Diretrizes para Apresentação de Citações e Referências em Trabalhos Acadêmicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretrizes para Apresentação de Citações e Referências em Trabalhos Acadêmicos"

Transcrição

1 Escola SENAI Morvan Figueiredo Diretrizes para Apresentação de Citações e Referências em Trabalhos Acadêmicos Alessandra C. Alamino Bibliotecária São Paulo 2012

2 MENÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DE OUTRA FONTE

3 REGRAS GERAIS 1 Iniciar pelo sobrenome do Autor, Instituição responsável ou primeira palavra do título em letras MAIÚSCULAS quando estiverem entre parênteses, seguido do ano de publicação da obra. Se houver mais de um autor (até 3) eles Deverão ser separados por ponto e vírgula. (DERRIDA, 1967, p. 263) (SOUZA; BASTOS, 1988, p. 51) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998) (ALMEIDA et al., 2012, p. 14) Obs: Se não houver indicação de página, colocar não paginado após a data. Poderá ser inserida uma nota de rodapé em que deverá ser informado o local de retirada da informação (por exemplo, em qual parte dentro do livro).

4 REGRAS GERAIS 2 O sobrenome do Autor ou Instituição quando estiver fora do parênteses deverá vir somente com a primeira letra em maiúsculo, seguida das outras informações entre parênteses. Se houver mais de um autor (até 3) todos deverão ser mencionados no corpo do texto seguidos de e. Alberto (1963) Barbosa e Morais (1955, p. 32) Campos, Souza e Bastos (1988, p. 51) Almeida et al. (2012, p. 14)

5 Citação Direta de até 3 linhas (Transcrição textual de parte da obra do autor consultado) Elas devem estar contidas entre aspas duplas ( ) ou aspas simples ( ) no interior da citação. Deve-se especificara(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada. Meyer parte de uma passagem da crônica de 14 de maio, de A Semana: Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...+ (ASSIS, 1994, v.3, p. 583). Segundo Sá (1995, p. 27): *...] por meio da mesma arte de conversação que abrange tão extensa e significativaparte da nossa existência cotidiana [...+.

6 Citação Direta com mais de 3 linhas (Transcrição textual de parte da obra do autor consultado) Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, espaçamento simples e SEM as aspas. RECUO DE 4 CM DA MARGEM A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p.181).

7 Citação Indireta (Texto baseado na obra do autor consultado, paráfrase) Nas citações indiretas a indicação da página é opcional e as chamadas de autor e data seguem as Regras Gerais 1 e 2. A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).

8 Citação de Citação (Texto baseado em uma transcrição direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original; é citar um autor que foi citado no documento em mãos) Utiliza-se a expressão apud que significa citado por. Em caso de transcrição direta deverão ser mencionadas obrigatoriamente as páginas do documento em mãos. Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]. *...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p ). Obs: A palavra apud NÃO vem em itálico.

9 Supressões, interpolações e comentários As indicações serão de acordo com o tipo: Supressões: [...] Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] Ex.: com supressão: Barbour (1971, p. 35) descreve. O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...+. Ex.: com comentários: A aprendizagem da linguagem mostra bem este momento ótimo: a linguagem não aparece nem antes, nem depois de determinado momento do desenvolvimento físico e mental [ver o menino lobo + (LIMA,1984, p. 84).

10 Outros Casos Dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé. Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser feita a citação, indicando-se os dados disponíveis em nota de rodapé, cuja indicação no texto poderá ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou como expoente (sobrescrito). Ex: (1) ou 1 No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal) 1 No rodapé: 1 Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso International de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

11 Destaques na citação Para enfatizar trechos, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses. *...] para que não tenha lugar a producção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade. (SOUTO, 1916, p. 43, grifo nosso). *...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo comomanifestação de passado colonial [...+ (CÂNDIDO, 1993, v.2, p. 12, grifo do autor). Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgarse pecador e identificar-se com seu pecado. (RAHNER, 1962, v.4, p.463, tradução nossa)

12 Notas de rodapé Expressões utilizadas Idem (Id.) mesmo autor Ibidem (Ibid) na mesma obra Opus citatum, opere citato (op. cit.) obra citada Passim aqui e ali, em diversas passagens Loco citato (loc. cit.) no lugar citado Confira, confronte (Cf) Sequentia (et seq.) seguinte ou que se segue No rodapé: 1 Id., 2000, p.19 2 ADORNO, op. cit., p.40 Obs: No sistema numérico não utilizar nota de rodapé.

13 Sistemas de Chamada Independente do método adotado, deve ter consistência, ou seja, citação e lista de referências. AUTOR-DATA e NUMÉRICO

14 Sistema de Chamada AUTOR-DATA Na citação: De acordo com Almeida (1987, p. 13) É, como se diz, um grande absurdo. (ALMEIDA, 1987, p. 13). Na Lista de Referências deve estar em ORDEM ALFABÉTICA.

15 Sistema de Chamada NUMÉRICO Na citação: Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. (15) Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. 15 Na Lista de Referências deve estar em ORDEM NUMÉRICA. NÃO DEVE SER UTILIZADO QUANDO SE TEM NOTAS DE RODAPÉ

16 REFERÊNCIA CONJUNTO PADRONIZADO DE ELEMENTOS DESCRITIVOS, RETIRADOS DE UM DOCUMENTO, QUE PERMITE SUA IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL.

17 REFERÊNCIA Identificação de autor Até 3 autores, mencionar o nome de todos, quando houver mais de 3 autores, colocar o nome do 1º seguido da expressão et al. (não fica em itálico). BAILY, Peter et al. Compras: princípios e administração. Tradução Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, p.

18 REFERÊNCIA Monografias: livros, catálogos, manuais, etc. SOBRENOME, Nome (Pessoa, Instituição ou Título caso não tenha autoria). Título da monografia: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física (nº total de páginas é opcional). (Série ou Coleção). Notas. Disponível em: <site>. Acesso em: dia mês abrev. ano. (para documentos de Internet). Ex.: com 1 autor: ALLEN, C. L. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5. ed. Venda Nova: Bethânia, p. Ex.: com 2 ou 3 autores: LORENZI, H; SOUZA, H. M. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Nova Odessa: Plantarum, CD. Ex.: com autor institucional: ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, p. Ex.: com título: TROPICA color encyclopedia of exotic plants and trees from the tropics and subtropics. East Rutherford: Roehrs, v p. Obs: A data é um elemento obrigatório, portanto se nenhuma data de publicação, distribuição, impressão, etc puder ser determinada, inserir uma data aproximada entre colchetes: [197-], [197-?], [1973?], [19-]. Para obras sem local de publicação, colocar: [S.l.] e obras sem editora, colocar: [s.n.].

19 REFERÊNCIA Capítulos de Monografias: livros, catálogos, manuais, etc. AUTOR do capítulo. Título do capítulo: subtítulo. In: AUTOR do livro ou.(caso autor do capítulo seja o mesmoque do livro) Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física (páginas inicial e final do capítulo são obrigatórias). (Série ou Coleção). Notas. Disponível em: <site>. Acesso em: dia mês abrev. ano. (para documentos de Internet). Ex.: quando o autor do capítulo é o mesmo do livro: VALENTE, J. A. O papel do facilitador no ambiente logo. In:. (Org.). O professor no ambiente logo: formação e atuação. Campinas: Ed. UNICAMP, p Ex.: quando o autor do capítulo e do livro são diferentes: ALTOÉ, A. O trabalho do facilitador no ambiente logo. In: VALENTE, J. A. (Org.). O professor no ambiente logo: formação e atuação. Campinas: Ed. UNICAMP, p Obs: Neste caso deverá ser utilizada a expressão In: para indicar que o material referenciado é parte de um documento. A indicação. (no 1º exemplo) é formada por 6 espaços de underline ( _ ).

20 REFERÊNCIA Artigos de Periódicos AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do periódico, (abreviado ou não), cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen, mês abreviado (se houver). Ano. Disponível em: <site>. Acesso em: dia mês abrev. ano. (para documentos de Internet). MAIA, N. B.; FURLANI, A. M. C. Especiarias, aromáticas e medicinais. Boletim Técnico do Instituto Agronômico de Campinas, Campinas, n. 100, p , SOUZA, F. C. Formação de bibliotecários para uma sociedade livre: University education or librarians for a free society. Encontros BIBLI. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 11, p. 1-13, jun Disponível em: < Acesso em: 30 jun Obs: É obrigatório o local do periódico. Para consultar acessar o CCN- Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (acesso livre) ( ou Ulrichs (acesso restrito UNESP) para periódicos internacionais (

21 REFERÊNCIA Trabalhos publicados em Eventos AUTOR. Título de trabalho. In: NOME DO EVENTO, n. (número do evento em algarismo arábico seguido de ponto final), ano, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (Também é usado Proceedings, Abstracts...) Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. Descrição física. Notas. Disponível em: <site>. Acesso em: dia mês abrev. ano. (para documentos de Internet). PRADO, Afonso Henrique Miranda de Almeida. Interpolação em imagens médicas. In: WORKSHOP DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO, 1., 1995, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1995, p.2. Obs: Neste caso também é utilizada a expressão In:

22 REFERÊNCIA Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso AUTOR. Título: subtítulo. ano de depósito. Número de volumes ou folhas. Trabalho de Conclusão do Curso(Graduação em...) (ou) (Especialização em...) (ou) Dissertação (Mestrado em...) (ou) Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Disponível em: <site>. Acesso em: dia mês abrev. ano. (para documentos de Internet). EUCLIDES, M. L. Prospecção de informação em sistemas informacionais: a capacitação do usuário em estratégias de busca f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SILVA, A. M. S. Poesia e poética de Mário Faustino v. Tese (Livre Docência) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, Disponível em: < Acesso em: 20 dez Obs: O ano de depósito está indicado na folha de rosto; o ano de defesa está indicado na folha de aprovação.

23 REFERÊNCIA Documentos cartográficos AUTOR. Título do documento cartográfico: subtítulo. Cidade de publicação: Editora, ano. Número e tipo de unidade física, indicação de cor, altura x largura em cm x cm. Escala 1: (Série ou Coleção). Notas. BRASIL. Ministério da Agricultura. Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária. Divisão de Pesquisa Pedológica. Levantamento de reconhecimento dos solos do nordeste do Estado do Paraná. Curitiba, mapa, color., 55 cm x 87 cm. Escala 1: (Boletim Técnico, 16).

24 REFERÊNCIA Documentos de Internet AUTOR (se houver colocar Nome ou Instituição ou começar pelo título do site). Título: subtítulo, Data. Dados complementares (Responsáveis pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver Elemento Opcional). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano. Ex. com autor: VASCONCELOS, J. L. M. Influência da nutrição sobre performance reprodutiva em gado leiteiro. Piracicaba: Agripoint,, Apresenta textos sobre pecuária de leite no Brasil. Disponível em: < Acesso em: 4 jun Ex. com título: TENDÊNCIA do mercado de café. São Paulo: FNP online, Apresenta informações especializadas em agronegócios. Disponível em: < Acesso em: 14 jun Ex. com autor institucional: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (Rio Claro). Biblioteca. [2011]. Disponível em: < Acesso em: 30 ago Obs: Quando não houver identificação de autoria, iniciar a referência pelo TÍTULO, com a primeira palavra em maiúsculo, conforme o 2º modelo.

25 REFERÊNCIA Documento Jurídico: legislação, jurisprudência... LOCAL (País, Estado ou Cidade) ou ENTIDADE. Constituição, nº do decreto, lei..., ano de promulgação, Publicação do Diário Oficial (se houver), Local, data de publicação. Página. Dados complementares (se houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano. (para documentos eletrônicos). BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº20, de ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Decreto nº 2.134, de 24 de janeiro de Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, n.18, 27 jan Seção 1, p

26 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, UNESP. Biblioteca do Campus de Rio Claro. Seção Técnica de Referência. Atendimento ao Usuário e Documentação. ABNT NBR 10520: 2002: citações em documentos. Rio Claro, [2011?]. UNESP. Biblioteca do Campus de Rio Claro. Seção Técnica de Referência. Atendimento ao Usuário e Documentação. ABNT NBR 6023: 2002: referências: principais formatos e exemplos. Rio Claro, [2011?].

27 Orientação para a Normalização de Trabalhos Acadêmicos é um dos Serviços de Biblioteca. Consulte sempre um bibliotecário!

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 3 DEFINIÇÕES 3.1 CITAÇÃO: Menção

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Citação Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002 Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS 1 Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se

Leia mais

Citação NBR

Citação NBR Citação NBR 10520 2002 Citação Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação é dar o devido

Leia mais

Orientação em Normalização Documentária

Orientação em Normalização Documentária Orientação em Normalização Documentária Apresentação de Citações em Documentos Maria Luzinete Euclides - Bibliotecária UNESP - Marília - 2005 ABNT/NBR 10520:2002- Citações em Documentos Esta Norma especifica

Leia mais

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. * NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. Esta norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Orientações aos concluintes. referencia@ufersa.edu.br

Orientações aos concluintes. referencia@ufersa.edu.br Orientações aos concluintes referencia@ufersa.edu.br TRABALHO ACADÊMICO (NBR 14724/2011) Especificar os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Universidade Estadual Paulista Biblioteca Citações em documentos Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Sumário dos slides Citação Dicas e Regras Indicação de Autoria Tipos de citação Modelos de citação Formatação

Leia mais

É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO:

É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO: COMO FAZER UMA REFERÊNCIA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA 2007 É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO: - Os espaçamentos devem ser seguidos rigorosamente; - Adotar

Leia mais

Citação de Documentos -

Citação de Documentos - ANTONIO FLAUDIANO BEM LEITE Citação de Documentos - Norma Técnica: ABNT NBR 10520, de 29 de setembro de 2002. Antonio Leite Professor Assistente-A Graduado em Odontologia Especialista em Saúde Coletiva

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

NOTAS DE RODAPÉ. Profº.Ronilson de Souza Luiz Doutor em Educação PUC/SP Blog: capronilson.wordpress.com

NOTAS DE RODAPÉ. Profº.Ronilson de Souza Luiz Doutor em Educação PUC/SP Blog: capronilson.wordpress.com NOTAS DE RODAPÉ Profº.Ronilson de Souza Luiz Doutor em Educação PUC/SP Blog: capronilson.wordpress.com profronilson@gmail.com Notas de Rodapé Inserem nos trabalhos considerações complementares; Indica

Leia mais

NBR 10520. Citações em trabalhos acadêmicos. Revisado e Atualizado por Gilmar M. Maroso e Nelci Ehrhardt 08/04/2015

NBR 10520. Citações em trabalhos acadêmicos. Revisado e Atualizado por Gilmar M. Maroso e Nelci Ehrhardt 08/04/2015 NBR 10520 Citações em trabalhos acadêmicos Copyright 1996-99 Dale Carnegie & Associates, Inc. 1 O que são citações São transcrições de documentos que servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

EDITAL N. 1/ º. Após o ato de inscrição, o candidato receberá um o qual conterá a confirmação de recebimento da revista.

EDITAL N. 1/ º. Após o ato de inscrição, o candidato receberá um  o qual conterá a confirmação de recebimento da revista. EDITAL N. 1/2015 A Revista de Direito Constitucional da Universidade Federal de Juiz de Fora do Campus Governador Valadares convida a todos para enviar artigos para a sua primeira edição, de acordo com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO Bibliotecárias responsáveis: Ana Luisa de Oliveira Mariene Coutinho Rodrigues RIBEIRÃO PRETO 2008 2 SUMÁRIO 1 CITAÇÃO... 3 1.1

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO - 2003 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520) Prefácio A Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2017

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2017 EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2017 A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) informa a abertura do prazo para envio de artigos para

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES ORIENTAÇÕES AOS AUTORES O presente texto apresenta normas que devem orientar os autores na preparação dos originais para a Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (EDUFJF), bem como estabelece

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 4

Proposta de Projeto de TCC 4 Proposta de Projeto de TCC 4 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 4 Algumas regras mais gerais (modificações em 2018) (a) as referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS VOTUPORANGA DANIELE SPADOTTO SPERANDIO PRISCILA BORDINI RODRIGUES

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS VOTUPORANGA DANIELE SPADOTTO SPERANDIO PRISCILA BORDINI RODRIGUES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS VOTUPORANGA DANIELE SPADOTTO SPERANDIO PRISCILA BORDINI RODRIGUES GUIA PRÁTICO PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS:

Leia mais

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520 ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520 Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br 1 Ordenação das referências

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

Unidade 4. 4.2 Regras complementares das citações

Unidade 4. 4.2 Regras complementares das citações Unidade 4 4.2 Regras complementares das citações Vamos conhecer mais algumas normas para situações que poderão acontecer no decorrer da construção de um texto científico. DESTAQUE DO TEXTO Exemplos: A

Leia mais

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que

Leia mais

ESCRITA ACADÊMICA 17/09/18 ESCRITA ACADÊMICA. 1. Como escrever um texto acadêmico:

ESCRITA ACADÊMICA 17/09/18 ESCRITA ACADÊMICA. 1. Como escrever um texto acadêmico: PROF. DR. FRANCISCO SEGNINI JR. 1. Como escrever um texto acadêmico: A) Texto acadêmico, Claro, Preciso, Conciso e Domínio do idioma B) O texto deve ter: Encadeamentos lógicos Nexos argumentativos evidentes.

