Como funciona o capacitor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como funciona o capacitor"

Transcrição

1 Como funciona o capacitor Um componente de vital importância para o funcionamento dos circuitos eletrônicos, e por isso encontrado em grande quantidade em qualquer equipamento é o capacitor. Com formatos e tamanhos que dependem de seu valor e função, os capacitores podem ser tão pequenos quanto um grão de ervilha ou tão grandes quanto uma garrafa de refrigerante PET de 2 litros. Veja abaixo o que são, como funcionam, para que servem e como ler os valores e testar capacitores.capacitores são componentes que têm por função armazenar energia elétrica. Os capacitores comuns são formados por duas peças de material condutor separadas por um material isolante, conforme ilustrado na figura 1. Estrutura básica de um capacitor. Estrutura básica de um capacitor Quando uma tensão é aplicada entre estas placas condutoras, chamadas armaduras, ele se carrega: uma armadura armazena cargas positivas e a outra armazena cargas negativas. A quantidade de cargas na armadura positiva é a mesma armazenada na armadura negativa, apenas tendo polaridade oposta. O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.). A forma como os capacitores são construídos pode variar assim como o tamanho dependendo de quanto de carga se deseja que eles armazenem. Tipos e Símbolos

2 Na figura 2 mostramos os principais símbolos adotados para representar os capacitores assim como os aspectos dos tipos mais comuns. Simbolos e aspectos dos principais tipos de capacitores. Simbolos e aspectos dos principais tipos de capacitores. As diferenças entre os tipos são importantes, pois conforme o material usado como dielétrico, podem se manifestar propriedades específicas que tornam os capacitores ideais para determinadas aplicações. Assim, enquanto os capacitores cerâmicos e de mica são indicados para circuitos de altas frequências, os de poliéster e eletrolíticos são indicados para aplicações em circuitos de corrente contínua e baixas frequências. O montador eletrônico também precisa estar atento para o fato de que determinados tipos de capacitores como os eletrolíticos, são polarizados. Isso significa que eles possuem uma armadura que sempre deve ser positiva e uma que sempre deve ser negativa. casos. Se eles forem ligados invertidos podem sofrer danos e até mesmo explodir em alguns Especificações:

3 Ao trabalhar com capacitores nos circuitos eletrônicos o montador deve estar atento as seguintes especificações destes componentes: a) Capacitância A capacitância é medida em farads. No entanto, os capacitores usados na maioria dos equipamentos eletrônicos comuns possuem capacitâncias muito pequenas, muito menores que 1 farad, o que torna normal o uso dos seus submúltiplos. Na tabela dada a seguir temos os submúltiplos mais usados: 000 pf! Veja então que é a mesma coisa dizermos que um capacitor tem 100 nf, 0,1 µf ou 100 Assim como no caso dos resistores, alguns capacitores são pequenos demais para que seus valores sejam gravados de forma normal nos seus invólucros.

4 Encontramos então as especificações destes componentes sob a forma de códigos que o leitor deve conhecer. Um desses códigos é o de 3 dígitos. Este código é formado por 3 números ou dois números e uma letra. Para o caso de três números os dois primeiros formam o valor que deve ser seguido do número de zeros dado pelo terceiro algarismo ou multiplicado pelo prefixo indicado pela letra. Exemplos: 10 n = 10 nf 47p = 47 pf 103 = pf = 10 nf 474 = pf = 470 nf Abaixo de 100 pf, apenas dois dígitos são usados. Exemplo: 27 = 27 pf Na figura 3 temos alguns exemplos de capacitores que usam esses códigos.

5 Capacitores cerâmicos com códigos comuns Capacitores cerâmicos com códigos comuns b) Tensão de trabalho A capacitância de um capacitor depende da distância entre as placas e da natureza do material usado como dielétrico. Quanto mais fino for o dielétrico, maior a capacitância, mas existe um problema que limita a espessura. Se o isolador for muito fino ele não consegue isolar tensões elevadas. Uma tensão acima de certo valor "fura" o dielétrico, provocando a queima do capacitor, já que ele perde sua capacidade de isolar no local em que isso ocorre. Assim, além da capacitância os capacitores também têm indicada a tensão máxima de trabalho normalmente especificada em valores contínuos como WVDC (Working Voltage DC) V. Os tipos comuns usados em eletrônica podem ter tensões de trabalho de 1 V a mais de Numa aplicação prática podemos sempre usar um capacitor de mesma capacitância que o original mas com tensão maior. O único problema que pode ocorre é que ele será também maior no tamanho o que pode dificultar sua eventual colocação numa placa de montagem. Tipos Os principais tipos de capacitores encontrados nos equipamentos eletrônicos são: * Capacitores eletrolíticos Este tipo de capacitor usa folhas de alumínio como armaduras e como dielétrico uma finíssima camada de óxido que se forma sobre as folhas por um processo eletrolítico.

6 Como esta camada é muito fina, podemos obter grandes capacitâncias em pequenos espaços. Assim, os capacitores eletrolíticos se caracterizam por sua capacitância elevada sendo encontrados em valores tipicamente de 0,5 a µf ou mais. Os capacitores eletrolíticos são polarizados o que significa que existe uma armadura que deve ficar sempre positiva em relação a outra. A marcação de polaridade é feita no próprio invólucro destes componentes conforme mostra a figura 4. A marcação dos eletrolíticos é feita no próprio invólucro. A marcação dos eletrolíticos é feita no próprio invólucro. frequências. Os capacitores eletrolíticos são indicados para circuitos de corrente contínua e baixas * Capacitores de tântalo Os capacitores de tântalo são semelhantes aos eletrolíticos no principio de fabricação exceto pelo fato do óxido que se forma ser de outro elemento: o tântalo. Como o óxido de tântalo tem uma constante dielétrica muito maior do que o óxido de alumínio, é possível obter grandes capacitâncias em componentes de tamanho extremamente reduzidos. Os capacitores de tântalo também são polarizados.

7 Na figura 5 temos exemplos de capacitores de tântalo. Capacitores de tântalo Capacitores de tântalo * Capacitores cerâmicos Cerâmicas especiais como as de titânio, bário e outras são usadas como dielétricos destes capacitores que encontram aplicações em circuitos que vão de corrente contínua a altas frequências. O tipo mais comum é o disco cerâmico que pode ser encontrado com capacitâncias de 1 pf a 470 nf tipicamente. * Capacitores de poliestireno Este capacitor está incluído na família dos tipos plásticos em que temos um filme fino de poliestireno como dielétrico. Normalmente, este tipo de capacitor é fabricado com as folhas formando um tubo, o que lhes dota de certa indutância que limita suas aplicações em circuitos de altas frequências. * Capacitores de poliéster (filme) Um outro tipo de plástico que é muito usado na fabricação de capacitores é o poliéster que tanto pode dar origem aos tipos tubulares como planos.

