E D I T A L Nº 23/2014 CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E D I T A L Nº 23/2014 CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS"

Transcrição

1 E D I T A L Nº 23/2014 CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, e Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura - ESMAL, Desembargador JOSÉ CARLOS MALTA MARQUES, o Coordenador Geral de Cursos, Dr. ALBERTO JORGE CORREIA DE BARROS LIMA e o Coordenador de Cursos para Servidores da Justiça, Dr. PAULO ZACARIAS DA SILVA, tornam público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para o CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. I. PÚBLICO ALVO: O Curso é destinado aos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, que atuam como Gestores de Contratos Administrativos. II. DAS INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas mediante encaminhamento da lista dos participantes, que serão designados pelo Departamento Central de Aquisição - DCA e SubDireção Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas. III. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: Realização: ESMAL ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE ALAGOAS Curso: GESTÃO E FISCALIZAÇÂO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Carga horária: 30h/a Período: 15, 16 e 17 de outubro de Currículo Resumido da docente - Patricia Garcia Nachard. Doutoranda em Administração na ESC Rennes School of Business - Rennes/França - FGV/Brasil. Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas. Especialização em Direito da Administração Pública pela UFF/RJ; Bacharel em Direito. Ocupou o cargo de Chefe de Coordenação da Procuradoria Geral da Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ/MS.Consultora e docente na área de Licitações e Contratos da Administração Pública, tendo atuado junto a Instituições Públicas como: ALFOB, FURP/SP, LAFEPE/PE, IQUECO/GO, HSERJ, FUNED/MG, ANVISA, INSTITUTO NACIONAL DO CORAÇÃO/RJ, INTO/RJ, PREF. DE SÃO LUÍS/MA, PB Gás/PARAÍBA, CPRM Cia. de Pesquisa de Recursos Minerais, CEF, ANS

2 Agência Nacional de Saúde, FIOTEC, FURNAS, ELETROBRÁS, GOVERNO DO ESTADO DO ACRE, FESPAC Fundação Escola do Servidor Público do Acre, TJERJ/RJ, TRF/2ª REGIÃO/RJ, TJMS/MS, IBMEC/PARÁ, CHESF, BANCO DA AMAZÔNIA, BANCO DO BRASIL, INFRAERO, CVM Comissão de Valores Mobiliários, TRT/MS, TRT/SC, TRT/RJ, TJRO/RO, ANCINE, ANS, ANATEL Agência Nacional de Telecomunicações, ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica, DER/MG, TCE/AM, JFAL, RFB, MF, entre outras Instituições. Ex-assessora do Instituto de Tecnologia em Fármacos na área de Gestão e Transferência de Tecnologia. Atualmente, consultora da FGV Projetos na área de Administração Pública. Professora nos cursos de Pós Graduação da FGV/RJ. Professora em cursos de Licitações e Contratos Administrativos, Pregão: Formação e Habilitação de Pregoeiros, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência. Instrutora do IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial na área de Contratações Públicas. Objetivo: Capacitar os participantes a fiscalizar e gerenciar a execução de Contratos Administrativos de prestação de serviços continuados (que envolvem dedicação exclusiva de mão de obra), bem como praticar os demais atos de gestão pertinentes, mediante aprendizagem das normas aplicáveis e das melhores práticas, de acordo com a jurisprudência do Tribunal de Contas e dos Tribunais Superiores, com vistas à redução dos riscos de responsabilização do Contratante tomador dos serviços. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. VISÃO SISTÊMICA DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Necessidades de incorporar a visão do Fiscal/Gestor do Contrato ao planejamento da contratação; Modelos de gestão aplicados às contratações públicas; Análise do Contrato e a alternativa de utilizar o modelo burocrático e o modelo orgânico. 2. CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS As principais diferenças entre o Contrato de direito privado e o Contrato Administrativo; Distinção entre Contrato Administrativo e Convênio; Tipos de Contratos Administrativos; Previsão Legal; Princípios dos Contratos Administrativos; Características dos Contratos Administrativos; Regimes de execução dos Contratos Administrativos; Elementos essenciais do Contrato Administrativo; Cláusulas contratuais e cláusulas exorbitantes; Cláusulas essenciais e acessórias.

3 3. A FISCALIZAÇÃO E O GERENCIAMENTO DO CONTRATO Conteúdo do Contrato; A designação do Fiscal e/ou do Gestor do Contrato; As funções do Fiscal e/ou do Gestor do Contrato; A elaboração do plano de fiscalização; Documentação relativa à fiscalização de Contratos: documentos essenciais; Registro dos atos de fiscalização e dos pagamentos; Registro das ocorrências relacionadas à execução do Contrato; Importância dos registros para fins de liquidação e pagamento da despesa; Documentos recebidos da Contratada Autenticidade; A constituição da garantia e a recomposição do seu valor por alterações contratuais; Principais hipóteses de alterações contratuais e procedimentos de formalização; Casos de Força Maior, Caso Fortuito e Fato do Príncipe; Distinção entre reajuste, repactuação e equilíbrio econômicofinanceiro; Requisitos para a concessão da recomposição, baseada na necessidade do equilíbrio econômico-financeiro do Contrato; Análise e negociação das solicitações de reajustes, repactuações e equilíbrio econômico-financeiro; Termos Aditivos e Apostilamento; Duração dos Contratos; Acréscimos e supressões nos Contratos; A aplicação de penalidades; Execução da garantia por inexecução das obrigações contratuais, em especial, das obrigações trabalhistas e previdenciárias, decorrentes da prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra; As responsabilidades do Fiscal e do Gestor do Contrato; Procedimentos iniciais para a fiscalização do Contrato: reunião inicial com o Preposto designado pela Empresa Contratada, não interferência na seleção de pessoal da Contratada, documentos para admissão dos novos prestadores de serviços; Providências para encerramento dos Contratos. 4. AVALIAÇÃO DOS CONTRATOS PROPOSTA METODOLÓGICA A partir da construção de indicadores de resultados; A partir de comparações com outras Instituições Públicas de referência.

4 5. ANÁLISE DA IN Nº 02/2008 E SUAS ALTERAÇÕES, NOS ASPECTOS LEGAIS E GERENCIAIS Recomendações quanto ao plano de trabalho, projeto básico e termo de referência; A utilização da empreitada por preço global e preço unitário; Duração dos Contratos de prestação de serviços continuados e os procedimentos para repactuação; Procedimentos de fiscalização diária do Contrato: Frequência, jornada de trabalho, desvio de função, uso do equipamento de proteção individual (EPI); A fiscalização das obrigações trabalhistas e sociais: Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, folha de pagamento, comprovação de pagamento de salários e adicionais, pagamento de benefícios (vale alimentação, transporte, etc.), concessão e pagamento das férias, CNDT Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas; Procedimentos de fiscalização e do cumprimento das obrigações previdenciárias: FGTS, GFIP, GPS, GRF entre outras. 6. SÚMULA Nº 331 DO TST: As responsabilidades trabalhistas e suas consequências; Responsabilidade subsidiária pelos encargos trabalhistas Aplicação da Súmula 331 do TST e o entendimento do STF (ADC 16 e decisões posteriores); Responsabilidade solidária pelos encargos previdenciários. Metodologia de Ensino: O Curso será desenvolvido utilizando-se, de forma alternada, técnicas expositivas, exemplificativas e debates com análise de casos concretos propostos pelos participantes. A metodologia a ser adotada privilegiará, concomitantemente, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de uma percepção individual crítica sobre os temas apresentados, a partir da vivência profissional de cada participante.. Avaliação: A docente avaliará o cursista, pela participação em sala de aula. Bibliografia: Pereira Junior, Jessé Torres. Comentários à Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública. Rio de Janeiro: Ed. Renovar 8ª Edição, 2009; Meirelles, Hely Lopes. Licitação e Contrato Administrativo São Paulo: Ed. Malheiros Editores 15ª Edição, 2010; Meirelles, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro São Paulo: Ed. Malheiros Editores 40ª Edição, 2014; Bittencourt, Sidney. Pregão passo a Passo. Rio de Janeiro: Ed. Temas & Ideias Editora 4ª Edição, 2014;

5 Justen Filho, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Ed. Dialética 16ª Edição, 2014; Justen Filho, Marçal. Pregão - Comentários à Legislação do Pregão Comum e Eletrônico São Paulo: Ed. Dialética 6ª Edição, 2013; Justen Filho, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais (RT) 10ª Edição, 2014; França, Maria Adelaide de Campos. Comentários à Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública. São Paulo: Ed. Saraiva 7ª Edição, 2013; Teixeira Junior, Amílcar Barca e Ciotti, Lívio Rodrigues. Participação de Cooperativas em Procedimentos Licitatórios. Belo Horizonte: Ed. Mandamentos, 2002; Polonio, Wilson Alves. Terceirização: Aspectos Legais, Trabalhistas e Tributários. São Paulo: Ed. Atlas 1ª Edição, 2000; Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Ed. Atlas 27ª Edição, 2014; Jungstedt, Luiz Oliveira Castro e Coutinho, Alessandro Dantas. Direito Administrativo: legislação. Rio de Janeiro: Ed. Lei Nova, 2012; Fernandes, Jorge Ulisses Jacoby. Contratação Direta sem Licitação. Belo Horizonte: Editora Fórum 9ª Edição, 2011; Fernandes, Jorge Ulisses Jacoby. Manual de Gestão de Contratos Administrativos na Justiça Eleitoral. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2005; Medauar, Odete. Direito Administrativo Moderno - Coletânea de Legislação/Constituição Federal. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais (RT) 18ª Edição, 2014; Mello, Celso Antonio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Ed. Malheiros 31ª Edição, 2014; Carvalho Filho, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Ed. Atlas 27ª Edição, 2014; Rigolin, Ivan Barbosa e Bottino, Marco Tulio. Manual Prático das Licitações (Lei nº 8.666, de 31 de junho de 1993). São Paulo: Ed. Saraiva 8ª Edição, 2009; Santa Maria, Paulo Ernesto Pfeifer. Preço Global emobraspúblicas: Licitações e ProjetoBásico. Belo Horizonte: Editora Fórum 1ª Edição 1ª reimpressão, 2011; Vieira, Antonieta Pereira; Vieira, Henrique Pereira; Furtado, Madeline Rocha; Furtado, Monique Rafaella Rocha. Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Fórum 5ª Edição revista e ampliada, 2013; Lima, Renata Faria. Equilíbrio econômico-financeiro contratual: no direito administrativo e no direito civil. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2007; Mileski, Helio Saul. O controle da gestão pública. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais (RT), 2003;

6 Monte Alto, Clélio Feres; Pinheiro, Antonio Mendes; Alves, Paulo Caetano. Técnicas de Compras. Publicações FGV Management SérieCademp Rio de Janeiro: Editora FGV, ª reimpressão 2013; Schwind, Rafael Wallbach. Licitações internacionais: participação de estrangeiros e licitações realizadas com financiamento externo. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2013; Santana, Jair Eduardo; Camarão, Tatiana; Chrispim, Anna Carla Duarte. Termo de Referência: O impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das licitações e contratos. Belo Horizonte: Editora Fórum 4ª Edição, IV. LOCAL E DATA DA REALIZAÇÃO DO CURSO: Local: Esmal - Rua Cônego Machado, nº 1061, Farol. Período: 15 a 17/10/2014 (Quarta à Sexta) Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h; V. DAS VAGAS: Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas, que serão preenchidas conforme encaminhamento da lista dos participantes, designados pelo Departamento Central de Aquisição - DCA e SubDireção Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas. VI. DO MATERIAL: O material didático será fornecido aos participantes no dia do curso. VII. DA CERTIFICAÇÃO: Será exigida uma frequência mínima de 75% (setenta e cindo por cento) sobre o total do curso. Os alunos que se fizerem presentes, com o mínimo exigido, receberão certificado de conclusão de curso. VIII. DOS CASOS OMISSOS: Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Técnico Pedagógico da ESMAL. Maceió, 28 de agosto de DESEMBARGADOR JOSÉ CARLOS MALTA MARQUES DIRETOR-GERAL DA ESMAL

E D I T A L N. 29/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS

E D I T A L N. 29/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS E D I T A L N. 29/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, e Diretor-Geral da Escola

Leia mais

Ano 5º Ano. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Professor(es) Ms. Demétrius Amaral Beltrão Ms Julio Cesar da Silva Tavares

Ano 5º Ano. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Professor(es) Ms. Demétrius Amaral Beltrão Ms Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 5 A EMENTA Licitações e Contratos Administrativos. Tipos de atividade administrativa: Serviços Públicos e Limitação da autonomia privada (Poder de polícia). Ordenamento urbano e estatuto da

Leia mais

Pós-graduação: orientação acadêmica REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - PÓS-GRADUAÇÃO

Pós-graduação: orientação acadêmica REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - PÓS-GRADUAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - PÓS-GRADUAÇÃO 1 Referências bibliográficas para o aluno da pós-graduação As referências bibliográficas abaixo são roteiro e direção para os alunos. São um guia para o desenvolvimento

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS

CRONOGRAMA DAS AULAS CRONOGRAMA DAS AULAS Curso: DIREITO Departamento: VDI Disciplina: Direito Administrativo I- VDI00033 Carga horária: 60hs Pré-requisitos: Semestre de referência: 2016 1 Dias e horários: terças e quartas,

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº. 15 DE 03 DE JUNHO DE 2016. CAMPUS DE TRÊS LAGOAS COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE DIREITO DO CAMPUS DE TRÊS LAGOAS,

Leia mais

EDITAL Nº 021 / INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O CURSO

EDITAL Nº 021 / INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O CURSO EDITAL Nº 021 /2014 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA MAGISTRADOS EM DIREITO ELEITORAL PROPAGANDA POLÍTICA E DIREITO PENAL ELEITORAL PRINCIPAIS INOVAÇÕES LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2014.

Leia mais

Prof. Rafael Oliveira. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. Rafael Oliveira.  SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. RAFAEL OLIVEIRA 1) BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo, Rio de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ENFOQUE NO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA - PGA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ENFOQUE NO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA - PGA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ENFOQUE NO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA - PGA Objetivo Geral O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública objetiva

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO II DES 0312 PROGRAMA DE AULAS PROFESSOR DOUTOR VITOR RHEIN SCHIRATO MONITORES VICTORIA MALTA CORRADINI FELIPE NAPOLITANO MAROTTA MARCO ANTONIO MORAES ALBERTO 2º Semestre de 2016

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder Judiciário da União e da IN SLTI/MPOG

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I.IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Pública Balneário Camboriú Departamento: Departamento de Administração Pública Disciplina: Licitações e Contratos de Prestação de Serviços Públicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO I CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 h.a. N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO: DIREITO

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 3ª EDIÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PLANO DE TREINAMENTO Curso: Cursos de Desenvolvimento de Servidores : Legislação Específica (Lei nº 8.112/90 e alterações) - Módulo

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 2ª EDIÇÃO As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor do contrato, à luz da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO DES 0121 PROGRAMA DE AULAS PROFESSOR DOUTOR VITOR RHEIN SCHIRATO MONITORES JULIO CESAR MOREIRA BARBOZA MARCO ANTÔNIO MORAES ALBERTO 2º Semestre de 2016 1 DES 0121 FUNDAMENTOS

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS. 2ª Edição

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS. 2ª Edição SEMINÁRIO NACIONAL GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 2ª Edição Brasília, 30 de maio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO I DES 0311 PROGRAMA DE AULAS PROFESSOR DOUTOR VITOR RHEIN SCHIRATO MONITORES ALEXANDRE JORGE CARNEIRO DA CUNHA FILHO (PAE) MARCO ANTÔNIO MORAES ALBERTO JÚLIO CESAR BARBOZA 1º Semestre

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER SÃO PAULO (11) 5081-7950 SAOPAULO@ELOCONSULTORIA.COM RUA CUBATÃO, 929 CONJ. 116 VILA MARIANA HOME

Leia mais

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Agosto a Setembro de 2015. Doação do Consócio e Autor: CARNEVALE, Marcos

BIBLIOTECA DANIEL AARÃO REIS OBRAS DOADAS Agosto a Setembro de 2015. Doação do Consócio e Autor: CARNEVALE, Marcos Doação do Consócio e Autor: CARNEVALE, Marcos CRISE SOCIAL E PODER JUDICIÁRIO: uma análise sociológica dos quantitativos do CNJ Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015 Doação do Consócio e Autor: BARBOSA,

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP.

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP. CURSO PRÁTICO DE LICITAÇÕES - FILIPE GUSTAVO BARBOSA MAUX Advogado militante e Consultor Jurídico na área de Licitações e Contratos. Professor de Direito Administrativo da graduação e da pós-graduação

Leia mais

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I PLANO DE CURSO DISCIPLINA: RELAÇÕES ESTATAIS, BENS E INTERVENÇÕES (CÓD. ENEX 60129) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

CNPJ nº / Divulgação de Relatório de Votação Eleição Delegados 2017 Sistema de Votação Sicoob

CNPJ nº / Divulgação de Relatório de Votação Eleição Delegados 2017 Sistema de Votação Sicoob CNPJ nº 37.79.72/-2 Divulgação de Relatório de Votação Eleição Delegados 27 Sistema de Votação Sicoob A Comissão Eleitoral do Sicoob Credijustra - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam

PLANO DE ENSINO. I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

Plano de Ensino. Princípios de Direito Administrativo. Centralização e descentralização na Administração Pública.

Plano de Ensino. Princípios de Direito Administrativo. Centralização e descentralização na Administração Pública. Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Direito Administrativo II Ano/semestre: 2012/01 Carga horária: Total: 40h Semanal: 04h Professora: Roberta Rasseli Zanete Período/turno: 7º período

Leia mais

ALEX DA SILVA PINTO COL FUTURO VIP, AVENIDA BRAS DE PINA, 1744,, VISTA ALEGRE, RIO DE JANEIRO - RJ / SALA: C5, PRÉDIO: BLOCO C - ANDAR: 2

ALEX DA SILVA PINTO COL FUTURO VIP, AVENIDA BRAS DE PINA, 1744,, VISTA ALEGRE, RIO DE JANEIRO - RJ / SALA: C5, PRÉDIO: BLOCO C - ANDAR: 2 Nome Local de Prova - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ALEX DA SILVA PINTO COL FUTURO VIP, AVENIDA BRAS DE PINA, 1744,, VISTA ALEGRE, RIO DE JANEIRO - RJ / SALA: C5, PRÉDIO: BLOCO C - ANDAR: 2 ALEX SILVESTRE DUTRA

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PORTARIA DE 29/07/2005 D.O.U. 02/08/2005

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PORTARIA DE 29/07/2005 D.O.U. 02/08/2005 PLANO DE ENSINO 2017-2º Semestre CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO II SEMESTRE 2º SEMESTRE DE 2017 TURNO NOTURNO CARGA HORÁRIA 40 h/a PROFESSOR Me. DANILO CÉSAR SIVIERO RIPOLI MISSÃO E OBJETIVOS

Leia mais

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões LACIER CURSOS JURÍDICOS CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões Dinâmica do curso: -Recentes alterações legislativas (aviso prévio, lei dos transportadores,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

1º EXAMINADOR 2º EXAMINADOR 3º EXAMINADOR. Ponderada PE x 3. PO x 1. PD x 4. PT x 2 7,0 10,0 0 7,1 7,0 7,0 10,0 0 7,1 7,0 7,0 10,0 0 7,1 8,5

1º EXAMINADOR 2º EXAMINADOR 3º EXAMINADOR. Ponderada PE x 3. PO x 1. PD x 4. PT x 2 7,0 10,0 0 7,1 7,0 7,0 10,0 0 7,1 7,0 7,0 10,0 0 7,1 8,5 RESULTADO FINAL DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, NA CLASSE D-I REFERENTE AO EDITAL Nº 06/2017 DO COLÉGIO AGRÍCOLA

Leia mais

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PREVIDENCIÁRIA EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PREVIDENCIÁRIA O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, através da Escola de Contas Otacílio Silveira - ECOSIL, torna público que estarão abertas

Leia mais

Direito Administrativo I

Direito Administrativo I Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público Direito Administrativo I Carga Horária: 60 h/a 1- Ementa 1 Estado. 2 Poderes

Leia mais

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG, ANO DE 28. EDITAL Nº 003/28

Leia mais

IX CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO PÚBLICO EDITAL Nº. 014/2011

IX CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO PÚBLICO EDITAL Nº. 014/2011 IX CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO PÚBLICO EDITAL Nº. 014/2011 Destinatários: MAGISTRADOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE ALAGOAS O Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça e Diretor da Escola Superior

Leia mais

Colégio de Procuradores de Justiça

Colégio de Procuradores de Justiça RESOLUÇÃO nº 003/2009/CPJ Colégio de Procuradores de Justiça Institui e regulamenta o serviço de voluntários no âmbito do Ministério Público do Estado do Tocantins. O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA,

Leia mais

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica:

Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica: Prefeitura Municipal de Porto Seguro 1 Sexta-feira Ano VIII Nº 3682 Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica: Decretos da Prefeitura de Porto Seguro. Portarias da Prefeitura de Porto Seguro. Comunicado

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2641 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO II Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 7 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

O Advogado-Geral do Estado, Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, proferiu no Parecer abaixo o seguinte Despacho: De acordo.

O Advogado-Geral do Estado, Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, proferiu no Parecer abaixo o seguinte Despacho: De acordo. O Advogado-Geral do Estado, Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, proferiu no Parecer abaixo o seguinte Despacho: De acordo. Em 16/9/2009 Procedência: Instituto Estadual de Florestas - IEF Interessado:

Leia mais

Prova Objetiva Eduardo De Alencar Imbassahy 07/10/ INDICADO 105 1º

Prova Objetiva Eduardo De Alencar Imbassahy 07/10/ INDICADO 105 1º A Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle - SEPLAG, Giovanna Victer, no uso de suas atribuições legais, declara nulo o resultado final de aprovados no Concurso Público destinado ao

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL N.º 015 25 DE MARÇO DE 2019 SEGUNDA CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Contratação de Escola 2016/17

Contratação de Escola 2016/17 Contratação de Escola 2016/17 CONCURSO Docentes de Técnicas Especiais HORÁRIO 30 1 Ana Cristina Rodrigues Pereira 30 15,75 a) 2 António Joaquim Ribeiro de Bessa 30 FALTOU 3 António Manuel da Silva Pereira

Leia mais

Dossiê da Unidade Curricular

Dossiê da Unidade Curricular Turnos - Prática-Laboratorial - PL1 André Vieira Viana (a61034) António Manuel Pereira do Anjo (a67660) Beatriz Ribeiro Pires Loureiro (a68876) Bruno Miguel da Silva Barbosa (a67646) Carlos Rafael Cruz

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO Conforme Resolução CNJ 169 e IN SEGES/MPDG 05/2017 2ª EDIÇÃO Encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão, à luz legislação e jurisprudência

Leia mais

ELEIÇÕES PARA DELEGADOS

ELEIÇÕES PARA DELEGADOS ELEIÇÕES PARA No dia 06 de dezembro, o Sicoob Credijustra realiza a Eleição para Delegados. Serão 27 vagas para o cargo, sendo 12 vagas para 1ª região - Distrito Federal e Tocantins; 11 vagas para a 2ª

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2716 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO I Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 6 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Curso: LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA Vagas Ofertadas Total: 6 Vagas Preenchidas Total: 6 00009 CLAUDIO MATIAS DOS NASCIMENTO 2364449 00005 FABIANA PAIVA RIBEIRO 4303400 000020 MANOEL FRANCISCO DUARTE

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

RELATÓRIO ANUAL DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO RELATÓRIO ANUAL DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO RACT 2011 PARTE I : DISPOSIÇÕES GERAIS 1. INTRODUÇÃO Este Relatório Anual de Capacitação e Treinamento RACT visa demonstrar de forma consolidada as atividades

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO Disciplina LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRAVOS Professor(a) GILBERTO KENJI FUTADA Carga Horária Semanal 02h Curso DIREITO Carga Horária Semestral 36h Teórica Prática Total Teórica Prática Total Turno/Horário

Leia mais

EDITAL N.º 1/2012/DG TREDF SELEÇÃO PARA CUSTEIO INTEGRAL DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL N.º 1/2012/DG TREDF SELEÇÃO PARA CUSTEIO INTEGRAL DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL N.º 1/2012/DG TREDF SELEÇÃO PARA CUSTEIO INTEGRAL DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria-Geral torna público os critérios e os procedimentos de seleção de magistrados e servidores em

Leia mais

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG, ANO DE 28. EDITAL Nº 003/28

Leia mais

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC

Antropologia: Cultura, Sociedade e Educação Orientação de TCC h. Antropologia: Cultura Brasileira Orientação de TCC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG, ANO DE 28. EDITAL Nº 003/28

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 6 Disciplina Curso Curso Semestral DIREITO ADMINISTRATIVO II Período Turmas Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docentes Prof. Dr. Demétrius Amaral

Leia mais

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS CONCURSO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS CONCURSO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 1 SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS CONCURSO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DISCIPLINAS: Direito Constitucional Direitos Humanos Direito do Trabalho Direito Civil Direito Empresarial Direito Processual Civil Direito

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

INFORMAÇÕES IMPORTANTES INFORMAÇÕES IMPORTANTES O(A)s candidato(a)s selecionado(a)s dentro do número de vagas do edital 002 do PRONATEC devem se apresentar no dia 08 de dezembro portando todos os documentos pessoais (original

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado Turma : A 2002 1 Ana Catarina Loureiro Silva 1761 2 André Eduardo Dias Santos 11 S S 2007 3 Bruno da Silva Gonçalves S 20 4 Catarina Daniela Boaventura Araújo S 1863 Daniela

Leia mais

CBMDF - Projeto Básico n.º 2/ CBMDF_DICOA_COPLI/PREAP Brasília-DF, 16 de junho de 2016

CBMDF - Projeto Básico n.º 2/ CBMDF_DICOA_COPLI/PREAP Brasília-DF, 16 de junho de 2016 CBMDF - Projeto Básico n.º 2/2016 - CBMDF_DICOA_COPLI/PREAP Brasília-DF, 16 de junho de 2016 PROJETO BÁSICO Nº 2/2016 DIMAT AQUISIÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO PARA A PREAP OBJETO Aquisição de acervo bibliográfico

Leia mais

PLANO DE ENSINO EAD CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS E O CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CARGA HORÁRIA: INÍCIO: 16/06 TÉRMINO 18/07

PLANO DE ENSINO EAD CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS E O CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CARGA HORÁRIA: INÍCIO: 16/06 TÉRMINO 18/07 PLANO DE ENSINO EAD CURSO: CARGA HORÁRIA: CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS E O CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 20h/a INÍCIO: 16/06 TÉRMINO 18/07 PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 08 a 15/06 INSTRUTOR (ES):

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Leia mais

Eleições Para o Conselho Geral Corpo Eleitoral - Pessoal Docente. Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Professor Adjunto

Eleições Para o Conselho Geral Corpo Eleitoral - Pessoal Docente. Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Professor Adjunto Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Professor Adjunto 199959200 Adelina Maria Granado Andrês Professor Adjunto 177320451 Alcina Augusta Sena Portugal Dias Professor Adjunto 107390612 Alexandra

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Direito Administrativo Ano Letivo: 2017 Semestre:

Leia mais

GESTÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

GESTÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autores Antonieta Pereira Vieira Henrique Pereira Vieira Madeline Rocha Furtado Monique Rafaella Rocha Furtado GESTÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Área específica Direito Administrativo.

Leia mais

PROF. LUIZ OLIVEIRA CASTRO JUNGSTEDT

PROF. LUIZ OLIVEIRA CASTRO JUNGSTEDT MASTER JURIS - 2017 DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. LUIZ OLIVEIRA CASTRO JUNGSTEDT PROFESSOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF FACEBOOK LUIZ JUNGSTEDT II MASTER JURIS - 2017 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, NA CLASSE D-I REFERENTE AO EDITAL Nº 06/2017 DO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA

GESTÃO DA CONTA VINCULADA GESTÃO DA CONTA VINCULADA Encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão, à luz legislação e jurisprudência trabalhista; fundamentação; memória de cálculo; procedimentos de gerenciamento da conta,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Curso Reconhecido pelo Dec.Fed.50.126 de 26/1/1961 e Portaria CEE-GP-436/13 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL EDITAL Nº01/2018/Centro de Idiomas/IFAL PROJETO DE CURSO DE LÍNGUAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL EDITAL Nº01/2018/Centro de Idiomas/IFAL PROJETO DE CURSO DE LÍNGUAS O Centro de Idiomas (CI), no uso de suas atribuições, torna pública abertura de Edital que disciplina os procedimentos administrativos para seleção de Projetos de Curso de Línguas (PCL) do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL Nº 124/2013 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2013

EDITAL Nº 124/2013 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2013 EDITAL Nº 124/2013 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2013 O MUNICÍPIO DE SERAFINA CORRÊA, RS, comunica aos interessados que está procedendo o CHAMAMENTO PÚBLICO, a contar de 21 de junho de 2013, no horário compreendido

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 11713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado : A Ano Letivo 2014 / 201 2307 1 Ana Carolina Fernandes Gonçalves S 2308 2 Ana Margarida Dias Cunha S 230 3 Ana Margarida

Leia mais

Curso Retenção de Tributos e Previdenciária Atualização 2014 ISSQN IRRF P. Físicas e Jurídicas CSLL PIS Cofins

Curso Retenção de Tributos e Previdenciária Atualização 2014 ISSQN IRRF P. Físicas e Jurídicas CSLL PIS Cofins Curso Retenção de Tributos e Previdenciária Atualização 2014 ISSQN IRRF P. Físicas e Jurídicas CSLL PIS Cofins Administração Pública e Empresas em Geral Tomadores e Prestadores de Serviços DA PRÁTICA À

Leia mais

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Curso: OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Data e Local: 13, 14 e 15 de Setembro de 2017 João Pessoa/PB Local: Hotel Verde Green Tel: (83) 3044-0010

Leia mais

UNIDADE II Regime Jurídico Administrativo: 2.1. Conceito; 2.2. Princípios do Direito Administrativo;

UNIDADE II Regime Jurídico Administrativo: 2.1. Conceito; 2.2. Princípios do Direito Administrativo; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-30 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Noções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 20, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes Niebuhr Código DIR 5742 Carga horária 36 h/a Direito 10ª fase

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes Niebuhr Código DIR 5742 Carga horária 36 h/a Direito 10ª fase UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PROGRAMA DE DISCIPLINA I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes

Leia mais

MEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 001/2013

MEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 001/2013 MEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DECISÃO Nº 001/2013 O da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, no uso de suas atribuições, e considerando o que consta do processo nº 23069.056920/2012-35, D E C I D E: HOMOLOGAR,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL CRM-ES Nº. 002/2014 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL CRM-ES Nº. 002/2014 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL CRM-ES Nº. 002/2014 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO 1. Pregão Presencial Tipo Menor Preço Global para contratação de Empresa Especializada para prestação de serviços de limpeza

Leia mais

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015.

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início das aulas: 20/09/2014 Término das aulas: dezembro de 2015. EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, informam, por meio do presente Edital, que estão abertas as

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO MUNICIPAL Código: DIR- 466 Pré-Requisito: --------- Período Letivo: 2016.1 Professor: EDIVALDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NORMAS COMPLEMENTARES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CEFET-BA Normas adicionais

Leia mais

I. DESTINAÇÃO DO CURSO: O Curso é destinado a todos os Assessores de Juiz do Estado de Alagoas.

I. DESTINAÇÃO DO CURSO: O Curso é destinado a todos os Assessores de Juiz do Estado de Alagoas. E D I T A L Nº 01/2012 I CURSO PARA ASSESSORES DE JUIZ O Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça e Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas - ESMAL, Desembargador SEBASTIÃO COSTA

Leia mais

70 ANOS 75 ANOS SEMINÁRIO COMEMORATIVO SESSÕES RIO. Coordenação. Local TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO JUSTIÇA DO TRABALHO

70 ANOS 75 ANOS SEMINÁRIO COMEMORATIVO SESSÕES RIO. Coordenação. Local TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO JUSTIÇA DO TRABALHO SEMINÁRIO COMEMORATIVO 75 ANOS JUSTIÇA DO TRABALHO 70 ANOS TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO SESSÕES RIO Coordenação Ministro IVES GANDRA DA SILVA MARTINS FILHO, Presidente do TST e do CSJT Ministra MARIA

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO Encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão, à luz legislação e jurisprudência trabalhistas Fundamentação Memória de cálculo Procedimentos

Leia mais