Problemas de saúde em casa Poluição do ar dentro de casa História: Melhor ventilação resolve muitos problemas Envenenamento por

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Problemas de saúde em casa... 350 Poluição do ar dentro de casa... 352 História: Melhor ventilação resolve muitos problemas... 353 Envenenamento por"

Transcrição

1 Problemas de saúde em casa Poluição do ar dentro de casa História: Melhor ventilação resolve muitos problemas Envenenamento por monóxido de carbono Fumo de cigarro Tuberculose (TB, tísica) Alergias Poeira e ácaros do pó Bolor Fogões melhorados História: Mulheres melhoram combustível dos fogões e o sabor da comida Combustíveis para cozinhar e aquecer Segurança contra incêndios Controlar pragas Produtos tóxicos em casa Envenenamento por chumbo Amianto (asbesto) Produtos tóxicos na mobília e nos tecidos Produtos de limpeza da casa História: Limpeza natural da casa protege saúde Preparação segura dos alimentos Reduzir as doenças alimentares em casa Não traga perigos do trabalho para casa Construir uma casa saudável Escolher os materiais de construção História: Adolescentes produzem materiais de construção melhorados Planear com as comunidades História: Construir casas e comunidades

2 A casa ideal não é só um edifício para abrigo. Uma casa deve ser um lugar livre de perigos, que dá apoio físico e mental e bem-estar social, e que garante dignidade e um sentido de pertencer a uma comunidade. Uma casa saudável protege contra o calor e o frio extremos, contra a chuva e o sol, o vento, as pragas, os desastres como as cheias e os terramotos, e contra a poluição e a doença. Infelizmente, as condições de vida de muitas pessoas não protegem a sua saúde. Condições de vida pobres podem mesmo causar doenças ou piorar os problemas de saúde. Quer as pessoas vivam perto umas das outras ou afastadas, o mau alojamento, as pragas e os químicos tóxicos nos produtos caseiros podem causar muitas doenças. À medida que mais pessoas se deslocam das zonas rurais para as cidades e vilas, a maneira como as pessoas vivem e mantêm as suas casas muda, muitas vezes para pior. As pessoas que passam muito tempo em casa, como por exemplo as crianças, os mais velhos e os deficientes, e as pessoas com doenças prolongadas, como por exemplo o HIV, são as que mais sofrem. Como melhorar as condições de vida, tornando as casas mais seguras e mais confortáveis, depende das tradições locais, dos materiais disponíveis e do clima. Infelizmente, também depende do rendimento e de se ser ou não dono da sua casa. As pessoas que arrendam as suas casas têm muitas vezes pouco controlo sobre as suas condições de vida e têm que depender dos senhorios para fazer melhorias. As pessoas nos bairros de lata, nas comunidades marginais ou noutras povoações temporárias (que demasiadas vezes se tornam permanentes) vivem em casas que raramente dão segurança ou conforto. Mas, quer uma pessoa seja dona, arrende ou viva em casas temporárias, trabalhar com os vizinhos é a maneira mais eficaz de melhorar as condições de vida de todo o bairro.

3 As nossas casas não estão separadas do meio ambiente. Elas podem ter os mesmos problemas de saúde ambiental que encontramos nas nossas comunidades e locais de trabalho. Quando planear uma nova casa ou melhorar a casa onde vive, você pode proteger a sua saúde, tendo em conta os problemas causados pelo local e a forma como as casas são construídas, a forma como elas são mobiladas e o tipo de trabalho que é feito em casa.

4

5 Quando as pessoas queimam madeira, estrume, carvão de pedra, carvão vegetal, gás e restos de culturas dentro de casa para cozinhar ou aquecer sem ter boa, o fumo enche a casa. Este fumo contém gases perigosos ( ) e pequenas (fuligem) que causam problemas de respiração e outras doenças. Dores de cabeça, tonturas e cansaço extremo são muitas vezes seguidos por doenças graves como asma, pneumonia, bronquite ou cancro dos pulmões. A poluição do ar dentro de casa, proveniente dos fogos com fumo, também aumenta o risco de ter tuberculose (ver página 356). As mulheres e as crianças estão mais expostas ao fumo perigoso da cozinha. Quando uma mulher grávida fica exposta a muito fumo todos os dias, isso pode fazer com que os seus filhos nasçam muito pequenos, cresçam devagar e tenham mais tarde dificuldade em aprender. Nalguns casos, isso pode mesmo fazer com que as crianças nasçam mortas. Para reduzir a poluição do ar dentro de casa, você pode: Melhorar a ventilação (ver páginas 352 a 354); Melhorar os fogões (ver páginas 359 a 362 e secção de Recursos); Usar combustíveis mais limpos (ver página 362 a 364 e Capítulo 23); Usar produtos de limpeza mais seguros (ver página 358 e 372 a 374); Reduzir a poluição do ar vinda de fora (ver Capítulo 20). A ventilação é a maneira como o ar fresco circula num quarto ou edifício e há quanto tempo e quão poluído é o ar que sai desse espaço. Se uma casa tem má ventilação, o fumo e o ar poluído permanecem lá dentro. A má ventilação também agarra a humidade dentro de casa, causando humidade e bolor. A maneira mais fácil de reduzir a poluição do ar dentro de casa é melhorar a circulação do ar. Para saber se a sua casa tem má ventilação, olhe para estes sinais: O fumo fica em casa, ou os tectos estão pretos por causa dos cozinhados ou do fumo do aquecimento. A humidade acumula-se nas janelas ou paredes. As roupas, os lençóis ou as paredes têm bolor. Os maus cheiros das casas de banho ou esgotos permanecem em casa. Se você cozinha com gás e muitas vezes sofre de tonturas e confusão, isto pode ser um sinal de má ventilação ou de uma fuga de gás.