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL, TAMANHO 12, PRETO: subtítulo centralizado com espaçamento de 1,5 não usar siglas nos títulos

TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL, TAMANHO 12, PRETO: subtítulo centralizado com espaçamento de 1,5 não usar siglas nos títulos Modelo de Formatação de Artigo para a REP s Alguns exemplos (título, nome, citações, etc.) foram apresentados em cor azul. Somente dois autores por artigo. TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO MARINGÁ 2016 ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO Elaborado por: Carmen Torresan * MARINGÁ 2016 Bibliotecária / CRB9

Leia mais

Informação e documentação Citações em documentos Apresentação ABNT NBR 10520:2002

Informação e documentação Citações em documentos Apresentação ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação ABNT NBR 10520:2002 Sumário Prefácio... 2 1 Objetivo... 2 2 Referências normativas... 2 3 Definições... 3 4 Localização... 4 5 Regras gerais

Leia mais

NORMAS DA ABNT: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS (ABNT 10520: ABNT 6023:2002)

NORMAS DA ABNT: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS (ABNT 10520: ABNT 6023:2002) NORMAS DA ABNT: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS (ABNT 10520:2002 - ABNT 6023:2002) Alison Antonio de Souza - Bibliotecário - biblioteca.seper@ufgd.edu.br fb.co/bibliotecacentralufgdis @bibliotecaufgd MISSÃO "Prover

Leia mais

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002 Retirado de : http://rizomas.net/cultura-escolar/bases-de-dados/208-regras-para-citacao-e-referencias-abnt.html REFERÊNCIAS Referência é o [... ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 08/2011 PROEST A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROEST, da Universidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP

PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP PROCEDIMENTOS PARA INCLUSÃO DE PERIÓDICOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS FCLAR UNESP Os editores interessados em incluir sua revista no Portal de Periódicos FCLAr UNESP, devem apresentar um breve projeto, em

Leia mais

CITAÇÕES NBR10520:2002

CITAÇÕES NBR10520:2002 CITAÇÕES NBR10520:2002 Abril 2013 CITAÇÕES Normalização Documental de acordo com a ABNT NBR 10520/ ago.2002 Informação e Documentação Citações em documentos Apresentação CITAÇÃO NBR 10520/2002 1 REGRAS

Leia mais

PARA LIVROS. HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1972.

PARA LIVROS. HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1972. REFERÊNCIAS PARA LIVROS O último sobrenome do autor com todas as letras maiúsculas e os prenomes abreviados, seguidos de ponto, título, subtítulo (se houver), edição, local (cidade), editora e data da

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520 Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520/2002 -CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520, 2002, p. 1). Objetivo: apoiar

Leia mais

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ Aula 3

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ Aula 3 BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ Aula 3 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Citação ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

Leia mais

Normas de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, segundo os padrões da ABNT e adotadas pela Faculdade Alfacastelo.

Normas de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, segundo os padrões da ABNT e adotadas pela Faculdade Alfacastelo. Normas de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, segundo os padrões da ABNT e adotadas pela Faculdade Alfacastelo. ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA MONOGRAFIA 1. DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA A estrutura

Leia mais

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724 TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis à aplicação deste documento ABNT NBR 6023 Referência Elaboração ABNT NBR 6024 Numeração Progressiva das seções de um documento

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL CAMPUS IV SÃO MIGUEL DOS CAMPOS CURSO DE LETRAS NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA NA NARRATIVA DA NARRATIVA REVISTA FALARES NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO Estrutura:

Leia mais

Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa

Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa 1 CITAÇÃO 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações a respeito

Leia mais

Palestra: Referências

Palestra: Referências INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Referências Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

Manual Básico para Elaboração de Estágio

Manual Básico para Elaboração de Estágio Manual Básico para Elaboração de Estágio Colégio Patrocínio de São José 2 VERITAS ENTIDADE DE PESQUISA EDUCAÇÃO RESSURREIÇÃO - VESPER CNPJ 01.005.647 / 0004 11 Reconhecido pelo Decreto nº 31.640 de 18

Leia mais

ABNT AGO 2002 NBR Informação e documentação citações em documentos - Apresentação

ABNT AGO 2002 NBR Informação e documentação citações em documentos - Apresentação ABNT AGO 2002 NBR 10520 Informação e documentação citações em documentos - Apresentação Sumário Prefácio 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Localização 5 Regras gerais de apresentação 6

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520 Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520/2002 -CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520, 2002, p. 1). Objetivo: apoiar

Leia mais

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou COMPLEMENTAÇÕES Antonio Castelnou Notas de Rodapé Em uma MONOGRAFIA, as notas de rodapé possuem as seguintes finalidades: Indicar a fonte bibliográfica de uma citação existente no corpo do texto principal;

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. 2 Referências normativas

Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. 2 Referências normativas AGO 2002 NBR 0520 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 3-28º andar CEP 20003-900 - Caixa

Leia mais

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas AGO 2002

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas AGO 2002 AGO 2002 NBR 0520 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 3-28º andar CEP 20003-900 - Caixa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Cristiane Dupret Manual de Normas Técnicas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso Rio de Janeiro 2015 SUMÁRIO 1 introdução. 2 formatação. 2.1 formatação de página

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU ESCOLA TÉCNICA VALE DO ITAJAI TÍTULO NOME

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU ESCOLA TÉCNICA VALE DO ITAJAI TÍTULO NOME UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU ESCOLA TÉCNICA VALE DO ITAJAI TÍTULO NOME BLUMENAU 2008 NOME DO(S) AUTOR(ES) DO TRABALHO ( quando em grupo os nomes em ordem alfabética ) TÍTULO DO TRABALHO Trabalho apresentado

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO O Caderno de Estudos e Pesquisas Foco é uma publicação semestral das Faculdades Integradas Maria Imaculada que tem como objetivo a divulgação e a democratização de pesquisas nas

Leia mais

1ª CIRCULAR PARA O VI COLÓQUIO DE TURISMO

1ª CIRCULAR PARA O VI COLÓQUIO DE TURISMO 1ª CIRCULAR PARA O VI COLÓQUIO DE TURISMO Com o objetivo de oferecer um painel sobre o estado da arte do turismo em todas suas dimensões na Região da Biosfera Goyaz, a equipe do Projeto de Pesquisa REGIÃO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a)

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a) 1 Capa Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS Tema da Pesquisa Nome do Aluno Nº - Série/Ano Disciplina Professor(a) Campo Limpo Paulista, de de 2012 Relatório INTRODUÇÃO (Produção textual do(a)

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] DEPARTAMENTO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo

Leia mais

Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Informação e documentação Citações em documentos Apresentação AGO 2002 NBR 10520 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Informação e documentação Citações em documentos Apresentação Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal

Leia mais

APARECIDA ANGÉLICA Z. PAULOVIC SABADINI MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO MARIA MARTA NASCIMENTO. Citações no Texto e Notas de Rodapé:

APARECIDA ANGÉLICA Z. PAULOVIC SABADINI MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO MARIA MARTA NASCIMENTO. Citações no Texto e Notas de Rodapé: APARECIDA ANGÉLICA Z. PAULOVIC SABADINI MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO MARIA MARTA NASCIMENTO Citações no Texto e Notas de Rodapé: Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da ABNT (Associação

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA FBB

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA FBB FONTE TIMES 14, NEGRITO CAIXA ALTA ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA FBB sem espaço CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CERIMONIAL, PROTOCOLO, ETIQUETA

Leia mais

Cópia impressa pelo Sistema Target CENWeb

Cópia impressa pelo Sistema Target CENWeb Cópia impressa pelo Sistema Target CENWeb AGO 2002 NBR 0520 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Sede: Rio de Janeiro Av. Treze

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) Recife 2019 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Ricardo Essinger Departamento Regional do SENAI de Pernambuco

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);

Leia mais

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO Citação é o reconhecimento que um documento recebe de outro. Razões que um autor tem para referenciar / citar Indicar leituras para complementação do assunto; Alertar para trabalhos

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

3 cm CELER FACULDADES FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE XXXXXXXX NOME DO AUTOR DO TRABALHO

3 cm CELER FACULDADES FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE XXXXXXXX NOME DO AUTOR DO TRABALHO 3 cm CELER FACULDADES FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE XXXXXXXX Nome da Instituição e do autor do trabalho com letra maiúscula, tamanho 12, sem negrito, centralizado. NOME DO AUTOR DO TRABALHO

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP)

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP) A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe

Leia mais

MONOGRAFIA. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Estrutura da Monografia. Elementos Pré-Textuais UNIDADEB

MONOGRAFIA. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Estrutura da Monografia. Elementos Pré-Textuais UNIDADEB UNIDADEB Caro(a) Aluno(a), Nesta unidade você encontrará os conceitos referentes à estrutura de uma monografia. Monografia aplica-se a um tipo de trabalho científico. Mas o que é uma monografia? Como deve

Leia mais

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011 Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis à aplicação deste documento ABNT NBR 6023

Leia mais

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002 BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002 São Carlos 2012 Guia para padronização de Citações As orientações abaixo são de acordo com a NBR 10520/2002 da Associação

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO. Alexandre Paiva da Silva

NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO. Alexandre Paiva da Silva NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) Alexandre Paiva da Silva 1 1. INTRODUÇÃO As normas são definidas por órgãos nacionais e internacionais. Internacionais ISO: International Stadardization

Leia mais

Citação em trabalhos acadêmicos:

Citação em trabalhos acadêmicos: Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Citação em trabalhos acadêmicos: NBR 10520:2012 Maria Elisa V. Pickler Nicolino, Bibliotecária CRB8

Leia mais

As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos

As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos 21 de outubro de 2014 IV Colóquio de Linguística Aplicada As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos Prof. Dr. Yuki Mukai (UnB) Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada yuki@unb.br

Leia mais

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação Toda citação deve vir

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA... 2 1.1. Apenas um autor pessoal em LIVROS... 2 1.2. Apenas um autor pessoal em REVISTAS, JORNAIS, PERIÓDICOS... 2 1.3. Até três autores...

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm 2cm CAPA 3cm NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA 3cm 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOME DO AUTOR 2cm Local Ano 2cm PAGINA DE ROSTO

Leia mais

Antonio Castelnou CITAÇÕES

Antonio Castelnou CITAÇÕES Antonio Castelnou CITAÇÕES Citações Na elaboração do texto de um documento científico, como é o caso de uma MONOGRAFIA, é fundamental que se indique as fontes de consulta, ou seja, que se faça citações.

Leia mais

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520 COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Segundo ABNT - NBR 10520 Lorena, agosto 2014 Citação Menção de uma informação extraída de outra fonte A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente,

Leia mais

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas...

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas... Citações Sumário 1 Citação direta...1 2 Citação indireta...2 3 Citação da citação...2 4 Como inserir ilustrações...2 5 Como inserir tabelas...3 Sempre que for utilizado textos ou ideias de outros autores

Leia mais

PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES REGRAS DE FORMATAÇÃO

PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES REGRAS DE FORMATAÇÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES REGRAS DE FORMATAÇÃO CAPA Espaçamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO TRABALHOS ACADÊMICOS SEGUNDO A NBR 14724

APRESENTAÇÃO TRABALHOS ACADÊMICOS SEGUNDO A NBR 14724 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS SEGUNDO A NBR 14724 ESTRUTURA Tabela 1 Elementos OBRIGATÓRIO OPCIONAL ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa Folha de rosto Folha de aprovação Resumo na língua vernácula Resumo

Leia mais

ARRAZOADO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFESSOR CESAR CALO PEGHINI

ARRAZOADO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFESSOR CESAR CALO PEGHINI ARRAZOADO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFESSOR CESAR CALO PEGHINI Observando as normas técnicas da ABNT, bem como as diretrizes institucionais em geral das faculdades de direito, o presente

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2018

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2018 EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA A REVISTA DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL - ANAFE 2018 A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) informa a abertura do prazo para envio de artigos para

Leia mais

Contatos dos Autores DA REDAÇÃO

Contatos dos Autores DA REDAÇÃO DA REDAÇÃO Contatos dos Autores Adriano Provezano Gomes Departamento de Economia Universidade Federal de Viçosa Avenida Peter Henry Rolfs, s/nº Campus Universitário Cep 36570-000 Viçosa-MG E-mail: apgomes@ufv.br

Leia mais

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação AGO 2002 NBR 0520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação ABNT 2002 Todos os direitos reservados Origem: Projeto NBR 0520:2002 ABNT/CB-4 - Comitê Brasileiro de Finanças, Bancos,

Leia mais