Obs: grifos (verde): grifo sobre minhas observações Grifos (cinza): grifo sobre observações relevantes do autor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Obs: grifos (verde): grifo sobre minhas observações Grifos (cinza): grifo sobre observações relevantes do autor"

Transcrição

1 Fichamento do texto: SCHEINER, Tereza.: Comunicação, Educação, Exposição: novos saberes, novos sentidos. Semiosfera, ano 3, n 4-5, acessado em 10 de abril de Obs: grifos (verde): grifo sobre minhas observações Grifos (cinza): grifo sobre observações relevantes do autor 1. Espaço metafórico, espaço relacional A partir deste texto Teresa Scheiner explora o poder e a responsabilidade da exposição, que é uma das ferramentas base do museu. Sobre esta, ela a define como: uma poderosíssima instancia relacional, um vigoroso instrumento mediático que não apenas conjuga pessoas e objetos, mas também e principalmente conjuga pessoas e pessoas: as que fizeram os objetos, as que fizeram a exposição, as que trabalham com o público, as que visitam o museu, as que não estão no museu, mas falam e escrevem sobre a exposição. 1 Portanto, se a exposição está ligada às relações humanas, está ela também aliada às noções de sentido. É essa a lógica que Scheiner vai buscar e seu apelo é justamente à percepção deste espaço do museu como o local onde ocorrem as infinitas e delicadas nuances de trocas simbólicas possibilitadas pela imersão do corpo humano no espaço expositivo 2. E vai além: não bastando a constatação deste poder sensitivo, ela ressalta ainda o caráter afetivo onde, segundo a autora, se elabora a comunicação: é no afeto que a mente e o corpo se mobilizam em conjunto, abrindo os espaços do mental para os novos saberes (...) 3. 1 SCHEINER, Tereza.: Comunicação, Educação, Exposição: novos saberes, novos sentidos. Semiosfera, ano 3, n 4-5, p Idem. Ibidem. 3 Idem. Ibidem.

2 Sob esta óptica poderíamos imaginar, em nosso subconsciente, uma aproximação ou defesa de espetáculos tecnológicos, uso massivo de luzes, máxima exploração de sons, enfim, milhares de estratégias contemporâneas que tem por objetivo justamente exaltar ou aguçar os sentidos. Porém, Tereza Scheiner diz justamente o contrário. Ela o faz não de forma a negar as ferramentas tecnológicas, pois as considera sim como aliadas na busca que propõem. Ela coloca no entanto, alguns termos que são muitas vezes esquecidos e deixados de lado pela na não confiança na sua eficácia, como a ponderação, a sutileza, o mínimo necessário, chegando a fazer uma comparação muito feliz com a culinária, ao propor uma degustação, pois segundo ela: (...) toda exposição deveria ser saboreada ponto a ponto, passo a passo, no tempo perceptual de cada indivíduo, possibilitando que todo o seu ser se impregnasse daquela experiência. É esta impregnação dos sentidos que efetivamente mobiliza a emoção e desperta para a mudança. 4 A explicação para tal é dada pelo fato de que o excesso de informação de estímulo de luz, cor, som, formas, pode causar reações inversas: anestesiar os sentidos, usando as palavras da própria autora. Aprofundando um pouco mais a idéia de museu, Scheiner o coloca como uma nova instância do aprendizado, uma forma de conhecimento ligada à liberdade de experiência, ou seja, uma construção através dos sentidos. Assim como qualquer outra entidade ligada ao saber, Tereza admite a presença de diversas visões de mundo nas exposições museólogicas, na maioria das vezes relacionadas aos grupos sociais aos quais se insere, ou seja, sabe-se que as narrativas históricas não são totalmente imparciais. O que importa, segundo ela, é justamente como ocorre essa representação em cada museu, quais seus instrumentos de mediação. Ainda no campo do aprendizado, tal mediação deveria ser dada explorando o caráter ativo do visitante, já que o processo de aprender está intimamente ligado ao que os estudos de Gestalt comprovaram: à ampla gama de experiências visuais, tácteis, aurais e emocionais. 2. A voz do Museu: a exposição como linguagem 4 Idem. Ibidem.

