PRINCIPAIS UNIDADES PARCEIRAS :

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCIPAIS UNIDADES PARCEIRAS :"

Transcrição

1 PRINCIPAIS UNIDADES PARCEIRAS : SECRETARIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SPDI ESCRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO EDF PREFEITURAS UNIVERSITÁRIAS - PUs SECRETARIA GERAL DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE SGAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS/DIVISÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ProGPe/DiSST SECRETARIA GERAL DE INFORMÁTICA Sin

2 A UFSCar cresceu, tornou-se multicampi e está vivenciando um processo de internacionalização do ensino e pesquisa. Este cenário requer maior conhecimento sobre a instituição, melhoria constante do processo de disseminação de informações e uso de tecnologias apropriadas. Por outro lado, cresceram também as demandas por informações e o nível de detalhamento dessas informações. As dificuldades para coletar, analisar e disponibilizar informações acadêmicas e,principalmente, físicas, infraestruturais e ambientais, sobre a UFSCar, são muitas e precisam ser superadas.

3 A UFSCar, hoje, atende solicitações muito diversas, vindas tanto do público externo, quanto interno. Alguns exemplos de demandas externas: MEC Catálogo das condições de oferta dos cursos; CGU Lei de Acesso à Informação: Catálogo de oferta de produtos e serviços disponíveis à população; TCU Relação de obras, área construída, usos, etc. Gastos de energia, água, etc. (por campus). Alguns exemplos de demandas internas: Indicadores de insalubridade; Dados/informações sobre a localização física das edificações e de seus usos; Indicadores para manutenção física e ambiental; Indicadores para distribuição equitativa da infraestrutura e dos recursos orçamentários, visando garantir funcionamento e ambiente de boa qualidade a todos, etc.

4 Portanto, a tomada de decisão, o planejamento, a gestão, nos diferentes níveis institucionais, requerem a disponibilidade de informações de qualidade, inclusive geográficas. Assim, as tecnologias de informação adquirem papel importante para que ocorram a inovação e o desenvolvimento institucionais. É inegável, também, a necessidade de um sistema de informação que ofereça subsídios para planejar corretamente as obras, gerenciar o sistema de transporte, o consumo de água, energia e outros, contribuindo para promover o desenvolvimento sustentável.

5 Nesse contexto, surge a proposta de Estruturação de um Cadastro Multifinalitário, tendo como objetivos contribuir para: aumentar a eficiência administrativa pela gestão das atividades meio, com ações planejadas para as áreas prioritárias e bem definidas geograficamente; aumentar a qualidade na oferta dos serviços fim, como os acadêmicos - ensino, pesquisa e extensão - por meio da otimização da infraestrutura física e ambiental de apoio; fornecer indicadores de qualidade para avaliação, tomada de decisão e prática de gestão sustentável, nos diferentes níveis institucionais.

6 Para o desenvolvimento do projeto foi previsto um método de trabalho utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG), integrando informações acadêmicas, físicas e ambientais. O SIG é fundamental para uma gestão eficiente, pois permite visualizar os problemas de maneira independente e interdependente. O SIG permite organizar e sistematizar um conjunto de informações espaciais (digitais) em uma única base/banco de dados, tais como: dados cartográficos, cadastros rural e urbano, imagens de satélite, fotografias aéreas, dados de censo, entre outras possibilidades.

7 Fase 1-Levantamento e digitalização de mapas e plantas Esta fase consiste na preparação do alicerce para implantação do Sistema de Informações Geográficas com as seguintes ações: Desenvolvimento de metodologia e transferência de tecnologia para atualização do mapa no padrão SIG, com nível (layer) em 3 escalas: Nível 1 mapa/planta de logradouros, com nome do logradouro e numeração, e infraestrutura associada a redes de água, esgoto, lógica e telefônica e rede de energia elétrica; Nível 2 mapa/planta de edificações como departamentos, coordenações, laboratórios, unidades administrativas, edificações de apoio acadêmico e administrativo, etc.; Nível 3 - mapa de detalhamento de cada edificação - células funcionais, por exemplo: salas, laboratórios, corredores, etc. Essas informações deverão ser fornecidas diretamente pelos responsáveis de cada célula, na Fase2.

8 PROPOSTA DE TRABALHO a) revisão de plantas/mapas digitais, junto ao EDF/prefeituras universitárias, usados na elaboração de planos setoriais, ou em outros fins; b) atualização dos arquivos digitais existentes; c) digitalização de plantas/mapas existentes em papel; Será necessário um levantamento minucioso de todo o acervo de plantas de edificações e mapas referentes aos campi. Uma vez reunidos, os mapas/plantas serão padronizados e avaliados quanto à qualidade e à exatidão da informação, legendas e etc. As plantas e os mapas que se encontram em meio digital (Autocad, por exemplo) podem ser exportados para o SIG, após operações de georeferenciamento, diferentemente das plantas e mapas em papel que passarão por processo de digitalização.

9 PROPOSTA DE TRABALHO Fase 2- Detalhamento e aferição de dados/atributos e montagem do banco de dados a) levantamento de Informações para complementação de dados e padronização dos dados, hierarquização dos atributos para inserção das informações no bancos de dados. Criação de tipologia e níveis de informações de acordo com as áreas de interesse (Infraestrutura, Segurança, Transporte, Meio Ambiente, etc.). b) Levantamento e mapeamento das áreas urbanas (escala 1:2.000) e rural (1:5.000). Na Fase 2 serão realizadas visitas in loco, nos quatro campi para complementar as lacunas de informações, especialmente no que se refere ao detalhamento de cada edificação - células funcionais - por exemplo: salas, laboratórios, corredores, etc.

10 PROPOSTA DE TRABALHO Ações transversais às fases 1 e 2: preparação de material didático, oferta de cursos e treinamento para os estagiários e os usuários do sistema cadastro, e acompanhamento (governança) do projeto. O material didático (tutorial, cartilha, etc.) trará detalhamento dos comandos e das análises mais usuais para as áreas envolvidas no projeto. A capacitação será desenvolvida em cursos específicos para cada grupo de usuários. Os responsáveis pelo Projeto também se responsabilizarão pela produção do material didático e treinamento para uso do Software MAPINFO para as distintas demandas. A capacitação permitirá que ocorra a disseminação de informações, de acordo com a necessidade de cada gestor/usuário. É desejável que o acompanhamento do Projeto, principalmente na FASE 2, seja realizado por pessoas designadas para esta função.

11 Ao término do projeto, a UFSCar terá à disposição: Base de dados digital, georeferenciada, das áreas urbana e rural dos campi, contendo plantas e mapas e banco de dados para diferentes tipos de usuários, contendo informações sobre: disponibilidade de equipamentos, áreas problemáticas, áreas de potencial desenvolvimento ou expansão, demandas de infraestrutura, entre outras questões. Possibilidades de localização de equipamentos urbanos e de infraestrutura (prédios - salas, laboratórios; cabos de energia, rede lógica e telefonia; rede de água, esgotos e rede pluvial; áreas livres; áreas verdes; etc.).

12 Mapas temáticos demandados pelos diferentes setores administrativos da Universidade, gerados após consulta e definição dos dados que cada tipo de usuário necessita para exercer as suas atividades gerenciais. Análises e avaliações dos aspectos físicos e ambientais que impactam nas atividades meio e fim da UFSCar, facilitando a Integração de processos e serviços, as interações e o intercâmbio de informações entre setores da universidade, evitando inconsistência, redundância e duplicidade dos dados.

13 PRODUTOS ESPERADOS Informações detalhadas, complementadas ou mesmos analisadas e relacionadas com outras informações/indicadores para geração de indicadores de qualidade. Indicadores para tomada de decisão e norteamento de práticas sustentáveis na administração. Cursos ofertados, em momentos distintos, para os envolvidos no desenvolvimento dos bancos de dados. Nestes cursos serão apresentadas todas as rotinas e os procedimentos para a manipulação e desenvolvimento do banco de dados e do software que serão utilizados neste projeto. Cursos ofertados para os usuários do sistema.

14 Elaboração do projeto Jul. a nov. de 2013 Detalhamento das atividades Fev Execução da Fase 1 mar. a nov Execução da Fase 2 nov. a maio 2015 Treinamento: Fases 1 e 2 - mar a maio 2015

15 Aquisição Licença do software (três campi) ,00 Aquisição de Equipamentos - 3 Notebook s 3.600,00 Aquisição de Equipamentos - 2 Tablets 3G 960,00 Serviços de Terceiros - Acesso 3G 1.000,00 Aquisição de Equipamentos - 2 Trenas digitais 1.100,00 Aquisição de Equipamentos - 2 Impressoras A 4.000,00 Aquisição de Equipamentos - 2 Pranchetas digitais 400,00 Contratação de 2 estagiários - SIG - Gestão Ambiental ,00 Contratação de 6 estagiários - engenharia e arquitetura ,00 Material de Consumo 1.000,00 Curso de Software - SIG para Prefeituras Universitárias 3.000,00 Serviços de Terceiros - Gráfica 2.000,00 TOTAL ,00

16 Aquisição de Equipamentos - 3 Notebooks 5.400,00 Aquisição de Equipamentos - 6 Tablets 2.880,00 Aquisição de Equipamentos - 3 Impressoras A ,00 Aquisição de Equipamentos - 4 Trenas digitais 2.200,00 Aquisição de Equipamentos - 5 Pranchetas digitais 950,00 Contratação de estagiários - SIG - 2 Gestão Ambiental ,00 Contratação de estagiários - 12 Engenharia e Arquitetura ,00 Curso de Software - SIG para Prefeituras Universitária 3.000,00 TOTAL ,00

17 Software : a aquisição do software MAPINFO está sendo indicada pelo fato de já ter sido adquirido para o curso de Gestão Ambiental; apenas ampliar a licença para demais campi. Estagiários: a contratação de estagiários (Nível superior) de diferentes áreas de conhecimento, como Gestão Ambiental, Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia de Produção e outras, faz-se necessária para a formação da equipe interdisciplinar com fins de desenvolver as diferentes atividades previstas.

18 Atividades previstas para os estagiários: Fase 1 Elaboração dos mapas digitais compreendendo: digitalização em ambiente do Sistema de Informações Geográficas e elaboração de banco de dados geocodificado de todas as camadas de informação, correção de plantas das edificações que sofrem modificações em suas estruturas. Fase 2 Realização de visitas a campo para complementação das informações ausentes ou inexistentes e detalhamento de cada edificação - células funcionais, por exemplo: salas, laboratórios, corredores, etc. Transporte para deslocamento e treinamento nos campi.

19 EQUIPE PROPONENTE SPDI Luzia Sigoli Fernandes Costa Marco Antonio Cavasin Zabotto PU Rogério Fortunato Junior EDF Douglas Barreto SGAS José Salatiel R. Pires Érica Pugliesi Altair Dovigo DISST / ProGPe Márcia Cristina dos Santos Barbosa de Oliveira Eduardo Augusto Leite de Paula SÍn Antonio Francisco do Prado Erick Lazaro Melo

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável

Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística Sustentável Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Produção e Consumo Sustentável DPCS Sustentabilidade no Setor Público, A3P e Planos de Logística

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E O REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E O REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E O REGISTRO DE PREÇOS NACIONAL Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PAR - Plano de Ações Articuladas O preenchimento

Leia mais

PRODERJ implanta sistemas automatizados na AGETRANSP

PRODERJ implanta sistemas automatizados na AGETRANSP PRODERJ implanta sistemas automatizados na AGETRANSP FEVEREIRO/2016 Perfil O PRODERJ Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro autarquia vinculada à Secretaria de Estado

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ORIENTADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ORIENTADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ORIENTADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL Orlando Marcos Santos Veroneze¹; Joelson Gonçalves Pereira² 1 Acadêmico do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CAMPO LARGO, 15 DE ABRIL DE 2013 Cartografia Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4003 EDITAL Nº 006/2010 1. Perfil: AL CORUMBÁ II 2010 3. Qualificação educacional: Profissional com nível superior em Arquitetura e Urbanismo 4. Experiência

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre

Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios PLS - Relatório do 3º Trimestre 2015 Introdução O Plano de Gestão de Logística Sustentável dos Correios

Leia mais

Aperfeiçoar os serviços de iluminação pública mediante as seguintes intervenções:

Aperfeiçoar os serviços de iluminação pública mediante as seguintes intervenções: Software de gestão: 1. OBJETIVOS GERAIS Aperfeiçoar os serviços de iluminação pública mediante as seguintes intervenções: Melhoria da eficácia do atendimento: redução do tempo transcorrido entre o fato

Leia mais

Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território

Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território Eduardo Marques DCP/USP e CEM/CEBRAP www.centrodametropole.org.br Sumário da apresentação 1. Porque usar a dimensão territorial nas políticas sociais 2.

Leia mais

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR

PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR PLANO DE GESTÃO CÂMPUS CAÇADOR 2016-2019 Consolidar, Incluir e Unir com ética, transparência e responsabilidade SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 5 2 METODOLOGIA... 6 3 EQUIPE... 7 4 MAPA SITUACIONAL... 8 5 EIXOS

Leia mais

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016)

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016) Núcleo Socioambiental - NSA Objetivo Estratégico / Iniciativa Estratégica/ Meta Estratégica 1. Aumentar para 5% os resíduos sólidos reciclados do TST Ação 1. Recolher Resíduos. Reaproveitamento de resíduos

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 226-MA

FICHA PROJETO - nº 226-MA FICHA PROJETO - nº 226-MA Mata Atlântica Grande Projeto Chamada 03 1) TÍTULO: Apoio a criação de Unidades de Conservação na Floresta Atlântica de Pernambuco. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Água Preta,

Leia mais

Governo Estadual & Municipal

Governo Estadual & Municipal Governo Estadual & Municipal Geotecnologia aplicada à gestão tributária no Município do Rio de Janeiro: Processo Evolutivo José Augusto da Silva Machado Móvel Web Visualização Criação Colaboração Gerência

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota

Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota Anexo 2.8 Especificações do Sistema de Monitoramentoda Frota ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ESPECIFICAÇÃO BÁSICA... 3 2.1 AQUISIÇÃO DE DADOS MONITORADOS DO VEÍCULO... 3 2.2 AQUISIÇÃO DE DADOS DE LOCALIZAÇÃO...

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR Ltda. 2005. TAMAKI, Marcos Roberto; SOUZA, Roberto. Gestão de materiais de construção. São Paulo: O nome da rosa, 2005 Complementar: BORGES, A. C., Pratica das pequenas construções / 8.ed. São Paulo :

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico).

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico). 1. OBJETO E JUSTIFICATIVA. TERMO DE REFERÊNCIA Este termo de referência visa estabelecer os critérios mínimos para contratação de profissional e/ou empresa especializada e habilitada para apresentação

Leia mais

BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza 1 BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS BD convencional Repositório de fatos do mundo real que possuem atributos

Leia mais

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações Total de Páginas:16 Versão: 1.0 Última Atualização: 26/07/2013 Índice

Leia mais

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS O software de cadastro mobiliário, imobiliário e logradouros permite armazenar os dados dos imóveis e vias em um banco de dados geográfico e disponibiliza

Leia mais

Geotecnologias Planejamento e Gestão AULA 01. Apresentação da Disciplina e Conceitos Iniciais

Geotecnologias Planejamento e Gestão AULA 01. Apresentação da Disciplina e Conceitos Iniciais Geotecnologias Planejamento e Gestão AULA 01 Apresentação da Disciplina e Conceitos Iniciais Profº Frederico Damasceno Bortoloti freddb@ltc.ufes.br www.ltc.ufes.br Geotecnologias para Planejamento e Gestão

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI

PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 ABRANGÊNCIA...3 JUSTIFICATIVA...3 METODOLOGIA...4 Etapa 1: Levantamento de Recursos Físicos...4 Etapa

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB RESUMO

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB RESUMO LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GERAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA DE UM SIG WEB Jadson Maximiano da SILVA 1 ; Luciano Aparecido BARBOSA 2 ; Lucia FERREIRA 3 ; Paulo Augusto Ferreira BORGES 4 ; João Batista TAVARES

Leia mais

Infraestrutura de Dados Espaciais para a Administração Pública Estadual de Minas Gerais

Infraestrutura de Dados Espaciais para a Administração Pública Estadual de Minas Gerais Infraestrutura de Dados Espaciais para a Administração Pública Estadual de Minas Gerais Cláudia Werneck Diretora Geral Instituto de Geociências Aplicadas Autarquia do Estado de Minas Gerais Quem somos?

Leia mais

Case de Sucesso! Implantação e uso de Software Livre Comercial e Georreferenciamento de redes na gestão de Cocal do Sul.

Case de Sucesso! Implantação e uso de Software Livre Comercial e Georreferenciamento de redes na gestão de Cocal do Sul. Case de Sucesso! Implantação e uso de Software Livre Comercial e Georreferenciamento de redes na gestão de Cocal do Sul. Quais eram as dificuldades no SAMAE? Impossibilidade de uma gestão eficiente no

Leia mais

Implantação do Cadastro Georreferenciado

Implantação do Cadastro Georreferenciado Seminário: A iluminação pública por conta dos Municípios Implantação do Cadastro Georreferenciado André Luís Moraes 1 Níveis de Gestão execução material simples execução material das atividades. Não há

Leia mais

Sumário. 1 Sistema de Informação do Saneamento Básico de ibiraçu O Sistema de Informação do Saneamento Básico Interface...

Sumário. 1 Sistema de Informação do Saneamento Básico de ibiraçu O Sistema de Informação do Saneamento Básico Interface... Sumário 1 Sistema de do Saneamento Básico de ibiraçu... 2 1.1 O Sistema de do Saneamento Básico... 2 1.2 Interface... 5 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO DE IBIRAÇU Segundo o MMA, um sistema

Leia mais

LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição

LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição LAUDOS DE COBERTURA VEGETAL APLICADOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM PORTO ALEGRE 4ª edição PROGRAMA DO CURSO DATA 07, 08, 14 e 15 de dezembro de 2013 RESUMO Curso de treinamento teórico e prático sobre

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO II - MODELO DA PROPOSTA DE PROJETO PRÓ-EXTENSÃO EDITAL nº 0/03 PROEXT Campus: Projeto de Extensão Inserir aqui o Título de Projeto N o (PROEXT) - PRÓ-EXTENSÃO - Programa Institucional de Incentivo

Leia mais

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1 Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IVB-2012 Página 1 CONTEÚDO 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 6.1 Monitoramento e avaliação anual da implementação do Plano 6.2 Monitoramento e avaliação da efetividade do

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP 1 CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP Ouro Preto MG Abril de 2014 Luciano Miguel Moreira

Leia mais

CONTABILIDADE EM TEMPO REAL

CONTABILIDADE EM TEMPO REAL CONTABILIDADE EM TEMPO REAL A EMPRESA A SINC CONTABILIDADE é uma organização especialista em assessoria nas áreas: CONTÁBIL, FISCAL, SOCIETÁRIA e TRABALHISTA. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO DO CURSO DE LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO

RELATÓRIO TÉCNICO DO CURSO DE LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO RELATÓRIO TÉCNICO DO CURSO DE LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO Direção Geral e Responsável Técnico Jorge Eduardo Lucena Tinoco Direção Científica Silvio Zancheti Coordenação do Projeto Vera Milet Coordenação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 24/02/2012-16:58:00 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1225 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1.

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS. josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS. josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS josé.carlos@tre-go.gov.br/hamilton@tre-go.gov.br ALMOXARIFADO MODELO PLANEJAR E CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE Gestão Estratégica Responsável José Carlos da Silva Delimitação

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES ESTAGIÁRIO - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar

Leia mais

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas

Leia mais

Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer

Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer Transformação Digital com BIM e Bentley OpenRoads Designer Bem-vindo ao Guia do OpenRoads Designer Este e-book apresenta como o OpenRoads Designer atende aos requisitos necessários para a evolução do BIM

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA Nome do Autor (a) Principal Bruna Caroline Marola Nome (s) do Coautor (a) (s) Lígia

Leia mais

UNIFICAÇÃO DOS CADASTROS VISANDO MELHORIAS NA DISPONIBILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Autores: Eliônidas Delboni / Gilson de Souza Junior

UNIFICAÇÃO DOS CADASTROS VISANDO MELHORIAS NA DISPONIBILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Autores: Eliônidas Delboni / Gilson de Souza Junior 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro UNIFICAÇÃO DOS CADASTROS VISANDO MELHORIAS NA DISPONIBILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Autores: Eliônidas Delboni / Gilson de Souza Junior DADOS GERAIS CAMPO GRANDE/MS Área

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 18.07.2011 PMBOK 1. Áreas de conhecimento x grupos de processos 2. Grupos de processos de planejamento 2 FONTE: Um

Leia mais

WorkShop PUP. 1. Sobre a empresa TI-Fácil

WorkShop PUP. 1. Sobre a empresa TI-Fácil WorkShop PUP Notas Importantes 1. Este exercício deve ser entregue no template da Fábrica disponível em: http://svn.fabrica.powerlogic.com.br/templates/unip/análise de Requisitos/PUP/PUP_baseTemplate_5.0_UNIP.eap

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

PLANO DE MELHORIA DA QUALIDADE DAS RECLAMAÇÕES POR 1.000 ACESSOS APRESENTADAS PERANTE A ANATEL NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A

PLANO DE MELHORIA DA QUALIDADE DAS RECLAMAÇÕES POR 1.000 ACESSOS APRESENTADAS PERANTE A ANATEL NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A PLANO DE MELHORIA DA QUALIDADE DAS RECLAMAÇÕES POR 1.000 ACESSOS APRESENTADAS PERANTE A ANATEL NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A RESUMO EXECUTIVO ONDE ESTAMOS PLANO DE AÇÃO PROGRAMA DE QUALIDADE NET RESUMO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

Aplicações da Cartografia Digital e das Geotecnologias para o Saneamento. Geóg. Thomas Ficarelli

Aplicações da Cartografia Digital e das Geotecnologias para o Saneamento. Geóg. Thomas Ficarelli Aplicações da Cartografia Digital e das Geotecnologias para o Saneamento Geóg. Thomas Ficarelli A realidade e a representação 2. 1. Antes da representação, vem a referência A natureza e a mente humana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA I SiRAC - SIMPÓSIO REGIONAL DE AGRIMENSURA E CARTOGRAFIA: A GEODÉSIA E A TOPOGRAFIA NO CENÁRIO

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a importar um arquivo DWG no programa ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL Setembro / 2007 MANUTENÇÃO DESCENTRALIZADA NÍVEL HIERÁRQUICO RQUICO DA MANUTENÇÃO EMPREGADOS PRÓPRIOS PRIOS DE MANUTENÇÃO No ano de 2007, a atividade de manutenção nestas

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

Prof. Luiz Eduardo G. Martins. Coordenadoria Executiva do CETI Coordenadoria de Gestão da Informação - ProPlan

Prof. Luiz Eduardo G. Martins. Coordenadoria Executiva do CETI Coordenadoria de Gestão da Informação - ProPlan Prof. Luiz Eduardo G. Martins Coordenadoria Executiva do CETI Coordenadoria de Gestão da Informação - ProPlan São Paulo Fevereiro/2014 Histórico Junho/2013 - CETI inicia discussão sobre possível mudança

Leia mais

Encontro de Integradores Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS

Encontro de Integradores Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS Encontro de Integradores 2013 Eng. Aparecido H. Pedro HIGHLIGHTNEWS 1 Highlight Computação Gráfica 20 ANOS Empresa especializada em soluções integradas com tecnologia avançada em ambiente CAE/CAD atuante

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PROEX Nº 02/2014 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PROEX Nº 02/2014 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Avenida Rio Branco, 0 Santa Lúcia 906- Vitória ES 7 7-7 CHAMADA INTERNA PROEX Nº 0/0 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS A Pró-Reitoria

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Programa SOS Emergências Ministério da Saúde Brasil Ação Estratégica do Ministério da Saúde para as Portas de Entrada Hospitalares Prioritárias Lançamento Nacional

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia Ambiental - Campus EAD INDICADOR Curso* Campus EAD* ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Elza Cristina Giostri elza@sociesc.org.br PROGRAMA Apresentação Diagnóstico de conhecimento e necessidades Conceito Geral Elaboração do relatório

Leia mais

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES PERGUNTAS NORTEADORAS: 1) O que significa ambientalizar a universidade e o que se espera com isso? Ambientalização da universidade é a inserção

Leia mais

3 Sistema de Informação geográfica

3 Sistema de Informação geográfica 3 Sistema de Informação geográfica 3.1 Introdução Também conhecidas como "geoprocessamento", as geotecnologias são o conjunto de técnicas computacionais para coleta, processamento, análise e compartilhamento

Leia mais

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS Planejamento integrado em 4D Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS A GDP Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos nasceu da convicção

Leia mais

ANEXO II OBSERVAÇÕES REFERENTES AO NOVO SISTEMA DO SISBOV

ANEXO II OBSERVAÇÕES REFERENTES AO NOVO SISTEMA DO SISBOV ANEXO II OBSERVAÇÕES REFERENTES AO NOVO SISTEMA DO SISBOV Em resposta à recomendação 2 do Relatório DG(SANCO)/8198/2006, referente ao trabalho em andamento de aperfeiçoamento do sistema SISBOV, o CCA informou

Leia mais

Censo sem papel: A experiência do Brasil

Censo sem papel: A experiência do Brasil Censo sem papel: A experiência do Brasil Luciano Tavares Duarte IBGE / Diretoria de Pesquisas Gerência Técnica do Censo Demográfico VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Renata Giselle França SANGUINETTE1; Luciano Aparecido BARBOSA2 ; Lucia FERREIRA3; Paulo Augusto Ferreira BORGES4; João Batista TAVARES5

Leia mais

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Camila Gomes de Souza Andrade 1 Denise Nunes Viola 2 Alexandro Teles de Oliveira 2 Florisneide

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Fundo de População das Nações Unidas,

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

Direito+geomática=>justiça espacial

Direito+geomática=>justiça espacial Direito+geomática=>justiça espacial Ideia base Desenvolver Sistemas de suporte à decisão (de base geomática, isto é de análise de dados espaciais) que permitam: Identificar as injustiças existentes Proceder

Leia mais

Administração Central Unidade do Ensino Médio e Técnico GFAC Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Administração Central Unidade do Ensino Médio e Técnico GFAC Grupo de Formulação e Análises Curriculares Administração Central Unidade do Ensino Médio e Técnico GFAC Grupo de Formulação e Análises Curriculares Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer CAPÍTULO 3 PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO Especialização

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

22 al 27 de agosto de 2004 Hotel Caribe Hilton - San Juan, Puerto Rico

22 al 27 de agosto de 2004 Hotel Caribe Hilton - San Juan, Puerto Rico SISTEMA ADUTOR METROPOLITANO DA RMSP MODELAGEM MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO PIPE 2000 Alexandre Miguel López* O Engº. Alexandre M. López é Diretor de Expansão da Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia.

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais

Desafios. Impactos nos pobres urbanos

Desafios. Impactos nos pobres urbanos Alimento para as cidades Nem as Metas de Desenvolvimento do Milênio nem as metas da Cúpula Mundial da Alimentação serão atingidas se não for dada a devida atenção às cidades e aos vínculos rural-urbanos.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Prof. Mauro Normando M. Barros Filho mbarrosfilho@gmail.com

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Análise de Requisitos O tratamento da informação é um requisito que fundamenta o processo de desenvolvimento de software antes da solução de tecnologia a ser aplicada. Cada projeto

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

FASE A Diagnóstico da Bacia Hidrográfica. FASE B Prognóstico da Bacia Hidrográfica

FASE A Diagnóstico da Bacia Hidrográfica. FASE B Prognóstico da Bacia Hidrográfica Conteúdo deste documento Abrangência e escopo do trabalho FASE A Diagnóstico da Bacia Hidrográfica A.1 - Caracterização do Meio Físico Biótico A.2 - Caracterização do Meio Socioeconômico-Cultural A.3 -

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO

MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO PROJETO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO E TEMÁTICO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E BACIA (PROJETO FEHIDRO) DIRETORIA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS OEI/BRA 09/005 - Desenvolvimento da Gestão Estratégica do

Leia mais

Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento

Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento Geotecnologias em um Novo Paradigma de Desenvolvimento Gilberto Câmara Antônio Miguel Monteiro Divisão de Processamento de Imagens INPE Seminário sobre Indicadores de Sustentabilidade NEPO/UNICAMP, Abril

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP

SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 RESUMO DO PROJETO 05 I. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO NO PLANEJAMENTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 05 II. DIAGNÓSTICO 06 III. JUSTIFICATIVA 06

Leia mais

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista )

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Qualidade de Software Aula 5 (Versão 2012-01) 01) ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504 Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Revisando...

Leia mais

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia PROCEDIMENTO DE SISTEMA PS 4.2.3/2 1/8 1. OBJETIVO Padronizar todos os documentos de uso do, de forma a aumentar a eficiência da execução dos projetos, otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também

Leia mais

ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS

ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. ICI AMPLIA INCLUSÃO DIGITAL E PROMOVE AVANÇOS NA ROTINA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA COM APLICAÇÃO DE WI-FI NAS ESCOLAS Perfil O Instituto Curitiba

Leia mais

COORDENAÇÃO SETORIAL DE EXTENSÃO E CULTURA POLI NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA

COORDENAÇÃO SETORIAL DE EXTENSÃO E CULTURA POLI NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA COORDENAÇÃO SETORIAL DE EXTENSÃO E CULTURA POLI NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA REDATORES Prof. Alberto Casado Lordsleem Júnior Profª. Andréa Benício de Moraes Prof. Hiran Ferreira Prof.

Leia mais

D P A E P L A N O D E T R A B A L H O D E P A R T A M E N T O D E P R O J E T O S D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A

D P A E P L A N O D E T R A B A L H O D E P A R T A M E N T O D E P R O J E T O S D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A P L A N O D E T R A B A L H O D P A E 2 0 1 7 S E C R E T A R I A D E O B R A S, M A N U T E N Ç Ã O E A M B I E N T E U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E S A N T A C A T A R I N A E S S E É O Í

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação TCC em Re-vista 2011 121 PAULA, Diego Flávio de; VOLPATO, Tobias. 23 Gerenciamento eletrônico de documentos. 2011. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de

Leia mais

ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC

ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013 PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013 João Pessoa-PB 2013 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 1 1.PROGRAMAS E AÇÕES... 2 1.1. PROGRAMA 2031 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA... 2 1.1.1.Principais Ações do Programa...

Leia mais

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado*

Planilha1. Planejamento Estratégico Em andamento Atrasado Concluído Cancelado* Planilha1 4. EXPANDIR A OFERTA DE CURSOS E VAGAS EPT Indicador: Relação de ingressos X alunos Meta: 8% Ano: 215 Diretrizes para realização de Estudo de Demanda para epansão de oferta UG Responsável: PROEN

Leia mais

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 1 APRESENTAÇÃO O WebGIS é um instrumento que visa por meio da tecnologia de softwares e aplicativos melhorar a gestão de diversos setores da área pública, como controle

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais