População Exposta a População Exposta a Agrotóxicos Exposições/Ano Total Exposições

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "População Exposta a População Exposta a Agrotóxicos 190.000.000 2.000.000 Exposições/Ano 132 2 Total Exposições 25.080.000.000 4.000."

Transcrição

1 População Exposta a Medicamentos População Exposta a Agrotóxicos Exposições/Ano Total Exposições Índice Intoxicações 0, , Razão 1247,5 MIPs: Intoxicações (Sinitox) Medicamentos Dados IMS Medicamentos Unidades/ano Agrotóxicos 4785 Unidades/Habitante 13,2 Domésticos 2099 Doses/unidade 10 Total Agrotóx Doses/habitante/ano 132

2 Impacto da Resolução 44/09 (colocação dos MIPs atrás do balcão) A-Informações Comerciais A-1-Análise da influência do balconista na Compra de MIPs "De 2007 para 2010 (+4,7 p.p.) dobrou a influência do balconista ". -Perfil Comercial: uma pesquisa sobre os hábitos de compra em farmácias, realizado pelo IMS Health Brasil, em 7 regiões mais representativas (1565 farmácias), baseada em três visões diferentes: Observação do entrevistador; Percepção do atendente ; Percepção do consumidor -Resultados da pesquisa: após queda da influência da indicação do atendente de 2005 para 2007 (-0,8 p.p.), ocorre um crescimento Bastante significativo de 2007 para 2010 (+4,7 p.p.) Dobrou a influência do balconista. -

3 A-2-Análise do crescimento dos tipos de embalagens -Análise do IMS (IMS/PMB Dez/2011) -Comparados produtos que possuem embalagens grandes (maior qtidade de comprimidos) com embalagens pequenas ( menor qtidade comprimidos - blísteres avulsos; embalagens múltiplas) Índices comparativos considerados: 2010x2009; 2011x2010 e 2011x2009 -Entre 200 marcas selecionadas (maior faturamento), 25 marcas (60 apresentações) foram incluídas na análise por possuírem embalagens grandes e pequenas, sem lançamentos recentes) -Agrupando as apresentações grandes (cartuchos - G) e pequenas (blísteres - P) das marcas consideradas, vemos que o grupo das embalagens Grandes é o que apresenta maior crescimento após a vigência da RDC 44/2009. Anteriormente à RDC, os crescimentos de ambos os grupos eram semelhantes -O estudo comparativo entre 3 períodos para as 60 apresentações, resultaram em 90 comparações. Destas, em 78% dos casos, as embalagens maiores foram as que mais cresceram

4 A-2-Análise do crescimento dos tipos de embalagens -Comparando-se as embalagens grandes (cartuchos) com as pequenas (blísteres), verificou-se que as embalagens grandes cresceram de forma mais significativa nos períodos comparados (pré e pós RCD 44/2009). Estes resultados sugerem que devido à maior interferência do balconista na dispensação dos medicamentos, após a RDC 44/2009, houve migração da venda de embalagens pequenas para grandes com consequente aumento do desembolso do consumidor. A ação direta do balconista na dispensação dos medicamentos MIP reduziu o poder de escolha do consumidor quanto a tamanho e preço do medicamento adquirido Conclui-se que os consumidores estavam comprando mais do que o necessário e estocando maiores quantidades de medicamentos em suas casas

5 Consequencias da RDC 44/09 do ponto de vista comercial "Em 78% dos casos, as embalagens maiores foram as que mais cresceram" "Reduziu-se o poder de escolha do consumidor quanto a tamanho e preço do medicamento adquirido" Houve aumento do desembolso do consumidor" Consumidor comprou mais do que o necessário"

6 A-3- Comparação do Crescimento entre Laboratórios Desconto Alto x Desconto Baixo "Os laboratórios que oferecem descontos altos apresentam evolução maior recentemente, pós RDC 44/2009" -Baseado no estudo denominado PPP do IMS Health, que traz a média de desconto praticada por apresentação - Selecionados 3 Grupos de Laboratórios Farmacêuticos: 1- Aqueles que geralmente dão descontos altos para os distribuidores 2- Aqueles que geralmente dão descontos baixos para os distribuidores 2- Genéricos, para balizamento do mercado -Os laboratórios que oferecem descontos altos apresentam evolução maior recentemente, pós RDC 44/ Embora não sejam dados conclusivos, estes resultados sugerem que o nível de desconto influencia no padrão de dispensação dos medicamentos nas farmácias.

