CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"

Transcrição

1 I - CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES O Centro Universitário UNIVATES, com sede na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, é uma Instituição de Ensino Superior e de prestação de serviços credenciada pelo Decreto Presidencial de 01 de julho de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 02 de julho de 1999 e recredenciado segundo a Portaria nº 3609 de 08 de agosto de A Univates mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social FUVATES rege-se pela legislação em vigor, pelo Estatuto da Mantenedora e pelo seu Estatuto. Endereço: Rua Avelino Tallini, 171; Bairro Universitário; Lajeado RS. CEP: Caixa Postal 155; Telefone: (51) Fax: (51) campus@univates.br MANUAL DO CURSO DE MEDICINA SINTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO ENTIDADE MANTENEDORA Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social FUVATES, pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, instituída nos termos da legislação vigente, registrada sob o nº fls. O37, livro 5/A do Registro de Pessoas Jurídicas do Ofício de registro Especial Lajeado/RS. CNPJ: / Inscrição Estadual: 072/ Endereço: Rua Avelino Tallini, 171; Bairro Universitário; Lajeado RS. CEP: Caixa Postal 155.

2 II - CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVATES 1. NOME DO CURSO Curso de Medicina do Centro Universitário UNIVATES 2. NOME DA MANTIDA Centro Universitário UNIVATES 3. ENDEREÇO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO Endereço: Rua Avelino Tallini, 171 Bairro Universitário Caixa Postal 155 CEP: Lajeado - RS Telefone: (51) Fax: (51) campus@univates.br 4. NÚMERO DE VAGAS ANUAIS A Univates oferece no Curso de Graduação em Medicina, 50 (cinquenta) vagas anuais. 5. CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO A carga horária total do curso é de horas (nove mil trezentos e oitenta horas), o que corresponde a horas de atividades obrigatórias e ao mínimo de 200 horas de atividades complementares. 6. TEMPO MÍNIMO E MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO O estudante poderá integralizar a carga horária obrigatória do curso em um tempo mínimo de seis anos doze semestres letivos ou em um tempo máximo de nove anos dezoito semestres letivos. 7. IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO Luiz Fernando Kehl 8. PERFIL DO COORDENADOR DO CURSO Formação acadêmica: Médico Titulação: Mestre em Biotecnologia pela UCS. Tempo de exercício na função docente: 38 anos. III - O CURSO DE MEDICINA DA UNIVATES Inserido no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o Curso de Medicina encontra-se estruturado em 12 (doze) semestres letivos, com carga horária total de horas (nove mil trezentos e oitenta horas) de atividades obrigatórias, incluídas as atividades complementares. Do primeiro ao quarto ano do curso, cada um dos semestres tem duração de 20 semanas e são desenvolvidos sob a forma de atividades presenciais teóricas e práticas oferecidas de segunda à sexta-feira em tempo integral turnos matutino e vespertino. Conforme programação semestral previamente discutida e estabelecida, poderão ocorrer atividades aos sábados. Do quinto ao sexto ano do curso ocorre a plena inserção dos estudantes nas dinâmicas dos serviços de atenção à saúde por meio do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Neste estágio, desenvolvido em quatro semestres compostos por 24 semanas letivas, os estudantes desenvolvem atividades supervisionadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, em conformidade com escalas de plantões previamente planejadas e definidas.

3 Conforme disposto no Regimento Geral da Univates, o curso adota o regime de matrículas semestrais e estrutura suas atividades teóricas e práticas em módulos de ensino-aprendizagem sendo, portanto, um currículo modular. Ao longo do curso, do 1º ao 12º semestre, os módulos se articulam e dão forma a três eixos temáticos de cumprimento obrigatório que, inclusive, estão presentes no ECSO que ocorre em regime de internato. No decorrer do curso, obrigatoriamente, o estudante participará de Atividades Complementares, cuja carga horária mínima é de 200 horas oferecidas nos termos dos ordenamentos institucionais. IV PERFIL DO EGRESSO O profissional médico, graduado pela Univates, terá como característica a formação geral, humanista, crítica e reflexiva. Um profissional capacitado para atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, pautando-se em princípios éticos e por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. V - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO O egresso formado pela Univates estará apto ao exercício da Medicina em um país de dimensões continentais com demandas na área de saúde que, dentre outros importantes fatores e para serem atendidas, exigem o trabalho de médicos com habilidades e conhecimentos necessários para uma atuação eficiente, eficaz, cidadã, solidária e socialmente envolvida. Nesse sentido, o curso de Medicina da Univates busca desenvolver competências habilidades que qualifiquem o egresso para: 1. Reconhecer a importância do trabalho em equipes multiprofissionais no adequado atendimento das crescentes demandas situadas no universo da atenção à saúde; 2. Dominar as técnicas envolvidas na educação permanente; 3. Utilizar, nas suas decisões diagnósticas e terapêuticas, evidências oferecidas pelo perfil epidemiológico da região em que atua, sem desconsiderar a relação custo/benefício para o paciente e para a comunidade; 4. Apresentar um eficiente domínio da comunicação verbal e não-verbal, das habilidades de escrita e leitura, das tecnologias de comunicação e informação e de, no mínimo, uma língua estrangeira; 5. Avaliar, sistematizar e decidir sobre a adequação das condutas a serem adotadas diante dos pacientes e/ou das comunidades, sempre utilizando as evidências científicas, desenvolvendo um exercício profissional responsável, eficaz e reconhecedor da importância das relações médico/paciente e médico/comunidade bem conduzidas. 6. Enfrentar os desafios impostos pela evolução tecnológica e científica, buscando ampliar seus horizontes profissionais, sem desconsiderar a importância dos preceitos éticos e bioéticos próprios do desempenho das suas funções. 7. Realizar suas atividades dentro do mais elevado padrão de qualidade e consciente de que sua responsabilidade não se limita ao ato técnico

4 em si, mas abrange a resolução do problema de saúde individual e/ou coletiva. 8. Associar os avanços científicos e tecnológicos da Medicina com a integralidade biológica, psicológica, social, econômica, cultural e ambiental que constitui o ser humano; 9. Dominar os princípios da metodologia científica necessários a uma leitura crítica de artigos técnico-científicos e à produção de novos conhecimentos, bem como ao gerenciamento e a uma comunicação responsável, efetiva, ética e eficaz desses conhecimentos. 10. Comunicar-se adequadamente com os colegas, com a equipe de trabalho e com os usuários dos sistemas de saúde e seus familiares; 11. Realizar trabalhos educativos relacionados com a proteção e a promoção da saúde, com a prevenção das doenças, com o tratamento e a reabilitação dos indivíduos, utilizando adequadas técnicas de comunicação; 12. Construir com proficiência a anamnese, a respectiva história clinica do paciente e dominar a técnica do exame físico; 13. Manter sigilo das informações que lhe forem confiadas, tanto na integração com outros profissionais de saúde quanto com o público em geral; 14. Atuar no sistema hierarquizado de atenção integral à saúde, adequando-se aos princípios técnicos e éticos da referência e contra-referência; 15. Encaminhar, após adequada orientação, os indivíduos cujos problemas de saúde se situam além do alcance da sua capacidade resolutiva; 16. Conhecer e respeitar as legislações federal, estadual e municipal relacionadas com a saúde, bem como o código de ética médica; 17. Reconhecer a saúde como um direito de todos os cidadãos e como uma resultante das condições sócio-econômico-culturais; 18. Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos próprios ao atendimento ambulatorial de qualidade; 19. Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos próprios ao atendimento inicial das urgências e emergências médicas; 20. Cuidar da própria saúde, procurando alcançar e manter seu bem estar como cidadão e como médico; 21. Participar da elaboração e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção individuais e coletivas, de acordo com o contexto e necessidades sociais de saúde dos usuários. VI A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A organização curricular é a base sobre a qual se desenvolve um processo ensino-aprendizagem voltado para a formação de médicos com o perfil adotado pela Univates. Esta organização oferece respostas a três perguntas essenciais: O que ensinar para se formar egressos com as habilidades, competências e perfil definidos pela Instituição? Como desenvolver o processo ensino-aprendizagem com a eficiência exigida e a suficiência necessária para o egresso alcançar, em um período mínimo de seis anos, as competências e habilidades estabelecidas pela Instituição?

