I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL Bioética e Biodireito na Atenção Neonatal FILIAÇÃO UNISSEXUAL. Profª Drª Luciana Moas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL Bioética e Biodireito na Atenção Neonatal FILIAÇÃO UNISSEXUAL. Profª Drª Luciana Moas"

Transcrição

1 I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL Bioética e Biodireito na Atenção Neonatal FILIAÇÃO UNISSEXUAL

2 O IMPACTO DAS INOVAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS NO PARENTESCO: A DISTINÇÃO ENTRE PAI E GENITOR

3 Meu Deus do céu, a gente vive num país tão carente, com tanta criança abandonada, precisando de um pai, de uma mãe, ou de dois pais, ou duas mães. Mas que vive precisando de amor e de carinho. Será que é...o que é pior deixar essa criança abandonada ou deixar ela em um lar desestruturado embora tenha um pai e uma mãe? Ou deixar num lar onde vai receber amor, em que as pessoas são reconhecidamente boas, têm um currículum bom, um histórico bom, mas são pessoas que têm uma relação homossexual? O que é pior entre aspas? Ou o que é melhor? Porque eu não vejo nada de ruim nisso.

4 Eu acho que a questão da filiação é um pouco mais complexa realmente porque eu não sei se a gente tem estudos científicos, pesquisas suficientes que nos assegurem ou deixem de assegurar se a adoção por um casal homossexual pode ou não trazer prejuízo à formação daquela criança. A partir do momento em que esses estudos afirmarem que uma criança criada por um casal homossexual ou heterossexual tem as mesmas chances de desenvolver os mesmos problemas emocionais, de ter as mesmas chances de serem mais equilibrados ou desequilibrados, não faz diferença, tanto faz, a partir desse momento eu acho que desaparece qualquer obstáculo para que você negue a adoção para o casal homo ou heterossexual. O que eu acho é que a gente precisa primeiro ter essa certeza. Eu acho que a partir do momento que você passa a falar em filiação você não está preocupado com aquele casal exclusivamente. Afinal de contas eles fizeram uma opção sexual que eles sabem que é infértil. Que dali não vai poder tirar um filho natural. Então também estão assumindo esse ônus da opção sexual que fizeram. Então se não houver nenhum comprometimento a educação daquela criança, isso cientificamente demonstrado através de pesquisas, então para mim não há problema.

5 O Princípio do Melhor Interesse da Criança e o direito à Ascendência Biológica (Genética)

6 ORIGEM GENÉTICA ( ASCENDÊNCIA BIOLÓGICA) É pertinente ao indivíduo bem como ao seu grupo familiar, logo inclui o suposto pai biológico. É compreendido, contemporaneamente, como abrangendo a tutela do que cada indivíduo possui como seu (em razão da evolução da área biomédica seria também importante no plano da prevenção de doenças, situando-se, nesse ponto, na seara da saúde pública). A origem genética tem natureza de direito da personalidade e representa apenas um conjunto de características biológicas transmitidas hereditariamente (Lôbo, 2003). Os laços biológicos são um dado do indivíduo.

7 ESTADO DE FILIAÇÃO O estado de filiação de cada indivíduo é único e de natureza socioafetiva, fundamentado na convivência familiar compreendendo um complexo de direitos e deveres reciprocamente considerados, coincidindo na maioria das vezes, mas não necessariamente, com os laços biológicos. O estado de filiação tem natureza de direito de família e diz respeito à relação afetiva entre pai e filho construída durante os anos em que ocorreu a socialização da criança. O vínculo socioafetivo é construído a partir da vontade de despender tempo, carinho, afeto, orientação, algo mais amplo e importante que a carga genética de cada um

8 Relativização do melhor interesse da criança : uma afronta a sua ideologia?

9 Eles não podem ter filhos. Então qual é a solução para esse casal de homossexuais ter filhos? Através da adoção. Aí vai ter aquele problema não só em relação ao casal, como principalmente em relação à criança. E nós temos de proteger um pouquinho a criança, porque quem é seu pai? Ah, é ele e quem é sua mãe? Ah, é ele. Ou se forem duas mulheres, quem é seu pai? É ela, quem é sua mãe? É ela. É um relacionamento complicado, e o problema é o convívio. No início a criança fica muito exposta e isso pode causar problemas sérios durante a vida dela, inclusive de ordem psicológica, ser alvo de chacota, de piadinha, de brincadeira, no próprio convívio escolar, no próprio círculo de amizades. A adoção tem que ser analisada com muita cautela, com muita calma.

10 Sinceramente com relação à adoção eu tenho essa restrição. Reconhecer o relacionamento, partilha de bens, eventualmente alimentos se for o caso e preenchidos determinados requisitos sim, agora, a adoção não, porque eu acho que são muito importantes os papéis de pai e de mãe. Não é possível que dois homens que tenham um relacionamento homoafetivo ou duas mulheres que tenham um relacionamento homoafetivo tenham a dar a educação, não no sentido de grau de escolaridade, cultura, mas de proteção materna e paterna, de convívio paterno e materno que um homem e uma mulher dariam. Então a adoção, eu sou contra a adoção. Pode ser que no futuro eu venha a evoluir. Antigamente eu era contra até mesmo o reconhecimento.

11 Porque a própria criança cobra muito essa necessidade de pai e mãe, tem que ter referenciais, como é que você vai numa festinha esse é meu papai e essa é papai também, a coisa é complicada, quando na escola chama, dia dos pais, dia das mães, o próprio relacionamento social, vai entrar a criança com dois homens ou a criança com duas mulheres, a própria criança pode ficar diferenciada, o relacionamento entre as demais crianças e os pais de outras crianças pode ser diferenciado, ela pode ficar estigmatizada por causa disso. a criança pode acabar sendo punida com essa situação que ela não criou e ela que acaba sendo prejudicada durante a formação dela até a idade adulta, mas isso pode ser que mude daqui para frente esse tipo de entendimento. A adoção singular é diferente. A adoção de dois homens e duas mulheres é diferente. A singular você tem que verificar o caso concreto. Porque se for singular, mas de homossexual também seria contra porque senão seria uma forma de burlar. Se, vêm dois homens ou duas mulheres, você nega, se vem um deles só, com orientação homossexual, você vai conceder? Seria uma maneira de burlar aquele entendimento.

12 (Des-)biologização: o valor socioafetivo do parentesco civil e homossexualidade

13 Se são duas pessoas que realmente se gostam tanto e pretendem ficar juntas até quando tiverem de ser casadas, para dividir a vida, dividir as coisas, não impede que elas também queiram ter filhos. Agora, em termos técnicos da adoção se dois poderiam adotar ou se só um pudesse adotar eu te confesso que não cheguei a nenhuma conclusão. Eu acho que isso seria difícil de acontecer no Brasil porque era preciso modernizar muito as coisas para que uma criança chegue no colégio e ela tenha lá no registro dela duas mães ou dois pais. Eu acho que teria de mudar uma série de coisas, uma série de seguimentos, a mentalidade, então talvez sob esse âmbito e para tornar prática a efetivação disso. Na minha opinião poderia haver adoção por um dos dois, eu acho que isso aí não deve ser obstado, só pelo fato de essa pessoa do adotante viver maritalmente com uma pessoa do mesmo sexo e que isso até fosse uma coisa que estivesse dentro do processo de adoção e tudo mais. Apenas em termos burocráticos eu não sei se seria ainda conveniente colocar lá numa certidão de nascimento, por exemplo, duas mães ou dois pais, eu não sei como, eu não consigo vislumbrar isso na prática, ainda.

14 Eu particularmente não vejo problema. Mas você tem um problema com essa questão do registro porque o registro de nascimento coloca lá, pai fulano, mãe fulana. Um casal, como um par de homens homossexuais resolve adotar uma criança, um dos dois vai ser o pai. Você não pode ter dois pais na mesma certidão de nascimento. E eu particularmente acho extremamente complicado adotar dessa forma porque realmente como é que você pode justificar ter dois pais e quem é a sua mãe? Não eu não tenho mãe, eu tenho dois pais. É até uma coisa complicada de você explicar. Eu confesso que não sei como resolver. Mas eu confesso a minha limitação intelectual para chegar e ver uma solução nesse caso. Duas mulheres, por exemplo, que vivem um relacionamento afetivo e querem adotar, ótimo, uma vai ser a mãe. Quem vai ser o pai? É um problema que hoje não vejo solução.

15 Isso aí é muito complicado porque pelo nosso sistema de registro você tem que botar pai e mãe. Avô e avó paterno e materno. Eu não sei como iria se contornar isso. A não ser que houvesse uma lei específica dizendo isso. Porque hoje é impossível. Só é possível por um. Agora, pelos dois impossível. Tem que ter nome de pai e mãe e mais: há certos registros, certos cadastros em que só se põe o nome da mãe, porque é mais fácil. Nunca vai ter duas mães para a mesma pessoa. Pode ter o nome de dois pais para a mesma pessoa, mas a mãe é certa. Seria um total obstáculo. É impossível em nossa legislação. Teria de reformular tudo. Pensar um novo sistema. No atual é impossível.

16 Eu tenho um amigo que é médico especializado nisso que diz que reprodução assistida não é substituição de relação sexual. É um recurso para uma patologia de um casal que normalmente por conta de uma incompatibilidade de ambos não conseguem pelos meios naturais ter um filho. Portanto, reprodução assistida, artificial, não é coisa para quem é homossexual. Porque é um tratamento. A pessoa que é homossexual não deixa de ter filhos porque ela não pode ter filhos por um problema de saúde, ela não tem filhos porque ela tem uma opção sexual que não permite que ela tenha filhos. A natureza não admite isso. Eu acho que isso é uma questão que tem de ser discutida dentro da ética. Para se saber se reprodução assistida é tratamento ou é recurso estético, paliativo social para a solução de uma opção sexual de alguém que não tem uma patologia, ele não está doente, não precisa de um médico. Ele simplesmente fez uma opção. As opções que a gente faz na vida elas trazem ônus e bônus, então, nós temos que estar preparados para segurar esses ônus e esses bônus das nossas opções. É uma questão de responsabilidade.

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS

IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS IPERON - ABRIL VERDE/2016 5 PASSOS PARA UMA LIDERANÇA DE RESULTADOS Adm. Ramiro Vieira, Msc Coach Abril/2016 O Líder Nasce ou se Torna Líder? Nem todos os que se esforçam para ser líderes têm condições

Leia mais

Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 6 (online)

Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 6 (online) Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 6 (online) [Sexo: mulher] Entrevistador: Olá. Boa tarde. Entrevistado: Muito boa tarde.

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro

IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro SOCIEDADE» IGUALDADE DE GÉNERO IGUALDADE DE GÉNERO Margareta Winberg: As mulheres não são livres sem dinheiro 13/3/2016, 19:28 1.907 PARTILHAS Para a antiga vice-primeira-ministra sueca, Margareta Winberg,

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas.

Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas. Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas. Letícia Andrade Assistente Social HC-FMUSP: Ambulatório de Cuidados Paliativos e Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar Cuidados Paliativos:

Leia mais

Atenção >> Este é um momento para você ser sincero consigo mesmo. Responda

Atenção >> Este é um momento para você ser sincero consigo mesmo. Responda Como usar essa autoanálise: Sempre que marcar uma característica na coluna da esquerda (sucesso), some mais um pontinho... sempre que marcar na coluna da direita (estagnação), subtraia um ponto. No final

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. O CONFRONTO COM O BEBÊ REAL PRÉ-TERMO: PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MÃES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Rafaela MEZZOMO, rafinhamezzomo@hotmail.com, Cléa Maria BALLÃO, clea.ballao@uol.com.br,

Leia mais

Homossexualidade Feminina

Homossexualidade Feminina Existem várias teorias do porque uma pessoa é homossexual. Seja por influência ambiental, genética ou da formação psicológica; uma coisa é certa, ninguém opta por ser homossexual.. Esse tipo de relação,

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor Otimismo e autoconfiança são marcas do jovem empreendedor no Brasil. Percepção da crise é menor quando empresários olham para o próprio negócio A pesquisa

Leia mais

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO?

