Rodrigo Perez Oliveira 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rodrigo Perez Oliveira 1"

Transcrição

1 A representação de si através do culto à memória de outrem: a inauguração do monumento em homenagem a Manoel Luís Osório nos últimos dias do governo de Floriano Peixoto (1894) Rodrigo Perez Oliveira 1 Pierre Bourdieu indica, em sua sociologia do poder simbólico, que as formulações simbólicas são instrumentos estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento dotados de historicidade. De acordo com a proposta teórica do sociólogo francês, esses sistemas simbólicos possuem uma função política de imposição ou de legitimação da dominação, que contribuem para assegurar, naturalizando e re-apresentando uma dada conjuntura social, a hegemonia de um grupo (s) sobre outro (s) (BOURDIEU; 2007). Nesse sentido, as elaborações teóricas de Pierre Bourdieu são centrais para a minha reflexão porque possuem como fundamento a relação entre sistema simbólico e um dado estado material da existência. O autor nos acrescenta que nenhum tipo de ação simbólica é algo em si; as construções simbólicas estão intimamente relacionadas com a correlação de forças existente no ambiente social no qual estão inseridas. Ou seja, a cultura simbólica somente existe efetivamente sob a forma de um conjunto de significantes/significados de onde provém todo seu potencial de representação da realidade. Essa realidade simbólica, que os sistemas de produção simbólica produzem, inculcam e fazem parecer natural, possui relação direta com a organização política da sociedade que o produziu. Assim como não existem puras relações de força, também não há relações de sentido que não estejam referidas e determinadas por um sistema de dominação. Para além das representações que os agentes incorporam, capazes de propiciar justificativas simbólicas para a posição que ocupam, o observador deve reconstruir o sistema completo das relações simbólicas e não simbólicas, ou seja, as condições de existência material e a hierarquia social daí resultante 2. (grifos nossos) (BOURDIEU; P. 76) 1 Mestrando em História Social do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2 Op cit. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

2 Esse tipo de análise chama nossa atenção para o elemento social estruturador de todo tipo de construção simbólica: as relações sociais que lhe conferem sentido. Se assim o é, o estudo de um dado sistema simbólico deve levar em consideração o aspecto não simbólico existente no enquadramento social no qual se desenvolveu determinada simbolização. A partir dessa relação entre o social e o simbólico é possível perceber os motivos que explicam o sucesso, ou não, de um sistema simbólico. A eficácia de um sistema simbólico bem sucedido consiste na sua capacidade de ordenar o mundo natural e social através dos discursos, mensagens e representações, que não passam de alegorias que simulam a estrutura real das relações sociais (BOURDIEU; P. 87) Ou seja, o grande mérito de um sistema simbólico é a dissimulação de sua ação a um determinado nível em que a realidade construída seja automaticamente relacionada com a única realidade possível. Eis a inculcação simbólica tanto abordada por Bourdieu. Daí a necessidade da análise conjunta do aspecto simbólico e não-simbólico da dominação para que possa ser possível aferir a maneira pela qual as relações de poder fazem-se presente nas formulações simbólicas. Pierre Bourdieu chama atenção para a necessidade de buscar a atuação do poder simbólico onde ele menos se deixa perceber; nas situações, aparentemente, desprovidas de violência simbólica, nos momentos onde a tranquilidade e a harmonia parecem pautar a conduta dos agentes históricos, ou seja, os momentos das festividades e das comemorações. Nessas ocasiões, quando todos parecem estar pacificados, o poder simbólico exerce sua ação de inoculador e naturalizador de realidades simbólicas artificiais, tendenciosas e dotadas de historicidade. Cabe ao historiador, então, decodificar o significado simbólico dessas manifestações comemoracionistas, geralmente representadas através dos rituais coletivos de culto ao passado (CATROGA;2001), percebendo a lógica dos conflitos político/sociais que engendram essas formulações simbólicas. É com essa abordagem teórica que pretendo analisar o problema que fundamenta esse trabalho: a inauguração, em 12 de novembro de 1894, na

3 praça XV de Novembro 3, localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro, no pantheon em homenagem ao general Manoel Luís Osório ( ), um dos maiores líderes do exército brasileiro durante o século XIX 4. A inauguração do monumento foi marcada pelo translado dos restos mortais de Osório, que até então estavam na igreja Santa Cruz dos Militares, para uma cripta localizada na parte inferior do monumento, que era encimado por uma estátua equestre construída pelo artista Rodolfo Bernadeli ( ) e fundida com o bronze dos canhões utilizados na Guerra do Paraguai. A cerimônia de inauguração foi caracterizada por grandes festejos e homenagens militares; estavam presentes na ocasião uma multidão de populares, o marechal Floriano Peixoto, na época nos últimos dias na posição de presidente da república, e o paulista Prudente de Morais, primeiro civil a ocupar a presidência da república, que já estava eleito para o cargo desde 1 março de 1894 e tinha ido ao Rio de Janeiro para tomar posse da principal magistratura republicana. Nesse sentido, defendo como hipótese que o grande objetivo da política simbólica desenvolvida nos últimos dias do governo de Floriano Peixoto, que conduziu pessoalmente a semana de comemorações da qual a inauguração do pantheon de Osório foi o principal evento, foi produzir um Osório que representasse o arquétipo de Floriano Peixoto. Ou seja, a memória jacobina 5 organizou uma apropriação do passado na qual a Osório foi atribuído o papel de grande herói militar, tudo isso foi feito a partir do objetivo de afirma que Floriano Peixoto, tal como Osório, também era um grande líder, um grande herói nacional. O objetivo dessa formulação simbólica foi cultuar Floriano Peixoto via Osório. A inauguração do monumento em homenagem a Osório foi a última e maior ação simbólica do governo de Floriano Peixoto. A última semana do mandato do marechal foi marcada por uma série de comemorações que começaram no dia 10 de 3 Antes da proclamação da república, o logradouro, hoje correspondente à Praça XV de Novembro, era chamado de Praça do Paço. Após a implantação do regime republicano, a Praça XV de Novembro se tornou um dos lugares mais simbólicos para o novo regime. 4 Para saber mais sobre a biografia de Osório consultar Francisco Doratioto. General Osório. São Paulo: Companhia das Letras, Segundo Suely Robles Reis. Os radicais da república. Brasília: Ed. Brasiliense, 1986 o grupo atores históricos, uma classe média urbana, que serviu como base do apoio político do governo de Floriano Peixoto autonomeava-se Jacobinos. Inspirados no grupo homônimo protagonista da Revolução Francesa, os jacobinos brasileiros pautavam sua atuação política na agressividade e possuíam como grande fundamento identitário o anti-lusitanismo.

4 novembro (1894) com a cerimônia de entrega das medalhas comemorativas feitas pelo governo do Uruguai a alguns militares brasileiros que participaram da Guerra do Paraguai. Esse vento contou com a participação de comitivas uruguaias, argentinas e com um discurso de Floriano Peixoto. Dando prosseguimento à semana de festividades, o exército e a guarda nacional organizaram um grande desfile militar no campo de São Cristóvão no dia 11 de novembro. Em 12 de novembro foi realizada a cerimônia mais esperada da semana: a inauguração do monumento em homenagem a Manoel Luís Osório. O dia 15 de novembro finalizou a semana de festividades e o mandato de Floriano Peixoto como presidente de república; no roteiro inicial, esse seria o dia da comemoração do quinto aniversário da república brasileira e a posse de Prudente de Morais, o momento no qual o presidente militar passaria a faixa para o primeiro presidente civil 6. As festividades que marcaram a última semana do governo de Floriano Peixoto não foram, em nenhum aspecto, um congraçamento destinado a celebrar o começo do mandato do novo chefe de estado. Muito pelo contrário, todas as cerimônias visaram mostrar ao futuro presidente civil e à opinião pública em geral que o exército, personificado em Osório, o herói do passado, e em Floriano Peixoto, o herói do presente, era a instituição mais qualificada para comandar o Estado brasileiro. A principal questão que está presente em todo investimento simbólico organizado pela política simbólica do governo militar de Floriano Peixoto é a mobilização da memória em função de um projeto de afirmação identitária para o exército brasileiro (RICOEUR; 2007). O alto oficialato da corporação, na época representado pelo próprio presidente da república, desejava mostrar o exército não como uma instituição a serviço do Estado, mas defini-lo como a única instituição moralmente apta para governar o Brasil. Para tal, foi feito o apelo à exemplaridade do passado: a Guerra do Paraguai, evento que, segundo os artífices dessa memória, havia demonstrado a capacidade do exército em salvar a honra nacional. Exército que, segundo a formulação dessa elaboração simbólica, tinha suas virtudes personificadas em Osório, cuja biografia era marcada pela atuação na Guerra do Paraguai, apresentado como predecessor de Floriano Peixoto na posição de principal herói nacional. De acordo com 6 A edição de 10 de novembro de 1894 do jornal O Paiz publicou todo o roteiro das festividades que foram realizadas entre 11 e 15 de novembro.

5 a memória construída, o dever de lembrar a Guerra do Paraguai não consistia apenas em guardar rastros materiais, escritos ou outros, dos fatos acabados, mas fazer com os que São pagassem uma dívida aos que foram. Dentre esses que Não Mais São, a prioridade moral daquele que rememora a Guerra do Paraguai caberia ao principal herói, Osório e, também, aquele que queria ser herdeiro desse legado, ou seja, Floriano Peixoto. Logo às 10 horas da manhã do dia 12 de novembro as tropas do exército começaram a interditar as ruas adjacentes à Praça XV de Novembro. Todo o espaço foi cercado e somente poderiam andar pelo centro da praça os convidados e as corporações que trouxesse os respectivos estandartes. O carro trazendo o presidente da república chegou ao local exatamente às 13 horas. Floriano Peixoto foi recepcionado com uma salva de tiros e com a execução do hino nacional brasileiro. A cerimônia começou com o discurso do presidente da comissão que organizou a construção do monumento e que o entregou à municipalidade e em seguida discursou Floriano Peixoto7. Entre a multidão de convivas estava Prudente de Morais, assistindo uma cerimônia que mais parecia uma parada militar. O momento mais emotivo da cerimônia foi quanto os restos mortais de Osório foram depositados na cripta que servia como base da estátua de Bronze construída por Rodolfo Bernadeli. Estava feito: o herói do presente sacralizou o herói do passado; Floriano Peixoto esteve à frente do projeto simbólico que sacralizou Manoel Luís Osório. Ao monumentalizar Osório, Floriano Peixoto desejava olhar para um espelho e autoculturar-se, fazendo com que os outros, ao cultuarem Osório, cultuassem a ele também. 7 O jornal O Paiz publicou no dia 13 de novembro várias matérias relatando a cerimônia do dia anterior.

6 Bibliografia Fontes Primárias. Jornal O Paiz- Edições publicadas entre 6 e 20 de novembro de Referências Bibliográficas. BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, A economia das trocas simbólicas.. São Paulo: Perspectiva, CATROGA, Fernando. Fernando Catroga. A Memória, a História e a Historiografia. Lisboa: Quarteto, RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Ed Unicamp, REIS, Suely Robles.. Os radicais da república. Brasília: Ed. Brasiliense, 1986.

7 .

BAILE DA ILHA FISCAL

BAILE DA ILHA FISCAL BAILE DA ILHA FISCAL A CAMINHO DA REPÚBLICA 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS 1873

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)

EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) EDUCAÇÃO E NACIONALISMO EM TEMPOS DE GUERRA: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA PARAIBANA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Daviana Granjeiro da Silva 1 Universidade Federal da Paraíba (UFPB) E-mail:

Leia mais

A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO

A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO Jônatas Lima Candido Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED PR jonataslimacandido@seed.pr.gov.br A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO INTRODUÇÃO Embora o Ensino de Geografia tenha

Leia mais

Série: A última guerra do Prata

Série: A última guerra do Prata TÍTULO DO PROGRAMA Série: A última guerra do Prata SINOPSE DO PROGRAMA O documentário é parte de uma série produzida pela TV Escola que apresenta as análises e pesquisas mais recentes a respeito da Guerra

Leia mais

7ª Companhia de Comunicações

7ª Companhia de Comunicações 7ª Companhia de Comunicações O CURUMIM DO SERTÃO Informativo de Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 PASSAGEM DE COMANDO Foi realizada no dia 16 de janeiro, a solenidade de Passagem de Comando da 7ª Companhia

Leia mais

6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito. Projeto Educação de Trânsito. Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola.

6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito. Projeto Educação de Trânsito. Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola. 6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito Projeto Educação de Trânsito Justificativa Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola. Considerando que as praticas pedagógicas que

Leia mais

Orientação de estudo 3º bimestre

Orientação de estudo 3º bimestre Nome: Ano: 8 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3º bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 4 sobre As lutas pela independência na

Leia mais

www.autoresespiritasclassicos.com

www.autoresespiritasclassicos.com www.autoresespiritasclassicos.com A Importância da Bíblia para a Doutrina Espírita Astrid Sayegh Filósofa, é Diretora de Cursos Básicos da Federação Espírita do Estado de São Paulo A Humanidade já foi

Leia mais

DISCURSO URBANO: SENTIDOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL.

DISCURSO URBANO: SENTIDOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. DISCURSO URBANO: SENTIDOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. Débora Smaha Corrêa (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Maria Cleci Venturini (Orientadora), e-mail: mariacleciventurini@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional DOUTOR HONORIS CAUSA O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandovski, veio à UVV-ES receber título pelo

Leia mais

Transformações sociais na Europa no século XVI. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Revolução científica Reforma protestante

Transformações sociais na Europa no século XVI. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Revolução científica Reforma protestante Auguste Comte Transformações sociais na Europa no século XVI Revolução Francesa Revolução Industrial Revolução científica Reforma protestante Urbanização Formação de novas classes sociais (burguesia e

Leia mais

MELO, Custódio de * militar; const. 1891; dep. fed. BA 1891; min. Mar. 1891-1893; min. Rel. Ext. 1891 e 1892; min. Guerra. 1892; rev. 1893.