5 Como avaliar o progresso do estudante e a eficácia do processo ensino-aprendizagem no decorrer do processo formativo? Para fazer frente à heterogeneidade contida na primeira pergunta: O que ensinar? Temas geradores de ensino-aprendizagem relacionados com a formação médica foram selecionados, analisados segundo suas significâncias diante do perfil do egresso e agrupados conforme critérios de proximidade e possíveis enfoques. Terminada a seleção, foi efetuado o agrupamento dos temas geradores, dando forma a módulos de ensinoaprendizagem que foram distribuídos pelos doze semestres do curso. Uma distribuição que valorizou as diferentes complexidades contidas nos mesmos e serviu de base para a estruturação de um caminho de complexidade crescente a ser percorrido pelo estudante ao longo dos seis anos do curso. É importante ressaltar que, na estruturação do curso, o conceito complexidade crescente não foi adotado como sinônimo de dificuldade crescente, mas se refere apenas à necessidade do estudante adquirir determinadas habilidades e competências para, em seguida, partir para o domínio daquelas exigem determinados saberes prévios. compõem os módulos, resultou na conformação de três eixos temáticos de ensino-aprendizagem. Estes eixos perpassam todo o curso e, conferindo mais solidez e visibilidade à proposta da integração curricular, transformam o processo formativo em algo semelhante a uma espiral de complexidade crescente a ser percorrida pelo estudante com o apoio e incentivo do corpo docente. A estrutura curricular composta módulos de ensino-aprendizagem e eixos temáticos viabiliza a exploração articulada, contínua ou sem lacunas dos saberes contidos nos temas geradores, afasta-se inteiramente das propostas relacionadas com as disciplinas tradicionais e isoladas, reveste o processo formativo de características integrativas, estimula a prática da interdisciplinaridade e evita o desperdício de tempo com a repetição desnecessária de conteúdos. A continuidade, a articulação e a exploração sem lacunas dos temas geradores que compõem os módulos podem ser visualizadas na constituição dos eixos temáticos apresentados a seguir e que receberam as seguintes denominações: Para facilitar o andamento do processo formativo, a distribuição dos módulos de ensino-aprendizagem buscou consolidar a base sobre a qual é possível se explorar, de forma articulada e contínua, os temas geradores de ensino e aprendizagem, estimulando a participação ativa dos estudantes no referido processo. A distribuição dos módulos pelos semestres letivos, não por acaso, mas em decorrência das proximidades entre os temas geradores que Bases Científicas e Técnicas da Prática Médica Integração Ensino-Serviço-Comunidade Medicina: Doença, Cuidados, Saúde, Pesquisa.

6 1 - CONSTITUIÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS MEDICINA: DOENÇA, CUIDADOS, SAÚDE, PESQUISA. SEMESTRE MÓDULOS TEMAS GERADORES Deontologia Médica; Ética Médica; Estudo da Medicina 1º Semestre Filosofia; História da Medicina; I Introdução a pesquisa. 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre 9º Semestre 10º Semestre 11º Semestre 12º Semestre Estudo da Medicina II D. I. P.: Agentes causadores; mecanismos de defesa I. D. I. P.: Agentes Causadores e Mecanismos de Defesa II. Psicologia e Medicina Nutrição e Obesidade Diabetes e Hipertensão Oftalmologia/Otorri no Urgência e Emergência I Urgência e Emergência II Urgência e Emergência III Urgência e Emergência IV Ética Médica; Deontologia Médica; Bioestatística; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Semiologia (Relação Médico/Paciente); Psicologia e Medicina. Microbiologia; Parasitologia; Imunologia. Doenças Infecciosas e Parasitárias; Imunologia. Psicologia. Nutrição; Endocrinologia. Epidemiologia; Cardiologia; Endocrinologia. Oftalmologia; Otorrinolaringologia Urgência e Emergência (Pronto Socorro) Urgência e Emergência (Pronto Socorro) Urgência e Emergência (Pronto Socorro) Urgência e Emergência (Pronto Socorro) BASES CIENTÍFICAS E TÉCNICAS DA PRÁTICA MÉDICA SEMESTRE MÓDULOS TEMAS GERADORES 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre Morfofisioquímica I Morfofisioquímica II Bases do Diagnóstico e da Terapêutica I Morfofisiopatologia I Bases do Diagnóstico e da Terapêutica II Morfofisiopatologia II Clínica Médica I Diagnóstico por Imagens Fundamentos de Oncologia Saúde da Mulher I Clínica Médica II Saúde da Mulher II Saúde da Criança I Fundamentos de Anestesiologia Clínica Médica III Clínica Cirúrgica I Saúde da Mulher III Saúde da Criança II Clínica Médica IV Clínica Cirúrgica II Saúde da Mulher IV Saúde da Criança III Anatomia Humana; Bioquímica; Biofísica; Biologia Celular, Molecular; Embriologia; Fisiologia Humana. Anatomia; Bioquímica; Biofísica; Biologia Molecular; Biologia Tecidual; Embriologia; Fisiologia; Genética. Farmacologia; Semiologia; Técnica Operatória. Patologia Geral. Biofísica das Radiações; Farmacologia; Semiologia; Radiologia. Patologia Sistêmica. Cardiologia; Hematologia; Pneumologia. Radiologia; Ultrassonografia; Ecografia; Medicina Nuclear. Oncologia. Ginecologia; Obstetrícia. Gastroenterologia; Endocrinologia; Nefrologia. Ginecologia; Obstetrícia; Mastologia. Pediatria; Puericultura. Anestesiologia Dermatologia; Alergia-Imunologia Clínica; Reumatologia. Cirurgia Geral Ginecologia; Obstetrícia. Pediatria; Puericultura; Cirurgia Pediátrica. Geriatria - Gerontologia; Neurologia; Psiquiatria. Cirurgia Cardíaca; Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Cirurgia da Cabeça e do Pescoço. Ginecologia; Obstetrícia. Neonatalogia.

7 . BASES CIENTÍFICAS E TÉCNICAS DA PRÁTICA MÉDICA (continuação) SEMESTRE MÓDULOS TEMAS GERADORES Clínica Médica V Geriatria Gerontologia; Reumatologia; Diagnóstico por Imagens. 9º Semestre 10º Semestre 11º Semestre 12º Semestre Clínica Cirúrgica III Saúde da Mulher V Ortopedia Traumatologia. Obstetrícia Saúde da Criança IV Neonatalogia Clínica Médica VI Clínica Cirúrgica IV Saúde da Mulher VI Saúde da Criança V Clínica Médica VII Clínica Cirúrgica V Saúde da Mulher VII Psiquiatria, neurologia e dermatologia. Cirurgia cardiotorácica; Cirurgia da cabeça e do pescoço; Urologia. Obstetrícia. Pediatria. Cardiologia, nefrologia e pneumologia. Cirurgia geral, cirurgia pediátrica; cirurgia vascular. Ginecologia; Mastologia. Saúde da Criança VI Pediatria; Neonatalogia. Clínica Médica VIII Clínica Cirúrgica VI Gastroenterologia e Medicina Intensiva. Cirurgia Geral, Neurocirurgia; Anestesiologia. Saúde da Mulher VIII Ginecologia; Mastologia. Saúde da Criança Pediatria; Neonatalogia. VII INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE SEMESTRE MÓDULOS TEMAS GERADORES 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre 9º Semestre 10º Semestre 11º Semestre 12º Semestre I II III IV V VI VII VIII IX X XI XI Antropologia; Saúde Coletiva - ESF. Epidemiologia; Saúde Coletiva ESF. Epidemiologia; Saúde Coletiva ESF. Epidemiologia; Saúde Coletiva ESF. Epidemiologia. Saúde Coletiva ESF. Saúde Coletiva ESF. Epidemiologia. Saúde Coletiva ESF. Medicina Legal; Saúde do Trabalhador. ESF. Saúde Coletiva - ESF. Saúde Coletiva ESF. Saúde Coletiva ESF. Saúde Coletiva ESF.

8 2 - OS EIXOS TEMÁTICOS E A PROPOSTA DE UM ENSINO INTEGRATIVO A exploração dos módulos curriculares do eixo temático Bases Científicas e Técnicas da Prática Médica assenta-se a proposta que situa a Medicina como um ponto de confluência de várias ciências e técnicas. A partir desta base, as ações didático-pedagógicas desenvolvidas neste eixo aproximam as ciências biomédicas das atividades relacionadas com as práticas em saúde. Paralelamente, o eixo temático Medicina: Doença, Cuidados, Saúde, Pesquisa ressalta o enfoque que situa a Medicina como uma profissão que precisa lidar com a saúde e a doença como partes integrantes de um mesmo e único processo. Um dos objetivos deste enfoque é abrir espaços para os estudantes perceberem que, preferencialmente, as práticas devem ser desenvolvidas sob a forma de interações e cuidados que situam a pessoa doente como protagonista do seu processo de cura e reabilitação. Este eixo também ressalta a necessidade dos estudantes dominarem os métodos de pesquisa para que, no futuro, sejam capazes de os utilizarem em seus cotidianos profissionais. O eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade retira os estudantes das salas de aula e dos laboratórios e os inserem em cenários de ensino-aprendizagem constituídos pelas Unidades de Atenção Básica à Saúde participantes da Estratégia Saúde da Família (ESF), pelas comunidades dos territórios referenciados para essas unidades (Regiões Programáticas), pelos serviços ambulatoriais de apoio (Ambulatórios de Especialidades Médicas) e pelos serviços de gerenciamento das atividades de Atenção Básica. Este eixo promove a integração do ensino com os serviços e valoriza a medicina praticada nas instâncias primária e secundária de atenção à saúde. Durante seu desenvolvimento, as interações com as comunidades buscam estimular o diálogo dos estudantes com as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde, com a finalidade de levá-los conhecer suas realidades, anseios e demandas. Neste Eixo, os estudantes terão oportunidade de vivenciar o cadastramento das famílias e definições relacionadas com: diagnóstico demográfico, perfil socioeconômico da comunidade, levantamentos sobre as condições de saneamento, fatores de risco à saúde, doenças mais frequentes e a descrição do perfil ambiental da área de abrangência. No contexto destas interações estarão incluídas ações de promoção à saúde. Dentro da estratégia adotada na estruturação do curso, encontra-se definida a proposta dos estudantes interagirem diretamente com o mesmo grupo de famílias durante todo o processo formativo, mobilizando-os em direção à criação de vínculos e ao aprendizado significativo. Quanto à aprendizagem significativa, deve-se ressaltar que, no curso, ela se baseia na exploração articulada dos temas geradores com as vivências dos estudantes. Uma proposta inteiramente respaldada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina que, além de preconizarem a aquisição de elevados níveis de competências e habilidades técnicas e científicas, propõem a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do

9 processo saúde-doença. Por meio dessa proposta, o currículo modular integrado do curso não se limita ao contato permanente dos estudantes com as comunidades das Regiões Programáticas, mas reforça a necessidade de concretas interações do curso com a sociedade. Os três eixos que compõem a estrutura curricular abordam o processo formativo sob diferentes perspectivas. Todavia, em suas articulações e imbricações que se consolidam nos Seminários de Integração Curricular, os três eixos formatam um percurso que facilita o trânsito ativo do estudante pela diversidade dos saberes, estimulando-o a apreender a totalidade que institui o exercício da medicina generalista. A estrutura composta pelos eixos temáticos é capaz de sustentar dinâmicas pedagógicas promotoras de um processo ensino-aprendizagem que parte do geral para o específico. Neste contexto, os dois primeiros semestres do curso abordam saberes relacionados com a história da medicina, com a vida e com o ser humano em seus aspectos biológico, econômico, cultural, ambiental e social. Nos seis semestres subsequentes, ocorrem interações dos estudantes com as alterações, mudanças, desequilíbrios e com a restauração do equilíbrio nos processos saúdedoença. Fazem parte destes semestres letivos: saberes relacionados com as patologias, com o diagnóstico, com a terapêutica e as múltiplas dimensões implícitas na relação médico-paciente. Nos quatro últimos semestres os estudantes participam ativamente das atividades desenvolvidas em serviços hospitalares, ambulatoriais e nas Unidades de Estratégia Saúde da Família, vivenciando intensamente as peculiaridades das práticas médicas. Esta trajetória que pode ser adequadamente visualizada nas ementas dos módulos. Como o eixo temático Integração Ensino-Serviço-Comunidade desempenha um relevante papel no desenvolvimento do curso, cabendolhe inclusive a tarefa de promover as articulações horizontal e vertical dos conteúdos modulares de todos os eixos, o mesmo pode ser visto como o centro em torno do qual giram, em trajetória ascendente, os dois outros eixos. No primeiro semestre letivo, o eixo temático Integração Ensino- Serviço-Comunidade aborda temas que favorecem os entendimentos sobre as mudanças ocorridas nos processos de atenção à saúde ao longo da história. No segundo semestre letivo, os estudantes ampliam suas competências, habilidades e conhecimentos sobre o trabalho sistemático com informações epidemiológicas relacionadas com a promoção da saúde. Espera-se que estas atividades sirvam de base para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito dos diferentes aspectos das Políticas de Saúde desenvolvidas no Brasil. No terceiro semestre letivo o eixo temático Integração Ensino- Serviço-Comunidade concentra seus esforços no apoio às atividades acadêmicas relacionadas com a aquisição de habilidades clínicas, por meio da transversalidade com outros módulos e no contexto da integralidade da atenção à saúde. No quarto semestre letivo, o enfoque dos três eixos temáticos se concentra no fortalecimento de um ambiente de ensino-aprendizagem capaz de estimular os estudantes a desenvolverem uma visão crítica e ampliada sobre a integralidade da Atenção à Saúde. Dentre os objetivos a

10 serem alcançados encontra-se a aquisição de habilidades e competências clínicas a partir de uma sólida base interdisciplinar e de relacionamentos interpessoais que situam os pacientes como totalidades bio-psíquicosócio-econômico-culturais. No quinto semestre letivo, dentre outras atividades e no âmbito da Atenção Básica à Saúde, o eixo temático Integração Ensino-Serviço- Comunidade oferece meios para os estudantes acompanharem pacientes gestantes e participarem nas atividades clínicas relacionadas com o diagnóstico e tratamento de doenças cardiológicas, respiratórias e hematológicas. Atividades que também serão desenvolvidas pelos dois outros eixos do curso No sexto semestre letivo o eixo temático Integração Ensino- Serviço-Comunidade valoriza questões relacionadas com o saneamento básico e com a higiene dos alimentos, possibilitando o estabelecimento de ligações entre algumas doenças e fatores ambientais, sociais e culturais que representam risco à saúde. A promoção dessas vivências se dará sob o enfoque da epidemiologia e no âmbito dos cuidados primários e secundários. Nos semestres seguintes, o desenvolvimento do eixo temático Integração Ensino-Serviço-Comunidade se aproxima das especialidades médicas, traçando correlações dos seus conteúdos com as necessidades de saúde da população, com as políticas de saúde e com a importância do enfoque epidemiológico na condução das práticas médicas. No Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, os três eixos permanecem trabalhando com os processos saúde/doença e promovem a integração das várias especialidades médicas. Nesta etapa, reuniões de serviço e sessões clínicas concedem destaque às ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e de planejamento no estabelecimento de uma prática profissional que situa a Medicina como algo que emerge da relação médico/paciente. Os eixos, com seus módulos, também possibilitam a interação dos estudantes com profissionais de outras áreas do conhecimento, abrindo espaços para a prática transdisciplinar. Essa possibilidade, aliada a um processo formativo caracterizado pela integração de conteúdos curriculares significantes, alinha a organização curricular com o Relatório da UNESCO (1996) Educação no Século XXI e com as propostas que demonstram a importância do: "aprender a aprender", "aprender a fazer", "aprender a viver juntos" e "aprender a ser". O desempenho de atividades em diferentes cenários de atenção à saúde busca estruturar um processo de ensino menos hospitalocêntrico e mais integrado com as ações desenvolvidas nas USFs, ambulatórios e comunidades. Esses diferentes cenários, juntamente com o papel facilitador adotado pelos docentes, estimulam os estudantes a identificarem formas, meios e oportunidades para a consolidação de um aprendizado significativo, contextualizado e próximo das realidades onde futuramente atuarão como profissionais médicos. Além disso, a integração curricular baseada em eixos temáticos abre espaço para interações que possibilitam a articulação de temas geradores de ensino-aprendizagem com projetos de pesquisa ou de extensão, propiciando meios para o encontro de soluções relacionadas com os problemas mais frequentes encontrados pelos estudantes em suas práticas cotidianas.

11 3 - A INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR A definição das cargas horárias dos módulos curriculares, juntamente com as suas lotações nos semestres letivos e ao longo do curso dá forma à seguinte estrutura de integralização curricular. SEMESTRE LETIVO 1º 2º 3º 4º 5º 6º MÓDULO CH TEÓRICA CH PRÁTICA CH TOTAL Morfofisioquímica I Estudo da Medicina I I C. H. Semestral Morfofisioquímica II Estudo da Medicina II II C. H. Semestral Bases do Diagnóstico e da Terapêutica I Morfofisiopatologia I D. I. P.: Agentes causadores mecanismos de defesa I III C. H. Semestral Bases do Diagnóstico e da Terapêutica II Morfofisiopatologia II D. I. P.: Agentes causadores mecanismos de defesa II IV C. H. Semestral Clínica Médica I Diagnóstico por Imagens I Fundamentos de Oncologia Saúde da Mulher I Psicologia e Medicina V C. H. Semestral Clínica Médica II Fundamentos de Anestesiologia Saúde da Mulher II Saúde da Criança I Nutrição e Obesidade VI C. H. Semestral SEMESTRE LETIVO 7º 8º 9º 10º 11º 12º MÓDULO CH TEÓRICA CH PRÁTICA CH TOTAL Clínica Médica III Clínica Cirúrgica I Saúde da Mulher III Saúde da Criança II Diabetes e Hipertensão VII C. H. Semestral Clínica Médica IV Clínica Cirúrgica II Saúde da Mulher IV Saúde da Criança III Oftalmologia e Otorrinolaringologia VIII C. H. Semestral Clínica Médica V Clínica Cirúrgica III Saúde da Mulher V Saúde da Criança IV IX Urgência e Emergência I C. H. Semestral Clínica Médica VI Clínica Cirúrgica IV Saúde da Mulher VI Saúde da Criança V X Urgência e Emergência II C. H. Semestral Clínica Médica VII Clínica Cirúrgica V Saúde da Mulher VII Saúde da Criança VI XI Urgência e Emergência III C. H. Semestral Clínica Médica VIII Clínica Cirúrgica VI Saúde da Mulher VIII Saúde da Criança VII XII Urgência e Emergência IV C. H. Semestral

12 4 - CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO Atividades Teóricas: horas 32,63% da carga horária total do curso Atividades Práticas: horas 67,37% da carga horária total do curso. Carga Horária das Atividades Obrigatórias do Curso: horas. Atividades Complementares: 200 horas Carga Horária do Curso: horas 5 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Do nono ao décimo segundo período ocorre o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em serviços hospitalares, ambulatoriais e nas Unidades da Estratégia Saúde da Família, sempre sob a supervisão direta de docentes e/ou de preceptores médicos. A carga horária total do ECSO é de horas e cada semestre letivo tem a duração de 24 semanas com carga horária total de 960 horas. Reconhecendo as peculiaridades do treinamento em serviço, dentro das características de internato, uma normatização específica para o ECSO está contida no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. 6 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerando que nos dois últimos anos do curso muitos estudantes começam a se envolver com o ingresso em Programas de Residência Médica, o Projeto Pedagógico propõe como Atividades de Conclusão de Curso a apresentação, no decorrer do quinto ano, de relatórios sistematicamente estruturados sobre pesquisas epidemiológicas, a elaboração de portfólios ou de artigos passíveis de serem publicados, com a finalidade de consolidar um processo de ensino e aprendizagem voltado para a formação de profissionais médicos capazes de aprender a aprender e de adotar em suas práticas cotidianas a postura de pesquisador. Nesse contexto, a proposta de Trabalho de Conclusão permite diversas formas de formatação e relato de atividades ou ações desenvolvidas pelos estudantes. As apresentações estão incluídas na carga horária das atividades obrigatórias do curso. 7 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES Enquanto os módulos semestrais obrigatórios se voltam para a formação geral, as Atividades Complementares abrem espaço para a ampliação de conhecimentos e habilidades em áreas de exclusivo interesse dos estudantes. Oportunidades relacionadas com maiores domínios sobre práticas ligadas ao exercício da medicina fazem parte das Atividades Complementares, assim como o ensino de LIBRAS que ocorrerá sob a forma de uma exploração sobre: sua gramática e alfabeto manual; diálogos com suas estruturas afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas; expressões de qualificação e intensidade; adjetivação; descrição; narrativa básica; tempo presente passado e futuro; lugares; advérbios e preposição.

13 O planejamento curricular do Curso de Medicina destina uma carga horária de duzentas (200) horas para as Atividades Complementares que deverão ser realizadas pelos acadêmicos no decorrer dos semestres letivos e nos termos dos ordenamentos institucionais Resolução 101/Reitora/Univates/2007. VII - O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação do desempenho do estudante de Medicina reveste-se de características especiais e inteiramente articuladas com a proposta de uma construção de conhecimentos baseada em uma estrutura modular integrativa e que valoriza o autoaprendizado. Neste sentido, não ocorrerá a supervalorização nem a concentração do foco avaliativo unicamente sobre os conhecimentos teóricos, as habilidades, os elementos de ordem afetiva e as atitudes dos estudantes frente aos inúmeros aspectos que compõem a prática médica serão igualmente valorizados. Desta forma, as avaliações ficarão situadas no âmbito das atividades sistemáticas e formais de uma múltipla coleta de dados sobre a evolução discente e, a partir dos dados coletados, ações pedagógicas serão desencadeadas, interferindo no processo educacional, corrigindo distorções e reforçando os aspectos positivos dos estudantes. AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS (LOCALIZATÓRIAS) Realizadas dentro da proposta de uma coleta de informações, serão efetuadas no início dos semestres letivos e com vistas à verificação do grau de domínio preliminar dos objetivos dos módulos interdisciplinares. Essas avaliações repercutirão retroativamente sobre o planejamento pedagógico dos módulos dos semestres anteriores. AVALIAÇÕES FORMATIVAS - Realizadas de forma regular e ao longo do processo formativo, com a finalidade de se obter dados sobre o progresso dos estudantes. Deste modo, a avaliação formativa poderá viabilizar oportunas correções dos desvios observados e reforçar as conquistas realizadas. Uma importante característica dessa avaliação é o feedback imediato que pode ser fornecido ao estudante e a possibilidade dela se configurar como processo de obtenção de dados ou como uma pesquisa sobre o sucesso das atividades didáticopedagógicas. AVALIAÇÕES SOMATIVAS Ao final de cada semestre letivo e com a finalidade de verificar o grau de domínio dos objetivos, das atitudes, competências e habilidades alcançadas e desenvolvidas pelos estudantes. Em conformidade com o Regimento da Univates, estas avaliações também serão empregadas com o propósito de aprovação ou reprovação. 1 - FINALIDADES E MOMENTOS DA AVALIAÇÃO Os estudantes do curso de medicina serão submetidos a três diferentes processos avaliativos, a saber: 2 - CARACTERÍSTICAS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Em conformidade com o Projeto Pedagógico que situa as avaliações como atividades sistemáticas e formais de coleta de dados

14 sobre a evolução dos estudantes, os instrumentos avaliativos possuirão três atributos fundamentais: validade, fidedignidade e viabilidade. VALIDADE: Relacionada à capacidade do instrumento avaliar realmente o que deve ser avaliado, ou seja, o alcance dos objetivos previamente definidos. Embora o conceito de validade deixe em aberto muitas discussões, na proposta do curso a validade se limita à questão da significância daquilo que está sendo avaliado na estruturação do perfil profissional do médico que a Univates pretende formar. FIDEDIGNIDADE: Está relacionada com metodologia empregada nas avaliações que deve conferir solidez aos resultados obtidos. Como a fidedignidade também está relacionada ao como avaliar, uma avaliação fidedigna implicará no controle de variáveis relacionadas com: O avaliador: sua subjetividade, seu grau de capacitação para a função de avaliar; Quanto ao processo de avaliação acadêmica nos módulos do Eixo Temático Integração Ensino-Serviço-Comunidade, relatórios de atividades e de autoavaliação devidamente analisados pelos docentes servirão de instrumentos para a composição das notas. Ao final de cada semestre letivo, os estudantes apresentarão relatórios sobre as atividades desenvolvidas nos ambulatórios, nas UBS e ESFs e nas Visitas Domiciliares. O sistema de avaliação do Curso de Medicina segue as normatizações contidas no Regimento Geral do Centro Universitário UNIVATES, sendo que a avaliação do desempenho escolar será feita por módulo, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e às demais atividades escolares, permitida apenas aos estudantes matriculados, é obrigatória. A avaliação de aprendizagem é realizada por meio de acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nos instrumentos de aferição adotados no módulo. O avaliando: seu estado emocional e sua experiência prévia com a metodologia avaliativa; Compete aos professores do módulo elaborar os instrumentos de aferição de aprendizagem, bem como julgar-lhes os resultados. Os componentes do próprio instrumento avaliativo, como, por exemplo: o ambiente onde ocorre a avaliação, o material utilizado e o momento em que a avaliação está ocorrendo. VIABILIDADE: Relacionada com a total possibilidade de execução dos processos e sua aceitação por parte de todos os envolvidos. A avaliação de aprendizagem, realizada no mínimo em 03 (três) momentos distintos, por período letivo, visa a julgar progressivamente o aproveitamento do estudante nos aspectos cognitivos, atitudinais e procedimentais. Pode envolver provas, testes, trabalhos escritos, arguições e outras formas de verificação previstas no plano de ensino do módulo.

15 A média semestral é a média aritmética simples das 03 (três) notas parciais de aferição da avaliação de aprendizagem durante o período letivo. Aos resultados obtidos a partir dos instrumentos de aferição da avaliação de aprendizagem é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez). Ao estudante que deixar de se submeter ao processo avaliativo previsto na data fixada, ou que usar de meio fraudulento, é atribuída nota 0 (zero). Ao estudante que não comparecer aos exercícios escolares para avaliação na data fixada, pode ser concedida segunda oportunidade, mediante requerimento encaminhado ao Coordenador do Curso, via protocolo junto ao Setor de Atendimento ao Aluno, no prazo máximo de 07 (sete) dias corridos, a contar da publicação dos resultados. Considera-se aprovado o estudante que: I alcança, no módulo, a média aritmética das notas obtidas nos diferentes momentos de aferição da avaliação de aprendizagem semestral igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero); II tem frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do módulo. O estudante tem o prazo de 07 (sete) dias corridos para recorrer, contados a partir do dia seguinte ao da publicação dos resultados parciais ou finais do semestre, encaminhando o expediente ao Coordenador do Curso, por meio do Setor de Atendimento ao Aluno, anexando justificativa e instrumento de avaliação original. VIII - APOIO E ACOMPANHAMENTO AO DISCENTE As ações de apoio, acompanhamento e integração do discente visam favorecer o acolhimento e bem estar do educando na comunidade acadêmica, ao aprimoramento de estudos, às posturas de colaboração e de solidariedade e de construção coletiva. Orientações e acompanhamento são oferecidas ao longo do curso e são de responsabilidade da Coordenação do Curso, do Núcleo de Apoio Pedagógico e dos professores ligados ao curso. Também, funcionários dos diversos setores prestam atendimento, quando necessário. Entre as ações de apoio e acompanhamento ao discente encontram-se: 1 - INFORMAÇÕES ACADÊMICAS No momento do ingresso no Curso, o estudante recebe informações orais, por correio eletrônico e no site da Instituição a) sobre a Instituição; b) sobre procedimentos acadêmicos, como trancamento de matrícula, matrícula, transferência, frequência, revisão de prova, exames e outras informações afins; c) perfil do egresso e objetivos do curso;

16 d) projeto pedagógico do curso com a sequência dos módulos, ementas, créditos, pré-requisitos; e) regulamentos das Atividades Complementares e do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. f) regulamentos dos laboratórios 2 - ORIENTAÇÃO NA MATRÍCULA O estudante recebe orientações do coordenador do curso, ou de um professor designado por ele, por ocasião da matrícula. 3 - CONTROLE ACADÊMICO Os registros e controles acadêmicos do curso são realizados pela Pró-reitora de Ensino através da Secretaria de Atendimento ao Professor e da Secretaria Geral. Todos os documentos acadêmicos estão arquivados em pastas individualizadas. Os dados sobre a vida acadêmica, como: matrícula, notas, frequência, pagamentos, débitos, etc., estão informatizados, com acesso via computador através da rede interna da Instituição, e são administrados pelo software SAGU - Sistema de Administração e Gestão Unificada - desenvolvido e customizado em software livre pela equipe de informática da Univates. O SAGU está interligado ao sistema de administração da Biblioteca, o GNUTECA - controle de acervo, empréstimos de livros, periódicos, etc. - também desenvolvido em software livre pela UNIVATES. 4 - ATENDIMENTO INDIVIDUAL OU EM GRUPO Além das ações e serviços oferecidos, os discentes podem buscar atendimento individual ou em grupo, de acordo com seus interesses e necessidades, junto ao coordenador e aos professores do curso. 5 - APOIO PEDAGÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO Os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, quando do seu ingresso e ao longo do curso, além da orientação dos professores de cada módulo, recebem atenção especial que se evidencia em ações propostas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição ou sugeridas pelo Conselho de Curso sob a forma de oficinas, minicursos, orientação de leituras e outras atividades que contribuam para que o estudante possa superar as deficiências e prosseguir os estudos. Também é oferecida assistência psicopedagógica subsidiada aos discentes que dela necessitam, com o objetivo geral de favorecer a integração do universitário aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem, tanto no âmbito da sala de aula quanto no âmbito do espaço institucional da Univates. Aos estudantes com necessidades educativas especiais é oferecido o serviço de intérprete e são desenvolvidas outras ações que contribuam para a sua inclusão no ambiente acadêmico.

17 6 - APOIO PSICOLÓGICO Funciona na Instituição o Serviço de Orientação Psicológica que visa a acolher e orientar o discente, auxiliando-o a encontrar soluções para problemas que afetam sua aprendizagem e/ou vida pessoal, encaminhando-o para atendimento terapêutico quando for o caso. O serviço é oferecido de forma subsidiada aos estudantes durante determinados dias da semana, mediante horário previamente agendado no Setor de Atendimento ao Estudante. 7 - OFICINAS DE REFORÇO E MONITORIAS Com o objetivo de auxiliar o acadêmico dos diferentes cursos em suas dificuldades relativas à leitura, produção textual e questões gramaticais, matemática, estatística e para um melhor desempenho nas disciplinas a serem cursadas, a Univates oferece, em horários alternativos, cursos de Qualificação em Leitura e Escrita, oficinas de apoio que contemplam conteúdos onde os discentes apresentam grandes dificuldades, além de contar com monitorias específicas em determinadas áreas. em diversas áreas, participação em seminários, encontros, congressos, semanas acadêmicas) e em programas de intercâmbio com instituições estrangeiras e nacionais. Cada atividade, programa ou evento é regido por normas e critérios específicos para aproveitamento, participação e/ou concessão de auxílio. 9 - INTERCÂMBIO E PARCERIAS INTERNACIONAIS A Univates oportuniza aos estudantes o intercâmbio com Universidades estrangeiras sob a coordenação e responsabilidade da Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais. Também é oferecido auxílio aos coordenadores dos cursos de graduação na organização de viagens de estudo e intercâmbios SERVIÇO DE AMBULATÓRIO DE SAÚDE Visando a acrescentar maior qualidade de vida às pessoas que circulam no campus, o Centro Universitário Univates disponibiliza aos estudantes o serviço de atendimento do Ambulatório de Saúde. 8 - PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM EVENTOS E INTERCÂMBIO A Instituição busca favorecer a participação dos acadêmicos em eventos variados que promovam a integração do ensino, pesquisa e extensão através de ações e projetos, (Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, Salão de Iniciação Científica, Projeto Social, Projetos integrados 11 - AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA A Univates por meio do curso de Fisioterapia disponibiliza a Clínica-Escola onde são realizadas avaliações e atendimentos fisioterapêuticos mediante apresentação de solicitação médica.

18 Os procedimentos fisioterapêuticos são prestados por discentes, a partir do sexto semestre, previamente selecionados, que contam com supervisão de fisioterapeuta docente. O serviço é oferecido durante determinados dias da semana, mediante horário previamente agendado AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO A Univates, por meio do curso de Nutrição, disponibiliza atendimento nutricional. Os procedimentos são prestados por estudantes previamente selecionados, que contam com supervisão de nutricionista docente. No ambulatório de nutrição os discentes, docentes e funcionários têm acesso à consulta nutricional: anamneses alimentares, cálculos de dieta, avaliações nutricionais e antropométricas, exame físico nos pacientes. O serviço é oferecido durante determinados dias da semana, mediante horário previamente marcado SERVIÇO FONOAUDIOLÓGICO O atendimento fonoaudiológico em grupo ou individual visa o aprimoramento da comunicação oral, com ênfase nos aspectos relacionados à voz e à fala, conscientizando quanto aos mecanismos de produção da voz, articulação e imagem vocal. Os atendimentos são desenvolvidos em grupo de, no máximo, 12 pessoas e/ou atendimento individual. Os encaminhamentos podem ser realizados pelo coordenador do curso, pelos professores ou psicopedagoga do NAP e, o agendamento dos atendimentos deve ser realizado no Setor de Atendimento ao Estudante, de acordo com cronograma previamente estabelecido OUVIDORIA UNIVATES A Ouvidoria Univates tem a finalidade de avaliar e melhorar o atendimento dos serviços prestados pela IES, com base nas informações dos estudantes, professores e comunidade em geral. Este canal de comunicação pode ser utilizado para: apresentar questões relacionadas com a IES e que sejam consideradas insatisfatórias; para sugerir alternativas que possam melhorar o funcionamento da IES; para destacar os aspectos positivos ou para consultar, sempre quando o usuário tiver dúvida sobre os serviços que a Univates oferece CRÉDITO ESTUDANTIL A instituição conta atualmente com financiamento para estudantes nas seguintes modalidades: a) PCR Programa de Crédito Rotativo que é mantido pela própria Instituição; b) PCR Especial Programa de Crédito Rotativo destinado aos cursos de Letras, História, Ciências Exatas e Pedagogia; c) FAE Fundo de Apoio ao Estudante; d) FIES - Financiamento Estudantil, mantido pela Caixa Econômica Federal.

19 16 - BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (BIC) A Bolsa de Iniciação Científica é destinada a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Univates e que tenham concluído, com aprovação, no mínimo 12 (doze) créditos. A BIC não substitui os componentes curriculares obrigatórios do Projeto Pedagógico do Curso PPC no qual o estudante está matriculado. A participação em pesquisa poderá ser registrada, para integralização curricular, como Atividade Curricular Complementar, observada a regulamentação geral da Univates e específica de cada curso. A BIC é concedida na Instituição com bolsa auxílio e sem desconto na mensalidade. A seleção dos bolsistas é realizada conforme regulamentação interna da IES. III incentivar trabalho integrado entre docentes e monitores, favorecendo a qualidade de ensino; IV incrementar a ação educacional, valorizando a formação profissional do estudante e egresso da Univates BOLSA EXTENSÃO As bolsas são concedidas aos discentes que, sob a orientação de um docente credenciado, tem a oportunidade de exercitar, aprimorar conhecimentos, produzir novos saberes e desenvolver habilidades e competências relativas à formação. O acompanhamento das atividades dos bolsistas compete ao Coordenador do Projeto de Extensão, juntamente com o Núcleo de Estágios BOLSA MONITORIA A monitoria caracteriza-se como atividade acadêmica e de apoio didático-pedagógico de natureza complementar exercida por estudante da Univates selecionado para este fim, sob a supervisão e orientação de um professor. A monitoria na Univates tem como objetivos: I oportunizar ao monitor experiência pedagógica orientada que envolva atividades relacionadas com o processo ensino-aprendizagem; 19 - BALCÃO DE EMPREGOS UNIVATES Além de formar profissionais qualificados, a Univates também se preocupa em inseri-los no mercado de trabalho. Para tanto, desenvolve o projeto Balcão de Empregos, que mantém um banco de currículos on line dos estudantes e intermedeia sua colocação nas empresas e organizações que demandam profissionais. II contribuir para a melhoria da aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes;

20 20 - OUTRAS ATIVIDADES VOLTADAS AO ESTUDANTE Na Instituição também são organizadas outras atividades e ações com objetivos diferenciados, de acordo com a situação que se apresenta. Dentre elas, destacam-se: reunião de recepção aos estudantes e professores no início dos períodos letivos; reunião com representantes de turmas; encontros de orientação sobre assuntos específicos como, por exemplo, organização e funcionamento da IES, acervo e uso da biblioteca, uso dos diversos laboratórios e outros; encontro(s) para discutir questões relacionadas ao curso. WEB, Webmail, Intranet, Web diário. Os visitantes tem acesso restrito à WEB por meio de cadastro temporário com curta duração ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS O compromisso de uma Instituição de Ensino Superior é com o desenvolvimento de pessoas, por meio do ensino, da pesquisa e/ou da extensão. Muitos discentes, ao concluírem seus cursos, perdem o vínculo com a Instituição formadora, e consequentemente o acesso aos serviços por ela disponibilizados, além do contato com seus colegas e professores. Diante disso, a Univates desenvolveu o Programa CONEXÃO UNIVATES, com ações que permitem atendimento personalizado ao profissional egresso dos cursos oferecidos pela IES ACESSO À INTERNET A Instituição dispõe de tecnologia wireless para estudantes, funcionários, professores e visitantes. Estudantes podem acessar páginas WEB, Webmail, Universo Univates. Professores podem acessar páginas

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 11/94 Altera os Artigos 2º, 7º e o Parágrafo 1º do Art. 3º da Deliberação nº 30/91 que Regula o Currículo Pleno do Curso de Graduação de Medicina.

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Estrutura Curricular do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu - Itaperuna A construção da estrutura curricular do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 07/2018 Altera o Currículo Pleno do Curso de Graduação em Medicina O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do Artigo 11

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Grade 2019.2 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Disciplina 2 NEOC I -Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia 240 Disciplina 3 NEOC I - Biologia

Leia mais

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40

Grade FTC Salvador MEDICINA. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100. Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Grade 2016.1 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral 100 Disciplina 2 NEOC I - Morfofisiologia Anatomia 40 Disciplina 3 NEOC I - Morfofisiologia Fisiologia 60 Disciplina 4 NEOC I - Morfofisiologia

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 Altera o Currículo Pleno do Curso de Medicina disposto pelas Deliberações CONSEP Nº 334/2002 e CONSEP Nº 001/2005. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Habilitação: Graduação em Medicina Carga Horária:7.222 horas Regime: Semestral Turno de Aplicação: Integral Vigência: 2008 / 2 Tempo de integralização: Mínimo:

Leia mais

Faculdade Monteiro Lobato

Faculdade Monteiro Lobato REGULAMENTO N º 04/2015 Dispõe sobre a forma e o prazo de integralização das atividades complementares e seminários na Faculdade Monteiro Lobato. Art. 1º - A integralização das atividades complementares/seminários,

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - MD14101 - Biologia Celular - Ativa desde: MD14102 - Anatomia Humana I - Ativa desde: MD14103 - Embriologia e Histologia Humana I - Ativa desde: MD14104 - Fisiologia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 80/2014-CONSUNIV/UEA Aprova a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, oferecido regularmente pela UEA por meio da

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2018 Ensino Superior Médico Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 11/03/2019 Data de Término: Número de Trancamentos: 2

Leia mais

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA

ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e de Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA PRIMEIRO SEMESTRE INTRODUÇÃO À PRÁTICA MÉDICA I 45 ANATOMIA SISTÊMICA APLICADA I 90 BIOFÍSICA E FISIOLOGIA I 90 SOCIOLOGIA CULTURA E ÉTICA 45 BIOLOGIA CELULAR, TECIDUAL

Leia mais

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 (Alterada pela Resolução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA 1ºPERÍODO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APS: Fundamentos e tecnologias para atenção à saúde 20 60 80 BIOQUÍMICA ESTRUTURAL CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Leia mais

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965,

1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, 1. Perfil A Faculdade de Medicina de Campos foi criada pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), na sessão de 02 de agosto de 1965, para se constituir em uma Instituição de Ensino Superior

Leia mais

ATOS LEGAIS DO CURSO:

ATOS LEGAIS DO CURSO: CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço

Leia mais

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, retifica o Edital nº 230/2015, de 25 de setembro de 2015, publicado no

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 228/2013 Altera a Deliberação CONSEP Nº 179/2012, que altera o Currículo do Curso de Medicina para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54 Página: 1 de 6 Período 01 - - MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - Ativa desde: MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa desde: MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é formada por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 092/2016 Altera a Deliberação Consep Nº 291/2014, que dispõe sobre o Currículo do Curso de Medicina, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CATÁLOGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Educação Física - Área de Aprofundamento em Escola Licenciatura Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC

Emergência. Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Emergência Patro Faculdade de Medicina da USP CREMESP CNRM/MEC Perfil do Egresso formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios pios éticos, no processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro MG Alteração de Regimento RELATOR: SR. CONS... Layrton Borges de Miranda CÂMARA OU COMISSÃO PARECER

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS Documento Retificado em 04/09/18: Correção da posição de classificação de candidatos das Especialidades de Reumatologia e Pediatria Geral. Não houve alteração de classificados. INSCRIÇÃO 1-857914 ACUPUNTURA

Leia mais

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013.

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013. 1 de 6 01 MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA I - MD17105 - SEMINÁRIO INTEGRADOR I - Ativa desde:

Leia mais

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017 Currículo Integrado do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos Estrutura Curricular do curso de Medicina 2018 (Conforme Reunião do NDE em 01/12/17) Curso: Graduação em Medicina

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente.

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente. CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2014

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2014 PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2014 MACEIÓ Fevereiro de 2015 1 Diretora Geral Profª Ana Paula Nunes da Silva Coordenador Pedagógico Profª Dayse Cristina Lins Teixeira

Leia mais

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Resumo da Análise dos Recursos contra Gabarito e Questões Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Edital 01/2009 Acupuntura 101 39 Deferido / Anulada Alergia e Imunologia 102 40 Deferido / Alterada

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P)

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2014.1 PRIMEIRO PERÍODO SGB0051 FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS E BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA 120h 4T/2P SCM0053 SISTEMA LOCOMOTOR 75h 3T/1P SCF0054 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Leia mais

FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT

FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT VOTO CONSU 2012-16 DE 26/04/2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO - UNASP FACULDADE DE TEOLOGIA - FAT REGIMENTO 2012 2 SUMÁRIO TÍTULO I DA FACULDADE, SEUS FINS E OBJETIVOS... 3 TÍTULO II DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO/ UFSJ MEDICINA PLANILHA GERAL - PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO/ UFSJ MEDICINA PLANILHA GERAL - PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE IV UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CCO/ UFSJ MEDICINA PLANILHA GERAL - PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE IV PIESC IV - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 DIA 18/02 Segunda 19/02 20/02

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 08/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÃMARA SUPERIOR DE ENSINO Altera a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Associação Médica de Assistência I ntegrada

Associação Médica de Assistência I ntegrada Circular aos Associados (Convênio BACEN) 39/10 Comunicamos aos associados que a partir de 15 de abril de 2010 as guias de atendimento, relativas às consultas e visitas hospitalares deverão ser preenchidas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Medicina Campus: João Uchoa Missão O Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá visa formar profissionais de alto nível técnico e com sólida base humanista, compromissados

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Psicologia é uma atividade obrigatória, em consonância

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC PROPOSTAS E PERSPECTIVAS MEDICINA - UFAC Dispositivo legal Explicitação do dispositivo 1 Coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN (Parecer CNE/CES 1.133/2001

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Nutrição Campus: João Uchoa Missão Formar profissionais nutricionistas generalistas, humanistas e críticos, com habilidades e competências para atuação nos diferentes

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO Acupuntura - 2 anos 2 2 1,0 Anestesiologia - 3 anos 33 290 8,8 Cirurgia Geral - 2 anos 42 294 7,0 Clínica Médica - 2 anos 86 435 5,1 Dermatologia - 3 anos 10 110 11,0

Leia mais

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO Período 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º CH/total Carga horária/semestre 582 659 597 615 630 532 596 545 -- -- -- -- 4756 h Estágio Supervisionado em Regime de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 Anos 2 8 4,00 ANESTESIOLOGIA 3 Anos 36 297 8,25 CIRURGIA CARDIOVASCULAR 5 Anos 8 29 3,63 CLÍNICA MÉDICA 2 Anos 114 405 3,55 DERMATOLOGIA 3 Anos 10 127

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DE PESQUISA E CÓDIGO: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS Currículo:

Leia mais

Casa de Portugal e Beneficência Portuguesa de São Paulo: PARCEIROS HÁ MAIS DE 80 ANOS

Casa de Portugal e Beneficência Portuguesa de São Paulo: PARCEIROS HÁ MAIS DE 80 ANOS Casa de Portugal e Beneficência Portuguesa de São Paulo: PARCEIROS HÁ MAIS DE 80 ANOS A Beneficência Portuguesa de São Paulo e a Casa de Portugal tem a mesma origem e cooperam entre si há mais de 80 anos.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 REGULAMENTO

Leia mais

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L 70047-902 Brasília DF ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º PERÍODO BA045 Anatomia Humana Prática com Dissecação 4º PERÍODO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2014 EDITAL

PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2014 EDITAL U N I V E R S I D A D E D E P A S S O F U N D O V i c e - R e i t o r i a d e G r a d u a ç ã o S e c r e t a r i a G e r a l d o s C u r s o s Campus I Rodovia BR 285 Km 292 - Bairro São José CEP 99052-900

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012 MACEIÓ Março de 2013 1 - INTRODUÇÃO O Projeto de Avaliação Institucional baseia-se nas diretrizes oriundas da Comissão Nacional de Avaliação da

Leia mais

Faculdade São Lucas. Credenciada pela Portaria de 03/12/99. Coordenação de Medicina Matriz Curricular 2º Semestre de 2011

Faculdade São Lucas. Credenciada pela Portaria de 03/12/99. Coordenação de Medicina Matriz Curricular 2º Semestre de 2011 Faculdade São Lucas Credenciada pela Portaria 1.714 de 03/12/99 Rua Alexandre Guimarães, 1927 Bairro: Areal Porto Velho RO Telefones: (69) 32118000 Coordenação de Medicina Matriz Curricular 2º Semestre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO ATENÇÃO CAROS CANDIDATOS. CONFIRAM, NA RELAÇÃO ABAIXO, O ENDEREÇO DO PRÉDIO EM QUE V. Sa. ESTÁ LOTADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº. 02/2014 CUn PLANO DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DESTA UNIVERSIDADE 1. APRESENTAÇÃO O Plano de Cargos e Carreiras do Pessoal Técnico-Administrativo em Educação (PCCTAE) foi implantado

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 1 0,5 ANESTESIOLOGIA 27 287 10,6 CIRURGIA GERAL 37 303 8,2 CLÍNICA MÉDICA 92 439 4,8 DERMATOLOGIA 10 98 9,8 INFECTOLOGIA 9 20 2,2 MEDICINA DE FAMÍLIA E

Leia mais

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA

NÚCLEO COMUM DE CLÍNICA MÉDICA 1 GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL DE ABERTURA 02/2011 RETIFICAÇÃO Nº 002 CONTEÚDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.661, DE 28 DE ABRIL DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.661, DE 28 DE ABRIL DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.661, DE 28 DE ABRIL DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

MANUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MANUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MANUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU APRESENTAÇÃO A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais intensa, tornando os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu indispensáveis. Fazê-los em uma

Leia mais

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Ministério da Saúde -Inscrição dos Médicos -Edital de Adesão dos Municípios -TC com Estados -Financiamento das Bolsas

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic

Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Matriz Curricular do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Em consonância com a Resolução do CNE/CES nº 02, de 18 de junho de 2007, a carga horária total do Curso de Graduação em Medicina,

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína Av. Filadélfia,568 - Setor Oeste - Araguaína - TO Fone: (63) 3411

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE POR NÚMERO DE INSCRIÇÃO 1- ACESSO DIRETO Anestesiologia 107432 107463 107594 107643 107756 107927 107935 108135 108404 108533 108550 108571 108582 Cirurgia Geral 107377

Leia mais

EMENTA: APROVA A PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS.

EMENTA: APROVA A PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 028/06-CONSU/UNIFAP de 29 de setembro de 2006. EMENTA: APROVA A PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.068/2013 (Publicada no D.O.U. de 03 de janeiro de 2014, Seção I, p. 76)

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.068/2013 (Publicada no D.O.U. de 03 de janeiro de 2014, Seção I, p. 76) RESOLUÇÃO CFM Nº 2.068/2013 (Publicada no D.O.U. de 03 de janeiro de 2014, Seção I, p. 76) Dispõe sobre a nova redação do Anexo II da Resolução CFM nº 2.005/12, que celebra o convênio de reconhecimento

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012. AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC A Diretora de Desenvolvimento do Ensino, no exercício da Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Timon, no uso de

Leia mais

PERTO DE VOCÊ MEDICINA. Titulação: CIRURGIÃO MÉDICO Duração: 6 ANOS + TESE

PERTO DE VOCÊ MEDICINA. Titulação: CIRURGIÃO MÉDICO Duração: 6 ANOS + TESE PERTO DE VOCÊ MEDICINA Titulação: CIRURGIÃO MÉDICO Duração: 6 ANOS + TESE Medicina na UPAP O principal objetivo da carreira médica é formar médicos competentes para a prática da medicina geral, com conhecimentos

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001). PRIMEIRO PERÍODO NDC107 Anatomia Humana Geral 06 108 90 ----- NDC113 Biologia

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização Art. 1º Estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no projeto

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 53/2004

RESOLUÇÃO CONSEPE 53/2004 RESOLUÇÃO CONSEPE 53/2004 APROVA O REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

CURSO DE QUIROPRAXIA - BACHARELADO

CURSO DE QUIROPRAXIA - BACHARELADO CURSO DE QUIROPRAXIA - BACHARELADO Currículo Novo - 2010/02 - Diurno (Seriado). 10 semestres RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 902, DE 10/04/2006 D.O.U. DE 12/04/2006 AMPARADO PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 40,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL 1-943662 ANESTESIOLOGIA 49 34 83 classificado 1-946337 ANESTESIOLOGIA 45 38 83 classificado 1-778581 ANESTESIOLOGIA 47 36 83 classificado 1-338957 ANESTESIOLOGIA 46 36 82 classificado 1-755294 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

Câmpus Sede Rua dos Estudantes, 225 Parque Iracema - Catanduva - SP Fone/fax: (17) CEP

Câmpus Sede Rua dos Estudantes, 225 Parque Iracema - Catanduva - SP Fone/fax: (17) CEP A FACULDADE FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO www.fipa.com.br - atendimento@fipa.com.br Tele-atendimento: 0800-772-5393 Câmpus Sede Rua dos Estudantes, 225 Parque Iracema - Catanduva - SP Fone/fax: (17)

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ITAPEVI 2018 1 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade normatizar

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A Coordenação do Curso de Enfermagem da Facear, no uso de suas atribuições, e considerando a: Lei nº 11.788 de 26 de setembro

Leia mais

CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional)

CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional) GRUPO DE TRABALHO CICLO PRÉ-CLÍNICO (integração ciclos básico/profissional) Reunião Ampliada do Colegiado do Curso de Medicina - RECRIAR Abril / 2008 Sobre o Grupo do Ciclo Pré-clínico Componentes da Comissão:

Leia mais