3 Na instância da exposição, o papel da linguagem assim como em outras formas comunicacionais é dado, segundo a semiótica, a partir de uma uma relação muito especial entre quem fala e quem ouve. E para que esta comunicação seja bem sucedida, no sentido de propiciar ao visitante algum tipo de experiência ou aprendizado significante para sua vivência, Scheiner ressalta alguns pontos que devem merecer especial cuidado no processo de formação de um museu ou exposição. São eles: A fala organizada e o espaço de criação: No tocante ao espaço de exposição e criação, a autora relembra, resumidamente, as diversas maneiras de abordagem da história nas salas de museu do último século trazendo, por exemplo, a tendência da aproximação máxima da realidade buscada nos anos 20; ao mesmo tempo em que ocorria a exploração do museu como obra aberta por parte dos artistas modernos; dando um salto, têm-se nos anos 60 as teorias de museu integral, onde a noção de espaço expositivo se amplia, abarcando vilas, casas, fazendas, em que no limite tudo pode ser objetificado; e, a partir dos anos 90, o advento da exploração dos sentidos, que pode ser intensa, verdadeira, intangível, personalíssima, mas que é fugaz 5. Nestas deferentes formas de apresentação do museu, a linguagem e o tipo de organização que esta recebeu está intimamente ligada a boa leitura que dele se faz. Para tanto, Tereza ressalta a importância de se que elaborar um discurso de maneira clara e compreensível, fazendo uso das diferentes linguagens de comunicação para configurar a linguagem da exposição - forma específica de discurso, que se fundamenta numa conjugação muito especial de signos para dar forma às estruturas narrativas. 6 A estrutura do discurso. Para este aspecto, Tereza parte do que Lyotard definiu como a metamorfose do afeto, ou seja, à realidade dos fatos sobrepõe-se a interpretação narrativa, que recria os fatos a partir de operações ideológicas definidas visando, quase sempre, provocar certos efeitos emocionais no interlocutor 7. Portanto, segundo ela, à museologia cabe duas tarefas principais, sendo a primeira justamente buscar identificar (...) limites éticos de interpretação da realidade e, a segunda, 5 Idem, p Idem, p Idem, Ibidem.

4 reconhecer, cada vez mais, o visitante como emissor de narrativas, atuando o museu como um espaço experimental de interpretação. 8. Sob esses dois aspectos, a autora prega a necessidade de se adotar uma ótica plural por parte dos museus, devido ao seu caráter de memória coletiva que possui, pois do contrário têm-se como resultado algo desastroso como a omissão ou não apresentação de certos fatos ou memórias que são consideradas perturbadoras por alguns segmentos da sociedade 9. Em vista disso, ela defende sistematicamente que os museus construam estratégias narrativas integrando passado e presente, e buscando apresentar os fatos a partir de uma ótica plural, que permita o máximo possível de interpretações. 10 Seguindo ainda o cuidado que propõe para a estrutura narrativa do museu, Tereza ressalta mais uma vez o uso ponderado das mídias tecnológicas e adverte sua aproximação com a linguagem das propagandas e mídias de massa que, segundo ela, é muito distinta da linguagem do museu, além de ser um perigoso recurso, pois pode limitar as interpretações como acontece em um noticiário televisivo. Além disso, ressalta ainda a vitalidade da linguagem, já que o museu utiliza como ferramenta principal a memória simbólica. Esta poderia ter seu uso efetivo quando o museu fizesse uso das novas tecnologias comunicacionais, estabelecendo suas narrativas a partir de códigos que estejam em pleno uso na sociedade contemporânea. Segundo a autora, é a vitalidade das linguagens, e não o acervo em si mesmo, o que torna fascinante qualquer exposição Museu e Imaginação: a exposição como universo alternativo Antes de tudo, Scheiner coloca em primeiro plano a importância da imaginação em nosso processo de memória: A capacidade imaginativa coloca em ação permanente a memória, como instrumento de elaboração de experiências. É o oposto do hábito, que atribui valor 8 Idem, Ibidem. 9 Idem, Ibidem. 10 Idem, Ibidem. 11 Idem, p. 05.

5 à permanência. A infinita capacidade imaginante do ser humano desdobra-se em fluxo continuado, permitindo-nos apreender o real como poética e desenhar incontáveis percursos entre a mente e os sentidos, como verdadeiros sonhos de vôo - que se iniciam na mente e percorrem todos os caminhos da memória, em busca do maravilhoso e do desconhecido. 12 Deste aspecto, é demonstrada a dimensão pedagógica do museu que se daria não pela via formal das operações didáticas controladas, dependentes do logos, mas pela que permite deixar fluir uma relação espontânea entre a capacidade imaginante do indivíduo e as muitas linguagens da exposição. 13 Scheineir coloca que vivenciar é infinitamente mais importante que informar., utilizando-se da Psicologia como suporte. E, além disso, deposita no museu a crença se ser este um novo meio de se olhar o mundo, de realmente enxergá-lo, diferente do afogamento por notícias e informações assolados por estímulos. Este novo olhar possibilitaria uma nova forma de apreensão do mundo, pois no permitiria ver fora das coisas e para além das coisas, buscando por detrás delas algo oculto, invisível, essencial; e aquém delas, já que ao invés de ver as coisas o sujeito trata de ver-se a si mesmo e acaba por ver também, dentro de si e para além de si, o Outro.. Este seria aquilo que o museu poderia proporcionar de melhor para a sociedade, ou seja, a construção do auto-conhecimento do indivíduo e do (re)conhecimento daqueles com os quais convive e com o mundo que o cerca. 12 Idem, Ibidem. 13 Idem, p. 06.

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO Ms. Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro IFFluminense/ISECENSA/UCAM/CEJN mvaleria@censanet.com.br

Leia mais

PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1

PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1 PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1 Fernanda Regina Fuzzi fernanda_fr8@hotmail.com Estudante do 3º ano de Geografia Ruth Künzli ruth@fct.unesp.br Professora do curso de Geografia Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

O discurso da propaganda automobilística: um enfoque persuasivo

O discurso da propaganda automobilística: um enfoque persuasivo O discurso da propaganda automobilística: um enfoque persuasivo Cíntia Alves Suita Rita Gelatti Resumo: Este ensaio apresenta um estudo dirigido à análise de propagandas automobilísticas transmitidas pela

Leia mais

Resenha: GUARESCHI, Pedrinho A. O Direito Humano à Comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: 2013.

Resenha: GUARESCHI, Pedrinho A. O Direito Humano à Comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: 2013. Resenha: GUARESCHI, Pedrinho A. O Direito Humano à Comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: 2013. WELLINGTON ARAÚJO SILVA 1 Guareschi discorre em 5 (cinco) capítulos, além da introdução

Leia mais

Ação Educativa. Museu 2/62

Ação Educativa. Museu 2/62 1/62 Museu 2/62 O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património

Leia mais

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2

BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION. Thaís Kinalski 2 BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 PLAYING WITH CHILD EDUCATION 1 Projeto de pesquisa 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. Thaís Kinalski 2 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema o brincar

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO PROPOSTA DE MINI-CURSO

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO PROPOSTA DE MINI-CURSO CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO PROPOSTA DE MINI-CURSO HISTÓRIAS DE VIDA: O PAPEL DA LITERATURA DA REALIDADE NO DESPERTAR DE UMA CONSCIÊNCIA CIDADÃ. Viviane

Leia mais

A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS A LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS 1 Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Cléia Demetrio Pereira 1 (cleia.demetrio@gmail.com)

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Revista Especial de Educação Física Edição Digital nº. 2 2005 ENSAIO SOBRE A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Revista Especial de Educação Física Edição Digital nº. 2 2005 ENSAIO SOBRE A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSAIO SOBRE A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Alene Sylvia Teixeira Balmaceda Universidade Federal de Uberlândia - astbalmaceda@yahoo.com.br Fernanda Finotti de Moraes Universidade

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora Por Renata Taborda Atualmente a ciência da leitura vem nos fornecendo informações preciosas sobre como aprendemos a ler e escrever.

Leia mais

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Cristiane Mabel Medeiros MAMAM no Pátio - Pernambuco A forma só

Leia mais

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO O que é texto? TEXTO - escrito ou oral; O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos; TEXTO - dotada de unidade

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT QUESTIONÁRIO 1. Observe durante esta semana como você se toca fisicamente? 2. Observe durante esta semana como você se sente ao ser tocado(a) fisicamente por: a) Cada membro da sua família, b) por amigos

Leia mais

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS . - ; - -1,- - MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala B, 1 andar, sala 176 - CEP: 70056-900 - Brasilia/DF sitgmte

Leia mais

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores.

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Aprender a Fazer Produções Educacionais Curitiba, maio de 2007-05-23 Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Professor

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN UM ESTUDO DAS MULTIPLAS CAPACIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA Lilian Ravazzi Universidade Estadual de Londrina RESUMO Quando se fala em Paralisia Cerebral,

Leia mais

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Janaina Simas Souza 1, 2 No trabalho de preparação das crianças para adoção internacional, bem como

Leia mais

CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO

CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO 134 CERIMÔNIAS DO FAZER FOTOGRÁFICO A imagem não é simplesmente um suplemento da alma, dispensável, mas ao contrário, ela está no próprio âmago da criação. Ela é verdadeiramente uma forma formante, certamente

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER

PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER PROGRAMAS DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO RIO DE JANEIRO BRENNER, Ana Karina - Universidade Federal Fluminense GT: Movimentos Sociais e Educação / n.03 Agência Financiadora: FAPERJ Este trabalho relata resultados

Leia mais

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL SODRÉ, Marta Patrícia/ Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Eixo Temático: Aspectos Sociais das Deficiências Palavras chaves: Comunicação. LIBRAS.

Leia mais

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO

Jonatas Pereira de Lima (1); Maria de Fátima Camarotti (2) INTRODUÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA ANCILOSTOMÍASE E ASCARIDÍASE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA, PB INTRODUÇÃO Jonatas Pereira

Leia mais

AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: O DISCURSO EXPOSITIVO. Martha Marandino GEENF/FE

AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: O DISCURSO EXPOSITIVO. Martha Marandino GEENF/FE AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO EM MUSEUS: O DISCURSO EXPOSITIVO Martha Marandino marmaran@usp.br GEENF/FE www.geenf.fe.usp.br Museus como lugares de educação? Museus como lugares de aprendizagem? Museus

Leia mais

REDE DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, AMBIENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS-NECAPS

REDE DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, AMBIENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS-NECAPS REDE DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, AMBIENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS-NECAPS Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca * RESUMO Este estudo socializa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA. Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano. Disciplina: PORTUGUÊS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA. Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano. Disciplina: PORTUGUÊS Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano Respeita regras da interação discursiva. Escuta discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produz discursos com diferentes finalidades, tendo

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. "Ser Gestante"

Mostra de Projetos 2011. Ser Gestante Mostra de Projetos 2011 "Ser Gestante" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3677 3379 / craspinhao@yahoo.com.br

Leia mais

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA ARTE E GRAFITE NA ESCOLA A arte deve ser a base da educação. O homem deve ser educado para se tornar o que realmente é. A Educação pela arte. Herbert Read O Graffiti O graffiti hoje se coloca como principal

Leia mais

NÚCLEO EDUCATIVO. (Foto: Sala de uso educativo MESC).

NÚCLEO EDUCATIVO. (Foto: Sala de uso educativo MESC). NÚCLEO EDUCATIVO M E S C A implantação do atual Núcleo de Ação Educativa (2016) origina-se da ideia de requalificar um foco de atividades educativas capazes de potencializar o conhecimento e compreensão

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: 2317-0018 Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ISSN: 2317-0018 Universidade Estadual de Maringá 12, 13 e 14 de Novembro de 2014 AS PSICOTERAPIAS ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS DA TERCEIRA ONDA E OS EFEITOS DESEJÁVEIS E INDESEJÁVEIS DO CONTROLE AVERSIVO Wesley David Macedo (Departamento de Psicologia,, Maringá-PR, Brasil); Carolina Laurenti

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

ARTE CONTEMPORÂNEA, PÚBLICO E MEDIAÇÃO RIBEIRO, Susan Kelen 1. Palavras-chave: arte contemporânea, mediação, formação continuada.

ARTE CONTEMPORÂNEA, PÚBLICO E MEDIAÇÃO RIBEIRO, Susan Kelen 1. Palavras-chave: arte contemporânea, mediação, formação continuada. ARTE CONTEMPORÂNEA, PÚBLICO E MEDIAÇÃO RIBEIRO, Susan Kelen 1 Palavras-chave: arte contemporânea, mediação, formação continuada. Introdução O presente trabalho é um relato das experiências vivenciadas

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

O QUE É COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA. Ivone de Lourdes Oliveira

O QUE É COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA. Ivone de Lourdes Oliveira O QUE É COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA Ivone de Lourdes Oliveira 1- Informação Comunicação Informação processo linear. A força está na emissão Emissor Canal Mensagem Receptor 2- Comunicação = Comum - ação Compartilhar

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Professor Jailton www.professorjailton.com.br

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Professor Jailton www.professorjailton.com.br FUNÇÕES DA LINGUAGEM Professor Jailton www.professorjailton.com.br Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/ a intenção

Leia mais

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE Antigamente, quando as pessoas viajavam, era comum elas enviarem um cartão com uma foto do lugar onde estavam para dar notícias

Leia mais

CURIOSIDADE É UMA COCEIRA QUE DÁ NAS IDÉIAS

CURIOSIDADE É UMA COCEIRA QUE DÁ NAS IDÉIAS PAUTA DO ENCONTRO Início : 13hs30 1. Parte teórica 20 2. Oficina elaboração de mapas conceituais e infográficos ( processo) 40 3. Socialização dos resultados ( produto) 40 4. Avaliação geral da proposta

Leia mais

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas INSTRUÇÕES: As 12 seções da roda da vida representam um panorama global de sua vida ; Você deve apontar o seu nível se satisfação em cada seção,

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA PROPOSTAS EDUCATIVAS OBRAS RELACIONAIS Núcleo de Ação Educativa Introdução Acompanhando o desenvolvimento das áreas políticas, sociais e econômicas, as

Leia mais

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Oficina de Teatro 7.º Ano 3.º Ciclo 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Dimensão Sócio Afetiva N.º de aulas O indivíduo e o grupo. Desenvolver uma relação de pertença e

Leia mais

a condição para o surgimento de um verdadeiro símbolo não é de natureza intelectual, mas afetiva. Ferenczi (1913) - Ontogenese dos Símbolos

a condição para o surgimento de um verdadeiro símbolo não é de natureza intelectual, mas afetiva. Ferenczi (1913) - Ontogenese dos Símbolos a condição para o surgimento de um verdadeiro símbolo não é de natureza intelectual, mas afetiva. Ferenczi (1913) - Ontogenese dos Símbolos APRESENTAÇÃO No mês de setembro deste ano de 2018 completaram-se

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES Junho de 2014 a junho de 2016 Apresentação O Curso de Licenciatura em Artes da tem como meta principal formar o professor de artes através de

Leia mais

Suellen Laís Vicentino. suellen.lais@hotmail.com. Débora de Mello Gonçales Sant Ana

Suellen Laís Vicentino. suellen.lais@hotmail.com. Débora de Mello Gonçales Sant Ana 27 A Divulgação Científica por meio de filmes: a experiência da parceria entre o Museu Dinâmico Interdisciplinar e o Programa de Pós-graduação em Biociências aplicadas a Farmácia Scientific Disclosure

Leia mais

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o Chapeuzinho Vermelho ou Branca de Neve? O sincretismo imagem, texto e sentido. 1 Autor: Fernanda Rodrigues Pucci 2 Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar um anúncio de publicidade impressa em

Leia mais

A educação sexual como ação inclusiva

A educação sexual como ação inclusiva A educação sexual como ação inclusiva Lília Maria de Azevedo Moreira SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MOREIRA, LMA. A educação sexual como ação inclusiva. In: Algumas abordagens da educação

Leia mais

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS(LIBRAS) AULA 03: O PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DA LÍNGUA DE SINAIS (TILS) TÓPICO 03: O PROFISSIONAL INTÉRPRETE DA LÍNGUA DE SINAIS (ILS) E SUA ATUAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 7 O CHAKRA DO CONHECIMENTO O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O QUINTO CHAKRA CONCEITOS O quinto chakra, da garganta, responsável pelo conhecimento. Localização:

Leia mais

g r u p o X I X d e t e a t r o

g r u p o X I X d e t e a t r o g r u p o X I X d e t e a t r o Arrufos E s p e t á c u l o Arrufos nasce de uma tentativa de falar do amor, esse sentimento tão gasto, cantado em prosa e verso, desde os primórdios da humanidade. É, antes

Leia mais

Livros didáticos. Livros didáticos. Primeiras descobertas p Para os maiorzinhos p

Livros didáticos. Livros didáticos. Primeiras descobertas p Para os maiorzinhos p Livros didáticos Primeiras descobertas p. 70-73 Para os maiorzinhos p. 74-76 69 Primeiras descobertas Livros fascinantes para os pequenos de mentes curiosas! Repletos de informações sobre os assuntos mais

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil

A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil A importância dos jogos e brincadeiras na formação plena dos alunos na educação infantil 1. Conteúdos conceituais Educar crianças não se restringe apenas a ensinar-lhes conhecimentos ou habilidades corporais,

Leia mais

Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1

Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1 Concepção Pedagógica do curso-piloto Pradime on line 1 Equipe de Consultores do Pradime Celso Vallin Edna Tmarozzi, Maria Elisabette B.B. Prado Solange Lima D Agua Vitória Kachar No contexto virtual evidencia-se

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC. 5) O que pode ser explorado em uma mensagem breve? Veja este anúncio para resolver as questões de 6 a 8.

Sistema de Ensino CNEC. 5) O que pode ser explorado em uma mensagem breve? Veja este anúncio para resolver as questões de 6 a 8. 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Leia este texto para resolver as questões de 1 a 5. Na TV, na Internet ou na rua, somos bombardeados por propagandas, que, sem pedir

Leia mais

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO 1 UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO A inexistência de uma política de língua é uma afirmação que ouvimos a especialistas e professores, aos que trabalham sobre a língua portuguesa em

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

Quem somos O Afterschool é uma iniciativa de educação para o contraturno escolar que oferece uma nova experiência de aprendizado para as famílias. Nascemos com o propósito de trabalhar a formação das capacidades

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. O aluno com deficiência intelectual

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. O aluno com deficiência intelectual ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO O aluno com deficiência intelectual Deliese Salcher Gasparetto Introdução A deficiência intelectual é conhecida por problemas causados no cérebro e que causam baixa

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA O que é engajamento? Engajamento no trabalho é uma forma de agir em que o indivíduo, motivado por uma causa, expressa sua vontade e predisposição de fazer

Leia mais

UM ESPETÁCULO DE DANÇA COMO MEDIADOR SEMIÓTICO NA AULA DE ARTE

UM ESPETÁCULO DE DANÇA COMO MEDIADOR SEMIÓTICO NA AULA DE ARTE UM ESPETÁCULO DE DANÇA COMO MEDIADOR SEMIÓTICO NA AULA DE ARTE Mary Fátima Gomes Rodrigues Fundação Regional Educacional de Avaré e-mail: rodriguesmary@bol.com.br Laudo Rodrigues Sobrinho Universidade

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Medicina Campus: João Uchoa Missão O Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá visa formar profissionais de alto nível técnico e com sólida base humanista, compromissados

Leia mais

1. Quais os dados demográficos da persona? Qual a idade, sexo e localização, estado civil, profissão?

1. Quais os dados demográficos da persona? Qual a idade, sexo e localização, estado civil, profissão? COMO DEFINIR AVATAR 1. Quais os dados demográficos da persona? Qual a idade, sexo e localização, estado civil, profissão? CONCLUSÕES 2. O que a persona vê? Responda as perguntas que tem relação com o seu

Leia mais

Elas: mulheres artistas no acervo do MAB

Elas: mulheres artistas no acervo do MAB CARTA DO SETOR EDUCATIVO MAB/FAAP ÀS ESCOLAS Exposição Elas: mulheres artistas no acervo do MAB Ação Educativa entre 23 de abril e 26 de junho de 2016 Alice Brill, Sem título, 1983. Acrílica sobre tela

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - JMA

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - JMA PLANO DE ENSINO Disciplina Coaching Professor: Gisele Dutra Carga 120h Grau de Coach/ Especialista Horária Instrução APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA O Coaching é um processo de transformação e aperfeiçoamento

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE MODALIDADES E TEMÁTICAS ESPECIAIS DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A INCLUSÃO

Leia mais

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Daniele Almeida Duarte SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros DUARTE, DA. (Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores

Leia mais

As redes sociais, as novas mídias e o diálogo entre professores

As redes sociais, as novas mídias e o diálogo entre professores UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA EM ARTE NO ENSINO MÉDIO: A SALA DE ARTE NA SALA DE AULA Simone Silva Santiago 1 Universidade Veiga de Almeida Resumo: O presente trabalho consiste num relato sobre a possibilidade

Leia mais

Fotonovela uso pedagógico. Teresinha Gayardi Magnabosco Assessora Pedagógica CRTE Toledo

Fotonovela uso pedagógico. Teresinha Gayardi Magnabosco Assessora Pedagógica CRTE Toledo Fotonovela uso pedagógico Teresinha Gayardi Magnabosco Assessora Pedagógica CRTE Toledo Dados da aula - O que o aluno poderá aprender com esta aula: Elaborar uma narrativa com imagem e texto, contendo

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

LITERATURA E ARTE: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. Cristiane Aparecida Silva Nascimento¹

LITERATURA E ARTE: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. Cristiane Aparecida Silva Nascimento¹ LITERATURA E ARTE: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO Cristiane Aparecida Silva Nascimento¹ 1 Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Campus Bauru (UNESP)

Leia mais

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA EM CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES Verônica Fortuna Santos 1 Soleide Silva Ferreira 2 RESUMO O presente estudo aborda a importância das questões

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal Programa de Educação Estética e Artística Ministério da Educação Intenção Pedagógica VER, DIALOGAR e EXPERIMENTAR

Leia mais

A AUTOIDENTIDADE DE PESSOAS COM SINDROME DE DOWN

A AUTOIDENTIDADE DE PESSOAS COM SINDROME DE DOWN A AUTOIDENTIDADE DE PESSOAS COM SINDROME DE DOWN David M. Perrenoud Lindolpho UNESP FFC, Marília. Eixo Temático: Aspectos Sociais da Deficiência Agência Financiadora: Fapesp TT3 (processo 2015/10549-5)

Leia mais

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFGD/UEMS/PIBID PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Lidiane de Jesus Borges Vargas lidianevargas18@hotmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção dos Exercícios (Rosen 47) Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Predicados com duas variáveis. Equivalências lógicas (Rosen 39) Negando

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Investigação em Educação Matemática. Números

Leia mais

Discurso e texto. L. PORTUGUESA 1ª série do Ensino Médio Professora Marianna Aguiar

Discurso e texto. L. PORTUGUESA 1ª série do Ensino Médio Professora Marianna Aguiar Discurso e texto L. PORTUGUESA 1ª série do Ensino Médio Professora Marianna Aguiar Discurso e texto: contexto de produção, circulação e recepção de textos. A linguagem é uma prática social humana de interação

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho PSICOLOGIA DA SAÚDE Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho Boas vindas e Objetivo Contribuir com os Participantes no Desenvolvimento de Mudanças e Repertorio técnico

Leia mais

PROGRAMA GERAÇÃO DE JOVENS TALENTOS EMPRESÁRIOS

PROGRAMA GERAÇÃO DE JOVENS TALENTOS EMPRESÁRIOS PROGRAMA GERAÇÃO DE JOVENS TALENTOS EMPRESÁRIOS Os empresários de hoje se tornaram empresários porque somente tinham ideias inovadoras e recursos para abrir um negócio ou por que herdaram negócios familiares

Leia mais

Plano de Formação em Educação Integral da Casa Sri Aurobindo

Plano de Formação em Educação Integral da Casa Sri Aurobindo Plano de Formação em Educação Integral da Casa Sri Aurobindo Centrais Administração-Publicações-Educação-Pesquisas Fortaleza-Belo Horizonte-Salvador 1994 Página 1 de 10 Sumário 1. Apresentação, 3 2. Objetivo

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Júlio César Neis 1 ; Rosangela Aguiar Adam 2 ; Tiago Lopes Gonçalves 3 ; Vera Regina Mazureck

Leia mais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais diálogo O desafio da construção e o uso de indicadores culturais Gabriela Aidar Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos Núcleo de Ação Educativa gaidar@pinacoteca.org.br Programas do Núcleo de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem?

Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem? Mercado financeiro: Empréstimos e financiamentos, com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem? Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresentamos um breve comentário sobre a situação

Leia mais

Preparação psicológica e emocional para o vestibular e concursos

Preparação psicológica e emocional para o vestibular e concursos Preparação psicológica e emocional para o vestibular e concursos A familiaridade com a palavra vestibular provavelmente surgiu na sua vida durante o ensino médio e possivelmente se transformou num gerador

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA LIVRO DIDÁTICO: MOTIVAÇÃO NA DESCOBERTA DE SUAS ORIGENS. AFRO-BRASILEIRA

RELATO DE EXPERIÊNCIA LIVRO DIDÁTICO: MOTIVAÇÃO NA DESCOBERTA DE SUAS ORIGENS. AFRO-BRASILEIRA RELATO DE EXPERIÊNCIA LIVRO DIDÁTICO: MOTIVAÇÃO NA DESCOBERTA DE SUAS ORIGENS. AFRO-BRASILEIRA Professor: Kátia Oliveira de Santana Coordenador: Carlos Vieira Orientador de estudo: Maria Aparecida de Melo

Leia mais

Arte. Explorando o mundo

Arte. Explorando o mundo Arte 59 Uma série fascinante para os pequenos que são muito curiosos sobre o mundo. Estes livros estão cheios de informações sobre como as coisas são, funcionam ou crescem, além de janelas, adesivos e

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais