NOVOS PARADIGMAS PARA O EMPREENDEDORISMO O Caso Português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVOS PARADIGMAS PARA O EMPREENDEDORISMO O Caso Português"

Transcrição

1 NOVOS PARADIGMAS PARA O EMPREENDEDORISMO O Caso Português A importância da aposta em super-clusters globais, nomeadamente em Silicon Valley Como é que Portugal pode responder melhor aos desafios do mundo multipolar e cada vez mais global e mais competitivo? Como é que Portugal pode tirar melhor partido da sua base de talento, do crescente espírito empreendedor e de iniciativas empresariais? Como é que quebramos o ciclo de baixo crescimento estrutural, balança de pagamentos deficitária, e endividamento crescente? No nosso entender é preciso pensar out of the box e procurar novos paradigmas de análise e actuação. As soluções anteriores já não são suficientes. Um dos caminhos a seguir é a aposta numa ligação estruturada e continuada a hubs mundiais de inovação e a aceleradores globais de empreendedorismo, i.e. aos hyperclusters de inovação e empreendedorismo que estimulam o crescimento económico mundial. Neste contexto, Silicon Valley pode ser uma aposta da maior importância para os empreendedores e a economia portuguesa. Mas somente se conseguirmos pensar em paradigmas diferentes dos que predominam ainda no nosso pensamento, se a aposta for bem estruturada e consistente e se sairmos da nossa zona de conforto. Mas como fazê-lo? Apresentamos neste artigo uma visão e iniciativas já em implementação 1. Um Portugal Urgente O tempo esgotou, corremos contra relógio. Há muita coisa a fazer em várias frentes e não há quick fixes, soluções simples e fáceis. No entanto, é certo que para além da situação imediata do défice e do endividamento, a solução final passa pela maior competitividade da nossa economia no mercado global. Neste contexto, entre outras coisas, precisamos de estimular e apoiar o espírito e as iniciativas empreendedoras, o talento, a inovação, a internacionalização das empresas, a globalização das empresas de elevado potencial de crescimento, as exportações, a inovação e a produtividade.

2 2. Um Portugal Empreendedor e Bloqueado Paradoxalmente à presente situação da economia portuguesa, há sinais evidentes de um Portugal talentoso, empreendedor, inovador, de espírito global. As universidades produzem jovens cada vez mais bem preparados e mais orientados para o empreendedorismo e também mais doutorados. Novas empresas, com produtos inovadores, com empreendedores determinados, surgem e vigam no mercado, embora por vezes com algumas dificuldades. No entanto, para além de haver Estado a mais (um problema estrutural de enorme peso), o nosso ecossistema de apoio ao empreendedorismo é fraco e não tem conseguido apoiar e, acima de tudo, aproveitar este talento de elevado potencial económico. O capital de risco é extremamente conservador e de capacidade limitada. As grandes empresas só recentemente descobriram o conceito de open innovation e, na maior parte dos casos, ficam-se pelo discurso. Não há uma ligação efectiva de grandes com pequenas empresas, numa cadeia de valor integrada no mercado nacional e no esforço de internacionalização. A ligação universidade-empresas está a melhorar, mas ainda lentamente. Os apoios da Comissão Europeia e do Estado são importantes para apoiar uma base emergente de empreendedorismo, mas por implicação das suas regras burocráticas de funcionamento são cegos em relação às ideias e aos projectos de maior valor e a grandes oportunidades de mercado. O mercado é conservador, apostando mais facilmente em poderes instalados e em personalidades do que em mérito competitivo e em talento. 3. Saltar Etapas Com Silicon Valley Neste contexto, como referido na introdução, um dos caminhos a seguir é a aposta numa ligação estruturada e continuada a hubs mundiais de inovação e a aceleradores globais de empreendedorismo, i.e. aos super-clusters de inovação e empreendedorismo que estimulam o crescimento económico mundial. Quanto mais interligados estivermos com estes centros mais beneficiamos da inovação que alimenta o crescimento mundial. Neste campeonato, Silicon Valley pode ser uma aposta da maior importância para os empreendedores e a economia portuguesa. Não temos uma ideia simplista de que está tudo mal em Portugal e que está tudo bem Direitos Reservados. Leadership Business Consulting, S.A.

3 em Silicon Valley. A situação no campo competitivo está a melhorar em Portugal. No entanto, não só precisamos de saltar etapas, porque estamos sem tempo, como, num mundo global e multipolar, precisamos de actuar em rede com os centros que têm aquilo que nós não temos. 4. Porque Silicon Valley Pode ser uma Referência? Silicon Valley é simplesmente o hypercluster de inovação e empreendedorismo de maior sucesso a nível mundial, concentrando, em 2009, 40% de todo o venture capital dos EUA, tendo esta percentagem aumentando para 44% no primeiro semestre de Tem sido berço das empresas mais relevantes da economia do século XXI. As empresas mais inovadoras foram criadas nesse pólo ou estão lá instaladas, sendo a procura da next big idea o principal driver para a inovação. A concentração de universidades e empresas multinacionais de referência, a flexibilidade e eficiência dos mercados de capital e trabalho, a presença de investidores e o ambiente colaborativo fazem de Silicon Valley um ambiente sem paralelo a nível mundial. Mas, acima de tudo, tem uma cultura de empreendedorismo sem paralelo, com base histórica na cultura de fronteira, que promove processos rápidos e eficientes, permitindo a rápida evolução desde a ideia até ao mercado: i) ideias disruptivas são encorajadas e promovidas, ii) ideais são desenvolvidas à escala global e é promovida a assunção de riscos. No passado, várias das grandes empresas europeias instalaram em Silicon Valley centros de inovação ligados aos da casa mãe para tirar partido deste ecossistema. Hoje em dia, há um novo movimento. Vários países desenvolveram iniciativas sistematizadas de ligação das suas jovens empresas a Silicon Valley. Os resultados são positivos. Este movimento está a crescer. E Portugal o que está a fazer? 5. Mas como Fazê-lo? Novos Paradigmas! As soluções estáticas, como as missões comerciais e a presença em feiras, têm o seu valor, mas não chegam. Têm pouco risco, custos controlados, sabemos como começam e como acabam. São mais fáceis de organizar. Mas não chegam, ficam-se

4 pela componente mercantil, que é importante, mas insuficiente para melhorar estruturalmente a nossa competitividade. Não penetram na teia de relacionamentos de valor que é preciso construir, não promovem uma aprendizagem de elevado impacto nos modelos de negócio que precisamos de construir para vencer à escala global. São precisas soluções mais dinâmicas, de maior risco, mas com maior potencial de gerar valor económico, baseadas no networking, na permanência, na emersão dentro do fabrico do que verdadeiramente faz as coisas vibrar. É preciso uma ligação empresarial efectiva, aprender a trabalhar em rede a nível internacional e arriscar competir em ambientes mais exigentes. Não há certamente um balcão de atendimento orientado para empreendedores que chegam a Silicon Valley. Precisamente, o que há em Silicon Valley é um mercado, uma cultura, uma teia complexa de relacionamentos interdependentes e dinâmicos, que não trazem manual de instruções. A aprendizagem demora tempo, os relacionamentos têm de se construir um a um, num rendilhado, a vida é cara. Por este motivo, acreditamos que é preciso construir uma abordagem estruturada, sistematizada e sustentável no tempo, de ligação da inovação empresarial em Portugal com Silicon Valley, seguindo o exemplo das iniciativas de outros países. Esta abordagem, que se pode designar de Silicon Valley Bridge to Portugal, deve envolver três dimensões: a. Incubação: Promover a incubação de Champions em Silicon Valley, i.e., Montar um esquema de incubação de start-ups e de aceleração de empresas de elevado potencial de crescimento e de globalização. O objectivo é expor os novos talentos e empreendedores portugueses ao ambiente empresarial de Silicon Valley por forma a impactar na cultura empresarial, testar e melhorar modelos de negócio, construir network empresarial, aceder a mercados globais e a financiamento. O resultado a obter deve ser o sucesso a nível global (para algumas) ou/e o crescimento rápido de resultados e de exportações quando regressam à base nacional. b. Financiamento: Montar um sistema de financiamento para o crescimento global das empresas de elevado potencial fora de Portugal, com efectividade o Direitos Reservados. Leadership Business Consulting, S.A.

5 mais rapidamente possível. Esta dimensão teria duas componentes: i) Mobilizar capital para financiar o crescimento das start-ups e jovens empresas portuguesas em Silicon Valley e ii) Montar um fundo de venture capital, com capital nacional e de outros países e de Silicon Valley, orientado para a internacionalização das empresas portuguesas, que permita crescimento fora de Portugal em termos orgânicos ou por aquisição. c. Ecossistema: Implementar em Portugal a aprendizagem sobre o ecossistema de empreendedorismo de Silicon Valley. Não o conseguimos replicar, mas conseguimos aprender e aplicar algumas coisas, especialmente se ligarmos as instituições mais relevantes do empreendedorismo de Silicon Valley com as instituições mais importantes nesta área em Portugal. 6. Sair da Zona de Conforto Este modelo só será possível construir se soubermos trabalhar em rede, de forma articulada entre várias entidades, com maturidade e elevado sentido de responsabilidade e orientação para um bem comum, partilhado. Acima de tudo é preciso sairmos da zona de conforto que nos é proporcionada pelas soluções já conhecidas. Ter capacidade para entrar num caminho cujo roadmap não está totalmente conhecido, mas que terá de ser construído ao longo da jornada. Fazer investimentos cujos retornos não estão garantidos, mas cujos resultados serão substancialmente maiores se tiverem sucesso. 7. Global Strategic Innovation e GSI Accelerators Existem desde já duas iniciativas a decorrer que se enquadram nesta perspectiva, ambas promovidas pela Leadership Business Consulting, com escritórios em Lisboa e em San Francisco. A primeira iniciativa é um programa de emersão intensivo de 7 dias (2 dias em Boston e 5 em Silicon Valley) dirigido a executivos de topo de grandes empresas e a CEOs de empresas de elevado potencial, designado de Global Strategic Innovation (ver mais informações e inscrições em Trata-se de

6 um programa premium, que conjuga quatro componentes: i) formação em inovação estratégica com referência mundiais (Professor Charles Fine do MIT, Professor Burton Lee de Stanford University, entre outros), ii) Interacção com Champions (sessão na Stanford Design School, visitas a Intel, VMWare, Cisco, Ideo, entre outras), iii) sessões com incubadoras como o Plug and Play Tech Center (SV), Cambridge Innovation Center (Boston), o fablab TechShop, entre outros, iv) Network exponencial (encontros com empresários locais, políticos luso-americanos, PALCUS, PAPS, venture capitalists, entre outros). O programa realizou-se o ano passado, com a participação do Dr. Basílio Horta, o Embaixador de Portugal nos EUA, e o apoio do congressista estadual António Cabral, do congressista federal Devin Nunes, do senador estadual Marc Pacheco, da PALCUS, da PAPS, do Plug and Play Tech Center e, em Portugal, da AICEP, da ANEMM, da APDC, da CCAP e da FLAD. Este ano, o Global Strategic Innovation 2011 terá lugar entre os dias 12 e 20 de Março. A segunda iniciativa é o GSI Accelerators que assegura um Pavilhão Português na incubadora de maior prestígio em Silicon Valley, o Plug and Play Tech Center, a partir de Abril de 2011 (mais informação no site Este pavilhão, cujo parceiro institucional é a AICEP, terá capacidade para apoiar até seis start-ups ou empresas já estabelecidas com elevado potencial de crescimento, por períodos de aceleração de três meses. Este programa de aceleração segue a melhor prática desenvolvida pelo Plug and Play e hoje seguida por outros países europeus que têm também pavilhões nesta prestigiada e bem-sucedida incubadora. 8. Actuar e Criar Tracção Estas são iniciativas estáveis e já no terreno. Mas são ainda um pequeno embrião do muito que se pode e deve fazer para se promover uma ligação estruturada a Silicon Valley e a outros centros de saber, empreendedorismo e inovação nos EUA, que tenha impacto significativo na economia portuguesa. Não há tempo a perder. Como disse John Kennedy, Think not of what your country can do for you, but what you can do for your country. O Portugal de hoje precisa Direitos Reservados. Leadership Business Consulting, S.A.

7 de todos aqueles que tenham um elevado sentido de responsabilidade social. Todos estamos convocados para actuar, não para debater, reflectir e criticar. Especialmente todos aqueles que podem promover uma efectiva ligação entre os EUA e Portugal através das suas empresas, das suas instituições, ou pessoalmente. Estes devem ser os líderes, ambicionar, acreditar, dar o exemplo, actuar, contribuir, com urgência. Carlos Oliveira Managing Partner na Leadership Business Consulting A Leadership Business Consulting, é uma empresa de consultoria de gestão, empenhada em garantir os mais elevados padrões de qualidade e valores profissionais, através de uma prestação de serviços muito personalizada nas áreas de estratégia, organização, optimização operacional e tecnologias de negócios. Leadership Business Consulting info@leadership-bc.com Johannesburg Lisboa Luanda Madrid Maputo Porto Praia San Francisco

As Macro Diferenças entre Portugal e Silicon Valley

As Macro Diferenças entre Portugal e Silicon Valley As Macro Diferenças entre Portugal e Silicon Valley Cultura e Colaboração Risco Partilha e colaboração Resultados Meritocracia Dimensão e Sofisticação Económica Conhecimento e Ecossistema Dimensão: massa

Leia mais

Eu vou a Silicon Valley com o Aveiro Empreendedor

Eu vou a Silicon Valley com o Aveiro Empreendedor Eu vou a Silicon Valley com o Aveiro Empreendedor Regulamento Artº 1º Definição e Âmbito 1. A Universidade de Aveiro (UA), através da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA), no

Leia mais

Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo. Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto

Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo. Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto Caros empresários e empreendedores aqui presentes, Minhas senhoras e meus

Leia mais

Projecto Inovação. Venture Lounge

Projecto Inovação. Venture Lounge Projecto Inovação Venture Lounge Frequentemente, as pequenas estruturas com conhecimento científico e/ou inovador e com ofertas diferenciadoras têm dificuldade em escalar a sua actividade, em consequência

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO

PLANO MUNICIPAL DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO PLANO MUNICIPAL DE 1. CONSELHO ESTRATÉGICO ECONÓMICO DE PENAFIEL Criação de um conselho consultivo capaz de agregar agentes económicos do concelho, parceiros estratégicos e personalidades de reconhecido

Leia mais

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Origem? Associação Empresarial sem fins lucrativos Criada em 2003 Iniciativa do então Presidente

Leia mais

A ESSÊNCIA DA INOVAÇÃO SOCIAL E COMO ESTÁ A MUDAR O MUNDO

A ESSÊNCIA DA INOVAÇÃO SOCIAL E COMO ESTÁ A MUDAR O MUNDO A ESSÊNCIA DA INOVAÇÃO SOCIAL E COMO ESTÁ A MUDAR O MUNDO PROFESSOR FILIPE SANTOS, PRESIDENTE DA PORTUGAL INOVAÇÃO SOCIAL Cerimónia do Prémio Portugal Inovador Social da Fundação Manuel António da Mota

Leia mais

INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO

INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO INOVAR PARA CRESCER A MAIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO DE EMPREGO 1- O Mundo Global e os fenómenos de inserção colectiva O processo de globalização competitiva, o terrorismo religioso, a escassez do petróleo

Leia mais

www.globalstrategicinnovation.com Página 2

www.globalstrategicinnovation.com Página 2 1 www.globalstrategicinnovation.com Página 2 Chegada Informações Básicas Check in: Hotel Parc 55 Localização: 55 Cyril Magnin Street, San Francisco, CA 94102 Perto do cruzamento da Market Street com a

Leia mais

Horário das aulas: Sexta: 19:00 22:30, com um intervalo de 10 min Sábado: 08:30 17:00, com dois intervalos de 10 min (manhã e tarde) + 1h30 de almoço

Horário das aulas: Sexta: 19:00 22:30, com um intervalo de 10 min Sábado: 08:30 17:00, com dois intervalos de 10 min (manhã e tarde) + 1h30 de almoço Master Startup 360º Professores: Luis Rasquilha, José Azarite, Érico Pastana, Marcelo Veras. Duração Total: 36 horas/aula (Dois finais de semana - Sexta à noite e sábado dia todo) Presencial: 24 h/a Canvas

Leia mais

feiras congressos 2016

feiras congressos 2016 feiras congressos 2016 feiras e congressos 3 SOMOS A IFE A nossa ambição é dotar os profissionais de conhecimentos e competências para melhorar a performance e transformar o seu potencial em resultados.

Leia mais

Your Innovation Week. Workshop de Gestão de Inovação

Your Innovation Week. Workshop de Gestão de Inovação Your Innovation Week Workshop de Gestão de Inovação Your Innovation Week by Squadra O que é? A chave de sucesso para inovar com eficácia reside na capacidade de criar uma cultura organizacional que estimule

Leia mais

Contextualização e importância

Contextualização e importância Contextualização e importância A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é o termo aplicado para descrever o conjunto de transformações que está a mudar a forma como os bens e produtos são produzidos

Leia mais

Respostas a Carlos Pereira do Diário Económico sobre Soluções Financeiras para PME. Em 19.09.11

Respostas a Carlos Pereira do Diário Económico sobre Soluções Financeiras para PME. Em 19.09.11 Respostas a Carlos Pereira do Diário Económico sobre Soluções Financeiras para PME. Em 19.09.11 1- Existem soluções financeiras no Capital de Risco destinadas a PME? Antes de mais é importante salientar

Leia mais

Plug and Play Tech Center é o maior centro de incubação tecnológica de Silicon Valley e trabalha com 220 start-ups em 3 edifícios diferentes na Bay

Plug and Play Tech Center é o maior centro de incubação tecnológica de Silicon Valley e trabalha com 220 start-ups em 3 edifícios diferentes na Bay Plug and Play Tech Center é o maior centro de incubação tecnológica de Silicon Valley e trabalha com 220 start-ups em 3 edifícios diferentes na Bay Area. 47 Parceiros Internacionais Canadian Trade Commissioner

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6-9 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7 TELECOMUNICAÇÕES 8 SERVIÇOS,

Leia mais

Desafios e Tendências na Inovação em Saúde. Qualihosp 2017

Desafios e Tendências na Inovação em Saúde. Qualihosp 2017 Desafios e Tendências na Inovação em Saúde Qualihosp 2017 A Berrini Ventures Primeira Aceleradora de Startups de Saúde do Brasil. Foco em apoiar e desenvolver startups de Saúde. Facilitando a conexão destas

Leia mais

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 Reflexões sobre uma nova Governança da CTI diante dos Atuais Paradigmas da Inovação e Empreendedorismo de Alto Impacto: Oportunidades para a Construção de um Novo Futuro Rodrigo

Leia mais

Encontro de IPSS do AVE

Encontro de IPSS do AVE Inovação e Empreendedorismo Social no Portugal2020 Encontro de IPSS do AVE 9 de Março de 2016 Susana Castanheira PORTUGAL INOVAÇÃO SOCIAL Portugal Inovação Social Iniciativa pública transversal ao Portugal2020

Leia mais

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014

IES. Uma Escola de Empreendedores Sociais. Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 IES Uma Escola de Empreendedores Sociais Tiago Ferreira Fundação AEP Setembro 2014 CONCEITO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Empreendedorismo Social é o processo de procura e implementação de soluções

Leia mais

3ª Edição do Caixa Empreender Award. Dr. Paulo Moita de Macedo

3ª Edição do Caixa Empreender Award. Dr. Paulo Moita de Macedo 3ª Edição do Caixa Empreender Award Dr. Paulo Moita de Macedo 16 de março de 2017 1 Muito Boa Tarde. Good evening, Exmo. Senhor Comissário Europeu, Senhor Secretário de Estado, caros empreendedores, investidores,

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo MBA MBA Coordenador Nacional Prof. Luis Rasquilha Managing Director

Leia mais

Aplicação Prática do Balanced Scorecard

Aplicação Prática do Balanced Scorecard Aplicação Prática do Balanced Scorecard Fórum APCER 2004 24 Novembro 2004 Paula Melo pamelo@deloitte.pt What makes a Balanced Scorecard special? 1. Is a top-down reflection of the mission and strategy.

Leia mais

Engenharia Iniciativa. O papel da Engenharia como fator de competitividade

Engenharia Iniciativa. O papel da Engenharia como fator de competitividade Engenharia 2020 Iniciativa O papel da Engenharia como fator de competitividade Conferência de Apresentação Pública Ordem dos Engenheiros - 11 nov2013 Apresentação da PROFORUM A Proforum Associação para

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6-9 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7 TELECOMUNICAÇÕES 8 SERVIÇOS,

Leia mais

SILICON VALLEY MISSION AUGUST 13-17, LAIOB Todos os direitos reservados

SILICON VALLEY MISSION AUGUST 13-17, LAIOB Todos os direitos reservados SILICON VALLEY MISSION AUGUST 13-17, 2018 DESCRIÇÃO DO PROGRAMA A missão Vale do Silício tem como intuito compreender de uma forma geral como funciona o ecossistema empreendedor e aprender quais foram

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

Master em Inovação Disruptiva

Master em Inovação Disruptiva Professor: Luís Rasquilha Master em Inovação Disruptiva Duração: 20 horas/aula (3 sessões) Local das aulas: Inova Business School Campinas Endereço: Av Júlio de Mesquita, 840 Cambuí Campinas/SP A Inova

Leia mais

Projeto SIM 4.0 Sistemas Inteligentes de monitorização 4.0 Sistema de Apoio às Ações Coletivas ISQ

Projeto SIM 4.0 Sistemas Inteligentes de monitorização 4.0 Sistema de Apoio às Ações Coletivas ISQ Projeto SIM 4.0 Sistemas Inteligentes de monitorização 4.0 Sistema de Apoio às Ações Coletivas ISQ Tema: Desafios da I4.0 para o Desenvolvimento Industrial em Portugal Helena Duarte Data: 14 de março 2018

Leia mais

VOU FAZER UM MBA. ESCOLHER? QUE PROGRAMA. Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola

VOU FAZER UM MBA. ESCOLHER? QUE PROGRAMA. Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola VOU FAZER UM MBA. QUE PROGRAMA ESCOLHER? Depende do que se quer e do dinheiro que se tem. Fundamental mesmo é escolher uma escola prestigiada, que, entre outros, garanta um bom networking. A escolha prende-se

Leia mais

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO.

Projetar Portugal. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional. Seminário Diplomático. Paulo Ribeiro, CEO. Tecnologias de Produção e TICE motores de competitividade internacional Seminário Diplomático Paulo Ribeiro, CEO Linkare TI Lisboa, 3 de Janeiro de 2013 Índice Apresentação da Linkare Porquê Internacionalizar?

Leia mais

RECOMENDA AO GOVERNO A ADOÇÃO DE MEDIDAS QUE PROMOVAM A CAPITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS E A DIVERSIFICAÇÃO DAS SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO

RECOMENDA AO GOVERNO A ADOÇÃO DE MEDIDAS QUE PROMOVAM A CAPITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS E A DIVERSIFICAÇÃO DAS SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º /XIII/1.ª RECOMENDA AO GOVERNO A ADOÇÃO DE MEDIDAS QUE PROMOVAM A CAPITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS E A DIVERSIFICAÇÃO DAS SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO O elevado grau de endividamento

Leia mais

ANUAL m programa para inspirar e instrumentalizar empreendedores,

ANUAL m programa para inspirar e instrumentalizar empreendedores, Empreendedorismo digital: empresários startups e gestores no novo contexto de dos negócios mídia digitais inovadores e marketing ANUAL m programa para inspirar e instrumentalizar empreendedores, MANUAL

Leia mais

Paulo Magalhães UC.GCI IVE tempo de sucesso. Curso de Empreendedorismo CE APEU 12. (3ª Edição) Organização

Paulo Magalhães UC.GCI IVE tempo de sucesso. Curso de Empreendedorismo CE APEU 12. (3ª Edição) Organização Paulo Magalhães UC.GCI IVE 2006 tempo de sucesso Curso de Empreendedorismo CE APEU 12 (3ª Edição) Organização CURSO DE EMPREENDEDORISMO Resumo O Curso de Empreendedorismo proposto tem como objectivo apoiar

Leia mais

Portugal Digital Awards 2016

Portugal Digital Awards 2016 Portugal Digital Awards 2016 Regulamento Artigo 1º Âmbito 1. O presente regulamento estabelece as normas pelas quais se regem os prémios Portugal Digital Awards 2016, uma iniciativa conjunta do Negócios

Leia mais

WEB SUMMIT, TECNOLOGIA E SMART CITIES Paulo Soeiro de Carvalho Director Municipal de Economia e Inovação Câmara Municipal de Lisboa

WEB SUMMIT, TECNOLOGIA E SMART CITIES Paulo Soeiro de Carvalho Director Municipal de Economia e Inovação Câmara Municipal de Lisboa WEB SUMMIT, TECNOLOGIA E SMART CITIES Paulo Soeiro de Carvalho Director Municipal de Economia e Inovação Câmara Municipal de Lisboa 4ª Conferência CIDADES INTELIGENTES - CIDADES DO FUTURO 30 Novembro 2016

Leia mais

PROGRAMAS Impact Business Graham Ward

PROGRAMAS Impact Business Graham Ward PROGRAMAS Impact Business 2017/2018 Os líderes que não souberem ler sinais de fumo nas suas organizações estarão sempre sujeitos a planos de sabotagem Graham Ward CAPACITAMOS OS LÍDERES DA ECONOMIA DE

Leia mais

COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3

COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3 COMPETITIVIDADE: os desafios da RIS3 Albufeira, 14 de novembro de 2018 Alexandre Almeida A Inovação constitui hoje o principal elemento na construção de vantagens competitivas, assistindo-se a uma aceleração

Leia mais

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial série 1

Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial série 1 Redes de Valor e de Cooperação : evoluindo com a Inteligência Empresarial série 1 Daniela Ramos Teixeira As regras do jogo empresarial têm mudado, consideravelmente, nos últimos anos, sendo que a hipercompetição

Leia mais

Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução.

Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução. Apresentação A QIS O Método O Sistema de Gestão Da Estratégia aos Resultados, a diferença está na Solução. 12 Benefícios 4 Razões Referências 1 Consultoria Tecnologia Consultoria Tecnologia Quem somos

Leia mais

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO JULIANA SALDANHA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedores Inv. Anjos Inst. Ensino Incubadoras Fundos Inv. Empresas Pré-aceleradoras Apoiadores Mentores Aceleradoras Coworkings Governo

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

A Inova Business School é uma escola de negócios que nasceu em 2013 com a missão de preparar profissionais visionários, com olhos para o futuro, ousados e inovadores. A Inova Business School também tem

Leia mais

Formação de Fundraisers

Formação de Fundraisers Formação de Fundraisers UMA FORMAÇÃO INOVADORA PARA CAPACITAR O TERCEIRO SECTOR Desenvolvido de acordo com o Modelo de Formação Europeu - EFA Certification Parceria ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FUNDRAISING

Leia mais

lê. assina. partilha.

lê. assina. partilha. lê. assina. partilha. A alphacoimbra é uma comunidade de empreendedores, de criativos, de fazedores. Tem como objectivo afirmar Coimbra como uma das cidades/regiões de média dimensão mais inovadoras na

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO. Programas de Estimulo e Medidas de Apoio

INTERNACIONALIZAÇÃO. Programas de Estimulo e Medidas de Apoio INTERNACIONALIZAÇÃO Programas de Estimulo e Medidas de Apoio Vila Real, 27 de Junho de 2012 A aicep Portugal Global A aicep Portugal Global aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial,

Leia mais

Entrepreneurship & Innovation Advanced Program

Entrepreneurship & Innovation Advanced Program efigie.com.br T: 19 4141.1515 contato@efigie.com.br Seminário Internacional Portugal Saída BRA Chegada POR 25/11 27/11 Saída POR Chegada BRA 02/12 03/12 2017 O Programa Os temas da Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

Divulgação do Programa Estratégico +E + I. CIM Alto Minho Arcos de Valdevez

Divulgação do Programa Estratégico +E + I. CIM Alto Minho Arcos de Valdevez Divulgação do Programa Estratégico +E + I CIM Alto Minho Arcos de Valdevez 31.01.2013 O Programa +E+I O Empreendedorismo e a inovação são objectivos prioritários para o desenvolvimento e o aumento da competitividade

Leia mais

Impact Business 2016/2017. Os líderes que não souberem ler sinais de fumo nas suas organizações estarão sempre sujeitos a planos de sabotagem

Impact Business 2016/2017. Os líderes que não souberem ler sinais de fumo nas suas organizações estarão sempre sujeitos a planos de sabotagem programas Impact Business 2016/2017 Os líderes que não souberem ler sinais de fumo nas suas organizações estarão sempre sujeitos a planos de sabotagem graham Ward capacitamos os líderes da economia de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2016/2017 16ª EDIÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 2016/2017 16ª EDIÇÃO Associar-se à Porto Business School vai permitir-lhe adquirir competências que irão fazer a diferença na sua vida, na sua organização e na sociedade PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Leia mais

Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica. Maio de 2015

Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica. Maio de 2015 Laboratório de Sustentabilidade Sessão 6: A planificação estratégica Maio de 2015 Do que estamos falando? SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2- FUNDAMENTOS DO PE 2.1. Conceito 2.2. Origem, Função e Características 3

Leia mais

TORRES INOV-E /// O que é?

TORRES INOV-E /// O que é? TORRES INOV-E /// O que é? Programa de empreendedorismo orientado para o acolhimento de propostas de negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras ou capazes de reinventar negócios já existentes aposta

Leia mais

Grandes Opções do Plano _ principais projetos

Grandes Opções do Plano _ principais projetos Grandes Opções do Plano 2018-2021 _ principais projetos VISÃO APROVEITAR O MOMENTO ÚNICO QUE VIVEMOS PARA TORNAR LISBOA UMA DAS MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER DAR FORÇA À ECONOMIA Mais serviços

Leia mais

ACCENTURE PORTUGAL. janeiro 2019

ACCENTURE PORTUGAL. janeiro 2019 EM PORTUGAL janeiro 2019 UMA EMPRESA GLOBAL A nossa missão é ajudar a melhorar a forma como o mundo vive e trabalha Somos líderes em serviços profissionais, oferecendo uma ampla gama de serviços e soluções

Leia mais

FOSTERING INNOVATION IN TOURISM TOURISM CREATIVE FACTORY APOIO A PROGRAMAS DE IDEAÇÃO E ACELERAÇÃO 2019 REGULAMENTO N.º 1/2019

FOSTERING INNOVATION IN TOURISM TOURISM CREATIVE FACTORY APOIO A PROGRAMAS DE IDEAÇÃO E ACELERAÇÃO 2019 REGULAMENTO N.º 1/2019 FOSTERING INNOVATION IN TOURISM TOURISM CREATIVE FACTORY APOIO A PROGRAMAS DE IDEAÇÃO E ACELERAÇÃO 2019 REGULAMENTO N.º 1/2019 O Turismo de Portugal celebrou em 2016, no âmbito do programa FIT - Fostering

Leia mais

Divulgação do Programa +E + I

Divulgação do Programa +E + I Divulgação do Programa +E + I Objectivos Mobilizar o país para o desenvolvimento e o aumento da competitividade, evidenciando a importância social e económica do empreendedorismo e da inovação, para esse

Leia mais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais Governança Corporativa de Empresas Familiares Migrando do Conselho para os níveis operacionais O que é "empresa familiar"? A família detém o controle societário Empresas Familiares no Mundo Fonte: Consultoria

Leia mais

Inovação é invenção que chega ao mercado. A invenção pode resultar de iniciativas individuais ou institucionais.

Inovação é invenção que chega ao mercado. A invenção pode resultar de iniciativas individuais ou institucionais. Inovação e Economia António Câmara Introdução Inovação é invenção que chega ao mercado. A invenção pode resultar de iniciativas individuais ou institucionais. A invenção em Portugal, resultante de iniciativas

Leia mais

Seminário: Parcerias Público Privadas

Seminário: Parcerias Público Privadas Seminário:ParceriasPúblicoPrivadas SeminárioavançadoemparceriasPúblicoPrivadas(PPP):Abordagem multidisciplinareexperiênciasinternacionais. Organização: ParceirosInstitucionais: Consulting Financial Accounting

Leia mais

Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011

Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011 Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011 1.A aicep Portugal Global 2.Portfolio de Produtos e Serviços 3.Programa Qualificar para Exportar 4.Estudo de caso Agência de Desenvolvimento de Negócios

Leia mais

VISÃO. Lisboa como uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas da Europa.

VISÃO. Lisboa como uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas da Europa. Euronext Lisboa 12 de Dezembro de 2013 VISÃO Lisboa como uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas da Europa. Estratégia ATLANTIC START UP START UP CONHECIMENTO E INOVAÇÃO STRATEGIC ESTRATÉGICOS

Leia mais

(RSCECE e RCCTE) e a posição ocupada por Portugal no ranking do potencial de crescimento do mercado das energias renováveis

(RSCECE e RCCTE) e a posição ocupada por Portugal no ranking do potencial de crescimento do mercado das energias renováveis As metas ambientais fixadas pela União Europeia para 2020 (aumento da eficiência energética e da utilização de energias renováveis em 20%), a recente legislação criada para o sector dos edifícios (RSCECE

Leia mais

ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL 17 18 de Novembro 2017 Centro de Congressos de Lisboa Junqueira 1 PESO DO SECTOR NA ECONOMIA NACIONAL Fonte: INE, CASES 2013 61.268 5,2% 6% 14.308 Milhões

Leia mais

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014 Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo Ecossistemas Regionais de Inovação, por meio do Empreendedorismo de Base Tecnológica e empresas Startups de Classe Mundial Visão de Futuro (2022), Competitividade

Leia mais

LIDERANÇA 25-26 E GESTÃO DE PESSOAS. Viva a Experiência Michigan no Brasil. Leadership Program for Experienced Managers

LIDERANÇA 25-26 E GESTÃO DE PESSOAS. Viva a Experiência Michigan no Brasil. Leadership Program for Experienced Managers LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Leadership Program for Experienced Managers 25-26 Abril, 2013 São Paulo, Brasil Aplique o Modelo de Valores Competitivos em sua empresa. Melhore suas habilidades para liderar

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

O Desafio da Nova Cadeia de Valor

O Desafio da Nova Cadeia de Valor O Desafio da Nova Cadeia de Valor 18 Setembro 2012 Existem Factores Estruturais que Exigem Mudança 1 29 37 Fonte: IMD World Competitiveness 58 O Desafio da Nova Cadeia de Valor Uma Aposta Estratégica Contribuir

Leia mais

PROGRAMA SENAC TI MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL VALE DO SILÍCIO

PROGRAMA SENAC TI MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL VALE DO SILÍCIO PROGRAMA SENAC TI MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL VALE DO SILÍCIO MISSÃO TÉCNICA VALE DO SILÍCIO objetivo A Missão Técnica Vale do Silício tem como objetivo possibilitar aos empresários e gestores do segmento

Leia mais

Incentivos ao Investimento em Start-ups Análise Internacional. Rodrigo Menezes

Incentivos ao Investimento em Start-ups Análise Internacional. Rodrigo Menezes Incentivos ao Investimento em Start-ups Análise Internacional Rodrigo Menezes 2014 Experiência Internacional - Descrição dos principais programas de estímulos ao investimento em PMEs inovadoras pelo capital

Leia mais

AICEP São Francisco Filipe Costa

AICEP São Francisco Filipe Costa AICEP São Francisco Filipe Costa Porquê a AICEP em Silicon Valley? EUA: 1ª Economia mundial Califórnia: 8ª Economia mundial Baía de São Francisco: 19ª Economia mundial A delegação da AICEP em São Francisco

Leia mais

NETWORK FOR AFRICA. 27, 28 e 29 de Maio Exponor - Feira Internacional do Porto CV B. Cape verde Global business

NETWORK FOR AFRICA. 27, 28 e 29 de Maio Exponor - Feira Internacional do Porto CV B. Cape verde Global business NETWORK FOR AFRICA B U S I N E S S & C U L T U R E D E V E L O P M E N T 27, 28 e 29 de Maio Exponor - Feira Internacional do Porto Ficha Técnica Feira Internacional de Desenvolvimento de Negócios e Cultura

Leia mais

Maria Fernanda Pires Ribeiro Pró-Presidente para a Formação, Empreendedorismo e Empregabilidade Instituto Politécnico de Santarém

Maria Fernanda Pires Ribeiro Pró-Presidente para a Formação, Empreendedorismo e Empregabilidade Instituto Politécnico de Santarém Maria Fernanda Pires Ribeiro Pró-Presidente para a Formação, Empreendedorismo e Empregabilidade Instituto Politécnico de Santarém Importância do Empreendedorismo e Inovação no IPSantarém Actividades desenvolvidas

Leia mais

O Investimento Social no Contexto Internacional

O Investimento Social no Contexto Internacional O Investimento Social no Contexto Internacional 29 de Junho de 2016 III Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020 Investimento Social Prof. Filipe Santos Presidente da Comissão Diretiva PORTUGAL INOVAÇÃO

Leia mais

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Evento IV Design Thinking e gestão de processos de inovação São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Introdução Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O Centro de Referência

Leia mais

Presidente da OGMA: "No novo hangar podemos pintar um avião todo"

Presidente da OGMA: No novo hangar podemos pintar um avião todo Presidente da OGMA: "No novo hangar podemos pintar um avião todo" ALDA MARTINS aldamartins@negocios.pt 11 Abril 2016, 22:00 Os oito milhões investidos no novo hangar vão alavancar mais negócio. A empresa

Leia mais

O PONTO DE ENCONTRO DOS NEGÓCIOS CRIATIVOS E INOVADORES.

O PONTO DE ENCONTRO DOS NEGÓCIOS CRIATIVOS E INOVADORES. O PONTO DE ENCONTRO DOS NEGÓCIOS CRIATIVOS E INOVADORES. CONTEXTO INOVAÇÃO BLOCKCHAIN INOVAÇÃO ABERTA IMPRESSÃO 3D REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TRANSFORMAÇÃO DIGITAL OPENLABS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS REDES GLOBAIS

Leia mais

Mudança no sector alimentar: O Pingo Doce

Mudança no sector alimentar: O Pingo Doce Mudança no sector alimentar: O Pingo Doce Manuel Portugal Ferreira manuel.portugal@ipleiria.pt Nuno Rosa Reis nuno.m.reis@ipleiria.pt João Carvalho Santos joao.santos@estg.ipleiria.pt globadvantage Center

Leia mais

Portugal Reinvente o seu Modelo de Negócio com o apoio da WINNING! Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado

Portugal Reinvente o seu Modelo de Negócio com o apoio da WINNING! Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado Portugal 2020 Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado Os apoios previstos são concedidos sob a forma de Incentivo Não Reembolsável até 75%. O limite máximo de despesa elegível

Leia mais

Passado, Presente e Futuro

Passado, Presente e Futuro ADRAL Promovendo o Desenvolvimento de todo o Alentejo Passado, Presente e Futuro Castelo de Vide, 30 de Junho de 2018 Passado ( a origem) A Origem da ADRAL - 1998 Fruto de um forte compromisso político

Leia mais

Recursos Humanos para Inovação

Recursos Humanos para Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Recursos Humanos para Inovação Resumo Executivo Brasília, DF Outubro, 2007 Centro

Leia mais

Brasil Fintech. Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro

Brasil Fintech. Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro Brasil Fintech Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro CONHECIMENTO DO CLIENTE FINAL PARCIAL COMPLETO MATRIZ MIT/SLOAN GRANDE VOLUME DE INFORMAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS DOS CLIENTES E EVENTOS DE VIDA AMPLIFICAR

Leia mais

TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO.

TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO. TRANSFORMA A TUA IDEIA NUM SUCESSO EMPRESARIAL 4 OUTUBRO A 29 DE NOVEMBRO www.ulisboa.pt Para todos os que querem descobrir como transformar uma ideia na área da saúde e bem-estar numa empresa real e precisam

Leia mais

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras

Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras Tourism Explorers é o maior programa de criação e aceleração de novas ideias. Mais de 500 pessoas, em 12 cidades, vão trabalhar soluções inovadoras para o setor do turismo. Fase 1: Ideação Criação de novas

Leia mais

O MODELO DE NEGÓCIO DA SUA EMPRESA PODE IMPACTAR A SOCIEDADE. Fundações e Institutos de Impacto - FIIMP

O MODELO DE NEGÓCIO DA SUA EMPRESA PODE IMPACTAR A SOCIEDADE. Fundações e Institutos de Impacto - FIIMP O MODELO DE NEGÓCIO DA SUA EMPRESA PODE IMPACTAR A SOCIEDADE Fundações e Institutos de Impacto - FIIMP Aprendizado com Negócios de Impacto Socioambiental Origem Atrair mais capital para impacto São aportes

Leia mais

Composição da Lista A Triénio 2015-2017

Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da Lista A Triénio 2015-2017 Composição da lista A e suplentes - triénio 2015-2017 Assembleia Geral Presidente IBM, representada por Conceição Zagalo Secretários Linklaters, representada por

Leia mais

Transform your People s Talent into Business Value

Transform your People s Talent into Business Value www.pwc.pt Transform your People s Talent into Business Value People & Change Services Considerada uma das Firmas de Vanguarda, com as mais amplas e profundas competências em HR Consulting. (Kennedy Consulting

Leia mais

Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro

Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro Painel: Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro São Paulo 23_11_2011 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESTRATÉGIA COMPETITIVA missão A missão da Anpei é: Estimular a Inovação Tecnológica

Leia mais

ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020

ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020 ACORDO DE PARCERIA 2014-2020 PORTUGAL 2020 1 Portugal 2020, o Acordo de Parceria (AP) que Portugal irá submeter à Comissão Europeia estrutura as intervenções, os investimentos e as prioridades de financiamento

Leia mais

Cidades Analíticas. das Cidades Inteligentes em Portugal

Cidades Analíticas. das Cidades Inteligentes em Portugal Cidades Analíticas Acelerar o desenvolvimento das Cidades Inteligentes em Portugal Programa Operacional Regional Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO CENTRO

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS JANEIRO ABRIL 2010

RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS JANEIRO ABRIL 2010 RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS JANEIRO ABRIL 2010 Presidente: Anabela Maia Vice-Presidentes: João Dias e Inês de Matos Tesoureira: Tânia Li Chen Vogais: Daniel Dias e Luis Pedro Coelho (IT e Webmaster) INTRODUÇÃO

Leia mais

Outsourcing Vs. Body-Shopping Rui Assis

Outsourcing Vs. Body-Shopping Rui Assis Outsourcing Vs. Body-Shopping Rui Assis Project Manager Direcção de Consultoria Empresarial Portugal Telecom Enquadramento A Portugal Outsourcing tem vindo a realizar internamente uma reflexão para identificar

Leia mais

O que muda na comunidade local com a operação de uma empresa? JUNHO 2016

O que muda na comunidade local com a operação de uma empresa? JUNHO 2016 O que muda na comunidade local com a operação de uma empresa? JUNHO 2016 YOUR SOCIAL MARK STARTS LOCALLY O QUE MUDA NA COMUNIDADE LOCAL COM A OPERAÇÃO DE UMA EMPRESA? O QUÊ? PORQUÊ? COMO? QUE RESULTADOS?

Leia mais

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta O que é o Programa de Advance de Gestão? 1 O Programa Advance de Gestão

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO.

PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO. PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO http://www.mare-startup.pt Objetivo A iniciativa MARE STARTUP pretende contribuir para o desenvolvimento da economia

Leia mais

A internacionalização das empresas portuguesas

A internacionalização das empresas portuguesas A internacionalização das empresas portuguesas O Paradoxo da Globalização Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão

Leia mais

Alentejo no horizonte 2020 desafios e oportunidades Vendas Novas, 2 de Julho 2013 Luis Cavaco Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo

Alentejo no horizonte 2020 desafios e oportunidades Vendas Novas, 2 de Julho 2013 Luis Cavaco Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo Alentejo no horizonte 2020 desafios e oportunidades Vendas Novas, 2 de Julho 2013 Luis Cavaco Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo TENDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO PARA A REGIÃO ALENTEJO 2014-2020 População

Leia mais

Desenvolvido para: Associação Portuguesa de Fundição

Desenvolvido para: Associação Portuguesa de Fundição BOLETIM INFORMATIVO de Fevereiro 2018 Oportunidades de Financiamento / Eventos Desenvolvido para: Associação Portuguesa de Fundição Conteúdo 1. Oportunidades... 3 O projeto piloto European Innovation Council

Leia mais