6 Ndito, uma mãe de 3 filhos, começava todas as manhãs com um terrível ataque de tosse. Quando construiu um fogão na cozinha para aquecer água e preparar comida, a casa encheu-se de fumo, levando Ndito a espirrar. Cada respiração era dolorosa e trabalhosa. O fumo na cozinha da Ndito causou-lhe asma. Por causa dos seus problemas de saúde, a Ndito e o seu marido Refa decidiram aderir ao Projecto de Fumo e Saúde do Quénia. Refa aprendeu a medir a poluição do ar em casa e descobriu que a quantidade de fumo era muito pouco saudável. Refa e Ndito decidiram fazer mudanças para reduzir a poluição causada pelo fumo. Os trabalhadores do projecto ajudaram Ndito a construir uma cobertura por cima do seu fogão, com uma chaminé para retirar o fumo de casa. Além disso, Refa construiu janelas novas maiores para melhorar a ventilação. Com menos fumo em casa, a família passa mais tempo junta. As janelas também tornam mais fácil para a Ndito observar o seu gado e elas deixam entrar luz, facilitando o seu trabalho de fazer colares. Antes destas mudanças, Refa estava sempre longe da cozinha. Agora, ele acorda antes do amanhecer para fazer o fogo e pôr uma panela de água para o chá. Ndito já não precisa de se levantar cedo e fazer todas as tarefas de casa sozinha. A nova cobertura com chaminé reduziu a quantidade de fuligem, por isso, a Ndito tem menos coisas para limpar. Os seus ataques de tosse são menos comuns agora. Refa e Ndito tiveram que pagar a cobertura com chaminé, mas as mudanças que fizeram melhoraram a saúde da Ndito e vão proteger toda a família contra as doenças. A melhor saúde também melhorou o seu modo de vida, por isso, o dinheiro que eles gastaram na cobertura para o fumo é um investimento para o seu futuro.

7 Fogões ou aparelhos que queimam gás natural, petróleo líquido (gás LP), óleo, querosene, carvão de pedra, carvão vegetal ou madeira podem produzir monóxido de carbono (CO), um gás venenoso sem cor, sabor ou cheiro. O CO é também produzido pelos automóveis. Muitas vezes, as pessoas fecham muito bem uma divisão para a manter quente ou para usar menos combustível. Mas o aquecimento sem ventilação pode ser perigoso. Num espaço mal ventilado, o CO pode causar doenças graves ou mesmo a morte. O envenenamento por CO é parecido no início com a gripe, mas sem febre. Os sintomas incluem dores de cabeça, cansaço extremo, dificuldade de respiração, enjoo e tonturas. A melhor maneira de prevenir o envenenamento por CO é garantir que a sua casa tem uma boa ventilação. Verifique as chaminés e os canos das chaminés para ver se há rachas, bloqueios, ferrugem e ligações soltas. Nunca queime carvão, gás, madeira ou outro combustível dentro de uma casa, viatura ou tenda com má ventilação. Não use aparelhos de gás, como por exemplo fogões, fornos ou secadores de roupa, para aquecer a sua casa. Evite usar ferramentas que funcionam com gasolina e motores dentro de casa. Se você precisar de os usar, garanta que há boa ventilação e coloque o motor de maneira a que os fumos libertados vão para fora de casa.

8 Fumar tabaco pode causar muitos problemas de saúde para o fumador e para as pessoas expostas ao fumo. Os problemas de saúde causados pelo fumo do tabaco incluem: Doenças graves dos pulmões, como por exemplo cancro dos pulmões, enfisema e bronquite crónica; Doença do coração, ataque de coração, enfarte e pressão arterial elevada; Cancro da boca, da garganta, do pescoço e da bexiga. é a mistura do fumo que vem de cigarros, cachimbos e charutos com o fumo respirado pelo fumador. O fumo passivo torna o acto de fumar mais perigoso para todos os que vivem com um fumador, sobretudo as crianças. Causa os mesmos problemas de saúde que causa o fumar. As pessoas que fumam tornam-se viciadas por uma droga existente no tabaco chamada nicotina. Sem o cigarro, elas podem sentir-se doentes ou nervosas. Tal como cada fumador sabe, é muito difícil deixar de fumar, porque a nicotina é uma droga que causa muita dependência. Como as empresas de tabaco fazem publicidade dos seus produtos com muita agressividade, muitas pessoas começam a fumar quando são jovens e continuam a fumar por causa do vício da nicotina. As empresas de cigarros dizem que fumar é uma escolha pessoal, não um vício. Compreender que fumar é um vício perigoso e não uma escolha pessoal é o primeiro passo para parar. Dizer às pessoas NÃO FUMES raramente tem efeito a ajudar os fumadores a parar. Algumas formas de ajudar a quebrar o vício e deixar de fumar incluem: Praticar respiração profunda de cada vez que ansiar por um cigarro; Fazer exercício diário; Substituir o fumar por um hábito saudável, como por exemplo beber uma chávena de chá ou andar a pé; Beber muita água para mandar a nicotina para fora do corpo; Pedir o apoio dos amigos e da família. Ela tem tanto estilo quando fuma! Mas fumar cigarros faz-te ficar doente. Será que isso tem assim tanto estilo?