8 Este tipo de capacitor também não é recomendado para aplicações em frequências muito altas e pode ser encontrado numa faixa de valores de 1000 pf a mais de 10 µf. * Outros tipos Muitos outros materiais que apresentam propriedades dielétricas importantes podem ser usados para fabricação de capacitores. Por exemplo, podemos usar a mica para fazer capacitores de alta precisão para instrumentos. Capacitores que usam dielétrico de papel embebido em óleo ainda são encontrados em equipamentos antigos. Onde são encontrados O leitor deve estar familiarizado com muitos tipos de capacitores como os encontrados em motores de robôs e equipamentos ligados à rede de energia como máquinas industriais e eletrodomésticos. No entanto, os capacitores encontrados nos equipamentos eletrônicos, além de serem diferentes, podem ser encontrados numa variedade muito maior de tipos e tamanhos. Os capacitores são usados em muitas funções importantes nos circuitos eletrônicos como, por exemplo na determinação da freqüência de operação, em circuitos de filtros, em circuitos de tempo, na filtragem de correntes e sinais além de muitas outras. Podemos dizer que, depois dos resistores, os capacitores são os componentes que aparecem em maior quantidade nos equipamentos eletrônicos. Como Testar Um capacitor em bom estado deve se comportar como um isolante. Assim, quando medimos sua resistência com um multímetro, um capacitor em bom estado apresenta uma resistência infinita. Alguns capacitores de valores altos (acima de 10 µf) podem apresentar uma pequena resistência, denominada "de fuga" que é tolerada se for acima de 1 M?.

9 No entanto, se qualquer resistência abaixo deste valor for medida o capacitor estará comprometido. Uma resistência nula indica um capacitor em curto e uma resistência em baixa indica um capacitor com fugas. O teste com o multímetro não revela se o capacitor está bom (com capacitância) a não ser quando ele tenha valores acima de uns 470 nf. Quando testamos estes capacitores a agulha do multímetro vai até perto de zero ao tocarmos as pontas de prova para depois voltar até marcar uma resistência próxima de infinito. Se este movimento não ocorrer dizemos que o capacitor está "aberto" ou "sem capacitância". Na figura 6 mostramos como testar um capacitor eletrolítico com um multímetro analógico comum. Capacitor em teste. Capacitor em teste.

10 CAPACITORES VARIÁVEIS Existem certas aplicações em que precisamos mudar a capacitância apresentada por um capacitor num circuito durante o seu funcionamento ou para efeitos de ajuste. Um exemplo está nos receptores de rádio em que variamos a capacitância de um componente para mudar sua freqüência de operação possibilitando assim a sintonia das diversas estações. Os capacitores que podem ter sua capacitância alterada são denominados capacitores variáveis e podem ser encontrados em dois tipos básicos: o trimmer que é um capacitor de ajuste e o capacitor variável que é um capacitor de sintonia. Símbolos e aspectos Na figura 7 mostramos o símbolo usado para representar os capacitores variáveis e os aspectos dos principais tipos encontrados nos equipamentos eletrônicos. Capacitores variáveis e trimmers. Capacitores variáveis e trimmers. Em (a) temos um capacitor variável de tipo antigo encontrado em rádios e sintonizadores. Em (b) temos um capacitor variável de rádios modernos e em (c) alguns tipos de trimmers comuns. Especificações a) Capacitância

11 Capacitores variáveis e trimmers podem ser tanto especificados pela capacitância máxima que apresentam como pela faixa de capacitâncias que podem assumir. Assim, um trimmer de 3-30 pf é um trimmer que pode ser ajustado para ter capacitâncias entre 3 pf e 30 pf. A capacitância maior é obtida quando o componente está totalmente "fechado", ou seja, a maior área das armaduras se defronta. Na figura 8 mostramos essas variações de capacitância e o modo do ajuste. A capacitância depende da área efetiva, segundo a posição das placas móveis. A capacitância depende da área efetiva, segundo a posição das placas móveis. b) Tipo O tipo do capacitor variável ou trimmer é especificado pelo número de seções e pelo material usado como dielétrico. Assim, os capacitores antigos usam como dielétrico o próprio ar (não á nenhum material separando as armaduras) enquanto que tipos mais modernos usam plásticos. c) Tensão Em muitas aplicações é importante saber qual é a tensão máxima que podemos aplicar entre as armaduras do capacitor sem que ocorra o faiscamento ou o rompimento do material

12 do dielétrico. Em especial, esta especificação é importante em transmissores onde tensões de até milhares de volts podem aparecer entre as armaduras de um capacitor. Onde eles são encontrados Capacitores variáveis são usados principalmente em circuitos de alta freqüência tais como receptores de rádio, telecomunicações, televisores, transmissores e em muitos outros onde sinais de frequências acima de 100 khz estão presentes e precisam ser ajustadas. Como testar O teste mais simples consiste em se verificar se as armaduras estão isoladas uma das outras que é a condição principal para que eles funcionem. Podemos então testar um capacitor variável com o multímetro medindo sua resistência a qual deve ser infinita. outras. Um capacitor com resistência nula está com as placas em curto, ou encostando uma nas

13 Indutores, capacitores e filtros Pelo seu comportamento elétrico, os indutores e os capacitores podem ser usados em muitos circuitos que envolvam sinais de determinadas freqüências. Dentre esses circuitos podemos citar dois filtros, capazes de permitir a passagem de sinais de determinadas freqüências, bloquear sinais de determinas freqüências, etc. Os filtros encontram aplicações gerais importantes que serão analisadas neste artigo. De acordo com suas propriedades os filtros podem ser classificados em quatro grupos: a) Passa baixas b) Passa altas c) Passa faixas ou passa-banda d) Rejeitores de faixa ou banda Os primeiros permitem a passagem de sinais cujas freqüências estejam abaixo de determinado valor. O segundo permite a passagem de sinais que estejam acima de determinada frequência. O terceiro permite a passagem de sinais que estejam dentro de uma determinada faixa de freqüência e o quarto rejeita os sinais que estejam dentro de uma determinada faixa de freqüências, deixando passar os demais. Os filtros comuns normalmente são projetados com base em dois componentes passivos: indutores e capacitores. Neste artigo daremos uma idéia geral de como funcionam esses componentes para depois analisarmos suas aplicações nos filtros, propriamente ditos. Capacitores Os capacitores são formados por dois conjuntos de armaduras condutoras separadas por um material isolante, denominado dielétrico.

14 Quando aplicamos uma tensão a um capacitor, as armaduras se carregam com cargas de sinais contrários. A presença do material isolante impede que qualquer corrente circule entre as armaduras e com isso as cargas se esgotem. A figura 1 mostra o que ocorre. Isso quer dizer que, uma vez carregado, num circuito de corrente contínua, um capacitor representa uma resistência infinita. Nenhuma corrente pode circular através dele. outro. Nos circuitos de corrente alternada entretanto, o comportamento de um capacitor é Ligando um capacitor a uma fonte de tensão alternada, conforme mostra a figura 2, o capacitor vai carregar-se e descarregar-se acompanhando as inversões da polaridade da tensão aplicada. Isso significa que, ao contrário da ligação em corrente contínua em que a corrente não circula, teremos sempre uma corrente circulando para a carga e descarga do capacitor. A intensidade dessa corrente depende de dois fatores: a) Valor do capacitor b) Frequência da corrente do gerador Se o capacitor for pequeno, a quantidade de cargas elétricas que devem ser movimentadas para carregar o capacitor é pequena e com isso a intensidade da corrente será menor. A intensidade da corrente está em proporção direta com o valor do capacitor.