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? Método simples, que eu utilizo para ter ideias de conteúdo estratégico. Por: Tatiane Faria 02 I N T R O D U Ç Ã O Olá, seja bem vindo(a)! É

Leia mais

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora É HORA DE MUDAR 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." 1 / 5 (Mateus 25:13) É isso aí amados! Hoje é

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil!

Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil! Cotas raciais nas universidades, a contradição do Brasil! Nathália Norgi Weller 1 RESUMO: A partir do ano de 2001, entra em vigor a lei 3.708, que assegura a negros e pardos 20% das vagas nas universidades

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O DOENTE

UM OLHAR SOBRE O DOENTE UM OLHAR SOBRE O DOENTE Dizem que os olhos são as janelas da alma. É nisso em que minha mente se fixa a cada instante desde que você adoeceu. Parece-me tão próximo, e ainda me lembro: um dia, de repente,

Leia mais

Amor - Almas Gêmeas 6

Amor - Almas Gêmeas 6 Amor - Almas Gêmeas 6 Mais Informações Ainda fazendo nosso trajeto analítico pelo livro de Mebes, em outro trecho, às páginas 51 e 52, encontramos interessante informação. Diz assim: Se aceitamos a divisão

Leia mais

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE AS DIFICULDADES EMOCIONAIS DAS PESSOAS

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE AS DIFICULDADES EMOCIONAIS DAS PESSOAS ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE AS DIFICULDADES EMOCIONAIS DAS PESSOAS Wolber de Alvarenga Vou tentar resumir neste artigo algumas experiências significativas que tenho vivido junto às pessoas com quem trabalho,

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F08 Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista 6-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de Lisboa

Leia mais

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho.

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. ÍTULO 1 Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. Julinho sussurrou. Vou pensar no teu caso respondi -lhe,

Leia mais

0 0

0 0 0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família,

Leia mais

DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS

DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS DICAS E BIZUS DE PROVAS DE CONCURSOS Aqui abaixo, compilei alguns bizus e dicas importantes para que você consiga realizar uma ÓTIMA PROVA! Espero que goste! Primeiramente, quando for realizar sua prova,

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Andréa B. Bertoncel Coaching e PNL Segunda reunião do cap 3 30/07/2013

Andréa B. Bertoncel Coaching e PNL Segunda reunião do cap 3 30/07/2013 Coaching e PNL Segunda reunião do cap 3 30/07/2013 Continuando o debate sobre o capítulo 3 que trata do por que agimos como agimos Os seres humanos não são criaturas aleatórias; tudo o que fazemos é por

Leia mais

Técnicas de Venda. Por Sebastião Realino

Técnicas de Venda. Por Sebastião Realino Técnicas de Venda Por Sebastião Realino Conhecer várias formas de argumentação para o êxito nas vendas é uma técnica saudável. Para isso esse pequeno guia foi elaborado, podendo atender a qualquer tipo

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA

MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA EFEITOS JURíDICOS SEGUNDA EDiÇÃO Atualizada até dezembro de 2014 SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2013 by Editora Atlas S.A. 1.ed.2014;2.ed.2015 Capa:

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Coimbra-Portugal, 29 de março de 2011 Jornalista: Presidente, que notícias a senhora tem

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação.

