Resumo das Atividades da Assessoria Legislativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo das Atividades da Assessoria Legislativa"

Transcrição

1 Resumo das Atividades da Assessoria Legislativa Durante esse ano, a ANPAF iniciou um trabalho de acompanhamento parlamentar. Atuamos de forma efetiva para aprovação das proposições legislativas voltadas aos interesses da categoria. Algumas das principais proposições em que estivemos atuando recentemente para a sua aprovação ou alteração do texto de forma que atendesse aos interesses dos Advogados Públicos foram a PEC 63/2013, a PEC 82/2007 e o Novo Código de Processo Civil. A PEC 63/2013 estabelece o pagamento de adicional por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público da União, dos estados e do Distrito Federal, remunerados por meio de subsídio. A proposição já foi discutida por 5 sessões e está na Pauta do Plenário do Senado Federal. A ANPAF, junto às demais entidades representativas do servidorismo público, elaborou emendas à PEC para que se estendesse a previsão do ATS às demais carreiras típicas de Estado, mas elas foram posteriormente retiradas. O posicionamento adotado posteriormente a não inclusão do texto das emendas é o contrário à aprovação da matéria pela falta de tratamento isonômico e respeitoso com os demais servidores públicos na tramitação da PEC 63/2013. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 82/2007, que atribui autonomia à Advocacia Pública, já foi aprovada na Comissão Especial (na Câmara dos Deputados) e temos trabalhado em conjunto com as demais entidades representativas da Advocacia Pública para que ela seja votada ainda nesse ano. O novo Código de Processo Civil, Projeto de Lei do Senado 166/2010, que traz a previsão dos honorários de sucumbência para os advogados públicos, está sendo analisado pela Comissão Temporária de Reforma do Código de Processo Civil (CTCPC), no Senado Federal, e deverá ser aprovado esse ano também.

2 ATIVIDADES - Site da ANPAF As informações das atividades legislativas estão sendo constantemente atualizadas no site. Disponibilizamos as principais informações sobre a tramitação das matérias de interesse da ANPAF e as Agendas Legislativas, com a pauta das comissões e dos Plenários do Congresso Nacional. - Resumo das atividades legislativas organizadas por mês: MAIO No mês de maio as atividades foram focadas na tramitação da PEC 82, PEC 63 (ATS), PLC 6/2014 (Adicional de substituição). Neste mês pode-se destacar a atuação da ANPAF na formulação e apresentação da emenda ao PLC 06/2014. Outras atividades de destaque: - Audiência com o Senador José Pimentel (Líder do Governo no Congresso Nacional) PT/CE - Reunião com a assessoria técnica do Senador Humberto Costa - PT/PE (Assunto: PEC 63 e 68/2011) - Reunião com o Senador Vital do Rêgo PMDB/PB (Assunto: Inclusão na pauta da CCJ da PEC 68) - Reunião com a assessoria técnica do Senador Eduardo Suplicy PT/SP (Assunto: Apresentação de DVS para as emendas apresentadas à PEC 63/2013) - Reunião com a assessoria técnica do Senador Lindbergh Farias PT/RJ (Assunto: Apresentação de Emenda à PEC 63) - Reunião com a assessoria técnica da Secretaria Geral da Mesa (Assunto: Requerimento nº 523 de 2014, que solicita que o PLC 6/2014 também seja analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos) - Audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves PMDB/RN (Assunto: PEC 82/2007)

3 JUNHO No Mês de JUNHO (em junho e julho as atividades do Congresso Nacional tiveram o seu funcionamento alterado devido a Copa do Mundo de Futebol) as atividade foram de continuidade àquelas desenvolvidas no mês anterior, acompanhamento da tramitação da PEC 82, PEC 63 (ATS), PLC 6/2014 (Adicional de substituição) e do Novo Código de Processo Civil. O destaque deste mês foi o retorno das atividades da Comissão de Juristas que analisa o Projeto do novo Código de Processo Civil (honorários de sucumbência). Outras atividades que merecem destaque: - Reunião no Auditório Nereu Ramos (Câmara dos Deputados) promovida pelo Instituto MOSAP para tratar da PEC 555/ Reunião com as Associações Representativas da Advocacia Pública (Assunto: definição da estratégia de atuação parlamentar para a aprovação da PEC 82/2007) - Reunião no Auditório Nereu Ramos (Câmara dos Deputados) promovida pelo Instituto MOSAP para tratar da PEC 555/2006 A partir das 9h. (Na reunião ficou definido um novo encontro para a próxima semana com o objetivo de pressionar os parlamentares a incluir a proposição na pauta antes que se encerre o período legislativo). - Audiência do Presidente da ANPAF com o Senador Rodrigo Rollemberg - PSB/DF - Audiência do Presidente da ANPAF com o Senador Mário Couto - PSDB/PA (Assunto: Honorários Advocatícios no novo CPC) - Reunião com a assessoria técnica do Senador Romero Jucá (Assunto: Apoio à inclusão da Advocacia Pública no PLC 06/2014 por meio da Emenda apresentada pelo Senador Inácio Arruda) - Reunião com a assessoria técnica do Senador Vital do Rêgo - PMDB/PB (Assunto: Inclusão na pauta da CCJ da PEC 68 ou das PECs que tramitam em conjunto, 2 e 5 de 2011)

4 JULHO No mês de JULHO as atividades deram continuidade às realizadas nos messes anteriores, focadas na aprovação da PEC 82, PEC 63 (ATS) e PLC 6/2014 (Adicional de substituição) e do Novo Código de Processo Civil. Outras atividades que merecem destaque: - Reunião com as entidades representativas das categorias que percebem subsídios (Assunto: PEC 68). - Reunião com a assessoria técnica do Senador Inácio Arruda PCdoB/CE (Assunto: PLC 6 e apresentação de destaque votação DVS para as Emendas apresentadas à PEC 63) - Reunião com a assessoria técnica do Senador Gim Argelo (Assunto: PEC 68/2011 e adequação do relatório a provável retirada da PEC pelo seu primeiro subscritor Senador Humberto Costa) - Audiência com o Senador Antônio Carlos Valadares PSB/SE - (Assunto: PEC 68/2011) - Reunião com as Associações Representativas da Advocacia Pública (Assunto: definição da estratégia de atuação parlamentar para a aprovação da PEC 82/2007) AGOSTO No mês de agosto as atividades foram direcionadas a tramitação da PEC 82, a PEC 63 (ATS). Outras atividades que merecem destaque: - Participação em várias reuniões em defesa da aprovação da PEC 555 e a criação do movimento UNA-SE (que se propõe a pressionar o legislativo na aprovação da PEC 555). - Reunião com as entidades representativas das categorias que percebem subsídio constitucional para assinatura de nota que reivindica o tratamento isonômico com relação ao ATS para os Magistrados e membros do MP (PEC 63).

5 SETEMBRO No Mês de Setembro as atividades foram o acompanhamento da tramitação da PEC 82, PEC 63 (ATS). O Congresso Nacional, em função da proximidade das eleições, teve seu funcionamento alterado, realizou algumas sessões e votações em esforço concentrado. Destaca-se: - Reunião com as Associações Representativas da Advocacia Pública (Assunto: definição da estratégia de atuação parlamentar para a aprovação da PEC 82/2007) - Reunião com as Entidades representativas das categorias que percebem subsídio constitucional com o presidente do Senador Federal Renan Calheiros (PMDB/AL) para tratar da PEC 63 (ATS). OUTUBRO No Mês de Outubro as atividades foram focadas na tramitação da PEC 82, PEC 63 (ATS), PLC 6/2014 (Adicional de substituição) e do Novo Código de Processo Civil. O Congresso desenvolveu poucas atividades em razão da participação dos parlamentares nas campanhas proporcionais e nas majoritárias. Apenas algumas sessões e votações em esforço concentrado foram realizadas. Merece destaque a atuação da assessoria parlamentar da ANPAF em conjunto com novos associado para a formulação e apresentação de dois Projetos de Lei (de autoria do Deputado Amauri Texeira - PT/BA) que valorizam a carreira da Advocacia Pública Federal. O primeiro deles, PL 7999/2014, trata da previsão do exercício da advocacia privada pelos Advogados Públicos, e o PL 8000/2014 que busca reconhecer ao Advogado Público Federal o direito a perceber o adicional por cumulatividade de ofício.destaca-se: NOVEMBRO - Reunião com as Associações Representativas da Advocacia Pública (Assunto: definição da estratégia de atuação parlamentar para a aprovação da PEC 82/2007) No Mês de Novembro, passada as eleições, as atividades no Congresso Nacional voltaram a normalidade. As ações direcionadas sistematicamente na inclusão em pauta e votação da PEC 82. O destaque desse mês foi a inclusão na pauta de votação da PEC 82 e o Dia Nacional de Paralização da Advocacia Pública, o evento de mobilização da Advocacia Publica que ocorreu no Congresso Nacional. Destaca-se: - Audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves PMDB/RN (Assunto: PEC 82/2007)

6 das Proposições Acompanhadas pela Assessoria Legislativa Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006 Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003.Revoga o dispositivo da Emenda Constitucional - Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos). Deputado Carlos Mota - PSB/MG A proposição foi aprovada na CCJ e na Comissão Especial, aguarda deliberação no plenário. A matéria foi incluída na pauta do Plenário da Câmara no dia 04/11/2014. Proposta de Emenda à Constituição nº82 de 2007 Acresce os arts. 132-A e 135-A e altera o art. 168 da Constituição Federal. Atribui autonomia funcional e prerrogativas aos membros da Defensoria Pública, Advocacia da União, Procuradoria da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral Federal, Procuradoria das autarquias e às Procuradorias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Flávio Dino - PCdoB/MA Deputado Lelo Coimbra PMDB/ES No dia 30/05/2014 a matéria foi incluída na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados. A PEC não foi votada por falta de acordo dos Líderes para sua inclusão na pauta de votação.

7 Proposta de Emenda à Constituição nº 210 de 2007 Altera os arts. 95 e 128 da Constituição Federal para restabelecer o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração das carreiras da magistratura e do Ministério Público. Deputado Régis de Oliveira PSC/SP Posicionamento A matéria foi aprovada na CCJ e na Comissão Especial. No dia 13/02/2014, foi apresentado o Requerimento n. 9510/2014, pelo Deputado João Campos (PSDB/GO), que requer a inclusão na Ordem do Dia da proposição. A matéria encontra-se pronta para a inclusão na pauta do Plenário da Câmara. Proposta de Emenda à Constituição nº 443 de 2009 Estabelece que o subsídio do grau ou nível máximo das carreiras da Advocacia-Geral da União, das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal corresponderá a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, fixado para os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e os subsídios dos demais integrantes das respectivas categorias da estrutura da advocacia pública serão fixados em lei e escalonados, não podendo a diferença entre um e outro ser superior a dez por centro ou inferior a cinco por cento, nem exceder a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal fixado para os Ministros do Supremo Tribunal Federal, obedecido, em qualquer caso, o disposto nos artigos 37, XI, e 39, 4º". Deputado Bonifácio de Andrada PSDB/MG Deputado Mauro Benevides PMDB/CE No dia 18/02/2014, foi apresentado o Requerimento n. 9542/2014, solicitando a prorrogação do prazo da Comissão Especial para a apreciação da proposição. A matéria encontra-sepronta para pauta na Comissão Especial.

8 Projeto de Lei do nº 6876 de 2006 Determina que os pareceres jurídicos das licitações sejam elaborados por procurador ou assessor jurídico concursado, ocupante de cargo efetivo ou emprego permanente do quadro de pessoal do órgão publico ou entidade licitante. Em apenso a proposição principal, encontra-se o projeto de lei 2650 de 2011, de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá, que disciplina a obrigatoriedade de manifestação e os efeitos da participação dos órgãos consultivos da advocacia pública em processos administrativos e dispõe sobre a prática de improbidade administrativa em relação ao parecer jurídico da advocacia publica, alterando a redação do art. 38 da lei 8666/93 e acrescentando o inciso VIII ao art. 11 da Lei nº 8429/92. Deputado Luiz Couto PT/PB Deputado Viera da Cunha PDT/RS O projeto recebeu parecer pela rejeição na CTASP e agora está sendo analisado pela CCJ. Projeto de Lei nº 2432 de 2011 Dispõe sobre os procedimentos do Poder Judiciário Federal para a aplicação de recursos provenientes de depósitos judiciais sob aviso à disposição da Justiça Federal, e sobre a destinação dos rendimentos líquidos auferidos dessa aplicação às instituições públicas que exercem Funções Essenciais à Justiça e dá outras providências. Deputado Wilson Filho PMDB/PB Deputado André Moura PSC/SE ( na CTASP) O projeto foi aprovado na CTASP. Ainda deverá ser analisado pela CTASP e pela CCJ.

9 Projeto de Lei Complementar nº 205 de 2012 Altera a Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, que institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União. Poder Executivo Deputado Alex Canziani PTB/PR A matéria encontra-se na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Aguarda a apresentação do parecer do relator. Projeto de Lei nº 7108 de 2014 Altera a Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996, e a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, para ampliar o âmbito de aplicação da arbitragem e dispor sobre a escolha dos árbitros quando as partes recorrem a órgão arbitral, a interrupção da prescrição pela instituição da arbitragem, a concessão de tutelas cautelares e de urgência nos casos de arbitragem, a carta arbitral, a sentença arbitral e o incentivo ao estudo do instituto da arbitragem; e revoga dispositivos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de Senador Renan Calheiros - PMDB/AL (Origem: PLS 406/2013) Deputado Edinho Araújo - PMDB/SP A matéria foiaprovada pela Comissão Temporária, constituída especialmente para a análise da matéria (em razão da distribuição da matéria a mais de três Comissões Permanentes).

10 Senado Federal Proposta de Emenda à Constituição nº 5 de 2011 Restabelece o adicional por tempo de serviço, como componente da remuneração das carreiras da magistratura, do ministério público, da advocacia e da defensoria públicas e dá outras providências pertinentes. Gilvam Borges PMDB/AP Senador Gim Argello - PTB/DF O Senador Humberto Costa(PT/PE), autor da PEC, retirou a matéria de tramitação. As outras proposições que tramitavam em conjunto, a PEC nº 2 e 5 de 2011, passam a seguir curso próprio. O relator da matéria ainda não apresentou o seu Parecer. Proposta de Emenda à Constituição nº 63 de 2013 Altera a Constituição Federal para estabelecer que os integrantes do Ministério Público e magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal fazem jus a parcela mensal indenizatória de valorização por tempo de exercício no Ministério Público e na magistratura calculada na razão de cinco por cento do subsídio do respectivo cargo a cada quinquênio de efetivo exercício, até o máximo de sete; assegura aos que ingressarem na Magistratura e no Ministério Público a contagem de tempo de exercício anterior em carreiras jurídicas, bem como na advocacia; estabelece que a presente Emenda à Constituição entra em vigor e produz efeitos financeiros a partir da sua publicação, alcançando o tempo de serviço anterior a sua vigência. Senador Gim Argello - PTB/DF Senador Vital do Rego - PMDB/PB A matéria foi incluída na pauta do Plenáriopara o primeiro turno de votação. Após a deliberação em dois turnos da matéria no Senado Federal, caso seja aprovada, ela seguirá para a Câmara dos Deputados.

11 Projeto de Lei do Senado nº 166 de 2010 Reforma do Código de Processo Civil. Dentre outras inovações, o projeto de lei traz em seu texto a previsão de honorários de sucumbência para os Advogados Públicos ( 19 do art. 85). Senador José Sarney - PMDB/AP A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados com alterações ao texto original (substitutivo). A proposição segue a sua tramitação no Senado Federal e está sendoanalisada pela Comissão Temporária de Reforma do Código de Processo Civil (CTCPC). Projeto de Lei do Senado nº 471 de 2012 Dispõe sobre a aplicação de recursos provenientes de depósitos judiciais sob aviso à disposição da Justiça Federal, sobre a destinação dos rendimentos líquidos auferidos dessa aplicação e dá outras providências Senador Antonio Carlos Valadares Senador Eduardo Braga A matéria encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos com a relatoria.

Federal e dispositivos da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências.

Federal e dispositivos da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências. 40862 Sexta-feira 12 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Dezembro de 2003 O SR. PRESIDENTE (José Sarney) Encerrada a votação: Votaram SIM 27 Srs. Senadores; e NÃO, 48. Não houve abstenção. Total: 75 votos. As emendas

Leia mais

PECS TRAMITANDO. Senado: ATS 02/2011, 05/2011 e 68/2011 VTM 63/2013. Câmara: ATS 210/2007 e 31/2011

PECS TRAMITANDO. Senado: ATS 02/2011, 05/2011 e 68/2011 VTM 63/2013. Câmara: ATS 210/2007 e 31/2011 ATS PECS TRAMITANDO Senado: ATS 02/2011, 05/2011 e 68/2011 VTM 63/2013 Câmara: ATS 210/2007 e 31/2011 PEC 210/2007 Câmara Altera os arts. 95 e 128 da CF. DEP. Régis Oliveira Pronta para plenário desde

Leia mais

Sumário CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988... 21 PREÂMBULO... 21. TÍTULO III Da Organização do Estado... 39

Sumário CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988... 21 PREÂMBULO... 21. TÍTULO III Da Organização do Estado... 39 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988... 21 PREÂMBULO... 21 TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais... 21 TÍTULO II Dos Direitos e Garantias

Leia mais

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL CONGRESSO NACIONAL Plenário da Câmara 16/06 19h Sessão conjunta O Congresso Nacional se reúne amanhã, às 19 horas, para analisar seis vetos presidenciais a projetos de lei. SENADO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 7.412, DE 2010 COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO

PROJETO DE LEI Nº 7.412, DE 2010 COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 7.412, DE 2010 (Do Sr. José Otávio Germano e Outros) Dispõe sobre procedimentos do Poder Judiciário dos Estados e do Distrito Federal

Leia mais

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 43, de 2013 (nº 349, de 2001, na Câmara dos Deputados), primeiro signatário o Deputado

Leia mais

EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013

EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013 EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013 Altera a Constituição Federal para instituir a parcela mensal de valorização por tempo de exercício para os membros do

Leia mais

SENADO FEDERAL PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 31, DE 2017

SENADO FEDERAL PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 31, DE 2017 SENADO FEDERAL PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 31, DE 2017 Dá nova redação aos arts. 103 e 109, para dispor sobre a legitimidade do Defensor Público-Geral Federal para a ação direta de inconstitucionalidade,

Leia mais

2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros

2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros Agenda Legislativa 2016.indd 1 13/05/2016 11:35:10 2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros (Presidente)

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o, DE 2015 (Do Sr. Gilberto Nascimento e outros) Estabelece parâmetros para a fixação de subsídio dos integrantes das carreiras disciplinadas nas Seções II e IV, Capítulo

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 28/10 a 01/

AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 28/10 a 01/ ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 28/10 a 01/11 2013. I. 28/10 Segunda-Feira Ponto Facultativo - Dia do Servidor Público II. 29/10 - Terça-Feira 9h00 CAE - Comissão/

Leia mais

Edição Número 128 de 06/07/2005

Edição Número 128 de 06/07/2005 Atos do Congresso Nacional Edição Número 128 de 06/07/2005 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 47 Altera os arts. 37, 40, 195 e 201 da Constituição Federal, para dispor sobre a previdência social, e dá outras providências.

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

Principais projetos que tramitam no Congresso Nacional

Principais projetos que tramitam no Congresso Nacional FENAFISCO Atualizado em 13/06/11 Principais projetos que tramitam no Congresso Nacional PEC 89/2007 Teto Salarial Dá nova redação ao inciso XI do art. 37 da Constituição Federal. Estabelece o mesmo teto

Leia mais

Vice-Presidência Legislativa

Vice-Presidência Legislativa Vice-Presidência Legislativa Missão institucional: Planejar e coordenar o processo de articulação política e parlamentar das relações da AMB com o Poder Legislativo nas esferas federal, estadual, distrital

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 7.108, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº 7.108, DE 2014 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7.108, DE 2014, QUE ALTERA A LEI Nº 9.307, DE 23 DE SETEMBRO DE 1996, E A LEI Nº 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976, PARA AMPLIAR O ÂMBITO

Leia mais

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL Câmara dos Deputados Nº DE SESSÕES DELIBERATIVAS REALIZADAS (FEVEREIRO A ABRIL) TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS MICHEL TEMER (PMDB/SP) 43 MARCO MAIA

Leia mais

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 17/06/2013) Câmara dos Deputados PL 1187/2011- Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005 Disciplina a fixação do limite remuneratório para os agentes públicos dos Poderes Legislativo e Executivo

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2013, DE Altera a redação do 1º do art. 128 da Constituição Federal, para dispor sobre a nomeação do Procurador-Geral da República a partir de lista tríplice encaminhada

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

Brasília Junho de 2015

Brasília Junho de 2015 Brasília Junho de 2015 PL 4.265/2008 Deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS) Estabelece eleições diretas no Conselho Federal de Medicina Veteriná Altera a Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, que dispõe sobre

Leia mais

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO. Vem ao exame desta Comissão o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 218, de 2010, cuja ementa está transcrita acima.

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO. Vem ao exame desta Comissão o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 218, de 2010, cuja ementa está transcrita acima. VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 218, de 2010 (Sugestão nº 4, de 2009, na origem), da Comissão de Direitos Humanos e Legislação

Leia mais

PAUTA PRIORITÁRIA- PODER JUDICIÁRIO PLENÁRIO - PRONTAS PARA A PAUTA

PAUTA PRIORITÁRIA- PODER JUDICIÁRIO PLENÁRIO - PRONTAS PARA A PAUTA PEC 358/2005 Altera dispositivos dos arts. 21, 22, 29, 48, 93, 95, 96, 98, Senado 102, 103-B, 104, 105, 107, 111-A, 114, 115, 120, 123, 124, 125, 128, 129, 130-A e 134 da Federal, acrescenta os arts. 97-A,

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Apresentação da Frente Parlamentar

Apresentação da Frente Parlamentar Apresentação da Frente Parlamentar A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e do Combate à Pirataria, que tem como Presidente e 1º e 2º Vice-Presidentes, os Deputados Fernando Francischini

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE 2009. (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) Dá nova redação ao art. 101, da Constituição Federal, para alterar a forma e requisitos pessoais de investidura no

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações:

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI Nº Altera, revoga e acrescenta dispositivos das Leis nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a estrutura do Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica MAG e instituiu

Leia mais

Destaque. Limitação ao saldo devedor e isenção de emolumentos

Destaque. Limitação ao saldo devedor e isenção de emolumentos N 30 Semana 07 www.cnf.org.br Destaque Limitação ao saldo devedor e isenção de emolumentos A Comissão de Finanças e Tributação abre prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Lei n 848/2003, de autoria

Leia mais

FAÇO SABER, que a CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO VELHO, aprovou e eu sanciono a seguinte:

FAÇO SABER, que a CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO VELHO, aprovou e eu sanciono a seguinte: LEI COMPLEMENTAR Nº 271, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2006. Altera a estrutura organizacional básica do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho IPAM e dá outras providências.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 8 Brastra (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 As MESAS da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO

Leia mais

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS Atualizado até 07/08/2019 RESUMO AUTOR(A) SITUAÇÃO PLP (Projeto de 31/10/2017. Projeto de lei apresentado em

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

Projetos em Tramitação na Câmara dos Deputados

Projetos em Tramitação na Câmara dos Deputados Projetos em Tramitação na Câmara dos Deputados Projeto de Lei 7.920/2014 Autor Supremo Tribunal Federal Ementa Alteram dispositivos da Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006, Plano de Carreira dos Servidores

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 94, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o art. 100 da Constituição Federal, para dispor sobre o regime de pagamento de débitos públicos decorrentes de condenações judiciais; e acrescenta

Leia mais

PROPOSIÇÕES FAVORÁVEIS À PF E COM APOIO DO SINDIPOL/DF

PROPOSIÇÕES FAVORÁVEIS À PF E COM APOIO DO SINDIPOL/DF PROPOSIÇÕES FAVORÁVEIS À PF E COM APOIO DO SINDIPOL/DF PEC 51/13 Senador Lindbergh Farias(PT-RJ) PEC 73/13 Senador Aníbal Diniz (PT- AC) PEC 361/13 Deputado Otoniel Lima (PRB-SP) Apensada à PEC 430/09

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 170, DE (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 170, DE (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 170, DE 2012. (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 170, DE 2012 Dá nova redação ao inciso

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 559, de 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 559, de 2013 Autoria: Comissão - CT - Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) Ementa: Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Explicação

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012 Altera dispositivos da Constituição Federal para assegurar a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases dos concursos públicos de prova

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 526, DE 2016 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 159, de 2015 (nº 74, de 2015, na Câmara dos Deputados). A Comissão Diretora

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. As Mesas da Câmara dos Deputados

Leia mais

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 Projetos de interesse do Ministério Público são discutidos em reunião do grupo de entidades representativas da instituição. Entre os assuntos debatidos,

Leia mais

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, e dá outras providências. Faço saber que o presidente da República adotou a Medida Provisória

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 12/03/2014) Câmara dos Deputados

Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 12/03/2014) Câmara dos Deputados Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 12/03/2014) Câmara dos Deputados PL 422/2007 - Odontologia do Trabalho Autor: deputado Flaviano

Leia mais

Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados Projetos de lei de interesse da odontologia (Dados atualizados com informações da Câmara e do Senado, em 16/08/12) Câmara dos Deputados PL 422/2007 - Odontologia do Trabalho Autor: deputado Flaviano Melo

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. Mensagem de veto Texto compilado Concede antecipação de reajuste de vencimentos e de soldos dos servidores civis e militares do Poder Executivo e dá outras providências.

Leia mais

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Brasília, 14 de junho de 2013. Nota Técnica: Autos nº 1999.34.00.014681-2 da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Interessado: SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO,

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo DIAP Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar www.diap.org.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

Leia mais

Agenda do Congresso Nacional

Agenda do Congresso Nacional Agenda do Congresso Nacional CONFIRA O QUE ACONTECERÁ DURANTE A SEMANA 13 A 17 DE MARÇO DE 2017 CÂMARA DOS DEPUTADOS PEC 00209/2012: Apreciação de relevância da questão federal no Superior Tribunal de

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 CÂMARA LEGSLATA DO DSTRTO FEDERAL Texto atualizado apenas para consulta. LE Nº 5.187, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Reestrutura a tabela de vencimentos da carreira Atividades

Leia mais

SECRETARIA LEGISLATIVA DO CONGRESSO NACIONAL

SECRETARIA LEGISLATIVA DO CONGRESSO NACIONAL SECRETARIA LEGISLATIVA DO CONGRESSO NACIONAL ESTUDO DO VETO Nº 5/2015, DE 17/3/2015 Veto Parcial aposto ao PLS nº 166, de 2010 (nº 8.046/2010 1, na Câmara dos Deputados) Quantidade de dispositivos vetados:

Leia mais

Deputados aprovam texto-base da PEC 443

Deputados aprovam texto-base da PEC 443 De 07 a 13 de agosto de 2015 - Edição nª 009 Deputados aprovam texto-base da PEC 443 Após diversas tratativas e inúmeros esforços para colocar a PEC 443 em pauta, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou

Leia mais

Ementa: Institui normas relacionadas à responsabilização na contratação de obras públicas e dá outras providências.

Ementa: Institui normas relacionadas à responsabilização na contratação de obras públicas e dá outras providências. Projeto de Lei Nº 56 de 2012. Autor: SENADOR - Pedro Taques Business Online Comunicação de Dados Ementa: Institui normas relacionadas à responsabilização na contratação de obras públicas e dá outras providências.

Leia mais

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO COMISSÕES CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA Dia: 11 de Novembro

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A, DE 2016, DO SENADO FEDERAL, QUE ACRESCENTA ART. 101 AO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N O 443-A, DE 2009 (Apensa a PEC nº 465, de 2010)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N O 443-A, DE 2009 (Apensa a PEC nº 465, de 2010) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 443-A, DE 2009, QUE FIXA PARÂMETROS PARA A REMUNERAÇÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N

Leia mais

OS PROJETOS DE CARREIRA DE ESTADO EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL IMPORTÂNCIA PARA A ATENÇÃO BÁSICA

OS PROJETOS DE CARREIRA DE ESTADO EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL IMPORTÂNCIA PARA A ATENÇÃO BÁSICA OS PROJETOS DE CARREIRA DE ESTADO EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL IMPORTÂNCIA PARA A ATENÇÃO BÁSICA Salvador, 26 e 27 de agosto de 2016 Alceu José Peixoto Pimentel - CFM Abdon José Murad - CFM Antônio

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA - Dia 20 de maio de 2008 14:00 horas Plenário 01. 17 - SUBSTITUTIVO DO SENADO AO PROJETO DE LEI Nº 4.715/94 - que "transforma o Conselho

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ARMANDO MONTEIRO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ARMANDO MONTEIRO SENADO FEDERAL Senador Armando Monteiro PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 250, de 2005 Complementar, do Senador Paulo Paim, que estabelece

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE 2016. Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 610, de 2015, do Senador Ronaldo Caiado, que altera o Decreto nº 70.235, de 6 de março de

Leia mais

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 CONTRUÇÃO DA PROPOSTA e PROCESSO LEGISLATIVO Delegacia Sindical de Brasília - Sindifisco Nacional Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO VARA DA SINDFLEGO - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO GOIANO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. Relator ad hoc: Senador WALTER PINHEIRO

PARECER Nº, DE 2015. Relator ad hoc: Senador WALTER PINHEIRO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 26, de 2015, da Senadora Regina Sousa e da Senadora Fátima Bezerra, que altera a Resolução nº 43,

Leia mais

PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS PISO SALARIAL DAS PROFISSÕES DE SAÚDE

PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS PISO SALARIAL DAS PROFISSÕES DE SAÚDE PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS PISO SALARIAL DAS PROFISSÕES DE SAÚDE Projetos de piso salarial na CD e SF não avaliam impacto orçamentário local Todas as matérias legislativas que geram impacto orçamentário

Leia mais

Pendente de parecer da CDH. Altera o art. 45 da Constituição para conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar nas eleições.

Pendente de parecer da CDH. Altera o art. 45 da Constituição para conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar nas eleições. Proposição (Autor / Nº de Origem) 1 DE CONVERSÃO Nº 14, DE 2014 2 SUBSTITUTIVO DA CÂMARA AO DO SENADO Nº 417, DE 2007 (nº 4569 de 2008, na Câmara dos Deputados) Ementa Dispõe sobre a adição obrigatória

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 72, DE 2018 (nº 5.791/2016, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 72, DE 2018 (nº 5.791/2016, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 72, DE 2018 (nº 5.791/2016, na Câmara dos Deputados) Altera as Leis nºs 8.906, de 4 de julho de 1994, 11.419, de 19 de dezembro de 2006, e 13.105, de 16 de março

Leia mais

ADVOCACIA PÚBLICA / CARREIRAS JURÍDICAS:

ADVOCACIA PÚBLICA / CARREIRAS JURÍDICAS: Sumário do monitor com o respectivo número de proposições relacionadas ao sub-tema: Para ir direto ao tópico desejado, basta clicar no título com a tecla CTRL (Control) pressionada. ADVOCACIA PÚBLICA /

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador BLAIRO MAGGI

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador BLAIRO MAGGI PARECER Nº, DE 2014 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 63, de 2013, primeiro signatário o Senador Gim, que acrescenta os 9º e 10 ao art. 39 da

Leia mais

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações)

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 13/7/2015

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 Altera o art. 146 da Constituição Federal e acrescenta o art. 88-A ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para introduzir regramento para o imposto

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

AGENDA LEGISLATIVA 2018

AGENDA LEGISLATIVA 2018 AGENDA LEGISLATIVA 2018 GESTÃO 2016/2018 CONSELHO EXECUTIVO Presidente: RUDINEI MARQUES (UNACON SINDICAL) 1º Vice-Presidente (Financeiro): ALEXANDRE DOS SANTOS CUNHA (AFIPEA SINDICAL) 2º Vice-Presidente

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador RAIMUNDO COLOMBO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador RAIMUNDO COLOMBO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, ao Projeto de Lei do Senado nº 607, de 2007, do Senador Expedito Júnior, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão

Leia mais

ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO PROJETOS PRIORITÁRIOS CÂMARA DOS DEPUTADOS

ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO PROJETOS PRIORITÁRIOS CÂMARA DOS DEPUTADOS ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO PROJETOS PRIORITÁRIOS CÂMARA DOS DEPUTADOS AÇÃO CIVIL PÚBLICA PL-265/2007 Autor: Paulo Maluf - PP /SP Data de Apresentação: 01/03/2007 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016

LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016 LEI MUNICIPAL Nº 2.242/2016 DE 15 DE JUNHO DE 2016 Altera a Lei Municipal n. 1.554, de 04 de julho de 2005 que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Barra do Bugres/MT e, dá

Leia mais

VOTO EM SEPARADO. A PEC nº 63, de 2013, é composta de dois artigos.

VOTO EM SEPARADO. A PEC nº 63, de 2013, é composta de dois artigos. VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 63, de 2013, primeiro signatário o Senador Gim, que acrescenta os 9º e 10 ao art.

Leia mais

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003 Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os 1 e 2 do art. 32 da Constituição do Estado e acrescenta os arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições

Leia mais

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL SENADO FEDERAL Plenário 25 a 28/09 14h Sessão deliberativa Nessa semana, o Plenário do Senado pode votar o PLS 206/2017, que acaba com a propaganda partidária, restringe

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. I. 04/03 SEGUNDA-FEIRA 14h00 - Plenário Sessão não-deliberativa. Local: Plenário do Senado 14h00 - Plenário

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL. Congresso Nacional lança campanha de combate à violência contra a mulher

CONGRESSO NACIONAL. Congresso Nacional lança campanha de combate à violência contra a mulher ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 19 DE NOVEMBRO DE 2014 CONGRESSO NACIONAL Congresso Nacional lança campanha de combate à violência contra a mulher O Congresso Nacional lançou oficialmente, nesta quarta-feira

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra-. Profª. Liz Rodrigues Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra- - Iniciativa legislativa: é a faculdade

Leia mais

ISENÇÃO DE IPI. Projeto de Lei 3890/1989

ISENÇÃO DE IPI. Projeto de Lei 3890/1989 ISENÇÃO DE IPI Projeto de Lei 3890/1989 Autor Max Rosenmann - PMDB/PR. Ementa: Concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, na aquisição de automóveis de passageiros que especifica

Leia mais

TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI TÍTULO I. Das Disposições Preliminares

TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI TÍTULO I. Das Disposições Preliminares Plano de Carreira TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI Consolida o Plano de Carreira e Cargo de Professor Federal e dispõe sobre a reestruturação e unificação das carreiras e cargos do magistério da União, incluídas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA. Disciplina: Legislação Ambiental VANESSA TOZELLI

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA. Disciplina: Legislação Ambiental VANESSA TOZELLI Disciplina: Legislação Ambiental VANESSA TOZELLI ANÁLISE DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO (PEC) 65/2012 Prof. Dr. Francisco J. M. Chaves Lorena/SP, 15 de jun/2016. SUMÁRIO 1. Proposta de Emenda à Constituição

Leia mais

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Surgiram mais nomes na longa lista de pedidos de inquérito entregue ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Entre

Leia mais

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 25 A 29 DE MARÇO DE 2013. I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA 9h00 - Comissão/Direitos Humanos A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014 GOVERNO DE SERGIPE Institui o regime de subsídio para os membros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 183, de 31 de março de 2010,

Leia mais