Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas"

Transcrição

1 Hardware Básico Placa mãe Professor: Wanderson Dantas

2 A INVENÇÃO DA PRIMEIRA PLACA MÃE O coração do seu computador encontra-se em um sistema central que unifica todos os componentes de hardware em uma única peça. Esse sistema é conhecido como placa mãe. Cada acessório do seu PC, como portas e plugues, são conectados ou integrados a ela. Esta unificação das funções em grande escala foi desenvolvida em etapas, em um processo cujo início marcou a invenção da própria placa mãe

3 ANTES DA PLACA MÃE A placa mãe, às vezes chamada de "placa central", tem uma história gradual. Ao invés de ser inventada de uma vez, como uma peça de tecnologia completamente nova, ela surgiu a partir de um tipo simples de placa de circuito chamada de "backplane". Esse sistema era uma espécie de placa mãe, mas que não possuía nada de extremamente elaborado. Antes de 1980, os fabricantes de computadores instalavam cada componente individualmente em sua própria placa de circuito, e ligavam essas placas em um "backplane", que atuava como elo comum entre todas as peças.

4 A PRIMEIRA PLACA MÃE A IBM Personal Computer fabricou a primeira placa mãe como a conhecemos, embora tenha sido chamada inicialmente de "planar". A empresa abrigou a CPU, memória RAM, áudio, bem como muitas outras funções, como portas para teclado, fitas cassete, entradas para cartão, etc, em um sistema chamado "bus", que gerencia todo esse fluxo de informação. Lançado em 1981, o PC original, com sua simplicidade e abertura de sistema, serviu como padrão para muitas especificações de hardware em computadores chamados de "IBM PCs" - hoje em dia chamados simplesmente de "PCs".

5 DOS BLACKPLANES À PLACA MÃE A placa mãe reúne as funções de um "backplane" oferecendo uma placa de serviço em comum com slots expansivos para placa-filhas. Os cientistas foram além do que o backplanes tinha a oferecer e introduziram um processador onboard central, memória, gerenciamento de energia, painel input/output para dispositivos externos como teclado e todos os componentes necessários para o fluxo de informação entre a CPU, o hard drive, o teclado e os outros componentes de um PC. Nos anos 80, à medida que os avanços tecnológicos iam se tornando mais atrativos economicamente e permitiam combinar múltiplas funções em uma única placa, os fabricantes começaram a interligar esses componentes à backplane, sendo o IBM PC o modelo precursor desse processo.

6 PLACAS MÃE ATUAIS Atualmente, a placa mãe pode facilmente executar todas as funções que você precisa em computador - incluindo processamento de gráficos, de áudio e conectividade de rede. Algumas placas mães podem não executar certas funcionalidades, uma vez que o usuário pode optar por instalar uma placa dedicada, como um jogador que quer usar uma placa gráfica exclusiva. De qualquer maneira, as placas mãe de hoje já percorreram um longo caminho desde o "backplane" - evoluindo do que eram essencialmente quadros vazios com ranhuras, para computadores independentes, onde você não precisa adicionar um único cartão.

7 CONTROLADORES On-board Off-board

8 ON-BOARD São placas que já possuem periféricos integrados nela, como por exemplo, vídeo, som, modem e rede. Podemos reconhecer uma placa mãe on-board facilmente, pois possui pouca possibilidade de expansão (quantidade menor de slots para periféricos). Uma vantagem desse tipo de placa é seu baixo custo, pois com ela o usuário não terá que comprar os periféricos citados acima. A desvantagem é que nesse tipo de placa, quem ficará responsável pelo gerenciamento dos dispositivos integrados, será o processador, fazendo com que haja uma perda no processamento de dados. No caso do vídeo integrado, é ainda mais grave, pois ele ainda reserva uma quantidade de memória que não poderá ser utilizada pelo sistema operacional, havendo mais uma perda. Caso queime um dispositivo, o mesmo não poderá ser trocado, a solução seria a substituição por uma placa, desde que tenha slot para isso.

9 ON-BOARD

10 OFF-BOARD Esta, geralmente, não tem nenhum tipo de periférico embutido na placa mãe. Neste tipo de placa, cabe ao usuário definir qual placa de vídeo, som, rede, etc, que será instalada. Por serem placas e não interfaces (flats ligados a terminais na placa mãe) estas possuem seu próprio gerenciador de dados, liberando o processador. Caso uma das placas instaladas, por algum motivo queime, podemos facilmente substitui-la por outra sem problema algum. Uma placa off-board pode ser facilmente reconhecida, pela quantidade de slots de expansão.

11 MODELOS DE PLACAS MÃE AT AT e ATX ATX

12 AT AT é a sigla para (Advanced Technology). Trata-se de um tipo de placa mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até Um dos fatos que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (cabo flat, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao superaquecimento. Isso exigia grande habilidade do técnico montador para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira. Além disso, o conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa mãe, é composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa mãe será fatalmente queimada.

13 AT Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento é desligado. Isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automático. Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA, EISA, VESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nos mais novos AT (chamando de baby AT quando a placa mãe apresenta um tamanho mais reduzido que os dos primeiros modelos AT). Somente um conector "soldado" na própria placa mãe, que no caso, é o do teclado que segue o padrão DIN e o mouse utiliza a conexão serial.

14 AT e ATX Modelo de transição entre o AT e o ATX uma vez que as duas tecnologias são encontradas simultaneamente. Esta é uma estratégia criada pelos fabricantes para obterem maior flexibilidade comercial.

15 ATX ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que se trata do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhoras em relação ao anterior. Atualmente todos os computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão: O maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada, Conectores de teclado e mouse no formato mini-dim PS/2 (conectores menores) Conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa mãe, sem a necessidade de cabos, Melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.

16 ATX Quanto à fonte de alimentação, encontramos melhoras significativas. A começar pelo conector de energia ligado à placa mãe. Ao contrário do padrão AT, não é possível encaixar o plug de forma invertida. Cada orifício do conector possui um formato, que dificulta o encaixe errado. A posição dos slots de memória RAM e socket de CPU variam a posição conforme o fabricante.

17 COMPONENTES Existem alguns componentes que são extremamente importantes e que não mudam, quer dizer que em qualquer placa mãe esses componentes estarão presentes, são eles: Soquetes; Slots; Conectores; BIOS, POST, SETUP; CMOS e Bateria; CHIPSET (Norte e Sul).

18 SOQUETES O processador e a memória RAM ficam encaixados nos soquetes, devendo observar que uma placa mãe não aceita qualquer tipo de processador ou memória, pois é desenvolvida para soquetes específicos. No caso do processador, cada tipo tem características que diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo. No caso das memórias é basicamente da mesma forma, só que as memórias mudam seu padrão em uma velocidade menor que os processadores. Hoje em dia, o padrão mais usado para memória RAM é o DDR3, mas em breve as placas já estarão aceitando o novo padrão DDR4.

19 SLOTS Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as dos seus respectivos barramentos. Nas placas mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (memória, vídeo, som, modem e rede por exemplo). Alguns exemplos de slots: ISA PCI AGP PCI Express

20 SLOT ISA Os slots ISA geralmente são preto, ele foi o primeiro barramento de expansão criado para trabalhar com o processador 8088, que usava um barramento de 8 bits, com a introdução do processador que trabalhava a 16 bits, modificou-se o slot ISA aumentando o seu tamanho, para que trabalhasse também a 16 bit e sua frequência de trabalho é de 8 MHz, o que é muito lento, mas perfeitamente viável para uma placa de fax-modem ou uma placa de som. Até algum tempo atrás, placas mães traziam algum slot ISA para que usuários tivessem alguma placa ISA em um velho 286, pudesse utiliza-la em um Pentium. Os slots ISA são conectados em paralelo, isso significa que são absolutamente iguais, dessa forma pode-se instalar uma placa em qualquer slot vago.

21 SLOT PCI Este tipo de slot foi criado pela Intel, ele geralmente é branco e seu barramento não se prende a nenhum tipo de processador, o que garante que todos os futuros processadores poderão utilizar esse tipo de barramento. Ele não é ligado diretamente ao barramento da placa mãe. Ele trabalha a 32 bits e a 33 MHz, existem outras frequências e quantidade de bits que ela pode trabalhar, porém esses não são tão utilizados. Uma grande vantagem do PCI é que ele trabalha melhor com a tecnologia Plug and Play, além disso ele pode compartilhar até 2 dispositivos com a mesma linha de interrupção.

22 SLOT AGP Pode-se reconhecer esse slot por ser único, geralmente é marrom e encontramos somente em placas off-board. Ele é usado somente para placas de vídeo, sua frequência de trabalho é de 66 MHz e 32 bits, isso permite que atinja uma taxa teórica de 264 MB/s, esse modo de operação é chamado de 1x. O barramento AGP pode transferir mais que um dado por pulso de clock, aumentando a sua taxa de transferência.

23 SLOT PCI-Express Se você já parou para ver uma placa mãe, notou que ela tem várias linhas que percorrem toda a sua superfície. Essas linhas são chamadas de trilhas e são através delas que os dados percorrem a placa mãe e chegam às diferentes peças instaladas. Essas trilhas passam dos conectores de placas e outros componentes, levando os dados coletados ali para outros setores do sistema. Barramentos PCI e AGP ficavam responsáveis por serem as portas para placas de vídeo, som e rede serem instaladas no PC. Com o aumento do tráfego de dados, ambas as conexões começaram a ser insuficientes para um funcionamento veloz e dentro do potencial que poderia alcançar.

24 SLOT PCI-Express Desde sua primeira implementação em uma placa mãe, os barramentos PCI-Express evoluíram conforme novas placas de expansão foram lançadas. Atualmente, o PCI-Express está disponível em segmentos de 1x a 32x, sendo mais comum encontrar até 16x. Esses números têm a ver com o número de caminhos utilizados para a transmissão dos dados. Existem três tipos de barramentos PCI-Express disponíveis, sendo que a única diferença entre eles é a velocidade da transmissão de dados entre placa de expansão e computador. Isso significa que uma placa de vídeo que é conectada a um conector PCIe 3.0 pode funcionar também em um do tipo 1.0. O que muda é a quantidade e velocidade de dados que serão enviados.

25 SLOT PCI-Express PCI-Express 1.0 Primeiro modelo, lançado em Contando com 16 caminhos de transmissão de dados (16x), um slot PCI-Express pode realizar o tráfego de até 4 GB/s. PCI-Express 2.0 Lançado em 2007, o tipo de barramento mostrou um aumento de desempenho e envio de dados, o que para placas gráficas, por exemplo, é muito importante. Com 16x, slots PCI-Express 2.0 alcançam até 8 GB/s, podendo chegar até 16 GB/s caso seja um conector 32x.

26 SLOT PCI-Express PCI-Express 3.0 PCI-Express 3.0 é o modelo mais recente e apresenta a maior velocidade alcançada por faixa de dados até o momento (1 GB/s), podendo chegar até 16 GB/s. A primeira placa gráfica a utilizar o potencial do barramento foi a Radeon HD 7970, da AMD, lançada em janeiro de PCI Express 4.0 Foi anunciado em novembro de 2011 que o desenvolvimento de slots PCI Express 4.0 havia sido iniciado e que ele agora teria uma taxa de transmissão de 2 GB/s por faixa. Isso possibilitaria uma transmissão de 32 GB/s em slots 16x. Placas com PCI Express 4.0 devem ser lançadas entre 2014 e 2015.

27 CONECTORES Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro (por exemplo, entre um computador e um periférico). Exemplos de conectores: Conector IDE - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector SATA - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector PS2; - Usado para conectar Mouses e Teclados; Porta Paralela - Usada para conectar impressoras antigas; Conector USB Conector universal; Firewire Parecido com o conector USB e é bem mais rápido que o USB 2.0

28 BIOS Basic Input/Output System, responsável por ensinar o processador a manipular os dispositivos básicos do computador, tais como os circuitos de apoio à unidade de disquete e vídeo em modo texto. É interessante ressaltar que ao se falar de BIOS, é comum as pessoas apontarem para o chip de memória ROM, por este motivo, um vício de linguagem comum é chamar de a BIOS, sendo que estamos nos referindo ao Sistema Básico de Entrada e Saída, o BIOS, que nada mais é do que um programa.

29 POST Power-On Self Test, responsável pelo teste físico inicial sempre que ligamos o computador. Esse teste executa as seguintes rotinas quando o micro é ligado: Identifica a configuração instalada; Inicializa todos os circuitos de apoio (chipset) da placa mãe; Inicializa o vídeo; Testa a memória; Testa o teclado; Carrega o sistema operacional para a memória; Entrega o controle do processador ao sistema operacional.

30 SETUP Programa de configuração do computador. Os ajustes feitos nele são armazenados em uma memória de configuração chamada de CMOS (tipo de memória RAM). Atualmente esta memória está integrada ao chipset da placa mãe, e é alimentada por uma bateria, para que os dados contidos nela não sejam perdidos quando o micro for desligado. Caso os dados de sua memória ROM sejam apagados ou gravados erroneamente a placa mãe não funcionará mais. Por isso, algumas placas têm um circuito de memória ROM de backup, caso aconteça alguma coisa com o ROM primário, alteramos um jumper e ela voltará a funcionar normalmente. Esse tipo de placa mãe é conhecido como dual BIOS.

31 CMOS e BATERIA As informações básicas de configuração do computador são armazenadas em uma espécie de memória RAM, a CMOS. Sendo assim, ela perderia seus dados logo que o computador fosse desligado e teríamos que configura-lo novamente. Para que isso não aconteça, a CMOS é constantemente alimentada por uma bateria. Esta bateria também é responsável por manter o relógio de tempo real que está embutido no chipset. Essa bateria pode ser de: Níquel-cádmio Recarregável; Lítio Como a de um relógio, tem a duração aproximada de 2 a 3 anos;

32 CHIPSET É o circuito mais importante da placa mãe, ele é quem determina a qualidade da placa mãe. Apesar de existirem vários fabricantes de placas mãe no mundo, existem poucos fabricantes de chipset. Os mais conhecidos são VIA, ALi, SiS e Intel. O desempenho de uma placa está diretamente ligado à qualidade do chipset que é utilizado na placa mãe. Testes comprovam que placas mãe de marcas diferentes que utilizam o mesmo chipset têm o desempenho similar. Em geral são divididos em dois circuitos: A Ponte Norte e a Ponte Sul.

33 PONTE NORTE Chamado também de controlador de sistema, esse é o circuito mais importante do chipset, ele é quem controla a parte nobre da placa mãe como a memória RAM, também serve de ponte entre o barramento PCI e AGP, no caso de placas mais antigas controla também o cache L2.

34 PONTE SUL Chamado também de controlador de periféricos, ele tem a função de ponte entre o barramento PCI-ISA, fazer interfaceamento com os periféricos básicos integrados à placa mãe como as portas IDEs, controla as linhas de interrupções, controlador de DMA (Direct Memory Access), o relógio de tempo real, a memória de configuração (CMOS). O chipset é quem determina a arquitetura da placa mãe. É nele também que vamos verificar todas as características que a placa mãe pode ou não oferecer, pois mesmo o chipset tem um som on-board, por exemplo, se o fabricante da placa decidir por não instalar um CODEC, ela não terá opção para o usuário. Então para sabermos sobre um chipset e verificarmos se ele é bom, devemos observar:

35 PONTE SUL Máximo de memória RAM que ele é capaz de acessar; Máximo de memória cache que ele pode acessar (cache externo); Tipos de memória que ele pode acessar; Frequência máxima de operação do chipset; Se possui e qual o modo de operação do barramento AGP; Capacidade ou não de multiprocessamento; Tipos de barramento que pode acessar; Características do I/O (responsável por controlar todos os dispositivos lentos que estão integrados à placa mãe).

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Funcionamento 4. Característica 5. Tipos 6. Componentes 7. Itens 8. Modelos 9. Conclusão

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

Barramento. Entrada. Saída

Barramento. Entrada. Saída Barramentos em Microcomputadores Jonathan Pereira Barramento Conjunto de fios paralelos com função em comum Microproc Memória Dispositivo Entrada Dispositivo Saída Barramento Barramento Tipos: Interno:

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher.

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Apesar de muita gente não considerar placas mãe importantes na hora

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores I

Arquitetura e Organização de Computadores I AULA 09 Estruturas de Interconexão (Barramentos) II Existem algumas questões relacionadas ao desempenho do sistema e os barramentos que merecem ser destacadas. 1. a quantidade de dispositivos conectados

Leia mais

Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE. Tudo que você precisa saber

Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE. Tudo que você precisa saber Andreza Rodrigues de Souza PLACA-MÃE Tudo que você precisa saber PLACA-MÃE ANDREZA RODRIGUES DE SOUZA CRÉDITOS: RODRIGUESARDSZ Esse e-book é disponibilizado gratuitamente, com a única finalidade de oferecer

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC

QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC INFORMÁTICA 01. Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

Divisão do computador

Divisão do computador Divisão do computador Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e rato são também chamados de periféricos.

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Date : 7 de Junho de 2017 Na primeira parte foi abordado e analisado o exterior e interior base de um computador. Identificaram-se alguns conetores

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO Slots periféricos são slots onde são instaladas placas de rede, vídeo, som, etc. Nas placa On Board são encontrados em poucas quantidades, mas

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Silva Um PC é composto por diversos componentes, incluindo o processador, pentes de memória, HD, placa de rede e assim por diante. No início, as placas-mãe serviam

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Barramentos Para que seja possível implementar o uso de dispositivos adicionais

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Arquitetura de Computadores Chipset

Arquitetura de Computadores Chipset 1 é o nome dado ao conjunto de chips (set significa conjunto, daí o seu nome) usado na placa-mãe. Nos primeiros PCs, a placa-mãe usava circuitos integrados discretos. Com isso, vários chips eram necessários

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema

Leia mais

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto BIOS, BOOT, POST e CMOS Prof. César Couto Memória ROM ROM (Read Only Memory) Memória de computador somente para leitura ROM é utilizada para armazenar firmwares Firmware é o conjunto de instruções operacionais

Leia mais

Hardware Básico. Memórias. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Memórias. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Memórias Professor: Wanderson Dantas As Memórias As Memórias são os componentes onde ficam armazenados os dados e programas em forma de sinais digitais (nível lógico 0 e 1), elas trabalham

Leia mais

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83.

5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 5ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE TIPOS DE PLACAS-MÃE COMPONENTES BÁSICOS APOSTILA PÁGINAS: 57 A 83. O O QUE ESTUDAR NUMA PLACA-MÃE?

Leia mais

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como as diferenças na forma de fabricação dos computadores. Arquitecturas de computadores A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Arquitetura aberta A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada,

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e

4.3 - DMA & Chipset. CEFET-RS Curso de Eletrônica. Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva. e CEFET-RS Curso de Eletrônica 4.3 - DMA & Chipset Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Unidade 04.3.1 DMA Dados podem ser transferidos entre dispositivos

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo Placa-Mãe Christian César de Azevedo Componentes Básicos Placa-Mãe 2 Componentes da Placa-Mãe 1. Soquete do Processador 2. Chipset 3. Soquetes de memória RAM 4. Conector de alimentação 5. Conector do drive

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1) Como descobrir quais dispositivos de hardware estão sem drivers? ( ) A Basta clicar em Meu Computador e checar na parte esquerda da

Leia mais

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe Cap. 2 - Placas mãe Arquitectura de Computadores 2010/2011 Licenciatura em Informática de Gestão Dora Melo (Responsável) Originais cedidos gentilmente por António Trigo (2009/2010) Instituto Superior de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Placa mãe A função da placa mãe é criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos os demais periféricos do micro com a maior velocidade e

Leia mais

ENTENDENDO A PLACA MAE

ENTENDENDO A PLACA MAE ENTENDENDO A PLACA MAE A placa mãe é, de longe, a aquisição mais importante que deve ser feita em relação ao computador, pois no final das contas, será ela quem irá determinar quais serão as tecnologias

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Curso Técnico em Informática SUMÁRIO CHIPSET... 3 PONTE NORTE... 3 PONTE SUL... 5 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA... 6 2 CHIPSET Segundo Silva, Data e Paula (2009), uma tradução para

Leia mais

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar INFORMÁTICA Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar 01. (TRE-RN/2005) Memória de alta velocidade, normalmente composta por registradores, que contribui para aumento de velocidade

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Placa de Mãe Prof. Luiz Antonio do Nascimento Definição A placa mãe é uma placa plana de circuito impresso localizado dentro do gabinete com um conjunto de chips

Leia mais

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com

Barramentos. Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Barramentos Prof: André Luiz da Costa Carvalho h6p://scufam.wordpress.com Hierarquia de Barramentos Princípio da Localidade de Referência Dados e programa que estão sendo usados devem ficar próximos ao

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/ Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7 Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/2018 03-11-2017 Introdução O presente trabalho é sobre os diversos tipos de motherboards,

Leia mais

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s:

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s: GABINETE - 1 - O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto, a escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão

Leia mais

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e

Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão de dados, endereços e sinais de controle entre a UCP, memória e dispositivos de entrada e saída. Conjunto de fios paralelos que permitem a transmissão

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

Placa Mãe e seus Dispositivos

Placa Mãe e seus Dispositivos Índice Placa Mãe e seus Dispositivos Autor: Bruno Henrique Ventrice Pereira 1 Índice... 1 Placa-mãe - Principais características... 3 Introdução... 3 Item A - processador... 3 Item B - Memória RAM... 4

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE MONTAGEM DE COMPUTADORES PROF. DOUTORANDO LUIZ CARLOS PEREIRA SANTOS AULA: PLACA MÃE Placa mãe O componente básico da placa-mãe é o PCB, a placa de circuito impresso onde são

Leia mais

Noções básicas sobre hardware de PCs

Noções básicas sobre hardware de PCs Suporte Técnico - 1 Noções básicas sobre hardware de PCs PC significa Personal Computer ou Computador Pessoal. OS PCs são derivados do IBM PC, criado no início dos anos 80. As peças que formam um PC são

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Placa-mãe Profº Elton Rodrigo Molina dos Santos

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Placa-mãe Profº Elton Rodrigo Molina dos Santos 1 Sumário Introdução... 3 Capítulo 1 Placa-mãe Motherboard... 4 1.1 - On-board e off-board...4 1.2 Partes que compõem a placa-mãe...4 1.3 - Slots...4 Capítulo 2 - Memórias... 7 2.1 Memória RAM...8 2.1.1

Leia mais

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy Processador 1 Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes Processador ou CPU É o cérebro do computador, responsável principalmente por executar os comandos (processamento) e carregar (manipular)

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros Barramentos Alberto Felipe Friderichs Barros Os principais componentes de um computador são: processador, memória e dispositivos de E/S. Para que estes módulos possam se comunicar é necessário que exista

Leia mais

Capítulo 5 G A B I N E T E S

Capítulo 5 G A B I N E T E S Capítulo 5 G A B I N E T E S FUNÇÕES Organizar e fixar os seus vários componentes, como HD, CD/DVD-ROM, placa-mãe, placas de expansão com conectores externos (USB, Serial, vídeo, som, etc.); Sustentar

Leia mais

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO PABLO LEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br Pabloleonardo.silva@gmail.com www.pointdoconcurso.com.br Pablo Leonardo (Facebook) HARDWARE X SOFTWARE Hardware: Parte

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Entrada e Saída Entrada e saída visão do usuário Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação (saída)

Leia mais

BIOS, BOOT, CMOS e CMOS Setup. Prof. César Couto

BIOS, BOOT, CMOS e CMOS Setup. Prof. César Couto BIOS, BOOT, CMOS e CMOS Setup Prof. César Couto BIOS Quando o computador é ligado, o processador executa instruções da memória ROM (Read Only Memory). A ROM preserva o conteúdo quando o computador é desligado.

Leia mais

Memória [11] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Memória [11] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Conheça o seu PC: Memória RAM Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-seu-pc-memoria-ram/28771 Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/video/conheca-o-seu-pc-memoria-ram/28771

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Barramento Arquitetura de Computadores Agenda: Barramento 1. Introdução (definição). 2. Função 3. Vantagem e Desvantagem 4. Característica 5. Tipos 6.

Leia mais

Características do Gabinete

Características do Gabinete GABINETE O gabinete de nosso exemplo é um Cavalier T03 da Cooler Master. Este gabinete possui 5 drives de 5,25 polegadas, como gravadores de DVD e 5 para dispositivos de 3,5 polegadas, como discos rigidos.

Leia mais

IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES. Professora Anabela Ferreira

IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES. Professora Anabela Ferreira IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Caixas de computadores A caixa do computador é uma caixa metálica onde se encontram as peças que formam o computador Tamanhos das caixas verticais (torres):

Leia mais

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Barramentos. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Barramentos Prof. Demétrios Coutinho Barramento Organização Básica de Computadores Um caminho de comunicação entre duas ou mais unidades Compartilhado um usuário por vez A comunicação é do tipo

Leia mais

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Informática Setembro/2014 Roteiro Definições iniciais Sistema computacional Unidade Central de Processamento Placas-Mãe Memorias Barramentos Periféricos

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro. Memória

E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro. Memória E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro Memória As memórias são as responsáveis pelo armazenamento das informações no O computador possui basicamente

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC Capítulo 11 Noções sobre hardware de PCs As peças que formam um PC Uma das tarefas envolvidas na montagem de redes é a instalação de placas de rede. É possível instalar essas placas sem ter conhecimentos

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 26ª Aula Interfaces Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br 1 Algumas definições Controlador (controller) Circuitos integrados que fornecem uma função

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO BARRAMENTO BARRAMENTO DE DADOS, BARRAMENTO DE ENDEREÇOS E DE CONTROLE PRINCIPAIS

Leia mais