MELO, Custódio de * militar; const. 1891; dep. fed. BA 1891; min. Mar. 1891-1893; min. Rel. Ext. 1891 e 1892; min. Guerra. 1892; rev. 1893. MELO, Custódio de * militar; const. 1891; dep. fed. BA 1891; min. Mar. 1891-1893; min. Rel. Ext. 1891 e 1892; min. Guerra. 1892; rev. 1893. Custódio José de Melo nasceu em Salvador (BA) no dia 9 de junho

Leia mais

Cinema e História: uma visão da ditadura civil-militar através de filmes

Cinema e História: uma visão da ditadura civil-militar através de filmes Cinema e História: uma visão da ditadura civil-militar através de filmes O cinema de cunho histórico faz parte das produções brasileiras há mais de um século, embora nunca tenha sido, até a década de 1970,

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE HISTÓRIA PROVA ESPECÍFICA DE HISTÓRIA

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE HISTÓRIA PROVA ESPECÍFICA DE HISTÓRIA 1ª AVALIAÇÃO CORRETOR 1 01 02 03 04 05 06 07 08 Reservado à CCV AVALIAÇÃO FINAL Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Reservado à CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA

Leia mais

Jacobina. Esta edição encontra-se no site: www.jacobina.ba.io.org.br em servidor certificado ICP-BRASIL CERTIFICAÇÃO DIGITAL: L7+BN9WDDWYAXH60BP3TLW

Jacobina. Esta edição encontra-se no site: www.jacobina.ba.io.org.br em servidor certificado ICP-BRASIL CERTIFICAÇÃO DIGITAL: L7+BN9WDDWYAXH60BP3TLW 33 - Ano X - Nº 1146 34 - Ano X - Nº 1146 Jacobina 35 - Ano X - Nº 1146 36 - Ano X - Nº 1146 Jacobina 37 - Ano X - Nº 1146 38 - Ano X - Nº 1146 Jacobina 39 - Ano X - Nº 1146 40 - Ano X - Nº 1146 Jacobina

Leia mais

Filosofia dos Gregos

Filosofia dos Gregos ARQUITETURA GREGA Parte de nossa cultura e valores artísticos vem dos gregos. Vemos a arquitetura grega sob uma perspectiva especial e consequências que resultaram dos gregos. O projetista medita sobre

Leia mais

Obs: grifos (verde): grifo sobre minhas observações Grifos (cinza): grifo sobre observações relevantes do autor

Obs: grifos (verde): grifo sobre minhas observações Grifos (cinza): grifo sobre observações relevantes do autor Fichamento do texto: SCHEINER, Tereza.: Comunicação, Educação, Exposição: novos saberes, novos sentidos. Semiosfera, ano 3, n 4-5, http://www.eco.ufrj.br/semiosfera/anteriores/semiosfera45/conteudo_rep_tscheiner.htm,

Leia mais

A MEMÓRIA PAULISTANA NA NOMEAÇÃO DE LOGRADOUROS

A MEMÓRIA PAULISTANA NA NOMEAÇÃO DE LOGRADOUROS A MEMÓRIA PAULISTANA NA NOMEAÇÃO DE LOGRADOUROS TEORIAS DA AÇÃO CULTURAL A MEMÓRIA PAULISTANA NA NOMEAÇÃO DE LOGRADOUROS Profa. Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Grupo: Douglas Augusto Neto Nilsa Areán

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA QUESTÃO 01 2016/2017 A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província:

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL),

GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO (PSB/AL), NA SESSÃO SOLENE REALIZADA EM.../.../..., PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM HOMENAGEM AOS 188 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE ALAGOAS. Senhor

Leia mais

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU?

SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS ONDE TUDO COMEÇOU? A CAMINHO DA REPÚBLICA fatos que antecederam a P. da República 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS

Leia mais

2.1. Incluir uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens PCDP com diárias e passagens.

2.1. Incluir uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens PCDP com diárias e passagens. 2.Viagem Nacional 2.1. Incluir uma Proposta de Concessão de Diárias e Passagens PCDP com diárias e passagens. Iremos iniciar nosso trabalho pela funcionalidade Solicitação. Essa funcionalidade traz os

Leia mais

A política educacional através de seus textos: o caso da campanha de educação de adolescentes e adultos (1947-1963)

A política educacional através de seus textos: o caso da campanha de educação de adolescentes e adultos (1947-1963) A política educacional através de seus textos: o caso da campanha de educação de adolescentes e adultos (1947-1963) Deane Monteiro Vieira Costa 1 Introdução Na perspectiva de pensar aspectos teórico-metodológicos

Leia mais

DEFINIDO CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA DOCENTES NA PLATAFORMA FREIRE

DEFINIDO CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA DOCENTES NA PLATAFORMA FREIRE MEC NOS MUNICIPIOS MEC NOS MUNICIPIOS MEC NOS MUNICIPIOS MEC NOS MUNICIPIOS Boletim, via internet. distribuição: Prefeituras e Meios de Comunicação. Representação MEC-SP Edição: Maio 17/21 2010 -N. 41-Ano

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Componente Curricular: Sociologia Código: ADM 110 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2013.1 Professor: Josselito dos santos Titulação: Doutor CH Total: 60 horas Turma: 1º Semestre

Leia mais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PROCESSOS DE TUTELA DE MENORES DESVALIDOS. Alessandra David Moreira da Costa

O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PROCESSOS DE TUTELA DE MENORES DESVALIDOS. Alessandra David Moreira da Costa 1 O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PROCESSOS DE TUTELA DE MENORES DESVALIDOS. Alessandra David Moreira da Costa A escolha da temática da pesquisa que estamos desenvolvendo ou seja, a análise do discurso educacional

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Módulo III CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO Claudinéia Maria Vischi Avanzini Lisandra Ogg Gomes O que é ser criança? O que significa a infância? Infância

Leia mais

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017

ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13. Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO E REPÚBLICA CAP. 13 Marcos Antunes. 2017 ABOLIÇÃO: A RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS DUROU ENQUANTO HOUVE A ESCRAVIDÃO: FUGAS, LEVANTES URBANOS E QUILOMBOS. O MOVIMENTO ABOLICIONISTA DUROU QUASE

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Revisão Histórica Antigo Egito

Revisão Histórica Antigo Egito Revisão Histórica Antigo Egito Nas cerimônias oficiais e religiosas, o Cerimonial era de grande rigor. Abrangia a vida do faraó, sua corte e as honras póstumas. Desde o banho, com água sagrada, função

Leia mais

CAMPOS, Carlos de *dep. fed. SP 1918-1923; pres. SP 1924-1927.

CAMPOS, Carlos de *dep. fed. SP 1918-1923; pres. SP 1924-1927. CAMPOS, Carlos de *dep. fed. SP 1918-1923; pres. SP 1924-1927. Carlos de Campos nasceu em Campinas (SP) no dia 6 de agosto de 1866, filho de Bernardino José de Campos Júnior e de Francisca de Barros Duarte

Leia mais

IDADES MÉDIA E MODERNA. Prof. Bruno Pedroso

IDADES MÉDIA E MODERNA. Prof. Bruno Pedroso IDADES MÉDIA E MODERNA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA IDADE MÉDIA De 476 a 1453; Predominância das relações no campo (feudais) até o Renascimento Comercial; A Igreja Católica exercia forte influência

Leia mais

CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO.

CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO. ISSN 2238-9113 Área Temática: Cultura CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO. Carlos Eduardo Machado Gonçalves (cadumachado308@gmail.com) Márcia Maria Dropa (mdropa@gmail.com)

Leia mais

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA Ariolino Neres Sousa Júnior * Devemos sempre realizar a hermenêutica jurídica? E para que? Essas são algumas das preocupações que permeiam o cotidiano da comunidade acadêmica

Leia mais

Cultura e patriotismo: A Biblioteca do Sesquicentenário nas Comemorações da Independência do Brasil

Cultura e patriotismo: A Biblioteca do Sesquicentenário nas Comemorações da Independência do Brasil Cultura e patriotismo: A Biblioteca do Sesquicentenário nas Comemorações da Independência do Brasil Thaisy Sosnoski 1 Resumo: Nas comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972), o governo

Leia mais

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes Ideias políticas Platão Pp. 311-312 A utopia platônica Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia Educação e política: as três classes A utopia platônica é elaborada na época da decadência,

Leia mais

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANO (HPV)

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANO (HPV) DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANO (HPV) Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães 1, Joanice dos Santos Gonçalves 2, Karine Sânya Dutra Silva 3 1 Instituto Federal de Goiás

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

Pós - Graduação Em Docência Superior

Pós - Graduação Em Docência Superior Pós - Graduação Em Docência Superior PLANO DE AULA 1. EMENTA: Compreensão do processo de constituição histórica da Educação Superior no Brasil; Modelos que orientam a organização e o funcionamento das

Leia mais

ESTATUTO DO PROVEDOR DO CLIENTE

ESTATUTO DO PROVEDOR DO CLIENTE ESTATUTO DO PROVEDOR DO CLIENTE Princípios Gerais Artigo 1º Funções O Provedor do Cliente é um órgão independente da APAVT, que tem por função principal a defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos

Leia mais

O Ensino religioso nas escolas Públicas

O Ensino religioso nas escolas Públicas O Ensino religioso nas escolas Públicas Scates Dias¹ Humberto Resumo O presente artigo tem como finalidade abordar a questão do ensino religioso nas escolas. Através de uma pesquisa bibliográfica procuraremos

Leia mais

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de

Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de Cerimonial é a linguagem mais completa para disciplinar a convivência humana seja pelo aspecto formal ou informal, onde utilizamos as normas de protocolo, rituais, civilidade e etiqueta, unidas à criatividade,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL QUE IRÃO COMPOR O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO JOAQUIM A Secretaria Municipal de

Leia mais

Os primeiros anos da República no Brasil MCC

Os primeiros anos da República no Brasil MCC Os primeiros anos da República no Brasil MCC blogs.estadao.com.br A Província de São Paulo, 15 de novembro de 1889. Glorioso centenário da grande revolução. Proclamação da República Brazileira. Recebemos

Leia mais

Estatutos da Fundação Casa Carvalho Cerqueira

Estatutos da Fundação Casa Carvalho Cerqueira Estatutos da Fundação Casa Carvalho Cerqueira Capítulo I Natureza, fim, actividades, duração, sede e lugares de exercício Artigo 1.º (Natureza) A Fundação da Casa Carvalho Cerqueira é uma pessoa colectiva

Leia mais

Principais causas para revolução francesa

Principais causas para revolução francesa Revolução Francesa Principais causas para revolução francesa -Empobrecimento do povo francês guerras, luxo, empréstimos. -Cerca de 80% do povo viviam no campo em situação precária. -Os anos que antecederam

Leia mais

EFEITOS DE SENTIDO DE GOLPE NO CASO DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

EFEITOS DE SENTIDO DE GOLPE NO CASO DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DISCURSIVA Página 453 de 481 EFEITOS DE SENTIDO DE GOLPE NO CASO DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DISCURSIVA Danilo Sobral de Souza (PPGLin/UESB) Adilson Ventura (PPGLin/UESB) Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (PPGLin/UESB)

Leia mais

Grandes Santos de Deus. Jovens

Grandes Santos de Deus. Jovens Grandes Santos de Deus Jovens Eu desejo não manter meu lugar neste governo uma hora sequer a mais do que para preservar a Inglaterra nos seus justos direitos e proteger o povo de Deus em justa liberdade

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS 4. a EDIÇÃO 1 O CICLO ENSINO BASICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA PROGRAMA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À DESCOBERTA DE UM MUNDO DIFERENTE OBJECTIVOS GERAIS:

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1891

CONSTITUIÇÃO DE 1891 CONSTITUIÇÃO DE 1891 Porto Alegre, dezembro de 2014. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL DE 1891 INFLUÊNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO A constituição de 1891 foi fortemente inspirada na constituição

Leia mais

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08

A República da Espada. Prof. Thiago História C Aula 08 A República da Espada Prof. Thiago História C Aula 08 O Novo Regime Proclamação da República Militares ideário positivista Cafeicultores defesa do federalismo Classe Média desenvolvimento industrial e

Leia mais

INTRODUÇÃO: Vulcão ou pororoca? Tanto faz!

INTRODUÇÃO: Vulcão ou pororoca? Tanto faz! CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 13-1999 11 INTRODUÇÃO: Vulcão ou pororoca? Tanto faz! É hora de inverter o mergulho. É hora de saltar para fora da boca do vulcão. É hora de fazer da lava a lavra, a lavoura

Leia mais

APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA

APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA (Aprovação) Portaria Nº 061-EME, de 07 de outubro de 1977: O Chefe do Estado-Maior do Exército, usando das atribuições que lhe conferem

Leia mais

----------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- Este documento publica as notas de aula realizadas por Milton Vargas durante a disciplina de Teoria de Elasticidade, ministrada pelo

Leia mais

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU SOUZA, Erisvaldo¹ Universidade Federal de Goiás Programa de Pós Graduação em Sociologia ¹erisvaldosouza@yahoo.com.br RESUMO Um forte elemento

Leia mais

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Visão Geral das Teorias Administrativas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração VISÃO GERAL DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS A Administração possui dezenas de definições

Leia mais

Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo.

Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo. Aula 5 _ A historicidade do Fenômeno Museal: do surgimento dos museus e do colecionismo. BIBLIOGRAFIA: SUANO Marlene. O que é Museus. São Paulo: Ed. Brasiliense da coleção, 1986. (Col. Primeiros Passos).

Leia mais

OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS

OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Anais do VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF Estudos de Linguagem OS DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Milene Maciel

Leia mais

Anos de incerteza: a implantação da ordem republicana

Anos de incerteza: a implantação da ordem republicana A U A UL LA MÓDULO 7 Anos de incerteza: a implantação da ordem republicana Abertura No final da Aula 19, você acompanhou os eventos que marcaram o fim do Império. Pôde perceber que a derrubada da monarquia

Leia mais

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho 2006-1ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51

Processo Seletivo/UFU - julho 2006-1ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 Quanto ao contexto do surgimento da Sociologia, marque a alternativa correta. A) A Sociologia nasceu como ciência a partir da consolidação da sociedade burguesa urbana-industrial

Leia mais

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1.

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1. Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza tutorialetras@grupouninter.com.br O Brasil é um País Multirracial Letras Contextualização

Leia mais

MEMÓRIAS DA BATALHA DO BUSSACO

MEMÓRIAS DA BATALHA DO BUSSACO MEALHADA MORTÁGUA PENACOVA COMEMORAÇÕES DOS 205 ANOS DA BATALHA DO BUSSACO MEMÓRIAS DA BATALHA DO BUSSACO DIA 5 DE SETEMBRO EM PENACOVA O tema vai ser abordado numa conferência que vai decorrer a partir

Leia mais

A primeira guerra do Paraguai: a expedição naval do Império do Brasil a Assunção (1854-1885)

A primeira guerra do Paraguai: a expedição naval do Império do Brasil a Assunção (1854-1885) A primeira guerra do Paraguai: a expedição naval do Império do Brasil a Assunção (1854-1885) Silvânia de Queiróz* O historiador Fabiano Barcellos Teixeira realizou um belíssimo trabalho em sua obra A primeira

Leia mais

BICENTENÁRIO DAS INVASÕES FRANCESAS NA AMP

BICENTENÁRIO DAS INVASÕES FRANCESAS NA AMP BICENTENÁRIO DAS INVASÕES FRANCESAS NA AMP As Invasões Francesas, integradas no que também se pode chamar de Guerra Peninsular, deixaram um rasto de destruição e de guerra de que o país muito tardaria

Leia mais

APRENDIZAGEM NO SENAI-SP

APRENDIZAGEM NO SENAI-SP APRENDIZAGEM NO SENAI-SP OS PAPÉIS DOS ATORES OS PAPÉIS DOS ATORES MTE; MPT; Conselhos tutelares; Senado e Câmara Federal PODER PÚBLICO EMPRESAS Estabelecimentos de qualquer natureza legisla e fiscaliza

Leia mais

Graciela Daleo, ex-militante montonera, detida no campo de detenção clandestino ESMA tendo sido das poucas a sobreviver.

Graciela Daleo, ex-militante montonera, detida no campo de detenção clandestino ESMA tendo sido das poucas a sobreviver. Entrevistas Graciela Daleo, ex-militante montonera, detida no campo de detenção clandestino ESMA tendo sido das poucas a sobreviver. 1 Costuma dizer-se que os militantes armados estariam dispostos a morrer

Leia mais

AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL

AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL João Paulo Batista Botelho Consultor Legislativo do Senado Federal 10/4/2014 OBJETIVO Apresentar aspectos gerais do Poder Legislativo brasileiro e seu papel

Leia mais

SORRISO: A CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO

SORRISO: A CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO PARECER JURÍDICO EMENTA: Contratação de Empresa especializada para prestação de serviços técnicos especializados no apoio para implantação e ações viabilização do parque tecnológico de Sorriso. PROCESSO

Leia mais

A Queda da Monarquia. Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910

A Queda da Monarquia. Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910 A Queda da Monarquia Portugal: os antecedentes do 5 de Outubro de 1910 M Filipe Sousa 2012 Da Monarquia As Cortes A Monarquia Constitucional à República A Crise e a Queda da Monarquia Momentos na caminhada

Leia mais

3ª Passeata Paulista da Saúde vai reunir mais de 10 mil pessoas no Estado

3ª Passeata Paulista da Saúde vai reunir mais de 10 mil pessoas no Estado DINO - Divulgador de Notícias 3ª Passeata Paulista da Saúde vai reunir mais de 10 mil pessoas no Estado Evento realizado pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo acontece no dia

Leia mais

História e Crítica da Arte

História e Crítica da Arte História e Crítica da Arte Nome: A RECEPÇÃO DA TRADIÇÃO CLÁSSICA Maria Cristina Louro Berbara A idéia de que toda a evolução da arte ocidental, da Antiguidade até o momento presente, possa ser concebida

Leia mais

BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM

BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM BUSCAPRONTA WWW.BUSCAPRONTA.COM ARQUIVOS DE LINKS 05 ARQUIVOS R$ 60,00 Aquisição exclusivamente por depósito bancário personalizado. Consulte aquisição pelo email contato@buscapronta.com ARQUIVO LINKS

Leia mais

As renúncias ocorreram na seguinte ordem:

As renúncias ocorreram na seguinte ordem: TERMO DE CORREIÇÃO Nº 11/2011 - COMARCA DE DOM AQUINO PROCESSO Nº 11/2011 DOF TERMO DE CORREIÇÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO FORO DA COMARCA DE DOM AQUINO MT Visto. Trata-se de pedido de reconsideração da decisão

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

*Antônio Caringi Fala! Fala! Lei Estadual nº Estátua do Laçador

*Antônio Caringi Fala! Fala! Lei Estadual nº Estátua do Laçador 2 Flávia era professora de técnicas domésticas e artes plásticas da Escola Hilário Ribeiro. Na aula do dia 16 de junho de 2008, ela resolveu ler algumas mensagens para fazer os alunos refletirem sobre

Leia mais

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú Catalogação: Cleide de Albuquerque Moreira Bibliotecária/CRB 1100 Revisão: Elias Januário Revisão Final: Karla Bento de Carvalho Consultor: Luís Donisete Benzi Grupioni Projeto Gráfico/Diagramação: Fernando

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

Pensamento. Gente de Expressão

Pensamento. Gente de Expressão Neste sábado, 7 de setembro, é celebrado, em todo o País, o Dia da Independência. A região se prepara para o tradicional desfile pelas principais avenidas. Instituições diversas vão às ruas em clima de

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

Dica de aula: O museu como espaço de aprendizagem de Sociologia

Dica de aula: O museu como espaço de aprendizagem de Sociologia Dica de aula: O museu como espaço de aprendizagem de Sociologia O museu como espaço de aprendizagem de Sociologia Por Cristiano das Neves Bodart* Sair do espaço escolar muitas vezes é visto pelos alunos

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-

Leia mais

EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC)

EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC) 1 EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC) Educação, Linguagem e Memória Pedro Mülbersted Pereira 1 (pedro.mulbersted@gmail.com) Introdução Esta investigação aborda

Leia mais

Sociologia 4 2 Semestre 2017

Sociologia 4 2 Semestre 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS Sociologia 4 2 Semestre 2017 Flávio Munhoz Sofiati (sofiati@gmail.com) (http://lattes.cnpq.br/7078667432523349) Cronograma Data INTRODUÇÃO Temas

Leia mais

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA

COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA COMO A HISTÓRIA COMEÇOU? PROFA. KLLARICY OLIVEIRA Os caminhos da historiografia O estudo e registro da história ganha a condição de ciência a partir do século XIX. Até o século XX, os historiadores acreditavam

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem nº 001/2015-GE Em Natal/RN, 12 de janeiro de 2015

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem nº 001/2015-GE Em Natal/RN, 12 de janeiro de 2015 RIO GRANDE DO NORTE Mensagem nº 001/2015-GE Em Natal/RN, 12 de janeiro de 2015 À Sua Excelência o Senhor Deputado RICARDO MOTTA Presidente da Assembleia Legislativa do Estado Nesta Senhor Presidente, Com

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS UNIÃO DA VITÓRIA 2010 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade

Leia mais

3. DA VIGÊNCIA De 1º de julho de 2017 a 31 de dezembro de 2017 (podendo ser renovada em 2018).

3. DA VIGÊNCIA De 1º de julho de 2017 a 31 de dezembro de 2017 (podendo ser renovada em 2018). EDITAL - Nº 05 - SAP - 24 DE MARÇO DE 2017 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA DO IFFLUMINENSE, Arthur Rezende da Silva, no uso das atribuições legais que lhe conferem a PORTARIA Nº 372 de

Leia mais

CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA?

CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA? CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS: NASCITURO OU APENAS UMA CÉLULA? Daniel Martins Alves 1 RESUMO: Trata-se da discussão acadêmica sobre células-tronco e se o embrião produzido in vitro tem os mesmos

Leia mais

Introdução Introdução

Introdução Introdução Introdução 18 1 Introdução As pesquisas em história das disciplinas escolares nas duas últimas décadas vêm sendo estimuladas no Brasil, trazendo à tona discussões sobre a trajetória histórica dos saberes

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa 1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Revolução Francesa ILUMINISMO (revisão) Chegada da Família Real Período Napoleônico

Leia mais

Ciné Avessô. fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães. vista nº políticas do olhar pp

Ciné Avessô. fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães. vista nº políticas do olhar pp Ciné Avessô fotografias de Luciano Spinelli texto de Carine Rieko Magalhães vista nº1 2017 políticas do olhar pp.219 228 219 Luciano Spinelli, Ciné Avessô 1, 2015. 220 vista nº1 2017 políticas do olhar

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO A EUROPA E BRASIL NO SÉCULO XIX (Resumo apostila 04 ) Tempo e Espaço, são duas coisas importantes para você se localizar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 DIA 30/06 (sábado) 07:30 Saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões

Leia mais

REGULAMENTO DE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

REGULAMENTO DE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 1. GENERALIDADES a. Considerando que as Bibliotecas são um sistema vivo, cujas coleções devem ser alvo de atualizações regulares como forma de responder às necessidades dos seus utilizadores, este documento

Leia mais