Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender"

Transcrição

1 Usar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board TM Quando elabora uma apresentação em Power Point, fá-lo com um objectivo comunicar uma mensagem. Com o quadro interactivo SMART Board, poderá chamar a atenção do seu público acrescentando notas à sua apresentação, de forma a esclarecer algum ponto de vista ou até com o intuito de acrescentar também algumas intervenções. Com esta tarefa irá aprender a utilizar o seu dedo como rato, ou transitar entre diapositivos, enfatizar alguns conceitos-chave, ou gravar algumas notas no Notebook TM ou no software do Power Point. Instruções Este módulo encontra-se dividido em duas colunas. Ao ler a coluna da esquerda irá encontrar informação acerca das características do quadro interactivo SMART Board. Após esta leitura, poderá então colocar em prática os seus conhecimentos, através das tarefas sugeridas na coluna da direita. Poderá escolher a forma como deseja trabalhar: poderá imprimir este ficheiro e resolver as tarefas enquanto lê, ler enquanto avança na tarefa, ou ainda abri-lo no quadro interactivo e alternar entre este ficheiro e a própria tarefa. Antes de iniciar Esta tarefa pressupõe três condições: que tanto o computador como o quadro interactivo SMART Board estejam ligados, bem como que o quadro se encontre devidamente configurado. O Guia de Consulta Rápida poderá ajudá-lo na configuração do quadro, e está disponível em: Este módulo também pressupõe que detenha os conhecimentos básicos acerca do sistema operativo Windows. Poderá, aliás, considerar este módulo interessante na medida em que poderá verificar o quanto trabalha usualmente com o computador, enquanto resolve as tarefas que lhe propomos. Quando trabalha no seu ambiente de trabalho, poderá usar o botão do lado direito do rato, o botão do lado esquerdo, duplo clique, dependendo da função que pretende, e poderá utilizar o quadro interactivo SMART Board exactamente da mesma forma. Se por algum acaso ficar sem saber o que fazer, ou como resolver uma situação, pense na forma como resolveria se estivesse a trabalhar com o seu ambiente de trabalho, e verifique se tal forma funciona com o quadro também. Usar o seu dedo como um rato O quadro interactivo SMART Board torna-se sensível ao toque assim que ligar o seu computador. Sempre que tocar no quadro interactivo, o seu dedo irá funcionar exactamente como um rato. 1. Utilizando o seu dedo como um rato, carregue no ícone do SMART Board na Área de Notificação do Windows no canto inferior direito do seu monitor. Toque na superfície do quadro interactivo para abrir as diversas aplicações, seleccionar objectos ou efectuar qualquer operação que desejar. Se o ícone não se encontra disponível, seleccione Iniciar > Programas > SMART Board Software > Ferramentas SMART Board.

2 Usar o software do Microsoft Power Point O software do quadro interactivo SMART Board torna bastante a transição entre diapositivos nas suas apresentações de Power Point. Poderá utilizar o seu dedo ou a barra de ferramentas da Apresentação de Diapositivos. Esta barra aparece cada vez que iniciar uma apresentação. A barra de ferramentas irá fornecer informações específicas do Power Point para utilizar no quadro interactivo SMART Board, tal como guardar algumas notas. Navegar através de uma Apresentação de Power Point Utilize a barra de ferramentas da Apresentação de Diapositivos para transitar de diapositivo para diapositivo. As duas setas permitem que avance na apresentação ou recue na mesma. O botão que se encontra ao centro permite o acesso ao menu dos comandos, incluindo as opções para guardar as suas anotações, ter acesso ao menu do Power Point ou terminar a apresentação. Poderá ainda avançar na sua apresentação ao fazer um duplo-clique no quadro interactivo, assegurandose que o segundo clique será à direita do primeiro. Do mesmo modo, se pretender recuar na sal apresentação, poderá fazê-lo através do duploclique, assegurando-se que o segundo clique será à esquerda do primeiro. Enfatizar conceitos-chave Poderá chamar a atenção do seu público de diversas formas. A forma mais simples será através da utilização das canetas, dado que poderá desenhar um círculo à volta do conceito-chave, ou até sublinhar uma ideia. Atenção, que as suas notas nos diapositivos serão apenas temporárias, havendo necessidade de as aguardar, caso seja esse o objectivo. 2. Iniciar uma apresentação do Power Point. Poderá utilizar qualquer ficheiro do Power Point. Se preferir poderá fazer o download de um ficheiro de Power Point do nosso tutorial em npractices/ppt/english/samplerepresentatio n.ppt 3. Seleccione Ver > Apresentação de Diapositivos para iniciar a apresentação. 4. Utilizar a barra de ferramentas da Apresentação de Diapositivos para avançar ou recuar na apresentação. Clique na seta esquerda e, de seguida, clique na seta direita. 5. Avance na apresentação utilizando apenas o seu dedo. Não se esqueça de que o segundo terá de ter uma ordem específica, de acordo com a sua intenção. 6. Pegue numa das canetas do suporte e desenhe um círculo à volta de algo que gostaria de ver realçado. Falta a imagem da apresentação power point 7. Coloque de novo a caneta no suporte. Utilizando as Canetas e o Apagador O suporte de canetas SMART apresenta quatro canetas e um apagador. Estas ferramentas serão utilizadas para escrever ou apagar a tinta electrónica do quadro interactivo. A última ferramenta retirada do suporte será reconhecida pelo quadro como a que quer utilizar. Se por exemplo estiver a segurar uma das canetas, e pegar no apagador, o quadro irá assumir que deseja apagar.