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação. Rafael Loyola O Professor Rafael Loyola é Biólogo, graduado e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da vida silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Ecologia pela Universidade

Leia mais

Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO

Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO Caderno 3 Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO Agora que tens espaço mental, podemos então passar a olhar para a situação que tens em mente e que queres resolver. Existem situações onde temos aquela sensação

Leia mais

FISHBOWL: Como sair do básico em busca de produtividade e inovação

FISHBOWL: Como sair do básico em busca de produtividade e inovação FISHBOWL: Como sair do básico em busca de produtividade e inovação Facilitador: Matheus Haddad (Webgoal) Estamos descobrindo novas formas de inovar ao mesmo tempo em que buscamos manter uma boa produtividade

Leia mais

Beijinho no ombro e tchau preconceito

Beijinho no ombro e tchau preconceito mam Beijinho no ombro e tchau preconceito D preconceito é o pior sintoma da AIDS O preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV são as maiores barreiras no enfrentamento à epidemia

Leia mais

Comece seu processo de AUTOCOACHING

Comece seu processo de AUTOCOACHING Comece seu processo de AUTOCOACHING Você já percebeu que o tempo todo tem alguém ao nosso redor (incluindo eu e você) dizendo que precisa de mudanças em suas vidas? Não vou focar aqui na carreira, pois

Leia mais

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Mesa Redonda Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Resgate Editora Mesa Redonda - Copyright 2014 João Cruz 1ª Edição em Português - 2014 Todos os direitos reservados a João Cruz Capa: Ranieri Vieira -

Leia mais

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa JORNAL DO PRÍNCIPE Edição n.º 4 9 de outubro de 2014 Palixa Todas as quartas-feiras, pelas 18h00, há um grupo de amigos que se reúne no Centro Cultural do Príncipe para conversar e ensinar Lung ie. Pág.

Leia mais

A Orientação Educacional no novo milênio

A Orientação Educacional no novo milênio 15 1 A Orientação Educacional no novo milênio O presente estudo consiste na descrição e análise da experiência do Curso de Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, realizado na Faculdade

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro

Leia mais

Uma Ponte para a Paz

Uma Ponte para a Paz www.possibilidade.pt Uma Ponte para a Paz Prem Rawat no Palácio de Kensington, Londres Uma Ponte para a Paz, Página 1 O evento no Palácio de Kensington teve como objetivo apoiar o trabalho do Hospital

Leia mais

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance

high stakes notes 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance high stakes notes os 4 níveis da evolução e 2 desafios pra transformar sua performance hey :) top ver que você baixou o hs notes isso demonstra pra mim que você assistiu ao vídeo todo e realmente entendeu

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10 Na minha opinião, o filme retrata muita tecnologia, e espero que, de futuro, não seja nada assim. Pessoalmente assusta-me pensar que iríamos andar na rua e encontrarmo-nos mais robots do que pessoas. Seria

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES): PAOLA ELITA

Leia mais

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA

O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA O INSIGHT: O SALTO, A DESCONTINUIDADE, SUA IMPORTÂNCIA E COMO CHEGAR A ELE Prof. André Galvan INSIGHT Ter um insight significar descobrir ou perceber algo que antes você não percebia, sobre si mesmo, ou

Leia mais

Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 4 (online)

Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 4 (online) Transcrição da Entrevista - Entrevistado do grupo amostral constituído por indivíduos com orientação heterossexual 4 (online) [Sexo: homem] Entrevistado: Olá, boa tarde Entrevistador: Boa tarde. Começo

Leia mais

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP

Professor Álvaro Villaça Azevedo Titular da Faculdade de Direito da USP Indicação nol2812011 SC-43812011 Comissão de Direito de Família AUTOR DA INDICAÇÃO: ADVOGADO MARCOS NUNES CILOS EMENTA PAI SOCIOAFETIVO: ART. 1.593 E 1.595, AMBOS DO CC/2002. NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO TÉCNICA

Leia mais

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA?

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (VC): HUAHSUASHUAHSUAHSUA SEI LÁ (EU): ENTENDO TUDO NO REAL TA DESABANDO

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

CHRISTIAN BARBOSA Mentor de Produtividade

CHRISTIAN BARBOSA Mentor de Produtividade CHRISTIAN BARBOSA Mentor de Produtividade Empreendedor serial com resultados expressivos. Investidor anjo na área de tecnologia. Fundador da TriadPS, consultoria multinacional especializada em aumentar

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 603 quer para o CPII. Retribuição é quando alguém te faz

Leia mais

A Roda da Vida Caderno de Exercícios

A Roda da Vida Caderno de Exercícios A Roda da Vida Caderno de Exercícios VIDA PESSOAL... 3 Saúde e Disposição... 3 Desenvolvimento Intelectual... 4 Equilíbrio Emocional... 5 VIDA PESSOAL... 6 Realização e Propósito... 6 Recursos Financeiros...

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA Cer ficada LAIS SILVA Profissional coach &Leader Coach Analista comportamental & 360 graus Coach, Consultora, Palestrante. Especialista em Recursos Humanos e Gestão Auditoria em Serviços de Saúde. Atua

Leia mais

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Leia mais

1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS: PELA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS: PELA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA Pesquisa Elas nas Ciências: um estudo para a equidade de gênero no ensino médio. (2016-2017) RIO DE JANEIRO 2018 UNIVERSO DA PESQUISA 10 escolas estaduais participantes da pesquisa; 122 questionários aplicados

Leia mais

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. INICIAÇÃO

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. INICIAÇÃO 3 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. INICIAÇÃO Objetivos: Entender a missão de enriquecer a vida das pessoas, sabendo identificar as necessidades das potenciais iniciadas

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Vivendo em grupo. Que sugestão você daria a dona Rosa para que as galinhas não se bicassem?...

Vivendo em grupo. Que sugestão você daria a dona Rosa para que as galinhas não se bicassem?... A UU L AL A Vivendo em grupo Todos os dias, pela manhã e à tarde, dona Rosa chamava suas galinhas para lhes dar comida. Elas vinham correndo e, assim que chegavam, dona Rosa começava a jogar o milho ou

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares.

Do singular ao plural: construindo laços afetivos familiares. Prof. MSc. Renato Duro Dias Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande FURG Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural Especialista em Direito de Família e das Sucessões

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO SOU EMPREGÁVEL? EMPREENDEDO...QUÊ? EMPREENDER Deliberar-se a praticar; Propor-se; Tentar; Pôr em execução. Fonte: Aurélio Empreendedor Uma das definições mais antigas

Leia mais

Nas asas da poesia. A poesia nasce no coração e floresce na cabeça.

Nas asas da poesia. A poesia nasce no coração e floresce na cabeça. Nas asas da poesia A poesia nasce no coração e floresce na cabeça. Bem, um dos meus grandes sonhos sempre foi escrever um livro de poemas. Ainda muito pequena já começava a rabiscar algumas coisas como

Leia mais

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Janaina Simas Souza 1, 2 No trabalho de preparação das crianças para adoção internacional, bem como

Leia mais

ENXERGUE QUAL É O CAMINHO PRA TER UM NEGÓCIO COM A SUA CARA E DO SEU JEITO!

ENXERGUE QUAL É O CAMINHO PRA TER UM NEGÓCIO COM A SUA CARA E DO SEU JEITO! EXPEDIÇÃO DE RECONHECIMENTO ENXERGUE QUAL É O CAMINHO PRA TER UM NEGÓCIO COM A SUA CARA E DO SEU JEITO! DECOLALAB.COM.BR COMO USAR ESTE EXERCÍCIO? 1 2 3 4 Faça o download do PDF (provavelmente você já

Leia mais

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Peça de Carlos José Soares Revisão Literária Nonata Soares Personagens: Ricardo

Leia mais

Guarda Compartilhada

Guarda Compartilhada Guarda Compartilhada Apresentação Esta cartilha foi desenvolvida a partir da iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, sob a Coordenação do Juiz Paulo César

Leia mais

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê.

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. Pense no que a solução certa pode fazer pelo seu negócio. PROJETO PRODUTOS SERVIÇOS SOLUÇÃO INTEGRADA CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA Um sonho fez tudo

Leia mais

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA:

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORAS: Patrícia e Rose DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: NOME COMPLETO: Coordenação Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B CATEGORIAS DE ANÁLISE SÍNTESE EXCERTOS DAS ENTREVISTAS Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações

Leia mais

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?

TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? Constituir o próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independentemente de sua faixa etária. Obter a independência profissional sem precisar se subordinar

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DA SRA. PROMOTORA DRA. LILIANE GARCIA PROMOTORA DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DA SRA. PROMOTORA DRA. LILIANE GARCIA PROMOTORA DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DA SRA. DRA. LILIANE GARCIA DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO A RÁDIO CBN DEMISSÃO DOS TRABALHADORES NO INÍCIO DE 2011 Apos um breve relato dos fatos, o

Leia mais

1 PEQUENO RECADO AMOR!

1 PEQUENO RECADO AMOR! Fa bio De Carvalho 1 PEQUENO RECADO AMOR! PARA MINHA FUTURA NAMORADA: QUERIDA NAMORADA, QUERIDA COMPANHEIRA, QUERIDA POSSÍVEL FUTURA ESPOSA. EU SEI QUE VOCÊ JÁ EXISTE E PROVAVELMENTE ESTÁ POR AÍ FAZENDO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Facilitador: Euzebio Raimundo da Silva Gestor de Pessoas ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

0

0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família, muitas

Leia mais

AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit

AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit A) Marcando compasso Oi, estou aqui outra vez Esperando por ela, esperando Você lembra como ela era antes? Você marcava algum encontro A qualquer hora Lá estava ela: Aurora!

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO João Carlos Nunes INTRODUÇÃO Não interessa se você tem uma academia, um estúdio ou mesmo se é um treinador pessoal, o seu negócio não teria

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Possibilidade Jurídica da Adoção Por Casais Homoafetivos

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Possibilidade Jurídica da Adoção Por Casais Homoafetivos Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro A Possibilidade Jurídica da Adoção Por Casais Homoafetivos Artigo Científico apresentado à Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, como exigência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 73 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família.

Palavras-chave: conjugalidade, homossexualidade, mulheres heterossexuais, família. CONJUGALIDADE HOMOSSEXUAL MASCULINA: OLHARES DE MULHERES GOIANAS Maristella Maximo 1 Resumo 2 Este trabalho pretende trazer à discussão os olhares de mulheres heterossexuais casadas, com idades entre 40

Leia mais

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas

INSTRUÇÕES: Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas Crédito imagem: metasinergia desenvolvimento de pessoas INSTRUÇÕES: As 12 seções da roda da vida representam um panorama global de sua vida ; Você deve apontar o seu nível se satisfação em cada seção,

Leia mais

KYLE GRAY. Boas Vibrações. Práticas e Exercícios Espirituais para Elevar a Sua Energia. Tradução de: Elsa T. S. Vieira. Pergaminho

KYLE GRAY. Boas Vibrações. Práticas e Exercícios Espirituais para Elevar a Sua Energia. Tradução de: Elsa T. S. Vieira. Pergaminho Boas Vibrações KYLE GRAY Boas Vibrações Práticas e Exercícios Espirituais para Elevar a Sua Energia Tradução de: Elsa T. S. Vieira Pergaminho Sentir as vibrações A energia não pode ser criada ou destruída,

Leia mais

Vila Praia de Âncora Monopólio privado do 3º ciclo com escola pública disponível do outro lado da Rua.

Vila Praia de Âncora Monopólio privado do 3º ciclo com escola pública disponível do outro lado da Rua. Vila Praia de Âncora Monopólio privado do 3º ciclo com escola pública disponível do outro lado da Rua. N a verdade, na escola básica do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, podemos usar, e com mais

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais