, não passam na frente da UTC e fora que la não fica ninguém conhecido. Depois que você obtém o titre de séjour, você passa a receber ajuda da CAF, e os preços dos alojamentos diminuem bastante. E mesmo que você receba a CAF muito tempo depois, você recebe a ajuda dos meses que pagou o aluguel inteiro.

26 12. O transporte Os ônibus são gratuitos. Existem 6 linhas de ônibus que circulam na cidade: a linha 1, linha 2, linha ¾, linha 5 ( a mais utilizada, pois passa por todas as residências e para em frente a UTC), linha 6 (que circula apenas pelo centro comercial), linha 7 (que também vai para o centro comercial). Ao chegar la, você recebe na universidade todos os horários dos ônibus e onde eles param. E um ponto interessante é que você não precisa fazer sinal para ele parar, se você esta na parada de ônibus ele vai ver e vai parar para você subir. Mas todas as distancias que você vai precisar são pequenas e pode-se fazer tudo a pé.

27 13. Alimentação Durante o mês de agosto não existe o restaurante universitário. Mas após o mês de agosto, ele reabre e você abastece seu cartão da UTC e pode fazer refeições de 2,75 euros por dia. A comida não é das melhores, mas é bem balanceada e quase todos os estudantes almoçam la. E bem legal o clima! Para as compras semanais existem vários supermercados, mas os mais pertos e mais baratos são o ATAC e o ED. E em todos eles existe a marca, moins chers (mais barato).

28 14. Clima O mês de Agosto é igual a João Pessoa, muito quente mesmo, embora chova muito também, mas passa rápido, tem dias que ta um pouco frio, mas outros muito quente, então sempre é bom estar com um casaquinho leve dentro da bolsa para caso o frio comece de repente. Nessa época, o dia dura até as 9h30 da noite. No mês de setembro a chuva diminui um pouco e no fim do mês o frio começa a chegar. A partir de outubro o frio já é suficiente para não tirar o casaco. E começa a pedir um casaco um pouco mais grosso. A partir dessa época, o frio chega mesmo. No meu caso o maximo que peguei foi -5, mas dizem que em Compiègne faz muito frio, podendo chegar a -15 e neva forte. Com a primavera começa a esquentar, ai saem os casacos grossos e novamente, frio e calor, alternados.

29 15. Roupas Para quem não quer gastar muito com roupa, existem lojas super baratas que vendem roupas de frio. Mas para a pessoa que vai passar o ano, é bom levar balanceado, tanto roupas de frio, quanto roupas de verão. Os casacos grossos você pode comprar la por 20 euros, não são casacos de marca, mas são bem quentes e você pode deixar por la sem pena, porque com certeza eles não vão conseguir entrar na sua mala de volta.

30 16. Viagens Para quem tem menos de 25 anos, o ideal é fazer a carte (50 euros) que oferece descontos de até 50% nas viagens de trem. Compiègne fica pertíssimo de Paris, então é ótimo para fazer viagens para grandes distancias com um preço mais reduzido. O preço da passagem de Compiègne-Paris é 6,30 com 50% de desconto. Existem também empresas que alugam carro mais barato, como a UCAR, é sempre bom se programar para as férias mais longas e juntar 5 pessoas para alugar um carro, muitas vezes, dependendo do lugar, vale mais a pena viajar de carro a viajar de trem. Outra opção são as empresas de avião, como Ryanair, Easyjet e outras que oferecem passagens super baratas, muitas vezes de 1 euro + a taxa de embarque, então é se programar com antecedência. As viagens organizadas pelo ESPERANTO são viagens pela França, durante um fim de semana, onde você paga 50 euros em média, com tudo incluso, alimentação, hospedagem e ônibus. Além disso, são as mais divertidas, todos os estrangeiros estão presentes e eles nos levam para atrações especificas.

31 17. Conclusão Participar do PIANI é uma experiência única e indescritível. Uma oportunidade de trocar conhecimentos relacionados ao seu curso, de trabalhar com pessoas que pensam diferente, de conhecer uma nova cultura, de adquirir uma independência, de conhecer pessoas com hábitos diferentes, enfim é um período mágico que, apesar de em alguns momentos ser um período difícil, é essencial na vida de um estudante. Desejo a todos que estão dispostos a vivenciar uma experiência como esta, boa sorte e aproveitem as oportunidades ao maximo, esse é um período da vida que você aprende muito, aprende com os seus erros e acertos, com os erros e acertos dos outros, aprende a ser uma pessoa mais independente, faz amizades, conhece pessoas que você nunca pensou em conhecer e esse tempo muda um pouco sua forma de pensar e agir e com certeza vai deixar saudades.

Roteiro para Relatório de Intercâmbio

Roteiro para Relatório de Intercâmbio Roteiro para Relatório de Intercâmbio O relatório de intercâmbio deve conter os itens abaixo 1. Dados de identificação Nome Adriana Galvao Mckinney Telefone 83 88050171 E-mail adriana.mckinney@terra.com.br

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Maastricht, Holanda Nome: Livia Miyabara Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas. 3. Quais os pontos positivos e negativos do Programa Bolsas Luso-Brasileiras?

I. Informações pessoais e acadêmicas. 3. Quais os pontos positivos e negativos do Programa Bolsas Luso-Brasileiras? RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS EDIÇÃO 2007 Utilize este roteiro para elaborar o Relatório de Intercâmbio o qual deverá conter os itens abaixo I. Informações pessoais e acadêmicas

Leia mais

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc).

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 2007-2008 Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). Nome: Leonardo Moreira

Leia mais

Groningen. Centro da cidade.

Groningen. Centro da cidade. Groningen A cidade de Groningen, no norte da Holanda, tem 180.000 habitantes, um quinto deste total sendo estudantes. Isso porque a cidade, apesar de ser pequena, tem duas universidades: Hanzehogeschool

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas

I. Informações pessoais e acadêmicas RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL I. Informações pessoais e acadêmicas 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa etc) Nome: Natália de Lima Gadelha

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia e Centro de Energias Alternativas e Renováveis Intercâmbio Acadêmico BRAFITEC Grenoble INP, França 2011/2012 Nadja Trigueiro de Carvalho Zariff Meira

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Porto, Portugal Nome: Maria Silvia Cabral Trabulsi Informações Acadêmicas FEA X Administração X Graduação Diurno Economia Pós X Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Southampton, Inglaterra Nome: Elton Oliveira Silva Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Victoria, Canadá Nome: Vivian Borges Scalfi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Perguntas Frequentes Sobre Cursos no Exterior

Perguntas Frequentes Sobre Cursos no Exterior Perguntas Frequentes Sobre Cursos no Exterior 1. Qual o tempo mínimo e o máximo para se fazer um curso de idioma no exterior? R.: O tempo mínimo ideal é 4 semanas. No entanto, existem cursos de idioma

Leia mais

Catedral de Santiago de Compostela

Catedral de Santiago de Compostela Tive a oportunidade de fazer dois semestres na Universidade de Santiago de Compostela na Espanha de julho de 2010 a agosto de 2011. Em um primeiro momento, quando soube da bolsa de estudos Erasmus Mundus

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR COMO PARTICIPAR Um dos aspectos mais importantes da mobilidade internacional é o conhecimento e convivência com outras culturas, sendo uma oportunidade única para sua qualificação através de experiências

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIANA TEODOLINO DE ANDRADE

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Filippe de Camargo Cordeiro Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Condições para o Grupo Oficial: Southbourne Julho 2015

Condições para o Grupo Oficial: Southbourne Julho 2015 São Paulo, 04 de março de 2015 Circular nº 09/15 Assunto: Programas de Intercâmbio para Julho/2015 Com o objetivo de promover aos alunos uma oportunidade de conhecer novas culturas, desenvolver a fluência

Leia mais

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo;

- Hospedagem por 07 noites com café da manha no Hotel 787 Surf Camp em apartamento conforme escolhido abaixo; HOTEL 787 SURF CAMP O hotel oferece a você, quartos espaçosos com camas confortáveis, Ar-condicionado, ventilador de teto, agua quente no chuveiro, TV a cabo, DVD, e frigobar. Hotel 787 Surf Camp também

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO DO PIANI REALIZADO NO INSTITUTO SUPERIOR DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA ISCTE Thyago Ferraz João Pessoa Março de

Leia mais

A Trilha Inca (2 dias/ 1 noite)

A Trilha Inca (2 dias/ 1 noite) A Trilha Inca (2 dias/ 1 noite) "A sua emocionante aventura Sulamericana Esta trilha segue os passos ancestrais dos Incas até a mundialmente famosa Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu. Historicamente

Leia mais

Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009

Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009 Dicas Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior UNIFEI 06/07/2009 1. No aeroporto Charles de Gaulle Imagino que do aeroporto você vá para Paris. É muito fácil. Há uma linha de trem que liga o aeroporto

Leia mais

Relatório PIANI. Central Connecticut State University

Relatório PIANI. Central Connecticut State University Relatório PIANI Central Connecticut State University TARSILA DANTAS DA SILVA Email: tarsila84@hotmail.com Telefone: 3248-2327 Website da universidade: www.ccsu.edu Primeiramente queria começar dando algumas

Leia mais

Receita infalível para uma boa viagem

Receita infalível para uma boa viagem Receita infalível para uma boa viagem Para que a tão sonhada viagem de férias não se transforme em um pesadelo, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Pensando no seu conforto e na sua segurança nesse

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Dados de identificação: Informações pessoais e acadêmicas: Aline Vieira de Lima +55 83 9986 1705 aline.vieira@gmail.com Programa: PIANI Universidade anfitriã: Instituto Superior

Leia mais

DEVRY BRASIL SEMESTER ABROAD

DEVRY BRASIL SEMESTER ABROAD DEVRY BRASIL SEMESTER ABROAD Alunos do grupo DeVry Brasil são beneficiados com o programa de intercâmbio Semester Abroad, para estudar na DeVry University nos EUA. O Semester Abroad é um programa para

Leia mais

PROGRAMAS DE FÉRIAS PARA JOVENS JANEIRO 2014 Exclusivo para os nossos estudantes!!! CURSO DE ESPANHOL INTENSIVO E CURSO DE ESPANHOL + ESCOLA

PROGRAMAS DE FÉRIAS PARA JOVENS JANEIRO 2014 Exclusivo para os nossos estudantes!!! CURSO DE ESPANHOL INTENSIVO E CURSO DE ESPANHOL + ESCOLA PROGRAMAS DE FÉRIAS PARA JOVENS JANEIRO 2014 Exclusivo para os nossos estudantes!!! CURSO DE ESPANHOL INTENSIVO E CURSO DE ESPANHOL + ESCOLA 1. CURSO INTENSIVO DE ESPANHOL - 3 semanas ESCOLA DE IDIOMAS

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Paris, França Nome: Thiago Mendes Lino Barbosa Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

09 DE OUTUBRO DE 2011

09 DE OUTUBRO DE 2011 09 DE OUTUBRO DE 2011 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar.

01 DE ABRIL DE 2012. Aproveite sua ida ao Chile para visitar uma vinícola, conhecer outras regiões como Valparaíso e Viña Del Mar. 01 DE ABRIL DE 2012 A Maratona de Santiago é o evento esportivo mais importante da cidade. Além da Maratona possui o percurso da Meia Maratona (21km) e 10km. Será a 6ªedição da prova, que atraí a cada

Leia mais

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas.

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. Desenvolvimento de habilidades de liderança, cooperação, auto-desenvolvimento

Leia mais

Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres

Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres Viagem de um dia a Paris por trem saindo de Londres Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros

Leia mais

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle!

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estamos prontos para acolher cada um de vocês e juntos realizarmos uma excelente formação acadêmica com nossa experiência de mais de 300 anos de educação

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): THIAGO RIBEIRO FURTADO

Leia mais

08 DE SETEMBRO DE 2013

08 DE SETEMBRO DE 2013 08 DE SETEMBRO DE 2013 A Meia Maratona de Buenos Aires é uma das mais charmosas provas realizadas na América do Sul. Possui grande procura pelos brasileiros pelo fato do percurso plano e distância de 21

Leia mais

O primeiro deles que você lerá a seguir servirá como um manual de todos os cuidados que você deve tomar antes de embarcar rumo à terra da Guinness.

O primeiro deles que você lerá a seguir servirá como um manual de todos os cuidados que você deve tomar antes de embarcar rumo à terra da Guinness. Escolher e se preparar para um intercâmbio não é fácil e ninguém disse que seria. Muitas dúvidas rondam a cabeça dos estudantes, muitas escolhas devem ser feitas e principalmente, muitos passos devem ser

Leia mais

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012

MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 MARATONA 15 DE ABRIL DE 2012 Uma das provas mais charmosas tem o seu percurso pelos principais pontos turísticos de Paris, atraí cerca de 40.000 corredores por ano de diversas nacionalidades. A largada

Leia mais

CURSOS DE FÉRIAS Janeiro 2014

CURSOS DE FÉRIAS Janeiro 2014 CURSOS DE FÉRIAS Janeiro 2014 Workshops em Língua Inglesa Dê o primeiro passo para começar a aprender Inglês. De 13 de Janeiro a 7 de Fevereiro OS ESTUDANTES IRÃO: Estudar em Kendall College, em Chicago,

Leia mais

13 DE OUTUBRO DE 2013

13 DE OUTUBRO DE 2013 13 DE OUTUBRO DE 2013 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona, porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas

I. Informações pessoais e acadêmicas RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS EDIÇÃO 2007 I. Informações pessoais e acadêmicas 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa etc) Adriana E. de Oliveira

Leia mais

ESTRADA REAL. Melhor época

ESTRADA REAL. Melhor época ESTRADA REAL Bem-vindo(a) ao Brasil do século XVIII. Era ao longo destes caminhos que as coisas aconteciam durante os 100 anos em que este foi o eixo produtivo mais rico do jovem país que se moldava e

Leia mais

Agora não posso atender. Estou no. Vou comprar o último livro do José Luís Peixoto. Posso usar a tua gravata azul? A Ana Maria vai ser nossa

Agora não posso atender. Estou no. Vou comprar o último livro do José Luís Peixoto. Posso usar a tua gravata azul? A Ana Maria vai ser nossa MODELO 1 Compreensão da Leitura e Expressão Escrita Parte 1 Questões 1 20 O Luís enviou cinco mensagens através do telemóvel. Leia as frases 1 a 5. A cada frase corresponde uma mensagem enviada pelo Luís.

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Daniel Monteiro Santa Cruz No. USP 6440451 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad Carlos III de Madrid Curso: Comunicação

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIA CHAGAS DA COSTA

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores

9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores BUENOS AIRES 2014 9 de Abril 2014-22h Estádio Nuevo Gasómetro Buenos Aires, Argentina Copa Libertadores Buenos Aires Línguas: Espanhol Moeda: Peso argentino Como ligar para o Brasil: 0800-9995500 Visto:

Leia mais

» Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados

» Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados Dicas de Viagem Nos últimos anos, a maioria dos países no mundo tem adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Por isso, quando você for viajar

Leia mais

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle!

Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estimados acadêmicos, Bem-vindos ao Unilasalle! Estamos prontos para acolher cada um de vocês e juntos realizarmos uma excelente formação acadêmica com nossa experiência de mais de 300 anos de educação

Leia mais

Normas da Tribo Janeiro/2016

Normas da Tribo Janeiro/2016 Normas da Tribo Janeiro/2016 1. O PACOTE DAS TEMPORADAS INCLUI OS SEGUINTES SERVIÇOS: Transporte em ônibus de turismo fretado; Hospedagem em alojamentos com beliches e banheiro privativo com aquecimento

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): St. Gallen, Suíça Nome: Luciana Akemi Wada Kobayashi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno X Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Primeiro relatório de intercâmbio de longa duração.

Primeiro relatório de intercâmbio de longa duração. Primeiro relatório de intercâmbio de longa duração. Marcus Vinícius Rodrigues Garcia. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. Liège, Belgica. Bom, agora já faz quase três meses que eu estou aqui na Bélgica

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ETUDANTE ERAMU OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERAMU versão OUT. Com este inquérito, pretendemos dar

Leia mais

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010 WORLD CUP Turistas do Sul, Junho/20 Total: 4.835 entrevistas : 46% (n=2.204) : 4% (n=202) : 41% (n=2.000) : 6% (n=307) : 3% (n=122) Perfil dos entrevistados PRINCIPAL FINANCIADOR DA VIAGEM Está pagando

Leia mais

Caros Passageiros e Pais SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2011! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos certeza de que todos vivem momentos de muitos sonhos, expectativas

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE MANUAL DO PARTICIPANTE Caros participantes do 19º Encafé Muito em breve estaremos reunidos no Breezes Búzios, um belo e aprazível resort na Região dos Lagos no qual promoveremos mais uma grande confraternização

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE. Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte

PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE. Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNOS ESTRANGEIROS (FAVOR UTILIZAR LETRA DE FORMA) Foto 3x4 ( ) Aluno Intercambista ( ) Aluno Transferência 1. DADOS PESSOAIS Nome Completo: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA): /

Leia mais

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban.

01 DE JUNHO DE 2014. Em 2014 será um DOWN RUN (ano de descidas) de Pietermaritzburg para Durban. 01 DE JUNHO DE 2014 A Comrades Marathon é uma Ultramaratona de 89km (individual) realizada todos os anos na África do Sul. Internacionalmente reconhecida pelo desafio ao corpo e a mente humana. A corrida

Leia mais

Programa de Treinamento Nikkei. Ano Fiscal de 2011. Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

Programa de Treinamento Nikkei. Ano Fiscal de 2011. Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Programa de Treinamento Nikkei Ano Fiscal de 2011 Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Índice Geral 1. Informações do Programa de Treinamento 2.Informações dos cursos oferecidos 3. Como

Leia mais

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna.

COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. COMO VIAJAR BARATO EM 7 SIMPLES PASSOS O Seu guia definitivo para viajar pelo mundo sem gastar uma fortuna. aprendaaviajarbarato.com.br ALINE BALTAZAR 1 Don t let your dreams be dreams... Jack Johnson

Leia mais

COLÔNIA DO SACRAMENTO

COLÔNIA DO SACRAMENTO COLÔNIA DO SACRAMENTO Esta é uma viagem para: Voltar aos anos 20, Comer queijo colonial, Caminhar bastante pelas ruas de pedra, sentir vontade de fotografar cada esquina. Há várias formas de incluir Colônia

Leia mais

07 DE OUTUBRO DE 2012

07 DE OUTUBRO DE 2012 07 DE OUTUBRO DE 2012 A Maratona de Buenos Aires, do mesmo organizador da Meia Maratona porém em datas diferentes, possui grande procura pelos brasileiros. O percurso passa por diferentes pontos turísticos

Leia mais

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA O blog ItaliAna preparou para você um manual de sobrevivência na Itália! Aqui você vai encontrar dicas práticas para facilitar sua vida e tornar sua viagem para a Itália muito mais

Leia mais

para tornar sua viagem mais Barata

para tornar sua viagem mais Barata 8 Passos para tornar sua viagem mais Barata Este E-book foi escrito para você, que gosta de viajar, mas sempre vê o dinheiro como um problema. Bruna Buhatem TERMINAL 00:00 DEPATURE TERMINAL ZONE DESTINATION

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses após a data de entrada em território americano. Visto

Leia mais

Gr G upo Itáli l a i 2012

Gr G upo Itáli l a i 2012 Grupo Itália 2012 Grupo Itália 2012 LOCAL: Lignano Itália PERÍODO:De 30/06/2012 à22/07/2012 02 Semanas de Intercâmbio + 1 semana de Turismo VÔOS PREVISTOS: Cia Aérea: TAP Nºdo Vôo Saída Data TP090 São

Leia mais

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 O que é Intercâmbio? A palavra INTERCÂMBIO significa TROCA. A partir dessa idéia, surgem

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Madrid, Espanha Nome: Juliana Ho Ling Wei Informações Acadêmicas FEA Administração x Graduação x Diurno x Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

RÉVEILLON DESERTO DO ATACAMA. Deserto do Atacama, Chile 5 dias, de 30/12/15 a 03/01/16.

RÉVEILLON DESERTO DO ATACAMA. Deserto do Atacama, Chile 5 dias, de 30/12/15 a 03/01/16. RÉVEILLON DESERTO DO ATACAMA Deserto do Atacama, Chile 5 dias, de 30/12/15 a 03/01/16. A EXPERIÊNCIA O Cumbres San Pedro de Atacama está situado em meio às áridas e deslumbrantes paisagens do Deserto do

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

KIT. Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos

KIT. Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos KIT Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos DOCUMENTOS É necessário o envio de todos os documentos digitalizados

Leia mais

Documentação PASSAPORTE

Documentação PASSAPORTE Documentação PASSAPORTE Para emissão de passaporte é necessário entrar no site da Polícia Federal, www.dpf.gov.br e seguir as instruções abaixo: Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação

Leia mais

A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França

A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França A London Connexion e a English for life apresentam um super pacote para estudar na França Sobre a London Connexion 9 anos de mercado com expertise de ter atendido mais de 3.000 intercambistas Conta com

Leia mais

Consulte nosso departamento comercial! 19 3255 3131 ou comercial@casadechocolate.com

Consulte nosso departamento comercial! 19 3255 3131 ou comercial@casadechocolate.com 1 INFORMATIVO Acampamento de Verão Temporada de Janeiro 2015 06 a 12 07 dias 13 a 19-07 dias 20 a 25 06 dias INCLUSO 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, chá noturno); Seguro

Leia mais

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização;

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização; PASSAPORTE O interessado na obtenção do Passaporte deve procurar quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal, ou os postos de atendimento da Empresa

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino

HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino HOTEL LA MAISON DU LIERRE La Maison du Lierre está localizado em Biarritz, a 300 m da praia e a 5 minutos de centros de convenções (Bellevue, Casino e Gare du Midi). O hotel Maison du Lierre oferece diversos

Leia mais

16 DE MARÇO DE 2014. Um prova desde 1991, plana, com temperaturas agradáveis em torno de 18 C na hora da largada, as 10h30.

16 DE MARÇO DE 2014. Um prova desde 1991, plana, com temperaturas agradáveis em torno de 18 C na hora da largada, as 10h30. 16 DE MARÇO DE 2014 Um prova desde 1991, plana, com temperaturas agradáveis em torno de 18 C na hora da largada, as 10h30. Percurso pela famosa ponte 25 de Abril. A largada acontece na Praça da Portagem,

Leia mais

Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea

Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea Objetivo: A presente norma tem por objetivo formalizar e agilizar os pedidos de diária e passagem a serviço da entidade bem como

Leia mais

O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres.

O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. Assunto Turismo SOPHIA MIND A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011

Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011 Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011 Faça uma cópia colorida do seu passaporte e do seu visto americano. Quando chegar ao hotel, deixe seus valores, passaporte e documentos no cofre do quarto

Leia mais

Viagem ao Salão Equip Auto 2015

Viagem ao Salão Equip Auto 2015 Viagem ao Salão Equip Auto 2015 Paris - 15 a 18 outubro de 2015 Em parceria com a Agência Abreu Salão Equip Auto 2015 A 22ª edição da Equip Auto 2015, Salão Internacional Bienal dos Equipamentos e Serviços

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol.

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. A vivência nos jogos internacionais têm como finalidade, mensurar

Leia mais

FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha)

FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha) 7139 Karlsruhe Tel.: +49 (0)721/ 35480-120, -128 FAQ As perguntas mais freqüentes sobre o Incoming (Serviço voluntário na Alemanha) Perguntas gerais Na verdade eu que eu quero é estudar na Alemanha. O

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DA PROVA

INFORMAÇÕES GERAIS DA PROVA 7 DE OUTUBRO DE 2012 A Maratona de Chicago é uma das provas mais famosas e atrai aproximadamente 40.000 corredores por ano. Pertence ao grupo das World Marathon Majors (maiores maratonas do mundo junto

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

20 dicas especiais para quem vem a Buenos Aires de cruzeiro

20 dicas especiais para quem vem a Buenos Aires de cruzeiro 20 dicas especiais para quem vem a Buenos Aires de cruzeiro 20 dicas especiais para quem vem a Buenos Aires de cruzeiro Quando a chega a temporada de cruzeiros, nossa caixa de emails começa a lotar com

Leia mais

Como tirar passaporte: passo a passo

Como tirar passaporte: passo a passo Passaportes 13/01/2014 Debora Garcia Como tirar passaporte: passo a passo Se você pretende fazer sua primeira viagem internacional esse ano, então veio ao lugar certo. Hoje nós vamos aprender como tirar

Leia mais

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR GUIA DO PASSAGEIRO COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? Para fazer parte de uma caravana, basta preencher a ficha de inscrição e imediatamente faremos contato com você. Em nosso site, você pode procurar a sua

Leia mais

Conveniente : Seguro : De preço acessível : Convidativo :

Conveniente : Seguro : De preço acessível : Convidativo : Apartamentos totalmente mobiliados para estudantes uma vizinhança vibrante e histórica. Ideal para estudantes locais e internacionais da Spokane Falls Community College (SFCC), Spokane Community College,

Leia mais

www.grandtourbrasil.com.br INGLÊS EM 24 MESES!

www.grandtourbrasil.com.br INGLÊS EM 24 MESES! INGLÊS EM 24 MESES! CHEGA DE BLÁ,BLÁ,BLÁ INGLÊS SEM INTERCÂMBIO NÃO DÁ! FAÇA INGLÊS NA GTB IDIOMAS & INTERCÃMBIOS E PARTICIPE DO PROGRAMA DE 15 DIAS DE INTERCÂMBIO NA IRLANDA - DUBLIN! 06 motivos para

Leia mais

Tours Autoguiados. 3. Roteiro em livro Personalizado 4. Guia de Portugal Exclusivo. 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis

Tours Autoguiados. 3. Roteiro em livro Personalizado 4. Guia de Portugal Exclusivo. 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis Tours Autoguiados Porto Pinhão (Douro Valley) Coimbra Belmonte Marvão Lisboa Évora 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis 2. Reserva de Hotéis, Atividades e Serviços 3. Roteiro em livro Personalizado

Leia mais

Pixel. Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros

Pixel. Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros Certified Quality System in compliance with the standard UNI EN ISO 9001:2000. Certificate n SQ.41823. Pixel Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros CURSOS INDIVIDUAIS PARA ESTRANGEIROS

Leia mais

Erasmus Mundus Action 2. Fellow Mundus @ UAlg. Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15

Erasmus Mundus Action 2. Fellow Mundus @ UAlg. Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15 Erasmus Mundus Action 2 Fellow Mundus @ UAlg Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15 Visto e Autorização de Residência Todos os bolseiros têm

Leia mais

21 DE ABRIL DE 2014. Clima frio com temperaturas que costumam variar entre 5ºC e 13ºC. O percurso é bem variado com subidas e descidas.

21 DE ABRIL DE 2014. Clima frio com temperaturas que costumam variar entre 5ºC e 13ºC. O percurso é bem variado com subidas e descidas. 21 DE ABRIL DE 2014 A maratona de Boston pertence ao grupo das World Marathon Majors. Considerada a segunda mais antiga das maratonas, fica atrás apenas da maratona de Athenas. Na edição de 2014 a Maratona

Leia mais

Professores que acompanharão os alunos: Cátia C. Ghesla, Ivo Reinhardt, Elisabeth V. Haas, Vera L. C. Dallacorte.

Professores que acompanharão os alunos: Cátia C. Ghesla, Ivo Reinhardt, Elisabeth V. Haas, Vera L. C. Dallacorte. Circular 09/2012 São Leopoldo, 10 de abril de 2012. Prezadas Mães, prezados Pais! O Colégio Sinodal tem como objetivo geral propiciar a formação integral do ser humano, ou seja, além do desenvolvimento

Leia mais

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO SOBRE INTERCÂMBIO ACADÊMICO REALIZADO NA UNIVERSIDADE DO MINHO, GUIMARÃES - PORTUGAL NOME:

Leia mais

COORDENADAS. DURAÇÃO: 6 noites NR. PARTICIPANTES: 20 a 30 TIPOLOGIA DE QUARTO: DBLS/SGLS DATA: 17 a 24 Outubro 2010

COORDENADAS. DURAÇÃO: 6 noites NR. PARTICIPANTES: 20 a 30 TIPOLOGIA DE QUARTO: DBLS/SGLS DATA: 17 a 24 Outubro 2010 COORDENADAS DURAÇÃO: 6 noites NR. PARTICIPANTES: 20 a 30 TIPOLOGIA DE QUARTO: DBLS/SGLS DATA: 17 a 24 Outubro 2010 País de beleza natural, em plena reconstrução, com gente afável e alegre PROGRAMA PRELIMINAR

Leia mais

A Clássica Trilha Inca (4 dias / 3 noites)

A Clássica Trilha Inca (4 dias / 3 noites) A Clássica Trilha Inca (4 dias / 3 noites) "A sua emocionante aventura Sulamericana Esta trilha segue os passos ancestrais dos Incas até a mundialmente famosa Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu. Historicamente

Leia mais