Ensinando artes às crianças através da arte contemporânea

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensinando artes às crianças através da arte contemporânea"

Transcrição

1 Ensinando artes às crianças através da arte contemporânea Nome: Erieta Kogiaridis Ewald Universidade Federal da Paraíba. UFPB Resumo Este trabalho analisa e discute uma proposta de ensino de artes visuais para educação infantil, intitulado: Alice entre os brinquedos, elaborada e desenvolvida a partir de minhas ações como bolsista do PIBID e licencianda em Artes Visuais, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A proposta, que está sendo desenvolvida nas aulas de artes visuais, no primeiro ano fundamental no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa PB, tem como tema central a estória de Lewis Carroll, um conto popular difundido globalmente através do cinema, livros, quadrinhos e mídias diversas. A partir dessa estória, o projeto envolve contação da estória, brinquedos populares e seu objetivo central é desenvolver o processo de criação artística infantil através da arte contemporânea. Com base nessa experiência, este trabalho visa refletir sobre como a arte contemporânea pode contribuir para a formação em artes visuais na educação infantil, aliando a ludicidade dos contos, das brincadeiras e da própria arte, em modalidades artísticas como o happening. Como metodologia, este estudo se apoia em pesquisa bibliográfica, na área de artes visuais e seu ensino; e nas observações empíricas obtidas através da execução da proposta. Até o momento, os resultados alcançados com o projeto, ainda em desenvolvimento, apontam para caminhos estratégicos no que diz respeito à apreensão de saberes relacionados à arte, demonstrando o quanto a ludicidade, favorecida pela temática proposta e pela articulação com a arte contemporânea, possibilitam uma aprendizagem significativa em artes visuais. Como o mesmo ainda está em andamento, apresento-lhes aqui uma experimentação artística com happening, aula já ministrada. Uma experiência surpreendente e ativa, pois todos quiseram participar e se inseriram na cena de alguma maneira. Palavras-Chaves: Alice no País das Maravilhas. Brinquedos Populares. Arte Contemporânea.

2 2 Introdução Apresento aqui a experimentação artística happening, palavra em inglês que significa acontecendo, e que é uma das modalidades artísticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial. Em 1961, seu criador, Allan Kaprow começou a elaborar os happenings através de escritos, coisa que continuou fazendo até o final de sua vida. Em seu livro, The education of the un-artist, ele os descreve: são eventos que em poucas palavras, acontecem.... E continua explicando:... eles parecem não ir a lugar algum e nem fazer sentido literário específico. Em contraste com as artes do passado, não têm um início estruturado, meio ou fim. Sua forma é aberta, inacabada e fluida: nada, obviamente, é solicitado e, portanto, nada se ganha, exceto a certeza de um número de ocorrências às quais estamos mais atentos. (Kaprow, 1974). Este conteúdo fez parte de uma aula já ministrada em um encontro vinculado ao projeto: Alice entre os brinquedos. O objetivo central de ensinar artes às crianças através da arte contemporânea é desenvolver o processo de criação artística infantil e refletir como esta pode ser uma ferramenta de grande valia no ensino das artes para crianças aliada a um momento lúdico. Utilizo-me de um conto europeu globalmente conhecido e difundido no cinema e mídias interativas, além das representações visuais dos estúdios de Walt Disney que se constituem em importante recurso didático no ensino das artes visuais, segundo Garcia Cuesta (Las representaciones audiovisuales de los cuentos tradicionales europeos como recurso didáctico de la educación artística en la formación de formadores, 2011). Como professora de artes e mediadora cultural percebo a interação artística de meu trabalho de pesquisa dentro de tal projeto entre as crianças, como bem refere Pontes, (2009): E, se pensarmos no professor como mediador cultural, perceberemos que a escola deve incentivar não só a criação artística das crianças, mas também, o exercício da expressividade dos professores em diferentes linguagens artísticas, pois se ele tem como função mediar a construção do olhar estético, em situações de leitura e criação de objetos artísticos, deve ele próprio buscar o contato/acesso às produções artísticas num universo mais amplo. Dessa forma, é

3 3 importante que o professor participe de atividades artísticas, como produtor de arte e, especialmente, como ser cultural que precisa colocar em jogo seus saberes estéticos e possibilidades expressivas, relacionando vivências anteriores aos novos conhecimentos, desejos e estudos sobre a produção artística - procedimentos que possibilitam a aquisição de conhecimentos nas linguagens da arte. Assim, ele estará exercendo a interligação entre as ações de leitura, contextualização e fazer artístico, proposta por Ana Mae Barbosa (1998) na Abordagem Triangular de Ensino de Arte. (Pontes, 2009, p ) Então compartilho a eterna novela de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas, em homenagem ao seu aniversário de 150 anos de publicação. Um conto que tem fascinado crianças e adultos igualmente, por isso tão contemporâneo. O manuscrito original de Carroll foi escrito em 1864, e é motivo de inspiração para artistas há décadas. O conto foi um presente para Alice Liddell, uma garotinha de dez anos de idade, filha de um amigo seu. As ilustrações de Carroll demonstram que as imagens eram centralizadas na estória, criando um mundo visual que tomou vida própria. Percebo que a obra de Lewis Carroll tem a estrutura de um sonho, ou então de um pesadelo, uma história nonsense que pode dar todo o sentido que a imaginação quiser encontrar. O pensamento do conto é simpático à representação do mundo e sentimentos próprios das crianças e o autor soube descrevê-la de uma maneira que adultos e crianças se vissem implicados nela. Apesar de ser um matemático, Charles Lutwidge Dogson (este era seu nome verdadeiro), também era escritor e gostava de exercitar-se na lógica infantil. Era também um apreciador de charadas e jogos de palavras que são motivo de grande encanto para as crianças, pois grande parte da graça da infância provém da maneira literal pela qual as crianças entendem o que se diz e faz. Segundo Corso (2011): Quando crescemos, junto com a maior parte das memórias da infância, perdemos a familiaridade com a sua lógica, esquecemos que quando pequenos, ao nosso modo também filosofávamos, tentávamos de maneira rudimentar, compreender o mundo. Carroll nos devolve a conexão com esses pensamentos perdidos porque enquanto artista e matemático, sempre os apreciou, como se fosse uma língua arcaica que ele nunca deixara de praticar.

4 4 As artes visuais da contemporaneidade apropriam-se de materiais e estórias que provocam os sentimentos e a imaginação dos educandos, principalmente as crianças, que na sua maneira de brincar fazem arte naturalmente. Lembro ainda da importância de utilizar as brincadeiras e os brinquedos no primeiro ano do Ensino Fundamental, pois se preserva os vínculos com a Educação Infantil e se proporciona uma transição suave e pedagogicamente relevante (palavras de meu professor Nascimento). Daí o porquê da experiência com happening em cima deste conto, uma brincadeira do fazde-conta infantil, que virou arte em uma aula de artes no primeiro ano fundamental B, do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa PB, uma classe com 21 crianças na faixa etária de 6 anos de idade. Desenvolver culturalmente as crianças através do contato e vivência com diferentes tipos de teatralidades, visualidades e musicalidades (as chamadas TVMs), resultados de problemas ou questionamentos vindos das experiências vividas é um dos grandes objetivos de Artes. As narrativas relacionadas aos contos infantis podem ser um dos veículos explorados para tais práticas. A presença do ensino das Artes nas primeiras séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tem sido relevante,além de estar respaldada pela legislação nacional, estadual e municipal. Vide como exemplo: artigo 36, parágrafo 2º, da LDB atual ( Lei Nº 9394/96), a resolução 009/2006, promulgada pelo Conselho Municipal de Educação da cidade de João Pessoa/PB, bem como as propostas Curriculares da Paraíba, Sergipe e Pernambuco. 2. Arte contemporânea na educação infantil: happening. As crianças pré-escolares ainda gostam muito de brincar e comprovou-se a enorme influência do brinquedo no desenvolvimento da criança. Segundo Vygotsky, é no mundo ilusório e imaginário que os desejos irrealizáveis podem se realizar e esse é o mundo chamado brinquedo ou brincadeira. Aliás, é onde Freud, Vygotsky e Piaget se encontram: na importância de brincar (Antunes, 2003, p.17). Igualmente Maria Montessori ressaltou o quanto o brinquedo e o brincar influenciam na sociabilidade e criatividade infantil (Antunes, 2003, p.18). Por isso, não há nada melhor para lhes ensinar artes brincando do que o happening na arte contemporânea. A criatividade flui naturalmente na brincadeira e nisto as crianças são especialistas.

5 5 Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos quais são as perspectivas para o ensino de artes: O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MEC, 1997, p.19). Criar e conhecer: por isso a metodologia utilizada foi a contação da estória de Carroll aliada ao happening, primeiramente para o conhecer e posteriormente para o criar. Parti do primeiro capitulo do livro numa versão infanto-juvenil e uma sessão de cinema do filme: Alice no País das Maravilhas, de Walt Disney. Segundo os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, os conteúdos de artes também devem envolver as capacidades expressivas e instrumentais dos movimentos corporais das crianças: Os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade. Devem ser organizados num processo contínuo e integrado que envolve múltiplas experiências corporais, possíveis de serem realizadas pela criança sozinha ou em situações de interação. Os diferentes espaços e materiais, os diversos repertórios de cultura corporal expressos em brincadeiras, jogos, danças, atividades esportivas e outras práticas sociais são algumas das condições necessárias para que esse processo ocorra. (RCNEIS BRASIL, 1998, p.243). Assim, apresentei o happening para as crianças desenvolverem, dentro de um processo de criação artística, uma ressignificação da estória de Alice de Lewis Carroll, mais especificamente o início da estória. Nada mais simples do que uma brincadeira de criança, um mergulho em uma estória infantil sem nenhum ensaio, pois happenings não têm nenhum plano e nenhuma filosofia óbvia. Eles se concretizam de forma improvisada.como sugeriu Kaprow, eles envolvem o acaso e comportam possíveis falhas, o que os torna mais parecidos com a vida do que com a

6 6 arte. Eles não seguem as convenções das peças teatrais, não são ensaiados nem encenados por profissionais, envolvem o inesperado, a surpresa, enfim, o que a imaginação souber criar. Eu diria que utilizar happenings para ensinar artes para as crianças é algo muito familiar para elas. Pois estes são como os jogos de faz-de-conta., definidos por Friedmann, 2004, p.177:...constituem-se numa atividade na qual as crianças sozinhas ou em grupo procuram por meio da representação de diferentes papéis compreender o mundo à sua volta. Nesses jogos pode ou não haver objetos, aos quais a criança confere diversos significados. Há sempre uma situação imaginária que implica uma interação da criança com seu meio e seus pares. Os jogos de faz de conta não são descritos, mas somente citados a partir do tema que os define. Cada grupo de crianças determina as regras de seu desenvolvimento. É assim que as crianças brincam de boneca, de cabeleireiro, de casinha, de comadre, de comidinha, de luta, de índio, de mamãe e papai, de médico, de super-heróis entre tantas outras situações imaginárias. E por que não de Alice? 3. Brincando de Alice A aula onde o happening aconteceu foi muito interessante, pois demonstrou a capacidade criativa aliada à brincadeira. Tudo começou quando recados foram enviados nas agendas, solicitando aos pais que enviassem para a aula seguinte: roupas, chapéus, óculos, relógios e qualquer outro acessório para as crianças interpretarem um conto. Assim,os suportes iniciais foram adquiridos e as crianças, com a ajuda das professoras, se prepararam com as suas fantasias. A estória iniciou com Alice ouvindo sua irmã ler para ela, um livro de histórias sem gravuras, numa tarde quente de verão, sentada em uma árvore no jardim com sua gatinha Diná. Ela avista um coelho branco muito interessante, todo vestido e de relógio. Então, Alice decide ir atrás dele e entra na toca do coelho caindo num túnel onde vê outras coisas interessantes... Esta cena foi escolhida para o happening das crianças, sem nenhum ensaio, apenas com o que elas tinham apreendido desta primeira parte da estória e com os acessórios que tinham trazido para a classe. A menina que trouxe um vestido especial foi designada por todos para ser Alice. Uma experiência surpreendente e ativa, pois todos quiseram participar e se inseriram na cena de alguma maneira: surgiu uma fila de

7 7 Alices que acabaram formando o tunel onde Alice passou; um garoto céu segurando uma faixa de papel crepom azul; um gato risonho de óculos-de-sol, boné e bigodes; improvisaram-se umas orelhas de crepom e bigodes para o senhor Coelho e ao final, uma festa, quando Alice saiu do tunel, uma menininha com laço de papel crepom na cabeça e muitas outras Alices pedindo para colocarem laços, enquanto os demais meninos assustavam as Alices dentro do tunel de birôs! Uma brincadeira inserida em um processo criativo, ou vice-versa? Só sei que virou uma obra de arte registrada em fotografias, o que provou que: (...) é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu. (WINNICOTT, 1975, p.80). 4. Considerações finais e recomendações O brincar de faz-de-conta é universal entre todas as sociedades humanas e o happening é uma produção artística contemporânea, por isso tão facilmente assimilado pelas crianças. Elas sabem o tempo todo que estão fingindo, por isso é próprio de criança: fazer arte! Brincar de faz-de-conta requer capacidade da metarepresentação, que envolve estar consciente de que estão fingindo algo e de que aquela situação projetada é mentalmente representada. (Taylor & Carlson, 1997, citado no livro O Mundo da Criança, p.111). Na aula do happening de Alice, elas criaram uma nova representação e não cópia da estória contada, assim sugere Pontes, 2014, p.3313: As novas representações, produzidas pelas crianças, não devem ser cópias do material de arte ao qual tiveram acesso, mas fruto do diálogo estabelecido entre elas e o objeto de arte. Dessa forma, as experiências de leitura e releituras de arte podem significar para crianças e professores situações discursivas de construção de sentidos para arte e de exercício de criação em linguagens artísticas. Foi uma brincadeira com o exercício de processo criativo que se transformou em um trabalho artístico: o happening, registrado em fotografias (ver anexos). Tal prática

8 8 demonstrou que a arte contemporânea contribue acertadamente no ensino das artes visuais para crianças, inclusive no seu desenvolvimento. (...) é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu. (WINNICOTT, 1975, p.80). Ao final da aula ouvi das crianças: Tia, quando será o próximo dia da sua aula? Que mais vezes a arte contemporânea, através do happening e dos contos infantis possa ser utilizada para ensiná-las. 5. Referências CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas, Coleção Recontar. São Paulo: Escala Educacional, CORSO, D.L.; CORSO, M. A psicanálise na terra do nunca. Porto Alegre: Penso, FRIEDMANN, A. A arte de brincar. Petrópolis, RJ: Vozes, GARCIA COSTA, J. Las representaciones audiovisuales de los cuentos tradicionales europeos como recurso didáctico de la educación artística en la formación de formadores. Disponível em< acessado em 25 set KAPROW, A. The education of the un-artist, part III, in: Art in America 62, New York NY, no.1, January-February, PAPALIA, D.E. O Mundo da criança. Petrópolis: MacGraw-Hill Brasil, PARÂMETROS Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, p. (Parâmetros Curriculares nacionais de 1ª a 4a série). v.6. Disponíveis em < > acessado em: 19 out PONTES, G.M. D. Aspectos históricos das propostas pedagógicas de Ensino de Arte1, p Disponível em< acessado em 24 out REFERENCIAS curriculares para o ensino fundamental do Estado da Paraíba. Comissão de Elaboração das Diretrizes Curriculares da Paraíba, Secretaria da Educação e Cultura, Estado da Paraíba, Polígrafo.

9 9 RCNEIS BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, p. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil). v.3, disponível em< > acessados em 19 out Revista Poiésis, n 18, p , Dez. de 2011 disponíveis em:< acessado em 02 ago WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, Anexos Alice ouvindo sua irmã ler para ela, um livro de estórias sem gravuras, numa tarde quente de verão. Fonte: Erieta Kogiaridis Ewald, 2014.

10 10 Surgiu uma fila de Alices... Fonte: Erieta Kogiaridis Ewald, Alice avista um coelho branco muito interessante... E um céu azul! Fonte: Erieta kogiaridis Ewal, 2014.

11 11 O gato risonho. Fonte: Erieta Kogiaridis Ewald, Alice. Fonte: Erieta Kogiaridis Ewald, 2014.

12 12 O coelho branco. Fonte: Erieta Kogiaridis Ewald, *Agradecimentos especiais à professora de artes Ana Lúcia Lordão e às crianças, do primeiro ano fundamental B, do Centro Estadual Experimental de Ensino- Aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa PB, uma classe com 21 crianças na faixa etária de 6 anos de idade; à minha colega de estágio e graduanda de artes Ismayanne Silva e aos professores coordenadores de Artes no PIBID/ UFPB: Drª Sicília Calado Freitas e Dr. Erinaldo Alves do Nascimento.

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA EXECUTADOS NA ESCOLA UFRN/PIBID PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ULISSES DE GÓIS Bolsistas: Jacqueline Ferreira/Jucélia Penha/Priscila

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS

PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS PROJETO BRINQUEDOTECA PALMAS INTRODUÇÃO A Brinquedoteca constitui-se em espaço preparado para estimular o educando a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um

Leia mais

O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB

O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) Universidade Federal da Paraíba (UFPB) / Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR Luana da Mata (UEPB) luanadesenhodedeus@hotmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) cristina=aragao21@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objetivo

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Jardim 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Inglês Obs.: Para proposta

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores RESSIGNIFICANDO A HORA DO CONTO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA INFANTIL

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Bruna de Lourdes Aguiar Araujo (1); Isabela de Cássia Costa Vieira (1); Raimunda Sousa (2); Orientadora

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO V A e V F GRUPO V B e V E GRUPO V

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Jaiana Cirino dos Santos Graduanda de Pedagogia CFP / UFCG jaianacz@hotmail.com Alzenira Cândida Alves Graduanda de Pedagogia CFP /UFCG

Leia mais

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA ANCILOSTOMÍASE E ASCARIDÍASE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA, PB INTRODUÇÃO Jonatas Pereira

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA

CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA Prof.ª Dr.ª Lívia Tenorio Brasileiro Depto. de Educação Física UEPB PROPESQ/UEPB 2010/2012 Aline Debora Silva Oliveira PIBIC/CNPq 2012/2013 DEF/UEPB

Leia mais

O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES DE ENSINO DE ITAPETINGA/BA

O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES DE ENSINO DE ITAPETINGA/BA O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA PESQUISA DE CAMPO EM ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES DE ENSINO DE ITAPETINGA/BA Ennia Débora Passos Braga Pires (Professora Adjunta da Universidade Estadual

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

A ATIVIDADE LÚDICA NOS PROJETOS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO BOLA E CIDADANIA

A ATIVIDADE LÚDICA NOS PROJETOS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO BOLA E CIDADANIA A ATIVIDADE LÚDICA NOS PROJETOS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO BOLA E CIDADANIA Prof. Bruno Martins Andrade Prof. Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva FMU Faculdades Metropolitanas Unidas/SP

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE JOGOS E BRINQUEDOS: Veremos como sua utilização contribui para o desenvolvimento da criança.

Leia mais

EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA BRINQUEDOTECA

EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA BRINQUEDOTECA 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA EXPERIÊNCIA

Leia mais

Curso de Capacitação em. Educação Infantil

Curso de Capacitação em. Educação Infantil Curso de Capacitação em Educação 520 horas Muitos espaços de trabalho foram abertos a partir da política educacional em vigor no país, com a ampliação e obrigatoriedade da oferta de Educação em creches

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 RESUMO Melquisedec Anselmo da Costa AZEVEDO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID

O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID O jogo do Mico no ensino das Funções Orgânicas: o lúdico como estratégia no PIBID Danilo Augusto Matos 1, Vinícius Nunes dos Santos 1, Daniela Marques Alexandrino 2*, Maria Celeste Passos Silva Nascimento

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Diovana Beatriz Gomes Zelake *Taís da Silva Pires *Paula Alixandra Collor Professora Orientadora: Ms. Lisiane Gazola Santos RESUMO Este artigo visa estabelecer

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR DIFERENTE NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Fabiana Polessa Universidade Federal de Juiz de Fora / Departamento de Matemática, profabianapolessa@gmail.com Walter Soares SEEDUC-RJ

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DO PROGRAMA NA UNINOVE Campus Santo Amaro Célia Vanderlei da SILVA, Crislaine Aparecida R. SALOMÃO, Elaine

Leia mais

GT 1: Ensino de Geografia

GT 1: Ensino de Geografia GT 1: Ensino de Geografia A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR FLORIANO CAVALCANTE FLOCA (NATAL-RN). Juciê de Aquino Nóbrega Graduando

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2 BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION 1 Projeto de pesquisa 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. Thaís Kinalski 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema o brincar

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo

Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Brincadeiras no desenvolvimento cognitivo Adailes 2016 Introdução Segundo Friedman (1996) Brincadeiras e jogos são considerados fatos universais, pois sua linguagem pode ser compreendida por todas as crianças

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS 1 Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Cléia Demetrio Pereira 1 (cleia.demetrio@gmail.com)

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES Verônica Fortuna Santos 1 Soleide Silva Ferreira 2 RESUMO O presente estudo aborda a importância das questões

Leia mais

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN 343 de 665 ACESSIBILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA MATERNA ATRAVÉS DE JOGOS Sônia Souza Carvalho

Leia mais

Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades

Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades Regiana Blank Wille 1 regianawille@gmail.com Angelita Alves 2 angelitaalves@rocketmail.com Mirian Schumann 3 Cássia Neivert 4 Cristiane Ribeiro 5

Leia mais

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste

EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste EDUCAÇÃO E LEITURA: o ensino-aprendizagem da literatura nas escolas municipais e estaduais de cinco municípios do nordeste 1 Introdução Autor(a): Humberto de Medeiros Silva Coautor(es): Inalmir Bruno Andrade

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS

CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Stefani Caroline Bueno Rosa - Universidade Luterana do Brasil (tefibueno@gmail.com)

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL TIMON, OUTUBRO DE 2014 Ludicidade Este II Encontro Pedagógico tem como objetivo incentivar o trabalho lúdico dentro da sala de aula da Escola Bíblica

Leia mais

BRINQUEDOTECA VIRTUAL: um espaço de formação docente. Marlizete Cristina Bonafini Steinle -

BRINQUEDOTECA VIRTUAL: um espaço de formação docente. Marlizete Cristina Bonafini Steinle - BRINQUEDOTECA VIRTUAL: um espaço de formação docente Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Marlizeti.steinle@unopar.com.br- UNOPAR/UENP Rosely Montagnini - roselymontagnini@unopar.com.br UNOPAR UNIVERSIDADE

Leia mais

O PROGRAMA O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é um programa de arte-educação da CAIXA voltada aos diversos públicos da sociedade. Tem como objetivo contribuir no fomento à cultura para um maior número

Leia mais

Educação financeira no contexto escolar

Educação financeira no contexto escolar Educação financeira no contexto escolar Sueli Teixeira Mello e Caroline Stumpf Buaes Ministério da Educação do Brasil (MEC) Rio de Janeiro, 09/12/2015 Sumário 2 1. O papel institucional do Ministério da

Leia mais

PROFUNCIONÁRIO CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO.

PROFUNCIONÁRIO CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO. PROFUNCIONÁRIO CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO. Mariulce da Silva Lima Leineker.(UNICENTRO). Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.- Guarapuava Paraná Palavras-chaves: funcionários,

Leia mais

DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER?

DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? DESCONSTRUINDO O NORMATIVO ATRAVÉS DAS MOCHILAS: EXISTEM OUTRAS POSSIBILIDADES DE SER? André Vieira Permito-me iniciar este relato dizendo que o mesmo em seu desenvolvimento não traz uma linearidade do

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ESCOLA: PROFESSOR (A): Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. ESCOLA: CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS PROFESSOR (A): Queridos (as) professores (as): Hoje vamos evidenciar o pensar e o agir no contexto escolar, com uma ampla chuva de ideias pedagógicas, para que o planejamento

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO

CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO Junielson Soares da Silva (Graduação UFPI) Sandra Maria Mendes de Moura Dantas (Professor Associado UFPI) RESUMO: As doenças parasitárias no Brasil

Leia mais

Eduardo Carlos Almeida de Lima; Wesley Michael Pereira Silva; Rúben Félix da Silva; Maria Lucivânia Souza dos Santos

Eduardo Carlos Almeida de Lima; Wesley Michael Pereira Silva; Rúben Félix da Silva; Maria Lucivânia Souza dos Santos UMA RELEITURA DOS PARÂMETROS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO: SUAS CONTRIBUIÇÕES ÀS AULAS DE INGLÊS E À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Eduardo Carlos Almeida

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS

ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS Maria Luiza Miranda Ribeiro ¹,Nalzilene Raposo ² Universidade Estadual do Maranhão 1, Universidade Estadual do Maranhão 2

Leia mais

Identificar a importância dos jogos no desenvolvimento infantil.

Identificar a importância dos jogos no desenvolvimento infantil. 1 A INFLUÊNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTRODUÇÃO DAIANE RESZKA DE LIMA 1 BIANCA ROCHA GUTTERRES 2 O presente estudo surgiu da preocupação em abordar o tema: A influência do brincar no desenvolvimento

Leia mais

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP Área de Linguagens Educação Física Ensino Fundamental O Ensino Fundamental Duas fases Quatro eixos de formação Anos Iniciais (1 ao 5 ano) Anos Finais (6 ao 9 ano) Letramentos e capacidade de aprender;

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA

MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E USO CONSCIENTE PARA AS MÍDIAS NA ESCOLA INTRODUÇÃO Maria Eliane Vieira Dantas, mestranda em Ciências da Educação- UNASUR, maelidantas@hotmail.com Francisco Dantas

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL SÉRIE: PROFESSORAS: Anna Cláudia

Leia mais

A Influência Do Cinema No Videoclipe: Uma Análise A Partir do Videoclipe De Janie s Got A Gun

A Influência Do Cinema No Videoclipe: Uma Análise A Partir do Videoclipe De Janie s Got A Gun A Influência Do Cinema No Videoclipe: Uma Análise A Partir do Videoclipe De Janie s Got A Gun Autoria: Luana Vitorino Sampaio Passos Resumo Este trabalho busca comprovar, não só a existência, mas como

Leia mais

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Introdução MIRTES APARECIDA ALMEIDA SOUSA Universidade Federal de Campina Grande Quando as crianças chegam à escola dos anos iniciais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA) UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA (RELATÓRIO DE PESQUISA) Boa Vista RR 2010 DÉBORA FERREIRA PINTO EDEANE CÉSAR DA SILVA ELISANGELA

Leia mais

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Análise de software 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Este software estimula a criatividade da criança, também desenvolve noções de espaço e distribuição na tela. Nele, a criança dispõe de diversos

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Móduloe 1 Carga horária total: 400h Projeto Integrador I 40 Não tem Aprendizagem Infantil

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1. Palavras chave: diálogo, dança, educação e cultura visual.

DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1. Palavras chave: diálogo, dança, educação e cultura visual. DANÇA E CULTURA VISUAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR Lana Costa Faria 1 Resumo Este relato trás como reflexão no universo da Dança uma prática pedagógica vivenciada no curso no Centro de Estudo

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Rosimeyre Gomes da Silva Merib

Leia mais

Bibliografia para o Processo Seletivo Escola de Educação Básica da URI /2013

Bibliografia para o Processo Seletivo Escola de Educação Básica da URI /2013 Bibliografia para o Processo Seletivo Escola de Educação Básica da URI /2013 Temas específicos e Referências Bibliográficas: Nível/ano: 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - Produção Textual - Números e Operações

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES

O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES Renata Alves da Silva Farias* Marisa Aparecida Simões Freitas** JUSTIFICATIVA Segundo pesquisa

Leia mais

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores.

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Aprender a Fazer Produções Educacionais Curitiba, maio de 2007-05-23 Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Professor

Leia mais

BIOLOGIA & EDUCAÇÃO (BioEduc): GRUPO DE ESTUDOS DE TENDÊNCIAS E CORRENTES PEDAGÓGICAS

BIOLOGIA & EDUCAÇÃO (BioEduc): GRUPO DE ESTUDOS DE TENDÊNCIAS E CORRENTES PEDAGÓGICAS BIOLOGIA & EDUCAÇÃO (BioEduc): GRUPO DE ESTUDOS DE TENDÊNCIAS E CORRENTES PEDAGÓGICAS Raquel Sales Miranda (Bolsista do PIBID/UFC) Najara de Lima Monteiro (Bolsista do PIBID/UFC) Silvia Eleticia Diniz

Leia mais