9 A tuberculose (TB) é uma doença que, na maior parte das vezes, afecta os pulmões. Passa facilmente de pessoa para pessoa, porque, quando alguém com tuberculose tosse, os micróbios passam para o ar e vivem durante muitas horas, permitindo que outras pessoas inalem (respirem) os micróbios. A tuberculose espalha-se rapidamente em casas ou bairros com muita gente, em fábricas, campos de trabalho, campos de refugiados e outros lugares onde as pessoas vivem ou trabalham perto umas das outras, e onde há pouca ventilação. Muitas pessoas têm micróbios de tuberculose nos seus corpos, mas só 1 em cada 10 dessas pessoas fica doente com tuberculose. As pessoas têm mais probabilidade de ficar doentes se já estiverem enfraquecidas com doenças como asma, malária ou SIDA, ou se forem muito jovens, muito velhas ou malnutridas. Fumar tabaco e respirar ar poluído aumenta o risco de tuberculose. A tuberculose é curável se for tratada antecipada e completamente. Uma pessoa pode ter todos ou alguns dos sintomas quando fica doente pela primeira vez: Uma tosse que dura mais de três semanas e que muitas vezes é pior imediatamente após acordar. Uma febre ligeira ao fim do dia e suores de noite. Dores no peito e na parte de cima das costas. Perda regular de peso e aumento da fraqueza. As crianças pequenas podem ter febres frequentes, perda regular de peso, inchaços no pescoço ou barriga, ou uma cor da pele mais clara. Se você pensa que tem tuberculose, deve tapar a boca ou tossir para a camisa quando tosse perto de outras pessoas, e deve lavar as mãos muitas vezes. Vá imediatamente ao hospital. Se o trabalhador de saúde descobrir que você tem tuberculose, você vai precisar de começar a tomar medicamentos. Para curar a tuberculose, as pessoas tomam 4 medicamentos diferentes todos os dias durante 2 meses e depois se estiverem a melhorar 2 ou 3 medicamentos durante 4 meses. Se alguém em casa tem tuberculose: Teste toda a família para saber se têm tuberculose e começar o tratamento dos que estão doentes. Vacine todas as crianças contra a tuberculose. A pessoa com tuberculose deve comer e dormir longe das crianças, caso ele ou ela tenha tosse. A tuberculose é menos problemática quando as casas e os locais de trabalho são bem ventilados. Mas, desde que as pessoas na comunidade tenham micróbios da tuberculose, isso vai ser uma ameaça. Reduzir a pobreza e formar pessoas para reconhecerem e tratarem a tuberculose garante uma maior probabilidade de parar a propagação da tuberculose do que qualquer outra solução. Para saber mais sobre os sintomas da tuberculose e as maneiras de a prevenir e tratar, consultar um trabalhador de saúde ou um livro geral sobre cuidados de saúde, como por exemplo o livro Onde Não Há Médico.

10 As são sintomas da reacção do corpo a substâncias que o corpo considera difíceis de suportar. As alergias são muitas vezes difíceis de reconhecer e de tratar, porque elas têm os mesmos sintomas que muitas doenças comuns. As comuns incluem a dificuldade em respirar, tosse, comichão na garganta, nariz a pingar, cansaço, olhos vermelhos ou com comichão e irritações da pele. Muitas coisas em casa podem causar alergias, como por exemplo os produtos de limpeza, os produtos químicos usados nos tapetes e nas mobílias, bolores, pólen, pêlo dos animais, penas, lixos, poeira e ácaros do pó, baratas, ratazanas, ratos e outras pragas. A exposição a produtos tóxicos pode levar à Sensibilidade Química Múltipla (SQM), que é semelhante às alergias (ver página 333). Algumas formas de prevenir reacções alérgicas podem ser: Melhorar a circulação do ar através da casa. Reduzir o contacto com o poluente que causa a reacção alérgica. Manter a casa limpa e sem poeira. Os ácaros do pó são bichos minúsculos e invisíveis que são a maior causa das alergias dentro de casa. Eles irritam os olhos e o nariz e causam ataques de asma (ver página 331). Os ácaros do pó vivem em lugares quentes e húmidos, cheios de poeira, como por exemplo as almofadas da cama, os colchões, os tapetes, os bonecos de peluche e as roupas e mobílias. Limpar as áreas onde se dorme e as roupas da cama vai ajudar a reduzir a poeira, os ácaros do pó e os pêlos dos animais. Tapar os colchões e almofadas com tecidos bem apertados ou com plástico, e lavar estas coberturas regularmente com água quente vai ajudar a eliminar os ácaros do pó. Se alguém em casa for alérgico à poeira ou aos ácaros do pó, você deve evitar ter tapetes, carpetes ou outros tecidos que acumulem pó em casa.

11 O bolor é um tipo de fungo, uma planta simples que cresce no solo e noutras plantas. Em casa, o bolor cresce nas paredes, roupas, comidas velhas ou estragadas e em qualquer lugar húmido. O bolor também é chamado de míldio. A maior parte dos bolores e míldios são parecidos com pó preto ou amarelo, fios minúsculos ou penugem branca e azul. No exterior, os bolores são importantes para o meio ambiente. Eles ajudam as substâncias mortas a decomporem-se e a voltarem ao solo. Mas o bolor liberta esporos minúsculos que podem causar problemas de saúde às pessoas que os respiram. Os bolores podem destruir os lugares onde vivem, por isso, ter bolor dentro de casa nunca é bom. Os bolores causam problemas de respiração, dores de cabeça, irritação da pele e podem desencadear ataques de asma e reacções alérgicas. Nalguns casos raros, a exposição a alguns bolores pode levar a problemas de saúde graves e à morte, sobretudo nos bebés. As pessoas portadoras de HIV são especialmente vulneráveis aos problemas de saúde causados pelos bolores. A maior parte dos bolores cresce em lugares húmidos, com má ventilação. Para prevenir e eliminar bolores, tente fazer uma ou mais destas coisas: Reparar as fugas de água em paredes, telhados e canalizações. Melhorar a ventilação. Quando passa uma maior quantidade de ar através da casa, tudo se mantém mais seco, ajudando a prevenir a formação e o crescimento de bolores. Lavar as áreas onde os bolores cresceram usando uma solução de lixívia. Lixívia Sabonete ÁGUA Vinagre

12 Os fogões de cozinha que deitam fumo causam muitos problemas graves de saúde. Reduzir o fumo nos fogões é uma maneira importante de melhorar a saúde da família. O tipo de fogão que as pessoas usam depende do tipo de comidas que são cozinhadas, dos combustíveis e dos materiais para fazer fogões que estão disponíveis, bem como dos métodos tradicionais de cozinhar. Para melhorar os fogões e resolver os problemas da poluição do ar dentro de casa, os trabalhadores de desenvolvimento e os trabalhadores de saúde precisam de trabalhar em conjunto com as pessoas que vão usar estes fogões. Só um fogão melhorado, que agrada a quem vai cozinhar, ao mesmo tempo que usa menos combustível e reduz o fumo, é que vai ser usado e visto como uma verdadeira melhoria. Tal como muitas mulheres na Guatemala, Inês costumava cozinhar as suas refeições para a família num fogão feito à mão que queimava muita madeira e enchia a cozinha de fumo. Quando uma organização que constrói fogões melhorados veio à sua vila, ela foi com outras mulheres ouvir o que eles tinham a dizer. As pessoas da organização tinham criado um novo fogão que usava menos madeira, fazia menos fumo e custava muito pouco a construir. Eles perguntaram quem queria experimentar o novo fogão e a Inês voluntariou-se. A Inês e os seus vizinhos trabalharam com os organizadores, misturando barro com capim e areia para construir o corpo do fogão. A organização disponibilizou uma chapa circular de metal que foi colocada na parte de cima do fogão para cozinhar tortilhas. Eles cortaram madeira em bocados pequenos e acenderam o fogão. Funcionou mesmo bem! A Inês viu que era usada menos madeira do que com o seu velho fogão e que a chaminé transportava o fumo para fora de casa. Mas depois de comer algumas refeições cozinhadas no fogão, a Inês e a sua família perceberam que as tortilhas cozinhadas na chapa circular de metal não tinham sabor. Meses mais tarde, quando as pessoas do grupo de fogões regressaram, a Inês agradeceu-lhes. Depois, em voz baixa disse: Há um problema com o fogão. Penso que ele faz com que as tortilhas tenham mau sabor. Os organizadores ouviram e perguntaram porque é que as tortilhas tinham um sabor diferente neste fogão. A chapa circular antiga era feita de barro, disse ela. Talvez a diferença esteja aí. Nessa tarde, Inês, os seus vizinhos e os organizadores fizeram uma chapa com barro local. Moldaram-na, deixaram-na secar durante uns dias e depois substituíram a chapa de metal pela de barro. Inês deixou o fogão aquecer devagar enquanto a sua filha fazia as tortilhas. Quando o fogão estava suficientemente quente, ela pôs as tortilhas na chapa de barro. Quando elas estavam prontas, Inês partilhou-as com a sua família. Tinham bom sabor! Agora, a Inês e a sua família têm um fogão verdadeiramente melhorado.

13 Aqui estão formas simples de melhorar os fogões para que eles queimem menos combustível, produzam menos fumo e cozinhem as comidas mais rapidamente.

14 O fogão mais básico é uma fogueira aberta. Por vezes, chama-se a isto fogo de 3 pedras, porque em muitas partes do mundo é feito com 3 pedras, à volta do combustível que arde, que seguram a comida ou a panela. Com pequenas mudanças, as fogueiras podem tornar-se mais seguras, criar menos fumo e usar menos combustível. Por exemplo, queimar apenas pequenos pedaços de madeira seca e não verde faz menos fumo. Fazer uma pequena parede de lama (matope) ou pedras à volta da sua fogueira pode prevenir acidentes que causam incêndios em casa ou feridas a partir de queimaduras. Um fogão simples de barro com uma grelha de metal para levantar o combustível do chão precisa de muito pouco material para ser feito. Arde de maneira quente e limpa e usa menos madeira do que uma fogueira aberta. Para fazer um fogão simples de barro, misturar: 6 Partes de areia; 4 Partes de barro; Algumas mãos-cheias de serradura fina ou capim cortado; Água suficiente para que o barro fique junto, de maneira a poder moldá-lo em forma de anel.

15 Um fogão tipo caixa de capim é uma maneira de preparar comidas que são cozinhadas devagar (como por exemplo estufados, feijão e arroz) e mantém a comida quente ao mesmo tempo que poupa combustível. Um fogão tipo caixa de capim é feito com capim ou quaisquer outros materiais isolantes que estejam disponíveis. Pode ser feito a partir de uma caixa de papelão, um cesto cheio de capim ou jornais, ou simplesmente embrulhando a sua panela numa manta ou pano pesado. Depois de a comida estar a ferver no fogão durante uns minutos, retirar a panela e colocá-la numa caixa de capim. A comida vai continuar a cozinhar durante 2 ou mais horas. Quanto mais comida estiver dentro da panela, mais calor ela vai conservar. Os fogões tipo caixa de capim não funcionam bem para pequenas quantidades de comida. Deixe o fogão secar após cada uso. O fogão foguetão é um pequeno fogão de metal que pode ser usado em situações de vida temporária, como por exemplo nos campos de refugiados ou em qualquer lugar onde as pessoas não têm recursos para construir um fogão completo. Queima combustível de maneira limpa, fazendo pouco fumo. O fogão foguetão pode ser feito com materiais locais pouco caros e disponíveis (para mais indicações pormenorizadas sobre como construir um fogão foguetão, ver secção de Recursos e o livro Where Women Have No Doctor [Onde as Mulheres Não Têm Médico], página 396). Óleo de cozinha

