MULHER E A ESTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MULHER E A ESTABILIDADE"

Transcrição

1 MULHER E A ESTABILIDADE BRUNO PRISINZANO PEREIRA CREADO Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2008) e Mestre em Direitos Sociais (2010) na mesma instituição. Professor de Direito e Processo do Trabalho de Cursos preparatórios para OAB. Professor do Curso de Direito da Faculdade de São Sebastião (FASS). Advogado trabalhista e Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Tendo recebido os prêmios: Mérito às maiores notas em simulado de Exame de Ordem, dado pela coordenação de direito no ano de 2008 e Aluno cinco estrelas, dado aos melhores alunos formados no ano de 2008 que se destacaram nos cursos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade Lorena. Atualmente é Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário de Itajubá- FEPI. INTRODUÇÃO Existem vários direitos que tutelam as mulheres, sendo das mais variadas áreas, como: penal, civil, previdenciária e trabalhista. Esses direitos têm por escopo primordial proteger a mulher contra discriminação e tratamento desigual. Entre alguns dos direitos que tutelam a mulher no ambiente de trabalho está a estabilidade da empregada gestante, típico instituto de proteção da mulher, que sofreu grande mudança na interpretação. A mudança anteriormente citada refere-se à Súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trouxe uma nova visão sobre o início da estabilidade da mulher gestante. Entretanto, para entendermos o posicionamento do tribunal, devemos averiguar as teses doutrinárias que a fundamentaram.

2 Logo, nosso escopo se reveste na análise doutrinária do momento que inicia a estabilidade da gestante e a comparação de tais idéias frente à Súmula 244 do TST, que pacificou o tema. 1- DEFINIÇÕES INICIAIS Neste primeiro momento devemos nos concentrar em questões referentes à natureza jurídica do tema, pois o escopo é debater a estabilidade da mulher gestante. Portanto, devemos antes analisar o instituto da estabilidade: logo, faz jus a inserção de um capítulo conceitual. Estabilidade vem do latim stabilistas que tem sentido de sólido, firme e seguro. Tal definição do vernáculo tem grande relação com o instituto de direito laboral, já que seu escopo primordial reside na segurança do empregado no trabalho. A estabilidade é um instituto que amplia o direito do empregado a permanecer no emprego, ou seja, intensifica o princípio de continuidade no serviço, mas ao mesmo tempo mitiga o poder do empregador em demitir o empregado, pois a demissão sem justo motivo não poderá ser mais realizada. A característica primordial da estabilidade é vedar ao empregador a demissão sem justo motivo. Esse instituto não permite a demissão injustificada, desmotivada ou arbitrária, ou seja, aquela em que o empregado não gera motivo para o fim do contrato de trabalho. Neste sentido define MARTINS (2008): estabilidade é o direito do empregado de continuar no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, desde que inexista uma causa objetiva a determinar sua despedida. Tem, assim, o empregado o direito ao emprego, de não ser despedido, salvar determinação de lei em sentido contrario. (P.399)

3 Outros pensadores do direito definem a estabilidade no mesmo sentido, como NASCIMENTO (2009): Estabilidade é o direito de não ser decidido. É a garantia de ficar no emprego, perdendo-o unicamente se houver um causa que justifique a dispensa indicada por lei. Funda-se, por tanto, no principio da causalidade da dispensa. Destina-se impedir a dispensa imotivada, arbitrária, abusiva. (P. 78) Neste sentido, temos de citar outro pensador que vem a definir a estabilidade ALMEIDA (2010): estabilidade é o direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, salvo se existir uma causa relevante expressa em lei que permita sua dispensa (P. 175) Sendo assim, notamos que o instituto visa tutelar a relação trabalhista impedindo, assim, que a mesma seja rescindida sem justo motivo. O fundamento que leva a criação do instituto reside no princípio da continuidade do contrato de trabalho, ou seja, a manutenção da relação trabalhista. Existe uma relação estreita entre o princípio da manutenção do contrato de trabalho e a estabilidade, já que os dois fazem com que a relação trabalhista se prolongue no tempo. Logo, a estabilidade acaba por ser a aplicabilidade do princípio. Neste sentido MARTINS (2008): a estabilidade tem fundamento no principio da social, sendo decorrente do direito do trabalho. O direito ao emprego importa na continuidade do contrato de trabalho, que é consubstanciado pela estabilidade, mantendo os direitos do trabalhador. (...) restringe a estabilidade a possibilidade da dispensa do empregado a motivos de força maior e por justa causa. Seria uma forma de aplicabilidade do principio da continuidade do contrato de trabalho. (P. 402)

4 Outro ponto a ser aludido refere-se aos tipos de estabilidade e quais fatores as diferenciam. Após uma análise doutrinária podemos notar que temos dois tipos de estabilidade, sendo divididas em: estabilidade decimal ou definitiva e estabilidade provisória ou garantia de emprego. O primeiro tipo de estabilidade é a estabilidade definitiva ou estabilidade decimal, prevista no artigo 492 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Este instituto já foi revogado pela constituição de 88, entretanto é muito importante estudá-lo para entendermos a estabilidade vigente. A norma da CLT, apesar de prejudicada pela nova constituição, ainda está prevista na consolidação. O legislador traz a seguinte redação BRASIL (2010): Art O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas. Essa estabilidade denota uma garantia ao trabalhador, já que o empregador não poderá demitir o empregado que trabalha para a mesma empresa por dez anos ou mais, salvo se motivada em força maior ou justa causa. Devemos atentar que apenas a demissão sem justo motivo, infundada, descabida, imotivada, ou seja, que provém da vontade interna do empregador é a que está vedada pelo instituto, de modo que o empregado que incorrer em falta grave poderá ser demitido. Neste sentido podemos averiguar a conceituação trazida pela doutrina trabalhista, MARTINS (2008): a estabilidade por tempo de serviço era garantida pelo art. 492 da CLT ao empregado que tivesse mais de 10 anos de serviço na mesma empresa, que não poderia ser dispensado a não ser por motivo de falta grave ou força maior, devidamente comprovada. Os 10 anos de serviço na empresa poderiam ser contados em razão do trabalho do empregado no grupo de empresas. (P. 407)

5 A conceituação da estabilidade decimal traz dois pontos característicos. Em primeiro, temos o prazo de dez anos para que o empregado a adquira, ou seja, nos primeiros dez anos o empregador poderá demitir mesmo sem motivo. Em segundo lugar, depois de adquirida a estabilidade, ela perdura no tempo até que tenha fim o contrato de trabalho, ou seja, essa é ad eternum, pois a estabilidade decimal tem início no décimo ano, mas não há na lei limite máximo para perdurar no tempo. Logo, se estende até que haja justo motivo para fim do contrato de trabalho. Neste sentido, podemos citar o posicionamento de ALMEIDA (2010): a primeira estabilidade que a CLT fez menção foi aquela trazida pelo art. 492, denominada estabilidade decimal ou definitiva. O empregado que contasse com mais de 10 anos de serviço prestados para a mesma empresa adquiria o direito de não ser dispensado, salvo por faltas grave, nos termos da lei. (P. 175) A questão que se deve levantar refere-se ao fim do instituto, pois se era uma garantia tão boa ao empregado, porque esta foi extinta pela constituição de 88? O problema primordial deste instituto residia na sua aplicabilidade, pois muitos empregadores desgostavam do instituto, já que para os mesmos a estabilidade trazia graves problemas de ordem interna na empresa. Isso ocorria porque os empregados que adquiriam a estabilidade, por vezes se aproveitavam dessa condição, dada a dificuldade da prova de justa causa. Logo, os mesmos desrespeitavam as ordens dos empregadores trazendo graves problemas à empresa. Neste sentido ALMEIDA (2010): ocorre que, na pratica, os empregados não se sentiam em situação confortável com empregados estáveis, certamente em razão de que esses empregados quebram, por muitas vezes, o poder de direção do empregador. Ademais, é difícil motivar uma

6 demissão por justa causa, fato esse que, em alguns casos, necessita de uma ação denominada inqueivel judicial para apuração de falta grave. (P. 175) Os empregadores, se vendo nesta situação, acabavam por demitir os empregados antes de completar dez anos de trabalho, para não gerar o direito à estabilidade. Sendo assim, quando o empregado laborava por oito ou nove anos, era inexoravelmente demitido. Essa realidade gera uma contradição, pois o instituto que visa perdurar o trabalho no tempo acabou por ser um desestabilizador de relação trabalhista. Neste sentido, MARTINS (2008): constatava-se que a estabilidade, em vez de proteger o empregado, prejudicava-o, pois normalmente ele era dispensado antes de atingir os 10 anos de empresa, justamente para não adquiri-la. (...) o empregador dispensava o empregado pagando a indenização prevista na CLT, o que provocava rotatividade de mão de obra, impedindo o trabalhador de adquirir a estabilidade. (...) dificilmente, porem o empregado ficava 10 anos na empresa porque era dispensado antes desse período. (P. 404) Por tais motivos a norma foi tacitamente revogada pelo combinado entre os artigos 7, I e III da CF e 10, I do ADCT. O antigo sistema de estabilidade previsto no artigo 492 da CLT e seguintes fora revogados. Neste sentido, Delgado (2010): de fato, por meio de conjugação dos incisos I e III do art. 7 examinado, além do artigo 10, caput, e inciso I do ato das disposições constitucionais transitórias, tem-se concluído, pacificamente, na doutrina e na jurisprudência que a nova constituição por fim a antiga sistemática de proteção ao tempo de serviço e ao contrato, com conseqüentes estabilidades e indenização rescisória contida na velha CLT ( no caput de seu artigo 492 e seguintes) (P. 1155) Neste sentido, o primeiro tipo de estabilidade referente à estabilidade decimal tem caráter histórico, não existindo mais aplicabilidade no direito laboral contemporâneo. O segundo tipo de estabilidade se refere à estabilidade provisória ou garantia de emprego; esse instituto prevê uma estabilidade por determinado período, ou seja, o empregado não poderá ser demitido sem justo motivo durante um determinado tempo, que

7 normalmente está ligado a uma situação específica do empregado. Neste sentido, Nascimento (2009): e aquele que protege o empregado contra dispensa arbitraria ou sem justa causa, enquanto persistir uma situação em que se encontra e que veda a rescisão do contrato de trabalho por ato do empregador. Este só poderá despedir o empregado havendo justa causa. Terminada a situação em que se achava o empregado, geradora da proteção, cessa a garantia, cabendo a dispensa mesmo imotivada, antes proibida. (P. 80) Podemos ponderar que existe uma similaridade latente entre os dois institutos, já que visam a tutela do emprego, impedindo a dispensa arbitrária. Logo, notamos que existe similaridade entre as suas finalidades. Neste sentido, DELGADO (2010): As figuras da estabilidade no emprego e das estabilidades provisória são extremamente próximas, como se percebe, já que ambas restringem as alternativas de extinção do contrato de trabalho. Ambas voltam-se, de modo essencial, contrariamente ao exercício unilateral do poder empregatício pelo empregador, inviabilizando a ruptura contratual por sua vontade meramente arbitraria isto é, a dissolução do contrato sem motivo considerado relevante pelo direito. (P. 1165) Entretanto, apesar dessa interpelação conceitual, há uma distinção primordial entre os dois tipos de estabilidade, que seja o tempo que perduram. Enquanto a estabilidade decimal se prolonga indefinidamente no tempo, as estabilidades provisórias se mantêm apenas por determinado período. (2010): Essa distinção por tais parâmetros é demonstrada nas palavras de DELGADO não obstante a forte proximidade entre as duas figuras, elas não se confundem. A estabilidade é, sem rodeios, permanente, criando uma quase-propriedade do emprego pelo trabalhador (...) em contrapartida, a estabilidade provisória, como a própria expressão indica, e de extensão apenas temporário, durando o restrito período de sua vigência estipulado pela ordem jurídica. (P. 1166)

8 Sendo assim, notamos que a distinção entre os dois tipos reside no tempo de duração dos institutos, pois o primeiro é perene enquanto o outro é exaurível. Logo, essa distinção se limita no tempo de duração dos institutos. Dentre as várias estabilidades provisórias, temos uma que é escopo de nossos esforços: a estabilidade da gestante. Neste sentido cabe um estudo específico do mesmo. 2- ESTABILIDADE DA MULHER GESTANTE 2.1 PREMISSA LEGAL O instituto que tutela a estabilidade da mulher gestante transcende as barreiras dos estados, por ser de ordem global, pois foi tutelado na convenção número 103 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no artigo 4, que proíbe a demissão da empregada durante a licença maternidade. Esse caráter protecionista da gestante, de formal global também se aplica ao nosso país, pois a convenção 103 de 1952 da OIT foi aprovada pelo Brasil em 1965 pelo decreto legislativo número 20, logo se aplicando ao ordenamento laboral brasileiro. ALMEIDA (2010): Art VI. Quando uma mulher se ausentar de seu trabalho em virtude dos dispositivos do art. III da presente convenção (licença maternidade) é ilegal para seu empregador despedi-la durante a referida ausência ou data, tal prazo do aviso prévio termine enquanto durar a ausência acima mencionada. (P. 120) Apesar da norma internacional, há também uma norma pátria de estabilidade da mulher gestante. Essa provém da constituição federal de 1988, em seu Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) que prevê no artigo 10, II, b, que será vedada a dispensa

9 arbitrária da mulher gestante da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Neste sentido, BRASIL (2009): Art. 10. Até que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7º, I, da Constituição: (...) II - fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa: (...) b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Estamos diante de uma estabilidade provisória, que tem por função impedir a rescisão do contrato de trabalho por mera vontade do empregador, ou seja, demissão arbitrária, tendo por prazo: da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. A doutrina conceitua a estabilidade provisória da mulher gestante ou garantia de emprego da mulher gestante de uma forma homogênea, já que no tocante à norma não há muito debate. Todavia, em relação a sua interpretação há. Neste sentido, DELGADO (2010): o mesmo art. 10, II, do ADCT da constituição, em sua alínea b, estabelece estabilidade provisória a empregada gestante, desde a confirmação da gravidez ate cinco meses após o parto. Aqui também se fala em vedação a dispensa arbitraria ou sem justa causa (P. 1169) (2009): Cabe ainda citar, outra definição da norma, assim como segue em MARTINS dispõe a alínea b, do inciso II, do artigo 10 do ato disposições constitucionais transitórias que, até que seja promulgada lei complementar, fica vedado a dispensa arbitraria que, até que seja promulgada lei complementar, fica vedada a dispensa arbitraria ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez ate cinco meses após o parto. (P. 146) A definição legal não gera contradições em relação ao caráter de provisório da estabilidade da gestante. Entretanto, em relação à interpretação do termo confirmação da

10 gravidez, temos uma verdadeira guerra doutrinária e jurisprudencial, assim como veremos a seguir. 2.2 PREMISSA DOUTRINÁRIA A grande questão envolvendo a estabilidade da mulher gestante reside no termo confirmação da gravidez, pois a interpretação dada para esse termo muda totalmente o momento que inicia o prazo de estabilidade. Devemos pontuar que o termo confirmação acaba por ser abrangente, já que causa interpretações contraditórias, ou seja: confirmação é comprovar a gravidez ao empregador ou certeza íntima da gestante. Logo, essa subjetividade traz várias interpretações doutrinárias sobre o tema. Neste sentido, ALMEIDA (2010): uma das maiores discussões no capo do direito do trabalho diz respeito ao marco inicial da estabilidade da gestante. A grande questão que se coloca é a seguinte: o que o legislador quis dizer quando mencionou que a estabilidade da gestante inicia a partir da confirmação da gravidez? Essa confirmação deve ser a do estado gravídico perante o empregador ou somente a confirmação da própria gravidez basta para a obtenção da estabilidade? (P. 121) A partir desta questão a doutrina iniciou um debate, sendo que a mesma se fundamentava em vários princípios jurídicos. Com o desenvolvimento de tal dialética, acabou-se construindo duas teorias: a objetiva e a subjetiva, que tentavam definir o significado do termo confirmação da gravidez, ou seja, quando iniciava a estabilidade da gestante. A primeira teoria denominada teoria da responsabilidade subjetiva entende que o termo confirmação está para dar ciência ao empregador, ou seja, é obrigação da empregada informar o empregador de seu estado gravídico e somente após este ato que estaria confirmada a gravidez e iniciada a estabilidade. Neste rumo, MARTINS (2009):

11 A teoria da responsabilidade subjetiva entende que a empregada deve comprovar a gravidez perante o empregado. A palavra confirmação deve ser entendida no sentido de a empregada demonstrar a gravidez para o empregador, deve confirmá-la perante o empregador. A trabalhadora precisa dar ciência ao empregador de que está grávida (...) somente a partir do momento em que a empregada demonstra a gravidez ao empregador é que estará protegida. (P. 147) Logo, para essa teoria, se a emprega for demitida enquanto grávida, mas sem dar ciência ao empregador, seja porque deliberadamente não quis informar ou porque não sabia, não terá a tutela da estabilidade. O fundamento primordial, para os seus defensores, reside na idéia de que o empregador não pode ser responsabilizado por algo que não tinha ciência. Assim, a estabilidade só é gerada quando o empregador tem ciência do estado gestacional de sua empregada. Neste sentido, MARTINS (2009): desconhecendo a empregada a sua gravidez quando da dispensa, menos ainda teria condições de saber o empregador. O empregador Mao tem como ser responsabilizado se a empregada não o avisa que esta grávida. Na data da dispensa não havia qualquer óbice a dispensa da trabalhadora (...) logo, não houve dispensa arbitraria com o objetivo de obstar o direito a garantia de emprego da gestante. (P. 147) Desse modo, temos duas características principais com relação à teoria da responsabilidade subjetiva. Em primeiro lugar, a confirmação da gravidez está ligada ao ato de informar o empregador e em segundo não se pode responsabilizar alguém por algo que não tinha ciência. Neste sentido ALMEIDA (2010): essa teoria entende ser imprescindível a confirmação do estado gravídico ao empregador, opinião da qual participamos, pelas seguintes razoes: Primeiramente, a nosso ver, o legislador, ao mencionar a palavra confirmação, estatuiu que esta deve ser feita ao empregador, pois, se assim não fosse, determinaria somente a da gravidez ate cinco meses após o parto. Segundo, porque não nos parece conveniente compelir o empregador a reintegrar ou até mesmo indenizar a empregada por algo de que não tinha conhecimento. (P. 121)

12 A segunda teoria é denominada teoria da responsabilidade objetiva. Essa se contrapõe diretamente a teoria subjetiva, pois para estes a empregada não tem obrigação de informar o empregador de sua gravidez, mas apenas estar grávida no momento que foi demitida sem justo motivo, ou seja, confirmar a gravidez para si mesma. A idéia primordial da teoria resume-se em não ser necessário dar ciência ao empregador para iniciar a estabilidade. Alguns pensadores do direito seguem tal interpretação, como em CARRION (2009): a necessidade de provar que o empregador tinha conhecimento do estado gravídico e por isso praticara ato para impedir a consumação do direito da mulher já havia sido superada pela jurisprudência. (P. 49) Essa teoria defende que a estabilidade da gestante tutela o nascituro, logo não há necessidade de prova da gravidez, mas apenas a confirmação para a própria empregada. Neste rumo, MARTINS (2009): a teoria da responsabilidade objetiva considera que o importante é a confirmação da gravidez para a própria empregada e ano para o empregador. A garantia de emprego independe da comprovação da gravidez perante o empregador, mas da sua confirmação, sendo responsabilidade objetiva do empregador, que visa garantir o nascituro. (P. 146) Logo, temos duas teorias que se contrapõe à teoria da responsabilidade subjetiva, em que a estabilidade só inicia após a empregada comprovar a gravidez ao empregado, e a teoria da responsabilidade objetiva que considera iniciar a estabilidade a partir do momento que estiver grávida, ou seja, mesmo sem avisar da gravidez a empregada estará estável. 2.3 PREMISSA JURISPRUDENCIAL Após a análise doutrinária, devemos observar como se posicionam os tribunais sobre o tema. Neste sentido, temos de observar inicialmente a posição do Tribunal Superior do Trabalho, que declina sobre o tema na Súmula número 244.

13 A referida Súmula traz em seu inciso I que, mesmo sem o conhecimento do empregador sobre a gravidez, a empregada gestante terá direito a estabilidade. Vejamos a Súmula na integra, BRASIL (2008): SÚMULA-244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nº 88 e 196 da SBDI-1) I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). A referida Súmula foi redigida em 2005 mudando a interpretação, pois pacificou o tema com a posição do TST. Como afirmamos anteriormente, com o advento da súmula 244, I do TST, tivemos um posicionamento definitivo do tribunal quanto à qual teoria adota em relação ao início da estabilidade da mulher gestante. Se analisarmos o posicionamento do tribunal notaremos que, mesmo sem informar seu estado gravídico ao empregador, a empregada gestante terá direito a indenização, ou seja: a alegação de não conhecimento por parte do empregador será inválida. Logo, o tribunal optou claramente pela teoria objetiva, em que a estabilidade da mulher gestante inicia com a fecundação. Vários autores, ao debater o tema, alertam que o posicionamento do TST pacificou a questão. Neste sentido, MARTINS (2009): O TST tem jurisprudência pacifica no sentido de que a empregada não precisa comprovar a sua gravidez (P. 147) Sendo assim, o tribunal sumulou o tema, sendo agora aplicada a teoria da responsabilidade objetiva, não havendo necessidade de ciência do estado gravídico para iniciar a estabilidade. Com isso, gera-se uma ampliação das garantias da mulher.

14 CONCLUSÃO O escopo primordial era averiguar as mudanças trazidas pela súmula 244 do TST ao instituto da estabilidade da mulher gestante e, ao mesmo tempo, comparar o posicionamento do tribunal com as teorias doutrinárias sobre o tema. Neste sentido seguiu a pesquisa, sendo que inicialmente foi necessário estudar o instituto da estabilidade no direito laboral; para tanto, fez-se uma leitura abrangente de conceito, fundamento e espécies de estabilidade. Após essa visão extrínseca, adentramos numa visão intrínseca, que seja o estudo específico da estabilidade da gestante. Neste segundo momento pontuamos que o artigo 10 do ADCT prevê a estabilidade da gestante, que perdura da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Desta norma que nasce a questão: o que significa confirmação da gravidez? Neste encalço notamos haver duas teorias: subjetiva, em que cabe a empregada informar o empregador de seu estado e objetiva, para qual mesmo sem a ciência do empregador haverá direito a estabilidade. Dessas teorias nasceu um debate doutrinário que só veio a ser pacificado com a Súmula número 244 do TST, ao optar pela teoria da responsabilidade objetiva. Logo, a estabilidade inicia com a concepção, independentemente de aviso ao empregador.

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, André Luiz Paes. CLT e súmulas do TST comentadas. São Paulo: Rideel, BRASIL. Consolidação das Leis Trabalhistas. São Paulo: Saraiva, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 244. GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.Súmulas. Brasília: Livro de Súmulas do TST, CARRION, Valentin. Comentários à CLT. 34. Ed. São Paulo: Saraiva, DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, MARTINS, Sergio Pinto. Comentários às súmulas do TST. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2009., Sergio Pinto. Direito do trabalho. 25. Ed. São Paulo: Atlas, NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao direito do trabalho. 34. Ed. São Paulo: LTr, 2009.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO ESTABILIDADES NO EMPREGO *Estabilidade x garantia de emprego - segundo Vólia Bonfim, a estabilidade é uma espécie do gênero garantia de emprego. Nesse sentido, todas as formas de se estimular o emprego,

Leia mais

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADES ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO ESTABILIDADE DO EMPREGO: é a estabilidade no sentido econômico, que se refere a uma política geral que se caracteriza pelo conjunto de medidas

Leia mais

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico.

O abandono de emprego configura-se quando estão presentes o elemento objetivo ou material e o elemento subjetivo ou psicológico. Abandono de emprego O abandono de emprego constitui falta grave, o que enseja a rescisão por justa causa do contrato de trabalho, conforme dispõe o art. 482, alínea "i" da CLT. A falta contínua e sem motivo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO DO TRABALHO ESTABILIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES Nas palavras do saudoso mestre Valentin Carrion: Estabilidade é o direito de não ser despedido, senão em razão da prática de ato que tenha violado

Leia mais

ESTABILIDADES TRABALHISTAS

ESTABILIDADES TRABALHISTAS ESTABILIDADES TRABALHISTAS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ORIGENS E DEFINIÇÕES... 4 2. CLASSIFICAÇÃO...6 Estabilidade Absoluta ou definitiva:...6 Estabilidade Relativa, Provisória ou Temporária...6 3.

Leia mais

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão; - Hipóteses de estabilidade: decenal,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO Conteúdo Programático desta aula Estabilidade: Conceito. - Estabilidade x Garantia de Emprego - Reintegração x Readmissão;

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DIR30 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br CH

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS 1. Garantias no Emprego 1.1. As duas figuras são extremamente próximas, já que ambas restringem as alternativas de extinção do contrato de trabalho. Não obstante a forte proximidade

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 16º Ponto Estabilidade

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 16º Ponto Estabilidade 1. Conceito. 2. Classificação da estabilidade. 3. Tipos de estabilidade: Tempo de serviço. Dirigente sindical. Membro da CIPA. Gestante. Acidentado. Membro do FGTS. Diretor de cooperativa. Membro da Comissão

Leia mais

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente.

Não obstante, passou a existir algumas estabilidades provisórias em detrimento de casos específicos como será visto posteriormente. DIREITO DO TRABALHO 1. Estabilidade Anteriormente a lei do FGTS, o empregado adquiria a estabilidade no emprego após 10 anos de serviço no mesmo empregador. Assim, a partir disso, o empregado estável ficava

Leia mais

1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO. Estabilidade propriamente dita não existe mais.

1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO. Estabilidade propriamente dita não existe mais. 1 DIREITO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Estabilidade e Proteção na Relação de Emprego 1. ESTABILIDADE E PROTEÇÃO NA RELAÇÃO DE EMPREGO Noção de estabilidade: certeza de imutabilidade, de continuidade.

Leia mais

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade e Direito do Trabalho Garantias Provisórias do Emprego Estabilidade Trata-se de estabilidade provisória que confere garantia temporária ao emprego. É a permanência obrigatória do empregado

Leia mais

SERVIDORA PÚBLICA - CONTRATAÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO - DISPENSA - LICENÇA GESTANTE - ESTABILIDADE PROVISÓRIA - INDENIZAÇÃO.

SERVIDORA PÚBLICA - CONTRATAÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO - DISPENSA - LICENÇA GESTANTE - ESTABILIDADE PROVISÓRIA - INDENIZAÇÃO. SERVIDORA PÚBLICA - CONTRATAÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO - DISPENSA - LICENÇA GESTANTE - EST SERVIDORA PÚBLICA - CONTRATAÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO - DISPENSA - LICENÇA GESTANTE - ESTABILIDADE PROVISÓRIA - INDENIZAÇÃO.

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. GARANTIA CONSTITUCIONAL DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE. PROTEÇÃO DA MATERNIDADE E DO NASCITURO. DEMORA NO AJUIZAMENTO DA

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA

ESTABILIDADE PROVISÓRIA ESTABILIDADE PROVISÓRIA Estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. ESTABILIDADES

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas www.adeilsonfreitas.adv.br contato@adeilsonfreitas.adv.br INTRODUÇÃO CONCEITO: Estabilidade no emprego é garantia que o empregado tem de não ser despedido

Leia mais

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Pós-Doutor Marco Antônio César Villatore (Titular do Doutorado em Direito

Leia mais

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma Indenização Adicional, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa

Leia mais

O DIREITO À ESTABILIDADE GESTANTE DURANTE O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

O DIREITO À ESTABILIDADE GESTANTE DURANTE O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA O DIREITO À ESTABILIDADE GESTANTE DURANTE O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA Antonio Adonias A. Bastos 1 Ruy Amaral Andrade 2 Júlia Santos Silva 3 1. Introdução; 2. O contrato de experiência; 3. A estabilidade

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 61, de 2013, do Senador GIM, que dispõe sobre a estabilidade provisória da empregada

Leia mais

José Alberto Couto Maciel

José Alberto Couto Maciel SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PROÍBE A DISPENSA IMOTIVADA EM EMPRESAS PÚBLICAS ESTATAIS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA DA UNIÃO E DOS ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL. José Alberto Couto Maciel Da Academia

Leia mais

CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA?

CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA? CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA? Daniel Martins Alves 1 RESUMO: Trata-se da discussão acadêmica sobre células-tronco e se o embrião produzido in vitro tem os mesmos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Segurança

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Estabilidade e garantias provisórias no emprego Prof. Cláudio Freitas - Estabilidade (definitiva) x garantia provisória no emprego.

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n.º TST-RR , em que é Recorrente e Recorrida.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n.º TST-RR , em que é Recorrente e Recorrida. Justiça do Trabalho Tribunal A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r5/awf/eo/l PROCESSO Nº TST-RR-11362-98.2016.5.03.0011 RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. ESTABILIDADE DA GESTANTE. DESCONHECIMENTO DO ESTADO

Leia mais

desprovido. (TST AIRR Rel. Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho DJe p. 3045)

desprovido. (TST AIRR Rel. Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho DJe p. 3045) AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA ESTABILIDADE DA GESTANTE EMPREGADA DOMÉSTICA Restando claro das razões do Agravo de Instrumento a existência de contrariedade aos ditames da Súmula nº 244, I

Leia mais

BREVES COMENTÁRIOS À LEI 12.812/2013, QUE INCLUIU O ART. 391-A À CLT: ESTABILIDADE GESTANTE NO CURSO DO AVISO PRÉVIO

BREVES COMENTÁRIOS À LEI 12.812/2013, QUE INCLUIU O ART. 391-A À CLT: ESTABILIDADE GESTANTE NO CURSO DO AVISO PRÉVIO BREVES COMENTÁRIOS À LEI 12.812/2013, QUE INCLUIU O ART. 391-A À CLT: ESTABILIDADE GESTANTE NO CURSO DO AVISO PRÉVIO 1. Introdução João Alves de Almeida Neto 1 Sumário: 1. Introdução; 2. Garantia de emprego

Leia mais

Material Complementar artigos correlatos

Material Complementar artigos correlatos Material Complementar artigos correlatos SUMÁRIO Sucessão de empregadores definição e previsão legal 1. Previsão celetista sobre a sucessão de empregadores 2. Hipóteses de Sucessão de Empresas no Direito

Leia mais

A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E

A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E Matheus Florencio Rodrigues OAB/PR nº. 61.587 Assessor Jurídico www.inamare.org.br Fone: (44) 3026-4233 A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E SEUS REFLEXOS NO CONTRATO DE APRENDIZAGEM Para Recordar...

Leia mais

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO

Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS NO EMPREGO Inicialmente, cabe registrar, que estabilidade é o direito do empregado de permanecer no emprego

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito do Trabalho DICAS FINAIS DIREITO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Experiência prévia (art.

Leia mais

Relatório - Plano de Aula 28/01/ :34

Relatório - Plano de Aula 28/01/ :34 Página: 1/9 Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Semana Aula: 4 Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Aula 3/5) Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: DESCRIÇÃO DO PLANO DE

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

O presente artigo tem como objetivo oferecer algumas impressões acerca de ambas as questões supracitadas.

O presente artigo tem como objetivo oferecer algumas impressões acerca de ambas as questões supracitadas. DECRETO Nº 8.426/2015 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS VICTOR HUGO MARCÃO CRESPO advogado do Barbosa, Mussnich Aragão 1. INTRODUÇÃO LETÍCIA PELISSON SENNA pós-graduada em direito tributário pela PUC/SP

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Aviso prévio e estabilidade definitiva. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Aviso prévio e estabilidade definitiva Prof. Hermes Cramacon Aviso prévio Consiste em uma comunicação que uma parte faz a outra de que pretende extinguir o pacto laboral. Deve ser concedido

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº. 12.506/2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS O Governo Federal sancionou a Lei nº. 12.506/2011 para determinar que o aviso-prévio, de que trata o Capítulo

Leia mais

TEMA: ESTABILIDADES 1 ESTABILIDADE DA GESTANTE SUM 244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 88 e 196 da SBDI 1) Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I O

Leia mais

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO;

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO; ESQUEMA DE ESTUDO PROCEDIMENTOS PENAIS PROFESSOR: PIETRO CHIDICHIMO JUNIOR NOVA FORMA DE ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS COMUNS COM O ADVENTO DA LEI N.º 11.719/08. EXCEÇÕES: PROCEDIMENTO DE FUNCIONÁRIO E HONRA

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

PARECER N.º 65/CITE/2014

PARECER N.º 65/CITE/2014 PARECER N.º 65/CITE/2014 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora grávida por extinção de posto de trabalho, nos termos do n.º 1 e da alínea c) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I. Dos Princípios e Fontes do Direito do Trabalho.... 002 II. Dos Direitos Constitucionais dos Trabalhadores (Art. 7.º da CRFB/88)... 010 III. Da Relação de Trabalho e da Relação de

Leia mais

O eg. Tribunal Regional negou provimento ao Recurso Ordinário da Reclamante, ao fundamento de que não tem direito à

O eg. Tribunal Regional negou provimento ao Recurso Ordinário da Reclamante, ao fundamento de que não tem direito à A C Ó R D Ã O 6ª Turma GDCCAS/kl RECURSO DE REVISTA. LEI 13.467/2017. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. GESTANTE. CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO. APRENDIZAGEM. TRANSCENDÊNCIA. O processamento do recurso de revista

Leia mais

PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO

PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO PROTEÇÃO À MATERNIDADE E ESTABILIDADE PROVISÓRIA NOS CARGOS EM COMISSÃO Isabela Sant Ana Eguren 1 Resumo O resumo tem por objetivo um olhar às garantias fundamentais da mulher, de que forma o ordenamento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Direito do Trabalho II Código da Disciplina: JUR256 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 8 Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de:

Leia mais

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.

A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Súmula nº 244 do TST - GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. A empregada doméstica gestante tem estabilidade no emprego? Sim, a Lei Complementar nº 150/2015 garante a empregada doméstica gestante a estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco)

Leia mais

ESTABILIDADE DA GESTANTE EM EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO

ESTABILIDADE DA GESTANTE EM EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO ESTABILIDADE DA GESTANTE EM EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO Análise da medida liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia * por Bruno Barata Magalhães Em recente decisão interlocutória,

Leia mais

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia Há intenso debate a respeito da integração dos direitos previstos em instrumentos normativos coletivos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Jorge Fernando Gonçalves da Fonte Avenida Presidente Antonio Carlos 251 10o andar - Gabinete 17 Castelo RIO

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias?

O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O empregado doméstico faz jus as férias anuais de quantos dias? O artigo 17 da Lei Complementar nº 150/2015 prevê férias anuais remuneradas de 30 dias para esta categoria. Art. 17. O empregado doméstico

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018

EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018 SENADO FEDERAL Gabinete da Senadora SIMONE TEBET EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018 Modifica a redação do art. 394-A da Consolidação das Leis do

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...5 APRESENTAÇÃO....7 1. VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO... 11 1.1. DESPEDIDA SEM JUSTA CAUSA...11 1.2. DESPEDIDA COM JUSTA CAUSA...11 1.3. TÉRMINO DO CONTRATO A TERMO (PRAZO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Equiparação salarial Felipe Dias Ribeiro* 1. INTRODUÇÃO O direito do trabalho no Brasil consagrou a equiparação salarial na Consolidação das Leis do Trabalho em que delimita: salário

Leia mais

TERMINAÇÃO CONTR. E PROTEÇÃO EM FACE DA DISPENSA 1

TERMINAÇÃO CONTR. E PROTEÇÃO EM FACE DA DISPENSA 1 Aula 7: Estabilidade e Garantias de Emprego... 2 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Estabilidade e garantia do emprego... 3 Atividade proposta... 3 Estabilidade e garantia de emprego... 4 Aprenda Mais... 6

Leia mais

PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO

PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v16i3p241-246 Resenha Resenha por: Joana Indjaian Cruz 1 PLANOS DE SAÚDE DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIA E LEGISLAÇÃO Luiz Henrique Sormani Barbugiani, Saraiva,

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL:

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: ROBERTO CARNEIRO FILHO DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: análise teórica e jurisprudencial Belo Horizonte 2016 SUMÁRIO RESUMO... LOCALIZAÇÃO CIENTÍFICA DO TEMA... INTRODUÇÃO...1 CAPÍTULO 1 BREVE HISTÓRICO

Leia mais

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 MAC MORAMAN EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Projeto de monografia apresentado no Curso de Especialização em Direito Individual da FDV. VITÓRIA ES 2013 2 1. TEMA DELIMITADO

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 1 Contrato de trabalho é o negócio jurídico entre uma pessoa física (empregado) e outra pessoa física ou jurídica (empregador) sobre condições de trabalho, em que se busca a execução de uma atividade e

Leia mais

Amamentação é um direito fundamental!

Amamentação é um direito fundamental! Amamentação é um direito fundamental! O direito ao aleitamento materno possui proteção integral, portanto é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o seu exercício com absoluta prioridade,

Leia mais

EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE DIREITO DO CAMPUS DE TRÊS LAGOAS,

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autonomia, denominação e natureza jurídica do Direito do Trabalho Florença Oliveira Introdução O Direito do Trabalho regula a relação empregatícia, sendo ramo especializado e autônomo

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015 SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DE BELO HORIZONTE E CONTAGEM, CNPJ n. 17.265.851/0001-69, neste ato representado por seu Presidente, Sr. MARCUS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

APLICAÇÃO DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO AOS CASOS DE USUÁRIOS DE DROGAS

APLICAÇÃO DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO AOS CASOS DE USUÁRIOS DE DROGAS APLICAÇÃO DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO AOS CASOS DE USUÁRIOS DE DROGAS * Paulo Henrique Machado Paiva ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho Resumo Não há maiores problemas quanto à aplicação

Leia mais

ESTABILIDADE- DIRIGENTE SINDICAL

ESTABILIDADE- DIRIGENTE SINDICAL AULA 4: Estabilidade e garantia de emprego: Dirigente sindical. Representantes dos empregados na CIPA e na CCP. Representantes dos empregados no Conselho Curador do FGTS e no Conselho Previdenciário; Servidor

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO Nº 0000816-14.2014.4.03.6000/MS 2014.60.00.000816-1/MS D.E. Publicado em 24/08/2015 RELATOR : Desembargador Federal MAIRAN

Leia mais

O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador

O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador Parte Geral - Doutrina O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador LUIZ EDUARDO DINIZ ARAÚJO Procurador Federal RAÍSSA ROESE DA ROSA Estudante de Direito da Universidade

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO RELATOR DO PROCESSO TST- RR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO RELATOR DO PROCESSO TST- RR EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO RELATOR DO PROCESSO TST- RR 248000-77.1989.5.19.0002 TST-RR 248000-77.1989.5.19.0002 COMPANHIA ENERGÉTICA DE ALAGOAS CEAL UNIÃO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE MATHEUS BRITO MEIRA GUIA DE ESTUDOS Aracaju 2014 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS 1 Matheus Brito Meira 2 No

Leia mais

PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO

PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO Atualizado até maio de 2017 2 PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO 3 @ 2017 by PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2013 EMENTA PROCESSO DO TRABALHO: Noções gerais. Análise de casos hipotéticos (direito material e processual). Prática Trabalhista. Estudo e redação de peças

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 As Férias é um direito do empregado e indisponível; As férias

Leia mais

Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais

Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais Rescisão de Contrato de Trabalho - Normas Gerais Apresentação: Fábio Momberg Graziela Garcia Luciana Buganza Conceitos Resilição e Resolução Resilição - "dissolver o contrato por vontade de uma das partes,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

04/03/2015 GPII - 1. Tópicos. Os procedimentos de registros fazem parte das rotinas de um Departamento de Pessoal, que envolvem :

04/03/2015 GPII - 1. Tópicos. Os procedimentos de registros fazem parte das rotinas de um Departamento de Pessoal, que envolvem : Tópicos pg 1.Introdução 2 2.Jornada de Trabalho 3 3.Hora Extraordinária 4 4.Férias 5 5.Auxílio Doença 6 6.Período de Descanso 7 7.Trabalho da Mulher 8 8.Trabalho do Menor 10 9.Empregado Doméstico 11 10.Exercícios

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 610, de 2015, do Senador Ronaldo Caiado, que altera o Decreto nº 70.235, de 6 de março de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

Inquérito para apuração de falta grave 1

Inquérito para apuração de falta grave 1 Inquérito para apuração de falta grave 1 1. Conceito e peculiaridades Diante do art. 492 da CLT, verifica-se que o empregado que contar com mais de dez anos de serviço, na mesma empresa não poderá ser

Leia mais

Estabilidade e Garantias Provisórias Gilsilene Passon

Estabilidade e Garantias Provisórias Gilsilene Passon Estabilidade e Garantias Provisórias 2017 Gilsilene Passon Base Principiológica Trabalhista Princípio Protetor; Princípio da Continuidade da Relação de Emprego. Antecedentes históricos no Brasil 1º A estabilidade

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Profª. Eliane Conde As alterações das cláusulas do Contrato de Trabalho são as modificações das cláusulas primeiras pactuadas,

Leia mais

Prova TRF-SP e MS 2016 Comentada

Prova TRF-SP e MS 2016 Comentada Oi amigos (as), Prova TRF-SP e MS 2016 Comentada Seguem abaixo as provas aplicadas em abril de 2016 para o concurso do TRF-3, cargo de Analista Judiciário Área Administrativa. Utilizamos as questões do

Leia mais

A SOCIEDADE LIMITADA E O DIREITO DE RETIRADA DO SÓCIO SOB A LUZ DA SOCIEDADE SIMPLES E DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS

A SOCIEDADE LIMITADA E O DIREITO DE RETIRADA DO SÓCIO SOB A LUZ DA SOCIEDADE SIMPLES E DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS A SOCIEDADE LIMITADA E O DIREITO DE RETIRADA DO SÓCIO SOB A LUZ DA SOCIEDADE SIMPLES E DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS Carlos Gustavo Lengler 1 1 INTRODUÇÃO Dentro da atmosfera criada e limitada pelo Código Civil

Leia mais

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO Como deve ser analisada a nova lei trabalhista com a sua reforma na prática? Paralelo da lei antiga e nova Aspectos legais e teóricos Modelos de contratos E Muito mais! GLEIBE

Leia mais

RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS

RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA IMPLANTAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS As respostas não têm caráter de posicionamento oficial do TST, mas refletem a opinião pessoal da Presidência.

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016

LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016 LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016 Altera a Lei Municipal n. 1.554, de 04 de julho de 2005 que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Barra do Bugres/MT e, dá

Leia mais