3 Acesso às Floating Tools As Ferramentas Flutuantes são um software com características semelhantes às do Suporte de Canetas SMART. Com este menu aberto teremos acesso, não só às canetas, bem como ao apagador num formato virtual. Por exemplo, clicando sobre o ícone caneta transformará o formato com que age com o quadro, sendo que ao tocar no quadro interactivo, o seu dedo irá escrever como se de uma caneta se tratasse, ao escrever em tinta digital. As Ferramentas Flutuantes também permitem o acesso a outras funções que não irá encontrar no Suporte de Canetas, tal como o highlighter. 8. Carregue no botão que se encontra ao centro na barra de ferramentas da Apresentação de Diapositivos e seleccione SMART Floating Tools, do menu a que acede. Arraste as Floating Tools por este lado esquerdo. 9. Arraste as Floating Tools pelo lado esquerdo para um local que seja conveniente no quadro interactivo. 10. Clique em nas Floating Tools e arraste o seu dedo sobre algo que queira destacar. Falta imagem 11. Clique em nas Floating Tools para alterar a ferramenta de desenho ou de escrita, para o cursor. 12. Toque uma vez no quadro interactivo para apagar as suas anotações.

4 Tópicos a aprender Capturando as suas notas Poderá guardar as notas que acrescenta às suas apresentações, tanto para o software do Notebook, tal como no próprio ficheiro do Power Point. Guardar notas no software do Notebook Poderá guardar as suas notas com o software do Notebook, e estas poderão ser movidas como objectos, bem como convertidas em texto e editadas. 13. O seu público poderá pedir-lhe que envie o link para a página web que contém informação essencial para o tema de que tratou. Para gravar este pedido, agarre numa das canetas e escreva directamente no quadro interactivo Enviar link Falta imagem 14. Coloque de novo a caneta no suporte. 15. Contudo, não quer alterar a sua apresentação, quando grava este pequeno memo, mas por outro lado também não se quer esquecer do que lhe pediram. Carregue no botão que se encontra ao centro na barra de ferramentas da Apresentação de Diapositivos e seleccione Capture the Notebook. As suas notas irão ser inseridas numa nova página num ficheiro do Notebook, e poderá então continuar a sua apresentação. Agora que já guardou a sua pequena nota, toque apenas uma só vez no quadro interactivo para a apagar.

5 Coloque em prática Tópicos a aprender Guardar as suas notas no software do Power Point Quando as suas notas são guardadas directamente num ficheiro do Power Point, irão tornar-se objectos passíveis de serem movidos, cortados ou colados. Guarde as suas notas num ficheiro do Power Point se pretender que estas sejam parte da sua apresentação. Quando fechar o ficheiro do Power Point, após a sua apresentação, será questionado acerca da sua intenção de guardar o ficheiro. 16. Imagine que apresenta o mesmo trabalho a um outro conjunto de pessoas, e que estas lhe fazem sugestões interessantes. E dado o seu interesse para a sua apresentação, pretende, aliás, que estas sejam parte da mesma. Pegue numa das canetas do suporte e escreva Estabelecer contacto ocular 17. Já está sem tempo, mas ainda não guardou a nota na sua apresentação. Não há qualquer problema! Por defeito, irá aparecer sempre uma questão, inquirindo se pretende adicionar as suas notas à apresentação do Power Point, após a terminar a apresentação. Clique no botão central da Barra de Ferramentas da Apresentação de Diapositivos, para terminar a apresentação, e seleccione End Show do menu. Seleccione o Yes quando surgir a questão no seu quadro. 18. Seleccione Ficheiro > Fechar e clique em Yes, quando surgir a questão acerca da sua intenção em guardar o ficheiro. De outra forma, os comentários adicionados ao seu ficheiro do Power Point serão perdidos. Guardar o seu ficheiro do Notebook Não se esqueça de guardar o ficheiro do Notebook que contém as notas que acrescentou durante a sua apresentação. Poderá guardar o seu ficheiro no disco rígido, ou num outro directório, colocando-o disponível para outros colegas da sua organização, ou ainda num suporte amovível. 19. Carregue na Barra de Ferramentas do Notebook para visualizar o seu ficheiro Notebook. 20. Seleccione Ficheiro > Guardar ou carregue em. 21. Siga as indicações para especificar o nome do ficheiro e a sua localização. Parabéns! Terminou o módulo Utilizar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board.

Colocar em prática. Tópicos para aprender. Colocar em prática. Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board

Colocar em prática. Tópicos para aprender. Colocar em prática. Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board Utilizar as aplicações da Microsoft Windows num quadro interactivo SMART Board Quando se encontra a trabalhar em contexto grupal, a utilização do quadro interactivo SMART Board poderá ajudá-lo a poupar

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação Direcção de Serviços de Formação e Adaptações Tecnológicas Manual de Formação Elaborado por: Rua dos Ilhéus,

Leia mais

APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD

APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD APOSTILA LOUSA INTERATIVA SMARTBOARD Apresentação As novas tecnologias são uma realidade na vida das pessoas. O mercado de trabalho, antenado com essa nova configuração social, tem exigido profissionais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Microsoft Surface Hub Saiba como tirar pleno partido das potencialidades do grupo com o Microsoft Surface Hub. Índice Iniciar sessão Faça uma chamada Adicionar pessoas a uma chamada

Leia mais

ProLin V1.0. Programa de problemas de programação linear mista

ProLin V1.0. Programa de problemas de programação linear mista ProLin V.0 Programa de problemas de programação linear mista Programação: Coordenador: Ricardo Matos João Matos Introdução O ProLin resolve problemas de Programação Linear Mista do tipo: max(min) Ζ = s.

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Manual do utilizador

Manual do utilizador SMART Ink Software do sistema operativo Mac OS X Manual do utilizador Simplificando o extraordinário Aviso de marca comercial SMART Board, SMART Ink, SMART Notebook, smarttech, o loótipo SMART e todos

Leia mais

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador.

Este manual descreve as características comuns à maioria dos modelos. Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis no seu computador. Iniciar aqui Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Tabela de Conteúdo. Pág. 2

Tabela de Conteúdo. Pág. 2 Pág. 1 Tabela de Conteúdo 1. Introdução à Teleaula... 3 1.1 Funcionalidades da Teleaula... 3 2. Iniciação rápida... 3 2.1 A barra de ferramentas... 4 2.2 Iniciar/ Terminar uma ligação... 5 3. Videoconferência...

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Apresentação de Diapositivos - 90 min. 1. Criação de transições entre diapositivos Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Apresentação de Diapositivos - 90 min Ficha orientada nº5 Objectivos: Criação de transições entre diapositivos Aplicação de efeitos de animação Definição de

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

Ligar e Desligar o Computador em segurança

Ligar e Desligar o Computador em segurança Ligar e Desligar o Computador em segurança Com este módulo aprenderá a ligar e desligar o computador em segurança. Terá ainda acesso a ligações que poderá consultar para saber mais sobre as principais

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Aviso Este Guia de Início Rápido fornece indicações gerais para instalar e utilizar o IRISnotes. Para mais informações acerca de todas as funcionalidades do IRISnotes, consulte o

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos. Sistema Operativo em Ambiente Gráfico. Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Objetivos Definir o conceito de Sistema Operativo Caracterizar os diferentes elementos do Ambiente de trabalho Explicar a finalidade da barra de tarefas Trabalhar ao mesmo tempo com várias janelas Definir

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Directors Boards

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

60m. (Sistema Solar 4)

60m. (Sistema Solar 4) INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: / /13 TURMA: 9º FICHA DE TRABALHO MS Office PowerPoint 2010 Nome: Nº: 60m Objectivos: Abrir, guardar e guardar como uma apresentação; Transição

Leia mais

Como Criar um Relatório sobre Facturas

Como Criar um Relatório sobre Facturas 1 / 7 Como Criar um Relatório sobre Facturas 1. Vá para o Portal OB10 Aceda a www.ob10.com. Clique no botão de "Início de Sessão". Introduza as suas credenciais de início de sessão. Se necessitar de ajuda,

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5.

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5. O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criar, editar e exibir apresentações gráficas dinâmicas, cujo objetivo pode ser apresentar uma ideia, informar sobre um determinado tema, apoiar a apresentação

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra. Atividade 20 Atividade 20 1. Abra a base de dados Atividade 19 e guarda-a como Atividade 20. 2. Organize o painel dos objetos (à esquerda) por: Tabelas e vistas relacionadas, para que todos os objetos permaneçam junto

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools TUTORIAIS CienTIC8 Construir um mapa de conceitos com o CmapTools O CmapTools é uma poderosa ferramenta gratuita de apoio à construção de mapas de conceitos. Foi desenvolvida pelo Institute of Human Machine

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago. v2011 Manual Avançado Funcionamento com cartões Sistema Pré-Pago v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. Iniciar cartões pré-pagos... 4 b) Adicionar Cartões Pré-Pagoc) Atribuir

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Linux Caixa Mágica. Documentos Técnicos CM. Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G 00904/2007 28

Linux Caixa Mágica. Documentos Técnicos CM. Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G 00904/2007 28 Linux Documentos Técnicos CM Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas 3G Date: Pages: Issue: State: Access: Reference: 00904/2007 28 Manual de Configuração de Ligação à Internet por placas

Leia mais

Manual do 7-Zip Versão 1

Manual do 7-Zip Versão 1 Manual do 7-Zip Versão 1 O 7-Zip é um software livre que permite efectuar a compressão ou descompressão de ficheiros de forma fácil e intuitiva. Apesar do seu nome dar a entender que apenas trabalha com

Leia mais

Pilotagem Squeak no computador Magalhães. Projecto: Geometria Básica

Pilotagem Squeak no computador Magalhães. Projecto: Geometria Básica Pilotagem Squeak no computador Magalhães Projecto: Geometria Básica (versão 1.0) Autor: Luís Valente (CC Universidade do Minho) Criar um Projecto 1 Clique no menu Projecto 2 Clique em criar um projecto

Leia mais

Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick

Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick Instale facilmente o OpenVPN num Mac com o Tunnelblick Date : 11 de Janeiro de 2017 Cada vez mais devemos considerar usar uma VPN para podermos garantir que não temos "espiões" no meio do nosso circuito

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

Manual do Utilizador do Connection Manager

Manual do Utilizador do Connection Manager Manual do Utilizador do Connection Manager Edição 1.0 2 Índice Sobre a aplicação Gestor de ligações 3 Actualizar a aplicação Gestor de ligações 9 Resolução de problemas de ligação 10 Como começar 3 Abrir

Leia mais

Tutorial de apoio ao estudante

Tutorial de apoio ao estudante Sumário: No final da leitura deste tutorial o estudante será capaz de utilizar algumas das funcionalidades básicas da plataforma elearning.ul.pt: 1 - Como editar o perfil 2 Como participar/publicar num

Leia mais

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros)

Explorador do Windows (manipulação de ficheiros) Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligar o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Explorador do Windows

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7.

Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) do Windows 7. BREVES NOTAS Introduzir ao formando sobre as funcionalidades básicas de um PC (Personal Computer) e do Windows 7. PC é uma máquina electrónica capaz de receber dados, processalos, armazena-los e tirar

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

Professora Diana Silva

Professora Diana Silva Este documento serve para dar a conhecer o programa Comunicar com Símbolos, apresentado na ação de formação desenvolvida pelo CRTIC, no agrupamento de Escolas Alice Gouveia, no âmbito da Comunicação Aumentativa/Alternativa

Leia mais

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,.

Vizinhança na Rede Permitir-te-á aceder a informática, se ela existir. programa de navegação (browser),como, por ex. Safari, Firefox, Google Chrome,. Barra de tarefas Botão Iniciar Acesso à janela de programas Programas Abertos Nomes de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas Ícones de acesso rápido Acesso automático

Leia mais

Nero AG Nero DiscCopy

Nero AG Nero DiscCopy Manual do Nero DiscCopy Nero AG Nero DiscCopy Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero DiscCopy e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade

Leia mais

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento Manual do Utilizador Exemplo de Preenchimento Guia de consulta rápida do Manual Como entrar no balcão - Diapositivo 3/23 Como editar uma fonte Diapositivo 5/23 Como criar uma fonte nova Diapositivo 10/23

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Índice. Henrique Ferreira

Índice. Henrique Ferreira Índice O que é o "Friso"?... 6 Iniciar o PowerPoint... 7 Quando iniciar o PowerPoint pela primeira vez... 9 Sair do PowerPoint... 9 E se for apresentada a mensagem "Pretende guardar as alterações que efectuou

Leia mais

Hot Potatoes. Dossier de Formação

Hot Potatoes. Dossier de Formação Dossier de Formação Hot Potatoes Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas Contacto: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva Rua do Comboio, 61 Santa Luzia 9000-351

Leia mais

O novo Software 9.5 do SMART BOARD TM

O novo Software 9.5 do SMART BOARD TM O software 9.5 do SMART Board é uma ferramenta poderosa, intuitiva e fácil de utilizar, quer em sistemas operativos Windows, quer em MAC. Se já trabalhou com versões anteriores do SMART Board, verá que

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis GUIA DE UTILIZADOR Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis Este guia de utilizador explica de forma simples como descarregar os Perfis ICC para os diferentes suportes a partir do Centro

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Deep Paint 3D

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 General Humberto Delgado Ano lectivo 2013/2014 Turma de Percurso Curricular Alternativo 2º Ciclo TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Metas de Aprendizagem para o 2º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / 2013 Access Atividade 3

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / 2013 Access Atividade 3 Atividade 3 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma Base de Dados no computador do laboratório e submete-la pelo email tic.profissionais@gmail.com. Resumo: Tipos de dados Máscaras

Leia mais

Envio de trabalho(s) pelo formando

Envio de trabalho(s) pelo formando Envio de trabalho(s) pelo formando O Moodle permite o envio de trabalhos em formato digital, desde que o seu tamanho não ultrapasse o limite definido (máximo de 100MB). Esteja atento(a) às indicações do

Leia mais

Símbolo para a recolha separada em países da Europa

Símbolo para a recolha separada em países da Europa Símbolo para a recolha separada em países da Europa Este símbolo indica que este produto tem de ser recolhido separadamente. Os seguintes pontos aplicam-se somente a utilizadores de países europeus: Este

Leia mais

Software do cliente ivms-4200. Manual de iniciação rápida V1.02

Software do cliente ivms-4200. Manual de iniciação rápida V1.02 Software do cliente ivms-4200 Manual de iniciação rápida V1.02 Índice 1 Descrição... 2 1.1 Ambiente de utilização... 2 1.2 Arquitectura do Sistema de vigilância com o desempenho do ivms-4200... 3 2 Iniciar

Leia mais

1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este.

1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este. Preparação: 1. Ligar o LogBook e esperar por sinal de GPS (Coordenadas e hora) para ver a hora dada por este. 2. Acertar a hora do PC, podendo usar a hora do GPS (mais uma hora se horário de verão) ou

Leia mais

Litoral Ontem, Hoje e Amanhã! 1ª Tarefa Definição da Área de Estudo. 1ª Tarefa Definição da Área de Estudo

Litoral Ontem, Hoje e Amanhã! 1ª Tarefa Definição da Área de Estudo. 1ª Tarefa Definição da Área de Estudo Litoral Ontem, Hoje e Amanhã! Esta trabalho tem como principais objectivos ajudar-te a perceber o problema da erosão costeira e variabilidade da posição da linha de costa. Para o efeito vais usar vários

Leia mais

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de História Técnicas de documentação gráfica em Arqueologia Ano lectivo de 2009/2010 Docente: Catarina Viegas (Professora Auxiliar) 2. Montagem de

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Toonloop M a

Leia mais

Dispositivos indicadores e teclado

Dispositivos indicadores e teclado Dispositivos indicadores e teclado Número de publicação do documento: 419590-131 Janeiro de 2007 Este manual explica o funcionamento dos dispositivos indicadores e do teclado. Conteúdo 1 Dispositivos apontadores

Leia mais

Dicas p ós gráficos InDesign

Dicas p ós gráficos InDesign Sabia que é possível efectuar operações matemáticas nos campos numéricos da barra de Controlo do? Por exemplo, para aumentar dois pontos ao entrelinhamento, coloca o cursor no campo do entrelinhamento,

Leia mais

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo Novidades no EPC GM O GM Next Gen EPC possui inúmeras funcionalidades novas concebidas para tornar a localização da peça certa mais rápida e fácil. Para obter instruções mais detalhadas sobre cada funcionalidade,

Leia mais

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Como aceder o Ajuda Online?... 2 2º Passo: Página

Leia mais

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas da UA;

Leia mais

QWrite Manual do software. BenQ. Todos os direitos reservados. Os conteúdos deste manual podem ser alterados para melhoria do produto.

QWrite Manual do software. BenQ. Todos os direitos reservados. Os conteúdos deste manual podem ser alterados para melhoria do produto. Copyright @ BenQ. Todos os direitos reservados. Os conteúdos deste manual podem ser alterados para melhoria do produto. Este manual não pode ser alterado ou transmitido, parcial ou integralmente, a terceiros

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação

Exercício 1 - Resolução do ecrã. Tecnologias da Informação e Comunicação Vamos começar a explorar o Sistema Operativo Windows 7. Após ligares o Computador e o Sistema Operativo terminar de carregar aparecerá no ecrã uma área de trabalho semelhante à seguinte. Esta área de trabalho

Leia mais

56K PC-Card Modem 56K PC-CARD MODEM. Manual do utilizador. Versão 1.0

56K PC-Card Modem 56K PC-CARD MODEM. Manual do utilizador. Versão 1.0 56K PC-CARD MODEM Manual do utilizador Versão 1.0 Agradecimento Agradecemos por ter optado pela compra de um produto da gama de produtos da Trust. Desejamos-lhe que obtenha a maior satisfação com a utilização

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Spore

Leia mais

Como configurar o Microsoft Office 2013

Como configurar o Microsoft Office 2013 Nesse tutorial, vamos mostrar como configurar uma conta do "outlook.com", "hotmail.com" ou "domains.live" para as seguinte versões do Microsoft Office: Microsoft Office 2013 Microsoft Office 2010 Microsoft

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

divisão tecnológica Documentação da Plataforma Moçambique

divisão tecnológica Documentação da Plataforma Moçambique divisão tecnológica Documentação da Plataforma [@unipiaget.ac.mz] Moçambique 1 Correio Electrónico Todos os estudantes matriculados na Universidade Jean Piaget de Moçambique possuem um endereço de correio

Leia mais

Instalação do software GPSenha

Instalação do software GPSenha Atenção: Certifique-se de que a impressora esteja configurada (caso o cliente deseje, a impressora poderá sair configurada de fábrica conforme informado ao vendedor). Antes de iniciar a instalação, recomenda-se

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Guia para configurar a rede eduroam

Guia para configurar a rede eduroam Guia para configurar a rede eduroam 2016 Índice Configuração Windows 10... 2 Configuração Windows 7... 6 Configuração MAC... 15 Configuração Android... 18 A autenticação na rede Eduroam da UP é feita recorrendo

Leia mais

Manual do utilizador do representado da Bomgar

Manual do utilizador do representado da Bomgar Manual do utilizador do representado da Bomgar Índice remissivo Introdução 2 Cliente representante 2 Descrição geral do cliente representante 4 Configurações 5 Painel 6 Teclas de sessão 6 Filas 6 Jumpoint

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA. As informações aqui contidas

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008, 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Formadora: Sónia Rodrigues 1 Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 2 1 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

USB Tablet. Guia de instalação

USB Tablet. Guia de instalação USB Tablet Guia de instalação Índice Introdução...3 Características...3 Normas de segurança...4 Verifique o conteúdo da embalagem...4 Capítulo 1: Instalação...5 Software...5 Procedimento de instalação:...5

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC 5º ANO VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1.1. SISTEMA OPERATIVO

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca

As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca As Professoras: Marilene Rodrigues da Silva Cunha Graça Carla Martins Fonseca Ano lectivo 2010/2011 INTRODUÇÃO Neste ano lectivo, a EB1/Pe de São Martinho a actividade de TIC irá contemplar todos os alunos

Leia mais

Boletins Informativos

Boletins Informativos Boletins Informativos Esta documentação irá explicar-lhe, passo a passo, como criar e enviar sua primeira Newsletter. Criar um boletim informativo Entrar no back-end e clique no menu Componentes -> AcyMailing

Leia mais