15 Por outro lado, se a freqüência do gerador for maior, teremos uma velocidade maior de carga e descarga do capacitor e com isso a movimentação das cargas será maior. A corrente estará na proporção direta com o valor da freqüência. Podemos imaginar um capacitor como um componente que apresenta certa "resistência" à passagem de uma corrente alternada, mas que na verdade, não tem cargas passando através deles. Diremos, em termos mais próprios, que o capacitor apresenta uma "reatância", e como se trata de fenômeno ao capacitor, dizemos "reatância capacitiva, conforme mostra a figura 3. Na figura 3 mostramos um gráfico que relaciona a reatância capacitiva com a freqüência, em ohms: Uma fórmula permite calcular a reatância capacitiva de um capacitor, a qual é medida Xc = 1/(2 x p x f x C) Onde: Xc é a reatância capacitiva em ohms f é a freqüência em hertz C é a capacitância em farads p = 3,14 (constante) Veja que, realmente, a resistência que um capacitor apresenta à circulação de uma corrente alternada é inversamente proporcional à freqüência e à capacitância, conforme explicamos.

16 Na tabela dada a seguir, damos alguns valores de reatâncias e capacitâncias associadas, para o leitor tenha uma idéia da sua ordem de grandeza: Um capacitor de 1 uf, na freqüência de 50 khz, por exemplo, se comporta como uma "resistência" de 31,847 ohms. Exemplo de Aplicação da Fórmula Qual é a reatância capacitiva (Xc) apresentada por um capacitor (C) de 1 uf para um sinal de 2 khz? Temos: Xc =? C = 1 x 10-6 F (convertendo microfarads para farads) f = 2 khz = Hz ou 2 x 103 Hz Aplicando a fórmula: Xc =1/(2 x 3,14 x f x C) Xc = 1/(2 x 3,14 x 2 x 103 x 106 )

17 Xc = 1/(12,56 x 10-3 ) Xc = 0,0796 x 103 Xc = 79,6 ohms INDUTORES Os indutores ou bobinas apresentam um comportamento bem diferente dos capacitores, quando usados num circuito de corrente alternada e de corrente contínua. De fato, se considerarmos um indutor perfeito, em que a resistência do fio usado no seu enrolamento é nula, conforme sugere a figura 4, vemos que uma corrente contínua pode circular através dele sem encontrar resistência alguma. No entanto, num circuito de corrente alternada, o comportamento de um indutor é outro. Para ilustrar o que ocorrem vamos imaginar um circuito em que um indutor é ligado a um gerador de corrente contínua através de um interruptor, conforme mostra a figura 5. No momento em que o interruptor é fechado uma corrente é estabelecida no circuito. No entanto, essa corrente não atinge sua intensidade máxima de imediato. A corrente, ao circular pelas espiras do indutor, cria um campo magnético cujas linhas de força, ao se expandirem cortam as outras espiras do mesmo indutor.

18 O resultado é a indução de uma corrente que tende a se opor justamente àquela que está sendo estabelecida. Com isso, a corrente não pode aumentar instantaneamente até o máximo permitido pelo circuito. O indutor se opõe a uma variação rápida da intensidade da corrente. O gráfico mostrado na figura 6 mostra que a intensidade da corrente cresce segundo uma curva exponencial suave. Podemos dizer que "os indutores tendem a se opor às variações rápidas a corrente que neles circular". Num circuito de corrente alternada, a tensão aplicada a um indutor varia constantemente e com isso à intensidade da corrente. Assim, nesse tipo de componente, a corrente deve aumentar até atingir um valor máximo e depois, acompanhando as variações da tensão deve diminuir para depois inverter o sentido de circulação, atingindo novamente um máximo. Se ligarmos um indutor a uma fonte de tensão alternada, conforme mostra a figura 7, a variação constante da tensão aplicada implica numa oposição igualmente constante por parte do indutor à circulação corrente. Do mesmo modo que no caso dos capacitores, essa oposição, denominada "reatância indutiva" depende de dois fatores: a) Valor da indutância do indutor

19 b) Freqüência da tensão aplicada pelo gerador Se o indutor for pequeno, ou seja, tiver "poucas espiras", o campo magnético produzido terá pequena intensidade e as suas loinhas de força não conseguirão induzir uma corrente maior para se opor à circulação da corrente direta. A oposição será pequena. Se a freqüência for elevada, por outro lado, as variações da tensão serão rápidas e a oposição maior. Enfim, a oposição será tanto maior quanto maior for a indutância e maior for a freqüência do sinal aplicado. Também medimos essa oposição à corrente ou reatância indutiva em ohms. Existe uma fórmula para calcular a reatância indutiva de um indutor ou bobina em função da indutância e da freqüência do sinal: XL = 2 x p x f x L Onde: XL é a reatância indutiva em ohms f é a freqüência da corrente em hertz L é a indutância em henry p é 3,14 - constante Veja que, neste caso, a reatância é diretamente proporcional à freqüência, o que indica um comportamento oposto ao dos capacitores. Fazendo uma comparação entre os dois componentes vemos que: * Enquanto os capacitores oferecem uma menor oposição à passagem dos sinais de altas freqüências, os indutores oferecem uma oposição maior a esses sinais.

20 indutores * Os capacitores não deixam passar as correntes contínuas, o que não ocorre com os Damos a seguir uma tabela de reatâncias indutivas para alguns valores comuns de indutâncias e freqüências, para que o leitor tenha uma idéia de sua ordem de grandeza: Na freqüência de 2 khz um indutor tem uma reatância indutiva de 251,2 ohms. Exemplo de Aplicação de Fórmula 5 khz? Qual é a reatância indutiva (XL) apresentada por um indutor de 100 mh na freqüência de Temos: XL =? L = 100 mh = 100 x 10-3 H f = 5 khz = Hz = 5 x 103 Hz Aplicando a fórmula: XL = 2 x p x f x L

