OBJETOS EDUCACIONAIS: "LAVOISIER E A CONSERVAÇÃO DE MASSA".

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETOS EDUCACIONAIS: "LAVOISIER E A CONSERVAÇÃO DE MASSA"."

Transcrição

1 OBJETOS EDUCACIONAIS: "LAVOISIER E A CONSERVAÇÃO DE MASSA". Giseli de Oliveira Cardoso 1 ; Maria Thereza de M. V. Nogueira 2 ; Mara Regina Prata Walerio 3, Simone A. A. Martorano 4 1,2,3 e 4 Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Química, Rua Prof. Artur Riedel, Jd. Eldorado - Cep Diadema. RESUMO Pretende-se com esse trabalho expor três objetos educacionais desenvolvidos durante o projeto PIBID/Química na Sequência de Aprendizagem Temática (SAT) "Lavoisier e a Conservação de Massa". A sequência foi desenvolvida com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Diadema SP. O primeiro foi uma balança de travessão, nela foram realizadas queimas de diversos materiais com o objetivo de introduzir as ideias de perda e ganho de massa durante a queima fazendo alusão a teoria do flogístico. A balança de travessão foi escolhida para que o aluno visualizasse de forma clara o ganho e perda de massa, sem precisão somente para introdução do assunto. O segundo consistiu em um jogo de memória relacionado a uma linha de tempo com os cientistas que se preocuparam com o estudo dos gases até o estudo de Lavoisier. Antecederam a esse objeto educacional duas atividades que consistiram em uma apresentação com o recorte temporal e um recorte do filme "Gênios da Ciência Einstein E=mc²" que abordava a história de Lavoisier, o jogo de memória foi utilizado para promover o entendimento desta história de forma lúdica. O último foi formulado para discutir a conservação de massa em uma reação química, tratava-se de um experimento realizado sobre uma balança em um sistema fechado, onde a reação entre o ácido acético (vinagre 4%) e bicarbonato de sódio resultava na produção de um gás, ao ser liberado do sistema percebia-se a redução da massa. Com esse experimento concluímos as teorias de Lavoisier em relação à conservação de massa quantificando a perda do gás, finalizando a ideia de que os gases possuem massa. Todos os objetos educacionais foram desenvolvidos com materiais de baixo custo e de fácil acesso. Palavras chave: Conservação de massa, gases e flogistico. PROBLEMA INVESTIGADO A proposta do projeto PIBID/Química do curso de Licenciatura plena em ciências da Universidade Federal de São Paulo, visa à elaboração e aplicação de Sequências de Aprendizagem Temáticas (SAT) que contemplem atividades como leitura e elaboração de textos, experimentação, jogos entre outras atividades, que favoreçam a contextualização histórica do conhecimento científico, uma vez que esta abordagem de ensino tem sido recomendada por pesquisadores da área de ensino de química (PORTO, 2010), pois possibilita ao aluno da escola básica, a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos.

2 2 Para Gil Pérez (1993), no campo da didática de ciências, deve-se dar maior atenção às abordagens propostas da história e filosofia da ciência (FHC) para o ensino de ciências e utilizá-las explicitamente na fundamentação de suas propostas. Contudo, ele aponta que essa aproximação não se refere a fazer do aluno um pequeno cientista, como se refere à aprendizagem por descoberta, mas que a História e Filosofia da Ciência tenham um papel, nas palavras do autor: (...) de um autêntico fio condutor - mesmo que nem sempre explícito - na transformação do ensino de ciências. Um fio condutor que tem se mostrado frutífero inclusive através dos erros cometidos e que se vê reforçado tanto pelas orientações construtivistas como pelas implicações da epistemologia contemporânea no ensino (GIL- PÉREZ, 1993). Portanto, na elaboração dos objetos educacionais dessa sequência temática foi levado em consideração pelos alunos da licenciatura, que a História da Teoria do Flogístico e posteriormente de Lavoisier seriam o fio condutor para o aprendizado dos conceitos químicos. A SAT Lavoisier foi desenvolvida pelos alunos bolsistas, em comum acordo com o professor supervisor, em uma escola da região central da cidade de Diadema nos 1º e 2º anos do EM. Os objetivos dessa sequência eram: Introduzir a ideia da existência do gás; Compreender que os gases possuem massa, e que essa massa se conserva em uma transformação química; Compreender que no desenvolvimento dessa ideia (do gás) participaram mais de um cientista e Entender a construção coletiva do conhecimento científico. Outro objetivo dessa sequência era o de conhecer como os alunos entendiam a combustão de diferentes materiais, como por exemplo, a queima de metais. Combustão (SILVA e PITOMBO, 2006) é um dos conceitos mais trabalhados em ambiente escolar e muito associado ao termo queima que é entendido igualmente por pessoas escolarizadas ou não. Acredita-se que os alunos chegam ao ambiente escolar com alguma ideia do que seja queima e, por isso, é importante conhecer suas ideias, opiniões e imagens estruturadas no saber prático. Portanto, os objetos educacionais foram pensados com o objetivo de possibilitar aos alunos o aprendizado desses importantes conceitos, como também o conhecimento do contexto histórico onde esses conhecimentos foram construídos.

3 3 DESENVOLVIMENTO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS 1º. Objeto - a balança de travessão: A balança de travessão foi escolhida para que o aluno visualizasse de forma clara o ganho e perda de massa, sem precisão somente para introdução da teoria do Flogístico. Construção do objeto Para a construção da balança usou-se como parâmetro a descrição de Beltran e Ciscato (1991) na qual os autores descrevem a sua construção como também indica possíveis discussões a partir desse objeto. A balança (figura 1, anexo I) foi construída usando-se como travessão um arame grosso de aproximadamente um (1) metro de comprimento. É conveniente o uso do arame grosso para que o travessão não entorte com o próprio peso. Como base para o travessão foi confeccionado um suporte de madeira para que o travessão ficasse aproximadamente, a altura de um (1) metro do chão. Em cada lado do travessão foi colocado um prato de alumínio, feito com duas latas de refrigerante, suspenso por fios de cobre. 2ª. Objeto Jogo da linha do tempo: O segundo objeto consistiu em um jogo de memória relacionado a uma linha de tempo dos cientistas que se preocuparam com o estudo dos gases até o estudo de Lavoisier. O jogo de memória foi utilizado para promover o entendimento desta história de forma lúdica Construção do objeto A linha do tempo foi elaborada a partir de pesquisas em fontes primarias e secundarias da História da Química. Com a linha do tempo construída foi criado um jogo de memória onde as fotos dos personagens ficaram em cartões separados de outras informações como a teoria desenvolvida e a data, aproximada, de seu desenvolvimento. Os alunos receberiam esses cartões misturados e teriam então que começar a jogar o jogo de memória. Regras do jogo: os alunos teriam que colar em uma cartolina, a figura dos cientistas e as informações sobre a teoria desenvolvida por ele de forma cronológica criando uma linha do tempo. Os alunos foram incentivados criarem a linha do tempo da forma que julgassem melhor e a complementar o trabalho com imagens desenhadas com canetinhas e lápis de cor. (figura 2, anexo I)

4 4 3º. Objeto - Experimentos: O objetivo desse objeto foi de ajudar a desenvolver nos alunos a ideia de que o gás existe e este possui massa. Construção do objeto Os experimentos são simples e de baixo custo, baseiam-se na reação entre vinagre de cozinha (ácido acético) e bicarbonato de sódio em um sistema fechado. Para garantir que o sistema fosse fechado usou-se uma garrafa pet de 600 ml (figura 3, anexo I). A reação se dá inicialmente com a garrafa fechada, onde a garra fica, durante todo o experimento, em cima da balança. Com o esquema descrito acima os alunos puderam acompanhar a reação e a conservação da massa. Ao término da reação a garrafa foi aberta deixando o gás escapar e o experimento foi pesado novamente, nesse momento os alunos observaram a redução da massa ocasionada pela ausência do gás na garrafa. Para a elaboração desses experimentos foram testados recipientes de diversos materiais e tamanhos, pois o grande desafio era o de não deixar o gás escapar durante a reação química. Roteiros dos dois experimentos em anexo (anexo II) Com esse objeto a SAT foi finalizada. ANÁLISE DOS RESULTADOS Aplicação do objeto balança de travessão: A queima de um determinado material, em um dos lados de uma balança de travessão, foi feita com o propósito de discutir com os alunos se o medial se tornaria mais leve ou mais pesado que o material original após a queima (figura 4, anexo I). Durante a queima desses materiais (papel, palha de aço e vela) os alunos foram questionados sobre qual lado da balança ficaria mais pesado, o lado do material queimado ou o lado do material que não foi queimado. Aplicação do objeto jogo da linha do tempo No início da aula foi feita uma apresentação, em Power point, dos cientistas, envolvidos no desenvolvimento da ideia do gás, após a apresentação e discussão dos slides foi exibido um filme (editado pelos bolsistas) sobre Lavoisier. O objetivo do filme foi o de construir o contexto histórico da época de Lavoisier, discutindo a situação da França naquele período (a revolução francesa). A apresentação dos slides foi feita

5 5 com o objetivo de apresentar as discussões que ocorriam na comunidade cientifica em relação à ideia de gás. Na segunda aula foi desenvolvido um jogo com os personagens e informações do filme visto na aula anterior. Após essa atividade os alunos, em grupo, construíram a linha do tempo (figura 2, anexo I), em uma cartolina. Nessa atividade observamos o envolvimento e a participação ativa dos alunos com a atividade, muitos alunos que não participavam da aula se interessaram pela atividade e a realizaram com êxito e empenho, enriquecendo, por exemplo, a linha do tempo com desenhos e frases. Aplicação do objeto experimento: Os alunos foram divididos em grupo para a realização do experimento, cada grupo foi acompanhado por um bolsista ou pela professora supervisora (figura 5, anexo I). Durante o experimento os alunos realizaram anotações e responderam as questões propostas no roteiro (anexo II). Nas turmas em que as atividades foram realizadas, observava-se uma baixa frequência dos alunos, entretanto, essa frequência foi aumentando a cada aula. Nessa última aula, observamos que a sala tinha uma quantidade maior de alunos do que nas aulas anteriores e que os alunos estavam se empenhando na realização do experimento, entretanto estavam inseguros no momento de realiza-lo, pois alegavam não possuir habilidades para esse tipo de atividade, já que eles, até então, só tinham observado a realização de atividades experimentais. CONCLUSÕES Através destas atividades, os alunos puderam perceber que a Química não é um conjunto de fórmulas e símbolos para serem memorizados, mas sim um conjunto de conhecimentos necessários para que eles possam compreender o mundo à sua volta, pois a Química está presente no desenvolvimento industrial, tecnológico e no cotidiano, visando à qualidade de vida do ser humano. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, desenvolvimento pessoal, social e cultural, os processos de socialização, comunicação, expressão e a construção do conhecimento.

6 6 Acreditamos que os objetos educacionais desenvolvidos e usados na SAT Lavoisier puderam proporcionar um maior interesse pela química, como também a valorização do aspecto histórico e social do conhecimento. REFERÊNCIAS BELTRAN, N. O., CISCATO, C.A.M., Química. Coleção Magistério 2º. Grau. 2ª. Ed. Editora Cortez,São Paulo, p.56-61,1991. GIL- PÉREZ, D. Contribución de la historia y la filosofía de las ciencias al desarrollo de um modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación, Enseñanza de las Ciencias. 11 (2): PORTO, P. A.. Ensino de química em foco. Ed. Unijuí, p , SILVA, M. A. E; PITOMBO, L. R. M., Como os alunos entendem queima e combustão: contribuições a partir de representações sociais. Química Nova na Escola. N 23, p , MAIO, 2006.

7 7 ANEXO I: Imagens Figura 1: balança de travessão construída pelos bolsistas do Pibid. Figura 2: Atividade do Pibid na escola: construção da linha do tempo. Pensadores da ciência. Figura 3: Atividade do Pibid na escola: o estudo do gás e conservação de massa.

8 8 Figura 4: Atividade do Pibid na escola: queima da palha de aço. Teoria do Flogístico. Figura 5: Atividade do Pibid na escola: experimentos para o estudo do gás e conservação de massa.

9 ANEXO II ROTEIROS EXPERIMENTAIS 9

10 10

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

PIBID auxiliando em uma atividade avaliativa

PIBID auxiliando em uma atividade avaliativa Intervenções PIBID auxiliando em uma atividade avaliativa Objetivo: Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios caso tivessem dúvidas sobre o que se estava sendo pedido. Descrição: Esta atividade foi

Leia mais

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3.

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. Trabalho de Iniciação à Docência ¹- Acadêmica do Curso de

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Alfabetização Interdisciplinar. Ciências e Linguagens.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Alfabetização Interdisciplinar. Ciências e Linguagens. O ENSINO DE CIÊNCIAS E LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O ESPAÇO EM UMA LINGUAGEM INTERDISCIPLINAR Área temática: Responsável pelo trabalho: BRABO, J.N.C. Instituição: Universidade

Leia mais

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10 6º ANO MANHÃ ÀS ÀS 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 01 1ª 2ª ÀS ÀS 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 02 1ª ÀS ÀS 2ª 3ª 4ª 5ª / Ruth 8º ANO MANHÃ 1ª 2ª ÀS ÀS ÀS 12:50 3ª

Leia mais

INTERVENÇÃO. Dilatação Térmica

INTERVENÇÃO. Dilatação Térmica INTERVENÇÃO Dilatação Térmica Por: Alice Lemos Costa CONTEXTUALIZAÇÃO Na termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura,

Leia mais

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA

DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA DESCOBRINDO AS FORMAS DA ÁGUA Monique Aparecida Voltarelli Resumo Este trabalho foi desenvolvido com crianças da fase 5 da educação infantil de uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Carlos.

Leia mais

PIBID MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE CASINHAS DE JARDIM COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

PIBID MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE CASINHAS DE JARDIM COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PIBID MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE CASINHAS DE JARDIM COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO A.P.V. RENGEL 1 ; A. ÁVILA¹; D. D. CHIESA¹; D. BAVARESCO 2 ; G.B.F.DIAS 3, M.CARRARO¹; M. MAITO¹; RESUMO: Inovações no

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2. Nome do Projeto: Preservando o Passado, Pensando no Futuro

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2. Nome do Projeto: Preservando o Passado, Pensando no Futuro Educação Patrimonial Município de Córrego do Bom Jesus/MG 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 1. Município: Córrego do Bom Jesus 2. Nome do Projeto: Preservando o Passado, Pensando no

Leia mais

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Bolsistas: Ana Luiza Porto (voluntária); Daniela Lêdo; Mayra Santos; Samara Pereira; Viviane Cuadros. Supervisora: Professora do magistério

Leia mais

AS METODOLOGIAS USADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

AS METODOLOGIAS USADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM AS METODOLOGIAS USADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM Fabrício Soares de Sousa (Graduando- UFPI) Junielson Soares da Silva (Graduando- UFPI) Janete Diane Nogueira

Leia mais

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID Danilo Augusto Matos 1, Vinícius Nunes dos Santos 1, Daniela Marques Alexandrino 2*, Maria Celeste Passos Silva Nascimento

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

Figura 1: Imagem disponível em: http://cappuccinocomnanechan.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-queijo.html Acessado em 05/05/2014 ás 08h: 21min.

Figura 1: Imagem disponível em: http://cappuccinocomnanechan.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-queijo.html Acessado em 05/05/2014 ás 08h: 21min. TÍTULO: Conhecendo e construindo a Tabela Periódica. MOTIVAÇÃO 1: Figura 1: Imagem disponível em: http://cappuccinocomnanechan.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-queijo.html Acessado em 05/05/2014 ás 08h:

Leia mais

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira Pibidianos participantes na escola: Adriana Daiana Gleice Suelen Thais Valdecir Professora supervisora: Milena Esmério PIBID auxiliando em uma atividade

Leia mais

CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA

CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA Elcio Correia de Souza Tavares; Angela Maria Ribeiro Farias; Leonardo Cavalcanti de Souza Centro Estadual de Educação Profissionalizante

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1

TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1 TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL1 1 Isadora Somavila 2, Fernando Jaime González 3. 1 Trabalho vinculado ao projeto Transformação da Educação

Leia mais

PIBID: USANDO EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA * Leonardo Santos Souza 1 Sandra Hunsche (Orientador) 2

PIBID: USANDO EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA * Leonardo Santos Souza 1 Sandra Hunsche (Orientador) 2 PIBID: USANDO EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA * Leonardo Santos Souza 1 Sandra Hunsche (Orientador) 2 Eixo Temático: 2. Docência e formação de professores Palavras-Chave: Experimentação; PIBID; Ensino

Leia mais

XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Coordenadora subprojeto: RIBEIRO, Andréa Jaqueline Prates Supervisora: GALLINA, Dalvana Bolsistas: BERGAMASCHI, Anderson BONAMIGO, Daniela Subprojeto: Educação Física/SMO

Leia mais

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS/DEMONSTRAÇÕES E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS/DEMONSTRAÇÕES E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS/DEMONSTRAÇÕES E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS Jéssica Regina Romão Cabral Departamento de Ciências Naturais Universidade Federal de São João del Rei 20

Leia mais

O uso do Cordel no ensino de Geografia

O uso do Cordel no ensino de Geografia O uso do Cordel no ensino de Geografia Universidade Luterana do Brasil - Ulbra Thais Cardoso Dias (thais.cardosodias@hotmail.com) Jessica Luiz Vieira (jessicaluizvieira@outlook.com) Jussara Alves Pinheiro

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Propriedades do ar Nataly Bicca Duarte Queila Mendes Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O ar existe e nos cerca, mas como sabemos que existe se não podemos ver? Por conta das propriedades

Leia mais

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley

PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley PIBID: aperfeiçoando o ensino de Física na Escola Estadual Berilo Wanderley Emanuel Freitas de ALMEIDA (1); Luiz Roberto da SILVA (2); Wenna Karolla da Rocha MARINHO (3); Raimundo Nonato de MEDEIROS JUNIOR

Leia mais

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS Apresentação: Pôster Nairy Rodrigues de Oliveira 1 ; Adriana dos Santos Carvalho 2 ; Quêmele Braga de Amorim

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

GEOGRAFIA DAS IMAGENS: A FOTO QUE FALA

GEOGRAFIA DAS IMAGENS: A FOTO QUE FALA GEOGRAFIA DAS IMAGENS: A FOTO QUE FALA Malena Ramos Silva¹ Marcos Eduardo Nascimento Moraes² Sára de Oliveira Honorato³ Roberto Márcio da Silveira 4 1 malena_mrs@hotmail.com; 2 menmoraes@gmail.com; 3 saryta.94@hotmail.com;

Leia mais

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Andreza Barboza da Silva; Ana Paula Santos Fidelis Universidade Federal de Pernambuco andrezabarbozasilva@hotmail.com ppfidelis@gmail.com

Leia mais

FOGUETES DE GARRAFA PET

FOGUETES DE GARRAFA PET FOGUETES DE GARRAFA PET RESUMO O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma atividade experimental, realizada por um professor de física em conjunto com os alunos, em uma escola

Leia mais

Horário de Aulas Fundamental II

Horário de Aulas Fundamental II Infantil - Fundamental - Médio Horário de Aulas Fundamental II 1ª AULA 7H10 ÀS 8H 2ª AULA 8H ÀS 8H50 3ª AULA 8H50 ÀS 9H40 INTERVALO 9H40 ÀS 10H 4ª AULA 10H ÀS 10H50 5ª AULA 10H50 ÀS 11H40 6ª AULA 11H40

Leia mais

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 RESUMO Melquisedec Anselmo da Costa AZEVEDO

Leia mais

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Philippe Perrenoud Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Genebra 2012 Endereços Internet http://www.unige.ch/fapse/sse/teachers/perrenoud/

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA

ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA XX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2013 São Paulo, SP 1 ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A INSERÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA Ana Paula de Sá Alvarenga

Leia mais

ANEXO OBJETOS DE APRENDIZAGEM B:

ANEXO OBJETOS DE APRENDIZAGEM B: ANEXO OBJETOS DE APRENDIZAGEM B: Foram considerados como OBJETOS DE APRENDIZAGEM os painéis, as maquetes e experimentos realizados pelo Subprojeto de Biologia do PIBID, em parceria com toda a comunidade

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Paulo e

Leia mais

ENSINO E CONCEPÇOES DE ALUNOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA

ENSINO E CONCEPÇOES DE ALUNOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA ENSINO E CONCEPÇOES DE ALUNOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA José Costa Filho¹, Altemária de Sousa Silva¹, Luiz Fernando do Nascimento¹, Neyrilane Rodrigues Silva¹, Roberval Soares das Neves¹, Emannuel Sousa

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANOTOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANOTOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO EXPERIÊNCIAS DE UM MINICURSO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA ANOTOMIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO Rosângela Miranda de Lima 1, Josilene Maria de Almeida2, Wellington do Nascimento Pereira3, Prof. Dr.Paulo

Leia mais

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA ANCILOSTOMÍASE E ASCARIDÍASE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA, PB INTRODUÇÃO Jonatas Pereira

Leia mais

PERFIL DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO REGULAR DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL SARMENTO ATENDIDOS PELO PROJETO PIBID/IFPA

PERFIL DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO REGULAR DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL SARMENTO ATENDIDOS PELO PROJETO PIBID/IFPA PERFIL DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO REGULAR DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL SARMENTO ATENDIDOS PELO PROJETO PIBID/IFPA Sandra Miranda E.E.E.F.M. Coronel Sarmento sandramir2005@yahoo.com.br Resumo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA Yuri Miguel da Silva 1 ; Sebastião Lucas de Farias 2 ; Magadã Lira 3 ; 1 Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória

Leia mais

ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE O MOVIMENTO UNIFORME REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE O MOVIMENTO UNIFORME REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE O MOVIMENTO UNIFORME REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ilana Paula da Silva 1, Edilaine Cardoso Mendes 2, Jane Rosa 3 Resumo Este trabalho apresenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CEDUC: CENTRO EDUCACIONAL. ITAMARA CARDOSO DOS SANTOS JULIANA LIMA MAGALHÃES SUANI MARA DA SILVA VIANA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) BOA

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Equações básicas Uma análise de qualquer problema em Mecânica dos Fluidos, necessariamente se inicia, quer diretamente ou indiretamente, com a definição das leis básicas que governam o movimento do fluido.

Leia mais

PROFESSOR: Guilherme Franklin Lauxen Neto

PROFESSOR: Guilherme Franklin Lauxen Neto ALUNO TURMA: 2 Ano DATA / /2015 PROFESSOR: Guilherme Franklin Lauxen Neto DEVOLUTIVA: / /2015 1) Dado um cilindro de revolução de altura 12 cm e raio da base 4 cm, determine: a) a área da base do cilindro.

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Temperatura, calor e 1ª Lei da Termodinâmica

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Temperatura, calor e 1ª Lei da Termodinâmica Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Temperatura, calor e 1ª Lei da Termodinâmica Termodinâmica A termodinâmica explica as principais propriedades da matéria e a correlação entre estas propriedades

Leia mais

E.E. Prof. Sílvio Xavier Antunes. Palavras-chave: iniciação científica; desenvolvimento de competências; ensino médio.

E.E. Prof. Sílvio Xavier Antunes. Palavras-chave: iniciação científica; desenvolvimento de competências; ensino médio. A implantação de um projeto de Iniciação científica no ensino médio como estratégia para o desenvolvimento de competências e interesse dos alunos pela ciência Luiz Fonseca dos Santos Junior 1, Doutor em

Leia mais

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS Fábio Gomes Nunes (1), Fagner Cardoso do Nascimento (2) 1 Universidade Federal Rural de Pernambuco, professorfabiogomes@gmail.com,

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Ciências Data: 17/02 Tema: Dengue, chicungunya: sintomas e prevenção Objetivo: Compartilhar conhecimento a respeito do tema Descrição da atividade: Jornal falado Participação

Leia mais

CRISTÃO DO RECIFE 2014

CRISTÃO DO RECIFE 2014 CRISTÃO DO RECIFE 2014 COLÉGIO CRISTÃO DO RECIFE COLÉGIO CRISTÃO Contribuir para a formação do seu filho desde cedo, é prioridade pra gente. A partir de 2013, o Colégio o- ferece o CCR Baby, para crianças

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1

ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA: OS CONTEÚDOS COM BASES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMEANTAL 1 Priscilla Régia de Castro PEREIRA 2 Ivanilton José de OLIVEIRA 3 Introdução Dentre as pesquisas existentes

Leia mais

Diário de Bordo. Nome: Fernando Oliveira Machado Função: Supervisor

Diário de Bordo. Nome: Fernando Oliveira Machado Função: Supervisor Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Projeto Ciências Exatas

Leia mais

HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA

HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA HIDROTABULEIRO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR A HIDROSTÁTICA Emmanuelle Dayane de Souza França emmanuelle.vs@gmail.com Marciana Cavalcante da Silva marcianakwy@gmail.com Isabelle Priscila Carneiro

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Jardim 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Inglês Obs.: Para proposta

Leia mais

JOGOS NO ENSINO DA QUÍMICA: JOGO DE TABULEIRO TRILHANDO A QUIMICA

JOGOS NO ENSINO DA QUÍMICA: JOGO DE TABULEIRO TRILHANDO A QUIMICA Especificar a Área do trabalho Ensino Aprendizagem JOGOS NO ENSINO DA QUÍMICA: JOGO DE TABULEIRO TRILHANDO A QUIMICA Andressa de O. Almeida (1*), Nirleide S. J. Almeida (2), Alzenir M. Mendes (3), Patrícia

Leia mais

APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO

APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO CAMPUS DE BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID - LETRAS APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO Bolsista: Camila da Luz Peralta Kassandra dos Santos Pâmela Castro Melina Pereira Andréia Castro Coordenadora:

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª Aluno(a): Turma: 1ª Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação

Leia mais

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME Christiane Marques Rodrigues (1); Wallison Fernando Bernardino da Silva (1); Jefferson Bonifácio Silva (2); Lenilson

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO Ms. Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro IFFluminense/ISECENSA/UCAM/CEJN mvaleria@censanet.com.br

Leia mais

TRABALHANDO MEDIDAS E GRANDEZAS POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS

TRABALHANDO MEDIDAS E GRANDEZAS POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS TRABALHANDO MEDIDAS E GRANDEZAS POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Fabíola da Cruz Martins 2 Jaqueline Lixandrão Santos 3 RESUMO No Brasil, os professores tinham certa dificuldade

Leia mais

O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO

O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO Jéssica Coimbra Aguilar 1, Ana Caroline Fagundes de Castro 2, Fernanda Helena Nogueira Ferreira³ 1,2 Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS

ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS AZEVEDO, N. A. S. (1); GALVÃO, C. L. (2); SANTOS, J. R. (3); SILVA, M. M. F. (4) (Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Projeto Log na Vida: aplicação dos logaritmos na química, o cálculo do ph. Professor autor do projeto: Ana Patrícia de Paula Matos Carraro

Projeto Log na Vida: aplicação dos logaritmos na química, o cálculo do ph. Professor autor do projeto: Ana Patrícia de Paula Matos Carraro Projeto Log na Vida: aplicação dos logaritmos na química, o cálculo do ph. Professor autor do projeto: Ana Patrícia de Paula Matos Carraro Justificativa Tendo em vista a real necessidade de dinamizar e

Leia mais

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil.

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos da turma 1F8.

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ALGORITMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ALGORITMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ALGORITMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Árllon Chaves Lima, Deciola Fernades Sousa Instituto Ciberespacial (ICIBE) Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) arllonlima, deciola

Leia mais

superação do bullying na escola Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta

superação do bullying na escola Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta Protagonismo infantojuvenil: um convite a superação do bullying na escola Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta O que nos diz o cotidiano da escola? (Partes do livro Problemas de Medo Editora Adonis, 2015).

Leia mais

Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio. Professor Robert Saraiva Matos

Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio. Professor Robert Saraiva Matos Uso de artefatos experimentais como auxílio didático pedagógico no ensino de física de nível médio Professor Robert Saraiva Matos Sumário Introdução; Preparação do experimento Anéis Ressonantes ; Discussão;

Leia mais

A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL

A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL A MATEMÁTICA NA COPA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA BANDEIRA DO BRASIL Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Luciano Gomes SOARES lgs.007@hotmail.com Lindemberg

Leia mais

A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO

A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO Eleine Batinga Rodrigues dos Santos 1, Gislany Wanessa da Silva Cerqueira 1, Romildo Monteiro 1, Sandra Lúcia dos Santos

Leia mais

O objetivo do estágio curricular é de possibilitar ao aluno:

O objetivo do estágio curricular é de possibilitar ao aluno: FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Versão 2016.1 PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Prezado acadêmico Este manual destina-se a orientar o aluno de Licenciatura em Pedagogia

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO- INVESTIGATIVOS SOBRE O TEMA COMBUSTÃO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO- INVESTIGATIVOS SOBRE O TEMA COMBUSTÃO 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO- INVESTIGATIVOS SOBRE O TEMA COMBUSTÃO Produto Educacional gerado a partir da dissertação de mestrado: Vídeos de Experimentos Demonstrativo-Investigativos:

Leia mais

ESTUDANDO OS MODELOS COSMOLOGICOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PROBLEMATIZADORA

ESTUDANDO OS MODELOS COSMOLOGICOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PROBLEMATIZADORA ESTUDANDO OS MODELOS COSMOLOGICOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PROBLEMATIZADORA Vanessa Batista da Costa¹; Valter Costa de Vasconcelos²; Renally Gonçalves da Silva³; Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

IV ENCONTRO DO PIBID DO IFMG - 24 e 25 de setembro de 2015

IV ENCONTRO DO PIBID DO IFMG - 24 e 25 de setembro de 2015 DISLEXIA SOU DIFERENTE, APRENDO DIFERENTE. 1 REIS, S. T. - IFMG campus Ouro Preto- sheilareisop@yahoo.com.br; 2 RAMALHO, M. S. - IFMG campos Ouro Preto- marcileneramalho@yahoo.com.br; 3 BARBOSA. C. G.

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade

Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Sala de Jogos da matemática à interdisciplinaridade Orientadora: Eliane Lopes Werneck de Andrade Matrícula SIAPE: 1697146 Orientada: Vitória Mota Araújo Matrícula UFF: 000105/06 Palavras-chave: Interdisciplinaridade,

Leia mais

Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2

Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2 Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2 Introdução Para além do arame, um dos materiais que dá mais interesse às peças de bijutaria são as contas. Podem ser de vidro, cristal, metal, madeira,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro Célia Vanderlei da SILVA, Crislaine Aparecida R. SALOMÃO, Elaine

Leia mais

Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura

Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura Fabiane Elidia Dias 1, Rubens Francisco Ventrici de Souza 2 Resumo O Clube de Ciência

Leia mais

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS O USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS Alex de Santana Rodrigues 1 Cristiane S. da Silva 2 Resumo. Este artigo visa descrever e refletir sobre uma metodologia utilizada

Leia mais

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba

Leia mais

PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL

PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL PROGRAMA DE CONSCIENTIZACAO DA SOCIEDADE CIVIL Programa de Conscientização da Sociedade Civil sobre uso e preservação das águas do Rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes - RJ. 1-) Introdução A Política

Leia mais

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes

Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação 7 Nome: Jacqueline Garcia Pereira Regional: Metro VII / CE Francisca Jeremias da Silveira Menezes Tutora: Roseli da Conceição Ramos Gomes INTRODUÇÃO O ensino

Leia mais

Luz, Câmera e Ações de Cidadania!

Luz, Câmera e Ações de Cidadania! Luz, Câmera e Ações de Cidadania! Professora: Hailla Oliveira Sampaio Ensino Fundamental I 3º ano - Matutino 2017 Apresentação No decorrer do terceiro bimestre, os alunos do 3º ano participaram de diversas

Leia mais

LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA

LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA LABORATÓRIO PROBLEMATIZADOR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA: DA ONÇA AO QUILOGRAMA Eliane Pereira Alves Universidade Estadual da Paraíba (lianepa10@hotmail.com) Maria Sílvia Santos de Lima Universidade

Leia mais

Intervenção. Semana de Recepção aos Calouros. 23 a 27 de março de Jogo da Mentira

Intervenção. Semana de Recepção aos Calouros. 23 a 27 de março de Jogo da Mentira Intervenção Semana de Recepção aos Calouros 23 a 27 de março de 2015 Jogo da Mentira Autores: Bruna Barcelos e Rutilene Carmo. CONTEXTUALIZAÇÃO O modo como os alunos se integram ao contexto do ensino superior

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista: Licenciando em Química Bruno Yuri Diogo Silva. Co- autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

Sequência Didática. Nome do Bolsista: Licenciando em Química Bruno Yuri Diogo Silva. Co- autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Sequência Didática Nome do Bolsista: Licenciando em Química Bruno Yuri Diogo Silva Co- autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Perfil do aluno a quem a sequência será destinada: Esta sequência é destinada

Leia mais

O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Susana Barbosa Ribeiro Bernardo (Mestrado em História Social, UEL) e Cristiano Biazzo Simon(UEL) 2 Palavras chaves: fontes históricas,

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

4 Contextualização das Escolas Pesquisadas

4 Contextualização das Escolas Pesquisadas 4 Contextualização das Escolas Pesquisadas Neste capítulo são apresentadas as Escolas C, D e E em relação ao contexto geográfico no qual estão inseridas, à caracterização da área ocupada pelas instituições

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste 1 Introdução Autor(a): Humberto de Medeiros Silva Coautor(es): Inalmir Bruno Andrade

Leia mais

EXPERIMENTOS RECREATIVOS QUE AUXILIAM NO APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EXPERIMENTOS RECREATIVOS QUE AUXILIAM NO APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPERIMENTOS RECREATIVOS QUE AUXILIAM NO APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Fernando Pegorini Nava 1 ; Marco Preto Zancanelli²; Jaquiel Salvi Fernandes³ INTRODUÇÃO O uso de aulas práticas ou experimentos,

Leia mais

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francielle de Oliveira Costa 1 ; Jorge José Araujo da Silva 2 Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte E-mail:

Leia mais

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira UEPG joselba@hotmail.com Aline Mendes de Arruda UEPG alimendesa@gmail.com Joseli Almeida Camargo UEPG jojocam@terra.com.br Resumo: A atividade foi desenvolvida

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA A PARTIR DA ELETRÓLISE DA ÁGUA. Resumo

PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA A PARTIR DA ELETRÓLISE DA ÁGUA. Resumo PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA A PARTIR DA ELETRÓLISE DA ÁGUA Leonardo Ribeiro Caetano 1 -IFF GE: Pesquisa e Educação Básica. Resumo A Química está relacionada

Leia mais

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 24/04/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 24/04/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES MONTEIRO DISCIPLINA: TEATRO / TURMA: 4º ANO D SUPERVISOR: FELIPE FAGUNDES BOLSISTAS: SUAME MEDEIROS / ILDISNEI MEDEIROS *Vale ressaltar que os demais bolsistas

Leia mais