7 A-4-Evolução Preço Fábrica MIPs "Laboratórios que praticam Descontos Altos apresentaram os maiores aumentos de preços" -Dados IMS com 3 Grupos de Laboratórios Farmacêuticos: 1- Aqueles que geralmente dão descontos altos para os distribuidores 2- Aqueles que geralmente dão descontos baixos para os distribuidores 2- Genéricos, para balizamento do mercado -Na comparação 2009 x 2011, foi observado que os Laboratórios que praticam Descontos Altos apresentaram os maiores aumentos de preços médios em MIPs pós vigência da RDC 44/2009 -Estes resultados sugerem três possíveis causas: - Alteração de mix de vendas (ex: embalagens maiores crescendo sua participação nas vendas totais destes Laboratórios) (consumidor comprando mais que o necessário) - Aplicação de reajustes de preços maiores que a média do mercado (consumidor pagando mais caro pelos medicamentos) - Não redução de preços, como observado para os Laboratórios que praticam Descontos Baixos (consumidor não tendo os benefícios da concorrência)

8 B-Informações de Toxicologia Análise Estatística feita com aplicação do sotware SAS 9.3; testes p valor (z test) e qui-quadrado nos dados recolhidos pelo CEATOX: Houve diminuição significativa de notificações para todas as categorias mas os MIPs tiveram diminuição menos acentuada. Houve Diminuição no Total de Notificações tanto para RX como Mips, mas a diminuição para MIPs foi menos acentuada em relação aos RX e ao Total. Houve portanto algum fator (não identificado neste estudo) que influenciou na diminuição de Notificações para todos os tipos de medicamentos. Mas não houve uma diminuição mais acentuada para os MIPs (pelo contrário), como seria esperado caso a colocação destes produtos atrás do balcão acarretasse menores índices de intoxicações e/ou eventos adversos.

9 B-Informações de Toxicologia "As notificações para MIPs seguem acompanhando índices anteriores à RDC 44 e continuam apresentando um perfil de segurança muito melhor que os produtos RX" A análise dos dados do CEATOX mostrou que houve uma diminuição de notificações de todas as categorias de produtos e que a diminuição para os MIPs foi menos acentuada que para os Rx e para o total do mercado. Portanto, quando se faz a relação entre Rx/MIPs, nota-se claramente que não ocorreu o esperado, que as notificações para MIPs seguem acompanhando índices anteriores à RDC 44 e que continuam apresentando um perfil de segurança muito melhor que os produtos RX.

10 B-Informações de Toxicologia Considerações Finais Estes resultados mostram que a RDC 44/09 não conseguiu influenciar no perfil de notificações ao CEATOX-SP. O esperado seria que, o número de suspeitas de intoxicações para MIPs diminuísse em relação aos RX e ao Total. No entanto, o ocorrido foi exatamente o inverso, o que leva à conclusão de que não existe benefício do ponto de vista do risco sanitário na disposição dos MIPs fora do alcance do consumidor. Muito raros são os países que não permitem a venda de produtos em auto-serviço. Na grande maioria dos países que permitem a prática do auto-serviço, os relatos de intoxicações diminuem com o tempo, pela maior responsabilidade dos consumidores com boas práticas de saúde.

11 Resposta à carta da FIP A opinião da FIP é respeitável,mas inadequada à realidade brasileira A Associação Internacional dos Médicos reconhece os benefícios dos MIPs e corrobora o parecer da WHO sobre a venda em autoserviço. Em todos os pontos citados, não se faz distinção entre a toxicidade dos MIPs e dos produtos sob prescrição, o que é um grande equívoco. Os MIPs são responsáveis por uma quantidade muito menor de efeitos adversos, que em geral são leves e de muito menor morbidade. É fundamental tratar-se adequadamente deste aspecto, para não incorremos em um grosseiro erro de avaliação estatística. A FIP trata os diversos pontos numa perspectiva de venda fora das farmácias, o que é não existe no Brasil.

12 Resposta à carta da FIP Outro grande equívoco é citar medicamentos como a maior causa de intoxicações no ser humano de forma absoluta; os números estatísticos somente são relevantes quando tratados em termos de comparação e de incidência e não de ocorrências em número absoluto. Também aqui se faz necessário separar aqueles eventos causados pelos MIPs. Os dados estatísticos mostram que 100% da população brasileira está em contato com medicamentos em torno de 30 vezes ao ano; e menos de 0,5% de nossa população está exposta a agrotóxicos, numa média de 5 a 10 vezes ao ano. A simples comparação da razão entre intoxicações e exposições mostra que os medicamentos tem uma incidência menor que os agrotóxicos numa ordem de milhares de vezes; quando levamos em conta somente as intoxicações causadas pelos MIPs, estas diferenças de números são ainda muito mais elevados.

13 Resposta à carta da FIP Contestações Quando os MIPs são dispensados pelo farmacêutico os problemas relacionados à automedicação são eliminados. Esta pode ser uma realidade em outros países, mas, vale aqui fazer um questionamento: quantos dos senhores presentes foram atendidos numa farmácia por um farmacêutico para a venda de um MIP? E quantos receberam orientação de como usar ou sobre outros aspectos do produto? Automedicação são os problemas mais comuns. Não se distingue entre MIPs e RX. A grande maioria destes eventos são provocados por RX e não por MIPs. O Paracetamol foi classificado como uma as principais causas de intoxicação. Não se distingue entre intoxicações voluntárias e involuntárias; dados do FDA mostram que uma das causas mais importantes na sobredosagem são erros de prescrição médica; erros de orientação farmacêutica são também bastante relevantes segundo o FDA. A venda de MIPs fora das farmácias. Esta prática não existe no Brasil, não é permitido por lei, e portanto não se aplica.