16 A madeira, os restos das culturas, o carvão de pedra, o estrume e o carvão vegetal são os combustíveis mais usados para cozinhar. Mas quando queimam, todos eles podem causar poluição e problemas de respiração. Em muitos lugares, a madeira e o carvão vegetal são recursos pouco abundantes. Muitas pessoas estão a voltar-se para outros combustíveis para cozinhar, como por exemplo a luz do sol, restos de plantas processados (restos da planta do arroz e de outras plantas transformados em bolinhas ou briquettes) e (um gás produzido a partir de plantas em decomposição e estrume humano e animal). Os restos secos das culturas, como por exemplo os restos da planta do arroz ou as cascas de coco, são usados como combustível em muitos lugares. Quando estes materiais são usados sem serem processados, eles causam fumo que pode criar problemas de saúde. Cortar o material e prensá-lo para formar blocos (briquettes de combustível) pode fazê-lo arder durante mais tempo e de maneira mais limpa. Fazer briquettes de combustível requer alguma maquinaria e uma fonte de energia, o que pode ser caro. Algumas pessoas não gostam do sabor dos alimentos cozinhados com briquettes. Mas em áreas onde há falta de combustível, ou onde as pessoas querem limitar o uso do carvão de pedra e do carvão vegetal, os briquettes podem ser uma boa escolha. A madeira é uma das melhores fontes de combustível, mas é pouco abundante em muitos lugares. Para conservar os recursos florestais valiosos e reduzir o fumo, use madeira seca, cortada em pedaços pequenos. O, um gás natural que é sobretudo constituído por metano, é uma fonte de energia valiosa. Ao transformar em energia a matéria orgânica existente nos resíduos humanos, animais e das plantas, o biogás transforma os resíduos num recurso menos perigoso para o meio ambiente e para a saúde da comunidade do que outros combustíveis (para aprender mais sobre o biogás, ver página 540 e a secção de Recursos).

17 Você pode usar o calor do sol para cozinhar em fogões solares. Os fogões solares requerem mudar os seus hábitos regulares de cozinha e muitos fogões solares cozinham mais devagar do que uma fogueira ou um fogão normal. Mas, ao usar o fogão solar quando o sol brilha com força e ao usar o fogão normal de casa à noite ou quando o clima está nublado, você pode poupar combustível. Alguns fogões podem pagar-se a si mesmos em poucos meses, porque reduzem as despesas de carvão, gás ou lenha. Os fogões solares também podem ser usados para desinfectar água para beber (ver página 98). Há muitos tipos de fogões solares que você pode fazer ou comprar (ver secção de Recursos). Todos eles funcionam basicamente da mesma maneira: As superfícies escuras ficam quentes à exposição da luz do sol. A comida cozinha melhor em panelas escuras, pouco fundas e de metal fino com tampas justas, para manter o calor e a humidade. Uma moldura clara posta à volta da panela escura deixa a luz do sol entrar e conserva o calor. Use uma tampa de vidro, uma tigela de vidro voltada para baixo ou um saco de plástico resistente ao calor chamado HDPE. As superfícies brilhantes reflectem a dobrar a luz do sol em direcção à panela, para ajudar a cozinhar a comida mais depressa. Uma folha de alumínio montada sobre um pedaço de cartão grosso cria uma boa superfície brilhante a baixo custo. As chapas de metal e as tintas metálicas não são suficientemente reflectoras para funcionar bem. Nunca deve olhar directamente para o sol ou para a superfície brilhante de um fogão solar enquanto este estiver a cozinhar. Isto pode estragar os seus olhos. Quando estiver a construir um fogão solar, não use materiais que vão derreter ou libertar fumos, como por exemplo a esferovite, material polivinílico ou alguns plásticos. Use uma panela preta com uma tampa preta ou de vidro liso. Para ajudar a cozinhar mais depressa, corte os alimentos em pedaços pequenos e acrescente uma pequena quantidade de água. Ponha uma manta ou outro isolante por baixo do fogão e ponha o fogão directamente debaixo do sol pouco antes ou durante a parte mais quente do dia. Garanta que a abertura do colector solar está voltada para o sol. Vire o fogão de 30 em 30 minutos ou de modo a estar virado directamente para o sol. Se o sol passar por detrás de uma nuvem, envolva o fogão em mais isolante. Se a comida está quente mas não cozinhada, acabe de cozinhar num fogão ou fogueira normal.

18 Uma parte importante de uma casa saudável é a prevenção dos incêndios. Manter isoladas as fogueiras para cozinhar. Manter os fogões longe das crianças e manter as crianças longe dos fogões. Manter materiais inflamáveis e tóxicos (como por exemplo gasolina, tintas, diluentes, solventes e querosene) fora de casa e em recipientes bem selados. Se estes materiais estiverem dentro de casa, mantê-los longe de qualquer fonte de calor. Garantir que as ligações eléctricas são seguras. Manter um balde com água tapado, um balde com areia ou terra, ou um extintor de incêndios perto do fogão. NÃO pôr água num incêndio causado pela gordura dos cozinhados. Isto vai levar o fogo a espalhar-se! Os incêndios causados por gorduras são apagados quando se impede que eles tenham ar. Para apagar o fogo, deve tapá-lo com uma manta ou um tecido pesado, ou deitar areia ou terra sobre a gordura. Até mesmo uma pequena quantidade de electricidade faz uma grande melhoria na vida das pessoas, para cozinhar, ter luz, refrigeração, etc. Mas os fios eléctricos não seguros podem causar choques eléctricos e incêndios. Para prevenir os danos: Garanta que as linhas eléctricas estão devidamente instaladas e ligadas à terra. Nunca passe fios eléctricos por baixo de tapetes. Evite ligar muitas extensões eléctricas juntas para formar uma ligação longa. Se elas não tiverem sido criadas para serem ligadas, podem causar incêndios. Não instale tomadas ou interruptores em lugares onde eles podem ficar molhados com a água de canos, torneiras ou lavatórios. Os cabos eléctricos de alta tensão emitem grandes quantidades de radiação eléctrica que pode causar dores de cabeça, ansiedade, irritação e que pode levar a problemas de saúde mais graves, como por exemplo cancro do sangue ( ). Assim como a luz de uma vela se torna mais fraca à medida que os nossos olhos se afastam cada vez mais dela, os danos causados pela electricidade tornam-se mais fracos com a distância. Para reduzir o perigo: Construa casas de 50 a 70 metros de distância das linhas de alta tensão. As empresas de serviços públicos não devem construir linhas de alta tensão ou torres de telefones móveis perto de escolas ou hospitais. As linhas de alta tensão devem ser postas debaixo do solo, quando possível, em vez de passarem por cima do solo.

19 As pragas, como por exemplo as baratas e os roedores (ratazanas e ratos), vivem nos lugares onde há migalhas de comida, lixo e lugares onde se esconder. Eles transportam doenças e são uma causa comum das alergias e dos ataques de asma. Infelizmente, os pulverizadores usados muitas vezes para eliminar insectos e roedores também causam ataques de asma e outros problemas de saúde. Muitas pessoas usam pesticidas químicos para controlar insectos e roedores em casa. Os pesticidas são veneno (ver Capítulo 14). Se eles tiverem que ser usados, então devem ser usados, manuseados e guardados com muito cuidado. A melhor maneira de controlar as pragas caseiras é eliminar as condições que as atraem: Varrer e limpar regularmente para eliminar restos de comida, migalhas e materiais nos quais os roedores podem fazer ninho. Limpar e secar superfícies onde é preparada a comida, depois de cozinhar e comer. Guardar os alimentos em recipientes bem fechados. Reparar os canos furados e manter os lavatórios e lava-loiças secos. As baratas e outros insectos gostam de água. Manter os lixos caseiros em recipientes tapados e retirá-los regularmente. Tapar os buracos e rachas das paredes, tectos e chão, para impedir as pragas de entrarem. Tapar os buracos pequenos com materiais como por exemplo lã de aço, rede fina, argamassa, chapa de metal, etc. Muitas pragas podem ser afastadas com materiais orgânicos que são menos perigosos e menos caros do que os pesticidas químicos.

20 Por vezes, manter a casa limpa não é suficiente, e é necessário um controlo mais activo das pragas. faça uma mistura de açúcar e ácido bórico ou bicarbonato de sódio. Espalhe esta mistura nas superfícies por onde as baratas rastejam. Elas vão comer a mistura e morrer. OU, misture ácido bórico com água para fazer uma pasta grossa. Acrescente farinha de milho e faça pequenas bolas. Espalheas pela casa, mas tenha cuidado para que as crianças não as comam! espalhe pó de piripiri, hortelã-pimenta ou canela esmagada nos lugares onde elas entram. mergulhe folhas esmagadas de manjericão em água durante 24 horas. Filtre e pulverize as larvas. Para aprender a fazer uma armadilha simples para moscas, ver página 57. garanta que os materiais de construção de madeira não estão em contacto directo com o sol. Não guarde lenha perto de casa. use armadilhas. Os venenos só devem ser usados por pessoas treinadas no seu uso, com muito cuidado e com bom equipamento de segurança. Algumas pragas de insectos, como por exemplo as chinches que causam a doença de Chagas no México e na América Central e do Sul, vivem em rachas no chão, nas paredes e nos telhados das casas, sobretudo aquelas que são feitas com lama (matope), adobe e capim. Selar as rachas da parede com gesso e rebocar (maticar) as paredes completamente, ou mesmo só um metro a partir do chão, vai ajudar a prevenir a reprodução dos insectos (para fazer reboco de terra ver página 382). Substituir os telhados de capim por telhados de telha, chapa ou cimento, ou forrar a parte de dentro do telhado também vai manter os insectos fora. ➊ ➋ ➌

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau 1 Lembre-se de três coisas Não tocar Isole a pessoa doente Ligue para a linha de apoio 2 Se pensa que alguém

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

QUALIDADE DO AR INTERIOR

QUALIDADE DO AR INTERIOR QUALIDADE DO AR INTERIOR POR DIA OS NOSSOS PULMÕES FILTRAM CERCA DE 13. 000 LITROS DE AR! A POLUIÇÃO EM AMBIENTES FECHADOS É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS A maior parte das nossas

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

Produçaõ de peixes. Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979)

Produçaõ de peixes. Adaptado de: Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin (FAO, 1979) Produçaõ de peixes Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979) Onde pôr seu tanque de peixes 1. Você tem que escolher um lugar bom para sua tanque. 2. Lembra

Leia mais

Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis

Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis Galinhas Saudáveis Pessoas Saudáveis Projecto Celeiro da Vida Album Seriado Manual de Facilitação de Práticas Agrárias e de Habilidades para a Vida Para os Facilitadores das Jffls Galinhas saudáveis

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio

usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio Proteção do meio ambiente O gás é um hidrocarboneto, formado no interior da Terra há milhões de anos. Ele é o produto da decomposição de animais

Leia mais

Tratar danos causados por produtos químicos; Tratar queimaduras; Estado de choque; Respiração de socorro (respiração boca-a-boca).

Tratar danos causados por produtos químicos; Tratar queimaduras; Estado de choque; Respiração de socorro (respiração boca-a-boca). Quando se trabalha ou se está exposto a substâncias perigosas no local de trabalho, na comunidade ou em casa, é importante estar tão seguro quanto possível e estar preparado para acidentes. Esta secção

Leia mais

Produtos químicos PERIGOSOS

Produtos químicos PERIGOSOS Produtos químicos PERIGOSOS Como podemos identificar os produtos químicos perigosos? Os produtos químicos estão presentes em todo o lado, quer em nossas casas, quer nos locais de trabalho. Mesmo em nossas

Leia mais

Oficina de Forno Solar

Oficina de Forno Solar Oficina de Forno Solar Desfrutando da vida moderna, cada um de nós é responsável pela emissão de grandes quantidades de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global e suas conseqüências

Leia mais

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado.

Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Aquecedor central Aquecedores são aparelhos que consomem muita energia elétrica. Por isso, evite deixar o seu sempre ligado. Planeje seu uso e habitue-se a ligá-lo apenas o tempo necessário para que você

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) A Higiene Este capítulo tem como objectivo ensinar aos alunos que a falta de

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI FERTIL Especial Hortícolas 18-8-6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Promi-Fertil Especial Hortícolas 18-8-6 Uso do

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos

Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Secretaria Municipal de Saúde VISA Ponte Nova Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária de Ponte Nova Índice: 1. Manipulador de Alimentos e Segurança

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Anti Ruído Tradicional Aplicação: Reparação e emborrachamento de veículos. Fornecedor: Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço : Rua

Leia mais

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO?

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO Nos últimos anos, a Província do Ontário sofreu um

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT APOIO: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD Casa de Cultura da Beira/CCB CERjovem ATENÇAÕ MULHER MENINA! Fundação Portugal - África RESPOSTAS

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença GUIA DO/DA FACILITADOR(A) DE SAUDE Luta contra doenças diarreicas e a Malária Inter Aide Projecto Agua e Saneamento Luta contra Malaria CP 6 Nacala a Velha 82 78 29 956 MENSAGENS CHAVES Etapa 1: A Diarreia:

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

Lista das frases de risco e de segurança

Lista das frases de risco e de segurança Lista das frases de risco e de segurança FRASES DE RISCO R1 : Explosivo no estado seco. R2 : Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição. R3 : Grande risco de explosão por choque,

Leia mais

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação

Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro. Dicas de Prevenção e Preservação Semana da Prevenção de Resíduos - 16 a 23 de Novembro Dicas de Prevenção e Preservação Tenha em conta Nunca comece uma reparação, por muito pequena que seja, sem antes desligara tomada do equipamento;

Leia mais

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Perguntas Frequentes Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a

Leia mais

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu 5 L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu subir monte, pés d Eu molhados em erva fria. Não haver erva em cima em monte. Só haver terra, em volta, monte como cabeça de homem sem cabelo.

Leia mais

Casas de Banho de Composto Orgânico

Casas de Banho de Composto Orgânico Casas de Banho de Composto Orgânico O que é uma casa de banho de composto orgânico e como construí-lo? Módulo para poupança de água e gestão descentralizada dos dejetos humanos Tamera, SolarVillage Valerio

Leia mais

Importância do ar para os seres vivos

Importância do ar para os seres vivos Importância do ar para os seres vivos A ATMOSFERA A atmosfera éconstituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA: Éa camada mais próxima da terra. Éconstituída por uma

Leia mais

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Indufix Código interno: 2000 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Primeiros Socorros Volume III

Primeiros Socorros Volume III Manual Primeiros Socorros Volume III um Manual de Agosto de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Manualnão pode

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

Dicas para você e sua família

Dicas para você e sua família Dicas para você e sua família Dicas de Segurança O gás natural Você já sabe que o gás natural é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente na atmosfera e que as tubulações de gás possuem dispositivos

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS

ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUPERINTENDENCIA DE VIGILÂNCIA EM SAUDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ORIENTAÇÕES EM SITUAÇÕES DE ENCHENTES OU ENXURRADAS

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

detecção do cancro do cólon

detecção do cancro do cólon Um guia sobre a detecção do cancro do cólon Por que motivo devo fazer o exame de rastreio?...because...porque I have todos a eles lot dependem of cooking to do. de mim....because...porque I have as minhas

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [ REV04 24112011 ] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Nome do Produto: Reticulina Código: EP-12-20021 RETICULINA Seção 1: Identificação do Produto e da Empresa Erviegas Ltda R. Lacedemônia, 268 - São Paulo

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr

Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr Programa RespirAr. Asma e bronquite sem crise. RespirAr Prevenir é o melhor remédio para uma boa saúde, evitando-se as doenças e suas complicações. Problemas respiratórios, por exemplo, podem se tornar

Leia mais

Alarmed for Life. Sabia que? As principais causas dos incêndios. Sobre o Monóxido de Carbono

Alarmed for Life. Sabia que? As principais causas dos incêndios. Sobre o Monóxido de Carbono Sabia ue? As principais causas dos incêndios Os especialistas apontam para três motivos principais: 1. Negligência Falta de atenção ao cozinhar; colocação de objetos perto do fogão Uso inapropriado ou

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL)

REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO (NO FINAL DO MANUAL) A segurança no laboratório de química Os laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que sejam tomadas certas precauções. Todos aqueles que trabalham em laboratório

Leia mais

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e 1 Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e o seu bolso também. Poupar energia significa diminuir

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas.

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 1) O nosso corpo se divide em cabeça, tronco e membros, mas existe uma estrutura, a menor

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOESTIM K 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOESTIM K Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos...

O desastre com gás tóxico em Bhopal... 36 A luta pelos direitos e pela justiça... 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos corpos... O desastre com gás tóxico em Bhopal.................................... 36 A luta pelos direitos e pela justiça........................................ 37 Como é que as substâncias tóxicas entram nos nossos

Leia mais

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção

QUEIMADURAS. Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção QUEIMADURAS Calor Electricidade Produtos químicos Radiações Fricção GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS DEPENDE: Zona atingida pela queimadura Extensão da pele queimada Profundidade da queimadura: - 1ºGRAU - 2ºGRAU

Leia mais

Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza

Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza Anexo II Tarefas de limpeza a efectuar pelas equipas de limpeza TAREFA 1 2 3 4 Abastecer e efectuar a manutenção de equipamentos dispensadores, desinfectantes, e desodorizantes Arejar o espaço de forma

Leia mais

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida.

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. Campanha do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre contra os Acidentes de Trabalho

Leia mais

Manual de Ajuda para o Adulto. asma. Programa Nacional de Controlo

Manual de Ajuda para o Adulto. asma. Programa Nacional de Controlo Manual de Ajuda para o Adulto asma Programa Nacional de Controlo Direcção-Geral da Saúde COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DA ASMA 2001 EDIÇÃO Direcção-Geral da Saúde Al. D. Afonso Henriques, 45 1049-005

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Por favor, separe os seus resídous/lixo!

Por favor, separe os seus resídous/lixo! Por favor, separe os seus resídous/lixo! Preste atenção às seguintes regras de separação dos resíduos de Salzburgo e apoe-nos na redução e reciclagem de resíduos/lixo! A sua contribuição para a protecção

Leia mais

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Secretaria Regional da Saúde Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Na sequência dos comunicados emitidos pela Direcção Regional da Saúde e atendendo à informação oficial disponível,

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

Draguim, Badão e companhia - Guia de leitura - Livro 1 Dragões, Duendes e Outros Bichos

Draguim, Badão e companhia - Guia de leitura - Livro 1 Dragões, Duendes e Outros Bichos Draguim, Badão e companhia - Guia de leitura - Livro 1 Dragões, Duendes e Outros Bichos Apresentação da obra Sempre me disseram que os dragões eram todos maus e que devíamos fugir deles a sete pés. Mas,

Leia mais

AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS

AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS P O U P A R AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO ILUMINAÇÃO COZINHA/ LAVANDARIA DIVERSOS AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO Caso tenha ar condicionado nos quartos ou áreas comuns do empreendimento,

Leia mais

FRITADEIRA MEGA FRY INOX

FRITADEIRA MEGA FRY INOX 02/13 973-09-05 782264 REV.0 FRITADEIRA MEGA FRY INOX SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA Este folheto contém informação importante para o ajudar a si e à sua família Guarde-o Bem Contactos Úteis Para se manter informado acerca da gripe suína telefone

Leia mais

Dicas de conservação e limpeza

Dicas de conservação e limpeza Dicas de conservação e limpeza No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto. Água Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos

Leia mais

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças

Leia mais

FRD-2892 507 MANUAL DO USUÁRIO FRITADEIRA FRD-2892 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual do usuário cuidadosamente antes de começar a usá-lo,

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

Compostagem doméstica

Compostagem doméstica Compostagem doméstica Na Natureza tudo se transforma 1 2 3 Este guia vai ser-lhe útil! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 2. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 2. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 2 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

características do seu novo ionizador de plasma

características do seu novo ionizador de plasma características do seu novo ionizador de plasma O seu ionizador de plasma é uma excelente escolha para uma limpeza eficiente do ar. O ionizador de plasma protegerá a sua família das alergias causadas pelo

Leia mais

Primeiros Socorros Volume I

Primeiros Socorros Volume I Manual Primeiros Socorros Volume I um Manual de Junho de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Perigos para a saúde em Manicures

Perigos para a saúde em Manicures Perigos para a saúde em Manicures Produtos utilizados em salões de unha podem conter substâncias químicas que podem afetar a saúde do trabalhador. Usando esses produtos pode expor os trabalhadores a produtos

Leia mais

Radioterapia no Cancro do Pulmão

Radioterapia no Cancro do Pulmão Editado em: Novembro de 2006 Apoio: Radioterapia no Cancro do Pulmão Comissão de Pneumologia Oncológica Sociedade Portuguesa de Pneumologia ÍNDICE A Comissão de Pneumologia Oncológica agradece ao autor

Leia mais

SAÚDE.sempre. Gripe. newsletter. medidas de auto cuidado. Secretaria Regional dos Assuntos Sociais

SAÚDE.sempre. Gripe. newsletter. medidas de auto cuidado. Secretaria Regional dos Assuntos Sociais Janeiro * 2014 Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM Gripe medidas de auto cuidado newsletter Secretaria Regional dos Assuntos Sociais Ficha Técnica Newsletter - Janeiro de 2014

Leia mais

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Extrutop Código interno: AGM215 e AGM216 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO

CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO CURSO PRATICO PARA DESINTOXICAR O SEU CORPO Com Facilidade E Rapidez Em Casa em 10 Práticos Módulos Traduzido Por Luís Filipe Gregório Aviso Legal: - O autor e editor deste ecurso bem como os materiais

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo.

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo. Estudo do Meio Físico-Natural I P06 - Termodinâmica 1 Objectivo Realizar várias experiências relacionadas com termodinâmica. 2 Quente ou frio? Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins

職 業 安 全 健 康 廳 Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional. Lista de controle das condições de Segurança e Saúde Ocupacional para Hotelaria e afins Local de Trabalho 1 Manter o local de trabalho sempre limpo. 2 Não obstruir as vias de circulação. 3 Desimpedir as saídas de emergência e escapatórias. 4 Arrumar materiais ordenadamente e não demasiado

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO 1/8 O inverno chegou e junto com ele maiores problemas com as doenças respiratórias entre outras Isso não ocorre por acaso já que pé nesta estação onde

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

Sinais de alerta perante os quais deve recorrer à urgência:

Sinais de alerta perante os quais deve recorrer à urgência: Kit informativo Gripe Sazonal A gripe Sazonal é uma doença respiratória infeciosa aguda e contagiosa, provocada pelo vírus Influenza. É uma doença sazonal benigna e ocorre em todo o mundo, em especial,

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS R1 R2 Explosivo no estado seco. Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes

Leia mais