21 XL = 2 x 3,14 x 5 x 103 x 100 x 10-3 XL - 31,4 ohms Combinando Indutores e Capacitores em Filtros Os capacitores oferecem uma pequena oposição aos sinais de altas freqüências enquanto os indutores oferecem uma pequena oposição aos sinais de baixas freqüências. O que acontece se interligarmos esses componentes de modo que seus efeitos se combinem? Obtemos circuitos que passam a ter comportamento específicos diante de sinais de determinadas freqüências. Temos então o que denominamos "filtros". Basicamente podemos ter os seguintes tipos de filtros: * Passa-baixas, que oferecem pouca oposição aos sinais de baixas freqüências mas que bloqueiam os sinais de altas freqüências. * Passa-altas, que oferecem forte oposição aos sinais de baixas freqüências mas que deixam passar os sinais de altas freqüências. * Passa-faixas ou Passa-Bandas, que deixam passar com pouca oposição os sinais de uma certa faixa de freqüências, mas que bloqueiam os sinais que estejam foram dela. * Rejeitores, que bloqueiam os sinais que estão dentro de uma certa faixa de freqüências, mas deixam passar, com pouca oposição, os que estão fora dela. As aplicações para tais filtros são inúmeras. Podemos dar alguns exemplos: 1. Filtros Contra Interferências Intercalando entre a rede de energia e um aparelho receptor de rádio, telecomunicações, TV ou FM, um filtro passa-baixas, conforme mostra a figura 8, podemos eliminar as interferências que se propagam via rede de energia. Os sinais interferentes, de alta freqüência, encontram forte oposição do filtro, não chegando ao aparelho que está tendo seu funcionamento afetado.

22 A tensão da rede, de 60 Hz, de baixa freqüência, por outro lado, não encontra praticamente nenhuma oposição para chegar até o aparelho e alimentá-lo. 2. Filtro para Alto-Falantes Em série com um tweeter (alto-falante de agudos ou altas freqüências), ligamos um filtro passa-altas, que deixa passar apenas os sinais de freqüências elevadas que devem ser reproduzidos. Em série com um woofer (alto-falante de graves ou baixas freqüências), ligamos um filtro passa-baixas, que deixa passar apenas os sons graves que devem ser reproduzidos. Finalmente, em série com um mide-range (alto-falante de médios), ligamos um filtro passa-faixa, que deixa passar os sinais apenas da faixa de freqüências que esse alto-falante reproduz melhor. Na figura 9 temos o circuito de um sistema divisor desse tipo. 3. Filtro de Antena Filtro passa-faixas possibilitam a conexão a uma mesma antena de receptores AM, TV e FM, separando os sinais de modo que capa um receba apenas a faixa de sinais com que devem trabalhar. Na figura 10 mostramos o circuito de um filtro desse tipo.

23 4. Filtro de Equalização Na entrada de um amplificador de áudio podemos ligar diversos tipos de filtros com a ação controlada através de potenciômetros. Assim, cada filtro determinará a proporção com que sinais de uma determinada faixa de freqüências podem passar, conforme mostra a figura 11. Esses filtros são especialmente importantes para se adaptar a curva de reprodução de um amplificador ao tipo de sinal que deve ser reproduzido. Por exemplo, ao trabalhar com a voz humana, onde predominam as freqüências médias, para se obter maior inelegibilidade, o equalizador deve reforçar as médias freqüências e atenuar as altas e baixas freqüências, como mostra a figura 12.

24 Por outro lado, ao trabalhar com música orquestrada ou efeitos de som num filme, os graves e os agudos (baixas e altas freqüências) é que devem ser reforçados, com o ajuste mostrado na figura 13. É comum vermos em auditórios um ajuste errado das curvas de equalização, resultando o uso de um microfone por um palestrante ou apresentador de tal forma que não se consegue entender o que ele fala. FILTROS NA PRÁTICA Existem diversas configurações práticas de filtros usando capacitores e indutores. O número de capacitores e indutores usados num filtro, assim como sua disposição determinam o seu modo de ação. Esse modo normalmente é expresso pela forma como ele atenua as freqüências a partir do ponto em que ele deve fazer isso. Essa atenuação é medida em "db por oitava", ou seja, em quantos db (decibéis) é reduzida a intensidade do sinal para cada aumento de 1/8 do valor da freqüência. Os filtros mais simples possuem poucas seções, ou seja, conjuntos básicos de capacitores e indutores, enquanto que os mais elaborados podem ter muitas seções. Damos a seguir alguns tipos práticos de filtros que podem ser encontrados com freqüência nos equipamentos eletrônicos comuns: a) Filtros Passa-Baixas Existem três tipos mais simples de filtros destinados a deixar passar os sinais de baixas freqüências e que são mostrados na figura 14.

25 O primeiro (a) é denominado "filtro T", sendo formado por dois indutores e um capacitor. Os indutores são ligados em série, de modo a oferecer pequena oposição à passagem dos sinais de baixas freqüências e maior oposição à passagem das altas freqüências. O capacitor é ligado em paralelo de modo a curto-circuitar os sinais de altas freqüências que ainda conseguem passar pelo primeiro indutor. O segundo (b) é um filtro mais simples de "meia secção" usando apenas um indutor e um capacitor. Esse filtro também é chamado "L" pela semelhança com essa letra invertida. Seu funcionamento é semelhante ao filtro anterior: o indutor oferece forte oposição à passagem dos sinais de freqüências mais altas enquanto que o capacitor curto-circuita os sinais que ainda possam passar. Temos finalmente em (c) um filtro "PI" que utiliza dois capacitores e um indutor. Neste circuito, o primeiro capacitor funciona como um curto-circuito para os sinais de alta freqüência. O indutor ainda dificulta a passagem dos que não forem curto-circuitados e o segundo capacitor curto-circuita os sinais que ainda conseguem passar. Esse tipo de filtro é muito usado em fontes de alimentação para eliminar as ondulações que restam após o processo de retificação.

26 espúrios. Nos transmissores, esse tipo de filtro é usado para eliminar harmônicas e sinais b) Filtros passa-altas Na figura 15 temos as três configurações mais comuns para os filtros deste tipo. O primeiro (a) é um circuito T em que temos dois capacitores e um indutor. Neste circuito, os capacitores dificultam a passagem dos sinais de baixas freqüências, enquanto o indutor coloca em curto os sinais de baixas freqüências que ainda conseguem passar. O segundo é um filtro em "L" em que usamos um capacitor e um indutor. (b) pelo indutor. Nele, os sinais de alta freqüência passam com facilidade pelo capacitor e não passam Finalmente, temos em (c) um filtro em PI, com dois indutores e um capacitor. As configurações que mostramos podem ser ampliadas com a repetição de diversas secções iguais de modo a aumentar seus efeitos.

27 A ação de um filtro é medida em termos de atenuação do sinal a partir da freqüência para o qual foi calculado. Assim, um filtro típico pode ter atenuações de 6 db por oitava, 12 db por oitava, etc, dependendo do modo como são construídos. Vejamos melhor o que significam esses números. A atenuação do sinal para um filtro passa-baixas, por exemplo, expressa em db por oitava (decibéis por oitava), indica quanto o sinal diminui de intensidade na saída do filtro quando a freqüência aumenta 1/8 de seu valor a partir daquele para o qual o filtro é calculado. Por exemplo, se elevarmos de para Hz (1/8 de é 250), a intensidade do sinal diminui de 12 db para um filtro cuja atenuação é de 12 db por oitava, conforme mostra a curva da figura 16. Filtros Divisores Para Alto-Falantes Uma aplicação interessante que já citamos, para os filtros é na separação dos sinais de diversas frequências de áudio para os alto-falantes que devem fazer sua reprodução. Existem diversas possibilidades para a conexão desses filtros: a) Série Nessa configuração, os alto-falantes e os elementos do filtro (indutor e capacitor) são ligados em série, conforme mostram os circuitos da figura 17. O número de capacitores e indutores (que são iguais) determinam a eficiência do filtro, ou seja, a separação dos sinais em faixas apropriadas à reprodução dos alto-falantes.

28 No primeiro caso, usamos um capacitor e um indutor, obtendo uma atenuação de 6 db por oitava. No segundo caso temos uma atenuação de 12 db por oitava e no terceiro 18 db por oitava. Colocando as atuações desses filtros num gráfico, temos as curvas mostradas na figura 16. Veja que,m quanto maior for o número de db/oitava, melhor é a separação dos graves, médios e agudos. b) Paralelo Nos filtros paralelos, os indutores e capacitores são ligados em redes paralelos de modo que todo o conjunto fica em paralelo com os alto-falantes. por oitava. Na figura 19 mostramos três tipos de filtros paralelos com atenuações de 6, 12 e 18 db

29 As curvas de separação das diversas freqüências são semelhantes às obtidas para o caso dos filtros em série. Fórmulas: Para os filtros indicados nas figuras 17 e 19 são válidas as seguintes fórmulas:

30

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua Eletricidade II Aula 1 Resolução de circuitos série de corrente contínua Livro ELETRICIDADE II Avaliações Provas - 100 pontos lesp-ifmg.webnode.com 2 Conexão de um circuito série Um circuito série contém

Leia mais

Indutores e transformadores

Indutores e transformadores Indutores e transformadores As bobinas ou indutores são componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. Na figura 8 mostramos

Leia mais

Cap. 5. Capacitores e Dielétricos

Cap. 5. Capacitores e Dielétricos Cap. 5. Capacitores e Dielétricos 1 5.1. Definição de Capacitância Um capacitor consiste de dois condutores em oposição, separados por um meio isolante (dielétrico) e possuindo cargas de mesmo módulo mas

Leia mais

23/5/2010 CAPACITORES

23/5/2010 CAPACITORES CAPACITORES O capacitor é um componente, que tem como finalidade, armazenar energia elétrica. São formados por duas placas condutoras, também denominadas armaduras, separadas por um material isolante ou

Leia mais

Eletrotécnica geral. - é a permissividade do meio capacidade de conduzir o campo elétrico. A intensidade do campo elétrico é dada por:

Eletrotécnica geral. - é a permissividade do meio capacidade de conduzir o campo elétrico. A intensidade do campo elétrico é dada por: apacitância É a propriedade de um componente que determina a capacidade de armazenar energia, ou também a oposição à variação da tensão. A energia é armazenada em forma de campo elétrico. O capacitor é

Leia mais

Eletricidade Aula 09. Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada

Eletricidade Aula 09. Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada Eletricidade Aula 09 Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada Tensão e corrente nos circuitos resistivos Em circuitos de corrente alternada em que só há resistores, como

Leia mais

Capacitores. Conteúdo 30/06/ O que são Capacitores? 5.2. Unidades de Capacitância Tipos e Códigos de Valores

Capacitores. Conteúdo 30/06/ O que são Capacitores? 5.2. Unidades de Capacitância Tipos e Códigos de Valores Capacitores jauberth@gmail.com Conteúdo 5.1. O que são Capacitores? 5.2. Unidades de Capacitância 5.3. Tipos e Códigos de Valores 5.4. Associação 5.5. Capacitores Especiais 5.6. Circuitos de tempo RC 5.7.

Leia mais

O que é capacitor? Capacitor é um dispositivo eletrônico capaz de armazenar energia elétrica.

O que é capacitor? Capacitor é um dispositivo eletrônico capaz de armazenar energia elétrica. O que é capacitor? Capacitor é um dispositivo eletrônico capaz de armazenar energia elétrica. Sua construção básica consiste de duas placas ou armaduras metálicas, separadas por um material isolante também

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em CC com Capacitor e Indutor Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Capacitor São dispositivos cuja finalidade é armazenar cargas elétricas em suas

Leia mais

Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC. Raffael Costa de Figueiredo Pinto

Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC. Raffael Costa de Figueiredo Pinto Capacitores e Indutores Associação e Regime Permanente DC Raffael Costa de Figueiredo Pinto Fundamentals of Electric Circuits Chapter 6 Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Lei de Ohm Última Aula Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Associação de Resistores Análise

Leia mais

Aula 17. Capacitor Introdução

Aula 17. Capacitor Introdução Aula 17 Capacitor Introdução Conceito Resistores: Elemento linear passivo que exclusivamente dissipa energia Capacitor Capacitores e indutores: Elementos lineares passivos que armazenam energia que posteriormente

Leia mais

Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação

Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação Aula 4 Circuitos básicos em corrente alternada continuação Objetivos Continuar o estudo sobre circuitos básicos iniciado na aula anterior. Conhecer o capacitor e o conceito de capacitância e reatância

Leia mais

2.9 Protoboard. Na figura a seguir é possível observar um circuito na forma de desenho esquemático e sua montagem no protoboard.

2.9 Protoboard. Na figura a seguir é possível observar um circuito na forma de desenho esquemático e sua montagem no protoboard. 2.9 Protoboard Protoboard ou placa de ensaio ou ainda matriz de contato, (breadboard em inglês) é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos eletrônicos experimentais. A grande

Leia mais

Eletricidade Aula 8. Componentes Reativos

Eletricidade Aula 8. Componentes Reativos Eletricidade Aula 8 Componentes Reativos Campo Elétrico Consideremos uma diferença de potencial V entre duas chapas condutoras. Em todo ponto entre essas duas chapas, passa uma linha invisível chamada

Leia mais

IFRN - Campus Parnamirim Curso de eletricidade turma de redes de Computadores 2011.2. Figura 35 Relé eletromecânico

IFRN - Campus Parnamirim Curso de eletricidade turma de redes de Computadores 2011.2. Figura 35 Relé eletromecânico Figura 35 Relé eletromecânico Figura 36 Aplicação para o relé eletromecânico INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS INDUTORES Três conclusões muito importantes podem ser tiradas em relação ao comportamento do

Leia mais

Aula 6 Corrente Alternada e Corrente Contínua

Aula 6 Corrente Alternada e Corrente Contínua INTODUÇÃO À ENGENHI DE COMPUTÇÃO PONTIFÍCI UNIVESIDDE CTÓLIC DO IO GNDE DO SUL FCULDDE DE ENGENHI Professores velino Francisco Zorzo e Luís Fernando lves Pereira ula 6 Corrente lternada e Corrente Contínua

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação 2014 Última Aula Lei de Ohm Associação de Resistores

Leia mais

Capacitância C = Q / V [F]

Capacitância C = Q / V [F] Capacitância Na figura abaixo, como exemplo, tem-se duas placas paralelas, feitas de um material condutor e separadas por um espaço vazio. Essas placas estão ligadas a uma fonte de tensão contínua através

Leia mais

Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição

Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição Filtros Eletrônicos Definição Formal Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição Em outras palavras, os filtros

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADAS NOS ELEMENTOS PASSIVOS DE CIRCUITOS

RELAÇÕES ENTRE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADAS NOS ELEMENTOS PASSIVOS DE CIRCUITOS RELAÇÕES ENTRE TENSÃO E CORRENTE ALTERNADAS NOS ELEMENTOS PASSIVOS DE CIRCUITOS Sabemos, do estudo da física, que uma relação entre causa e efeito não ocorre sem um oposição, ou seja, a relação entre causa

Leia mais

Estudo do Capacitor em Corrente Contínua

Estudo do Capacitor em Corrente Contínua Unidade 4 Estudo do Capacitor em Corrente Contínua Nesta quarta unidade, você estudará alguns conceitos, características e comportamento do componente eletrônico, chamado capacitor. Objetivos da Unidade

Leia mais

MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 01

MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 01 MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 01 REVISÃO CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE Múltiplos e Submúltiplos Cargas Elétricas NÊUTRONS: NÃO POSSUEM CARGAS ELÉTRICAS PRÓTONS: POSSUEM CARGAS POSITIVAS

Leia mais

Aquino, Josué Alexandre.

Aquino, Josué Alexandre. Aquino, Josué Alexandre. A657e Eletrotécnica para engenharia de produção : análise de circuitos : corrente e tensão alternada / Josué Alexandre Aquino. Varginha, 2015. 53 slides; il. Sistema requerido:

Leia mais

Indutância Elétrica. Professor João Luiz Cesarino Ferreira

Indutância Elétrica. Professor João Luiz Cesarino Ferreira Indutância Elétrica Um indutor é essencialmente um condutor enrolado em forma helicoidal. Pode ser enrolado de forma auto-sustentada ou sobre um determinado núcleo. Para lembrar sua constituição, o símbolo

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 2 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

Estudo do Indutor em Corrente Contínua

Estudo do Indutor em Corrente Contínua Unidade 5 Estudo do Indutor em Corrente Contínua Nesta unidade, você estudará os conceitos, características e comportamento do componente eletrônico chamado indutor. Objetivos da Unidade Enumerar as principais

Leia mais

Em um circuito DC, seja ele resistivo ou não, a corrente varia somente no instante em que o circuito é aberto ou fechado.

Em um circuito DC, seja ele resistivo ou não, a corrente varia somente no instante em que o circuito é aberto ou fechado. Em um circuito DC, seja ele resistivo ou não, a corrente varia somente no instante em que o circuito é aberto ou fechado. Quando o circuito é puramente resistivo essas variações são instantâneas, porém

Leia mais

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA TEORIA Princípios básicos de transmissão a. Sinais de radiofreqüência (RF) Possuem freqüências acima de 100 KHz e são usados pelas emissoras para transportar

Leia mais

Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema

Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema Um elemento pode ser ativo (capaz de gerar energia), passivo (apenas dissipam

Leia mais

Resistores e CA. sen =. logo

Resistores e CA. sen =. logo Resistores e CA Quando aplicamos uma voltagem CA em um resistor, como mostrado na figura, uma corrente irá fluir através do resistor. Certo, mas quanta corrente irá atravessar o resistor. Pode a Lei de

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

QUESTÕES DA PROVA DE RÁDIO ELETRICIDADE - PARTE - 2

QUESTÕES DA PROVA DE RÁDIO ELETRICIDADE - PARTE - 2 QUESTÕES DA PROVA DE RÁDIO ELETRICIDADE - PARTE - 2 QUESTÃO 50 Se aumentarmos o valor da corrente através de um fio condutor, o que acontece com o campo magnético: a. Diminui a intensidade b. Aumenta a

Leia mais

Figura 14 Capacitor.

Figura 14 Capacitor. 11 2. CAPACITORES Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas elétricas ou a seleção de freqüências em

Leia mais

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores O que é um indutor? A indução eletromagnética é um fenômeno causado por um campo magnético e gera corrente elétrica. Uma área delimitada por um determinado condutor sofre variação no de fluxo de indução

Leia mais

Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta

Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta 1 Sumário Capacitor Indutor 2 Capacitor Componente passivo de circuito. Consiste de duas superfícies condutoras separadas por um material não condutor

Leia mais

Circuitos RC e filtros de frequência. 6.1 Material. resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf.

Circuitos RC e filtros de frequência. 6.1 Material. resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf. Circuitos RC e filtros de frequência 6 6. Material resistor de kω; capacitor de 00 nf. 6.2 Introdução Vimos que a reatância capacitiva depende da frequência: quanto maior a frequência do sinal que alimenta

Leia mais

Indução Magnética. E=N d Φ dt

Indução Magnética. E=N d Φ dt Indução Magnética Se uma bobina de N espiras é colocada em uma região onde o fluxo magnético está variando, existirá uma tensão elétrica induzida na bobina, e que pode ser calculada com o auxílio da Lei

Leia mais

Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material

Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material Circuitos RC e filtros de frequência 7 7. Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetros digitais (de mão e de bancada); resistor de kω; capacitor de 00 nf. 7.2 Introdução Vimos que a reatância

Leia mais

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada. 2.

Leia mais

Experimento 7. Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material. 7.2 Introdução. Gerador de funções; osciloscópio;

Experimento 7. Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material. 7.2 Introdução. Gerador de funções; osciloscópio; Experimento 7 Circuitos RC e filtros de frequência 7.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetros digitais (de mão e de bancada); resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf. 7.2 Introdução Vimos

Leia mais

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda Avisos Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta P2: 11/3/13 - segunda Lista de Apoio: disponível no site até sexta feira não é para entregar é para estudar!!! Resumo de Gerador CA Símbolo Elétrico: Vef = ***

Leia mais

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA

CIRCUITOS ELÉTRICOS. Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 05 CAPACITORES EM CORRENTE ALTERNADA Introdução Conceito: Duas placas paralelas chamadas de armaduras (geralmente alumínio); As placas são separadas por um material isolante chamado

Leia mais

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada. 2.

Leia mais

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS. também são muito importantes em aplicações relacionadas com a Eletrônica LIÇÃO 8 OS MULTIVIBRADORES ASTÁVEIS E MONOESTÁVEIS Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que dependendo dos recursos de cada um, eles podem ser empregados

Leia mais

ELETROTÉCNICA ENGENHARIA

ELETROTÉCNICA ENGENHARIA Aquino, Josué Alexandre. A657e Eletrotécnica : engenharia / Josué Alexandre Aquino. Varginha, 2015. 50 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Eletrotécnica.

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 03) 1.0 O CAPACÍMETRO É o instrumento usado para medir o valor dos capacitores comuns e eletrolíticos. Há dois tipos de capacímetro: o analógico (de ponteiro) e o digital

Leia mais

Eletricidade (EL63A) CAPACITORES E INDUTORES

Eletricidade (EL63A) CAPACITORES E INDUTORES Eletricidade (EL63A) CAPACITORES E INDUTORES Prof. Luis C. Vieira vieira@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/vieira/el63a-eletricidade INTRODUÇÃO Capacitores e Indutores: Elementos Passivos

Leia mais

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Princípios de Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Resistência, Indutância e Capacitância Resistor: permite variações bruscas de corrente e tensão Dissipa energia Capacitor:

Leia mais

Teo. 9 - Capacitância

Teo. 9 - Capacitância Teo. 9 - apacitância 9. Introdução Uma das importantes aplicações da Eletrostática é a possibilidade de construir dispositivos que permitem o armazenamento de cargas elétricas. Esses dispositivos são chamados

Leia mais

16/Nov/2012 Aula 16 16. Circuitos RL (CC). Corrente alternada 16.1 Circuitos RL em corrente

16/Nov/2012 Aula 16 16. Circuitos RL (CC). Corrente alternada 16.1 Circuitos RL em corrente 16/Nov/01 Aula 16 16. Circuitos RL (CC). Corrente alternada 16.1 Circuitos RL em corrente contínua. 16. Corrente alternada (CA). 16..1 Numa resistência 1/Nov/01 Aula 17 17. Continuação - Corrente alternada

Leia mais

Teoria de Eletricidade Aplicada

Teoria de Eletricidade Aplicada 1/46 Teoria de Eletricidade Aplicada Conceitos Básicos Prof. Jorge Cormane Engenharia de Energia 2/46 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Sistemas 3. Circuitos Elétricos 4. Componentes Ativos 5. Componentes Passivos

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 05 SEGUNDA PARTE OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores de laboratório

Leia mais

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução

Robô segue luz. Vanderlei Alves S. da Silva. Introdução Robô segue luz Vanderlei Alves S. da Silva Introdução O mundo da robótica é algo realmente fascinante e podemos encontrar uma série de robôs capazes de fazer coisas incríveis. Alguns bem complexos de serem

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física FSC5194 - Física IV Prof. Natalia Vale Asari FILTROS PASSIVOS (RLC) Rômulo Cenci Florianópolis, Santa

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2)

Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2) Corrente Alternada. Circuitos Monofásicos (Parte 2) SUMÁRIO Sinais Senoidais Circuitos CA Resistivos Circuitos CA Indutivos Circuitos CA Capacitivos Circuitos RLC GERADOR TRIFÁSICO Gerador Monofásico GRÁFICO

Leia mais

Componentes eletrónicos. Maria do Anjo Albuquerque

Componentes eletrónicos. Maria do Anjo Albuquerque Componentes eletrónicos Motherboard de um computador e respetivos componentes eletrónicos Alguns componentes eletrónicos Características dos díodos de silício São o tipo mais simples de componente eletrónico

Leia mais

COMO TESTAR COMPONENTES ELETRÔNICOS

COMO TESTAR COMPONENTES ELETRÔNICOS NEWTON C. BRAGA COMO TESTAR COMPONENTES ELETRÔNICOS VOLUME 2 Instituto Newton C. Braga www.newtoncbraga.com.br contato@newtoncbraga.com.br COMO TESTAR COMPONENTES ELETRÔNICOS Como testar componentes eletrônicos

Leia mais

GERADORES E RECEPTORES:

GERADORES E RECEPTORES: COLÉGIO ESTADUAL JOSUÉ BRANDÃO 3º Ano de Formação Geral Física IV Unidade_2009. Professor Alfredo Coelho Resumo Teórico/Exercícios GERADORES E RECEPTORES: Anteriormente estudamos os circuitos sem considerar

Leia mais

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 8. Modelos de Bipolos Passivos

INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 8. Modelos de Bipolos Passivos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA - EXPERIÊNCIA 8 1º semestre

Leia mais

CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM

CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM 1 CIRCUITOS DOS RADIOS AM/FM A função de um rádio é receber os sinais das emissoras na sua antena, selecionar um deles, amplificar e reproduzir no alto falante (ou alto falantes). Nesta parte mostrarei

Leia mais

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada

Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada 1. OBJETIVO Experimento 4 Indutores e circuitos RL com onda quadrada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada. 2.

Leia mais

Circuitos em Corrente Alternada contendo R, L e C. R = Resistor; L = Indutor; C = Capacitor

Circuitos em Corrente Alternada contendo R, L e C. R = Resistor; L = Indutor; C = Capacitor Circuitos em Corrente Alternada contendo R, L e C. R = Resistor; L = ndutor; C = Capacitor No Resistor Considerando uma corrente i( = m cos( ω t + φ) circulando no resistor, teremos nos seus terminais

Leia mais

Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor

Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor Transientes em circuitos RC: Tempo de carga de um capacitor 4 4.1 Material capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω e 10 kω. 4.2 Introdução O objetivo desta aula é estudar o comportamento de capacitores

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA Concurso Público - NÍVEL MÉDIO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) CARGO: Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Técnico 1 Padrão I TEMA: CADERNO DE PROVAS PROVA DISCURSIVA

Leia mais

Análise de Circuitos Elétricos

Análise de Circuitos Elétricos Indutores Análise de Circuitos Elétricos O indutor é um componente que se opõe as variações de corrente elétrica. Ele é composto por um enrolamento de fio de cobre chamado de bobina que está em torno de

Leia mais

ATENUAÇÃO PARA DRIVERS E TWEETERS

ATENUAÇÃO PARA DRIVERS E TWEETERS ATENUAÇÃO PARA DRIVERS E TWEETERS Veja como calcular adequadamente a atenuação para drivers e tweeters da SELENIUM bem como o valor do capacitor do filtro de 6 db/oitava. Publicado originalmente no SELENEWS

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada 1. OBJETIO Parte A: Circuito RC em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RC em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

Circuitos Elétricos. Circuitos Contendo Resistência, Indutância e Capacitância. Prof.: Welbert Rodrigues

Circuitos Elétricos. Circuitos Contendo Resistência, Indutância e Capacitância. Prof.: Welbert Rodrigues Circuitos Elétricos Circuitos Contendo Resistência, Indutância e Capacitância Prof.: Welbert Rodrigues Introdução Serão estudadas as relações existentes entre as tensões e as correntes alternadas senoidais

Leia mais

Prof. Sergio Abrahão 38

Prof. Sergio Abrahão 38 Principais ligações num circuito Os diferentes modos que podemos utilizar para interligar os elementos elétricos, formando um circuito elétrico, são chamados de associações. Podemos ter associação em série,

Leia mais

Aula 05 - Capacitores

Aula 05 - Capacitores Introdução Aula 05 - Capacitores Eletrotécnica É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o

Leia mais

Experiência 05: TRANSITÓRIO DE SISTEMAS RC

Experiência 05: TRANSITÓRIO DE SISTEMAS RC ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Aluno(a): Gabriel Vinicios Silva Maganha nº:... - Data:.../.../2010

Aluno(a): Gabriel Vinicios Silva Maganha nº:... - Data:.../.../2010 SENAI - Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini Curso Técnico em Automação Industrial 1º Período Avaliação Tecnologia Eletrônica I - 12 pontos Instrutor: Gabriel Vinicios Silva Maganha Aluno(a):

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

1 Objetivo. 2 Componentes. Projeto de Mini Transmissor FM de Curto Alcance

1 Objetivo. 2 Componentes. Projeto de Mini Transmissor FM de Curto Alcance Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrônica EEX11 - Intro. a Lab. em Eletricidade e Eletrônica Prof. Luiz Nacamura Junior Projeto de Mini Transmissor FM de Curto Alcance

Leia mais

CAPACITORES TIPOS DE CAPACITORES. Página 1 ELETRÔNICA ANALÓGICA

CAPACITORES TIPOS DE CAPACITORES.   Página 1 ELETRÔNICA ANALÓGICA Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças

Leia mais

Curso de CA - Parte 2

Curso de CA - Parte 2 urso de A - Parte 2 Na Fig06b podemos verificar dois símbolos muito usuais, no primeiro caso só temos uma tensão no secundário enquanto no segundo caso a tensão secundária é divida em duas, pois existe

Leia mais

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada 3 3.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω, 1 kω e 10 kω; indutor de 10

Leia mais

CAPITULO 1 0 CAPACITORES Campo Elétrico:

CAPITULO 1 0 CAPACITORES Campo Elétrico: CAPITULO 10 CAPACITORES O capacitor, assim como o indutor, são componentes que exibem seu comportamento característico quando ocorrem variações de tensão ou corrente no circuito em que se encontram. Alem

Leia mais

Elementos de Circuitos Elétricos

Elementos de Circuitos Elétricos Elementos de Circuitos Elétricos Corrente e Lei de Ohm Consideremos um condutor cilíndrico de seção reta de área S. Quando uma corrente flui pelo condutor, cargas se movem e existe um campo elétrico. A

Leia mais

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada

Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada Experimento 3 Transientes em circuitos RC e RL alimentados com onda quadrada 3.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitores de 100 nf e 1 µf; resistores de 56 Ω, 1 kω e 10 kω; indutor

Leia mais

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada

Experimento 7 Circuitos RC e RL em corrente alternada. Parte A: Circuito RC em corrente alternada Experimento 7 ircuitos R e RL em corrente alternada Parte A: ircuito R em corrente alternada 1 OBJETIO O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos R em presença de uma fonte de alimentação

Leia mais

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO MÓDULO I ELETRICIDADE BÁSICA TURNO NOITE CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CARGA HORÁRIA EIXO TECNOLÓGICO CONTROLE

Leia mais

Amplificador a transistor

Amplificador a transistor Amplificador a transistor Amplificador significa ampliar um sinal ou um som através da amplitude. Tipos de amplificadores Os amplificadores podem ser divididos em várias categorias: Quanto à amplitude

Leia mais

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Prof. Jorge Andrés Cormane Angarita

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Prof. Jorge Andrés Cormane Angarita Eletricidade Aplicada Aulas Teóricas Prof. Jorge Andrés Cormane Angarita Conceitos Básicos Eletricidade Aplicada Função Na engenharia é usual que um fenômeno físico seja representado matematicamente através

Leia mais

BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica

BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica BC 1519 Circuitos Elétricos e Fotônica Capacitor / Circuito RC Indutor / Circuito RL 2015.1 1 Capacitância Capacitor: bipolo passivo que armazena energia em seu campo elétrico Propriedade: Capacitância

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo II 2º Semestre/ 2014 Experimento 4: Filtros de Frequência - Passa Baixa e Passa Alta

Eletricidade e Magnetismo II 2º Semestre/ 2014 Experimento 4: Filtros de Frequência - Passa Baixa e Passa Alta Eletricidade e Magnetismo II º Semestre/ 14 Experimento 4: Filtros de Frequência - Passa Baixa e Passa Alta Nome: Nº USP: Nome: Nº USP: Informações Importantes: Vocês devem realizar os procedimentos experimentais,

Leia mais

ELETROTÉCNICA CAT124 O INDUTOR E OS CIRCUITOS MAGNÉTICOS Adrielle C. Santana

ELETROTÉCNICA CAT124 O INDUTOR E OS CIRCUITOS MAGNÉTICOS Adrielle C. Santana ELETROTÉCNICA CAT124 O INDUTOR E OS CIRCUITOS MAGNÉTICOS Adrielle C. Santana Força Magnetizante A força magnetomotriz por unidade de comprimento é chamada de força magnetizante (H). = F (Ae/m) ou = Força

Leia mais

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI Sumário ntrodução 5 O circuito paralelo em corrente alternada 6 As correntes no circuito paralelo 7 A impedância do circuito paralelo 9 ircuito paralelo ressonante 11 ircuito paralelo ressonante 13 Apêndice

Leia mais

Indutância / Circuitos RL. Indutância Mútua

Indutância / Circuitos RL. Indutância Mútua 11/7/17 Eletricidade e Magnetismo ME ndutância / Circuitos R Oliveira Ed. Basilio Jafet sala crislpo@if.usp.br ndutância Mútua Anteriormente consideramos a interação magnética entre dois fios que conduziam

Leia mais

Corrente simétrica Corrente parcialmente assimétrica

Corrente simétrica Corrente parcialmente assimétrica Curto circuito nas instalações elétricas A determinação das correntes de curto circuito nas instalações elétricas de alta e baixa tensão industriais é fundamental para elaboração do projeto de proteção

Leia mais

2 - Circuitos Basicos

2 - Circuitos Basicos 2 - Circuitos Basicos Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Introdução A matéria é constituída por átomos, que por sua vez são compostos por 3 partículas fundamentais. Estas partículas são os prótons,

Leia mais

Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas AULA 09 CIRCUITO RC

Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas AULA 09 CIRCUITO RC ELETROMAGNETISMO AULA 09 CIRCUITO RC A PONTE DE WHITESTONE Antes de inserirmos um novo elemento em nosso circuito vamos estudar um caso especial de montagem (de circuito) que nos auxilia na determinação

Leia mais

Prof. Rogério Eletrônica Geral 1

Prof. Rogério Eletrônica Geral 1 Prof. Rogério Eletrônica Geral 1 Apostila 3 Continuação de Diodos III - CIRCUITOS COM DIODOS 1 - Sinal senoídal Um dos sinais elétricos alternados mais comuns é o senoídal. O sinal senoídal pode ser representado

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL420 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto circuito...2

Leia mais

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m.

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. N espiras Comprimento médio l= 0,2 m Variação de µ com a força magnetizante A densidade de fluxo e a força magnetizante estão

Leia mais