14 Resposta à carta da FIP Contestações Autorizada a venda de terapias de reposição de nicotina fora das farmácias provocou um aumento da dependência. Outra vez, uma realidade absolutamente inexistente no Brasil. Aumento da produção de drogas ilegais por venda fora das farmácias Outra vez, uma realidade absolutamente inexistente no Brasil.

15 Resposta à carta da FIP Considerações finais A venda em auto-serviço não impede de forma alguma a assistência farmacêutica, pois esta é feita dentro do espaço da farmácia. Afirmar que a venda em gondolas impede a assistência farmacêutica, configura-se, mais que um equívoco, num desrespeito ao profissional farmacêutico, que pode exercer suas funções plenamente no âmbito da farmácia e não precisa estar necessariamente na frente ou atrás do balcão

16 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) A assistência farmacêutica é reconhecidamente uma prática muito importante dentro do sistema de saúde de qualquer país. Mas, existem no Brasil profissionais farmacêuticos presentes em todas as farmácias? Existe a disponibilidade do profissional farmacêutico para dar assistência a todos os consumidores das farmácias em tempo integral? Na grande maioria das vezes o atendimento é realizado por vendedores que sabidamente não possuem a qualificação para aconselhamento técnico sobre um produto farmacêutico, o que torna a assistência farmacêutica no Brasil insuficiente para cumprir a função de orientação ao consumidor.

17 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) É comum a prática de sugestão de troca de medicamentos por parte dos balconistas, o que infelizmente ocorre tanto em consequência de práticas comerciais legais que permitem a remuneração por comissões na venda, como por práticas nefastas de oferecimento de vantagens a estes profissionais. É uma questão lógica que este profissional busque vender o produto que lhe traga maior rendimento. A colocação dos MIPs atrás do balcão exacerba esta prática, provocando o desrespeito à vontade de compra do consumidor. Pesquisas mostram que os consumidores sentem-se constrangidos por esta prática e preferem ter respeitado seu pedido. Os Consumidores preferem ter o acesso direto e a oportunidade da escolha, para identificar o produto desejado na forma e na quantidade desejada e principalmente para comparar preços, o que não é possível com os produtos atrás do balcão.

18 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) O auto-serviço propicia uma grande comodidade ao consumidor resultando em menor tempo para a compra, menos filas, facilidade de comparação de produtos, facilidade para ler as instruções da rotulagem, facilidade de escolha da quantidade exata do medicamento, etc. O auto-serviço evita empurroterapia e a troca de medicamentos, resgata o direito do consumidor à comparação entre marcas e preços e devolve o direito do consumidor à facilidade e ao conforto no momento da compra

19 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) Não há razão técnico-sanitária para colocar os MIPs fora do alcance do consumidor: são produtos com comprovada segurança que somente após muitos anos de farmacovigilância e monitoração de mercado, são liberados da exigência de receita médica. Corrobora ainda o aspecto de segurança o fato de que nenhum ser humano toma medicamentos sem ter sintomas (consumidor não compra um medicamento somente porque está ao seu alcance se ele não tem sintomas) A exposição não aumenta o consumo: com a implementação da RDC 44/09 não houve diminuição de consumo, pelo contrário, houve aumento de venda destes produtos, assim como aumento de venda de apresentações com maior quantidade de produtos, o que confirma a ocorrência da chamada empurroterapia

20 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) Os MIPs tratam problemas de saúde comuns que atingem grande parte da população e com alta frequência. O acesso facilitado aos MIPs é um grande benefício social para o alívio imediato dos sintomas. Existe uma tendência mundial de aumentar o acesso aos MIPs; a quase totalidade dos países permite o acesso direto dos consumidores. Grande número de países já permite inclusive a venda em supermercados Em nenhum país onde se estabeleceu o acesso direto do consumidor houve qualquer alteração nos índices de intoxicações, pelo contrário: a população fica muito mais consciente de sua responsabilidade no auto-cuidado, tomando medicamentos de forma mais segura.

21 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) MIPs Importância Segundo a OMS O uso responsável de MIPs, segundo a OMS traz benefícios como: diminuição substancial de custos para o sistema de saúde; otimização de recursos governamentais; diminuição de custos aos usuários ; conforto para os usuários (não há necessidade de ir a um serviço de saúde para tratar de um sintoma já conhecido); melhor qualidade de vida (uso adequado de produtos de caráter preventivo como vitaminas, antioxidantes, etc.); direito e responsabilidade de atuar sobre a própria saúde.

22 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) O segmento de MIPs é grande gerador de economia para o sistema de saúde: Economia de mais de 30% em estrutura de saúde necessária (ambulatórios, hospitais, profissionas de saúde, etc) ; Economia de mais de 30% com reembolsos de medicamentos ; Melhor utilização dos recursos da saúde (recursos alocados em doenças com mais riscos, com maior morbidade e que necessitam mais recursos do sistema). Com o valor necessário para prover uma receita para um sintoma simples (incluindo todos os recursos físicos e humanos necessários), pode-se fornecer 1 frasco de medicamento para tratar Hepatite C.

23 IMPLICAÇÕES DA FALTA DE ACESSO DIRETO DO CONSUMIDOR AOS MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIPs) O segmento de MIPs é grande gerador de benefícios para o consumidor: Estimula o indivíduo a se informar sobre os produtos ; Estimula o consumidor a sentir-se responsável por sua saúde; A informação e a responsabilidade sobre sua saúde promovem um uso mais racional, diminuindo a possibilidade de intoxicações e reações adversas; Conforto e conveniência ( porque ocupar um sistema de saúde somente para obter uma receita? Qual o custo direto e indireto disto?) ; A possibilidade de escolha pelo consumidor gera maior concorrência, com consequente pressão para baixar os preços. Os MIPs são portanto um setor do mercado farmacêutico muito importante e que tem um papel social importante. Temos o dever de preservar este mercado, para que ele continue trazendo os seus benefícios ao consumidor.

24 Obs**Sincofar (Sindicato das Farmácias de SP) ganhou liminar contra a RDC 44/09 em SP. Aprovadas leis suspendendo os efeitos da RDC 44/09 em Minas e Rio de Janeiro. Projetos de lei em outros estados (Ceará, Rio Grande do Norte e outros) para liberação da venda de MIPs em auto-serviço Aprovada Lei estadual, em 2012, permitindo a venda de MIPs em auto-serviço em todo o estado de São Paulo

O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância

O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância São Paulo, 13 de dezembro de 2017 Devaney Baccarin O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional

Leia mais

FITOTERAPIA NO SUS RESUMO PALAVRAS-CHAVE

FITOTERAPIA NO SUS RESUMO PALAVRAS-CHAVE FITOTERAPIA NO SUS FIGUEREDO 1, Climério A; GOUVEIA 2, Iasmin C.; OLIVEIRA 3, Anna Karoline M. Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas Centro de Ciências da Saúde PROBEX RESUMO Em 2006,

Leia mais

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 1. Marco Legal Vigente Em 25 de março de 2011 o Governo Federal editou a MP 528 que foi convertida na Lei nº 12.469, de 26 de agosto

Leia mais

FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg

FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg FINALOP (finasterida) Libbs Farmacêutica Ltda. Comprimidos Revestidos 1 mg FINALOP finasterida comprimidos revestidos 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimido revestidos contendo 1 mg de finasterida em embalagens

Leia mais

RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 ANVISA Site Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2921766/r DC_98_2016.pdf/32ea4e54-c0ab-459d-903d- 8f8a88192412 Apresentação: Andressa Daron Giordani Conceito

Leia mais

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 14, N. 29, P. 435-474, JUN. 2008

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 14, N. 29, P. 435-474, JUN. 2008 REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 14, N. 29, P. 435-474, JUN. 2008 POR QUE AS TARIFAS FORAM PARA OS CÉUS? PROPOSTAS PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO RESUMO GUSTAVO ANTÔNIO GALVÃO DOS SANTOS* EDUARDO

Leia mais

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

ANÁLISE DE PREÇO E DISPONIBILIDADE DE RANITIDINA 150MG EM DROGARIAS

ANÁLISE DE PREÇO E DISPONIBILIDADE DE RANITIDINA 150MG EM DROGARIAS ANÁLISE DE PREÇO E DISPONIBILIDADE DE RANITIDINA 150MG EM DROGARIAS MOREIRA, Paula.T.D* 1 ; ROMERO, Catarina * 1 ; TACCONI, Isabella D.R.G.B. *1 ; FARIA, Luciane G. *2 *1 Estudante do Curso de Farmácia

Leia mais

CAPYLA HAIR (finasterida)

CAPYLA HAIR (finasterida) CAPYLA HAIR (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 1 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Capyla-hair finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg de finasterida acondicionados

Leia mais

Precificação - Estratégias de Determinação de Preços

Precificação - Estratégias de Determinação de Preços Precificação - Estratégias de Determinação de Preços Unidade 11 - Capítulo 14 Desenvolvimento de programas e estratégias de determinação de preços Objetivos como consumidores assimilam e avaliam preços?

Leia mais

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa Tudo o que você precisa saber sobre eliminadores de ar Cartilha para donas de casa O ELIMINADOR DE AR O que é o eliminador de ar? 1. O ELIMINADOR DE AR O eliminador de ar é um dispositivo que, como o próprio

Leia mais

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional - A arrecadação municipal (transferências estaduais e federais) vem crescendo abaixo das expectativas desde 2013. A previsão

Leia mais

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Dose 1 comprimido efervescente/dia. - Ácido ascórbico (vitamina. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada

Dose 1 comprimido efervescente/dia. - Ácido ascórbico (vitamina. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada STARFOR C aspartato de arginina + ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo tubo plástico com 10 comprimidos efervescentes. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido efervescente. USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

Resolução 008/2016 Coren-RS

Resolução 008/2016 Coren-RS Resolução 008/2016 Coren-RS Resolução 008/2016 Coren-RS DECISÃO COREN-RS Nº 008/2016 Veda a dispensação de medicamentos por Profissionais de Enfermagem e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE

Leia mais

HIV/AIDS and the road transport sector

HIV/AIDS and the road transport sector Apresentação 1 HIV/AIDS and the road transport sector VIH e SIDA e o sector do transporte rodoviário Compreender o VIH e a SIDA VIH e SIDA VIH: Vírus da Imunodeficiência Humana SIDA: Síndrome da Imunodeficiência

Leia mais

Conheça a. rede de franquia em faturamento

Conheça a. rede de franquia em faturamento Conheça a 1 rede de franquia em faturamento 2 Sumário O setor supermercadista e o mercado de franquia 5 A Rede DIA no mundo 7 DIA no Brasil 9 Marca própria fidelizando clientes 10 Líder em marca própria

Leia mais

Atualização Licenciamento Windows Server 2003

Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Visão geral Tipos de Licenciamento Modelo de licenciamento do Windows Server 2003 Ativação do Produto Licenciamento Corporativo Tipos de Licenciamento Versão

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP São Paulo, 13 de julho de 2015. Ilmo Sr. Jorge Alves de Almeida Venâncio Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Produtos e Serviços Professor: Charles Leite Introdução A descrição de produtos ou serviços é importante para que as empresas: Vendam sua ideia a investidores. Comparar

Leia mais

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 248 RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Octávio Luiz Motta Ferraz Elsevier, Rio de Janeiro, 2009 Estela Waksberg Guerrini ( * ) Não é preciso explicar

Leia mais

Análise de Mercados competitivos Parte 1

Análise de Mercados competitivos Parte 1 Análise de Mercados competitivos Parte 1 1. Avaliação de Ganhos e Perdas Resultantes de Políticas Governamentais: Excedentes do Consumidor e do Produtor 2. Eficiência do Mercado Competitivo 3. Preços Mínimos

Leia mais

CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE CARTILHA REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE IESS

CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE CARTILHA REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE IESS CARTILHA REA JUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1 Apresentação O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) apresenta um manual simples para a compreensão do público em geral com o objetivo de trazer esclarecimento

Leia mais

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros Matemática ª série Lista 08 Junho/2016 Profª Helena Matemática Financeira 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros 1) (GV) Carlos recebeu R$ 240.000,00 pela venda de um

Leia mais

O Caminho da Inovação Biofarmacêutica

O Caminho da Inovação Biofarmacêutica O Caminho da Inovação Biofarmacêutica Inovação Biofarmacêutica 1. Biotecnologia e biotecnologia farmacêutica 2. Investimento em I&D 3. O processo de I&D 4. O impacto da biotecnologia 5. Casos de sucesso

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml

Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml 5 Kanakion MM pediátrico fitomenadiona Roche Vitamina K Micelas Mistas APRESENTAÇÃO Solução injetável.

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

ALTERAÇÕES NA SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL A PARTIR DA INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR MULTIDISCIPLINAR.

ALTERAÇÕES NA SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL A PARTIR DA INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR MULTIDISCIPLINAR. ALTERAÇÕES NA SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL A PARTIR DA INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR MULTIDISCIPLINAR. Gabriela Salim Xavier, André Luiz Moreno da Silva,

Leia mais

Resoluções de Boas Práticas de Fabricação

Resoluções de Boas Práticas de Fabricação Resoluções de Boas Práticas de Fabricação Thais Mesquita do Couto Araujo GERÊNCIA DE INSPEÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS, INSUMOS FARMACÊUTICOS E PRODUTOS GIMEP/ANVISA BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

O Farmacêutico e os medicamentos de venda livre (OTC) A automedicação

O Farmacêutico e os medicamentos de venda livre (OTC) A automedicação O Farmacêutico e os medicamentos de venda livre (OTC) A automedicação [...] As pessoas, em grande número, estão conscientes quanto ao controle ou tratamento de certos tipos de doenças, sem auxílio de médico

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018 Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED Março 2018 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação

Leia mais

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROMOVIDOS PELO DESCARTE INADEQUADO DE FÁRMACOS

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROMOVIDOS PELO DESCARTE INADEQUADO DE FÁRMACOS PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROMOVIDOS PELO DESCARTE INADEQUADO DE FÁRMACOS Pollyana Gabrielle Lima (1); Lueny Amorim de Oliveira (1); Davina Camelo Chaves (2) Instituto

Leia mais

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências.

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências. Prezado consumidor Esta cartilha, criada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo fornecer-lhe dicas para melhorar sua qualidade de vida com o uso racional de seus recursos

Leia mais

Curso de Dermocosmética

Curso de Dermocosmética Curso de Dermocosmética Módulo 3 - Fotoproteção Formador: Pedro Miranda Pedro.jmiranda@netcabo.pt Curso de Dermocosmética Módulo 3 - Fotoproteção 1ª Sessão Formador: Pedro Miranda Índice: 1. Introdução:...

Leia mais

Medicamentos Fracionados

Medicamentos Fracionados Medicamentos Fracionados [Guia para ] 1 2 Medicamentos Fracionados [Guia para ] 3 4 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Diretor-Presidente Dirceu Raposo de Mello Diretores Cláudio Maierovitch Pessanha

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior)

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior) O ÓLEO DIESEL Link da pesquisa http://www.br.com.br/wps/portal/portaldeconteudo Combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formado principalmente

Leia mais

Estudo dos Custos de Tecnologias de Informação nas Entidades Financeiras

Estudo dos Custos de Tecnologias de Informação nas Entidades Financeiras Estudo dos Custos de Tecnologias de Informação nas Entidades Financeiras Objectivos Objectivos do estudo: Proporcionar uma visão global de evolução dos custos e a utilização das TI; Comparar a evolução

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 0558-2009-01 MÉDICO FISIATRA DS/REABILITAÇÃO R$ 4.105,18-20 horas semanais SESI-SP

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 0558-2009-01 MÉDICO FISIATRA DS/REABILITAÇÃO R$ 4.105,18-20 horas semanais SESI-SP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 0558-2009-01 MÉDICO FISIATRA DS/REABILITAÇÃO R$ 4.105,18-20 horas semanais SESI-SP A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre inscrições para candidatos interessados

Leia mais

A inflação frente ao câmbio e preços internacionais

A inflação frente ao câmbio e preços internacionais São Paulo, 08 de outubro de 2008. NOTA À IMPRENSA A inflação frente ao câmbio e preços internacionais Entre outubro de 2007 e setembro último, a inflação medida pelo ICV-DIEESE foi de 6,79%, com forte

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais

A DEMANDA E A OFERTA. Curso Online

A DEMANDA E A OFERTA. Curso Online A DEMANDA E A OFERTA Curso Online 1 2Todos os Direitos Reservados ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Bem Vindo ao Curso! A Evolução do Pensamento Econômico: Escola Clássica 1-3 A EVOLUÇÃO

Leia mais

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Renda Fixa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditórios O produto O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que

Leia mais

O ciclo de fornecimento de produtos para saúde no Brasil Edição 2019

O ciclo de fornecimento de produtos para saúde no Brasil Edição 2019 O ciclo de fornecimento de produtos para saúde no Brasil Edição 2019 Realização Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde Abraidi 2019 Sobre a Abraidi Missão Assegurar

Leia mais

Ferramentas de Gestão

Ferramentas de Gestão Ferramentas de Gestão Cenário Encontrado Sistemas Criados com objetivo de solucionar problemas isolados Adaptados conforme a necessidade da informação Foco na operacionalização Muitos controles paralelos

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 VERSÃO

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas

Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas CLIPPING INTERNET Rio de Janeiro Janeiro 2016 04/01/2016

Leia mais

Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos

Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos Oficina Regional de Vigilância Pós-Comercialização de Produtos de Interesse à Saúde - VIGIPÓS- Módulo I Farmacovigilância e QT Medicamentos Desvio de Qualidade de Medicamentos Queixa Técnica Botucatu 14

Leia mais

AMPLIAR A FABRICAÇÃO DE GENÉRICOS

AMPLIAR A FABRICAÇÃO DE GENÉRICOS AMPLIAR A FABRICAÇÃO DE GENÉRICOS Compromissos Programáticos de Dilma Em consonância com a política de Ciência e Tecnologia, haverá o desenvolvimento do complexo produtivo da saúde para avançar em direção

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N ) 5H /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ANTEPROJETO DE LEI N ) 5H /2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: frgialr município de [mn CASCAVEL i'2=tivtt=:'«r PcriHn Ar\ P s r- s ri 4 \:::r:ide cascavel r i «^ wv^^-oto ANTEPROJETO DE LEI N ) 5H /2015 DISPÕE SOBRE A TAXA DE PROTEÇÃO A DESASTRES NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança D A T A A B E C I P A B R I L, 2 0 1 6 D E S T A Q U E S D O M Ê S São Paulo, 27 de maio de 2016 Crédito imobiliário alcança R$ 3,5 bilhões em abril

Leia mais

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II

Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II Contextualização Pesquisa Operacional - Unidade de Conteúdo II O tópico contextualização visa vincular o conhecimento acerca do tema abordado, à sua origem e à sua aplicação. Você encontrará aqui as ideias

Leia mais

INTERFARMA Pesquisa Nacional de Opinião Pública

INTERFARMA Pesquisa Nacional de Opinião Pública INTERFARMA Pesquisa Nacional de Opinião Pública outubro 2017 ficha técnica pesquisa telefônica IVR Período de Campo 17 a 20 de outubro de 2017 Universo Amostra Brasileiros e brasileiras com 16 anos de

Leia mais

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA A DEFASAGEM NA CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 1. Marco Legal Vigente Em 25 de março de 2011 o Governo Federal editou a MP 528 que foi convertida na Lei nº 12.469, de 26 de agosto

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina

LABIRIN. dicloridrato de betaistina LABIRIN dicloridrato de betaistina APRESENTAÇÃO Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 e 60 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: dicloridrato de betaistina... 24 mg Excipientes

Leia mais

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE NA OCLUSÃO DE DE VEIA RETINIANA CENTRAL

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE NA OCLUSÃO DE DE VEIA RETINIANA CENTRAL NOTA TÉCNICA 141/2014 Solicitante Emerson Chaves Motta Juíza de Direito - Comarca de Teófilo Otoni - MG. Processo número: 0686 14 010142-5 Data: 18/07/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 4.015, DE 2012 Proíbe a prescrição do direito do consumidor aos pontos acumulados em programas de fidelidade junto a qualquer

Leia mais

Soluções Inovadoras. FlyFlex. Fly Solution

Soluções Inovadoras. FlyFlex. Fly Solution Soluções Inovadoras FlyFlex Versão 1.00 Fly Solution O Software FlyFlex 1.00 FlyFlex é um software desenvolvido pela empresa Fly Solution para atender a necessidade de gestão de negócios de pequenas e

Leia mais

A 3M enfatiza o desenvolvimento de novos produtos

A 3M enfatiza o desenvolvimento de novos produtos Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida: Estágios do desenvolvimento de novos produtos. Abordagens do desenvolvimento de novos produtos. O ciclo de vida dos produtos. Profa.

Leia mais

TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll

TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll TIPOS DE INVESTIMENTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA- PARTE ll! Investimento pré-operacional! Investimento em giro! Liberação do investimento em giro! Sunk Cost Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1 DE JANEIRO DE 2009 E 31 DE DEZEMBRO DE

PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1 DE JANEIRO DE 2009 E 31 DE DEZEMBRO DE NOTA INFORMATIVA SOBRE AS CONCLUSÕES DO COMITÉ EUROPEU DOS DIREITOS SOCIAIS RELATIVAS À APLICAÇÃO DA CARTA SOCIAL EUROPEIA REVISTA JANEIRO 2015 (PORTUGAL 2009-2012) I. INTRODUÇÃO A Carta Social Europeia

Leia mais

Áreas de Abordagem. Com base na experiência acumulada do IBOPE Inteligência, somada a recentes

Áreas de Abordagem. Com base na experiência acumulada do IBOPE Inteligência, somada a recentes Objetivo O IBOPE Inteligência desenvolveu uma metodologia exclusiva de medição e explicação da satisfação dos usuários de serviços públicos no Brasil, que oferece aos gestores uma ferramenta precisa para

Leia mais

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Resolução RDC n de outubro de 2010

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Resolução RDC n de outubro de 2010 Resolução RDC n 44 26 de outubro de 2010 PROJETO INICIAL Proposta de Medida mais Restritiva para prescrição e dispensação de Antibióticos no Brasil. Antibioticoterapia Características específicas: Utilização

Leia mais

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES. INVESTIMENTOS e RISCOS

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES. INVESTIMENTOS e RISCOS PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISES INVESTIMENTOS e RISCOS RENTABILIDADE A rentabilidade é a variação entre um preço inicial e um preço final em determinado período. É o objetivo máximo de qualquer investidor,

Leia mais

Desafio proposto: O que se passa então? Genéricos: é possível ir mais longe?

Desafio proposto: O que se passa então? Genéricos: é possível ir mais longe? Genéricos: é possível ir mais longe? Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Desafio proposto: Quais os limites? Que futuro? Que impacto sobre os custos totais com medicamentos?

Leia mais

Cesta Básica. Boletim Julho

Cesta Básica. Boletim Julho Cesta Básica Boletim Julho - 2011 O custo da cesta básica na cidade de Ilhéus diminuiu 2,63%, de R$196,39 em junho para R$191,23 em julho (Tabela 1). A diminuição no preço do tomate de 23,95% foi o que

Leia mais

Estudo do Mercado do Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009

Estudo do Mercado do Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 Estudo do Mercado do Leite Público: Canais Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 INTRODUÇÃO 2 A atuação dos diversos setores da economia será bem sucedida uma vez que se tenha informações suficientes acerca do ambiente

Leia mais

Acidentes de origem eléctrica em Portugal

Acidentes de origem eléctrica em Portugal 0. Introdução Este relatório é o resultado do registo dos acidentes e incidentes de origem eléctrica que foram noticiados pela imprensa nos serviços online a nível nacional no ano de 2011, à imagem dos

Leia mais

FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDO MATO-GROSSENSE DE APOIO À CULTURA DA SEMENTE MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Cuiabá/MT, 10/04/2013 1 MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 1. INTRODUÇÃO 1.1 - Recomenda-se a leitura deste manual antes de utilizar

Leia mais

Por Quanto Posso Vender Meu Produto?

Por Quanto Posso Vender Meu Produto? Por Quanto Posso Vender Meu Produto? POR QUANTO POSSO VENDER MEU PRODUTO? Vejo muita gente, principalmente no Facebook, perguntando POR QUANTO vender seus produtos, sejam eles, bolos, doces, bombons, salgados

Leia mais

Fisiopatologia Respiratória na Obesidade Mórbida. Implicações Perioperatorias

Fisiopatologia Respiratória na Obesidade Mórbida. Implicações Perioperatorias Introdução A obesidade constitui um dos problemas de saúde mais importantes das sociedades desenvolvidas Na Espanha os custos econômicos com a obesidade representam 6,9% do gasto sanitário O índice de

Leia mais

Fique bem informado sobre os genéricos da Mepha

Fique bem informado sobre os genéricos da Mepha Folheto informativo para pacientes português Fique bem informado sobre os genéricos da Mepha Die mit dem Regenbogen Fique bem informado sobre os Folheto informativo para pacientes O que são genéricos?

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 Principais resultados da PNAD 2013 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO

Leia mais

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação

Informações Gerenciais de. Contratações Públicas de Bens. e Serviços de Tecnologia da. Informação Informações Gerenciais de Contratações Públicas de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação janeiro a dezembro de 2012 Sumário Executivo MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Em 2012, os órgãos da administração

Leia mais

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural 15. Enquanto uma firma compettitiva é tomadora de preço, a firma monopolista é fazedora de preço Uma firma é considerada monopolista se: É a única vendedora de um produto O produto não tem um substituto

Leia mais

DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998

DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998 DECRETO Nº 2.655, DE 02 DE JULHO DE 1998 Regulamenta o Mercado Atacadista de Energia Elétrica, define as regras de organização do Operador Nacional do Sistema Elétrico, de que trata a Lei n o 9.648, de

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO

COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJO PRATO POR EMPRESAS PARANAENSES RESUMO Melissa Watanabe 1 José Roberto Canziani 2 Vania Di Addario Guimarães 3 Este artigo apresenta um retrato da comercialização de queijo prato

Leia mais

INFORME. Além disso, foram publicadas, paralelamente, as seguintes normativas:

INFORME. Além disso, foram publicadas, paralelamente, as seguintes normativas: INFORME Ref.: Requisitos Sanitários para Suplementos Alimentares (Resoluções da Diretoria Colegiada da ANVISA nº 239/2018, 240/2018, 241/2018, 242/2018, 243/2018 e Instrução Normativa nº 28/2018) Os suplementos

Leia mais

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada.

Em atendimento à Audiência Pública supra citada, vimos pela presente apresentar nossas considerações sobre a minuta disponibilizada. Curitiba, 15 de janeiro de 2008 Sr. José Augusto da Silva Superintendente de Mediação Administrativa Setorial Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL SGAN - Quadra 603 - Módulo I 70830-030 Brasília

Leia mais

Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes Dallepiane 3.

Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes Dallepiane 3. ANÁLISE DA GERAÇÃO HIDRELÉTRICA DO RS SOB SUAS CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS, TEMPO DE VIDA E REQUISITOS DE MANUTENÇÃO PARA O CONTEXTO ENERGÉTICO NACIONAL 1 Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes

Leia mais

Indústria subirá preço mesmo com demanda interna retraída

Indústria subirá preço mesmo com demanda interna retraída Boletim 931/2016 Ano VIII 01/03/2016 Indústria subirá preço mesmo com demanda interna retraída Alternativa. Fabricantes de alimentos, bebidas, cosméticos e vestuário têm dificuldade para promover reajustes

Leia mais

3HQVD ID]HU DV VXDV FRPSUDV GH 1DWDO QR HVWUDQJHLUR HVWH DQR" ± FRQVHOKRV DRV FRQVXPLGRUHV

3HQVD ID]HU DV VXDV FRPSUDV GH 1DWDO QR HVWUDQJHLUR HVWH DQR ± FRQVHOKRV DRV FRQVXPLGRUHV ,3 Bruxelas, 4 de Dezembro de 2002 3HQVD ID]HU DV VXDV FRPSUDV GH 1DWDO QR HVWUDQJHLUR HVWH DQR" ± FRQVHOKRV DRV FRQVXPLGRUHV (P 'H]HPEUR GH p SURYiYHO TXH RV FRQVXPLGRUHV WLUHP SDUWLGR GR PHUFDGRLQWHUQRSDUDID]HUHPDVVXDVFRPSUDVGH1DWDODOpPIURQWHLUDVHP

Leia mais

Por último cabe também destacar a diferença entre o número de empresas consideradas em cada pais na determinação do índice apresentado pelo MSCI.

Por último cabe também destacar a diferença entre o número de empresas consideradas em cada pais na determinação do índice apresentado pelo MSCI. 5 Conclusão Os resultados extraídos das regressões feitas nos dois conjuntos de países levam a uma primeira conclusão sobre a influência das variáveis de ambiente na determinação do valor da empresa. No

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Março 2017 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação para o setor farmacêutico, cria a Câmara de Regulação do

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS ENTENDA MANUAL COMO E POR QUE. RELATAR EventoS AdversoS

FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS ENTENDA MANUAL COMO E POR QUE. RELATAR EventoS AdversoS FARMACOVIGILÂNCIA A QUALIDADE FQM EM SUAS MÃOS MANUAL ENTENDA COMO E POR QUE RELATAR EventoS AdversoS Apresentação O desastre da Talidomida no final da década de 50 foi um marco mundial na história da

Leia mais

Segurança Pública 30 de março de 2011

Segurança Pública 30 de março de 2011 Segurança Pública 30 de março de 2011 1 Governo Federal Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Ministro Wellington Moreira Franco Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos

Leia mais

Mylanta Plus. Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda. Suspensão oral - sabores menta e morango

Mylanta Plus. Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda. Suspensão oral - sabores menta e morango Mylanta Plus Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda 80 mg/ml de hidróxido de alumínio gel seco, 80 mg/ml de hidróxido de magnésio e 6 mg/ml de simeticona MYLANTA PLUS hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

NEO DIMETICON. (simeticona)

NEO DIMETICON. (simeticona) NEO DIMETICON (simeticona) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 40mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEO DIMETICON simeticona APRESENTAÇÕES Comprimidos 40mg: Embalagem com 20 comprimidos.

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais