MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5"

Transcrição

1 MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA A ROTINA DE MONTAGEM BALANCIM MOTORIZADO LM 1.5

2 Para maiores informações, entre em contato com nosso departamento técnico. Ele irá ajudá-lo esclarecer as suas duvidas. Matriz: (14) (14)

3 BALANCIM ELÉTRICO LIMAC O BALANCIM ELÉTRICO LIMAC é um andaime suspenso para ser utilizado em serviços de reboco, reparo, pintura, limpeza e manutenção em fachadas prediais e outras. É composto de guinchos elétricos, plataformas metálica construída com perfis soldados e cabos de aço que atendem todas as normas de segurança e com sistema de segurança anti quedas bloq fort. A movimentação do andaime é feita pelos cabos de aço de içamento (tração), tracionados pelos dois guinchos motores redutores, instale-os um em cada cabeceira da plataforma. Ao lado de cada guincho existe um segundo cabo, passando por um dispositivo trava-queda automático, o Bloq - Fort, que evita a queda do andaime em caso de ruptura do cabo de tração correspondente, deficiência na ancoragem e ou em caso de inclinação excessiva da plataforma. O comando de movimentação é feito a partir do painel de comando central que aciona os dois guinchos simultaneamente ou individualmente. Instalado sobre cada cabo de tração, existe um batente fim de curso mecânico que imobiliza o andaime no final de seu curso mais alto. Este equipamento tem uma velocidade de subida ou descida de aproximadamente 09 metros por minuto, o que facilita os serviços em prédios altos e que exijam rapidez de execução. Além disso, por ser modular, o conjunto permite grande variedade de comprimentos de plataforma. DETALHAMENTO DO ANDAIME Abaixo, uma descrição detalhada de cada item que compõe o andaime da seguinte forma: 1 - MÓDULO PADRÃO 2 - GUINCHOS ELÉTRICOS 3 - DISPOSITIVO TRAVA-QUEDA AUTOMÁTICO (BLOQ-FORT LIMAC) 4 - CABOS DE AÇO 5 - PAINÉIS DE CONTROLE

4 1 - MÓDULO PADRÃO Fica entendido por módulo padrão o conjunto plataforma, cabeceira, guarda corpo. O comprimento total do andaime será em função da quantidade de módulos montados no equipamento. Suas medidas padrão são 02 e 03 metros de comprimento. 2 GUINCHOS ELÉTRICOS O guincho elétrico foi projetado para permitir elevação sem limite de altura, isto graças a seu sistema de roldanas de aderência, no qual o cabo somente passa pelo guincho e não se armazena nele. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: - Guincho elétrico com motor trifásico 220/380 V. - Frequência de trabalho: 60 hz. - Capacidade nominal de carga de cada Guincho LM 1.5: 500 kg. - Potência: 1,5 CV. - Peso do Guincho de tração sem o cabo: 50 kg. - Velocidade de deslocamento: 9m/min. - Cabo de alimentação: até 80m de comprimento - 4 x 2,5mm2 pp. acima de 80m de comprimento - 4 x 4mm2 pp. TIPOS DE ACIONAMENTO Os guinchos LM 1.5 são equipados com sistema de descida de emergência: Por ex. falta de energia. Eles são compostos de um destravamento manual do freio eletromagnético, acoplado na superfície do moto freio do motor. PAINEL DE COMANDO CENTRAL Acionamento simultâneo ou independente dos guinchos para cima ou para baixo, mais parada de emergência.

5 3 - DISPOSITIVO TRAVA QUEDAS (BLOQ FORT LIMAC) O trava-quedas é equipado com um sistema de mordentes temperados de alta resistência. Cada um deles instalados no andaime (2) tem capacidade de reter cargas de até 01 tonelada Cada trava-quedas é equipado de um sistema automático que, ao inclinar a plataforma mais de 15º, o mesmo atua sobre o cabo, retendo toda a carga suspensa. A figura ao lado mostra o trava quedas modelo BLOQ-FORT I LIMAC. 4 - CABOS DE AÇO Os andaimes LIMAC trabalham obrigatoriamente com 04 cabos de aço Ø 8mm calibrados, com tratamento por galvanização. São fornecidos em carretéis metálicos em comprimentos diversos, de acordo com a necessidade do cliente. Este cabo sofre tratamento de solda ponta de bala para permitir uma perfeita introdução do mesmo no guincho. PESOS E CAPACIDADE DE CARGA DO BALANCIM LIMAC ELÉTRICO: TAMANHO PESO PLATAFORMA CAPACIDADE CARGA+HOMENS PESO BRUTO 02 m m m m m m m

6 COMBINAÇÃO DE MÓDULOS DE 2 E 3 METROS. 2 2m 3 3m 4m m 3 3 6m MONTAGEM DO EQUIPAMENTO 1 - FIXAÇÃO DAS LATERAIS E CABECEIRAS: Todas as partes da plataforma são fixadas por intermédio de parafusos de alta resistência com porcas. A montagem segue o seguinte procedimento: a - Posicione o fundo da plataforma em um local plano; coloque em primeiro lugar as laterais, procurando sempre coincidir as furações. b - Em seguida, posicione as laterais do andaime e proceda da mesma maneira. c - Dê o aperto final.

7 Caso seu equipamento possuir um comprimento acima de 3 metros, para unir a seguinte plataforma, observe a figura abaixo. Figura 01: Elemento de União. 2 - COLOCAÇÕES DOS GUINCHOS ELÉTRICOS E TRAVA QUEDAS Os guinchos são fixados nas cabeceiras da plataforma da seguinte maneira: a - Posicione o guincho de maneira a coincidir as furações do guincho com a cabeceira. b - Introduza os parafusos nos furos inferior do suporte da cabeceira. Aperte bem os parafusos. c - Posicione o trava quedas com o lado da roldana virado para dentro do equipamento. d - Coloque os parafusos e dê o aperto, você notará que o canal da roldana coincide com o furo de entrada do guincho.

8 LIGAÇÕES ELÉTRICAS Os guinchos são protegidos para trabalhar em 220 ou 380 v (conforme descrição técnica anterior). Verifique a tensão da rede disponível para o equipamento. Instale o painel de comandos, conforma mostra a figura abaixo. Observe que os plugs são conectados nas tomadas vermelhas, que estão fixadas na parte inferior da caixa de comando. Instale o painel de comandos, conforma mostra a figura abaixo: Na foto abaixo, a tomada vermelha tem: 3 fases 1 neutro 1 terra Para ser utilizada em 220/ 380 V. OPERAÇÃO DO PAINEL DE COMANDOS - Para o guincho subir ou descer, primeiro observe se o botão vermelho (emergência) está em posição livre. Se não estiver, gire-o e puxe para fora. - Para subir ou descer, pressione um dos botões com as setas direcionais (para cima ou para baixo). - Para acionar individualmente cada um dos motores, gire o botão preto (nivelador), para o lado

9 correspondente ao motor a ser acionado, tanto para cima como para baixo. - Para que o guincho se movimente, mantenha o botão preto na posição desejada (direita ou esquerda) e pressione um dos botões de subida ou descida. - Esta operação se faz necessária somente para o nivelamento da plataforma. Na foto abaixo, vistas dos botões do painel de comandos: VERMELHA EMERGÊNCIA. PRETO NIVELADOR (direita ou esquerda). VERDE SOBE ou DESCE Abaixo, o acionamento do botão de corte de energia, que deve ser empurrado com um golpe.

10 INSTALAÇÃO DOS CABOS DE AÇO Como já foi mencionado, o equipamento trabalha com dois cabos de aço de cada lado: um para o guincho elétrico e outro para o trava-quedas. Eis os procedimentos admitindo que os cabos já estejam fixados na cobertura do prédio ou similar, pegue a extremidade do cabo e introduza manualmente no furo de entrada no guincho, até sentir uma resistência. Feito isto, acione no painel de comando o botão de subida individual referente a este guincho. Ele começará a puxar o cabo. Opere esta fase de tal maneira que o cabo de suspensão fique esticado sem tirar o andaime do chão. Repita esta operação no segundo guincho. Após este procedimento, o andaime estará com os cabos de tração passados. A próxima etapa será a instalação dos cabos nos trava-quedas. INSTALAÇÃO DOS CABOS DE SEGURANÇA NOS TRAVA-QUEDAS Para introduzir o cabo de segurança no trava-quedas, empurre a alavanca com a roldana para o lado oposto ao motor, em direção à cabeceira para aliviar a pressão dos mordentes sobre o cabo de aço. Após instalar o primeiro cabo, repita a operação no outro trava-quedas. SEGURANÇA A plataforma está equipada com um trava-quedas para cada motor. Em caso de inclinação excessiva (acima de 15º) ele entrará em ação e travará o lado que estiver descendo.

11 Na foto ao lado, vê-se uma plataforma desnivelada e bloqueada nesta posição pelo trava-quedas. Para liberar o motor obedeça aos seguintes procedimentos: PROCEDIMENTOS NA FALTA DE ENERGIA Caso falte energia enquanto se opera o guincho, siga os procedimentos abaixo: - Certifique-se que o seu companheiro no guincho execute a mesma operação. - Simultaneamente, os dois operadores puxam a alavanca para cima ou para baixo e rodeando a manopla no sentido anti-horário que está preso a um cabo de aço junto ao motor, então a plataforma descerá. Caso um dos operadores descuide, e a plataforma fique bloqueada pelo trava-quedas por desnivelamento, repita a operação no motor que esteja mais alto, nivelando assim a plataforma. MEDIDAS DE SEGURANÇA 1) As condições de trabalho, fixação e operação de seu equipamento devem ser verificadas obrigatoriamente antes do início da utilização. 2) Certifique-se que o andaime não esteja montados próximo demais da rede elétrica. 3) Não inicie a operação do andaime sem a sua liberação pela Assistência Técnica ou pelo engenheiro responsável da obra. 4) Nunca se apoie no guarda-corpo. 5) Quando estiver subindo ou descendo o andaime, faça-o com total atenção. 6) Não acione exageradamente um só guincho, evitando a inclinação demasiada da plataforma. 7) Não é permitido (conforme NR18), mais que duas pessoas sobre a plataforma do equipamento, além do material necessário ao serviço. 8) Não trabalhe sobre andaimes em situações chuva ou vento forte. 9) Não deixe materiais, ferramentas e utensílios de trabalho sobre o andaime após o serviço. 10) No final do expediente fixe o andaime à fachada com cordas ou arames, evitando os movimentos oscilatórios. 11) Mantenha a roldana do trava-quedas isenta de detritos para que se mova livremente. 12) É expressamente proibida a violação dos componentes mecânicos do andaime. Caso observe qualquer irregularidade, chame imediatamente a assistência Técnica da BARAM ou uma

12 assistência autorizada. 13) Não é permitida a interligação de plataformas. 14) Verifique diariamente o estado dos cabos de aço. Eles devem estar sempre afastados de quinas vivas e livres de nós, torção, danificação e emendas. 15) Verifique regularmente as condições do fim de curso. 16) Verifique antes da operação se tanto o cabo de alimentação elétrica quanto os cabos de aço possuem comprimento suficiente para atender a altura do prédio. 17) Certifique-se que o diâmetro do cabo de aço disponível está correto para atender tanto o trava-quedas quanto o guincho elétrico. 18) Ao final da jornada de trabalho, desligue e cubra os guinchos elétricos com uma capa protetora. 19) Todo o pavimento abaixo a área de trabalho da plataforma deverá ser isolado para prevenir o acesso de pessoas não autorizadas. 20) Os pontos de fixação do andaime deverá suportar três vezes a o peso do equipamento, contate um engº calculista. 21) Nunca apoie o guincho sobre os cabos de aço. 22) Utilize um estrado firme para apoiar o andaime quando estiver sobre o piso. 23) Utilize contrapesos para manter os cabos esticados, evitando a torção sobre eles (ver FIG. 01). 24) Verifique diariamente as condições de fixação dos cabos, na parte superior da estrutura, onde se está executando o trabalho. 25) Não permita jatos d'água sobre os motores, painel de comando, cabos e tomadas. FIG. 01 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO Nunca é demais lembrar que os equipamentos de proteção existem para serem usados. Com eles você trabalha com maior segurança. Evite atitudes que possam dar margem a acidentes ou coloque em risco sua vida, a de seu colega ou a de terceiros. Relacionamos os equipamentos de proteção individual (EPI's) essenciais e obrigatórios por lei para o trabalho em andaimes suspenso:

13 - TRAVA QUEDAS INDIVIDUAL. - CORDAS ou CABOS DE AÇO. - CINTO DE SEGURANÇA. - CAPACETE - BOTAS ou BOTINAS DE SEGURANÇA. - LUVAS (conforme determinação segurança do trabalho) Todos os EPI s devem ter C.A, do Ministério do Trabalho. IMPORTANTE CASO ESTEJA TRABALHANDO COM PRODUTOS INFLAMAVEIS SOBRE O EQUIPAMENTO, UTILIZE EXTINTORES. -NÃO FUME. -NÃO ACENDA FOSFORO e ou ISQUEIROS. -NÃO TRABALHE COM LIXADEIRAS. -NÃO TRABALHE COM MARTELETES. -NÃO TRABALHE COM MAQUINAS OU FERRAMENTAS QUE PRODUZAM FAISCAS. >TENHA O MÁXIMO CUIDADO<

14 MANUAL DE MANUTENÇÃO ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO OBSERVAÇÕES Sempre que for efetuar um conserto no andaime utilize as ferramentas corretas e não negligencie as regras da boa prática mecânica, mesmo as mais básicas. Lembre-se também de fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) adequados quando for realizar qualquer trabalho de manutenção. Acompanham este manual as planilhas do PVME Programa de Verificação e Manutenção de Equipamento. Lembre-se de que qualquer anormalidade que for constatada nos equipamentos, de menor ou maior intensidade, SEMPRE deverá ser comunicada ao Engenheiro responsável técnico, mestre ou encarregado pela obra, mesmo aquelas citadas neste manual. Cuidados a observar em cada componente PLATAFORMA A plataforma em si não sofre desgaste durante o uso, mas alguns descuidos casuais como pancadas de ferramentas podem gerar pontos de corrosão. Os pontos de fixação do guincho e do Bloq-Fort também estão sujeitos ao fenômeno. A corrosão reduz a área da seção dos materiais empregados e, portanto, compromete a resistência mecânica calculada e deve ser considerada. Outro aspecto a controlar é o surgimento de eventuais trincas em soldas. Estas, a princípio, não devem surgir, mas como se trata de equipamento com alto risco de uso deve ser verificado com especial atenção. Por ser um produto sujeito às intempéries e outras variáveis não previsíveis, não há como prédefinir prazos para inspeções. A recomendação mais apropriada é a de que na revisão semestral do guincho de tração e do sistema trava-quedas se faça uma verificação geral da plataforma. Os pontos de corrosão podem ser monitorados, devendo se fazer a eliminação quando atingirem maior volume. As trincas, no entanto, de verão ser corrigidas sempre que constatadas, independente do prazo. Para a devida correção, informe ao soldador que as paredes dos tubos retangulares é de 2 mm para que ele faça o ajuste correto da máquina de solda. Utilize o procedimento normal: limpeza e eliminação da ferrugem com lixadeira no cordão de solda, nova soldagem, posterior proteção com algum produto anti ferrugem e cobertura final com tinta. PAINEL DE COMANDO Para cada manuseio do andaime estão disponíveis 02 botões de comando, uma chave seletora e uma chave-geral. Os botões têm a função sobe-desce da plataforma. A chave seletora individualiza a atuação dos guinchos na função direto-esquerdo para que o operador possa compensar eventuais desníveis entre as extremidades do andaime. Acompanham ainda o painel as tomadas para a utilização de ferramentas elétricas no andaime. O conjunto de componentes elétricos é básico, aquele usualmente utilizado para acionamento de motores, e qualquer anomalia certamente implicará na substituição do elemento defeituoso.

15 PLANO DE MANUTENÇÃO Cada empresa tem uma forma própria de elaborar seu plano de manutenção. Algumas se baseiam em normas internas e outras nas informações do fabricante. Qualquer um dos métodos é válido, desde que seja seguido à risca. Como se pôde ver na descrição de cada componente e em função do PMPE Programa de Manutenção Preventiva do Equipamento entende-se que o plano de manutenção se restringirá a uma inspeção e limpeza em todo o equipamento, inclusive dos cabos de aço, em intervalos de 06 (seis), meses, tendo este que ser documentado. CABOS DE AÇO Os cabos de aço utilizados neste equipamento são do tipo galvanizado na bitola 5/16" (Ø 8 mm), tanto os de tração quanto os de segurança. Trabalham em condição diferenciada pois não podem ser lubrificados para que o guincho de tração tenha melhor eficiência. Este detalhe não altera a resistência do cabo. Apenas reduz sua vida útil e requer um pouco mais de atenção sobre suas condições de trabalho. Apesar de sua proteção superficial, por estar sujeito a intempéries sempre haverá a ocorrência de corrosão na parte externa, o que deve ser verificado e devidamente monitorado. A corrosão não apenas reduz a área resistente do cabo, mas também facilita a ruptura dos fios (arames). Não há como definir um prazo ou intervalos de tempo para se fazer uma inspeção nos cabos. Nossa experiência nos permite sugerir que quando se fizer a verificação do guincho de tração e do Bloq-Fort (a cada 06 meses) também se faça uma corrida do andaime por todo comprimento dos cabos, procurando detectar eventuais pontos de corrosão ou rompimento de fios. Há que lembrar que os próprios usuários e operadores do andaime estão instruídos para informarem quando descobrirem qualquer anomalia. IMPORTANTE: - Qualquer anormalidade detectada em qualquer um dos cabos de aço deve ser informada ao Engenheiro responsável técnico, mestre ou encarregado pela obra. - Mantenha os cabos de aço limpos na medida do possível e, lembre-se, não use nenhum tipo de lubrificante neles. Cabe ainda sugerir que, na eventualidade de algum conserto, a plataforma seja devolvida ao pessoal da obra devidamente limpa, inclusive o piso, como prova da qualidade de trabalho do pessoal da Manutenção. O operador certamente se sentirá mais tranquilo para operar o

16 equipamento e, consequentemente, mais seguro. GUINCHO DE TRAÇÃO O guincho de tração é o componente dinâmico mais ativo do andaime, o que permite concluir que estão nele os itens de maior desgaste. É basicamente constituído por duas polias em V específica para sua função (não confundir com polias para correias de borracha), mais um sistema flexível por mola para garantir o correto posicionamento do cabo de aço nesta polia, e um dispositivo direcionador e condutor do cabo de aço para assegurar o pleno funcionamento do sistema. O acionamento é feito por um conjunto de moto-redutor. A caixa do guincho não é vedada, mas tem suficiente proteção para impedir a entrada de elementos sólidos que encurtem sua vida útil ou que afetam algum aspecto envolvendo a segurança. Seu tempo de utilização é bastante amplo. Para sua melhor compreensão, há apenas 03 pontos em que se configura maior desgaste mecânico: no canal da polia, nos tubos que orientam a entrada e a saída dos cabos de aços, e no separador (peça de bronze) que redireciona o cabo. Nenhum destes desgastes compromete a segurança do equipamento e nem representa risco de vida. Perde-se eficiência na condução do equipamento, apenas isso. Se somarmos todas as horas efetivas em que o guincho trabalha chegaremos a um valor muito pequeno. Só que teremos que usar como premissa o momento inicial de atuação do guincho a partir da condição de equipamento novo para definirmos estes tempos. Lembre-se de considerar sempre este detalhe. E, muito importante, mudança de obra não significa novo tempo. Considere o tempo contínuo de uso do equipamento. A recomendação é de que se faça a abertura da caixa para uma inspeção a cada 06 (seis) meses. Providenciar em uma boa limpeza e avaliar as peças de desgastes citadas e, se for o caso, tratar de sua reposição. O redutor é do tipo estanque, não necessitando de complementação de óleo. Deve-se apenas repor a graxa, em pequena quantidade, no conjunto coroa-pinhão do próprio guincho. Os rolamentos do eixo central têm proteção e não requerem cuidados. Observar e monitorar o surgimento de pontos de corrosão em todos os componentes do guincho é fundamental.

17 CHECKLISTS PARA VISTORIAS

18

19

20

21

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE Os Andaimes Suspensos da AeroAndaimes, são caracterizados por serem versáteis, proporcionando movimentações rápidas e

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE MANUAL DE OPERAÇÃO Balancim Individual do Tipo Cadeirinha Mecânica Cabo Passante O Balancim Individual Manual AeroAndaimes é um equipamento para movimentações verticais realizadas através do guincho de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO 2 IMPORTANTE BMP-PROAR e seus Distribuidores Autorizados advertem que a seleção imprópria, falha ou uso incorreto dos produtos descritos neste manual, podem causar acidentes,

Leia mais

PLANILHA DE MANUTENÇÃO

PLANILHA DE MANUTENÇÃO Andaime Suspenso Elétrico PLANILHA DE MANUTENÇÃO A inspeção inicial deve ser realizada antes da entrada em operação do guincho, após uma nova montagem, pelos responsáveis pela manutenção do equipamento.

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001)

ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18 Andaime Suspenso Mecânico ANDAIMES SUSPENSOS (Alterado pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001) NR-18.15.30 Os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 REGULAGEM DA CORRENTE A tensão da corrente estará correta, quando em temperatura ambiente, a corrente encostar na parte inferior do sabre e ainda puder ser puxada com a mão sobre o mesmo. CORTE DE TORAS

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX

Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX 1 Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX Manual No. 103-0001 R EV. 8/07 ISO 9001 REGISTERED CONTEUDO 2 Advertencias... 3 Recebimento... 5 Ajustes...6 Kit de Transporte...8 Instalação dos

Leia mais

ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE

ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE ATENÇÃO: OS ENCAIXES SUPERIORES DOS GUARDA-CORPOS JUNTO ÀS CABECEIRAS DO ANDAIME E/OU AO CABIDE DE UNIÃO DEVERÃO SER TRAVADOS COM UM PARAFUSO DE PROTEÇÃO. ESTA MEDIDA É OBRIGATÓRIA E DEVE SER FEITA ANTES

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 B12-084 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2.1. DIMENSÕES... 3 2.2. DADOS TÉCNICOS... 3 2.3. ACESSÓRIOS... 3 2.4. OPERAÇÃO... 4

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

WORX AEROCART MODELO WG050

WORX AEROCART MODELO WG050 WORX AEROCART MODELO WG050 Avisos Gerais de Segurança AVISO Leia todos os avisos e instruções de segurança. Não seguir os avisos e instruções pode resultar em lesão séria. Guarde todos os avisos e instruções

Leia mais

Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR

Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR Baldan Máquinas e Equipamentos Ltda Fone: (6) 325-4 - Fax: 325-658 "INFORMAÇÕES TÉCNICAS" Mesas em ferro fundido frezadas muito precisas, com sistema

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

Manual do Locatário ANDAIME TUBULAR Instruções para Instalação e Operação e Manutenção CARIMBO DO ASSOCIADO ANDAIMES Andaimes são estruturas metálicas tubulares para acesso à altura para trabalho aéreo

Leia mais

Pontes Rolantes - Aplicações

Pontes Rolantes - Aplicações Pontes Rolantes Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos

Leia mais

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS INTRODUÇÃO: O crescente desenvolvimento das técnicas de montagem das estruturas espaciais torna, a cada dia, mais rápida a colocação das colunas e vigas, porém, os atuais

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias

FOUNDATIONS 4 Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias Melhores Práticas para Segurança em Transportadores de Correias CUSTOS DA SEGURANÇA FOUNDATIONS 4 Custo típico de um acidente fatal: $1,2 Million US Custo de um acidente com afastamento: $38.000 US US

Leia mais

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo Balanceadora Manual de Instruções São Paulo 2013 ÍNDICE Ao Proprietário... 3 Ao Operador... 3 Trabalho com Segurança... 4 Cuidados Especiais... 4 Especificações Técnicas... 6 Dados Técnicos... 6 Dimensões

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br Tecnologia em encadernações www.lassane.com.br Encadernação com Wire-o Anel INÍCIO DA OPERAÇÃO A encadernação com Wire-o - ou duplo anel - proporciona um acabamento superior, além de facilitar o manuseio

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL)

MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL) MANUAL DE MONTAGEM (BALANCIM MANUAL) MEDIDAS DE SEGURANÇA QUANTO À MONTAGEM E USO DE ANDAIMES SUSPENSOS 1. O andaime não deve ser montado muito próximo à redes de energia elétrica. 2. Não utilizar o andaime

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos.

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos. A Empresa A Duplikar é representante autorizado da marca Engecass, queremos apresentar uma solução caso tenha necessidades de aumentar suas vagas de garagem. A Engecass é uma indústria Brasileira, fabricante

Leia mais

Introdução: Tabela: Medidas de segurança

Introdução: Tabela: Medidas de segurança Introdução: As Biseladoras Internas Merax podem ser utilizadas para biselar e /ou facear paredes de tubos de diâmetro interno de 16 mm à 610 mm em diferentes espessuras (conforme tabela abaixo). Tabela:

Leia mais

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação ST 160 ST 160 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # Manual de Referência e Instalação Descrições 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # 3 2 Número Descrição 1 Indicador de modo 2 Antena 3 Matriz do Teclado 4 Parafuso Especificações

Leia mais

Rosqueadeiras. Manual de Instruções

Rosqueadeiras. Manual de Instruções Manual de Instruções 2 NOMAQ Roscar/Cortar/Escarear Modelos para tubos de ½ a 6 Modelo NQ-R2 NQ-R2A NQ-R4 NQ-R6 Roscas Tubos 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2, 2.1/2, 4 2.1/2, 4, 5, 6 Roscas

Leia mais

Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890

Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890 Manual de Instruções Tupias TPA-740; TPA-890 Figura 1: VISTA DA TUPIAS (IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA) Advertência: Não execute nenhuma operação com o equipamento antes de ler atentamente este manual. Este

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO

MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO 1 SUMÁRIO Acessórios 03 Instruções de montagem 04 Dicas Importantes 10 Acesso dos Andaimes 11 Informações de Segurança 12 2 ACESSÓRIOS 3 ANDAIME FACHADEIRO INSTRUÇÕES

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções Tobogã com Escalada Mega Manual de instruções Código do produto: MT.10812 Recomendado para crianças de 03 a 15 anos Parabéns! Você acaba de adquirir um brinquedo da Mundi Toys. Prezando pela sua segurança

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 IMAGEM ILUSTRATIVA Página 1 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO. 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. 3- INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES.

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...4 4. DETALHES DO PRODUTO...5 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...6 6. TERMOS DE GARANTIA...6

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009 Manual do Usuário Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 i Downtilt Ajustável ANT040009 Este Manual Aplica- se Somente ao Produto que o Acompanha Índice Pag. 1 - Informações Gerais...2 1.1 - Apresentação...2

Leia mais

Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo Orientar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para todos que

Leia mais

Transportador Pantográfico Elétrico TPE 1000

Transportador Pantográfico Elétrico TPE 1000 Transportador Pantográfico Elétrico TPE 1000 1 Manual de operação Conteúdo : 1 Parâmetros técnicos 2 Aplicações 3 Instruções de uso e operação 4 Manutenção 5 Carregador de bateria 6 Esquema elétrico 2

Leia mais

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES

SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PONTES ROLANTES SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de Objetivos Sensibilizar os operadores de Ponte Rolante quanto à necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de ocorrência de acidentes. Adotar procedimentos de rotina,

Leia mais

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 Apresentação:

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: WIND MDF/PLAST. WIND LIGHT MDF/PLAST. COMERCIAL Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura

Leia mais

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho.

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho. INSTRUÇÕES DE USO ANDAIME TUBULAR 1. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. 2. O piso de trabalho dos andaimes deve

Leia mais

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela.

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÂO POP 005000-OM -06 1/2 PINTURA DE PAREDE COM USO DE ANDAIME REVISÃO: 00 FOLHA 1- OBJETIVO ESTE PROCEDIMENTO ESTABELECE OS REQUISITOA MÍNIMOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DE PINTURA.

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de

Leia mais

Manual de Instruções e Termo de Garantia

Manual de Instruções e Termo de Garantia Manual de Instruções e Termo de Garantia 1.Identificação dos itens. 2.Marque na porta a altura do centro da maçaneta (sugestão: 1,10m em relação ao piso). 4.Com auxílio de ferramentas (formão, furadeira,

Leia mais

Manual de Instalação e Operações

Manual de Instalação e Operações Manual de Instalação e Operações Acionador On/Off Bivolt Sistema de Aquecimento para banheira de hidromassagem PARA SUA SEGURANÇA: Antes de Instalar este produto, leia atentamente este manual de instruções.

Leia mais

Mãos e dedos. atenção. Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas

Mãos e dedos. atenção. Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas Mãos e dedos Risco de: Esmagamentos Escoriações Cortes Amputações Fraturas Nenhum empregado foi exposto ao perigo para produzir esse material. As fotos simulam possíveis situações de risco no seu dia de

Leia mais

Instruções de Uso e Segurança

Instruções de Uso e Segurança Instruções de Uso e Segurança Alicates Nunca utilize os alicates como martelo para não criar folga. Não martele os isolamentos, pois eles se danificarão; Utilizar alicates para apertar ou desapertar porcas

Leia mais

Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo. Engate de Container

Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo. Engate de Container Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo Engate de Container Março / 2005 O Engate de Container tem como função principal, promover o acoplamento de implementos rodoviários com containers para

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX 1 Sumário Treinamento específico e essencial.... 3 Manutenção, serviço e armazenamento.... 3 Inspeção... 3 Uso... 4 Tempo de vida do Produto.... 4 Garantia... 4

Leia mais

Manual de Instruções e Catálogo de Peças

Manual de Instruções e Catálogo de Peças 1 Manual de Instruções e Catálogo de Peças Mk-GT 800 2 ÍNDICE Apresentação... 03 Normas de Segurança... 04 Componentes... 07 Engate / Montagem... 08 Preparação p/trabalho... 09 Cuidados... 10 Manutenção...11

Leia mais

CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS

CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS CPR MG COMITÊ PERMANENTE REGIONAL NR-18 APLICADA AOS CANTEIROS DE OBRAS ELEVADOR A CABO ELEVADOR DE CREMALHEIRA Elevador de cremalheira e pinhão Maior custo compra / aluguel; Maior padrão de segurança;

Leia mais

Não devemos esquecer que a escolha dos equipamentos deverá, em qualquer situação, garantir conforto e segurança ao trabalhador nas três operações:

Não devemos esquecer que a escolha dos equipamentos deverá, em qualquer situação, garantir conforto e segurança ao trabalhador nas três operações: TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS O objetivo deste informativo é apresentar, de forma simples, as quatro escolhas básicas que deverão ser feitas para especificação de um conjunto de equipamentos, exigidos

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: AIRES, LUMIAR FÊNIX, FÊNIX CONTR PETIT Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA DE NÍVEL Autores Alex Antonio Costa Carlos Miguel

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÕES MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MI-200 / MI-300 1 - Introdução Leia atentamente o Manual de Instruções, pois nele estão contidas as informações necessárias para o bom funcionamento

Leia mais

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO Este manual ajudará você a familiarizar-se com a sua Empilhadeira Manual BYG. Facilitará também, possíveis manutenções periódicas. Recomendamos uma atenção especial para utilização do equipamento, antes

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA ANDAIME TUBULAR ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÃO TÉCNICA... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 4 2.1. USO DOS ANDAIMES TUBULARES... 5 2.2. MANUTENÇÃO (DIRETRIZES

Leia mais

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral.

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. SETEMBRO/2011 Bitolas: 20, 25, 32, 40,50,60, 75, 85, 110 milímetros; Pressão

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DO AEROHOMOGENEIZADOR SPIRALAIR

MANUAL DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DO AEROHOMOGENEIZADOR SPIRALAIR MANUAL DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DO AEROHOMOGENEIZADOR SPIRALAIR ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A MONTAGEM LEIA ATENTAMENTE O CONTEÚDO DESTE MANUAL. A PRESSA PODE LEVAR A DANOS IRREPARÁVEIS NO EQUIPAMENTO. 1.

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida.

A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. A Segurança não é obra do acaso Preserve sua vida. Campanha do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre contra os Acidentes de Trabalho

Leia mais

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Os discos de corte e desbaste são produzidos e controlados com rigor, sendo submetidos a testes internos que objetivam a reprodução da qualidade lote

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 70 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 70 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO LISTA DE CHECAGEM DE ANDAIME SUSPENSO MOTORIZADO 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de construções:

Leia mais

Splitter DMX 4 Saídas

Splitter DMX 4 Saídas Splitter DMX 4 Saídas Obrigado por ter escolhido um produto da Star Lighting Division. Você tem agora um produto de qualidade e confiabilidade. Esse produto deixou a fábrica em perfeitas condições. Para

Leia mais

Olhal soldável VLBS Elevação e amarração de cargas Cumpre as diretrizes de maquinaria 2006/42/EG C F T D E T I Articulação 180 G B A H Descrição Carga de trab. (t) Dimensões (mm) Solda Peso O VLBS forjado

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0 MANUAL DO USUÁRIO RUA DO POMAR, 95/97 - VILA DAS MERCÊS 04162-080 SÃO PAULO - SP FONE/FAX: (011) 2165-1221 Site: www.control-liq.com.br - e-mail: atendimento@control-liq.com.br Calibrador Eletrônico de

Leia mais

www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq.

www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq. www.zumaq.com Rua Cardeal Dom Jaime Câmara, 500 - Bairro Alvorada Chapecó - SC - BRASIL - CEP: 89804-435 TEL: 55 49 3322-8060 - zumaq@zumaq.com SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE... 3

Leia mais

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário Visão Lista de expandida Peças Nº Nome Tamanho Quant. Nº Nome Tamanho Quant. PORCA SEXTAVADA 34 M2 2 PORCA SEXTAVADA M8 M8 4 M 2 BUCHA PLASTICA 2 ARRUELA M8 35

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB ÍNDICE DETALHES TÉCNICOS, INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 01 MONTAGEM MOTOR E ROTAÇÃO DA MÁQUINA... 02 LUBRIFICAÇÃO...

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Condições Gerais 5. Requisitos Ambientais 6. Lançamento de Condutores 7. Fixação Definitiva do Condutor 8. Identificação de Fases

Leia mais

- MINI GRUA RG MG 500.1 -

- MINI GRUA RG MG 500.1 - - MINI GRUA RG MG 500.1 - 2 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO...3 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...4 3- INSTRUÇÕES DE MONTAGEM MECÂNICA...5 3.1- SISTEMA DE FIXAÇÃO POR TRIPÉ...5 3.2- CONJUNTO DE ACIONAMENTO PRINCIPAL...6

Leia mais

Conexão da mangueira de tinta. Manômetro. Chave seletora de dreno na posição pintar. Mangueira de sucção e dreno. Tubo de sucção

Conexão da mangueira de tinta. Manômetro. Chave seletora de dreno na posição pintar. Mangueira de sucção e dreno. Tubo de sucção Manual de funcionamento e limpeza da DP-6840 Equipamento para pintura sem ar para látex, tintas a óleo, esmalte sintético, ou qualquer outra tinta com viscosidade semelhante Acionamento do equipamento

Leia mais

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. 1 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção; Qualificação do operador. 2 INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS 1. OBJETIVO Esta apresentação tem por objetivo estabelecer diretrizes mínimas para assegurar a implementação de medidas preventivas e de proteção para a utilização de Elevadores de Tração a Cabo e Cremalheiras,

Leia mais

MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR

MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR www.mastertec.ind.br 1 ÍNDICE 1. Recursos:... 3 2. Condições de funcionamento:... 3 3. Características técnicas:... 3 4. Características construtivas:... 3 5. Diagrama

Leia mais

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões...

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões... Introdução e identificação dos aparelhos... 2 Posicionamento e instalação do produto...3 Controle operacional...4 Dados técnicos e dimensões...5 Certificado de garantia...6 ÍNDICE INTRODUÇÃO Os termostatos

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PESADAS 2 DESCRIÇÃO A movimentação de cargas pesadas, compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objectos,

Leia mais

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos:

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: 1 Instruções de Operação Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: Antes de começar a trabalhar, leia o manual de instruções da máquina. Trabalhe

Leia mais

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES A U T O M A Ç Ã O Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES Recomendamos a completa leitura deste manual antes da colocação em funcionamento dos equipamentos. 1 Sumário Garantia Estendida Akiyama 3

Leia mais

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação 3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação PAINEL E SEUS COMPONENTES O sistema de irrigação necessita de alguns dispositivos que servem para filtrar a água, controlar a frequência das irrigações, controlar

Leia mais

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva: Manutenção Preventiva e Corretiva de Rosqueadeiras Manual de Manutenção: Preventivo / Corretivo Preventivo: Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. Sugerimos aos nossos clientes que treinem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DE INSTRUÇÕES E CERTIFICADO DE GARANTIA Para toda a linha de Ferramentas Elétricas CIR Instruções de Segurança Verifique antes de ligar a ferramenta se o interruptor está na posição desligado e

Leia mais