MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5"

Transcrição

1 MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5

2 Para maiores informações, entre em contato com nosso departamento técnico. Ele irá ajudá-lo esclarecer as suas duvidas. Matriz: (14) (14)

3 BALANCIM ELÉTRICO LIMAC O BALANCIM ELÉTRICO LIMAC é um andaime suspenso para ser utilizado em serviços de reboco, reparo, pintura, limpeza e manutenção em fachadas prediais e outras. É composto de guinchos elétricos, plataformas metálica construída com perfis soldados e cabos de aço que atendem todas as normas de segurança e com sistema de segurança anti quedas bloq fort. A movimentação do andaime é feita pelos cabos de aço de içamento (tração), tracionados pelos dois guinchos motores redutores, instale-os um em cada cabeceira da plataforma. Ao lado de cada guincho existe um segundo cabo, passando por um dispositivo trava-queda automático, o Bloq - Fort, que evita a queda do andaime em caso de ruptura do cabo de tração correspondente, deficiência na ancoragem e ou em caso de inclinação excessiva da plataforma. O comando de movimentação é feito a partir do painel de comando central que aciona os dois guinchos simultaneamente ou individualmente. Instalado sobre cada cabo de tração, existe um batente fim de curso mecânico que imobiliza o andaime no final de seu curso mais alto. Este equipamento tem uma velocidade de subida ou descida de aproximadamente 09 metros por minuto, o que facilita os serviços em prédios altos e que exijam rapidez de execução. Além disso, por ser modular, o conjunto permite grande variedade de comprimentos de plataforma. DETALHAMENTO DO ANDAIME Abaixo, uma descrição detalhada de cada item que compõe o andaime da seguinte forma: 1 - MÓDULO PADRÃO 2 - GUINCHOS ELÉTRICOS 3 - DISPOSITIVO TRAVA-QUEDA AUTOMÁTICO (BLOQ-FORT LIMAC) 4 - CABOS DE AÇO 5 - PAINÉIS DE CONTROLE

4 1 - MÓDULO PADRÃO Fica entendido por módulo padrão o conjunto plataforma, cabeceira, guarda corpo. O comprimento total do andaime será em função da quantidade de módulos montados no equipamento. Suas medidas padrão são 02 e 03 metros de comprimento. 2 GUINCHOS ELÉTRICOS O guincho elétrico foi projetado para permitir elevação sem limite de altura, isto graças a seu sistema de roldanas de aderência, no qual o cabo somente passa pelo guincho e não se armazena nele. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: - Guincho elétrico com motor trifásico 220/380 V. - Frequência de trabalho: 60 hz. - Capacidade nominal de carga de cada Guincho LM 1.5: 500 kg. - Potência: 1,5 CV. - Peso do Guincho de tração sem o cabo: 50 kg. - Velocidade de deslocamento: 9m/min. - Cabo de alimentação: até 80m de comprimento - 4 x 2,5mm2 pp. acima de 80m de comprimento - 4 x 4mm2 pp. TIPOS DE ACIONAMENTO Os guinchos LM 1.5 são equipados com sistema de descida de emergência: Por ex. falta de energia. Eles são compostos de um destravamento manual do freio eletromagnético, acoplado na superfície do moto freio do motor. PAINEL DE COMANDO CENTRAL Acionamento simultâneo ou independente dos guinchos para cima ou para baixo, mais parada de emergência.

5 3 - DISPOSITIVO TRAVA QUEDAS (BLOQ FORT LIMAC) O trava-quedas é equipado com um sistema de mordentes temperados de alta resistência. Cada um deles instalados no andaime (2) tem capacidade de reter cargas de até 01 tonelada Cada trava-quedas é equipado de um sistema automático que, ao inclinar a plataforma mais de 15º, o mesmo atua sobre o cabo, retendo toda a carga suspensa. A figura ao lado mostra o trava quedas modelo BLOQ-FORT I LIMAC. 4 - CABOS DE AÇO Os andaimes LIMAC trabalham obrigatoriamente com 04 cabos de aço Ø 8mm calibrados, com tratamento por galvanização. São fornecidos em carretéis metálicos em comprimentos diversos, de acordo com a necessidade do cliente. Este cabo sofre tratamento de solda ponta de bala para permitir uma perfeita introdução do mesmo no guincho. PESOS E CAPACIDADE DE CARGA DO BALANCIM LIMAC ELÉTRICO: TAMANHO PESO PLATAFORMA CAPACIDADE CARGA+HOMENS PESO BRUTO 02 m m m m m m m

6 COMBINAÇÃO DE MÓDULOS DE 2 E 3 METROS. 2 2m 3 3m 4m m 3 3 6m MONTAGEM DO EQUIPAMENTO 1 - FIXAÇÃO DAS LATERAIS E CABECEIRAS: Todas as partes da plataforma são fixadas por intermédio de parafusos de alta resistência com porcas. A montagem segue o seguinte procedimento: a - Posicione o fundo da plataforma em um local plano; coloque em primeiro lugar as laterais, procurando sempre coincidir as furações. b - Em seguida, posicione as laterais do andaime e proceda da mesma maneira. c - Dê o aperto final.

7 Caso seu equipamento possuir um comprimento acima de 3 metros, para unir a seguinte plataforma, observe a figura abaixo. Figura 01: Elemento de União. 2 - COLOCAÇÕES DOS GUINCHOS ELÉTRICOS E TRAVA QUEDAS Os guinchos são fixados nas cabeceiras da plataforma da seguinte maneira: a - Posicione o guincho de maneira a coincidir as furações do guincho com a cabeceira. b - Introduza os parafusos nos furos inferior do suporte da cabeceira. Aperte bem os parafusos. c - Posicione o trava quedas com o lado da roldana virado para dentro do equipamento. d - Coloque os parafusos e dê o aperto, você notará que o canal da roldana coincide com o furo de entrada do guincho.

8 LIGAÇÕES ELÉTRICAS Os guinchos são protegidos para trabalhar em 220 ou 380 v (conforme descrição técnica anterior). Verifique a tensão da rede disponível para o equipamento. Instale o painel de comandos, conforma mostra a figura abaixo. Observe que os plugs são conectados nas tomadas vermelhas, que estão fixadas na parte inferior da caixa de comando. Instale o painel de comandos, conforma mostra a figura abaixo: Na foto abaixo, a tomada vermelha tem: 3 fases 1 neutro 1 terra Para ser utilizada em 220/ 380 V. OPERAÇÃO DO PAINEL DE COMANDOS - Para o guincho subir ou descer, primeiro observe se o botão vermelho (emergência) está em posição livre. Se não estiver, gire-o e puxe para fora. - Para subir ou descer, pressione um dos botões com as setas direcionais (para cima ou para baixo). - Para acionar individualmente cada um dos motores, gire o botão preto (nivelador), para o lado

9 correspondente ao motor a ser acionado, tanto para cima como para baixo. - Para que o guincho se movimente, mantenha o botão preto na posição desejada (direita ou esquerda) e pressione um dos botões de subida ou descida. - Esta operação se faz necessária somente para o nivelamento da plataforma. Na foto abaixo, vistas dos botões do painel de comandos: VERMELHA EMERGÊNCIA. PRETO NIVELADOR (direita ou esquerda). VERDE SOBE ou DESCE Abaixo, o acionamento do botão de corte de energia, que deve ser empurrado com um golpe.

10 INSTALAÇÃO DOS CABOS DE AÇO Como já foi mencionado, o equipamento trabalha com dois cabos de aço de cada lado: um para o guincho elétrico e outro para o trava-quedas. Eis os procedimentos admitindo que os cabos já estejam fixados na cobertura do prédio ou similar, pegue a extremidade do cabo e introduza manualmente no furo de entrada no guincho, até sentir uma resistência. Feito isto, acione no painel de comando o botão de subida individual referente a este guincho. Ele começará a puxar o cabo. Opere esta fase de tal maneira que o cabo de suspensão fique esticado sem tirar o andaime do chão. Repita esta operação no segundo guincho. Após este procedimento, o andaime estará com os cabos de tração passados. A próxima etapa será a instalação dos cabos nos trava-quedas. INSTALAÇÃO DOS CABOS DE SEGURANÇA NOS TRAVA-QUEDAS Para introduzir o cabo de segurança no trava-quedas, empurre a alavanca com a roldana para o lado oposto ao motor, em direção à cabeceira para aliviar a pressão dos mordentes sobre o cabo de aço. Após instalar o primeiro cabo, repita a operação no outro trava-quedas. SEGURANÇA A plataforma está equipada com um trava-quedas para cada motor. Em caso de inclinação excessiva (acima de 15º) ele entrará em ação e travará o lado que estiver descendo.

11 Na foto ao lado, vê-se uma plataforma desnivelada e bloqueada nesta posição pelo trava-quedas. Para liberar o motor obedeça aos seguintes procedimentos: PROCEDIMENTOS NA FALTA DE ENERGIA Caso falte energia enquanto se opera o guincho, siga os procedimentos abaixo: - Certifique-se que o seu companheiro no guincho execute a mesma operação. - Simultaneamente, os dois operadores puxam a alavanca para cima ou para baixo e rodeando a manopla no sentido anti-horário que está preso a um cabo de aço junto ao motor, então a plataforma descerá. Caso um dos operadores descuide, e a plataforma fique bloqueada pelo trava-quedas por desnivelamento, repita a operação no motor que esteja mais alto, nivelando assim a plataforma. MEDIDAS DE SEGURANÇA 1) As condições de trabalho, fixação e operação de seu equipamento devem ser verificadas obrigatoriamente antes do início da utilização. 2) Certifique-se que o andaime não esteja montados próximo demais da rede elétrica. 3) Não inicie a operação do andaime sem a sua liberação pela Assistência Técnica ou pelo engenheiro responsável da obra. 4) Nunca se apoie no guarda-corpo. 5) Quando estiver subindo ou descendo o andaime, faça-o com total atenção. 6) Não acione exageradamente um só guincho, evitando a inclinação demasiada da plataforma. 7) Não é permitido (conforme NR18), mais que duas pessoas sobre a plataforma do equipamento, além do material necessário ao serviço. 8) Não trabalhe sobre andaimes em situações chuva ou vento forte. 9) Não deixe materiais, ferramentas e utensílios de trabalho sobre o andaime após o serviço. 10) No final do expediente fixe o andaime à fachada com cordas ou arames, evitando os movimentos oscilatórios. 11) Mantenha a roldana do trava-quedas isenta de detritos para que se mova livremente. 12) É expressamente proibida a violação dos componentes mecânicos do andaime. Caso observe qualquer irregularidade, chame imediatamente a assistência Técnica da BARAM ou uma

12 assistência autorizada. 13) Não é permitida a interligação de plataformas. 14) Verifique diariamente o estado dos cabos de aço. Eles devem estar sempre afastados de quinas vivas e livres de nós, torção, danificação e emendas. 15) Verifique regularmente as condições do fim de curso. 16) Verifique antes da operação se tanto o cabo de alimentação elétrica quanto os cabos de aço possuem comprimento suficiente para atender a altura do prédio. 17) Certifique-se que o diâmetro do cabo de aço disponível está correto para atender tanto o trava-quedas quanto o guincho elétrico. 18) Ao final da jornada de trabalho, desligue e cubra os guinchos elétricos com uma capa protetora. 19) Todo o pavimento abaixo a área de trabalho da plataforma deverá ser isolado para prevenir o acesso de pessoas não autorizadas. 20) Os pontos de fixação do andaime deverá suportar três vezes a o peso do equipamento, contate um engº calculista. 21) Nunca apoie o guincho sobre os cabos de aço. 22) Utilize um estrado firme para apoiar o andaime quando estiver sobre o piso. 23) Utilize contrapesos para manter os cabos esticados, evitando a torção sobre eles (ver FIG. 01). 24) Verifique diariamente as condições de fixação dos cabos, na parte superior da estrutura, onde se está executando o trabalho. 25) Não permita jatos d'água sobre os motores, painel de comando, cabos e tomadas. FIG. 01 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO Nunca é demais lembrar que os equipamentos de proteção existem para serem usados. Com eles você trabalha com maior segurança. Evite atitudes que possam dar margem a acidentes ou coloque em risco sua vida, a de seu colega ou a de terceiros. Relacionamos os equipamentos de proteção individual (EPI's) essenciais e obrigatórios por lei para o trabalho em andaimes suspenso:

13 - TRAVA QUEDAS INDIVIDUAL. - CORDAS ou CABOS DE AÇO. - CINTO DE SEGURANÇA. - CAPACETE - BOTAS ou BOTINAS DE SEGURANÇA. - LUVAS (conforme determinação segurança do trabalho) Todos os EPI s devem ter C.A, do Ministério do Trabalho. IMPORTANTE CASO ESTEJA TRABALHANDO COM PRODUTOS INFLAMAVEIS SOBRE O EQUIPAMENTO, UTILIZE EXTINTORES. -NÃO FUME. -NÃO ACENDA FOSFORO e ou ISQUEIROS. -NÃO TRABALHE COM LIXADEIRAS. -NÃO TRABALHE COM MARTELETES. -NÃO TRABALHE COM MAQUINAS OU FERRAMENTAS QUE PRODUZAM FAISCAS. >TENHA O MÁXIMO CUIDADO<

14 MANUAL DE MANUTENÇÃO ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO OBSERVAÇÕES Sempre que for efetuar um conserto no andaime utilize as ferramentas corretas e não negligencie as regras da boa prática mecânica, mesmo as mais básicas. Lembre-se também de fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) adequados quando for realizar qualquer trabalho de manutenção. Acompanham este manual as planilhas do PVME Programa de Verificação e Manutenção de Equipamento. Lembre-se de que qualquer anormalidade que for constatada nos equipamentos, de menor ou maior intensidade, SEMPRE deverá ser comunicada ao Engenheiro responsável técnico, mestre ou encarregado pela obra, mesmo aquelas citadas neste manual. Cuidados a observar em cada componente PLATAFORMA A plataforma em si não sofre desgaste durante o uso, mas alguns descuidos casuais como pancadas de ferramentas podem gerar pontos de corrosão. Os pontos de fixação do guincho e do Bloq-Fort também estão sujeitos ao fenômeno. A corrosão reduz a área da seção dos materiais empregados e, portanto, compromete a resistência mecânica calculada e deve ser considerada. Outro aspecto a controlar é o surgimento de eventuais trincas em soldas. Estas, a princípio, não devem surgir, mas como se trata de equipamento com alto risco de uso deve ser verificado com especial atenção. Por ser um produto sujeito às intempéries e outras variáveis não previsíveis, não há como prédefinir prazos para inspeções. A recomendação mais apropriada é a de que na revisão semestral do guincho de tração e do sistema trava-quedas se faça uma verificação geral da plataforma. Os pontos de corrosão podem ser monitorados, devendo se fazer a eliminação quando atingirem maior volume. As trincas, no entanto, de verão ser corrigidas sempre que constatadas, independente do prazo. Para a devida correção, informe ao soldador que as paredes dos tubos retangulares é de 2 mm para que ele faça o ajuste correto da máquina de solda. Utilize o procedimento normal: limpeza e eliminação da ferrugem com lixadeira no cordão de solda, nova soldagem, posterior proteção com algum produto anti ferrugem e cobertura final com tinta. PAINEL DE COMANDO Para cada manuseio do andaime estão disponíveis 02 botões de comando, uma chave seletora e uma chave-geral. Os botões têm a função sobe-desce da plataforma. A chave seletora individualiza a atuação dos guinchos na função direto-esquerdo para que o operador possa compensar eventuais desníveis entre as extremidades do andaime. Acompanham ainda o painel as tomadas para a utilização de ferramentas elétricas no andaime. O conjunto de componentes elétricos é básico, aquele usualmente utilizado para acionamento de motores, e qualquer anomalia certamente implicará na substituição do elemento defeituoso.

15 PLANO DE MANUTENÇÃO Cada empresa tem uma forma própria de elaborar seu plano de manutenção. Algumas se baseiam em normas internas e outras nas informações do fabricante. Qualquer um dos métodos é válido, desde que seja seguido à risca. Como se pôde ver na descrição de cada componente e em função do PMPE Programa de Manutenção Preventiva do Equipamento entende-se que o plano de manutenção se restringirá a uma inspeção e limpeza em todo o equipamento, inclusive dos cabos de aço, em intervalos de 06 (seis), meses, tendo este que ser documentado. CABOS DE AÇO Os cabos de aço utilizados neste equipamento são do tipo galvanizado na bitola 5/16" (Ø 8 mm), tanto os de tração quanto os de segurança. Trabalham em condição diferenciada pois não podem ser lubrificados para que o guincho de tração tenha melhor eficiência. Este detalhe não altera a resistência do cabo. Apenas reduz sua vida útil e requer um pouco mais de atenção sobre suas condições de trabalho. Apesar de sua proteção superficial, por estar sujeito a intempéries sempre haverá a ocorrência de corrosão na parte externa, o que deve ser verificado e devidamente monitorado. A corrosão não apenas reduz a área resistente do cabo, mas também facilita a ruptura dos fios (arames). Não há como definir um prazo ou intervalos de tempo para se fazer uma inspeção nos cabos. Nossa experiência nos permite sugerir que quando se fizer a verificação do guincho de tração e do Bloq-Fort (a cada 06 meses) também se faça uma corrida do andaime por todo comprimento dos cabos, procurando detectar eventuais pontos de corrosão ou rompimento de fios. Há que lembrar que os próprios usuários e operadores do andaime estão instruídos para informarem quando descobrirem qualquer anomalia. IMPORTANTE: - Qualquer anormalidade detectada em qualquer um dos cabos de aço deve ser informada ao Engenheiro responsável técnico, mestre ou encarregado pela obra. - Mantenha os cabos de aço limpos na medida do possível e, lembre-se, não use nenhum tipo de lubrificante neles. Cabe ainda sugerir que, na eventualidade de algum conserto, a plataforma seja devolvida ao pessoal da obra devidamente limpa, inclusive o piso, como prova da qualidade de trabalho do pessoal da Manutenção. O operador certamente se sentirá mais tranquilo para operar o

16 equipamento e, consequentemente, mais seguro. GUINCHO DE TRAÇÃO O guincho de tração é o componente dinâmico mais ativo do andaime, o que permite concluir que estão nele os itens de maior desgaste. É basicamente constituído por duas polias em V específica para sua função (não confundir com polias para correias de borracha), mais um sistema flexível por mola para garantir o correto posicionamento do cabo de aço nesta polia, e um dispositivo direcionador e condutor do cabo de aço para assegurar o pleno funcionamento do sistema. O acionamento é feito por um conjunto de moto-redutor. A caixa do guincho não é vedada, mas tem suficiente proteção para impedir a entrada de elementos sólidos que encurtem sua vida útil ou que afetam algum aspecto envolvendo a segurança. Seu tempo de utilização é bastante amplo. Para sua melhor compreensão, há apenas 03 pontos em que se configura maior desgaste mecânico: no canal da polia, nos tubos que orientam a entrada e a saída dos cabos de aços, e no separador (peça de bronze) que redireciona o cabo. Nenhum destes desgastes compromete a segurança do equipamento e nem representa risco de vida. Perde-se eficiência na condução do equipamento, apenas isso. Se somarmos todas as horas efetivas em que o guincho trabalha chegaremos a um valor muito pequeno. Só que teremos que usar como premissa o momento inicial de atuação do guincho a partir da condição de equipamento novo para definirmos estes tempos. Lembre-se de considerar sempre este detalhe. E, muito importante, mudança de obra não significa novo tempo. Considere o tempo contínuo de uso do equipamento. A recomendação é de que se faça a abertura da caixa para uma inspeção a cada 06 (seis) meses. Providenciar em uma boa limpeza e avaliar as peças de desgastes citadas e, se for o caso, tratar de sua reposição. O redutor é do tipo estanque, não necessitando de complementação de óleo. Deve-se apenas repor a graxa, em pequena quantidade, no conjunto coroa-pinhão do próprio guincho. Os rolamentos do eixo central têm proteção e não requerem cuidados. Observar e monitorar o surgimento de pontos de corrosão em todos os componentes do guincho é fundamental.

17 CHECKLISTS PARA VISTORIAS

18

19

20

21

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE Os Andaimes Suspensos da AeroAndaimes, são caracterizados por serem versáteis, proporcionando movimentações rápidas e

Leia mais

www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq.

www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq. www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq.com SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE... 3

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE MANUAL DE OPERAÇÃO Balancim Individual do Tipo Cadeirinha Mecânica Cabo Passante O Balancim Individual Manual AeroAndaimes é um equipamento para movimentações verticais realizadas através do guincho de

Leia mais

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001)

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18 Andaime Suspenso Mecânico ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18.15.30 Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes

Leia mais

PLANILHA DE MANUTENÇÃO

PLANILHA DE MANUTENÇÃO Andaime Suspenso Elétrico PLANILHA DE MANUTENÇÃO A inspeção inicial deve ser realizada antes da entrada em operação do guincho, após uma nova montagem, pelos responsáveis pela manutenção do equipamento.

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL)

MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL) MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL) MEDIDAS DE SEGURANÇA QUANTO À MONTAGEM E USO DE ANDAIMES SUSPENSOS 1. O andaime não deve ser montado muito próximo à redes de energia elétrica. 2. Não utilizar o andaime

Leia mais

Manual de instruções. Rampa de alinhamento

Manual de instruções. Rampa de alinhamento Manual de instruções Rampa de alinhamento Apresentação Primeiramente queremos lhe dar os parabéns pela escolha de um equipamento com nossa marca. Somos uma empresa instalada no ramo de máquinas para auto

Leia mais

ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE

ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE PROTEÇÃO. ESTA MEDIDA É OBRIGATÓRIA E DEVE SER FEITA ANTES

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL. (Andaime Suspenso Individual Mecânico)

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL. (Andaime Suspenso Individual Mecânico) MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA CADEIRINHA MANUAL (Andaime Suspenso Individual Mecânico) ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÃO TÉCNICA... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 3 2.1. USO DE CADEIRINHA

Leia mais

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de Objetivos Sensibilizar os operadores de Ponte Rolante quanto à necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de ocorrência de acidentes. Adotar procedimentos de rotina,

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

CREA: 865517. Eng. Responsável: Antonio Braz Ranazzi Balancim Leve Manual Manual de operação do Balancim Leve Manual

CREA: 865517. Eng. Responsável: Antonio Braz Ranazzi Balancim Leve Manual Manual de operação do Balancim Leve Manual CREA: 865517 Eng. Responsável: Antonio Braz Ranazzi Balancim Leve Manual Manual de operação do Balancim Leve Manual SUMÁRIO 1. O ANDAIME SUSPENSO... 3 2. COMPONENTES DO ANDAIME SUSPENSO LEVE... 3 3. DIMENSÕES

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO Pág.: 1 de 10 Identificação do equipamento ELEVADOR DE PASSAGEIROS E CARGAS Com Relação às Torres: Prumo; Espessura da parede do tubo; Resistência e nivelamento da base; Estaiamento; Aterramento elétrico

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

Portaria nº 30 de 20 de Dezembro de 2001

Portaria nº 30 de 20 de Dezembro de 2001 Portaria nº 30 de 20 de Dezembro de 2001 A SECRETÁRIA DE INSPEÇAO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições legais que lhe conferem o Decreto n.º

Leia mais

Importante. Sumário. Entre em contato conosco:

Importante. Sumário. Entre em contato conosco: Manual do operador Terceira edição Segunda impressão Importante Leia, compreenda e siga estas normas de segurança e instruções de operação antes de operar a máquina. Somente pessoas treinadas e autorizadas

Leia mais

TÉCNICO. manual BALANCIM INDIVIDUAL - CADEIRINHA

TÉCNICO. manual BALANCIM INDIVIDUAL - CADEIRINHA manual TÉCNICO BALANCIM INDIVIDUAL - CADEIRINHA Sumário Balancim Individual - Cadeirinha...03 Instrução de Montagem...05 Norma Regulamentadora NR-18...07 Atualização da NR-18...11 Balancim Individual -

Leia mais

SOLUÇÕES PARA FACHADA. metax.com.br

SOLUÇÕES PARA FACHADA. metax.com.br SOLUÇÕES PARA FACHADA metax.com.br Passarela para pedestres Estes equipamentos são utilizados em locais onde a instalação do andaime fachadeiro obstrui a passagem de via, ou seja, a fachada do prédio não

Leia mais

manual TÉCNICO BALANCIM ULTRALEVE 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial.

manual TÉCNICO BALANCIM ULTRALEVE 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial. manual TÉCNICO BALANCIM ULTRALEVE Sumário Balancim Ultraleve...03 Componentes do Andaime Suspenso...04 Plataformas Retas...05 Instrução de Montagem...06 Balancim em L...07 Opções de Instalações...13 Recomendações

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO Pág.: 1 de 9 Identificação do equipamento ELEVADOR DE PASSAGEIROS E CARGAS Com Relação às Torres: Prumo; Espessura da parede do tubo; Resistência e nivelamento da base; Estaiamento; Aterramento elétrico

Leia mais

www.drmequipamentos.com.br 1

www.drmequipamentos.com.br 1 www.drmequipamentos.com.br 1 INSTITUCIONAL: DRM EQUIPAMENTOS - Locações e Vendas de Equipamentos para Construção Civil A DRM - Locações e Vendas de Equipamentos corresponde à grande evolução na indústria

Leia mais

BALANCIM MANUAL E ELÉTRICO

BALANCIM MANUAL E ELÉTRICO MANUAL DE INSTALAÇÃO E MONTAGEM BALANCIM MANUAL E ELÉTRICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS MONTAGEM Tanto o Balancim Manual como o Elétrico são ideais para serviços em fachada como: reboco, chapisco, limpeza,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES E OPERAÇÃO. DPE Desmontadora de Pneus Elétrica

MANUAL DE INSTRUÇÕES E OPERAÇÃO. DPE Desmontadora de Pneus Elétrica MANUAL DE INSTRUÇÕES E OPERAÇÃO DPE Desmontadora de Pneus Elétrica 01 - Cabeçote Fixador 02 Garras 03 Bicos de Pato Deslocador 04 Haste Móvel 05 Braço Deslocador 06 Trava da Haste Móvel 07 Mola 08 Bico

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MONTAGEM BALANCIM MECÂNCO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MONTAGEM BALANCIM MECÂNCO MANUAL DE INSTALAÇÃO E MONTAGEM BALANCIM MECÂNCO Esta modalidade de balancins é a solução ideal para serviços em fachada como: reboco, chapisco, limpeza, restauração, revestimentos, rejuntamento de pastilhas,

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS

MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS Página: 1 de 13 Texto final APROVADO pelo CPN em 2 SET de 2010, considerando a Nota Técnica O66 2010- DSST/SIT/MTE ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.14.1 Os equipamentos de transporte vertical de materiais

Leia mais

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção.

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. MODELO: BYG AR 1533 Índice 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. 7. Diagrama elétrico. 8. Diagrama hidráulico. 9. Peças

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 1 Definição ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007) ANEXO IV PLATAFORMAS DE TRABALHO AÉREO (Alterado

Leia mais

ANDAIME FACHADEIRO ANDAIME FACHADEIRO

ANDAIME FACHADEIRO ANDAIME FACHADEIRO e MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO ANDAIME FACHADEIRO Trabalho em Altura Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes

Leia mais

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Modelo ALGAROBA VBX05 Os Direitos autorais pertencem a VB IMPORTAÇAO LTDA proibindo a reprodução sem previa autorização Obrigado por escolher a VERDE BIKE.

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro.

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro. e MANUAL TÉCNICO ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR e ANDAIME TUBULAR Objetivo Estabelecer os procedimentos que devem ser obedecidos na liberação de montagem / desmontagem de andaimes com a finalidade de

Leia mais

- MINI GRUA RG MG 500.1 -

- MINI GRUA RG MG 500.1 - - MINI GRUA RG MG 500.1 - 2 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO...3 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...4 3- INSTRUÇÕES DE MONTAGEM MECÂNICA...5 3.1- SISTEMA DE FIXAÇÃO POR TRIPÉ...5 3.2- CONJUNTO DE ACIONAMENTO PRINCIPAL...6

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de

Leia mais

Perspectivas e modificações previstas no âmbito da NR-18. Sinduscon-SP 06 de Fevereiro de 2009

Perspectivas e modificações previstas no âmbito da NR-18. Sinduscon-SP 06 de Fevereiro de 2009 Perspectivas e modificações previstas no âmbito da NR-18 Sinduscon-SP 06 de Fevereiro de 2009 Cestos aéreosa GT- Cesto Aéreo(em discussão no CPN) É proibido a utilização de equipamentos de guindar

Leia mais

TÉCNICO. manual ANDAIME MINIPLATAFORMA ULTRALEVE

TÉCNICO. manual ANDAIME MINIPLATAFORMA ULTRALEVE manual TÉCNICO ANDAIME MINIPLATAFORMA ULTRALEVE Sumário Andaime Suspenso Miniplataforma Ultraleve...03 Instrução de Montagem...04 Opções de Instalações...08 Recomendações de Instalação...09 Norma Regulamentadora

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO Andaime Tubo Equipado...03 Acessórios...04 Modos e Pontos de Ancoragem...05 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09 Fotos Obras...10 Atualização

Leia mais

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214

Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 Manual de Instruções RETÍFICA RETA 1/4 AR 1214 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Normas especificas de segurança

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE MANUAL DE OPERAÇÃO PARA MOEDOR DE CARNE 1-8 1 INTRODUÇÃO Neste manual de operação, você encontrará todas as informações necessárias sobre o equipamento para usá-lo corretamente. Ao adquirir um dos modelos

Leia mais

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial.

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial. manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR Sumário Andaime Tubular...03 Montagem Especial...04 Acessórios...05 Modos e Pontos de Ancoragem...06 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO TALHAS E TROLES MANUAIS

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO TALHAS E TROLES MANUAIS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO TALHAS E TROLES MANUAIS TALHAS ELÉTRICAS GUINCHOS DE ALAVANCA TALHAS COM ACIONAMENTO MANUAL 1) NORMAS UTILIZADAS: NBR 10401 e 10402 Especificação: Fixa as condições exigíveis

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 18.15 Andaimes e Plataformas de Trabalho (Alterado pela 18.15.1 O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação,

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

Manual do Locatário ANDAIME TUBULAR Instruções para Instalação e Operação e Manutenção CARIMBO DO ASSOCIADO ANDAIMES Andaimes são estruturas metálicas tubulares para acesso à altura para trabalho aéreo

Leia mais

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 *Imagens meramente ilustrativas MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-400 Modelo Tensão nominal Frequência Corrente nominal Diâmetro

Leia mais

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 REGULAGEM DA CORRENTE A tensão da corrente estará correta, quando em temperatura ambiente, a corrente encostar na parte inferior do sabre e ainda puder ser puxada com a mão sobre o mesmo. CORTE DE TORAS

Leia mais

www.zoje.com.br Manual ZJ8700 Montagem e Operacional

www.zoje.com.br Manual ZJ8700 Montagem e Operacional Manual ZJ8700 Montagem e Operacional MANUAL DE INSTRUÇÕES Para obter o máximo das muitas funções desta máquina e operá-la com segurança, é necessário usá-la corretamente. Leia este Manual de Instruções

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DE BATENTES E PORTAS CORTA-FOGO

MANUAL DE INSTALAÇÃO DE BATENTES E PORTAS CORTA-FOGO INSTALAÇÃO DOS BATENTES A instalação dos batentes é simples porém, são necessários alguns cuidados básicos para obter uma porta em perfeitas condições: Para a fixação do batente, levantam-se as grapas

Leia mais

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS INTRODUÇÃO: O crescente desenvolvimento das técnicas de montagem das estruturas espaciais torna, a cada dia, mais rápida a colocação das colunas e vigas, porém, os atuais

Leia mais

Rosqueadeiras. Manual de Instruções

Rosqueadeiras. Manual de Instruções Manual de Instruções 2 NOMAQ Roscar/Cortar/Escarear Modelos para tubos de ½ a 6 Modelo NQ-R2 NQ-R2A NQ-R4 NQ-R6 Roscas Tubos 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2, 2.1/2, 4 2.1/2, 4, 5, 6 Roscas

Leia mais

Manual de Instruções. Carreta Agrícola

Manual de Instruções. Carreta Agrícola Manual de Instruções Carreta Agrícola Parabéns! Você acaba de adquirir um produto de qualidade, desenvolvido com a mais alta tecnologia TRAPP. Este produto lhe proporcionará rapidez e eficiência nos trabalhos,

Leia mais

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE

Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Manual do Usuário Bicicleta elétrica VERDE BIKE Modelo JACARANDA VBX14 Os Direitos autorais pertencem a VB IMPORTAÇAO LTDA proibindo a reprodução sem previa autorização Obrigado por escolher a VERDE BIKE.

Leia mais

Para garantir sua segurança, por favor, leia as instruções cuidadosamente e aprenda as peculiaridades da empilhadeira antes do uso.

Para garantir sua segurança, por favor, leia as instruções cuidadosamente e aprenda as peculiaridades da empilhadeira antes do uso. Manual do usuário 1. Aplicação: Seja bem vindo ao grupo dos proprietários de empilhadeiras TANDER. NEMP é um equipamento usado para levantar e carregar cargas por curtas distâncias. É composto de estrutura

Leia mais

Sumário Serra Fita FAM

Sumário Serra Fita FAM Sumário Serra Fita FAM 1 Componentes... 1 Painel de controle... 1 Sensores de segurança... 2 Especificações... 2 Instalação... 3 Condições Gerais do Local... 3 Rede Elétrica... 3 Instalação da Tomada...

Leia mais

Manual Técnico de Operação. Andaime Suspenso Sistema de Cabo Passante

Manual Técnico de Operação. Andaime Suspenso Sistema de Cabo Passante Manual Técnico de Operação Andaime Suspenso Sistema de Cabo Passante Rev: Fev/2010 Sumário 01. O Andaime Suspenso KTB...03 02. Componentes do Andaime Suspenso KTB...04 03. Dimensões das Plataformas...04

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO 2 IMPORTANTE BMP-PROAR e seus Distribuidores Autorizados advertem que a seleção imprópria, falha ou uso incorreto dos produtos descritos neste manual, podem causar acidentes,

Leia mais

Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890

Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890 Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890 Figura 1: VISTA DA TUPIAS (IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA) Advertência: Não execute nenhuma operação com o equipamento antes de ler atentamente este manual. Este

Leia mais

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250

MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 *Imagens meramente ilustrativas MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS MÁQUINA DE SOLDA MIG/MAG-250 Modelo Tensão nominal Frequência Corrente nominal Tensão

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

Manual do usuário e peças de reposição. Guia prático de manutenção passo-a-passo

Manual do usuário e peças de reposição. Guia prático de manutenção passo-a-passo Manual do usuário e peças de reposição Guia prático de manutenção passo-a-passo Revisão Novembro/2009 1 PLATAFORMA TECNOLOGIA EM CONSERVAÇÃO DE PISOS LTDA. Av. Deputado Emílio Carlos, 2499-02721.200 -

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [REV.01 14032012] Obrigado por adquirir o ventilador Eros Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações contidas

Leia mais

Martelete Rotativo. Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. MANUAL DE INSTRUÇÕES HR2445- HR2455

Martelete Rotativo. Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. MANUAL DE INSTRUÇÕES HR2445- HR2455 Martelete Rotativo HR445- HR455 MANUAL DE INSTRUÇÕES Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. Fábrica Rua Makita Brasil, 00 Bairro Alvarengas - S. B. do Campo - SP - CEP: 0985-080 PABX: (0xx) 439-4

Leia mais

Manual para trabalhos em altura.

Manual para trabalhos em altura. Manual para trabalhos em altura. Montagem de andaimes. O trabalho de montagem de andaimes possui características peculiares, pois em geral, os pontos de ancoragem são o próprio andaime, o que requer uma

Leia mais

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções Tobogã com Escalada Mega Manual de instruções Código do produto: MT.10812 Recomendado para crianças de 03 a 15 anos Parabéns! Você acaba de adquirir um brinquedo da Mundi Toys. Prezando pela sua segurança

Leia mais

WORX AEROCART MODELO WG050

WORX AEROCART MODELO WG050 WORX AEROCART MODELO WG050 Avisos Gerais de Segurança AVISO Leia todos os avisos e instruções de segurança. Não seguir os avisos e instruções pode resultar em lesão séria. Guarde todos os avisos e instruções

Leia mais

-MANUAL DE INSTRUÇÕES; -LISTA DE PEÇAS. PALETEIRA MÜLLER 3T

-MANUAL DE INSTRUÇÕES; -LISTA DE PEÇAS. PALETEIRA MÜLLER 3T -MANUAL DE INSTRUÇÕES; -LISTA DE PEÇAS. PALETEIRA MÜLLER 3T NOTA: O operador deve LER o Manual de Instruções antes de utilizar a Paleteira Müller 3T. Obrigado por ter escolhido e utilizar a Paleteira Müller

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC Utilização 3 em 1 (sistema travel system) bebê conforto adaptável ao carrinho Altura regulável das alças para empurrar o carrinho 3 posições de regulagem de

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB ÍNDICE DETALHES TÉCNICOS, INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 01 MONTAGEM MOTOR E ROTAÇÃO DA MÁQUINA... 02 LUBRIFICAÇÃO...

Leia mais

Manual do Operador Compactador de solo TV6DF

Manual do Operador Compactador de solo TV6DF Manual do Operador Compactador de solo TV6DF Produto importado e distribuído por: www.ccmdobrasil.com.br - info@ccmdobrasil.com.br CNPJ: 76.068.311/0001-54 Inclui manual em português e certificado de garantia

Leia mais

de Prevenção de Acidentes) para melhorar as condições de segurança e trabalho na construção Civil.

de Prevenção de Acidentes) para melhorar as condições de segurança e trabalho na construção Civil. FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª MarivaldoOliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de prevenção

Leia mais

Metro-light. toldos de fachada manual de instalação

Metro-light. toldos de fachada manual de instalação Metro-light toldos de fachada manual de instalação Metro-light toldos de fachada manual de instalação Instruções gerais e de segurança Leia as instruções de montagem Apesar dos produtos Stobag serem de

Leia mais

DADOS TÉCNICOS. As despesas de frete e transporte até a autorizada MACROTOP mais próxima é de responsabilidade do cliente.

DADOS TÉCNICOS. As despesas de frete e transporte até a autorizada MACROTOP mais próxima é de responsabilidade do cliente. 12 1 As despesas de frete e transporte até a autorizada MACROTOP mais próxima é de responsabilidade do cliente. OBRIGAÇÕES MACROTOP Qualquer produto ou componente defeituoso coberto por esta garantia

Leia mais

Pontes Rolantes - Aplicações

Pontes Rolantes - Aplicações Pontes Rolantes Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 IMAGEM ILUSTRATIVA Página 1 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO. 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. 3- INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES.

Leia mais

manual TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial.

manual TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial. manual TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO Sumário Andaime Fachadeiro...03 Instrução de Montagem...04 Acessórios...06 Modos e Pontos de Ancoragem...07 Dicas Importantes...08 Acesso dos Andaimes...09 Informações

Leia mais

18.15. Andaimes 18.15.1. O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. (118.337-0 / I4) 18.15.2. Os andaimes devem ser

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO PORTATIL HIDRAULICO COM MALETA- 2TON TMHP2T

MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO PORTATIL HIDRAULICO COM MALETA- 2TON TMHP2T MANUAL DE INSTRUÇÕES MACACO PORTATIL HIDRAULICO COM MALETA- 2TON TMHP2T www.tanderequipamentos.com.br assistencia@tanderequipamentos.com.br Conteúdo I. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO... 3 III. INSTRUÇÕES DE USO...

Leia mais

3 pás. Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes.

3 pás. Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. 3 pás Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Lunik3 é pré-montado.

Leia mais

MONTAGEM DE BARRAMENTOS

MONTAGEM DE BARRAMENTOS Elaborado por Vanessa Oliveira Visto Aprovado por José Carlos Visto Revisado por Visto CONTROLE DE REVISÃO Revisão Data Item Natureza das alterações 0 26/06/2014 - Emissão inicial 1. OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

Galoneira Industrial série ZJ-W562

Galoneira Industrial série ZJ-W562 Galoneira Industrial série ZJ-W562 Instruções de Segurança IMPORTANTE Antes de utilizar sua máquina, leia atentamente todas as instruções desse manual. Ao utilizar a máquina, todos os procedimentos de

Leia mais

Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600. Manual de Montagem

Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600. Manual de Montagem Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600 Manual de Montagem ÍNDICE . Instalação do Reservatório de Óleo Primeiramente fixe as duas borrachas diretamente na mesa usando os pregos, conforme a figura. Em

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

Atenção: Antes de utilizar o equipamento, leia atentamente este manual de instruções.

Atenção: Antes de utilizar o equipamento, leia atentamente este manual de instruções. MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA ELETROSERRA MEI-2200 Sabre 16 (400mm) 2200 Watts Atenção: Antes de utilizar o equipamento, leia atentamente este manual de instruções. AVISO IMPORTANTE Para

Leia mais

CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS

CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS ELEVADOR A CABO ELEVADOR DE CREMALHEIRA Elevador de cremalheira e pinhão Maior custo compra / aluguel; Maior padrão de segurança;

Leia mais

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo Balanceadora Manual de Instruções São Paulo 2013 ÍNDICE Ao Proprietário... 3 Ao Operador... 3 Trabalho com Segurança... 4 Cuidados Especiais... 4 Especificações Técnicas... 6 Dados Técnicos... 6 Dimensões

Leia mais

* Não precisa de elementos auxiliares para a sua sustentação.

* Não precisa de elementos auxiliares para a sua sustentação. INTRODUÇÃO RYLBRUN é a tubulação flexível, fabricada a base de materiais de alta qualidade e resistência, e cujas características construtivas, fazem dela a tubulação ideal para a instalação de bombas

Leia mais

ÍNDICE. Esperamos que nosso transportador de carga Tracionário, proporcione agilidade e segurança em seu trabalho.

ÍNDICE. Esperamos que nosso transportador de carga Tracionário, proporcione agilidade e segurança em seu trabalho. Esperamos que nosso transportador de carga Tracionário, proporcione agilidade e segurança em seu trabalho. Para que nosso produto tenha um resultado positivo, é de fundamental importância que o Manual

Leia mais

OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG.

OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG. MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE COSTURA INDUSTRIAL OVERLOCK / INTERLOCK SS7703 / 7705DG. DIRECT-DRIVE MANUAL DE INSTRUÇÕES Para obter o máximo das muitas funções desta máquina e operá-la com segurança,

Leia mais

Solares. guarda-sóis manual de troca de corda

Solares. guarda-sóis manual de troca de corda Solares guarda-sóis manual de troca de corda Solares guarda-sóis manual de troca de corda Instruções gerais e de segurança Leia as instruções de montagem Apesar dos produtos Stobag serem de fácil montagem,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA PROCESSADOR DE ALIMENTOS U MF1 300

MANUAL DE OPERAÇÃO PARA PROCESSADOR DE ALIMENTOS U MF1 300 MANUAL DE OPERAÇÃO PARA PROCESSADOR DE ALIMENTOS U MF1 300 1. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Precauções MANUAL OPERAÇÃO PARA PROCESSADOR DE ALIMENTOS U MF1 300 - O processador de alimentos deve ser manipulado

Leia mais

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela.

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÂO POP 005000-OM -06 1/2 PINTURA DE PAREDE COM USO DE ANDAIME REVISÃO: 00 FOLHA 1- OBJETIVO ESTE PROCEDIMENTO ESTABELECE OS REQUISITOA MÍNIMOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DE PINTURA.

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2014

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 www.henrimak.com.br vendas@henrimak.com.br / henrimak@henrimak.com.br TEL.: 21 3391-4646 / 21 3449-4112 CEL.: 7852-4626 / ID: 645*16704 A EMPRESA A HenrimaK foi fundada

Leia mais

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840

Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Motocicleta Elétrica para Crianças TF-840 Manual para Instalação e Operação Design de simulação de motocicleta Funções para frente e para trás Função de reprodução de música na parte frontal O produto

Leia mais

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço VARREDEIRA ZE072 Manual de serviço A varredeira ZE072 foi desenvolvida para trabalhos na construção civil, de manutenção em estradas, ou locais que necessitem o mesmo sistema de remoção de resíduos. Qualquer

Leia mais

INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS. MODELO FE 45 CAPACIDADE DE PERFURAÇÃO Ø 45 mm PROFUNDIDADE DE CORTE TIPO DE ENCAIXE CM 2 MEDIDAS DE SEGURANÇA

INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS. MODELO FE 45 CAPACIDADE DE PERFURAÇÃO Ø 45 mm PROFUNDIDADE DE CORTE TIPO DE ENCAIXE CM 2 MEDIDAS DE SEGURANÇA 1 INTRODUÇÃO As Furadeiras de Base Magnética Merax caracterizam-se por serem robustas, porém leves e de fácil transporte. Utilizam qualquer tipo de broca, preferencialmente as brocas anulares. Trabalham

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CATRACA PNEUMÁTICA ¼ : TCP1/4P

MANUAL DE INSTRUÇÕES CATRACA PNEUMÁTICA ¼ : TCP1/4P MANUAL DE INSTRUÇÕES CATRACA PNEUMÁTICA ¼ : TCP1/4P www.tanderequipamentos.com.br assistencia@tanderequipamentos.com.br Conteúdo DESCRIÇÃO... 3 SEGURANÇA GERAL... 3 DICAS DE MANUTENÇÃO... 3 OPERAÇÕES...

Leia mais

Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735

Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735 Manual de Instruções FURADEIRA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA PE 735 ADVERTÊNCIA: Leia atentamente este manual antes de usar o produto. ÍNDICE SEÇÃO PÁGINA Introdução 3 Normas gerais de segurança 3 Uso e cuidados

Leia mais